View Full Version : Expansão urbana de Coimbra - minha proposta
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:08 PM Aqui esta' o que desejo para Coimbra num futuro pro'ximo - 10 anos. Acho muito difi'cil mas era assim que gostaria de ver a minha grande cidade que com esta expansões teria entre 500 mil a um milhao dependeria da densidade.. alguma coisa que nao perceberem perguntem..
http://i263.photobucket.com/albums/ii159/rubenbriosa/asnovasexpansoesdecoimbra.jpg
:cheers2:
alentejolover February 10th, 2008, 08:18 PM Nao percebo uma coisa...bates bem da tola?:lol:
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:20 PM ya tens razao.. esqueci-me de incluir e'vora na AM conimbricense:lol:
mynuster February 10th, 2008, 08:20 PM e a população vinha de onde? :lol:
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:21 PM de viseu:lol::D
mynuster February 10th, 2008, 08:23 PM e de Evora! :yes: :lol: :D
alentejolover February 10th, 2008, 08:23 PM ya tens razao.. esqueci-me de incluir e'vora na AM conimbricense:lol:
Nao obrigado...estamos muito bem assim....querias era ter uma cidade Patrimonio Mundial na tua AM:lol::lol::lol:
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:25 PM Nao obrigado...estamos muito bem assim....querias era ter uma cidade Patrimonio Mundial na tua AM:lol::lol::lol:
nao porque e'vora iria deixar de ser patrimonio mundial iria passar a ser dormito'rio aka suburbio da grande metro'pole - Coimbra:lol:
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:29 PM e de Evora! :yes: :lol: :D
:lol:
agora a serio, eu disse logo que sera' muito dificil (isto e' uma utopia, mas eu tenho esperança:lol:). A populaçao de 20% da pop. da cidade seria imigrante de varias partes do mundo, captar pop de portugal de zonas densamente povoadas e do retorno de alguns emigrantes portugueses:lol: para isto acontecer tinha que haver muito emprego e e' nisso que tem que se apostar.
alentejolover February 10th, 2008, 08:33 PM nao porque e'vora iria deixar de ser patrimonio mundial iria passar a ser dormito'rio aka suburbio da grande metro'pole - Coimbra:lol:
Evora tem demasiada personalidade para ser suburbio...temos vida propria:banana:
ruben.briosa February 10th, 2008, 08:35 PM Evora tem demasiada personalidade para ser suburbio...temos vida propria:banana:
mas iria deixar de ter.. ja' tenho traçada a radial da evorinha para a ligar ao centro do saber:lol:
Aka February 10th, 2008, 08:45 PM Tens que mostrar ao José Hermano Saraiva esta proposta, uma vez que ele defende que a capital devia voltar a ser Coimbra. Se bem que um dos motivos que ele deu para tal era que as capitais deviam ser cidades mais pequenas e calmas e isto iria estragar tudo.
alentejolover February 10th, 2008, 08:50 PM mas iria deixar de ter.. ja' tenho traçada a radial da evorinha para a ligar ao centro do saber:lol:
Nao queiras inferiorizar Evora em relaçao a Coimbra:lol:
Fica com o teu centro de saber que eu fico com o museu em forma de cidade:lol:
Se fores ao GE nao veras uma Evorinha...
Mr Strangelet February 10th, 2008, 09:12 PM Para uma hipotética expo, e se essa zona nao estivesse já a ser urbanizada, acho que a área dentro do circulo amarelo era das melhores...
Quanto a atingir 1M de população em 10 anos, ias ter que dar ao povo de coimbra grandes incentivos á natalidade :lol:
Aka February 10th, 2008, 09:22 PM Fica com o teu centro de saber que eu fico com o museu em forma de cidade:lol:
Quando andas na A1 o que é que vês? "Coimbra Cidade-Museu" :D
Aka February 10th, 2008, 09:23 PM Quanto a atingir 1M de população em 10 anos, ias ter que dar ao povo de coimbra grandes incentivos á natalidade :lol:
Epá, se me pagarem em faço-os todos!
alentejolover February 10th, 2008, 09:25 PM Quando andas na A1 o que é que vês? "Coimbra Cidade-Museu" :D
Esse cognome tem "direitos de autor":lol:
pedrodepinto February 10th, 2008, 09:28 PM Faltam as bases :D!
ruben.briosa February 10th, 2008, 10:13 PM Nao queiras inferiorizar Evora em relaçao a Coimbra:lol:
Fica com o teu centro de saber que eu fico com o museu em forma de cidade:lol:
Se fores ao GE nao veras uma Evorinha...
radial da pontinha - radial da evorinha:lol:
o diminutivo nao era para inferiorizar e'vora:lol:
alentejolover February 10th, 2008, 10:15 PM Acho bem...:cheers:
ruben.briosa February 10th, 2008, 10:16 PM Quando andas na A1 o que é que vês? "Coimbra Cidade-Museu" :D
Não e' "Coimbra cidade do conhecimento"?
ruben.briosa February 10th, 2008, 10:21 PM Para uma hipotética expo, e se essa zona nao estivesse já a ser urbanizada, acho que a área dentro do circulo amarelo era das melhores...
Quanto a atingir 1M de população em 10 anos, ias ter que dar ao povo de coimbra grandes incentivos á natalidade :lol:
ou ai' ou em frente à baixa na outra margem..
esta' a ser urbanizada uma infima parte e ate' poderia se integrar com as novas a'reas assim como o Po'loII.. desde a av. boavista ate' ao rio e na outra margem (vê na GE) nao esta urbanizado. Ja' estou a imaginar estar neste lado do mondego e olhares pro' outro.. veres edificios bem modernos e altos:D e por tra's as montanhas..
sim precisavamos para ai de umas 20 taxas de natalidades do minho:lol:
fred_mendonca February 10th, 2008, 10:22 PM Pois, a mim também me parece que é cidade do conhecimento!
ruben.briosa February 10th, 2008, 10:23 PM Tens que mostrar ao José Hermano Saraiva esta proposta, uma vez que ele defende que a capital devia voltar a ser Coimbra. Se bem que um dos motivos que ele deu para tal era que as capitais deviam ser cidades mais pequenas e calmas e isto iria estragar tudo.
ele que a meta em Vila Velha de Ro'dão, o centro geode'zico(?) do pai's:lol:
Aka February 10th, 2008, 11:44 PM Não e' "Coimbra cidade do conhecimento"?
É mesmo Museu.
Aka February 10th, 2008, 11:45 PM Esse cognome tem "direitos de autor":lol:
A culpa é do Goberno. :D
ruben.briosa February 10th, 2008, 11:47 PM É mesmo Museu.
olha que tenho quase a certeza que nas placas da A1 esta' coimbra cidade do conhecimento:lol:
Aka February 10th, 2008, 11:50 PM olha que tenho quase a certeza que nas placas da A1 esta' coimbra cidade do conhecimento:lol:
Foi sempre "Cidade-Museu", mas parece que, há pouco tempo, protestou-se contra isso e alteraram para "Capital do Conhecimento".
Estranho... eu tenho mesmo a ideia de ter visto "Cidade-Museu" há pouco tempo.
ruben.briosa February 10th, 2008, 11:53 PM e' que eu passei la' no saba'do passado (nao o dontem) e tenho quase mesmo a certeza que era "Coimbra Cidade do Conhecimento":lol:
alentejolover February 10th, 2008, 11:53 PM Exacto,uma vergonha mesmo,porque Evora sempre foi apelidada de cidade-museu,sempre foi conhecida como cidade-museu...toda a gente sabe disso.
ruben.briosa February 10th, 2008, 11:56 PM podes ficar com a cidade museu pra ti gosto mais de cidade do conhecimento:D:lol:
alentejolover February 10th, 2008, 11:59 PM Podes ficar com a cidade do conhecimento pra ti...gosto mais da cidade-museu:lol:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:02 AM ficamos bem entao:lol:
Barragon February 11th, 2008, 12:02 AM Epá, se me pagarem em faço-os todos!
Então e depois? tens paciencia ou vai tudo pá creche ? :lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:04 AM alguma coisa que nao perceberem perguntem.
não percebi.... nada! :D:D
o que são esses círculos todos?
distribuam preservativos furados na Queima das Fitas, a população da cidade duplicava logo no ano seguinte :lol:
Lourenco February 11th, 2008, 12:04 AM ele que a meta em Vila Velha de Ro'dão, o centro geode'zico(?) do pai's:lol:
Vila de Rei. ;)
alentejolover February 11th, 2008, 12:05 AM Barra,so dizes palermices:lol::lol:
Lino February 11th, 2008, 12:06 AM Não gosto de algumas ideias. O crescimento deve ser ponderado, planeado, para não se verem patos bravos a crescer e ruas a serem feitas para nada como ali na estrada de Eiras...
Há cidades feitas para serem grandes e outras para serem mais pequenas... o que queres agora, um arranha-céus em Penela ou Cantanhede?
Além de que Coimbra é muito montanhosa, tens algumas escarpas como a da Rua de Aveiro. No olival entre o Ingote e Bairro de S. Miguel tens uma estação de captação de águas... etc.
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:08 AM não percebi.... nada! :D:D
o que são esses círculos todos?
distribuam preservativos furados na Queima das Fitas, a população da cidade duplicava logo no ano seguinte :lol:
sao as novas expansoes do edificado da cidade.:lol:
isso dos preservativos e' boa ideia:lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:08 AM ele que a meta em Vila Velha de Ro'dão, o centro geode'zico(?) do pai's:lol:
Ai Meu Deus, Vila Velha de Ródão é quase em Castelo Branco :lol:
e ruas a serem feitas para nada como ali na estrada de Eiras...
Claro, construam primeiro os prédios que as ruas fazem-se depois :nuts::lol:
sao as novas expansoes do edificado da cidade.:lol:
Ah bom, podias então ter feito logo um mega-circulo, poupavas trabalho :rofl:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:11 AM Não gosto de algumas ideias. O crescimento deve ser ponderado, planeado, para não se verem patos bravos a crescer e ruas a serem feitas para nada como ali na estrada de Eiras...
Há cidades feitas para serem grandes e outras para serem mais pequenas... o que queres agora, um arranha-céus em Penela ou Cantanhede?
Além de que Coimbra é muito montanhosa, tens algumas escarpas como a da Rua de Aveiro. No olival entre o Ingote e Bairro de S. Miguel tens uma estação de captação de águas... etc.
não.. queria mesmo em Coimbra:lol:
claro que seria ponderado e planeado, com uma boa arquitectura, em algumas zonas malha ortogonal, muitas zonas verdes intercaladas etc etc.
e' lino eu sei que para ti coimbra teria uma floresta frondosa a envolver a universidade por todos os lados, em vez do esta'dio uma creche com um mega-jardim à volta mas a cidade nao pode ficar estagnada. tem que crecer (ordenadamente) custe o que custar.
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:14 AM Ai Meu Deus, Vila Velha de Ródão é quase em Castelo Branco :lol:
Ah bom, podias então ter feito logo um mega-circulo, poupavas trabalho :rofl:
começam as duas por vila:lol:
era para mostrar cada espaço para onde a cidade se deve dirigir..
alentejolover February 11th, 2008, 12:16 AM E qual seria o tipo de arquitectura nessas expansoes?
Vivendas,blocos de apartamentos,patos:lol:?
HugoK February 11th, 2008, 12:18 AM E qual seria o tipo de arquitectura nessas expansoes?
o que é que isso interessa para o assunto? andas muito saidinho da casca :D:D
alentejolover February 11th, 2008, 12:19 AM Interessam-me as ideias deste maluco da briosa:lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:20 AM maluco com maluco se entende :angel: :lol:
alentejolover February 11th, 2008, 12:22 AM No fundo,neste forum somos todos malucos...uns mais que outros.
Os coimbroes sao dos mais...:lol::lol:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:22 AM Interessam-me as ideias deste maluco da briosa:lol:
maluco?:nuts:
interessam-te as ideias.. achas bem ou mal?:lol:
Lino February 11th, 2008, 12:23 AM Não é isso, mas as ruas foram feitas há que séculos e estão para ali... ao menos façam tudo de seguida como quando contruíram os armazéns atrás da D. Dinis...
alentejolover February 11th, 2008, 12:23 AM Acho um pouco megalomano:lol:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:23 AM No fundo,neste forum somos todos malucos...uns mais que outros.
Os coimbroes sao dos mais...:lol::lol:
isso e' do espirito da cidade:lol:
conimbricenses sff:bash::lol:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:25 AM Acho um pouco megalomano:lol:
utopia talvez e eu disse isso logo no principio. mas queria que se realizasse..
alentejolover February 11th, 2008, 12:25 AM Entao...coimbrao soa mal?:nuts:
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:26 AM Entao...coimbrao soa mal?:nuts:
ya lembra outras palavras menos pro'prias que não ficam bem a conimbricenses.. talvez a alentejanos soassem melhor:lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:26 AM Entao...coimbrao soa mal?:nuts:
não é soar mal, simplesmente está errado ;) ou queres que te chame de Evorão? :lol:
mas tens de admitir que os forumers de Coimbra são dos mais bem dispostos do forum :tyty::D
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:26 AM Não é isso, mas as ruas foram feitas há que séculos e estão para ali... ao menos façam tudo de seguida como quando contruíram os armazéns atrás da D. Dinis...
ya..
Lourenco February 11th, 2008, 12:26 AM Entao...coimbrao soa mal?:nuts:
Coimbrões é uma localidade no concelho de Gaia. ;)
Lino February 11th, 2008, 12:28 AM Já há uma terra Coimbrões... Coimbrão é algo de cá, como a memória Coimbrã, a academia coimbrã, mas um cidadão de Coimbra é um Conimbricense...
