View Full Version : Congonhas (MG) | Museu de Congonhas | Centro Nacional de Referência do Barroco


snt3000
February 9th, 2008, 08:14 PM
Achei muito interessante (limpo, discreto, respeitoso, bonito e moderno) esse esse museu, que está sendo construído em Congonhas (50km de BH) e será voltado ao patrimônio barroco, trabalhos em pedra e manifestações religiosas da cultura popular. Incluirá também um centro de esculturas contemporâneas.

Segundo o site (http://www.gustavopenna.com.br/) do arquiteto Gustavo Penna, que ganhou o concurso do projeto, a área construída será de 9.000 m2. O complexo, adjacente ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=406730), que é Patrimônio da Humanidade, tem um volume discreto que não compete com a visão do monumento tombado.

Será composto das seguintes áreas:
* Um terraço de chegada, que se integrará com a rua e tem jardins e espelho d'água.
* Edifício dos Romeiros - Área de recepção do museu e acolhimento dos romeiros que visitam o Santuário
*O Museu propriamente dito, com a Sala dos Profetas e a Sala dos Passos da Paixão - ainda está em debate se os profetas do Aleijadinho serão substituídos por réplicas e os originais levados para o interior do museu, medida necessária para sua conservação
*Centro de Estudos da Pedra; administração

Os renders e maquete abaixo, retirei do site do arquiteto e da própria Unesco, que financia a obra.

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/museumaquete.jpg

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/MuseuDeCongonhas3.jpg

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/MuseuDeCongonhas2.jpg

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/MuseuDeCongonhas1.jpg

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/MuseuDeCongonhas4.jpg

http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/Museu%20de%20Congonhas/MuseuDeCongonhas5.jpg

Mais duas imagens retiradas do thread sobre o arquiteto Gustavo Penna (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=50351531):

http://admin.estadodeminas.vrum.com.br/imoveis/modulos/modulos/galeriadefoto/retornarArquivoFoto?arquivo=12634727901557850838.jpg

http://admin.estadodeminas.vrum.com.br/imoveis/modulos/modulos/galeriadefoto/retornarArquivoFoto?arquivo=12634727906332480907.jpg

TiagoSS
February 9th, 2008, 08:20 PM
Proposta muito interessante. O interior do Museu me pareceu bem moderno.

Ginasta_PR
February 9th, 2008, 08:24 PM
ai, acho q não combinou, sei lá

mas espero q fique bom, dentro é bem bonito e moderno.

Raonne
February 9th, 2008, 08:26 PM
Achei legal. Gostei da combinação moderno com antigo.

Ginasta_PR
February 9th, 2008, 08:30 PM
não vi nada muito moderno pro lado de fora não

Inconfidente
February 9th, 2008, 09:01 PM
Excelente! O Penna é foda! Estas pedras vão combinar bastante com a cidade sem perder a características de linhas retas, tão peculiares ao arquiteto. Valeu pelos renders! :okay:

JoPaM
February 9th, 2008, 09:54 PM
eu gostei,ficou descreto em relação a paisagem
ficará excelente :okay:

Hermano
February 10th, 2008, 01:28 AM
Gostei muito, já fui em Congonhas e fiquei decepcionado, afinal a cidade é praticamente uma favela de barracos pintados com uma igreja bonitinha sendo seu núcleo. Tomara que saia do papel.

urbanrecycle
February 10th, 2008, 02:11 AM
Gostei, mas cade as curvas?

Vargas
February 10th, 2008, 05:04 AM
As paredes de pedra e os janeloes retangulares tem tudo a ver com o estilo do local.

A altura do museu ta perfeita, assim nao atrapalha a visao da Igreja ao fundo e como parece estar numa parte alta, daria um bom terraco/mirante pra cidade.

Gostei demais do projeto, vai dar gde valor ao conjunto e ajudar a conservar as obras e o local. Perfeito!!

Internamente; dispensa comentarios. O 'problema' seria do lado de fora.

Luiz
February 10th, 2008, 06:51 AM
muito lindo esse projeto.

neosoux
February 10th, 2008, 08:20 AM
lindo demais... mas eu vi esse projeto a muuito tempo por aqui... Ainda esta de pe?

