View Full Version : Qual outra cidade brasileira + se parece com a sua?

tchelllo
February 22nd, 2008, 02:25 AM
Pessoal, qual outra cidade brasileira você acha (por já tê-la conhecido) ou imagina ( por ainda não tê-la conhecido) mais parecida com a sua do que outras?:)

Eu acho BH, em várias vistas, parecida com Sampa...

RJ-Travel
February 22nd, 2008, 02:31 AM
Eu acho a vizinha niterói parecida com o Rio de Janeiro... pelo menos na região da orla, as 2 são bem parecidas.

Minha opnião.

GuilhermeES
February 22nd, 2008, 02:32 AM
minha cidade é parecida mais ou menos com Feira de Santana

WallyP
February 22nd, 2008, 02:38 AM
Rio - Vitória - Floripa...tem coisas em comum.

juniorzzi
February 22nd, 2008, 02:39 AM
^^
Quando li o titulo pensei em falar a mesma coisa que você!

Vargas
February 22nd, 2008, 02:40 AM
Eu acho q Uberlandia e Sorocaba sao gemeas.

Ap_Recife
February 22nd, 2008, 02:41 AM
Nunca vi cidade brasileira parecida com Recife.

Acho Vitória (ES) um pouco parecida com o Rio.

Algumas imagens do skyline de Goiânia lembram São Paulo.

natalense
February 22nd, 2008, 02:50 AM
Natal - Fortaleza ;)

Luiz Bazuca
February 22nd, 2008, 02:56 AM
Rio - Vitória - Floripa...tem coisas em comum.

^^
Quando li o titulo pensei em falar a mesma coisa que você!

Idem

Barriga-Verde
February 22nd, 2008, 02:59 AM
Blumenau - Joinville - Caxias do Sul... tem algumas semelhanças (principalmente as duas últimas).

Ice Climber
February 22nd, 2008, 02:59 AM
Curitiba e Goiânia se parecem. Talvez não tanto, mas parece sempre que vejo Goiânia, me vem a imagem de "Curitiba do Norte" (ou seria Curitiba a "Goiânia do Sul"?).

Imbituba se parece com... Ninguém! Não conheço nenhuma cidade semelhante a Imbituba.

Manauense
February 22nd, 2008, 03:03 AM
Na minha opinião, Manaus tem algumas semelhanças com duas outras cidades: Belém e Santarém.

portoimagem-II
February 22nd, 2008, 03:08 AM
Porto alegre eu acho muito parecida com o bairro Batel, Curitiba (mas sem predios altos com a capital paranaense).

Porto Alegre seria uma Curitiba com os predios cortados pela metade.

Já o relevo de POA não há dúvidas: parece com o de Belo Horizonte! Só há duas capitais com tanto relevo no Brasil: BH e POA.

Já o centro de Porto Alegre eu acho parecido com o de São Paulo: denso, e com predios bem altos dos anos 1930 a 1950.

.

Urbano Santista
February 22nd, 2008, 03:48 AM
Arquitetura e Discussões Urbanas!

Urbano Santista
February 22nd, 2008, 03:53 AM
Em relação a paisagens acho que Santos se parece bastante com Vitória. O centro fica ao lado do porto, às margens de um canal, há uma orla densa e morrros.

LS Kim
February 22nd, 2008, 04:07 AM
Acho que Santos, Vitória, Rio e Floripa se parecem.

Goiânia, Campo Grande e Curitiba também. SP e BH e talvez POA.

E as capitais nordestinas, todas são parecidas, principalmente João Pessoa, Recife e Maceió. Depois, Natal e Fortaleza.

Joao.Gabriel
February 22nd, 2008, 04:10 AM
Floripa-Vitória-Rio-Sao Luiz(ou Luis, como faz??)

Floripa é parecida com Vitoria por ser uma ilha, e compartilha da semelhança de serem as UNICAS CAPITAIS QUE NÃO SÃO A MAIOR POPULAÇÃO DO ESTADO.

Com o Rio pelas caracteristicas geograficas (morros, favelas, becos e cia hehehehe)

E São Luiz por ser uma ilha tambem.

Tourniquet
February 22nd, 2008, 04:28 AM
Existe cidade que parece com ssa no Brasil? É dificil achar cidades com tantos aspectos urbanos diferentes como ssa.

natalense
February 22nd, 2008, 04:33 AM
Sei não, mas depois de liberar a construção de edifícios na orla vai ficar parecida com Recife e Fortaleza :(

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 04:49 AM
...dificil Curitiba parecer com alguma outra... talvez lembre São Paulo e BH em alguma coisa... as placas de Joinville sao parecidas com as de Curitiba, tbm acho que Joinville lembre Curitiba em outras coisas...

Porto Velho, lembra um pouco uma Porto Alegre menor... mas são algumas poucas semelhanças tbm, Poa é tortinha e Pvh é quadriculadinha, os preios tbm nd a ver, Poa muitos e baixinhos, Pvh poucos e subindo cade vez mais alto e etc... oq achei parecido é uma essencia que eu tirei nao sei da onde hahaha... Joinville, Cuiaba e Boa Vista tbm me lembram um pouco Pvh em alguns pontos...

Poa me lembra São Paulo um pouco tbm, centro principalmente... ah... o centro de Floripa lembra o de Poa visto de qm chega na ilha e de quem ta na rodoviaria de Floripa...

Palmas e Brasilia, devem se parecer um pouco tbm... Goiania e Campo grande tbm tem suas semelhanças pra mim... Goiania me lembra BH e São Paulo as vezes tbm

Mas são todas semelhanças sutis...

*Detalhe minhas cidades são apenas Pvh(nascido e crescido :D ) e Curitiba(atual) ... mas dei palpite na cidades dos outros tbm ;)

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 05:06 AM
Existe cidade que parece com ssa no Brasil? É dificil achar cidades com tantos aspectos urbanos diferentes como ssa.

Curitiba tbm tem seu "Pelourinho" :lol: achei parecidoo...

Vini2
February 22nd, 2008, 05:17 AM
O Rio se parece com Vitória e Floripa, também com Niterói e Santos.

manga
February 22nd, 2008, 05:26 AM
Belém e Recife, não há dúvidas... as cidades se parecem em alguns pontos.

LS Kim
February 22nd, 2008, 05:28 AM
Acho que SP e Curitiba se parecem um pouco também.

RodrigoVix
February 22nd, 2008, 05:34 AM
Vitória e Rio.
Praias, pontes, morros, florestas... características bem próximas entre as duas.

Cirax
February 22nd, 2008, 05:40 AM
Natal - Fortaleza ;)

^^^^^^

Melhor, Natal = Fortaleza + Lençóis Maranhenses!!! :nuts:

WP Gyn
February 22nd, 2008, 06:19 AM
Goiânia e um misto de - São Paulo / Curitiba / Campo Grande.

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 06:23 AM
^^ e BH não?!

Sério, oq em Goiania parece com Curitiba?(duvida mesmo...)

WP Gyn
February 22nd, 2008, 06:27 AM
^^

Muitas coisas, por exemplo, grandes áreas verdes no meio da cidade, alguns Skylines de Gyn se parecem muito com os Curitiba e etc...

Já BH e muito difícil, Goiânia e totalmente planificada tem apenas dois pequenos morros que se destacam na cidade, Já BH e encravada no meio de grandes Serras.

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 06:33 AM
^^ Tipow, o relevo de Curitiba tbm é bem acidentado, o estido de arborização, urbanismo, e skyline tbm achei diferente...

O skyline de Curitiba forma "paredões" pq apenas em alguns pontos da cidade se pode construir alto, e isso formou "ilhas" , algumas lineares, de densidade em alguns pontos... o skyline de gyn me pareceu maior(ja que o de Curitiba é desmembrado) e sem "paredões"... por isso achei bem distintas as duas...
... quando perguntei de BH, eu achei os jardins e a arborização de BH(ainda não conheco Minas, mesmo tendo familiares la) parecidos com GYN e tbm a cultura mineira semelhante da Goiana... por isso perguntei das duas cidades, se as caracteristicas eram semelhantes ;)

BrunoInteriorano
February 22nd, 2008, 06:41 AM
minha cidade é parecida mais ou menos com Feira de Santana

:lol: nada a ver...

Serra melhorou muuuuuuuuuuuuito, mas ainda não está tão bem quanto Feira :D

só para esclarecimentos :D

WP Gyn
February 22nd, 2008, 06:48 AM
^^ Tipow, o relevo de Curitiba tbm é bem acidentado, o estido de arborização, urbanismo, e skyline tbm achei diferente...

