View Full Version : Obras do PAC no Rio começam na Rocinha, Alemão e Manguinhos
LP February 7th, 2008, 08:16 PM sexta 01 fevereiro 2008
AGENCIA RIO DE NOTICIAS
Obras do PAC no Rio começam na Rocinha, Alemão e Manguinhos
A assinatura de contratos e o início das obras são as próximas etapas dos projetos de urbanização de três grandes complexos de favelas do Rio – Rocinha, Alemão e Manguinhos – beneficiados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que serão gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras.
Nesta sexta-feira (1), pela manhã, a comissão especial de licitação definiu os consórcios de empreiteiras vencedores da concorrência da qual participaram mais de 25 empresas. A definição entre os três consórcios finalistas se deu pelo critério de menor preço.
As obras na Rocinha serão executadas pelo Consórcio Novos Tempos, composto pelas empresas Queiroz Galvão, Carenge e Construtora Carioca, no valor de R$ 175,6 milhões; as no complexo de Manguinhos ficaram com as empreiteiras Andrade Gutierrez, EIT (Empresa Industrial e Técnica) e Camter Construções que ofereceram R$ 232 milhões; e, por fim, as intervenções no complexo do Alemão serão executadas pelo consórcio Rio Melhor, formado pelas empresas Norberto Odebrecht, OAS e Delta Construções, ao valor de R$ 493,3 milhões.
A expectativa é assinar os contratos antes do próximo dia 15 iniciando as obras na primeira quinzena de março. O cronograma prevê o término de implantação dos projetos até o final de 2010, disse Hudson Braga, presidente da comissão de licitação e subsecretário executivo de Obras.
Os principais pontos dos três projetos são saneamento básico e acessibilidade. O governo do estado pretende implantar rede de distribuição de água, instituir coleta de esgoto em todos os pontos das comunidades e abrir ruas que permitam fácil acesso de serviços em todas as áreas dos complexos, como ambulância e coleta de lixo.
Segundo o subsecretário, há locais onde nem motocicleta consegue chegar. No caso do Alemão, o teleférico é um projeto de grande importância para os moradores. Baseado em uma experiência na cidade colombiana de Medelín, visitada por técnicos fluminenses no ano passado, o teleférico do Alemão estará integrado à estação ferroviária de Bonsucesso. O trajeto até a parte mais alta do morro durará 19 minutos.
No mesmo complexo, vielas serão transformadas em ruas, para garantir a chegada de serviços à população, e novas unidades habitacionais serão construídas, a fim de atender os moradores de áreas de risco ou que estejam na reta das intervenções.
O governo do estado construirá também o Parque da Serra da Misericórdia, com cerca de 300 hectares, em uma área que hoje se encontra degradada.
Outro projeto de relevância ficará em Manguinhos: a criação do Parque Metropolitano, com a elevação da linha férrea.
A linha, que funciona hoje como um limitador da comunidade, será modernizada, com a construção de um terminal intermodal e a instalação de vários quiosques de serviços públicos, a construção de uma escola de ensino médio e uma área esportiva com três quadras, dois campos de futebol soçiety e um campo de futebol convencional.
O projeto da Rocinha, escolhido em um concurso nacional, ganhou um reforço de peso com a inclusão de uma passarela sobre a auto-estrada Lagoa-Barra, projetada gratuitamente por Oscar Niemeyer.
O projeto lembra o arco da Praça da Apoteose, no Sambódromo, e irá se integrar a um moderno centro esportivo, no terreno ao lado do Ciep Ayrton Senna, e aos novos conjuntos habitacionais que serão construídos na parte baixa da favela.
PejatBR February 7th, 2008, 08:19 PM Ótimo, finalmente essas favelas vão ter uma possibilidade de se transformarem em um lugar mais digno para seus moradores, com a melhora da infraestrutura fica mais facil teoricamente combater o crime.
pulga February 7th, 2008, 08:32 PM num gostei da idéia de colocar uma passarela "que parece o arco na apoteose" feita pelo niemeyer na rocinha, a quem tem lá é horrenda, mas essa descrição não me empolgou nem um pouco
LS Kim February 7th, 2008, 08:58 PM Eles podiam pintar as casinhas todas coloridas, além de ficar menos feio, ia dar um ar "pitoresco" aos morros!
pulga February 7th, 2008, 09:35 PM achei os renders...
