PDA

View Full Version : Cedae tem até 2 anos para despoluir Baía da Guanabara

samba_man
February 22nd, 2008, 01:43 PM
A Justiça decidiu, em liminar, que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) tem até dois anos para concluir o Plano de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). Caso a liminar não seja cumprida até o mês que vem, a multa é de R$ 10 mil por dia de atraso.

Entre as exigências da liminar, a Cedae está obrigada a apresentar em 30 dias à Justiça o cronograma de todas as obras do PDBG, que entra em seu 14º ano, com quase sete de atraso. A decisão foi feita pela juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 13ª Vara de Fazenda da capital, a pedido da promotora Rosani Cunha Gomes. O presidente da empresa estadual, Wagner Victer, respondeu que a Cedae já se adiantou à Justiça e publica na Internet, desde o ano passado, o calendário do plano.

Cedae se defende
Victer defende-se ao dizer que a companhia é apenas executa as obras de saneamento do PDBG. O dinheiro que alimenta o plano de despoluição é do governo do Estado que, segundo Victer, depende não só da Cedae, mas também de aprovação de lei de orçamento pela Assembléia Legislativa.

"Se eu prometer entregar concluído um plano que não depende apenas da Cedae para ocorrer, estarei cometendo uma ilegalidade", respondeu Victer. "Mas garanto entregar no prazo as obras que estão em andamento e com placa informando o dia de acabarem."

No site da Cedae na Internet, está informado que desde a inauguração do PDBG já foram investidos cerca de R$ 1,1 bilhão apenas nas intervenções para saneamento e abastecimento. Ainda faltam, segundo os cálculos da companhia, 136 milhões de dólares para terminar o plano de despoluição.

A promotora Rosani, no entanto, critica a forma como foi gasto o dinheiro do PDBG desde 1994. Nos cálculos do Ministério Público (MP) estadual, 90% do orçamento do programa inclui as obras de saneamento, justamente as que estão mais atrasadas, conforme informou o MP por meio de nota.

Na Internet, a Cedae se comprometeu a entregar a estação de tratamento de esgoto de Alegria - que contempla Centro e parte da Zona Norte - até julho do ano que vem. Com o fim do financiamento estrangeiro no programa, a Cedae buscou dinheiro no Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). Parte das intervenções de saneamento, como em São Gonçalo, foi incluída na lista de projetos do plano federal.

"Depois de tantos anos de caixa-preta nas contas da Cedae, hoje nunca a empresa foi tão transparente, com informações sobre as finanças disponíveis na Internet", complementa o presidente da companhia.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2510779-EI8139,00.html

zeh
February 22nd, 2008, 05:53 PM
:lol: assim na pressa deve ficar uma coisa jeitosa...

WallyP
February 22nd, 2008, 06:22 PM
hahaha é verdade...agora ao invés de encontrar equinos mortos boiando, vamos encontrar caninos. Pelo menos são menores. E os peixes voltarão, com alguma mutação, mas voltarão.

lorrampaiva
February 23rd, 2008, 12:04 AM
Agora vai?

*pergunta a ser respondida desde o início dos tempos*:nuts:

Naipesky
February 23rd, 2008, 10:16 PM
Vamos lá, 10 mil pilas por dia = 3 milhões e 650 mil reais por ano.

Não sei vocês, mas eu vou rir: hahahaha... posso rir mais alto? HAHAHAHAHAHA!

Só a manutenção do saneamento deve custar mais que isso por semana. Aliás, conseguir limpar a baia que serve de esgoto para 13 milhões de almas (Ok, nem todos) só com mais 136 milhões... sei não.

Ginasta_PR
February 23rd, 2008, 10:22 PM
quanto dinheiro =0
mas espero q aconteça

Inconfidente
February 23rd, 2008, 11:29 PM
Depois que despoluir vai ficar muito doido, mais uma opção de lazer.

Luiz Bazuca
February 24th, 2008, 12:08 AM
Desde que nasci escuto que vão despoluir a Baía.
Duvido muito enquanto tivermos governantes do nível dos nossos.

Vitinho - Rio
February 24th, 2008, 09:38 AM
Desde que nasci escuto que vão despoluir a Baía.
Duvido muito enquanto tivermos governantes do nível dos nossos.[2]

HAHAHAH

Duvido MTO, mas MTO mesmo...

muckie
February 25th, 2008, 06:50 AM
vamos rezar!!!
agora, os politicos fluminenses ein.. te conta
3 bilhoes pra aumentar a corrupcao de origem ignorante

Patrick-RJ
February 26th, 2008, 08:25 PM
Acho que o Eike ainda despolui a Lagoa antes de a CEDAE despoluir a Baía...

CARIOCAemSSA
February 27th, 2008, 06:12 AM
A baía é vergonhosa! Vamos ver até quando ela ficará do jeito que está!

Fernando_Brasil
February 28th, 2008, 07:38 PM
2 anos?
kkkkk...Seria cômico se não fosse trágico.

Eddie_Rj
April 17th, 2008, 11:04 AM
Daqui a 300 anos, se pararem de jogar esgoto, óleo etc., ela ficará limpa.

Patrick-RJ
April 18th, 2008, 01:44 AM
Depois que despoluir vai ficar muito doido, mais uma opção de lazer.

Sempre fico imaginando a Baía despoluida... ia ser muito "doido" mesmo!

1 - O Rio "ganharia" mais um monte de praias, como as da Ilhas do Governador, Paquetá, Praia do Flamengo, Botafogo, Ramos, Urca... fora as de Niterói...

2 - A atividade pesqueira seria beneficiada. Atualmente existe bastante pescador na baía, mas com ela limpa, a tendência seria a fauna marinha se diversificar.

3 - Atividades como turismo náutico e mergulho também se desenvolveriam

4 - O Rio ficaria ainda mais lindo!

Danollive
April 18th, 2008, 03:01 AM
magé, são gonçalo, íam ter praias tb:)

Patrick-RJ
April 18th, 2008, 03:04 AM
^^
É verdade... poxa, que sonho! Não em 2 anos, mas será que com essa Nova CEDAE, pelo menos até a Copa a gente pode ver esse sonho realizado? Uma curiosidade, alguém sabe se, uma vez despoluida, a Baía ficaria mais clara? Sei lá, alguém tem fotos da BG antes de ficar poluida?

Danollive
April 18th, 2008, 03:37 AM
Patrick, tenho pra mim que a baía de guanabara começou a ser poluída algumas décadas antes de invetarem a fotografia.

Vinicius
April 18th, 2008, 03:54 AM
O grande problema do PDBG é que ele não é um programa de despoluição, como o nome diz, mas sim de saneamento. Para despoluir a baía ainda vai levar bastante tempo e mais alguns bilhões.

Danollive
April 18th, 2008, 04:03 AM
^^ mas se a CEDAE levar o saneamento às casas que ficam próximas às margens dos rios que desembocam na baía de guanabara, consequentemente o esgoto dessas casas deixa de ser lançado nela, despoluindo gradativamente a nossa adorável poça.:) e de que outra forma vc acha que será possivel despoluir a baía?

Patrick-RJ
April 18th, 2008, 04:33 AM
O grande problema do PDBG é que ele não é um programa de despoluição, como o nome diz, mas sim de saneamento. Para despoluir a baía ainda vai levar bastante tempo e mais alguns bilhões.

O programa é pra acabar de vez com todo esgoto que é despejado na Baía. Acredito que, com isso, com o tempo seu ecossistema se recupera sozinho. Só não sei quanto tempo isso levaria.

mcorrea
April 18th, 2008, 04:36 AM
tipo da liminar que vai caducar e nada vai ser feito, que nem uma liminar emitida ano passado obrigando a light a aterrar toda a fiação da cidade em 5 anos, sob pena de multa diaria tb.

até hoje ninguem se mexeu...