O skyline de Curitiba forma "paredões" pq apenas em alguns pontos da cidade se pode construir alto, e isso formou "ilhas" algumas lineares de densidade em alguns pontos... o skyline de gyn me pareceu maior e sem "paredões"... por isso achei bem distintas as duas...
... quando perguntei de BH, eu achei os jardins e a arborização de BH(ainda não conheco Minas, mesmo tendo familiares la) parecidos com GYN e tbm a cultura mineira semelhante da Goiana... por isso perguntei das duas cidades, se as caracteristicas eram semelhantes ;)

Mas os Skylines de Gyn também formam "paredões" e "ilhas" de edifícios, tem bairros na cidade que são patrimônio e não podem fazer grandes construções.

Vista dos 2 Morros da cidade.

Morro do Mendanha, Zona-Oeste.
http://static.panoramio.com/photos/original/2347856.jpg

Morro do Além, Zona-Norte
http://i4.photobucket.com/albums/y112/shoshoz/gyn.jpg

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 06:50 AM
^^ continuo com a mesma opinião!! :lol::lol: (chato eu neh!!!) Serio, nao vejo semelhanças com Curitiba nas fotos... mas dxa queto, opiniões são opiniões(se bem que vi um de Curitiba aqui que tbm disse que se parce com Gyn)... se puder veja os Threads de Curitiba... :okay:

Acho parecida com Campinas tbm! hehe

BrunoInteriorano
February 22nd, 2008, 06:54 AM
olha, a Av. Paralela em Salvador, lembra muito a marginal Tietê...

o centro velho de Salvador, se confunde em alguns pontos com o centro velho de São Paulo...é impressionante...

Remanso não se parece com nenhuma cidade que eu conheça...

Jequié se parece com Teófilo Otoni...

Vitória se Parece muito com Niterói...

Governador Valadares, apesar de não ter um rio cortando a ciadade, mas não sei porque, lmbrei dela parecida com Campos dos Goitacazes...

tchelllo
February 22nd, 2008, 11:58 AM
Várias comparações do tipo RIO parecida com Vitória, Niterói e Santos e Goiânia com Curitiba...Interessante! Claro que nossas cidades têm identidade própria para compará-las inteiras, mas é curiosa esta sensação de que uma cidade se "parece" ou lembra outra em alguns aspectos...

GRGM
February 22nd, 2008, 12:28 PM
A que eu acho mais parecida com São Paulo é mesmo BH, embora BH seja mais bonita :D

GRGM
February 22nd, 2008, 12:33 PM
Já o relevo de POA não há dúvidas: parece com o de Belo Horizonte! Só há duas capitais com tanto relevo no Brasil: BH e POA.

Já o centro de Porto Alegre eu acho parecido com o de São Paulo: denso, e com predios bem altos dos anos 1930 a 1950.

Lá vou eu discordar de novo (eu sou o desagregador do fórum :D), mas eu acho que São Paulo tem mais relevo que Porto Alegre! E BH é, pelo que eu conheço, sem dúvidas, a que mais tem relevo...

Não é pra você o que eu vou dizer (afinal, é cabível alguém achar que Porto Alegre tem mais relevo que São Paulo, as duas tem bastante), mas eu acho engraçado como muuuita gente acha que São Paulo é plana e com ruas retas, hehehehe!

LS Kim
February 22nd, 2008, 12:57 PM
Acho que Goiânia e Curitiba se parecem mais pelo urbanismo, arborização e organização do que propriamente pela geografia.

Ice Climber
February 22nd, 2008, 02:35 PM
Acho que Goiânia e Curitiba se parecem mais pelo urbanismo, arborização e organização do que propriamente pela geografia.

Exatamente.

E concodo com o Rafael_Rosato. Joinville e Curitiba são parecidas!

Ah, Vitória, Rio de Janeiro e Florianópolis também merecem uma citação.

Mascate
February 22nd, 2008, 02:38 PM
Com Recife eu não acho nenhuma outra, mas recentemente vi uma foto de Teresina que ficou muito parecida com a Zona Norte de Recife em miniatura:

Teresina
http://i258.photobucket.com/albums/hh247/raonizim/IMG_50981.jpg

Recife
http://i160.photobucket.com/albums/t191/Alfenim/PICT0507-1.jpg

Também em miniatura, tem um trecho da orla de Maceió que se parece muito com a orla de Boa Viagem.

RodrigoVix
February 22nd, 2008, 02:58 PM

Ah fala sério né? Pelo jeito vc não conhece a Serra.
Avaliar a cidade apenas pelo perímetro da BR 101, ñ vale... afinal a parte boa é totalmente fora daquela via.

Raul Neto
February 22nd, 2008, 03:57 PM
Nunca vi cidade brasileira parecida com Recife.

Acho Vitória (ES) um pouco parecida com o Rio.

Algumas imagens do skyline de Goiânia lembram São Paulo.
Recife parece com Recife. Foi viabilizada por holandeses em um local onde jamais portugueses construiriam uma cidade. É única, singular, concordo com você.

Freire
February 22nd, 2008, 04:16 PM
Natal e Fortaleza são parecidas em se tratando de vários aspectos: urbanismo, economia e costumes...

tonyssa
February 22nd, 2008, 04:36 PM
Conheço a maioria das capitais no Brasil e não acho Salvador parecida com nenhuma.

Manilov
February 22nd, 2008, 04:51 PM
Natal é a cidade que considero mais parecida com Fortaleza. Mas isto no aspecto geográfico. Elas possuem índices de precipitação, insolação, "ventilação" (?), temperatura, etc. parecidos.

Agora acho os prédios de Teresina, no geral, bem parecidos com os daqui.

Melhor, Natal = Fortaleza + Lençóis Maranhenses!!! :nuts:

Brother, apesar de Fortal ter urbanizado boa parte de suas dunas, a cidade ainda possui uma área remanescente na sabiaguaba. Em sua RM, então ainda há muitas. Aliás isso é mais outra semelhança. Acho o litoral dos nossos estados muito parecidos.:yes: Veja só alguns exemplos dos areais em Fortal e RM.

Dunas da Sabiaguaba (castelão à esquerda)
http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/sabiaguaba-1.jpg

Areal remanescente na zona leste.
http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/dunasPF.jpg

http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/Dunas027.jpg

No lado oposto da cidade. Barra do Ceará. Zona oeste
http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/dunabarra.jpg

Na RM de Fotal, próximo ao Porto de Pecem. Essa casa no círculo está condenada.
http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/Lagosedunaspecm-1.jpg

Miniatura dos lençois maranhenses.:)
http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/Paracuru.jpg

WallyP
February 22nd, 2008, 05:15 PM
acho que salvador lembra curitiba em alguns aspectos arquitetônicos do centro velho....ahh sei lá..posso estar falando besteira.

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 05:54 PM
^^ eu falei a mesma coisa... o Centro Historico de Curitiba me lembra o Pelourinhoo :D

Rafael_Rosato
February 22nd, 2008, 06:08 PM

Por esse lado tbm achoo... mesmo ainda achando a organização, a arborização e o urbanismo bem distintos...

Como eu disse acho caracteristicas semelhantes... fiquei curioso qndo citaram as duas, vai que tinha algumas semelhanças que eu desconhecia :D

snt3000
February 22nd, 2008, 07:35 PM
Toda vez que eu vou a Goiânia eu me lembro de Curitiba, elas se parecem sim. Não sei dizer o porquê, mas acho que é justamente pelo que o Kimura mencionou. A sensação de andar nas duas às vezes é parecida.

Bruno Ctba
February 22nd, 2008, 07:41 PM
Vitória é uma mini Rio de Janeiro.

IsaacUrban
February 22nd, 2008, 07:44 PM
Campinas , eu acho , bem parecida com Londrina e com São Paulo !!!

juza
February 22nd, 2008, 11:13 PM
Vitória com o Rio, certamente ;D

david!bsb
February 22nd, 2008, 11:30 PM
Eu acho que não tem nenhuma city no Brasil que seja parecida com Brasília...

BrunoInteriorano
February 22nd, 2008, 11:57 PM
^^ Palmas :yes:

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 12:00 AM
Ah fala sério né? Pelo jeito vc não conhece a Serra.
Avaliar a cidade apenas pelo perímetro da BR 101, ñ vale... afinal a parte boa é totalmente fora daquela via.

