View Full Version : Curitiba (PR) | Centro Cívico | "Retrofit" Palácio Iguaçu | Sede do Governo do PR

RenatoJG
March 19th, 2008, 04:32 AM
Palácio Iguaçu hoje...
http://farm3.static.flickr.com/2273/2187119163_afe1fcb10b.jpg

Possível Palácio Iguaçu depois das reformas...
http://www.seop.pr.gov.br/arquivos/Image/palacionovo.jpg

O secretário de obras públicas Julio Araújo Filho apresentou hoje (18), na reunião semanal da Escola de Governo, o anteprojeto arquitetônico de reforma e recuperação do Palácio Iguaçu. O secretário revelou que após a aprovação deste anteprojeto, serão executados o Projeto Arquitetônico Executivo e os Projetos Complementares de Engenharia. “A nossa previsão é que a licitação para a obra de reforma e recuperação do Palácio Iguaçu seja feita em agosto deste ano e as obras deverão durar 18 meses”.

Julio Araújo Filho detalhou a proposta de reforma através de perspectivas que mostram o atual estágio do prédio, as propostas demolir/construir e algumas imagens de ambientes internos como o auditório para 200 pessoas, as estações de trabalho panorâmicas e a sala do governador.

http://www.seop.pr.gov.br/arquivos/Image/estacoestrabalho.jpg

O Palácio Iguaçu foi construído no governo de Bento Munhoz da Rocha Neto e inaugurado em dezembro de 1954 em comemoração ao centenário da emancipação política do Paraná. O projeto arquitetônico de David Azambuja não foi totalmente executado, provavelmente por questões financeiras. Hoje, com os estudos realizados pela comissão de reforma e recuperação do Palácio, a Secretaria de Obras vai retomar as especificações originais do projeto e ainda adequar o prédio ao conceito de edifício inteligente, aplicando as novas tecnologias disponíveis de controle e automação, lógica, wireless – que é a internet sem fio, segurança, proteção contra incêndios, ar condicionado, elevadores, etc.

O terceiro e quarto pavimentos serão os mais afetados pela reforma. A maior intervenção proposta será o deslocamento dos sanitários coletivos para a extremidade do edifício, criando uma circulação mais adequada na face norte protegida por brises e liberando a área da face sul para as estações de trabalho, panorâmicas, aproveitando a iluminação natural.

http://www.seop.pr.gov.br/arquivos/Image/salagovernador.jpg

O governador Roberto Requião gostou da proposta e destacou que o anteprojeto apresentado hoje pela Seop “é uma apresentação prévia. Esse edifício é patrimônio de todos os paranaenses. Então, havendo alguma dúvida, alguma sugestão do Instituto de Arquitetos, de arquitetos isolados, dos professores das universidades da área, nós acataremos sugestões com muito bom agrado. Mas vamos dar uns 10 dias para isso. Nós não podemos mais retardar o início da modificação desse velho edifício e o conceito de ilhas de trabalho é fundamental. Esse edifício é um labirinto de salinhas, de divisórias de madeira, é uma coisa assim simplesmente horrível. E nós estamos transformando isso num prédio funcional. E o gabinete do governador volta para o antigo Palácio Iguaçu e aquela área que eu ocupo lá no sexto andar será utilizada com ilhas de trabalho também para as secretarias de Estado”.

Ginasta_PR
March 19th, 2008, 04:33 AM
a, vai ficar mais moderno, mas nada muito grande =p

Rafael_Rosato
March 19th, 2008, 04:39 AM
Uma boa melhora...

Luc4s
March 19th, 2008, 04:41 AM
uuhhh .. as mudanças na fachada foram suaves, mas de mto bom gosto
Aprovadíssimo!

FlicK
March 19th, 2008, 04:43 AM
Não gostei, achei que foi uma mudança muito grande. Deveriam continuar com vidros transparentes que deixavam em evidência os pilares cilíndricos.

Este prédio é belíssimo, não merece uma descaracterização destas. Ridículo. :ohno:

zeh
March 19th, 2008, 04:50 AM
^^ Assino embaixo: Zeh

é outro edificio...

Bruno BHZ
March 19th, 2008, 04:58 AM
^^

Concordo.

Estava legal, perdeu a cara de bom projeto dos anos 50 para parecer um espelhado esverdeado qualquer.

RenatoJG
March 19th, 2008, 05:29 AM
Achei uma boa essa reforma, ele era velhão, estava feio e precisava de uma arrumada mesmo... Eles adotaram o projeto original da época. Era pra ser construído com os vidros verdes importados da Bélgica, que não sabem dizer exatamente o motivo de não terem sido comprados, acreditam ser por causa do alto custo deles na época. Provavelmente comprem, hoje, vidros brasileiros mesmo... hehe

FlicK
March 19th, 2008, 05:38 AM
^^ Mas eram transparentes, já estes não aparentam ser... :|

Ele realmente estava velho e precisava de uma ARRUMADA, não de uma DESCARACTERIZAÇÃO.

É a mesma coisa - exagerando, é claro - que pegar o prédio da UFPR no Centro e revestir com alumínio.

Carmelo
March 19th, 2008, 05:39 AM
Não gostei, gosto do modernista quando é bem feito. E esse parece ser.

Luiz
March 19th, 2008, 05:43 AM
vai ficar legal.

Pesquisadorbsb
March 19th, 2008, 07:04 AM
Então esse prédio não sofreu um retrofit mais sim um upgrade, eu também não gostei muito do resultado final, mas devemos salientar o seguinte, quando se projetou o prédio não existia vidros espelhados.

Bem diferente dos atuais prédios de Brasília com um ar retrô anos 50 e 60, mas todos muito bem espelhados.

Mas nesse caso ai, com certeza não caiu bem. Isso é claro, se era interesse do arquiteto mostrar as pilastras do prédio.

salengasss
March 19th, 2008, 01:46 PM
Mas estará bonito demais!!!!!!!! ;)

anzo
March 19th, 2008, 05:11 PM
^^ Mas eram transparentes, já estes não aparentam ser... :|

Ele realmente estava velho e precisava de uma ARRUMADA, não de uma DESCARACTERIZAÇÃO.

É a mesma coisa - exagerando, é claro - que pegar o prédio da UFPR no Centro e revestir com alumínio.

Ele não será descaraterizado, pelo contrário: o projeto original previa vidros verdes, não colocados à época da construção pelo preço.

anzo
March 19th, 2008, 05:14 PM
Algumas pessoas acham que a obra já foi feita: a imagem ali é apenas uma projeção de como vai ficar, as obras começam mesmo em novembro...photoshop bom esse, enganou bem rss..

luiz2007
March 19th, 2008, 06:28 PM
Na minha opinião, aprovadíssimo, vai ficar modernizado sem perder as caracterísitcas do projeto original.

Overmundo
March 19th, 2008, 08:53 PM
eu gostei tb!!!

muckie
March 19th, 2008, 09:00 PM
NUNCAAAAAA
o charme do modernismo vai ser apagado por um vidro verde brega
mandou mal

RenatoJG
March 20th, 2008, 07:57 AM
Algumas pessoas acham que a obra já foi feita: a imagem ali é apenas uma projeção de como vai ficar, as obras começam mesmo em novembro...photoshop bom esse, enganou bem rss..
Haha, ficou boazinha mesmo... :D

tonyssa
March 20th, 2008, 03:37 PM
Eteticamente ficou legal, porém descaracterizou muito o prédio.

SJC.capitalist
March 20th, 2008, 03:49 PM
Não gostei também!
O mais bonito do prédio era oa vidros transparentes, agora vai perder todo o seu charme!
Eu adoro vidros verdes, mas nesse caso estou odiando!

André
March 21st, 2008, 09:30 AM
O Centro Cívivo de Curitiba que já é muito lindo ficando ainda melhor!

EZE
March 21st, 2008, 04:21 PM
Gostei...

Melhor do que as pilastras aparecendo...

O que é aquele negócio de concreto no meio das janelas?...

http://img329.imageshack.us/my.php?image=piqf2.png

Tira isso daí...

Vargas
March 21st, 2008, 04:28 PM
Boa melhora, acho q deveriam fazer alguma coisa nas laterais tb.

Farrapo
March 22nd, 2008, 12:30 AM
Não gostei, achei que foi uma mudança muito grande. Deveriam continuar com vidros transparentes que deixavam em evidência os pilares cilíndricos.

Este prédio é belíssimo, não merece uma descaracterização destas. Ridículo. :ohno:

^^

Concordo.

Estava legal, perdeu a cara de bom projeto dos anos 50 para parecer um espelhado esverdeado qualquer.

Concordo com os dois! :yes:

Lost Cosmonaut
March 22nd, 2008, 02:04 AM
Que merda!Vai tirar todo o charme e desvirtuar o projeto original.

Highcliff
March 22nd, 2008, 11:48 AM
Vai ficar superbom... :banana:

Fabius_
March 22nd, 2008, 03:12 PM
Se a modernização foi feita para romper com o passado, está ótimo.
Se a modernização foi feita para rejuvenescer o prédio, está péssimo.

Captain boeing 747
February 23rd, 2010, 03:20 AM
Se a modernização foi feita para romper com o passado, está ótimo.
Se a modernização foi feita para rejuvenescer o prédio, está péssimo.

que exagero, a reforma é bonita sim e além disso há uma série de edifícios

bonitos ali por perto e três lindos para serem construídos mais pra frente

o complexo Neo - Towers....Todo o conjunto vai ficar bonito..

Vittariano
February 23rd, 2010, 04:14 AM
Conservar a arquitetura original seria muito melhor....

nunobsb
February 23rd, 2010, 04:35 AM
Bem interessante...

RRC
February 23rd, 2010, 04:45 AM
Poxa, achei o palácio muito belo e interessante ao vivo, acho que será uma perda descaracterizar o projeto original. Vai perder toda a elegância :ohno:

LuizPiet
February 23rd, 2010, 01:29 PM
Gostei do projeto.

Raynits
February 23rd, 2010, 02:50 PM
Não gostei.

hugoslz
February 23rd, 2010, 03:22 PM
Nem achava necessario...mas continua bom.

Eddubra
February 23rd, 2010, 05:09 PM
Não gostei, achei que o edifício foi muito descaracterizado.

Jdolci
February 23rd, 2010, 05:34 PM
Eu gostei! Vai ficar bem mais moderno
Acho que devo ser o único participante desse forum que nao morre de amores pelo tal Modernismo tao queridinho por essas bandas...

Emanuel Paiva
February 23rd, 2010, 05:40 PM
Ficou estranho esse retrofit :ohno:

Kato
February 23rd, 2010, 07:49 PM
Eu gostei! Vai ficar bem mais moderno
Acho que devo ser o único participante desse forum que nao morre de amores pelo tal Modernismo tao queridinho por essas bandas...

Somos 2! Hahaha! Mas não sei não... eu nunca vi nada de obras la no palácio! E esta noticia é de 2008 :nuts: Não sei se vai sair mesmo.

luizz27
February 23rd, 2010, 08:04 PM
alguem tem foto das obras??

Jdolci
February 23rd, 2010, 08:27 PM
Somos 2! Hahaha! Mas não sei não... eu nunca vi nada de obras la no palácio! E esta noticia é de 2008 :nuts: Não sei se vai sair mesmo.

Palácio Iguaçu passará finalmente por reforma
12/01/2010

Dois anos e meio após a desocupação do Palácio Iguaçu, o governador Roberto Requião (PMDB) assina hoje, durante a Escola de Governo, a ordem de serviço para a reforma da sede oficial do governo do Estado, transferida interinamente para o Palácio das Araucárias desde junho de 2007, quando o Palácio do Iguaçu foi fechado para reforma. A obra, prevista para ser entregue em 30 de outubro, custará R$ 23 milhões.

“A ordem de serviço será assinada durante a Escola de Governo. Vamos resgatar o projeto original do prédio que não foi acabado na sua totalidade por falta de verba na época da sua construção. Teremos um palácio inteiramente novo”, declarou Requião ontem, durante a reunião da Operação Mãos Limpas.

Marco da arquitetura modernista paranaense, o Palácio Iguaçu foi construído em 1953, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto e nunca passou por uma reforma significativa.

