View Full Version : REGIONALIZAÇÃO - Sondagem de Satisfação

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 01:15 AM
Muito se falou na regionalização, muito se debateu qual o formato ideal.

Agora que já está pronto (ou quase, já que ainda faltam mover uns threads para os respectivos locais), o que acham? Destas opções votem na que mais se adequa ao que vocês acham.

TeKnO_Lx
March 12th, 2008, 01:42 AM
Era a favor da regionalização, mas não gosto deste modelo! Mas agora já está e está errado. tenho pena que se tenha perdido um boa oportunidade, mas poderemos corrigir daqui a uns anos

Barragon
March 12th, 2008, 01:46 AM
:lol: só podia :lol:

Não têm a culpa que este modelo tenha ganho .. e o pelha é feio :tongue:

TeKnO_Lx
March 12th, 2008, 01:52 AM
outra coisa,

1-onde estão os tal links que diziam que faziam as ligacoes fotos/projectos entre as mesmas regioes?
2-o pessoal não sabe que o majestic é o café serio, muito menos os estrangeiros.
deviam dar essa informação e mudar a nomenclatura do café, para uma cena rasca tipo "café central"

"café central " (chaça etc) e "café majestic" (assuntos serios)

um pouco como no forum espanhol La Barra (discricao) vs Actualidade Economica etc (discricao)

ah e o majestic devia ter link atraves da pagina principal do forum portugues.. e estarem em pé de igualdade os 2´s cafés

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 02:26 AM
^^ defendo a divisao desses dois cafes como dizem.

o que vai acontecer (e eu bem vi isso: 21 viewing cafe / 3 viewing majestic)... eh que mt pessoal entra no cafe e o majestic entra como um apendice apenas. ou seja, o PRINCIPAL vai ser o cafe... e o majestic vai ser "pra de vez em kd".... quando eu acho que ambos deveriam tar em pe de igualdade.

ou seja, como está tá assim:

Café (principal com um apendice secundario).

como deveria estar era:

Chacha (principal pra quem fala de chacha)
Importante (principal pra quem fala de temas importantes).

pé de igualdade pros dois:

até sugiro nomes

Tasca
Majestic

:) que acham? eu acho que este pé de igualdade entre os temas "sérios/chacha" se justifica :)

Barragon
March 12th, 2008, 03:06 AM
Porque não pode ser Café para os assuntos importantes

Tasca para a chacha.

JohnnyMass
March 12th, 2008, 03:16 AM
o papel do majestic ainda poderá mudar, está ainda em fase de testes!;)

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 03:43 AM
^^ barraga

o nome Majestic tá porreiro, porque a propria palavra incute a ideia de seriedade, imponencia e importância.

Até seria giro uma nomenclatura mais elaborada para cada um, e tipicamente usadas. por exemplo:

Majestic Café
Tasca do Manel

agora independentemente das nomenclaturas escolhidas, acho que se deve dar o MESMO destaque a cada um deles, e não uma dentro da outra. ou seja, ambos são temas que não têm a ver com urbanismo, projectos ou transportes. os sérios, e os de brincadeira :) taco a taco, 50/50.

Ricardo Jorge
March 12th, 2008, 04:02 AM
Com a óbvia excepção para o legítimo imaginário dos frequentadores do espaço, a palavra Majestic faz lembrar um nome de uma banda de Power-Metal tipo Manowar ou Sanctuary... ou Blind Guardian ou mesmo Majesty, isto nas pessoas que falem inglês :dunno:

Màjèstíque, como ouvi numa reportagem sobre o sítio (se não fosse a reportagem nunca teria ouvido falar nem saberia que assim era habitualmente pronunciada), faz lembrar um ginásio de danças de salão, ou qualquer coisa que estique, Gymnastique... soa a francês... não está associado nem faz mesmo nada lembrar um espaço de discussão pública no imaginário de 95% dos portugueses e 100% dos estrangeiros. :dunno:

Quanto à pergunta em si, estou algures entre a 1ª e a 2ª opção. Estou satisfeito.

MrAnderson
March 12th, 2008, 04:52 AM
Agora praticamente só venho ao café, o resto está demasiado fragmentado para o meu gosto, e depois o fórum estar por vezes super lento também não dá vontade nenhuma de navegar por ele.

Lino
March 12th, 2008, 05:38 AM
Santa Cruz para assuntos sérios :D , tasca / taberna para a conversa da chacha...
Gosto disto, está arrumadinho. :yes:

Sky11
March 12th, 2008, 06:04 AM
Quando perceber como se abre um thread com poll vou perguntar:

Querem mais polls?
1 - Sim, bué delas, sobre qualquer coisa
2 - Não, tou farto de eleições, votações e outras inquirições
3 - Não sei ou não respondo

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 09:48 AM
Galama, Majestic soa a luxo.

Se for pelo facto dos estrangeiros perceberem... tambem nao me parece que percebam "tasca", ou "cafe". ;) :lol:

Agora se queres algo realmente perceptivel, poderás dar o nome:
- Espaço para conversas sobre assuntos sérios
- Espaço para brincadeiras e assuntos da treta

fora isto não há nada que seja realmente perceptivel. por isso parece-me bem o nome "Tasca" para assuntos da treta, e "Majestic" para assuntos serios. Cada um deles ser um subforum diferente, para que haja igualdade entre os temas serios e de brincadeira, e nenhum deles esteja dentro do outro como apendice secundario ;) E PENSO que o Majestic seja o café de luxo mais amplamente conhecido em Portugal. Já se sabe que não é 100%... mas será por exemplo 70%, e talvez o segundo cafe de luxo mais conhecido seja 50%, ou 60%. por isso, por ser o mais conhecido (penso eu de que), é normal que seja esse o nome. Até porque não ficaria bem "Santa Cruz", ou "Fernando Pessoa", ou algo do género. fica bem uma só palavra... e das tres expressoes que acabei de citar, Majestic é a que incute mais uma noção imediata de "seriedade", "luxo".

Barragon
March 12th, 2008, 12:06 PM
Tanta gente que quer voltar ao modelo anterior :lol:

tcpor
March 12th, 2008, 12:32 PM
Bem, na primeira poll (em que venceu o "Sim" à regionalização do fórum) eu votei "Não". Depois, e um pouco contra a minha vontade (porque continuo a achar "Não"), acabei por votar no projecto que... perdeu (Ou seja, cada tiro, cada melro. Falhei em todas! Ainda bem que não jogo no totoloto! :lol:).

Agora, sinto-me um pouco perdido. Só para terem a noção, só à cerca de 30 minutos descobri o Majestic! :ohno:

Mas isto vai lá! Com um pouco de paciência e clarividência eu vou lá chegar! "Agora já está"... ;)

PS: Ah, já agora digo-vos que fiquei um pouco desapontado com uma situação: pensava que isto da regionalização era para criar um sub-fórum próprio de Portugal, fora dos Euroscrapers... :|

fernao
March 12th, 2008, 12:55 PM
Bem, na primeira poll (em que venceu o "Sim" à regionalização do fórum) eu votei "Não". Depois, e um pouco contra a minha vontade (porque continuo a achar "Não"), acabei por votar no projecto que... perdeu (Ou seja, cada tiro, cada melro. Falhei em todas! Ainda bem que não jogo no totoloto! :lol:).

exactamente como eu :)

agora ainda me estou a adaptar mas comeca a parecer-me que ha' subforuns a mais... por exemplo, o majestic nao me convence... o nome 'e pouco importante, mas haver dois cafes? nao havia necessidade...

daniel322
March 12th, 2008, 01:19 PM
continuo a não concordar com a regionalização e com o modelo adoptado :D mas pronto, agora já tá..

Barragon
March 12th, 2008, 01:44 PM
Tanto o caso dos Cafés/Majestic como o caso de sairmos dos euroscrapers está a ser negociado :okay:

Se existirem mais sugestões não tenham receio de as propor :D

pauloluso
March 12th, 2008, 02:32 PM
Isso agora tá lento a brava. Os threads demoram muito tempo a abrir desde as alterações. Já tentei em 3 PCs differentes e 2 redes.

Quanto a estrutura, não desgosto por completo, mas vai de certeza dificultar a visualização de threads interessantes por ter que abrir cada pasta para verificar o que há de novo.:bash:

Há zonas que vão ficar para trás.

Pelha
March 12th, 2008, 02:38 PM
Não têm a culpa que este modelo tenha ganho .. e o pelha é feio :tongue:

:lol:

Bluesence
March 12th, 2008, 03:17 PM
Eu estou insatisifeito, aquilo que eu pensava que iria acontecer aconteceu que foi estarmos todos muito dispersos. Se antigamente quando eu queria ver os threads de projectos, fotos ou noticias bastava-me abrir "Projectos e Construção" e "Café" em duas janelas e estava. Agora tenho que abrir 10 JANELAS, para ter uma ideia do que se passa em todas a regiões.

JohnnyMass
March 12th, 2008, 03:21 PM
eu sinceramente acho que esta poll é desnecessária, já tanto se discutiu sobre isto... já toda a gente disse que concordava ou discordava, já tivemos dois meses de polls e ainda fazem mais??? Para dizer o mesmo?:nuts: Daniel, não tens mais nada que fazer?

pauloluso
March 12th, 2008, 04:55 PM
Eu estou insatisifeito, aquilo que eu pensava que iria acontecer aconteceu que foi estarmos todos muito dispersos. Se antigamente quando eu queria ver os threads de projectos, fotos ou noticias bastava-me abrir "Projectos e Construção" e "Café" em duas janelas e estava. Agora tenho que abrir 10 JANELAS, para ter uma ideia do que se passa em todas a regiões.

É o mesmo problema que sinto, embora realmente os temas estejam melhor organizados.
E o facto do forum ter-se tornado extremamente lento a abrir as paginas não ajuda.:ohno:

Francisco91
March 12th, 2008, 05:21 PM
No meu computador não noto lentidão.

daniel322
March 12th, 2008, 05:39 PM
esse foi o problema que tal como tu tb eu tinha alertado antes de se fazer a regionalização.. torna-se aborrecido andar para trás e para a frente em tantas janelas. eu quase só tenho visto os subforuns as fotos e projectos da minha zona, pois não tenho paciencia para andar a saltar entre os diversos subforuns..

Ricardo Jorge
March 12th, 2008, 06:22 PM
E PENSO que o Majestic seja o café de luxo mais amplamente conhecido em Portugal. Já se sabe que não é 100%... mas será por exemplo 70%, e talvez o segundo cafe de luxo mais conhecido seja 50%, ou 60%.
:shocked:

Barragon
March 12th, 2008, 06:48 PM
:hilarious

Arpels
March 12th, 2008, 08:32 PM
:shocked: entendi-te :)

daniel322
March 12th, 2008, 08:50 PM
..como andas enganado danny..

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 09:21 PM
Isso agora tá lento a brava. Os threads demoram muito tempo a abrir desde as alterações. Já tentei em 3 PCs differentes e 2 redes.

Quanto a estrutura, não desgosto por completo, mas vai de certeza dificultar a visualização de threads interessantes por ter que abrir cada pasta para verificar o que há de novo.:bash:

Há zonas que vão ficar para trás.

por acaso reparei que isto agora tu muito lento. cada post, cada espera. cada edit, cada espera. raisparta!

_Rick_
March 12th, 2008, 09:45 PM
Pois, é o mesmo sentimento que tenho tido. Não voto na poll porque o "nunca fui a favor" não me descreve bem.

No inicio achei que não era necessária a regionalização. Achei que o que estava não era mau e por isso não havia necessidade de mexer e que os beneficios não superavam os maleficios.

Depois ganhou a regionalização e pensei "bem tudo bem. Vamos lá a isso. Pode ser positivo" e até participei na discussão de modelos e afins e fiquei entusiasmado.

No entanto agora concretizado confesso que já começo a ver alguns dos meus temores a concretizar-se.

Quanto à lentidão pensei que fosse só eu mas pelos vistos não. Isso acoplado com o maior numero de areas a verificar fez com que a vontade e o tempo para verificar todas as regiões seja menor. Confesso que me tenho ficado maioritariamente por Lisboa quando antigamente verificava regularmente coisas de outras zonas.

Mas pronto. Foi o que foi decidido pela maioria por isso, mal ou bem, já está.
A experiencia ainda é bastante nova e espero adaptar-me com o tempo.

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 09:52 PM
Quanto à lentidão pensei que fosse só eu mas pelos vistos não. Isso acoplado com o maior numero de areas a verificar fez com que a vontade e o tempo para verificar todas as regiões seja menor. Confesso que me tenho ficado maioritariamente por Lisboa quando antigamente verificava regularmente coisas de outras zonas.

^^ eu disse que isto ia acontecer!!!!!!!! ;) és tu e a maior parte. fica na sua zona, somente ;)

JohnnyMass
March 12th, 2008, 09:54 PM
o facto de haver regiões que teriam menos visitas era de todos conhecido e a principal razão porque sempre fui contra a regionalização. vamos ver agora se as teorias de alguns se confirmam e vamos ter mais membros dessas regiões.;)

quanto à lentidão do fórum... acham mesmo que é pela nova configuração do fórum português?:lol: já experimentaram andar pelos fóruns internacionais?;) julgo que a lentidão também se manifesta por lá...;)

TeKnO_Lx
March 12th, 2008, 10:01 PM
na verdade o modelo 2 iria contrariar as criticas dos que dizem que são muitas janelas

é um modelo muito mais prático e funcional e daria para as pessoas verem os p/C e Fotos de todo o pais de forma muito mais facil

julgo que nunca será tarde para voltar a atrás, mas a minha imagem já está bastante "queimada" por estas bandas e os moderadores são demasiado orgulhosos para ver alguns problemas obvios (dai tentarem "abafar"/desvalorizar este thread). até porque todos estiveram a favor do modelo 1..

este modelo curiosamente promove que os membrOs saem muito menos das suas regioes, porque tem que estar em 2s subforuns, quando poderiam muito bem estar em 1 (modelo 2)

depois mais tarde, poderia-se criar subforuns regionais de fotos.

cada um tem o que mereçe, mas tenho pena que as coisas tenham decorrido deste modo, porque sempre quis o melhor para este espaço e tentei sempre avisar das maiores vantagens relativas do modelo 2 (que afinal só é seguido por 99% dos foruns estrangeiros..)

pauloluso
March 12th, 2008, 10:02 PM
o facto de haver regiões que teriam menos visitas era de todos conhecido e a principal razão porque sempre fui contra a regionalização. vamos ver agora se as teorias de alguns se confirmam e vamos ter mais membros dessas regiões.;)

quanto à lentidão do fórum... acham mesmo que é pela nova configuração do fórum português?:lol: já experimentaram andar pelos fóruns internacionais?;) julgo que a lentidão também se manifesta por lá...;)

Pesoalmente, também não tenho paciencia para andar a abrir todos os temas enquanto até agora explorava um bocado de cada um.
Vou-me limitar a zona de Lisboa. Pena porque se descobria sempre uns temas interessantes como as tuas fotos do parque Peneda-Geres.
Com a lentidão que existe a abrir paginas, então, desisto.
Pode ser que com o tempo me acostuma:nuts:

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 10:08 PM
kkr regionalização limita as pessoas às suas zonas!

eu disse isto 2 ou 3 vezes, em ocasioes diferentes, ao longo do "hard way to" regionalizaçao.

_Rick_
March 12th, 2008, 10:11 PM
Pesoalmente, também não tenho paciencia para andar a abrir todos os temas enquanto até agora explorava um bocado de cada um.
Vou-me limitar a zona de Lisboa. Pena porque se descobria sempre uns temas interessantes como as tuas fotos do parque Peneda-Geres.
Com a lentidão que existe a abrir paginas, então, desisto.
Pode ser que com o tempo me acostuma:nuts:
^^ Pois. É disso que tenho pena. Sei que vão-me escapar threads que se os apanhasse não hesitaria em ir ver e participar.

Não sei ao que se deve a lentidão. Pode ser que melhore. :dunno:
Como via esporadicamente o Além fronteiras e o UPC, antes basicamente tinha a informação distribuida em 5 zonas. Não custava nada rapidamente verificar todos os threads novos.
Agora essas zonas estão em 20 espaços :nuts:. Faz diferença a velocidade do forum por essa razão.
Mas pronto. Está feito e vamos passar á frente.

Em relação ao café:
Bem eu apoiei o nome Majestic quando foi proposto. Para mim era uma referência como outra qualquer e achei piada. No entanto parece trazer alguns dissabores. E Daniel desculpa dizer-te, (provavelmente nem foi intencional) mas a tua frase de o Majestic estar acima dos outros não ajudou nada a acalmar o sentimento dos outros :|. Principalmente quando usas o facto de espaço Fernando Pessoa não ficar bem por ser 2 palavras. Para além do Santa Clara, a Brasileira e o Martinho da Arcada é que são famosos.

Acho também que não é adequado chamar a um Majestic (referencia real de renome) e a outro "Tasca do Manel". Se usamos uma referencia dessas para um (que acho bem) então porque não usar também para uma boa para o outro:dunno:? Existem certamente nomes disponiveis. Por exemplo "Ginginha do Rossio" ou simplesmente "Ginginha".
Contrasta bem Café de luxo de tertulias com bar de bebida (fechado pela ASAE :lol:)

TeKnO_Lx
March 12th, 2008, 10:14 PM
kkr regionalização limita as pessoas às suas zonas!

eu disse isto 2 ou 3 vezes, em ocasioes diferentes, ao longo do "hard way to" regionalizaçao.

claro. mas este modelo promove ainda mais a "regionalização" do que propriamente o modelo 2 devido á dispersão da região em 2s subforuns

o que não deixa de ser curioso sabendo-se do "grande medo da regionalização" e a tentativa contrária de que , este modelo 1 iria promover a "tematização"

saiu o tiro pela culatra..

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 10:19 PM
^^ mas se se dividisse

Norte, Porto, Centro, Lisboa, Sul, Ilhas.... e DENTRO de cada uma dessas divisoes se colocasse [Fotos, Projectos, Transportes, Outros Temas], iriamos ter DE FACTO uma EXCELENTE organização, mas uma divisão ACÉRRIMA, por outro lado :S

"eu sou de lisboa, tenho tudo de lisboa aqui.. fotos, projectos, transportes, outros temas... tudo o que eh preciso sobre a minha terra. ponho a secçao lisboa nos favoritos... e kd vier ca da proxima vez nem passo pela pagina principal. tenho tudo o k kero aki"

olha admite lá que isto poderia acontecer ;) serias parcial se dissesses que NINGUÉM ia fazer isso. ja sei que alguns nao fariam... mas outros sim. (e dei o exemplo lisboa, mas poderia ter dado de kkr outra zona).

Ondas
March 12th, 2008, 10:23 PM

Esse é para mim o maior problema :(

O problema é que também afecta quem cria os threads, pois passa a ter menos visitas :(

Embora esteja confiante que este modelo traga mais pessoas para o fórum ;)

TeKnO_Lx
March 12th, 2008, 10:24 PM
^^ mas se se dividisse

Norte, Porto, Centro, Lisboa, Sul, Ilhas.... e DENTRO de cada uma dessas divisoes se colocasse [Fotos, Projectos, Transportes, Outros Temas], iriamos ter DE FACTO uma EXCELENTE organização, mas uma divisão ACÉRRIMA, por outro lado :S

"eu sou de lisboa, tenho tudo de lisboa aqui.. fotos, projectos, transportes, outros temas... tudo o que eh preciso sobre a minha terra. ponho a secçao lisboa nos favoritos... e kd vier ca da proxima vez nem passo pela pagina principal. tenho tudo o k kero aki"
olha admite lá que isto poderia acontecer ;) serias parcial se dissesses que NINGUÉM ia fazer isso. ja sei que alguns nao fariam... mas outros sim. (e dei o exemplo lisboa, mas poderia ter dado de kkr outra zona).

por favor este cenário iria acontecer em 2025.. e até podria acpntecer, pelo menos estaria muito melhor organizado do que actualmente

ou ves uma mesma divisão por temas

transportes + 5 foruns regionais
outros temas + 5 foruns reginais

este modelo não faz sentido.. nunca fez. as pessoas votaram em maioria erradamente e ninguém de responsabilidade vai conseguir admitir.. (ganda barraca ..)

Daniel_Portugal
March 12th, 2008, 10:29 PM
outra coisa que estou a reparar é que o numero de cliques para se chegar a todo o lado talvez tenha triplicado, se não mesmo quadriplicado! :D

Com o fórum a fazer-se demorar a cada clique dado, são quatro vezes mais tempo... torna-se demasiado massador ao fim de algum tempo. Isto limita-me a ver exclusivamente o que quero. Porque para ver tudo de uma forma geral como fazia dantes, o tempo necessário é "outrageous", e eu penso para mim mesmo "valerá a pena esperar tanto tempo pra ver coisas que na verdade ate nem me dizem muito?".... é uma pena.... mas isto ta mt pouco ergonómico! estava a contar com melhor, vou-vos ser sincero! :S e pelos vistos mts ja pensam assim. eu bem disse que isto da regionalizaçao ia matar o forum.

relembro que dantes com 1 clique tinhamos À disposiçao TODOS os projectos, back pra ir pra tras. outro clique, e TODOS os transportes apareciam. subforum pra fotos? nao havia. era a pagina principal. mal se entrava no SSC tinhamos logo TODAS as fotos à disposiçao. ate tinhamos o porto e lisboa modern e ancient districts, fotos de coimbra e braga, cities of portugal (ja era um sistema regionalizado de fotos). o mesmo acontecia pros projectos, pros metros e aeroportos, etc.

por vezes a organizaçao tem de ser pensada... porque mais do que organizaçao num forum, eh necessaria outra coisa: ERGONOMIA. pim pam pum tá tudo visto. assim eh preciso pim pim pim pim pam pam pam pam pum pum pum pum.... 2 dias depois ja um gajo ta sem paciencia pra ver tudo como fazia dantes. é a minha opiniao muito sincera.

(e jonny... nao eh nao ter mais nada que fazer.... eh ser participativo e querer saber, a titulo de curiosidade, qual a satisfaçao das pessoas. ate porque sinceramente nao me parece que TU proprio "adores" este modelo por aí além ;) seria chato agora voltar tudo pra tras.... mas se fosse a UNICA forma do forum nao morrer.... bem que valeria a pena! nao que seja o caso claro, estou só a especular. a ver vamos com o tempo ;) agora uma coisa eh certa... eu e muitos (provavelmente todos) ja notaram que isto assim ta mt chato. primeiro porque sao precisos mts cliques, depois pk o pessoal vai pras suas regioes e acabam por ficar la.. depois pk precisam de N de tempo pra ver coisas que dantes tavam à mão TODAS ao mesmo tempo. etc. ta tudo demasiado dividido. pra cada thread que se queira ver sao inumeros cliques (e pior, inumeras esperas) necessarios)

Barragon
March 12th, 2008, 10:37 PM
No meu pc não está lento :D

alentejolover
March 12th, 2008, 10:43 PM
O que o Dani pensa,penso eu tambem...

Barragon
March 13th, 2008, 12:25 AM
Também não são tantos cliques daniel.

Então o que sugerem?

Reflex
March 13th, 2008, 01:01 AM
Podem sempre fazer como eu: bookmark para cada forum e sub-forum. The fastest way to go everywhere!:D

pauloluso
March 13th, 2008, 01:32 AM
Podem sempre fazer como eu: bookmark para cada forum e sub-forum. The fastest way to go everywhere!:D

Eu já uso o QuickLinks e o User CP.
Muito pratico.

A propósito, o forum já tá mais rapido:banana:

Daniel_Portugal
March 13th, 2008, 11:58 AM
É com muita pena minha que vejo o fórum quase morto... :|

Uns não participam nas outras regiões, e cada uma das regiões têm 8 ou 9 posts por dia em fotos e em projectos. A última mensagem no majestic está lá há mais de 24 horas, e nos transportes pouca actualização se vê...

Inicialmente criei este thread só mesmo por pura curiosidade, mas o fórum está completamente moribundo! E penso que a única solução é mesmo voltar atrás, por mais ridículo que pareça, dado o facto de ainda agora se ter alterado. Mas o que é certo é que quando se altera, é para melhor, ou pelo menos para diferente, ao mesmo nível de qualidade. Quando é para pior não vale a pena, e no caso de ser para muito pior (exemplo actual do fórum), então é mesmo mau!

Os moderadores façam o que quiserem, e mantenham como está se quiserem, mas o fórum vai direitinho ao fosso, assim! :( É que depois a falta de movimento e de discussões, levam a que os que ainda persistem, deixem de vir também, e como é óbvio ninguém vai querer estar aqui a fazer monólogos, por isso vai-se embora também. Neste momento fazer um thread é coisa para 10 ou 15 verem (no máximo), e desses só um terço comentar...