A Serra das araras ou a serra do rio do rastro? :lol:

Bom, agora falando sério...a br 101 passa pelo centro de Serra, certo?eu não disse que a cidade é feia, eu só disse que Feira de Santana é bem mais desenvolvida...e outra, mesmo que fosse tão desenvolvida quanto, elas não se pareceriam mesmo...

PejatBR
February 23rd, 2008, 12:22 AM
São Paulo se parece bastante com BH, Campinas e Curitiba.

megabran
February 23rd, 2008, 12:35 AM
Não conheço nada parecido com São Luís-MA. Talvez Salvador tenha alguns lugares do centro histórico que se assemelha, mas cidade parecida não conheço mesmo.

foto do centro histórico de São Luís -MA
http://l.yimg.com/www.flickr.com/images/spaceball.gif

foto de Salvador
[IMG}http://www.bahia-investments.com/fotos_places/pelourinho_salvador_04.jpg[/IMG]

RodrigoVix
February 23rd, 2008, 01:10 AM

Bom, agora falando sério...a br 101 passa pelo centro de Serra, certo?eu não disse que a cidade é feia, eu só disse que Feira de Santana é bem mais desenvolvida...e outra, mesmo que fosse tão desenvolvida quanto, elas não se pareceriam mesmo...

Pois é, a BR-101 ñ passa em nenhum momento pelo centro da Serra, a Serra-Sede fica escondida, assim como os bairros principais... na BR-101 ficam empresas e os bairros periféricos.
Sobre ser mais desenvolvida eu ñ sei, pois ñ conheço Feira de Santana, mas pelo IDH pelo jeito estão no mesmo patamar 0762 para a Serra e 0740 para Feira de Santana.

Bob_Omena
February 23rd, 2008, 01:36 AM
Olinda - Ouro Preto e Salvador
Recife - Belem

Raul Neto
February 23rd, 2008, 01:51 AM
Conheço a maioria das capitais no Brasil e não acho Salvador parecida com nenhuma.
Salvador é um caso a parte, uma jóia antiga vista do alto à noite, com as ruas parecendo as contas de colares de pérolas. É originalíssima!

juniorzzi
February 23rd, 2008, 03:00 AM

No IDH não é meeeeesmo...
e no PIB...

Feira: 3.500.550 mil reais
Serra: 7.230.790 mil reais

Não preciso dizer quem é bem mais desenvolvida né...

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 03:05 AM
Pois é, a BR-101 ñ passa em nenhum momento pelo centro da Serra, a Serra-Sede fica escondida, assim como os bairros principais... na BR-101 ficam empresas e os bairros periféricos.
Sobre ser mais desenvolvida eu ñ sei, pois ñ conheço Feira de Santana, mas pelo IDH pelo jeito estão no mesmo patamar 0762 para a Serra e 0740 para Feira de Santana.

bom, segundo as placas que se viam passando pela cidade, me lembro que passava pelo centro...quanto a Feira ser mais desenvolvida, isso é urbanisticamente falando :okay:

agora, só para efeito de curiosidade, queria ver umas fotos do centro de Serra...Valeu!!

RodrigoVix
February 23rd, 2008, 03:06 AM
^^Leia o comentário do Junior.
Urbanisticamente falando, vc só passou pela periferia que é a BR-101, uma rodovia cercada por bairros.... no mais a Serra é dotada de grandes e largas avenidas.

Inconfidente
February 23rd, 2008, 03:09 AM
Eu acho BH, em várias vistas, parecida com Sampa...

Bom, nunca fui em São Paulo. Mas acho que não tem nada a ver na maioria dos aspectos. :lol:

Quem pode te falar melhor é o Gutooo, que já veio aqui e mora em São Paulo. :okay:

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 03:12 AM
e no PIB...

já ouviu falar em Camaçari? já pensou em compará-la com Jaboatão dos Guararapes?

é basicamente a mesma coisa :):okay:

Inconfidente
February 23rd, 2008, 03:13 AM
A que eu acho mais parecida com São Paulo é mesmo BH, embora BH seja mais bonita :D

Não acho que BH seja mais bonita que SP, mas pelo menos por imagens, não acho SP muito parecida com BH não.

Tipo o quê você achou parecido? :?

RodrigoVix
February 23rd, 2008, 03:14 AM
já ouviu falar em Camaçari? já pensou em compará-la com Jaboatão dos Guararapes?

é basicamente a mesma coisa.

Bruno, só mostramos os dados, pois foi vc que falou que Feira era bem mais desenvolvida.

Inconfidente
February 23rd, 2008, 03:15 AM
^^ ahn? :?

JoPaM
February 23rd, 2008, 03:16 AM

e no PIB...

bom, segundo as placas que se viam passando pela cidade, me lembro que passava pelo centro...quanto a Feira ser mais desenvolvida, isso é urbanisticamente falando :okay:

agora, só para efeito de curiosidade, queria ver umas fotos do centro de Serra...Valeu!!

^^Leia o comentário do Junior.
Urbanisticamente falando, vc só passou pela periferia que é a BR-101, uma rodovia cercada por bairros.... no mais a Serra é dotada de grandes e largas avenidas.

Agora foi que eu vi!!!
Um cityxcity no meio desse Thread :ohno:
O melhor é parar por aqui,estou pouco me f...se Serra é mais desenvolvida do que Feira ou não!!
Não moro em Serra e não estou interessado em saber o que Serra tem ou não..
Espero que acabem de falar de Feira,pq eu vejo mais um cityxcity tão babaca quanto o resto!
Respeito as duas cidades.por favor!

juniorzzi
February 23rd, 2008, 03:17 AM

Pra chegar ao centro da Serra, você precisa fazer um trevo, e subir uma rampa de acesso, se você fez isso, parabéns, você foi a Serra sede!
E você deve ter visto isso aqui ó:
http://www.serra.es.gov.br/portal_pms/ecp/images.do?evento=imagem&urlPlc=matriz1.jpg
http://www.serra.es.gov.br/portal_pms/ecp/images.do?evento=imagem&urlPlc=matriz2.jpg

juniorzzi
February 23rd, 2008, 03:19 AM
Agora foi que eu vi!!!
O melhor é parar por aqui,estou pouco me f...se Serra é mais desenvolvida do que Feira ou não!!
Espero que acabem de falar de Feira,pq eu vejo mais um cityxcity tão babaca quanto o resto!

Eu é que estou pouco me f.. se fds é beeeeeeem mais desenvolvida que a Serra!!
Apesar de todos terem visto a verdade...

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 03:20 AM
Agora foi que eu vi!!!

Cara, não precisa se estressar, isso não é um city vs city, acontece que eu já passei pelas duas cidades e as achei completamente diferente, o que me fez discordar... inclusive, não tenho nenhum motivo para defender uma ou a outra...claro que se for levar em consideração que eu moro na Bahia e Feira fica na Bahia, poderiam até pensar isso, mas quem me conhece sabe que eu não tenho mania de bairrismo...eu nem baiano sou!!

Mascate
February 23rd, 2008, 03:20 AM
Olinda - Ouro Preto e Salvador
Recife - Belem

Engraçado, já é o segundo comentário dizendo que Recife se parece com Belém. Conheço as duas e sinceramente eu não acho que elas tenham algo a ver uma com a outra. Acho Belém linda, morro de boa inveja do acervo art nouveau e das praças ricamente decoradas, babo com o Teatro da Paz, a cidade está construindo super bem etc, etc, etc... Mas parecer com Recife não parece não...

Inconfidente
February 23rd, 2008, 03:21 AM
Sei lá. Acho que BH não parece com nada não, é sempre muito diferente em alguma coisa.

É planejada como Brasília, mas muito mais "montanhosa".
É planejada como Palmas, mas muito maior.

O relevo é muito parecido com o de Juiz de Fora, mas é bem maior e não tem flamenguista.
O relevo e o clima é muito parecido com o de Divinópolis, mas é bem maior e é planejada.

O urbanismo se parece bastante com outras capitais do sudeste , mas é planejada e não tem o mesmo tamanho e clima de nenhuma delas.

Acho que Belo Horizonte não parece nem mesmo com as cidades do seu entorno, pois obviamente é bem maior que todas elas além de ser planejada.

JoPaM
February 23rd, 2008, 03:21 AM
Eu é que estou pouco me f.. se fds é beeeeeeem mais desenvolvida que a Serra!!
Apesar de todos terem visto a verdade...
A melhor sabedoria é reconhecer quando estamos errados,não?
você é velhinho de forum rapaz!!!
Espero que tenha a maturidade de não continuar alimentando cityxcity
mais sabedoria,por favor:okay:

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 03:23 AM
Bruno, só mostramos os dados, pois foi vc que falou que Feira era bem mais desenvolvida.

bom, claro que os dados falam alto, mas aqui nesse thread estamos falando de aparência...

juniorzzi
February 23rd, 2008, 03:24 AM
A melhor sabedoria é reconhecer quando estamos errados,não?
você é velhinho de forum rapaz!!!
Espero que tenha a maturidade de não continuar alimentando cityxcity
mais sabedoria,por favor:okay:

Eu vou parar pelo bom senso de não termos mais um thread fechado aqui por esse motivo...
agora errado...
bem...
o povo sabe julgar isso...

JoPaM
February 23rd, 2008, 03:25 AM
Eu vou parar pelo bom senso de não termos mais um thread fechado aqui por esse motivo...
agora errado...
bem...
o povo sabe julgar isso...
O BOM SENSO agradece :okay:

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 03:34 AM
(...)

da minha parte não tinha bairrismo aqui, se dependesse de mim, poderia render uma discussão produtiva, pois eu acho os capixabas muito coerentes...

mas ta bom, eu também paro :lol:

GRGM
February 23rd, 2008, 03:36 AM
Não acho que BH seja mais bonita que SP, mas pelo menos por imagens, não acho SP muito parecida com BH não.

Tipo o quê você achou parecido? :?

Sei lá. Acho que BH não parece com nada não, é sempre muito diferente em alguma coisa.

É planejada como Brasília, mas muito mais "montanhosa".
É planejada como Palmas, mas muito maior.

O relevo é muito parecido com o de Juiz de Fora, mas é bem maior e não tem flamenguista.
O relevo e o clima é muito parecido com o de Divinópolis, mas é bem maior e é planejada.

O urbanismo se parece bastante com outras capitais do sudeste , mas é planejada e não tem o mesmo tamanho e clima de nenhuma delas.

Acho que Belo Horizonte não parece nem mesmo com as cidades do seu entorno, pois obviamente é bem maior que todas elas além de ser planejada.

Ah, mas se for assim, nenhuma cidade é parecida com nenhuma outra, hehehehe! Rio e Porto Alegre, por exemplo, não vão parecer com NENHUMA MESMO...

Acho que São Paulo e BH são parecidas pela enorme massa de prédios de altura quase que homogênea, prédios com recuos (embora, em geral, a distância entre os prédios seja um pouco menor em BH), as duas são "menos coloridas" do que Curitiba, por exemplo... as duas têm relevo muuuito acidentado... as duas têm bairros de casas entre bairros de prédios... acho que é impossível alguém não achar, por exemplo, a Afonso Pena parecida com a Nove de Julho, o Cidade Jardim daí parecido com o Pacaembu, o Belvedere parecido com a Chácara Klabin... as duas têm serra ao redor...

Enfim, acho as duas parecidas sim... claro que iguais elas não são, não existem cidades iguais (ao menos não as desse tamanho :D), mas acho parecidas ;)

PejatBR
February 23rd, 2008, 03:40 AM
Eu acho que São Paulo é uma mistura de Belo Horizonte e Curitiba. Mudei de opinião quanto a Campinas, não é São Paulo que é parecida com Campinas e sim o inverso.

BrunoVix
February 23rd, 2008, 03:42 AM
Vitória = Rio
BH = São Paulo

bye! :)

RodrigoVix
February 23rd, 2008, 03:43 AM
da minha parte não tinha bairrismo aqui, se dependesse de mim, poderia render uma discussão produtiva, pois eu acho os capixabas muito coerentes...

mas ta bom, eu também paro :lol:

Sem mágoas Bruno heheheh... eu tbm tava pouco me ligando para isto.
Só mostrei os dados pois são reais e por vc estar avaliando a cidade apenas pela BR-101, pois a cidade é muito mais do que aquilo.
:)

BrunoVix
February 23rd, 2008, 03:44 AM
Se esse city x city besta continuar, vou ter que fechar o thread e com punições! :/

Inconfidente
February 23rd, 2008, 04:05 AM
Ah, mas se for assim, nenhuma cidade é parecida com nenhuma outra, hehehehe! Rio e Porto Alegre, por exemplo, não vão parecer com NENHUMA MESMO...

Acho que São Paulo e BH são parecidas pela enorme massa de prédios de altura quase que homogênea, prédios com recuos (embora, em geral, a distância entre os prédios seja um pouco menor em BH), as duas são "menos coloridas" do que Curitiba, por exemplo... as duas têm relevo muuuito acidentado... as duas têm bairros de casas entre bairros de prédios... acho que é impossível alguém não achar, por exemplo, a Afonso Pena parecida com a Nove de Julho, o Cidade Jardim daí parecido com o Pacaembu, o Belvedere parecido com a Chácara Klabin... as duas têm serra ao redor...

Enfim, acho as duas parecidas sim... claro que iguais elas não são, não existem cidades iguais (ao menos não as desse tamanho :D), mas acho parecidas ;)

Eu entendi sua posição e reconheço a semelhança, ao menos, de que há uma serra. Mas há de se atentar aos seguintes fatos:

. SP é muuuuuito maior que BH.
. BH é planejada (ao menos dentro da Contorno, o que já é uma área bem grande proporcionalmente).
. BH tem um relevo muuuuuuuuuuuuito mais acidentado, nem se compara.
. BH não tem nenhum curso d´água do porte do Tietê ou do Pinheiros.
. BH tem problemas muito diferentes de SP, (não que BH não tenha problemas, pelo contrário, tem vários.) não me lembro de alagamento pelos últimos quinze anos, o trânsito de Belo Horizonte flui (exceto em poucos pontos em horário de pico).
. A maioria da população usa o ônibus (que anda rápido inclusive) em detrimento do metrô .
. Quase ninguém usa o metrô em BH se comparado com SP.
. O metrô de SP é muito maior, mais complexo e mais abrangente que o de BH (só de ser subterrâneo já é outro nível).
. Em SP é muito comum favelas com barracos de madeira, o que é raríssimo em BH (alvenaria mesmo).
. Nossa, o clima então não tem nada a ver mesmo. Enquanto SP é a Terra da Garoa, BH tem praticamente seis meses de céu limpo e azul com baixa umidade relativa do ar.
. A PBH (Prefeitura de BH), pinta integralmente as guias das calçadas. Não intercala como em SP.
. O Centro de BH tem ruas e avenidas larguíssimas, além da arborização (não estou dizendo que BH seja melhor por causa disso).
. Aquele piso de calçada alusivo ao mapa de SP, praticamente só existe aí.
. BH tem muuuuito menos grades que SP, aquele portão duplo de prédio então é bem raro em BH (não que BH seja menos violenta).
. Aliás, no urbanismo acho SP a cidade mais diferente de todas no sudeste.
. Fora a diversidade de oportunidades, bens e serviços que é napoleonicamente muito maior em SP do que na humilde BH.
. E o mais importante, segundo o nando02, BH é uma "roça grande", o que não ocorre com SP. :lol:

Enfim, não tem nada a ver mesmo. :lol:
Não sei se você concorda comigo, mas ante aos fatos que apresentei sobre BH acho que você no mínimo vai rever sua opinião (mesmo que guarde para si). :D

BrunoInteriorano
February 23rd, 2008, 04:40 AM
Se esse city x city besta continuar, vou ter que fechar o thread e com punições! :/

não era um city x city qualquer, era um city x city produtivo, coerente e sem bairrismos :lol:

(ja parei viu!)

Ice Climber
February 23rd, 2008, 05:19 AM
O SkyscraperCity é capaz de façanhas incríveis! Eu por exemplo nunca imaginei que iria encontrar no mesmo parágrafo as palavras "Feira de Santana" e "Serra"! E quase virou um cityxcity! rapáizzzz... :lol:

E, agora, eu também acho Belo Horizonte e São Paulo parecidas! Realmente, a massa quase homogênea de prédios baixos de ambas as cidades é bem interessante. Só o relevo de BH é mais interessante.

Mas, tem gente aqui que tá se esquecendo que é PARECIDA e não IGUAL. Se for assim, NENHUMA cidade é parecida com ninguém! Nem aquelas cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez que se encontra aos montes Brasil a dentro...

Baianóide
February 23rd, 2008, 07:22 AM
Sem sombra de dúvidas a cidade brasileira que mais se parece com Salvador é o Rio de Janeiro. No exterior Salvador parece com Lisboa, Luanda e Havana.

GRGM
February 23rd, 2008, 07:23 AM
Eu entendi sua posição e reconheço a semelhança, ao menos, de que há uma serra. Mas há de se atentar aos seguintes fatos:

. SP é muuuuuito maior que BH.
. BH é planejada (ao menos dentro da Contorno, o que já é uma área bem grande proporcionalmente).
. BH tem um relevo muuuuuuuuuuuuito mais acidentado, nem se compara.
. BH não tem nenhum curso d´água do porte do Tietê ou do Pinheiros.
. BH tem problemas muito diferentes de SP, (não que BH não tenha problemas, pelo contrário, tem vários.) não me lembro de alagamento pelos últimos quinze anos, o trânsito de Belo Horizonte flui (exceto em poucos pontos em horário de pico).
. A maioria da população usa o ônibus (que anda rápido inclusive) em detrimento do metrô .
. Quase ninguém usa o metrô em BH se comparado com SP.
. O metrô de SP é muito maior, mais complexo e mais abrangente que o de BH (só de ser subterrâneo já é outro nível).
. Em SP é muito comum favelas com barracos de madeira, o que é raríssimo em BH (alvenaria mesmo).
. Nossa, o clima então não tem nada a ver mesmo. Enquanto SP é a Terra da Garoa, BH tem praticamente seis meses de céu limpo e azul com baixa umidade relativa do ar.
. A PBH (Prefeitura de BH), pinta integralmente as guias das calçadas. Não intercala como em SP.
. O Centro de BH tem ruas e avenidas larguíssimas, além da arborização (não estou dizendo que BH seja melhor por causa disso).
. Aquele piso de calçada alusivo ao mapa de SP, praticamente só existe aí.
. BH tem muuuuito menos grades que SP, aquele portão duplo de prédio então é bem raro em BH (não que BH seja menos violenta).
. Aliás, no urbanismo acho SP a cidade mais diferente de todas no sudeste.
. Fora a diversidade de oportunidades, bens e serviços que é napoleonicamente muito maior em SP do que na humilde BH.
. E o mais importante, segundo o nando02, BH é uma "roça grande", o que não ocorre com SP. :lol:

Enfim, não tem nada a ver mesmo. :lol:
Não sei se você concorda comigo, mas ante aos fatos que apresentei sobre BH acho que você no mínimo vai rever sua opinião (mesmo que guarde para si). :D

Olha, desculpe-me, mas eu conheci BH, e sei do que estou falando quando disse que aqueles bairros são parecidos, as duas têm relevo acidentado e tal... é óbvio que iguais, não são mesmo! E se é pra colocar coisas como tamanho e estilo de vida na questão, então BH tem que ser parecida com Brasília, que tal??? Ainda mais que as duas são planejadas... :D

Sobre o relevo acidentado, quem é bom pra falar disso é o Bruno Bhz, porque é daí e tá morando aqui, mas o que EU vi, não é uma diferença grande assim não... a diferença era, principalmente, naqueles mirantes, naquele parque das Mangabeiras e coisas do tipo, porque na cidade em sí, eu não vi diferenças... não entendo mesmo o porquê de pessoas acharem que o relevo de São Paulo não é acidentado... acho que basta umas voltas pelas áreas entre o Alto de Pinheiros e a Lapa, passar pela Avenida Pacaembu, descer a Ladeira Porto Geral (no centro) ou subir dos Jardins para a Paulista pela Ministro Rocha Azevedo, que dá pra ter uma idéia de como o relevo de São Paulo é acidentado...

De onde você tirou isso de que aqui é muito comum ter favelas com barracos de madeira? Existem, claro, mas eu sei de poucas, coisa de meia-dúzia, todas bem pequenas, daquele tipo bem oportunista... você acha anormal isso acontecer em São Paulo, a cidade com mais favelas do Brasil (estou falando em número de favelas, isso não tem nada a ver com a porcentagem de favelados)? Agora ficar achando que aí é tudo de alvenaria e aqui é tudo de madeira, pffffffff... deve ser porque aí você vê as favelas mais estabelecidas, que ficam em melhores localizações, portanto são de alvenaria "desde sempre", enquanto aqui, essas de madeira estão presentes tipo na Marginal Tietê, fora aquele famosíssima perto do CENU...

Mas já que você quer tanto, retiro que São Paulo e BH são parecidas! Até mesmo porque BH não tem prédios tão altos, um centro histórico tão antigo e aquelas antenas da Paulista :D

Baianóide
February 23rd, 2008, 07:26 AM
^^ E São Luis também! São Luis é uma mini-Salvador.

Opala Preto
February 23rd, 2008, 10:00 AM
Bom..Chapecó é mais ou menos parecida com Passo Fundo-RS..mas sei lá..as vezes lembra um pouco Erexim..enfim..toda essa região do oeste de SC e do norte do RS é meio parecida.
Das outras cidades que eu conheço..
Floripa parece um mini Rio de Janeiro (e com Vitória tb)
Belo Horizonte é mto parecida com São Paulo
Goiânia me lembra Campo Grande..Cuiabá..mas não estou mto certo disso.
Agora,tem cidades como Curitiba,Porto Alegre e Salvador,que na minha opinião não se parecem com nenhuma outra cidade brasileira!.-No caso Porto Alegre,é mto parecida com uma cidade argentina chamada Rosário-quem conhece pode confirmar a semelhança.

GRGM
February 23rd, 2008, 10:09 AM
^ Concordo sobre Poa não parecer nenhuma (ao menos das maiores)! Com os predinhos baixinhos, o centro bem definido, o Guaíba, acho que ela é bem diferente das outras...

Curitiba eu acho que deve ser parecida com outras sim... pode ser até mesmo com São Paulo (embora eu não ache muito), mas também com as do centro-oeste, hehehehe

Mas eu discordo (e pelo visto sou só eu, já que todo mundo tá fazendo essa comparação) sobre Rio e Floripa serem parecidas! Aí eu acho que só o mar parece, hehehehe! Acho as duas bem diferentes, até...

WP Gyn
February 23rd, 2008, 02:22 PM
Cuiabá - Belém
Goiânia - Curitiba
Campo Grande - Londrina
Brasilia - Palmas

Inconfidente
February 23rd, 2008, 03:22 PM
Olha, desculpe-me, mas eu conheci BH, e sei do que estou falando quando disse que aqueles bairros são parecidos, as duas têm relevo acidentado e tal... é óbvio que iguais, não são mesmo! E se é pra colocar coisas como tamanho e estilo de vida na questão, então BH tem que ser parecida com Brasília, que tal??? Ainda mais que as duas são planejadas... :D

Sobre o relevo acidentado, quem é bom pra falar disso é o Bruno Bhz, porque é daí e tá morando aqui, mas o que EU vi, não é uma diferença grande assim não... a diferença era, principalmente, naqueles mirantes, naquele parque das Mangabeiras e coisas do tipo, porque na cidade em sí, eu não vi diferenças... não entendo mesmo o porquê de pessoas acharem que o relevo de São Paulo não é acidentado... acho que basta umas voltas pelas áreas entre o Alto de Pinheiros e a Lapa, passar pela Avenida Pacaembu, descer a Ladeira Porto Geral (no centro) ou subir dos Jardins para a Paulista pela Ministro Rocha Azevedo, que dá pra ter uma idéia de como o relevo de São Paulo é acidentado...

De onde você tirou isso de que aqui é muito comum ter favelas com barracos de madeira? Existem, claro, mas eu sei de poucas, coisa de meia-dúzia, todas bem pequenas, daquele tipo bem oportunista... você acha anormal isso acontecer em São Paulo, a cidade com mais favelas do Brasil (estou falando em número de favelas, isso não tem nada a ver com a porcentagem de favelados)? Agora ficar achando que aí é tudo de alvenaria e aqui é tudo de madeira, pffffffff... deve ser porque aí você vê as favelas mais estabelecidas, que ficam em melhores localizações, portanto são de alvenaria "desde sempre", enquanto aqui, essas de madeira estão presentes tipo na Marginal Tietê, fora aquele famosíssima perto do CENU...

