View Full Version : Réplica de caravela corre o risco de afundar em Campinas

bs.eduardo
March 19th, 2008, 04:38 AM
CAMPINAS - Uma equipe do Corpo de Bombeiros tenta conter o afundamento de uma réplica em tamanho natural da caravela Anunciação, que está em exposição na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal, em Campinas.

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/41/41/41/616772.caravela_210_280.jpg

Segundo os bombeiros, uma equipe trabalha desde as 8h para retirar a água do monumento. Com o auxílio de bombas, os bombeiros tentam recuperar o nível da caravela, que já afundou 1,70 metro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas, a água acumulou dentro da embarcação em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade no final de semana e na segunda-feira. "A bomba que fica dentro da caravela ficou submersa e não funcionou, então, os bombeiros foram acionados", informou a Prefeitura.

A água atingiu cerca de 5 metros dentro da embarcação, mas, conforme a prefeitura, no próximo final de semana o monumento já deve estar novamente aberto para visitação.

A Anunciação é réplica de uma das naus da esquadra que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500. Depois de naufragar em 1979, foi restaurada e reaberta à visitação em 1992.

Fonte: Último Segundo (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/03/18/replica_de_caravela_corre_risco_de_afundar_em_sp_1233871.html)

EricoWilliams
March 19th, 2008, 06:23 AM
Bolão: Afunda ou não afunda?!

bs.eduardo
March 19th, 2008, 06:53 AM
Pessoal,

Minhas desculpas. Postei o thread no lugar errado, era para ser dentro de "Notícias Paulistas". Se algum moderador puder mover o thread, eu agradeço!

Obrigado!

Fabius_
March 19th, 2008, 03:01 PM
Bom, manter aquela caravela dentro d'água é dar razões para ela afundar de novo. Eles deviam é montar uma boa base de concreto ali mesmo, retirar a caravela e repará-la, colocando-a nessa base. Assim não afunda de novo e sua durabilidade e manutenção ficam garantidas.

bs.eduardo
March 20th, 2008, 01:47 AM
^^ Mas ai perde a graça! :D

Eu li numa matéria, não sei se do Cosmo ou do Globo, que a Caravela na época da sua inauguração chegou a navegar pela Lagoa! Obviamente que naquela época a Lagoa não devia sofrer tanto com os bancos de areia que hoje existem... muitos deles causados pela areia das quadras. Mas enfim, só de pensar da Caravela navegar na Lagoa, putz, deve ter sido fantástico.

O correto seriam dar uma manutenção adequada, para poderem manter o cartão postal dentro d'água, não comprometendo o visual. Uma Caravela sobre o concreto não teria o mesmo impacto do que ela estar na água.

Mas agora querem até substituir a Caravela... sei não. :(

bs.eduardo
March 20th, 2008, 01:49 AM
Em tempo: eu me mudei para Campinas no ano da reinauguração da Caravela, em 1992, então peguei os primeiros dias dela, cheirando a tinta mesmo. Na última vez que eu fui ano passado, ela não me parecia estar tão ruim. Mas as aparências enganam mesmo...

Fabius_
March 20th, 2008, 01:55 AM
Mas ela parada dentro d'água vai afundar de novo.
Os bancos de areia da Lagoa se resolvem com uma boa dragagem. :yes:
(a profundidade máxima caiu de 15m para 8m e a média de 7m para 3m)
Se ela navegar novamente aí valerá mantê-la dentro.
Mas para ficar parada, não vale.

bs.eduardo
March 20th, 2008, 01:58 AM
^^ Mas Fabius, ela não afundou porque estava na água, afundou porque não deram manutenção nela. Se ela estiver em terra e não tiver manutenção correta, ela também vai sofrer com outros problemas, chuva - que contribuiu significativamente para o ocorrido -, cupim (tem cupim ali? estou supondo), sol, etc.

Vão gastar R$ 1 milhão para recuperar a Caravela agora... mas se fizessem uma manutenção preventiva todos os anos, esse valor seria menor e distribuído ao longo dos anos. E mais, Campinas não estaria passando por esse vexame...

Fabius_
March 20th, 2008, 02:06 AM
^^ Mas Fabius, ela não afundou porque estava na água, afundou porque não deram manutenção nela. Se ela estiver em terra e não tiver manutenção correta, ela também vai sofrer com outros problemas, chuva - que contribuiu significativamente para o ocorrido -, cupim (tem cupim ali? estou supondo), sol, etc.

Vão gastar R$ 1 milhão para recuperar a Caravela agora... mas se fizessem uma manutenção preventiva todos os anos, esse valor seria menor e distribuído ao longo dos anos. E mais, Campinas não estaria passando por esse vexame...

Mas não dão manutenção ali.
Eu entendo a sua colocação, mas eles não se importam com a caravela, acho que quase ninguém se importa. É triste, mas é fato. Campinas não tem uma política de preservação decente. A Vila Manoel Freire está caindo aos pedaços, literalmente, e ninguém faz nada. Proprietários de imóveis abandonam-nos até que desmoronem e o CONDEPACC autorize a demolição, é triste...

Mudando de assunto, dê uma olhada nesse post e me diga o que acha:http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=19123198&postcount=13

bs.eduardo
March 20th, 2008, 02:10 AM
^^ Eu concordo Fabius, mas tirá-la d'água não resolve... pelo menos pra mim. Mas concordo que não se importam, porque é a terceira vez que isso acontece e isso é lamentável. Eu não entendo do processo, mas acho até que poderiam, se recuperarem a Caravela, tentarem tombá-la. Tudo bem é uma réplica, mas é uma réplica fiel, e é linda. Eu sinto muito orgulho por ela e tenho MUITAS fotos de lá.

PS: eu já vejo o outro thread ;)

PeaceTo
March 21st, 2008, 02:58 AM
Também acho que deveriam mantê-la na água, sem base de concreto. Infelizmente, a mentalidade dos administradores de Campinas não dá valor para a preservação do nosso patrimônio cultural :ohno:

Fabius_
March 21st, 2008, 03:02 AM
Na água, ela afunda de novo, assim que a esquecerem. Estão pensando em construir uma nova, se o reparo da atual não valer a pena.
Li hoje que são 100.000 litros que entraram pelas frestas e não conseguiram retirar com a bomba.

Fabius_
March 21st, 2008, 05:03 AM
vão reformar! :yes:
http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=221591

Caravela Anunciação será recuperada

http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/images/2008/3/19/1903_caravela.jpg

Maria Teresa Costa / Agência Anhangüera

20/03/2008 - A melhor solução - e também a mais barata - será consertar a caravela Anunciação, que afundou dois metros na terça-feira, na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal. O consultor naval Luiz Fernando Bravin, da Auto Nave Projetos e Construções Ltda, de Araçatuba, vistoriou hoje a caravela e disse que é possível recuperar a embarcação.

Mesmo sem um diagnóstico fechado, porque será necessário retirar os 100 mil litros de água que estão no porão, Bravin estimou em R$ 100 mil o custo do conserto, enquanto uma nova caravela sairia por mais de R$ 1 milhão, tendo de enfrentar a dificuldade de falta de mão-de-obra especializada. As primeiras ações para salvar a réplica da Anunciação começam na segunda-feira.

O consultor disse que um diagnóstico preciso só será possível depois da retirada da água do porão. Para isso, a Prefeitura deverá utilizar uma bomba de 5 polegadas que está no Bosque dos Jequitibás, tarefa que só será realizada na próxima semana.

Bravin orientou também a retirada dos mastros da caravela, já que um deles está com o madeiramento apodrecido. A retirada dos mastros irá reduzir em três toneladas o peso da embarcação.

Depois disso, os técnicos farão a nau flutuar com o auxílio de um sistema com botes e só aí Bravin terá condições de avaliar a extensão do conserto. Vai demorar pelo menos um mês para que as obras tenham início.

Será preciso ainda construir um estaleiro e erguer a caravela com guindaste, como já ocorreu anteriormente, para que a substituição das madeiras seja feita. "São madeiras nobres como carvalho, cedro, ipê", disse o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Ronaldo de Souza.

O engenheiro afirmou que a caravela não corre risco de afundar ou tombar com a quantidade de água que está no porão. É que a embarcação está apoiada em um banco de areia e presa por cordas às margens.

Existe uma previsão no Plano Plurianual (PPA) de investimento de R$ 1,1 milhão na reforma da caravela, que tem madeiras apodrecidas. O dinheiro, no entanto, não está disponível. Trata-se apenas de uma previsão de gasto. O diretor do Departamento de Parques e Jardins, Ronaldo de Souza, disse que ainda não sabe como vai conseguir os eventuais R$ 100 mil para fazer o conserto no casco.

A Caravela Anunciação é uma réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabras ao Brasil em 1500, e tem 29,65 metros de comprimento e 8,64 metros de altura. Ela possui ainda seis velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro. Depois de naufragar em 1979, foi restaurada e reaberta à visitação pública em 1992.

bs.eduardo
March 21st, 2008, 08:50 PM
^^ :applause: