View Full Version : Rio - PM ganha 632 veículos e inaugura gestão da frota

Vinicius
February 17th, 2008, 05:17 PM
14/2/2008 - 13h13

Por Guedes de Freitas

O governador Sérgio Cabral classificou de revolução silenciosa a nova forma de gestão dos veículos da Polícia Militar inaugurada nesta quinta-feira, pela manhã, com a entrega de 632 novos veículos à corporação, em solenidade no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), na Avenida Marechal Fontenelle 2.906, em Sulacap, Zona Oeste do Rio. A frota é terceirizada e a empresa que venceu a licitação – Júlio Simões Transportes e Serviços - tem a obrigação de fazer a manutenção constante. Com essas viaturas, divididas entre 578 carros Gol 1.6 e 54 Blazer 2.4, o policial militar continuará apenas com a obrigação de preservar o equipamento.

As viaturas sem condições de funcionamento pleno devem ser substituídas em, no máximo, 48 horas. Também será criado um sistema de dados via internet, permitindo a geração de relatórios mensais detalhados sobre os carros com informações como quilometragem e dias de manutenção. Ainda de acordo com o contrato, válido até maio de 2010, os pneus devem ser trocados a cada 25 mil quilômetros rodados ou quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem estiver próxima de três milímetros. Nos intervalos de 15 mil quilometros, serão feitas revisões preventivas com execução dos serviços necessários.

– Este tipo de gestão permite que a atividade-fim seja tratada com mais objetividade, atenção e prioridade. A responsabilidade de conserto e reposição de uma outra viatura em condições de circular não será mais do PM – explicou Cabral, acrescentando que aproveitou a iniciativa bem-sucedida dos governos de Minas Gerais e Espírito Santo que terceirizaram suas frotas policiais.

O governador contou que pretende estender a experiência para as demais viaturas da PM, os carros da Polícia Civil e as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)/192.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou o fato de a PM ter, a partir de agora, a maior frota de sua história, somando-se os novos veículos às viaturas herdadas dos Jogos Pan-Americanos e aos 100 novos que a Secretaria de Segurança está comprando.

– É também inédito um Governo do Estado do Rio de Janeiro fornecer à corporação veículos com gestão e manutenção terceirizados, o que vai garantir funcionalidade a elas 24 horas – frisou Beltrame.

Também batendo na tecla de que os 632 novos veículos representam uma nova era na gestão de recursos da PM, o novo comandante-geral da corporação, coronel Gilson Pitta, lembrou que essas viaturas vão renovar em 100% a frota atual, além de poderem ser abastecidas com gás, álcool e gasolina e estarem equipadas com GPS.

– A iniciativa do governo do estado quebra um tradicional paradigma administrativo da PM, além de representar o rompimento com uma cultura tão antiga quanto condenável: a tática do improviso no conserto das viaturas, o famoso “jeitinho” – discursou Pitta, acrescentando que a liberação de policiais das oficinas mecânicas dos batalhões vai reforçar o policiamento das ruas.

As novas viaturas entraram em serviço imediatamente e usarão inicialmente gasolina, mas o plano é utilizar cada vez mais o gás natural, o que representaria grande economia da verba destinada a combustível. O governo do estado calcula que, se todos os 632 veículos usarem GNV, a economia seria de R$ 1 milhão por mês.

A nova frota foi destinada aos batalhões da Região Metropolitana, segundo o comandante-geral da PM, com ênfase “nos batalhões localizados em áreas com demanda de segurança crescente”, como 9º BPM (Rocha Miranda), 16º BPM (Olaria), 3º BPM (Méier), 6º BPM (Tijuca) e 17º BPM (Ilha do Governador), todos na Zona Norte do Rio.

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários da Casa Civil, Régis Fichtner, de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, de Educação, Nelson Maculan, de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro, de Fazenda, Joaquim Levy, de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, de Habitação, Noel de Carvalho, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o chefe do Estado-Maior da PM, Antônio Carlos Suarez David, entre outras autoridades.

Fotos:

http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/14022008viaturas7.jpg

http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/14022008viaturas8.jpg

http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/14022008viaturas9.jpg

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSSiteImprensa/detalhe_noticia.asp?ident=43229

Patrick-RJ
February 18th, 2008, 04:03 PM
Já vi 2 desses nas ruas, parecem uns carrinhos de playmobil... espero que, junto com os 300 policiais que saíram da oficina para as ruas, ajudem na queda dos índices de criminalidade.

mcorrea
February 18th, 2008, 04:09 PM
gostei tb das novas blazer. Daqui da minha casa da pra ver o patio do 6° BPM e tem uma penca de gol e blazer novos parados lá.

pulga
February 18th, 2008, 09:18 PM
eu vi ontem um desses passando aqui em frente, eu gostaria mais se o parachoque fosse pintado

pulga
February 18th, 2008, 09:21 PM
aliás, olhando o projeto, dápra ver que eles deixaram de pintar o parachoque que ficaria melhor...

http://img232.imageshack.us/img232/1741/novocarrodapolciayd1.jpg

Andre_RP
February 19th, 2008, 01:08 PM
^^ Faltaram as calotas também..

De qualquer forma, será um reforço mais que esperado pela segurança do Rio.

samba_man
February 20th, 2008, 04:17 PM
Espero que o contributo desta nova frota se faça notar na redução efetiva dos índices de criminalidade!

Vitinho - Rio
February 21st, 2008, 03:23 AM
Eu vi alguns desses tbm, mas não circulam nas areas mais carentes , nos suburbios...
A criminalidade do Rio de Janeiro em 4 anos diminuiu quase 50%, tomara que essas viaturas ajudem mais ainda...
Fico feliz pela evolução, poderiam agora aumentar o salario de seus funcionários.

neosoux
February 22nd, 2008, 08:13 AM
Falaram que essas viaturas só iriam circular na Zona Norte. Mas esses dias tenho andado muito entre o centro, zona sul e Barra... E tenho visto muito carro da polícia! E só os novos! Hj eu vi um do pan... Foi o único que não era novo. Essa região está bombando de carro de polícia novo! Impressionante!

EricoWilliams
February 23rd, 2008, 02:32 AM
Achei meio baranguinha o layout.

neosoux
February 23rd, 2008, 09:08 AM
^^
Nossa, eu achei lindo, muito melhor que o antigo... Ficou realmente com cara de carro de polícia.

neosoux
February 23rd, 2008, 09:13 AM
Alias, eu achava a de SP a mais bunita, agora acho a segunda mais... Ou tlvz a do Parana (nao estou lembrado direito).
Agora, a de SC, RS, MG ninguém merece né!

Aliás, a policia civil tb esta com um novo layout, nao? Vi um astra pretao bunitu!