A título de curiosidade fui ao fórum francês, que é regionalizado desde há muito tempo, e vi que Paris tem apenas 170 threads, e Lille (4ª ou 5ª cidade), tem somente 6 threads. Só por este exemplo vemos o quão limitador é o sistema de regionalização quando aplicado a um fórum. Estou a falar muitíssimo a sério! Tenho vindo a acompanhar a mudança do nosso espaço nos últimos dias para ver o andamento disto, e o que vejo é uma verdadeira bosta, pouco ou nada apelativa!! Não tarda nada eu desistirei de vir aqui, com muita pena minha, é claro. E tal como eu, outros o farão quase de certeza.

Fica então o meu modesto testemunho, que naturalmente vale o que vale........................................................

fred_mendonca
March 13th, 2008, 12:12 PM
Tens de dar tempo ao tempo! Não podes tirar conclusões precipitadas!

Daniel_Portugal
March 13th, 2008, 12:21 PM
Eu estou a tirar conclusões óbvias, depois de três dias de observação do fórum. Nestes três dias vi uma sucessiva diminuição de participantes, threads e posts, de dia para dia. Vi também já muitos a admitir que se cinjem ao seu espaço. Eu próprio me vejo a fazer isso, também, por vezes. Enfim...

fred_mendonca
March 13th, 2008, 12:27 PM
As pessoas precisam de tempo para se adaptar. O fórum vai a médio prazo (seis meses/ um ano) com este novo modelo atrair mais forumers!

Daniel_Portugal
March 13th, 2008, 12:31 PM
Veremos. Eu gostaria que tivesses razão, neste caso.

Mas tenho as minhas francas dúvidas, para te ser sincero!

tcpor
March 13th, 2008, 12:33 PM
Pois Dani...

O meu comentário já foi aqui colocado. Dou-te razão. Dou-me razão.
Tal como disse, demorei uma enormidade de tempo a encontrar o sub-sub-sub-fórum Majestic. Hoje fui lá deitar os olhinhos e não percebi os temas. Sempre tive ideia que "Futebol" é tema de tasca e "Saúde" é tema de qualidade. Contudo, estão onde estão... :|
Neste espaço de tempo, também é certo que só entrei em duas regiões: Na "minha" (Porto) e na do Norte para discutir... a AMP. Ou seja, ao contrário de antigamente, não comentei nem sequer visionei o que se anda a fazer pelo resto do país.

É claro que, quando temos razão nas nossas ideias, temos o hábito de entrar nesta conversa do "Eu bem disse!" e quando não temos razão optamos pelo silêncio ou por um simples "Vamos esperar mais um pouco". Também tenho ideia que não podemos ser abruptos nas nossas acções devido às consequências, normalmente negativas, que daí advêm. Acho que devemos dar uma semana para ver no que dá.

Por fim, dou uma palavra de apreço à moderação que, diplomaticamente e democraticamente tem-nos deixado desabafar e comentar a actual situação do fórum. É de louvar, principalmente para quem anda em outros fóruns e sabe como, normalmente, agem os moderadores em situações semelhantes. :applause:

TeKnO_Lx
March 13th, 2008, 12:47 PM
há aqui uma questão muito importante que tem a ver com as condicoes de partida do modelo (pressupostos)

alem do modelo escolhido ser pouco prático, parte do principio que todas as regioes tem o mesmo numero de forumers e isso não é verdade.

o outro modelo alternativo partia do principio que cada região teria somente um subforum e depois progressivamente poderia-se criar subforuns dentro destes, caso houvesse forumers suficientes ( modelo espanhol no fundo)

o modelo actual não faz sentido principalmente porque regioes como o Sul ou Ilhas não se justificam 2s subforuns.

ou seja a regionalização (como evolução formal do fórum) não está errada, mas está errado o modelo como já disse 9999 vezes, ou o Fernão

Daniel_Portugal
March 13th, 2008, 12:47 PM
tcpor ^^ Sem qualquer tipo de embirração com os moderadores, isso de criarem problemas com as conversas de foristas normais é pura estupidez. Um moderador que por ser moderador, tenta chefiar um fórum, ou vectar tudo e mais alguma coisa só porque sim, demonstra só e apenas frustração na vida pessoal, e consequente resposta para auto-afirmação. Correndo o risco de parecer desagradável, nenhum moderador tem sequer o direito de contestar (de forma opressiva e censurante) aquilo que é debatido pelos foristas normais, caso o que é debatido seja de forma educada.

Voltando à temática da regionalização, tu, tal como eu, és um outro exemplo do desagrado perante a divisão do fórum, e tal como muitos, da forma como cada um vai somente para a sua região, cortando significativamente o factor "discussão/debate" a todo o espaço, factor esse obviamente fundamental para que um fórum se mantenha vivo! ;)

fred_mendonca
March 13th, 2008, 12:57 PM
O problema é que a regionalização foi organizada de acordo com a estrutura antiga do fórum. Não devia ter sido feito assim. Cada região devia ter um fórum próprio onde se podiam discutir projectos, postar fotos e outras temáticas. Depois tínhamos um café, mantinha-se os T&I e o Além-Fronteiras.

Com está a organização temos de ir a duas secções diferentes para nos inteirarmos do que se passa numa determinada região.

O objectivo da regionalização era unificar todas as discussões referentes a uma região num só fórum.

Daniel_Portugal
March 13th, 2008, 01:18 PM
O que tu estás a dizer é isto.............

[NORTE] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[PORTO] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[CENTRO] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[LISBOA] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[SUL] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[ILHAS] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas

............ e no que toca a organização, fica de facto melhor. Agora eu questiono-me é até que ponto QUALQUER modelo de regionalização seja mau, se aplicado a um fórum! :okay:

Barragon
March 13th, 2008, 01:37 PM
^^ Isso era a loucura :nuts:

Quanto muito só fotos e projectos

Depois além desses terias que ter um subforum que era NACIONAL com fotos e projectos nacionais (aqueles que dão para tudo)

E farias outro com Urbanismo/Território/Demografia

Os TI têm que ser separados por temas, não semos um país tão grande para separar por regiões, além de que estradas passam por várias regiões.

Os outros temas não fazem lá falta.

_Rick_
March 13th, 2008, 01:57 PM
Tal como disse, demorei uma enormidade de tempo a encontrar o sub-sub-sub-fórum Majestic. Hoje fui lá deitar os olhinhos e não percebi os temas. Sempre tive ideia que "Futebol" é tema de tasca e "Saúde" é tema de qualidade. Contudo, estão onde estão... :|

Também achei muito estranho isso :uh:. Se há conversa típica de "tasca" é o futebol.:lol: A ideia com que tinha ficado era que noticias politicas, de cariz social, economicas etc ficariam no Majestic (espaço de tertulias), enquanto que assuntos triviais ficassem no principal. Como tal conversa sobre o campeonato e sobre se o arbitro esteve a roubar ou não, certamente pertence ao café normal.
Mas estamos no inicio. Numa divisão um pouco subjectiva como é o Café normal/ Majestic é normal que hajam threads mal colocados inicialmente.

TeKnO_Lx
March 13th, 2008, 05:14 PM
O problema é que a regionalização foi organizada de acordo com a estrutura antiga do fórum. Não devia ter sido feito assim. Cada região devia ter um fórum próprio onde se podiam discutir projectos, postar fotos e outras temáticas. Depois tínhamos um café, mantinha-se os T&I e o Além-Fronteiras.

Com está a organização temos de ir a duas secções diferentes para nos inteirarmos do que se passa numa determinada região.

O objectivo da regionalização era unificar todas as discussões referentes a uma região num só fórum.

sim, e depois eventualmente criar subforuns dentro dos gerais caso o movimento se justificasse ( mais provavelemten Lisboa/Norte/Porto)

Mas isto somente numa 2º fase e amplamente discutido!

a isto chama-se um CRESCIMENTO PROGRESSIVO E SUSTENTADO, coisa que no actual modelo é uma impossiblidade ( qual o sentido de existirem 2s subforuns para Ilhas e Açores? e no futuro? mais um tema mais um subforum para andarem ás moscas? )

se os moderadores vem que este modelo não faz sentido (é bastante óbvio..) está na altura de reconheçerem o erro, superarem a TEIMOSIA e voltarem atrás. a maioria votou erradamente tal com os moderadores

mas não valem a pena lamentar-se, têm que fazer alguma coisa...

pedrodepinto
March 13th, 2008, 08:37 PM
As pessoas precisam de tempo para se adaptar. O fórum vai a médio prazo (seis meses/ um ano) com este novo modelo atrair mais forumers!

Não me quer parecer. No meu caso, tenho perdido menos tempo com o fórum mas continuo a vir cá todos os dias...

MrAnderson
March 13th, 2008, 11:02 PM
Este organização, se fosse proposta para uma cadeira de interface-gráficas, o aluno tinha chumbado sem grandes duvidas....

Então com o fórum lento, como está agora, é para esquecer mesmo, nem passo do café.

Isto foi um bom exemplo de como a opinhião das pessoas devem ser ouvidas, mas não seguidas cegamente, porque a maioria não passa de palpites sem fundamentação.

Barragon
March 13th, 2008, 11:16 PM
^^ Mas o problema é não passares do café?

Eu tenho abertos vários separadores.

Reflex
March 14th, 2008, 12:51 AM
Julgo que ainda é cedo para tirarmos conclusões. Confesso que está-me a custar ambientar, afinal o número de subforuns aumentou imenso! No entanto vamos dar tempo ao tempo, é possível que as coisas tendam a melhorar.
Convém é termos calma e os pés assentes na terra. Este foi um processo que se arrastou ao longo de 2 meses, com diversas poll e sempre através de escolhas feitas pela maioria votante foi escolhido um modelo. Não podemos é simplesmente ao fim de 2/3 dias começar a pedir para voltar tudo ao mesmo! Vamos antes dar tempo ao tempo!:)

pauloluso
March 14th, 2008, 01:48 AM
Vamos antes dar tempo ao tempo!:)

Es capaz de ter razão. A moderação tem que garantir que o servidor do forum responda mais rapido^^ (sei que não é facil nem se calhar tem poder na matéria:lol:)

É a condição essencial para o novo modelo ser aceite sem problema.

Falo por mim. Há horas do dia que não tenho problemas com o novo modelo, mas quando o forum começa a arrastar-se, já só vou ao essencial.

Neste momento por exemplo, está ótimo. Ontem por esta hora também. Antes das 22h é que estava muito lento.

Reflex
March 14th, 2008, 02:06 AM
Es capaz de ter razão. A moderação tem que garantir que o servidor do forum responda mais rapido^^ (sei que não é facil nem se calhar tem poder na matéria:lol:)

Infelizmente não temos. E de resto o ssc não está mais lento por causa da regionalização no forum português, posso garanti-lo. O(s) servidor(es) é o mesmo para todo o ssc e grande o suficiente, pelo que não faz qualquer problema as alterações no forum português. Os problemas que existem são do ssc geral.;)

Pelha
March 14th, 2008, 02:47 AM
Eu sou sincero, só vou aos foruns relacionados com Lisboa e pouco mais... mataram o forum PORTUGUÊS, parabéns pela fragmentação.

PedroGabriel
March 14th, 2008, 04:02 AM
tb clico directamente em Porto. Ao menos já não se colide tanto!

Daniel_Portugal
March 14th, 2008, 04:08 AM
eu so espero eh que dentro da sua regiao o pessoal nao vá so pra sua cidade :lol: LOL assim a k isto morre de vez!

fonix... voltem-me ao modelo anterior! :lol: cada vez mais se confirma... isto nao vai funcionar!

Ricardo Jorge
March 14th, 2008, 04:48 AM
Infelizmente não temos. E de resto o ssc não está mais lento por causa da regionalização no forum português, posso garanti-lo. O(s) servidor(es) é o mesmo para todo o ssc e grande o suficiente, pelo que não faz qualquer problema as alterações no forum português. Os problemas que existem são do ssc geral.;)

Acho que já é tempo de o Jan decretar uma limpeza geral de posts obsoletos e users-fantasma do SSC. :yes: Isso sim, seria capaz de tornar o fórum mais rápido! :okay:

Barragon
March 14th, 2008, 11:58 AM
^^ Isso é verdade.

A votação está simétrica :lol:

nprc
March 14th, 2008, 07:25 PM
Com tanta sub-divisão, acabo por entrar sempre nos sub-foruns do Porto, com isso ate já começo a ter saudades dos ressabiados da Capital do Império a vir meter nojo nos tópicos do Porto. Ate o contrariado do Sotavento ja nem sei onde anda, carago... :lol::lol:

Arpels
March 14th, 2008, 09:01 PM
e o vice versa tb tens saudades? :sly:

Ondas
March 14th, 2008, 09:08 PM
Para dizer a verdade, eu era a favor da regionalização e votei neste modelo, mas passei a não gostar da regionalização quando passámos a usar este modelo, pois apesar de saber que muitas pessoas visitassem mais o sub-fórum da sua região, pensei que houvesse mais pessoas a participar em todos (ou em quase todos, pois em todos é muito difícil) os sub-fóruns, logo não me insiro em nenhuma das opções a votação ;)

O certo é que a velocidade do fórum está a aumentar :D

A votação está simétrica :lol:

:rofl:

MrAnderson
March 15th, 2008, 12:53 AM
O Majestic é que não percebi porque é que estava em todos os modelos propostos, os tópicos não são brancos(sérios) ou pretos(no gozo). A generalidade é cinzenta, e muitas vezes depende das paginas. O que vai dar uma grande confusão se sobre um tópico merece ser "sério" ou não...

Daí que ou passam a vida a trocar tópicos de sítios, consoante o desenvolvimento, ou borrifam um pouco na coisa, e a divisão não faz sentido.

Como efeito prático a única coisa que aconteceu é que o majestic está às moscas.

Barragon
March 15th, 2008, 01:32 AM
Poderia-se meter então o Majectiv com outro nome na parte principal estando por baixo do Café, tal e qual existe noutros foruns..

O nome poderia mudar para notícias.

Barragon
March 15th, 2008, 01:37 AM
E é perfeitamente normal que se sintam assim nos primeiros tempos... parece que o fórum está vazio... mas não o está.

Claro que dá essa sensação, e é normal terem essa percepção... já que passámos da confusão de 4 subforuns para uma divisão muito maior.

Esta divisão só terá frutos daqui a algum tempo quando se habituarem, contudo é necessário sempre que existam sugestões para se melhorar alguns aspectos.

A estranheza que sentem é normal, mas se os threads voltassem à mesma confusão de antigamente... ui

Por outro lado, a primeira impressão é que a malta está descontente com os cliques? acho essa razão um pouco mesquinha.. abrem vários separadores.
O Majestic está de facto longe
De acordo com o número de threads/pessoal as Ilhas estão um pouco abandonadas, mas seria justo juntar-se ao sul?

daniel322
March 15th, 2008, 01:47 AM
O nome poderia mudar para notícias.

isso já tinha mais lógica.. um topico para notícias e o outro (café) mais generalista..

Barragon
March 15th, 2008, 02:05 AM
Acho que isso existe noutros fóruns.. penso eu que no espanhol.

E ficaria na parte principal...

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 02:26 AM
barra o problema eh que agora isto realmente parece k ta vazio.

um gajo cria threads e vê o aumento de posts muito mais lento do que era antes.

tipo, eu fiz um thread ontem à noite. kd cheguei aqui hoje de tarde... akilo ainda nem tinha ido pra segunda pagina lol! no passado já estaria na 3! :lol: eu tento ir ver todas as secçoes... mas o que eh certo eh que por vezes me vejo apenas a ver a minha.... e vejo k todos fazem o mesmo lol!

Barragon
March 15th, 2008, 02:43 AM
Mas tens que dar tempo para a malta se habituar a este novo modelo.

Claro que tens menos pessoas a verem e a postarem, mas concerteza que é uma questão de hábito.

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 02:47 AM
^^ e se nao for uma questao de habito?

e se o habito induzido por este modelo for precisamente o contrario? ou seja, cada um ir pro seu sitio.

tu es um dos que vais mais pra todos os subforuns... talvez por defenderes este sistema e quereres que ele dê certo. mas como ja deves ter reparado... sao poucos aqueles que fazem como tu, e vao a todos os subforuns. e isto pk tamos a falar de threads novos. pk se falarmos de threads antigos (tipo akeles modern districts... ja com 300 posts).. e alguem colocar la uma imagem. ng vai ver :S e sabendo nós disso, acabamos por postar menos... e é como uma bola de neve. se a tendencia continua assim isto vai parar.

Barragon
March 15th, 2008, 02:59 AM
Não tires já conclusões... deixa o tempo passar.

Tem calma... mesmo que poucas pessoas postem, os guests dão sempre um olhinho :yes:

Reflex
March 15th, 2008, 03:02 AM
Tem calma, Daniel. Até podes ter razao e a mudança operada ter sido a pior coisa que poderia ter acontecido ao forum tuga, mas não o podemos saber/afirmar ao fim de 4 dias.;)

Quanto ao Majestic a moderação está ainda a debater qual a sua real utilidade/futuro, pelo que que os actuais threads que lá estão podem ainda mudar. De qualquer modo estamos abertos às vossas sugestões!:okay:

Barragon
March 15th, 2008, 03:06 AM
^^ a sugestão para o majestic da minha parte está na página anterior.

Agora para o Daniel:

O modelo do fernao que esteve em votação - achas que isto não aconteceria?

Queres tudo de novo na confusão?

É normal que não tenhas uma percepção sobre as coisas agora que está tudo separado.. não vamos exagerar.

pauloluso
March 15th, 2008, 03:55 AM
De qualquer modo estamos abertos às vossas sugestões!:okay:

Sugestões:

- limitar o numero de threads colocados por zonas. Eliminar threads desatualizados. Por exemplo, veio-se destacar uma poll de votação para o antigo modelo do forum (a poll está aberta. Podem votar:wallbash:. )
Estou indeciso se quero "Projectos e construção" ou "Fotos de cidades e edifícios". Alguém me ajuda:lol:
- limitar a possibilidade de abrir novos threads, (sujeito a aprovação da moderação:nuts: )
- eliminar repetidos ou com o mesmo tema.
- colocar anuncios de threads interessantes tipo primeira pagina de jornal actualizado regularmente com links para os varios temas, tipo temas da semana e do dia.
Poderia se destacar um tema (thread) antigo perdido no arquivo do forum por exemplo.

daniel322
March 15th, 2008, 03:59 AM
- limitar a possibilidade de abrir novos threads, (sujeito a aprovação da moderação:nuts: )

isso ia dar uma grande dor de cabeça.. para já não falar que era provável teres uma lista de espera para poderes abrir um thread :lol:

Barragon
March 15th, 2008, 04:00 AM
O que ? :lol:

Ah ja entendi... o Paulo está a brincar :)

Mr Strangelet
March 15th, 2008, 06:15 AM
Devia haver a opção:
"Nunca fui a favor da regionalização, e agora que vejo ficou ainda pior do que imaginava!"

O forum esta uma confusão...a meu ver esta mudança foi completamente desnecessária

JohnnyMass
March 15th, 2008, 01:04 PM
Acho que já é tempo de o Jan decretar uma limpeza geral de posts obsoletos e users-fantasma do SSC. :yes: Isso sim, seria capaz de tornar o fórum mais rápido! :okay:por acaso não!;) os posts obsoletos não causam problemas absolutamente nenhuns ao funcionamento do fórum.;) já apagá-los é outra conversa porque destrói a database de suporte do mesmo!;)

quanto às críticas de alguns, é normal que as tenham, eu também noto a diminuição de participações no fórum desde que o novo modelo foi implementado, aliás algo que disse desde o início, antes ainda de alguns membros insistirem que a regionalização é que era o futuro e blá, blá, blá...

esses mesmos membros que agora ainda têm a distintíssima lata de vir criticar a moderação por o novo modelo não funcionar!:lol: é de loucos mesmo...

e ainda têm mais lata de vir dizer que toda a gente votou erradamente :rofl:, é tudo uma cambada de burros :lol: toda a gente incluíndo a moderação que nem nem sequer votou na última poll!:lol:

enfim, não vale a pena bater mais no ceguinho, se o fórum está assim a culpa é de quem deu início ao processo, e não foram os moderadores certamente, que têm sido bastante pacientes em deixar passar os constantes insultos que continuam a sair das bocas de alguns membros, vamos ver até quando...

julgo que agora passará tudo por uma questão de habituação, um membro interessado no seu país, como eu, vai visitar todos os subforuns, até porque nunca há discussões muito acesas em cada um deles que nos forcem a permanecer só num...

dediquem-se a explorar um pouco o novo layout, há formas de ver o que se passa em quase todos os subforuns ao mesmo tempo, vão ver que não está assim tão mau como o pintam.

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 01:23 PM
^^ ja sei que agora as coisas nao vao mudar.

mas permite-me dizer que eu nao faço parte dessa cambada de burros (citando a expressão que não deverias usar como moderador): senao vejamos aquilo que disse quando ainda tavamos a votar se deveriamos ou nao ter regionalizaçao, ANTES de ser discutido qualquer modelo que fosse :okay:

Voto NÃO.

Para que se quer melhor organização no fórum, se este irá morrer?

Vai ser uma bola de neve. (1) Cada membro (salvo raras excepções) irá maioritariamente para o fórum da sua região (2) por isso haverá menos membros nas discussões directas (3) fazendo com que as discussões percam interesse. (4) com isto, os membros que iam apenas para as suas regiões, deixam de lá aparecer pois não há a força da discussão necessária para que o fórum possa ter vida. (5) as conversas gerais perder-se-ão de forma geral (6) e o forum que já estava moribundo... morre de vez.

Como se pode ver o meu prognóstico foi ACERTADÍSSIMO!!!!! Mas não me considero nenhum génio por isso, eu ter acertado neste prognóstico era tão ou mais óbvio como fazer o prognóstico: "Se te atirares da Ponte da Arrábida o mais certo é morreres".

Estava na cara que isto ia acontecer :okay: Se vai melhorar a longo prazo..... hmmm não me parece. Uma das coisas que faz o pessoal criar threads é SABER que esses mesmos thread vão ser vistos: de que interessa ir prá cidade tirar montes de fotos, e aumentar os níveis de excitação pelo facto de as mostrarmos, se sabemos de antemão que ninguém as vai ver? Com esta divisão, as pessoas fora da região pouco lá põe os pés, e como tal as pessoas da PRÓPRIA região ficam desincentivadas a lá participar. Ou seja, a participação diminui drasticamente por parte de todos. E as coisas naturalmente morrem. Mais uma vez cito o exemplo do caso francÊs: subforum de Lille, 6 threads! subforum de Paris, 170 threads! que lindo!

Barragon
March 15th, 2008, 02:43 PM
quanto às críticas de alguns, é normal que as tenham, eu também noto a diminuição de participações no fórum desde que o novo modelo foi implementado, aliás algo que disse desde o início, antes ainda de alguns membros insistirem que a regionalização é que era o futuro e blá, blá, blá...

esses mesmos membros que agora ainda têm a distintíssima lata de vir criticar a moderação por o novo modelo não funcionar!:lol: é de loucos mesmo...

e ainda têm mais lata de vir dizer que toda a gente votou erradamente :rofl:, é tudo uma cambada de burros :lol: toda a gente incluíndo a moderação que nem nem sequer votou na última poll!:lol:

enfim, não vale a pena bater mais no ceguinho, se o fórum está assim a culpa é de quem deu início ao processo, e não foram os moderadores certamente, que têm sido bastante pacientes em deixar passar os constantes insultos que continuam a sair das bocas de alguns membros, vamos ver até quando...

é verdade que há pessoas que andam a cuspir no seu próprio prato. :ohno:

Mas acho que não te podes desculpar dessa forma, já que o processo também foi conduzido pela moderação, mesmo que não tenha votado na poll (algo que deveria ter feito)

De qualquer forma de resto é verdade que a moderação tem aturado muita coisa ... e a malta concerteza ficaria descontente na mesma se não se tivesse feito nada, ou optado por outro modelo.

fernao
March 15th, 2008, 02:54 PM
De qualquer forma de resto é verdade que a moderação tem aturado muita coisa ... e a malta concerteza ficaria descontente na mesma se não se tivesse feito nada, ou optado por outro modelo.

Barra, é "com certeza" que se escreve, as palavras justapostas geralmente não se fundem.

Sugestão a todos de um excelente site, quando tiverem dúvidas: http://ciberduvidas.sapo.pt/index.php

Outros que dão jeito: infopedia e Priberam

TeKnO_Lx
March 15th, 2008, 02:56 PM
eu aprecio a boa fé e o esforço dos moderadores na tentativa de melhorar o forum, mas esta reorganização não faz sentido nenhum, como toda a gente já reparou

eu farteime de avisar que isto ia acontecer, portanto existe claramente alguma incompetencia por parte da moderação

mas mais importante é saber o que vão fazer para o futuro...

Barragon
March 15th, 2008, 03:04 PM
:lol: ah então a outra reorganização faria mais sentido

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 03:13 PM
eu acho que ja tivemos uma dose de regionalizaçao... e ja vimos como funciona.

por isso, por mim kkr mudança agora eh pra voltar como tava. eh de facto um trabalho chato que se terá outra vez, mas eh a soluçao pro forum :okay:

de kkr forma da mt mais trabalhado passar de nao regionalizado pra regionalizado, do que o contrario. isto pk kd nao ta regionalizado, tem de se ver thread por thread para saber onde vai ficar. e agora tudo o que será necessario fazer será passar integralmente os threads em projectos pra projectos, e fotos pro forum principal. :D

ou entao optar-se por manter assim, e sofrer as consequências. (que podem ser boas... segundo alguns)

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 03:16 PM
eu aprecio a boa fé e o esforço dos moderadores na tentativa de melhorar o forum, mas esta reorganização não faz sentido nenhum, como toda a gente já reparou

eu farteime de avisar que isto ia acontecer, portanto existe claramente alguma incompetencia por parte da moderação

mas mais importante é saber o que vão fazer para o futuro...

:lol: ah então a outra reorganização faria mais sentido

exacto: o problema nao tem propriamente a ver com o modelo, mas sim pelo simples facto de se dividir as aguas. cada um vai pro seu canto e ponto final. esta eh a mentalidade humana. e como ja referi, o facto de cada um so ir pra sua regiao, faz com que os proprios locais de cada regiao deixem de frequentar, porque sabem k tudo o que mostrarem, nao será amplamente visto, perdendo assim a vontade de mostrar seja o k for. eh claro k isto nao eh aplicavel a 100%, mas é o quanto baste para se perder mt movimento, e discussoes.

bem... ao menos as guerrinhas acabaram. mas ate isso dava vida ao forum :lol:

fernao
March 15th, 2008, 03:20 PM
Vejo que na votação fica claro que a maior parte das pessoas está descontente, o que só pode ser porque não votaram antes, se enganaram a votar ou porque o resultado final afinal não é como tinham imaginado...

Como sabem eu votei contra a regionalização, mas como respeito sempre as votações, assim que a regionalização ganhou, apresentei um modelo que acabou por perder na votação seguinte... ou seja, não concordo com nada do que está feito... e no entanto, acho que as pessoas estão a ser demasiado pessimistas e que o novo modelo não é assim tão mau (embora pudesse ser melhor ;):) )

A minha posição é que agora não nos resta outra solução do que respeitar as várias votações. Este modelo ganhou por larga maioria, 60%-40%, por isso agora deve manter-se, foi a vontade do povo, mesmo que agora se arrependa e não pode ser agora 5 ou 6 pessoas a reclamar que se vai contra votação de dezenas de pessoas...

As mudanças custam sempre um bocado... e por isso ainda é cedo para perceber se é apenas essa mudança que está a dificultar ou se é um problema estrutural que de facto "destrói" o fórum. Penso que temos que esperar pelo menos 3 meses para se poder fazer um balanço a longo prazo.

No entanto, aqui ficam as minhas primeiras impressões sobre o novo modelo:

1- O Majestic não funciona... as fronteiras entre Café e Majestic não se percebem bem, "conversa séria, conversa não séria"?... é uma divisão muito subjectiva e que não faz sentido... talvez uma divisão "café" VS "notícias" tivesse sentido. Proponho a extinção do Majestic ou a sua mudança para um tópico de notícias. OUtro ponto importante, o Majestic/Notícias deve aparecer com um link logo na primeira página, para ser de fácil acesso. Isto parece-me uma coisa que se pode mudar já, não vai contra votações e parece-me consensual que não está bem.

2- Outro problema... os clicks. Quando houve a votação toda a gente me caiu em cima porque eu dizia que este modelo ia criar muito mais "clicks" e que isso era péssimo... tudo a gozar "custa-te muito fazer mais uns cliques"... como disse na altura: "custa"... agora vemos que parece ser um problema para mais pessoas.

3- Aplaudi a criação dos links directos para os subforuns regionais logo na página principal. Foi uma boa ideia da moderação e que dá muito jeito. No entanto, noto um efeito perverso, que talvez seja a coisa mais grave deste modelo: ninguém entra no subfórum principal das Fotos e Projectos... toda a gente clica logo na sua região das Fotos, e depois volta atrás para ir ver o resto da sua região nos Projectos... e os threads nacionais de Fotos e Projectos estão abandonados, porque ninguém vai primeiro a Fotos e depois Região, back, back, Projectos, depois Região, back, back. Isto parece-me uma diferença importante em relação ao meu modelo, porque no meu modelo os threads nacionais estavam logo à frnete, ou seja, toda a gente iria continuar a vê-los e a participar, e só depois iria então para o "seu cantinho".

4 - Por outro lado, há uma coisa que me agrada e deve ser valorizada, está muito mais fácil encontrar as coisas da minha cidade. Isto poderá chamar mais pessoas das várias regiões. Penso que o meu modelo também permitiria isto e talvez ainda mais por concentrar as coisas da região.

Isto são as minhas primeiras impressões... pode ser que assim que as pessoas se habituem comece tudo a funcionar melhor.

Barra, continuas a insistir que o meu modelo era uma "confusão"... get over it, vamos tentar mudar isto... para mim é claro que o meu modelo punha tudo muito mais bem organizado regionalmente, que tinha muito menos clicks. o acesso era mais fácil e permitia maior participação, permitia muito melhor visibilidade aos threads nacionais, que ficariam logo na página de entrada... coisas que me parece que falham neste modelo...

Tenho outras sugestões que penso que melhorariam o fórum mas já ando queimado entre as pessoas que decidem e que vêem tudo o que eu digo como uma crítica em vez de uma sugestão. Por isso acho que me fico por aqui que nesta altura é cedo para qualquer alteração, vamos esperar e ver. :cheers:

Daniel_Portugal
March 15th, 2008, 03:23 PM
^^ Dos 29 votantes, só 9 declaram estar realmente satisfeitos com o modelo.

Dos 20 que demonstram insatisfação, 11 querem voltar atrás.

ou seja, temos:

9 que gostam
9 que nao gostam, mas que nao pensam que se justifique estar a voltar tudo atras
11 que querem efectivamente voltar atrás

(analizando sob outro ponto de vista, temos 18 que nao tencionam voltar atrás, embora metade desses esteja insatisfeita. se somarmos os 11 insatisfeitos k kerem voltar atrás... talvez realmente se note alguma força a pender para o lado "nao à regionalizaçao")

Barragon
March 15th, 2008, 04:02 PM
Barra, é "com certeza" que se escreve, as palavras justapostas geralmente não se fundem.

Sugestão a todos de um excelente site, quando tiverem dúvidas: http://ciberduvidas.sapo.pt/index.php

Outros que dão jeito: infopedia e Priberam

Obrigado fernão :D com certeza é a forma correcta que eu já tinha visto no bom portugues da RTP1

Barragon
March 15th, 2008, 04:17 PM
Vejo que na votação fica claro que a maior parte das pessoas está descontente, o que só pode ser porque não votaram antes, se enganaram a votar ou porque o resultado final afinal não é como tinham imaginado...

Como sabem eu votei contra a regionalização, mas como respeito sempre as votações, assim que a regionalização ganhou, apresentei um modelo que acabou por perder na votação seguinte... ou seja, não concordo com nada do que está feito... e no entanto, acho que as pessoas estão a ser demasiado pessimistas e que o novo modelo não é assim tão mau (embora pudesse ser melhor ;):) )

A minha posição é que agora não nos resta outra solução do que respeitar as várias votações. Este modelo ganhou por larga maioria, 60%-40%, por isso agora deve manter-se, foi a vontade do povo, mesmo que agora se arrependa e não pode ser agora 5 ou 6 pessoas a reclamar que se vai contra votação de dezenas de pessoas...

As mudanças custam sempre um bocado... e por isso ainda é cedo para perceber se é apenas essa mudança que está a dificultar ou se é um problema estrutural que de facto "destrói" o fórum. Penso que temos que esperar pelo menos 3 meses para se poder fazer um balanço a longo prazo.

No entanto, aqui ficam as minhas primeiras impressões sobre o novo modelo:

1- O Majestic não funciona... as fronteiras entre Café e Majestic não se percebem bem, "conversa séria, conversa não séria"?... é uma divisão muito subjectiva e que não faz sentido... talvez uma divisão "café" VS "notícias" tivesse sentido. Proponho a extinção do Majestic ou a sua mudança para um tópico de notícias. OUtro ponto importante, o Majestic/Notícias deve aparecer com um link logo na primeira página, para ser de fácil acesso. Isto parece-me uma coisa que se pode mudar já, não vai contra votações e parece-me consensual que não está bem.

2- Outro problema... os clicks. Quando houve a votação toda a gente me caiu em cima porque eu dizia que este modelo ia criar muito mais "clicks" e que isso era péssimo... tudo a gozar "custa-te muito fazer mais uns cliques"... como disse na altura: "custa"... agora vemos que parece ser um problema para mais pessoas.

3- Aplaudi a criação dos links directos para os subforuns regionais logo na página principal. Foi uma boa ideia da moderação e que dá muito jeito. No entanto, noto um efeito perverso, que talvez seja a coisa mais grave deste modelo: ninguém entra no subfórum principal das Fotos e Projectos... toda a gente clica logo na sua região das Fotos, e depois volta atrás para ir ver o resto da sua região nos Projectos... e os threads nacionais de Fotos e Projectos estão abandonados, porque ninguém vai primeiro a Fotos e depois Região, back, back, Projectos, depois Região, back, back. Isto parece-me uma diferença importante em relação ao meu modelo, porque no meu modelo os threads nacionais estavam logo à frnete, ou seja, toda a gente iria continuar a vê-los e a participar, e só depois iria então para o "seu cantinho".

4 - Por outro lado, há uma coisa que me agrada e deve ser valorizada, está muito mais fácil encontrar as coisas da minha cidade. Isto poderá chamar mais pessoas das várias regiões. Penso que o meu modelo também permitiria isto e talvez ainda mais por concentrar as coisas da região.

Isto são as minhas primeiras impressões... pode ser que assim que as pessoas se habituem comece tudo a funcionar melhor.

Barra, continuas a insistir que o meu modelo era uma "confusão"... get over it, vamos tentar mudar isto... para mim é claro que o meu modelo punha tudo muito mais bem organizado regionalmente, que tinha muito menos clicks. o acesso era mais fácil e permitia maior participação, permitia muito melhor visibilidade aos threads nacionais, que ficariam logo na página de entrada... coisas que me parece que falham neste modelo...

Tenho outras sugestões que penso que melhorariam o fórum mas já ando queimado entre as pessoas que decidem e que vêem tudo o que eu digo como uma crítica em vez de uma sugestão. Por isso acho que me fico por aqui que nesta altura é cedo para qualquer alteração, vamos esperar e ver. :cheers:

Uma excelente análise caro fernao.

Contudo formulo as seguintes questões:

1 - Não disse que o teu modelo era a confusão, necessita apenas de algumas reformulações, como a criação de outro subforum parecido aos das regiões mas para as fotos/urbanismo nacional e projectos nacionais. Terias assim mais um sub forum.
De qualquer forma continuas a ser um pouco prepotente ao referires que o teu modelo era melhor em tudo.

2 - Após este reduzido tempo também não podes dizer que as partes principais de fotos e projectos estão ao abandono... aliás é normal que não haja tanta fresquência já que a maioria dos projectos são das regiões

3 - Cliques... as pessoas só clicam mais porque querem... eu posso abrir vários separadores.

De resto é o que referiste... as pessoas que votaram mais negativamente em relação à mudança, são exactamente aquelas que estão revoltadas, enquanto que as que gostaram não estão a ligar minimamente a esta votação... e vão contentes para a sua zona. O fórum portugues tem quase 200 pessoas com uma média diária de 100 pessoas no fórum. Ainda falta muita gente votar.

TeKnO_Lx
March 15th, 2008, 05:10 PM
exacto: o problema nao tem propriamente a ver com o modelo, mas sim pelo simples facto de se dividir as aguas. cada um vai pro seu canto e ponto final. esta eh a mentalidade humana. e como ja referi, o facto de cada um so ir pra sua regiao, faz com que os proprios locais de cada regiao deixem de frequentar, porque sabem k tudo o que mostrarem, nao será amplamente visto, perdendo assim a vontade de mostrar seja o k for. eh claro k isto nao eh aplicavel a 100%, mas é o quanto baste para se perder mt movimento, e discussoes.

bem... ao menos as guerrinhas acabaram. mas ate isso dava vida ao forum :lol:
ainda não percebeste que o modelo adoptado não foi uma regionalizacao mas sim uma tematização?

não tentes misturar o cu com as calças.. o modelo alternativo é usado por 99% dos foruns estrangeiros por alguma razão será.
as pessoas simplesmente não olharam para as "formulas de sucesso", deixando-se levar por uma falsa imagem de organização. ( mas na verdade tem pouca/nenhuma funcinalidade)

"orgulhosamente sós", e quem sofre é a qualidade do fórum...

TeKnO_Lx
March 15th, 2008, 05:17 PM
Para dizer a verdade, eu era a favor da regionalização e votei neste modelo, mas passei a não gostar da regionalização quando passámos a usar este modelo, pois apesar de saber que muitas pessoas visitassem mais o sub-fórum da sua região, pensei que houvesse mais pessoas a participar em todos (ou em quase todos, pois em todos é muito difícil) os sub-fóruns, logo não me insiro em nenhuma das opções a votação ;)

O certo é que a velocidade do fórum está a aumentar :D

:rofl:

isso é normal, mas não se justifica 2s subforuns em algumas regioes ( e.g Sul, Ilhas, Centro)

há aqui uma questão muito importante que tem a ver com as condicoes de partida do modelo (pressupostos)

alem do modelo escolhido ser pouco prático, parte do principio que todas as regioes tem o mesmo numero de forumers e isso não é verdade.

o outro modelo alternativo partia do principio que cada região teria somente um subforum e depois progressivamente poderia-se criar subforuns dentro destes, caso houvesse forumers suficientes ( modelo espanhol no fundo)

o modelo actual não faz sentido principalmente porque regioes como o Sul ou Ilhas não se justificam 2s subforuns.

ou seja a regionalização (como evolução formal do fórum) não está errada, mas está errado o modelo como já disse 9999 vezes, ou o Fernão

Barragon, tenta comentar isto

até quando vais continuar a defender o teu modelo e começar a abrir os olhos? és assim tão orgulhoso ou acreditas mesmo que o modelo actual vale a pena?

eu sei que a maioria votou.. mas por votarem erradamente devemos fechar os olhos e perpetuar o erro?!

Barragon
March 15th, 2008, 05:18 PM
Qualidade?

daniel322
March 15th, 2008, 09:24 PM
isso é normal, mas não se justifica 2s subforuns em algumas regioes ( e.g Sul, Ilhas, Centro)
porquê?

Barragon
March 15th, 2008, 09:46 PM
Barragon, tenta comentar isto

até quando vais continuar a defender o teu modelo e começar a abrir os olhos? és assim tão orgulhoso ou acreditas mesmo que o modelo actual vale a pena?

eu sei que a maioria votou.. mas por votarem erradamente devemos fechar os olhos e perpetuar o erro?!

Só tu e mais duas pessoas se queixam. Já referi anteriormente o que se passa.. é simplesmente uma questão de habito. Não podes concluir nada com este tempo de antena... deixa de ser precipitado.

Reflex
March 16th, 2008, 12:18 AM
É pena não haver marquise de ouro para post do ano, senão já tinha o meu candidato escolhido!:nuts:
A moderação abre a poll a perguntar se devemos regionalizar o forum. Ganha o sim. A moderação abre um thread para debatermos modelos. A moderação abre uma poll para escolher os modelos. Ganha um determinado. A moderação abre uma derradeira poll para escolher entre o modelo vencedor e um modelo que por lapso nosso não tinha sido incluido. Volta a ganhar o anterior.

No meio disto tudo que culpa tem a moderação pelo voto democrático da maioria?? Tu, Miguel, que passaste o processo todo com a palavra "democracia" agora tens esta pérola?? O que era suposto a moderação fazer, então? Seguir cegamente as tuas ideias borrifando-se para os restante quase 200 forumers (algo bastante democrático, por sinal...) ou chegar ao final do processo e achar "humm, isto vai dar merda..." e simplesmente fazer o que lhe desse na cabeça (outra coisa democrática à brava!). O que temos no fórum português actualmente é fruto da votação da maioria e quanto a isso a moderação teve o mesmo peso que qualquer um dos restantes: um voto e foi quando o quis dar! Se houve algum erro na moderação ao longo de todo este processo (e a moderação já o assumiu!) foi não termos colocado numa 1ª instancia o modelo do Fernão a votação, por lapso. Mas fizemos uma 2ª poll para o efeito!

P.S. Antes que voltes com a mesma lenga-lenga de que "a moderação votou em bloco no não e afins" faz como eu e perde um pouquinho de tempo a ver os resultados das diferentes poll e a tendência de voto da moderação:

Poll 1 (para decidir se deviamos ou não regionalizar)
Vitória: Sim
Voto da Moderação: Arpels, JohnnyMass, Marco Bruno e Reflex votaram no Não.

Poll 2 (para decidir o modelo)
Vitória: Modelo 9
Voto da Moderação: Arpels e Marco Bruno não votaram; JohnnyMass votou no modelo 3; Reflex votou no modelo 9

Poll 3 (a derradeira)
Vitoria: Modelo 1
Voto da Moderação: Arpels, JohnnyMass e Marco Bruno não votaram; Reflex votou no modelo 1 a 5 minutos do fecho da poll.

Será que influenciámos assim tanto?
Arpels: 1 voto na hipotese derrotada
JohnnyMass: 2 votos nas hipoteses derrotadas
Marco Bruno: 1 voto na hipotese derrotada
Reflex: 2 votos nas hipoteses vencedoras, 1 voto na hipotese derrotada

Reflex
March 16th, 2008, 01:09 AM
Talvez assim seja um pouco mais fácil de ter uma visão globalizada dos sub-foruns regionalizados.;)
http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1182

TeKnO_Lx
March 16th, 2008, 09:39 PM
porquê?
porque não tem quantidade de forumers que justifiquem

a regionalização pressuponho 1 subforum e mais tarde caso se justificasse 2 ou 3. Mas nunca 2 logo
isto é simples é de bom senso. qualquer forum regional cresce deste modo, ou seja progressivamente e gradualmente

Só tu e mais duas pessoas se queixam. Já referi anteriormente o que se passa.. é simplesmente uma questão de habito. Não podes concluir nada com este tempo de antena... deixa de ser precipitado.
claro a culpa da ineficiencia do modelo é invencão minha... santa teimosia

o modelo é tão bom, que até estranho a tua quantidade anormal de posts nos teus ultimos dias :lol:
não tenho paciencia para estas brincadeiras

É pena não haver marquise de ouro para post do ano, senão já tinha o meu candidato escolhido!:nuts:
A moderação abre a poll a perguntar se devemos regionalizar o forum. Ganha o sim. A moderação abre um thread para debatermos modelos. A moderação abre uma poll para escolher os modelos. Ganha um determinado. A moderação abre uma derradeira poll para escolher entre o modelo vencedor e um modelo que por lapso nosso não tinha sido incluido. Volta a ganhar o anterior.

No meio disto tudo que culpa tem a moderação pelo voto democrático da maioria?? Tu, Miguel, que passaste o processo todo com a palavra "democracia" agora tens esta pérola?? O que era suposto a moderação fazer, então? Seguir cegamente as tuas ideias borrifando-se para os restante quase 200 forumers (algo bastante democrático, por sinal...) ou chegar ao final do processo e achar "humm, isto vai dar merda..." e simplesmente fazer o que lhe desse na cabeça (outra coisa democrática à brava!). O que temos no fórum português actualmente é fruto da votação da maioria e quanto a isso a moderação teve o mesmo peso que qualquer um dos restantes: um voto e foi quando o quis dar! Se houve algum erro na moderação ao longo de todo este processo (e a moderação já o assumiu!) foi não termos colocado numa 1ª instancia o modelo do Fernão a votação, por lapso. Mas fizemos uma 2ª poll para o efeito!

P.S. Antes que voltes com a mesma lenga-lenga de que "a moderação votou em bloco no não e afins" faz como eu e perde um pouquinho de tempo a ver os resultados das diferentes poll e a tendência de voto da moderação:

Poll 1 (para decidir se deviamos ou não regionalizar)
Vitória: Sim
Voto da Moderação: Arpels, JohnnyMass, Marco Bruno e Reflex votaram no Não.

Poll 2 (para decidir o modelo)
Vitória: Modelo 9
Voto da Moderação: Arpels e Marco Bruno não votaram; JohnnyMass votou no modelo 3; Reflex votou no modelo 9

Poll 3 (a derradeira)
Vitoria: Modelo 1
Voto da Moderação: Arpels, JohnnyMass e Marco Bruno não votaram; Reflex votou no modelo 1 a 5 minutos do fecho da poll.

Será que influenciámos assim tanto?
Arpels: 1 voto na hipotese derrotada
JohnnyMass: 2 votos nas hipoteses derrotadas
Marco Bruno: 1 voto na hipotese derrotada
Reflex: 2 votos nas hipoteses vencedoras, 1 voto na hipotese derrotada
voces deviam fazer o que é melhor para o fórum e isso para mim é, se for o caso ir contra a votacção da maioria, porque deixarem.-se ser enganados por um modelo que aparenta organização, mas prima pela falta de funcionalidadade (digam o que disserem)

mais, tentar rebater os meus pontos anteriores, que se cinjem em factos e não vais conseguir, tal como o Barra. vão apenas defender-se no voto da maioria mesmo que seja errado.

Talvez assim seja um pouco mais fácil de ter uma visão globalizada dos sub-foruns regionalizados.;)
http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1182

:nuts:

vou fazer como tu, vou por todos os subforuns em favoritos:lol:

não tenho pachorra para estas trapalhadas, estou farto, se manterem este "óptimo, organizado e funcional modelo" ao menos punham links entre as fotos e P/C ( ao "não dá"? :nuts: )

daniel322
March 16th, 2008, 10:09 PM
porque não tem quantidade de forumers que justifiquem
não?..

http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/regiao.jpg

devias ter mais atenção (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=593991).. é que 42 utilizadores da região centro (4 a menos que Lisboa) em 197 utilizadores corresponde a 21% do total.. mas como para ti só lisboa é que conta..

Barragon
March 16th, 2008, 11:18 PM
O modelo é ineficiente Tekno... Ok :lol:

Tu é que és bom .. tá certo! Não sei o que se passa ctg.. as gajas andam-te a dar volta à cabeça :lol:

Reflex
March 17th, 2008, 01:55 AM
voces deviam fazer o que é melhor para o fórum e isso para mim é, se for o caso ir contra a votacção da maioria, porque deixarem.-se ser enganados por um modelo que aparenta organização, mas prima pela falta de funcionalidadade (digam o que disserem)

1- é complicado saber se algo é ineficiente sem ser implementado!
2- se a Moderação tivesse feito o que achava melhor para o forum, este processo de regionalização nunca teria avançado! Não te esqueças disso...;)

mais, tentar rebater os meus pontos anteriores, que se cinjem em factos e não vais conseguir, tal como o Barra. vão apenas defender-se no voto da maioria mesmo que seja errado.

1- se queres que eu diga alguma coisa, eu volto a dizer: por mim não tinha havido regionalização
2- o "defender-se com o voto da maioria" chama-se DEMOCRACIA. Não houvesse isso no forum português e tu ainda hoje não tinhas tido hipótese de levar um modelo a teu gosto a votação e muito menos de votar nele, porque nem regionalização tinha havido. Não te esqueças disso...;)

Barragon
March 17th, 2008, 02:19 AM
O único frustrado :lol:

Daniel_Portugal
March 17th, 2008, 07:40 AM
cheguei... e a unica coisa que tenho a dizer é....................

pitcha!

Barragon
March 17th, 2008, 12:02 PM
ao domingo ? :lol:

tcpor
March 17th, 2008, 01:03 PM
Um gajo dá folga ao SSC por um fim de semana e tem logo que ler 3 páginas só num tópico!
Parece que regionalizamos um fórum e concentramo-nos num tópico... Este.

Já deu para ver (mesmo para alguém desatento nestas temáticas sociais como eu) que há guerrinhas (temáticas sociais) entre membros. Já deu para ver que em ambos os lados, os "teimosos" abundam. Já deu para ver que ninguém vai dar o braço a torcer e vamos continuar nesta fantástica picardia desnecessária e sem fundamento objectivo.

Como já disse, fui contra a regionalização desde a primeira hora mas fui sempre votando (sempre na que perdeu... :ohno:). Contudo, não podemos fazer guerras do "ah, eu bem disse!" porque isso não nos leva a lado nenhum. Estou com a moderação: nas votações "oficiais", ganhou sempre a maioria. Em Democracia, é isso que conta!

Agora, quanto ao futuro: acho que devíamos dar tempo para consolidar este modelo. Tempo esse que nunca poderá ser inferior a um mês. Depois sim, tiremos ilações sobre o melhor para o SSC - Portugal: continuar com o Modelo "organizativo" ou voltar ao que tínhamos.

pedrodepinto
March 19th, 2008, 02:27 PM
Não se iludam... Não estou a ver regressar o antigo modelo :lol:!
Preferia que tivessem sido os moderadores a escolher e não dar essa opção a todos os users... Lembrem-se que a primeira votação acabou com um voto de diferença, pior não pode haver...

daniel322
March 19th, 2008, 02:35 PM
uma coisa é certa, se andaram pedir aos administradores para criar um novo esquema funcional para o forum e agora pedem para voltar atrás, no futuro qd quiserem mais alguma alteração os administradores do ssc mandam-nos "ir dar uma volta"..

Reflex
March 19th, 2008, 04:08 PM
E com toda a justificação!;)
De qualquer modo, parece-me que depois do choque inicial, o forum já voltou a ter a participação que tinha anteriormente!:)

pedrodepinto
March 19th, 2008, 05:33 PM
Da minha parte não, apesar de estar de férias a vontade não é muita :(...

Reflex
March 19th, 2008, 05:43 PM
Mas olha que não se tem notado!:D

pedrodepinto
March 19th, 2008, 05:52 PM
Folgo em ouvir isso :D! Não tenho é tido muita paciência por estar cansado do período que tive :(...

alentejolover
March 19th, 2008, 07:52 PM
Tens o periodo?:?:hilarious:omg:

Reflex
March 19th, 2008, 08:02 PM
:lol::lol:
Quando o Pedro andar mais resmungão já se sabe que é da TPM!:D

pedrodepinto
March 19th, 2008, 08:15 PM
Vocês perceberam bem a que período me referia :lol:!

Луиc
March 19th, 2008, 09:30 PM
Eu que não era muito a favor da regionalização, agora gosto do modelo. Apenas desgosto do café estar dividido em dois :S

daniel322
March 19th, 2008, 09:38 PM
..e sem acesso directo ao majestic..

TeKnO_Lx
March 20th, 2008, 03:43 PM
vou perguntar isto pela 999 vez..

queq aconteceu á ideia dos links P/C - Fotos?

Reflex
March 20th, 2008, 04:09 PM
Começou e acabou na tua cabeça...;)

TeKnO_Lx
March 20th, 2008, 10:34 PM
? a ideia não era minha.. aliás foi algo proposto pelo modelo actualmente vigente

ou vais dizer que eu estou a mentir?!

Daniel_Portugal
March 20th, 2008, 11:12 PM
Paulo Portas,
esta é p'ra ti que gostas de piça!
O problema não é o graffiti,
é a saúde e a justiça!

:)

TeKnO_Lx
March 20th, 2008, 11:27 PM
deviam descentralizar o Júlio de Matos para o Porto

Movimento DESCENTRALIZAÇÃO DO MANICÓMIO JÚLIO DE MATOS JÁ!

Daniel_Portugal
March 21st, 2008, 12:23 AM
temos mts manicomios aqui, nao preciso dos vossos, obrigado :D

Reflex
March 21st, 2008, 03:12 PM
? a ideia não era minha.. aliás foi algo proposto pelo modelo actualmente vigente

ou vais dizer que eu estou a mentir?!

A moderação disse que ia arranjar link DO forum portugues PARA os sub-subforuns regionais dentro das Fotos e dos Projectos. Não disse que ia arranjar links ENTRE os sub-subforuns regionais dentro das Fotos e dos Projectos.
Mas se estás seguro disso, arranja-me o quote e o link onde alguém o disse, sff...;)

Reflex
March 21st, 2008, 03:17 PM
Aliás, poupe-te o trabalho:
De qualquer modo - e para evitar a questão dos muitos cliques - é que vamos tentar por os links a partir da página principal na hipotese 1. Assim um membro da região X pode aceder directamente da página principal do forum portugues aos projectos e fotos da sua região.

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=18795806&postcount=16

A_Voz_Da_Figueira
December 28th, 2008, 01:23 PM
embora tenha convivido pouco tempo com o modelo anterior (e apenas como visitante) não gosto do atual.

Karlussantus
December 28th, 2008, 04:05 PM
Este modelo de regionalização é melhor que o modelo da NUTS II feito pelos pseudo especialistas. Somos os maiores!!

TeKnO_Lx
December 28th, 2008, 11:48 PM
tretas. olha para o forum espanhol.. aqui temos nº de subforuns iguais para regioes com forumers diferentes.
o que vai acontecer é que subforuns diferentes tem necessidades de crescimento diferentes.

com o modelo actual, tal é impossivel

rpc08
December 29th, 2008, 12:02 AM
À altura não gostei da mudança do fórum, mas agora penso que já estamos tão "enfrascados" que nem vale a pena mudar. Mas é certo que o modelo escolhido não foi o melhor...

A_Voz_Da_Figueira
December 29th, 2008, 12:20 AM
pois não. acho que devíamos fazer um modelo novo.

Barragon
December 29th, 2008, 01:56 PM
Então apresentam uma proposta formal de um novo modelo à moderação para possível votação :D

Rekarte
January 2nd, 2009, 06:31 PM
Este modelo esta bom
tudo certinho...

rpc08
January 3rd, 2009, 02:26 PM
Então apresentam uma proposta formal de um novo modelo à moderação para possível votação :D

Norte + Porto
Centro
Lisboa
Sul + Ilhas

- Fim da divisão Café/Majestic

- Novo subforum nos TI para o transporte marítimo, mudando-se os nomes "Rodovias" e "Ferrovias" para "Estradas" e "Caminhos-de-Ferro".

Barragon
January 3rd, 2009, 05:37 PM
Não concordo com a junção do Norte com o Porto. Mas de resto por mim tudo bem.

Só acho que o Majestic deve mudar para Notícias.

daniel322
January 3rd, 2009, 06:41 PM
:D

Assentam os dois modelos na mesma base: regionalizar (quase) tudo, concentrando assim o que se refere a cada região no respectivo sub-fórum..

por exemplo: a um tipo de Lisboa, baste entrar no fórum e clicar no sub-fórum Lisboa.. aparecem logo os tópicos referentes ao NAL, à TTT, ao MST, ao Metropolitano, Fotos, Projectos.. tudo concentrado sob o nome Lisboa.. o mesmo para cada região, com a particularidade de ter separado as várias regiões excepto a do Minho e Trás os Montes.. mas isto é só um modelo, tudo está em discussão..

Modelo 1 (http://www.2shared.com/file/4573928/1cc32846/ssc.html)

este modelo teria na página inicial 14 sub-foruns, divididos em 5 temas:

Infraestructuras de transporte (Rodovias, Ferrovias, Aviação)
- onde seriam colocados e discutidos os projectos/temas de âmbito nacional
Fóruns Regionais (Norte, Porto (actual AMP), Beiras, Lisboa (actual AML), Alentejo, Algarve, Açores, Madeira)
- onde seriam colocados os tópicos relativos a cada uma das regiões.. se clicarem no link acima fiz um esquema colocando exemplos da distribuição dos tópicos..
Além Fronteiras
Urban Photo Contest
Café (acabava-se com o Majestic.. num café também se podem ter conversas de nível..)

podem dizer que são sub-foruns a mais.. tudo bem.. mas independentemente de terem movimento ou não, é indiscutível que para uma pessoa (estrangeira ou não) que chegue ao Fórum é completamente diferente ler Alentejo/Algarve do que ler Sul.. ou ler Madeira/Açores que Ilhas..

também desta forma os tópicos que andam perdidos no "espaço nacional" dos Fotos/Urbanismo e Projectos e Construção voltavam à página inicial dando novamente vida à página inicial do mesmo.. e dando o destaque que alguns desses tópicos merecem..

Modelo 2 (http://www.2shared.com/file/4574057/513ba026/ssc2.html)

Modelo semelhante ao primeiro, apenas com a diferença que Coimbra está num sub-fórum à parte da região Beiras.. apenas fiz esta mudança devido ao elevado número de stickies que teria no primeiro modelo.. assim fica mais agradável e organizado..

pronto, agora que já há modelos, que comecem a atirar as pedras :lol:

rpc08
January 3rd, 2009, 07:26 PM
Pior a emenda que o soneto :lol:

Barragon
January 3rd, 2009, 08:46 PM
Separares as Ilhas é o pior. Penso que assim está bom e mesmo juntar.

A única hipótese viável seria mesmo meter os projectos da região dentro da parte das fotos, existindo na zona principal projectos de âmbito nacional.

Os Transportes e Inf. só necessitam do subfórum marítimo nesta altura .. penso.

O majestic passava a Notícias.

Gustavo__Almeida__
January 4th, 2009, 08:26 AM
Quanto aos nomes acho que ficaria muito bem pro exemplo:

Alentejo e Algarve em baixo Sul/South
Madeira e Açores em baixo Ilhas/Islands
Beira Litoral e Beira Interior em baixo Central Portugal
Lisboa Metro Area em baixo Lisbon Metro Area
Porto Metro Area em baixo Oporto Metro Area
Minho, Douro e Trás-os-Montes em baixo Norte/North

A_Voz_Da_Figueira
January 4th, 2009, 07:26 PM
Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira.
é a minha proposta para NUTS I, aqui fica bem.

dvf
July 14th, 2009, 04:00 PM
E que tal regionalizar os transportes?

Por exemplo, Lisboa teria: TTT, NAL, Metro de Lisboa, CRIL, MST... Não seria melhor? Tendo o fórum normal para os restantes projectos nacionais como TGV?

pedrodepinto
July 14th, 2009, 09:07 PM
Está muito bem como está, na minha opinião, já chega de regionalizar o fórum...

dvf
July 15th, 2009, 11:26 AM
Está muito bem como está, na minha opinião, já chega de regionalizar o fórum...

Também estava bem antes de regionalizar os projectos e fotos...

Barragon
July 15th, 2009, 12:10 PM
Os transportes não são para regionalizar.

dvf
July 15th, 2009, 03:34 PM
Os transportes não são para regionalizar.

Podemos saber a razão porque este modelo actual nos transportes é melhor que uma possível regionalização dos mesmos?

Sky11
July 15th, 2009, 06:49 PM
Os transportes não são para regionalizar.A gestão do AFSC é!

Reflex
July 15th, 2009, 07:11 PM
Podemos saber a razão porque este modelo actual nos transportes é melhor que uma possível regionalização dos mesmos?

Não há threads em número suficiente que o justifiquem... há threads que englobam várias regiões... há regiões que praticamente não tem um único thread, etc, etc, etc...

pedrodepinto
July 16th, 2009, 01:58 AM
Também estava bem antes de regionalizar os projectos e fotos...

Para ti talvez não seja tão evidente, mas se muita gente deixou de participar tanto ou deixou mesmo de participar no fórum foi precisamente por causa da regionalização :doh:... Porque ninguém com mais que fazer anda a ver cada espacinho, cada fórum de fotografias ou cada fórum de projectos dali... E só conseguiu acentuar os problemas e o fanatismo pela sua região em muitos casos...

Reflex
July 16th, 2009, 02:08 AM
Eu não concordo que tenha havido muita gente a deixar de participar no fórum por causa disso. O que noto é que a esmagadora maioria se tem remetidos aos threads da sua região, falhando a presença nos outros todos...

Barragon
July 16th, 2009, 02:45 AM
Mas o ideal para usted seria ter tudo numa salganhada?

pedrodepinto
July 16th, 2009, 01:46 PM
Eu concordo que era preciso dividir, mas para quê criar 12 fóruns novos? Refiro-me aos das Fotos e dos Projectos, vezes as 6 regiões que escolheram...
Compreeendo que sejas a favor da regionalização, Barra, até foste um dos que mais a incentivou... Mas diga-se que não sou eu que estou a exagerar, até porque ganhou só com um voto...

Eu não concordo que tenha havido muita gente a deixar de participar no fórum por causa disso. O que noto é que a esmagadora maioria se tem remetidos aos threads da sua região, falhando a presença nos outros todos...

Pode não ter havido muito gente mas sempre foi um ou outro... A começar por mim, que houve mesmo uma altura em que quase ia desistindo de participar (e não fui o único)...
E vocês que acham tanta piada a medir o número de posts, entre Julho de 2007 e Julho de 2008 fiz uns 7000, entre Julho de 2008 e Julho de 2009 fiz uns 1000 :nuts:... Pois é...
Se hoje ainda cá estou, é porque tento recriar o fórum que existia em 2006, com os Transportes e com o UPC... Mas pouco mais...

Barragon
July 16th, 2009, 02:02 PM
Estás a exagerar. O fórum está bem assim. Quanto muito as coisas experimentam-se a ver se dá certo.

Mas de qualquer forma qual seria a tua sugestão? acabar com as regiões e meter as fotos todas juntas e os projectos todos juntos?

pedrodepinto
July 16th, 2009, 03:46 PM
Também não estou a exagerar assim tanto, mas parece-me que 6 fóruns é claramente um número muito grande para a actividade que têm :yes:!

Eu propunha pelo menos a junção dos fóruns "Sul" e "Ilhas", criando um único denominado "Sul e Ilhas", tanto nos projectos como nas fotos, já que são os sub-fóruns que têm menos actividade.

Também o "Norte" e o "Centro" nos projectos não são muito concorridos. Uma hipótese seria juntá-los seguindo o modelo das NUTS II, ou seja, juntar o "Norte" ao "Porto", designando-o de "Porto e Norte", e o "Centro" a "Lisboa", chamando-o "Lisboa e Centro", para não criar nos forumers do Norte o sentimento de injustiça por Lisboa ficar com um fórum à parte, conforme já foi argumentado uma vez ;). Só neste último caso nos iríamos desviar das NUTS II :yes:, podendo este modelo ser aplicado tanto nas fotos como nos projectos.

Bem sei que a minha sugestão não será muito bem recebida, mas pelo menos creio que temos todas as condições para juntarmos o Sul às Ilhas, e reduzir de 12 para 10 o número de sub-fóruns :yes:!
Reduzir para 6 seria o ideal porque:
- continuaria a regionalização;
- criaríamos maior dinâmica dentro de cada sub-fórum;
- tornaríamos mais atractiva a prticipação, precisamente por termos de visitar menos sub-fórum;
- ficaríamos com 3 divisões quer nas Fotos quer nos Projectos, o que iria igualar o número de divisões nos Transportes, trazendo maior equilíbrio ao fórum :okay:!

Agora fica ao vosso critério...

Barragon
July 16th, 2009, 08:42 PM
Sul e Ilhas não seria mau pensado... mas são coisas diferentes.... não é por ter pouca afluência porque iria ser igual depois.

os restantes não fazem sentido.

pedrodepinto
July 16th, 2009, 08:48 PM
Fazem mais sentido do que se possa julgar... Mas o Sul e Ilhas é mais do que possível e justificável juntar :yes:!
Podem ter pouca afluência agora, mas acredito que muita gente ao ver os sub-fóruns diminuírem em número iriam depois participar ;)... Nem todos são moderadores, vocês sim é normal que visitem todos os sub-fóruns, mas há muitos membros que diminuíram fortemente a participação!

Barragon
July 16th, 2009, 08:54 PM
é uma questão a abordar com a restante moderação para brevemente existir uma poll.

pedrodepinto
July 16th, 2009, 08:58 PM
Boa ideia :okay:!
Já passou ano e meio e já é altura de avaliarmos este modelo :yes:!

rpc08
July 17th, 2009, 12:22 AM
Eu propunha pelo menos a junção dos fóruns "Sul" e "Ilhas", criando um único denominado "Sul e Ilhas", tanto nos projectos como nas fotos, já que são os sub-fóruns que têm menos actividade.

Aqui até concordo, até porque acho que os tópicos da Ilhas só teriam a ganhar, uma vez que actualmente são pouco visitados.

Também o "Norte" e o "Centro" nos projectos não são muito concorridos. Uma hipótese seria juntá-los seguindo o modelo das NUTS II, ou seja, juntar o "Norte" ao "Porto", designando-o de "Porto e Norte", e o "Centro" a "Lisboa", chamando-o "Lisboa e Centro", para não criar nos forumers do Norte o sentimento de injustiça por Lisboa ficar com um fórum à parte, conforme já foi argumentado uma vez ;).

Aqui já não concordo. Se vires bem ambos os sub-fóruns são até bastante activos, é claro que não tanto como Lisboa e Porto (pudera, há menos projectos), mas mesmo assim conseguem ser mais participados do que o sub-fórum Sul, esse sim tem pouca actividade...

pedrodepinto
July 17th, 2009, 01:28 AM
Já seria muito bom juntar as Ilhas ao Sul, por agora :yes:...

daniel322
July 17th, 2009, 09:39 PM
Uma hipótese seria juntá-los seguindo o modelo das NUTS II, ou seja, juntar o "Norte" ao "Porto", designando-o de "Porto e Norte", e o "Centro" a "Lisboa", chamando-o "Lisboa e Centro"
Não concordo. Na minha opinião o subfórum Centro está bem como está.

pedrodepinto
July 17th, 2009, 10:06 PM
Está bem como está porque és do Centro :jk:, eu sei que a minha proposta custa a engolir :nuts:!

daniel322
July 17th, 2009, 10:22 PM
Não é uma questão de orgulho ou bairrismo, não queiras ir por aì nem a brincar.. até porque se recuares a uns tópicos antigos podes ver que eu era contra a regionalização precisamente pela previsão de uma quebra de movimento.

A verdade é que o sub-fórum Centro está organizado e tem movimento e não seria útil nem eficaz uma junção com a "trapalhada" de projectos de Lisboa..

pedrodepinto
July 17th, 2009, 10:25 PM
Eu sei que eras contra a regionalização, tal como eu também era, mas agora acho que chegou a hora de tentarmos ver o que podemos alterar, para melhor ;)... E julgo que passaria pela junção de certos sub-fóruns...
O que proprorias então ;)? Se a lógica fosse juntar o Centro a algo, juntá-lo-ias ao Norte? Acho que ainda seria pior...

daniel322
July 17th, 2009, 10:29 PM
Mas juntar para quê? ..se reparares até agora és o único a defender essa hipótese..

Até acho que agora nem está mal.. se estivessem constantemente a surgir problemas e guerras.. mas nem isso..

Levaram o tema de regionalização do fórum a votação e este modelo foi o escolhido.. agora aguentem..

pedrodepinto
July 17th, 2009, 10:31 PM
Aguentem? É do interesse de todos, sabes?
E não sou o único, porque se recuares uns posts vês que tive apoio no Sul e nas Ilhas... Criticar é fácil...

daniel322
July 17th, 2009, 10:33 PM
Criticar é fácil...
É a minha opinião.. pode custar a engolir mas conta tanto como a tua.. se achas que é do interesse geral então faz uma votação e o pessoal que decida ;)

daniel322
July 17th, 2009, 10:34 PM
se recuares uns posts vês que tive apoio no Sul e nas Ilhas...
...estamos a falar do subforum Centro...

pedrodepinto
July 17th, 2009, 10:59 PM
É a minha opinião.. pode custar a engolir mas conta tanto como a tua.. se achas que é do interesse geral então faz uma votação e o pessoal que decida ;)

É melhor deixar isso para a Moderação, senão caem é em cima de mim ;)...
Eu até compreendo o que queres dizer quanto o Centro, depois de pensar um pouco... Porque baseando-nos nas NUTS II Lisboa e o Centro estão separadas :yes:!
E por essa ordem de ideia iríamos sim ter luz verde para juntar o Porto ao Norte, mantendo já o nome "Porto" no título... Mas depois os amigos do Porto ficavam logo muito incomodados... Foi por isso que propus o mesmo em relação ao Centro, mas considero que nesse aspecto tens razão :yes:! Ficaríamos então com 4 sub-fóruns, também já não era nada mau...
E quanto ao Sul e às Ilhas? Ainda não disseste o que penas ;)...

Barragon
July 18th, 2009, 01:46 AM
Tiveste só apoio no sul e ilhas pelo facto de serem fóruns que têm pouco movimento (Nos projectos do sul e nas fotos das ilhas, porque de resto)

pedrodepinto
July 18th, 2009, 02:04 AM
Só... E já não é bom?
Vocês falam mas também não dão alternativas...

Barragon
July 18th, 2009, 02:19 AM
Não há alternativas :lol: este é o modelo perfeito :D

pedrodepinto
July 18th, 2009, 02:21 AM
Que casmurros :lol:!, não aceitam nada :jk:!

dvf
July 19th, 2009, 12:39 AM
Não há threads em número suficiente que o justifiquem... há threads que englobam várias regiões... há regiões que praticamente não tem um único thread, etc, etc, etc...

Mas o tempo que se perde nos Transportes não se percebe. Para ver um thread do NAL e Portela, tenho de ir à Aviação, depois para ver o do Metropolitano de Lisboa vou ao Ferrovia, e ainda tenho de passar pela Rodovia para ver a CRIL. Para não falar do "geral" para ver a TTT. Só tinha a ganhar o fórum em organização e clareza.

Existem threads suficientes para pelo menos Lisboa, Porto e Norte. Talvez o Centro, Sul e Ilhas tivessem que ficar juntos devido á falta de threads nesta primeira etapa da regionalização do forum dos Transportes. Mas para quem quer ver as noticias dos projectos dos transportes das suas regiões, o forum dos Transportes é "desorganizado".

daniel322
July 19th, 2009, 02:31 AM
E quanto ao Sul e às Ilhas? Ainda não disseste o que pensas ;)...
Não disse porque não o pretendo fazer.. Apenas e só me referi contrariamente à ideia de fundir "Lisboa" e "Centro" pois não achava lógica nenhuma nessa medida.. nada mais..

pedrodepinto
July 19th, 2009, 03:22 PM
Pois, porque aqui no fórum só se refere o que é negativo, aquilo com que se discorda, porque o que é interessante não interessa :lol:!

Reflex
July 20th, 2009, 02:22 AM
Existem threads suficientes para pelo menos Lisboa, Porto e Norte. Talvez o Centro, Sul e Ilhas tivessem que ficar juntos devido á falta de threads nesta primeira etapa da regionalização do forum dos Transportes. Mas para quem quer ver as noticias dos projectos dos transportes das suas regiões, o forum dos Transportes é "desorganizado".

Eu sinceramente não entendo. Quem ler o que escreves e não conhecer a realidade do forum fica com a ideia de que há um thread com o nome "Transportes e Infraestruturas" em que todos os threads respectivos foram despejados lá para dentro! Esse forum está organizado por temáticas. Tu falas dos que vêm a dito forum numa perspectiva regional, mas há quem venha numa perspectiva temática, há pessoas que só lhe interessa as ferrovias ou a aviação num modo geral... e essas ficariam bem mais perdidas do que tu (que vês num âmbito regional) se os transportes fosse regionalizados.

daniel322
July 20th, 2009, 02:34 PM
Pois, porque aqui no fórum só se refere o que é negativo, aquilo com que se discorda, porque o que é interessante não interessa :lol:!
Isto é referente à minha resposta? Se é, com todo o respeito, quem é que pensas que és para definir o que é interessante ou não para os outros? Se tens uma opinião, tal não passa disso: da tua opinião. Nada mais. Tal como a minha.

Tu colocaste uma série de hipóteses e eu não concordei com uma delas, com a qual tu até posteriormente vieste a verificar que realmente poderia não ser uma medida benéfica. Por mim o assunto tinha morrido aì.. eu votei contra a regionalização e contra este modelo actual e não me quero meter ao barulho em mais mudanças pois sinceramente não tenho paciência para tal, quero é que deixem estar o espaço que mais utilizo como está porque me parece bem assim. Se eu for o único a pensar assim então mudem, mas não me parece que seja o caso. Dito isto, tu não tens qualquer legitimidade nem direito de estares a lançar farpas sobre as minhas intervenções no fórum assim como eu não comento as tuas.

pedrodepinto
July 20th, 2009, 09:43 PM
Eu dou sempre hipóteses e alternativas, vocês é que apontam sempre o que está errado...
Claro que mais vale não comentares as minhas afirmações, porque não estou de modo algum a deitar "farpas"... É normal que este local não seja muito visitado, daí não haver grande debate, agora eu não me referia à tua resposta em concreto, como bem entendeste! Ou então é problema de interpretação...

daniel322
July 20th, 2009, 10:03 PM
eu não me referia à tua resposta em concreto
então pronto, está resolvido o assunto..

pedrodepinto
July 20th, 2009, 10:04 PM
Óptimo ;)!

Carlosmoya
July 27th, 2009, 03:14 AM
ohh eu a pensar que este tópico era da regionalização em Portugal :D mas não... é do fórum :P

toim '-.-