View Full Version : Obras do PAC em Goiás vão privilegiar prefeituras do PSDB e municípios do Entorno

Cruvinel
March 25th, 2008, 08:51 PM
PSDB recebe a maior fatia

Sarah Mohn
Da Editoria de
Política & Justiça

Dentre as prefeituras goianas que se beneficiarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na reta final das eleições, as que são administradas por tucanos são as que mais se destacam. Dos 45 municípios contemplados, 14 (31,11%) são conduzidos por prefeitos do PSDB, partido de oposição ao presidente Lula (PT). Prefeitos filiados a siglas da base de apoio ao Planalto, como PMDB, PR, PP, PTB, PSB, PSC e PSDC dividirão o restante do bolo. O DM não conseguiu ter acesso ao valor das obras.

Os tucanos que se beneficiarão com as obras tocadas nos três meses que antecedem as eleições administram Cidade Ocidental, Formosa, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Trindade, Uirapuru, Nazário, São Domingos, Estrela do Norte, Trindade, Paraúna e Porangatu.

Depois do PSDB, o partido que mais vai gozar dos efeitos eleitorais do PAC em Goiás é o PR, que está à frente de Cristalina, Aparecida de Goiânia, Cezarina, Taquaral de Goiás, Senador Canedo, Flores, Itapuranga e Crixás. O PP, partido do governador Alcides Rodrigues, administrará recursos federais em quatro cidades: Hidrolândia, Inhumas, Itaberaí e São Simão. O número é o mesmo do PT: Bela Vista, Itapaci, Buriti Alegre e Montividiu. Peemedebistas serão contemplados em Campinaçu, Vila Propício e Goiânia. Democratas estão à frente de Águas Lindas, Nova Iguaçu e Goianésia. Demais partidos da base comandam apenas uma cidade cada: Valparaíso (PTB), Anápolis (PSB), Caldas Novas (PSC) e Rubiataba (PSDC).

O total de obras a serem inauguradas em Goiás com verbas do programa é de 88, e representam 4,96% dos 1.771 projetos que o governo federal decidiu financiar em todo o Brasil até o final do ano. As cidades goianas respondem por 28,48% do total de municípios brasileiros beneficiados pelo PAC. Cidades do Entorno do Distrito Federal, como Águas Lindas, Novo Gama, Valparaíso, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Cristalina, Planaltina e Cidade Ocidental lideram os repasses, com 29 obras aprovadas para construção.

A liberação dos recursos causou pôlêmica. A transferência de verbas públicas da União para Estados e municípios nos três meses que antecedem o pleito eleitoral é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como afirma o artigo 73, inciso VI da Lei Eleitoral 9.504, que busca impedir “condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos”. Todavia, a prática se tornou viável no final do ano passado, quando Lula sancionou a Lei 11.578, permitindo liberação de verbas de obras do PAC em qualquer data.

O saneamento será destinado a cidades com mais de 50 mil habitantes e também a algumas regiões metropolitanas. Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará aparecem na lista de obras do PAC como os Estados que terão a maior quantidade de obras construídas ou reformadas, conseqüentemente os três devem receber também a maior parcela de investimento federal.

http://www.dm.com.br/materias.php?id=31995

danieldefranca
March 25th, 2008, 09:51 PM
eu acho que esta sarah mohn que você tirou a noticia deve ser prima da minha mãehehehe, falando no que interessa dizem que este ano aparecida de goiania vai virar um verdadeiro canteiro de obras, espero que realmente seja e não venha dinheiro somente do PAC como do estado que prometeu asfaltar um bucado de ruas, espero que meu sonho de ver aparecida moderna e bonita visualmente não demore tanto

Pesquisadorbsb
March 25th, 2008, 09:52 PM
^^ Eu sei que na região do entorno saneamento básico é quase zero, coleta de lixo tambem, e o pior não existe um local especifico para aterro sanitário. Mas o que impressiona é a falta de asfalto e iluminação pública nessa região.

Eu creio que somente asfaltando tudo e iluminando, as pessoas vão verificar uma mancha urbana continua desde Sobradinho/DF até Luziânia/GO. As fotos de satélites e até mesmo do GE, não mostram claramente essas regiões, pois grande parte abriram as ruas e não asfaltaram.

Pesquisadorbsb
March 26th, 2008, 03:08 AM
^^ Espero que os politicos que não vou mencionar, não fiquei querendo creditar ao PT os recursos que as prefeituras estão recebendo.