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:29 AM E qual seria o tipo de arquitectura nessas expansoes?
de tudo um pouco menos patos:lol:
alentejolover February 11th, 2008, 12:29 AM não é soar mal, simplesmente está errado ;) ou queres que te chame de Evorão? :lol:
mas tens de admitir que os forumers de Coimbra são dos mais bem dispostos do forum :tyty::D
Eborao...seria engraçado:lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:29 AM se nos chamasses coimbrinhas já não era tão mau :lol:
HugoK February 11th, 2008, 12:30 AM os patos que se fazem actualmente em Coimbra: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=369413
destes queremos muitos :D
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:31 AM exacto!:D
Lino February 11th, 2008, 12:31 AM se nos chamasses coimbrinhas já não era tão mau :lol:
Acho o termo muito pejorativo... Coimbrinhas são aqueles mais fundamentalistas, que pensam que mandam...
Eu preferia mais urbanizações de moradias como o Bairro Norton de Matos... uma zona de moradias com pequenas ruas, melhor qualidade de vida e confusão...
Na Qtª de S. Jerónimo há apartamentos a uns 125.000 contos. :nuts:
alentejolover February 11th, 2008, 12:32 AM Que ricos patos:)
Gente fina e outra coisa...algum de voçes tem casa nesta urbanizaçao?
Lourenco February 11th, 2008, 12:32 AM O crescimento deve ser ponderado, planeado, para não se verem patos bravos a crescer e ruas a serem feitas para nada como ali na estrada de Eiras...
Que ruas são essas? Estive a procurar no GE mas não encontrei. :dunno:
Lourenco February 11th, 2008, 12:34 AM os patos que se fazem actualmente em Coimbra: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=369413
destes queremos muitos :D
Tenho que passar lá um dia desta semana para tirar umas fotos actualizadas. O lago já tem água, as piscinas já estão feitas, alguns dos novos edifícios já estão bastante avançados... Está cada vez melhor! :)
HugoK February 11th, 2008, 12:41 AM Agora tentando falar um pouco a sério, ruben esse "projecto" é demasiado utopico e apoiado em..... nada!
Medidas concretas que poderiam ser tomadas:
Com a realização da circular desde o Forum até às Lajes, na minha opinião desde que se conseguisse dotar a zona de Santa Clara, São Martinho e Taveiro com acessos decentes e um planeamento minimamente aceitável essa seria a zona que poderia fazer crescer a cidade muito rapidamente. Já tem hospital, escolas, estruturas desportivas e comerciais, etc, basta apenas acessos.
O mesmo se pode dizer da zona norte (Pedrulha, Eiras e Souselas), zonas com igualmente grande potencial de crescimento.
O grande problema destas zonas é que em Coimbra não existe verdadeiramente uma zona industrial. Existem várias zonas industriais pequenas que aos poucos vão sendo devoradas pela especulação imobiliária (basta ver o exemplo da estaco, fábrica da cerveja e até os mais recentes rumores de um hipermercado na localização da fucoli)
era preciso criar uma zona que fosse reservada apenas para construção industrial
a nível de acessos à zona seria necessária uma ampliação do aerodromo e aqui a câmara podia fazer algo mais, bastava comprar o terreno ao fundo da pista e mandar abater os pinheiros que aumentava logo grandemente a segurança dos aviões (avionetas, pronto) :lol:
depois falta aquilo que não depende de nós, como a estação de comboios, metro, ligações rodoviárias, etc
ruben.briosa February 11th, 2008, 12:45 AM mas e' que assim a cidade esta' a crescer para essas zonas sem um minimo de sentido.. era so' preciso criar grandes zonas zonas industriais, fontes de emprego desde para pessoas sem qualificação como para qualificadas que o resto logo viria..
Aka February 11th, 2008, 12:46 AM Então e depois? tens paciencia ou vai tudo pá creche ? :lol:
Ponham-me em tribunal.
Aka February 11th, 2008, 12:58 AM Mataram o Ramos Horta.
alentejolover February 11th, 2008, 01:00 AM Foi apenas ferido...quem foi morto foi o Major Reinado...
Lourenco February 11th, 2008, 01:00 AM Foi alvejado, mas não morreu. Está a ser operado.
Barragon February 11th, 2008, 01:03 AM Barra,so dizes palermices:lol::lol:
:lol: o outro é que quer meter Évora na AMCoimbra e eu é que digo palermices ... eu disse a coisa mais acertada até agora :lol: ou é mentira o que disse?
Aka February 11th, 2008, 01:05 AM Foi alvejado, mas não morreu. Está a ser operado.
Epá, estava a antecipar-me para ver se era o primeiro a dar a notícia.
No meu tempo presidente que levava tiro no estômago morria... Este mundo anda muito bom...
alentejolover February 11th, 2008, 01:06 AM :lol::lol::lol:
Vivam os preservativos furados:lol::lol:...Baby Boom is on the way:lol:
Aka February 11th, 2008, 01:07 AM :lol: o outro é que quer meter Évora na AMCoimbra e eu é que digo palermices ...
Com a Coimbra iParque dá-lhe só uns anitos.....
"Melhor PDM dos últimos 10 anos!!!"
ruben.briosa February 11th, 2008, 01:07 AM :lol: o outro é que quer meter Évora na AMCoimbra e eu é que digo palermices ... eu disse a coisa mais acertada até agora :lol: ou é mentira o que disse?
ya eu acho que coimbra exerce muito poder de atracçao sobre e'vora se bem que talvez so' chegue ali ate' coruche:lol:
alentejolover February 11th, 2008, 01:08 AM Nao percebi,Aka...
Lino February 11th, 2008, 01:11 AM Que ruas são essas? Estive a procurar no GE mas não encontrei. :dunno:
Da rotunda junto ao A2 e da cortada para IC2, viras à direita e depois dos armazéns tens lá mais umas ruas e rotundas...
O Ramos Horta está a ser operado e o Alfredo Reinado, responsável por isto, foi morto...
Aka February 11th, 2008, 01:12 AM Nao percebi,Aka...
:pet::kiss:
alentejolover February 11th, 2008, 01:15 AM Uma coisa e explicares,outra e quereres passar-me por parvo...
Lourenco February 11th, 2008, 01:23 AM Da rotunda junto ao A2 e da cortada para IC2, viras à direita e depois dos armazéns tens lá mais umas ruas e rotundas...
Continuo sem perceber qual é o local a que te referes. :dunno:
Uma imagem do google earth ajudava... :)
daniel322 February 11th, 2008, 01:27 AM usa o google maps lino, é mais fácil de explicar.. por acaso tb não percebi onde era, mas à procura encontrei isto que achei curioso:
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.252002,-8.415173&spn=0.003619,0.007296&t=h&z=17&om=0
parece uma pista de cross..
ps: Tenho a ideia de que realmente na A1 está escrito Coimbra Cidade Museu
ruben.briosa February 11th, 2008, 01:36 AM usa o google maps lino, é mais fácil de explicar.. por acaso tb não percebi onde era, mas à procura encontrei isto que achei curioso:
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.252002,-8.415173&spn=0.003619,0.007296&t=h&z=17&om=0
parece uma pista de cross..
ps: Tenho a ideia de que realmente na A1 está escrito Coimbra Cidade Museu
ja' foi mas agora tenho quase a certeza que nao e'.
ruben.briosa February 11th, 2008, 01:40 AM Encontei isto: "Coimbra, cidade do conhecimento" é o pomposo lema de boas-vindas para quem a ela chega."
Aka February 11th, 2008, 01:45 AM Uma coisa e explicares,outra e quereres passar-me por parvo...
Ai 'tejo....... tu às vezes passas-te com cada uma...........
daniel322 February 11th, 2008, 02:01 AM Tenho que passar lá um dia desta semana para tirar umas fotos actualizadas. O lago já tem água, as piscinas já estão feitas, alguns dos novos edifícios já estão bastante avançados... Está cada vez melhor! :)
:lol: que coincidência.. :)
Antecipaste-te. :D Já tinha dito noutro tópico que tinha a intenção de passar lá esta semana para tirar umas fotos já com o lago cheio de água.
daniel322 February 11th, 2008, 02:04 AM Acho muito difi'cil mas era assim que gostaria de ver a minha grande cidade que com esta expansões teria entre 500 mil a um milhao
não leves a mal ruben.briosa, mas ganhar quase um milhão em 10 anos não é muito dificil, é impossível :lol:
mas deixa lá, ainda não pagamos impostos para sonhar :)
Lino February 11th, 2008, 02:10 AM Ao pé da D. Dinis...
http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=h&om=0&ll=40.239276,-8.430934&spn=0.007174,0.014591&z=16
Concluiram a ligação do Bairro de S. Miguel à Adriano Lucas, que antes era de terra batida...
ruben.briosa February 11th, 2008, 02:20 AM não leves a mal ruben.briosa, mas ganhar quase um milhão em 10 anos não é muito dificil, é impossível :lol:
mas deixa lá, ainda não pagamos impostos para sonhar :)
nao e' ganhar um milhao.. e ganhar 900 mil:lol: :D
Lourenco February 11th, 2008, 02:34 AM Ao pé da D. Dinis...
http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=h&om=0&ll=40.239276,-8.430934&spn=0.007174,0.014591&z=16
Concluiram a ligação do Bairro de S. Miguel à Adriano Lucas, que antes era de terra batida...
Mas isso é uma zona industrial, onde as infraestruturas de acesso são sempre feitas em primeiro lugar. É normal que as ruas fiquem sem nada durante algum tempo, até começarem a surgir as empresas interessadas. Olha o exemplo destes parques empresariais na Madeira:
http://www.mpe.pt/ficheiros/jpg_gif/Camacha5.jpg
http://www.mpe.pt/ficheiros/jpg_gif/Calheta31.jpg
http://www.mpe.pt/ficheiros/jpg_gif/Santana5.jpg
pedrodepinto February 11th, 2008, 05:49 PM Muito bem feita a estrada :yes:!
djou23 February 11th, 2008, 07:19 PM ruben, aqui fica a minha proposta para o circulo amarelo, espero que nao te importes:) esta muito básico, mas é o que se arranja:nuts:
http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/circuloamarelo.jpg
1- centro de alto rendimento desportivo
2- polo de faculdade de desporto
3- habitaçao e serviços
4- zona residencial de baixa implantaçao
5- zona residencial de média-baixa implantaçao
6- estadio universitario
tambem acho que umas torres na outra margem do rio ficavam impecaveis, mas nao sei até que ponto, devido ao relevo atribulado, isso será possivel.
para mim o melhor local para a aglomeraçao de construçoes em altura em coimbra é todo o bairro norton de matos :nuts::lol:, eu sei que é inviável, mas...
no lugar onde agora esta o estadio universitario ficava bem um pavilhao multi-usos; toda a zona a verde seria a continuaçao do parque verde até á ponte de ceira, mas mais "natural", sem as intervençoes nas margens que fizeram/pretendem fazer do açude até á ponte da europa;
foxhesp69 February 11th, 2008, 08:25 PM ^^^^^^
este sim é um projecto ambicioso mas não tanto como ganhar 900 mil habitantes em 10 anos.
Inflizmente vivemos em Portugal e não na Espanha onde cidades médias crecem de forma abismal e onde a populção é muita e sobretudo muito jovem.
ruben.briosa February 11th, 2008, 09:42 PM ruben, aqui fica a minha proposta para o circulo amarelo, espero que nao te importes:) esta muito básico, mas é o que se arranja:nuts:
3- habitaçao e serviços
6- estadio universitario
tambem acho que umas torres na outra margem do rio ficavam impecaveis, mas nao sei até que ponto, devido ao relevo atribulado, isso será possivel.
para mim o melhor local para a aglomeraçao de construçoes em altura em coimbra é todo o bairro norton de matos :nuts::lol:, eu sei que é inviável, mas...
no lugar onde agora esta o estadio universitario ficava bem um pavilhao multi-usos; toda a zona a verde seria a continuaçao do parque verde até á ponte de ceira, mas mais "natural", sem as intervençoes nas margens que fizeram/pretendem fazer do açude até á ponte da europa;
eu queria mesmo ver nessa zona uma EXPO:(
Lino February 11th, 2008, 09:46 PM Por acaso gosto da natureza aliada ao rio nessa zona... campos desportivos e talvez umas vivendas sim, mas prédios não...
ruben.briosa February 11th, 2008, 09:56 PM a natureza e' boa ninguem diz o contrario lino mas tu queres natureza em todo o lado:lol:
Aka February 11th, 2008, 11:11 PM a natureza e' boa ninguem diz o contrario lino mas tu queres natureza em todo o lado:lol:
Isso é verdade (:lol:), mas, de facto, aquela zona com prédios, da maneira que foi falada, também fica um bocadinho pró estranho. Principalmente, devido ao que está a ser feito no resto da beira-rio da cidade.
Barragon February 11th, 2008, 11:14 PM ruben, aqui fica a minha proposta para o circulo amarelo, espero que nao te importes:) esta muito básico, mas é o que se arranja:nuts:
1- centro de alto rendimento desportivo (tudo bem)
2- polo de faculdade de desporto (tudo bem)
3- habitaçao e serviços (tudo bem)
4- zona residencial de baixa implantaçao (se te deixarem derrubar mata de pinhal)
5- zona residencial de média-baixa implantaçao (se te deixarem construir em leito de cheias)
6- estadio universitario (mais um estádio?)
:D
ruben.briosa February 11th, 2008, 11:17 PM Isso é verdade (:lol:), mas, de facto, aquela zona com prédios, da maneira que foi falada, também fica um bocadinho pró estranho. Principalmente, devido ao que está a ser feito no resto da beira-rio da cidade.
eu gostava de jardins ao longo das margens e depois entao uns bons high-rises e arranha ceus pra tra's:D
Lino February 11th, 2008, 11:21 PM Não é natureza em todo o lado, mas penso que a construção deve ser feita em equilíbrio com a envolvente... fazer uns prédios ali é como a Segurança Social em Viseu ou o Arnado em Coimbra, não têm nada a ver... além de que se deve ter em atenção o leito do rio...
Construindo, deve-se pensar em construção menos volumosa e leve, em consonância com a zona e com o que se tem feito nas margens do rio como o Aka disse...
Só defendo mais a natureza por uma questão de estética, planeamento e, sobretudo, o bem estar das pessoas que vivem e usam os espaços urbanos que deve ser colocado acima de tudo. Há que diversificar a oferta... ali uma arena de espectáculos de música e teatro...
E high-rises com terreno montanhoso logo ali...
Prédios só se for como este em Heidelberg:
http://img.photobucket.com/albums/v639/Galveias/DSCN5085.jpg :D
Faltam, em Coimbra, bairros de moradias...
http://img.photobucket.com/albums/v639/Galveias/DSCN6559.jpg
Adorei umas que lá vi, geminadas, mas com uns vidros enormes na frente, um quintalzinho e umas vedações altas...
http://img.photobucket.com/albums/v242/queenchampions/Erasmus/DSCN6567.jpg
Isto separado e com mais umas janelas ficaria bonito com as vistas de rio...
HugoK February 12th, 2008, 01:10 AM ruben, aqui fica a minha proposta para o circulo amarelo, espero que nao te importes:) esta muito básico, mas é o que se arranja:nuts:
3- habitaçao e serviços
6- estadio universitario
Eu acho que é suposto o parque verde ir até à Ponte da Portela. Esse teu plano é provável que venha a ser construído (pelo menos em parte)
eu queria mesmo ver nessa zona uma EXPO:(
:lol: acorda rapaz, não vives em Espanha :lol:
a natureza e' boa ninguem diz o contrario lino mas tu queres natureza em todo o lado:lol:
Desculpa Lino, mas é verdade :lol::lol::lol:
JohnnyMass February 12th, 2008, 01:34 AM Aqui esta' o que desejo para Coimbra num futuro pro'ximo - 10 anos. Acho muito difi'cil mas era assim que gostaria de ver a minha grande cidade que com esta expansões teria entre 500 mil a um milhao dependeria da densidade.. alguma coisa que nao perceberem perguntem..
:hilarious não percebi onde é que vais arranjar 400000 a 900000 pessoas em 10 anos!:lol:
HugoK February 12th, 2008, 01:43 AM Fácil! É como no sim city! 3 ruas e 4 avenidas e ficas logo com meio milhão de habitantes :lol:
Lourenco February 12th, 2008, 02:14 AM :hilarious não percebi onde é que vais arranjar 400000 a 900000 pessoas em 10 anos!:lol:
Estás desatento Johnny, esse assunto já aqui foi debatido e a solução já foi apresentada:
Se a população duplicar todos os anos, em poucos anos tínhamos um milhão de habitantes. :banana: :D
Lino February 12th, 2008, 02:18 AM Eu já desenvolvi o meu pensamento urbano acima...
Lourenco February 12th, 2008, 02:29 AM O local em questão poderia ter sido aproveitado era para fazer a praia fluvial de Coimbra, na zona da curva do rio, onde se vêem alguns bancos de areia.
A actual, apesar de ser razoável, é muito longe e os acessos não são grande coisa...
Tom_Lisboa February 12th, 2008, 03:26 AM sinceramente .. eu nao acredito q isso aconteça nos proximos 2000 anos mas va la .
soh nao entendo uma coisa .. da onde tirastes isto pa .. do nada bateu-te a ideia .. ai seria fixe se coimbnra fosse urbanizada a ponto de termos x população :lol:
enfim .. eu gostaria q detalhasses mais, fizesses desenhos e explicações de como e com q recursos coimbra ficaria assim .. da minha parte achei loucura .. mas era fixe q mais gtn pensasse q nem tu ;) ..
calro q nao ao peh da letra :lol:
pedrodepinto February 12th, 2008, 05:09 PM :lol: acorda rapaz, não vives em Espanha :lol:
Termos tido uma em Lisboa já foi muito bom :okay:!
HugoK February 12th, 2008, 06:19 PM ...para voces.... :D
:lol: :)
pedrodepinto February 12th, 2008, 07:26 PM Também é verdade, mas digo-te que já mal me lembro :D!
Por mim voltava a ter outra, poderia ser em Coimbra ou em Freixo de Espada à Cinta, como quisessem :lol:!
ruben.briosa February 12th, 2008, 08:01 PM sinceramente .. eu nao acredito q isso aconteça nos proximos 2000 anos mas va la .
soh nao entendo uma coisa .. da onde tirastes isto pa .. do nada bateu-te a ideia .. ai seria fixe se coimbnra fosse urbanizada a ponto de termos x população :lol:
enfim .. eu gostaria q detalhasses mais, fizesses desenhos e explicações de como e com q recursos coimbra ficaria assim .. da minha parte achei loucura .. mas era fixe q mais gtn pensasse q nem tu ;) ..
calro q nao ao peh da letra :lol:
essas zonas que assinalei e' para onde coimbra se esta' a espalhar.. mas muito tipo uma urbanizaçao aqui, outra acola'.. se todo estes espaços fossem urbanizados, tivessem grandes parques etc etc teriam essa populaçao que era a que eu queria para Coimbra!:D e' so' preciso crescer uns 50 mil hab por ano:lol:
ruben.briosa February 12th, 2008, 08:02 PM :lol: acorda rapaz, não vives em Espanha :lol:
Ai não?:lol:
alentejolover February 12th, 2008, 08:02 PM Continua a saga...Ruben e a NY portuguesa:lol::lol::lol::lol:
ruben.briosa February 12th, 2008, 08:04 PM NY com 1 milhao? LIsboa e Porto continuariam a ter mais.
djou23 February 12th, 2008, 08:08 PM poderia ser uma "expo", no conceito de espaço urbanizado, com qualidade de vida, com muuiiiito espaço verde. claro que a pop teria de vir de algum lado, o que é dificil pelo menos em numeros como apresentados pelo ruben, mas trata-se de planear, projectar a expansao urbana de coimbra e esta é uma das ultimas, senao a ultima zona "virgem" de coimbra, ainda nao tem estradinhas e casinhas espalhadas sem nexo nem lei
alentejolover February 12th, 2008, 08:10 PM NY com 1 milhao? LIsboa e Porto continuariam a ter mais.
NY tem 8 milhoes... nao e esse o teu pleno para Coimbra?:lol:
ruben.briosa February 12th, 2008, 08:28 PM nao.. e' entre 500 mil a 1 milhao:lol: e NY+ suburbios tem quase 20:lol:
ruben.briosa February 12th, 2008, 08:29 PM poderia ser uma "expo", no conceito de espaço urbanizado, com qualidade de vida, com muuiiiito espaço verde. claro que a pop teria de vir de algum lado, o que é dificil pelo menos em numeros como apresentados pelo ruben, mas trata-se de planear, projectar a expansao urbana de coimbra e esta é uma das ultimas, senao a ultima zona "virgem" de coimbra, ainda nao tem estradinhas e casinhas espalhadas sem nexo nem lei
se nao houvesse oportunidade para a ExPO era isso mesmo..
Lino February 12th, 2008, 10:23 PM Meu, vai dormir... o Porto tem menos de 300.000 e é a cidade que é, onde queres meter aqui 500.000 a 1 milhão, ainda por cima sem indústrias ou emprego, ou sendo a rede de transportes uma miséria e o trânsito um caos?
Barragon February 12th, 2008, 10:25 PM ^^ mas ainda ligam :lol:
pedrodepinto February 12th, 2008, 10:26 PM Parece que sim :lol:!
fred_mendonca February 12th, 2008, 10:28 PM Coimbra pode chegar a 200.000 no médio/longo prazo, isto se conseguirem estancar a perda de população!
ruben.briosa February 12th, 2008, 10:35 PM Meu, vai dormir... o Porto tem menos de 300.000 e é a cidade que é, onde queres meter aqui 500.000 a 1 milhão, ainda por cima sem indústrias ou emprego, ou sendo a rede de transportes uma miséria e o trânsito um caos?
sabes o que e' planeamento? a cidade alargada iria ter centros industrias como e' o'bvio acho que não e' preciso dizer. a cidade do porto conurbada onde sempre e' cidade, onde passas de uma rua e apesar de mudares de municipio tem mais de 1 mi.
ruben.briosa February 12th, 2008, 10:36 PM ^^ mas ainda ligam :lol:
so' ligas porque queres. eu disse logo que isto era uma utopia mas que gostava que se realizasse.
Lourenco February 12th, 2008, 11:21 PM Meu, vai dormir... o Porto tem menos de 300.000 e é a cidade que é, onde queres meter aqui 500.000 a 1 milhão, ainda por cima sem indústrias ou emprego, ou sendo a rede de transportes uma miséria e o trânsito um caos?
Oh Lino, os sonhos do Ruben podem ser irrealistas, mas os teus argumentos para os rebater também pecam pelo exagero... O Porto tem menos de 300.000 pessoas a dormir lá, porque durante o dia o número de pessoas que circula na cidade é muito superior a esse. Apesar de Coimbra ser pouco industrializada, a região centro tem uma das taxas de desemprego mais baixas do país. O trânsito não flui como poderia, mas está longe de ser um caos. E mesmo que os transportes para o Monte Formoso não sejam os que tu gostavas, classificar a rede de transportes de miserável é ir longe de mais. Para as ajudas que tem do governo até é bem razoável...
Deixa-o sonhar, afinal sonhar (ainda) não paga imposto. E Coimbra precisa de gente sonhadora e com ambição, velhos do Restelo já temos de sobra... :)
Lino February 12th, 2008, 11:38 PM Não sou velho do Restelo, sou realista... o trânsito é caótico... alguma vez é normal numa cidade destas haver tanto trânsito como na Fernão de Magalhães, Solum, ou na IC2 de manhã como vejo da janela, em que as filas vão da Casa do Sal à Pedrulha?
Além disso, muita gente vai embora de Coimbra para Penela, Condeixa e Lousã porque Coimbra é demasiado cara para viver...
Mais importante que construir é controlar os preços imobiliários e melhorar as condições materiais e não-materiais, como espaços cívicos, locais seguros para criar filhos, segurança, etc. para mais gente se fixar cá. Não é só a construir que se aumenta a população, esta deve sentir-se encorajada a vir para cá. Haver alguns incentivos que beneficiem a taxa de natalidade, haver aquilo a que chamo espaço para respirar e crescer...
Se eu não me sentir motivado para viver em algum lado é muito difícil.
Há cidades pequenas com imensa qualidade de vida. O tamanho das cidades não é tudo, mas o que se faz com ele.
Coimbra tem muito com que se preocupar como alguns que já apontei. Há que melhorar emprego, estradas, o aspecto social, a segurança, melhorar as infra-estruturas, a promoção no país e estrangeiro e melhoramento do serviço de turismo, construção e melhoria das infra-estruturas de educação, formação e investigação, além de desenvolvimento empresarial e industrial em que a cidade tem potencial, como a área das novas tecnologias (como é exemplo o IParque)...
Lourenco February 13th, 2008, 12:38 AM O que Coimbra precisa toda a gente sabe e é o mesmo que todas as regiões precisam: mais e melhor emprego, melhor ambiente, maior fluidez no trânsito, transportes públicos mais eficazes, mais segurança, habitação mais barata, equidade social, melhores infra-estruturas, apoio a jovens empreendedores, maior visibilidade turística...
O que acabaste de referir são as medidas padrão enunciadas em qualquer manual de economia local/regional. Nada do que disseste é novidade para ninguém. Se retirares a palavra "Coimbra" do teu post anterior e substituíres por "Lisboa", "Porto" ou "Évora" o teu post anterior continuará a ser igualmente válido. A grande questão não é "o que fazer?" mas sim "como fazer?". E para essa questão não apresentaste nenhuma solução...
Ainda assim, na tua argumentação tocaste num ponto muito interessante:
Se eu não me sentir motivado para viver em algum lado é muito difícil.
Durante vários anos Coimbra construiu a imagem de uma cidade estagnada, parada no tempo, pouco dinâmica... Imagem que contrasta com a imagem de cidades como Braga e Aveiro, que se desenvolveram fortemente nesse mesmo período, transparecendo para o exterior a imagem de cidades dinâmicas e com uma elevada qualidade de vida. É essa imagem de dinamismo e empreendedorismo que Coimbra necessita neste momento, para contrastar com o estigma vigente de cidade ultrapassada e pouco activa. Uma imagem que motive as pessoas para virem viver para Coimbra, para virem usufruir tudo o que a cidade tem para lhes dar: a qualidade de vida de urbanizações como a Quinta de S. Jerónimo ou Quinta das Lágrimas, os belos parques da cidade, as ruas mágicas da Alta, os monumentos carregados de história, a oferta comercial da Baixa e dos excelentes centros comerciais, o Mondego, o Fado de Coimbra... :)
Claro que não é preciso (nem desejável) que a cidade cresça até ao milhão de habitantes, como gostava o Ruben. Por alguma coisa me referi às ideias dele como sonhos, utopias... Mas Coimbra é isso mesmo, uma cidade de encantos, propícia ao sonho... E este é o sonho do Ruben. Se não gostas, fica lá no teu mundo "realista", mas deixa-o vivê-lo. ;)
ruben.briosa February 13th, 2008, 01:09 AM Ter muita ou pouca população influencia e muito no caso de Portugal. Repararem as regiões que são mais ricas em Portugal se não são aquelas em que ha' mais população. E depois Coimbra teria toda esta envolvente natural que ainda tem. Se repararem bem as areas que propunha a urbanizar sao aquelas para onde o crescimento actual da cidade se dirige, onde esta' tudo completamente desorganizado. Aldeias com urbanizaçoes, um emaranhado que se vive por la'. Bons planos de urbanizaçao para estas areas ja' suburbanas algumas, periurbanas outras ou mesmo rurais so' seria melhor para a cidade de Coimbra e para estas a'reas que actualmente nem são cidade nem campo..
daniel322 February 13th, 2008, 01:16 AM Coimbra pode chegar a 200.000 no médio/longo prazo, isto se conseguirem estancar a perda de população!
Coimbra está a perder população da mesma forma que Lisboa e Porto.. perde no centro e ganha nos arredores..
Lourenco February 13th, 2008, 01:16 AM As regiões (NUTS2) mais ricas de Portugal são Lisboa, Madeira e Algarve. Destas, apenas a região de Lisboa é muito povoada. ;)
daniel322 February 13th, 2008, 01:23 AM Não sou velho do Restelo, sou realista... o trânsito é caótico... alguma vez é normal numa cidade destas haver tanto trânsito como na Fernão de Magalhães, Solum, ou na IC2 de manhã como vejo da janela, em que as filas vão da Casa do Sal à Pedrulha?
Uma coisa é certa, basta um acidente no IC2 ou Fernão de Magalhães e a cidade "pára"..
Coimbra tem muito com que se preocupar como alguns que já apontei. Há que melhorar emprego, estradas, o aspecto social, a segurança, melhorar as infra-estruturas, a promoção no país e estrangeiro e melhoramento do serviço de turismo, construção e melhoria das infra-estruturas de educação, formação e investigação, além de desenvolvimento empresarial e industrial em que a cidade tem potencial, como a área das novas tecnologias (como é exemplo o IParque)...
Tudo o que é acima referido, excepto o turismo e a educação, nada tem a ver com o poder local.. e se tiveres seguido a imprensa local sabes o enorme esforço financeiro que a CMC tem tido a renovar o parque escolar da zona urbana ;)
Ter muita ou pouca população influencia e muito no caso de Portugal.
Há pessoas para quem só a população conta.. :lol:
ruben.briosa February 13th, 2008, 01:23 AM lourenço o Porto e' muito rico nao tem culpa de estar numa regiao pobre.. Algarve e Madeira e' pelo turismo..
ruben.briosa February 13th, 2008, 01:25 AM Uma coisa é certa, basta um acidente no IC2 ou Fernão de Magalhães e a cidade "pára"..
Tudo o que é acima referido, excepto o turismo e a educação, nada tem a ver com o poder local.. e se tiveres seguido a imprensa local sabes o enorme esforço financeiro que a CMC tem tido a renovar o parque escolar da zona urbana ;)
Há pessoas para quem só a população conta.. :lol:
não e' isso. mas uma maior de populaçao tra's muito mais riqueza. com mais populaçao temos acesso a tudo.
daniel322 February 13th, 2008, 01:27 AM não e' isso. mas uma maior maioria de populaçao tra's muito mais riqueza. com mais populaçao temos acesso a tudo.
não necessariamente.. Coimbra com menos população que Braga produz mais riqueza..
ruben.briosa February 13th, 2008, 01:29 AM a diferença tambem nao e' assim tao grande..
Lourenco February 13th, 2008, 01:37 AM não e' isso. mas uma maior de populaçao tra's muito mais riqueza. com mais populaçao temos acesso a tudo.
Essa relação está longe de ser linear...
Há uma diferença entre crescimento e desenvolvimento. Coimbra precisa de crescer moderadamente para se desenvolver. Sem excessos nem megalomanias. ;)
Não reduzas o desenvolvimento das regiões da Madeira e do Algarve ao turismo, principalmente no caso da Madeira.
Sim, o Porto é rico, mas o resto da região é pobre. Não interessa ter Coimbra como um oásis de riqueza no meio da região centro. Interessa é que Coimbra funcione como motor económico, para termos toda uma região Centro rica e desenvolvida.
ruben.briosa February 13th, 2008, 02:21 AM e' verdade. mas se desse para conciliar uma metro'pole com uma regiao rica tanto melhor..
Lino February 13th, 2008, 02:30 AM Coimbra precisa de se desenvolver sustentadamente, com os pés assentes na terra.
Sobre a cultura e a promoção lá fora, Coimbra poderia fazer bem mais, ter alguma publicidade, ter mais pub nas agências de turismo e um spot na tv...
Temos muita cultura e outros aspectos que são desconhecidos de imensa gente...
A Feira Medieval, por exemplo, poderia ser muito melhor aproveitada lá por fora e ter mais além da feira, como o torneio que já se fez... Santa Maria da Feira promove a sua feira pelo país todo e tem muito actividades mais que a dita...
Haver mais encontros de música e promover as bandas de cá, em que Coimbra é conhecidíssima.
Karlussantus February 16th, 2008, 02:39 AM Coimbra precisa de se desenvolver sustentadamente, com os pés assentes na terra.
Sobre a cultura e a promoção lá fora, Coimbra poderia fazer bem mais, ter alguma publicidade, ter mais pub nas agências de turismo e um spot na tv...
Temos muita cultura e outros aspectos que são desconhecidos de imensa gente...
A Feira Medieval, por exemplo, poderia ser muito melhor aproveitada lá por fora e ter mais além da feira, como o torneio que já se fez... Santa Maria da Feira promove a sua feira pelo país todo e tem muito actividades mais que a dita...
Haver mais encontros de música e promover as bandas de cá, em que Coimbra é conhecidíssima.
O problema são os interesses! Depois de chegarem ao poder, todos querem roubar o máximo para si, conquistando ao mesmo tempo os votos!
Tudo o que vocês foram colocando, como as zonas verdes, as zonas desportivas o incentivo da cultura e a promoção da cultura de Coimbra no exterior, esbarra com o interesse pessoal de quem está à frente!!
Pois é melhor meter dinheiro ao bolso e aprovar 10 edificios no meio das zonas verdes, 3 torres para a zona dos museus e das obras publicas que vocês aqui colocaram.
E de seguida usar o dinheiro que era para promover a cultura de Coimbra no exterior e ir requalificando os erros urbanisticos criados, com empresas de familiares, e assim lavar o resto do dinheiro.
É uma caricatura, mas vai-se passando!
Por exemplo falo do que conheço, em Braga que está em cima da Bracara Augusta que era a capital da Galecia(com 200.000 habitantes em 50 depois de cristo, e provavelmente mais de 300.000 no fim do imperio romano, após passar a capital da Galecia) até 1900 descobriram várias termas, lápides, moedas em ouro, partes da muralha romana, etc... toda a area era coberta por quintas excepto uma pequena zona na parte medieval da cidade.
Tudo isto a ser descoberto tornava Braga tal como Mérida(capital da Lusitania) em Espanha numa zona de patrimonio mundial. Imaginem o grande potencial turistico que tinha, um Circo,
Anfiteatro, Teatro, Fórum, Mosaicos etc... (Vejam o exemplo de Coninbriga que é mto menor e tem o explendor que tem, só aqueles lindos mosaicos recuperados!!)
O que foi feito!?
Prédios em cima de tudo, durante os anos 60 e até à decada de 90, foram destruindo tudo! Agora em 2000 e qq coisa ficaram contentes em descobrir o Teatro Romano com 80 metros de diametro!!!
Foi lá a Ministra da Cultura, mas mesmo hoje em dia não arranjam dinheiro para as escavações daquilo!! Vejam exemplos de teatros romanos para verem a grandeza do edificio... é triste...
Estou de acordo com muito do que foi colocado, claro que pensar em 500.000 habitantes já em 10 anos é quase impossível. Mas requalificar e atraiar investimentos concordo em absoluto.