Mas já que você quer tanto, retiro que São Paulo e BH são parecidas! Até mesmo porque BH não tem prédios tão altos, um centro histórico tão antigo e aquelas antenas da Paulista :D

Essas diferenças do centro histórico, dos prédios que são mais altos e as antenas eu não citei mas provam mais ainda o que estou falando.

A maioria aqui é de alvenaria sim, dou um bom rolé todos os dias nas regiões de BH para saber disso (Noroeste, Oeste, Pampulha, Centro-Sul, Norte, Venda Nova, Barreiro). Não passo só pelas favelas mais bem estabelecidas, "melhores localizações". Coisa que não se vê em BH por exemplo são incêndios em favelas por curto circuito de ligações clandestinas na rede elétrica, em São Paulo tem vários durante o ano. Em compensação, deslizamento de terra causando soterramento de barracos com morte acontece todos os anos nas favelas de BH, coisa que não se vê comumente em SP, pelo menos nunca tive notícia.

Essa é mais uma diferença ligada ao relevo em BH, que apesar de você não ter visto, realmente é absurdamente acidentado. Inclinações de 70 graus não são nem um pouco raros em vias e loteamentos de BH, tanto em bairros pobres quanto ricos assim como em loteamentos clandestinos.

Eu não falei que São paulo é plana, mas para um belohorizontino parece bem plana. É que você precisa dar uns rolés a mais em BH para ver do quê que eu estou falando sobre os morros. Dirigir em BH basicamente é usar marchas mais fortes ou o freio. :D

Para fundamentar o que digo, posto aqui o Zoneamento Altimétrico de Belo Horizonte:

http://img187.imageshack.us/img187/5474/pbhzoneamentoaltimetricgt7.jpg

Além de outras diferenças como ocupação do solo dividido por classes sociais. Percebo que a tradição de Zona Sul (assim como no Rio) é muito mais forte em BH do que em SP. Posso estar enganado, mas parece que em SP as classes mais altas não se concentram tanto na Zona Sul quanto em BH. Além disso, não vejo casas em BH cuja fachada é o próprio portão da garagem que ocupa toda a frente do imóvel sem espaçamento frontal e lateral. Devem existir, mas se existem são raras.

Não sou o dono da verdade, nem me considero o mais apropriado para falar sobre isso, vide Bruno que está mais a par das coisas de SP. Vou deixar o Bruno ler os argumentos que coloquei para se pronunciar e dizer se são plausíveis ou não. O que ele falar aí eu concordo, mas as diferenças foram colocadas e não são poucas. Confesso que nem de longe são parecidas, só fazendo uma análise bem superficial mesmo: foto aérea, tomadas gerais, etc. Seria o mesmo nivel de semelhança que teria Rio de Janeiro e Vitória, em tomadas gerais se confundem...

Sobre Brasília, me parece que só o fato de ser planejada é igual, ainda sim é um planejamento totalmente diferente. O Plano Piloto não se assemelha nem um pouco com o Traçado Cartesiano.

Veja:

Traçado Cartesiano por Aarão Reis - Belo Horizonte - Projeto de 1893

http://img512.imageshack.us/img512/3691/josemarciobarros180b69fdq1.jpg

Plano Piloto por Lúcio Costa - Brasília - Projeto de 1957
http://img252.imageshack.us/img252/7892/mbrasiliaplanopiloto7e6dx0.jpg

Mas Brasília é outra história. Tem algumas semelhanças e outras tantas diferenças...

Astronauta
February 23rd, 2008, 05:42 PM
^^ É imaginação minha ou tem outro 'avião' nesse mapa de Brasília (de perfil, bem no alto, tem cauda e até cabine... :lol:).

Voltando ao assunto, em alguns aspectos, cidades se parecem umas com as outras. Quando estive em Nova Serrana (MG), me senti que estava perdido em Dores do Indaiá (também MG, na verdade quase vizinhas). Em alguns trechos, Ipatinga (MG), Natal e Brasília se parecem: amplas áreas gramadas - que se parecem com o campus da UFMG, ou uma unidade militar como o PAMA-LS (MG).

Em alguns pontos, Belo Horizonte se parece com Brasília, seja na arquitetura de Niemeyer em vários lugares e na Pampulha (rascunho de BSB), seja nos relatos históricos das construções: euforia e esperança. Eu tenho a mesma sensação na Praça da Liberdade (BH) e na Praça dos Três Poderes (absolutamente diferentes na arquitetura, mas semelhantes na concepção), fico imaginando como foi criar tudo do zero.

nando02
February 23rd, 2008, 06:22 PM
BH parece com SP!
SP mais "grandiosa" e BH mais "bem cuidada"!

megabran
February 23rd, 2008, 06:59 PM
^^ E São Luis também! São Luis é uma mini-Salvador.

Taí...concordo!

CampoGrandense
February 23rd, 2008, 08:33 PM
Campo Grande - Londrina - São José do Rio Preto (dizem que se parece mto com CGr)

Já ouvi 2 pessoas dizerem que CGr lembra Curitiba, mas não vejo semelhança alguma por fotos. As pessoas que me disseram isso moraram lá.
Vai ver é porque em quase tudo que CGr faz, espelha-se em Curitiba. Talvez pelo fato do ex-prefeito (governou 8 anos com aprovação de 90%) ter morado muito tempo na capital paranaense.

Mangueboy
February 23rd, 2008, 10:30 PM
Recife tem um centro formado por três ilhas, com dois rios cortando a cidade... nenhuma cidade se parece com isso!!!

A parte histórica de Recife é unica tambem, a arquitetura é diferente!!

A orla lembra o pouco a de Balneário de Camboriú!, pouco mesmo.

No geral Recife pode se assemelhar com João Pessoa! :D
---------------------------------------------------------------------------------

Acho parecidas.

Curitiba e Goiânia
Cuiabá e Campo Grande
Belo Horizonte e Sao Paulo
Rio de Janeiro e Floripa
Caruaru e Mossoró
Fortaleza e Teresina
Palmas e Brasilia

Manauense
February 23rd, 2008, 11:47 PM
Cuiabá - Belém
Goiânia - Curitiba
Campo Grande - Londrina
Brasilia - Palmas

Cuiabá não se parece com Belém não. :)

Raphael_San
February 23rd, 2008, 11:57 PM
Vitória tem mais semelhanças com Floripa do que com o Rio. A orla de Vila Velha lembra muito algumas praias cariocas, com um grande morro em uma de suas extremidades.

Bruno BHZ
February 24th, 2008, 12:08 AM
Bem, estou sem tempo agora para escrever muito, mas acho que o Frederico Fraga confunde ser parecida, lembrar, com ser igual. Com argumento do tipo "uma pinta a guia inteira, a outra zebrado" e outros detalhes, além de umas coisas que parecem até meio forçadas (parece que BH está nos Andes e eu nao sabia)... Nada disso muda o fato de que em algumas ruas aqui há um ar, uma aparência, que lembra BH. Além disso tem umas coisas de quem é apegado a dados ou títulos, mas que nao está se baseando na coisa na prática. BH "planejada como Palmas e Brasília" eu acho muuuito sem noçao (desculpa, nao lembrei outra palavra), bizarro mesmo, pois as ruas da Savassi ou Lourdes lembram MUITO mais algumas ruas do Jardins, Moema ou Higienopolis, do que qualqueeeeer coisa de Brasília ou Palmas jamais parecerá, BH nao tem NADA a ver com o estilo dessas cidades. O mesmo com as avenidas, as paulistanas quando tem algum canteiro central mais arborizado lembram BH, outro dia passei em uma no Alto de Pinheiros e parecia o Sao Bento. O que BH tem a ver com os eixoes enormes, sem cruzamentos, com rotatórias, das "planejadas"?

Bruno BHZ
February 24th, 2008, 12:16 AM
Ja outros argumentos sao devidos apenas aa diferença de tamanho entre as duas, se for assim nao tem jeito, ai BH so pode parecer com umas 5 cidades com RM mais ou menos do mesmo tamanho...

Mas, na distribuicao da cidade, eu acho que BH lembra um pouco POA - um centro degradado, que vai melhorando até chegar na fronteira com o bairro mais nobre da cidade, que fica ao lado. Ai comeca um eixo de bairros mais ricos com ruas arborizadas e predios (quase todos relativamente jovens) bem revestidos, misturados com casas (de diferentes idades, mas quanto mais longe, mais jovens) e comércio, que "acaba" num bairro novo em volta de um shopping, que segue um padrao urbanistico mais setorizado e sem graca, comparado aas partes mais antigas. No outro extremo da cidade, aa beira de um espelho d'agua, e até meio "esquecido" por quem mora na parte tradicional, mais uma enorme zona de classe media e alta, so que apenas de casa, com muitos mais verdes e grandes terrenos, sem muito destaque em servicos - nao se fala mto de restaurantes ou lojas la...

+ um metrô que nao serve para nada! :D

Inconfidente
February 24th, 2008, 12:18 AM
Bem, estou sem tempo agora para escrever muito, mas acho que o Frederico Fraga confunde ser parecida, lembrar, com ser igual. Com argumento do tipo "uma pinta a guia inteira, a outra zebrado" e outros detalhes, além de umas coisas que parecem até meio forçadas (parece que BH está nos Andes e eu nao sabia)... Nada disso muda o fato de que em algumas ruas aqui há um ar, uma aparência, que lembra BH. Além disso tem umas coisas de quem é apegado a dados ou títulos, mas que nao está se baseando na coisa na prática. BH "planejada como Palmas e Brasília" eu acho muuuito sem noçao (desculpa, nao lembrei outra palavra), bizarro mesmo, pois as ruas da Savassi ou Lourdes lembram MUITO mais algumas ruas do Jardins, Moema ou Higienopolis, do que qualqueeeeer coisa de Brasília ou Palmas jamais parecerá, BH nao tem NADA a ver com o estilo dessas cidades. O mesmo com as avenidas, as paulistanas quando tem algum canteiro central mais arborizado lembram BH, outro dia passei em uma no Alto de Pinheiros e parecia o Sao Bento. O

Sabia que você ia ser sem educação! :bash: :lol:
Respondendo à pergunta que o Farrapo certa vez me fez sobre a falsidade de alguns:

- Farrapo, estou conhecendo agora.

Acho que nas fotos aéreas parece um pouco, mas não consigo ver uma semelhança grande não, Bruno.

Com relação ao argumento da altimetria, você sabe muito bem que eu não vejo as formações de BH como montanhas (como as dos Andes). Não tô forçando nada, apresentei dados concretos e oficiais sobre isso.

Além disso, não falei nada sobre Palmas e Brasília parecer com BH não. Só falei que estas cidades tinham o fato comum de serem planejadas e que, ao contrário do que se possa imaginar, são bem diferentes.

Mas, como você está morando em São Paulo vou te dar razão. :okay:
Até mesmo porque, essa discussão também é subjetiva, não adianta delongar muito não. :)

BrunoVix
February 24th, 2008, 12:18 AM
Sem sombra de dúvidas a cidade brasileira que mais se parece com Salvador é o Rio de Janeiro.

Gostaria de saber o que tem de parecido, vendo por fotos não lembra em nada. Pode dizer? Achei curioso...

Rafael_Rosato
February 24th, 2008, 02:03 AM
Cuiabá - Belém
Goiânia - Curitiba
Campo Grande - Londrina
Brasilia - Palmas

Tbm acho que Cuiaba e Belem nao tem nd a ver... pra mim ficaria assim:

Cuiaba - nao sei :lol: ... acho que Porto Velho!! (tem suas semelhanças... pelo menos eu acho)
Goiania - Londrina, Campinas e Campo Grande... (ou Curitiba tbm se quiser...)
Campo Grande - Goiânia... Uberlandia tbm?!
Brasilia - Palmas
Curitiba - Joinville
Belem - Macapa, Manaus?!? (tbm tem suas semelhanças, mas acho que nao se parecem muito não)

isso é muito subjetivo mesmo...

(eu dando palpite na cidade dos outros dnovoo :lol: )

Manauense
February 24th, 2008, 02:18 AM
Não acho que Cuiabá e Porto Velho sejam parecidas. O relevo e o traçado urbano são completamente diferentes. Talvez tu te refiras ao sotaque e às afinidades existentes entre os povos de Rondônia e Mato Grosso.
Belém e Manaus também não são iguais urbanisticamente, mas têm semelhanças marcantes no tocante à formação étnico-sócio-cultural. Além disso, ambas estão localizadas às margens de grandes rios. Em Manaus temos a presença imponente do Rio Negro. Já Belém é marcada pelo Rio Guamá e pela Baía de Guajará (braço do Rio Pará). Outra semelhança: há muitos prédios, casarões e palacetes construídos no período áureo da borracha tanto em Belém como em Manaus. Outra semelhança: os teatros mais belos da Amazônia encontram-se em Manaus e Belém. O Teatro da Paz está para Belém assim como o Teatro Amazonas está para Manaus. Outra semelhança: o sotaque. Mais uma semelhança: o clima (quente e úmido, embora o de Manaus seja mais quente). Outra semelhança: a paisagem dominada pela verde da floresta amazônica. Claro que ser semelhante não significa ser igual. :)

Rafael_Rosato
February 24th, 2008, 02:21 AM
^^ Cuiaba e Porto Velho... não pelo traçado mesmo, mas andando pelas cidades... me lembrou em alguns lugares, tanto a periferia qnto as regiões mais urbanizadas... e tbm a isso ae que vc falou! :D

Uma amiga minha de Brasilia que morou em Cuiaba e em Pvh por exemplo, falou que Pvh pra so precisava de um grande shopping(graças a Deus esse ano inauguram 2) pra ser uma "Cuiaba" da vida ... pq se parecem, e tal... não acho tão parecidas como ela diz não... mas concordo com algumas semelhanças...

GuilhermeES
February 24th, 2008, 02:30 AM

fui em feira quando tinha uns 7 anos, lembro q parecia muito com minha cidade, mas sei lá, o tempo muda...
mesmo assim, tem muitaaaa coisa a ver

Rafael_Rosato
February 24th, 2008, 02:53 AM
Vitória tem mais semelhanças com Floripa do que com o Rio. A orla de Vila Velha lembra muito algumas praias cariocas, com um grande morro em uma de suas extremidades.

Tbm acho! (mesmo não conhecendo Vitoria e a ilha de Santa Catarina sendo consideravelmente maior...)

GuilhermeES
February 24th, 2008, 03:08 AM

vou provar o contrário...

Galado
February 24th, 2008, 03:22 AM
Não acho Natal "fisicamente" parecida com nenhuma outra cidade, já no seu "esilo' eu a acho parecida com João Pessoa sendo maior e com Fortal sendo menor, espero que me entendam ehhehe

banzo
February 24th, 2008, 03:41 AM
Patos de Minas - parece com Uberaba e Patrocínio,aff.São da mesma região,então nem tem graça.Acho que lembra um pouco Franca também.

São Paulo - parece com BH sim,como já foi dito.Conheço Bh e posso falar.Inclusive o bairro do Sumaré,onde resido atualmente é bem parecido com BH,bem arborizado e com muitos morros.Só a calçada com os dois trapézios representando o Estado de SP difere mesmo,hehe.

BrunoInteriorano
February 24th, 2008, 05:15 AM
fui em feira quando tinha uns 7 anos, lembro q parecia muito com minha cidade, mas sei lá, o tempo muda...
mesmo assim, tem muitaaaa coisa a ver

bom, o assunto já foi cortado pela moderação, mas, querendo quase concordar com você, se você foi em Feira a uns 15 anos atrás, pode até ser que elas se pareciam...

se quiser mostrar-nos as semelhanças, fique à vontade, é até curioso :yes:

gustavomozzao
February 24th, 2008, 06:15 AM
Santos, Niterói e Vitória são um Rio em miniatura.

FaB!O [..SgO..]
February 24th, 2008, 06:57 AM
Campo Grande: uma mistura de Goiania, Curitiba, Maringá, e um pouquinho com Cuiabá..

Mas igual CG num existe outraa..

:)

schmidt
February 24th, 2008, 06:58 AM
Blumenau é bem única, mas se for pra comparar, acho que as únicas comparáveis são Joaçaba e Joinville!

Luiz alberto
February 24th, 2008, 08:25 AM
Topograficamente Maceióe João pessoa são identicass... a uma parte baixa nas cidades, zona costerira, e a parte dos tabuleiros - parte mais alta -, além que as duas cidades são divididas por lagoa/rio....

Bruno BHZ
February 24th, 2008, 04:30 PM
Sabia que você ia ser sem educação! :bash: :lol:
Respondendo à pergunta que o Farrapo certa vez me fez sobre a falsidade de alguns:

- Farrapo, estou conhecendo agora.

