View Full Version : Implantação da Segunda Fase da Linha 5 – Lilás -18 de março de 2008

rsalome
February 21st, 2008, 02:05 PM
Agora vai !!!!! :banana::banana::banana:

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/lilas/images/fgmapa_lilas.jpg

O Estado do São Paulo está negociando um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e se propõe a utilizar uma parte dos fundos para contratos de serviços de consultoria.

2 Os serviços compreendem: o gerenciamento, assessoramento e apoio a gestão da UCP – Unidade de Coordenação do Programa da Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM, no desenvolvimento do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
O objetivo principal do Programa é a “Aquisição de Material Rodante e Sistemas para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e Estudos, Projetos e Desapropriações para a Implantação da Segunda Fase da Linha 5 – Lilás, da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, Trecho Largo 13 – Chácara Klabin”, Lei nº 12.689, de 03/10/2007.

3 A Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM convida a os consultores
elegíveis a manifestar interesse em relação à prestação dos serviços solicitados.
Os consultores interessados deverão fornecer informações que demonstrem
suas qualificações para fornecer os serviços (folhetos, descrição de trabalhos
similares, experiência em condições similares, disponibilidade de pessoal que
tenha os conhecimentos pertinentes, etc.). Os consultores poderão associar-se a fim de melhorar suas qualificações.

4 Os consultores serão selecionados de acordo com os procedimentos previstos na edição em vigor das Políticas para Seleção e Contratação de Consultores Financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

5 Os consultores interessados poderão obter maiores informações no endereço
indicado ao final, no período das 09:00h as 17:00h, do dia 06 de fevereiro ao dia 04 de março de 2008.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS

6 As manifestações de interesse deverão ser recebidas no seguinte endereço, até as 16:00h horas do dia 18 de março de 2008:

Endereço:
Para: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP
Aos cuidados de: Sr. Osvaldo Spuri
Rua Boa Vista, 175 – Bloco A - 2º Andar
CEP: 01410-001
Estado: São Paulo
País: Brasil
Email: cptm.bid@cptm.sp.gov.br
Portal: www.cptm.sp.gov.br

tchelllo
February 21st, 2008, 02:10 PM
Puxa, que bom... Esta linha completa é muito desejada por todos nós.

Ar-Nimruzîr
February 21st, 2008, 02:14 PM
Agora vai !!!!! :banana::banana::banana:

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/lilas/images/fgmapa_lilas.jpg

O Estado do São Paulo está negociando um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e se propõe a utilizar uma parte dos fundos para contratos de serviços de consultoria.

2 Os serviços compreendem: o gerenciamento, assessoramento e apoio a gestão da UCP – Unidade de Coordenação do Programa da Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM, no desenvolvimento do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
O objetivo principal do Programa é a “Aquisição de Material Rodante e Sistemas para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e Estudos, Projetos e Desapropriações para a Implantação da Segunda Fase da Linha 5 – Lilás, da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, Trecho Largo 13 – Chácara Klabin”, Lei nº 12.689, de 03/10/2007.

3 A Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM convida a os consultores
elegíveis a manifestar interesse em relação à prestação dos serviços solicitados.
Os consultores interessados deverão fornecer informações que demonstrem
suas qualificações para fornecer os serviços (folhetos, descrição de trabalhos
similares, experiência em condições similares, disponibilidade de pessoal que
tenha os conhecimentos pertinentes, etc.). Os consultores poderão associar-se a fim de melhorar suas qualificações.

4 Os consultores serão selecionados de acordo com os procedimentos previstos na edição em vigor das Políticas para Seleção e Contratação de Consultores Financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

5 Os consultores interessados poderão obter maiores informações no endereço
indicado ao final, no período das 09:00h as 17:00h, do dia 06 de fevereiro ao dia 04 de março de 2008.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS

6 As manifestações de interesse deverão ser recebidas no seguinte endereço, até as 16:00h horas do dia 18 de março de 2008:

Endereço:
Para: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP
Aos cuidados de: Sr. Osvaldo Spuri
Rua Boa Vista, 175 – Bloco A - 2º Andar
CEP: 01410-001
Estado: São Paulo
País: Brasil
Email: cptm.bid@cptm.sp.gov.br
Portal: www.cptm.sp.gov.br

^^

Ao invés de expandir até Campo Belo, decidiram construir até CK? Que legal!!! :banana:

HGP
February 21st, 2008, 02:18 PM
Linha 5, ahha-uhuu!!!!

