View Full Version : Gaia | Reabilitação de Vila D'Este
Andre_Filipe March 23rd, 2008, 03:10 PM Câmara dá prazo ao Governo para Vila d'Este
A Câmara de Gaia diz estar disposta a assumir sozinha a reabilitação de Vila d'Este, num investimento que ronda os 20 milhões de euros. Segundo afirmou, ontem, Marco António Costa, vice-presidente da Autarquia, "caso até ao próximo Verão a letargia e inércia do Governo persistam, a Câmara de Gaia irá assumir, sozinha, a reabilitação total da Urbanização de Vila D'Este".
Marco António Costa reforçou as críticas ao Governo, sublinhando a falta de receptividade "no que concerne às suas próprias obrigações, como é o caso da reabilitação total de Vila D'Este", localizada em Vilar de Andorinho.
"O Município assumirá integralmente a megaoperação de reabilitação urbanística - que ronda os 20 milhões de euros -, nem que para isso seja necessário construir menos estradas ou executar a intervenção em mais anos", concluiu o autarca, que falava durante a cerimónia de entrega das chaves de 24 casas sociais.
Phobos March 23rd, 2008, 09:47 PM Esta iniciativa é muito bem vinda.O estado em que aqueles edificios estão é deploravel.
tcpor March 26th, 2008, 12:10 PM Pois... Mas lá está, só se vai fazer a reabilitação de Vila d' Este por causa das tentativas de descredibilizar o Governo. Ou não fosse esta a autarquia do presidente do partido da oposição.
Imaginem só, se as câmaras do Porto, Lisboa, Matosinhos, Amadora, Cascais, Sintra e outras se lembravam dos seus bairros degradados (ou será degradantes?)... Há muitas Vila d' Este neste país e a factura não pode ser toda cobrada pelo Estado (quem diz estado diz nós próprios!).
Barragon March 26th, 2008, 01:53 PM ^^ Não há nada como Vila D'este.
Herrmando March 26th, 2008, 08:04 PM Pois... Mas lá está, só se vai fazer a reabilitação de Vila d' Este por causa das tentativas de descredibilizar o Governo. Ou não fosse esta a autarquia do presidente do partido da oposição.
Imaginem só, se as câmaras do Porto, Lisboa, Matosinhos, Amadora, Cascais, Sintra e outras se lembravam dos seus bairros degradados (ou será degradantes?)... Há muitas Vila d' Este neste país e a factura não pode ser toda cobrada pelo Estado (quem diz estado diz nós próprios!).
??? O que disseste n tem sentido nenhum! O que se passa é q o governo se comprometeu a reabilitar Vila D'Este (como tb outros bairros da AMP e AML) e como o governo nunca mais faz nada, porventura por ser a autarquia do presidente do partido da oposição, a CAMARA DE GAIA compromete-se a avançar SOZINHA com a reabilitação. Como vês, entendeste a situação exactamente ao contrário. Já para n falar que a acção social é responsabilidade do governo, e é devido à inacção do governo que as autarquias acabam por tomar para si essa tarefa (em Gaia, Sintra Matosinhos ou Cascais).
jpraln3 March 28th, 2008, 02:11 PM http://www.construlink.com/Homepage/imagemNoticia.php?id=934
A urbanização Vila D`Este, é um mega empreendimento construído há cerca de 25 anos com grande concentração populacional, situada na periferia do centro de Vila Nova de Gaia, junto do Monte da Virgem , estimando-se que ali vivam cerca de 25 mil pessoas, e carece de intervenção e equipamentos urbanos.
tcpor March 28th, 2008, 03:16 PM Herrmando, por acaso até sei do que falo. Falo de "timings". O que eu disse é um facto! Digas o que disseres. Não estou a defender o Governo mas também não posso defender o sentido oportunista do desvio de atenções da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
A autarquia de Matosinhos tem vindo, realmente, a agir. Mas age onde tem obrigação para tal. Daí existir a MatosinhosHabit, E.M..
Ninguém é santo. Não o é o Governo. Não o é a autarquia. Pensa bem nisso antes de os transformares em mártires. ;)
Herrmando March 28th, 2008, 06:11 PM Que timings? Isto já anda a ser falado há mto tempo! O Meneses queixa-se da falta de apoio do governo em relação aos bairros sociais há muito!A camara de Gaia com o Meneses nunca foi Low Profile a tratar deste tipo de situações, veja-se o caso com a REFER! Agora por o Meneses ser líder da oposição, a camara de Gaia deve deixar de se queixar do desleixo do governo??
Ng está a transformar ng em mártir, simplesmente n os critico por fazerem o seu trabalho...
Herrmando March 28th, 2008, 06:19 PM AUrbanização de Vila d'Este, em Vila Nova Gaia, vai ser alvo de uma gigantesca intervenção que passa pela realização de obras, interiores e exteriores, em 2085 casas. A empreitada vai custar 30 milhões de euros e só será possível executá-la graças à alteração legislativa do programa de reabilitação ProHabita, que deverá entrar em vigor em Setembro. A mudança permitirá candidatar Vila d'Este, cujas residências são maioritaraiamente privadas, ao projecto e receber uma comparticipação do Estado de 40%. O restante será suportado pela Câmara.
As obras devem começar em meados do próximo ano e incluem também melhorias no espaço público, com a criação de áreas pedonais, repavimentação das ruas, arborização, redesenho da envolvente e alteração do mobiliário.
A elaboração do plano de requalificação da urbanização foi entregue ao gabinete de consultoria e projectos de Engenharia Vítor Abrantes e custará 300 mil euros, conforme estipulado no contrato assinado, ontem, entre a GaiaSocial, Empresa Municipal de Habitação de Vila Nova de Gaia, e o gabinete do docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projecto, que prevê intervenções em 2085 habitações, 18 blocos e 60 espaços comerciais deverá estar concluído no final do ano. No início de 2007 será lançado o concurso público para a execução da empreitada.
Parte do trabalho de Vítor Abrantes já está em fase adiantada. No terreno desde Junho, o docente já identificou a maioria das patologias encontradas nas habitações. O trabalho está ser realizado em parceria com as associações de Vila d'Este, moradores e Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho. Quando o diagnóstico estiver terminado será compilado num documento, a apresentar no próximo mês.
Entre as deficiências já detectadas, sabe-se que merecerão particular relevância intervenções ao nível das coberturas dos edifícios e paredes, a substituição das caixilharias, a instalação de sistemas para água, esgotos e incêndios e a requalificação das áreas de arrumos, entre outras.
O contrato assinado, ontem, foi o primeiro passo para a execução da empreitada. Marco António Costa, vice-presidente da autarquia, destaca, essencialmente, a "vitória política" da Câmara ao conseguir alterar a legislação do Prohabita.
"Conseguimos sensibilizar o Governo para a necessidade de um Município poder candidatar um empreendimento [maioritariamente privado] com relevância social ao ProHabita", afirmou o também presidente da GaiaSocial, adiantando que a alteração da lei será publicada em Setembro.
Para Marco António Costa as intervenções em Vila d'Este vão permitir não só dar mais conforto aos moradores, mas também melhorar a imagem da Urbanização que, pela sua situação geográfica, "é uma montra da Área Metropolitana do Porto".
Maior reabilitação urbana em curso no país
Na assinatura do contrato entre a GaiaSocial e Vítor Abrantes, o docente da Universidade de Engenharia da Universidade do Porto afirmou que a empreitada que vai arrancar na Urbanização de Vila d'Este é a maior reabilitação urbana em curso no país. Segundo contou, ao JN, Marco António Costa, o responsável pela elaboração do projecto de recuperação dos edifícios admitiu ser "um estímulo" poder participar na execução de uma obra tão importante.
Gestores sociais para dirimir conflitos Os problemas decorrentes da "complexidade" da realização de obras em 2085 casas vão começar a ser evitados antes da intervenção. Nesse sentido, a GaiaSocial prepara-se para recrutar e formar gestores de conflitos que actuarão no terreno para ajudar a dirimir eventuais conflitos.
Contrato para projectos sociais em breve
De acordo com Marco António Costa, o secretário de Estado da Segurança Social deverá aprovar, em breve, o contrato social de desenvolvimento para Vila d'Este. O programa prevê, em linhas gerais, uma intervenção conjunta do Estado e das instituições que trabalham na urbanização para o desenvolvimento de projectos na área social, cultural e educativa.
Fonte: JN
Estamos a falar em inícios de 2006!!!!
JohnnyMass March 28th, 2008, 08:44 PM desde 2006 para 2008 a empreitada já baixou 10 milhões de euros!:lol: se esperamos mais dois anos ainda desce mais 10!:lol:
pedrodepinto May 11th, 2008, 02:59 PM Ou um bocadinho mais, com o agravamento da crise tem de se poupar :D!
Barragon July 28th, 2008, 10:52 AM Requalificação de Vila d'Este em concurso
A Câmara de Gaia, através da empresa municipal GaiaSocial, lança esta segunda-feira o concurso para a requalificação das primeiras 700 casas na Urbanização de Vila d'Este. Ao todo são 2085 fogos que precisam de obras
.Foi Luís Filipe Menezes quem levou à urbanização a decisão: a reabilitação da urbanização avançará mesmo se não houver apoios e se as candidaturas a fundos comunitários (através do QREN) não sejam aprovadas. A primeira deverá ter resultados conhecidos já esta semana.
Por ora, o presidente da Autarquia gaiense dá ordem para que a GaiaSocial avance com o concurso para obras em 700 casas, num total de cinco milhões de euros. Depois, em Novembro, lançará novo concurso, desta feita para arranjos exteriores, orçado em 3,8 milhões.
