View Full Version : Eixo Brasília-Goiânia: Uma introdução ao problema
WP Gyn February 11th, 2008, 07:08 PM "A obrigação governamental de cuidar da região Brasília-Goiânia está ficando cada vez maior. As duas metrópoles continuam recebendo o maior fluxo migratório do país"
Imigração Cerrada — As áreas metropolitanas de Brasília e Goiânia continuam recebendo a maior massa de imigrantes no país. O fenômeno exige a geração de ocupações em larga escala para a população, além de uma fórmula para retração desse fluxo migratório. O país convive com tamanha marcha para o Oeste — comprovou o último censo demográfico — que ultrapassa a capacidade de atendimento econômico e social para milhares de famílias brasileiras. O deslocamento de migrantes, pelo interior do país, pode ser um jogo de soma zero na ótica do governo federal. Entretanto, aprofunda os desequilíbrios regionais e anula a eficácia de políticas públicas regionais por parte das unidades da federação, além de dissipar as possibilidades de atendimento dos imigrantes nas esferas municipais.
Ressalte-se que, Brasília e Goiânia podem ser analisadas como complexo espacial único em função de suas relações peculiares. Ambas foram construídas por governos e sempre mantiveram, em razão da proximidade, configurações semelhantes, tanto na massa populacional de seus entornos, como na ausência de um aparato industrial para ocupação dos imigrantes. Tornaram-se, ao longo dos últimos vinte anos, vítimas de intenso fluxo migratório, notadamente do interior da Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e norte de Minas Gerais.
Crescimento Recorde — Goiânia, até a década de 1960, era praticamente uma cidade de fazendeiros. O Estado de Goiás conservava uma agricultura tradicional e a sua pacata capital servia apenas de centro comercial para uma modesta produção. Na época da construção de Brasília, Goiânia acomodava tão somente 180 mil habitantes. A partir daí, entretanto, o crescimento de Brasília e Goiânia foi complementar, rápido, contínuo e similar. As duas cidades cresceram em índices acima de quaisquer áreas metropolitanas brasileiras. Na década de 1960, Brasília cresceu na ordem de 11,64 por cento e Goiânia 8,83 por cento. Na década de 1970, Brasília teve 8,05 por cento de incremento demográfico e Goiânia ostentou 6,64 por cento. Na década de 1980, Brasília decresceu para 3,50 e Goiânia para 3,68 por cento. A partir de 1990, até o último censo de 2000, Brasília e Goiânia continuaram crescendo bem acima das demais áreas metropolitanas brasileiras. A capital federal atingiu 3,72 por cento e Goiânia 3,21 nessa última década.
O fluxo para formação da área metropolitana de Brasília começou, evidentemente, com sua construção. Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal (DF) quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório, estimado em mais de 30 mil pessoas por ano. Basicamente os imigrantes eram funcionários públicos transferidos do Rio de Janeiro e milhares de nordestinos, mineiros e goianos ocupados na construção civil. Nessa época, o destino deles era para o interior do DF, não havendo deslocamento para os municípios que hoje formam o seu entorno
O Que Fazer? — No fundo, o maior problema do eixo Brasília-Goiânia é o seu baixo grau de industrialização. Não existiram políticas de desenvolvimento industrial voltadas para a região, que esteve às margens do processo de desconcentração espacial da indústria, ocorrido nas últimas décadas no território brasileiro. Em 1970, mais de 56 por cento do produto industrial brasileiro concentrava-se nas metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo. O percentual, atualmente, gira em torno de 34 por cento. Os beneficiados — com a desconcentração — foram Minas Gerais, o interior do próprio Estado de São Paulo e a região Sul do país.
Nesse caso, políticas econômicas têm de ser tomadas, com urgência, para o desenvolvimento industrial do eixo Brasília-Goiânia. Para tanto, a tarefa é grande. Começa pela infra-estrutura de transportes (duplicação das artérias principais de escoamento e ramais ferroviário e hidroviário), passa pela modernização agropecuária de imensas áreas relegadas no eixo e pelo apoio técnico, cooperativo e financeiro, além de políticas de emprego e renda na região do planalto central.
Luís Estevam, professor de administração e economia na UCG(Universidade Catolica de Goiás), é articulista do Jornal Opção.
(Reportagem resumida, a completa esta neste Link)
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Economia&subsecao=Colunas&idjornal=20
WP Gyn February 11th, 2008, 07:11 PM ^^
Este e um caso muito serio mesmo.
Em apenas 7 anos, o eixo GYN/BSB aumentou em 1.3 Milhões de habitantes, comparando o senso de 2000 com as estimativas de 2007 do IBGE.
