View Full Version : Kassab entrega área verde e anuncia 100 parques para SP

GRGM
February 21st, 2008, 09:44 AM
Não sei se é pra postar aqui (por ser algo de urbanismo) ou no "Notícias Paulistas"... mas como já é "antiguinha" (tem quase um mês) e não foi postada aqui, não sei se chega a ser uma "notícia", acho que é mais uma questão urbana.... enfim, moderação, resolva o pepino, hahahahaha! m))

Kassab entrega área verde e anuncia 100 parques para SP

Fonte: Assessoria de Imprensa

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (Democratas), inaugurou neste sábado, 26, em Pirituba, zona norte da cidade, o Parque Jacinto Alberto, que aguardava finalização. O novo equipamento, localizado na Rua Talófitos, tem 40.910 m² e é o oitavo parque desta gestão. Ainda no local, o prefeito, acompanhado dos secretários do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e de Esportes, Walter Feldman, lançou a exposição "100 Parques para São Paulo", que mostra todas as áreas verdes da administração municipal existentes, em implantação e em projeto.

Com pista de cooper e skate, além de quadras poliesportiva, de bocha e de tênis, o Parque Jacinto Alberto já conta com o projeto "Raquetes do Futuro" - uma parceria entre a Subprefeitura de Pirituba e empresas da região -, que ensina o esporte à comunidade nas quadras do parque. As aulas são voltadas às crianças e jovens de 7 a 18 anos e duram, em média, 50 minutos.

Para Kassab a inauguração de mais um parque mostra a preocupação da administração municipal em aumentar o número de áreas verdes na cidade. "São Paulo era só verde há 200 ou 300 anos. Mas, hoje estamos caminhando para a eliminação total do verde se não tivermos um posicionamento muito firme da sociedade", afirmou o prefeito. Além da inauguração desse parque, a posição do governo em relação ao meio ambiente pode ser retratada também pelo orçamento da secretaria do verde, que quadruplicou na atual gestão.

Diversas ações da Prefeitura têm sido elaboradas no sentido de melhorar a qualidade de vida na cidade. O secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, destacou a aprovação do projeto de inspeção veicular, que terá como meta reduzir a poluição veicular na capital. Dados apresentados pelo secretário mostram que os paulistanos perdem dois anos de vida por causa da poluição emitida pelos carros.

"A cidade de São Paulo tem 11 milhões de habitantes e tinha 32 parques quando este governo começou. Nosso objetivo inicial foi cuidar bem do que existia, para depois implantar outros. Tínhamos sete parques com implantação em andamento, que vinham de outras gestões, e estamos concluindo essas obras. Já temos oito parques inaugurados e entregaremos outros 13 até o final deste governo", afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente.

Novas áreas serão anunciadas

Eduardo Jorge ainda afirmou que a secretaria já estuda a inclusão de mais 30 áreas que serão transformadas em parques. Elas, somadas às 100 mostradas na exposição, vão totalizar 130 áreas verdes para a cidade. Apoiado pelo o anúncio, o prefeito firmou um compromisso de, até o final de março, ter esses terrenos identificados. "No andar térreo do prédio da Prefeitura teremos, até o final de março, uma exposição permanente com os 130 parques. Cada quadro terá fotos importantes, o diretor responsável, será o presente do Eduardo Jorge para a cidade de São Paulo", disse o prefeito.

Novo complexo de eventos

Durante os anúncios relacionados à questão ambiental, o prefeito, junto com o secretário da habitação, Orlando Almeida, falou também sobre o audacioso projeto de construção de um novo pólo de eventos a ser instalado em Pirituba. Será uma área de 5 milhões de metros quadrados com uma excelente localização: a três quilômetros do Rodoanel, próximo à Rodovia dos Bandeirantes, 20 km do Aeroporto de Congonhas, 45 km de Viracopos e com uma estação da CPTM nas proximidades. O projeto será inspirado no local onde acontece a Feira de Milão, na Itália. O novo centro ficará entre os maiores do mundo e contará com espaço para eventos esportivos, culturais, econômicos, além de malha hoteleira.

http://www.democratas.org.br/noticias/3020

tchelllo
February 21st, 2008, 12:01 PM
Que excelente notícia!!!:banana:

Tlag
February 21st, 2008, 01:57 PM
Gente, alguém sabe o que está sendo feito em todas as praças da cidade? A maioria está destruída e algumas já estão recebendo um paisagismo novo. No meu bairro todas forma destruídas para dar lugar a uma nova praça.

HGP
February 21st, 2008, 02:14 PM
Boa, quanto mais areas verdes melhor para todos!

Overmundo
February 21st, 2008, 02:44 PM
Tem uma aqui perto de casa que foi reformada em 2004 pela Marta e tão demolindo tudo pra fazer outra...tudo bem que a praça não era bonita, mas demolir tudo algumas vezes eu acho demais...mas é melhor estarem fazendo algo do que abandonando tudo...

Pesquisadorbsb
February 21st, 2008, 08:19 PM
^^ Espero que realmente seja implantados, pois em Brasília foram criados 65 parques, apenas 5 realmente foram implantados. E os outros 60 estão sendo invadidos e parcelados.

RRC
February 21st, 2008, 09:56 PM
Acho excelente, mas gostaria que a prefeitura começasse um intenso programa de plentio e preservação de árvores pela cidade.

Acho um absurdo a mentalidade ignorante da maioria da população, vendo as árvores como um estorvo ou obstáculo. Não raro vejo reclamações e pedidos no jornal para corte de árvores pq estão na frente de janelas,ou atrapalhando fios....

Pesquisadorbsb
February 21st, 2008, 11:04 PM
^^ Mas tem um porém, se as arvores colocam em risco as vidas humanas tem que cortar mesmo, mas se estão a uma certa distancia ai eu não concordo com a derrubada, e o Kassab deveria incentivar a plantar arvores as margens dos rios, pois Sampa está assim, pois arrancaram tudo.

As matas de galeria ajudam tanto a evitar enchentes e como manter o eco-sistema equilibrado, mas politico somente pensa em outras coisas.

zeh
February 22nd, 2008, 02:17 AM
muito bom isso! :banana:

juza
February 22nd, 2008, 02:28 AM
Isso aí, é uma das coisas que SP mais precisa :)

Gutovsky
February 22nd, 2008, 10:40 PM
^^ Mas tem um porém, se as arvores colocam em risco as vidas humanas tem que cortar mesmo, mas se estão a uma certa distancia ai eu não concordo com a derrubada, e o Kassab deveria incentivar a plantar arvores as margens dos rios, pois Sampa está assim, pois arrancaram tudo.

As matas de galeria ajudam tanto a evitar enchentes e como manter o eco-sistema equilibrado, mas politico somente pensa em outras coisas.

Ambas as marginais foram transformadas em parques lineares, com muitas árvores. Na Marg. Pinheiros a transformação já é bem evidente pois as árvores, muitas delas frutíferas, já estão bem grandes; na Marg. Tietê, o projeto é mais recente e as mudas eram bem mais jovens, mas já dá para ver a grande diferença causada.
Nos demais rios de SP, como Tamanduateí, ou córregos, não há mais espaço para plantar devido à presença de vias ao longo do traçado; e a maioria já foi canalizada. Há algumas exceções; próximo ao Horto Florestal, por exemplo, o córrego que corta o Tucuruvi e o Tremembé, em muitos trechos, possui árvores ainda nativas ao longo do curso (e também ocupações clandestinas, favelas e casas, claro), mas a população quer a urbanização para evitar enchentes, comuns ao longo dos cursos, pois a maioria não tem vazão suficiente.
Alguns políticos pensam em obras de caráter ambiental!:)

Gente, alguém sabe o que está sendo feito em todas as praças da cidade? A maioria está destruída e algumas já estão recebendo um paisagismo novo. No meu bairro todas forma destruídas para dar lugar a uma nova praça.

A Prefeitura parece estar interessada em aumentar a visibilidade dentro das praças, por motivos de segurança. Além disso, no âmbito do programa de reforma das calçadas, estão trocando o calçamento cimentado por outros tipos, como o (maldito) piso intertravado. Sabe como é, pelos vistos "sobra" dinheiro em SP.

jp_city
February 23rd, 2008, 02:49 AM
otima noticia

Tlag
February 23rd, 2008, 03:38 AM
A Prefeitura parece estar interessada em aumentar a visibilidade dentro das praças, por motivos de segurança. Além disso, no âmbito do programa de reforma das calçadas, estão trocando o calçamento cimentado por outros tipos, como o (maldito) piso intertravado. Sabe como é, pelos vistos "sobra" dinheiro em SP.

Bom, prefiro os malditos intertravados do que as malditas calçadas de cimento.