Vargas
February 10th, 2008, 06:43 PM
^ Parece q ja esta em construcao.

urbanrecycle
February 10th, 2008, 09:59 PM
Achei muito moderno

Fabius_
February 11th, 2008, 12:44 AM
Combinou bem o antigo com o moderno.
Excelente projeto.

urbanrecycle
February 11th, 2008, 12:33 PM
Combinou bem o antigo com o moderno.
Excelente projeto.

o problema é ta muito moderno, nada contemporaneo

Overmundo
February 11th, 2008, 01:17 PM
è...parece mais um projeto modernista de 1970 do que um atual...ficou bonito, sem dúvida, mas nada contemporaneo

thesapox
February 11th, 2008, 02:09 PM
Eu gostei bastante do projeto.

Concordo que está mais modernista que contemporâneo, mas enfim, pelo menos é discreto.
E o interior está interessante.

nando02
February 11th, 2008, 08:53 PM
gostei bastante!!!

snt3000
January 26th, 2009, 07:51 PM
Projeto do Museu de Aleijadinho está parado há 10 anos
Espaço em Congonhas, que abrigaria os profetas de Aleijadinho, se arrasta há 10 anos e ainda não saiu do papel. Obras-primas exibem marcas de deterioração e correm graves riscos
Walter Sebastião - Estado de Minas

Descaso inexplicável com uma das maiores obras de arte das Américas: profeta exibe sinais de destruição que se agravam com a ameaça de chuvas de granizo, vandalismo e ação do tempo
Quase uma década depois do surgimento da proposta de criação de um museu em Congonhas, dando base para a discussão sobre melhores perspectivas de proteção dos profetas de Aleijadinho, o projeto continua sem sair do papel. Depois do apoio dos governos municipal, estadual e federal, vencidas complicadas negociações com a Igreja Católica, chegou-se à licitação, no segundo semestre de 2008, para a realização da primeira fase da obra. Que não teve inscritos, pois o preço estimado foi considerado inadequado pelas empreiteiras, como explica Jurema Machado, coordenadora do setor de Cultura da Unesco. A pedido do Ministério da Cultura, ela está administrando o projeto. Para que o processo caminhe é necessário que a Prefeitura de Congonhas abra nova licitação.

A reabertura da licitação, informa Pedro Cordeiro, presidente da Fundação de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), deve ocorrer em até 40 dias. Não foi realizada até agora devido ao período eleitoral. Além disso, as oProjeto de museu em Congonhas, que abrigaria os profetas de Aleijadinho, se arrasta há 10 anos e ainda não saiu do papel. Obras-primas exibem marcas de deterioração e correm graves riscosbras só podem começar depois do período de chuvas. A previsão é de 18 meses de trabalho. O Museu do Aleijadinho, que, chegou-se a anunciar, ficaria pronto em 2006, tem novo adiamento e data prevista de conclusão das obras: 2011.

“É obra complexa”, explica Pedro Cordeiro, repetindo argumento de todos os envolvidos. Enquanto isso, continua a agonia da obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, agora ampliada por problemas trazidos no sítio onde estão as esculturas. Como os danos na ladeira que leva ao local, devido a chuvas, e da queda, há cerca de três anos, do muro situado a sete metros de uma das capelas do conjunto.

Pedro Cordeiro, antes de falar sobre o tema, lembra que, quando era adolescente, participou de ato contra a retirada dos profetas da cidade – “uma data histórica para Congonhas”. Ele avisa: mexer no local afeta a população da cidade, pois alguns veem as esculturas como arte, enquanto outros as consideram objetos de fé. “O santuário foi construído pelas irmandades, pertence à Igreja, e o município tem de respeitar. Com a mudança do projeto – o museu agora está em terreno municipal – podemos avançar”, garante. Ele explica que o ponto de partida é a demolição de duas casas já desapropriadas. “A construção do museu é fundamental para Congonhas”, reforça.

Cordeiro explica que, ao lado de outras instituições, o museu pode ajudar na solução de problema já identificado pela cidade: o pouco tempo de permanência do turista em Congonhas. Geralmente, ele está apenas de passagem, às vezes só almoçando na beira da estrada, sem entrar na cidade. Para ele, por ser projeto “de excelência, arrojado e de padrão internacional”, a obra vai ter impacto sobre essa situação, trazendo melhor relação com o turista, qualificação do comércio, geração de renda e visibilidade para Congonhas.

