View Full Version : Memorial Prestes - Confirmada obra de Oscar Niemeyer na orla do Guaíba!
Eduhaus February 19th, 2008, 05:33 AM :banana:
NOVO MEMORIAL PRESTES E NOVA SEDE DA FGF
Também na tarde desta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o futebol gaúcho demonstrou todas sua competência fora dos gramados. O Presidente da FGF, Francisco Novelletto, acertou os detalhes de uma parceria da FGF com o NOVO MEMORIAL PRESTES. Depois de uma reunião com o mundialmente consagrado arquiteto Oscar Niemeyer e com o representante da família Prestes, o também arquiteto Hermes Rosa, o Presidente Francisco Novelletto pode enfim divulgar que a parceria entre FGF e o NOVO MEMORIAL PRESTES está definida. Depois de um ano de negociações ficou definido que o NOVO MEMORIAL PRESTES será redimensionado e que juntamente com este novo memorial será também construída a sede nova da FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL. O local é dos mais privilegiados de Porto Alegre, Edvaldo Pereira Paiva quase esquina Ipiranga, em frente ao Anfiteatro Por-do-Sol. Segundo o Presidente Francisco Novelletto Neto o lugar será uma das atrações turísticas de Porto Alegre e atrairá muitos turistas além de moradores da própria Porto Alegre para conhecer e frequentar as suas dependências. Falta apenas a assinatura de contrato para sacramentar mais esse grande projeto que dentro em breve será uma realidade do nosso futebol e do nosso estado. De um lado um belo projeto da Federação Gáucha de Futebol e de outro lado um dos maiores arquitetos do mundo trazendo também o seu talento para o nosso estado.
Assessoria de Imprensa - FGF
AcesHigh February 19th, 2008, 01:14 PM afff... monumento a um comunista feito por outro comunista...
Brazil_Gold Coast February 20th, 2008, 02:13 AM Qualquer atracao na orla do Guaiba eh muito bem vinda!
CanudosWar February 21st, 2008, 06:53 PM um heroi,justa homenagem
RVpoa February 21st, 2008, 08:36 PM to curioso pra ver o projeto
FlicK February 21st, 2008, 11:01 PM ^^ E eu to com medo do projeto.
As chances de ser uma BOSTA são enormes. (estou falando esteticamernte, já que a importância desta obra para mim é nula)
Naipesky February 21st, 2008, 11:41 PM ^^ Mas não deve ser grande e nem ocupar muito espaço. Não é?
Se for ruim, pelo menos o estrago será pequeno. Se for bom, pelo menos o estrago será pequeno.
GersonLDN February 22nd, 2008, 12:24 AM ^^ E eu to com medo do projeto.
As chances de ser uma BOSTA são enormes. (estou falando esteticamernte, já que a importância desta obra para mim é nula)
:yes:
seumensageiro February 22nd, 2008, 12:37 AM Se for parecido com o memorial de Curitiba vai ficar interessante.
FlicK February 22nd, 2008, 05:15 AM ^^ Mas não deve ser grande e nem ocupar muito espaço. Não é?
Se for ruim, pelo menos o estrago será pequeno. Se for bom, pelo menos o estrago será pequeno.
Se não me engano, será pequeno.
Apenas um monumento irrelevante, tanto em importância, quando em beleza. :devil:
Eduhaus February 22nd, 2008, 05:45 AM Bom, vou opinar tb: Em geral eu não gosto tanto das obras do Niemeyer, embora tenha adorado o Museu de Arte Contemporranea de Niterói, principalmente o conhecendo ao vivo, mas Niemeyer é Niemeyer e o simples fato de ele ter uma obra em POA não é pouca coisa, ainda mais num lugar privilegiado como aquele. Aliás, bem que poderiam tocar abaixo aquele anfi-teatro horrível e o Niemeyer poderia planejar algo decente para o local.
Ah, se falar que é uma homenagem ao Prestes, o Cavaleiro da Esperança, este sim, gaúcho lutador e idealista. Dispensa comentários e estava na hora da sociedade gaúcha erguer esta homenagem.
Um samba-enredo memorável que a Grande-Rio fez em 1998 em homenagem ao "Prestes, o cavaleiro da esperança":
http://www.apoteose.com/ Entrar no link "Donwload sambas antigos" e depois em "Academicos do Grande-Rio" "1998 - Prestes, o cavaleiro da esperança".
:banana:
Desperta, nasceu
Cem anos nos pampas, que herança!
Coração Vermelho a palpitar
Cavaleiro da Esperança
Luiz do proletário carleando a Nação
Enfrentou adversários
Fez do Verbo o seu canhão
Sonhos de P de coragem
Cheio de C de paixão
Pelas trilhas destas terras, destas terras
Explosão de arte e guerra, não se encerra
Igualdade em seu pensar (bis)
Bolívia, Rússia, China um exílio que ensina
Proporciona um novo lar
Fruto de sua batalha
Fez-se a tropicália
E no Senado ascender
E a Coluna vai embora
Prestes soube e fez a hora
Esperar é perceber...
Hoje de cara pintada
Grande Rio irmanada, com imenso prazer
Tocantins se manifesta, a hora é essa
Prestes a acontecer
Ah! eu tô maluco, amor!
Ah! quero reformas já (bis)
Ah! quero paz e amar
Sou Caxias, vou marchar
RVpoa February 22nd, 2008, 05:49 AM ^^^^Concordo sim q ele seja homenageado...só tenho medo do projeto...pq acho as obras do Niemayer muito agreste e ultimamente repetitivas....mas Prestes pela importancia e feito tem sim que ser homenageado.
Do Niemeyer são poucos os prohjos qe eu gosto:
A Catedral de Brasilia..acho linda
O Itamaraty
Mac Niteroi
e só o Olho do museu de Curitba, embora o edificio mais antigo pelo menos na parte funcional é espetacular....se presta muito bem a sua função...mas estéticamente não curto...o resto eu acho bem feinho e inadecuado a realidade brasileira, como por exemplo areas gigantes em concreto sem uma árvore....no máximo espelhos d´água...em um país predominantemente quente isso é um crime...se torna insuportável permanecer em um local desses.Mas espero que ele esteja inspitado e faça algo marcante e agradável aos olhos.
Eduhaus February 22nd, 2008, 05:53 AM ^^^^Concordo sim q ele seja homenageado...só tenho medo do projeto...pq acho as obras do Niemayer muito agreste e ultimamente repetitivas....mas concordo sim que vale a homenagem.
:hug: :banana:
Eduhaus February 22nd, 2008, 07:45 PM Primeira obra de Niemeyer na Capital será na Orla do Guaíba
O prefeito José Fogaça sancionou hoje, 22, a lei que autoriza o Executivo Municipal a conceder uso de área para a implantação do Memorial Caminho da Soberania, homenagem a Leonel Brizola, João Goulart e Getúlio Vargas. Localizada na extensão da avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr-do-Sol, a área de cerca de 23 mil metros quadrados deverá receber três monumentos que abrigarão os memoriais dos políticos gaúchos. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, a lei prevê a construção de três prédios de aproximadamente 375 metros quadrados e base de quatro metros de altura. No topo de cada edificação, serão erguidos bustos dos homenageados, com seis metros de altura. “A cidade concede um de seus espaços mais nobres para homenagear nomes, valores e elementos históricos que precisam ser permanentemente resgatados. Foram homens que ajudaram a formar a consciência soberana de uma nação como pátria”, destacou o prefeito, que assinou a lei junto com o secretário municipal do Planejamento, José Fortunati.
Fogaça observou ainda a relevância do projeto para viabilizar a instalação da primeira obra de Niemeyer em Porto Alegre. “É um orgulho para a cidade poder contar com uma obra de Oscar Niemeyer, arquiteto do século 20 por excelência”, disse o prefeito.
GersonLDN February 23rd, 2008, 04:03 PM 23 de fevereiro de 2008
Capital
Um memorial à beira do Guaíba
O primeiro passo para a construção do conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer, que abrigará acervos de Vargas, Jango e Brizola, foi dado ontem com doação de terreno pela prefeitura
A capital gaúcha deu mais um passo em direção ao memorial trabalhista - conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em homenagem a Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. No Paço Municipal, o prefeito José Fogaça sancionou ontem a doação do terreno para a obra. O empreendimento cultural reunirá acervos que desvelam a história pessoal e política do trio em uma área de 2,3 hectares às margens do Guaíba.
Além da relevância histórica de perpetuar na Capital os documentos referentes a Vargas, Jango e Brizola, o projeto tem a simpatia da prefeitura por ser a oportunidade de Porto Alegre contar com uma obra de Niemeyer, que completou cem anos em dezembro de 2007. Para Fogaça, o conjunto será mais uma atração turística a valorizar a orla do Guaíba.
- A cidade concede um de seus espaços mais nobres para homenagear nomes, valores e elementos históricos que precisam ser permanentemente resgatados - comentou.
O projeto foi concebido por Niemeyer em 2005 e, como é próprio de sua arquitetura, promete surpreender. Ao longo da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, três bustos de bronze, cada um com três metros de altura (?????????????...na outra reportagem falava em 6m !?!?!), disputarão a atenção de motoristas e pedestres que passarem pela via. A idéia é utilizar a área como um pequeno parque, sem acesso a automóveis, valorizando a vista e privilegiando as visitas a pé. Os bustos serão sustentados por bases de concreto branco, em formato oval, com 375 metros quadrados de área interna cada um. Por dentro, as estruturas abrigarão objetos pessoais e documentos históricos dos homenageados - no estilo do Memorial JK, erguido em Brasília para resgatar a figura do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Por sugestão do arquiteto carioca, o conjunto em homenagem aos trabalhistas gaúchos ganhou o nome de Caminho da Soberania.
Apesar da doação do terreno, um longo e difícil trajeto separa os traços criativos da prancheta de Niemeyer da paisagem porto-alegrense. Segundo o presidente do conselho diretor da Fundação Caminho da Soberania, deputado federal Vieira da Cunha (PDT), a obra ainda não tem sequer um orçamento:ohno:. A fundação, responsável por tocar o memorial, depende da conclusão do projeto de iluminação para avaliar quanto vai custar erguer as estruturas.
- Depois do orçamento, vamos procurar enquadrar o projeto nas leis de incentivo à cultura, tanto estaduais quanto federais. Só depois vamos poder partir para a captação de recursos - afirma Vieira.
O deputado não arrisca uma data para a finalização da obra, por temer "frustrar expectativas":
- É difícil prever porque a gente não domina esses prazos relativos ao financiamento da cultura. Variam muito e dependem de fatores alheios a nossa vontade.
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/10dez/memorial.jpg
Naipesky February 23rd, 2008, 10:03 PM Meus olhos estão me enganando ou estou vendo piso de concreto apenas no passeio entre os bustos?
FlicK February 24th, 2008, 11:17 PM Este render é parecido com um que eu já havia visto: bustos sobre ocas brancas de concreto. Ridículo, inútil e totalmente sem nenhum bom senso. Um dos monumentos menos imponentes de Porto Alegre, desperdiçando uma das partes mais bonitas da cidade.
Como já estava esperando, será uma obra infeliz, feita só para termos em POA alguma coisa - mesmo que feia - com a assinatura de Niemeyer. Não chegará nem aos pés do projeto do Siza para o Museu Iberê Camargo. :)
mustafa. February 25th, 2008, 04:02 AM Não me agrada. Mas vamos esperar pra quando sair algo de concreto (piadinhas a parte :D).
RVpoa February 25th, 2008, 05:44 AM Eu não achei nada demais...e não achei feio tbem...mas vale lembrar que O Caminho da Soberania com estas três ocas e o Memorial Júlio Prestes são coisas diferentes...não que alguém tenha dado idéia de...mas só pra esclarecer....o projeto do Memorial Julio Prestes ainda não foi desenvolvido.Ou seja POA vai albergar não uma...mas duas obras feias de Niemayer...hehehehe....pelo menos vai estar imortalizando a trajetória desses 4 gaúchos que me orgulham, ainda que tenham cometido seus exageros e deslizes.
Agora isso tudo sem estacionamento e um restaurante/bar/café...ta fadado a se deteriorar rapidinho e ser subutilizado...se não facilitarem a chegada....e não garantirem a segurança o local vai continuar como está..lindo mas perigoso.
FlicK February 25th, 2008, 06:25 AM ^^ Eu ia comentar isso... Não podemos confundir o Caminho da Soberania com o Memorial Prestes.
O primeiro eu terei simpatia, apesar de achá-lo feio. :yes:
GersonLDN February 25th, 2008, 04:53 PM Não me agrada. Mas vamos esperar pra quando sair algo de concreto (piadinhas a parte :D).
A unica coisa de "concreto" que eu quero ver eh a laje em cima da tumba do "veinho".....ta mais do que na hora dele partir......:wave:
Vittariano February 28th, 2008, 11:53 PM Pelo que sei, há um projeto de duplicação da Av. Beira-Rio para a Copa de 2014....e esses projetos estarão próximos a área de expansão da avenida propriamente dita!
|
|