Os trabalhos no terreno deverão arrancar nos primeiros meses do próximo ano.
A ideia , no entanto, é conseguir requalificar toda a urbanização, que começou a ser construída em 1976 e que hoje é habitada por 16700 pessoas. Para isso são necessários 22 milhões de euros. A Câmara detém apenas 160 habitações em Vila d'Este. Foi o catedrático Vítor Abrantes o responsável pelo levantamento de problemas nas casas e que resultou num projecto que custou 490 mil euros. A maioria das maleitas está ao nível de coberturas e nas paredes.
"Há três anos que esperamos que o Estado cumpra a sua função e ajude na reabilitação da urbanização. Agora, a Câmara vai para a frente. Com ou sem ajuda do Governo". As palavras ditas ontem, ao JN, por Marco António Costa, vice-presidente da Autarquia e responsável pela GaiaSocial, são idênticas as que proferiu em Março passado. E vão ao encontro do que Menezes disse, sexta-feira passada, durante o 10º aniversário da Associação de Condónimos.
O presidente da Junta de Vilar de Andorinho, Manuel Monteiro, disse, ao JN, estar confiante que "será desta vez que haverá obras" na urbanização, lembrando elas ajudarão a que os moradores continuam a não se "sentirem estigmatizados". "Apesar da alta taxa de desempregados em Vila d'Este e das diferentes nacionalidades e etnias dos seus moradores, a urbanização ainda continua a ser um espaço comunitário sem conflitos sociais", afirmou Manuel Monteiro.
JN
JohnnyMass July 31st, 2008, 01:32 AM tiveram sorte por a droga ainda não ter chegado lá... quando chegar acabou!
Barragon September 30th, 2009, 12:51 PM Já se começa a ver obra em Vila d'Este
Estaleiro está a ser montado junto à piscina e até já lá foram pedir emprego.
Anos de promessas deixaram moradores desconfiados
O estaleiro que vai servir as obras de requalificação da Urbanização de Vila d'Este, em Gaia, começou a ser montado ontem, no parque de estacionamento da Praceta do Padre Floro, junto à piscina. Não despertou grande curiosidade entre os moradores, mas já houve quem lá fosse pedir emprego.
Parados à esquina da Rua da Piscina, Henrique Pinto e José Sousa conversavam, indiferentes à azáfama que se vivia nas suas costas.
Mas José Sousa, de 46 anos e morador há 11 na urbanização, já tinha aproveitado para chegar à fala com o responsável pela montagem do estaleiro e "fazer pela vida"."Sou serralheiro-soldador, mas estou desempregado. Tenho três filhos e só com o salário da minha mulher não dá para aguentar. Portanto, agarro-me a tudo. Vi o pessoal a instalar o estaleiro e vim logo pedir emprego. Responderam que nesta fase mão precisam de ninguém, mas lá para a semana, quando começarem a chegar os empreiteiros e sub-empreiteiros e as obras arrancarem a sério, pode ser que tenha sorte", explicou.
Os 11 anos que já leva na urbanização apenas lhe deixam boas recordações. "Nunca tive chatices com ninguém e os meus filhos andam por aqui à vontade", disse ao JN.
No entanto, sabe que Vila D'Este carrega um estigma difícil de eliminar. "Fui recentemente a Esposende para ser entrevistado para um emprego. Quando disse onde morava, alguém comentou que era um bairro de "índios". Mas estive a falar com ele e chegámos à conclusão de que ele nem sabia onde ficava Vila D'Este", sublinhou José Sousa.
Henrique Pinto viveu 10 anos na urbanização, saiu e está de volta, morando agora num apartamento remodelado pelo senhorio, a Caixa Geral de Depósitos.
"Trabalhei muitos anos na Efacec [instalada em Matosinhos] e algumas vezes ficava a trabalhar até às 2 ou 3 da manhã. Regressava a casa de táxi e alguns motoristas manifestavam receio. Mas olhe que o meu filho deixa muitas vezes o carro com as portas abertas e nunca lhe levaram nada", afirmou.
Do outro lado do parque de estacionamento, junto à entrada 6, Carminda Pereira e Madalena Santos conversavam, indiferentes ao barulho das máquinas que abriam buracos.
"Moro aqui há 19 anos e isto bem está a precisar de obras. A minha casa está virada para a auto-estrada [a A1] e o barulho dos carros a passar incomoda muito. Parece que vão pôr vidros duplos e diminuir o problema", referiu Carminda Pereira.
Apesar de a Câmara de Gaia "ter andado por aqui a explicar o que vai ser feito", os muitos anos de "promessas que não foram cumpridas", não ajudou os moradores a fixar o que lhes foi dito.
"Se ficar como no projecto, vai ser uma maravilha. Parece quer vão tirar as marquises e pôr as caixas de correio nas portas dos prédios [na urbanização existem postos colocados na rua com as caixas de correio de todo um bloco]. Espero também que acabem comas infiltrações nas casas", disse a moradora.
A amiga e vizinha Madalena Santos, saiu há 10 anos da zona da Foz, no Porto, para Vila D'Este e não está arrependida.
"Teve de ser. Tinha dois filhos e precisava de uma casa maior. E aqui eram mais baratas. O meu terceiro filho, nascido já em Gaia, obrigou-me a mudar novamente. E tive sorte com as vizinhas e com a zona. De vez em quando há confusões, mas na zona dos cafés. Só espero que o bairro fique tão bonito como nos cartazes", afirmou Madalena Santos.
Vai ter de esperar até Setembro do próximo ano, data prevista para conclusão da primeira fase da empreitada, orçada em 4,7 milhões de euros.
JN
Gwo Loo Waan October 1st, 2009, 11:34 AM A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia. O Doutor Menezes conseguiu o que muitos dirigentes do seu calibre gostariam de ter criado nas suas cidades - um mega-gueto capaz de aglotinar todos os criminosos e deliquentes da cidade. Julgo que seria interessante ao Doutor elevar um mega muro, ao estilo de Gaza, para separar os bons dos maus, em vez de hipotecar os euros de quem trabalha em obras de requalificação, ou coisa que o valha.
manel5 October 1st, 2009, 03:20 PM Sr Gwoo..
Nao foi o Dr.Filipe Menezes que ergueu esse mega-gueto.
Todo o seu discurso denota total falta de conhecimento da situação. Nem das condições socio-economicas do Bairro nem sequer da cidade de Vila Nova de Gaia.
o seu comentário foi completamente despropositado, logo presumo que tenha bastante tempo livre para realmente andar a espalhar asneiras pela comunidade cibernauta.
Ja toda a gente percebeu que vossa excelencia procura o conflito e como tal, pelo menos da minha parte, sera ignorado.
Daniel_Portugal October 1st, 2009, 03:24 PM tiveram sorte por a droga ainda não ter chegado lá... quando chegar acabou!
A droga não chega assim a um bairro.
As pessoas que moram em vila d'este são no geral pessoas afáveis e socialmente integradas. É simplesmente um bairro feio. Não um bairro degradante.
O aspecto deste bairro assuta muita gente, mas não é um mau bairro para se viver. Além de que aquilo que o torna feio tem mais a ver com a estética dos edifícios, e não propriamente com a sua volumetria. Um bairro mais denso é algo perfeitamente natural.
Gwo Loo Waan October 2nd, 2009, 10:27 AM Ó Nel, você fala de Vila D'Este como se fosse Upper East Side. Meu caro, posso não ai viver, mas julgo que tenho a noção do que se trata esse bairro nojento.
Pois bem Daniel, em conversa com um oficial da PJ do Porto, há uns dois ou três, percebi que o gueto de Gaia é "controlado" por três grandes traficantes que por isso mesmo evitam que o bairro cai no degredo do Casal Ventoso.
Lissabona October 3rd, 2009, 02:06 PM Eu digo o que digo com base de algumas pessoas que conheço que moram em vila d'este. Não só são tipos porreiríssimos, como não são pobres. Agora se há ou não traficantes, isso é algo que não se pode controlar. Às tantas no meu prédio há um enorme traficante de droga... sei lá!
Barragon October 3rd, 2009, 03:01 PM Em Valejas? :lol:
Lissabona October 3rd, 2009, 04:00 PM Em Valejas? :lol:
:rofl:
piça
Herrmando October 5th, 2009, 11:06 AM Ó Nel, você fala de Vila D'Este como se fosse Upper East Side. Meu caro, posso não ai viver, mas julgo que tenho a noção do que se trata esse bairro nojento.
Pois bem Daniel, em conversa com um oficial da PJ do Porto, há uns dois ou três, percebi que o gueto de Gaia é "controlado" por três grandes traficantes que por isso mesmo evitam que o bairro cai no degredo do Casal Ventoso.
Julga mal, obviamente e como é costume. Vila D'Este existe há muito tempo, muito antes do Menezes ser presidente da camara, e por iniciativa governamental.
O Dr Menezes terá sido, porventura, o único que se importou com ele e que agora conseguiu forma de reabilitar o bairro.
Quanto à droga, tb a há em Macau, como o sr provavelmente terá a noção, e n será certamente por culpa do Dr Menezes, uma vez que este ao que sei n é o Pai Natal.
Vila D'Este é um bairro social como mtos outros, apenas maior, e como tal tem todo o tipo de gente e problemas.
Qto aos 3 traficantes, será que podemos chamar-lhes de "tríade", como noutros locais considerados modelo???:ohno:
Gwo Loo Waan October 7th, 2009, 06:10 AM Ò mando, vamos lá ver, não se perca em comparações em que nada acrescentam ao tema.
Você ama Gaia e eu até simpatizo com o Pediatra Menezes.
Diga-me se minto, Vila D'Este não nasceu como bairro social, mas com o tempo e com a ausência de políticas sociais da autarquia gaiense ao pouco tem-se tornado num gueto, um antro de criminosos. Lembro-me perfeitamente de assistir nos noticiários da RTPi a notícias de buscas policiais com um aparato generoso a esse bairro.
Algo de errado?
Herrmando October 7th, 2009, 11:55 AM Ò mando, vamos lá ver, não se perca em comparações em que nada acrescentam ao tema.
Você ama Gaia e eu até simpatizo com o Pediatra Menezes.
Diga-me se minto, Vila D'Este não nasceu como bairro social, mas com o tempo e com a ausência de políticas sociais da autarquia gaiense ao pouco tem-se tornado num gueto, um antro de criminosos. Lembro-me perfeitamente de assistir nos noticiários da RTPi a notícias de buscas policiais com um aparato generoso a esse bairro.
Algo de errado?
O que diz n é mentira, mas dentro do que diz, o Menezes pouca responsabilidade sobre o caso teve. Quem construíu o gueto n foi ele, mas quem agora quer ajudar a resolver o caso, ao que me parece é mesmo ele...
De qq das formas, já lhe digo que Vila D'Este n tem nada a ver com outros bairros da AMP ou do país, nem de perto nem de longe. Caso n saiba, o senhor fala de cerca de 17 mil habitantes, Vila D'Este é só por si qse uma cidade. Alguma coisa se tem feito, mas milagres n há.
Gwo Loo Waan October 8th, 2009, 09:38 AM É quando menos se crê em milagres que os povos os exigem dos que governam.
Herrmando October 8th, 2009, 09:07 PM Exija o que quiser, mas faz-se o que se pode... Se o tenho visto por aqui a criticar a divida da camara de Gaia, imagine o que seria se o Menezes se pusesse a reabilitar aquilo tudo sozinho! Coerencia ás vezes é importante...
Gwo Loo Waan October 9th, 2009, 03:16 AM Alguém falou em reabilitar? Eu cá colocava uma pedra sobre o assunto...se é que me entende...
Herrmando October 10th, 2009, 01:23 AM N, n entendo.
Gwo Loo Waan October 11th, 2009, 10:01 AM Fazia o que o Rui Rio está a propor fazer-se no Aleixo.
leoferreira12 October 12th, 2009, 01:00 PM Fazia o que o Rui Rio está a propor fazer-se no Aleixo.
WTF, em Vila D'este omenos há condições e elevadores! E não é o DrogaShopping! xD
Herrmando October 12th, 2009, 05:49 PM Fazia o que o Rui Rio está a propor fazer-se no Aleixo.
Mas o senhor n pode comparar Vila D'Este com o Aleixo por inumeros motivos.
Para começar, o Aleixo é praí 1/10 de Vila D'Este. Vila D'Este tem a população de muitas cidades portuguesas! Depois, ao contrário do Aleixo, Vila D'Este é um bairro +- normal, mas de gente modesta. N tem, nem de perto nem de longe, os problemas de droga e insegurança do Aleixo.
E para finalizar, o interesse imobiliário da zona do Aleixo e de Vila D'Este n tem comparação possível.
Gwo Loo Waan October 13th, 2009, 09:53 AM Caro amigo, você não percebe, ou teima não perceber, que Vial D«Este poderá tornar-se um enorme gueto da sua cidade. É isso que o poder politico tem que combater de forma radical e imaculada, sem medo da critíca e comezanha.
leoferreira12 October 13th, 2009, 07:07 PM Caro amigo, você não percebe, ou teima não perceber, que Vial D«Este poderá tornar-se um enorme gueto da sua cidade. É isso que o poder politico tem que combater de forma radical e imaculada, sem medo da critíca e comezanha.
Pensando assim, então, qualquer zona urbanizada o pode ser, Vila D'este nunca se tornará um gueto pela simples razão que não foi lá metida a ciganada e os marginais todos de Gaia, foi uma zona construída para habitação, aliás, no geral é só gente humilde. Tem prédios diferenciados, serviços como piscinas e outras zonas desportivas, estabelecimentos comerciais. Já para não dizer que não está isolado ou no meio de zonas de pouca densidade populacional, está na parte mais urbanizada de Gaia, onde mora muita gente.
Já o Aleixo, não, é um bairro (e não uma simples zona habitacional), composto por Fucking Torres Feias!, está numa zona já pouco urbanizada, composta em redor por pequenos prédios e vivendas e foram lá colocados maioria dos habitantes problemáticos (familias*) do Porto, já para não falar que é muito mais pequeno!.
São casos muito diferentes
Herrmando October 14th, 2009, 02:10 AM Caro amigo, você não percebe, ou teima não perceber, que Vial D«Este poderá tornar-se um enorme gueto da sua cidade. É isso que o poder politico tem que combater de forma radical e imaculada, sem medo da critíca e comezanha.
Caro amigo, poder pode, mas por isso é que o Menezes quer reabilitar aquilo. E a reabilitação de Vila D'Este, pq o amigo provavelmente n sabe, vai passar por mais do que pintar os edificios. Agora, n sei qual é a sua ideia, se é a mesma da do Rui Rio para o Aleixo, parece-me uma ideia assim mais para o demagógica...
Fumega October 15th, 2009, 04:04 AM Eu estou contra a reabilitação de bairros sociais.
Se as pessoas que lá morassem olhassem pela sua habitação nada disto acontecia. Quer dizer, então eles são menos que os outros? Porque as pessoas ditas "normais" conseguem manter os teus apartamentos durante décadas e essas pessoas não conseguem? É desleixo puro e simples, e não me venham com a tanga que não tem condições económicas que se for para outras coisas que toda a gente sabe, já há dinheiro.
Conheço N pessoas que moram em bairros sociais que tem mais do que rendimentos para arrendar um apartamento, mas moram lá porque a renda é baixa e as condições não são assim tão más.
Cá em Vila do Conde foi um escândalo, queriam realojar os moradores de um bairro social (Farol para quem conhecer), construíram outro bairro, novinho em folha, mas os moradores do antigo bairro disseram que não gostavam da localização e que os apartamentos eram demasiado pequenos.
Conclusão: Teve lá que se reabilitar o bairro todo, gastou-se ali milhares e milhares de euros porque a populaça não queriam mudar de casa, e quanto ao outro bairro foi para lá a ciganada toda...
Mas o que é isto?
Herrmando October 15th, 2009, 01:07 PM Se tu arrendares uma casa, és tu que fazes as obras quando sao necessárias?
Fumega October 15th, 2009, 02:07 PM Se tu arrendares uma casa, és tu que fazes as obras quando sao necessárias?
Desculpa, conheço muita gente que arrenda casa, pagas boas rendas e faz obras, como pintura e pequenos serviços de pichelaria.
E quanto a renda desses bairros socias, estás a gozar não?
Chamas aquilo renda? Com rendas de €20, a €50 no máximo, achas que eles tem direito a qualquer coisa que seja? Claro que não, já tem muita sorte em ter um tecto por esse mísero preço, e não quero saber das condições económicas deles.
Herrmando October 15th, 2009, 05:28 PM Desculpa, conheço muita gente que arrenda casa, pagas boas rendas e faz obras, como pintura e pequenos serviços de pichelaria.
E quanto a renda desses bairros socias, estás a gozar não?
Chamas aquilo renda? Com rendas de €20, a €50 no máximo, achas que eles tem direito a qualquer coisa que seja? Claro que não, já tem muita sorte em ter um tecto por esse mísero preço, e não quero saber das condições económicas deles.
E quem te disse a ti que quem mora nos bairros n faz obras como pintura e pequenos serviços de pichelaria? Agora a intervenção mais abrangente nos edifícios NINGUÉM faz, quem faz são os donos. Os edifícios são da câmara, que os aluga a rendas sociais, porque caso n saibas uma das funções do estado é a função social. A obrigação da manutenção geral do edifício é do dono.
Essa tua faceta de extrema-direita é completamente absurda e despropositada, espero que n tenhas a infelicidade de ter familiares a viver do RSI para quem 20 ou 50 euros podem representar dar o mínimo que é uma alimentação condigna aos filhos.
leoferreira12 October 16th, 2009, 11:04 PM Nos bairros do Porto há quem pague (e tenho conhecimento directo) 13€ de renda mensal, no entanto, fizeram obras no interior das casas, sendo que as áreas exteriores/comuns, foram já requalificadas pela camâra municipal. Tendo em conta que essas pessoas não podem de lá ser expulsas (ou caso aconteça tenha que haver uma proposta alternativa idêntica), vivem lá por 156€ anuais, normalmente uma familia que compre uma casa, gasta normalmente, e vejam a diferença, 40X mais num ano. Nos bairros as pessoas ao pagar baixas rendas, transformam as suas casas em: (tal como diz o Rui Rio) Health Clubs Privados!
alexvs October 19th, 2009, 04:25 PM E ninguém acha issi estranho? Vila D'Este é 95% de propriedade particular e a CMG vai ajudar? O Governo vai ajudar? E com que contra-partidas?
Andre_Filipe January 26th, 2011, 08:18 PM A autarquia de Vila Nova de Gaia está a preparar a candidatura ao QREN de mais seis blocos de edifícios, do total de 2085 habitações, de acordo com a autarquia.
Luís Filipe Menezes, presidente da autarquia, que fez uma visita de trabalho às obras de reabilitação relativas à primeira fase e que já estão a decorrer, adiantou que a segunda fase de obras diz respeito a mais um terço, do total dos 18 blocos, de edifícios que constituem uma das maiores urbanizações construídas em Portugal.
A empreitada iniciada em Outubro de 2009, tem um investimento global da ordem dos 10 milhões de euros, 70% comparticipado pelo Feder e o restante pelo município. O processo de regeneração e reabilitação urbana de Vila d'Este, no âmbito da 1ª fase, integra a realização de três operações: reabilitação do edificado, requalificação do espaço público e arranjos exteriores, e desenvolvimento de duas acções imateriais de inclusão e valorização social. A operação insere-se no âmbito da candidatura "Regeneração e Requalificação Urbana da Urbanização de Vila D'Este", aprovada pelo QREN em Julho de 2008.
Nas duas fases seguintes vão ser intervencionados os restantes 12 blocos de edifícios, com investimentos à volta dos 20 milhões de euros.
Muchenyi January 27th, 2011, 08:16 AM Como é que a Câmara de Gaia, endividada até ao pescoço, vai pagar os 30% que lhe compete?
Herrmando January 27th, 2011, 11:29 AM Vai pôr os funcionários a render na EN222.
Muchenyi January 27th, 2011, 02:01 PM Vai pôr os funcionários a render na EN222.
Ou os funcionários vão-se dirigir para a EN222 porque qualquer dia a Câmara, com a sede cega de protagonismo do seu agiota, não terá dinheiro para lhes pagar o salários...
fred_mendonca February 17th, 2011, 11:50 PM Quando se passa na A1 dá para ver os tapumes nos edifícios.
SofiaTavares July 7th, 2011, 03:07 AM Bem ao ler estes comentários aqui feitos denoto de alguns cibernautas falta de conhecimento relativamente aos bairros mencionados mas também relativamente á reabilitação urbana.
Antes de mais quero dizer que o Bairro do Aleixo não era inicialmente um bairro mas sim torres habitacionais destinadas aos funcionários públicos do Estado Novo. Dado o 25 de Abril estas torres foram invadidas pela população que as ocupou até aos dias de hoje, dando-lhes assim o estatuto de bairro social. Para mais informações podem verificar a tese de Doutoramente da Professora Fátima Matos da Faculdade de Letras do Porto (Departamento de Geografia) que explica muito bem o que se passa no Bairro do Aleixo e em outros Bairros da AMP.
Segundo a Reabilitação de Vila D'Este, assim como outros bairro sociais de Vila Nova de Gaia como do Porto, é extremamente necessária pois a construção inicial dos bairros sociais é feita com materiais baratos e de fraca qualidade o que implica que sofram uma degradação mais rápida que a maioria das construções!
Vila D'Este não é o único bairro problemático, aliás até poderá existir zonas problemáticas sem sequer existir um bairro social nas proximidades. Teremos então que entender a dimensão do bairro em si e perceber que não poderemos colocar a população "toda no mesmo saco", passando a expressão! Existe população maioritariamente idosa neste bairro mas a população mais jovem é que constitui este problema ao bairro. Todos estes aspectos merecem atenção da Câmara e têm vindo a ser combatidos pela polícia, pela escola, por grupos de apoio e pela própria Câmara.
Relativamente ao montante pago pela habitação obviamente que é um montante baixo mas é estudado de acordo com a família em questão e posteriormente poderá ser aumentado ou não!
Todos estes factos são comuns na maioria dos bairros sociais em território nacional e como tal antes de fazermos qualquer tipo de comentário é preciso compreender do que se trata antes que se diga muitas das barbaridades que aqui puder ler. Não estou a criticar ninguém em concreto, somente achei por bem explicar alguns factores desconhecidos por alguns cibernautas.
Cumprimentos
Carpinteiro July 7th, 2011, 08:00 AM Vila D'Este é um bairro social?
Admito que não conheço de quem é a propriedade ou foi o promotor, mas lembro-me de passar lá em pequeno, quando estava a ser construído, e haver um cartaz enorme com letras coloridas "Venha viver para Vila D'Este"
T1s, T2s, T3s e assim...
kraque69 July 8th, 2011, 01:20 PM Vila D'Este é um bairro social?
Admito que não conheço de quem é a propriedade ou foi o promotor, mas lembro-me de passar lá em pequeno, quando estava a ser construído, e haver um cartaz enorme com letras coloridas "Venha viver para Vila D'Este"
T1s, T2s, T3s e assim...
É um bairro 'misto', alguma das habitações são sociais, mas no mesmo prédio há inquilinos que compraram a própria habitação.
Segue as orientações "recentes" de não segregar populações por níveis sócio-económicos, mas criar uma mistura saudável, que obviamente só funciona se houver um bom acompanhamento técnico e uma distribuição equilibrada das pessoas. Aliás a Vila D'este face ao seu tamanho até é um bairro bem calmo.
Deixo a nota de ter deixado o "recentes" entre aspas, porque obviamente hoje em dia não se preconiza construir bairros-cidade, mas aglomerados mais pequenos que se misturem naturalmente com o resto da cidade.
Carpinteiro July 9th, 2011, 07:29 AM É um bairro 'misto', alguma das habitações são sociais, mas no mesmo prédio há inquilinos que compraram a própria habitação.
Segue as orientações "recentes" de não segregar populações por níveis sócio-económicos, mas criar uma mistura saudável, que obviamente só funciona se houver um bom acompanhamento técnico e uma distribuição equilibrada das pessoas. Aliás a Vila D'este face ao seu tamanho até é um bairro bem calmo.
Deixo a nota de ter deixado o "recentes" entre aspas, porque obviamente hoje em dia não se preconiza construir bairros-cidade, mas aglomerados mais pequenos que se misturem naturalmente com o resto da cidade.
Mas em quais dos edifícios?
Seguindo o link da Gaia Social (http://www.gaiasocial.pt/gaia/portal/user/anon/page/_GS_Empreendimentos_Sociais.psml?categoryOID=E4978080802C81GC&contentid=FF9580BE80CO&nl=pt), só este prédio (http://maps.google.com/?ll=41.098144,-8.589667&spn=0.002256,0.007381&t=h&z=17&layer=c&cbll=41.098145,-8.589666&panoid=Z79Tu_f7QsmMw3T8iX-cdQ&cbp=11,6.45,,0,-11.25) e estes blocos laranja/azul (http://maps.google.com/?ll=41.100537,-8.587704&spn=0.009023,0.029526&t=h&z=15&layer=c&cbll=41.100552,-8.587723&panoid=x1isNsoKARk2rtAs1VOybA&cbp=11,9.94,,0,-8.76) é que são habitação social.
Ora, o primeiro prédio parece pertencer ao conjunto original dos anos 80, que se vê da autoestrada, mas são só 80 habitações. Os últimos já correspondem a 500 habitações, mas são muito mais recentes e fora do prédio típico de vila d'este que vemos da ae.
Posto isto, a percentagem de habitação social parece-me mínima no meio do aglomerado.
Mas ainda além disso, o que me parece é que as obras estão a ser feitas não são nos prédios de habitação social. É legítimo assumir que a câmara está a renovar prédios privados.
Com que legitimidade? Porquê esta excepção?
Se o argumento é a qualidade de construção, paciência. Ou não se dá a ninguém ou dá-se a todos. Há gente a viver em muito piores condições com pior qualidade que tem que suportar as obras por si. Aliás, chega a ser ridículo num lado financiarem obras de conservação e noutro lado intimarem judicialmente as pessoas para fazer obras. É justo uns receberem enquanto outros têm que desembolsar para o mesmo problema e para o mesmo escalão económico?
É que do que me lembro, aquilo nos anos 80 era comercializado como um sitío novo, alegre, urbano, uma cidade de raiz cheia de espaços verdes, cheia de comércio e serviços. Como era moda na altura, também noutros casos como a Simopre.
Que culpa tenho eu, e outros que pagam impostos, que as pessoas fossem nestas cantigas? Que não soubessem avaliar o valor do investimento? Que não vissem o logro que aquilo era? Ou também tenho direito a obras na minha casa?
Ironicamente, são as habitações sociais que de entre todo o conjunto têm melhor aspecto.
Patacas December 9th, 2011, 05:41 PM De há uns tempos para cá a câmara de Gaia comprou uma série de apartamentos da urbanização da Vila d'este, que pertenciam aos bancos, que estavam empatados, porque hoje em dia poucos os querem comprar...
A Vila d'este sempre foi um bairro privado de habitações económicas, e nunca um bairro social público, que apesar do que se diz, eu que moro a 300 metros, não é nenhum degredo, raramente vejo lá problemas dignos de policia, e, inclusive, quando era miúdo ia para lá andar de bicicleta.
As obras estão a ser feitas mais porque o Menezes tinha vergonha do aspecto daquilo, principalmente porque era à face da A1, e dada a falta de qualidade da construção daquilo (foi feita em sistema de pré-fabricados,tipo, as paredes já vinham feitas da fabrica, e eram simplesmente coladas à estrutura...dizem que era ao estilo soviético :runaway: ) então arranjou maneira daquilo ser reabilitado...
Querem comprar uma casa do bairro social?:lol:
http://casa.sapo.pt/Apartamento-T3-Venda-Vila-Nova-de-Gaia-Vilar-de-Andorinho-Vila-D-Este-cb974449-5539-4907-91a2-e9cb3df45201.html
Só os prédio novos de cima é que são habitação social totalmente, menos as torres, que eram de uma cooperativa, dita do "telefone":)
NuncaPior December 12th, 2011, 04:17 PM É uma excelente localização para qualquer traficante de estupefacientes, criminoso em início de carreira, ou emigrante ilegal.
Herrmando December 12th, 2011, 04:26 PM Emigrante ilegal? Emigrantes vão para Macau...
|
|