O presidente da Fumcult ouve sempre a mesma pergunta: os profetas vão permanecer no adro? “O museu contempla espaço para que futuramente seja feita a transferência, em data precisa. Por enquanto, não é necessário, e acho prudente que permaneçam onde estão, pois foram feitos para ficar ao ar livre”.

Oração arquitetônica

Mas nem todos têm avaliação tão tranquilizadora. “Há 10 anos Congonhas nega qualquer tipo de proteção efetiva ao maravilhoso exemplo de louvor a Deus, a uma bíblia em pedra-sabão”, afirma o arquiteto Gustavo Penna, que não critica a lentidão do processo. “Luto para não acreditar que Minas Gerais, que tem responsabilidade de guardar parte significativa do patrimônio brasileiro, por preconceito e erros de avaliação, não consiga entender a necessidade de construção de um sistema de proteção para um lugar como o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos”, afirma. O arquiteto explica que se trata de Museu, Centro de Estudos da Pedra e Centro de Referência do Barroco em torno do maior conjunto de trabalhos “do maior artista das Américas”. Recusas que, observa, “deixam a sensação de suspeição do nosso trabalho como interpretador da sociedade, da cultura e dos espaços humanos”.

O arquiteto, autor do projeto do museu, garante que a proposta foi elaborada com profundo respeito à fé e é produto de reflexão. “São gestos de respeito, de carinho, quase uma oração arquitetônica. Por isso, não entendo por que o projeto não anda. Quanto mais tempo demora, mais sofrem a arte, a cultura e a fé. O santuário é porta de entrada para essas questões”, explica. Ele conta que a equipe se cercou de assessorias, leituras e pesquisas. Considera a obra “solução harmônica” para problemas trazidos pela chuva, atuando como contenção de encostas e impermeabilização dos terrenos.

A diretriz geral do projeto reforça a carga simbólica do local. Três públicos foram privilegiados. Primeiro, os romeiros, “razão de tudo”, criando espaço austero, limpo e aberto para a visão das montanhas. Gustavo lamenta que esse segmento esteja fora do projeto. Depois, turistas e apreciadores de arte, com espaços para informação (inclusive sobre os textos nos papiros que os profetas seguram) e reflexão. E, por último, espaço de apoio aos pesquisadores, com salas para seminários, bibliotecas, pesquisas e laboratórios. “Eles são os melhores fiscais que o santuário pode ter”, defende.

Milagre real

O Santuário de Bom Jesus do Matosinhos surgiu da promessa do português Feliciano Mendes, em razão de graça alcançada. No fim do século 18, depois de ser apenas cruz e oratório no alto do Morro do Maranhão, o local ganhou templo com obras de vários artistas e artesãos. O mais importante deles é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), que em 10 anos, já velho e doente, esculpiu com seus auxiliares 78 esculturas. São 12 profetas em pedra-sabão, em tamanho natural, dispostos no adro da basílica. O restante das peças, em cedro, compõe a via sacra alojada em seis capelas, ladeando o caminho que leva ao templo. O conjunto é considerado o principal monumento do período barroco brasileiro, admirado internacionalmente.

CRONOLOGIA

2000 – O projeto Monumenta anuncia um museu para abrigar os profetas, que apresentam sinais de deterioração.

2003 – É lançada, com visita do ministro da Cultura, Gilberto Gil, a Congonhas, a ideia do Museu, Centro de Estudos da Pedra e Centro de Referência do Barroco, concebida pelo Ministério da Cultura, Iphan e Prefeitura de Congonhas.

2004/2005 – O Ministério da Cultura solicita à Unesco que assuma a gestão do processo de criação do museu, já que a cidade é patrimônio da humanidade. Pelo projeto, a instituição ficaria situada em frente ao adro da basílica. Começam as negociações com a Arquidiocese de Mariana e com dom Luciano Mendes de Almeida. Realizado concurso para desenvolvimento do projeto, com seis escritórios de arquitetura convidados, sendo vencedor Gustavo Penna Arquitetos Associados.
2006 – Morre dom Luciano Mendes, sem que o projeto arquitetônico estivesse inteiramente aprovado. A Arquidiocese de Mariana fica um ano sem arcebispo. Posse de dom Geraldo Lyrio, mas as negociações do projeto do museu atrasam.

2007 – Reabertura das negociações. Novas objeções por parte da arquidiocese fazem com que todo o projeto tenha de ser revisto. A solução encontrada foi reduzir a obra e deslocar o museu para fora do terreno da igreja.

2008 – É aberta, pela Prefeitura de Congonhas, licitação para a primeira etapa da obra. Nenhuma empresa se inscreve devido, entre outros problemas, ao aumento do custo do aço.

2009 – A Fumcult de Congonhas apresenta nova planilha de custos e anuncia abertura de nova licitação. A nova previsão é de que a obra fique pronta em 2011.

Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/01/25/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=96634/em_noticia_interna.shtml

snt3000
January 26th, 2009, 07:53 PM
Parte dos recursos já está assegurada
Walter Sebastião - Estado de Minas

Jurema Machado, coordenadora do setor de Cultura da Unesco, também deixa transparecer seu incômodo com a lentidão das negociações para a construção do Museu do Aleijadinho. Mas explica que, como a obra está fora do terreno da arquidiocese, “do ponto de vista legal, formal”, os problemas estão resolvidos. O cuidado, observa, é só começar a obra se houver recursos para realizar uma etapa completa. Até o momento, há R$ 3,5 milhões já depositados, suficientes para a primeira fase. Toda a obra tem custo estimado de R$ 15 milhões.

“Não é fácil conseguir recursos de leis de incentivo em momento de crise, mas acho que a situação é temporária. Além disso, o museu é projeto prioritário para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura. Eles vão nos ajudar a levantar o dinheiro”, garante Jurema. “O santuário tem acervo importante e de grande valor. É local visitado por turistas brasileiros e estrangeiros que não tem nenhum tipo de suporte, informações ou estrutura de permanência. Nossa expectativa é de que a obra seja espaço de reverberação da importância de Aleijadinho, do barroco brasileiro e dos trabalhos de conservação de monumentos em pedra, todos temas caros à cultura e arte de Minas Gerais”, explica Jurema Machado.

Não se trata, volta a explicar, simplesmente de um museu, mas de centro de referência sobre uso e conservação da pedra, criando, inclusive, relação dinâmica com a produção contemporânea. A diretora da Unesco desmente boatos de que os recursos já existentes podem ser perdidos. “Eles vêm de leis de incentivos e podem ser renovados”, garante.

O Estado de Minas procurou a Arquidiocese de Mariana para saber a opinião da Igreja Católica sobre a criação do museu e a transferência dos profetas para local seguro. O cônego João Ribeiro alegou que apenas o arcebispo dom Geraldo Lyrio fala sobre o assunto. A secretária do clérigo informou que dom Geraldo está viajando e só volta na terça-feira.

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/01/25/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=96633/em_noticia_interna.shtml

Bruno GV
January 26th, 2009, 10:37 PM
ai, acho q não combinou, sei lá

mas espero q fique bom, dentro é bem bonito e moderno.

não vi nada muito moderno pro lado de fora não


Conhece o contexto do museu Felipe?
Eu acho que ficou bem legal, o museu no lado exterior usou materiais que usam na região o que dá uma boa combinação sem descaracterizar..outro fato muito importante: aquele conjunto com os profetas do Aleijadinho e a igreja barroca é lindo, um patrimônio belíssimo, não seria legal se construíssem ali algo que desviasse a atenção, já este museu é discreto sem "brilhar" mais que o conjunto criando uma harmonia. Já o interior é muito sofisticado como deveria ser.
Outra coisa é que ali estarão dois exemplares da boa arquitetura mineira, a antiga com o Barroco e agora esse museu do ótimo Gustavo Penna com suas linhas modernas e contemporâneas.

juza
January 26th, 2009, 11:42 PM
Super bonito!

Vittariano
January 27th, 2009, 03:06 PM
Muito interessante, moderno enão ofusca entorno, inserindo-se muito bem na paisagem.

tonyssa
January 27th, 2009, 04:04 PM
Muito interessante!

Abu.EdL
January 27th, 2009, 04:28 PM
O contraste entre o moderno e o anitgo ficou espetacular neste projeto, muito bom mesmo!

O interior ficará excelente!

:applause:

Bruno BHZ
January 27th, 2009, 06:02 PM
O que algumas pessoas esperavam??

Uma arquitetura chamativa ao estilo do museu de Bilbao, ao lado dessa Igreja que é patrimônio da humanidade?

É um prédio exteriormente simples, com base de pedras e paredes brancas, feito propositalmente para parecer não mais do que uma esplanada, mesmo.



A idéia é boa, mas é muita ignorância dos políticos locais acreditarem que o Museu mudará a situação de turistas que chegam, visitam a igreja e vão embora, sem gastar ou permanecer na cidade. A situação continuará a mesma, a visita apenas será mais longa. Congonhas é uma cidade horrível a poucos quarteirões dessa Igreja, descaracterizada, um grande favelão de casas cheias de pré-fabricados. O que faz valer a pena permanecer nessas pequenas cidades mineiras não é um ou outro grande monumento ou atração, mas um ambiente agradável, que dê vontade de caminhar, passar o tempo. Infelizmente dá para contar nos dedos as cidades que sacaram isso. O resto tudo continua destruindo casas mais antigas, destruindo conjuntos, ficando sem harmonia.

snt3000
January 27th, 2009, 07:05 PM
A idéia é boa, mas é muita ignorância dos políticos locais acreditarem que o Museu mudará a situação de turistas que chegam, visitam a igreja e vão embora, sem gastar ou permanecer na cidade. A situação continuará a mesma, a visita apenas será mais longa. Congonhas é uma cidade horrível a poucos quarteirões dessa Igreja, descaracterizada, um grande favelão de casas cheias de pré-fabricados. O que faz valer a pena permanecer nessas pequenas cidades mineiras não é um ou outro grande monumento ou atração, mas um ambiente agradável, que dê vontade de caminhar, passar o tempo. Infelizmente dá para contar nos dedos as cidades que sacaram isso. O resto tudo continua destruindo casas mais antigas, destruindo conjuntos, ficando sem harmonia.

Você tem razão, Congonhas provavelmente nunca terá o mesmo apelo turístico de cidade pequena e antiga como Tiradentes, por exemplo, e o museu não será a salvação da degradação urbana de Congonhas. Mas desconfio que poderá ser um novo vetor de desenvolvimento sim.

Europeus, por exemplo, adoram museus, então quando esse museu começar a aparecer nos guias, um operador turístico pensará duas vezes antes de pular Congonhas ao levar turistas estrangeiros por Minas.

Os turistas que conhecem Congonhas de passagem pela BR-040 (como foi o meu caso, há 20 anos), também vão alongar a visita, fazer um almoço etc. De repente, quem chegar de tarde pode até dormir por lá, ao invés de ter de enfrentar o caos urbano de BH para pernoitar antes de seguir viagem...

Fora que se o museu fizer boas exposições, poderá atrair o pessoal de BH e região nos fins de semana.

E por último, o centro de estudos do museu vai atrair pesquisadores, especialistas e alunos que movimentarão um pouco mais a cidade.

Enfim, concordo que não será nenhuma revolução turística e segurar os turistas por mais de 1 dia será mesmo difícil, mas acho que um pouco mais de agitação no comércio e serviços turísticos não fariam mal à cidade.

Allan Fonseca
January 27th, 2009, 10:46 PM
Congonhas precisava de uma modernizada, pois o antigo já bastava, gostei!

amsincero1
January 27th, 2009, 11:03 PM
Muito bom, eu gostei

Belcity
January 28th, 2009, 02:26 AM
belo projeto

Demencius Jack
January 28th, 2009, 01:42 PM
Gostei, mas cade as curvas? [2]

TEBC
January 28th, 2009, 03:15 PM
liindo

snt3000
November 12th, 2009, 06:29 PM
Solenidade lança obras do Memorial de Congonhas

Congonhas (MG), 11/11/2009 - O conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (MG), Patrimônio Cultural da Humanidade, será enriquecido nos próximos dois anos com a criação de um novo espaço cultural: o Memorial Congonhas - Centro de Referência do Barroco e Estudos da Pedra. Nesta quinta-feira, 12, às 11 horas, uma solenidade na Romaria (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal) marcará o início da construção do Memorial, orçada em R$ 15 milhões e financiada com recursos da Lei Rouanet. O projeto é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal de Congonhas e a UNESCO no Brasil.

A implantação do Memorial acontece em uma área de 3.452,30 m² próxima ao conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. O terreno, de propriedade da Prefeitura de Congonhas, situa-se em frente à Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal.