O cronograma de reforma do Palácio atrasou bastante e o governador Roberto Requião não deverá mais ocupar a sede oficial do governo (se renunciar em abril para disputar as eleições de outubro). O orçamento disponível para a obra, que deveria ser concluída em fevereiro deste ano, também extrapolou os R$ 10 milhões previstos em 2006.

O atraso no cronograma ocorreu por questões burocráticas, como os prazos para as licitações e homologações, mas, também, pelas condições encontradas no prédio após sua desocupação.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, um primeiro trabalho realizado pela própria equipe da autarquia entre junho de 2007 e março de 2008 foi o de identificar as modificações necessárias no prédio.

Foram identificados diversos pontos de infiltração, problemas na parte elétrica e hidráulica e necessidade de adequações às novas exigências de segurança e acessibilidade. Só então o governo abriu licitação para a contratação do projeto. Agora, assinará a execução da obra.

De acordo com o secretário de Obras, Júlio Araújo Filho, as instalações elétricas e hidráulicas serão substituídas e a parte estrutural reforçada. A reforma prevê ainda o resgate do projeto original do prédio, feito pelo arquiteto David Azambuja, que nunca havia sido executado completamente.

O edifício de 15 mil metros quadrados também ganhará novas tecnologias de controle e automação de lógica, Internet sem fio, segurança, proteção contra incêndios, novos sistemas de ar condicionado e novos elevadores.

“É um edifício de 50 anos que nunca passou por uma grande reforma. Nós queremos resgatar sua arquitetura original, porém com toda a tecnologia que encontramos hoje na construção civil. A obra deverá durar nove meses e esperamos entregá-la até o dia 30 de outubro”, disse Araújo Filho.

fonte (http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/420946/?noticia=PALACIO+IGUACU+PASSARA+FINALMENTE+POR+REFORMA)

Jdolci
February 23rd, 2010, 08:28 PM
e aqui outra imagem do projeto

http://www.correioregionalibaiti.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=16590&id_noticia=1084

créditos (http://www.correioregionalibaiti.jex.com.br/estadual/requiao+autoriza+inicio+da+reforma+do+palacio+iguacu+-+12+01+2010+12+56+14)

Kato
February 23rd, 2010, 08:39 PM
Finalmente então!
Poxa depois de 2 anos eu jurava que não ia sair a reforma! Ainda bem que você achou o artigo hehehe!
:)

ACWB
February 23rd, 2010, 11:01 PM
Eh... Pela primeira vez podemos ver transparencia total no Palacio Iguacu...

http://img175.imageshack.us/img175/705/iguacu.jpg

A obra ja esta em andamento!

Kato
February 23rd, 2010, 11:07 PM
ah legal, nao tinha percebido!

Luigi BH
February 24th, 2010, 01:00 AM
vai ficar lindo e talz, mas o edifício vai ser beem descaracterizado.. =/

silvinho_j
February 24th, 2010, 01:41 AM
Ficará muito bom.

renansanson
February 25th, 2010, 03:27 AM
Não ficou feio, mas escondeu o que era de mais harmônico no prédio: suas pilastras. Por isso que, ao meu ver, parece que está faltando algo.

Pelo menos não vai ser pior do que a recolocação da fiação aérea ali em volta da praça e em frente ao palácio. Vocês CONSEGUEM acreditar nisso? Espero que seja temporário. :cry:

ACWB
February 25th, 2010, 12:08 PM
^^ Isso nao da pra entender!!! Fiquei maluco quando vi e fiz questao de mostrar nesta foto ai em cima. Tem que ser temporario, nao e possivel!

Jdolci
February 25th, 2010, 02:05 PM
Tem toda cara de ser temporário ..
Claro, estamos no Brasil, terra do descaso com a estética, mas mesmo aqui não acredito que seja possível um poste de luz na frente do prédio passando fios de energia pelo meio da fachada de vidro...

exxebrazil
February 25th, 2010, 09:01 PM
po, vai ficar bem melhor
e pelos renders não vai esconder tanto as pilastras como estão falando

Kato
February 26th, 2010, 07:56 PM
Tem toda cara de ser temporário ..
Claro, estamos no Brasil, terra do descaso com a estética, mas mesmo aqui não acredito que seja possível um poste de luz na frente do prédio passando fios de energia pelo meio da fachada de vidro...

Com certeza é temporário!!
Alias, no carnaval, todos os anos a prefeitura coloca vários postes na parte de desfiles entre o palácio e a rotatória (Na Cândido de Abreu). No dia seguinte, eles retiram...
E os postes são exatamente iguais a este da foto!

Ginasta_PR
February 26th, 2010, 10:25 PM
meu deus, n façam isso!
esse prédio é lindo assim

rafael90210
May 12th, 2010, 10:34 PM

Não sei se estou falando besteira, mas parece que a descaracterização foi necessária devido a algum motivo técnico.

RPFigueiredo
August 24th, 2010, 04:20 AM
Aparentemente os vidros verdes estavam previstos no projeto original, que nunca chegou a ser fielmente executado.
Mas considerando a importância do edifício à cidade, acredito que seria mais apropriado preservar aquilo que já faz parte do cotidiano,o que de fato foi construído.

e22sky
August 24th, 2010, 07:49 AM

:ohno: concordo plenamente! esse edificio perderá muito de sua proposta estetica modernista original (que é de extrema qualidade)... mas enfim, de retrofits infelizes algumas cidades estão estão cheias, esse é mais um...:nuts:

anzo
August 24th, 2010, 03:50 PM
Calma lá.

O projeto original do palácio previa sim os vidros verdes. Não foram colocados à época da construção (1953) porque eram muito caros.

E segundo pronunciamento do Governo, os vidros verdes que serão colocados terão transparência a ponto das colunas serem vistas.

Mais infos, aqui: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1005779

Lucas Barros
August 24th, 2010, 06:25 PM
Vai ficar bom

luizz27
August 25th, 2010, 02:04 AM
Iniciada há cerca de seis meses, a reforma do Palácio Iguaçu será finalizada no fim de outubro, segundo previsão da Secretaria Estadual de Obras. A reforma, que está avaliada em R$ 23,5 milhões, prevê alterações na parte elétrica, hidráulica e de ar-condicionado do prédio. Também estão sendo feitos reforços da parte estrutural, além da recuperação da fachada e do mármore que reveste o prédio.

O Palácio Iguaçu foi fechado para reforma no primeiro semestre de 2007, quando a sede do governo estadual foi transferida para o Palácio das Araucárias. Antes de fechar para reforma, o prédio foi alvo de diversas críticas do então governador Roberto Requião, que chegou a reclamar das “gambiarras elétricas, infiltrações, tetos desabando” do edifício inaugurado em 1953.

Apesar de ser um dos principais defensores da reforma do palácio, Requião não conseguiu ficar no governo tempo suficiente para ver as obras do prédio concluídas. Isso porque entre o Iguaçu ser fechado para reforma até a assinatura da ordem de serviço para o início da obra se passaram quase três anos.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1039075&tit=Iguacu-fica-pronto-so-em-outubro

Skylex
August 26th, 2010, 03:09 AM
Vou me juntar àqueles que não aprovaram o retrofit.

Esse prédio de características modernas é belíssimo, singular. Se os vidros do projeto inicial eram verdes, certamente, não seria tão reflexivos como esses do retrofit. Portanto, é aí que está a descaracterização.

Em suma, eu não gostei.

Kato
August 28th, 2010, 06:43 AM
já estão colocando os vidros!! Não são espelhados como eu imaginei... enfim, logo dará para ter uma idéia melhor mas eu estou gostando do resultado...

MAMUTE
August 28th, 2010, 02:55 PM
vai ficar com um ar de modernidade...

anzo
August 30th, 2010, 10:57 PM
Passei ali na frente hoje e tirei umas fotos no celular...

De fato os vidros são beeeem claros, diria que "esverdeados", mas a meu ver nem de longe justificam tanta polêmica. Dá pra ver as colunas mto bem. A não ser que apliquem alguma coisa nesse vidro (difícil, né?), achei mto bom na verdade...

Bem, dêem as suas próprias opiniões:

http://img823.imageshack.us/img823/8995/30082010178.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/8905/30082010179.jpg

FlicK
August 31st, 2010, 04:02 AM
^^ Ah, anzo, tá ótimo esse vidro! O material que ilustrava a notícia é que não levou em consideração o caráter da revitalização...

Skylex
September 1st, 2010, 02:16 AM
Meu Deus! Completamente diferente do que foi divulgado naquele render. Esses vidros, sim, ficarão ótimos. Tenho certeza que no projeto original, os vidros verdes eram assim. Muito Bom.

RRSP
September 1st, 2010, 02:23 AM
É interessante que o conjunto do Centro Cívico, apesar da grande importância histórica e arquitetônica NÃO é tombado.

almeidaneto
September 1st, 2010, 07:44 AM
Só envidraçou:(

FlicK
September 1st, 2010, 04:44 PM
^^ Queria o que? Uma baleia de alumínio ornando a fachada? =P

Essa reforma é para modernização do prédio. Mais interna do que fachadista. Por fora, não há o que mudar, o prédio é muito bonito!

almeidaneto
September 1st, 2010, 04:48 PM
^^
Seria legal adicionar alumínio na faixada:lol: Iria ficar super caboquético

Ushiro
September 1st, 2010, 06:14 PM
Desde o inicio já pensei que o vidro não seria reflexivo.
Eles só queriam "embelezar" o render .-.

Jdolci
November 2nd, 2010, 04:53 PM
Não sabia se colocava as fotos aqui ou no thread de Curitiba, como tem um específico pra essa obra vou por aqui as fotos que tirei ontem do Palácio Iguaçu!
As obras estão quase no fim.. já estão construindo até palco provavelmente pra reinauguração.

Achei que ficou muito bom!! Bem melhor que antes!!

Antes:
http://www.bemparana.com.br/imagens/img468/91710.JPG
crédito (http://www.bemparana.com.br/index.php?n=132353&t=reforma-do-palacio-iguacu-custara-r-23-milhoes)

Agora:
http://img229.imageshack.us/img229/5893/dsc08429o.jpg

detalhe dos vidros:
http://img220.imageshack.us/img220/310/dsc08427hm.jpg

Julio_Geografia
November 2nd, 2010, 07:16 PM
Achei que ficou muito bom essa cor de vidro, deu um ar de leveza para o prédio, ficou ótimo!

muckie
November 2nd, 2010, 08:15 PM
Me convenceram... o vidro claro ficou mais bonito sim...
Mas aquele render bem que assustava ao esconder os pilares!

anzo
November 3rd, 2010, 12:15 AM
achei lindão

aula de como fazer uma intervenção "saudável" em um prédio histórico, sem descaracteriza-lo

Samuell Felix
November 3rd, 2010, 12:48 AM
Também levei um susto com a primeria imagem, mas realmente ficou melhor do que estava...aliás, que lugar bonito.

FlicK
November 3rd, 2010, 03:34 AM
Ufa!

Ficou belíssimo!

Gostaria de ver qual foi a intervenção feita na fachada posterior, onde abriram amplos janelões. Bom, aquela fachada era feia antes...

FlicK
November 3rd, 2010, 03:38 AM
http://www.seop.pr.gov.br/arquivos/Image/palacionovo.jpg

http://img229.imageshack.us/img229/5893/dsc08429o.jpg

Será que mudaram o projeto? Há diferença incrível! Antes não havia como não criticar, e agora só nos resta admirar a bela arquitetura modernista deste palácio e de seus vizinhos, que compõem um dos principais marcos arquitetônicos e urbanísticos do Brasil modernista.

Ps.: Será que o vidro era para ser espelhado e devido aos comentários do SSC eles mudaram o projeto? :runaway:

Jdolci
November 3rd, 2010, 04:37 PM
As críticas do pessoal aqui, baseadas no render eram justificadas mesmo...
Voces tinham razão.. se o vidro fosse espelhado e não exibisse as colunas internas ia se perder todo o charme do prédio..

Ainda bem que no final ficou bom pra todos!

Wey
November 4th, 2010, 12:53 AM
Nossa, odiei! :ohno:

Se fosse um prédio feio, até concordaria, mas esse edifício já tem uma linguagem estética BEM forte; tem personalidade, leveza e balance. Esses vidros reflexivos vão transformar o que outrora foi um belo exemplar da arquitetura modernista em uma caixa de sapatos, aff

Edit: Agora que eu vi as fotos da obra... não ficou tão ruim, mas ainda prefiro o edifício com era originalmente, só precisava de uma reforminha :(

Kato
November 4th, 2010, 04:13 AM
Só ao vivo pra ver como ficou lindo! 1000 vezes melhor!!!!!!! :D

Mr.Canello
November 4th, 2010, 04:47 AM
Ficou muito bom, o arquiteto (se estiver vivo) deve estar feliz por terem pensado no vidro verde do projeto original!

Leo Spaghetti
November 5th, 2010, 04:59 PM
Ficou um prédio qualquer. A beleza era ver os pilotis atravessanod todos os pavimentos...

Ficou menos poético, ficou "muderno"

luizz27
December 10th, 2010, 04:25 AM
Reabertura do local está marcada para o dia 18 de dezembro

O Palácio Iguaçu, em Curitiba, voltará a ser sede do governo do Paraná no dia 18 de dezembro. Após quase um ano em reforma, o prédio vai reabrir mais moderno, mas mantendo as linhas originais do projeto.

O Palácio Iguaçu foi fechado para reforma no primeiro semestre de 2007, quando a sede do governo estadual foi transferida para o Palácio das Araucárias. Antes de fechar, o prédio foi alvo de diversas críticas do então governador Roberto Requião, que chegou a reclamar das “gambiarras elétricas, infiltrações, tetos desabando” do edifício.

As instalações elétricas e hidráulicas do palácio foram trocadas. Todos os andares receberam equipamentos contra incêndios e de ar condicionado. Além disso, os pisos, portas e pilares foram recuperados. Os vidros da fachada também foram todos trocados.

Inaugurado em 1953, o Palácio Iguaçu nunca havia passado por uma reforma. As mudanças na área de 16 mil m² custaram R$ 31 milhões, de acordo com o telejornal ParanáTV, da RPC TV.

VÍDEO (http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/12/palacio-iguacu-volta-a-ser-sede-do-governo-no-dia-18/)

Lost Cosmonaut
December 10th, 2010, 04:51 AM
Ficou bom. O Centro Cívico todo precisa de uma melhorada. Já viram o estado das calçadas do lugar?

Kato
December 10th, 2010, 03:36 PM
^^Melhores que as do centro

luizz27
December 11th, 2010, 06:49 AM
preparativos para a reinauguração...

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/DSC_7540.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/DSC_0031.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/DSC_0089.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/PALACIOCOBERTO1.jpg

Fonte (http://www.aen.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=141009&evento=27826#menu-galeria)

P@ssageiro_Cwb
December 11th, 2010, 07:14 AM
Ficou ótimo, muito melhor que antes. :D

Luc4s
December 11th, 2010, 04:39 PM
Excelente !!

luizz27
December 13th, 2010, 06:00 AM
Restauro do prédio, que será reinaugurado no próximo sábado, foi orçado em R$ 23,5 milhões, mas sairá por R$ 31 milhões

A obra de reforma do Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, custou R$ 7,5 milhões a mais do que o valor inicialmente previsto. A restauração do prédio, que está em fase final de acabamento, custará R$ 31 mi**lhões – ou 32% além dos R$ 23,5 milhões orçados pela empresa que venceu a licitação para executar o serviço. O prédio – que passou pela primeira grande reforma desde 1953, quando terminou sua construção – será reinaugurado pelo governador Orlando Pessuti (PMDB) com uma festa no próximo sábado, após cerca de dez meses de restauro.

O secretário estadual de Obras Públicas, Julio Araújo Filho, explica que o aumento de custo na reforma do palácio ocorreu devido a “surpresas” encontradas durante a execução das obras. “Acontece em toda obra de reforma, quando você sai do projeto para o canteiro de obras”, diz o secretário.

O engenheiro responsável pela reforma, Fredy Chevalier, diz que as principais dificuldades foram encontradas quando se iniciou a demolição de pisos e paredes de mármore deteriorados no interior do prédio. Segundo ele, a reposição das pedras, de acordo com o previsto no projeto original, foi a principal razão do estouro do orçamento.

Além disso, aponta Chevalier, outros contratempos ajudaram a encarecer o custo e a atrasar cronograma das obras. “No terceiro e quarto pavimentos, por exemplo, havia um piso elevado de argamassa, do qual não se tinha conhecimento. Todo esse piso teve que ser demolido.”

O secretário de Obras afirma, entretanto, que mesmo com os acréscimos de despesas a equação entre preço e metragem está dentro dos padrões de mercado. “É preciso levar em conta a dimensão da obra e o cuidado que precisamos ter em preservar o espaço histórico.”

Canteiro de obras
Na última quinta-feira, a reportagem da Gazeta do Povo visitou o Palácio Iguaçu e encontrou o prédio ainda em obras. Mas, a menos de uma semana da reinauguração, cerca de 300 operários estão trabalhando, em três turnos, inclusive neste fim de semana, para que tudo esteja pronto para a festa do próximo sábado.

Apesar disso, o próprio secretário de Obras admite que a reforma pode não estar totalmente concluída no dia da reabertura. “Garanto que o prédio estará integralmente pronto no dia da inauguração. O paisagismo e a área externa [onde fica a sede da Casa Militar e o novo heliponto] ainda terão que ser concluídos até o dia da posse do novo governador [1.º de janeiro]”, diz Araújo Filho.

Orgulho e apreensão
Juntamente com o engenheiro Fredy Chevalier, os arquitetos Edson Klotz e Leila Levandoski, do setor de projetos especiais da Secretaria de Obras, “moraram” no Palácio Iguaçu nos últimos meses. Agora, eles olham a aproximação da data de entrega da reforma com um misto de orgulho e apreensão. “É um trabalho de equipe que nos causa muito orgulho, mas também nos dá muita responsabilidade. Precisa***mos ser rigorosos na manutenção do projeto original [da década de 50] e combiná-lo com as novas normas de segurança e acessibilidade. Tudo isto tentando gastar o mínimo possível de recursos públicos”, afirma o arquiteto Klotz.

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/tn_600_580_Reforma_escada_12122010.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/tn_600_580_REFORMA_chao2_12122010051208.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/tn_600_580_REFORMA-WA_12122010.jpg

Fonte (http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1076692&tit=Obra-do-Palacio-Iguacu-custou-32-a-mais)

Gui_p
December 16th, 2010, 01:20 PM
http://i604.photobucket.com/albums/tt126/GPP_gui/Threads-Curitiba/bda153da.jpg

Guajará
December 16th, 2010, 03:21 PM
ficou bom! :)

FlicK
December 16th, 2010, 07:08 PM
Quase chorei de emoção vendo essas fotos. Ficou incrivelmente lindo, perfeito! Me veio todo um orgulho patriota, como se eu fosse um paranaense. Talvez eu é que tenha sido conquistado pela importância que esse palácio tem para o modernismo e toda a arquitetura parananse. Importância a qual boa parte dos foristas locais desconhecem.

anzo
December 16th, 2010, 09:09 PM
Quase chorei de emoção vendo essas fotos. Ficou incrivelmente lindo, perfeito! Me veio todo um orgulho patriota, como se eu fosse um paranaense. Talvez eu é que tenha sido conquistado pela importância que esse palácio tem para o modernismo e toda a arquitetura parananse. Importância a qual boa parte dos foristas locais desconhecem.

Legal Flick, compartilha com a gente um pouco dessa história então!

:)

luizz27
December 19th, 2010, 03:21 PM
http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/iguacu3.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/iguacu.jpg

http://i693.photobucket.com/albums/vv295/luizz27/iguacu2.jpg

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1079139&tit=Palacio-Iguacu-e-reinaugurado-confira-as-fotos

renansanson
December 19th, 2010, 03:51 PM
O Gehry falou uma frase em que o Palácio Iguaçu representa o êxito em seu pensamento:

"Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por atemporalidade."

Um prédio projetado em 1951 que nunca precisou (e afirmo: nunca precisará) de nenhuma mudança estética é uma vitória para a tão criticada arquitetura moderna.

Valeu, David de Azambuja!

diosandri
December 20th, 2010, 05:26 PM
Bah, o interior é belísimo.

Apenas, para meu gosto, deixaria os vidros da fachada mais transparentes.