Goiânia ainda consegue manter a cidade sem favelas, mas não se sabe se isto vai durar por muito tempo.
Espartano_bsb February 11th, 2008, 11:37 PM ^^ O pessoal ainda acha que Brasília é o verdadeiro eldourado do Brasil, em função das notícias veiculadas na imprensa acerca da alta renda per capita na região e dos altos índices de desenvolvimento... Mas a realidade aqui é de altíssima concentração de renda e alto índice de desemprego, principalmente em relação à população de baixa escolaridade...
Quando esse pessoal chega aqui encontra uma outra realidade totalmente distinta... Desses imigrantes, apenas aqueles que passam em concursos públicos, e os que possuem alta escolaridade ou alguma especialização estratégica conseguem efetivamente melhorar sua condição de vida... A grande maioria vai morar em favelas (invasões) nos arredores da capital (entorno) onde ficam literalmente "jogados" a toda a sorte possível... :ohno: E o número de pedintes e mendigos nas ruas de Brasília aumenta a cada dia... Em Goiânia até que eu não vi muitos pedintes e mendigos quando passei por lá!!!
WP Gyn February 12th, 2008, 03:24 AM ^^
Goiânia há 3 tipos de migração:
1°: Migrantes dos estados do Norte/Nordeste.
2°: Migrantes dos estados do Norte/Nordeste que já passaram por BSB e "se deram mal".
3°: Migrantes dos outros estados do eixo Centro-Sul.
Pesquisadorbsb February 12th, 2008, 04:17 AM ^^ O pessoal ainda acha que Brasília é o verdadeiro eldourado do Brasil, em função das notícias veiculadas na imprensa acerca da alta renda per capita na região e dos altos índices de desenvolvimento... Mas a realidade aqui é de altíssima concentração de renda e alto índice de desemprego, principalmente em relação à população de baixa escolaridade...
Quando esse pessoal chega aqui encontra uma outra realidade totalmente distinta... Desses imigrantes, apenas aqueles que passam em concursos públicos, e os que possuem alta escolaridade ou alguma especialização estratégica conseguem efetivamente melhorar sua condição de vida... A grande maioria vai morar em favelas (invasões) nos arredores da capital (entorno) onde ficam literalmente "jogados" a toda a sorte possível... :ohno: E o número de pedintes e mendigos nas ruas de Brasília aumenta a cada dia... Em Goiânia até que eu não vi muitos pedintes e mendigos quando passei por lá!!!
Olha em parte vc tem razão e em parte não tem, pois, a grande maioria das pessoas que vivem nas ruas as vezes sequer são do DF e do entorno, tem pessoas que vem de Minas e Bahia.
Agora uma coisa é correta de falar, o problema que as pessoas pensam que aqui é igual a 40 anos atrás, era só chegar e conseguir emprego, claro, tem pessoas que conseguem e tem pessoas que não conseguem.
E outra, vc sabia que tem mendigos em Brasília que tem nivel superior, muitos são advogados, médicos, professores? E outra, e que aí vc falou muito sem saber de quase nada, o indice de analfabetismo em Brasília é um dos mais baixos do Brasil, até mesmo de pessoas que moram em invasões, se quiser, eu mesmo posto aqui os mapas do que estou falando.
Agora Brasília sempre vai continuar sendo um Eldorado, pois é capital federal e não vai ter como mudar isso. E tem mais a migração para Brasília se inverteu a muitos anos, não veem mais para Brasília pessoas desqualificadas, tanto que mais de 40% dos moradores de Brasília tem nivel superior.
Agora muitas pessoas de classe média migraram para Brasília, tanto pela qualidade de vida, e tanto pelo mercado consumidor, e muitos se enganavam que o PIB da iniciativa privada em Brasília era insignificante, e o IBGE provou o contrário, e tem muitos anos que a dependência governamental diminui ao após ano.
Agora uma coisa que não podemos fazer é construir um muro e impedir das pessoas virem procurar melhores condições de vida, agora outro dado que vai estarrecer muitas pessoas, a população dita favelada que muitos falam, mas aqui são pessoas que moram em invasões não chega a 25 mil pessoas, essas pessoas invadiram os terrenos e construiram suas casas.
É uma situação bem diferente da Estrutural, Itapuã, Vicente Pires e Varjão, que compraram os lotes, e nesses locais são considerados condominios irregulares e não invasões. Agora a população qie moram em Brasília em áreas invadidas sequer chega a 0,05% do total dos moradores.