Segundo o autor do projeto, o arquiteto Gustavo Penna, a obra prevê uma implantação neutra, sem competição volumétrica com o conjunto principal e com espaços e percursos claros e amplos. “A dinâmica dos espaços busca ecoar a dimensão simbólica dos valores do Santuário. O sentido de contemporaneidade afirma-se com uma atitude atemporal de respeito, equilíbrio e harmonia”, explica o arquiteto, selecionado em concurso realizado pela UNESCO no Brasil.

A obra será executada pela Prefeitura Municipal na medida em que os recursos de captação forem disponibilizados. A etapa que tem início nesta quinta-feira corresponde aos serviços de execução de contenções, fundações e superestruturas em concreto do setor 3 do Memorial. O contrato celebrado com a Sengel Construções, escolhida por meio de concorrência pública, é de R$ 3.452.749,00 para execução em dez meses. As empresas patrocinadoras dessa primeira etapa são a CSN - Cia Siderúrgica Nacional, a Gerdau e o Banco Santander.

Na encosta posterior ao edifício está prevista a reconstituição da paisagem natural com a criação de um parque público (em fase de implantação pela prefeitura). A medida oferecerá, ao visitante, atrativos que contribuirão para aumentar seu tempo de permanência na cidade e, ao morador, melhor qualidade de vida urbana.

Para o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a criação de novos equipamentos culturais tem sido parte da estratégia do Monumenta por funcionar como um fator de requalificação das áreas de intervenção do programa. “No caso de Congonhas, o Memorial vai se somar a um conjunto de medidas de restauração e conservação já tomadas pelo Iphan e pela prefeitura, como a recuperação da Ladeira de acesso, do Adro e das capelas dos Passos.”

Espaço expositivo

O Memorial permitirá que o visitante tenha uma melhor compreensão dos aspectos artísticos e religiosos do Santuário considerado pela UNESCO, desde 1985, Patrimônio Cultural da Humanidade. Segundo Célia Corsino, consultora da UNESCO para a formulação das diretrizes museológicas, o espaço funcionará como uma “sala interpretativa” do conjunto. “Atualmente, as pessoas descem do carro, vêem os profetas e seguem viagem. O Memorial vai enriquecer essa visita, atraindo o turista para vivenciar os múltiplos significados do Santuário.”

Um dos pontos altos do Memorial será a exposição sobre “ex-votos”, peças devocionais depositadas pelos fiéis em agradecimento a graças alcançadas. Essa tradição, além da grande carga de significados que possui, reproduz o valor simbólico da própria basílica, construída pelo português Feliciano Mendes depois de recuperar-se de uma grave enfermidade. O Memorial reunirá, em uma exposição, os dados dos estudos e das pesquisas existentes sobre o conjunto arquitetônico e escultórico, em seus aspectos históricos, artísticos e religiosos. Terá, ainda, espaços para exposições temporárias, seminários e reuniões.

Profetas

A remoção dos profetas de pedra sabão do adro da basílica e sua substituição por réplicas, há tempos cogitada como forma de combater atos de vandalismo e a ocorrência de lesões à pedra causadas por fungos e bactérias, está temporariamente afastada. A afirmação é da coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado. “Como os especialistas não têm uma posição conclusiva sobre o assunto, prevalece, até o momento, a decisão de que o mais relevante é tomar medidas de prevenção e conservação das peças como estão hoje, no espaço público.”

A criação do Memorial não prevê, portanto, a retirada das esculturas do adro da basílica para abrigá-los em seu interior. Seu objetivo é contribuir para a solução do problema com o fortalecimento dos estudos sobre a conservação de monumentos em pedra e com a promoção da educação e da conservação preventiva como formas de preservação. “Caso um dia se decida pela remoção, o Memorial poderá ser ampliado e se tonar a melhor alternativa para a apresentação das esculturas ao público”, completa Jurema Machado.

O prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, também é taxativo quanto à hipótese de remoção dos profetas. “Se um dia essa medida for reavaliada, nada será feito sem a prévia autorização e orientação do Iphan, assim como a anuência da Arquidiocese de Mariana e uma ampla discussão com a sociedade.”

O Memorial se incumbirá da confecção de modelagem dos profetas, medida urgente e essencial para sua recomposição em caso de danos às peças. Os moldes serão feitos em meio eletrônico e em silicone. No espaço interno do Memorial, recursos tecnológicos darão suporte à exposição. “Nesse sentido, está sendo avaliada uma proposta de fazer réplicas virtuais em cooperação com instituições européias que dominam a técnica. É uma medida inédita no país”, anuncia Jurema Machado. “A confecção desses moldes virtuais, além de oferecer insumo fundamental ao Memorial e à segurança das peças, será uma oportunidade de transferência de tecnologia em um campo no qual instituições brasileiras não têm experiência.”

Estudos da pedra

A implantação de um Centro de Estudos da Pedra representa uma antiga aspiração da cidade e dos moradores de uma região cuja história, do século XVII até hoje, está fortemente ligada à mineração. Com a importante missão de monitorar a integridade das esculturas do Santuário e aprimorar as técnicas de conservação e restauração, o Centro de Estudos funcionará como uma rede de articulação de instituições de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo projetos conjuntos com ênfase na difusão do conhecimento sobre as rochas.

Um circuito expositivo mostrará todo o processo de extração, tipos de rochas e monumentos, a arte da cantaria e os processos de degradação e restauração. Outro destaque serão os ateliês para a qualificação do artesanato em pedra sabão produzido na região, com incentivo ao uso de outros materiais pétreos na construção civil e no design.

O mesmo local abrigará o Centro de Referência do Barroco, que terá área de pesquisa e de documentação e uma biblioteca especializada.

Educação patrimonial

O Memorial Congonhas também será um espaço destinado à educação patrimonial, visando à preservação do conjunto tombado. Atividades específicas despertarão o visitante para o conhecimento das rochas utilizadas nos monumentos, sua origem e características.

O espaço será dotado de estrutura para atender estudantes e outros grupos especiais. Com o apoio de recursos tecnológicos, serão desenvolvidas atividades educativas voltadas para a conscientização sobre a importância do patrimônio cultural e sua inserção nos contextos histórico e religioso.

Para o prefeito Anderson Cabido, a criação do Memorial representa um marco no desenvolvimento sócio-cultural da região. “Os visitantes terão motivos para permanecer mais tempo na cidade e a população terá mais oportunidades de ocupação e renda. Além disso, o novo espaço, com suas linhas modernas, fará um contraponto com o ambiente barroco e o majestoso universo de Aleijadinho, compondo um quadro surpreendente.”

http://www.brasilia.unesco.org/noticias/releases/solenidade-lanca-obras-do-memorial-de-congonhas

silvinho_j
November 13th, 2009, 01:04 AM
Parece ótimo! :D

S.T.Y AP
November 13th, 2009, 01:16 AM
Muito interessante, gostei bastante.

lusorod
November 13th, 2009, 12:48 PM
curti tb...achei digno

Marcelo Olisa
November 13th, 2009, 02:34 PM
Gostei do projeto porque ele ficou bem discreto em relação à Basílica e capelas.
Tenho um thread sobre Congonhas para quem se interessar em ver como é o conjunto que ficará ao lado deste museu:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=997577

FlicK
November 14th, 2009, 12:26 AM
Nota-se a nobre atitude de diluir o museu em relação ao pré-existente, muito mais forte e importante. O projeto se mostrou simples, bonito, lógico e com boas pitadas de arquitetura vernacular.

joker-rs
November 14th, 2009, 02:30 AM
Gostei do projeto porque ele ficou bem discreto em relação à Basílica e capelas.
Tenho um thread sobre Congonhas para quem se interessar em ver como é o conjunto que ficará ao lado deste museu:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=997577

Não tinha visto esse seu thread! MUITO BOM! Parabéns!

V.T.R
November 15th, 2009, 04:27 AM
Gustavo Penna e FODA.
sem a menor duvida COMPOS perfeitamente. ainda bem que n foi um niemeyer ou outro modernista/contemporaneo que nao ta nem ai, constroi a obra espalhafatosa dele sem importar com o contexto...
parabens.

snt3000
April 1st, 2010, 05:45 AM
Soube que a obra está sendo tocada. Parece que não será feita toda de uma vez e sim por setores, conforme os recursos forem captados, mas a primeira parte já está em andamento.

Se alguém morar ou estiver de passagem por Congonhas, favor tirar fotos!