Tlag
February 21st, 2008, 02:22 PM
Que bom que vai sair logo. Não vejo a hora!

Engraçado que a notica é do metrô mas estão pedindo pra procurarem a CPTM, será que vai ser a CPTM de novo que vai ser responsÁvel pela construção do resto da linha?

Speedy128k =)
February 21st, 2008, 02:22 PM
quando começam as obras ?

Overmundo
February 21st, 2008, 02:34 PM
Eu chuto que as obras começariam no segundo semestre...

rkj
February 21st, 2008, 02:43 PM
Hoje saiu a notícia de venda da integralidade de ações do GESP e da companhia do Metrô na CESP. Isso significa uma boa injeção de dinheiro no transporte público e demais obras de infra-estrutura.

Agora vai.

Overmundo
February 21st, 2008, 02:51 PM
^^boa noticia!!!

Honda Power
February 21st, 2008, 03:12 PM
Ótima notícia! Estou 40% mais confiante, mas só comemoro quando ver os tapumes das obras xD

xcleitonx
February 21st, 2008, 03:29 PM
Os estudos para extensão dessa linha começam esse ano, agora até a conclusão, ai tem tempo.

Mas acho que conseguem construir 1 estação até 2010.

Raul Neto
February 21st, 2008, 03:34 PM
Enfim, a linha que ligava nada a coisa alguma vai se tornar uma das mais importantes e movimentadas da rede de metrô. Melhor notícia do dia, pois dava pena ver aquele rabicho subutilizado e com tanto potencial.

rsalome
February 21st, 2008, 03:52 PM
Desconfio que as obras devem ser iniciadas no começo de 2009, para poderem entregar pelo menos uma estação antes de março de 2010, por causa das eleiçoes!!!!
politica !!!!

EricoWilliams
February 21st, 2008, 03:53 PM
Bela noticia para a cidade!

Era o que tava faltando, um pouco de seriedade. Creio que os governantes estão percebendo que a cidade vem batendo recordes em congestionamentos dia após dia.

lipe_andreense
February 21st, 2008, 04:47 PM
Isso já tava no site da CPTM há um bom tempo.
e já estava como Lgo 13 - C. Klabin.

Lógico que os estudos são pra linha inteira, mas não quer dizer que numa 1ª fase a linha chegará até lá (pelo menos não completa)

xcleitonx
February 21st, 2008, 05:01 PM
Só o tempo pode responder as nossas perguntas, mas vou colocar algumas coisas no ar, a linha 5 acredito eu, pode ter 3 destinos diferentes:

1º Não construírem nada até 2010.

2º Construírem apenas 1 estação.

3º Construírem + de 1 estação (Acho pouco provável).

e ai o que vcs acham?

Gutovsky
February 21st, 2008, 06:55 PM
Não vão deixar essa linha sem construir... Seria jogar dinheiro no lixo, bem como prestígio políticio. E construir só uma estação... Seria uma construção linear, como estão fazendo com a linha verde? Então pelo menos umas 3 estariam em construção avançada, com a obra bruta de mais algumas já pronta. Não é econômico fazer um metrô estação por estação! As shields ficariam paradas até começarem as próximas? Isso custa caro!
Portanto, acredito que constróem ao menos 3 estações até 2010, mesmo que só sejam inauguradas alguns meses depois.

tnq13
February 21st, 2008, 06:57 PM
Só o tempo pode responder as nossas perguntas, mas vou colocar algumas coisas no ar, a linha 5 acredito eu, pode ter 3 destinos diferentes:

1º Não construírem nada até 2010.

2º Construírem apenas 1 estação.

3º Construírem + de 1 estação (Acho pouco provável).

e ai o que vcs acham?

Podem até construir só 1 estação, desde que seja a CK! Faça o metro ir direto e como tempo vão fazendo as intermediárias...

rsalome
February 21st, 2008, 07:10 PM
o plano mais viavel e inteligente seria fazer o tunel até CK com as estações santa cruz e CK uma vez que não há necessidade de novas desapropriações para essas estações.

Mas eu aposto no seguinte: eles construirão a estação adolfo pinheiro e segiram com o tunel até a ck e Santa cruz que deveram ser as estações a serem construidas na sequencia.

xcleitonx
February 21st, 2008, 07:35 PM
To profetizando uma propaganda eleitoreira pra meados de 2010.

"3 linhas de metrô sendo construídas ao mesmo tempo, nunca se fez tanto pelo transporte público de São Paulo."

BGB
February 21st, 2008, 08:09 PM
OLha, acho q se utilizarem o shield, ai vai sim direto pra CK e fazem a estacao de integracao em SC msm.....mas se resolverem fazer por NATM????? nunca ouvi nenhum estudo sobre isso, entao nao sei nada....alguem de uma luz fazendo favor.....

"3 linhas de metrô sendo construídas ao mesmo tempo, nunca se fez tanto pelo transporte público de São Paulo."

sinceramente, nao me importo, contanto que as construcoes sejam feitas, nao haja roubo (e por enquanto nao ha nenhuma evidencia disso) e sejam realmente beneficas para a populacao e nao um elefante branco (e isso TODO MUNDO sabe q nao sao), entao deixem eles fazerem as propagandas politicas deles, pois eh o unico jeito de mostrarem o q tao fazendo.....

CARIOCAemSSA
February 21st, 2008, 08:13 PM
Que boa notícia! Não vejo a hora de ver a linha 5 chegando em CK!

marcelolsp
February 21st, 2008, 09:30 PM
Vejam: a prefeitura repassou 1bi para a linha lilás; Há a venda da CESP, onde pelo menos outro 1bi também deverá ir para ela. Se a obra está orçada em 3,5 para 4 bilhões, faltam no máximo outros 2, ou seja, a metade...

Com a economia crescendo a pelo menos 4% de forma sustentada, a receita fiscal aumenta também, logo, com o tempo, teriamos os outros 2bi.

Acho que o governo vai tentar um financiamento da metade do custo da obra, pq com o aumento do orcamento, a capacidade de endividamento tb aumenta e há meios de negociar o emprestimo, com autorização do Senado Federal, é claro.

Temos que ser menos pessimistas, estamos numa fase nova de desenvolvimento nacional gente, hj foi anunciado que o Brasil se tornou credor internacional de divisas, pq seu estoque de reservas passou o total da divida externa... isso é algo extraordinário.

Logo, estimo que o Metrô vai construir o trecho inteiro de uma vez, muito embora vá demorar um pouco para começar, pq tem que projetar, desapropiar e licitar a obra.

A situação hj para SP é muito diferente de anos atrás, quando lançamos a construção da linha 4.

Querem apostar?

BGB
February 21st, 2008, 10:47 PM
concordo com vc, nao duvido q na proxima eleicao jah se tenha planos de comecar obras para uma linha nova (quem sabe a 6????) ou entao extender uma das jah existentes um pouco mais (como o projeto de extensao da 2 ateh o tatuape) e claro, terminar as ampliacoes q estao em curso.....
isso eh reflexo de crescimento da economia com saneamento das contas do estado, o q esta permitindo haver aumento dos investimentos em todas as areas....o q tb eh reflexo de continuidade administrativa (mas jah to fugindo do topico, entao to parando):|:|:|:|:|

gutooo
February 22nd, 2008, 02:36 AM
Não vejo a hora de ter o metro do lado de casa :banana:

HGP
February 22nd, 2008, 03:47 AM
Não vejo a hora de ter o metro do lado de casa :banana:

Comparativamente, a linha C não é mais próxima de sua casa do que a futura extensão da 5?

Ar-Nimruzîr
February 22nd, 2008, 05:54 PM
Com o início das obras da linha 5, serão 3 linhas sendo construídas ao mesmo tempo! Acho que, atualmente lugar nenhum do mundo, exceto Beijing e Shanghai, constroem mais do que isso ao mesmo tempo! :banana:

richter30
February 22nd, 2008, 06:28 PM
heheh vai ser um record e com certeza pode ser usado como propaganda sim, se estão fazendo, estão no direito de divulgar né?

o negocio é metrô e trem já !!

Detalhe: 3 linhas de metrô ao mesmo tempo, expansão e modernização total das linhas C, F e Expressos aeroporto, guarulhos e sudeste tb!

Esse ano ainda tem novas estações pra inaugurar.....

xcleitonx
February 22nd, 2008, 06:40 PM
heheh vai ser um record e com certeza pode ser usado como propaganda sim, se estão fazendo, estão no direito de divulgar né?

o negocio é metrô e trem já !!

Detalhe: 3 linhas de metrô ao mesmo tempo, expansão e modernização total das linhas C, F e Expressos aeroporto, guarulhos e sudeste tb!

Esse ano ainda tem novas estações pra inaugurar.....

Fazer propaganda podem até fazer, estão no direito mesmo.

só que faz alguns metros de linha 5, meia primeira fase da linha 4 com uns 3 anos de atraso ou até mais, além da L2 que cada estação demora 1 ano, e a propaganda são 3 linhas prontas e a todo vapor.

Só estão investindo agora porque está a beira do colapso.

queria ver se não investisse o que seria.

ionhollfman
February 22nd, 2008, 06:46 PM
E a sua cidade ai não tem metrô (o metropolitano) porque para esse pessoal só existe capital.

Quem já tem cptm não precisa de metrô mesmo, é pura bobagem, agora diadema não é tão longe assim de jabaquara acho que ia facilitar a vida de quem mora ai...

ionhollfman
February 22nd, 2008, 06:48 PM
Com o início das obras da linha 5, serão 3 linhas sendo construídas ao mesmo tempo! Acho que, atualmente lugar nenhum do mundo, exceto Beijing e Shanghai, constroem mais do que isso ao mesmo tempo! :banana:

Não estão fazendo mais que a obrigação depois de tanto tempo de descaso.

mopc
February 22nd, 2008, 06:50 PM
Agora é esperar até março ou abril para vermos exatamente o que será feito, quais trechos em qual ordem, se haverá uso do shield etc.

Como eu disse em outro thread, acho que dá para fazer excavação simples até Campo Belo, que é um trecho mais barato, mas em Brooklyn e Moema provavelmente usarão um shield. O problema é que ente encomendar e receber esse equipamento, acho que leva mais de um ano e meio. O shield da Linha 4 foi encomendado (acho) em 2004 e só chegou em 2006/2007.

xcleitonx
February 22nd, 2008, 07:06 PM
E a sua cidade ai não tem metrô (o metropolitano) porque para esse pessoal só existe capital.

Quem já tem cptm não precisa de metrô mesmo, é pura bobagem, agora diadema não é tão longe assim de jabaquara acho que ia facilitar a vida de quem mora ai...

Cara, o corredor metropolitano atende bem, não precisa extender o metrô. O único problema mesmo é a ligação com o Morumbi, Linha C e região de Santo Amaro, para as demais regiões até que a cidade tem um acesso bem facilitado, mesmo sem CPTM, Metrô.

xcleitonx
February 22nd, 2008, 07:26 PM
Agora é esperar até março ou abril para vermos exatamente o que será feito, quais trechos em qual ordem, se haverá uso do shield etc.

Como eu disse em outro thread, acho que dá para fazer excavação simples até Campo Belo, que é um trecho mais barato, mas em Brooklyn e Moema provavelmente usarão um shield. O problema é que ente encomendar e receber esse equipamento, acho que leva mais de um ano e meio. O shield da Linha 4 foi encomendado (acho) em 2004 e só chegou em 2006/2007.

Eu acho que isso depende muito do traçado, se forem fazer até Campo Belo uma primeira fase, eu acho que vai ser por NATM, mas isso depende, a segunda fase da linha 2 foi em boa parte NATM , em alguns pontos acho que utilizaram VCA, e a obra passou pelas proximidades da estação santa cruz e seguiu até onde está agora.

Mesmo assim acho que será usando um Shield mesmo nessa região.

mopc
February 22nd, 2008, 08:12 PM
^^ eu também, mas alguém pode confirmar quanto tempo demora entra a encomenda e a entrega de um shield?

BGB
February 22nd, 2008, 08:14 PM
Pela regiao de alto valor e principalmente movimento, deveria ser usado um shield sim, mas nao duvido q deixem essa parte para uma segunda fase, pra poder comecar logo, afinal de contas, o Serra quer obra de metro pra mostrar na campanha presidencial ou de reeleicao pra governador, entao, certamente ele vai optar pela opcao q permita a ele iniciar as obras o quanto antes,mas msm assim, nao comeca antes do ano q vem (eu acho...)

xcleitonx
February 22nd, 2008, 09:19 PM
uma atitude lógica é mandar o shield pra linha 5 depois que terminar de fazer o serviço na L4.

Possívelmente Outubro / Novembro de 2010.

Ai enrola mais um pouquinho e entre 2011/12 já começa a ser usado.

Então, pra não perder tempo acho que vão fazer a Adolpho Pinheiro, e deixar a licitação e as desapropriações prontas. Tem 2 anos pra elaborar isso, se a vontade de fazer prevalecer claro.

Não entendo nada de licitação, mas uma vez que a linha já tem uma parte pronta, a papelada pra continuação é mais rápida (ou menos demorada)?

Pedro Paulo Carreira
February 22nd, 2008, 09:23 PM
Demorou! com seis milhões de carros o grito de guera é o seguinte: mais linhas metrô.

CARIOCAemSSA
February 22nd, 2008, 09:29 PM
uma atitude lógica é mandar o shield pra linha 5 depois que terminar de fazer o serviço na L4.
Possívelmente Outubro / Novembro de 2010.

Ai enrola mais um pouquinho e entre 2011/12 já começa a ser usado.

Então, pra não perder tempo acho que vão fazer a Adolpho Pinheiro, e deixar a licitação e as desapropriações prontas. Tem 2 anos pra elaborar isso, se a vontade de fazer prevalecer claro.

Não entendo nada de licitação, mas uma vez que a linha já tem uma parte pronta, a papelada pra continuação é mais rápida (ou menos demorada)?

Não se pode fazer isso porque o shield foi encomendado para executar única e exclusivamente o túnel da linha 4. A sua vida útil só permite fazer as escavações programadas e só.

RRC
February 22nd, 2008, 09:31 PM

Já foi falado que isso não é viável, cada shield é fabricado sob encomenda especialmete para a destinação a que é projetada, ou seja, distância, tipo de solo, profundidade etc, além do que ao fim de seu trabalho ele já estará no fim de sua vida útil, por isso não sewria possível uma eventual utilização do mesmo shield pra outra obra.

Já ouvi dizer que possível até é, reforma-lo e adapta-lo, mas os custos seriam tao altos, praticamente igual ao de um novo, feito especialmente para a obra, e por isso seria inviável.

Se tivessem feito a licitação de todo o trajeto de uma vez seria sem dúvida bem mais rápido, mas creio que isso não foi feito, já que os projetos básicos e executivos ao que parecem estão sendo feitos agora. Desse modo acredito que será feita uma nova licitação para o trecho restante.

No entanto a licitação nem é a parte burocrática mais demorada numa obra dessas, e sim as desapropriações. O metrô pelo que sei costuma pagar um valor justo exatamente pra evitar possíveis recursos e mais demora, mas nunca se sabe, ainda mais nesse trecho, que vai passar por bairros bem valorizados, sempre pode haver quem não concorde e acione a justiça, podendo atrasar as obras.

BGB
February 22nd, 2008, 09:44 PM
concordo, msm q decidam fazer com um shield, o tempo de entrega nao vai ser o maior problema, e sim as desapropriacoes, por isso o fato de jah ser iniciado agora o projeto executivo e a preparacao delas eh um bom sinal, provavelmente ateh o fim de 2009 as obras poderiam comecar, fazendo os trabalhos de demolicao e construcao das estacoes e pocos de servico, ateh pq isso leva bem mais tempo do que a escavacao do shield por si soh.....alem disso, o shield vai precisar passar por manutencao, como esta ocorrendo com o equipamento da L4 agora....

Ar-Nimruzîr
February 22nd, 2008, 10:36 PM

^^

Impossível, dado que a vida útil do Shield da L4 é de cerca de 7Km.

richter30
February 23rd, 2008, 02:43 AM
Fazer propaganda podem até fazer, estão no direito mesmo.

só que faz alguns metros de linha 5, meia primeira fase da linha 4 com uns 3 anos de atraso ou até mais, além da L2 que cada estação demora 1 ano, e a propaganda são 3 linhas prontas e a todo vapor.

Só estão investindo agora porque está a beira do colapso.

queria ver se não investisse o que seria.

Se o governo federal ajudasse com mais dindim, o cenario seria bem diferente...o estado de SP como todos já sabem, está tendo que tocar a modernização da CPTM e a expansão do metrô sozinho, enquanto os metrôs do RJ, BH e outros ainda tem que esperar a boa vontade do governo federal pra poder expandir seus metrôs....
por isso não reclame de barriga cheia....
E outra, nem fizeram propaganda alguma, nem começaram a construção da 2º fase da linha 5, então não se pode afirmar que vão fazer apenas alguns metros, eu aposto numa expansão progressiva e dividida em 2 fases...

e a linha 4 foi por culpa do acidente na estação pinheiros que gerou tudo isso, se não tivesse tido o acidente, seria bem diferente....

Não estão fazendo mais que a obrigação depois de tanto tempo de descaso.

Descaso dos governadores que governaram SP no periodo que não se fez nenhum investimento no transporte sobre trilhos.
Claro que é obrigação, mas não se pode culpar um governo pq os anteriores não fizeram....

E ainda tem muito descaso, principalmente do governo federal que suga nosso dindim e não investe um centavo sequer no metrô de SP...até a prefeitura repassou 1 bi pra ajudar na expansão do metrô e tentar assim recuperar anos e anos de atraso....

Pelo menos há uma preocupação da gestão atual, e é isso que importa agora, as obras estão saindo....

BrunoFoca
February 23rd, 2008, 03:17 AM

Se isso fizer o Tucanato de SP durar mais 12 anos podem fazer uma orgia com sexo para promover que eu não ligo.

gutooo
February 23rd, 2008, 03:56 AM
Comparativamente, a linha C não é mais próxima de sua casa do que a futura extensão da 5?

Em linha reta vai ser a MESMA distância (1,4KM)! :bash:

Podia ser menos né?

BGB
February 23rd, 2008, 04:26 AM
Se isso fizer o Tucanato de SP durar mais 12 anos podem fazer uma orgia com sexo para promover que eu não ligo.

olha, eu nao ligo se eh tucano ou nao, desde que seja alguem competente e honesto ta valendo, e eh isso q SP teve nesses ultimos 13 anos.....o Covas saneou o estado, o Alckmin terminou o processo e começou a investir, e o Serra agora pode por o pé no acelerador.
Se continuar havendo governos honestos e sucessivos, ótimo, então que os tucanos fiquem 200 anos no poder, eu não ligo, agora se começar a desbundar, então é hora de mudar de partido.....mas sinceramente, não acho que isso aconteça. 2025 São Paulo vai ter 160 km de metro, podem escrever!!!!

xcleitonx
February 23rd, 2008, 06:16 AM
Tenho lá minhas dúvidas se os tucanos são competentes mesmos, mas que são melhores que os governos de fleury, erundina, maluf, quercia, isso são. Essas figuras fizeram bem pouco, ou nada.

Mas com certeza obra de visibilidade é propaganda política na certa, essas obras e melhorias não vão parar porque a cidade já está saturada, a meta de 2010 é um plano de emergência.

Vamo ver se começam logo essa linha 5, até agora nada.

xcleitonx
February 23rd, 2008, 06:27 AM
Se o governo federal ajudasse com mais dindim, o cenario seria bem diferente...o estado de SP como todos já sabem, está tendo que tocar a modernização da CPTM e a expansão do metrô sozinho, enquanto os metrôs do RJ, BH e outros ainda tem que esperar a boa vontade do governo federal pra poder expandir seus metrôs....
por isso não reclame de barriga cheia....
E outra, nem fizeram propaganda alguma, nem começaram a construção da 2º fase da linha 5, então não se pode afirmar que vão fazer apenas alguns metros, eu aposto numa expansão progressiva e dividida em 2 fases...

e a linha 4 foi por culpa do acidente na estação pinheiros que gerou tudo isso, se não tivesse tido o acidente, seria bem diferente....

o que fod* é que tudo é feito a base de politicagem, SP recebeu investimento federal da CBTU pra linha 2 de alto do ipiranga até vila prudente e vai receber também pra fazer o expresso aeroporto.

sabe-se lá quando começou a linha 4 que nem eu mais sei, mas eu achava que em 2006 estava pronta, já estamos em 2008 e até agora nada.

Pra variar a primeira fase da linha 2 tinha um plano de ser inaugurada alguns meses ou dias antes das eleições, tanto é que a Imigrantes foi inaugurada no último dia do mandato do Claudio Lembo, algo assim...

Uma coisa vcs tem que colocar na cabeça, se tem ano de eleição, tem linha nova inaugurada.

lipe_andreense
February 23rd, 2008, 07:02 AM
^^ estação Cantagalo que o diga :lol:

BGB
February 23rd, 2008, 07:17 AM
olha Cleiton, nao tenha duvida que bate com eleicao msm......
faz parte do ciclo politico no mundo todo
quanto aos tucanos, nao disse que eles sao competentes, mas sim que o foram para tirar o estado da quebradeira que encontraram depois de mais de 10 anos de desmandos....tanto que disse q se começarem a fazer merda tem q tirar....se bem q nao sei quem poe la....alias, nao sei nem quem eles podem colocar lah sem ser o Serra ou o Alckmin.....politica no Brasil é foda....:ohno::ohno::ohno::ohno: