View Full Version : SuperVia - Próxima estação pode ser na Ilha (Ligação com o Galeão)

Vinicius
March 19th, 2008, 06:01 PM
Rio - A SuperVia propôs ao governo do estado a criação de uma nova linha de trens, ligando a Central do Brasil à Ilha do Governador. Seria um dos investimentos em transportes visando à Copa de 2014.

O projeto está orçado em R$ 700 milhões e beneficiará cerca de 50 mil pessoas/dia, além de desafogar o trânsito da Linha Vermelha e da Avenida Brasil.

Uma nova linha de trens vai desafogar o trânsito da Linha Vermelha e da Av. Brasil?

Pelo projeto, estão previstas cinco estações: uma nova em Bonsucesso, Avenida Brasil, Ilha do Fundão, Aeroporto Internacional e um ponto final no Centro da Ilha.

“Mesmo com toda a questão do licenciamento, é uma obra que poderá ficar pronta em cinco anos”, prevê Amin Murad, presidente da SuperVia.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/supervia_proxima_estacao_pode_ser_na_ilha_158794.asp

Uhr Ban
March 19th, 2008, 07:12 PM
....queee!??!/cara, cade minha champangne??...eu boto fé na Supervia, se fosse o MetrôRio, eu ia dar rizada!!...mas e ae, por onde passaria o leito??será que tem espaço de Bonsucesso ao Fundão??

lfbrumalta
March 19th, 2008, 07:14 PM
Rio - A SuperVia propôs ao governo do estado a criação de uma nova linha de trens, ligando a Central do Brasil à Ilha do Governador. Seria um dos investimentos em transportes visando à Copa de 2014.

O projeto está orçado em R$ 700 milhões e beneficiará cerca de 50 mil pessoas/dia, além de desafogar o trânsito da Linha Vermelha e da Avenida Brasil.

Uma nova linha de trens vai desafogar o trânsito da Linha Vermelha e da Av. Brasil?

Pelo projeto, estão previstas cinco estações: uma nova em Bonsucesso, Avenida Brasil, Ilha do Fundão, Aeroporto Internacional e um ponto final no Centro da Ilha.

“Mesmo com toda a questão do licenciamento, é uma obra que poderá ficar pronta em cinco anos”, prevê Amin Murad, presidente da SuperVia.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/supervia_proxima_estacao_pode_ser_na_ilha_158794.asp

Gostaria de ver o traçado desta nova linha, não deve estar disponível...

Certamente esta obra faz parte da renovação do contrato da supervia por mais 25 anos. O valor di investimento mais ou menos bate com o do metrô-rio.

De qualquer forma, pensamento positivo, e muitas preces.

Ar-Nimruzîr
March 19th, 2008, 07:32 PM
Gostaria de ver o traçado desta nova linha, não deve estar disponível...

Certamente esta obra faz parte da renovação do contrato da supervia por mais 25 anos. O valor di investimento mais ou menos bate com o do metrô-rio.

De qualquer forma, pensamento positivo, e muitas preces.

Será que a Supervia quer implantar serviços diferenciados no ramal (ou seja, para o Aeroporto somente um trem especial, num serviço que renderia mais $$) ou será que vai ser uma única linha?

Ar-Nimruzîr
March 19th, 2008, 07:33 PM
Há espaço para implantação desse ramal em superfície, ou ele deve essencialmente seguir em elevado? Certamente que em subterrâneo é pouco provável, dado o valor que deve ser investido no projeto.

muckie
March 19th, 2008, 09:09 PM
vamos rezar e meditar

Uhr Ban
March 19th, 2008, 09:41 PM
...um trecho daquele projeto da linha 6 do Metrô(em rosinha)??....observei no GE agora pouco....sinceramente, acho que a parte mais complicada (bonsucesso-fundão) poderia estar sobre a linha amarela, não?!?....com otimismo, poderiam expandir até o Engenhão...

http://i269.photobucket.com/albums/jj57/lissares/novalinha.jpg

...já que é pra Copa!!!

Vinicius
March 19th, 2008, 10:06 PM
Tenho quase certeza de que grande parte do traçado dessa possível nova linha será em elevado.

Quanto ao traçado, os métodos de construção e se a linha vai dispor ou não de serviços expressos, tudo isso é ainda uma grande incógnita. Mais notícias devem aparecer nos próximos meses.

caco
March 19th, 2008, 10:48 PM
Tomara que saia o mais logo possível.

Pena que no Rio, assim como em São Paulo, as que as pessoas ainda tenham muito medo e preconceito em andar na Supervia, e olha que estas pessoas com quem eu tive contato moravam à epenas 4 quadras da Estação Engenho de Dentro.

CARIOCAemSSA
March 20th, 2008, 01:27 AM
^^

Eu andei na supervia neste ano e achei o seu padrão bom! Essas pessoas não sabem o que estão perdendo...

No mais, essa sem dúvida é uma excelente notícia!

zeh
March 20th, 2008, 02:37 AM
de trem ou metro o Aeroporto precisa de ligação... Que seja então de trem... :) Eu quando fui ao Engenhão fui de trem e achei o serviço normal ;) E olha que nem andei nos novos...

caco
March 20th, 2008, 07:28 AM
Acho que deveria haver mais propaganda divulgando os trens, mostrando para a população que a situação já não se encontra no estado deplorável das décadas de 80 e (início da de) 90.

Uhr Ban
March 20th, 2008, 09:36 AM
^^

...pois é, rola um estigma do metro como um transporte elitizado, sendo que a Supervia oferece uma qualidade e abrangencia bem maior!!!...nos posts do terra, deixa bem clara a burrice dos cidadãos que preferem pagar mais caro por um transporte pior!!!

som942
March 20th, 2008, 10:24 AM
700 milhoes de reais pra beniciar só 50 mli pessoas por dia??? Eu heim...

Ar-Nimruzîr
March 20th, 2008, 12:27 PM
700 milhoes de reais pra beniciar só 50 mli pessoas por dia??? Eu heim...

^^

Esse raciocínio seu não procede, pois a linha planejada atende ao aeroporto internacional (ou seja, é um serviço diferenciado).

Em São Paulo, o Expresso Aeroporto (excluindo o Trem de Guarulhos) deve atender um público similar.

Além disso, a demanda tem potencial de crescimento (expansão do Tom Jobim, criação de novas vagas na UFRJ, etc).

renanfsouza
March 20th, 2008, 02:31 PM
^^

...pois é, rola um estigma do metro como um transporte elitizado, sendo que a Supervia oferece uma qualidade e abrangencia bem maior!!!...nos posts do terra, deixa bem clara a burrice dos cidadãos que preferem pagar mais caro por um transporte pior!!!

Abrangência eu concordo, mas qualidade bem maior é forçar um pouco a barra cara hehe...

Não é segredo pra ninguém que eu ando de Supervia 2x por semana em um dos ramais de menor investimento e acho um bom serviço. A Supervia está caminhando pra ser um serviço de excelência, isso é inegável, mas qualidade maior que a do metrô não tem mesmo.

renanfsouza
March 20th, 2008, 02:42 PM
Bem... Eu acho o projeto muito interessante. Me pergunto se haverão trens direto da Central ou se a baldeação em Bonsucesso será obrigatória.

A única coisa que achei estranha é não planejarem uma estação na Maré, já que necessariamente o elevado passará por cima do complexo. Também acho que a Ilha merecia mais de uma estação... Na verdade, acho que mereceria pelo menos umas três...

Mas com certeza é um projeto interessantíssimo. A estação de Bonsucesso já estará reformada pelo PAC quando esse ramal ficar pronto. Espero que caprichem nas novas estações.

"Supervia: rapidez, conforto e boa viagem !" :D

edumelo
March 20th, 2008, 03:36 PM
E quem sabe até a Copa poderemos ir do Galeão a Cumbica de trem :|

snt3000
March 21st, 2008, 12:06 AM
Como é a questão da segurança na SuperVia?

Honestamente, como usuário relativamente frequente do Galeao, eu não sei se usaria esse trem não. Sei lá, chegar de terno e laptop para ir trabalhar e ter que pegar trem (sem ar condicionado?) que passa por essas "comunidades carentes" entre o aeroporto e o centro...ficaria apreensivo. E olha que eu nem sou como a maioria do pessoal aqui de BSB, que se o vôo chega ou parte do GIG depois das 19 ou 20h, pedem para marcar para o outro dia, para nao ter que passar pela linha vermelha.

Ar-Nimruzîr
March 21st, 2008, 01:35 AM

Honestamente, como usuário relativamente frequente do Galeao, eu não sei se usaria esse trem não. Sei lá, chegar de terno e laptop para ir trabalhar e ter que pegar trem (sem ar condicionado?) que passa por essas "comunidades carentes" entre o aeroporto e o centro...ficaria apreensivo. E olha que eu nem sou como a maioria do pessoal aqui de BSB, que se o vôo chega ou parte do GIG depois das 19 ou 20h, pedem para marcar para o outro dia, para nao ter que passar pela linha vermelha.

^^

Preconceitos a parte, acredito sinceramente que a Supervia tenha pensado nisso e, caso implante esse ramal, deva oferecer um serviço diferenciado de "Expresso Aeroporto" (logicamente, custando bem mais caro que uma passagem normal).

lipe_andreense
March 21st, 2008, 01:38 AM

Com a nova linha, trens novos seriam entregues, claro.
E todos com excelente conforto
não conhece o coreano do Ramal Deodoro ???

http://i53.photobucket.com/albums/g80/bbatella/interna02.jpg

http://i53.photobucket.com/albums/g80/bbatella/conexoentrecarros.jpg

É daí pra cima :D

Vinicius
March 21st, 2008, 01:39 AM
Próxima estação: Ilha

SuperVia quer estender linha férrea até o centro do bairro, com parada na Cidade Universitária

Rio - A proposta da SuperVia de criar uma linha de trem ligando a Central do Brasil à Ilha de Governador — antecipada pelo ‘Informe do DIA’, ontem — foi bem recebida pelo governo do estado. A idéia foi apresentada ao governador Sérgio Cabral Filho e ao secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, no fim de fevereiro e deve voltar a ser discutida quando eles voltarem da viagem ao Japão e à Coréia.

Com apenas 11 quilômetros de extensão, a linha reduziria os engarrafamentos que atormentam os moradores do bairro. O investimento é avaliado pela concessionária em R$ 700 milhões e a obra ficaria pronta em prazo de cinco anos.

“O projeto é bem visto pelo governo do estado. Eu e o governador, quando fomos apresentados à idéia, em princípio, gostamos bastante, por se tratar de mais uma alternativa de transporte de massa para uma região como a da Ilha, com alta densidade demográfica”, afirmou o secretário Julio Lopes.

A linha teria quatro novas estações, partindo do Centro da Ilha do Governador e passando pelo Galeão, Fundão (Cidade Universitária); Avenida Brasil, na altura da Maré, até Bonsucesso, onde seria feita a integração com o teleférico do Complexo do Alemão. A ligação com a Gare Pedro II seria feita pelo ramal de Saracuruna. A estimativa é que, inicialmente, 50 mil utilizariam o trecho diariamente. Mas cálculos da concessionária apontam a possibilidade de chegar a 200 mil passageiros.

O presidente da SuperVia, Amin Murad, sugeriu que o estado entre com o financiamento de R$ 700 milhões e a concessionária entre na negociação com a compra dos novos trens e administração do sistema.

“Essa é uma obra típica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O custo se equipara ao da construção de duas estações do metrô. Não é uma obra complexa”, afirma.

Segundo o secretário, para que o projeto seja apresentado ao governo federal, responsável e gestor do PAC, seria preciso um estudo mais completo de viabilidade. Haveria trechos suspensos sobre a Avenida Brasil, o canal do Fundão e a entrada da Ilha. Seriam necessárias desapropriações na Maré e licenças ambientais.

“Será preciso fazer um estudo detalhado, análise de viabilidade técnica, econômica e financeira. O custo de R$ 700 milhões é apenas estimativa”, diz Lopes.

Concessionária planeja também trem de luxo

Se a idéia vingar, a SuperVia pensa em pôr em circulação um trem de luxo para os turistas que chegam ao Rio através do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. “Ele seria mais confortável e a tarifa seria mais cara”, afirma Amin Murad.

Os moradores da Ilha do Governador são favoráveis a tudo que ajude a reduzir o congestionamento na saída do bairro. “Eu até já dei essa idéia à subprefeitura. Aliviaria bastante o trânsito. Enfrento até uma hora de congestionamento quando preciso ir ao Centro do Rio”, conta o padre José Lourival Bergmann, 54, da Igreja São José Operário.

A médica Marcela de Sá Vieira, 33 anos, também aprova a idéia, embora diga que não seria uma usuária do novo trecho. “Diminuiria os engarrafamentos, mas como tenho que me deslocar para vários locais de trabalho, não posso abrir mão do carro”, conta.

O engenheiro de transporte Sérgio Balloussier diz que o projeto é original, mas acha que a estimativa de passageiros está superestimada. “Hoje, todo o sistema da SuperVia transporta cerca de 400 mil pessoas por dia. Não vejo demanda na região para chegar a 200 mil”, diz.

http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/Supervia.jpg

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/proxima_estacao_ilha_159076.asp

Tquintan
March 21st, 2008, 02:19 AM
otima noticia, o Rio precisa desafogar esse trânsito infernal, a cidade nao comporta tantos veiculos, espero que São Paulo tbm encontre soluções como esta para conseguir controlar esses engarrafamentos

J. Carlos
March 21st, 2008, 03:14 AM
Tomara que fique pronto até a copa, vai facilitar mto a saida do aeroporto

lfbrumalta
March 21st, 2008, 03:31 AM
^^ A supervia espera que o estado entre com o financiamento dos 700 milhões de reais? Acho difícil ter a liberação desta verba a tempo para a copa. Acho a supervia meio "preguiçosa" em matéria de investimento. Tudo bem, o sistema hoje está recuperado frente ao que costumava ser, mas mesmo assim está anos-luz do que seria um nível metrô. E há anos que escuto esta conversa de transformar a supervia em metrô de superfície.

Acho que a concessão do serviço por mais 25 anos para a supervia deveria prever a construção desta linha. Acho que deveria haver um modelo de PPP, onde o estado faria as obras civis e a supervia ficaria com a compra de equipamentos e sistemas.

caco
March 21st, 2008, 03:37 AM
A Copa do Mundo é uma oportunidade única de se construírem grandes obras como essa em nosso país, enquanto não mudar a consciência geral de nosso povo.

renanfsouza
March 21st, 2008, 03:43 AM
Gostei da nova matéria postada pelo Vinicius. Bem esclarecedora. E por ser um novo ramal, espero que vire o modelo do que a Supervia como um todo deverá ser um dia (não tão distante, espero).

lfbrumalta
March 21st, 2008, 03:46 AM
^^ Com as complicações apontadas pela notícia do jornal (falta de grana e devontade de investir, por exemplo) acho que é mais viável construir o trem bala RJ-SP-Campinas com conexões com os aeroportos em cada cidade. Parece-me um projeto mais real. Pelo menos está previsto pelo governo federal, é quase certo.

De início eu era favor deste projeto da supervia. Não que agora eu seja contra, mas não sinto firmeza alguma no governo do estado. Se este Júlio Lopes empregasse 1/1000 do esforço que ele dispende para o trem bala para construir este novo ramal da supervia, as obras começariam amanhã. Mas é sempre a mesma coisa impessoal: "É preciso fazer tal coisa primeiro, é preciso a licença fulaninha depois"... poxa será que não dá para dizer "o estado já está providenciando a verba do projeto executivo, vamos negociar com a supervia, até o mês tal vamos ter a resposta". Digo por mim. Quando me pedem para fazer alguma coisa e eu não estou muito afim eu começo dizendo " antes precisa ter tal coisa" ou " é preciso fazer primeiro tal coisa"
Enfim dá para ver quando uma pessoa está de má vontade.

DMA Brasil
March 21st, 2008, 06:19 PM
^^ Vamos mandar um e-mail ao Governo do Estado? Pressionar. Estamos aqui para isso.

lfbrumalta
March 21st, 2008, 08:37 PM

Bom, acredito que o número de pessoas que estudam/trabalham no Fundão e usam laptops é um "pouquinho" maior que o de nativos de Brasília que desembarcam no Galeão e seguem pela linha vermelha. Eu nunca vi ou ouvi de falar de falsa blitz para roubar laptop na linha vermelha, muito menos em trem/metrô aqui no Rio. O que vejo é assaltinho pé de chinelo no 485 para roubar celulares e IPOD, o que continua apenas por omissão da prefeitura universitária.

juza
March 21st, 2008, 08:51 PM
Tem que começar agora, pra na Copa do Mundo já tá pronto!

snt3000
March 21st, 2008, 09:30 PM
Desculpa, eu não quis reforçar nenhum preconceito, só estou contando a imagem que muitas pessoas de fora (não é só BSB) têm daquela região, seja ela realista ou não.

O que eu quis dizer é que se a nova linha quiser levar em conta a demanda dos passageiros do GIG para ser viável, como foi mencionado na notícia, teria que "roubar" usuários dos táxis e do Frescão. E isso não vai acontecer a não ser que seja por uma alternativa mais rápida, segura e confortável - um eventual trem expresso, por exemplo.

Uhr Ban
March 29th, 2008, 05:45 AM
...nossa, que traçado estranho!!...sei não, isso tá com cheiro de gaveta!!

neosoux
March 31st, 2008, 06:05 AM
^^
Nossa, esse projeto está com muuuito cheiro de gaveta! Se depender do governo estadual financiar essa quantia toda... E pelo que está se falando os números ainda estão muito crus... Fora que, como vai ser via elevada, imaginem a vista que linda da região, com todo aquele favelão... O dito trem de luxo para os turistas teria que ser sem janelas...

neosoux
March 31st, 2008, 06:08 AM
E por falar em preconceito, o ramal ainda vai ter estação na Maré e no Alemão? aeiuheiuh

Romers
March 31st, 2008, 06:57 AM
700 milhoes num deveria ser algo tão dificil de arranjar para um estado q é o segudno mais rico do brasil. Acho uma pena o rio estar passando por esse perrenho financiero....Vc num ve noticia alguma de alguma obra com investimento decente pro parte do governo do estado. torço para qm o cabral equalize melhor o orçamento do estado q seus antecessores

GilsonBarros
March 31st, 2008, 01:36 PM
Muitos trens possuem ar condicionado, principalemnte no trecho Central x Campo Grande, percebi também que os melhores trens circulam entre a Central e Campo Grande, que inclusive possui trens que partem do bairro para Central.
Mas, eu preferia que fosse feito o metrô Ilha-Barra seguindo o traçado da Linha Amarela.... Nada contra os trens... Meu pai, por exemplo não troca os trens pelos Ônibus :)

phverano
March 31st, 2008, 10:30 PM
dificil esse projeto andar viu... um dos maiores cheiros de gaveta que eu ja vi...

com um pouco mais do dobro do dinheiro da pra fazer a linha do metrô ligando o aeroporto até a barra, que seria muito mais rentavel e abrangente...

e sinceramente, a linha de frescão da Real que liga o Galeão até a Barra é muito boa.... sempre uso e não tenho nada a reclamar... até porque eles melhoraram muito a frota ultimamente, so deveriam aumenta-la...

PauloLescaut
October 22nd, 2008, 02:17 AM
Alguma novidade?

Vinicius
October 22nd, 2008, 02:48 AM
^^

Nenhuma. :)

xikaumrio
November 6th, 2008, 10:59 AM
^^

RIO - Próxima estação, Ilha do Governador. O governador em exercício Luiz Fernando Pezão confirmou a intenção do governo do estado de levar os trens da SuperVia até o Aeroporto Internacional Tom Jobim. O investimento seria feito pela companhia em troca do aumento do tempo de exploração do serviço. Mecanismo semelhante foi feito com a Metrô Rio, que está investindo na ampliação do sistema.

Porém, alguns acertos ainda terão que ser feitos entre a SuperVia e o estado para que o acordo seja selado. Segundo Pezão, o traçado proposto pela companhia precisará ser alterado, por causa de problemas ambientais. Para o governo, há demanda que justifique o investimento, já que a UFRJ recebe 40 mil pessoas por dia no hospital universitário e no campus, no Fundão, e o número, de acordo com o Pezão, deve subir para cem mil em 2011. Pezão disse que o estado vai ajudar a fazer o traçado para evitar áreas de mangue, apesar de elas estarem degradadas.

O ramal teria quatro novas estações: Avenida Brasil, Fundão (onde haveria ônibus para percorrer os prédios do campus), Galeão (de onde partiriam ônibus para o aeroporto) e Ilha (na entrada do Jardim Guanabara).

Fonte: O Globo 06/11/2008

Vinicius
November 6th, 2008, 01:36 PM
^^

Ótima notícia, mas a reportagem de hoje do O Globo está mais completa, inclusive mostra o local das futuras estações.

xikaumrio
November 6th, 2008, 02:02 PM
^^ tem como postar aqui?

PauloLescaut
November 6th, 2008, 04:21 PM
Caramba, eles estão querendo botar a estação Galeão longe do aeroporto?! Isso não faz o menor sentido, pôr os passageiros para fazerem baldeação de ônibus...

Espartano_bsb
November 6th, 2008, 05:32 PM
Caramba, eles estão querendo botar a estação Galeão longe do aeroporto?! Isso não faz o menor sentido, pôr os passageiros para fazerem baldeação de ônibus...

^^ Concordo, Paulo! Isso é receita de fracasso! Vamos ver o roteiro... (me corrijam se eu estiver errado!)

1) O usuário desembarca no aeroporto e pega um ônibus até a estação da supervia do galeão;
2) Na estação do galeão, ele pega um trem até a estação de Bonsucesso (nova baldeação?);
3) De Bonsucesso vai até a Central do Brasil (é isso mesmo?);
4) Na Central da Brasil (?) vai fazer mais uma baldeação para o metrô (ou pegar um ônibus);
5) Se o turista estiver hospedado na Barra por exemplo vai ter que pegar mais um busão em algum lugar!!! :nuts:

Sinceramente, é MUITO melhor pegar um frescão no AIRJ!!! :dunno:

Vinicius
November 6th, 2008, 05:48 PM
^^

Não haverá baldeação em Bonsucesso, os trens seguirão direto até a Central. E vale lembrar que o público alvo dessa linha são os freqüentadores do Fundão e da Ilha e não os passageiros do Galeão.

Quanto a baldeação para o metrô na Central, isso aconteceria mesmo se fosse a Linha 5, cujo projeto é até pior, pois para se alcançar a Linha 1, os passageiros teriam que fazer baldeação na Praça XV, Linha 2, e depois na Carioca. Mas concordo que poderiam desviar um pouco a linha para não haver essa necessidade de pegar um ônibus para alcançá-la.

Quanto aos frescões, a desvantagem deles são: trânsito, dão muitas voltas, a freqüencia não é grande - pricipalmente os que vão para a Barra (via Linha Amarela) - sem contar o preço. Eu sou mais pegar um ônibus que levará menos de cinco minutos até a estação do Galeão e fazer baldeação na Central, do que ficar um tempão esperando por um frescão, pegar trânsito e ainda por cima pagar caro por isso. Fora a questão da segurança. :)

Vinicius
November 6th, 2008, 05:56 PM
^^

É claro que essa nova linha de trem não será útil para quem tem como destino a Barra. Para esses, é melhor mesmo eles pegarem um frescão.

Escher
November 6th, 2008, 06:04 PM
Hahahahaha. Seria cômico se não fosse trágico. O turista desembarca no Galeão, com bagagem, dinheiro e tudo aquilo que um turista tem, entra num trem que para em 3 estações dentro de favelas, numa região conhecida aqui no Rio como Faixa de Gaza e onde a polícia não entra. Pra fazer uma baldeação e chegar na Central do Brasil, outra maravilha de lugar!!!

Nossa, esse passeio deve deixar o famoso Trem da Morte na Bolívia no chinelinho... :lol:

Vinicius
November 6th, 2008, 06:06 PM
^^

Existirá um serviço expresso que ligará o Galeão direto à Central, sem parar nessas estações. Com relação ao caminho que essa linha percorrerá, não é tão diferente dos lugares que os taxis e os frescões passam.

Vinicius
November 6th, 2008, 06:37 PM
Uma notícia, um pouco mais completa, do O Dia:

GOVERNO DÁ MAIS 25 ANOS À SUPERVIA EM TROCA DE LINHA ATÉ A ILHA DO GOVERNADOR

O governo do estado sinalizou ontem que renovará a concessão da SuperVia por mais 25 anos em troca da extensão da linha férrea até a Ilha do Governador. O vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que a concessionária está terminando o projeto e que o estado fará o licenciamento ambiental.

“É uma área de mangues, com regiões degradadas, um projeto que temos que tirar do papel”, afirmou ontem, após evento da candidatura do Rio à Olimpíada de 2016, onde almoçou com a ministra britânica Tessa Jowell. Segundo Pezão, 40 mil pessoas seriam atendidas pela nova linha. O número de passageiros pode chegar a 100 mil em 2011.

A proposta da SuperVia, que tem a concessão até 2023, é criar linha de 11 km unindo a Central do Brasil à Ilha. O investimento é de R$ 700 milhões, e a obra ficaria pronta em 5 anos. A linha teria quatro estações, partindo do centro da Ilha e passando pelo aeroporto, Fundão, Avenida Brasil, na altura da Maré, até Bonsucesso, onde seria feita integração com o teleférico do Complexo do Alemão. A ligação com a Gare Pedro II seria pelo ramal de Saracuruna.

O presidente da SuperVia, Amin Alves Murad, defende a iniciativa para desafogar o trânsito da Av Brasil e na Linha Vermelha: “Para ir ao trabalho, os moradores usam até três conduções e gastam, em média, R$ 7,20, e duas horas para chegar ao destino. Com o trem, pagariam só R$ 2,20 e levariam muito menos tempo”. (Colaboraram Mahomed Saigg e Pedro Landim)

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/vigilancia_eletronica_contra_no_no_transito_211092.asp

Kaique
November 6th, 2008, 07:52 PM
Acho que ja é mais do que necessária essa ligação. Se não tivessem abandonado o transporte por trilhos há quase um século, a ilha provavelmente já tería uma ligação.

Rodalvesdepaula
November 6th, 2008, 09:10 PM
É ótima a proposta da Supervia de construir uma linha entre o Centro e o Aeroporto Tom Jobim. Mas, tenho uma sugestão: por que não estender a linha até o Aeroporto Santos Dumont, construindo uma estação subterrânea no local? Assim, os dois aeroportos da cidade estariam interligados e um estrangeiro que desejasse ir ao Interior do Estado ou pegar a Ponte Aérea, por exemplo, tomaria o trem e viajaria com segurança e conforto.

Raul Neto
November 6th, 2008, 09:17 PM
Não se deve esquecer que a população flutuante que trabalha no Galeão atinge a marca de 28 mil pessoas, com grande número de pessoas saindo e chegando ao trabalho durante todo o dia, dependendo de onde trabalhem e que escala de revezamento concorrem. Quanto ao trem, como em qualquer lugar do mundo, os passageiros que o utilizarão serão os mochileiros, turistas de baixo orçamento e pessoas que moram na cidade e não estão carregadas ou com pressa, aliás como em qualquer outra cidade cujo aeroporto é ligado à cidade por trilhos.

phverano
November 6th, 2008, 09:20 PM
Esse sistema parece com o que tem no aeroporto de Orly

você pega o ônibus no terminal leste (se não estou esquecido) que vai diretamente até a estação do RER mais proxima..... algo em torno de 5 minutos e que com uma parada intermediaria perto de um aglomerado de hoteis....

você compra diretamente no ônibus o ticket do RER (que pra quem não sabe é o trem de suburbio parisiense) junto com o preço pago pelo ônibus... acho que sai uns 5 euros no total....

a linha de RER é bem extensa e chega ater estações subterrâneas no centro... por sinal uma "ao lado" da torre Eiffel...

o serviço da supervia por vezes é até melhor do RER, que possui uma poltrona de couro velha que quando bate sol fica um budum horroroso!

PauloLescaut
November 6th, 2008, 09:29 PM
A demanda da UFRJ não pode ser subestimada, ainda mais agora que querem concentrar todos os cursos na Cidade Universitária.

O trânsito dos que vão para o Fundão, aliás, é um dos maiores problemas da Linha Vermelha, tanto é que vão construir 2 viadutos para amenizar o problema. A Ilha do Fundão simplesmente não possui transporte público eficiente, foi planejada para ser isolada e assim permanece. Boa parte dos alunos, professores, funcionários e pesquisadores (do Cenpes, por exemplo, que também está sendo ampliado) vão de carro.

Agora, eu também queria que fosse até o Santos Dumont, mas como é SuperVia... Seria legal se extendessem a Linha 1 da Cinelândia ao aeroporto, fazendo uma nova linha até a Ilha...

Aliás, para mim deveria haver 3 estações no mínimo na Ilha do Governador. Já acho pouco uma na Cidade Universitária...

Vinicius
November 6th, 2008, 11:32 PM
É ótima a proposta da Supervia de construir uma linha entre o Centro e o Aeroporto Tom Jobim. Mas, tenho uma sugestão: por que não estender a linha até o Aeroporto Santos Dumont, construindo uma estação subterrânea no local? Assim, os dois aeroportos da cidade estariam interligados e um estrangeiro que desejasse ir ao Interior do Estado ou pegar a Ponte Aérea, por exemplo, tomaria o trem e viajaria com segurança e conforto.

Isso já seria bem mais complexo. O ideal é que no futuro construam as linhas 5 e 6.

Quanto ao trem, como em qualquer lugar do mundo, os passageiros que o utilizarão serão os mochileiros, turistas de baixo orçamento e pessoas que moram na cidade e não estão carregadas ou com pressa, aliás como em qualquer outra cidade cujo aeroporto é ligado à cidade por trilhos.

Exato.

Espartano_bsb
November 7th, 2008, 07:39 PM
Tenho uma dúvida... Estava pensando aqui... A Supervia tem contrato de concessão até o ano de 2023... Com mais esses 25 anos de contrato, eles ficarão até 2048 na parada!!!! É muita coisa!!! Eventuais investimentos de conservação e melhoria das atuais linhas e uma eventual compra de novas composições estariam incluídas nesse pacote? Digo, se precisarem reformar totalmente alguma das estações já existentes ou então substituir alguns trens mais antigos por composições mais modernas vai ser preciso fazer um outro contrato de concessão? :nuts: Essa baixa capacidade de investimento/endividamento do Estado quebra!!! :no:

Vinicius
November 7th, 2008, 08:14 PM
^^

A operação e manutenção das estações, vias e trens é de responsabilidade da concessionária, enquanto a modernização das estações, compra de trens e construção de novos ramais (ou ampliação dos atuais) é obrigação do Governo do Estado.

Tiago Costa
November 7th, 2008, 08:57 PM
Mas é claro também que nada impede que a Supervia, para atrair mais passageiros e assim aumentar sua receita também construa novas estações e compre mais trens. Ela não está impedida de fazer isso, mas só fará espontaneamente se for interessante para ela. No caso de novos trens, acredito que no futuro ela se interessará por comprar mais, mas o retorno financeiro nesse ramo é baixo quando se faz investimentos, pois o custo dos trens e reforma/reconstrução/construção de estações quase sempre supera a receita bruta obtida com eles. Mas ainda assim, acredito que novos acordos futuros virão, para investimentos conjuntos entre a Supervia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Espartano_bsb
November 8th, 2008, 12:21 AM
Entendido! Esses contratos então são bem vantajosos para as concessionárias! Chega uma hora que a infra-estrura operacional já está toda montada e a operação começa a ficar superavitária! Aí é só colher os frutos durante anos e anos! Qualquer novo investimento lhes garante mais uns 25 anos de contrato! Mas é isso aí!!! Pelo menos é uma forma de o Estado prestar o serviço público sem comprometimento do seu orçamento. Por outro lado, qualquer expansão ou compra de novos trens é uma manobra muito custosa! A longo prazo a qualidade do serviço pode ficar comprometida!

Vinicius
November 8th, 2008, 06:43 AM
Pezão confirma ferrovia ligando Bonsucesso à Ilha do Governador

7/11/2008 - 13h12

Da Redação

O governo do estado vai criar uma linha ferroviária ligando Bonsucesso à Ilha do Governador, passando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. O plano foi confirmado pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão, nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio do Rio. Segundo ele, o projeto visa melhorar a infra-estrutura do transporte de massa.

Com capacidade para transportar 200 mil pessoas por dia, a nova ferrovia vai desafogar a malha rodoviária da cidade, em especial as linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil, atendendo, de imediato, às necessidades de deslocamento de torcedores e delegações, por ocasião da Copa do Mundo de 2014, e a um dos requisitos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016.

– Independente desses dois grandes eventos, a ferrovia é uma necessidade da cidade. O transporte sobre trilhos, seja trem ou metrô, é o melhor do mundo. Praticamente relegado ao último plano no Brasil por muitas décadas, este meio de transporte vem sendo priorizado pelo governador Sérgio Cabral. Faremos tudo o que pudermos para ampliar tanto as linhas ferroviárias, operadas pela SuperVia, como as metroviárias, concedidas à Opportrans – afirmou Pezão.

O governo do estado pretende iniciar as obras do novo ramal ferroviário em 2009, mas o projeto, que está sendo finalizado pela SuperVia, depende da aprovação do licenciamento ambiental porque a ferrovia passará por uma área de manguezal. Pezão não acredita que haverá dificuldade em contornar o problema, assim como aconteceu no passado, quando da implantação da Linha Vermelha.

– A gente vai tratar o projeto de forma ambientalmente correta. Vamos tentar acelerar a concessão da licença, em função da importância desta ferrovia – completou.

Se o prazo de início não está definido, de certo mesmo só a determinação do governador para a inclusão da construção da ferrovia nas negociações da Secretaria de Transportes com a SuperVia para a prorrogação da concessão até 2048, solicitada pela empresa. Para antecipar a renovação da concessão, que só vence em 2023, a SuperVia terá de investir na rede ferroviária. A construção do novo ramal é uma das contrapartidas exigidas pelo governo do estado, que também se compromete a comprar novos trens com ar condicionado para circular neste e em outros ramais operadas pela concessionária.

- O governador está comprando agora cerca de R$ 400 milhões em trens com ar condicionado – informou Pezão.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNoticiaMetropolitana.asp?ident=48487&flag=Noticia

xikaumrio
November 8th, 2008, 01:39 PM
^^ Se isso sair, com certeza será um dos marcos de seu governo no Estado.
Não vejo a hora.