é, não gostei da passarela do niemeyer... :(
a unica vantagem é que deve tapar um pedaço da favela pra quem tá dirigindo
http://img143.imageshack.us/img143/3351/04mhgriorocinha01dz9.jpg
Ginasta_PR February 7th, 2008, 09:41 PM verdade, a solução é desmanchar tudo, sisi
gutooo February 7th, 2008, 09:56 PM Eles podiam pintar as casinhas todas coloridas, além de ficar menos feio, ia dar um ar "pitoresco" aos morros!
Acho que se pintassem todas de branco ficaria melhor, estilo ilhas gregas!
Dreh February 7th, 2008, 10:05 PM De branco ficaria bem ilhas gregas mesmo. Já tiveram essa iniciativa em uma favela aqui no Rio. Procurei no Google e achei essa foto. Por coincidência a foto é do Gutooo.
http://i2.photobucket.com/albums/y37/gutooo/rio%20de%20janeiro/rio015.jpg
Outra solução seria pintar todas as casas de verde para entrar em harmonia com a natureza.
pulga February 7th, 2008, 10:06 PM ao que parece eles vão aterrar a fiação
http://img514.imageshack.us/img514/3455/95801347mw0.jpg
:wave:
LS Kim February 7th, 2008, 10:08 PM Acho que se pintassem todas de branco ficaria melhor, estilo ilhas gregas!
Pois é, até que ficaria bem legal mesmo. :)
O importante era que pintassem, pelo menos ficaria menos "chocante".
lvmagic February 7th, 2008, 10:49 PM pintar é esconder a pobreza com maquiagem >.< tem é que demolir tudo e construir por cima algo organizado e planejado! por mais caro que seja...
Ginasta_PR February 7th, 2008, 10:53 PM pintar é esconder a pobreza com maquiagem >.< tem é que demolir tudo e construir por cima algo organizado e planejado! por mais caro que seja...
HAHAHHAA
isso aí
apoiado, apoiado
Vittariano February 7th, 2008, 10:57 PM Bela iniciativa...já deveriam ter feito isso (ou começado) á muito tempo....tomara que realmente transforme o lugar e a vida de seus habitantes!
LS Kim February 7th, 2008, 10:58 PM pintar é esconder a pobreza com maquiagem >.< tem é que demolir tudo e construir por cima algo organizado e planejado! por mais caro que seja...
Concordo plenamente!!
Mas convenhamos, isso não vai acontecer nem tão cedo.
Ou você acha que vai?
Enquanto isso, podiam sim muito bem pintar essas favelas para, no mínimo, ficarem menos horrorosas.
Mal não vai fazer.
Ginasta_PR February 7th, 2008, 11:07 PM será que é tão difícil ir desmanchando aos poucos?
alguem já ouviu falar que a prefeitura de Curitiba faz nas rodoviárias?
Quando chega alguem de outros estados, de mudança, alguns agentes perguntam, se a pessoa tem emprego já aqui, se ela tem casa, se ela tem condições, se não, eles pagam a passagem de volta pras pessoas...
isso diminuiu o contingente de gente pobre q vem tentar a vida em Curitiba, diminuindo obviamente, o aumento das favelas
LS Kim February 7th, 2008, 11:12 PM será que é tão difícil ir desmanchando aos poucos?
alguem já ouviu falar que a prefeitura de Curitiba faz nas rodoviárias?
Quando chega alguem de outros estados, de mudança, alguns agentes perguntam, se a pessoa tem emprego já aqui, se ela tem casa, se ela tem condições, se não, eles pagam a passagem de volta pras pessoas...
isso diminuiu o contingente de gente pobre q vem tentar a vida em Curitiba
Pois era o que deviam fazer aqui em SP, com certeza.
Tem gente que chega aqui sem nem saber aonde está....E a cidade já não suporta mais isso.
São Caetano do Sul costumava empurrar os migrantes para outras cidades da RM, não deixavam nem que desembarcassem.
Se não vieram fazer nada de útil mesmo, não tem porque ficarem vagabundeando pelas ruas.
Ginasta_PR February 7th, 2008, 11:14 PM Pois era o que deviam fazer aqui em SP, com certeza.
Tem gente que chega aqui sem nem saber aonde está....
São Caetano do Sul costumava empurrar os migrantes para outras cidades da RM, não deixavam nem que desembarcassem.
Se não vieram fazer nada de útil mesmo, não tem porque ficarem vagabundeando pelas ruas.
é, mas alguns vão dizer que é uma forma de preconceito...
IMPÉRIO-BR February 7th, 2008, 11:18 PM Eles podiam pintar as casinhas todas coloridas, além de ficar menos feio, ia dar um ar "pitoresco" aos morros!
Já eu acho que deveriam plantar umas 10 árvores nas lages das favelas, assim camuflaria tudo , ajudaria contra o aquecimento global e de quebra eu ganharia o prêmio nobel pela idéia:happy:
LS Kim February 7th, 2008, 11:19 PM é, mas alguns vão dizer que é uma forma de preconceito...
Podem falar o que for, mas quando a cidade de quem tem esse discurso sofrer a mesma coisa, quero ver engolirem as palavras.
Admito, é uma medida drástica.
Isso não resolve a raíz do problema, que de fato é a má distribuição de riquezas no país.
Mas então uma região vai ter que pagar os pecados da falta de sanidade do governo até quando? Pra sempre?
Eu acho que já deu o que tinha que dar né?
LS Kim February 7th, 2008, 11:21 PM Já eu acho que deveriam plantar umas 10 árvores nas lages das favelas, assim camuflaria tudo , ajudaria contra o aquecimento global e de quebra eu ganharia o prêmio nobel pela idéia:happy:
Aí é que melhoraria mesmo em uns 80% a estética desses lugares!
:)
IMPÉRIO-BR February 7th, 2008, 11:22 PM ^^ Concordo tb, pois depois começa o chororo de querer voltar pra casa e não tem condições.
Ginasta_PR February 7th, 2008, 11:24 PM Podem falar o que for, mas quando a cidade de quem tem esse discurso sofrer a mesma coisa, quero ver engolirem as palavras.
Admito, é uma medida drástica.
Isso não resolve a raíz do problema, que de fato é a má distribuição de riquezas no país.
Mas então uma região vai ter que pagar os pecados da falta de sanidade do governo até quando? Pra sempre?
Eu acho que já deu o que tinha que dar né?
São poucas as pessoas que pensam assim!, tah que o problema vem claro, da má distribuição, mas nem todo o problema é isso, tb tem o mal planejamento das áreas, não tem fiscalização em áreas onde não se pode construir, e etc...
Se isso acontecesse, não existiriam tantos deslizamentos de terra, e gastos pra prefeitura das cidades atingidas por temporais,
PRA MIM, é falta de inteligencia dos governantes...e de planejamento.
LS Kim February 7th, 2008, 11:26 PM ^^ Concordo tb, pois depois começa o chororo de querer voltar pra casa e não tem condições.
Pior é que ficam só no discurso mesmo.
Se ganham uma passagem e voltam para os lugares de origem, 80% desembarcam na cidade de novo em menos de 2 meses. :ohno:
LS Kim February 7th, 2008, 11:27 PM São poucas as pessoas que pensam assim!, tah que o problema vem claro, da má distribuição, mas nem todo o problema é isso, tb tem o mal planejamento das áreas, não tem fiscalização em áreas onde não se pode construir, e etc...
Se isso acontecesse, não existiriam tantos deslizamentos de terra, e gastos pra prefeitura das cidades atingidas por temporais,
PRA MIM, é falta de inteligencia dos governantes...e de planejamento.
Com certeza Felipe!
Ginasta_PR February 7th, 2008, 11:28 PM Pior é que ficam só no discurso mesmo.
Se ganham uma passagem e voltam para os lugares de origem, 80% desembarcam na cidade de novo em menos de 2 meses. :ohno:
De volta para a minha terra...KKKKKKK BY gugu
LS Kim February 7th, 2008, 11:30 PM De volta para a minha terra...KKKKKKK BY gugu
Não podia ter dito nada mais exato! :okay:
Ginasta_PR February 7th, 2008, 11:32 PM As vezes me dá vontade de pegar uma retroescavadeira, ir empurrando todas as casas e todo mundo e jogar no mar, aí desapareceria as favelas KKKKKKKKKKKKKKK
Vini2 February 7th, 2008, 11:34 PM O foda é que a cada dia q passa aparecem mais barracos nas favelas, a prefeitura do Rio não podia deixar isso acontecer.
lvmagic February 8th, 2008, 02:04 AM aqui em bh a prefeitura ta fazendo um programa de planejamento em muitas favelas, como o pimentel falou em uma entrevista pra uma revista lá, que o projeto atual é de grande porte, mas vai mexer com só 25% das vilas e favelas da cidade, outros 75 ficaram de fora do programa, mas de grão em grão a galinha vai a roma =]
Bruno_BL February 8th, 2008, 02:18 AM Mas é foda.. não é só em são paulo, nem só no rio, tem favelas por todo brasil, até quando ficaremos lançando projetos urbanísticos (que sou a favor!) pra ajudar pessoas que invadiram terras e construiram barracos... eu sou a favor, mas sei lá cara, é complicado..
você melhora um lugar, e lá surge mais em outro..
Mas bom, melhorando isso no Rio de janeiro que é a cidade que "internacionalmente" representa o brasil, caíndo os índices de homicídios, de roubos e etc, já vai melhorar a imagem do brasil como um todo, creio eu, e assim consequentemente, melhorar a imagem de outras cidades por todo o brasil que muitas vezes não tem nada a ver com rio de janeiro.
Patrick-RJ February 8th, 2008, 03:18 AM Mas é foda.. não é só em são paulo, nem só no rio, tem favelas por todo brasil, até quando ficaremos lançando projetos urbanísticos (que sou a favor!) pra ajudar pessoas que invadiram terras e construiram barracos... eu sou a favor, mas sei lá cara, é complicado..
você melhora um lugar, e lá surge mais em outro..
Mas bom, melhorando isso no Rio de janeiro que é a cidade que "internacionalmente" representa o brasil, caíndo os índices de homicídios, de roubos e etc, já vai melhorar a imagem do brasil como um todo, creio eu, e assim consequentemente, melhorar a imagem de outras cidades por todo o brasil que muitas vezes não tem nada a ver com rio de janeiro.
^^
o problema não é imagem... deveriam melhorar o Brasil de fato. Também tenho a impressão de que essa "urbanização" não vai adiantar muita coisa, que as favelas vão continuar crescendo. Pior é que no Brasil (e não só no Brasil), além de existirem cidades com favelas, existem também verdadeiras cidades-favelas (como pude notar em uma viagem de carro ao nordeste), praticamente sem saneamento básico, sem asfalto, com habitações piores que as das favelas daqui... essas coisas só vão melhorar de fato com "aquelas ladainhas que a gente tá cansado de ouvir, mas que são a mais pura verdade", como maior distribuição de renda, crescimento econômico, sistema educacional descente, fim da corrupção, etc.
Bruno_BL February 8th, 2008, 03:35 AM ^^
Pois é, mas falei em imagem pensando no setor turístico e nos benefícios que este poderia trazer e quantas pessoas tiraria da miséria.
Bom, não tenho mais o que dizer, concordo com você.
lvmagic February 8th, 2008, 04:54 PM o investimento em infra-estrutura nas favelas mudaria mutia coisa no brasil... primeiro, e óbvio, a poluição visual... mas pensem que muitas favelas não tem saneamento basico, o que faz esgoto correr a céu aberto, o que torna o ambiente mais propício a doenças, como a ploriferação do mosquito da dengue, levando mais gente a hospitais publicos... ok, agora investimos em educação e infra-estrutura nas favelas... consequencias? não teria gatos na fiação elétrica, esgoto a céu aberto, que posteriormente diminuiria o inchaço dos hospitais publicos brasileiros (provavelmente)...
Ginasta_PR February 8th, 2008, 04:56 PM ~concerteza, mas quem pensa assim?
quem tem dinheiro e tempo pra fazer isso?
=/
Hermano February 8th, 2008, 09:15 PM - Cercas elétricas no pé dos morros. Pronto, seus problemas acabaram!
Hermano February 8th, 2008, 09:36 PM Falando sério agora. Olha, gente pobre eu posso garantir a vocês que existe em qualquer lugar do mundo (embora realmente o Brasil possua mais deles do que os outros). A diferença é a maneira de como ele vive e como é exposto à sociedade. O pobre no Brasil é uma coisa muito triste de se ver, são favelas sem as mínimas condições de vida. Sem saneamento, sem plano urbanístico, sem transporte, sem educação, sem saúde, sem paz, enfim, vocês já sabem onde eu quero chegar: pobre no Brasil tá na merda. Quanto ao Rio de Janeiro, a própria situação geográfica complica ainda mais, porque as várzeas já estão completamente ocupadas por prédios de luxo, e aí só sobra os morros para o pobre povoar.
Agora, vocês podem ir em países de primeiro mundo e verão que lá o Estado presta o mesmo tipo de serviço a pobres e ricos. Ou seja, lá, a diferença entre pobres e ricos se limita ao salário; aqui, tudo é diferente. Pessoas como essas nunca vão sair dessa condição porque nunca lhes foi dada uma vida boa. Pobre no Brasil vai continuar a ser pobre mesmo daqui a 20 gerações, é um ciclo vicioso. E o pior de tudo é que aí no meio entra o tráfico, que sempre deu a essas pessoas humildes a oportunidade de um salário maior que o Estado não dá (para comparação: salário mínimo > 408 / salário de policial > 900 / salário do BOPE > 1400 / salário de cúmplice de traficante > 1500). Resumindo, o Brasil nunca vai sair da merda da forma que está.
E mais destaque ainda eu dou à educação, porque vejam só: quando essas pessoas tem direito a uma boa escola elas geralmente se formam e passam a ganhar bastante. E tendo dinheiro o suficiente elas deixam de necessitar de morar em construções irregulares, resumindo: com educação rumamos para a autodestruição das favelas.
lvmagic February 9th, 2008, 01:28 AM hermano, acreditava nessa sua teoria também da educação, mas quando um pobre formado se mudar da favela, não vai demolir seu barracão, vai vender ele para mais pobres, não acha? =X por isso o estado tem q interferir ai no meio...
pulga February 9th, 2008, 01:37 AM Falando sério agora. Olha, gente pobre eu posso garantir a vocês que existe em qualquer lugar do mundo (embora realmente o Brasil possua mais deles do que os outros). A diferença é a maneira de como ele vive e como é exposto à sociedade. O pobre no Brasil é uma coisa muito triste de se ver, são favelas sem as mínimas condições de vida. Sem saneamento, sem plano urbanístico, sem transporte, sem educação, sem saúde, sem paz, enfim, vocês já sabem onde eu quero chegar: pobre no Brasil tá na merda. Quanto ao Rio de Janeiro, a própria situação geográfica complica ainda mais, porque as várzeas já estão completamente ocupadas por prédios de luxo, e aí só sobra os morros para o pobre povoar.
Agora, vocês podem ir em países de primeiro mundo e verão que lá o Estado presta o mesmo tipo de serviço a pobres e ricos. Ou seja, lá, a diferença entre pobres e ricos se limita ao salário; aqui, tudo é diferente. Pessoas como essas nunca vão sair dessa condição porque nunca lhes foi dada uma vida boa. Pobre no Brasil vai continuar a ser pobre mesmo daqui a 20 gerações, é um ciclo vicioso. E o pior de tudo é que aí no meio entra o tráfico, que sempre deu a essas pessoas humildes a oportunidade de um salário maior que o Estado não dá (para comparação: salário mínimo > 408 / salário de policial > 900 / salário do BOPE > 1400 / salário de cúmplice de traficante > 1500). Resumindo, o Brasil nunca vai sair da merda da forma que está.
E mais destaque ainda eu dou à educação, porque vejam só: quando essas pessoas tem direito a uma boa escola elas geralmente se formam e passam a ganhar bastante. E tendo dinheiro o suficiente elas deixam de necessitar de morar em construções irregulares, resumindo: com educação rumamos para a autodestruição das favelas.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78564-6014-482-1,00.html
lê essa reportagem inteira, as 3 páginas que vc vai ver que as coisas não são bem assim
essa estória de coitadinhos e sempre vitimas da sociedade é um dos fatores que mais impede acabar com o problema, as coisas não são bem assim, tem muita gente já formada na rocinha, msm assim eles não querem sair de lá, pq num tem assalto, pq num se paga impostos, num paga eletricidade e etc...
enquanto a sociedade ficar achando que na favela é todo mundo coitadinho e vitima da sociedade tb não vai tomar uma ação satisfatória, tem que oferecer os serviços, mas tem que exigir reciprocidade, como diz a reportagem, "cidadania é uma via de mão dulpa"
Bucs February 9th, 2008, 01:42 AM 'De Volta pra Minha Terra' foi o melhor quadro que o Gugu já inventou. Podia fazer aqui no Rio também. :okay:
Ginasta_PR February 9th, 2008, 02:57 AM hahahahahaa
em 80 anos, ele não vai mudar nem 1% da populaçao nordestina de soa paulo sisi
Hermano February 9th, 2008, 04:49 AM http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78564-6014-482-1,00.html
lê essa reportagem inteira, as 3 páginas que vc vai ver que as coisas não são bem assim
essa estória de coitadinhos e sempre vitimas da sociedade é um dos fatores que mais impede acabar com o problema, as coisas não são bem assim, tem muita gente já formada na rocinha, msm assim eles não querem sair de lá, pq num tem assalto, pq num se paga impostos, num paga eletricidade e etc...
enquanto a sociedade ficar achando que na favela é todo mundo coitadinho e vitima da sociedade tb não vai tomar uma ação satisfatória, tem que oferecer os serviços, mas tem que exigir reciprocidade, como diz a reportagem, "cidadania é uma via de mão dulpa"
Valeu pela informação. :okay: Na verdade eu não sabia disso. Mas sinceramente as acho muito burras pra morar na favela. Tendo que escapar de bala perdida, sem saneamento, sem sistema viário (ruas), é uma escolha ridícula.
Obs.: Eu não acho que todo mundo na favela é coitadinho. Principalmente os criminosos deste país, que sempre moram lá.
ro-nin February 9th, 2008, 10:24 PM num gostei da idéia de colocar uma passarela "que parece o arco na apoteose" feita pelo niemeyer na rocinha, a quem tem lá é horrenda, mas essa descrição não me empolgou nem um pouco
Ai meu Deussss.... Lá vem mais "concretão Brasil"...
Tudo bem que Niemeyer é um dos maiores arquitetos do mundo mas parece que parou no tempo... só sabe projetar em concreto.:ohno:
Cadê as belas passarelas de Londres (feitas com aço e vidro)?!?!
Ah tá, esqueci... é pra uma favela... então joga o "concretão Brasil" mesmo...:ohno::ohno:
Gutovsky February 11th, 2008, 06:09 AM O Governo Federal se preocupa tanto em atrair eleitores do RJ que reforma até pracinha com coreto nas cidades do estado... Em Niterói tem uma obra ETERNA na frente da Cantareira com uma placa enorme naquelas letras em fonte CaipiraSans do Lula.
Menino de Sampa February 11th, 2008, 08:45 PM Nossa, vai ficar ótimo a Rocinha com um arco de coincreto do Niemeyer... :ohno:
já dá prá imaginar a obra daqui a um ano: toda encardida e com marcas de tiros, um verdadeiro "símbolo" pro RJ, um novo cartão postal! Vai ter turista indo à São Conrado só prá tirar fotos em frente ao "arco da exclusão social".
Hermano February 13th, 2008, 12:54 PM Nossa, vai ficar ótimo a Rocinha com um arco de coincreto do Niemeyer... :ohno:
já dá prá imaginar a obra daqui a um ano: toda encardida e com marcas de tiros, um verdadeiro "símbolo" pro RJ, um novo cartão postal! Vai ter turista indo à São Conrado só prá tirar fotos em frente ao "arco da exclusão social".
:rofl:
:ohno:
Bruno_BL February 13th, 2008, 01:02 PM Ué, cade a foto das obras...quem é que vai lá tirar fotos pra nós?? :lol:
XxX_Apple_XxX February 13th, 2008, 01:07 PM hahahahahaha^^
isso mesmo... keremos ver se nosso dinheiro está sendo bem gasto :D
WallyP February 13th, 2008, 04:46 PM Nossa, vai ficar ótimo a Rocinha com um arco de coincreto do Niemeyer... :ohno:
:lol:
pulga February 13th, 2008, 05:03 PM o foda é que como é obra do niemeyer, será eterna, nem dá pra esperarmos que um dia venha a ser demolida, é uma cagada permanente
mas pelo lado bom e dois dias devem grafitar tudo, eu num gosto de grafite, ms se for pra encobir aquilo tá bom demais
Hermano February 13th, 2008, 10:28 PM coisas mais úteis para se gastar ao invés de fazer arcozinho do Niemeyer:
1- Saneamento básico a todos.
2- Educação digna de escola particular.
3- Hospitais dignos de plano de saúde.
4- Inclusão da favela no plano viário (ruas), e isso significa alargar as ruas.
5- Eliminar o tráfico completamente, e instalar batalhões da polícia em cima do morro.
E podendo ser cogitado alguma hora:
6- Construção de conjuntos habitacionais para a substituição dos barracos.
Ainda falta muita coisa para que favelas tenham infra-estrutura decente. Muito mesmo.
Naipesky February 13th, 2008, 11:22 PM coisas mais úteis para se gastar ao invés de fazer arcozinho do Niemeyer:
5- Eliminar o tráfico completamente, e instalar batalhões da polícia em cima do morro.
Ainda falta muita coisa para que favelas tenham infra-estrutura decente. Muito mesmo.
^^
Em negrito, coisas que só podem ser feitas fora dos morros ou com remoção de muitos moradores.
Em vermelho, coisas que custariam mais que 1.000 "arcozinhos" (projetos propostos), quiçá 10 mil.
E por último, no sublinhado, uma contradição. Se a favela tiver infra-estrutura, deixa de ser favela.
(E para isso, remoções, remoções e remoções, tudo que ninguém quer enquanto não houver trasporte coletivo rápido e gratúito, nem isenção de IPTU, luz, àgua...)
pulga February 13th, 2008, 11:25 PM coisas mais úteis para se gastar ao invés de fazer arcozinho do Niemeyer:
hã? mas é isso que a obra vai fazer... :?
o arco do niemeyer é um extra (feio e poderia ser feito coisa melhor), mas num é o arco o projeto e mais nada, é isso que vc citou
neosoux February 14th, 2008, 04:56 AM Não creio que agora quando for pra Barra vou ter que passar por essa passarela tosca...
Agora, que bizarro, tem gente que parece que acha mais importante a pintura da casa do que a urbanização da comunidade! Vide: "O importante era que pintassem, pelo menos ficaria menos "chocante"."
Porém, para a felicidade geral, é claro que as casas vão ser pintadas, é um processo natural. As pessoas vão ganhar um bairro, mais pra frente o título de propriedade e assim, com ajuda de alguns programas, as casas serão pintadas, pois as pessoas se sentirão mais donas daquele lugar, que se torou mais digno também.
neosoux February 14th, 2008, 05:00 AM coisas mais úteis para se gastar ao invés de fazer arcozinho do Niemeyer:
^^
Em negrito, coisas que só podem ser feitas fora dos morros ou com remoção de muitos moradores.
Em vermelho, coisas que custariam mais que 1.000 "arcozinhos" (projetos propostos), quiçá 10 mil.
E por último, no sublinhado, uma contradição. Se a favela tiver infra-estrutura, deixa de ser favela.
(E para isso, remoções, remoções e remoções, tudo que ninguém quer enquanto não houver trasporte coletivo rápido e gratúito, nem isenção de IPTU, luz, àgua...)
Eu também não entendi... O que o Hermano falou custaria muito mais do que um mísero arco, que inclusive, FOI UM PRESENTE DO NIERMEYER, portanto não acarretará em custo.
Agora, várias das coisas faladas por vcs o projeto contempla. Saneamento, alargamento de ruas, inclusive com um anel viário, remoção de vários barracos com construção de conjuntos habitacionais dentro das comunidades. Construção de escola, creche, hospital, posto de saúde...
Rafael_Rosato February 14th, 2008, 06:46 AM Acho que se pintassem todas de branco ficaria melhor, estilo ilhas gregas!
Eu ia falar isso!!!! :lol: seria bem mais charmoso!
Acho otima a revitalização obviamente... mas em alguns casos(como as favelas da zona sul), acho melhor a remoção de favelas mesmo
Fernando_Brasil February 14th, 2008, 08:49 AM Oba!
Vai ter obra do PAC aqui em Friburgo para varrer a cidade das únicas favelas!
Progresso,Lazaretto e Alto Cordoeira serão urbanizados e Friburgo será a primeira cidade do Rio de Janeiro a zerar a sua população de favelados.
Vinicius February 14th, 2008, 03:49 PM ^^
Isso já foi confirmado? Seria uma excelente notícia.
Fernando_Brasil February 14th, 2008, 08:52 PM O deputado daqui disse que sim.A cidade foi incluída de última hora no pacote do PAC para o Rio de Janeiro no combate a favelização.
Bruhno BSB February 14th, 2008, 11:24 PM hahahahahaa
em 80 anos, ele não vai mudar nem 1% da populaçao nordestina de soa paulo sisi
Só que o mais importante é a mudança na mentalidade das pessoas, que desistem de tentar a vida em SP, já que é um programa de alcance nacional e popular.. Acho que é uma boa sim.. :okay:
juza February 15th, 2008, 09:52 PM Nossa Fernando, super legal. Adoro Nova Friburgo e sem favelas vai ficar melhor ainda :)
|
|