Acho que nas fotos aéreas parece um pouco, mas não consigo ver uma semelhança grande não, Bruno.

Com relação ao argumento da altimetria, você sabe muito bem que eu não vejo as formações de BH como montanhas (como as dos Andes). Não tô forçando nada, apresentei dados concretos e oficiais sobre isso.

Além disso, não falei nada sobre Palmas e Brasília parecer com BH não. Só falei que estas cidades tinham o fato comum de serem planejadas e que, ao contrário do que se possa imaginar, são bem diferentes.

Mas, como você está morando em São Paulo vou te dar razão. :okay:
Até mesmo porque, essa discussão também é subjetiva, não adianta delongar muito não. :)

Está dizendo que sou falso?

Rcrd
February 24th, 2008, 04:45 PM

Curitiba eh bem colorida mesmo. Lembro disso. E tem umas casinhas bonitinhas misturadas com os predios beeem no centro. Com direito a portaozinho de grade... :D
Se BH fosse "reta" seria mais parecida com SP.

Acho que BH se parece mais com Juiz de Fora. Relevo e predios brancos.

EZE
February 24th, 2008, 05:18 PM
Presidente Prudente = Araçatuba = Marília

carlos-PE
February 24th, 2008, 06:19 PM
eu acho recife parecida um pouco com belém ...

PejatBR
February 24th, 2008, 07:09 PM

Com certeza Fortaleza é mais parecida com Recife, eu acho dificil diferenciar as duas cidades quando vejo fotos sem legendas.

thesapox
February 24th, 2008, 07:17 PM
Campo Bom = Sapiranga.
ahaha

Cruvinel
February 24th, 2008, 09:39 PM
Rio Verde -GO com Patos de Minas e Araguari - MG

vitinhooo
February 24th, 2008, 10:49 PM
Presidente Prudente = Araçatuba = Marília

Exatamente!!!

tchelllo
February 25th, 2008, 12:18 AM
Bom, nunca fui em São Paulo. Mas acho que não tem nada a ver na maioria dos aspectos. :lol:

Quem pode te falar melhor é o Gutooo, que já veio aqui e mora em São Paulo. :okay:

Eu morei 2 meses em BH Frederico...Quase na esquina da afonso pena com av brasil...:lol:

Caruaruense
February 25th, 2008, 02:01 AM
Com certeza Fortaleza é mais parecida com Recife, eu acho diferente diferenciar as duas cidades quando vejo fotos sem legendas.

As duas cidades tem locais que se parecem muito mesmo.

Cruvinel
February 25th, 2008, 02:18 AM
Com certeza Fortaleza é mais parecida com Recife, eu acho diferente diferenciar as duas cidades quando vejo fotos sem legendas.

Se escrever isso no subforum Nordeste, o pau quebra :lol:

JoPaM
February 27th, 2008, 03:57 AM
Rio Verde -GO com Patos de Minas e Araguari - MG
não acho Patos de Minas,nem por um segundo parecida com Araguari
não mesmo!!!:D
Se escrever isso no subforum Nordeste, o pau quebra :lol:
no dia que ele escrever isso no sub-forum nordeste,haverá banimentos,ameaças de morte,suspensões,fechamentos de thread!!
Será a Primeira Guerra Mundial no SSC:lol:

Carlosrzz
February 27th, 2008, 04:49 AM
duas capitais com tanto relevo no Brasil: BH e POA.:cheers:^^

snt3000
February 28th, 2008, 02:49 AM
Brasília ou Palmas jamais parecerá, BH nao tem NADA a ver com o estilo dessas cidades.

Do ponto de vista do conjunto da cidade e do planejamento, vc tem razão. Queria só fazer uma ressalva quanto a uma única região de BH, a Pampulha que, no quesito estilo, tem muito a ver com Brasília sim. E mesmo sem os Niemeyer, a área de casas em volta da lagoa parece pra caramba com o Lago Sul brasiliense.

pedrovitoria
February 29th, 2008, 12:57 AM
Vila velha = Rio

Acho que as duas tem mapas bem parecidos, e tambem algumas praias.

olha isso:

http://img147.imageshack.us/img147/3586/008nr8.jpg http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/wp-content/copacabana-beach3.jpg

Achei muito parecidas.

flaino
February 29th, 2008, 04:46 PM
vila velha => rio => vitoria

belém => recife

belém => manaus

Tourniquet
March 1st, 2008, 05:18 AM
Curitiba tbm tem seu "Pelourinho" :lol: achei parecidoo...

Qual??? Santa Felicidade? C acha parecido??? O.o :lol::lol::lol::lol:
aiai... q saudade de ctba!!!!!!!

Tourniquet
March 1st, 2008, 05:29 AM
Ah sim... uma cidade que me lembra salvador é BH. Muita gente aqui fala que tipo... sp e bh se parecem. Visto de cima pode até ter alguma semelhança. MAs quando vc anda pela cidade, vc percebe que nao tem nada av. Pelo menos foi o que eu achei.

Rafael_Rosato
March 1st, 2008, 06:36 AM
Qual??? Santa Felicidade? C acha parecido??? O.o :lol::lol::lol::lol:
aiai... q saudade de ctba!!!!!!!

:lol: Santa Felicidade ta longe de ser parecido com o pelourinho... eu falo dO centro historico de Curitiba mesmo... onde tem oo(oq eu posso falar?) o cavalo babão :lol: ele fica perto do Centro, fica no bairro São Francisco...

http://www.curitiba-parana.net/setor-historico.htm pra quem se interessar em saber...

Tourniquet
March 1st, 2008, 07:57 PM
^^
aaah
eu nao fui nesse lugar quando tava em ctba nao. Mas lembra o pelô msm. :P
bem parecido. SE tivesse mais ladeiras ia parecer mais ainda. hehehehehe

Mascate
March 4th, 2008, 03:21 AM

Eu não achava isso até ver uma foto mostrando o skyline de Belém. Uma pessoa desavisada poderia confundir com a Zona Norte do Recife, mas acredito que a semelhança é somente à distância. Já fui várias vezes em Belém e ao nível da rua a semelhança era só por conta da arborização de alguns bairros mais tradicionais das duas cidades, não creio que tenha mudado tanto.

flaino
March 5th, 2008, 01:35 PM
Eu não achava isso até ver uma foto mostrando o skyline de Belém. Uma pessoa desavisada poderia confundir com a Zona Norte do Recife, mas acredito que a semelhança é somente à distância. Já fui várias vezes em Belém e ao nível da rua a semelhança era só por conta da arborização de alguns bairros mais tradicionais das duas cidades, não creio que tenha mudado tanto.

E a cidade velha... nada? nao lembra? :O

Leoxjs
March 5th, 2008, 02:24 PM
Acho Campina Grande MUITO parecida com Caruaru em vários aspectos como relevo, costumes, sotaque, as ruas do centro, os bairros periféricos, até os shoppings das duas cidades cidades se parecem bastante!

Eu diria até que são cidades-irmãs! :D

Thambem
March 6th, 2008, 07:51 AM
Não sei de uma cidade parecida com Cabo Frio... talvez Guarapari (pela quantidade de Mineiros :lol:) ...

Bom, Búzios é vizinho daqui, então comento de Búzios...Pelas lindas paisagens e praias, digo com segurança que parecido com Búzios, só Fernando de Noronha...

Farrapo
March 6th, 2008, 04:29 PM
Pelotas me lembra Rio Grande (nas partes ruins) e Porto Alegre (nas partes boas)! :colgate:

Raul Neto
March 6th, 2008, 05:13 PM
Santos e Vitória são versões em menor escala do Rio de Janeiro,

Maceió e Natal, mais ou menos do mesmo porte, topografia acidentada, belezas naturais,

Ribeirão Preto, Londrina, Rio Preto, mesmo porte e características,

Campinas é uma mini São Paulo,

Uberlândia, não sei porque, parece uma Goiânia menorzinha, sem parques e avenidões,

Juiz de Fora e Petrópolis,

Filipe p Marcato
March 6th, 2008, 05:49 PM
Para mim não existe nenhuma cidade parecida com São Paulo... No skyline axo Campinas um pouco parecida com Londrina.

guzzz
March 7th, 2008, 12:59 AM
Uberlândia parece Campo Grande e Goiânia!

david!bsb
March 7th, 2008, 01:26 AM
Palmas Não se parece neim um pouco com Brasília :P