View Full Version : Reforma do Pacaembu pronta só em maio. Novidades: Museu do Futebol e Pista de Atletismo
TEBC March 10th, 2008, 09:43 PM Moderadores, nao sabia bem onde postar essa noticia, se era em projetos, boteco, ou até noticias de sao paulo. se vcs acharem melhor mudem por favor.
---------------------------------------------
Reforma atrasa e Pacaembu será reaberto em maio
Estádio ficará pronto no dia 10 de maio, data da estréia do Timão na Série-B
Banco de reservas aumentará para 22 lugares (Crédito: Eduardo Viana/LANCEPRESS)
LANCEPRESS!
O Corinthians só voltará a jogar em "casa" em 10 de maio, data de sua
estréia na Série B, contra o CRB. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo e a administração do estádio anunciaram que, pela terceira vez, a reabertura do Pacaembu foi adiada. Inicialmente, a previsão era início de fevereiro.
– Em princípio, nossa idéia era trocar apenas o gramado, mas percebemos
que uma reforma estrutural era necessária. Portanto, a demanda de tempo
foi maior do que o previsto inicialmente – afirmou o secretário de
esportes Walter Feldman.
Serão trocadas também 13 mil cadeiras, o banco de reservas será
estendido para 22 lugares, as marquises serão protegidas e uma pista de
atletismo será construída, entre outras mudanças. Além disso, está
prevista para 7 de maio a inauguração de uma das seções do Museu de
Futebol, obra orçada em R$ 33 milhões, divididos entre cinco empresas
privadas e a prefeitura de São Paulo.
A reforma do estádio deve custar outros R$ 7 milhões à prefeitura.
http://www.lancenet.com.br/resources/423545.JPG
------------------------------------------
O Museu eu já ate tinha postado aqui a uns dois anos atras e lembro q muita gente nem acreditou... foi na epoca do lancamento do museu da lingua portuguesa. to bem ansioso por ele!!
Agora a novidade mais legal é a construcao da pista de atletismo. finalmente SP terá um estádio de grande porte para competicoes de atletismo. o icaro de castro´era muito pequeno, e o Paca tem toda a nostalgia do Pan de 63!! quem sabe SP nao receba uma etapa do GP de Atletismo!!
TEBC March 10th, 2008, 09:44 PM http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,12078050,00.jpg
caco March 11th, 2008, 04:33 AM Alguém sabe se a metragem do Pacaembu acomoda uma pista oficial de atletismo (se é que existe tamanho oficial)?
Outra dúvida: a quantas anda o Estádio da USP, na Cidade Universitária? A pista de atletismo está em boas condições?
kikoeduardo March 12th, 2008, 02:39 PM Queria saber como ficará a capacidade do estádio, alguem sabe? Dizem que a capacidade é 38mil mas nunca vende mais do que 28mil ou num caso de boa vontade 32mil...
Com a reforma, algo muda?
caco March 12th, 2008, 06:24 PM ^^ acho que ficará na mesma, pois serão recolocadas as cadeiras que o estádio já possuía. Se não me engano o Pacaembu foi o primeiro estádio brasileiro a ter todos os lugares com cadeiras, em 1995.
TEBC March 12th, 2008, 10:41 PM Queria saber como ficará a capacidade do estádio, alguem sabe? Dizem que a capacidade é 38mil mas nunca vende mais do que 28mil ou num caso de boa vontade 32mil...
Com a reforma, algo muda?
eu ja vi jogo do corinthians la com 42 mil
TEBC March 12th, 2008, 10:43 PM Alguém sabe se a metragem do Pacaembu acomoda uma pista oficial de atletismo (se é que existe tamanho oficial)?
Outra dúvida: a quantas anda o Estádio da USP, na Cidade Universitária? A pista de atletismo está em boas condições?
sim, acomoda. quanto a usp eu nao sei. sei q a melhor pista de sp eh do ibirapuera
RRC March 12th, 2008, 11:03 PM A pista deve atrapalhar a vista do gramado, que era uma das mellores da cidade (dizem que a melhor é a do Canindé)
Tá certo que com a construção do estádio do Corinthians o pacaembu vai ficar cada vez mais um estádio multi esportivo, mas sei lá,a cho que podiam esperar a construção dele pra fazer essas adaptações... por outro lado será um incentivo ao atletismo, e afinal os principais jogos acabam sendo realizados no Morumbi e Pq Antarctica mesmo...
caco March 12th, 2008, 11:31 PM ^^ já os shows vão ficar cada vez mais raros tendo em vista as manifestações dos vizinhos contra o acontecimento destes. Os shows do Pearl Jam em 2005 quase não foram lá por causa deles. No final do 2º show o vocalista Eddie Vedder agradeceu a compreensão da vizinhança em autorizá-los a tocar. Os 2 shows terminaram antes da 9 h 30, horário-limite para o desligamento do sistema de som.
kikoeduardo March 13th, 2008, 02:50 PM eu ja vi jogo do corinthians la com 42 mil
Sim, já vi também... mas a capacidade foi reduzida e pelo menos desde 2003 se não me engano ficava nessa de 32mil ingressos vendidos no máximo....
No pacaembu o máximo que fui que tinha num jogo foi 28mil
caco March 14th, 2008, 04:35 PM ^^ nas décadas de 40 e 50 o Pacaembu chegou a receber 70.000 pessoas em jogos de futebol (olha que naquela época ainda não havia o Tobogã, pois lá ficava a Concha Acústica que algum idiota mandou derrubar).
GRGM March 14th, 2008, 10:21 PM ^ Esse "algum idiota" tem nome: Paulo Maluf... sim, o mesmo que construiu o Tobogã! E ainda tem "malufista" por aí, eca...
Já com cadeiras e tal, cheguei a ver vários jogos com 38 mil pessoas... mas acho que de 2005 ou 2006 pra cá, passou a ser comum não venderem ingressos pro Tobogã, não sei o porquê...
caco March 14th, 2008, 10:24 PM ^^ como não mais o usam, que mandem abaixo aquela coisa tosca.
Vamos fazer um movimento para o retorno da concha.
TEBC March 15th, 2008, 02:12 AM ^^ como não mais o usam, que mandem abaixo aquela coisa tosca.
Vamos fazer um movimento para o retorno da concha.
Nem precisava... quando o Serra vampirão era o ele lancou o projeto da concha de novo!! nao sei pq nao levaram pra frente, mas o projeto existe.. foi na epoca q lancaram o museu... o museu pelo menos ja saiu
quanto a visao do gramado o que vai mudar com a pista? nao entendi direito, pq pra mim é só colocar a pista sintetica.. tem alguma outra alteracao de nivel?
caco March 15th, 2008, 06:33 AM ^^ nunca assisti jogo no Canindé, mas a visão que se tem de um jogo no Pacaembu dá de 10 do que no Morumbi (até do que nas cativas).
DPJ1986_ March 16th, 2008, 07:00 PM Intervenção dá maior fôlego a estádio e entorno
Com percurso expositivo linear, o museu será dividido em duas alas interligadas por passarela delgada, com 150 metros de extensão, que vencerá o pórtico do acesso principal. Transparente, ela vai revelar a movimentação interna e convidará os pedestres a conhecer o espaço.
Uma série de seminários sobre museus, realizada em 2006 pela Fundação Roberto Marinho, foi o ponto de partida para o projeto do Museu do Futebol, cuja inauguração está prevista para meados de 2008. Instalado sob a arquibancada do estádio do Pacaembu (oficialmente denominado Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho), o museu propõe a revitalização do equipamento público e de sua praça frontal, valorizando o elegante e monumental conjunto art déco que o Escritório Técnico Ramos de Azevedo/Severo Villares inseriu na gleba, tirando partido da topografia natural e respeitando a escala das demais construções da área. Arrojado para sua época, o estádio foi projetado nos anos 1930, inaugurado em 1940 e tombado em 1994 pelo Condephaat, órgão estadual de preservação do patrimônio.
Inicialmente, a idéia era dispor o museu sob o tobogã, complemento bruto da arquibancada construído nos anos 1970 entre o campo e o complexo esportivo, onde originalmente havia uma concha acústica. “O tobogã está na parte posterior do estádio, o que não contribui para revitalizar a área frontal. Além do mais, carrega o estigma de ser uma obra errada e autoritária”, detalha Mauro Munhoz, autor do projeto do museu. Partindo dessa argumentação, o arquiteto defendeu o uso do espaço frontal, até então ocupado por pequenos ambientes compartimentados e distribuídos por quatro andares. “O futebol une ricos e pobres sem distinção. O Museu do Futebol deve ser, portanto, um espaço coletivo e democrático”, afirma.
Com a autorização do Condephaat, foram demolidas partes das lajes sob as arquibancadas e das empenas situadas entre o pórtico e as galerias, revelando mais da bela estrutura de concreto. Assim, criou-se um grande saguão vazado que explora a monumentalidade original do acesso principal, ressalta o caráter público do espaço e valoriza as novas instalações, alinhadas com a face frontal. O nível térreo concentra bilheteria, restaurante, café, acesso ao campo, área de exposições temporárias e auditório com 180 lugares. Estes dois últimos abrem-se diretamente para a praça, com apenas duas linhas de pilares separando-os da calçada. O museu, que só funcionará quando não houver jogos, ocupará o primeiro e o segundo pavimentos, enquanto o terceiro ficará reservado para administração e áreas técnicas.
O acesso ao primeiro pavimento será feito por escadas rolantes posicionadas na lateral esquerda, para proporcionar visão da “catedral de pilares” da arquibancada. “A idéia é que nessa área sejam projetadas imagens de torcidas”, adianta Munhoz. Linear, o percurso museográfico é dividido em duas alas interligadas por uma passarela delgada com 150 metros de extensão, que vencerá o pórtico do acesso principal. Transparente, ela também revelará a movimentação interna e convidará os pedestres a conhecer o museu. Nesse mesmo piso, serão resgatados dois acessos originais às arquibancadas, há muito vedados. “Dessa forma, o visitante sai do plano da representação e depara com o objeto real à sua frente”, afirma Munhoz.
O Museu do Futebol colocará em uso um equipamento público que permanece ocioso a maior parte do tempo. Seu principal mérito é estabelecer circulações transversais e longitudinais que contribuem diretamente para integrar as áreas internas e externas do estádio.
Texto resumido a partir de reportagem
de Nanci Corbioli
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 336 Fevereiro de 2008
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/arquitetura831.asp
http://i27.photobucket.com/albums/c160/DANIELPEREIRADEJESUS/ft3.jpg
http://i27.photobucket.com/albums/c160/DANIELPEREIRADEJESUS/ft1.jpg
http://i27.photobucket.com/albums/c160/DANIELPEREIRADEJESUS/ft2.jpg
http://i27.photobucket.com/albums/c160/DANIELPEREIRADEJESUS/ft4.jpg
http://i27.photobucket.com/albums/c160/DANIELPEREIRADEJESUS/ft5.jpg
TEBC March 17th, 2008, 02:05 AM nossa... lindo!! e pertinho de casa... se o timao construir um estadio vou sentir mta falta do paca mas eh legal saber q ele esta procurando novas formas de rentabilidade... espero q hajam bastante provas de atletismo e q tbm seja maior utilizado pela poplucao como o sao o ginasio e as piscinas.. com certeza o complexo do pacamebu foi um dos maiores legados da cidade na copa de 50 e pan de 63
caco March 17th, 2008, 05:16 AM Adorei o projeto, ficou sensacional. O Pacaembu é realmente fascinante. Foi lá que fui pela primeira vez à um estádio de futebol, em 1993.
KASchramm March 27th, 2008, 06:31 PM Vai ficar muito bom. Mais um museu pra SP.:banana:
ZoxBoy March 27th, 2008, 06:50 PM Outra dúvida: a quantas anda o Estádio da USP, na Cidade Universitária? A pista de atletismo está em boas condições?
O estádio está lá, do mesmo jeito de sempre. A pista de atletismo já perdeu praticamente todo o emborrachado que tinha, mas dá pra correr lá.
GRGM March 27th, 2008, 10:59 PM Passei hoje em frente ao estádio, de dia, o que eu não fazia há tempos, e a parte restaurada está LINDA! Pintaram de uma cor mais forte, pouco mais escura, que dá a impressão de o estádio ser mais antigo, e me pareceu maior, também... enfim, estou otimista! :D
SJC.capitalist March 28th, 2008, 02:54 AM Eu acho esse estádio, dos antigos, o mais bonito!
Fiacará mais ainda com esse museu!
TEBC March 28th, 2008, 03:58 AM Eu acho esse estádio, dos antigos, o mais bonito!
Fiacará mais ainda com esse museu!
O estádio é maravilhoso... patrimonio historico!! um dos maiores crimes cometidos contra a cidade até hoje foi a demolicao da concha acustica!!
Ramos March 30th, 2008, 09:29 AM ^^ nas décadas de 40 e 50 o Pacaembu chegou a receber 70.000 pessoas em jogos de futebol (olha que naquela época ainda não havia o Tobogã, pois lá ficava a Concha Acústica que algum idiota mandou derrubar).
O recorde de público do Pacaembu (mais de 70 mil pagantes) foi na estréia de Leônidas da Silva pelo S.Paulo F.C. em uma partida contra o S.C. Corinthians Paulista em 1943(acho), onde o jogo terminou empatado em 3 à 3 em uma das piores perfomances de Leônidas. Só para efeito de curiosidade, a vinda de Leônidas para SP foi tão marcante (já que ele era o maior jogador brasileiro até aquela época) que ao desembarcar do trem na estação do Brás foi acompanhado por 11 mil pessoas que o carregaram nos braços até a sede do S. Paulo F.C. no centro da cidade.
Ramos March 30th, 2008, 09:31 AM A pista deve atrapalhar a vista do gramado, que era uma das mellores da cidade (dizem que a melhor é a do Canindé)
Tá certo que com a construção do estádio do Corinthians o pacaembu vai ficar cada vez mais um estádio multi esportivo, mas sei lá,a cho que podiam esperar a construção dele pra fazer essas adaptações... por outro lado será um incentivo ao atletismo, e afinal os principais jogos acabam sendo realizados no Morumbi e Pq Antarctica mesmo...
A pista (antiga, demolida em uma das reformas anteriores do estádio) nunca atrapalhou a visão do campo.
TEBC October 27th, 2008, 06:48 PM Alguém sabe se a metragem do Pacaembu acomoda uma pista oficial de atletismo (se é que existe tamanho oficial)?
pelo visto nao
O Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, é uma importante arena paulista para sediar diversas competições de futebol, esporte que sem dúvida é a paixão nacional. O empreendimento, localizado na zona oeste da cidade, em breve contará com uma pista de atletismo oficial, capaz de sediar provas e servir como local de treino para muitos atletas.
São Paulo - “Quando nós planejamos a reforma do gramado, várias outras melhorias foram pensadas, entre elas a iluminação e as cadeiras, mas não poderíamos deixar de resgatar umas das principais pistas que a cidade de São Paulo teve na sua história”, ressalta o diretor do Estádio, Alessio Gamberini.
O local foi inaugurado na década de 40, ocasião em que foi instalada uma pista de carvão em torno do campo, que já teve usuários ilustres, como Emil Zatopeck, a locomotiva humana e Adhemar Ferreira da Silva. Em 1963 os Jogos Pan-americanos aconteceram em São Paulo e o Estádio sediou a cerimônia de abertura, encerramento, além das provas de atletismo.
“O local hoje é uma mera área de escape para o campo de futebol. A idéia é construir uma pista sintética, que já está sendo licitada”, enfatiza o diretor. “Será uma pista de quatro raias, como na concepção original. Ela não será certificada pela Iaaf, mas será oficial. Uma das laterais terá seis raias, onde poderemos fazer provas escolares e um projeto de iniciação junto com a Federação Paulista de Atletismo”.
No local funcionará apenas a pista, destinada à prática do pedestrianismo, já que não serão colocados materiais para atletismo de campo, como gaiola de arremesso e pista de salto. “A pista estará aberta à competições e à comunidade. Hoje o Pacaembu tem mais de 20 mil usuários filiados, com uma freqüência de quatro mil pessoas por mês”, conclui Alessio. O contrapiso já está pronto e agora falta apenas a conclusão das negociações para que as obras sejam iniciadas.
caco October 27th, 2008, 08:50 PM ^^ obrigado pelo esclarecimento.
Evandro October 27th, 2008, 10:51 PM O estádio é maravilhoso... patrimonio historico!! um dos maiores crimes cometidos contra a cidade até hoje foi a demolicao da concha acustica!!
Eu acho perfeitamente possível a reconstrução da concha acústica... por que não pensam nisso?
TEBC October 27th, 2008, 11:05 PM Eu acho perfeitamente possível a reconstrução da concha acústica... por que não pensam nisso?
tinha um projeto do serra quando prefeito.. nao sei se abandonaram
TEBC October 27th, 2008, 11:16 PM ^^ obrigado pelo esclarecimento.
tbm nao sabia.. mas fiquei meio triste.. queria algo completo...
TEBC October 27th, 2008, 11:18 PM Debates
16/4/2007 15:52:53
DEBATES
Retorno da concha acústica do Pacaembu é debatido
Legislativo deverá propor à Prefeitura a criação de um comitê para estudar um possível plano diretor do estádio, que trará diretrizes às futuras obras
A Câmara Municipal de São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira (16/04) um debate sobre a reconstrução da concha acústica do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, localizado na zona oeste da cidade.
A iniciativa do encontro partiu do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), que é membro titular do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Também participaram do debate o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman; o administrador do Estádio do Pacaembu, Aléssio Gamberini; o diretor da Associação Brasileira de Advogados Ambientalistas (ABAA), Antonio Fernando Pinheiro Pedro; arquitetos do Conpresp e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo); e representantes do Movimento Viva Pacaembu.
Demolida nos anos 70, a concha acústica do Pacaembu fazia parte do projeto original do estádio elaborado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1940.
O espaço que funcionava como anfiteatro cedeu espaço à construção de uma nova arquibancada, apelidada de "tobogã". O objetivo, na época, era aumentar a capacidade de público em mais 15 mil lugares.
Plano diretor
No debate desta segunda-feira, houve consenso entre os presentes de que a obra descaracteriza o projeto inicial e fere a harmonia dos elementos, inclusive na relação do estádio com o entorno porque impede a visão do vale ao fundo.
Como não ficou claro entre os participantes qual seria o papel da nova concha acústica diante das necessidades atuais da população, foi sugerida a criação de um plano diretor específico ao complexo esportivo.
Para que o documento tivesse efeito prático e atendesse de maneira adequada às necessidades dos freqüentadores e dos vizinhos, seria formado um grupo de estudos ou um comitê oficial para analisar a proposta. A comissão contaria com a participação da sociedade civil organizada, de técnicos do departamento histórico e de representantes do Legislativo e do Executivo.
O vereador Juscelino Gadelha ficou responsável por encaminhar um requerimento ao prefeito Gilberto Kassab solicitando aprovação e, posteriormente, publicação de um decreto que regulamente o comitê.
Segundo o secretário, se for instituído, o plano diretor do Pacaembu deverá ser baseado no planejamento urbano da região.
Capacidade de atendimento
Na opinião de Gamberini, a retirada do "tobogã" poderá prejudicar o atendimento aos torcedores. "Eu concordo que essa arquibancada destoa totalmente do projeto, mas ela é importante no acréscimo de público."
Nos anos 40, o estádio foi inaugurado com capacidade para receber 40 mil pessoas. Este número, de acordo com o administrador, foi reduzido quando o complexo esportivo teve que se adequar aos critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para suprir o déficit de cadeiras, a Prefeitura de São Paulo, nos anos 70, resolveu construir o "tobogã". A polêmica arquibancada fica localizada no lado oposto ao portão principal do Pacaembu.
"Sem esses lugares, o estádio não terá como viabilizar grandes jogos", explicou Gamberini.
O vereador Juscelino Gadelha discordou do administrador. "Sou freqüentador do estádio e percebo que ele recebe menos gente do que na época da concha acústica. O "tobogã" não trouxe melhoria."
Problemas com a vizinhança
Palco de shows e eventos culturais de grande porte, o Pacaembu se tornou um problema na rotina dos vizinhos, que sofrem com o excesso de barulho, o comércio ambulante e o caos do trânsito. O Movimento Viva Pacaembu, associação formada por moradores do bairro, atua junto ao poder público pelo fim dos eventos realizados no estádio.
Os representantes da entidade, que participaram no debate, se posicionaram contrários ao projeto, caso a reconstrução da concha acústica seja utilizada para abrigar novos espetáculos.
O movimento entende que a recuperação da praça Charles Miller, por exemplo, é mais importante para o bairro do que a obra em discussão.
Feldman explicou que a Prefeitura tem intenção de construir um estacionamento subterrâneo na praça para atender aos freqüentadores do estádio. "A obra deverá respeitar o espaço do piscinão e a arquitetura local."
O secretário ainda explicou que para o Executivo a reconstrução da concha acústica é uma questão estética.
Além da intervenção na praça, a secretaria também tem um projeto de recuperação do Clube da Cidade instalado nos fundos do complexo esportivo. O lugar dispõe de quadras poliesportivas, piscinas e ginásio de tênis e realiza importantes competições.
Vinicius November 6th, 2008, 12:08 AM Eu estou torcendo para que reconstruam a concha acústica. Ela foi uma grande perda.
E uma pergunta: as construções do Clube da Cidade ainda guardam as características originais? Alguém tem foto dele?
TEBC November 6th, 2008, 04:55 AM Eu estou torcendo para que reconstruam a concha acústica. Ela foi uma grande perda.
E uma pergunta: as construções do Clube da Cidade ainda guardam as características originais? Alguém tem foto dele?
que clube é esse? o unico clube da cidade que eu conheco é o nome de uma balada de pobre na barra funda que uma vez teve tiroteio hehehe
Vinicius November 6th, 2008, 02:46 PM ^^
É um clube que existe dentro do complexo do Pacaembu. De acordo com o Raul Neto, as construções do mesmo seguem o estilo Art Déco do estádio.
caco November 8th, 2008, 02:57 AM ^^ ainda está lá, parece que possui ginásio, piscinas e outras instalações. Há muitos associados (o clube é da prefeitura) e é bastante freqüentado. Infelizmente não tenho fotos dele, mas vou dar uma pesquisada para ver se acho.
caco November 8th, 2008, 03:04 AM Retirado do sítio da Prefeitura de São Paulo:
O complexo inclui piscina olímpica aquecida com arquibancada para 4 mil pessoas; ginásio poliesportivo coberto com capacidade para abrigar 2800 espectadores; ginásio de saibro coberto com assento para 800 pessoas; quadra externa de tênis com arquibancada para 1.500 pessoas; quadra poliesportiva externa com iluminação; pista de Cooper com 860m; salas de ginástica e posto médico.
São de uso gratuito no Pacaembu: piscina, realização de exame médico, quadra de futsal externa, confecção de carteirinha, ginástica, musculação, condicionamento físico, dança, práticas para 3ª idade e cooper.
Tem preço público para utilização: ginásio poliesportivo, ginásio de saibro coberto, quadras de tênis descoberta e o campo de futebol.
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/esportes/pacaembu/centro_esportivo/0001
TEBC November 11th, 2008, 03:04 AM ^^
É um clube que existe dentro do complexo do Pacaembu. De acordo com o Raul Neto, as construções do mesmo seguem o estilo Art Déco do estádio.
a ta.. ele é mo bom pros moradores aqui da regiao.. eu nao frequento.. mas conheco mo galera q usa
Vinicius November 16th, 2008, 07:05 PM ^^ ainda está lá, parece que possui ginásio, piscinas e outras instalações. Há muitos associados (o clube é da prefeitura) e é bastante freqüentado. Infelizmente não tenho fotos dele, mas vou dar uma pesquisada para ver se acho.
Retirado do sítio da Prefeitura de São Paulo:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/esportes/pacaembu/centro_esportivo/0001
Caco, muito obrigado pelas informações. :)
|
|