Patrick-RJ
November 8th, 2008, 02:23 PM
Isso aí acho que sai sim, pois é o pré-requisito pro prolongamento do contrato da Supervia .

Vinicius
November 12th, 2008, 08:23 PM
Traçado do futuro ramal da Ilha:

http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/Ilha.jpg

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/nt2008/palestras/06112008/Joao_Gouveia/SuperVia_PROXXI.pdf

PauloLescaut
November 13th, 2008, 12:06 AM
Valeu pelo PDF, Vinicius, muito legal!

Ah, e tínhamos que comentar as obras do PAC na Rua Leopoldo Bulhões! A linha de trem vai ser elevada e vão ser construídas duas novas estações (e um parque no lugar da antiga linha). :)

aleochi
November 13th, 2008, 02:31 AM
^^ :O Não estava sabendo disso!

ap_alm
July 26th, 2010, 06:13 PM
O que houve com esse projeto? Foi engavetado?
Desde 2008 não se fala mais nada sobre ele?

André Vasconcellos
July 26th, 2010, 06:51 PM
Aparentemente sim...

Pelo que me lembre,a SuperVia exigia a construção do ramal caso fosse dada a renovação do contrato de concessão por parte do governo...

Recomendo que façam a pergunta no blog da SuperVia,neste tópico = http://www.supervia.com.br/blog/index.php/2010/07/09/porque-renovar-a-concessao/

A SuperVia responde as perguntas,desde que não tenham xingamentos ou linguagem inapropriada... :)

caduroxbr
July 26th, 2010, 08:30 PM
SuperVia idiota, governo passivo, nao sei o que é pior.
Depois não sabe por que nao tem transporte de qualidade, o povo carioca nao sabe votar ai é complicado.
Pior que ver essas promessas da Supervia é ter que ver propaganda da Dilma (A mesma que disse que nao iria construir mais metros no Brasil caso eleita) em frente a uma estação de metro.

E o povo... Desinformado como sempre.
Se continuar assim vao ser mais 4 anos de falácia e nenhum km de trilho adicionados.

Enquanto Sao Paulo constroi varias linhas de metro, o Rio choraminga por 3 ou 4 estaçoes, ai depois não sabem por que os grandes eventos e as grandes empresas vão pra São Paulo.
E não me venham com copa e olimpiadas, pois e depois? Vamos viver as custas do turismo e dos eventos esportivos? Ah sim, vamos encher a cidade de BRT's, mais inteligente.

FP
July 27th, 2010, 03:49 AM
SuperVia idiota, governo passivo, nao sei o que é pior.
Depois não sabe por que nao tem transporte de qualidade, o povo carioca nao sabe votar ai é complicado.
Pior que ver essas promessas da Supervia é ter que ver propaganda da Dilma (A mesma que disse que nao iria construir mais metros no Brasil caso eleita) em frente a uma estação de metro.

E o povo... Desinformado como sempre.
Se continuar assim vao ser mais 4 anos de falácia e nenhum km de trilho adicionados.

Enquanto Sao Paulo constroi varias linhas de metro, o Rio choraminga por 3 ou 4 estaçoes, ai depois não sabem por que os grandes eventos e as grandes empresas vão pra São Paulo.
E não me venham com copa e olimpiadas, pois e depois? Vamos viver as custas do turismo e dos eventos esportivos? Ah sim, vamos encher a cidade de BRT's, mais inteligente.

Sua intenção com esta mensagem é discutir política?
Quer mesmo fazendo isso aqui?

Faz o seguinte, pra você não perder tempo abrindo um thread apropriado sobre política, para a gente discutir dentro do contexto as declarações da Dilma, você postar em um já aberto.

caduroxbr
July 27th, 2010, 04:16 AM
FP citei a Dilma como exemplo da desinformação do povo em relação aos políticos.
A culpa desse projeto nao ter saido é simplismente politica, logo tem haver com o thread sim, em momento algum estou citando concorrentes ou preferencias políticas.
E quem poe esses incompetentes pra governar é o povo, o mesmo que ta na central pegando o trem das 6.

Uhr Ban
July 27th, 2010, 07:48 AM
Morri de vir lendo meus posts de 2 anos atras...Confesso que fiquei empolgado. Mas com sinceridade, tá mais fácil que o expresso Guarulhos hein1?!?...pelo menos a distacia é menor...

E aquele (medo) terminal do fundão??...já está pronto e não inauguram!!..estão esperando as arvores crecerem???...Espero que sim!!

Porque aquilo vai dar caos!!!...Tomara esperem a ferrovia chegar lá...

Outra dúvida: O elevado de Manguinhos tem alguma coisa a ver com esse projeto??

André Vasconcellos
July 27th, 2010, 12:54 PM
Não,até pq o ramal Ilha começaria em Bonsucesso(onde nova estação com integração ao Teleférico do Alemão está sendo construída).

Obras essas de Manguinhos que parecem que não terminam nunca... Mas que estão andando estão,boa parte dos pilares de sustentação dos elevados já foram construídos. :ohno:

Edson Mosquéra
July 27th, 2010, 06:00 PM
^^
Ou seja, chances dessa linha sair antes de 2016? Se não for igual à zero deve tender à isso.

Kaique
July 27th, 2010, 06:52 PM
Estava olhando o traçado proposto há dois anos, na outra página, o mesmo não contempla uma variante para os terminais. Um projeto assim já começa impondo uma dificuldade para o usuário do aeroporto. Por que não fazem um ramal até uma estação próxima e integrada aos terminais? Até facilita a operação de serviços exclusivos para o aeroporto, com carros diferenciados. Em uma composição poderia haver carros com salão mais amplos com menos assentos para aqueles que carregam a própria bagagem, e outros com assentos mais confortáveis e maleiros nas extremidades para quem pudesse pagar mais pelo conforto.

Uma reforma na Central, também, viria a calhar. De qualquer forma, só em ter o serviço até os terminais já seria uma vantagem enorme. Estimulado até mais o uso do Galeão, desafogando o Stos. Dumont. Pois na prática significa ligar o centro e as demais áreas da cidade pelo metrô ao aeroporto de maior capacidade.

André Vasconcellos
July 28th, 2010, 06:02 AM
^^
Ou seja, chances dessa linha sair antes de 2016? Se não for igual à zero deve tender à isso.

Com a mais recente notícia da expansão do BRT Transcarioca do terminal Penha até o Galeão,provavelmente sim...

Ou não,abriria a possibilidade de um serviço de trens mais exclusivo ao aeroporto como o Kaique propôs...O único porém é da linha ser em elevado,além da linha ter como alvo principal os estudantes do Fundão e os moradores da Ilha.A estação do Galeão seria digamos a cereja do bolo.

Agora esta idéia que está proposta na matéria abaixo creio eu seria muito mais funcional e prática para a integração entre a estação do Galeão(seja de BRT ou da SuperVia)e os terminais do GIG:

Aeroporto de San Jose instalará “pod cars”

25/05/2010 - Contra Costa Times

http://www.revistaferroviaria.com.br/imagens/clientes/2/10592.jpg
Os pod cars são futuristas e economicamente viáveis. Foto: Divulgação

Em um futuro não muito distante, passageiros irão e virão do Aeroporto de San Jose, na Califórnia, em uma curiosa e pequena nave ferroviária, do tipo driverless (sem condutor), do tamanho de um pequeno carro, chamada “pod car”.

Ao invés de transportar uma enorme quantidade de pessoas em um trem que pára nas estações com regularidade, a idéia é providenciar um transporte “sem parada” que percorrerá em linhas ferroviárias elevadas, que comporta de um até seis passageiros no máximo, do aeroporto até os hotéis mais próximos, centro de negócios e estações de trem.

“Você fala no nome pod car e as pessoas não entendem”, diz Laura Stuchinsky, gestora de sustentabilidade do Departamento de Transportes em San Jose. “E, ao descrever as características deste meio de transporte para a população, as pessoas o assemelham aos Jetsons”.

Os planejadores de projeto reconhecem que haverá grandes obstáculos a serem superados, mas há muito falatório sobre este novo meio de transporte, o qual as pessoas pagarão US$ 1,50 por passagem, para viajar a 65 km/h.

Em abril passado, a Valley Transportation Authority separou US$ 4 milhões destinados aos estudos de viabilidade deste transporte. No dia 25 de maio, o prefeito de San Jose, Chuck Reed, se reuniu com dezenas de planejadores de transporte para colocar na sua cidade o sistema de pod car, que é significantemente mais barato do que a implantação de ferrovia pesada ou “people-movers”, comuns em diversos aeroportos.

Para se ter uma idéia, a construção deste sistema entre os terminais da Caltrain aos aeroportos custaria US$ 200 milhões, contra US$ 600 milhões de um “people-mover”, uma vez que este último requer a construção de túneis. Os pod cars, chamados de Personal Rapid Transit, são veículos elétricos movidos por computador que correm em monotrilho, que param apenas em grandes estações. Os passageiros entram, selecionam seu destino e chegam até lá sem paradas.

Enquanto a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) custa US$ 100 milhões por quilômetro, implantar os pod cars custa US$ 10 milhões na mesma distância. “Utilizar pod cars no aeroporto de San Jose é definitivamente a solução mais viável e econômica a ser feita”, afirmou Jörgen Gustafsson, CEO da Vectus, empresa sueca que fabrica os veículos.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=3&InCdMateria=10592&pagina=2

Edson Mosquéra
July 28th, 2010, 04:28 PM
^^
Essa ideia dos Podcars é interessante, mas acho pouco prático na mentalidade política atual do Rio.

Sobre o ramal, é realmente uma pena caso ele não seja construído. ''/

FP
July 29th, 2010, 01:41 AM
^^
Essa ideia dos Podcars é interessante, mas acho pouco prático na mentalidade política atual do Rio.

Sobre o ramal, é realmente uma pena caso ele não seja construído. ''/

Não dá esta idéia....

Vão inventar um sistema de "podbus" para ser administrado pela Rio Onibus :lol:

Rodrjgw
September 16th, 2010, 08:57 AM
A SuperVia não responde sobre o projeto desse ramal, só diz que apresentou ao Estado a proposta... Será uma pena se deixarem ele de lado :ohno:
E pra integrar a estação ao SBGL, esse podcar seria uma boa idéia ou poderia ser feito um sistema de Monorail ou até mesmo ônibus bem confortáveis o que seja, uma estação há menos de 3km de lá já seria um grande avanço!

Lulamann
September 16th, 2010, 11:13 PM
^^

Transporte eletizado é helicóptero...:lol: metrô é povão!

rkj
September 17th, 2010, 04:06 AM
Com a diminuição dos preços de passagens para vôos saindo dos aeroportos distantes como Cumbica e Galeão, que saem mais baratas que viagens rodoviárias, há espaço para transporte para consumidores sensíveis a custo...

Rodrjgw
October 19th, 2010, 08:56 AM
Rodrigo Sampaio, em 16 setembro, 2010 de 4:54 am
Bom dia. Gostaria de saber sobre o projeto do ramal Ilha do Governador, apresentado há 2 anos por técnicos da SuperVia ao governo do estado e, aparentemente, este gostou e chegou até confirmar o projeto, porém, até agora, nada de informações… Este projeto foi engavetado? Ou ainda posso sonhar em ir de trem à faculdade (ou ao Doutorado, já que estes projetos sempre demoram a sair).

SuperVia, em 24 setembro, 2010 de 10:42 am
Nota do Blog
Prezado Rodrigo, obrigado pelo contato O projeto para levar o trem até a Ilha do Governador foi desenvolvido pelos técnicos da SuperVia e apresentado ao Governo do Estado, responsável por definir as prioridades dos investimentos.

:bash: :ohno: