View Full Version : Condoleezza Rice chega a Salvador sob forte esquema de segurança

Bertilo
March 14th, 2008, 01:34 AM
Secretária de estado Condoleezza Rice chega a Bahia

Biaggio Talento, da Agência A Tarde

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, desembarcou por volta das 16h30 na Base Aérea de Salvador para sua visita de dois dias à capital baiana. Muito sorridente, acenou para os jornalistas e repórteres fotográficos mantidos a 50 metros de distância do local onde o boeing do governo americano parou. A segurança foi feita por um aparato de 30 agentes americanos, policiais federais armados com fuzis automáticos e soldados da aeronáutica.

Condoleezza foi recepcionada pelo chefe de Gabinete do Governador Jaques Wagner, Fernando Schimit e por uma baiana tipicamente vestida, que a presenteou com o souvenir típico da Bahia, uma fitinha do Senhor do Bonfim. A secretária de estado amarrou a fitinha no pulso direito. Logo depois, sem falar com a imprensa, entrou num dos carros de sua delegação e seguiu para o Hotel Pestana, no Bairro do Rio Vermelho, onde ficará hospedada.

Douglas
March 14th, 2008, 01:40 AM
Tinha quer ser né...

Tito
March 14th, 2008, 01:47 AM
Nem sabia que era estaria em Salvador... O que ela fará por aí? (Tô totalmente desinformado!) :)

Thacio
March 14th, 2008, 05:08 AM
Nem sabia que era estaria em Salvador... O que ela fará por aí? (Tô totalmente desinformado!) :)

rapaz, no jornal da globo acabou de passar um entrevista dela aki em salvador..
ela disse q veio por desejo pessoal, pq gostou do que tinha ouvido falar sobre a cidade...
mas ela antes tava em brasília, ai aproveitou pra dar um passeio em ssa..:D

Pesquisadorbsb
March 14th, 2008, 05:18 AM
kd o pessoal da UNE, do PSOL....

Thacio
March 14th, 2008, 05:26 AM
kd o pessoal da UNE, do PSOL....

eu ouvir falar q ia tr alguns protestos contra a visita dela a salvador, mas parece q ficou soh no papel! se teve foi bem tímido..

Tito
March 14th, 2008, 06:19 AM
rapaz, no jornal da globo acabou de passar um entrevista dela aki em salvador..
ela disse q veio por desejo pessoal, pq gostou do que tinha ouvido falar sobre a cidade...
mas ela antes tava em brasília, ai aproveitou pra dar um passeio em ssa..:D

Pois é, eu acabei por ver a reportagem e ela veio mesmo para conhecer a cidade. Achei até que 2 são muitos dias para uma pessoa tão "importante" e atarefada(Normalmente costumam passar 1 dia). Espero que ela goste muito da cidade e passe sua impressão aos demais Americanos! :)

Cerrado
March 14th, 2008, 01:08 PM
É mais um sinal do prestígio de Salvador, espero que esta visita traga frutos para o turismo da nossa capital.

tonyssa
March 14th, 2008, 01:14 PM
Acabei de chegar ao trabalho e fiquei 15 minutos parado na Av. Garibaldi por causa da comitiva da secretária de Estado. Parecia coisa de cinema. :nuts:

Bertilo
March 14th, 2008, 05:23 PM
Pois é, eu acabei por ver a reportagem e ela veio mesmo para conhecer a cidade. Achei até que 2 são muitos dias para uma pessoa tão "importante" e atarefada(Normalmente costumam passar 1 dia). Espero que ela goste muito da cidade e passe sua impressão aos demais Americanos! :)

Realmente. Uma visita de uma pessoa como essa altera a rotina da cidade e mais dias pode se tornar um inconveniente.
Mas como já foi dito, a vinda da secretária imprime prestígio à cidade e pode ser fundamental na intensificação do turismo étnico entre os EUA e a Bahia. Espero, também, que a secretária atenda ao apelo do governador e dê à representação comercial dos EUA em Salvador o status de Consulado Geral como ocorre em outras cidades.

Roque
March 14th, 2008, 07:25 PM
^^ O consulado em recife, por exemplo, decorreu de uma posição geográfica adequada ao atendimento da região. Acho difícil os EUA criarem outros consulados no Brasil. A únicva possibilidade, ao meu juízo, seria em Manaus ou Belém.

NassauJr
March 14th, 2008, 07:36 PM
^^
Realmente acho difícil e inclusive, recetemente houve ampliação da esturura física do Consulado Americano no Recife, justamente para atender a demanda da região. Porém reconheço que deve ser um sofrimento das outras pessoas de outros estados se deslocarem até o Recife para receberem (e se receberem) o visto de autorização; passo em frente todos os dias e vejo o pessoal na espera para ser atendido. Por outro lado, tudo indica que os Estados Unidos pouco se importam com essa situação, assim já teriam providenciado há décadas.

Bertilo
March 14th, 2008, 07:46 PM
Gostaria de saber como é feita essa divisão regional pela Embaixada Americana. Sou baiano, moro em SSA e o meu visto foi dado pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro.
O Brasil é grande, tem uma população imensa. Portanto, acredito q deveriam existir mais consulados. Apenas 3 é muito pouco.

Cerrado
March 14th, 2008, 08:25 PM
O meu visto tirei em Brasília!

EricoWilliams
March 14th, 2008, 09:20 PM
Quem viu a reportagem que ela concedeu ao jornal da globo pode apreciar o belo skyline da cidade ao fundo servindo de cenário!

Will_NE
March 14th, 2008, 09:30 PM
^^
Eu vi... E fiquei arrepiado só de ver! :)
A entrevista foi no terraço do hotel em que ela está hospedada, o Pestana, que é o maior hotel da cidade, no Rio Vermelho, com cerca de 25 andares. E ela disse que achou Salvador uma "grande cidade", e disse também que se ela soubesse que a Bahia é tão bonita, ela teria visitado a cidade bem antes... Orgulho de ser baiano!!!!!!! :D :banana:

Cerrado
March 14th, 2008, 09:39 PM
^^
Orgulho de ser baiano!!!!!!! :D :banana:
2 :banana:

Will_NE
March 14th, 2008, 09:43 PM
A entrevista que Condoleezza Rice deu ao Jornal da Globo, na íntegra:

William Waack: Você considera o Brasil um líder na região?

Condoleeza: O Brasil é claramente um líder na região. O Brasil se destaca. O presidente Lula se destaca por sua sabedoria, por sua capacidade de unir a região, por sua visão. E não apenas por sua visão sobre a região, mas também por ter conseguido melhorar a vida do seu povo e por ter relações com países como os Estados Unidos. Acho que ele vai conseguir colocar os biocombustíveis no mapa como uma maneira de resolver os terríveis problemas que estamos enfrentando de oferta de energia e mudanças climáticas. O presidente Lula é visto como um líder. O Brasil é visto como um líder - e cada vez mais como um líder global, não apenas regional.

William Waack: A senhora tem dito que o governo não se importa se o governo latino-americano é de esquerda ou de direita, mas diante das últimas críticas que Bush fez a Chavez esta posição mudou?

Condoleeza: Nós estamos aqui no Brasil e o Brasil tem um presidente de esquerda. É um dos amigos mais próximos dos Estados Unidos na região e no mundo. Eu vou para o Chile, outro país que tem uma presidente de esquerda e temos excelentes relações com o Chile. A questão não é onde você está no espectro ideológico. A questão é se você respeita valores democráticos e instituições democráticas. Você trabalha para o bem do seu povo? Para o bem dos seus vizinhos? Essas são as questões importantes para os Estados Unidos, não o quanto você é de esquerda ou de direita.

William Waack: É possível trabalhar com Chavez?

Condoleeza: Esta é uma questão de que políticas um país busca, que interesses um país busca. Historicamente nós temos boas relações com a Venezuela. E gostaríamos de ter boas relações com a Venezuela de novo. A questão é os países e seus líderes estão trabalhando por democracia, por comércio livres, por prosperidade e por justiça social para o seu povo? Eles estão respeitando seus vizinhos?

William Waack: Os Estados Unidos estão envolvidos diretamente em um conflito armado na região. Como a senhora considera as alegações de que as Farc já estariam derrotadas se não fosse a ajuda que recebem de vizinhos como Equador e Venezuela?

Condoleeza: Na medida em que as Farc, que são uma organização terrorista pela definição americana, estão operando em lugares além das fronteiras da Colômbia, os vizinhos da Colômbia devem ao povo colombiano lidar com esse problema. Não permitir que eles operem em seus territórios. E a propósito, é uma exigência da ONU que seus países membros façam tudo o que pode ser feito para evitar que terroristas usem o sistema financeiro ou territórios remotos para atacar pessoas inocentes. Os Estados Unidos são muito próximos da Colômbia. A Colômbia é uma boa parceira na região para melhorar o Ocidente.

William Waack: Por que vir a Bahia?

Condoleeza: Foi um desejo pessoal vir para a Bahia. Eu tinha ouvido falar da Bahia por anos, de Salvador, uma grande cidade e também por causa da comunidade afro-brasileira aqui, a expressão da cultura daqui. E, claro, eu sou descendente de africanos e sempre acreditei que Brasil e Estados Unidos em alguns aspectos se parecem mais entre si que do que quaisquer dois outros países no mundo. A tradição da grande diáspora européia, latina e africana, todos vivendo lado a lado, então eu quis vir para a Bahia. E posso ver que eu não estava errada. É lindo aqui. Eu só sinto ter demorado tanto a conhecer a Bahia.

Fonte: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20080313-318013,00.html

E esse é o link do vídeo da entrevista. Vejam: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM802705-7823-CONDOLEEZZA+RICE+FALA+SOBRE+A+CRISE+NA+AMERICA+DO+SUL,00.html

rrrjp
March 14th, 2008, 09:56 PM
salvador com prestígio internacional!!
mto bomm...

mas qto a essa Condoleeza, ela faz o tipo me engana que eu gosto:sly:... As palavras dela são todas milimetricamente medidas, até parece que os EUA são a potência que é hoje com a diplomacia e a busca do bem comum entre os povos....

A África, os países sul-americanos durante a ditadura, o Vietnã, o Iraque, etc que o digam...:master:

Leonardo López
March 14th, 2008, 09:57 PM
alguem viu a entrevista dela ontem no Jornal da Globo na cobertura do Hotel Pestana??

deu pra ver perfeitamente o Skyline da Federação, Graça e Vitoria :D

Cerrado
March 14th, 2008, 10:25 PM
alguem viu a entrevista dela ontem no Jornal da Globo na cobertura do Hotel Pestana??

deu pra ver perfeitamente o Skyline da Federação, Graça e Vitoria :D
Eu assistir, ainda vou lá em cima tirar umas fotos!

Bertilo
March 15th, 2008, 12:19 AM
^^ Não duvido. Pra quem conseguiu ir até o heliponto do Fernandez... :)
Vou aguardar, Cerrado!!

Bertilo
March 15th, 2008, 12:25 AM
Quem viu a reportagem que ela concedeu ao jornal da globo pode apreciar o belo skyline da cidade ao fundo servindo de cenário!

:cheers: :hug:

Cerrado
March 15th, 2008, 12:38 AM
Hoje pela manhã eu ia até ao Pelourinho tirar umas fotos, mas fiquei com receio de estar tudo bloqueado.

Leonardo López
March 15th, 2008, 02:43 AM
Eu assistir, ainda vou lá em cima tirar umas fotos!

você ta aqui em Salvador neh??
vamo nesse fds lá tirar umas fotos
se não puder nesse fds pode marcar ai que eu vou :D

tonyssa
March 16th, 2008, 01:17 AM
Gostaria de saber como é feita essa divisão regional pela Embaixada Americana. Sou baiano, moro em SSA e o meu visto foi dado pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro.
O Brasil é grande, tem uma população imensa. Portanto, acredito q deveriam existir mais consulados. Apenas 3 é muito pouco.

^^
A Bahia está subordinada ao consulado do Rio de janeiro. Quando fui aos EUA em 2006, tive que ir ao Rio, o que onera bastante o custa da viagem.

Cerrado
March 17th, 2008, 07:32 PM
você ta aqui em Salvador neh??
vamo nesse fds lá tirar umas fotos
se não puder nesse fds pode marcar ai que eu vou :D
Gostaria muito Leo, mas já estou no interior e sábado vou embora, tirei muitas fotos de Cachoeira, vou fazer um grande thread. Valeu!:okay:

Bertilo
March 17th, 2008, 09:46 PM
^^
A Bahia está subordinada ao consulado do Rio de janeiro. Quando fui aos EUA em 2006, tive que ir ao Rio, o que onera bastante o custa da viagem.

O meu tb foi emitido pelo consulado do Rio. Mas eu não fui lá. Foi a agência que providenciou. Valeu pela informação, tonyssa. :okay:

jmascena
March 17th, 2008, 10:21 PM
^^

Na verdade, você pode escolher qualquer consulado para a entrevista do visto.

Quando fui tirar o meu visto, por exemplo, fiquei conversando na fila com uma pessoa de São Paulo que tinha ido pro Recife porque a fila era menor.

Roque
March 18th, 2008, 01:43 AM
^^ Zorrrraa!!!

jmascena
March 18th, 2008, 04:15 AM
^^ Eu particularmente prefiro assim. Quem mora em Salvador, por exemplo, já que tem que viajar de todo jeito, pelo menos fica com a opção de procurar o lugar que vai custar menos ou vai demorar menos (ou os dois, de preferência...).