P.S. Com uma pista de 2 KM um 737 de 1980 e uns papeis em chinês, era só o estado Português, aceitar e tinhamos 350.000 chineses prontos para virem nos próximos 10 anos :), já dava 500.000 :)
daniel322 February 16th, 2008, 02:41 AM P.S. Com uma pista de 2 KM um 737 de 1980 e uns papeis em chinês, era só o estado Português, aceitar e tinhamos 350.000 chineses prontos para virem nos próximos 10 anos :), já dava 500.000 :)
:lol::lol: rebentávamos de vez com a Economia Europeia, passávamos logo a ser o distrito com maior produtividade do país :D
Daniel_Portugal February 16th, 2008, 02:54 AM o que mostraste eh tremendamente vago.
acredito que faça todo o sentido para quem conheça bem a cidade.... mas pra kem eh de fora fica à nora ao ver "este eh o projecto que queria pra cidade"... e ver uma imagem aérea com uns circulos, simplesmente :lol:
já agora... mostro o projecto que quero para a minha cidade :)
aqui ta!
http://www.radiobrennt.com/wordpress/wp-content/uploads/2006/10/big_tits.jpg
gandas arranha ceus hein? :D
Aka February 16th, 2008, 03:43 AM Por exemplo falo do que conheço, em Braga que está em cima da Bracara Augusta que era a capital da Galecia(com 200.000 habitantes em 50 depois de cristo, e provavelmente mais de 300.000 no fim do imperio romano, após passar a capital da Galecia) até 1900 descobriram várias termas, lápides, moedas em ouro, partes da muralha romana, etc... toda a area era coberta por quintas excepto uma pequena zona na parte medieval da cidade.
Tudo isto a ser descoberto tornava Braga tal como Mérida(capital da Lusitania) em Espanha numa zona de patrimonio mundial. Imaginem o grande potencial turistico que tinha, um Circo,
Anfiteatro, Teatro, Fórum, Mosaicos etc... (Vejam o exemplo de Coninbriga que é mto menor e tem o explendor que tem, só aqueles lindos mosaicos recuperados!!)
E 80% de Conímbriga ainda está enterrada.
Aliás, acho que há muita cidade portuguesa que deveria aproveitar todo o "potencial romano" ou árabe" que tem. Por exemplo, Aeminium não era uma grande cidade, mas basta escavar um pouco em qualquer porra de lugar em Coimbra para se encontrar qualquer coisa. Imagina isso exposto ao público! Mesmo que fosse subterrâneo! Era capaz de atrair mais gente que as próprias cidades acima da terra.
Aka February 16th, 2008, 03:44 AM gandas arranha ceus hein? :D
Isso é tudo especulação imobiliária.
Karlussantus February 16th, 2008, 04:31 AM Isso é tudo especulação imobiliária.
Off topic: Concordo em absoluto! Em vez de promoverem a cultura que a mulher tem, o grande potencial que os olhos dela têm, mesmo toda a zona abdominal poderia ser aproveitada para fazer solario e colocar piercings, a especulação imobiliaria feita pelo Cirurgião, levaram a termos aquelas duas torres...
Aka February 16th, 2008, 05:23 AM A corrupção anda por todo o lado....
Lino February 16th, 2008, 06:01 AM Uma coisa é crescimento e outra é desenvolvimento... consruir por construir é algo vago, que é o que tem acontecido... agora desenvolvimento é algo mais transversal a todas as áreas, desde a urbana à social, económica, ambiental, etc.
Karlussantus February 16th, 2008, 06:06 AM Uma coisa é crescimento e outra é desenvolvimento... consruir por construir é algo vago, que é o que tem acontecido... agora desenvolvimento é algo mais transversal a todas as áreas, desde a urbana à social, económica, ambiental, etc.
Off-topic:
Se és presidente da camara e queres ganhar dinheiro facil, promoves o crescimento, fazes ruas e vias que alimentem urbanizações, e aprovas as que te dão mais subornos!
Se és presidente da camara e não te importas com dinheiro, chega o que tens, promoves o desenvolvimento, e denuncias os subornos, logo de seguida os lobbys instalados, fazem-te uma campanha de difamação, no mandato seguinte deixas de ser presidente, e passas a pertencer ao Bloco de Esquerda ou a um partido ainda mais pequeno :) :) :):lol::lol::banana:
Aka February 16th, 2008, 06:07 AM Uma coisa é crescimento e outra é desenvolvimento... consruir por construir é algo vago, que é o que tem acontecido... agora desenvolvimento é algo mais transversal a todas as áreas, desde a urbana à social, económica, ambiental, etc.
Estupidamente estou a tentar encaixar esse comentário na foto do Dani_FCP. :lol:
Karlussantus February 16th, 2008, 06:12 AM Estupidamente estou a tentar encaixar esse comentário na foto do Dani_FCP. :lol:
Penso que ele está a falar do tópico mesmo :) e não do off topic :)
Aka February 16th, 2008, 06:14 AM Por isso é que eu disse "estupidamente"!
HugoK February 16th, 2008, 02:48 PM Se és presidente da camara e não te importas com dinheiro, chega o que tens, promoves o desenvolvimento, e denuncias os subornos, logo de seguida os lobbys instalados, fazem-te uma campanha de difamação, no mandato seguinte deixas de ser presidente, e passas a pertencer ao Bloco de Esquerda ou a um partido ainda mais pequeno :) :) :):lol::lol::banana:
:lol: É triste mas é verdade
ruben.briosa February 16th, 2008, 02:48 PM o que mostraste eh tremendamente vago.
acredito que faça todo o sentido para quem conheça bem a cidade.... mas pra kem eh de fora fica à nora ao ver "este eh o projecto que queria pra cidade"... e ver uma imagem aérea com uns circulos, simplesmente :lol:
pois e' verdade..
Lino February 16th, 2008, 02:50 PM http://www.cm-coimbra.pt/ficheiros/800_urbanismo/PDM/ESTUDOS_CARACTERIZACAO/03-territorio_paisagem.pdf
Aconselho veres a zona de inundação e agricultação...
ruben.briosa February 16th, 2008, 02:56 PM e pa o' lino mas tu achas que eu quero urbanizar tudo? os circulos mostram para onde a cidade se deveria expandir a cidade que e' o que ja' o que acontece, mas de uma forma organizada e sustenta'vel. quanto Às zonas inunda'veis têm que se ter em conta. as zonas agri'colas, para se fazer cidade, tinham que algumas sofrer, e nestas zonas a agricultura e' muito pouca mesmo.
Lino February 16th, 2008, 03:58 PM Pois, mas é que essa zona dos círculos está na área inundável e friática...
ruben.briosa February 16th, 2008, 04:03 PM :lol:
a zona de eiras? a zona de antanhol? o eixo s. martinho-taveiro?
:lol:
Pit_Bull_X_ September 12th, 2008, 06:50 AM li no jornal k em 2020 n me lembro kuando,que o portugal vai ter 8 milhoes ppl,e achas que a coimbra vao ter entre 500 mil a 1 milhão??pois pois lol :P
Pit_Bull_X_ September 12th, 2008, 06:51 AM li no jornal que portugal vai ter 8 milhões ppl,e achas que a coimbra vao ter entre 500 mil a 1 milhao?pois pois lol :P
ruben.briosa September 12th, 2008, 10:25 AM perder 3milhoes até 2020?:lol: nem em 2050..
Lino September 13th, 2008, 03:28 PM Prefiro ter menos pessoas a viver bem do que imensas a viver mal.
ruben.briosa September 13th, 2008, 10:47 PM Eu prefiro ter imensas a viver bem.
|
|