E agora alguns mapas para mostrar o que estou falando.
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df1.jpg
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df2.jpg
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df3.jpg
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df4.jpg
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df5.jpg
http://i254.photobucket.com/albums/hh97/pesquisadorbsb3/df6.jpg
snt3000 February 12th, 2008, 05:41 AM ^^O artigo não está falando do DF, e sim do eixo BSB-GYN, e se os números do DF não são piores é pq os pobres que chegam estão inchando o Entorno ao invés de ficarem no DF.
Todas as cidades pobres do DF, mesmo que não sejam invasões hoje, começaram como invasões que foram regularizadas. E pior ainda, nao é pq o terreno é regularizado que lugares como a Estrutural e Itapuã não são favelas iguaizinhas a quaisquer outras - comunidades extremamente carentes de saneamento, serviços de saúde, escolas, transporte, segurança etc. Só não vê quem não quer.
salengasss February 12th, 2008, 01:36 PM ^^ O pessoal ainda acha que Brasília é o verdadeiro eldourado do Brasil, em função das notícias veiculadas na imprensa acerca da alta renda per capita na região e dos altos índices de desenvolvimento... Mas a realidade aqui é de altíssima concentração de renda e alto índice de desemprego, principalmente em relação à população de baixa escolaridade...
Mas eu entendo, apesar de não concordar com essa visão "eldorada" do povo. Eu acho que a capital de todo o país, é meio místico assim: "Lá eu terei emprego, serei mais feliz...." pq pressupõe-se que em uma capital federal, as condições básicas para se manter são muito melhores mesmo que lá no meio do sertãozão, e tantas outras regiões castigadas.
WP Gyn February 12th, 2008, 03:41 PM Tem uma coisa que a maioria dos migrantes Nordestinos que moram no entorno diz que eu nunca consigo compreender.
"Brasília me expulsou, tive que vir morar aqui"
Espartano_bsb February 12th, 2008, 05:12 PM Tem uma coisa que a maioria dos migrantes Nordestinos que moram no entorno diz que eu nunca consigo compreender.
"Brasília me expulsou, tive que vir morar aqui"
^^ Brasília é uma cidade com um custo de vida muito alto... Até mesmo nas regiões mais afastadas do centro, tudo é muito caro... Como grande parte desses imigrantes não conseguem uma ocupação compatível com o custo da cidade, acabam sendo "expulsos" de Brasília rumo ao entorno, onde alguns itens como moradia são mais baratos e acessíveis... Você não tem idéia da quantidade de gente que trabalha em Brasília e mora no entorno!!!
Concordo com o snt3000, não podemos analisar as condições de vida da população de baixa renda do Distrito Federal, sem considerarmos os dados do entorno, que na prática nada mais é do que a periferia afastada da Capital Federal...
Carlosh2 February 12th, 2008, 05:53 PM Brasília é uma cidade bizarra.
WP Gyn February 12th, 2008, 05:53 PM ^^ Brasília é uma cidade com um custo de vida muito alto... Até mesmo nas regiões mais afastadas do centro, tudo é muito caro... Como grande parte desses imigrantes não conseguem uma ocupação compatível com o custo da cidade, acabam sendo "expulsos" de Brasília rumo ao entorno, onde alguns itens como moradia são mais baratos e acessíveis... Você não tem idéia da quantidade de gente que trabalha em Brasília e mora no entorno!!!
Concordo com o snt3000, não podemos analisar as condições de vida da população de baixa renda do Distrito Federal, sem considerarmos os dados do entorno, que na prática nada mais é do que a periferia afastada da Capital Federal...
Sim, por isto que o governo de Goiás não gosta de investir na região, a maioria ali nem sabe para que lado fica Goiânia e nem sequer vota no estado, sem falar que trabalham no DF.
Carlosh2 February 12th, 2008, 06:06 PM Sim, por isto que o governo de Goiás não gosta de investir na região, a maioria ali nem sabe para que lado fica Goiânia e nem sequer vota no estado, sem falar que trabalham no DF.
Na verdade isso não é desculpa para o Governo do EStado de Goiás não investir lá. O Governo de Goiás investe muito pouco no norte tb, longe de Brasília, e em várias outras regiões. O que esse Governo de Goiás gosta é de investir nas velhas estruturas do clientelismo, da corrupção, do coronelismo.
C2500 February 12th, 2008, 06:16 PM Quem ta tomando conta do entorno ta sendo o GDF inves d ser o GDF e o estado d goiás..pq si o entorno melhorar,o distrito federal vai melhorar bastante,principalmente na segurança.......os hospitais do df devem recebr mais gente do entorno do q da aerea onde ele si encontra
danieldefranca February 12th, 2008, 06:44 PM ^^ não podemos culpar o DF pelo entorno , se os governantes dos municipios do entorno quizessem controlar a migração proibiriam a criação de loteamentos e não incentivariam como fizeram, goiás tem muita culpa e joga sua culpa para brasilia, a questão dessa migração da forma que se encontra não somente nas duas cidades mas também em suas respectivas regiões metropolitanas é de dificil resolução, eu particularmente conheço migrantes que vieram do maranhão e moram em aparecida com 500 reais por mês e falam que é melhor morar aqui ganhando o tanto que ganha do que voltar para o maranhão, são pessoas que se contentam com pouco então para elas esta bom sua situação atual
Bruhno BSB February 12th, 2008, 06:45 PM Esse mapa dos migrantes mostra bem sobre a classe média migrou para o DF, para as regiões administativas do Sudoeste/Octogonal, Brasília, Lago Sul e Cruzeiro.
Cara.. em Brasília, as pessoas vivem aumentando a população das regiões mais pobres.. falando que Ceilândia tem um milhão de habitantes e talz.. fala sério!
Quantos habitantes será que tem o Entorno? Chega a uns 600 mil?
Sobre os migrantes que vem pra cá, pouquíssimos se arrependem, pois por pior que estejam aqui, a maioria tah melhor que em suas terras de origem..
Abraços!
GMF February 12th, 2008, 06:56 PM Há algum tempo (uns dois meses) saiu uma reportagem que disse que o Entorno do DF estava diminuindo (ou tinha tendência a diminuir - não lembro ao certo). De acordo com a reportagem, vários habitantes dessas cidades estavam migrando para o DF.
Agora, se o fluxo migratório não diminuir, a situação só tende a se agravar, inchando o DF (que já encontra algumas limitações para o seu desenvolvimento) e sem resolver o problema do entorno.
Acho que a migração tende a diminuir. Se não me engano (corrijam se eu estiver errado) a Bolsa Família exige que as famílias fiquem no local de residência atual para receber o benefício. Isso confere?
WP Gyn February 12th, 2008, 07:16 PM Esse mapa dos migrantes mostra bem sobre a classe média migrou para o DF, para as regiões administativas do Sudoeste/Octogonal, Brasília, Lago Sul e Cruzeiro.
Cara.. em Brasília, as pessoas vivem aumentando a população das regiões mais pobres.. falando que Ceilândia tem um milhão de habitantes e talz.. fala sério!
Quantos habitantes será que tem o Entorno? Chega a uns 600 mil?
Sobre os migrantes que vem pra cá, pouquíssimos se arrependem, pois por pior que estejam aqui, a maioria tah melhor que em suas terras de origem..
Abraços!
Ouvi dizer que o entorno esta chegando a 1 Milhão de habitantes.
WP Gyn February 12th, 2008, 07:19 PM Há algum tempo (uns dois meses) saiu uma reportagem que disse que o Entorno do DF estava diminuindo (ou tinha tendência a diminuir - não lembro ao certo). De acordo com a reportagem, vários habitantes dessas cidades estavam migrando para o DF.
Agora, se o fluxo migratório não diminuir, a situação só tende a se agravar, inchando o DF (que já encontra algumas limitações para o seu desenvolvimento) e sem resolver o problema do entorno.
Acho que a migração tende a diminuir. Se não me engano (corrijam se eu estiver errado) a Bolsa Família exige que as famílias fiquem no local de residência atual para receber o benefício. Isso confere?
Não esta diminuindo, de 2006 para 2007 aumentou em 18% o numero de migrantes que chegam à rodoviária de Goiânia para morar, a cada ano vai aumentando o numero.
E porque eles vêm se dão bem aqui e vão chamando familiares e conhecidos que não agüentam mais viver sem emprego e sem boa qualidade de vida em sua terra natal.
buenavista2 February 12th, 2008, 10:11 PM o entorno deve ser uma das regioes mais pobres do brasil
Pesquisadorbsb February 12th, 2008, 10:36 PM Ouvi dizer que o entorno esta chegando a 1 Milhão de habitantes.
Olha beira quase 1 milhão, mas não chega. Mas isso é distribuido em 22 municipios.
Pesquisadorbsb February 12th, 2008, 10:39 PM o entorno deve ser uma das regioes mais pobres do brasil
Olha na realidade não seria apenas um bolsão de miséria, pois eu conheço muitas pessoas morando na miséria, mas pelo menos tem asfalto, agua e esgoto encanado e tratado, sem contar nas escolas e hospitais.
No entorno, com quase 1 milhão de habitantes, somente existe 1 IML para atender 22 municipios e cobrir uma área de mais de 35 mil km2. Se o atendente do IML adoece, o local fecha. E o indice de desemprego da região é de 30%, isso mesmo, 30% da PEA da região, claro que existe locais que não tem desemprego e muito menos míseria, eu cito um caso que eu conheço e Pirenopolis, uma cidade que vive do turismo.
Apenas não é pior do que o vale do jequitinhonha e outro que não me recordo o nome, mas aqui pelos menos as pessoas buscam saúde, educação e emprego em Brasília, e no vale do jequitinhonha sequer tem uma cidade de grande porte aonde possam procurar socorro.
danieldefranca February 13th, 2008, 12:23 AM vale lembrar que nem todos os municipios do entorno de brasilia tem os mesmos problemas, alguns tipo alexânia, cristalina, corumbá de goiás, luziania(tirando o jardim ingá) entre alguns são municipios que não podemos chama los de problemas, na realidade os municipios mais problematicos do entorno são: santo antonio do descoberto, aguas lindas, novo gama e planaltina
thiagomiau February 16th, 2008, 05:08 PM concordo
tava em bsb na casa de parentes e fui em aguas lindas com meu tio levar a empra e o centro da cidade eh uma favela.
cidade horrivel
jamais imaginei isso em go
GMF February 16th, 2008, 07:46 PM É bom os governos se unirem para acabar amenizar o problema... o ideal mesmo é tentar atrair capital para a região de forma a gerar desenvolvimento...
Ví uma PEC para tentar vincular algumas verbas para a região... para variar, tá parada.
Pesquisadorbsb February 16th, 2008, 07:55 PM ^^ Isso mesmo, como sempre somente promessas de governo federal, e agora para piorar, esse ano vão começar aquele lenga lenga dos mesmos politicos, prometendo tudo, pão e circo e os manés vão continuar votando errado.
Cruvinel April 15th, 2008, 11:40 PM Semana passada passei por Gama (DF) e ao lado de Novo Gama (GO), Valparaíso (GO) e Santa Maria (DF)... aquela região já é bem conurbada e me pareceu um pouco problemática... tirando Gama que me pareceu de classe média, média baixa, as demais parecem ser de classe média baixa para menos... Valparaíso parece que não é tanto, mas só vi uma parte...
Cruvinel April 15th, 2008, 11:54 PM Pena que esqueci de levar a máquina :ohno:
O interessante é que a divisa entre GO e DF nessa região é por uma rodovia... pelo GE é possível ver... de um lado fica Novo Gama e do outro Santa Maria e mais pra frente ao lado de Novo Gama fica Valparaíso... para baixo fica Cidade Ocidental e Luziânia... lembra a RM de Porto Alegre :lol::lol:
Pesquisadorbsb April 15th, 2008, 11:58 PM ^^ O problema que o governo de Goiás tem uma participação decisiva no caos instalado nesse eixo, o problema que continuam incentivando investimentos produtivos no sul do estado, deixando a região norte a própria sorte.
Mas o processo de industrialização é lento, mas já está começando.
salengasss April 15th, 2008, 11:59 PM Mas a região de Santa Maria tende a melhorar demais, com a entrega do Imenso Hospital Regional do bairro, e ainda as instalações de indústrias no Polo JK. ;)
GustavoMG April 16th, 2008, 04:07 AM ^^
Goiânia há 3 tipos de migração:
1°: Migrantes dos estados do Norte/Nordeste.
2°: Migrantes dos estados do Norte/Nordeste que já passaram por BSB e "se deram mal".
3°: Migrantes dos outros estados do eixo Centro-Sul.
Falou viu! O brasil inteiro então quer mudar para goiânia! kkk a TERRA Das oportunidades! fala sério, esse post seu não precisava... sabemos que goiânia é uma cidade agradabillíssima e com boa qualidade de vida, mas longe de ser uma potência econômica atraindo migrantes do Brasil inteiro.
PS: paga-se MUITO mal em Goiânia, ninguem sai das grandes capitais do sudeste pra ganhar mais dinheiro ai, pois n ganha.
Pesquisadorbsb April 16th, 2008, 09:21 AM ^^ Na verdade é no Brasil inteiro, tem cidades como Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e até Palmas, que pagam muito bem para médicos, professores e até policiais, e as pessoas não querem, pois não querem perder a badalação do litoral.
tchelllo April 16th, 2008, 03:45 PM Falou viu! O brasil inteiro então quer mudar para goiânia! kkk a TERRA Das oportunidades! fala sério, esse post seu não precisava... sabemos que goiânia é uma cidade agradabillíssima e com boa qualidade de vida, mas longe de ser uma potência econômica atraindo migrantes do Brasil inteiro.
PS: paga-se MUITO mal em Goiânia, ninguem sai das grandes capitais do sudeste pra ganhar mais dinheiro ai, pois n ganha.
Concordo.
Eu particularmente não conheço ninguém ou sequer me lembro de alguém aqui de SP que foi estudar ou trabalhar em Goiânia...Mas deve ter, afinal de contas, goiânia tem crescido muito!
salengasss April 16th, 2008, 03:57 PM ^^ Na verdade é no Brasil inteiro, tem cidades como Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e até Palmas, que pagam muito bem para médicos, professores e até policiais, e as pessoas não querem, pois não querem perder a badalação do litoral.
Mas o Estado de GO e MG pagam muito mal seus profissionais, professor então...... salário é ridículo! Minhas tias aposentadas pelo Estado, recebem pouco mais de R$1000,00!!!!!! Vergonho isso..... :bash:
GustavoMG April 16th, 2008, 04:03 PM ^^ Na verdade é no Brasil inteiro, tem cidades como Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e até Palmas, que pagam muito bem para médicos, professores e até policiais, e as pessoas não querem, pois não querem perder a badalação do litoral.
concordo, cidades distantes do sudeste brasileiro tendem a pagar melhor certos profissionais para poder atraí-los. Verifíca-se mais ainda esse fenômeno no norte do Brasil, onde profissionais QUALIFICADOS ganham muita grana, daí vão pra lá, ganham dinheiro e depois voltam para sua terra no sudeste e no sul. Aqui em Belo Horizonte acontece muito isso, de engenheiros, médicos e outros profissionaos irem para esses lugares longes no norte e depois voltam com uma boa poupança. Não acho que Brasília entre nessa gama de cidades, Bsb paga tão bem quanto o sul e sudeste, pelo menos na área de serviços.
essas outra cidades que vc mencionou são cidades muito boas e agradáveis mas n são pólos de atração de pessoas para trabalhar NEM estudar. pois no Brasil ainda há a enorme concentraçao de oportunidade de estudos e trabalhos no sul e sudeste do Brasil.
GustavoMG April 16th, 2008, 04:05 PM Mas o Estado de GO e MG pagam muito mal seus profissionais, professor então...... salário é ridículo! Minhas tias aposentadas pelo Estado, recebem pouco mais de R$1000,00!!!!!! Vergonho isso..... :bash:
não estou falando de certas categorias de profissionais.
mas na rede privada em Belo Horizonte PODE TER CERTEZA que ganham consideravelmente bem pro Brasil.
salengasss April 16th, 2008, 04:08 PM não estou falando de certas categorias de profissionais.
mas na rede privada em Belo Horizonte PODE TER CERTEZA que ganham consideravelmente bem pro Brasil.
Eu espero que sim, amigão..... porque se for o mesmo salário do Estado será mais decepcionante ainda! :)
snt3000 April 16th, 2008, 06:03 PM PS: paga-se MUITO mal em Goiânia, ninguem sai das grandes capitais do sudeste pra ganhar mais dinheiro ai, pois n ganha.
Gustavo, ele não disse capitais e sudeste e sim estados e centro-sul. Tem muitos migrantes do norte e noroeste de MG, do triângulo, do MS e MT, que engrossam a massa desse eixo BSB-GYN
E mesmo que gyn pague menos (não sei se é correta essa afirmação), algumas pessoas enxergam outras vantagens, pois o custo de vida lá é muito menor, então o salário rende mais. Ex: ouvi dizer que com 90 mil vc compra um apto de 2 quartos no centro, enquanto aqui em bsb/plano piloto com 90 mil vc só compra o banheiro. Morar bem, botar os filhos em escola boa e barata, ter bons médicos, uma universidade decente, uma cidade relativamente segura...Goiânia está se tornando cada vez mais atraente inclusive para pessoas de outras capitais. Logo vamos ouvir falar de pessoas qualificadas que também migram para lá.
Cruvinel April 16th, 2008, 07:43 PM Goiânia paga mal, mas em compensação o custo de vida é bem menor que o de Brasília, Belo Horizonte, SP, RJ, etc... como o snt disse, compra-se apartamentos bem baratos... compra-se um ap. de 120 m² por 150 mil no setor oeste, um dos melhores da cidade, ao lado do centro... quero ver alguém comprar por esse preço nessas outras capitais... nem kit-net...
Mesmo assim, aqui não é o melhor lugar do país e nem quero que seja para atrair um contingente imenso de pessoas...
Cruvinel April 16th, 2008, 07:45 PM ^^ O problema que o governo de Goiás tem uma participação decisiva no caos instalado nesse eixo, o problema que continuam incentivando investimentos produtivos no sul do estado, deixando a região norte a própria sorte.
Mas o processo de industrialização é lento, mas já está começando.
Mas é como eu já disse, essas empresas agroindustriais vão para lugares em que as matérias-primas são oferecidas em abundância, o que não há no entorno...
WP Gyn April 16th, 2008, 08:23 PM Falou viu! O brasil inteiro então quer mudar para goiânia! kkk a TERRA Das oportunidades! fala sério, esse post seu não precisava... sabemos que goiânia é uma cidade agradabillíssima e com boa qualidade de vida, mas longe de ser uma potência econômica atraindo migrantes do Brasil inteiro.
aiaiaiai :ohno:
Em momento algum eu quis passar que o Brasil inteiro queria vir a Goiânia. :nuts:
Apenas disse que dos migrantes que habitam ou que vem morar em Goiânia se enquandram nestes 3 fatores.
Cruvinel April 16th, 2008, 09:28 PM Concordo.
Eu particularmente não conheço ninguém ou sequer me lembro de alguém aqui de SP que foi estudar ou trabalhar em Goiânia...Mas deve ter, afinal de contas, goiânia tem crescido muito!
Isso é pq a cidade é ofuscada e pouco falada... e a cidade é mais comercial e pouco industrial..... o interior é que recebe mais indústrias... quando comentaram no Globo Repórter a uns 4 anos atrás sobre a cidade de Rio Verde ter empregos sobrando, na outra semana um grande número de pessoas apareceram na cidade, mas só os que tinham qualificação conseguiram empregos e os demais a prefeitura pagou a passagem de volta :lol:... portanto, se for qualificação na área empresarial, não é Goiânia que vai receber pessoas, mas sim Anápolis, Rio Verde, etc...
WP Gyn April 16th, 2008, 09:39 PM Concordo.
Eu conheço varias, inclusive só na sala aonde estudo tem 3 filhos de Paulistanos que vieram para Goiânia a procura de emprego, e conseguiram.
Eles mesmo dizem que quando vieram, pensavam que a cidade era feia, pequena e rural, mas tiveram uma grata surpresa e hoje nem gostam mais de visitar São Paulo.
Se quiserem provas posso passar o Link do profile do orkut deles.
GustavoMG April 17th, 2008, 04:45 AM aiaiaiai :ohno:
Em momento algum eu quis passar que o Brasil inteiro queria vir a Goiânia. :nuts:
Apenas disse que dos migrantes que habitam ou que vem morar em Goiânia se enquandram nestes 3 fatores.
não quis dizer mas foi o que deu a entender.
GustavoMG April 17th, 2008, 04:47 AM Gustavo, ele não disse capitais e sudeste e sim estados e centro-sul. Tem muitos migrantes do norte e noroeste de MG, do triângulo, do MS e MT, que engrossam a massa desse eixo BSB-GYN
E mesmo que gyn pague menos (não sei se é correta essa afirmação), algumas pessoas enxergam outras vantagens, pois o custo de vida lá é muito menor, então o salário rende mais. Ex: ouvi dizer que com 90 mil vc compra um apto de 2 quartos no centro, enquanto aqui em bsb/plano piloto com 90 mil vc só compra o banheiro. Morar bem, botar os filhos em escola boa e barata, ter bons médicos, uma universidade decente, uma cidade relativamente segura...Goiânia está se tornando cada vez mais atraente inclusive para pessoas de outras capitais. Logo vamos ouvir falar de pessoas qualificadas que também migram para lá.
vc tem uma certa razão. mas n escuto ainda, pessoas se mudarem pra Goiânia. pelo menos aqui em BH. Já pra Florianópolis, já ouço alguns por esse motivo que vc disse. não pelo preço dos imóveis que sega até a serem caros pelo fato de ser uma cidade turística, mas pela alta qualidade de vida , baixo custo de vida (perto de BH, Poa, Brasília e tal)
Cruvinel April 17th, 2008, 04:56 AM vc tem uma certa razão. mas n escuto ainda, pessoas se mudarem pra Goiânia. pelo menos aqui em BH. Já pra Florianópolis, já ouço alguns por esse motivo que vc disse. não pelo preço dos imóveis que sega até a serem caros pelo fato de ser uma cidade turística, mas pela alta qualidade de vida , baixo custo de vida (perto de BH, Poa, Brasília e tal)
Mas Florianópolis tem praia né :lol:
C. Curty Jr. April 17th, 2008, 07:05 AM Falaram aí que as prefeituras do entorno do DF não deviam permitir os loteamentos, mas esses municípios já foram totalmente loteados até a década de 70. E o pior é que os loteamentos então aprovados são absurdos, sem nenhuma reserva de área pública, sem preocupação ambiental, etc. Mas, como a cagada já foi feita e aprovada de maneira legal, agora as prefeituras estão com um baita problema.
Além disso, as prefeituras contam com uma arrecadação muito baixa, principalmente pela alta informalidade e pelo baixo nível de investimento de empresas privadas. Então, como várias destas cidades já nasceram preenchidas por graves problemas urbano-sócio-econômicos, as prefeituras não conseguem sanar as necessidades do município.
Agora, cada vez mais pessoas estão migrando para o entorno a procura de um custo de vida mais baixo, mas mantendo seu trabalho e sua vida social principalmente no Plano Piloto. Na época em que eu trabalhava em Valparaíso de Goiás eu via os quilômetros de congestionamentos todos os dias, sendo em direção a Brasília no início da manhã e no sentido contrário no fim da tarde. Ainda bem que eu estava sempre no contrafluxo. :)
salengasss April 17th, 2008, 05:02 PM Mas Florianópolis tem praia né :lol:
Praia e belas chicas para o nosso deleite! :cheers:
GustavoMG April 17th, 2008, 07:27 PM Mas Florianópolis tem praia né :lol:
eh verdade você tem razão. e pra falar a verdade acho que é o maior motivo das pessoas mudarem pra la.
Cruvinel April 17th, 2008, 08:50 PM vcs que moram em Brasília ou na região do Entorno, devem saber responder melhor minha pergunta: os moradores do Entorno são na maioria goianos, mineiros, nordestinos, ou de outras regiões?
snt3000 April 17th, 2008, 10:16 PM Bom, a RIDE inclui apenas 2 municípios mineiros, não tão grandes (Unaí e Buritis). O resto são cidades goianas.
Mas tem que ver a origem da população que não é originária do estado - o IBGE recolhe o dado na PNAD, mas não sei se alguém tem isso consolidado - talvez o Conselho Administrativo da RIDE?
Carlosh2 April 17th, 2008, 10:51 PM Eu conheço varias, inclusive só na sala aonde estudo tem 3 filhos de Paulistanos que vieram para Goiânia a procura de emprego, e conseguiram.
Eles mesmo dizem que quando vieram, pensavam que a cidade era feia, pequena e rural, mas tiveram uma grata surpresa e hoje nem gostam mais de visitar São Paulo.
Se quiserem provas posso passar o Link do profile do orkut deles.
Chatice heim! Provas de orkut? hehehe :banana:
Peguei a discussão no final já, mas Goiânia sempre recebeu paulistas e paulistanos, em menor número os últimos acredito. Muitas pessoas principalmente do oeste paulista. Esse migração sempre existiu, como Goiânia é uma cidade grande, no centro do país, em desenvolvimento, é natural atrair pessoas de todas as partes do país.
Carlosh2 April 17th, 2008, 11:00 PM Eu nunca encontrei ninguém de fora, em outros estados, que chegaram em mim pensando que Goiânia era pequena e rural. Desde os anos 80, quando Goiânia não tinha ainda 1 milhão de habitantes, eu ia no interior de Minas, interior de São Paulo, sempre os meus amigos de lá viram Goiânia como cidade grande.
Fabius_ April 17th, 2008, 11:57 PM Eu nunca encontrei ninguém de fora, em outros estados, que chegaram em mim pensando que Goiânia era pequena e rural. Desde os anos 80, quando Goiânia não tinha ainda 1 milhão de habitantes, eu ia no interior de Minas, interior de São Paulo, sempre os meus amigos de lá viram Goiânia como cidade grande.
Eu tenho parentes distantes em Goiás e também sempre ouvia desde o meu tempo de moleque que Goiânia era cidade grande.
Pesquisadorbsb April 18th, 2008, 05:48 AM ^^ Hoje saiu no DFTV que Brasília já atingiu 2 milhões e 800 mil moradores e sem contar no mais de 1 milhão de veiculos, alguem confirma isso?
|
|