View Full Version : Vamos Revitalizar o Centro do Rio

RJX
February 10th, 2008, 05:04 PM
Apresentamos esse blog: RJX: O Blog do Centro (http://rjxoblogdocentro.blogspot.com/) á todos interessados nos assuntos de arquitetura, segurança e crime, engenharia, transporte, turismo, etc...

Sei que tem muita gente que ama a Cidade Maravilhosa, e desses tem muitos frustrados com um Centro mal explorado. Esse blog é para voçês. Mande fotos, artigos, deixam comentários. Derrepente agente concretiza algumas ideias viáveis, e quem sabe, melhoramos um pouco a nossa vida urbana.

Abraços,

RJX

Vinicius
February 11th, 2008, 05:01 AM
Arquitetura e Discussões Urbanas!

Vinicius
February 11th, 2008, 05:05 AM
Ótima iniciativa.

Raul Neto
February 11th, 2008, 01:42 PM
Na média do que se vê nos centros de outras capitais do país, o centro de São Paulo incluído neste rol, o centro do Rio pode não estar muito bem, mas está bastante acima da média, ainda não é um centro decadente como a grande do centros de capital. Mas precisa de alguns cuidados como:
1. a remoção dos paralelepídedos que reimplantaram em várias ruas como Ouvidor, Gonçalves Dias, Rosário, 7 de Setembro, Quitanda e Uruguaiana. O ideal, no meu entender, seria o calçamento em granito anti-derrapante das ruas da Assembléia, ao lado do Paço, da Erasmo Braga, ao lado do Meneses Cortes ou, para o caso de querer conservar a calçada e meio-fio, da Rua do Ouvidor, da Praça XV até a 1° de Março. Esta foi uma das obras mais equivocadas já realizadas no Rio, afastou transeuntes, é instável, um convite às quedas;
2. Há muitas áreas sub-utilizadas que poderiam ser preenchidas por edifícios residenciais. Ao lado do Santos Dumont há terrenos vazios que poderiam ser ocupados com apartamentos que disfrutariam de uma vista bárbara e dariam vida a um lugar que após as 18h é ermo, inóspito;
3. A mesma medida, um pouco mais difícil de implantar, seria a construção de edifícios residenciais, claro que não muito altos, nos arredores da Praça Tiradentes;
4. Algo quase impossível, mas que seria um sonho: a revitalização da área portuária. Mas a perimetral, via essencial de circulação, está ali no meio para dificultar. Dá pena ver aquela área da Gambôa, Santo Cristo e Saúde tão mal aproveitada;
5. A Presidente Vargas, uma das avenidas mais inóspitas do Rio, necessita urgentemente de algum trabalho de revitalização. As calçadas estão irregulares, as galerias formadas pelos edifícios carecem de melhor tratamento, as colunas estão sujíssimas e há aquele intervalo do lado impar, da Uruguaiana até o Campo de Santana, que precisa de investimento em termos de novas incorporações;
6. O entorno da Central, na verdade o que está atrás dela, precisa de revitalização, na verdade muita renovação;
7. O Saara precisa de cuidados mas não consigo ver aqueles comerciantes insensíveis preocupados com isso;

RJX
February 11th, 2008, 04:35 PM
Raul Neto:

Concordo 100% sobre a ideia de introduzir uma camada residencial para o centro. Aí que vira bairro de verdade.

Não sei se perto do Aeroporto seria o melhor lugar, pois residencias tão proximas a um aeroporto não são das mais cobiçadas. Tb deve ter uns regulamentos da Infraero que podem impedir construções de tamanho.

No Saara talvez os comerciantes não sejam tão insensíveis. Parece que o Saara seria o primeiro BID, caso fosse emendado a constituição para permitir esse tipo de coisa.

Obrigado pelos comentários.

RJX: O Blog do Centro (http://rjxoblogdocentro.blogspot.com)

zeh
February 11th, 2008, 04:39 PM
Mas Raul, os paralelepipedos nestas regiões são o piso "original", em muitas partes, eles são mesmo originais! ;) A mulher carioca anda bem de salto, mesmo em paralelepipedo ;)

Não acho o Saara mal cuidade...

Precisa-se mesmo levar pessoas para o Centro, a Lapa é um começo, mas nao gostava de ver gente morando na Rio Branco por exemplo... Lapa, Bairro de Fatima, Zona portuária, Avenida Beira Mar ok!

Raul Neto
February 11th, 2008, 06:42 PM
Mas Raul, os paralelepipedos nestas regiões são o piso "original", em muitas partes, eles são mesmo originais! ;) A mulher carioca anda bem de salto, mesmo em paralelepipedo ;)

Precisa-se mesmo levar pessoas para o Centro, a Lapa é um começo, mas nao gostava de ver gente morando na Rio Branco por exemplo... Lapa, Bairro de Fatima, Zona portuária, Avenida Beira Mar ok!
Zeh, o único lugar onde o piso de paralelepípedos é original é na Rua do Ouvidor, da Rio Branco até a Gonçalves Dias, o resto é fake e muito mal feito, às carreiras, obra de eleição, de 1996. Depois da chuva costuma ser um terror! Você já deve ter notado a quantidade de água empoçada por ali, mesmo horas depois da chuva. Pode-se até pensar em usar os paralelepípedos, mas suavizando-se suas imperfeições, de forma a quem está usando salto ou sapatos novos não ter que se encarapitar nas calçadinhas mínimas como acontece. Na minha modesta opnião, este piso chega mesmo a comprometer o incentivo de fazer comprar no centro, já ouvi gente dizendo que não gosta por causa dos paralelepípedos mal cortados e colocados, além da água empoçada. Você viu como ficaram os primeiros dois quarteirões da Rua do Ouvidor? É uma beleza para caminhar, confortável, aconchegante, pode-se olhar os belos prédios sem medo de torcer os pés. Já no Saara, além dos comerciantes, há a ausência do poder público. Você já viu a quantidade de cabos presos às fachadas? Dá até medo de curto circuito. Isso sem contar com aquele monte de besteiras dependuradas por todo lado, daqueles auto-falantes, daquele clima de tomara que não demore para que eu possa ir embora. Uma pena levando-se em conta a beleza de algumas das fachadas.

Raul Neto
February 11th, 2008, 06:47 PM
Raul Neto:

Concordo 100% sobre a ideia de introduzir uma camada residencial para o centro. Aí que vira bairro de verdade.

Não sei se perto do Aeroporto seria o melhor lugar, pois residencias tão proximas a um aeroporto não são das mais cobiçadas. Tb deve ter uns regulamentos da Infraero que podem impedir construções de tamanho.

No Saara talvez os comerciantes não sejam tão insensíveis. Parece que o Saara seria o primeiro BID, caso fosse emendado a constituição para permitir esse tipo de coisa.

Obrigado pelos comentários.

RJX: O Blog do Centro (http://rjxoblogdocentro.blogspot.com)
Não pensei em construções altas. Você já viu o novo Ibis Santos-Dumont? Ficou bem legal, mas ali é ermo, é assustador depois de uma determinada hora, muito vazio mesmo. E, entendo que é uma área com todos os serviços públicos implantados, muito conveniente e prática. Quanto à Infraero, desconheço este impedimento. Há, sem dúvida, em relação a altura dos prédios, mas 10 andares já é bastante coisa, daria para dar uma bela povoada no pedaço e, com bom nivel, pois o lugar é lindo.

Uhr Ban
February 12th, 2008, 06:11 AM
^^...já tentaram me assaltar ali, na passarela do MAM, mas como não tinha nada...

Raul Neto
February 12th, 2008, 01:52 PM

Zeh, você sabia que um dos meus sonhos (entenda bem, sonhos, longe de concretizá-los) é morar na Avenida Rio Branco? O último prédio da Avenida Rio Branco a ter apartamentos habitados foi o Marquês de Herval, dos Irmãos Roberto, que foi concebido como misto, os últimos andares resolvidos em duplex como apartamentos. Há algum tempo li que ainda existia uma moradora ali. Portanto, inclua algo residencial na Rio Branco para que eu possa concretizar meu sonho e possa sair à rua de noite e ver mais gente...

zeh
February 13th, 2008, 02:39 AM
Zeh, você sabia que um dos meus sonhos (entenda bem, sonhos, longe de concretizá-los) é morar na Avenida Rio Branco? O último prédio da Avenida Rio Branco a ter apartamentos habitados foi o Marquês de Herval, dos Irmãos Roberto, que foi concebido como misto, os últimos andares resolvidos em duplex como apartamentos. Há algum tempo li que ainda existia uma moradora ali. Portanto, inclua algo residencial na Rio Branco para que eu possa concretizar meu sonho e possa sair à rua de noite e ver mais gente...

nossa nao sabia que o herval era misto... adoro o projeto dos MM Roberto. Pena ter perdido os seus brises unicos ;)

durco
February 13th, 2008, 04:46 AM
Por acaso não havia até há uns dois anos atrás um plano para construir edifícios residenciais de lofts no Centro? Tinha lido isso em algum jornal, mas depois nunca mais ouvi falar...

Vinicius
February 13th, 2008, 06:05 PM
Alguns prédios da Avenida Rio Branco ainda possuem apartamentos. Li isso certa vez. Só não sei quais.

Raul Neto
February 13th, 2008, 08:38 PM
Vinicius, o último apartamento habitado por proprietário da Avenida Rio Branco, pelo menos de acordo com uma edição do Globo de alguns anos, quando li a reportagem, era no Marquês de Herval. Era uma senhora bem idosa, me lembro da foto.

Zeh, realmente, quando vi a foto com os brises, removidos em 1962, fiquei surpreendido com o efeito. Uma pena terem removidos os brises!

zeh
February 14th, 2008, 03:00 AM
Vinicius, o último apartamento habitado por proprietário da Avenida Rio Branco, pelo menos de acordo com uma edição do Globo de alguns anos, quando li a reportagem, era no Marquês de Herval. Era uma senhora bem idosa, me lembro da foto.

Zeh, realmente, quando vi a foto com os brises, removidos em 1962, fiquei surpreendido com o efeito. Uma pena terem removidos os brises!

eu tenho foto!
tenho de procurar...

muckie
February 18th, 2008, 07:36 AM
o projeto de re-habitar o centro esta rolando ha tempos

zeh
February 18th, 2008, 04:45 PM
^^ com resultados ainda pífios... mas nao gostava de ver o CBD habitado... A Lapa é um caso de sucesso! Sem duvidas... Em breve lançamentos pra classe média na Zona Portuária, já ta quase tudo certo!

Brez
February 18th, 2008, 05:35 PM
É, o centro do Rio precisa ser revitalizado, bem que ele poderiam fazer um museu na Central do Brasil como em Sampa, BH e Curitiba, e se tudo der certo em Vitória...

zeh
February 18th, 2008, 05:45 PM
É, o centro do Rio precisa ser revitalizado, bem que ele poderiam fazer um museu na Central do Brasil como em Sampa, BH e Curitiba, e se tudo der certo em Vitória...

Aamm... Mas o Centro do Rio já está num processo de revitalização de sucesso desde os anos 90... Quanto a Central do Brasil, fica complicado talvez o Rio ter mais uma sala para música clássica no Centro. Há 3 espaços de porte só pra isso... Por esse motivo a Cidade da Música está sendo construída na Barra e não na Zona Portuária...

Vinicius
February 18th, 2008, 05:54 PM
Eu acho que a Central do Brasil não precisa de um museu. Ela serve muito bem para o que foi feita: estação de trens. O que prejudica aquela região são os dois terminais de ônibus que existem por lá: um em frente e outro atrás da estação. Sem contar com aquele camelódromo horrível que existe junto ao terminal de trás - felizmente o que existia na Presidente Vargas foi extinto.

zeh
February 18th, 2008, 06:12 PM
Eu acho que a Central do Brasil não precisa de um museu. Ela serve muito bem para o que foi feita: estação de trens. O que prejudica aquela região são os dois terminais de ônibus que existem por lá: um em frente e outro atrás da estação. Sem contar com aquele camelódromo horrível que existe junto ao terminal de trás - felizmente o que existia na Presidente Vargas foi extinto.

qual Vinicius? o da Uruguaiana? Não diz isso... já tou até com taquicardia...:lol:

Vinicius
February 18th, 2008, 06:27 PM
^^

Não, o que existia em frente a Central. Depois que a Secretaria de Segurança Pública se mudou para o prédio da estação, eles meio que pressionaram pelo fim desse camelódromo. Ali era um grande ponto de venda de drogas. Aliás, a desordem era tão grande, que foram levantadas construções de alvenaria entre as barracas.

Quanto ao da Uruguaiana, gostaria que ele tivesse o mesmo fim. Aqui ali acaba com aquele trecho do Centro.

eric_montezão
February 18th, 2008, 09:16 PM
Sinceramente, do jeito que a coisa anda pelo Centro, com uma porrada de prédios novos, hotéis, retrofits sendo feitos na região, a Prefeitura e o Estado em geral faria muito pouco. Como foi dito, estão para ser lançados moradias de classe média na Região Portuária. No Porto do Rio! Aquela região super degradada, prédios de classe média. O centro e o Porto da cidade tem um potencial diverso e incrível, a Cinelândia cada dia abriga mais hotéis, além de imensos pontos turísticos. Por mim, fora algumas intervenções menores, o Estado tem prover uma única coisa: infra-estrutura. Nisso entra transporte, segurança, limpeza, o pontapé inicial em algumas reformas e construções...

Aí com o apoio do investidor privado, entraria a reforma do terminal rodoviário, a contrução de linhas de VLT, porto, museus, etc

Com o tempo, a Prefeitura não vai precisar fazer muito além de um incentivo fiscal ali, outro acolá, esconder fiação aérea, baixar uma lei de preservação, trocar o calçamento, construir ruas etc.

Outro dia no Google Earth vi um terreno enorme na esquina da Rivadavia Correia com a Rodrigues Alves. Imagine o potencial que ele tem, ainda mais sendo do lado da Cidade do Samba, um dos grandes atrativos turísticos da cidade? Com a reforma do Porto, a construção da sede brasileira do Cirque du Soleil, moradias, muitos desses lançamentos com um dedo de Eike Batista por exemplo, é uma questão de tempo até que tenhamos muito boas notícias.

Ainda assim, a região tem alguns núcleos que pesadamente necessitam de reformas, além da orla do Porto e da Cinelândia-Lapa-SDU. Sem dúvida, regiões como a Presidente Vargas e o interior dessa área precisa sofrer intervenções.

Tquintan
February 25th, 2008, 12:45 AM
Mesmo com todo movimento de revitalização do centro do Rio, que esta ficando muito bom, ainda há muito o que fazer.

ia postar uma foto de um predio na praça maua que necessita urgentemente de uma restauração. mas sou novo no skyscraper e nao sei faze-lo, se alguem puder me ajudar

Vinicius
February 25th, 2008, 01:40 AM
^^

Esse tópico ensina como postar fotos passo a passo: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=271114

Tquintan
February 25th, 2008, 02:45 AM
Vlw brigadão Vinicius

Tquintan
February 25th, 2008, 03:17 AM
Como havia dito antes... Acho um absurdo esse predio na prça maua estar largado, eu acho que seria perfeito pro Madame Tussauds... hauhauhuahua

http://img505.imageshack.us/img505/3259/foto61sz51in0.jpg

Raul Neto
February 25th, 2008, 03:20 PM
Este edifício, da primeira década do século passado, está sendo, dia a dia, depredado. Sua cúpula, a cada dia que passa, está sendo sacrificada de seus ornatos em metal, o que talvez dificulte sua perfeita restauração. As janelas abertas e caindo, um desastre. O prédio ao lado, uma excelente obra modernista que abriga departamentos da polícia civil e um hospital, também está em péssimo estado de conservação. E, para completar, o edifício sede da Polícia Federal, um excelente exemplo de art deco, também está a um passo de converter-se em um escombro. Não sei se é sonhar muito, mas o conjunto dos três prédios poderia ser revitalizado para um só fim. Há milhares de metros quadrados que podem ser muito bem aproveitados em um grande centro cultural. Aquela rodoviariariazinha mínima, a Mariano Procópio, poderia desaparecer e serem construidos conectores unificando o conjunto dos três edifícios, permitindo assim uma iniciativa de grande porte e alcance.

zeh
February 25th, 2008, 06:40 PM
^^ O edificio em questão pertencia a Cia. de Docas do Rio e foi vendido para o antigo Banco Santos (aquele que faliu). O dono do Banco Santos iria fazer daquele edifício a sede do Banco Santos no Rio (Finalmente num edifício eclético de verdade:lol:) O prédio encontra-se interdito pela justiça. Não se pode fazer nada enquanto o processo nao terminar... Como o Hotel Nacional... E esperar e ver o patrimônio se perder...

Vinicius
February 26th, 2008, 11:03 PM
Estado dá novo passo para revitalização do Centro do Rio

Um novo passo foi dado para agilizar o início do projeto de revitalização do Centro do Rio, que inclui os bairros da Saúde, Centro, Gamboa, Santo Cristo, Cruz Vermelha, Estácio e Leopoldina. A secretaria de Estado de Habitação acaba de firmar convênio com o Ministério das Cidades, através do Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, que vai desembolsar recursos para fazer face ao levantamento das áreas, análise da viabilidade técnica, situação fundiária e o projeto de arquitetura dos 50 imóveis prioritários. Segundo o secretário Noel de Carvalho, o governo do estado executará todo o projeto em um ano.

— Estamos muito satisfeitos com este projeto pioneiro, pois ele vai valorizar o coração da cidade, trazendo condições de habitabilidade a muitas famílias que hoje moram em sobrados destruídos pela ação do tempo, prédios em ruínas e cortiços. É a primeira vez que o Estado vai destinar seus imóveis para habitação popular, próprios pertencentes ao patrimônio imobiliário do Rio. São imóveis vazios, deteriorados ou subutilizados preservados por seu conjunto arquitetônico, tombados pelo patrimônio histórico e outros ainda tutelados por se inserirem em área de proteção. O projeto inclui também terrenos utilizados indevidamente como estacionamentos. Vamos contar com o apoio do Instituto de Terras (Iterj) para verificar a condição fundiária dos terrenos — concluiu Noel.

De acordo com o secretário Noel de Carvalho, a área central do Rio sofreu, ao longo do século XX, um significativo esvaziamento de moradores com a transferência da capital para Brasília. O projeto de revitalização, em sintonia com o programa do Ministério das Cidades, vai recuperar o patrimônio arquitetônico do Centro do Rio e áreas adjacentes e também humanizar as localidades.

A elaboração de um Plano de Habitação para o centro do Rio começou a partir de um projeto embrião, de iniciativa da Associação Moradia Digna nas Áreas Centrais e da Ong Rehab Centro, em parceira com a Secretaria de Estado de Habitação e a Cehab-RJ, para recuperação dos imóveis, localizados na Rua da Constituição nº 21 e na Rua Regente Feijó nº 23, no Centro, preservados pela Lei do Corredor Cultural e onde hoje moram nove famílias que vivem em condições precárias de habitabilidade.

Segundo o presidente da companhia, Luiz Fernando Anchite, nos dois sobrados serão executadas obras de recuperação de nove unidades habitacionais, com recursos da União e do Crédito Solidário. O valor das obras é de R$ 195 mil. Os referidos prédios, pertencentes ao Estado, estão avaliados em R$ 680 mil.

A importância da recuperação dos imóveis no Centro da cidade é expressiva e beneficia muitas pessoas que vivem na linha de pobreza e vai alavancar o desenvolvimento da região e o pleno aproveitamento do espaço urbano. O projeto também irá garantir a permanência de moradores, que já têm vínculos empregatícios na área.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSSiteImprensa/detalhe_noticia.asp?ident=43472

zeh
February 27th, 2008, 02:12 AM
Um novo edifício vai ser construido no Centro, não deve ser coisa alta... proximo a Praça Mauá!

CanudosWar
February 27th, 2008, 02:23 AM
http://bp1.blogger.com/_y1y9ijoqrOw/R7hrwwfEk0I/AAAAAAAAAEc/Vj0lWdC5xkY/s1600-h/CentroAntigo04.png

putz que foto linda!!alguem tem ela maior por favor?!

Tquintan
February 28th, 2008, 12:29 AM
essa foto ta nessa thread
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=392589

Tquintan
February 28th, 2008, 12:38 AM
ops errei o thread é esse

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=583610

CanudosWar
February 28th, 2008, 01:09 AM
^^