View Full Version : Novo Hospital Central de Braga
BRG March 11th, 2008, 03:33 PM “Primeira pedra lançada no Verão
Depois do Grupo Escala Braga ter sido escolhido para parceiro privado, o novo Hospital de Braga está agora mais perto da concretização. O lançamento da primeira pedra está a ser programado para o Verão e deverá contar com as presenças do primeiro ministro e da ministra da Saúde.
A conclusão do processo de selecção do parceiro privado para a ‘Concepção, Projecto, Construção, Financiamento, Conservação e Exploração do Hospital de Braga em regime de parceria público-privada” marcou o início de uma nova fase na já longa caminhada para a construção do novo hospital de Braga, que, como é público, será erguido em Gualtar, junto à Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.
Depois da opção pela proposta mais rápida (que prevê a construção do hospital em 27 meses), a tutela ultima agora a negociação da minuta do contrato a assinar com o Grupo Escala Braga, liderado pela José de Mello Saúde.
Entretanto, o ‘Correio do Minho’ está em condições de avançar que já há movimentações no terreno no sentido de que o primeiro ministro, José Sócrates, e a ministra da Saúde, Ana Jorge, possam vir a Braga até meados do Verão para a cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo hospital.
A proposta da José Mello Saúde (que surge no quadro do consórcio estabelecido com a Somague e a Edifer) além do rápido prazo para a conclusão da obra, teve ainda o mérito de se situar abaixo do custo público comparável.
De acordo com o despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Saúde — publicado em Diário da República na passada sexta-feira — verifica-se que a proposta do Escala Braga “evoluiu de uma situação em que o valor actualizado líquido dos pagamentos do Estado (VAL) era inferior ao Custo Público Comparável em cerca de 167.223 milhares de euros, ou seja em cerca de 14 %, para a existência de uma poupança potencial de cerca de 33 %”.
Com efeito, “o VAL associado à proposta do concorrente Agrupamento Escala Braga ascende, no final da fase de negociação competitiva, a 794.519 mil euros, ou seja, é inferior ao custo público comparável em cerca de menos 391.785 milhares de euros. Estes valores encontram-se actuali-zados a preços de Janeiro de 2006” — frisa o referido despacho.
Temos assim que o parceiro privada vai investir quase 800 mil euros, enquanto que ao Estado caberá despender cerca de 214 mil euros (as verbas não incluem IVA).”
IN “Correio do Minho”
Finalmente começa a aparecer “fumo branco” neste processo…Agora mãos à obra!:banana:
Barragon March 12th, 2008, 06:46 PM ^^ Acho que andam por aí renders do bicho :yes:
Arpels March 14th, 2008, 12:15 AM tb acho k ja os vi por ai :sly:
Mateus_ March 14th, 2008, 09:59 AM Tambem eu!
BRG March 14th, 2008, 01:04 PM Estão aqui:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=453913&page=6
:cheers:
Barragon March 14th, 2008, 01:40 PM Muito bem ;)
http://snitrom.com.sapo.pt/hpB1.JPG
Mateus_ March 14th, 2008, 03:09 PM Esta mesmo bem!
Mr Strangelet March 14th, 2008, 04:10 PM Esse não é o render da proposta que foi aprovada ;)
Essa é a proposta da Teixeira Duarte, e a proposta aprovada foi a do consorcio Escala!!
Penso que ainda não foram disponibilizados renders da proposta que vai avançar, mas há fotos de maquetes
http://www.josedemellosaude.pt/resources/PPP/maquete_braga.gif
http://bmm-arquitectos.com/projects/ProjectFotos/Health/Hbraga/Hbraga2.gif
http://bmm-arquitectos.com/projects/ProjectFotos/Health/Hbraga/Hbraga1.gif
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_1.jpg
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_2.jpg
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_3.jpg
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_4.jpg
jose.a March 15th, 2008, 03:03 AM Renders precisam-se!
Só espero é que a construção do Hospital não inviabilize o novo Hospital de Barcelos previsto para 2012...
Alguém tem informações relativamente à dimensão do Hospital?
Será do tamanho do de St Maria da Feira?
Acho muito bem a relação com a Escola de Saúde da UM, é uma grande mais valia para um Hospital ter uma escola associada.
Mr Strangelet March 15th, 2008, 06:04 AM Em relação á dimensão sei que vai ser o maior hospital universitario de pt!
A confirmar-se vai ser um colosso :eek: (nao sei se isso é positivo ou negativo :dunno:)
snitrom March 15th, 2008, 10:41 AM Renders precisam-se!
Só espero é que a construção do Hospital não inviabilize o novo Hospital de Barcelos previsto para 2012...
Acho muito bem a relação com a Escola de Saúde da UM, é uma grande mais valia para um Hospital ter uma escola associada.
Não inviabiliza não! Aliás é devido a este que o de Barcelos vai ser construído. Por outras palavras: O ministério da saúde aspirara aos poucos acabar com o de Barcelos. As soluções eram construírem um novo, ou renovar o actual mantendo o suporte básico e redirecionar os restantes para outro hospital. Construir um novo é caro, fora de hipótese. Como o ministério da saúde n conhece nd por aqui, pensava que ao construir um hospital tão grande em Braga dava para tudo, mas errou. Saiu recentemente um estudo em que o actual hospital São Marcos já movimenta mais pacientes que a capacidade máxima do novo, isto ainda com o de Barcelos a funcionar. Ou seja, acabar com o hospital de Barcelos é impossível, daí construírem um novo. Até o velhinho São Marcos vai continuar activo.
jose.a March 15th, 2008, 02:25 PM Em relação á dimensão sei que vai ser o maior hospital universitario de pt!
A confirmar-se vai ser um colosso :eek: (nao sei se isso é positivo ou negativo :dunno:)
Era bom que ficasse um Hospital Central como o do Porto Lisboa e Coimbra :)
Não inviabiliza não! Aliás é devido a este que o de Barcelos vai ser construído. Por outras palavras: O ministério da saúde aspirara aos poucos acabar com o de Barcelos. As soluções eram construírem um novo, ou renovar o actual mantendo o suporte básico e redirecionar os restantes para outro hospital. Construir um novo é caro, fora de hipótese. Como o ministério da saúde n conhece nd por aqui, pensava que ao construir um hospital tão grande em Braga dava para tudo, mas errou. Saiu recentemente um estudo em que o actual hospital São Marcos já movimenta mais pacientes que a capacidade máxima do novo, isto ainda com o de Barcelos a funcionar. Ou seja, acabar com o hospital de Barcelos é impossível, daí construírem um novo. Até o velhinho São Marcos vai continuar activo.
Face à evidência dos números então não há nada a dizer, mas eu bem suspeitava dos planos do Ministério da Saúde :ohno:
Viriatuus March 15th, 2008, 05:03 PM ...mas eu bem suspeitava dos planos do Ministério da Saúde
De facto nada de admirar. Afinal estamos... onde estamos.
Até o velhinho São Marcos vai continuar activo.
Com que funções?
snitrom March 15th, 2008, 08:06 PM Era bom que ficasse um Hospital Central como o do Porto Lisboa e Coimbra :)
A intenção é essa, aliás já desde 1992 o São Marcos é central, mas na prática não consegue ser porque não tem capacidade. Por exemplo, existe um departamento (não sei o nome, mas tem a ver com casos de estado de coma) em que o São Marcos tem tudo necessário (equipamento e profissionais) mas só tem duas camas. Na prática recebem os pacientes de urgência, mas qd estabilizam mandam para o S. João ou Coimbra para dar lugar os que chegam de emergência. Só assim o S. Marcos consegue dar resposta a este tipo de doenças. E existem mais secções a funcionar assim. Por exemplo o S. Marcos é a retaguarda dos hospitais de todo Minho (incluindo o de Viana, Famalicão e Guimarães), mas na prática não o é, pk o S. Marcos nem à população dele consegue dar vasão qt mais aos de fora. Normalmente são logo redireccionados para o S. João. Aliás espera-se que com a entrada em funcionamento do novo hospital de Braga, o S. João do Porto melhore bastante os seus serviços, pois deixa de ter mais de um milhão de potenciais pacientes.
Isto sem ainda falar das condições dos edifícios do S. Marcos...
Face à evidência dos números então não há nada a dizer, mas eu bem suspeitava dos planos do Ministério da Saúde :ohno:
Bem, apesar de estar anunciado um novo hospital para Barcelos não te fies na virgem para os prazos para este estar concluído. Eu desejo que corra tudo bem! Mas lembra-te que o processo do novo hospital de Braga durou mais de 20 anos. Foi dito que era dos primeiros equipamentos a beneficiar dos fundos da EU. Viu-se! É só ver a quantidade de obras estúpidas que meteram-se à frente de um hospital... é Portugal com certeza.:bash:
snitrom March 15th, 2008, 08:11 PM De facto nada de admirar. Afinal estamos... onde estamos.
Com que funções?
Maternidade para casos não complicados, doentes não problemáticos em recuperação, parte das consultas externas, emergências (equivalente aos hospitais medico cirúrgicos (foi o que ouvi dizer)), entre outro tipo de doenças mais usuais mas com fácil tratamento. Será um hospital de apoio ao novo.
O novo hospital será um hospital central e universitário virado para a retaguarda aos restantes hospitais minhotos, cobre todas as áreas de saúde, e possuirá uma forte vertente de investigação. Basicamente é aquele hospital em que ng quer ir, porque lá só vão parar os casos graves.
snitrom March 15th, 2008, 08:39 PM Aqui vão umas imagens do actual hospital S. Marcos delimitado a vermelho:
http://snitrom.com.sapo.pt/HPB/hsm1.jpg
http://snitrom.com.sapo.pt/HPB/hsm2.jpg
http://snitrom.com.sapo.pt/HPB/hsm3.jpg
Os edifícios limitados a verde são do hospital original, com 500 anos.
Os edifícios limitados a azul é o palácio do Raio.
Os edifícios limitados a amarelos são da primeira metade do século XX.
Os restantes são da segunda metade do século XX.
snitrom March 15th, 2008, 08:50 PM Renders precisam-se!
Em relação à dimensão: não possui muitas camas (700, mínimo exigido pelo M.S.), mas o edifício em si é grande. Dizem que o edifício ocupa a antiga carreira de tiro por completo (será?), ora a carreira de tiro possui 500 metros. Mais não sei...:(
jose.a March 15th, 2008, 09:00 PM Muito bem Snitrom,
esclareceste muitos pontos relativos ao projecto :okay:
Viriatuus March 16th, 2008, 05:41 PM Obrigado Snitrom pelos esclarecimentos!
BRG March 17th, 2008, 01:17 PM O antigo Hospital (parte quinhentista) deveria ser recuperada á época e ser transformada num Museu de Medicina de Braga, de forma a mostrar os cuidados prestados há 500 e o papel de Braga na medicina (por ex. a importância da primeira escola de cirurgia do pais que foi mais tarde transferida para Coimbra com a criação da universidade entre outras)…
O palácio do Raio deveria ser devolvido á cidade com um restauro profundo ficando a funcionar com Museu do Barroco.
As restantes partes do hospital de S.M. continuavam com as suas funções.
:cheers:
Arpels March 18th, 2008, 01:11 AM boa ideia :yes: creio k não ha nenhum museu nessa area em PT:?
pedrodepinto March 19th, 2008, 07:37 PM Muito bem ;)
http://snitrom.com.sapo.pt/hpB1.JPG
Gosto bastante :yes:!
Viriatuus March 19th, 2008, 10:26 PM ^^
Acho que prefiro o projecto vencedor!
fred_mendonca March 19th, 2008, 11:32 PM A Teixeira Duarte não brinca!
Mr Strangelet March 20th, 2008, 05:03 AM ^^
Acho que prefiro o projecto vencedor!
Sinceramente também prefiro o projecto vencedor...Aqueles "poços" Que no render aparecem todos bonitos e vermmelho, ao fim do tempo ficam horriveis...já para nao falar que discordo que se feche o edificio sobre si...O outro é mais aberto e estabelece mais relações com o exterior!!
joaonosky March 21st, 2008, 05:52 AM Aquelas rampas de acesso ao Hospital, terão o quê por baixo ? Estacionamento, salas de espera, armazéns, serviços de apoio ?
Também já ouvi dizer que ía ser o maior hospital em Portugal.
snitrom March 21st, 2008, 09:42 PM Aquelas rampas de acesso ao Hospital, terão o quê por baixo ? Estacionamento, salas de espera, armazéns, serviços de apoio ?
Também já ouvi dizer que ía ser o maior hospital em Portugal.
Referes-te a esta imagem?:
Bem, eu não conheço o projecto. Mas aquilo tem cara de ser urgências, bloco operatório. Olhando para a maqueta, penso que os blocos em altura serão para as camas, e ao nivel do solo e sub-solo o restante equipamento. Posso estar errado, mas é o que me aparenta...
Sei que aquele quadrado ao fundo é um heliporto...
daniel322 March 21st, 2008, 09:49 PM Também já ouvi dizer que ía ser o maior hospital em Portugal.
quantas camas irá ter?
snitrom March 21st, 2008, 10:00 PM quantas camas irá ter?
Não é o que vai ter maior número de camas. Dizem que o MS pedia entre 700 a 800, e preparado para se ampliar até às 900. O HSJ do Porto tem 1200 (acho, logo maior), o de Coimbra possuiu 1500 (s n m engano, é quase o dobro). Penso que quando dizem em termos de maior, é em área ocupada no solo. Pk ao contrário dos congéneres portugas que cresceram em altitude, este é mais rasteirinho mas mais gordinho. De resto é igual aos outros mencionados, cobre todas as áreas da saúde. o que pode acontecer é não cobri-las logo nos primeiros tempos, pois é necessário constituir equipas com know-how.
daniel322 March 21st, 2008, 10:42 PM ah..ok.. é que normalmente "mede-se" em numero de camas..
o de são joão tinha 1172, o de santa maria 1101 e os huc 1505.. (são os 3 maiores) digo tinha pq os dados que vi já são antigos..
JohnnyMass March 22nd, 2008, 01:18 AM gosto das maquetes!:yes: parece-me que vai ser um belo hospital!
alentejolover March 22nd, 2008, 01:19 AM Esperemos que seja pouco utilizado!!!
JohnnyMass March 22nd, 2008, 02:09 AM lol...
BRG April 11th, 2008, 10:06 AM "São Marcos prepara programa comemorativo de cinco séculos
Magalhães Costa
O lançamento da primeira pedra do Novo Hospital de Braga deverá ocorrer durante o terceiro trimestre deste ano, de acordo com a convicção de Lino Mesquita Machado, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São Marcos.
Aquele responsável considerou esse acto como uma "prenda" para o São Marcos que, este ano, comemora os 500 anos de existência, depois de fundado, em 1508, pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa, e cuja efeméride será assinalada, no próximo dia 27 deste mês, com uma eucaristia, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, na Sé Catedral.
Recorde-se que, no início deste ano, o consórcio Escala, composto por José de Mello Saúde, Somague e Edifer, foi o vencedor do concurso internacional para a construção e a exploração da unidade hospitalar, através de uma parceria público-privada que deverá estar concluída em 2010.
Na apresentação do programa dos 500 anos do Hospital de São Marcos, Lino Mesquita Machado disse, na oportunidade, que o hospital bracarense "está de boa saúde", quer do ponto de vista financeiro quer de ordem assistencial.
Questionado sobre o futuro do São Marcos - após a conclusão do Novo Hospital de Braga -, escusou-se, de momento, a traçar qualquer cenário, remetendo tal tarefa para a Santa Casa da Misericórdia de braga, a entidade proprietária do edifício hospitalar.
Bernardo Reis, Provedor da Misericórdia de Braga, admitiu, hipoteticamente, a transferência de alguns serviços do São Marcos para a Santa Casa, através de eventuais negociações com o hospital bracarenses e com o próprio Ministério da Saúde.
"Neste momento, não temos ainda um projecto definido para o espaço do São Marcos, mas é nossa intenção privilegiar instituições, como a nossa, ligadas á saúde e á assistência social", disse.
Relativamente ao programa dos 500 anos do Hospital São Marcos, o mesmo tem início no dia 27 do corrente, com o Dia do Hospital. Em Setembro, será a vez da inauguração de uma exposição alusiva ao hospital bracarense e o encerramento marcado para 20 de Novembro. "
IN "JN"
Está confirmado… a primeira pedra vai ser lançada no verão, juntamente com a comemoração do 500 anos do H. S. Marcos!!... :banana:
O Novo hospital deveria ter um nome diferente do H. S. Marcos… sugestões:
1- Hospital de S. Geraldo (padroeiro da cidade)
2- Hospital João XXI (Papa Português, Arcebispo de Braga, Homem da medicina)
3- Hospital D. Henrique (Pai do condado, sepultado na Sé de Braga)
4- Hospital Francisco Sanches (ilustre médicos, filosofo, matemático)
Deixem as vossas sugestões!! :cheers:
BRG April 11th, 2008, 10:25 AM Quanto ao futuro do H.S.M., deve continuar com função de hospital de retaguarda do hospital central. Podendo fazer serviços de maior “proximidade” á população.
Sendo uma instituição com 500 Anos de Historia, deveria (como sugeri antes) ser criado um Museu Nacional de Medicina (na parte antiga do hospital), onde fosse possível ver a evolução dos tratamentos médicos, utensílio desde 500 anos ate os nossos dias, alem de dar a conhecer os vultos esquecidos da medicina portuguesa.
Teria assim uma função operacional e cultural importante na cidade e região. :)
Barragon April 11th, 2008, 11:02 AM São Geraldo parece-me um bom nome :yes:
gomesccm April 13th, 2008, 09:01 PM E pk não Hospital Elisio de Moura? Foi um grande médico bracarense, o primeiro (primeiro sócio e primeiro presidente) do bastonário da ordem dos médicos em Portugal. Fez bastante investigação na área de neurologia. E além de uma rua a cidade de Braga pouco o homenageou.
jose.a April 15th, 2008, 08:09 PM O Novo hospital deveria ter um nome diferente do H. S. Marcos… sugestões:
1- Hospital de S. Geraldo (padroeiro da cidade)
2- Hospital João XXI (Papa Português, Arcebispo de Braga, Homem da medicina)
3- Hospital D. Henrique (Pai do condado, sepultado na Sé de Braga)
4- Hospital Francisco Sanches (ilustre médicos, filosofo, matemático)
Deixem as vossas sugestões!! :cheers:
João XXI parece-me muito bem, até dá uma feliz coincidência sendo o Hospital de Braga para o séc XXI
NewTomorrow April 15th, 2008, 08:52 PM O Novo que vão fazer aqui na Madeira parece uma fuzão desses dois projectos
http://bp2.blogger.com/_h_AD1uSeig8/RrI0MGKiIQI/AAAAAAAAADs/2Fi2Nutg-LA/s400/foto1.jpg
Mr Strangelet April 16th, 2008, 01:17 PM :eek: Bicharoco enrme essa na Madeira.
Por acaso parece mesmo uma mistura destas duas propostas para Braga :yes:. Só nao gosto é dos inumeros "poços" nesse edificio...:(
gomesccm April 28th, 2008, 08:47 PM Novo hospital de Braga, começa a ser a ser construido no segundo semestre deste ano.A garantia dada hoje no dia do Hospital de S.Marcos pelo secretário de Estado adjunto e da saúde. 28-04-2008
As obras do novo hospital de Braga devem começar ainda durante o segundo semestre deste ano...disse hoje o secretario de estado adjunto e da saúde.
Manuel Pizarro falava no Dia do Hospital de S.Marcos no ambito das comemorações dos 500 anos da unidade hospitalar
O secretario de estado adjunto e da saude reafirmou hoje na sessão solene do dia do Hospital de S.Marcos que as obras do novo hospital devem começar ainda no segundo semestre deste ano
Manuel Pizarro acrescentou que com o curso de ciencias da saude,com o futuro laboratório de nanotecnologia e o novo hospital;Braga vai ser um dos grandes centros da saúde em Portugal.
Durante a manhã foram ainda dadas as medalhas dos 500 anos da insitutição de saúde aos que trabalharam e trabalham no S.Marcos
:banana:
fonte: Antena Minho
Mateus_ April 29th, 2008, 09:34 AM Novo hospital avança este ano
Denisa Sousa
O novo hospital de Braga "terá obra no terreno ainda este ano", assim que o Governo fechar as negociações do contrato com o vencedor do concurso (Escala Braga, do Grupo Melo) e o Tribunal de Contas o validar. A garantia foi deixada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, que, ontem, nas comemorações dos 500 anos do Hospital de S. Marcos fez questão de sublinhar que "Braga será um dos grandes centros dos serviços de Saúde em Portugal", combinando academia e investigação com a melhor resposta assistencial.
A união entre a Escola de Ciências da Saúde, Instituto Ibérico de Nanotecnologias e o futuro hospital, cuja construção está aprazada para 2010, devem ser, considera, "motivo de exaltação por parte da comunidade" e a oportunidade perfeita para a convergência num plano comum das entidades que participaram na cerimónia Administração Regional de Saúde do Norte, Universidade do Minho, Santa Casa da Misericórdia e Câmara Municipal de Braga.
Apontando o "elevadíssimo nível tecnológico e humano" do S. Marcos, Manuel Pizarro não deixou de mencionar a premência de uma mudança almejada há duas décadas. O presidente do Conselho de Administração, Lino Mesquita, deu conta dos números da mudança, dos investimentos avultados e remodelações nos últimos três anos, mas não se esqueceu de "repreender" os "profetas da desgraça" e os "padrinhos de ocasião que aparecem à luz do dia querendo ocupar o espaço dos que realmente têm feito algo" pela celeridade do processo do novo hospital.
Num discurso optimista, o responsável frisou que "todos devem continuar a acreditar nas virtualidades do serviço público, permanecendo vigilantes para que tudo continue a ser o que tem sido", "independentemente do modelo de gestão". Já o Presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, considera "assegurado um futuro risonho" que fará esquecer os "acidentes burocráticos" que atrasaram a construção do futuro hospital.
JN, 29/04/2008
gomesccm September 18th, 2008, 02:59 PM Construção adiada mais uma vez, para o ano. A caminho dos 40 anos à espera, e 30 que o governo se compremeteu em construir.
http://www.edifer.pt/Imagens/Novas/Hospital_Braga.png
Agrupamento da Edifer confirmado
vencedor do Hospital de Braga
2008.03.11
O Agrupamento “Escala Braga”, constituído por José de Mello Saúde, Edifer e Sacyr/ Somague foi confirmado oficialmente como vencedor do concurso para a construção e gestão do Novo Hospital de Braga, através do Despacho n.º 6660/2008, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Saúde, publicado na passada Sexta-feira, 7 de Março, em Diário da República.
Segundo Rui Sousa, responsável do Grupo Edifer no Agrupamento Escala, “o Hospital de Braga é o maior hospital previsto no âmbito das Parcerias Público Privadas para a Saúde e é qualitativamente diferente, na medida em que é igualmente um hospital universitário.
Acresce ainda que o Hospital de Braga é um Hospital de Substituição, no qual o Agrupamento ficará a gerir o actual Hospital de São Marcos enquanto decorre a construção do novo Hospital.
Concretamente é a unidade hospitalar de atracção directa para uma região que tem vindo a revelar forte dinamismo económico e social, nomeadamente os concelhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde e será, ainda, uma unidade hospitalar de segunda referência para a globalidade dos distritos de Braga e de Viana do Castelo, na totalidade das especialidades previstas no Novo Hospital.
Neste modelo de PPP, o agrupamento privado constrói e gere o hospital e o Estado paga pela prestação dos cuidados de saúde, com uma redução substancial dos montantes que o Estado gastaria se construísse e gerisse o hospital sem recurso ao sector privado.
Para o Hospital de Braga está definido um prazo de 30 anos para a vertente construção e manutenção e um prazo contratual de 10 anos para a gestão clínica”.
Caracterização
O novo hospital “Escala Braga” terá cerca de 1.800 pessoas / trabalhadores, uma área clínica de aproximadamente 99 mil metros quadrados numa área de construção total de 140 mil metros quadrados e uma dimensão global de 706 camas.
O investimento total está estimado em 794,5 milhões de euros, sendo que o investimento em construção rondará cerca de 120 milhões de euros.
O prazo de construção é de 27 meses, devendo iniciar-se, provavelmente, apenas em Janeiro de 2009.
Refira-se ainda que o Concurso saiu em Janeiro de 2005 e que a proposta foi entregue em Setembro de 2005, o que perfaz 30 meses até esta decisão.
Rui Sousa refere ainda que “relativamente aos próximos passos, consistirão no processo de preparação da minuta de contrato, a que se seguirá o visto do Tribunal de Contas, momento a partir do qual se poderá iniciar a construção”.
Até agora apenas um Hospital foi adjudicado a um agrupamento privado, no caso o Hospital de Cascais que foi atribuído a um concorrente do “Escala”. Encontram-se em fase de avaliação as propostas finais dos Hospitais de Loures e Vila Franca de Xira, sendo que em ambos, o agrupamento “Escala” integra o lote de dois concorrentes finais para a apresentação da melhor proposta final.
Despacho nº 6660/2008 – Concepção, Projecto, Construção, Financiamento, Conservação e Exploração do Hospital de Braga em regime de parceria público-privada (PPP). Dá prossecução ao processo com vista à finalização da minuta de contrato com o concorrente classificado em primeiro lugar, Agrupamento Escala Braga.
in Edifer (http://www.edifer.pt/Noticias_Comunicados_08_03_11.html)
Barragon September 18th, 2008, 05:33 PM :ohno: Bolas...
mister B September 18th, 2008, 09:30 PM :bleep::nuts::bleep::soon::tongue::booze::booze::bash::bash::ohno::ohno::ohno::ohno::ohno::bash::bash::bash::bash::bash::tongue:
O distrito tem que se unir e pedir a independencia, assim nunca mais saimos da m****.
gomesccm September 19th, 2008, 10:36 AM Afinal, adiaram mais uma vez, agora é em 2012... adiam, adiam... e qualquer dia ainda tem uma supresa...
Na envolvente já há prédios a emparedar a futura unidade
Novo hospital de Braga a funcionar só em 2012
O Ministério da Saúde acaba de confirmar a previsão da entrada em funcionamento do novo Hospital de Braga só em 2012.
A informação foi assumida pelo gabinete da ministra Ana Jorge, em resposta a um requerimento do deputado social-democrata Miguel Macedo, na qual é apontada que a adjudicação do contrato de construção/gestão ao grupo “Escala Braga” deverá verificar-se até ao final do ano. No local, ainda não há qualquer vestígio da esperada unidade, mas já não faltam prédios de habitação.
Texto, José Carlos Lima
Foto,
Publicado a 19-09-2008
in DM
Mr Strangelet September 19th, 2008, 01:06 PM A especulação já começou :( e é notoria!
Epa, que desistam de construir o hospital...Braga e o Minho passam bem sem isso :ohno:
É lamentavel que já a partida o raio do hospital esteja aquem das solicitações...Vai ser um hospital novinho em folha com camas nos corredores...enfim...
Karlussantus September 19th, 2008, 02:24 PM Ainda constroem primeiro a quarta ponte de Lisboa a ligar a Trafaria a Caxias.
E com sorte ainda reduzem para metade do tamanho, porque até lá o "Grande Porto" ainda vem roubar uns concelhos à NUTS III do Cávado... ficando Braga capital do seu concelho.
Arpels September 19th, 2008, 11:15 PM outra vez adiado :doh: deve ser para pagar o perdão das dividas a mais algum pais :bash:
Miguel Portela September 30th, 2008, 10:26 PM Ainda constroem primeiro a quarta ponte de Lisboa a ligar a Trafaria a Caxias.
E com sorte ainda reduzem para metade do tamanho, porque até lá o "Grande Porto" ainda vem roubar uns concelhos à NUTS III do Cávado... ficando Braga capital do seu concelho.
Ou constroem um centro cultural do seixal para rivalizar com o centro cultural de Belém no edifício mais necessário para o pais.
brc20 November 23rd, 2008, 02:03 PM Valências hospitalares como a cirurgia torácica e transplantes irão continuar de fora dos cuidados de saúde do novo Hospital de Braga, mas terá o estatuto de "verdadeiro hospital universitário" na formação graduada e pré-graduada de médicos.
O novo Hospital de Braga não irá assegurar a totalidade dos cuidados de saúde, como é o caso das valências da cirurgia torácica e transplantes. A revelação foi feita esta semana, em Braga, por Alcindo Machel, da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), no âmbito do encerramento das comemorações dos 500 anos do Hospital de S. Marcos.
Neste contexto, os pacientes terão - como até agora - que continuarem a ser assistidos no Hospital de S. João, do Porto, situação que refere ser "uma normalidade" dentro da rede hospitalar do Serviço Nacional de Saúde.
Aquele responsável assegurou, contudo, que o novo hospital terá "um papel exemplar na formação graduada e pré-graduada dos profissionais de saúde", atendendo ao seu estatuto de "hospital universitário, numa articulação com as Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. De resto, o concorrente seleccionado na parceria público-privada do novo edifício hospitalar - "Agrupamento Escala Braga", que integra o Grupo Melo -, reforça, na sua candidatura, esta natureza de hospital "também virado para o ensino da Medicina".
Nesta linha de pensamento, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, também presente na cerimónia das comemoração dos 500 anos do S. Marcos, anteviu que o novo Hospital de Braga "será um paradigma" do Serviço Nacional de Saúde, rivalizando com os restantes hospitais centrais do país.
Anunciando que o contrato para a construção e exploração do novo hospital "está por horas", dissipou as dúvidas quanto ao início do projecto e conclusão final do mesmo: "As obras avançam dentro de algumas semanas e o novo Hospital de Braga estará em funcionamento pleno em finais de 2010 ou, na pior das hipóteses, no primeiro semestre de 2011".
Já Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga, minimizou a polémica de sucessivos atrasos na construção do novo hospital, preferindo enaltecer a "excelência" do S. Marcos. "Não precisamos de um novo hospital, mas de um novo edifício, porque temos bons profissionais e serviços de qualidade", disse.
Recorde-se que, em Março último, foi ultrapassada a fase negocial entre os dois consórcios seleccionados à construção do novo Hospital de Braga, que ditou a opção pelo concorrente "Agrupamento Escala Braga", cujo processo espera agora a finalização da minuta do contrato.
MAGALHÃES COSTA, Jornal de Notícias
1- O novo hospital nunca mais arranca, e agora já se sabe que poucos melhoramentos vai ter além de um novo edifício.
2- O novo hospital continuará a estar no segundo patamar no ranking nacional, sendo o S. João o de primeiro lugar na região. Não percebo como o secretário de estado pode afirmar que ele rivalizará com os restantes hospitais centrais do país, se não comporta todas as valências hospitalares! :ohno::ohno:
3- Anunciou também que as obras estavam por horas, acho que nem vale a pena comentar ... e que a construção avançará dentro de algumas semanas! Não passam de mais mentiras!
4- Já Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga,vem minimizar a polémica de sucessivos atrasos na construção do novo hospital... ... que à mais para dizer??! Este homem é um parasita, que só dá valor aos seus interesses pessoais e às suas negociatas com a cambada de empreiteiros de Braga...quanto aos interesse da população do concelho e da região, eles que esperem!
Karlussantus November 23rd, 2008, 03:10 PM Valências hospitalares como a cirurgia torácica e transplantes irão continuar de fora dos cuidados de saúde do novo Hospital de Braga, mas terá o estatuto de "verdadeiro hospital universitário" na formação graduada e pré-graduada de médicos.
O novo Hospital de Braga não irá assegurar a totalidade dos cuidados de saúde, como é o caso das valências da cirurgia torácica e transplantes. A revelação foi feita esta semana, em Braga, por Alcindo Machel, da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), no âmbito do encerramento das comemorações dos 500 anos do Hospital de S. Marcos.
Neste contexto, os pacientes terão - como até agora - que continuarem a ser assistidos no Hospital de S. João, do Porto, situação que refere ser "uma normalidade" dentro da rede hospitalar do Serviço Nacional de Saúde.
Aquele responsável assegurou, contudo, que o novo hospital terá "um papel exemplar na formação graduada e pré-graduada dos profissionais de saúde", atendendo ao seu estatuto de "hospital universitário, numa articulação com as Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. De resto, o concorrente seleccionado na parceria público-privada do novo edifício hospitalar - "Agrupamento Escala Braga", que integra o Grupo Melo -, reforça, na sua candidatura, esta natureza de hospital "também virado para o ensino da Medicina".
Nesta linha de pensamento, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, também presente na cerimónia das comemoração dos 500 anos do S. Marcos, anteviu que o novo Hospital de Braga "será um paradigma" do Serviço Nacional de Saúde, rivalizando com os restantes hospitais centrais do país.
Anunciando que o contrato para a construção e exploração do novo hospital "está por horas", dissipou as dúvidas quanto ao início do projecto e conclusão final do mesmo: "As obras avançam dentro de algumas semanas e o novo Hospital de Braga estará em funcionamento pleno em finais de 2010 ou, na pior das hipóteses, no primeiro semestre de 2011".
Já Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga, minimizou a polémica de sucessivos atrasos na construção do novo hospital, preferindo enaltecer a "excelência" do S. Marcos. "Não precisamos de um novo hospital, mas de um novo edifício, porque temos bons profissionais e serviços de qualidade", disse.
Recorde-se que, em Março último, foi ultrapassada a fase negocial entre os dois consórcios seleccionados à construção do novo Hospital de Braga, que ditou a opção pelo concorrente "Agrupamento Escala Braga", cujo processo espera agora a finalização da minuta do contrato.
MAGALHÃES COSTA, Jornal de Notícias
1- O novo hospital nunca mais arranca, e agora já se sabe que poucos melhoramentos vai ter além de um novo edifício.
2- O novo hospital continuará a estar no segundo patamar no ranking nacional, sendo o S. João o de primeiro lugar na região. Não percebo como o secretário de estado pode afirmar que ele rivalizará com os restantes hospitais centrais do país, se não comporta todas as valências hospitalares! :ohno::ohno:
3- Anunciou também que as obras estavam por horas, acho que nem vale a pena comentar ... e que a construção avançará dentro de algumas semanas! Não passam de mais mentiras!
4- Já Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga,vem minimizar a polémica de sucessivos atrasos na construção do novo hospital... ... que à mais para dizer??! Este homem é um parasita, que só dá valor aos seus interesses pessoais e às suas negociatas com a cambada de empreiteiros de Braga...quanto aos interesse da população do concelho e da região, eles que esperem!
E depois não querem que se atire ovos...
É a vergonha do costume, se fosse para anunciar a 3ª e a 4ª ponte sobre o tejo, ou a expansão megalomana do Metro do Porto... era aos milhares de milhões, assim é uma esmola, para uma territa a ser absorvida pelo Grande Porto...
Andamos há mais de 20 anos a enterrar os fundos europeus, e vamos continuar a ser uma vergonha nesta europa, qualquer país que adere ultrapassa Portugal...
Quando meterem na cabeça que criar novas centralidades ajuda o próprio Porto e Lisboa, talvez o nosso país começe a andar para a frente... deixam mais de 10 anos a morrer as empresas do Vale do Ave e do Vale do Cávado, o porto de Viana está "abandonado", quando podia rivalizar e penetrar no mercado Galego, investem em Aeroportos e Portos com capacidade de expansão quase nula, só porque estão dentro de uma das duas "supercidades"...
Têm uma Universidade com 2 excelentes cursos na área da Medicina, um I. Nanotecnologia, vai ser desenvolvido o AvePark, e adiam sucessivamente o Hospital Universitário, e quando o finalmente vão construir fazem logo à partida uma infrasetrutura limitada...
O Distrito de Braga e o Minho se não se une e se não cria uma Area Metropolitana capaz de exigir grandes investimentos, vai acabar por ser um arredor pobre do Porto, inserido numa zona pobre, com uma centralidade manifestamente fraca para tão grande população.
BRG November 24th, 2008, 02:39 PM Como é possível ao anunciar um projecto colocar logo limitações e o presidente da câmara estar calado??
Como é possível continuar obrigar as pessoas do distrito de Braga e restante Minho ir ao porto (S. João) para fazer operações nestas especialidades??
Como é possível um presidente de câmara perante o anúncio dizer:
"Não precisamos de um novo hospital, mas de um novo edifício, porque temos bons profissionais e serviços de qualidade"…
Este “senhor” de certeza que não sabe o que é melhor para a cidade, concelho muito mesmos para o distrito de Braga… Já para não falar da região…
Os profissionais do actual hospital não estão em causa, o facto é que é necessário que este NOVO hospital abarque todas a necessidades desta região…
OPO.RVK November 24th, 2008, 05:36 PM por acaso é vergonhoso que Braga não tenha um hospital central com todas as valências.
Herrmando November 25th, 2008, 04:52 PM É a vergonha do costume, se fosse para anunciar a 3ª e a 4ª ponte sobre o tejo, ou a expansão megalomana do Metro do Porto... era aos milhares de milhões, assim é uma esmola, para uma territa a ser absorvida pelo Grande Porto...
A questão de haver valências que continuam a ser só no S Joao é eventualmente tão má para o Porto como para Braga, uma vez que os serviços do S João continuarão sobrecarregados. Digo eventualmente pq n sei se essas duas valências justificam que sejam realizadas no novo hospital de Braga ou não...
De qq das formas, é uma boa notícia para Braga!
Karlussantus November 25th, 2008, 06:04 PM A questão de haver valências que continuam a ser só no S Joao é eventualmente tão má para o Porto como para Braga, uma vez que os serviços do S João continuarão sobrecarregados. Digo eventualmente pq n sei se essas duas valências justificam que sejam realizadas no novo hospital de Braga ou não...
De qq das formas, é uma boa notícia para Braga!
Exactamente, acaba por ser mau para toda a região, o Minho com mais de 1M de habitantes tem que recorrer ao Porto... Vão fazer um hospital novo... não se compreende ainda para mais tendo uma universidade que já não é propriamente pequena, a culpa disto também é dos políticos de Braga e do Minho, que como se vê... devem estar mais interessados noutras coisas...
P.S. Mas não é tão má para o Porto como para Braga, porque a mais valia de ter todas as valencias, de ter um hospital universitário com todas as disciplinas e de ter os melhores cirurgiões em determinadas áreas...
Herrmando November 27th, 2008, 06:27 PM Claro que é mau para o Porto mas pior para Braga. Agora a questão que se coloca é se a procura dessas valências na região (e qdo digo região, digo toda a zona que utiliza o S Joao para essas cirurgias) justificam que o novo Hospital as encorpore ou não.
N é raro existirem hospitais numa mesma região com algumas especialidades diferenciadas numa lógica de gestão recursos humanos qualificados e volume de investimento.
Convém saber qual é a situação actual para evitar criticar sem fundamento (como digo, n sei se neste caso tem fundamento ou não, é possível q sim).
brc20 November 27th, 2008, 09:14 PM Caracterização
O novo hospital “Escala Braga” terá cerca de 1.800 pessoas / trabalhadores, uma área clínica de aproximadamente 99 mil metros quadrados numa área de construção total de 140 mil metros quadrados e uma dimensão global de 706 camas.
O investimento total está estimado em 794,5 milhões de euros, sendo que o investimento em construção rondará cerca de 120 milhões de euros.
Os números são mesmos impressionantes:lol: talvez seja por isto que o governo esteja sempre a cancelar o lançamento! Não conheço mais nenhum projecto no país pronto a arrancar neste momento que vá gastar tanto dinheiro!:nuts: e não se esqueçam das derrapagens!!
Viriatuus November 27th, 2008, 11:22 PM ^^
Ficaria a ser o 4º maior hospital do País. Ainda assim a uma certa distância dos 3 maiores, HUC, São João e Santa Maria. No entanto como hospital novinho em folha será mais moderno - espera-se... -.:)
Karlussantus November 28th, 2008, 03:40 AM Caracterização
Os números são mesmos impressionantes:lol: talvez seja por isto que o governo esteja sempre a cancelar o lançamento! Não conheço mais nenhum projecto no país pronto a arrancar neste momento que vá gastar tanto dinheiro!:nuts: e não se esqueçam das derrapagens!!
Metro do Porto
2ª Fase 1.125 milhões €
3ª Fase 557 milhões €
Total 1.682 milhões de €
Contra os 120 milhões até 2011 na melhor das hipoteses para o hospital de Braga, porque continua a ser adiado...
O Programa Operacional Regional do Norte já colocou a concurso 676 milhões de euros de fundos comunitários
http://www.primeiramao.pt/wordpress/?p=654
Fundo de Desenvolvimento Regional garante 100 milhões para o Metro do Porto
http://www.primeiramao.pt/wordpress/?p=527
Coitadinha da pobre NUTS II Norte, mais 100 milhões para o seu desenvolvimento... andamos todos a comer gelados com a testa...
Depois ainda há quem afirme que o Porto e Lisboa têm que sustentar as outras cidades...
Herrmando December 5th, 2008, 03:08 PM Na tua opinião, os 100 milhoes do metro do Porto sao mal investidos imagino...
É impressionante a raiva de alguns bracarenses têem pelo Porto.
Mr Strangelet December 5th, 2008, 07:13 PM Não é ser do contra, até porque o metro é um projecto importantissimo, mas o hospital também é um projecto importantissimo para a região e é consecutivamente adiado (desde há 30 anos)...
O que eu critico é o desiquilibrio de contas...E o metro do porto sendo um grande investimento serve de termo de comparação, mas também se podia falar da nova ponte de lisboa, no novo aeroporto de Lisboa que são projectos que nao demoram 1/10 do tempo a avançar..
mister B December 5th, 2008, 11:54 PM Na tua opinião, os 100 milhoes do metro do Porto sao mal investidos imagino...
Sem duvida, nem imaginas:lol::lol:
Acho nojento e extremamente repudiante que sejam precisos 40 anos para avancarem com um hospital claramente necessario, enquanto se gasta milhoes e milhoes em obras desnecessarias.
Por falar em obras desnecessarias li hoje um artigo que a casa da musica da hiper-super metropole custou salvo erro 177 (?) milhoes de euros!!!!!!!!!!!!!!!!, mais que o previsto para a construcao do novo hospital de Braga !!!!!! obra essa que foi orcamentada inicialmente em 30 e algo milhoes:ohno: e apesar de ter sido super atrasada, nao demorou 40 anos (5 salvo erro)!!!
Mr Strangelet December 6th, 2008, 01:14 AM Primeira pedra do novo Hospital de Braga é lançada no próximo domingo pela Ministra da Saúde e o Primeiro Ministro, José Sócrates, 05-12-2008
A Ministra da Saúde e o Primeiro Ministro, José Sócrates, deslocam-se a Braga, no próximo domingo, para o tão esperado lançamento da primeira pedra do novo Hospital de Braga.
Depois de fechadas as negociações com o Grupo privado Melo Saúde, que vai construir e gerir a nova unidade hospitalar bracarense, as obras devem arrancar nos próximos dias.
Segundo declarações do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizzaro, aqunado da última visita a Braga, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Hospital de S.Marcos, o novo hospital de Braga deve ficar concluído no primeiro semestre de 2011.
in AntenaMinho.
A ver se isto finalmente anda para a frente!
Miguel_Arq December 7th, 2008, 01:04 PM A ver se isto finalmente anda para a frente!
Em que zona ficará o novo Hospital?
Mr Strangelet December 7th, 2008, 02:10 PM Vai ficar perto do campus da Uminho.
Se conheceres bem o campus, fica atrás da nova escola de medicina, nuns descampados que há la ao lado. :okay:
Arpels December 7th, 2008, 08:27 PM estava a ver ainda agora nas noticias, parece não haver mais nada a entravar o processo de construção :pepper:
Miguel_Arq December 7th, 2008, 09:37 PM Vai ficar perto do campus da Uminho.
Se conheceres bem o campus, fica atrás da nova escola de medicina, nuns descampados que há la ao lado. :okay:
Obrigado!
Pois, tem lógica que fique perto da Universidade.
Por outro lado, também faria sentido se ficasse mais perto das auto-estradas.
Mr Strangelet December 7th, 2008, 10:09 PM Sim, visto que vai servir toda a região tinha lógica. Mas com as acessibilidades que vai ter, o acesso ás autoestrada também se vai fazer de forma rápida. Com o hospital vão construir uma nova variante que vai ter ligação directa á circular.
Já agora ponho aqui um sarrabisco com a localização. A nova variante está representada a vermelho.
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-51-1.jpg
Parece que desta a construção vai mesmo em frente :cheers:
Miguel_Arq December 8th, 2008, 03:01 AM Sim, visto que vai servir toda a região tinha lógica. Mas com as acessibilidades que vai ter, o acesso ás autoestrada também se vai fazer de forma rápida. Com o hospital vão construir uma nova variante que vai ter ligação directa á circular.
Já agora ponho aqui um sarrabisco com a localização. A nova variante está representada a vermelho.
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-51-1.jpg
Parece que desta a construção vai mesmo em frente :cheers:
Obrigado Strangelet!
Eu conheço o projecto dessa variante.
O probelma é que a circular por vezes entope até à zona da Estação Ferroviária.
Barragon December 8th, 2008, 01:56 PM Sócrates garante hospital em 2011
Um sonho com 24 anos foi concretizado este domingo com a assinatura do contrato de construção e gestão do novo Hospital de Braga, em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na sua deslocação ao Minho.
"Espero não me reformar sem que este hospital esteja construído", a vontade determinada do primeiro-ministro, José Sócrates, ontem manifestada, em Braga, durante a cerimónia da assinatura do contrato de construção e gestão do futuro Hospital Central e Universitário, cujas obras se iniciam em Janeiro de 2009, prevendo-se a sua entrada em funcionamento em 2011.
O chefe do Governo reagiu, assim, ao gracejo feito por Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga, ao relembrar que a decisão e anúncio para a construção do novo Hospital de Braga remonta a uma época anterior à entrada de José Sócrates na vida política (aconteceu em 1987). Ou seja, um processo que levou 24 anos, com impasses, atrasos, indecisões, e só agora concretizado após a parceria público privada com o consórcio "Escala Braga".
José Sócrates defendeu um hospital que "seja referência" no Sistema Nacional de Saúde (SNS), ao mesmo tempo que enalteceu a sua vertente universitária, no domínio da Investigação e das Ciências da Saúde, em parceria com a Universidade do Minho. "Queremos construir um dos hospitais mais modernos do país", sustentou.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse que o novo Hospital de Braga vai representar "um salto qualitativo" na gestão e eficiência dos serviços de cuidados de saúde, revelando, na oportunidade, a importância futura da nova unidade hospitalar na área da cirurgia do ambulatório e hospital de dia. Por outro lado, aludiu às novas especialidades médicas consideradas "de ponta" ao nível da medicina moderna, tais como, entre outras, Radioterapia, Quimioterapia, Medicina Nuclear e Cardiologia Pediátrica.
O hospital, que servirá uma população aproximada de um milhão de pessoas (distritos de Braga e de Viana do Castelo) terá, como o JN avançou ontem, uma capacidade de 704 camas, nove salas do Operatório, três do Ambulatório e 59 gabinetes de Consulta Externa.
A José de Mello Saúde, um dos parceiros do consórcio "Escala Braga" considerou esta parceria público-privada "um compromisso de longo prazo e uma grande responsabilidade perante o país.
De resto, o contrato assinado entre o Estado e o consórcio "Escala Braga" tem uma duração de 30 anos e uma gestão durante 10 anos, estando a construção do novo hospital orçado em 794 milhões de euros.
"O contrato que acordámos, após uma negociação detalhada, coloca-nos perante metas exigentes de qualidade e de eficiência. Estamos seguros de que só será bem sucedido se existir uma efectiva parceria entre o operador privado e o Estado", disse Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde.
JN
Karlussantus December 8th, 2008, 10:56 PM Na tua opinião, os 100 milhoes do metro do Porto sao mal investidos imagino...
Não invertas o sentido da questão.
Como já tive oportunidade de defender noutras msg sobre o assunto, o problema é que o Grande Porto NUTSIII está inserida na NUTS II que recebe fundos de convergência por estar abaixo dos 75% da média da UE.
Contudo o Grande Porto já não está efectivamente abaixo dos 75%, enquanto o restante norte está todo perto dos 50% da média da UE.
Então Grande Porto continua a candidatar-se aos mesmo fundos, e tal como já tive oportunidade de referir, apesar de ter "apenas" 1/3 da população da região acaba por absorver mais de 1/3 desses fundos, quando não devia sequer ter direito a estes fundos por estar acima dos 75%.
P.S. Como já disse está camuflado, tal como Lisboa esteve, prejudicando o resto da região em prol de uma Area Metropolitana, neste país bicefalo.
Isto em relação ao QREN, em relação ao PIDDAC passa-se o mesmo... Não são as regiões mais pobres que recebem o maior investimento per capita.
NewTomorrow December 9th, 2008, 04:47 AM Se Voces fossem autonomos não seria o Socrates a dizer quando voces iriam ter o Vosso Novo Hospital , mais sim o Vosso Presidente do Governo Regional .
Aposto que já estaria feito..........
Portvscalem December 9th, 2008, 02:37 PM O Grande Porto está abaixo dos 75% da UE, e abaixo dos 100% nacional, logo é destinatário natural de fundos...
Karlussantus December 10th, 2008, 02:40 AM O Grande Porto está abaixo dos 75% da UE, e abaixo dos 100% nacional, logo é destinatário natural de fundos...
Já repeti umas 3 vezes isto aqui no forum...
O Concelho do Porto está entre os 160 a 170% da média nacional.
O Grande Porto está entre 115 e 125% da média nacional.
Existem Concelhos no Norte a 50% da média nacional!!
Todas as NUTS III que constituem a NUTS II Norte estão muito abaixo da média da NUTS II Norte, excepto o Grande Porto...
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/PIB2004.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/PIBpercapitaNUTSIIeIII.jpg
Por isso, a verdade é esta:
Como já tive oportunidade de defender noutras msg sobre o assunto, o problema é que o Grande Porto NUTSIII está inserida na NUTS II que recebe fundos de convergência por estar abaixo dos 75% da média da UE.
Contudo o Grande Porto já não está efectivamente abaixo dos 75%, enquanto o restante norte está todo perto dos 50% da média da UE.
Então Grande Porto continua a candidatar-se aos mesmo fundos, e tal como já tive oportunidade de referir, apesar de ter "apenas" 1/3 da população da região acaba por absorver mais de 1/3 desses fundos, quando não devia sequer ter direito a estes fundos por estar acima dos 75%.
P.S. Como já disse está camuflado, tal como Lisboa esteve, prejudicando o resto da região em prol de uma Area Metropolitana, neste país bicefalo.
Isto em relação ao QREN, em relação ao PIDDAC passa-se o mesmo... Não são as regiões mais pobres que recebem o maior investimento per capita.
Mas estamos aqui para falar do Hospital de Braga que finalmente vai avançar, é dito que servirá mais de 1M de habitantes, portanto, será o Hospital Central de todo o Minho, algo que a região já merecia...
Vai ter novas especialidades, mas ainda faltam algumas especialidades importantes.
P.S. Resta saber se a Variante respeitará o Monumento Nacional 7 Fontes
Portvscalem December 11th, 2008, 02:53 PM E dados mais recentes, não???? os últimos que vi, o grande porto estava um pouco abaixo dos 100 nacionais... não muito, é verdade, mas abaixo...
E o porto não se resume ao municipio, obviamente... se resumirmos o porto à Boavista e Marechal, se calhar andava a competir com as grandes metrópoles mundiais...
E Braga cidade, não é certamente dos municipios que andam pior do norte...
E depois essa disparidade deve-se a milhents factores, tais como a dispersão... e isso não se contraria andando a injectar dinheiro a pacotes no que está mal feito de raíz...
Herrmando December 11th, 2008, 04:57 PM O Karlussantus está, obviamente, a mentir. Pelos numeros de 2005, o grande Porto está abaixo dos 100% nacionais e a 75.1% da media da UE (Uiiiiii! Que abuso!!!). Mas tto qto sei, a distribuição de fundos pela UE é por NUT II e não por NUT III por concelho ou por bairro. Por questões óbvias de organização territorial! Se fosse por concelho Braga tb tinha direito a 0! E alguns concelhos do grande Porto tb tinham direito a fundos!
Todas as NUTS III que constituem a NUTS II Norte estão muito abaixo da média da NUTS II Norte, excepto o Grande Porto...
Mente com todos os dentes q tem. A NUT III do Cavado tem 97% da media Norte, Entre Douro e Vouga tem 103%.A diferença entre o Porto e o Cavado é a mesma que do Cavado ao tamega, curiosamente n vejo ng de Paredes a queixar-se de Braga...
O Karlussantus queixa-se queixa-se, infelizmente n acerta no alvo. Parece o nu com inveja do roto.
Karlussantus December 12th, 2008, 01:40 AM E dados mais recentes, não???? os últimos que vi, o grande porto estava um pouco abaixo dos 100 nacionais... não muito, é verdade, mas abaixo...
E o porto não se resume ao municipio, obviamente... se resumirmos o porto à Boavista e Marechal, se calhar andava a competir com as grandes metrópoles mundiais...
E Braga cidade, não é certamente dos municipios que andam pior do norte...
E depois essa disparidade deve-se a milhents factores, tais como a dispersão... e isso não se contraria andando a injectar dinheiro a pacotes no que está mal feito de raíz...
O Karlussantus está, obviamente, a mentir. Pelos numeros de 2005, o grande Porto está abaixo dos 100% nacionais e a 75.1% da media da UE (Uiiiiii! Que abuso!!!). Mas tto qto sei, a distribuição de fundos pela UE é por NUT II e não por NUT III por concelho ou por bairro. Por questões óbvias de organização territorial! Se fosse por concelho Braga tb tinha direito a 0! E alguns concelhos do grande Porto tb tinham direito a fundos!
Mente com todos os dentes q tem. A NUT III do Cavado tem 97% da media Norte, Entre Douro e Vouga tem 103%.A diferença entre o Porto e o Cavado é a mesma que do Cavado ao tamega, curiosamente n vejo ng de Paredes a queixar-se de Braga...
O Karlussantus queixa-se queixa-se, infelizmente n acerta no alvo. Parece o nu com inveja do roto.
Pela forma que falas já tens alguma idade, pena que sejas de insulto fácil, mas não atinjas a matemática básica, com a mesma facilidade. (Hermando)
E invertas as questões conforme te dá mais jeito, sem sequer te aperceberes do que está verdadeiramente a ser dito.
Quanto ao resto... vou ter que repetir a história toda...
Braga não é nem podia ser uma NUTS II porque não constitui em torno de si uma área populacional com dimensões para tal.
Já o Grande Porto e a Grande Lisboa, pela dimensão populacional e pelos fluxos diários entre as zonas urbanas que as constituem, podem e devem constituir NUTS II isoladas.
RELEMBRANDO:
Estes são os valores da dimensão média pedida pela UE para os diversos níveis de NUTS.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/nuts.jpg
MAS, como os cálculos são feitos para NUTS II, é isso que tenho dito desde o inicio, e é isso que tenho "denunciado", como este país é bicéfalo, utilizam as regiões mais pobres, sempre que possível, para manterem o Grande Porto e a Grande Lisboa, ao abrigo dos fundos de convergência. Mantendo-os junto a outras regiões, quando podia e devia estar separado pois já está bem dentro dos limites pedidos para NUTS II, e não está minimamente em conformidade com o resto da NUTS II.
ENTÃO:
Tal como a Grande Lisboa esteve camuflada junta com 3 NUTS III, que agora fazem parte do Centro, para estar ao abrigo dos fundos de convergência. Quando deixou de ser possível continuar a receber, então alteraram a NUTS II para a NUTS Grande Lisboa, passando a Grande Lisboa a estar separada dos resto da antiga NUTS II.
No Norte, passa-se o mesmo, o Grande Porto está incluído no Norte, continuando assim abaixo dos 75%, quando podia e devia constituir uma NUTS II separada, foi isto que eu disse, e que inacreditavelmente começaram mais uma vez a inverter o sentido do que foi dito, falando em ruas e regiões dentro de municipios...
Mais ridiculo é dizer que estou a mentir quando só coloquei dados do INE, basta ler, e concluir.
COLOCANDO DADOS DO INE e DO EUROSTATS:
(para não repetir as tabelas, ver atrás)
Os dados da tabela 1 referentes a 2004 (publicados em Setembro de 2007), e os do Quadro 1 e 2, são todos dados do INE, basta procurar no site online.
Certamente já terão sido publicados os de 2008 referentes a 2005.
Mas com os de 2004 podemos comparar directamente com os do Eurostats publicados em 2007, referentes a 2004.
O 1º servia para mostrar como o Porto está camuflado na NUTS II Norte.
O 2º demonstrava como Lisboa estava camuflada na NUTS II V.T.
Segundo o Eurostats:
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/PortugalFaceUE.jpg
Fazendo as continhas todas ao estilo "Matemática para tótós"
Ora se Portugal estava a ~75%, e o Grande Porto nos dados do INE estava a 117% da média nacional nessa altura, é fácil concluir que já não estaria abaixo dos 75% da UE, mesmo com as variações entre cada estudo, e estaria já bem próximo dos 100% da UE.
O Norte sem o Grande Porto, estaria abaixo dos 50% da UE, ou muito próximo desse valor.
O que temos neste momento?
600M € para a zona pobre do Norte, dos quais 100M € já estão destinados para o Metro, do Grande Porto que estava à data em que foram estipulados os valores para 2007 a 2014, bem acima dos 75% da média dos EU27.
Concluindo/Resumo:
-O Grande Porto (NUTS III) com dimensão para ser NUTS II: está acima dos 75% da média dos 27 da UE.
-O Grande Porto (NUTS III) está bem acima dos 100% da média nacional. Nunca tendo baixado dos 110% em todos os dados que já vi referentes ao PIB das NUTS.
-Ao contrário do que apregoam diversos políticos do Grande Porto, este país é bicéfalo, basta ver os exemplos do QREN, e o exemplo do PIDDAC desde 2001 a 2007, onde o Porto e Lisboa recebem ~o mesmo per capita, enquanto por exemplo o distrito de Braga recebeu metade per capita destes dois, mesmo sendo bem mais pobre... ridículo.
P.S. Não percebo como afirmam que o Grande Porto não está acima destes valores, agradecia que fundamentassem o que dizem, já que mesmo com dados do INE conseguem dizer que se mente com os dentes todos... lamentável.
Herrmando December 12th, 2008, 05:01 PM Pela forma que falas já tens alguma idade, pena que sejas de insulto fácil, mas não atinjas a matemática básica, com a mesma facilidade. (Hermando)
E invertas as questões conforme te dá mais jeito, sem sequer te aperceberes do que está verdadeiramente a ser dito.
Engraçado, pelo que aparenta, no que diz respeito ao insulto creio ter em ti um parceiro à altura... Quem aqui distorce o que diz de acordo com as suas conveniências és tu, n fui eu que, por exemplo, comparei o investimento na 2ª e 3ª fase do metro do Porto, com horizonte temporal, diria eu indefinido mas nunca inferior a 2022 com o preço da construção do edifício do novo hospital de Braga (horizonte até 2011 e sem contar com o resto do investimento necessário para além do edifício em si...).
Fonte: www.ccdr-n.pt
Fonte da Fonte:
A maior parte dos indicadores aqui incluídos são provenientes do Anuário Estatístico da Região Norte, editado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) . Noutros casos, a informação é disponibilzada por outras entidades, tais como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) , o Ministério das Finanças ou mesmo o Eurostat . Em todos os casos, a informação será actualizada anualmente sempre que possível.
PIB per capita da nut3 do grande porto face à média europeia(UE27): 75.2%
PIB per capita de Portugal face à média europeia(UE27): 75.4%
PIB per capita da nut3 do grande porto face à média da nut2 Norte: 125.7%
Portanto, é uma questão de fazer as contas. Parece-me matemática simples...
Já o Grande Porto e a Grande Lisboa, pela dimensão populacional e pelos fluxos diários entre as zonas urbanas que as constituem, podem e devem constituir NUTS II isoladas.
Por essa perspectiva a NUT2 imaginária grande Porto nunca seria a equivalente à NUTIII grande Porto, que n inclui por exemplo alguns concelhos da AMP, ou outros concelhos do distrito do Porto com fluxos diários muito significativos. Se existe alguém aqui a querer distorcer a realidade, n sou eu! Já agora, pq não separar a Povoa/Vila do Conde da NUTIII Porto e enfiá-la noutra qq? Tto qto sei tb existem fluxos diários mto consideráveis entre a Povoa/Vila do Conde e outras NUTS3 vizinhas! Eu sei que era bom fazer as separações de NUTS conforme te dava mais jeito, mas isso era criar um desfazamento da realidade!
600M € para a zona pobre do Norte, dos quais 100M € já estão destinados para o Metro, do Grande Porto
1/6 de parte do programa para uma zona que movimenta mais de metade da população da NUT2 n me parece grande abuso... É que tb convém notar que sem o peso populacional da AMP os fundos europeus para a região seriam bem menores!
Ao contrário do que apregoam diversos políticos do Grande Porto, este país é bicéfalo, basta ver os exemplos do QREN, e o exemplo do PIDDAC desde 2001 a 2007, onde o Porto e Lisboa recebem ~o mesmo per capita, enquanto por exemplo o distrito de Braga recebeu metade per capita destes dois, mesmo sendo bem mais pobre... ridículo
Tto qto saiba, eu n sou propriamente dos que defendem a diferença de investimento entre Lx e o resto do país. Já dizer que Porto e Lx recebem o mesmo per capita, só pode ser gozo, até pq o PIDDAC é só uma das ferramentas de orçamentação! A bicefalia que tu falas deve ser semelhante a uma bicefalia David e Golias, lembrando que a NUT3 Lx possui um PIB per capita superior a 160% da media nacional! Rico bicefalismo!
Herrmando December 12th, 2008, 05:27 PM É que se o investimento no metro servir para a ligação à trofa, o sr Karlussantus vai achar que é investimento na riquíssima nut3 que devia ser nut2 grande porto? Ou se o investimento for no aeroporto, é investimento apenas na nut3 que devia ser nut2 grande porto?
Karlussantus December 12th, 2008, 07:59 PM É que se o investimento no metro servir para a ligação à trofa, o sr Karlussantus vai achar que é investimento na riquíssima nut3 que devia ser nut2 grande porto? Ou se o investimento for no aeroporto, é investimento apenas na nut3 que devia ser nut2 grande porto?
Engraçado, pelo que aparenta, no que diz respeito ao insulto creio ter em ti um parceiro à altura... Quem aqui distorce o que diz de acordo com as suas conveniências és tu, n fui eu que, por exemplo, comparei o investimento na 2ª e 3ª fase do metro do Porto, com horizonte temporal, diria eu indefinido mas nunca inferior a 2022 com o preço da construção do edifício do novo hospital de Braga (horizonte até 2011 e sem contar com o resto do investimento necessário para além do edifício em si...).
Fonte: www.ccdr-n.pt
Fonte da Fonte:
PIB per capita da nut3 do grande porto face à média europeia(UE27): 75.2%
PIB per capita de Portugal face à média europeia(UE27): 75.4%
PIB per capita da nut3 do grande porto face à média da nut2 Norte: 125.7%
Portanto, é uma questão de fazer as contas. Parece-me matemática simples...
Por essa perspectiva a NUT2 imaginária grande Porto nunca seria a equivalente à NUTIII grande Porto, que n inclui por exemplo alguns concelhos da AMP, ou outros concelhos do distrito do Porto com fluxos diários muito significativos. Se existe alguém aqui a querer distorcer a realidade, n sou eu! Já agora, pq não separar a Povoa/Vila do Conde da NUTIII Porto e enfiá-la noutra qq? Tto qto sei tb existem fluxos diários mto consideráveis entre a Povoa/Vila do Conde e outras NUTS3 vizinhas! Eu sei que era bom fazer as separações de NUTS conforme te dava mais jeito, mas isso era criar um desfazamento da realidade!
1/6 de parte do programa para uma zona que movimenta mais de metade da população da NUT2 n me parece grande abuso... É que tb convém notar que sem o peso populacional da AMP os fundos europeus para a região seriam bem menores!
Tto qto saiba, eu n sou propriamente dos que defendem a diferença de investimento entre Lx e o resto do país. Já dizer que Porto e Lx recebem o mesmo per capita, só pode ser gozo, até pq o PIDDAC é só uma das ferramentas de orçamentação! A bicefalia que tu falas deve ser semelhante a uma bicefalia David e Golias, lembrando que a NUT3 Lx possui um PIB per capita superior a 160% da media nacional! Rico bicefalismo!
Como este assunto sai fora deste tópico, vou responder aqui.
http://www.skyscrapercity.com/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=29307104
Portvscalem December 14th, 2008, 04:28 PM Karl, a riqueza e pobreza não se distribuem directente port nuts ou meias nuts... até porque o fosse entre pobres e ricos difere muito de região em região e ciadde em cidade.
O distrito de Braga tem zonas paupérrimas, mas tal não é o caso do municipio de Braga, o que não quer dizer que seja rico, é claro....
E o pessoal do Porto já está farto dos demagógico discurso bracarense do Porto centrismo, porque ele pura e simplesmente não pode existir, à custa de o Porto não ter rigorosamente nenhum poder....
Somos o pobre mais bonito que recebe algumas esmolas mais chorudas, apenas isso.
E nós, os desbafejados pelo rio doirado dos euros, ou nos entendemos, ou vamos andar às lutas por uma moeda de um euro perdida no chão para uma sande enquanto a corte queima o cartão de crédito no caviar.
O Porto tem ido à luta, Braga ainda não percebeu bem o que deve fazer, e tem perdido bastante à custa disso...
Karlussantus December 14th, 2008, 06:24 PM Karl, a riqueza e pobreza não se distribuem directente port nuts ou meias nuts... até porque o fosse entre pobres e ricos difere muito de região em região e ciadde em cidade.
O distrito de Braga tem zonas paupérrimas, mas tal não é o caso do municipio de Braga, o que não quer dizer que seja rico, é claro....
E o pessoal do Porto já está farto dos demagógico discurso bracarense do Porto centrismo, porque ele pura e simplesmente não pode existir, à custa de o Porto não ter rigorosamente nenhum poder....
Somos o pobre mais bonito que recebe algumas esmolas mais chorudas, apenas isso.
E nós, os desbafejados pelo rio doirado dos euros, ou nos entendemos, ou vamos andar às lutas por uma moeda de um euro perdida no chão para uma sande enquanto a corte queima o cartão de crédito no caviar.
O Porto tem ido à luta, Braga ainda não percebeu bem o que deve fazer, e tem perdido bastante à custa disso...
Não é Braga, é o Minho. A regionalização que nos querem fazer aprovar é metidos na mesma região do Porto e na minha opinião isso torna todo o Minho nos arredores do Porto, Grande Porto, que se organizou em torno do centro dos 6 municipios.
Eu quero que o Minho vá à luta por ser uma região autonoma do Porto. Porque acho que face às evidencias é a melhor solução.
Não é discurso demagógico. É o que se vê e em todos os sectores já se nota uma tentativa de colocarem os números do Minho como pertecentes ao Grande Porto para capitalizarem os seus projectos.
Minho autonomo, que depois sim, pode ter projectos em comum com a região vizinha do Grande Porto.
Mas já foi criado um tópico mais adequado para este assunto. Como as subdivisões ou a distribuição do investimento público.
Império-CostaAzul December 14th, 2008, 07:02 PM Para mim o minho serà sempre o minho e nunca Area qualquer coisa do Porto. Porto e Braga são distintos e devem continuar a ser. Esta historia de meter os dois na mesma àrea não tem sentido nenhum. Dà a sensação que o porto sofre de inferioridade. Além disso esse assunto não vem para aqui chamado pois o thread fala do hospital de Braga e não do Porto. Não se pode dizer nada neste forum sem haver queixa por causa da AMP e companhia... Claro que a AMP devia ser estudada e alargada mas nunca na vida até Braga, algum dia vão dizer que Coimbra deveria ser AMP. Deixem-se de historias e releiam o tema deste thread. Passando...
Portvscalem December 14th, 2008, 07:11 PM Não é Braga, é o Minho. A regionalização que nos querem fazer aprovar é metidos na mesma região do Porto e na minha opinião isso torna todo o Minho nos arredores do Porto, Grande Porto, que se organizou em torno do centro dos 6 municipios.
Eu quero que o Minho vá à luta por ser uma região autonoma do Porto. Porque acho que face às evidencias é a melhor solução.
Não é discurso demagógico. É o que se vê e em todos os sectores já se nota uma tentativa de colocarem os números do Minho como pertecentes ao Grande Porto para capitalizarem os seus projectos.
Minho autonomo, que depois sim, pode ter projectos em comum com a região vizinha do Grande Porto.
Mas já foi criado um tópico mais adequado para este assunto. Como as subdivisões ou a distribuição do investimento público.
Não é Minho, é Norte...
Mesmo que dividas prédio a prédio existe sempre o apartamento melhor decorado e o pior decorado.
Obviamente estás toldado pela abrangência geográfica dos teus afectos. Isso passa-se tb comigo em relação ao Norte.
MAs o centralismo lisboeta é real, o centralismo do Porto é utópico, especulativo, e não tem nenhum fundamento.
E não são meia dúzia de esmolas, que tu tens traduzido em quadros desactualizados.
Não estamos a falar em burocracias e NUT´s e afins, isso só nos desvia da razão, e perde-se tempo com o que não é essencial.
Portvscalem December 14th, 2008, 07:12 PM Para mim o minho serà sempre o minho e nunca Area qualquer coisa do Porto. Porto e Braga são distintos e devem continuar a ser. Esta historia de meter os dois na mesma àrea não tem sentido nenhum. Dà a sensação que o porto sofre de inferioridade. Além disso esse assunto não vem para aqui chamado pois o thread fala do hospital de Braga e não do Porto. Não se pode dizer nada neste forum sem haver queixa por causa da AMP e companhia... Claro que a AMP devia ser estudada e alargada mas nunca na vida até Braga, algum dia vão dizer que Coimbra deveria ser AMP. Deixem-se de historias e releiam o tema deste thread. Passando...
O assunto não é esse, e esse problema está a ser resolvido. Vem aí o Arco Metropolitano, e isso é dado acente e nós nem temos poder para contrariar. Podemos é discordar, mas eu concordo, pelo menos para já, se bem que ainda não existe muita iformação.
Mr Strangelet December 14th, 2008, 07:46 PM Karl, a riqueza e pobreza não se distribuem directente port nuts ou meias nuts... até porque o fosse entre pobres e ricos difere muito de região em região e ciadde em cidade.
E o pessoal de Braga está farto de ver gente a negar o evidente...
Mas pronto, esta discussão serve para que? Não foi já criado um tópico apropriado para abordar o assunto? Chega de desviar o assunto do tópico!
Portvscalem December 15th, 2008, 12:22 AM Não é nada evidente, tanto não é que não vejo sequer por onde possa ser verdade...
Somos apenas quem pede mais e recebe mais esmola...
Como seria o Minho sem o Porto????
Seria parte de um país menos rico que teria menos para dar. Teria de sustentar Lisboa na mesma, deixava de ter aeroporto, ou plataformas de exportação assim como outros equipamentos portuenses que beneficiam directamente o minho, e teria menos um enorme parceiro económico, e a grande plataforma de conhecimento das universidades portuenses.
E não teria a aportunidade de se afirmar internacionalmente pala associação à marca porto.
Resumindo, o Porto é o totoloto de Braga, fazemos pela Nossa vida, e damos o exemplo... mas braga em vez de seguir o exemplo, muitas vezes aprende torto, e lembra-se de reclamar, sabe-se lá porquê, de Portocentrismo.
E eu acho tal, terrívelmente injusto face a uma zona, que tem feito pela vida, e não anda a tirar a ninguém, porque nem para si tem.
E pronto, discuta-se lá o Hospital, que é o tema do Thread...
é o nu a discutir com o descalço como disse o Hermando... Daqui a pouco estamos como Africa, com guerras civis para ver quem rouba a quem, e o ocidente a rir...
Império-CostaAzul December 15th, 2008, 06:58 PM A historia é sempre a mesma... O que seria o minho sem o porto, seria simplesmente o minho, braga e viana, onde està o problema? Que eu saiba nenhuma destas duas cidades é considerada como suburbio do Porto, ou achas que sim? Sabes... Braga tem historia também, e antes do porto se tornar a cidade que é braga também foi durante uma época uma cidade muito importante, portanto não digas que braga não é nada sem o Porto, era a mesma coisa que dizer que Setubal ou Santarém não são nada sem Lisboa mas olha que são!!
Degolador December 15th, 2008, 08:59 PM Resumindo, o Porto é o totoloto de Braga, fazemos pela Nossa vida, e damos o exemplo... mas braga em vez de seguir o exemplo, muitas vezes aprende torto, e lembra-se de reclamar, sabe-se lá porquê, de Portocentrismo.
Contrarias-te a ti próprio...o Porto reclama (e com razão) do centralismo lisboeta e tira claros dividendos disso chamando a si investimento. Braga reclama (e com razão) do centralismo portuense a norte, seguindo assim o exemplo do Porto.
O que não aceitamos é ser a bengala do Porto para a discussão com Lisboa. Se querem discutir com Lisboa façam-se valer da vossa própria dimensão, como centro de uma importante área metropolitana de 1.500.000 habitantes. Não usem é os 800.000 ou 900.000 que gravitam em torno de Braga e do quadrilátero minhoto para aparentarem uma dimensão que realmente não têm.
BRG December 15th, 2008, 09:02 PM Como seria o Minho sem o Porto????
Gostava de lembrar de uma coisa Portvscalem… Antes de o porto pensar em ser uma aldeia, Braga já era um grande cidade. Factos cronológicos e históricos.
Em relação ao Minho é uma região com um potencial enorme, que foi e continua a ser abandonada pelo poder central desde do tempo de Salazar, tendo neste momento um parasita querendo “saquear” ainda mais…
alentejolover December 15th, 2008, 09:05 PM Força Bracarenses...estes gaijos do Porto julgam que o Norte gira em torno deles...:lol:
Império-CostaAzul December 15th, 2008, 09:30 PM SIM,FORçA BRAGA :)
Karlussantus December 15th, 2008, 10:31 PM Força Bracarenses...estes gaijos do Porto julgam que o Norte gira em torno deles...:lol:
SIM,FORçA BRAGA :)
:lol: :cheers:
Império-CostaAzul December 15th, 2008, 11:12 PM :drunk:
daniel322 December 15th, 2008, 11:22 PM Como seria o Minho sem o Porto????
provavelmente seria o motor da zona Norte.. com todas as regalias que daì advêm..
Seria parte de um país menos rico
porquê?.. pelos milhões que o FCP ganha na Liga dos Campeões?..
deixava de ter aeroporto, ou plataformas de exportação
não me digas que pensas que o tráfego do Sá Carneiro é todo e exclusivo de portuenses? Até eu, que não sou do Norte, já entrei nas estatísticas como utilizador..
e as mercadorias de Leixões? grande parte não virá das indústrias de Guimarães, por exemplo?..
assim como outros equipamentos portuenses que beneficiam directamente o minho
Que estariam em Braga.. ou Guimarães.. quem sabe estivessem em Viana..
e a grande plataforma de conhecimento das universidades portuenses.
provavelmente a UM já existiria há mais tempo que a actual, a procura assim o exigiria..
E não teria a aportunidade de se afirmar internacionalmente pala associação à marca porto.
Pois não.. porque essa marca não existiria.. associava-se à marca Douro, famosa mundialmente pelo seu vinho :D
lembra-se de reclamar, sabe-se lá porquê, de Portocentrismo.
talvez pela mesma razão que o Porto se lembra de reclamar, sabe-se lá porquê, do Lisboa-centrismo.. coitados, eles lá no sul só fazem pela vida.. :D
:hug:
mister B December 15th, 2008, 11:47 PM Não é nada evidente, tanto não é que não vejo sequer por onde possa ser verdade...
Somos apenas quem pede mais e recebe mais esmola...
Como seria o Minho sem o Porto????
Seria parte de um país menos rico que teria menos para dar. Teria de sustentar Lisboa na mesma, deixava de ter aeroporto, ou plataformas de exportação assim como outros equipamentos portuenses que beneficiam directamente o minho, e teria menos um enorme parceiro económico, e a grande plataforma de conhecimento das universidades portuenses.
E não teria a aportunidade de se afirmar internacionalmente pala associação à marca porto.:lol:
Resumindo, o Porto é o totoloto de Braga, fazemos pela Nossa vida, e damos o exemplo... mas braga em vez de seguir o exemplo, muitas vezes aprende torto, e lembra-se de reclamar, sabe-se lá porquê, de Portocentrismo.
:lol:
E eu acho tal, terrívelmente injusto face a uma zona, que tem feito pela vida, e não anda a tirar a ninguém, porque nem para si tem.
E pronto, discuta-se lá o Hospital, que é o tema do Thread...
é o nu a discutir com o descalço como disse o Hermando... Daqui a pouco estamos como Africa, com guerras civis para ver quem rouba a quem, e o ocidente a rir...
:lol::lol::lol::lol:
desculpa, nao percebi??
Império-CostaAzul December 16th, 2008, 03:30 AM Daniel322 excelentes respostas para tantos argumentos sem jeito :) sobretudo a ultima... que classe...
Viriatuus December 16th, 2008, 11:46 AM Portvscalem, cá para mim que ninguém nos ouve... meteste uma argolada com esses comentários depreciativos sobre Braga...:)
OPO.RVK December 16th, 2008, 01:40 PM ele foi é brando.
Só pessoas com um grau de ignorância elevado e perturbadas é que podem acusar o Porto de centralismo.
Vou explicar o conceito base para ver se param de debitar alarvidades.
Para se ser centralista é condição essencial ter Poder político para se exercer essa vontade.
Como o Porto não tem esse poder, é impossível ser centralista, logo as vossas afirmações são desprovidas de qualquer sentido.
O que vocês estão se a transformar nessa batalha quixotesca contra um inimigo imaginário é no braço armado do centralismo no Norte de Portugal, dividindo quem deveria estar junto.
Nunca ouviram a frase "Dividir para conquistar".
Bem, vocês são os instrumentos dessa táctica.
Em vez de se juntarem a nós para ganhar direitos e depois num plano superior definir papéis, preferem minar à partida tudo, mesmo que isso implique que sejam tratados abaixo de cão pelo governo central.
O que é bonito de ver é que continuam fiéis ao dono.
Karlussantus December 16th, 2008, 01:44 PM ele foi é brando.
Só pessoas com um grau de ignorância elevado e perturbadas é que podem acusar o Porto de centralismo.
Vou explicar o conceito base para ver se param de debitar alarvidades.
Para se ser centralista é condição essencial ter Poder político para se exercer essa vontade.
Como o Porto não tem esse poder, é impossível ser centralista, logo as vossas afirmações são desprovidas de qualquer sentido.
O que vocês estão se a transformar nessa batalha quixotesca contra um inimigo imaginário é no braço armado do centralismo no Norte de Portugal, dividindo quem deveria estar junto.
Nunca ouviram a frase "Dividir para conquistar".
Bem, vocês são os instrumentos dessa táctica.
Em vez de se juntarem a nós para ganhar direitos e depois num plano superior definir papéis, preferem minar à partida tudo, mesmo que isso implique que sejam tratados abaixo de cão pelo governo central.
O que é bonito de ver é que continuam fiéis ao dono.
A isso respondo com uma imagem, em que Lisboa nem sequer pode ser chamada para a discussão:
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/CCDReditar.jpg
OPO.RVK December 16th, 2008, 01:54 PM Deixa de ser urso.
Pq não analisas a nível nacional e não assumes que esse valor que diferencia tanto diz respeito ao Metro e que projectos como a alinha Porto-Braga ficam incluidos na contabilidade do Grande Porto?
E que o Aeroporto, que é uma estrutura regional também inflaciona o valor final?
E que os investimentos em Leixões são lidos da mesma forma que o Aeroporto?
Agora, se me dizes que acho que o Minho recebe pouquissimo?
Sim, acho escandaloso.
Agora olha para esse quadro que postaste e pensa onde foram tomadas as decisões?
E a culpa é do Porto?
p.s. compara o investimento no Porto agora com regiões muito menos habitadas e vê se para quem, na tua opinião tem poder decisório, anda a levar na cabeça.
Karlussantus December 16th, 2008, 02:04 PM Deixa de ser urso.
Pq não analisas a nível nacional e não assumes que esse valor que diferencia tanto diz respeito ao Metro e que projectos como a alinha Porto-Braga ficam incluidos na contabilidade do Grande Porto?
E que o Aeroporto, que é uma estrutura regional também inflaciona o valor final?
E que os investimentos em Leixões são lidos da mesma forma que o Aeroporto?
Agora, se me dizes que acho que o Minho recebe pouquissimo?
Sim, acho escandaloso.
Agora olha para esse quadro que postaste e pensa onde foram tomadas as decisões?
E a culpa é do Porto?
p.s. compara o investimento no Porto agora com regiões muito menos habitadas e vê se para quem, na tua opinião tem poder decisório, anda a levar na cabeça.
O Porto de Leixões e o Aeroporto são prioridades tal como estão mas eu não concordo com a localização deles, sem margem de expansão e demasiado incluidos na área urbana do Grande Porto, com pouco capacidade de penetração por exemplo no mercado Galego.
Quanto aos investimentos que falaste como é obvio benificiam mais primeiro o Grande Porto e só depois as outras regiões. Onde se gera o emprego, que zona urbana está melhor servida, onde estão as plataformas industriais que mais benificiam com a próximidade do Porto de Leixões, etc etc.
Eu não deixo de combater o centralismo em Lisboa e aliás eu refiro que Lisboa é benificiada, agora dentro do "possível" o Porto faz o mesmo ao Norte, e no país o Porto não é sem duvida alguma a região que mais se pode queixar, pois já o fez e há muito que tem o seu espaço.
É pelo Minho receber pouquissimo e por as suas centralidades estarem a sofrer o desinvestimento, que defendo o que defendo.
P.S. O QREN e estes valores de fundos de convergência, não podem ser analisados a nível nacional porque são direccionados para a NUTS II Norte, e esta "fatia" apenas pode ser ai investida.
OPO.RVK December 16th, 2008, 02:10 PM podem sim ser analisados e sobretudo é aí que estão as injustiças graves.
Já agora, onde achas que deveria então ser o Aeroporto e o Porto de Mar?
Mr Strangelet December 16th, 2008, 02:19 PM Á falta de argumentos parte-se para o insulto...é sempre mais fácil!
OPO.RVK December 16th, 2008, 02:28 PM Falta de argumentos?????
Só lês o que te interessa e ignoras os argumentos desfavoráveis?
OPO.RVK December 16th, 2008, 02:29 PM estou a ver que sim.
Império-CostaAzul December 16th, 2008, 02:34 PM E isto que querem os doPorto
Que gracinha...
E depois dizem que não são centristas nem querem ser...
http://nsm01.casimages.com/img/2008/12/16//081216023020491842881983.jpg (http://www.casimages.com)
Enquanto não forem maiores que Lisboa serà sempre assim, superiores a tudo e todos...
E mais... Lisboa recebe muitas verbas porque é a capital, nao a defendo mas é assim, em todos os paises, porque a capital é a cara do pais. Braga tem mais razoes para falar que vocês.
Vejam a carta que pus e dà logo uma ideia, Portugal é Porto e Lisboa e mais nada, nao pode ser!! Depois la ficam Aveiro e Vila Real como suburbios da AMP, depois vao queres esses suburbios e assim pouco a pouco não existe mais nada a não ser o Porto, se calhar jà andam a pensar como inserir a AML na AMP no futuro...
OPO.RVK December 16th, 2008, 03:05 PM Falar para não estar calado.
Confundes sinergias e reivindicações legítimas com desejos de manter o estatuto de Capital do Império.
Tu que és da P. Setubal deverias estar em silêncio pois o teu distrito apesar ter apenas 40% da população do distrito do Porto, vai receber nos próximos 10 anos quase 30% mais em absoluto.
Nesta conversa o teu silêncio seria de ouro.
Império-CostaAzul December 16th, 2008, 03:12 PM Não seria de ouro não :lol: Estamos a falar do Porto e não de Setubal. Até as verbas vos fazem comichão, nem falas dos anos em que Setubal andava quase abandonada a ver as verbas irem para os bolsos de alguns... Agora é fàcil falar, porque são vocês que levam os pontapés... é sempre mais fàcil dar que receber... :)
Outra pequena coisa, não tenho que me calar pois que eu saiba pagamos todos impostos e a liberdade de fala ainda deveria ser uma coisa a respeitar.
OPO.RVK December 16th, 2008, 03:15 PM Abandonada?
Quando vos entregaram de mão beijada a Auto-Europa, que estava destinada para o norte do país?
pois, pois.
Império-CostaAzul December 16th, 2008, 03:24 PM és muito engraçado sabias? Hà quantos anos temos a autoeuropa? tu contas mal, se contas um investimento numa dezena de anos... Vais dizer-me que jà faz uma carrada de anos que o porto nao recebe nenhum grande investimento?
mister B December 16th, 2008, 07:36 PM A isso respondo com uma imagem, em que Lisboa nem sequer pode ser chamada para a discussão:
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/CCDReditar.jpg
Incrivel, como o Ave e Cavado, representando cerca de 25% da populacao total do norte (em 2001, tendo em conta que e a regiao com maior crescimento no pais, actualmente deve representar mais ainda), recebeu entre 2001 e 2007 uns miseros 13% do investimento medio total global do norte!!!!! mesmo estando abaixo do PIB da regiao...
:ohno:
OPO.RVK December 16th, 2008, 09:21 PM és muito engraçado sabias? Hà quantos anos temos a autoeuropa? tu contas mal, se contas um investimento numa dezena de anos... Vais dizer-me que jà faz uma carrada de anos que o porto nao recebe nenhum grande investimento?
Estruturante como esse em termos de emprego e de criação de um novo sector económico, há muitas, muitas décadas.
Viriatuus December 16th, 2008, 11:43 PM Império-CostaAzul:
Lisboa recebe muitas verbas porque é a capital, nao a defendo mas é assim, em todos os paises, porque a capital é a cara do pais.
O argumento não argumento...:ohno: Quantos exemplos preciso de dar em que a "capital" NÃO é a "cara" do País? (Sem mesmo querer discutir o que é isso de "cara" do país...)
Cada vez acho mais engraçado o facto de utilizarem o termo "capital" referindo-se a Lisboa como fetiche. :lol: Deve haver seguramente uma explicação antropológica para isso...
Império-CostaAzul December 17th, 2008, 11:40 AM A explicação é essa mesmo... é a capital :lol:
O que Paris é para a França, Londres para a Inglaterra, Bruxelas para a Bélgica...
Viriatuus December 17th, 2008, 01:57 PM Ah, estou a ver, tal como Brasilia para o Brasil, Washington para os EUA, Berna para a Suíca, Ankara para a Turquia...
Império-CostaAzul December 17th, 2008, 02:43 PM lol é um pouco isso... Mas não digo com isto que o Porto não é importante... ao contràrio, o Porto é muito importante para o Pais, assim como Lisboa o é, sao complementares... Mas Lisboa é mais importante a nivel de serviços, procura, e turisticamente falando, o Porto é mais trabalhador, mais industrial e conta com alguns serviços também... o que os torna complementares, sem um dos dois é como ter um pais perneta!
Karlussantus December 17th, 2008, 08:36 PM lol é um pouco isso... Mas não digo com isto que o Porto não é importante... ao contràrio, o Porto é muito importante para o Pais, assim como Lisboa o é, sao complementares... Mas Lisboa é mais importante a nivel de serviços, procura, e turisticamente falando, o Porto é mais trabalhador, mais industrial e conta com alguns serviços também... o que os torna complementares, sem um dos dois é como ter um pais perneta!
Já só falta o "terceiro membro", Braga!! :) :) :)
Império-CostaAzul December 17th, 2008, 08:49 PM logo depois vem cidades como Braga, Setùbal, Faro, Coimbra, Aveiro e Leiria que também são importantes cada uma à sua maneira... :)
Barragon December 17th, 2008, 08:52 PM Boa daniel :lol: gostei :okay:
Império-CostaAzul December 17th, 2008, 08:55 PM ??? hein? qual daniel, ele nem falou :)
Viriatuus December 17th, 2008, 10:41 PM Império:
logo depois vem cidades como Braga, Setùbal, Faro, Coimbra, Aveiro e Leiria que também são importantes cada uma à sua maneira...
O alentejolover não vai gostar, onde está Évora?
E já agora eu não gostei...:lol: Onde está Viseu? E a Covilhã? E Guimarães? E Vila Real? E...
Império-CostaAzul December 17th, 2008, 11:40 PM euh... poix ups... ele vai-me assassinar!!! e com razão ainda por cima
alentejolover December 17th, 2008, 11:46 PM Todos temos lapsos de memoria:lol::lol:
Portvscalem December 18th, 2008, 02:21 AM provavelmente seria o motor da zona Norte.. com todas as regalias que daì advêm..
porquê?.. pelos milhões que o FCP ganha na Liga dos Campeões?..
não me digas que pensas que o tráfego do Sá Carneiro é todo e exclusivo de portuenses? Até eu, que não sou do Norte, já entrei nas estatísticas como utilizador..
e as mercadorias de Leixões? grande parte não virá das indústrias de Guimarães, por exemplo?..
Que estariam em Braga.. ou Guimarães.. quem sabe estivessem em Viana..
provavelmente a UM já existiria há mais tempo que a actual, a procura assim o exigiria..
Pois não.. porque essa marca não existiria.. associava-se à marca Douro, famosa mundialmente pelo seu vinho :D
talvez pela mesma razão que o Porto se lembra de reclamar, sabe-se lá porquê, do Lisboa-centrismo.. coitados, eles lá no sul só fazem pela vida.. :D
:hug:
És um porreiro pah... digo minho sem o Porto como está agora, não como se o Porto nunca tivesse existido... digamos que o minho, sendo a amp uma Coreia do Norte com fronteiras todas blindadas...
Mas chegaste a argumentar a meu favor... precisamente por o aeroporto não ser só dos portuenses, ele deve ser gerido em conjunto com outras zonas. Ou seja, através de um governo regional que englobe não apenas o Porto, mas tb o restante norte.
Aos demais quero relembrar, que centralismo só existe um, o de Lisboa.
Se todas as cidades fossem centralistas, já não existia centralismo....
A descentralização total, é uma utopia. Cada indivíduo seria um estado soberano....
Portvscalem December 18th, 2008, 02:30 AM e depois existe outro ponto a frizar.
O investimento no Aeroporto do Porto, é um investimento para o Minho também. O investimento no Porto de Leixões idem....
O TGV é a mema coisa.... para que vamos nós fazer ligações ao aeroporto??? são bilientos km de tgv na amp que servem única e exclusivamente o minho...
Que se pode dizer desse tipo de investimentos???? Investimentos no Porto que tenham um ambito regional e não metropolitano, não podem ser pensados como investimentos estrictamente do Porto...
E por serem partilhados, devem ser geridos em conjunto tb...
O Porto é o único nó de comunicações que existe no Norte... a alternativa é Vigo.... quanto melhor cumprir o Porto essa função, mais importante fica o Porto, e mais beneficiam as cidades que funcionam de forma articulada com o Porto....
O Minho precisa do capital portuense, da solidariedade financeira portuense, das infraestruturas portuenses, das plataformas de conhecimento portuenses, e até da marca "porto"...
o risco do norte se tornar porto-dependente caso se opte pela concorrência em vez da articulação parece-me muito superior a qualquer porto-centrismo de uma união...
Eu não sei como não temem essa situação....
daniel322 December 18th, 2008, 03:30 AM És um porreiro pah...
somos.. :D
Mas chegaste a argumentar a meu favor... precisamente por o aeroporto não ser só dos portuenses, ele deve ser gerido em conjunto com outras zonas. Ou seja, através de um governo regional que englobe não apenas o Porto, mas tb o restante norte.
uma coisa é equipamento, outra é a sua gestão.. a gestão de qualquer equipamento pode ser feita a nível local, municipal, distrital, regional, nacional.. só porque um equipamento serve uma área extensa não significa que essa área deva ser gerida em todas as suas valências tendo apenas como base o equipamento..
senão o conceito de intermunicipalidade perde o sentido..
O TGV é a mema coisa.... para que vamos nós fazer ligações ao aeroporto??? são bilientos km de tgv na amp que servem única e exclusivamente o minho...
para ir buscar passageiros ao Minho e à Galiza.. um aeroporto pode ser fonte de rendimentos, se bem capitalizado..
e esses bilientos km de tgv servem também o Porto, ora essa.. para se ligar à região envolvente..
Karlussantus December 18th, 2008, 05:10 AM e depois existe outro ponto a frizar.
O investimento no Aeroporto do Porto, é um investimento para o Minho também. O investimento no Porto de Leixões idem....
Que se pode dizer desse tipo de investimentos???? Investimentos no Porto que tenham um ambito regional e não metropolitano, não podem ser pensados como investimentos estrictamente do Porto...
E por serem partilhados, devem ser geridos em conjunto tb...
O Porto é o único nó de comunicações que existe no Norte... a alternativa é Vigo.... quanto melhor cumprir o Porto essa função, mais importante fica o Porto, e mais beneficiam as cidades que funcionam de forma articulada com o Porto....
O Minho precisa do capital portuense, da solidariedade financeira portuense, das infraestruturas portuenses, das plataformas de conhecimento portuenses, e até da marca "porto"...
o risco do norte se tornar porto-dependente caso se opte pela concorrência em vez da articulação parece-me muito superior a qualquer porto-centrismo de uma união...
Eu não sei como não temem essa situação....
O TGV é Porto-Lisboa.
O que passará em Braga (fase posterior) será apenas um aproveitar da linha que já existe, e segundo li não vai passar dos 250 km/h, ou seja, igual ao que já existe. Passa um TGV que não anda mais que o Alfa. O que vai ser feito de novo é mesmo para Norte, para ligar todo o país a Espanha pelo Norte. Pelo que não são milhentos km para servir o Minho, o que é para servir o Minho já existe. Continuaremos com uma estação no Minho, e com a mesma velocidade. (Terão é que mudar a estação de sitio, já dentro do concelho de Braga, pelo que esse investimento provavelmente estará nas contas do distrito de Braga, ou como não regionalizável...). O que Braga ganha é com a construção a Sul do Porto, e com a nova ligação a Vigo, que penso que não será util, apenas para usar o aeroporto de Vigo apartir do qual fiz 90% das viagens de avião! (Ibéria owns, desde que não caia...)
Quanto ao Aeroporto e ao Porto de Leixões, os investimentos públicos feitos ao longo de anos não chegam para justificar a diferença, e não são infraestruturas de futuro, para servir um Litoral Norte de 3M desenvolvido.
Pelo que acho que deviam encontrar desde já soluções a essas estruturas, mas estou certo que será como em Lisboa, até 1km de contentores fazem ao longo de um dos municipios do Grande Porto, só para não investirem por exemplo no de Viana do Castelo, que podia ser alternativa para cerca de 1M de pessoas a Norte, e penetrar mais no mercado Galego.
Quanto ao aeroporto de 1 pista apenas, e sem hipótese de aumento para mais pistas, é certo que rebenta aos 15M, está com capacidade de 6M, e está com um crescimento enorme... Tem 10/15 anos de vida!?
Têm espaço excelente entre a Povoa/Barcelos/Esposende, onde podiam desde já criar uma área para a construção de um Aeroporto que teria a diversas fases de expansão e certamente não esgotaria antes dos 60M... E também penetraria mais no mercado Galego, pois teria melhores acessos para Norte e estaria mais perto do que o actual. Além disso libertavam espaço urbano de Matosinhos e Maia, para onde o verdadeiro Grande Porto se expandiu.
Viriatuus December 18th, 2008, 04:12 PM ^^
A alernativa ao actual aeroporto parece-me ser fácil de encontrar... mas será a sul do Douro - Cortegaça. Melhor será em Braga começarem a pensar na hipótese de terem um aeroporto de apoio, mas não me parece que o actual aerodromo de Palmeira tenha grande capacidade de expansão (também não tem sido especialmente acarinhado pela autarquia...). Haverá alternativa?
Karlussantus December 18th, 2008, 11:48 PM ^^
A alernativa ao actual aeroporto parece-me ser fácil de encontrar... mas será a sul do Douro - Cortegaça. Melhor será em Braga começarem a pensar na hipótese de terem um aeroporto de apoio, mas não me parece que o actual aerodromo de Palmeira tenha grande capacidade de expansão (também não tem sido especialmente acarinhado pela autarquia...). Haverá alternativa?
Eu falei disso em alguns tópicos, como o Norte Litoral e o Centro Litoral (até Coimbra), têm zonas muito urbanizadas e numa área já bastante extensa, o ideal era um Aeroporto mais a Norte do que o actual, e um a sul que servisse também o Centro.
Esse que falas coloca por exemplo Coimbra a 75km, Viseu 59km, Aveiro 28km, e serve também melhor toda a zona sul da actual AMP.
Um aeroporto mais a Norte, entre os 3 municipios que falei, também coloca todo o litoral Norte muito próximo e penetra no mercado Galego (Vigo a 90km por AE), pelo que penso que seria o melhor para todo o Litoral de Portugal mais urbanizado (Setubal a Viana do Castelo), não estando nenhum ponto a mais de 100 km de um aeroporto internacional. E tendo aeroportos com grande capacidade de expansão.
brc20 January 1st, 2009, 09:18 PM O arranque das obras do novo hospital de Braga vai ocorrer nos primeiros dias de Janeiro. A "garantia" foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, que reuniu recentemente com os responsáveis do consórcio a quem foi adjudicada a construção da futura unidade hospitalar.
Segundo as informações transmitidas por Mesquita Machado, o encontro com os delegados do grupo Escala Braga – que ocorreu depois da vinda a Braga de José Sócrates - teve como objectivo «delinear os apoios logísticos que deverão ser prestados pela Câmara de Braga, tendo em vista o agilizar do processo de construção». A escolha de um técnico da autarquia bracarense para lidar directamente com os técnicos responsáveis pelas obras foi uma outra matéria abordada, assim como «a análise e definição dos melhores locais para se fazerem os acessos» que serão utilizados pela maquinaria durante a fase da construção do novo hospital.
Texto, Joaquim Martins Fernandes
Publicado a 01-01-2009
Diário do Minho
Espero que seja mesmo desta vez que as obras se iniciem..vamos lá ver!
Arpels January 1st, 2009, 09:23 PM já só quando vir por a primeira pedra é k acredito a 100% mas prontos parece haver vontade, finalmente.
Bragólico February 13th, 2009, 01:22 AM Alguém me sabe dizer se o edificio actual do hospital vai continuar em funcionamento? Espero que sim, acho que era importante disponibilizar alguns serviços ali no centro da cidade. Os edificios mais recentes claro, nao cabe na cabeça de ninguem utilizar monumentos para servir como hospital :nuts:
Fábio_Braga February 13th, 2009, 09:17 PM eu nao sei, mas era bom.. mas realmente o que farao com o palacio do Raio, depois de construido o novo hospital??
Viriatuus February 13th, 2009, 10:28 PM Podiam fazer como em Viseu e adaptar a pousada. Se bem que em Braga já há uma pousada... (a propósito qual é a procura que ela tem?).
Karlussantus February 13th, 2009, 10:57 PM eu nao sei, mas era bom.. mas realmente o que farao com o palacio do Raio, depois de construido o novo hospital??
Já foi aqui colocado no forum.
No tópico do Palácio de Raio no final da primeira mensagem tem lá.
O Palacio do Raio, após a transferencia do hospital para o hospital novo, passará a museu, que "contará" a história da Misericórdia de Braga.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=616000
A notícia foi colocada no forum pelo Mr Strangelet.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=20213029#post20213029
Fábio_Braga February 13th, 2009, 11:47 PM :okay:
ermesinde February 15th, 2009, 12:34 AM grande hospital, sim senhor, oxalá catapulte Braga ainda mais para cima.
Rui_Magalhaes February 22nd, 2009, 03:22 AM Espero que começe antes do fim de março, para ver se esta pronto antes de 2012.
Que é uma vergonha a falta de espaço e o improviso com que se lida no velho s.marcos.
É preciso quase um mapa para ir de uma especialidade para outra especialidade.
Karlussantus February 22nd, 2009, 05:03 AM Espero que começe antes do fim de março, para ver se esta pronto antes de 2012.
Que é uma vergonha a falta de espaço e o improviso com que se lida no velho s.marcos.
É preciso quase um mapa para ir de uma especialidade para outra especialidade.
Já começou, no final de Janeiro, e já rolou uma cabeça e tudo! Encontraram ossadas, possivelmente de um crime recente.
Encontraram uma povoação da idade do Bronze.
O estaleiro e as vedações iam incluir um monumento nacional, tiveram que as mudar de sitio...
Muita coisa já aconteceu :)
kule February 22nd, 2009, 08:02 PM Já há novidades sobre o novo hospital de barcelos tambem :cheers:
Arpels February 24th, 2009, 12:42 PM ai sim? então?:?
kule February 27th, 2009, 12:19 PM Para ja so foi revelada a sua localizaçao, quer será na quinta do vinagre...
gomesccm March 15th, 2009, 07:01 PM Uma foto das terraplanagens para a construção do bicho:
http://www.aeroperspectiva.com/images/novo_hospital_braga_big.jpg
Finalmente em construção :banana:
gomesccm March 15th, 2009, 07:07 PM São cerca de 700m de comprimento por 230m a 360m (zona mais estreita e larga respectivamente) de área...
alldayeveryday March 24th, 2009, 04:49 PM http://i595.photobucket.com/albums/tt32/malagueiro01/imgnot_713.jpg
Viriatuus March 26th, 2009, 12:42 AM Perguntas que creio ainda ninguém terá feito. Por onde e como serão feitos os acessos? O acesso à escola de saúde será feito ao ar livre ou será feita alguma ligação directa?
Karlussantus March 26th, 2009, 02:09 AM Perguntas que creio ainda ninguém terá feito. Por onde e como serão feitos os acessos? O acesso à escola de saúde será feito ao ar livre ou será feita alguma ligação directa?
A Variante de Gualtar, cujo o estudo de impacto ambiental está disponível online, tem como objectivo servir o novo hospital, com um nó para o Hospital.
Mas como já foi dito, o traçado e estudo foram realizados antes da classificação das 7 fontes como monumento nacional.
Se em 1995 a CMB permitiu destruirem uma das minas, em mais um atentado ao património.
Agora está à espera de o Hospital estar construído, para alegarem o interesse público da nova via para destruírem o complexo, cortando o abastecimento de água ao mesmo e passando entre as minas restantes.
E alguém se importa com isto? "Meia dúzia" de pessoas...
Viriatuus March 27th, 2009, 11:39 PM ^^
Portanto o principal aceeso será feito pelo norte. OK! Quanto ao resto... é melhor não comen... hmmm.. digo... não antecipar...:)
Miguel Portela March 29th, 2009, 09:40 PM O hospital de S. Marcos tem 501 anos e mesmo assim e alugado a misericórdia. A quem o Estado paga um balúrdio todos os Anos com o qual se podiam ter feito vários novos hospitais.
E mesmo depois de esperarmos 50 anos por um novo hospital quando o decidem fazer fazem em cima dos vestígios romanos de 7 fontes... e incrível mas tudo bem arranjar subsolo em braga que não seja rico em historia e um quebra cabeças visto esta cidade ter sido durante séculos uma das mais importantes do império romano. Mas pelo menos estude-se decentemente os vestígios salve-se o que se conseguir e não se destrua 7 fontes o hospital, a cidade, a região, o país, o Planeta ganhava imenso com aquele espaço verde...
E aquilo no futuro pode ser um bom local para atrair turistas...
sjay March 30th, 2009, 12:48 AM atrair turistas?!?!? Aquilo deve ser perservado porque é patrimonio emocional (falhou-me agora o termo). Temos de perservar porque faz parte da história de Braga. Mas, para um turista não tem puto de interesse
Karlussantus March 30th, 2009, 02:44 AM atrair turistas?!?!? Aquilo deve ser perservado porque é patrimonio emocional (falhou-me agora o termo). Temos de perservar porque faz parte da história de Braga. Mas, para um turista não tem puto de interesse
Porquê?
Segundo os arqueólogos mais conhecedores das cidades romanas e de Bracara Augusta, aquele é o sitio mais provável de ter sido o principal local de fornecimento de água à cidade romana.
Há muito que se defende uma ampla intervenção arqueológica naquele local.
Estando inserido num parque urbano, com o trabalho arqueológico realizado, tendo o tal "museu da água", e as minas todas recuperadas. Eu acredito que possa ser também um local turístico, tanto a nível interno como externo.
Além de poder ser um importante local de lazer da população de Braga.
manel5 March 31st, 2009, 02:18 AM Sinceramente acho que braga ja tem escavaçoes arqueologicas inuteis a mais..
mas e so uma opiniao..
brc20 March 31st, 2009, 05:15 AM Sinceramente acho que braga ja tem escavaçoes arqueologicas inuteis a mais..
mas e so uma opiniao..
Todo o conhecimento, em última instância, é inútil!
J.Silva April 6th, 2009, 11:43 PM (Off-Topic)
Alguem sabe o que se passa na Central de Camionagem?
O parque de estacionamento ta todo tapado, a empresa de construção é a DST, será uma expansão? ou um estacionamento novo?
Karlussantus April 7th, 2009, 01:34 AM (Off-Topic)
Alguem sabe o que se passa na Central de Camionagem?
O parque de estacionamento ta todo tapado, a empresa de construção é a DST, será uma expansão? ou um estacionamento novo?
BragaParques do Névoa!!
DST constrói, Bragaparques explora.
J.Silva April 7th, 2009, 02:40 AM ah bom!
Logo vi... melhoramento de estacionamento, á borla? ta keto!
La acabaram com o emprego de meia duzia de arrumadores toxicos! lol e a Policia Municipal mais um local a visitar... isto enfim!
Rui_Magalhaes April 8th, 2009, 02:08 AM A Variante de Gualtar, cujo o estudo de impacto ambiental está disponível online, tem como objectivo servir o novo hospital, com um nó para o Hospital.
Mas como já foi dito, o traçado e estudo foram realizados antes da classificação das 7 fontes como monumento nacional.
Se em 1995 a CMB permitiu destruirem uma das minas, em mais um atentado ao património.
Agora está à espera de o Hospital estar construído, para alegarem o interesse público da nova via para destruírem o complexo, cortando o abastecimento de água ao mesmo e passando entre as minas restantes.
E alguém se importa com isto? "Meia dúzia" de pessoas...
Diga-se que as 7 fontes não são assim tão importantes...
Na minha opinião claro.
Eu que tenho residência em 7fontes, concelho de s.victor, teria muito mais interesse em uma nova via que faria a ligação dessa zona com gualtar e principalmente com a variante da serra do carvalho(ja esteve previsto, nao sei se ainda esta em equaçao), do que preservar aquelas fontes, que nem sequer sei aonde todas se localizam, lol
Mas teem de se respeitar todas as opinioes.
Karlussantus April 8th, 2009, 02:33 AM Diga-se que as 7 fontes não são assim tão importantes...
Na minha opinião claro.
Eu que tenho residência em 7fontes, concelho de s.victor, teria muito mais interesse em uma nova via que faria a ligação dessa zona com gualtar e principalmente com a variante da serra do carvalho(ja esteve previsto, nao sei se ainda esta em equaçao), do que preservar aquelas fontes, que nem sequer sei aonde todas se localizam, lol
Mas teem de se respeitar todas as opinioes.
A construção da variante não está em questão, porque vai ter que ser feita.
Nó do Retail, até nó com Variante do Fojo e Nacional para a Povoa de Lanhoso, daí também está previsto um troço para norte a ligar à Variante do Cávado.
O que está em questão é a falta de interesse da CMB pelo Património.
A CMB está a rever o PDM e devia colocar aquela zona como não urbanizável, até porque as Sete Fontes foram entretanto classificadas como Monumento, e têm uma zona de protecção.
A camara apesar de afirmar o contrário, na verdade, para além de:
- se recusar a deviar o traçado, em cerca de 50 metros, preservando as Sete Fontes
-não altera o PDM, e assim permite que uma empresa esteja com os terrenos à venda por 3.500.000 Euros, dando-os como urbanizáveis...
Era também daquele local que a Cidade Romana e que a Cidade Medieval, eram abastecidas, isto segundo a opinião dos arqueólogos mais conhecedores da realidade de Braga.
A Camara comprometeu-se a:
-Criar um parque urbano, naquele vale
-Fazer estudo arqueológico do local
Nada disto está a ser feito, e os resultados estão à vista.
Com a agravante de na construção do Hospital os arqueologos estarem na mão da empresa construtora, o arqueologo que mostrou estar a defender os achados encontrados foi logo despedido, entretanto nunca mais se ouviu falar dos achados... assim vai o nosso país. Ali nem a UAUM pode intervir...
Espero que seja apenas por desconhecimento a sua opinião, pois é o património que faz a diferença, e não uma Variante por menos 1.000.000 de euros para não ser desviada, e um conjunto de 50 prédios habitacionais que "nascerão" por trafulhices (não condenaveis em tribunal), feitas pela camara ao permitir urbanizar o vale sem o estudo arqueológico.
P.S. Acho também evidente a mais valia para a população, de um Parque Verde Urbano, naquela zona da cidade tão densamente urbanizada...
A táctica quando se tem património para destruir, é deixa-lo ao abandono e sem condições para que seja utilizado, é isso que se tem passado com muito do património destruído em Braga.
Rui_Magalhaes April 9th, 2009, 04:41 AM Sim, sem duvida ter um parque verde era um grande mais valia.
Em relação ao resto a que te referis-t nao tinha conhecimento.
Mateus_ April 28th, 2009, 10:29 AM Novo hospital fica pronto em 2011
00h30m
PEDRO ANTUNES PEREIRA
O complexo das Sete Fontes está acautelado e o novo Hospital de Braga fica pronto em 2011. Estas foram certezas que o secretário de Estado da Saúde deixou em Braga, à margem da cerimónia do Dia do Hospital de S. Marcos.
Francisco Ramos não quis entrar em muitos pormenores sobre a preservação ou não do complexo das Sete Fontes, que está implantado na área de influência do novo hospital. O governante apenas disse que "o monumento está acautelado, tal como está previsto no memorando, e é o que está a acontecer, nesta altura".
O secretário de Estado garantiu ainda que a construção está "a decorrer em bom ritmo e que haverá nova unidade de saúde dentro de dois anos, tal como previsto". No entanto, Francisco Ramos reconhece que "o processo de transição é complexo, mas não há motivo de preocupação", estando a comissão instaladora a entrar na gestão do hospital.
A nova unidade de saúde é, para o secretário de Estado, uma construção "contra a crise", tal como devem ser as obras públicas. "A crise económica e social supera-se com obras públicas e cabe ao Governo colocar no terreno os investimentos necessários, em função de prioridades, para combater a crise", referiu o secretário de Estado, que deu o novo hospital de Braga como exemplo: "Este é o maior investimento público no distrito".
Já o presidente do Conselho de Administração do "S. Marcos" preferiu destacar a ignorância de jornalistas e de profissionais ligados ao ramo da saúde por desconhecerem que o novo hospital está a ser construído: "Já está em construção e não é apenas no papel ou realidade virtual". Lino Mesquita Machado relembra, depois, o local, o modelo de gestão, a data de entrada em funcionamento e as polémicas "levantadas por quem realmente não estava (ainda estará?) interessado no avanço da construção do novo hospital".
No discurso oficial das comemorações, defendeu o seu irmão e presidente da Câmara a quem homenageou: "Não o homenagear hoje seria não só injusto como também ingrato. A mesma ingratidão e injustiça com que muitos, os que ainda tentam encontrar motivos para menosprezar o que se fez e procuram dificultar o que está a ser feito".
Lino Mesquita Machado vai mais longe: "Os que estiveram em permanente guerrilha na intriga dos jogos de Poder, agora não assumem o pouco contributo que deram numa parte que fosse destes 25 anos, e fingem que não estão a ver o novo hospital que está à vista de todos".
in JN, 28 de Abril de 2009
brc20 April 28th, 2009, 01:54 PM És tão chulo como o teu irmão:ohno:
Karlussantus June 14th, 2009, 05:54 PM Duas fotos colocadas no Bracarae.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/Hospital1.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/Hospital2.jpg
A montagem possível! :)
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalMontagem.jpg
Fábio_Braga June 14th, 2009, 07:27 PM esta a crescer rapido :yes:
J.Silva June 15th, 2009, 01:39 AM esta a crescer rapido :yes:
concordo, para ser publico ate que estou admirado...
costuma ser por fases, depois passa a provisorio...
e que fica para sempre inacavado!
mas parece em excelente ritmo..
sao boas noticias para o Minho :p
Karlussantus June 15th, 2009, 08:33 PM Outra montagem, agora das fotos do Sagg, user do Bracarae Avgvste.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalPano.jpg
manel5 June 15th, 2009, 11:39 PM Nunca tinha visto tanta grua junta
Karlussantus June 15th, 2009, 11:57 PM Nunca tinha visto tanta grua junta
Na construção do Dolce Vita Braga tinham 10, e no INL 6.
Aqui no Hospital são pelo menos 12, não sei se há mais.
J.Silva June 16th, 2009, 01:29 AM Na construção do Dolce Vita Braga tinham 10, e no INL 6.
Aqui no Hospital são pelo menos 12, não sei se há mais.
nao quero discutir quantidade de gruas..
mas o record que vi foi no dolce vita tejo! porra ate fazia impressao..
sjay June 16th, 2009, 10:01 AM expo98?!!?
Mas, se calhar onde vi a maior concentração de gruas foi mesmo em Braga na decada de 90, quando foi contruido todos aqueles predios junto à variante. Eram 500 metros de gruas de ambos os lados da variante
GAMM June 17th, 2009, 12:36 AM Em que zona da variante?
smasher_marques June 17th, 2009, 02:48 AM Em que zona da variante?
Suponho que seja a que liga o Braga Parque ao Minho Center. A variante dos prédios vazios.
Olhem que são poucas gruas, eu aqui no meio dos campos tenho três gruas em menos de 500m. Depois de 10 anos isolado vou passar a ter meia duzia de vizinhos dumas vez:banana:
Karlussantus June 17th, 2009, 04:32 PM Suponho que seja a que liga o Braga Parque ao Minho Center. A variante dos prédios vazios.
Olhem que são poucas gruas, eu aqui no meio dos campos tenho três gruas em menos de 500m. Depois de 10 anos isolado vou passar a ter meia duzia de vizinhos dumas vez:banana:
Os prédios vazios foram construídos já neste século. As taxas de ocupação da década de 80 e 90 certamente foram muito boas, as empresas do "Sistema" é que não perceberam que tinham que mudar de quantidade para qualidade.
Por isso cada um deles tem frondosas torres construídas em cima umas das outras, por forma a terem um maior numero de fogos, com uma taxa de ocupação a rondar os 0%.
Entretanto outras pequenas empresas também "rebentaram" e vemos prédios por acabar, prédios em acabamentos há quase 1 ano, outros que ficaram por alguns pilares, até prédios acabados ladeados por prédios por acabar ... porque a empresa não teve dinheiro para acabar o projecto...
Vejam as licenças de construção em Braga foram superiores ao longo dos últimos 13 anos, em relação a quase todos os principais concelhos...
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/EdificiosLicenciados.jpg
Vejam a quantidade de edifícios que continuavam a ser licenciados em Braga!!
Em número de fogos Sintra e Gaia superam Braga, mas são as zonas de expansão de Porto e Lisboa, e se estão com crescimentos demográficos enormes, Braga está com um crescimento sustentado mas bem menor.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/FogosLicenciados.jpg
Quando Sintra e Gaia têm ~40.000 novos fogos neste período de treze anos, Braga teve ~28.000... claro que muitos têm que ficar por ocupar.
Mas o problema é que mesmo as zonas comerciais e industriais, estão a ser construídas a ritmos elevados...
sjay June 18th, 2009, 12:17 AM sim era entre as piscinas e o minho center. Aqueles predios foram construidos todos de uma só vez
tenho pena, na altura, não as ter contado
J.Silva June 18th, 2009, 01:12 AM ao lado da bela colectividade de sta. tecla...
dasseee!!!!
smasher_marques June 18th, 2009, 08:32 PM Os prédios vazios foram construídos já neste século. As taxas de ocupação da década de 80 e 90 certamente foram muito boas, as empresas do "Sistema" é que não perceberam que tinham que mudar de quantidade para qualidade.
Pensei que viessem já dos 90s. Mas também era uma criança por esses dias:lol:
Andre_idol June 20th, 2009, 12:41 AM Então é isto que concentra esta gruas todas! :lol: Bem que fiquei intrigado quando vi tantas juntas :D
Arpels June 21st, 2009, 08:16 PM ena tanta grua :)
brc20 July 2nd, 2009, 01:56 PM Novas fotos da construção do novo hospital de Braga, tiradas do Bom Jesus, pelo utilizador Strange do fórum Bracarae Avgvste (http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=5&t=31&start=240):
http://img17.imageshack.us/img17/6955/p7010036.jpg (http://img17.imageshack.us/i/p7010036.jpg/)
Foto bónus da ECS da Um:
http://img12.imageshack.us/img12/5327/p7010037.jpg (http://img12.imageshack.us/i/p7010037.jpg/)
Karlussantus July 29th, 2009, 01:18 PM http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0865.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0866.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0871.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0872.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0873.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0874.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0875.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0876.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0877.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0880.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0884.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0885.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0886.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0888.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0889.jpg
http://i561.photobucket.com/albums/ss58/sinistro_portugal/101_0890.jpg
Montagem de duas das fotos.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalJulho2.jpg
Jorge MCG July 29th, 2009, 01:31 PM ^^:eek2::eek2::eek2: é impressionante o ritmo da obra!!!
manel5 July 30th, 2009, 09:40 PM Ta a evoluir mt rapido...ao ritmo de algumas obras do dubai....
traveler July 30th, 2009, 10:29 PM Ta a evoluir mt rapido...ao ritmo de algumas obras do dubai....
It's about time :lol:
Karlussantus August 8th, 2009, 10:57 PM E agora uma fotos magníficas colocadas no Bracarae Avgvste.
Finalmente um bocadinho de tempo (e de bom tempo) para fazer mais umas fotos à obra do hospital
Estas são do mais actual que podiam ser... foram tiradas hà 2 horas atras :roll:
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital1.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital2.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital3.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital4.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital5.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital6.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital7.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital8.jpg
http://www.aeroperspectiva.com/images/hb/hospital9.jpg
Desculpem as tags nas imagens....
Abraço
Viriatuus August 9th, 2009, 12:19 AM Curiosidade, quantos lugares de estacionamento de automóveis estão previstos? Subterrâneos?
Karlussantus August 9th, 2009, 02:54 AM Curiosidade, quantos lugares de estacionamento de automóveis estão previstos? Subterrâneos?
O de Barcelos vai ter:
Estacionamento: 544 viaturas, incluindo 163 lugares subterrâneos (4.075 m2) e 381 lugares à superfície.
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Conte%C3%BAdos/GRP/Ficheiros/Novo_Hospital_Barcelos.pdf
O de Braga:
Estacionamento
- 2204 viaturas : 1406 lugares subterrâneos ou em silo (44.750 m2) e 798 à superfície.
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Conte%C3%BAdos/Ficheiros/Noticias/Desenvolvimento%20Unidades%20Hospitalares%20Regi%C3%A3o%20Norte%20-%20Ap.pdf
P.S. Descobri agora nesse ficheiro que Braga como centro do Distrito teve que esperar desde 1978 até hoje pelo seu Hospital Universitário e a UM ficou à espera também, e afinal... o Grande Porto além dos 2 centrais Universitários que já tem, ainda vai receber mais 2... fds... tirem-nos deste norte... a construção do de Gaia-Espinho vai custar mais 130M€ que o de Braga e adicionado o de PovoaV-VConde, representam mais do dobro... 185,4 vs 422...pqp
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Conte%C3%BAdos/Ficheiros/Noticias/Desenvolvimento%20Unidades%20Hospitalares%20Regi%C3%A3o%20Norte%20-%20Ap.pdf
Viriatuus August 9th, 2009, 03:39 AM ^^
Obrigado pela apresentação do documento. Vamos ver se o número de lugares de estacionamento serão suficientes. Pelo menos um grande número será subterrâneo. Finalmente!
(Em àparte 30 camas para Lamego...? Não será de menos?)
Herrmando August 10th, 2009, 02:59 PM A AMP está proibida de ter mais hospitais pelo Karlus. E se tiver, tem de ter hospitais mais pequenos que o de Braga, que por sinal é mto maior que Gaia como se sabe, e que Povoa/VConde.
Karlussantus August 10th, 2009, 04:33 PM A AMP está proibida de ter mais hospitais pelo Karlus. E se tiver, tem de ter hospitais mais pequenos que o de Braga, que por sinal é mto maior que Gaia como se sabe, e que Povoa/VConde.
Façamos contas.
Distrito de Braga+ Distrito de Viana do Castelo ~1.15M -
Qual o Hospital central e Universitário, prometido desde 1978?
Que também serviria zonas de Vila Real como Montalegre e Boticas?
O Hospital Central e Univesitário de Braga é anunciado em 2008, à boca cheia de 800M€, afinal são 185M€ o resto é da gestão e operacionalidade a 30 anos!!
E quase pela "calada" estão em curso 2 ditos hospitais de proximidade, que afinal custam mais que o dito central e universitário.
185M€ vs 422M€.
O Porto é servido pelos centrais de São João e o Abel Salazar, e agora efectuam os de proximidade, que em Barcelos, Lamego, etc custam 40 a 70M€, mas no Porto custam 117M e 305M.
O de Braga afinal não vai ter as especialidade de Ponta e o PALHAÇO do MM diz que quer é o edifício...
RESUMINDO, o de Braga não passa de mais um de próximidade, mas para 400.000h, e afinal o central do distrito de Viana e Braga com 1.1M de habitantes, continua a ser o São João...
Durante 30 anos os Parvos da Parvónia andaram iludidos com a promessa, agora os Parvos da Parvónia levam com a Farsa e o seu presidente MM disse logo amém..., mas a oposição com Ricardo Rio também não parece ver estas coisas, porque será?
Portocentrismo em curso... transformaram afinal o de Braga em mais um de proximidade...
O Grande Porto com 1,2M tem 2 Hospitais centrais mais 2 Hospitais de proximidade de excelência.
O Distrito de Braga tem 1 central que custa menos que o de proximidade de Gaia, e o resto são pequenas unidades...
Só não vê quem não quer ou está de má fé.
gomesccm August 10th, 2009, 05:47 PM O hospital Santo António do Porto também é central.
Também muito grave é que no dito documento não faz nenhuma referência ao novo hospital do médio Ave (Famalicão).
gomesccm August 10th, 2009, 06:58 PM A AMP está proibida de ter mais hospitais pelo Karlus. E se tiver, tem de ter hospitais mais pequenos que o de Braga, que por sinal é mto maior que Gaia como se sabe, e que Povoa/VConde.
Estás enganado, e respondeste de cor. O hospital de Braga é maior.
A questão é: o hospital de Gaia/Espinha, hospital de proximidade, logo menos áreas de intervenção, tem menos camas, logo menor custo. O de Braga é um hospital central e universitário, possuiu muitas mais especialidades que o de Gaia/Espinho, possuiu ainda unidades de investigação. Se o de Braga possuiu mais camas, mais áreas de especialização, e ainda mais equipamentos de investigação, como a direcção de saúde do norte paga pelo de Braga 185M€ e pelo de Gaia/Espinho 305,1 M€!!??
Karlussantus August 10th, 2009, 07:39 PM Estás enganado, e respondeste de cor. O hospital de Braga é maior.
A questão é: o hospital de Gaia/Espinha, hospital de proximidade, logo menos áreas de intervenção, tem menos camas, logo menor custo. O de Braga é um hospital central e universitário, possuiu muitas mais especialidades que o de Gaia/Espinho, possuiu ainda unidades de investigação. Se o de Braga possuiu mais camas, mais áreas de especialização, e ainda mais equipamentos de investigação, como a direcção de saúde do norte paga pelo de Braga 185M€ e pelo de Gaia/Espinho 305,1 M€!!??
Porque é para o pessoal da Burrónia... eles que se amanhem, um é "Central" e Universitário, e como tal tem que ter mais especialidades e camas, mas o de proximidade que tem 2 centrais a meia duzia de "metros" custa quase o dobro!! Incrível!!
O Central vai continuar a reencaminhar para o Porto, porque de central vai ter quase tanto como o antigo de 500 anos...
Herrmando August 10th, 2009, 10:52 PM Façamos contas.
Distrito de Braga+ Distrito de Viana do Castelo ~1.15M -
Qual o Hospital central e Universitário, prometido desde 1978?
Que também serviria zonas de Vila Real como Montalegre e Boticas?
E este hospital será o único dos distritos de Braga e Viana, suponho...
O Hospital Central e Univesitário de Braga é anunciado em 2008, à boca cheia de 800M€, afinal são 185M€ o resto é da gestão e operacionalidade a 30 anos!!
Mas quê, foi retirada alguma valência? Ou o montante em causa tinha sido atirado pró ar e sobre-avaliado?
E quase pela "calada" estão em curso 2 ditos hospitais de proximidade, que afinal custam mais que o dito central e universitário.
185M€ vs 422M€.
E que tem isso a ver com o que quer que seja? O hospital de Braga vai ou n vai ter as valências necessárias? Vai ou n vai ser "central" e universitário???
O Porto é servido pelos centrais de São João e o Abel Salazar, e agora efectuam os de proximidade, que em Barcelos, Lamego, etc custam 40 a 70M€, mas no Porto custam 117M e 305M.
S Joao e Sto Antonio (n é Abel Salazar). Braga n tem nenhum hospital?
Achas que o S Joao e o Sto Antonio têem capacidade para dar vazão a uma regiao de 1.5 milhoes de pessoas, já para n falar em especialidades que apenas se encontram nesses hospitais (e para n falar nas respectivas faculdades)? Se no Porto os hospitais custam mais é pq Barcelos e Lamego n servem nem de perto nem de longe a populaçao dos de Gaia e Povoa, para n dizer que n faço ideia que motivos mais existirão. N me apetece mandar bocas para o ar sem saber do que falo, como estás a fazer só ao saber o valor orçamentado para os hospitais.
O de Braga afinal não vai ter as especialidade de Ponta e o PALHAÇO do MM diz que quer é o edifício...
Não? Da ultima vez que vi só uma das especialidades é q n ia para a frente. De resto, convém saber pq é q n tem, em vez de criticar sem saber mto bem pq, como outros fazem.
RESUMINDO, o de Braga não passa de mais um de próximidade, mas para 400.000h, e afinal o central do distrito de Viana e Braga com 1.1M de habitantes, continua a ser o São João...
Qtas vezes é que alguém em Braga vai ao hospital ao S Joao? Se for, qual é a vantagem para um tripeiro? Estar 4/5 horas à esperda da consulta em vez de meia hora? Que espectáculo!!
Durante 30 anos os Parvos da Parvónia andaram iludidos com a promessa, agora os Parvos da Parvónia levam com a Farsa e o seu presidente MM disse logo amém..., mas a oposição com Ricardo Rio também não parece ver estas coisas, porque será?
Portocentrismo em curso... transformaram afinal o de Braga em mais um de proximidade...
Cá está, o ministério da saude é no Porto, foi tudo maquinado no Porto, é uma vergonha. O que o porto quer é ficar com os hospitais lotados com gente de fora e levar com tempos de espera absurdos.
O Grande Porto com 1,2M tem 2 Hospitais centrais mais 2 Hospitais de proximidade de excelência.
O Distrito de Braga tem 1 central que custa menos que o de proximidade de Gaia, e o resto são pequenas unidades...
Só não vê quem não quer ou está de má fé.
:lol: N me digas, diz-me quais sao os 2 hospitais de proximidade de excelencia e n me digas que em Braga n há um unico hospital:lol:
Demagogias puras:ohno:
Barragon October 18th, 2009, 02:31 PM Novo hospital de Braga vai abrir antes da data prevista
O novo hospital de Braga vai abrir dois meses antes do previsto. A garantia é dada pela administração daquela unidade, que adianta que os trabalhos de construção têm decorrido a um ritmo mais rápido do que o esperado. Deste modo, o equipamento vai poder entrar em funcionamento antes da data anunciada pelo Governo, no início de Maio de 2011.
A construção das estruturas de betão do novo hospital terminou ontem, dois meses antes do tempo previsto na calendarização do projecto. A data vai ser assinalada com um almoço entre os administradores da parceria público-privada que gere o hospital, os técnicos e os cerca de 400 trabalhadores da obra.
A partir de amanhã, o consórcio Somague-Edifer, responsável pela construção do hospital, vai começar as obras nos interiores da estrutura. Segundo avança Hugo Meireles, administrador do hospital de Braga, o avanço de dois meses na calendarização dá garantias de que a obra poderá ser entregue a 8 de Maio de 2011. O mesmo estima que no dia seguinte possa ser dado início ao processo de transferência dos doentes do São Marcos para a nova unidade de saúde. Até ao final desse mês o novo hospital estará a funcionar em pleno.
As obras tiveram início em Janeiro, depois do lançamento da primeira pedra ter sido feito pelo primeiro-ministro José Sócrates em finais do ano passado. A unidade de saúde, que funcionará também como hospital universitário, terá 700 camas e 12 salas de cirurgia, representando um investimento inicial de 200 milhões de euros.
A construção e gestão do hospital, nos primeiros dez anos, serão da responsabilidade de uma parceria público-privada, através da empresa Escala Braga, do grupo José de Mello-Saúde.
Público
Arpels October 18th, 2009, 02:34 PM andou bem de Janeiro até agora :pepper:
Andre_idol October 18th, 2009, 05:45 PM Noticias destas dá gosto ler :D
J.Silva October 18th, 2009, 06:28 PM mai nada! sempre a abrir...
depois dos vestigios arqueologicos que se pensou atrasar todo o processo...
foi uma prova que quando existe vontade as coisas andam!
J.Silva October 18th, 2009, 06:44 PM tive agora a pesquisar... nao existe um unico render do edificio total!
Sera que ninguem tem para postar aqui?!
So tem do projecto que nao foi vencedor da teixeira duarte!
Rui_Magalhaes October 18th, 2009, 09:02 PM Deviam haver mais notícias destas.
Agora espero que não se atrasem nesta fase final.
GV09 October 18th, 2009, 10:50 PM tive agora a pesquisar... nao existe um unico render do edificio total!
Sera que ninguem tem para postar aqui?!
So tem do projecto que nao foi vencedor da teixeira duarte!
http://www.diariodominho.pt/sim/biblioteca/fotografia/socrteshospital.jpg
http://www.josedemellosaude.pt/resources/unidades/braga_imagem.jpg
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-4.jpg
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-2.jpg
http://www.focusgroup.pt/imagens_referencias_grandes/destaque(69).jpg
http://www.focusgroup.pt/imagens_referencias_grandes/destaque(70).jpg
Império-CostaAzul October 20th, 2009, 01:32 AM Està um espectaculo :yes:
J.Silva October 21st, 2009, 05:51 PM thanks GV09!!
Realmente esta muito bom, a ver o resultado final agora... :banana:
/dxb/ October 30th, 2009, 05:18 PM quem e o arquitecto?
GV09 October 30th, 2009, 06:14 PM Balonas & Menano
/dxb/ December 27th, 2009, 07:05 PM fotos das obras?
gomesccm December 28th, 2009, 06:36 PM Hospital visto da zona do retail, com o bairro da alegria em primeiro plano.
http://i201.photobucket.com/albums/aa261/StrangeLESI/PC090140.jpg
Autor: Strange, fórum Bracarae Avgvste.
vinc7e December 29th, 2009, 12:18 AM Ta a crescer bem :)
J.Silva December 29th, 2009, 02:05 AM do lado da variante este fim de semana pareceu-me ver a colocaçao de vidro ja em algumas fachadas...
J.Silva January 16th, 2010, 01:22 AM EDIT: ja vi luz no novo hospital :banana:
faialense January 16th, 2010, 10:39 PM Precisavamos dum igual a esse no Funchal... Enquanto durar a birra do Sócrates com a Madeira temos que nos governar com o que temos (CHF)...:ohno:
vinc7e January 17th, 2010, 03:44 PM Precisavamos dum igual a esse no Funchal... Enquanto durar a birra do Sócrates com a Madeira temos que nos governar com o que temos (CHF)...:ohno:
O hospital de Braga vai servir uma população que é 3 ou 4x a população
de toda a Madeira..logo um hospital com 1/4 do tamanho chegava :lol:
Wolf2009 January 17th, 2010, 03:59 PM Para quando está prevista a conclusão da obra?
E já agora quantos hospitais estão em construção no país?
J.Silva January 17th, 2010, 04:06 PM Para quando está prevista a conclusão da obra?
E já agora quantos hospitais estão em construção no país?
Não tenho a certeza.. mas muitos! Barcelos tambem tem projectado o seu! :)Em cada cidade que visito é escolas em renovação e hospitais novos, não é que ache mal, mas parece que Portugal encontrou uma mina algures!
sjay January 17th, 2010, 04:33 PM O hospital de Braga vai servir uma população que é 3 ou 4x a população
Errado. Há alguns serviços que não se justificam em Braga porque são poucos os utentes e esses podem estar concentrados numa única unidade que sirva um região maior (tipicamente no Porto). Na Madeira isso não pode ser feito, logo esses serviços tem de existir mesmo que tenham poucos utentes
sjay January 17th, 2010, 04:36 PM Não tenho a certeza.. mas muitos! Barcelos tambem tem projectado o seu! :)Em cada cidade que visito é escolas em renovação e hospitais novos, não é que ache mal, mas parece que Portugal encontrou uma mina algures!
se não se faz é porque não se faz, se se faz é porque não se deveria fazer porque estamos em crise.
Pergunta, se não fossem estas obras, onde estaria o sector de costrução e actividades anexas neste momento?
Wolf2009 January 17th, 2010, 04:46 PM se não se faz é porque não se faz, se se faz é porque não se deveria fazer porque estamos em crise.
Pergunta, se não fossem estas obras, onde estaria o sector de costrução e actividades anexas neste momento?
Acho que tens razão, e ainda haviam mais desempregados, se não fosse isso!
Concordo com a modernização e requalificação das escolas e com a modernização e construção de novos Hospitais.
As actuais infraestruturas estavam obsuletas e sobrelotadas.
Wolf2009 January 17th, 2010, 04:47 PM Não tenho a certeza.. mas muitos! Barcelos tambem tem projectado o seu! :)Em cada cidade que visito é escolas em renovação e hospitais novos, não é que ache mal, mas parece que Portugal encontrou uma mina algures!
Esses hospitais estão naquele plano onde estão este hospital e os da AML?
faialense January 17th, 2010, 09:47 PM O hospital de Braga vai servir uma população que é 3 ou 4x a população
À volta de Braga há hospitais em Guimarães, V.N.Famalicão, Trofa, Viana do Castelo... E dezenas deles no Porto. Especializados e de topo a nível europeu.
A Madeira tem o Centro Hospitalar do Funchal, pior que o actual S.Marcos, único hospital da ilha e a servir uma população de 300 000 habitantes.
Qualquer situação mas complicada e lá vai o desgraçado do paciente evacuado num TAP ou Aviocar da FA para Lisboa...
Este é o hospital que a Madeira precisa e que deverá ser construido na freguesia de Sta.Rita, no Funchal:
http://3.bp.blogspot.com/_B7C_b2lu8mM/SeQCKUjnt5I/AAAAAAAAAOE/z8CZJVSZ17c/s400/z8.jpg
Wolf2009 January 18th, 2010, 10:04 PM Alguém sabe quando o Hospital Central de Braga está concluído e quando vai ser inaugurado?
Karlussantus February 4th, 2010, 02:03 PM Alguém sabe quando o Hospital Central de Braga está concluído e quando vai ser inaugurado?
Segundo o site será em Maio de 2011.
http://www.escalabraga.pt/
Aqui ficam algumas imagens do Novo Hospital.
Visto do Sameiro
Como não ha heli, fui eu la acima :D
http://i201.photobucket.com/albums/aa261/StrangeLESI/P20101882.jpg
Visto da zona do "Areal"!
http://img693.imageshack.us/img693/1566/img1812j.jpg
http://img2.imageshack.us/img2/9776/img1811ym.jpg
http://img718.imageshack.us/img718/6416/img1810i.jpg
http://img714.imageshack.us/img714/8161/img1809.jpg
Visto da "Circular" junto ao Braga Retail Center
http://i872.photobucket.com/albums/ab283/tonynho/DSC05586.jpg
Luis87 February 4th, 2010, 02:19 PM Muito bom! :drool:
Rui_Magalhaes February 5th, 2010, 02:55 AM Essas fotos parecem-me mais em Sete fontes do que no Areal, eheh
Muito boas
Wolf2009 February 7th, 2010, 01:14 PM Boas fotos e obrigado pelas informações.
Sem Eira nem Beira February 7th, 2010, 02:28 PM É enoooooooooooorme! E será com certeza um hospital muito moderno, capaz de prestar cuidados de saúde com qualidade. Não me importava nada de trabalhar lá quando acabar o curso em breve. XD
Karlussantus April 8th, 2010, 01:54 PM http://www.correiodominho.pt/images/16066_230x180.jpeg
Atraso nos acessos ao novo hospital preocupa Escala Braga
A treze meses da inauguração do novo Hospital Central de Braga, a construção dos respectivos acessos ainda não se iniciou, situação que está a causar muita preocupação à comissão executiva do grupo Escala Braga.
Hugo Meireles, presidente da comissão executiva da empresa gestora do Hospital, manifestou ontem esperança de que os acessos estejam concluídos até 9 de Maio de 2011, data confirmada para a abertura da nova unidade hospitalar, em Gualtar, embora as obras da futura via ainda não tenha sido adjudicadas. “O projecto foi aligeirado em relação à versão inicial, há menos obras de arte, mesmo assim é para nós preocupante porque sabemos que em Portugal estes processos são normalmente demorados”, afirmou Hugo Meireles.
Numa conferência de imprensa em que fez o balanço da actividade desenvolvida pelo Hospital de Braga nos primeiros três meses deste ano, o administrador revelou que reúne na próxima semana com o vereador da câmara de Braga responsável pelo dossiê dos acessos ao novo hospital.
O novo hospital, que é construído pelo consórcio Escala Braga ao abrigo de uma parceria público-privado, está em fase adiantada, alertando Hugo Meireles para os prejuízos que decorrerão da não conclusão dos acessos na data da entrada em funcionamento. “Se o novo hospital não começar a ser explorado no dia 9 de Maio de 2011, haverá prejuízos”, considerou.
É a câmara de Braga que está a desenvolver o projecto de execução da futura via, cabendo à empresas Estradas de Portugal a concretização da empreitada para garantir as acessibilidades ao novo hospital.
Menos espera, mais produção
No balanço feito à actividade assistencial desenvolvida nos primeiros três meses deste ano, a comissão executiva do Hospital de Braga destacou a contratação de mais de cem no vos colaboradores, sobretudo na área de enfermagem, mas também em especialidades médicas como a cirurgia vascular que passou de um para três especialistas, decorrendo o processo de contratação de mais dois até ao final do ano. “Dentro das condições” proporcionadas pelos espaços do ex-Hospital de S.Marcos, “foi possível melhorar as instalações da consulta externa e da Urgência”, destacou o presidente da comissão executiva.
No dia 16 de Abril é inaugurado o Hospital de Dia Médico. A comissão executiva destaca também o aumento da produção do hospital, desde que passou a gestão em regime público-privado, dando Hugo Meireles como exemplo a evolução registada no bloco operatório: de uma ocupação inferior a 50 por cento em 2009, está ocupado actualmente a 75 por cento.
“Até meados do ano, deverá ter uma ocupação quase completa”, acrescentou o presidente da comissão executiva.
Para o aumento da produção do bloco operatório contribuiu a criação de uma nova sala e de um novo posto de recobro, bem como a decisão de realizar cirurgias aos sábados de manhã.
A implementação do projecto “One day surgery” permitiu, por outro lado, um aumento substancial das cirurgias de ambulatório com possibilidade de pernoita.
“One day sugery” já possibilitou o recobro nocturno de 205 doentes, 135 dos quais da especialidade de cirurgia vascular.
A administração hospitalar deu nota do início de um processo de “limpeza” das listas de espera para consultas externas e anunciou para breve uma central de contactos telefónicos “outbound”, com o objectivo de combater as faltas às marcações de cirurgias e consultas.
Desde que tomou conta da gestão do Hospital de Braga, Escala Braga aumentou em 16 camas a capacidade de internamento.
http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=26192
Preocupação vai ser transmitida à Câmara Municipal de Braga
http://diariodominho.pt/sim/biblioteca/publicacoes_online/36983/hospitalnovo.jpg
Gestor do novo hospital teme não ter acessos na inauguração
A administração do Hospital de Braga revelou-se ontem «muito preocupada» por ainda não haver nenhum decisão quanto à construção da variante de ligação à nova unidade hospitalar. Os receios da equipa que representa o Grupo José de Mello Saúde na parceria público-privada prendem-se com a possibilidade da obra não estar concluída a tempo da inauguração do novo hospital, que é apontada para o dia 9 de Maio do próximo ano. Esta preocupação vai ser transmitida à Câmara de Braga e à Estradas de Portugal.
Texto, Joaquim Martins Fernandes
Foto,
Publicado a 08-04-2010
http://www.diariodominho.pt/noticia.php?codigo=36983
Quero ver como o IPPAR e o Plano de Pormenor das Sete Fontes, vão proteger o monumento...
Degolador April 8th, 2010, 09:25 PM ^^ :lol: o ppl da Escala Braga deve ter lido o meu post.
Rui_Magalhaes April 10th, 2010, 02:22 AM 9 de Abril de 2010
http://img42.imageshack.us/img42/9372/fotografia0013.jpg (http://img42.imageshack.us/i/fotografia0013.jpg/)
http://img695.imageshack.us/img695/9650/fotografia0014.jpg (http://img695.imageshack.us/i/fotografia0014.jpg/)
http://img402.imageshack.us/img402/2973/fotografia0015.jpg (http://img402.imageshack.us/i/fotografia0015.jpg/)
Viriatuus April 10th, 2010, 09:29 PM Não está a ficar um bocado pobre em termos de acabamentos?
Arpels April 11th, 2010, 10:45 PM tremendo, ainda falta um pouco para que se possa concluir algo sobre os acabamentos Viriatuus :sly:
Portvscalem April 12th, 2010, 07:00 PM Ai caramba... é enorme...
Braga nuns anos vai ficar diferente..
brc20 April 12th, 2010, 07:16 PM Na minha opinião esta fachada nunca me seduziu muito, pelo contrário, as alas do hospital sempre me pareceram mais conseguidas; o revestimento desta fachada é muito cinzento e tem uma forma estranha, nomeadamente do lado direito, mas isto são gostos e ainda é cedo para se tirarem conclusões definitivas.
Karlussantus April 12th, 2010, 08:03 PM Na minha opinião esta fachada nunca me seduziu muito, pelo contrário, as alas do hospital sempre me pareceram mais conseguidas; o revestimento desta fachada é muito cinzento e tem uma forma estranha, nomeadamente do lado direito, mas isto são gostos e ainda é cedo para se tirarem conclusões definitivas.
Ali vai ter contraste entre branco e preto (ou quase preto).
brc20 April 13th, 2010, 01:11 AM Karlus mas esse render mostra bem que o projecto em construção está a ficar diferente, a fachada mais escura já se encontra quase completa e está bastante diferente, está muito mais transparente e clara. Espero então que não esteja completa!
sjay April 13th, 2010, 10:29 AM não sabes o que vai levar por cima! Adoro quando se opinia sobre uma construção que vai a meio, como se já estivess completa
Karlussantus April 14th, 2010, 04:19 PM Parece-me que naquela fachada ainda falta muita coisa, pelo menos a julgar pelos renders e pela maquete.
Uns renderzitos que aparecem á entrada do site da Edifer:
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-3.jpg
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-1.jpg
http://i168.photobucket.com/albums/u198/basofe/hbraga-2.jpg
...e a maqueta (ainda não apareceu neste tópico)
http://www.josedemellosaude.pt/resources/PPP/maquete_braga.gif
http://bmm-arquitectos.com/projects/ProjectFotos/Health/Hbraga/Hbraga2.gif
http://bmm-arquitectos.com/projects/ProjectFotos/Health/Hbraga/Hbraga1.gif
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_2.jpg
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_3.jpg
http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_03_4.jpg
http://www.diariodominho.pt/sim/biblioteca/fotografia/socrteshospital.jpg
Hoje surgiu a seguinte notícia no Publico:
Acessos ao novo hospital de Braga construídos por ajuste directo para contornar atrasos
Por Samuel Silva
O ajuste directo foi a forma encontrada para acelerar a construção dos acessos ao novo hospital de Braga, cuja abertura está prevista para Maio do próximo ano
A variante de acesso ao novo hospital de Braga vai ser construída por uma empresa a contratar por ajuste directo. Esta foi a forma encontrada para ultrapassar os atrasos que a empreitada apresenta. A pouco mais de um ano da inauguração da unidade de saúde, o projecto final desta ligação rodoviária ainda não está no terreno, o que já motivou críticas da parte da administração hospitalar.
O hospital ficará pronto no início de Maio do próximo ano e poderá, desta forma, ter as condições necessárias para receber os doentes que serão transferidos do antigo hospital de S. Marcos. "O protocolo entre o município de Braga e a Estradas de Portugal está a ser reformulado, redefinindo responsabilidades e salvaguardando que as partes envolvidas se comprometem na execução, em tempo, dos acessos", assegura fonte da empresa pública.
O recurso ao ajuste directo para concretizar a obra vai permitir acelerar um processo que tem avançado lentamente nos últimos meses. O projecto inicial já foi reformulado uma vez, mas nos últimos meses necessitou de novos ajustes. O atraso face ao calendário previsto para a intervenção tem agora uma solução. "Considera-se haver justificação para a aplicação do ajuste directo ao caso presente", afirma ao PÚBLICO a Estradas de Portugal.
A decisão da empresa pública surge uma semana depois de o presidente da comissão executiva do hospital de Braga, Hugo Meireles, ter demonstrado "grande preocupação" com os atrasos nas obras dos acessos. Em Maio do próximo ano a unidade de saúde está pronta e, para o administrador, "seria natural que a obra já estivesse em fase de execução".
"Para nós é preocupante, porque sabemos que em Portugal este tipo de processos são demorados e sujeitos a impugnações", afirmou, então, Meireles. Mas as preocupações do gestor do hospital de Braga estão desenquadradas, uma vez que a declaração de interesse público de toda a empreitada do hospital inviabiliza qualquer possível obstáculo legal ao processo.
A construção da variante de acesso ao hospital pode assim avançar durante o próximo ano, recuperando o tempo perdido por um processo que se vem arrastando, envolto em indefinições e polémicas. O traçado previsto para essa ligação atravessava o complexo de abastecimento de água do século XVI das Sete Fontes, o que motivou protestos da sociedade civil bracarense.
A Estradas de Portugal teve que redefinir o perfil da variante e a solução encontrada permitiu afastar a ligação rodoviária do complexo monumental. A reformulação foi também motivada por alterações ao projecto do hospital, que foram recentemente introduzidas pelo consórcio privado que gere a unidade. Deste modo, nos últimos meses, foi necessário proceder à actualização dos estudos ambientais. Fechado este dossier, a variante deverá ser adjudicada até ao Verão.
Os acessos ao hospital de Braga vão fazer-se a partir da circular urbana da cidade, com a qual será estabelecida uma ligação desnivelada através de um nó estabelecido por uma rotunda, junto do BragaParque.
http://jornal.publico.pt/noticia/08-04-2010/acessos-do-novo-hospital-de-braga-estao-atrasados-19148386.htm
Ou seja a partir de agora é praticamente impossível alterar o traçado... resta saber se foi realmente desviado.
Vendo a imagem de satélite do local e o projecto que estava previsto, só vejo dois desvios possíveis, mas que implicavam sempre que o traçado em quase 1km não fosse uma "verdadeira" Variante, ficava algo do estilo da Variante da Encosta em Braga.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/Possveisdesvios.jpg
Wolf2009 April 14th, 2010, 05:16 PM Boas notícias.
Miguel Portela April 14th, 2010, 07:37 PM Na minha modesta opinião preferia dois Hospitais de 400 camas que um de 800. Um em cada lado da cidade.
Um mais universitário e outro normal. Um assim tão grande é muito difícil de gerir.
Aquela zona da universidade vai aumentar exponencialmente de transito em contra partida acho que o centro vai ficar com bem menos carros.
sjay April 14th, 2010, 08:12 PM Na minha modesta opinião preferia dois Hospitais de 400 camas que um de 800. Um em cada lado da cidade.
Um mais universitário e outro normal. Um assim tão grande é muito difícil de gerir.
Aquela zona da universidade vai aumentar exponencialmente de transito em contra partida acho que o centro vai ficar com bem menos carros.
Acho que é exactamente o contrário. Só num hospital grande é que se conseguem justificar determinado tipo de equipamentos. Passavas a ter 2 hospitais em que não havia tanta confusão (concordo), com mais mais facil gestão (concordo), mas muitos equipamentos não haveriam porque nenhum dos dois era suficientemente grande para os ter
brc20 April 15th, 2010, 11:47 AM Parceria para Hospital de Braga custa 1,4 mil milhões ao Estado
10 Abr 2010
Joaquim Martins Fernandes
A Parceria Público-Privada criada para a gestão e construção do novo Hospital de Braga vai custar aos cofres públicos cerca de 1,4 mil milhões de euros. Este é o valor da estimativa que o Governo fez incluir no contrato de gestão da parceria celebrada com o consórcio Escala Braga, mas que não leva em conta a actualização anual segundo a taxa de inflação nem eventuais acertos por quebra ou aumento da produção hospitalar.
Diário do Minho
Império-CostaAzul April 15th, 2010, 02:40 PM O Hospital està a ficar muito bem.
Karlussantus April 19th, 2010, 10:00 PM Colocado no Bracarae. (http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=5&p=33153#p33153)
uns fotos tirados durante páscoa
http://static.panoramio.com/photos/medium/33948007.jpg
http://www.panoramio.com/photo/33948007
http://static.panoramio.com/photos/medium/33948075.jpg
http://www.panoramio.com/photo/33948075
http://static.panoramio.com/photos/medium/33948030.jpg
http://www.panoramio.com/photo/33948030
http://static.panoramio.com/photos/medium/33948553.jpg
http://www.panoramio.com/photo/33948553
http://static.panoramio.com/photos/medium/34224164.jpg
http://www.panoramio.com/photo/34224164
http://static.panoramio.com/photos/medium/34153461.jpg
http://www.panoramio.com/photo/34153461
http://static.panoramio.com/photos/medium/33948457.jpg
http://www.panoramio.com/photo/33948457
brc20 October 12th, 2010, 11:44 PM Novo Hospital pronto dentro do prazo
Braga2010-10-12
autor-Miguel Viana
O novo hospital de Braga vai estar pronto dentro do prazo, ou seja, em Maio do próximo ano. A promessa foi feita ontem pelo administrador executivo do grupo Escala Braga, proprietário da unidade de saúde.
Um facto que deixou satisfeitos os deputados do PS na Assembleia da República, eleitos por Braga, que ontem visitaram as instalações da nova unidade de saúde.
“Estão a ser cumpridos os prazos, e em Maio do próximo ano os habitantes do distrito de Braga, e da região, vão poder dispor destas novas instalações, que são umas instalações modernas e com bons equipamentos”. disse António José Seguro, que foi cabeça de lista pelo PS nas últimas eleições legislativas.
As instalações propriamente ditas estão praticamente concluídas, procedendo-se em breve à colocação dos aparelhos e do mobiliário.
Mais atrasados estão os acessos à unidade hospitalar, mas os deputados querem crer que estão prontos brevemente. “Vamos endereçar as perguntas necessárias junto da Estradas de Portugal (empresa responsável pela construção dos acessos). É uma coisa que vamos fazer ainda esta semana, para que o hospital não fique prejudicado na sua abertura.”
Empregos garantidos
Outra das preocupações colocadas à administração do hospital, foi a manutenção dos postos de trabalho. “Tem havido um recrutamento de mais trabalhadores e o saldo entre aqueles que saem e os que são contratados é um saldo positivo. Em relação às transferências dos trabalhadores do antigo hospital para este, os direitos estão a ser respeitados. Estou convencido de que com bom senso e respeito pelos trabalhadores, as coisas vão ser alcançadas. Nenhum funcionário é prejudicado nos seus direitos” referiu.
Correio do Minho
Deputados socialistas prometem defender direitos do trabalhadores do S. Marcos
12 Out 2010
Joaquim Martins Fernandes
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Braga manifestaram ontem a sua irredutibilidade na defesa dos direitos dos funcionários do hospital de Braga. A questão, que está a “aquecer” o processo de transição para o novo hospital, esteve em cima da mesa da reunião de ontem entre os parlamentares socialistas e o presidente da Comissão Executiva que administra a unidade hospitalar bracarense, encontro que introduziu uma visita às obras de construção da nova unidade de saúde.
Diário do Minho
Karlussantus November 3rd, 2010, 04:34 AM Variante ao novo hospital arrancou em contra-relógio
A futura variante de acesso ao novo hospital de Braga começou ontem a ser construída. Seis meses é o tempo que a Obrecol vai tentar cumprir, um prazo «apertado face à dimensão e complexidade» desta empreitada, que mais curto se torna devido ao facto de ter que ser feita durante o Inverno. A meteorologia é, assim, a principal condicionante da concretização da ligação à unidade de saúde, que o consórcio “Escala Braga” se propõe abrir em Maio próximo, mas cuja via de acesso se poderá estender até Julho.
http://www.diariodominho.pt/conteudo/41219/Variante%20ao%20novo%20hospital%20arrancou%20em%20contra-rel%C3%B3gio
Mantiveram o nome de Variante, mas será mesmo uma Variante em 2x2!? E qual o seu traçado!?!?
Sendo o assunto de interesse dos bracarenses, e tendo a EP tomado conta da obra, não devia já ser público o seu traçado?
Fui pesquisar e encontrei o seguinte.
Já começou a construção dos acessos ao novo Hospital de Braga
Terça, 02 Novembro 2010 17:55
A Estradas de Portugal consignou hoje a empreitada “EN103 – acessos ao Novo Hospital de Braga”.
O empreendimento que agora se inicia consiste na construção da 1ª Fase da Variante à actual EN103.
Esta nova via, com uma extensão de cerca de 700 metros, é constituída por dois Nós articulados entre si e irá possibilitar o acesso mais eficaz e com as melhores condições de segurança ao novo Hospital de Braga.
O valor do investimento para a construção dos acessos ao novo Hospital de Braga é de 8,240 milhões de euros e o prazo de execução dos trabalhos é de 270 dias
http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/pt/noticias/460-ja-comecou-a-construcao-dos-acessos-ao-novo-hospital-de-braga
Ou seja, o traçado antigo mas apenas 700 metros (desde o nó com a circular até ao nó do hospital, onde termina em nó a pseudo-variante), toda a população a Este do Hospital que acederia ao hospital a partir da nova variante, vai afinal confluir para o já congestionado nó das Piscinas, para depois aceder ao Hospital por uma Variante de 700 metros... que acaba "em algures e acaba em nenhures"...
Karlussantus November 23rd, 2010, 02:38 AM Bem, finalmente tive oportunidade de fazer mais algumas fotos. Como se tem debatido muito o percurso e a construção dos acessos ao hospital ficam aqui algumas fotos de hoje à tarde onde se pode ver o complexo das 7 Fontes e a área envolvente: Somente os acessos: http://i1096.photobucket.com/albums/g338/Papaxiclas/acessos.jpg (http://picasaweb.google.com/lh/photo/pJMCm20jwnPHYLGeSCt2ig?feat=directlink) Panoramica hospital/acessos: http://i1096.photobucket.com/albums/g338/Papaxiclas/hospital_acessos.jpg (http://picasaweb.google.com/lh/photo/GOmqzzXeTQOzpPX34OJayg?feat=directlink) e como é natural do complexo hospitalar também: http://i1096.photobucket.com/albums/g338/Papaxiclas/hospital_braga_pan.jpg (http://picasaweb.google.com/lh/photo/kam5PouYXbYx8z3Kdn-NwQ?feat=directlink) http://i1096.photobucket.com/albums/g338/Papaxiclas/hospital_braga.jpg (http://picasaweb.google.com/lh/photo/H5xbPAq3plvAx1iEbmxPuw?feat=directlink)
Colocado aqui no Bracarae. (http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=5&t=31&start=495)
Karlussantus November 23rd, 2010, 02:58 PM Sei que este assunto pouco interessa aos forumers, mas aqui fica.
Tal como coloquei no Facebook, na página das Sete Fontes.
A UAUM lançou o seguinte documento no seu site.
http://www.uaum.uminho.pt/novidades/Info_2010.pdf
Depois de uma leitura do documento, fica evidente que os acessos que estão a ser construidos invadem a área de protecção. O mais grave é que não... existe qualquer estudo arqueológico prévio, e existe apenas o "acompanhamento" por uma empresa que não tem conhecimento sobre a área em questão.
Será que a sociedade bracarense se consegue mobilizar para exigir o devido estudo arqueológico?
Alguém me acompanha na realização de um email, para enviar às entidades competentes?
:)
Miguel Portela November 25th, 2010, 12:14 PM Sei que este assunto pouco interessa aos forumers, mas aqui fica.
Tal como coloquei no Facebook, na página das Sete Fontes.
Alguém me acompanha na realização de um email, para enviar às entidades competentes?
:)
Depende do texto mas em principio tens a minha assinatura.
Karlussantus December 6th, 2010, 11:47 PM Aqui ficam algumas imagens retiradas deste site:
http://www.bmconcept.biz/
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga2.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga3.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga4.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga5.jpg
WOW não conhecia!! :)
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga6.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga7.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/HospitalBraga8.jpg
Não tenham vergonha, podem comentar!! :lol: :lol: :lol:
P.S. Tenho que fazer o email para enviar...
Miguel Portela December 7th, 2010, 01:00 AM É um monstro bonito :D
J.Silva December 7th, 2010, 03:05 PM Aquela foto do interior, quando pensamos que é o interior do hospital, custa acreditar que se situa aqui ao lado em Braga. Instituições publicas deste calibre desculpem as que existem em Portugal, mas só consigo comparar a obras na Europa!
Muito bem!
|
|