View Full Version : Confirmada pela Infraero a ampiação do aeroporto de Salvador

Cerrado
February 11th, 2008, 02:21 PM
Correio da Bahia 11/02/2008

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães vai ganhar uma nova pista de pouso e decolagem com 2.400 metros de extensão. De acordo com o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, a nova pista vai custar R$ 150 milhões.

As obras estão previstas para terminar até 2010. A nova pista vai substituir a auxiliar, que tem 1.500 metros e deve ser desativada. Com isso, o número de operações de pousos de decolagens deve atingir a capacidade máxima de 59 vôos por hora, 17 a mais do que acontece atualmente.
A construção de uma nova pista e a desativação da auxiliar vai possibilitar também a ampliação do terminal, pois o aeroporto em 2007 já atingiu a sua capacidade máxima de 6 milhões de passageiros.

Outra obra muito importante que já está em fase inicial é o complexo viário Dois de Julho, onde serão constrídos quatro grandes viadutos que facilitarão o acesso ao terminal aeroportuário, acabando de vez com os constantes engarrafamentos na região.

tonyssa
February 11th, 2008, 02:53 PM
Já estava na hora de tomarem alguma providencia em relacao ao nosso aeroporto que é o mais movimentado do NE.

Cerrado
February 11th, 2008, 05:56 PM
Além desta ampliação terá também a construção do novo de Ilhéus, que pela quantia anunciada, cerca de 150 milhões, será grande.

Thacio
February 11th, 2008, 08:16 PM
ótima noticia!
tava na hora!

Tito
February 11th, 2008, 11:24 PM
Boa notícia!

Tirei um print no GE da área do aeroporto. Essa 3ª pista ficaria aonde exatamente? Na área das dunas?

http://i222.photobucket.com/albums/dd59/titogarcez/Semttulo.jpg

BrunoInteriorano
February 11th, 2008, 11:24 PM
bom, eu não conheço o aeroporto de Salvador, mas eu acho que ao invés de ampliar esse, deveria construir outro, ao sul de Camaçari, na Via Parafuso, ou se não melhorar o de Feira de Santana, para receber vôos domésticos do Brasil todo...seria muito melhor pra Bahia toda...

agora o que eu to interessado mesmo é essa obra do complexo, juntamente com a duplicação da CIA/Aeroporto e da Via Parafuso...

Baianóide
February 12th, 2008, 12:56 AM
Ótima notícia, 2010 estaremos com o Luis Eduardo ampliado, com o novo aeroporto internacional de Ilhéus e provavelmente com o novo internacional de Porto Seguro em construção. A pista é pouca coisa, mas é uma coisa fundamental, pois ajuda na fluidez dos vôos, diminuindo atrasos, lembrando que 2400 metros, a pista vai ser capacitada para pousos e decolagens de aviões de médio e alguns de longo curso, desde os famigerados A320 até mesmo B757, A321, A310 ou similares. E com a pista auxiliar atual desativada, poderão projetar a ampliação do terminal, com a criação dos satélites 2, 3 e 4, como está planejado no Plano Diretor do Aeroporto Int'l DLEM. Só o satélite 2 serão 9 fingers novos, aumento considerável de balcões de check-in e lojas de venda de passagem, aumento (quase duplicação) de estacionamento, novas lojas, cinema, lanchonetes e restaurantes novos; mais conforto para o baiano e para o turista.

GLeal_SSA
February 12th, 2008, 02:53 AM
bom, eu não conheço o aeroporto de Salvador, mas eu acho que ao invés de ampliar esse, deveria construir outro, ao sul de Camaçari, na Via Parafuso, ou se não melhorar o de Feira de Santana, para receber vôos domésticos do Brasil todo...seria muito melhor pra Bahia toda...

agora o que eu to interessado mesmo é essa obra do complexo, juntamente com a duplicação da CIA/Aeroporto e da Via Parafuso...

Os governantes sempre pensam somente no presente. A via parafuso, ou pelo menos um pedaço dela, deveria ser a principal "estrada" para se chegar ao litoral norte. A estrada do coco dentro de Lauro de Freitas malmente serve como uma avenida, lentíssima, e com o crescimento do litoral norte tal como está ocorrendo, vai parar tudo aquilo alí.
Aí pensa-se na duplicação da via parafuso, pq não pensa logo em na duplicação deixar um canteiro central de lah seus 60 metros, para permitir a construção de uma via expressa no meio e o resto se torne via lateral?

Será q a nova pista vai ser paralela à maior? tomando alí a área da base área?
A pista de 3 mil tem possibilidade de ser expandida para 4 mil metros? só retirando a pista menorzinha neh? e área de escape?

GLeal_SSA
February 12th, 2008, 02:55 AM
Ótima notícia, 2010 estaremos com o Luis Eduardo ampliado, com o novo aeroporto internacional de Ilhéus e provavelmente com o novo internacional de Porto Seguro em construção. A pista é pouca coisa, mas é uma coisa fundamental, pois ajuda na fluidez dos vôos, diminuindo atrasos, lembrando que 2400 metros, a pista vai ser capacitada para pousos e decolagens de aviões de médio e alguns de longo curso, desde os famigerados A320 até mesmo B757, A321, A310 ou similares. E com a pista auxiliar atual desativada, poderão projetar a ampliação do terminal, com a criação dos satélites 2, 3 e 4, como está planejado no Plano Diretor do Aeroporto Int'l DLEM. Só o satélite 2 serão 9 fingers novos, aumento considerável de balcões de check-in e lojas de venda de passagem, aumento (quase duplicação) de estacionamento, novas lojas, cinema, lanchonetes e restaurantes novos; mais conforto para o baiano e para o turista.

Baianoide meu velho, ce se baseou no novo plano diretor que saiu ano passado? ce pegou onde?
abraço meu filho.. rpz.. me mande por PM seu email rpz!!
abraço meu fio!

Cerrado
February 12th, 2008, 03:01 AM
Eu acho que o local ideal para um novo aeroporto seria na Estrada do Côco, mais precisamente em Arembepe.

abrandao
February 12th, 2008, 08:33 PM
Os governantes sempre pensam somente no presente. A via parafuso, ou pelo menos um pedaço dela, deveria ser a principal "estrada" para se chegar ao litoral norte. A estrada do coco dentro de Lauro de Freitas malmente serve como uma avenida, lentíssima, e com o crescimento do litoral norte tal como está ocorrendo, vai parar tudo aquilo alí.
Aí pensa-se na duplicação da via parafuso, pq não pensa logo em na duplicação deixar um canteiro central de lah seus 60 metros, para permitir a construção de uma via expressa no meio e o resto se torne via lateral?

Será q a nova pista vai ser paralela à maior? tomando alí a área da base área?
A pista de 3 mil tem possibilidade de ser expandida para 4 mil metros? só retirando a pista menorzinha neh? e área de escape?

Nem se retirarem a pista menor a principal do Aeroporto de Salvador chegaria a 4km. Não tem espaço.

GLeal_SSA
February 12th, 2008, 09:48 PM
Olhando pelo google earth da pra ver que a pista da pra ser aumentada retirando a pista pequena. Agora em quanto pode ser, aí só alguém que realmente entenda disso.

Salvarq
February 13th, 2008, 02:32 AM
Boa notícia!

Tirei um print no GE da área do aeroporto. Essa 3ª pista ficaria aonde exatamente? Na área das dunas?

http://i222.photobucket.com/albums/dd59/titogarcez/Semttulo.jpg

Tito ! pelo plano diretor seria uma nova pista paralela a essa primeira distante da mesma em 1300 metros ( o que permitiria operações simutanas , poussos e decolagens ocorrendo ao mesmo tempo nas duas pistas) , inicialmente ela teria 2400 metros mas pode chegar a ter 2800 ou ate 3000 metros fora isso esta previsto a construção de uma nova torre de comando ( que seria a mais alta do Brasil ) , o alongamneto da pista principal de 3000 para 3400 metros alem de um segundo terminal ( acho que maior que o atual !) , outra observação é que este aeroporto pode chegar a ter quatro terminais de passageiros e uma capacidade operacional de cerca de 28 milhões de passageiros !:)

Tito
February 13th, 2008, 05:16 AM
4 terminais e 28 milhões é uma boa quantidade! :D

GLeal_SSA
February 13th, 2008, 01:37 PM
Poo, queria um desenho de como se configuraria isso tudo no sitio!

Cerrado
February 13th, 2008, 02:25 PM
Com a desativação da pista auxiliar vai sobrar muita área para ampliar o terminal, dar para triplicar tranqüilamente.

Salvarq
February 13th, 2008, 11:56 PM
Com a desativação da pista auxiliar vai sobrar muita área para ampliar o terminal, dar para triplicar tranqüilamente.

Exatamente! Cerrado , com a destruição da pista auxiliar da pra fazer mais três terminais novinhos e cada um deles maior que o atual , a nova configuração dos novos TPS são de 14 fingers em cada e capacidade de cerca de 7,5 milhoes de passageiros em cada totalizando no final das três proximas etapas cerca de 28 milhoes de passageiros ( somando todos os 04 teminais)
Ou seja ja nessa ampliação ,pelo que estão dizendo teriamos uma nova pista principal com inicialmente 2400metros e um novo terminal maior que o atual e capacidade total de 13,5 a 14 milhoes de passageiros ! :)
A ampliação sera em forma de um " L " torto com uma das pernas paralela a nova pista , que por sinal sera paralela a pista maior ! :)

Baianóide
February 14th, 2008, 01:47 AM
Baianoide meu velho, ce se baseou no novo plano diretor que saiu ano passado? ce pegou onde?
abraço meu filho.. rpz.. me mande por PM seu email rpz!!
abraço meu fio!

Não não, me baseei no Plano Diretor antigo, mas o nosso colega Salvarq está mais por dentro que eu!