View Full Version : Porto - Piscinas de mar, com água quente


Imbictvs
March 11th, 2008, 05:07 AM
Ir à praia para mergulhar nas piscinas de água quente

http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2008/03/10/15722880.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif

Criar passadiço e escadas para facilitar os mergulhos no mar

Quem gosta de estar na praia, mas tem arrepios só de pensar em molhar o pé na água gelada do Oceano Atlântico, terá uma alternativa quente e igualmente salgada em três praias da Foz e de Nevogilde, no Porto. A empresa municipal Águas do Porto projecta a criação de três tanques com água do mar aquecida nos areais das Pastoras, do Aquário e do Homem do Leme. Esta praia é a única candidata a bandeira azul na frente marítima portuense.

O conceito obteve a concordância da Administração dos Portos do Douro e Leixões e, no caso das piscinas do Homem do Leme e do Aquário, o concessionário de ambas as praias está interessado em construí-las e rentabilizá-las. "As piscinas do Homem do Leme e do Aquário já têm acordo formal da APDL e poderão avançar a qualquer momento. É uma forma diferente de ir às praias com água fria", sublinha Poças Martins, da empresa Águas do Porto. Ainda não existe, no entanto, uma data para iniciar estas obras.

Nas duas praias, os tanques de baixa profundidade, que terão entre 15 a 20 metros de comprimento, serão instalados próximo do passeio pedonal à cota do areal e das esplanadas dos bares. Poderão ser usadas por crianças, mas também para a prática de desportos, em particular a hidroginástica. Uma solução semelhante é preconizada pela empresa municipal para a Praia das Pastoras. Falta encontrar o parceiro privado para concretizá-la.

Esgoto serve energia

Com a conclusão dos molhes no rio Douro, surgirá uma área resguardada da forte ondulação dentro do mar. Será uma piscina natural abrigada entre o novo e o antigo molhe, com profundidade suficiente para satisfazer os adeptos de mergulho e de natação no mar. Poças Martins quer aproveitar estas condições, criando um acesso através de um passadiço em madeira e de escadas.

Em terra, ficará outra piscina com água do mar aquecida de igual dimensão aos dois tanques a construir no Homem do Leme e do Aquário e um bar de apoio com balneários. "Neste caso, é apenas um conceito para, depois, se materializar através de concessão e construção", indica Poças Martins. Para aquecer a pequena porção de mar nas piscinas, há duas possibilidades em cima da mesa. Poderá recorrer-se à energia solar ou ao calor do esgoto. Uma solução que tem sido adoptada com êxito no estrangeiro.

Na verdade, as condutas de saneamento - e o interceptor da Avenida Brasil não é excepção - encontram-se a uma temperatura superior à do ambiente. A razão é simples a água quente dos ou da lavagem automática de louça e de roupa suja nas nossas casas corre para o esgoto municipal. É uma energia que se perde depois de breves minutos de utilização. Mas poderá ser reaproveitada. Para isso, as condutas de saneamento terão de ser envolvidas por mantas metálicas, equipadas com uma bomba de calor. Esses equipamentos recolhem e armazenam a energia que, nesta situação, serviria para manter quente a água das piscinas.

in JN

Muito bom projecto, atractivo, limpo, uma vez que utiliza energias renovaveis... atrairá de certeza muito mais pessoas às praias do Porto :okay:

Andre_Filipe
March 11th, 2008, 05:11 AM
É um bom projecto, mas não serei um adepto. Gosto da água do mar com ondas, e por isso não me importo de nadar na água mais fresca :p

Daniel_Portugal
March 11th, 2008, 05:19 AM
^^ o que é bom é a diversidade :)


excelente projecto! algo que vinha defendendo há muito tempo que finalmente acontece :) acho que vou passar a "defender" mais coisas :lol: pode ser que tenha sorte :D

Andre_Filipe
March 11th, 2008, 05:22 AM
Eu sei k a diversidade é boa, por isso disse que era um bom project ;)

Daniel_Portugal
March 11th, 2008, 06:37 AM
:)



LLOOLL!!

Barragon
March 11th, 2008, 11:02 AM
Excelente projecto :yes:

Portvscalem
March 11th, 2008, 02:22 PM
entre matosinhos e porto a cidade cada vez fica com uma marginal mais atractiva!!!

bom projecto!

Herrmando
March 12th, 2008, 12:57 AM
N é novidade...
Qdo é q acabam os molhes?

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 01:02 AM
os molhes na foz do douro? pra marina? e na lingua do cabedelo?

se for isso penso que seja em 2009/2010

Viriatox
March 12th, 2008, 04:10 AM
Excelente projecto :applause:. Espero que seja para fazer :).

pedrodepinto
March 19th, 2008, 07:45 PM
No mínimo surpreendente :okay:!

O Prof Godin
March 21st, 2008, 01:37 AM
…a piscina de marés da praia do Homem do Leme é um projecto muito antigo, anos 50/60, que eu já aqui meti…

daniel322
March 21st, 2008, 01:39 AM
algo que vinha defendendo há muito tempo que finalmente acontece :) acho que vou passar a "defender" mais coisas :lol: pode ser que tenha sorte :D
este (http://tvtel.pt/pto/wolfe/433/helton_br.jpg) que tenha cuidado.. o danny tá na área :D

JohnnyMass
March 22nd, 2008, 01:14 AM
então e se vier uma onda?:lol: lá se vai a água quentinha...:D

Daniel_Portugal
March 22nd, 2008, 01:58 AM
dani: lolol :D

operte
March 22nd, 2008, 03:30 AM
global warming? subida do nível médio das águas do mar?