View Full Version : As 15 maiores frotas de veículos de Minas Gerais!
guzzz March 31st, 2008, 08:04 PM 1º DE JANEIRO 2007 - 1º DE JANEIRO DE 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 930.537 - 1.026.999 (+96.462)
2 UBERLANDIA ........... 212.684 - 229.413 (+16.729)
3 CONTAGEM ........... 163.715 - 177.991 (+14.276)
4 JUIZ DE FORA ........... 132.830 - 143.028 (+10.198)
5 UBERABA ........... 112.297 - 121.401 (+9.104)
6 MONTES CLAROS ........... 94.312 - 105.021 (+10.709)
7 BETIM ........... 72.752 - 83.689 (+10.937)
7 IPATINGA ........... 75.821 - 82.792 (+6.971)
9 DIVINOPOLIS ........... 70.729 - 76.483 (+5.754)
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 70.790 - 76.110 (+5.320)
11 SETE LAGOAS ........... 56.062 - 61.582 (+ 5.520)
12 POCOS DE CALDAS ........... 55.747 - 60.395 (+4.648)
13 PATOS DE MINAS ........... 48.551 - 53.258 (+4.707)
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 42.017 - 46.737 (+4.720)
15 POUSO ALEGRE ........... 39.872 - 43.498 (+3.626)
http://www2.cidades.gov.br/renaest/detalheNoticia.do?noticia.codigo=121
lucasluzmg March 31st, 2008, 10:30 PM é por Renavan isso? acredito eu que Uberlândia possua uma frota de quase 240mil veiculos...oque tem de veiculo registrado em Goias aqui nao é brincadeira... Agora, incrivel é Uberaba hein... quase 2 por 1. (2habitantes/veiculo)
ps. imagino que esse topico esteja em lugar errado.
camillovs March 31st, 2008, 11:59 PM é por Renavan isso? acredito eu que Uberlândia possua uma frota de quase 240mil veiculos...oque tem de veiculo registrado em Goias aqui nao é brincadeira... Agora, incrivel é Uberaba hein... quase 2 por 1. (2habitantes/veiculo)
ps. imagino que esse topico esteja em lugar errado.
A duas semanas atrás, passou uma reportagem no MG TV que Uberlândia tem uma frota aproximada de 250 mil veículos (dados do SETTRAN), e que boa parte dessa frota é de pessoas que moram aqui em Uberlândia e cadastram em Goiás, pq a diferença de IPVA em alguns veículos chega a ser quase 50% mais barato.
guzzz April 1st, 2008, 02:33 AM A Settran estima em 20 mil veículos o número de automóveis emplacados fora de Minas Gerais. A Receita Estadual apertou o cerco e já recuperou mais de 1.500 veículos só aqui em Uberlândia!
Lucianors April 1st, 2008, 02:27 PM Nossa, a diferença entre a frota de BH e as demais é muito grande.
sbarbosa April 1st, 2008, 02:51 PM ^^
se considerar que a população de bh é pouco menos de 4x a do maior município do interior, explica muita coisa
brunoad April 1st, 2008, 03:33 PM alguem sabe explicar que uma cidade como Juiz de Fora tenha um incremento anual de carros menor que Montes Claros (cidade muito menor), e ter frota nao muito distante da de Uberaba (cidade muitissimo menor) ? eu sem experiencia nenhuma na cidade imagino que seja pelo transporte publico mais eficiente talvez ?
guzzz April 1st, 2008, 06:39 PM ^^^^^^^Nível econômico eu diria, a mesma coisa acontece com Belém, no Pará, uma cidade com 1 milhão de habitantes e possui uma frota de veículos menor que a de Uberlândia!
Triangulense April 1st, 2008, 07:18 PM alguem sabe explicar que uma cidade como Juiz de Fora tenha um incremento anual de carros menor que Montes Claros (cidade muito menor), e ter frota nao muito distante da de Uberaba (cidade muitissimo menor) ? eu sem experiencia nenhuma na cidade imagino que seja pelo transporte publico mais eficiente talvez ?
Juiz de Fora é uma cidade muito mais densa que Uberlândia. Como lá tem bem mais gente por metro quadrado, o transporte público é mais barato e as distâncias entre os lugares é menor.
Logo, com certeza o juizforano faz utilização do transporte público mais intensamente que em Uberlândia.
Ainda também existe a questão de status. No Brasil Central esse tipo de cultura dos bens materiais é levada bem mais a sério que em zonas mais próximas do litoral.
Lucianors April 1st, 2008, 07:31 PM Belo Horizonte deve ter uma das maiores médias veículos/habitantes do país. Isso sem falar no impressionante icremento de mais 96.000, em apenas 1 ano. Poder aquisitivo em alta e problemas no trânsito que seguramente virão. Não sei se comemoro ou lamento.
Diego BeaGá-lo April 1st, 2008, 07:48 PM É bom para a economia do país esse aumento de frota, mas pensar na morosidade das obras de ampliação das avenidas e do transporte público não é tão empolgante. Dá pra ver q em bh o trânsito está consideravelmente pior a cada ano! É provável que entre em colapso, pq para resolver o problema é necessário um período de caos (interdição de ruas, etc.):ohno:.
abrandao April 1st, 2008, 07:56 PM ^^^^^^^Nível econômico eu diria, a mesma coisa acontece com Belém, no Pará, uma cidade com 1 milhão de habitantes e possui uma frota de veículos menor que a de Uberlândia!
Belém do Pará tem população de mais de 1,4 milhão de pessoas (sem contar os municípios conurbados a ela, que, somados, fazem a população saltar para mais de 2 milhões de habitantes).
Lucianors April 1st, 2008, 09:03 PM Acho que a relação veículos/habitantes de BH só perde para São Paulo e Curitiba.
lucasluzmg April 1st, 2008, 10:09 PM ^^
essa relaçao nao tem nada a haver com populaçao... ate Uberaba, proporcionalmente, tem mesma relaçao carro/habitante que BH. é so fazer conta:
BH
2.412.937/1.026.999 = 2,345
Uba
287.760/121.401 =2,369
diferença nao é muito grande...
Imagino que tenha cidade (como Ribeirao Preto) que possuia 2 hab/carro.
ps. quando digo carro = veiculos em geral.:cheers:
E claro, falando de numeros, BH com ctz recebe trafego da RM inteira, alem, é claro, de registrar muito carros pra empresas e coisas do tipo.Nao da pra fazer uma analise perfeita nao.
lucasluzmg April 1st, 2008, 10:16 PM Só completando, tava vendo aqui, Maringá no PR possui 1,91 habitantes por veiculo...ou seja menos de 2 pessoas pra cada veiculo...haja rua.
banzo April 2nd, 2008, 12:37 AM Em Maringá boa parte dos carros emplacados não roda na cidade.
Patos está bem,mesmo tendo a maior frota de bicicletas de MG!
Gabriel Brasil April 2nd, 2008, 01:14 AM Patos tem bicicleta demais...
É uma China em miniatura....
huahuahau
GustavoMG April 2nd, 2008, 02:51 AM Acho que a relação veículos/habitantes de BH só perde para São Paulo e Curitiba.
eh igual ao de são paulo, 2,4 habitantes por veículo.
GustavoMG April 2nd, 2008, 02:53 AM ^^^^^^^Nível econômico eu diria, a mesma coisa acontece com Belém, no Pará, uma cidade com 1 milhão de habitantes e possui uma frota de veículos menor que a de Uberlândia!
viajou muito! a Região de Juiz de Fora é a segunda mais industrializada do estado. a diferença de renda não é justificável para a proximidade dos numeros. há outros fatores ai. Já Belém é uma capital bem pobre, o que não é o caso de Juiz de Fora, que é uma cidade bem rica.
guzzz April 2nd, 2008, 03:20 AM ^^^^^^Não quis dizer isso, apenas disse que a questão da renda é importante! Isso pode ser visto em Belém mesmo!
camillovs April 2nd, 2008, 03:34 AM viajou muito! a Região de Juiz de Fora é a segunda mais industrializada do estado. a diferença de renda não é justificável para a proximidade dos numeros. há outros fatores ai. Já Belém é uma capital bem pobre, o que não é o caso de Juiz de Fora, que é uma cidade bem rica.
Mas industrialização não interfere de tamanha forma, um exemplo disso: Uberlândia é muito mais industrializado que Ribeirão Preto, e o poder de renda do Ribeirão Pretano é muito maior que a média do Uberlandense, tanto que lá tem mais veículos que Udi, e lá tem 60 mil habts a menos que aqui. "Concentração de renda" eu diria, que interfere nestes dados. Quem tem dinheiro compra carro, quem não tem, pega onibus!!!
guzzz April 2nd, 2008, 03:38 AM Mas industrialização não interfere de tamanha forma, um exemplo disso: Uberlândia é muito mais industrializado que Ribeirão Preto, e o poder de renda do Ribeirão Pretano é muito maior que a média do Uberlandense, tanto que lá tem mais veículos que Udi, e lá tem 60 mil habts a menos que aqui. "Concentração de renda" eu diria, que interfere nestes dados. Quem tem dinheiro compra carro, quem não tem, pega onibus!!!
Mas Belém é muito mais pobre então que Uberlândia e Ribeirão Preto. Outra coisa interessante é que em Uberlândia tem mais de 400 ônibus urbanos e Ribeirão tem pouco mais que 300!
camillovs April 2nd, 2008, 03:54 AM Mas Belém é muito mais pobre então que Uberlândia e Ribeirão Preto. Outra coisa interessante é que em Uberlândia tem mais de 400 ônibus urbanos e Ribeirão tem pouco mais que 300!
Vc tem que ver é o número de passageiros por ano do aeroporto de Ribeirão, lembro que era menos da metade do aeroporto de Uberlândia! Tanto que a Gol até cancelou vôos pra lá por falta de passageiros. Incrível não é? Ribeirão é uma cidade muita rica!
lucasluzmg April 2nd, 2008, 04:00 AM Em Maringá boa parte dos carros emplacados não roda na cidade.
Patos está bem,mesmo tendo a maior frota de bicicletas de MG!
Assim como BH, Curitiba, Salvador, SP...e por ae vai.Foi oq eu falei ali em cima :cheers:
guzzz April 2nd, 2008, 04:04 AM Assim como BH, Curitiba, Salvador, SP...e por ae vai.Foi oq eu falei ali em cima :cheers:
Aqui em Uberlândia é ao contrário, os veículos de placas de outras cidades rondam aqui! Cidades como Catalão e Itumbiara deve ter 2 veículos para cada habitante!:lol:
lucasluzmg April 2nd, 2008, 05:09 AM Vc tem que ver é o número de passageiros por ano do aeroporto de Ribeirão, lembro que era menos da metade do aeroporto de Uberlândia! Tanto que a Gol até cancelou vôos pra lá por falta de passageiros. Incrível não é? Ribeirão é uma cidade muita rica!
Nao, tem que ver é renda mesmo...renda percapita e aqueles blablablas todo.
Voo nao tem quase nada haver, ate pq, ao mesmo tempo que Ribeirao tem menos passageiros que Uberlândia no aeroporto, possui a maior frota (proporcional) de helicopteros por populaçao no Brasil.
E outra, Ribeirao ta a quantos km de SP? Uberlândia hj é uma cidade voltada pro turismo de negocios, eventos e tudo mais. Isso faz diferença tb.
Foi-se a epoca que "voos" era sinonimo de renda...A propria Gol divide em 20, 36x uma passagem de aviao.
Eu mesmo ja sai daqui de Udi e fui pro Rio de Janeiro (com escala em Ribeirao) de Total, por 320 conto ida e volta e ainda com opçao de parcelamento.
Quanto é a passagem de onibus Udi-Rio...parcela?
Facilidade de credito e acessibilidade no transporte aereo mudou muuuuuuito isso.
guzzz April 2nd, 2008, 07:52 PM Nao, tem que ver é renda mesmo...renda percapita e aqueles blablablas todo.
Voo nao tem quase nada haver, ate pq, ao mesmo tempo que Ribeirao tem menos passageiros que Uberlândia no aeroporto, possui a maior frota (proporcional) de helicopteros por populaçao no Brasil.
E outra, Ribeirao ta a quantos km de SP? Uberlândia hj é uma cidade voltada pro turismo de negocios, eventos e tudo mais. Isso faz diferença tb.
Foi-se a epoca que "voos" era sinonimo de renda...A propria Gol divide em 20, 36x uma passagem de aviao.
Eu mesmo ja sai daqui de Udi e fui pro Rio de Janeiro (com escala em Ribeirao) de Total, por 320 conto ida e volta e ainda com opçao de parcelamento.
Facilidade de credito e acessibilidade no transporte aereo mudou muuuuuuito isso.
Acho que número de passageiros não é tanto confiável assim, mas a frota de veículos sim, ela determina a condição de compra dos habitantes de um determinado local.^^^^
E essa comparação de Uberlândia com Ribeirão Preto não tem jeito, porque são cidades distintas, cada uma tem suas particularidades, seu jeito de ser, até porque, não considero Uberlândia inferior a Ribeirão Preto como muitos dizem, se fosse inferior igual a muitos falam, Uberlândia não teria ultrapassado Ribeirão Preto em população, são muitas as questões para se comparar cidades, e Uberlândia ganha em algumas e Ribeirão Preto em outras. Um outro fator a ser observado aqui em Uberlândia, é o custo de vida, que é baixo em relação a Ribeirão Preto, e consequentimente o salário é mais baixo, a mesma coisa Ribeirão Preto, que tem salários altos mais o custo de vida também é alto. Isso depende de muita coisa, são vários os indicadores, que não se pode julgar que uma cidade é inferior a outra, como colocam sempre aqui essa questão de Uberlândia e Ribeirão Preto!^^^^
camillovs April 2nd, 2008, 08:20 PM Tem avião da TAM (maior que a Total) que sai de SP capital e vai pra Manaus, com escala em Sinop no MT, isso não quer dizer que Sinop é uma baita cidade e muito rica. Nda a ver! Mas algumas empresas de Onibus já parcelam o valor da passagem, mas tb o valor de uma passagem inteira de onibus é o valor de "uma" parcela de um viajem de avião! Mas como eu disse, um dos, senão o mais importante fator de tantos carros em uma cidade é a concenctração de renda, e Ribeirão é sinônimo de renda.
Lucianors April 2nd, 2008, 09:35 PM População não tem nada a ver. Poços de Caldas é muito menor que Uberlândia e tem IDH e renda per capita maior. Quanto a comparações sobre Udia e Ribeirão, a região que envolve a cidade paulista é muito mais rica que a uberlandense, isso faz a diferença. Eu pessoalmente prefiro Uberlândia, acho-a mais aconchegante e agradável, mas a maior pujança de Ribeirão Preto é visível, basta uma entradinha na cidade para constatarmos.
camillovs April 2nd, 2008, 11:13 PM População não tem nada a ver. Poços de Caldas é muito menor que Uberlândia e tem IDH e renda per capita maior. Quanto a comparações sobre Udia e Ribeirão, a região que envolve a cidade paulista é muito mais rica que a uberlandense, isso faz a diferença. Eu pessoalmente prefiro Uberlândia, acho-a mais aconchegante e agradável, mas a maior pujança de Ribeirão Preto é visível, basta uma entradinha na cidade para constatarmos.
Ao se tratar de Ribeirão Preto, não adianta falar só da cidade, já que ela é centro de uma região realmente rica, que consome e até mesmo mora em Ribeirão. É uma bela cidade. Em poucos anos Uberlândia chega lá, se bem que visivelmente não se nota muita diferença entre as duas cidades.
camillovs April 2nd, 2008, 11:17 PM Não conheço Poços de Caldas, muito menos como é a distribuição de renda da cidade. Fica ao lado de SP, deve ter mta influencia paulista. Mas população influencia mto no investimento de alguma empresa, tanto veículos qto a maioria dos segmentos de bens e consumo.
guzzz April 3rd, 2008, 12:59 AM ^^^^^^^Não exageremos também, até o aspecto da cidade querem falar que é inferior ao de Uberlândia? Para mim, não faz diferença, ainda mais Uberlândia, arrumando todo o seu anel viário, com tantos viadutos, duplicação de outros, trincheiras, contorno de rodovias e tudo mais!
Lucianors April 3rd, 2008, 03:45 PM Não conheço Poços de Caldas, muito menos como é a distribuição de renda da cidade. Fica ao lado de SP, deve ter mta influencia paulista. Mas população influencia mto no investimento de alguma empresa, tanto veículos qto a maioria dos segmentos de bens e consumo.
Conheça então Camillo, vale a pena. Poços alia estrutura + renda + qualidade de vida, com uma tranquilidade que as grandes de Minas não oferecem mais. Seu comércio é desenvolvido e sofisticado, não deixa nada a desejar para outras de maior porte, como Uberlândia ou Juiz de Fora. Tem McDonalds, um bom shopping com excelentes salas de cinema (estilo Cinemark), a maioria de carros circulando nas ruas são novos, sinal da boa renda da população. E isso tudo numa cidade com pouco mais de 150.000 hab, numa região belíssima.
Triangulense April 3rd, 2008, 05:05 PM ^^ Eu conheço Poços de Caldas. Realmente é uma linda cidade, com ótima qualidade de vida, mas ainda não pode sequer ser comparada a Uberlândia em termos de estrutura comercial.
guzzz April 3rd, 2008, 06:10 PM ^^^^^^Comparar Poços de Caldas com Uberlândia foi demais! Menos por favor!:ohno:
camillovs April 3rd, 2008, 06:55 PM Frota de veículos dos municípios (100 maiores) do Brasil
Inclui todos os tipos de veículos automotores (carros, motos, caminhões, ônibus, etc).
Dados de Janeiro/2006
Fonte: www.denatran.gov.br
1 SAO PAULO 4.768.242
2 RIO DE JANEIRO 1.616.891
3 CURITIBA 934.531
4 BELO HORIZONTE 860.440
5 BRASILIA 830.379
6 GOIANIA 589.599
7 PORTO ALEGRE 555.717
8 CAMPINAS 487.683
9 FORTALEZA 473.203
10 SALVADOR 444.106
11 RECIFE 345.175
12 SAO BERNARDO DO CAMPO 325.126
13 SANTO ANDRE 308.973
14 GUARULHOS 289.004
15 MANAUS 273.709
16 RIBEIRAO PRETO 263.919
17 CAMPO GRANDE 260.914
18 LONDRINA 216.969
19 SOROCABA 216.260
20 SAO JOSE DOS CAMPOS 212.448
21 UBERLÂNDIA 200.686
22 OSASCO 192.924
23 SAO JOSE DO RIO PRETO 192.333
24 JOINVILLE 190.437
25 FLORIANOPOLIS 185.504
26 SANTOS 182.433
27 NATAL 181.547
28 BELEM 179.984
29 JUNDIAI 169.630
30 CAXIAS DO SUL 168.707
31 MARINGA 164.181
32 CUIABA 164.110
33 NITEROI 161.486
34 PIRACICABA 158.114
35 TERESINA 157.612
36 CONTAGEM/B] 155.014
37 MACEIO 141.554
38 BAURU 137.939
39 BLUMENAU 137.643
40 JOAO PESSOA 137.523
41 SAO LUIS 137.203
42 ARACAJU 133.312
43 FRANCA 128.901
44 [B]JUIZ DE FORA 124.364
45 VITORIA 114.409
46 SAO GONCALO 113.104
47 CASCAVEL 108.203
48 ANAPOLIS 107.716
49 LIMEIRA 107.470
50 MOGI DAS CRUZES 106.585
51 UBERABA 105.154
camillovs April 3rd, 2008, 07:00 PM Se conseguirem trazer a frota de veículos emplacadas hj em Goiás e SP, Uberlandia ficaria ao encostado na tabela a Campo Grande e Ribeirão.
Triangulense April 3rd, 2008, 10:46 PM Se conseguirem trazer a frota de veículos emplacadas hj em Goiás e SP, Uberlandia ficaria ao encostado na tabela a Campo Grande e Ribeirão.
Com certeza!
Mas não vai ser uma tarefa nada fácil.
Se conseguirem reverter 1/4 das fraudes, já será muita coisa.
camillovs April 3rd, 2008, 10:58 PM Com certeza!
Mas não vai ser uma tarefa nada fácil.
Se conseguirem reverter um quarto das fraudes, já será muita coisa.
Diz a prefeitura através do Settran que tem um plano de resgatar o IPVA pro estado, tb acho mto dificil deles conseguirem.
Triangulense April 4th, 2008, 01:08 AM Diz a prefeitura através do Settran que tem um plano de resgatar o IPVA pro estado, tb acho mto dificil deles conseguirem.
Lembrando que o IPVA é um imposto repartido ente estado e município, cada um fica com metade.
EricoWilliams April 4th, 2008, 01:22 AM Nao, tem que ver é renda mesmo...renda percapita e aqueles blablablas todo.
O Fato é que Ribeirão está ligada com a capital pela via anhanguera, uma das melhores rodovias do país. Não só Ribeirão, mas todo o interior, incluindo grandes cidades como São José do Rio Preto e Bauru sao ligadas à capital por excelentes rodovias de pista dupla, o que "mata" um pouco o movimento nos aeroportos dessas cidades.
Tem avião da TAM (maior que a Total) que sai de SP capital e vai pra Manaus, com escala em Sinop no MT, isso não quer dizer que Sinop é uma baita cidade e muito rica. Nda a ver! Mas algumas empresas de Onibus já parcelam o valor da passagem, mas tb o valor de uma passagem inteira de onibus é o valor de "uma" parcela de um viajem de avião! Mas como eu disse, um dos, senão o mais importante fator de tantos carros em uma cidade é a concenctração de renda, e Ribeirão é sinônimo de renda.
A Tam nao possui voos para Sinop. O que possui é um code-share com a trip, quem segue pra sinop tem que fazer conexão em cuiabá e embarcar num atr-42(leesho).
Se conseguirem trazer a frota de veículos emplacadas hj em Goiás e SP, Uberlandia ficaria ao encostado na tabela a Campo Grande e Ribeirão.
Campo Grande é capital de estado, cresce bem com as próprias pernas, Ribeirão, acho que dispensa comentários.
Lucianors April 4th, 2008, 05:18 PM ^^^^^^Comparar Poços de Caldas com Uberlândia foi demais! Menos por favor!:ohno:
Quê isso, minha intenção não foi comparar. Uberlândia é uma cidade de porte médio a grande, Poços de Caldas ainda é pequena. O que quis dizer é que, para uma cidade de 150.000 habitantes, Poços impressiona pela diversificação e excelência do comércio, além da elevada renda de sua população. Praticamente tudo o que o comércio de Udia oferece Poços também tem. Afinal, quantas cidades de seu porte possue um McDonalds ou um bom shopping ??? Será que tais empreendimentos estão lá à toa ??? A melhor comparação seria com Patos de Minas, que na minha opinião fica bem atrás de Poços de Caldas. Quanto a comparações com Uberlândia, é meio forçado, até porquê, olhando de fora, acho a cidade sul-mineira melhor pra se viver.
lucasluzmg April 4th, 2008, 11:18 PM Luciano...toda cidade de 150mil habitantes que alem de ser boa ainda é TURISTICA vai possuir um Mc Donalds ou um bom shopping ne?
O comercio de Poços nao é aquecido apenas com a sua populaçao, mas com as de toda regiao e AINDA dos milhares de turistas que a visitam...
E claro, a cidade é muito boa e conseguiu se equilibrar no crescimento e desenvolvimento humano.
camillovs April 5th, 2008, 02:08 AM Aparecida/SP tem MC Donalds e tem uma população de menos de 100 mil habts. Turismo!
Ice Climber April 5th, 2008, 02:15 AM Interessante os dados. Mas, frota NÃO é um indicador economico 100% seguro, gente. Curitiba tem mais carros que Belo Horizonte, e isso não se explica pelo padrão de renda.
E, uma dúvida: Se Belém é tão pobre assim, porque vários belenenses que conheço ODEIAM de morte o trânsito da cidade?
Não sei, estranho...
lucasluzmg April 5th, 2008, 04:37 AM ^^
é isso que eu to falando a muito tempo...quantidade de carro hj nao tem NADA a ver mas assim, NADA a ver com potencial economico. E olha que nao to puxando sardinha pra lado nenhum...
guzzz April 5th, 2008, 05:22 AM Mas se em Belém não suportam o trânsito, Uberlândia que tem a frota maior oficialmente e mais a informalidade de mais de 20 mil automóveis emplacados em Goiás e Paraná, aqui era para estar caótico, e aqui em Uberlândia não está!
EricoWilliams April 5th, 2008, 06:05 AM E, uma dúvida: Se Belém é tão pobre assim, porque vários belenenses que conheço ODEIAM de morte o trânsito da cidade?
Não sei, estranho...
Talvez a estrutura viária da cidade seja deficitária, e tambem é a sede de uma RM, atrai veiculos de outras cidades que estão apenas em transito buscando algum serviço.
Aparecida/SP tem MC Donalds e tem uma população de menos de 100 mil habts. Turismo!
Ubatuba tem Mcdonalds e tambem tem menos de 100 mil. Campos do Jordão tem um pão de açucar, Itatiba tem um hiper extra e Mcdonalds, todas com menos de 100 mil.
camillovs April 5th, 2008, 06:48 AM Ubatuba tem Mcdonalds e tambem tem menos de 100 mil. Campos do Jordão tem um pão de açucar, Itatiba tem um hiper extra e Mcdonalds, todas com menos de 100 mil.
Turismo!
EricoWilliams April 5th, 2008, 11:46 PM Turismo!
No caso de Itatiba nao, é uma cidade relativamente rica.
camillovs April 5th, 2008, 11:53 PM No caso de Itatiba nao, é uma cidade relativamente rica.
Mas o eixo SP-Campinas é rico!
Triangulense April 6th, 2008, 06:28 AM O Fato é que Ribeirão está ligada com a capital pela via anhanguera, uma das melhores rodovias do país. Não só Ribeirão, mas todo o interior, incluindo grandes cidades como São José do Rio Preto e Bauru sao ligadas à capital por excelentes rodovias de pista dupla, o que "mata" um pouco o movimento nos aeroportos dessas cidades.
Cara, no caso específico de São José do Rio Preto, a cidade está longe pra caralho da capital!! 450Km é MUITA COISA para andar, mesmo tendo uma excelente rodovia, com um caríssimo pedágio diga-se de passagem. Pra viajar de Sampa a Rio Preto tem que separar dois montinhos de dinheiro: o da gasolina e do pedágio. :lol:
Campo Grande é capital de estado, cresce bem com as próprias pernas, Ribeirão, acho que dispensa comentários.
Estimativas apontam que cerca de 10% da frota de Uberlândia está emplacada em outros Estados. Goiás, que tem IPVA muito mais barato, fica a um pulinho daqui. Se a prefeitura conseguir punir os fraudadores como planeja, a frota de Uberlândia vai ficar colada na rabeira de Campo Grande e Ribeirão.
Quê isso, minha intenção não foi comparar. Uberlândia é uma cidade de porte médio a grande, Poços de Caldas ainda é pequena. O que quis dizer é que, para uma cidade de 150.000 habitantes, Poços impressiona pela diversificação e excelência do comércio, além da elevada renda de sua população. Praticamente tudo o que o comércio de Udia oferece Poços também tem. Afinal, quantas cidades de seu porte possue um McDonalds ou um bom shopping ??? Será que tais empreendimentos estão lá à toa ??? A melhor comparação seria com Patos de Minas, que na minha opinião fica bem atrás de Poços de Caldas. Quanto a comparações com Uberlândia, é meio forçado, até porquê, olhando de fora, acho a cidade sul-mineira melhor pra se viver.
Poços de Caldas é uma cidade que admiro muito. Creio que poucas cidades no Brasil com seu porte populacional conseguem ser tão desenvolvidas.
Mas comparar o mix de lojas (opções de comércio) bem como geração de empregos de Poços de Caldas com Uberlândia, é a mesma coisa que comparar Uberlândia com Belo Horizonte, ou comparar Belo Horizonte com São Paulo. :)
MVOL-IPN April 12th, 2008, 06:19 AM 10 maiores frotas de veículos de MG - Fev/2008
1.033.233 - Belo Horizonte
230.798 - Uberlândia
179.553 - Contagem
143.710 - Juiz de Fora
122.083 - Uberaba
105.879 - Montes Claros
84.545 - Betim
83.310 - Ipatinga
76.946 - Divinópolis
76.600 - Governador Valadares
10 maiores frotas de automóveis de MG - Fev/2008
739.792 - Belo Horizonte
123.362 - Uberlândia
113.518 - Contagem
102.410 - Juiz de Fora
69.305 - Uberaba
52.051 - Betim
51.224 - Ipatinga
45.332 - Divinópolis
45.120 - Montes Claros
40.833 - Poços de Caldas
10 maiores frotas de motocicletas de MG - Fev/2008
116.085 - Belo Horizonte
54.609 - Uberlândia
39.109 - Montes Claros
27.348 - Uberaba
25.796 - Contagem
21.753 - Governador Valadares
19.456 - Ipatinga
16.252 - Juiz de Fora
15.751 - Divinópolis
14.411 - Patos de Minas
10 maiores frotas de motonetas de MG - Fev/2008
10.680 - Uberlândia
8.827 - Belo Horizonte
5.369 - Montes Claros
4.273 - Governador Valadares
4.117 - Ituiutaba
3.838 - Uberaba
2.756 - Patos de Minas
2.205 - Araguari
1.822 - Juiz de Fora
1.742 - Frutal
Definições:
Veículo - Todo tipo de meio de transporte emplacado no Denatran, podendo ser motorizado ou não.
Automóvel - Veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor.
Motocicleta - Veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido em posição montada.
Motoneta - Veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.
-------------------------------------
No mais, haja moto em Uberlândia e Uberaba!
guzzz April 12th, 2008, 06:30 AM 10 maiores frotas de veículos de MG - Fev/2008
1.033.233 - Belo Horizonte
230.798 - Uberlândia
179.553 - Contagem
143.710 - Juiz de Fora
122.083 - Uberaba
105.879 - Montes Claros
84.545 - Betim
83.310 - Ipatinga
76.946 - Divinópolis
76.600 - Governador Valadares
10 maiores frotas de automóveis de MG - Fev/2008
739.792 - Belo Horizonte
123.362 - Uberlândia
113.518 - Contagem
102.410 - Juiz de Fora
69.305 - Uberaba
52.051 - Betim
51.224 - Ipatinga
45.332 - Divinópolis
45.120 - Montes Claros
40.833 - Poços de Caldas
10 maiores frotas de motocicletas de MG - Fev/2008
116.085 - Belo Horizonte
54.609 - Uberlândia
39.109 - Montes Claros
27.348 - Uberaba
25.796 - Contagem
21.753 - Governador Valadares
19.456 - Ipatinga
16.252 - Juiz de Fora
15.751 - Divinópolis
14.411 - Patos de Minas
10 maiores frotas de motonetas de MG - Fev/2008
10.680 - Uberlândia
8.827 - Belo Horizonte
5.369 - Montes Claros
4.273 - Governador Valadares
4.117 - Ituiutaba
3.838 - Uberaba
2.756 - Patos de Minas
2.205 - Araguari
1.822 - Juiz de Fora
1.742 - Frutal
Definições:
Veículo - Todo tipo de meio de transporte emplacado no Denatran, podendo ser motorizado ou não.
Automóvel - Veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor.
Motocicleta - Veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido em posição montada.
Motoneta - Veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.
-------------------------------------
No mais, haja moto em Uberlândia e Uberaba!
Esses dados estão desatualizados, o Denatran repetiu os mesmos dados de Janeiro de 2008. Agora é esperar março, eles falharam!
E a fonte dos dados?
observador_bh April 12th, 2008, 07:30 AM Quê isso, minha intenção não foi comparar. Uberlândia é uma cidade de porte médio a grande, Poços de Caldas ainda é pequena. O que quis dizer é que, para uma cidade de 150.000 habitantes, Poços impressiona pela diversificação e excelência do comércio, além da elevada renda de sua população. Praticamente tudo o que o comércio de Udia oferece Poços também tem. Afinal, quantas cidades de seu porte possue um McDonalds ou um bom shopping ??? Será que tais empreendimentos estão lá à toa ??? A melhor comparação seria com Patos de Minas, que na minha opinião fica bem atrás de Poços de Caldas. Quanto a comparações com Uberlândia, é meio forçado, até porquê, olhando de fora, acho a cidade sul-mineira melhor pra se viver.
Acho que o que mostra o potencial de Poços de Caldas não é McDonalds nem Shoppings. Aliás, ambos são recentes. O McDonalds deve ter uns 8 anos e o Shopping uns 4.
O que mostra o potencial de Poços é o comércio de rua, super diversificado e diria que até com certo grau de sofisticação. E 25 anos atrás já era assim.
O padrão dos edifícos na região da Praça dos Macacos e bairros como o Jardim dos Estados servem de termômetro. Mas um olhar mais atento sobre a arquitetura da cidade mostra que o tursimo trouxe riqueza e sofisticação à cidade desde o começo do século XX.
O que quero dizer é que, enquanto outras cidades só "agora", de uns 30 anos para cá, estão vivendo sua pujância econômica, Poços de Caldas já tem esta situação estabelecida há décadas. E com distribuição de renda.
Inconfidente April 12th, 2008, 02:13 PM Super-Trunfo 2008!
Edição cidades-médias!
:lol:
MVOL-IPN April 12th, 2008, 09:03 PM Esses dados estão desatualizados, o Denatran repetiu os mesmos dados de Janeiro de 2008. Agora é esperar março, eles falharam!
E a fonte dos dados?
A fonte é o Departamento Nacional de Trânsito, através do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito.
Ainda que tenha havido falha no sistema deles e repetiram os números de Janeiro em Fevereiro, estes são os dados oficiais mais atualizados que existem. Se seus números não batem é porque sua fonte não é oficial.
Para facilitar a consulta:
http://www2.cidades.gov.br/renaest/detalheNoticia.do?noticia.codigo=113
Barriga-Verde April 12th, 2008, 09:16 PM Só completando, tava vendo aqui, Maringá no PR possui 1,91 habitantes por veiculo...ou seja menos de 2 pessoas pra cada veiculo...haja rua.
Em Blumenau a média é 1,92 habitantes por veículo, só que diferente de Maringá a cidade não foi planejada, hehe!
guzzz April 12th, 2008, 11:17 PM ^^^^^^Esses dados que vc colocou estão errados até com os dados divulgados errados de Fevereiro, deste ano! Uberlândia segundo o próprio site, em relação aos dados de Fevereiro, tem 229 mil e uns quebrados e não 230.700 como divulgado acima! A fonte é a mesma, agora queria saber onde vc arrumou esses dados?
MVOL-IPN April 13th, 2008, 03:08 AM ^^^^^^Esses dados que vc colocou estão errados até com os dados divulgados errados de Fevereiro, deste ano! Uberlândia segundo o próprio site, em relação aos dados de Fevereiro, tem 229 mil e uns quebrados e não 230.700 como divulgado acima! A fonte é a mesma, agora queria saber onde vc arrumou esses dados?
No arquivo mais recente há 3 planílhas; o glossário, os dados de janeiro e os dados de fevereiro, procure que você acha!
Baseado nos números oficiais de Fev/2008 do DENATRAN e da contagem populacional de 2007 do IBGE, ai vão algumas relações de habitante/veículo e habitante/automóvel das cidades relacionadas por mim na postagem anterior.
Habitantes/veículo
2,34 - Belo Horizonte
2,36 - Uberaba
2,38 - Poços de Caldas
2,64 - Uberlândia
2,73 - Divinópolis
2,86 - Ipatinga
3,33 - Montes Claros
3,39 - Contagem
3,57 - Juiz de Fora
4,91 - Betim
Habitantes/automóvel
3,26 - Belo Horizonte
3,54 - Poços de Caldas
4,15 - Uberaba
4,63 - Divinópolis
4,65 - Ipatinga
4,93 - Uberlândia
5,01 - Juiz de Fora
5,36 - Contagem
7,81 - Montes Claros
7,97 - Betim
Considerações:
-Quando o assunto é carro mesmo, que é o que toda pessoa que não tem quer ter, Poços de Caldas é a disparado do interior em que há mais carros proporcionalmente à sua população.
-Apesar de Uberlândia ter uma frota total muito maior que Juiz de Fora, a frota de carros e a proporção de ambas é bem parecida.
camillovs April 13th, 2008, 04:45 AM No arquivo mais recente há 3 planílhas; o glossário, os dados de janeiro e os dados de fevereiro, procure que você acha!
Baseado nos números oficiais de Fev/2008 do DENATRAN e da contagem populacional de 2007 do IBGE, ai vão algumas relações de habitante/veículo e habitante/automóvel das cidades relacionadas por mim na postagem anterior.
Habitantes/veículo
2,34 - Belo Horizonte
2,36 - Uberaba
2,38 - Poços de Caldas
2,64 - Uberlândia
2,73 - Divinópolis
2,86 - Ipatinga
3,33 - Montes Claros
3,39 - Contagem
3,57 - Juiz de Fora
4,91 - Betim
Habitantes/automóvel
3,26 - Belo Horizonte
3,54 - Poços de Caldas
4,15 - Uberaba
4,63 - Divinópolis
4,65 - Ipatinga
4,93 - Uberlândia
5,01 - Juiz de Fora
5,36 - Contagem
7,81 - Montes Claros
7,97 - Betim
Considerações:
-Quando o assunto é carro mesmo, que é o que toda pessoa que não tem quer ter, Poços de Caldas é a disparado do interior em que há mais carros proporcionalmente à sua população.
-Apesar de Uberlândia ter uma frota total muito maior que Juiz de Fora, a frota de carros e a proporção de ambas é bem parecida.
Fiquei muito surpreso ao ver que Juiz de Fora tem uma média de veiculos/habts menor que Montes Claros, não sabia que a cidade está com a bola tão baixa.
MVOL-IPN April 13th, 2008, 08:55 AM Fiquei muito surpreso ao ver que Juiz de Fora tem uma média de veiculos/habts menor que Montes Claros, não sabia que a cidade está com a bola tão baixa.
A relação de habitantes/veículo não quer dizer nada porque esconde o tipo de frota da cidade...
camillovs April 13th, 2008, 02:36 PM A relação de habitantes/veículo não quer dizer nada porque esconde o tipo de frota da cidade...
Idependente de qual veículo seja, o que importa é a população ter acesso ao veículo que deseja. Isso pode dizer que uma pessoa de baixa renda em Montes Claros pode ter o poder de adquirir um veículo, por exemplo, uma moto, e em Juiz de Fora não.
igorjmm April 13th, 2008, 02:41 PM em Goiânia, a proporção de veículos é de 1,7 veiculo por habitante
esses dados mostram que em toda grande e media cidade brasileira tem o problema no transito
camillovs April 13th, 2008, 03:38 PM O poder de renda do Goiano da capital é grande, além de tdo é uma bela cidade!
guzzz April 16th, 2008, 09:46 PM Novos dados divulgados ontem pelo Denatran - Março de 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 1.041.020
2 UBERLANDIA ........... 232.685
3 CONTAGEM ........... 181.125
4 JUIZ DE FORA ........... 144.557
5 UBERABA ........... 122.969
6 MONTES CLAROS ........... 106.770
7 BETIM ........... 85.544
7 IPATINGA ........... 83.777
9 DIVINOPOLIS ........... 77.500
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 77.142
11 SETE LAGOAS ........... 62.354
12 POCOS DE CALDAS ........... 61.208
13 PATOS DE MINAS ........... 54.163
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 47.654
15 POUSO ALEGRE ........... 44.090
Fonte: http://www.denatran.gov.br/
lucasluzmg April 17th, 2008, 04:45 PM alguem tem os dados da cidade de Brasilia? (nao do DF, só a cidade...) deve ser algo absurdo la...mesmo a cidade sendo planejada, parece que ja ocorre muitos engarrafamentos. Dai eu fico imaginando, o tamanho dos Eixos...com engarrafamento...tem que ter carro d+.
Triangulense April 17th, 2008, 04:53 PM alguem tem os dados da cidade de Brasilia? (nao do DF, só a cidade...) deve ser algo absurdo la...mesmo a cidade sendo planejada, parece que ja ocorre muitos engarrafamentos. Dai eu fico imaginando, o tamanho dos Eixos...com engarrafamento...tem que ter carro d+.
Já peguei engarrafamentos monstruosos em Brasília! O problema é que faltam vias de ligação adequadas entre o Plano Piloto e as cidades satelites a oeste.
Lucas, vce sabia que no show da Ana Carolina no Castelli Master deu um engarrafamento enooooorme na Nicomedes? Nunca imaginei uma avenida daquele tamanho aqui em Uberlândia sob engarrafamento.
Vargas April 17th, 2008, 05:05 PM Já peguei engarrafamentos monstruosos em Brasília! O problema é que faltam vias de ligação adequadas entre o Plano Piloto e as cidades satelites a oeste.
Lucas, vce sabia que no show da Ana Carolina no Castelli Master deu um engarrafamento enooooorme na Nicomedes? Nunca imaginei uma avenida daquele tamanho aqui em Uberlândia sob engarrafamento.
Me lembro q um amigo meu de Udi me disse q uma vez em um show no Camaru, o transito tava engarrafado e chegando ja em frente ao CS....nao acreditei mto, mas se tiver acontecido isso mesmo...foi um 'puta' transito!
lucasluzmg April 17th, 2008, 05:07 PM ^^
Savio, aquilo la é todo dia haiahaiha
tenta subir na Nicomedes as 06:30 ate umas 7hs e as 18:30 ate umas 19:30 ate na regiao da UNITRI e na descida as 22:30...junta tudo, moradores da regiao, os estudantes das faculdades e universidades, acesso pra chegar a regiao do Sao Jorge...e por ae vai.
Dia de show e festa engarrafa porque a extensao da Nicomedes ate a regiao do Shopping Park é pista simples ne?
lucasluzmg April 17th, 2008, 05:12 PM Com 200 mil carros circulando, alguns pontos da cidade são prejudicados
Arthur Fernandes
Repórter
Jornal Correio de Uberlândia
Atualizada: 15/04/2008 - 22h36min
Uma frota com mais de 200 mil veículos, pontos com tráfego superior a 60 mil automóveis por dia e congestionamentos freqüentes. A população de Uberlândia convive diariamente com esta realidade, mas é possível encontrar atalhos para fugir dos engarrafamentos. “Nem sempre o menor percurso é o melhor trajeto”, afirmou o assessor de transportes da Settran, Divonei Gonçalves. Com a ajuda do especialista, o CORREIO de Uberlândia traz algumas dicas para os motoristas fugirem dos engarrafamentos.
Os técnicos da Secretaria de Trânsito e Transportes têm adaptado vias alternativas para servirem como opção, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e João Naves de Ávila. “Essas vias alternativas precisam de um tratamento diferente, como a sinalização, para incentivar o uso e ao mesmo tempo haver um suporte para o aumento no fluxo”, lembrou o assessor da Settran.
Ele cita o exemplo da ligação entre a avenida Nicodemos Alves dos Santos, no bairro Santa Mônica, com a avenida César Finotti. Há um ano, ambas as vias não eram interligadas, pois ficavam divididas pela João Naves. Depois que houve a mudança, alguns moradores reclamaram. Mas hoje, segundo o assessor de trânsito, a alteração viária é bastante utilizada. “Desafogamos, consideravelmente, o cruzamento da João Naves com a Rondon Pacheco. Diminuímos 10% desse fluxo.
Com essa simples abertura da Nicodemos acabamos incentivando o tráfego na alameda Arnoldi Almeida Castro (antiga alameda Uberaba, no bairro Carajás)”, mencionou Divonei
Gonçalves.
Outra transposição recente de uma grande avenida é pela Claudemiro José de Souza, que liga o bairro Tibery ao Brasil pela rua Alagoas. O setor de planejamento de trânsito da Settran espera que ela também caia no gosto dos motoristas que pretendem atravessar a cidade no sentido Norte/Sul no alto da Rondon. “Ela também é uma via binária, que vai e vem, e passou por um tratamento, como semáforo instalado no cruzamento com a Rondon Pacheco, para receber o tráfego entre os dois bairros (Tibery e Brasil)”, disse Divonei Gonçalves.
Sentido Centro-bairros
Os sete quilômetros do trajeto da João Naves de Ávila formam um semicírculo, mas é possível traçar uma linha reta pela rua Joaquim Cordeiro, que divide o Centro dos bairros Lídice e Saraiva. A via dá acesso ao viaduto Carlos Saraiva, que passa sobre a Rondon e é uma alternativa para se chegar ao Santa Mônica e demais bairros da região Leste sem passar no cruzamento com o maior fluxo de veículos em Uberlândia — cerca de 67 mil por dia.
Cruzamento da Nicomedes Alves dos Santos com Rondon Pacheco
Para quem está descendo a avenida Rondon Pacheco (sentido Praia Clube) e pretende entrar à direita para ir ao Centro, existem duas alternativas para fugir dos engarrafamentos no cruzamento com a avenida Nicomedes Alves dos Santos (tráfego estimado pela Settran em 37 mil veículos/dia). A primeira é entrar no trevo do viaduto Jayme Tannús e pegar a rua Duque de Caxias. A segunda é a rua Mário Porto, no bairro Lídice, que liga à rua Santos Dumont e à avenida Cesário Alvim. Ambas já no Centro da cidade.
Gabriel Brasil April 17th, 2008, 05:37 PM Vocês tem mais alguma notícia sobre o elevado no cruzamento da João Naves com a Rondon Pacheco?
camillovs April 17th, 2008, 11:56 PM Será que esse elevado vai sair mesmo do papel? Não vejo repecursão na mídia ou do povo sobre esta construção.
MVOL-IPN April 18th, 2008, 01:35 AM Com 200 mil carros circulando, alguns pontos da cidade são prejudicados
Arthur Fernandes
Repórter
(...)
Esta reportagem induz as pessoas a pensarem que são 200 mil carros em circulação enquanto na verdade, deste total, mais de 65 mil são motos...
Por isto que é importante diferenciar carros de veículos.
guzzz April 18th, 2008, 02:41 AM ^^^^^^Eles contam tb os carros emplacados nos estados de Goiás e Paraná!
MVOL-IPN April 19th, 2008, 03:05 AM ^^
Cita o trecho da reportagem que diz isto.
guzzz April 19th, 2008, 05:40 AM ^^^^^E precisa citar, já foi falado anteriormente em outras matérias!
MVOL-IPN April 26th, 2008, 01:24 PM ^^^^^E precisa citar, já foi falado anteriormente em outras matérias!
Ah é? Então me diga, quais cidades goianas e paranaenses que são predominantes ai?
camillovs April 26th, 2008, 04:29 PM Ah é? Então me diga, quais cidades goianas e paranaenses que são predominantes ai?
Foi citado em uma matéria que em torno de 20.000 veículos em Uberlândia estão cadastrados em estados vizinhos e em especial Goiás pela proximidade, em alguns casos o proprietário do veículo economiza até 50% nas taxas e impostos.
Lucianors April 27th, 2008, 08:55 PM Há muitos carros de Udia emplacados em GO, isso é fato. Entretanto, é algo muito subjetivo e difícil de ser contabilizado. Para que possamos traçar um quadro comparativo, é bom que fiquemos apenas nos dados oficiais, ou seja, veículo emplacado em Udia é o que interessa. Obs: em BH existem muitos carros com placa de Curitiba, muitos mesmo e não só veículos de empresas. Mesmo assim, não acho justo computá-los nos mais de 1 milhão de veículos daqui, senão a coisa fica muito extra-oficial.
Rodalvesdepaula April 27th, 2008, 08:57 PM em Goiânia, a proporção de veículos é de 1,7 veiculo por habitante
esses dados mostram que em toda grande e media cidade brasileira tem o problema no transito
Mas, Goiânia é "entupida de moto", não? Moto também é veículo.
camillovs April 27th, 2008, 08:58 PM No seu caso, pode ser, apenas disse que Uberlândia tem uma frota fixa na cidade maior que a informada pelo denatran.
MVOL-IPN April 28th, 2008, 03:07 AM No seu caso, pode ser, apenas disse que Uberlândia tem uma frota fixa na cidade maior que a informada pelo denatran.
Insisto que a diferença entre a quantidade oficial de carros oficial e a real é mínima, não os quase 80 mil como sugere o guzzz.
A vizinha Catalão, que deve emplacar vários carros "de Uberlândia", tem uma frota total de 19.927 automóveis.
camillovs April 28th, 2008, 05:54 AM Insisto que a diferença entre a quantidade oficial de carros oficial e a real é mínima, não os quase 80 mil como sugere o guzzz.
A vizinha Catalão, que deve emplacar vários carros "de Uberlândia", tem uma frota total de 19.927 automóveis.
Quem sou eu pra discordar do que vi MG-TV, ao informar que a cidade tem uma frota de mais de 20 mil veículos cadastrados fora da cidade a fim de economizar nos impostos? Os dados foram uma pesquisa feita pelo Settran. Eu mesmo tenho 4 vizinhos com seus carros cadastrados lá, e um deles aproveitou o rancho que possui em GO pra cadastrar o carro por lá, isso é muito normal por aqui.
lucasluzmg April 29th, 2008, 03:50 AM imagino que sao muito mais que 20 mil veiculos... o que tem de carro com placa de fora aqui nao é brincadeira nao.
brunoad April 29th, 2008, 04:49 AM nossa, nao sei como vai ficar aqui daqui 10 anos, a cidade vai parar de vez !
camillovs April 29th, 2008, 05:04 AM imagino que sao muito mais que 20 mil veiculos... o que tem de carro com placa de fora aqui nao é brincadeira nao.
Com certeza deve existir mais de 20 mil carros cadastrados fora de Udi. Quem não quer aproveitar a "mega" diferença que Goiás nos dá em relação a MG nos impostos?
Tico_ES April 30th, 2008, 05:00 PM Mas, Goiânia é "entupida de moto", não? Moto também é veículo.
Odeio motos e motoqueiros :bash:
MVOL-IPN May 2nd, 2008, 08:53 AM imagino que sao muito mais que 20 mil veiculos... o que tem de carro com placa de fora aqui nao é brincadeira nao.
Mas não se esqueça que Uberlândia é cidade pólo, boa parte dos carros que você vê circulando ai pode ser de gente que mora fora mesmo.
oseasjf May 4th, 2008, 01:26 AM Mas Belém é muito mais pobre então que Uberlândia e Ribeirão Preto. Outra coisa interessante é que em Uberlândia tem mais de 400 ônibus urbanos e Ribeirão tem pouco mais que 300!
Juiz de Fora tem mais de 500 ônibus coletivos e mais de 500 Taxis. Para ir em qualquer parte da cidade vc somente precisará de 2 ônibus e gastará R$ 3,50, pois a passagem aqui é somente R$ 1,75 a um ano. Qualquer "bairrozinho" é atendido por alguma linha urbana. Acho também que deve se ter uma boa explicação pois aqui está explodinho de carros... O tránsito central e de alguns bairros como: São Mateus, Granbery, Manoel Honório, Jardim Glória e outros ficam praticamente intransitáveis em horário de pico.:nuts:
Lucianors May 5th, 2008, 04:59 PM Mas não se esqueça que Uberlândia é cidade pólo, boa parte dos carros que você vê circulando ai pode ser de gente que mora fora mesmo.
Excelente observação. É óbvio e estávamos esquecendo que a maioria dos veículos de fora logicamente são de outras cidades mesmo. Isto é bastante observado em capitais e cidades-pólo.
lucasluzmg May 5th, 2008, 05:23 PM Mas não se esqueça que Uberlândia é cidade pólo, boa parte dos carros que você vê circulando ai pode ser de gente que mora fora mesmo.
Claro, mas mesmo assim...é MUITO carro com placa de fora. (de Goias...Catalao, Rio Verde e Caldas Novas)
A impressao que fica é que tem mais carros com placa de Rio Verde e Caldas aqui em UDI do que nas proprias cidades...é MUITO carro mesmo.
Quem vive na rua o dia inteiro, observa isso claramente.
Ouvi dizer que um despachante de Rio Verde tinha mais de 5000 carros no seu nome (o esquema dele era registrar os carros no endereço dele).
Ae é d+ tb ne? haiahaiahaha
MVOL-IPN May 6th, 2008, 01:34 AM Claro, mas mesmo assim...é MUITO carro com placa de fora. (de Goias...Catalao, Rio Verde e Caldas Novas)
A impressao que fica é que tem mais carros com placa de Rio Verde e Caldas aqui em UDI do que nas proprias cidades...é MUITO carro mesmo.
Quem vive na rua o dia inteiro, observa isso claramente.
Ouvi dizer que um despachante de Rio Verde tinha mais de 5000 carros no seu nome (o esquema dele era registrar os carros no endereço dele).
Ae é d+ tb ne? haiahaiahaha
Se é esta a impressão que passa os carros de Uberlândia não circulam em Uberlândia ou em Goiás todo mundo anda a pé (ou de moto), porque segundo o Denatran a frota de carros de Rio Verde, Catalão e Caldas Novas são 24.428, 19.927 e 10.828 respectivamente.
lucasluzmg May 6th, 2008, 03:07 AM ^^
pra vc ver...Bom, em Caldas eu posso dizer que oque tem de moto la, nao é brincadeira...nas outras nao posso ti falar, pq mal conheço.
Alias, to em fase de analise nessa questao tributaria (fui um dos que recebeu a tao famosa cartinha haiahaihaiahha) porem, possuo endereço em Goias, e nao fui obrigado a passar o carro pra MG nao.
E nao faço a minima questao.
PS. ME corrigindo ali em cima, eu quiz dizer 5000 VEICULOS
camillovs May 6th, 2008, 04:00 AM Desiste Lucas, Ipatinga fica a 700 Km daqui e não tem como presenciarem de perto como funciona o emplacamento dos veículos de Uberlândia. Vale lembrar que na divida de Goiás com as proximidades de Uberlândia devem existir mais de 15 cidades, como tirar a conclusão? Somente conhecendo Uberlândia pra acreditar...
MVOL-IPN May 6th, 2008, 04:12 AM Desiste Lucas, Ipatinga fica a 700 Km daqui e não tem como presenciarem de perto como funciona o emplacamento dos veículos de Uberlândia. Vale lembrar que na divida de Goiás com as proximidades de Uberlândia devem existir mais de 15 cidades, como tirar a conclusão? Somente conhecendo Uberlândia pra acreditar...
Basta analisar a frota de todas as cidades goianas no entorno daí para ver que as estatísticas "extra-oficiais" que vocês postam aqui no fórum não são reais...
guzzz May 6th, 2008, 04:16 AM Esses thereads ta tudo em pé de guerra, parece que uniram o resto do estado contra Uberlândia!
camillovs May 6th, 2008, 04:19 AM Não tem como confirmar de forma exata como vc pede, a gambiarra que alguns donos de veículos daqui fazem em Goiás.
camillovs May 6th, 2008, 04:21 AM Esses thereads ta tudo em pé de guerra, parece que uniram o resto do estado contra Uberlândia!
Mas até que esse aqui está tranquilo, só não tem como confirmar de forma exata a "treta" que o pessoal daqui faz em Goiás! Se existe, o Settran e o Detran-MG agradece, será uma bela ajuda contra os fraudadores.
MVOL-IPN May 6th, 2008, 04:38 AM Esses thereads ta tudo em pé de guerra, parece que uniram o resto do estado contra Uberlândia!
Lá vem esta mania de perseguição de novo...
Mas até que esse aqui está tranquilo, só não tem como confirmar de forma exata a "treta" que o pessoal daqui faz em Goiás! Se existe, o Settran e o Detran-MG agradece, será uma bela ajuda contra os fraudadores.
O fato é que se o carro tá emplacado, em algum lugar ele tem que entrar pras estatísticas.
Eu acredito que muita gente de Uberlândia emplaque seus carros nas cidades goianas, mas eu imagino que seja algo em torno de 5 mil, 10 mil veículos (carros, motos, etc etc) chutando extremamente alto, porque caso contrário ai já tem que se assumir que praticamente não há carros circulando nestas cidades, o que sabemos não é verdade, ainda mais em Catalão que é industrializada e dinâmica.
camillovs May 6th, 2008, 04:59 AM Lá vem esta mania de perseguição de novo...
O fato é que se o carro tá emplacado, em algum lugar ele tem que entrar pras estatísticas.
Eu acredito que muita gente de Uberlândia emplaque seus carros nas cidades goianas, mas eu imagino que seja algo em torno de 5 mil, 10 mil veículos (carros, motos, etc etc) chutando extremamente alto, porque caso contrário ai já tem que se assumir que praticamente não há carros circulando nestas cidades, o que sabemos não é verdade, ainda mais em Catalão que é industrializada e dinâmica.
Mas vc tirou base em 4 ou 5 cidades, a verdade é que existem em torno de 15 cidades da divisa de Goiás com as proximidades de Uberlândia, senão mais que isso.
MVOL-IPN May 6th, 2008, 05:04 AM Mas vc tirou base em 4 ou 5 cidades, a verdade é que existem em torno de 15 cidades da divisa de Goiás com as proximidades de Uberlândia, senão mais que isso.
Tirei por base as que o Lucas citou como mais frequêntes, que são as maiores. Se tem mais entra no site www.denatran.gov.br e coloca os números delas aqui. Com certeza estas cidades são tão pequenas e possuem uma frota tão reduzida que não farão muita diferença...
lucasluzmg May 6th, 2008, 05:12 AM bom, continuo falando, nao é só 5, 10 mil veiculos nunca...mas enfim, nem o orgão competente (Settran-UDI) tem estimativa exata, quem sou eu pra ficar aqui falando?
A minha opniao é que é muito mais que 10 mil veiculos emplacados em outras cidades, aqui em Uberlândia...e NAO só aqui, mas na regiao tb.:cheers:
guzzz May 6th, 2008, 05:14 AM ^^^^^Não é só Goiás, o quem tem de carro de Curitiba aqui tb não é brincadeira!
camillovs May 6th, 2008, 05:16 AM Eu vou lhes citar as cidades próximas a Uberlândia e mais frequentes: Catalão, Corumbaiba, Cumari, Itumbiara, São Simão, Cachoeira Dourada, Três Ranchos, Ouvidor, Goiandira, Anhanguera, Ipameri, Caldas Novas, Davinópolis, Buriti Alegre, são cidades que não ficam mais de 200 Km e que são muitos ligadas a Uberlândia. Todas elas oferecem recursos pra emplacar, como procurar um despachante que conhece bem o assunto ou até mesmo aproveitar algum rancho ou fazenda para emplacar naquela cidade. Se eu tivesse algum rancho em GO, até eu queria emplacar minha moto e meu carro lá em GO.
brunoad May 8th, 2008, 08:35 PM Guzzz = Arthur Penna = Penna
Mudou de nome pra Gustavo eh ?
sbarbosa May 8th, 2008, 08:37 PM kkkkkkkkk
MVOL-IPN May 10th, 2008, 03:52 AM bom, continuo falando, nao é só 5, 10 mil veiculos nunca...mas enfim, nem o orgão competente (Settran-UDI) tem estimativa exata, quem sou eu pra ficar aqui falando?
A minha opniao é que é muito mais que 10 mil veiculos emplacados em outras cidades, aqui em Uberlândia...e NAO só aqui, mas na regiao tb.:cheers:
Respeito sua opinião embora baseado em números oficiais eu duvide...
Guzzz = Arthur Penna = Penna
Mudou de nome pra Gustavo eh ?
Me lembro deste Penna teimando que era um absurdo o Vale do Aço ser uma região metropolitana por ter população menor que a de Uberlândia...Cara cômico este ai...
camillovs May 10th, 2008, 05:42 PM Respeito sua opinião embora baseado em números oficiais eu duvide...
Realmente não existe dados oficiais que comprovem, somente uma pesquisa do Settran, mas que existe uns 15 mil carros de Goiás rodando diariamente aqui, eu não tenho dúvidas, e concordo com essa pesquisa.
Inconfidente May 11th, 2008, 02:40 AM BH é maior que o Rio em carro por habitante
Outro dado interessante lembrado por Stefanelli é que proporcionalmente, já existe um veículo para cada 2,4 habitantes na capital mineira, média semelhante à de São Paulo (2,06 carros por habitante) e maior que do Rio de Janeiro que, apesar de ser a segunda maior cidade do país, com população duas vezes maior que Belo Horizonte, possui um carro para cada 3,5 habitantes. A taxa nacional é de 10 habitantes por carro.
Sobre a nova onda de financiamento para a compra de carros novos, Stefanelli apresentou números impressionantes. O crescimento do volume em carteira de financiamentos no País foi de 28,6% na comparação entre 2006 e 2007, representando R$ 63,4 bilhões e R$ 81,606 bilhões respectivamente. A GM trabalha com uma projeção do crescimento de volume de financiamentos em carteira para 2008 de 15% a 20% em relação ao ano passado.
A análise da GM mostra ainda que os consórcios estão em fim de linha e que o sistema de aquisição que mais cresce é o leasing: representava 8% em 2000, passou para 10% em 2004, 15% em 2005, 18% em 2006 e 30% em 2007. Já os consórcios caíram de 19% em 2000 para 4% em 2007 e o financiamento direto (CDC) de 49% para 38% no mesmo período. A participação de compras à vista pode ser caracterizada como estável nos últimos sete anos. Era de 24% em 2000 e fechou 2007 com 28%.
Como as demais montadoras a General Motors aposta no crescimento do poder aquisitivo do consumidor brasileiro. Essa crença está respaldada no perfil das vendas da marca. Em 2006, 60% dos carros Chevrolet vendidos fora do segmento popular contra 40% não popular. Já em 2007 essa relação passou para 51% e 49% respectivamente. Stefanelli acredita que em 2008 fechará com os “não populares” em vantagem sobre os “populares”. (Fábio Doyle)
Fonte: Jornal do Belvedere (http://www.jornaldobelvedere.com.br/images/pag22mai08.pdf)
Em Resumo:
SP: 2,06 carros por habitante
BH: 2,4 carros por habitante
Rio: 3,5 carros por habitante
Lembrando que os dados são referentes a carros e não veículos de modo genérico.
Bruno BHZ May 11th, 2008, 03:31 AM BH é maior que o Rio em carro por habitante
Outro dado interessante lembrado por Stefanelli é que proporcionalmente, já existe um veículo para cada 2,4 habitantes na capital mineira, média semelhante à de São Paulo (2,06 carros por habitante) e maior que do Rio de Janeiro que, apesar de ser a segunda maior cidade do país, com população duas vezes maior que Belo Horizonte, possui um carro para cada 3,5 habitantes. A taxa nacional é de 10 habitantes por carro.
Nossa, que repórter medíocre.
Qual a lógica desse "apesar"? Se já estão usando dados per capita, a cidade ser ou mais populosa não tem relação de causalidade com o índice. O Rio ser maior ajuda a ter mais carros, não a ter mais carros per capita. "Apesar de ter o dobro da população." Afff....
MVOL-IPN May 11th, 2008, 03:50 AM BH é maior que o Rio em carro por habitante
(...)
Fonte: Jornal do Belvedere (http://www.jornaldobelvedere.com.br/images/pag22mai08.pdf)
Em Resumo:
SP: 2,06 carros por habitante
BH: 2,4 carros por habitante
Rio: 3,5 carros por habitante
Lembrando que os dados são referentes a carros e não veículos de modo genérico.
A reportagem trata de carros mas os números são de veículos de modo genérico mesmo Frederico, a relação de 2,4 é a que eu apresentei aqui anteriormente...
No arquivo mais recente há 3 planílhas; o glossário, os dados de janeiro e os dados de fevereiro, procure que você acha!
Habitantes/veículo
2,34 - Belo Horizonte
2,36 - Uberaba
2,38 - Poços de Caldas
2,64 - Uberlândia
2,73 - Divinópolis
2,86 - Ipatinga
3,33 - Montes Claros
3,39 - Contagem
3,57 - Juiz de Fora
4,91 - Betim
Habitantes/automóvel
3,26 - Belo Horizonte
3,54 - Poços de Caldas
4,15 - Uberaba
4,63 - Divinópolis
4,65 - Ipatinga
4,93 - Uberlândia
5,01 - Juiz de Fora
5,36 - Contagem
7,81 - Montes Claros
7,97 - Betim
Inconfidente May 11th, 2008, 03:57 AM Nossa, que repórter medíocre.
Qual a lógica desse "apesar"? Se já estão usando dados per capita, a cidade ser ou mais populosa não tem relação de causalidade com o índice. O Rio ser maior ajuda a ter mais carros, não a ter mais carros per capita. "Apesar de ter o dobro da população." Afff....
Cuidado, olha o chilique... :lol:
A reportagem trata de carros mas os números são de veículos de modo genérico mesmo Frederico, a relação de 2,4 é a que eu apresentei aqui anteriormente...
É verdade, esse cara aí errou mesmo. Como é que o cara trabalha com isso e dá uma manota dessa, hein! :nuts:
Leleumagno June 26th, 2008, 01:18 AM viajou muito! a Região de Juiz de Fora é a segunda mais industrializada do estado. a diferença de renda não é justificável para a proximidade dos numeros. há outros fatores ai. Já Belém é uma capital bem pobre, o que não é o caso de Juiz de Fora, que é uma cidade bem rica.
Nem é, veja os dados abaixo:
Juiz de Fora
IDH 0,832 elevado PNUD/2007
PIB R$ 5.256.357 mil (BR: 57º) IBGE/2005 [2]
PIB per capita R$ 10.489,00 IBGE/2005 [2]
Belém
IDH 0,806 elevado PNUD/2000
PIB R$ 11.277.415 mil (BR: 23º) IBGE/2005 [3]
PIB per capita R$ 8.022,00 IBGE/2005 [3]
(fonte:Wikipedia)
em relação à Uberlândia, ambas são pobres:
IDH 0,833 elevado PNUD/2006
PIB R$ 9.190.673.074,00 (BR: 30º) IBGE/2005 [2]
PIB per capita R$ 15.704,00 IBGE/2005 [2]
capital pobre é meio:nuts:
guzzz June 26th, 2008, 02:21 AM Esse Denatran ta difícil, não sai a frota de veículos desde Março! Vamos assustar quando for divulgado, concerteza, Uberlândia deve estar próxima de 240 mil veículos!
guzzz July 24th, 2008, 02:16 AM MILGARE:lol:!!!!
Divulgaram a frota de veículos de Maio:
1º DE JANEIRO 2008 - 1º DE MAIO DE 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 1.026.999 - 1.061.847 (+34.848)
2 UBERLANDIA ............ 229.413 - 237.276 (+7.863)
3 CONTAGEM ........... 177.991 - 184.646 (+6.655)
4 JUIZ DE FORA ........... 143.028 - 146.747 (+3.719)
5 UBERABA ........... 121.401 - 125.191 (+3.790)
6 MONTES CLAROS ........... 105.021 - 108.703 (+3.682)
7 BETIM ........... 83.689 - 87.777 (+4.088)
7 IPATINGA ........... 82.792 - 85.224 (+2.432)
9 DIVINOPOLIS ........... 76.483 - 78.830 (+2.347)
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 76.110 - 78.082 (+1.972)
10 SETE LAGOAS ........... 61.582 - não divulgado (+0)
12 POCOS DE CALDAS ........... 60.395 - não divulgado (+0)
13 PATOS DE MINAS ........... 53.258 - não divulgado (+0)
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 46.737 - não divulgado (+0)
15 POUSO ALEGRE ........... 43.498 - não divulgado (+0)
http://www2.cidades.gov.br/renaest/d...cia.codigo=121
:banana::banana::banana:
Só de Abril a Maio a frota de Uberlândia aumentou 2.359! De Março a Maio mais de 5 mil! Achei muito, se continuar nesse rítimo vai ultrapassar os 260 mil veículos até o final do ano! (Comentário)
lucasluzmg July 24th, 2008, 05:12 AM ^^
Uberaba daqui uns anos vai parar...
onofrewl@uol.com.br July 24th, 2008, 05:19 AM Só estranhei os números relativos à cidade do rio de janeiro. Uma frota relativamente pequena na proporção veículos por habitante se comparada a muitas outras cidades da lista...
brunoad July 24th, 2008, 07:21 AM putz, uberaba recebendo mais veiculos e JF, a estrutura viaria daqui nao vai suportar por mto tempo, do no maximo, estourando 10 anos pra entrar no caos o centro (mas imagino q antes disso)....
lucasluzmg July 24th, 2008, 06:36 PM ^^
Vai mesmo...ta na hora da prefeitura investir de vez no transporte publico
Rcrd July 24th, 2008, 06:39 PM Só estranhei os números relativos à cidade do rio de janeiro. Uma frota relativamente pequena na proporção veículos por habitante se comparada a muitas outras cidades da lista...
Alias essa frota relativamente pequena pra populacao sempre chamou a atencao...
Sera por motivo do relevo da cidade?
Essa historia que carioca gosta de andar a pe nao me convence... Ainda mais com uma cidade grande que eh...
Sei la...
Rcaixeta July 27th, 2008, 02:46 AM putz, uberaba recebendo mais veiculos e JF, a estrutura viaria daqui nao vai suportar por mto tempo, do no maximo, estourando 10 anos pra entrar no caos o centro (mas imagino q antes disso)....
Realmente a frota de Uberaba impressiona!
A cidade com 300 mil habitantes se aproximando de Juiz de Fora, cidade com mais de 500 mil habitantes!
Uberaba tem um grande potencial!:cheers:
Lucianors July 27th, 2008, 03:12 AM Eu vou lhes citar as cidades próximas a Uberlândia e mais frequentes: Catalão, Corumbaiba, Cumari, Itumbiara, São Simão, Cachoeira Dourada, Três Ranchos, Ouvidor, Goiandira, Anhanguera, Ipameri, Caldas Novas, Davinópolis, Buriti Alegre, são cidades que não ficam mais de 200 Km e que são muitos ligadas a Uberlândia. Todas elas oferecem recursos pra emplacar, como procurar um despachante que conhece bem o assunto ou até mesmo aproveitar algum rancho ou fazenda para emplacar naquela cidade. Se eu tivesse algum rancho em GO, até eu queria emplacar minha moto e meu carro lá em GO.
:banana::banana: São Simão sendo citada pela primeira vez aqui no fórum, que orgulho pra mim:lol::lol: Mas falando sério, as cidades que vc citou, tirando Itumbiara e Catalão, são muito pequenas e não têm nem população nem frota considerável não acha, inclusive minha pequena São Simão.
Rcaixeta July 27th, 2008, 03:18 AM :banana::banana: São Simão sendo citada pela primeira vez aqui no fórum, que orgulho pra mim:lol::lol: Mas falando sério, as cidades que vc citou, tirando Itumbiara e Catalão, são muito pequenas e não têm nem população nem frota considerável não acha, inclusive minha pequena São Simão.
Luciano,
andei dando uma olhada no theread
o pessoal tem razão, tem muitas placas das cidades de Goiás e Curitiba
aqui em Uberlândia, são muitas mesmo!
Perdemos muitos recursos com isso, o estado e a prefeitura!
a Receita Estadual trouxe mais de mil veículos de lá em apenas uma operação de combate a falsidade ideológica! Vamos ver!:)
MVOL-IPN July 27th, 2008, 08:20 AM MILGARE:lol:!!!!
Divulgaram a frota de veículos de Maio:
1º DE JANEIRO 2008 - 1º DE MAIO DE 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 1.026.999 - 1.061.847 (+34.848)
2 UBERLANDIA ............ 229.413 - 237.276 (+7.863)
3 CONTAGEM ........... 177.991 - 184.646 (+6.655)
4 JUIZ DE FORA ........... 143.028 - 146.747 (+3.719)
5 UBERABA ........... 121.401 - 125.191 (+3.790)
6 MONTES CLAROS ........... 105.021 - 108.703 (+3.682)
7 BETIM ........... 83.689 - 87.777 (+4.088)
7 IPATINGA ........... 82.792 - 85.224 (+2.432)
9 DIVINOPOLIS ........... 76.483 - 78.830 (+2.347)
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 76.110 - 78.082 (+1.972)
10 SETE LAGOAS ........... 61.582 - não divulgado (+0)
12 POCOS DE CALDAS ........... 60.395 - não divulgado (+0)
13 PATOS DE MINAS ........... 53.258 - não divulgado (+0)
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 46.737 - não divulgado (+0)
15 POUSO ALEGRE ........... 43.498 - não divulgado (+0)
:banana::banana::banana:
[QUOTE]
15 maiores frotas de carros em maio de 2008
758.125 BELO HORIZONTE
126.140 UBERLANDIA
116.267 CONTAGEM
104.161 JUIZ DE FORA
70.601 UBERABA
53.951 BETIM
52.038 IPATINGA
46.202 DIVINOPOLIS
46.003 MONTES CLAROS
41.631 POCOS DE CALDAS
38.340 GOVERNADOR VALADARES
35.840 SETE LAGOAS
30.470 RIBEIRAO DAS NEVES
28.851 POUSO ALEGRE
27.917 VARGINHA
[QUOTE=Rcaixeta;23195214]Realmente a frota de Uberaba impressiona!
A cidade com 300 mil habitantes se aproximando de Juiz de Fora, cidade com mais de 500 mil habitantes!
Uberaba tem um grande potencial!:cheers:
Quando se trata de carros Juiz de Fora está mais próxima de Uberlândia do que Uberaba de Juiz de Fora. O que há demais no triângulo é moto e motoneta, são quase 68 mil em Uberlândia e 33 mil em Uberaba, contra 19 mil em Juiz de Fora.
Lucianors July 27th, 2008, 11:23 PM 15 maiores frotas de carros em maio de 2008
758.125 BELO HORIZONTE
126.140 UBERLANDIA
116.267 CONTAGEM
104.161 JUIZ DE FORA
70.601 UBERABA
53.951 BETIM
52.038 IPATINGA
46.202 DIVINOPOLIS
46.003 MONTES CLAROS
41.631 POCOS DE CALDAS
38.340 GOVERNADOR VALADARES
35.840 SETE LAGOAS
30.470 RIBEIRAO DAS NEVES
28.851 POUSO ALEGRE
27.917 VARGINHA
Quando se trata de carros Juiz de Fora está mais próxima de Uberlândia do que Uberaba de Juiz de Fora. O que há demais no triângulo é moto e motoneta, são quase 68 mil em Uberlândia e 33 mil em Uberaba, contra 19 mil em Juiz de Fora.
Muito bom esse levantamento do número de carros, revela que a distância entre Uberlândia, Contagem e J.Fora é mínima, é mais condizente com a realidade (muito parecida) dos mercados consumidores dessas cidades. Agora, como Udia tem motocas hein.
Philipp, Neu Baden July 27th, 2008, 11:51 PM Interessante como as frotas crescem por todos os cantos do país. Aqui em Brusque a população em 2007 era de 94.962 habitantes. Até Março de 2008 a frota estava em 63.768 veículos. E com o desenvolvimento das cidades, a frota aumenta e o trânsito tende a piorar porque não corresponde ao crescimento da frota.
Robin Udi July 28th, 2008, 12:30 AM Realmente Uberlândia tem muita moto, mas no meu modo de ver, a moto consome gasolina e requer peças e gera impostos como qualquer veículo, além de gerar empregos as concecionárias e mecânicas, já que uma pessoa que não pode comprar um carro, compra moto. A verdade é que o pobre daqui tem veículo (poder de compra para ter uma moto), e eu gostaria que outras cidades do interior, como Juiz de Fora e outras, fosse deste jeito tb. Eu mesmo tenho um carro e uma moto, e claro, só ando de moto (30 Km/l, fora a agilidade pra correr neste trânsito).
Driano MG July 28th, 2008, 12:51 AM JF tá chegando no limite, a poucos dias saiu uma reportagem no Tribuna de Minas que o trânsito de JF se continuar aumentando assim sua frota chegará num colapso em 3 anos, não há políticas na cidade para melhorias, e a cidade ainda tem um agravante das passagens de níveis no centro atrapalhando mais ainda o trânsito.
Uma pergunta Uberlândia tem o sistema de mototáxi, e se não me engano a cidade tem uma das maiores frotas de caminhões do país em virtude das distribuidoras atacadistas, esses caminhões rodam o país inteiro.
MVOL-IPN July 28th, 2008, 01:13 AM Realmente Uberlândia tem muita moto, mas no meu modo de ver, a moto consome gasolina e requer peças e gera impostos como qualquer veículo, além de gerar empregos as concecionárias e mecânicas, já que uma pessoa que não pode comprar um carro, compra moto. A verdade é que o pobre daqui tem veículo (poder de compra para ter uma moto), e eu gostaria que outras cidades do interior, como Juiz de Fora e outras, fosse deste jeito tb. Eu mesmo tenho um carro e uma moto, e claro, só ando de moto (30 Km/l, fora a agilidade pra correr neste trânsito).
Concordo com todos os benefícios que você citou, mas motociclistas em geral são mais imprudentes, engordam as estatísticas de acidentes e sobrecarregam o SAMU.
Só me lembro que moto é util quando utilizo serviço de tele-entrega, porque no dia-a-dia do trânsito a moto é um elemento de tensão. Aqui no Vale do Aço as grandes empresas já estão começando a restringir a circulação interna de motocicletas para desestimular os funcionários a irem trabalhar de moto.
Eu gostaria que o sistema de transporte público brasileiro fosse decente, para que àqueles que não podem ter carro sejam permitidos ir e vir eficientemente.
Lucianors July 28th, 2008, 01:47 AM JF tá chegando no limite, a poucos dias saiu uma reportagem no Tribuna de Minas que o trânsito de JF se continuar aumentando assim sua frota chegará num colapso em 3 anos, não há políticas na cidade para melhorias, e a cidade ainda tem um agravante das passagens de níveis no centro atrapalhando mais ainda o trânsito.
Uma pergunta Uberlândia tem o sistema de mototáxi, e se não me engano a cidade tem uma das maiores frotas de caminhões do país em virtude das distribuidoras atacadistas, esses caminhões rodam o país inteiro.
Tá explicado então porquê tantos veículos.
Rcaixeta July 28th, 2008, 01:56 AM Tá explicado então porquê tantos veículos.
Corretamente!
Robin Udi July 28th, 2008, 03:19 AM JF tá chegando no limite, a poucos dias saiu uma reportagem no Tribuna de Minas que o trânsito de JF se continuar aumentando assim sua frota chegará num colapso em 3 anos, não há políticas na cidade para melhorias, e a cidade ainda tem um agravante das passagens de níveis no centro atrapalhando mais ainda o trânsito.
Sim, a cidade possui muitos moto-taxistas, já os caminhões entre sua maioria, estão emplacados fora de MG como a Martins que emplaca em Ituverava-SP e a Arcom em SP capital, já as outras atacadistas eu não sei lhe passar com certeza se a frota está emplacada aqui em MG ou em outro estado.
Robin Udi July 28th, 2008, 03:24 AM Tá explicado então porquê tantos veículos.
Vc tem razão, é este o motivo! :)
Rcaixeta July 28th, 2008, 03:26 AM Vc tem razão, é este o motivo! :)
:rofl:
Leojf July 28th, 2008, 04:55 AM De uns 2 anos pra ca q as vendas de motos vem se tornaram expressivas (pelo menos pra ca), aqui se gosta muito de carro, é dificil vc ver quem tenha moto e carro, até mesmo carteira AB, normalmente é so B, mas tem mudado como eu escrevi, muito por conta do financiamento das motos e o preço das parcelas as vezes é igual ou menor oq se gasta andando de ônibus, outra coisa o pessoal aqui emplaca as caminhotes em Guarapari ñ sei o imposto la é mais baixo. Vou escrever uma coisa vai até parecer engraçado, mas é verdade aqui tem muito carro com placa de Belo Horizonte, aqui em casa mesmo tem 2 como morei la, me mudei pra cá resolvi mexer com transfêrencia nd. Podem descontar 2 carros de BH e somar em JF rsrs.
Inconfidente July 28th, 2008, 05:14 AM aqui tem muito carro com placa de Belo Horizonte
Por quê isso?
lucasluzmg July 28th, 2008, 05:29 AM JF tá chegando no limite, a poucos dias saiu uma reportagem no Tribuna de Minas que o trânsito de JF se continuar aumentando assim sua frota chegará num colapso em 3 anos, não há políticas na cidade para melhorias, e a cidade ainda tem um agravante das passagens de níveis no centro atrapalhando mais ainda o trânsito.
Imagino que metade dos caminhoes de Uberlândia, nao sao emplacados em Uberlândia...um exemplo puro do alto imposto cobrado em Minas, sendo que a maioria sao emplacados em cidades como Corumbaiba - GO (cerca de 60km de UDI e, alias, o Martins montou um CD lá) e Catalão.
Mas ontem, inclusive, saiu uma reportagem no Jornal Correio, dissertando exatamente isso...Uberlândia é a cidade com a maior populaçao "caminhoneira" do país.
lucasluzmg July 28th, 2008, 05:34 AM Esta terra é dos caminhoneiros
Mais de 4 mil motoristas moram na cidade, que é coração do Brasil
Margareth Castro
Repórter
Atualizada: 26/07/2008 - 00h25min
Média (0 votos)
Alterar o tamanho
do texto
Com estradas para os principais centros urbanos do Brasil e sede de cinco atacadistas, entre eles o maior da América Latina, Uberlândia é a terra dos caminhoneiros. Vivem na cidade 4.102 motoristas de caminhões e carretas, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A vida de caminhoneiro obriga o perfil de muitas famílias da cidade a ser diferente da maioria. Como os maridos passam grande parte do tempo nas estradas, as mulheres controlam o orçamento doméstico, respondem pela educação dos filhos e, muitas vezes, precisam tomar decisões que, em outras circunstâncias, caberiam ao casal.
Esposas e mães de caminhoneiros vivem também em tensão constante por causa dos perigos das estradas. A notícia de um acidente ou roubo de carga e a falta de contato por um dia bastam para abalar a vida de muitas famílias. Quando a dona de casa Josivania Barbosa Silva casou-se com Luiz Carlos Fernandes de Souza, ele era caminhoneiro há 23 anos. Ela conta que, no início, a cobrança pela presença dele era maior, mas que com o tempo acabou se acostumando com a ausência. Mas, durante as viagens, exige que o contato seja constante. “Ele liga duas a três vezes todos os dias. Quando não consegue, fico apreensiva”, disse.
Orminda Menezes de Souza, também dona de casa, sabe bem o que é passar por este tipo de dificuldades e não ter com quem compartilhar. O marido, Iguimar Alves de Souza, caminhoneiro há 35 anos, já chegou a ficar quase um mês viajando. “Nunca faltou nada dentro de casa, mas criar os filhos, sozinha, foi muito difícil”, disse. Saudade e preocupação com o marido já deixaram Orminda de Souza doente, em tratamento clínico. Segundo ela, os piores momentos foram quando os filhos ficavam doentes ou ficava sabendo de algum acidente com caminhoneiro.
Perigos da estrada
O dia de trabalho do caminhoneiro começa bem cedo, geralmente de madrugada, sempre correndo contra o tempo, porque os fretes têm dia e hora marcados e qualquer atraso acaba em prejuízo. E, além de estradas ruins e da imprudência de alguns, os caminhoneiros ainda passam pelo risco de assaltos e de perder não apenas a carga, mas a própria vida.
O carreteiro Luiz Carlos Fernandes de Souza, 49 anos, tem mais de 30 de profissão e há 15 anos passou por dois grandes sustos. Foi assaltado e preso no porta-malas de um carro enquanto a carga de cigarros que transportava foi roubada. “Não pretendo largar a profissão porque não tenho estudos, mas não quero isso para o meu filho”, disse.
O filho de Marli Lopes Turra, dona de casa, tem 25 anos e há cinco está na estrada. Nas primeiras viagens, quando dirigia um caminhão baú e transportava eletrodomésticos, foi surpreendido com uma tentativa de assalto na estrada. Estava com a esposa e o filho no Norte de Minas Gerais quando seu caminhão foi atingido pelo tiroteio, mas ninguém foi ferido.
Para Gilmar Rodrigues da Silva, 40 anos, foi ainda pior. Além de um assalto em São Paulo, onde perdeu o caminhão e a carga de leite em pó, sofreu um acidente grave há cinco anos, no Norte de Minas. Segundo ele, a família que viajava no carro que provocou o acidente morreu, e, como conseqüência do acidente, ficou parado por 105 dias. “Além de estragos no caminhão, tive problemas emocionais.”
Ganhos
Ninguém revela o valor dos salários, até porque os ganhos variam conforme a distância do frete e a carga transportada, mas todos garantem que o valor recebido mensalmente é suficiente para manter uma vida estável. “O salário não dá para enriquecer, mas a gente vive bem”, disse a dona de casa Josivania Barbosa Silva, afirmando que a família já conseguiu comprar um carro, viajar, pagar seu curso de enfermagem e quitar regularmente as contas mensais.
Gilmar Rodrigues da Silva sempre admirou a profissão do pai, também caminhoneiro. Conta que ficava impressionado com o tamanho do caminhão, com a oportunidade de viajar e conhecer vários lugares do Brasil. Caminhoneiro há 22 anos, ele chegou a prestar vestibular para Agronomia, mas desistiu da faculdade depois de comparar os rendimentos. Hoje é dono do próprio caminhão e faz fretes para a Bolívia, mas se arrepende de não ter estudado mais. “Penso em vender o caminhão e me mudar com a minha família para Nova York, porque os ganhos já não são tão bons”, disse. Para a dona de casa Orminda Menezes de Souza, o marido é motorista por vocação e a família, além da vida estável, tem casa própria.
No sangue
O que as famílias de caminhoneiros não conseguem explicar é a paixão pelo caminhão. A dona de casa Marli Lopes Turra tem três filhos e conta que nas férias todos viajavam com o marido. O filho mais velho tomou gosto e quis largar os estudos para se tornar caminhoneiro. Depois da insistência da mãe, terminou o segundo grau, mas, hoje, é motorista de um bitrem. “Sinto-me culpada, porque levava as crianças durante as férias e eles achavam que era tudo uma aventura.”
O neto mais velho está seguindo o caminho do tio. Como está em férias escolares, viajou com o avô. “Ele fala que vai ser caminhoneiro e o avô decidiu levá-lo. Mas a idéia é mostrar o lado sofrido da profissão e fazer com que ele desista.”
Família continua na profissão após acidente
Para a dona de casa Rosimar de Araújo Lima Carvalho, 38 anos, a angústia de ter alguém da família na estrada é ainda mais difícil, porque os irmãos, cunhados, tios, primos e sogro são caminhoneiros. O marido, aposentado há apenas três anos, foi carreteiro de um atacadista por 12 anos.
Cada vez que o telefone toca, especialmente à noite, Rosimar Carvalho fica tensa. “Quando a ligação é do Nordeste, fico com o coração na boca.” Em janeiro de 2000, ela perdeu um irmão em um acidente. Das cinco pessoas que estavam no caminhão que dirigia, apenas o atual prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco, sobreviveu. No dia 15 deste mês, seu primo de segundo grau, Hermes Delfino Pereira, viajava com a família e sofreu um acidente na BR 050, próximo a Araguari. Das quatro pessoas que estavam no caminhão, apenas Hamanda Braz Pereira, 8 anos, sobreviveu.
Mesmo assim, ninguém pensa em mudar de profissão. “Ser carreteiro está no sangue deles”, afirmou. A dona de casa tem um casal de filhos e o menino diz que quer ser caminhoneiro. “Estamos tentando tirar isso da cabeça dele. Queremos que ele estude e tenha outra profissão.”
Leojf July 28th, 2008, 07:52 AM Por quê isso?
É serio mesmo, aqui no prédio além dos 2 aqui de casa tem mais 1, além dos carros das empresas, tipo cemig, correios. Pq eu ñ sei, mas tem e vc encontra com mais frequência do q os do Rio de Janeiro. Agora carro de Curitiba vc encontra aos montes em varios lugares tb IPVA a 3% quem ñ quer
Lucianors July 28th, 2008, 01:49 PM Mas ontem, inclusive, saiu uma reportagem no Jornal Correio, dissertando exatamente isso...Uberlândia é a cidade com a maior populaçao "caminhoneira" do país.
Tá explicado porquê a cidade ouve tanto sertanejo então, dá-lhe Sula Miranda, Victor e Léo, Bruno e Marrone e demais !!!!! :lol::lol::lol:
Triangulense July 28th, 2008, 03:45 PM [OFF] ^^ Cara, você acredita que a rádio mais ouvida na maior cidade do Brasil é uma tal Tupi FM, que só toda 100% sertanejo. (medo)
Lucianors July 28th, 2008, 04:49 PM [OFF] ^^ Cara, você acredita que a rádio mais ouvida na maior cidade do Brasil é uma tal Tupi FM, que só toda 100% sertanejo. (medo)
Na minha época Uberlândia era uma cidade muito roqueira, lembro do London antes da reforma, pequeno, do Tudo no Espeto, na Praça da Bicota, do Comics, mais antigo ainda, só The Doors, Pearl Jam e Nirvana na cabeça. Bons tempos aqueles viu, essa era a minha Uberlândia, hoje não conheço mais nada, só sei que sertanejo dominou tudo, na minha época só tinha a tal de Paranaíba FM nesse segmento.
Triangulense July 28th, 2008, 04:57 PM Na minha época Uberlândia era uma cidade muito roqueira, lembro do London antes da reforma, pequeno, do Tudo no Espeto, na Praça da Bicota, do Comics, mais antigo ainda, só The Doors, Pearl Jam e Nirvana na cabeça. Bons tempos aqueles viu, essa era a minha Uberlândia, hoje não conheço mais nada, só sei que sertanejo dominou tudo, na minha época só tinha a tal de Paranaíba FM nesse segmento.
Continua só com a Paranaíba 100% sertão. :) Tem a Lider que toca um pouquinho, mas é mais popular/pagodeira.
Em que periodo vce morou em Udi? Eu frequento Udi desde o início da década de 90 e não me lembro de nenhuma época, desde então, em que o rock tenha chegado a superar o sertanejo na cidade.
Inconfidente July 28th, 2008, 04:59 PM ^^ Interessante.
Lucianors July 28th, 2008, 05:46 PM Continua só com a Paranaíba 100% sertão. :) Tem a Lider que toca um pouquinho, mas é mais popular/pagodeira.
Em que periodo vce morou em Udi? Eu frequento Udi desde o início da década de 90 e não me lembro de nenhuma época, desde então, em que o rock tenha chegado a superar o sertanejo na cidade.
Morei em Udia de 1991 a 2002 e residia no quarteirão onde estava o London, a antiga Poison, o extinto Café Music e a Praça da Bicota, bem no centro. Era rock "na veia" Sávio, lembro que 100 % da galera do Colégio Objetivo (onde estudei) acompanhava bandas como Nirvana, Pearl Jam, STP, Blind Melow, Faith no More, Metalica etc. Achava essa época bem roqueira na cidade e eu gostava muito, o London era um templo do rock e eu não me recordo que o sertanejo dominava não, talvez porque minha turma só ouvia rock (graças a Deus). Hoje quando eu vou em Udia só ouço música sertaneja, respeito quem gosta e eu mesmo ouço alguma coisa também, mas que aqueles tempos eram bons, aí isso era...
Slax July 28th, 2008, 05:58 PM havia sim essa fase roqueira, pelo menos ali no london.
mas basicamente era composta apenas de covers, no que no meu ver, não era nada benefica para a "cena".
hoje em dia o london quase não tem mais nada,mas abriram outros espaços pela cidade, como o garage 80 e o proprio goma que fica de frente ao london, e a as bandas locais,começaram a fazer sons autorais.
Claro grande parte de bandas e publico segue a ceninha sequelada de hardcores e adoradores da Grã-Bretanha, (que saudade dos anos 90 !! :lol:).
Enfim, se tem muito lixo,mas a cena cresceu.
E até tem seus expoentes, como o proprio Dharma Kaos (que faz parte das coisas que eu escuto).
Mas sim,o sertanejo sempre dominou,e sempre dominara,por fatores culturais historicos da cidade.
E isso não deveria incomodar,o que sim incomoda é que hoje se escuta um popsertanejolactopurga, e não mais a velha musica raiz.
hahahaahah
Lucianors July 28th, 2008, 06:06 PM Mas sim,o sertanejo sempre dominou,e sempre dominara,por fatores culturais historicos da cidade.
E isso não deveria incomodar,o que sim incomoda é que hoje se escuta um popsertanejolactopurga, e não mais a velha musica raiz.
hahahaahah
:lol::lol::lol::lol: Gostei do comentário, é isso aí cara, realmente o bom sertanejo é esse de raiz (Ê Goiás !!!), como Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho (que são uberlandenses), Almir Sáter, Renato Teixeira etc., o resto é um popzinho meio "mela cueca" dessas duplas que brotam em cada esquina hoje no Brasil.
Robin Udi July 28th, 2008, 06:11 PM havia sim essa fase roqueira, pelo menos ali no london.
mas basicamente era composta apenas de covers, no que no meu ver, não era nada benefica para a "cena".
hoje em dia o london quase não tem mais nada,mas abriram outros espaços pela cidade, como o garage 80 e o proprio goma que fica de frente ao london, e a as bandas locais,começaram a fazer sons autorais.
Claro grande parte de bandas e publico segue a ceninha sequelada de hardcores e adoradores da Grã-Bretanha, (que saudade dos anos 90 !! :lol:).
Enfim, se tem muito lixo,mas a cena cresceu.
E até tem seus expoentes, como o proprio Dharma Kaos (que faz parte das coisas que eu escuto).
Mas sim,o sertanejo sempre dominou,e sempre dominara,por fatores culturais historicos da cidade.
hahahaahah
Eu sempre vou ao London, abre todos os sábados e fica lotado por sinal.
Já o gosto pelo "popsertanejolactopurga" realmente tomou conta em grande parte da cidade.
Robin Udi July 28th, 2008, 06:12 PM :lol::lol::lol::lol: Gostei do comentário, é isso aí cara, realmente o bom sertanejo é esse de raiz (Ê Goiás !!!), como Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho (que são uberlandenses), Almir Sáter, Renato Teixeira etc., o resto é um popzinho meio "mela cueca" dessas duplas que brotam em cada esquina hoje no Brasil.
Pra quem entende bem de música sertaneja sabe que os sucessos dos cantores de hj (que duram só um cd, e dpois desaparecem), são de músicas antigas, porém modificadas, repertório próprio não existe hj em dia! Por isso que Pena Branca e Tião Carreiro são ainda idolatrados por muitos.
Lucianors July 28th, 2008, 06:33 PM Pra quem entende bem de música sertaneja sabe que os sucessos dos cantores de hj (que duram só um cd, e dpois desaparecem), são de músicas antigas, porém modificadas, repertório próprio não existe hj em dia! Por isso que Pena Branca e Tião Carreiro são ainda idolatrados por muitos.
Eu me incluo nesses muitos. Mas gosto mesmo é de mpb e rock (U2, Pink Floyd, Genesis etc., essa galera que sabia "pouco". O thread era sobre o quê mesmo ???
lucasluzmg July 28th, 2008, 10:13 PM frotas de veiculos...
to em Uberaba hj e fico impressionado como o transito aqui ja ta sofrendo...as avenidas sao estreitas, a impressao que da é que é muito carro pra pouco espaço!
Uberaba bão vai parar se continuar assim...
Gabriel Brasil August 31st, 2008, 01:22 AM 1º DE JANEIRO 2008 - 1º DE JUNHO DE 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 1.026.999 - 1.075.716 (+48.717)
2 UBERLANDIA ............ 229.413 - 240.152 (+10.739)
3 CONTAGEM ........... 177.991 - 186.601 (+8.610)
4 JUIZ DE FORA ........... 143.028 - 147.746 (+4.718)
5 UBERABA ........... 121.401 - 126.256 (+4.855)
6 MONTES CLAROS ........... 105.021 - 109.738 (+4.717)
7 BETIM ........... 83.689 - 88.862 (+5.173)
7 IPATINGA ........... 82.792 - 86.033 (+3.241)
9 DIVINOPOLIS ........... 76.483 - 79.487 (+3.044)
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 76.110 - 78.793 (+2.683)
10 SETE LAGOAS ........... 61.582 - 64.286 (+2.704)
12 POCOS DE CALDAS ........... 60.395 - 62.527 (+2.132)
13 PATOS DE MINAS ........... 53.258 - 55.865 (+2.607)
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 46.737 - 49.174 (+2.437)
15 POUSO ALEGRE ........... 43.498 - 45.290 (+1.792)
brunoad September 25th, 2008, 04:46 AM ^^ realmente Arthur Penna as cidades se continuarem nesse ritmo, vao parar !
Rcrd September 25th, 2008, 04:54 AM ^^Ele voltou ne?
Poderia ate colocar um smiley aqui... mas eh triste...
oregon.bh September 25th, 2008, 05:23 AM 1º DE JANEIRO 2008 - 1º DE JUNHO DE 2008
1 BELO HORIZONTE ........... 1.026.999 - 1.075.716 (+48.717)
2 UBERLANDIA ............ 229.413 - 240.152 (+10.739)
3 CONTAGEM ........... 177.991 - 186.601 (+8.610)
4 JUIZ DE FORA ........... 143.028 - 147.746 (+4.718)
5 UBERABA ........... 121.401 - 126.256 (+4.855)
6 MONTES CLAROS ........... 105.021 - 109.738 (+4.717)
7 BETIM ........... 83.689 - 88.862 (+5.173)
7 IPATINGA ........... 82.792 - 86.033 (+3.241)
9 DIVINOPOLIS ........... 76.483 - 79.487 (+3.044)
10 GOVERNADOR VALADARES ........... 76.110 - 78.793 (+2.683)
10 SETE LAGOAS ........... 61.582 - 64.286 (+2.704)
12 POCOS DE CALDAS ........... 60.395 - 62.527 (+2.132)
13 PATOS DE MINAS ........... 53.258 - 55.865 (+2.607)
14 RIBEIRAO DAS NEVES ........... 46.737 - 49.174 (+2.437)
15 POUSO ALEGRE ........... 43.498 - 45.290 (+1.792)
E Varginha? quantos carros tem. Deve ser a 16 cidade... acho!!
Gabriel Brasil October 24th, 2008, 08:36 PM http://img384.imageshack.us/img384/5127/tramn7.jpg (http://imageshack.us)
Leojf October 24th, 2008, 09:10 PM O número de veículos de Varginha é praticamente igual ao de Pouso Alegre. Varginha tem 46.379
Valter October 25th, 2008, 03:10 PM Teria como postar o link pro site? Valeu!
brunoad October 25th, 2008, 06:01 PM nossa Uberaba ta crescendo o numero de veiculos maior que JF e MC q sao cidades maiores....
Xitao de Ituiutaba October 27th, 2008, 06:44 AM Algu'em pode me dizer porque esses numeros nao batem com os do IBGE? Se somarmos tratores, caminhoes e outros veiculos pesados de trabalho, chega proximo o numero. Entao nao se pode dizer que o total de veiculos e dividido pelo numero de habitantes.
Leojf October 27th, 2008, 06:49 AM Achei algumas "curiosidades" sobre esse levantamento sobre a frota, tirei BH por questoões obvias.
Peguei o número de carros motos e caminhonetes entre jan.2008 e set 2008
Betim cresceu: 5.453 carros, 2.213 motos e 1.575 caminhonetes curiosidade total motos16.596 em set.
Contagem cresceu: 7.159 carros, 3.902 motos e 3.079 caminhonetes curiosidade bem parecido com Uberlândia tirando moto
Juiz de Fora cresceu: 4.595 carros, 2.131 motos e 1.815 caminhonetes curiosidade total de motos 20.020 em set. e menor crescimento de motos das cidades q coloquei aqui
Montes Claros cresceu: 1.472 carros, 4.679 motos e 1.830 caminhonetes curiosidade total de motos 48.652 em set. nunca imaginei q tivesse tanta moto em MC
Uberaba creseceu: 3.419 carros, 3.675 motos e 1.462 caminhonetes
Uberlândia cresceu: 7.898 carros, 8.036 motos e 3.301 caminhotes.
Juiz de Fora tem a frota de moto parecida com a de Divinopolis. e Betim menos ainda.
Assim da pra analisar melhor do q simplismente a número total de veículos ñ coloquei caminhão, trator , etc quem tiver paciência.
Xitao de Ituiutaba October 27th, 2008, 07:06 AM Achei interessante os dados. Onde você encontrou esses dados? Eu gostaria de olhar os dados de Ituiutaba. A cidade tem crescidos muito nos últimos 2 anos.
Rcrd October 27th, 2008, 07:16 AM Achei algumas "curiosidades" sobre esse levantamento sobre a frota, tirei BH por questoões obvias.
Peguei o número de carros motos e caminhonetes entre jan.2008 e set 2008
Betim cresceu: 5.453 carros, 2.213 motos e 1.575 caminhonetes curiosidade total motos16.596 em set.
Contagem cresceu: 7.159 carros, 3.902 motos e 3.079 caminhonetes curiosidade bem parecido com Uberlândia tirando moto
Juiz de Fora cresceu: 4.595 carros, 2.131 motos e 1.815 caminhonetes curiosidade total de motos 20.020 em set. e menor crescimento de motos das cidades q coloquei aqui
Montes Claros cresceu: 1.472 carros, 4.679 motos e 1.830 caminhonetes curiosidade total de motos 48.652 em set. nunca imaginei q tivesse tanta moto em MC
Uberaba creseceu: 3.419 carros, 3.675 motos e 1.462 caminhonetes
Uberlândia cresceu: 7.898 carros, 8.036 motos e 3.301 caminhotes.
Juiz de Fora tem a frota de moto parecida com a de Divinopolis. e Betim menos ainda.
Assim da pra analisar melhor do q simplismente a número total de veículos ñ coloquei caminhão, trator , etc quem tiver paciência.
Moto em Montes Claros eh o que tem...
Leojf October 27th, 2008, 07:41 AM Achei interessante os dados. Onde você encontrou esses dados? Eu gostaria de olhar os dados de Ituiutaba. A cidade tem crescidos muito nos últimos 2 anos.
Cara com link q foi colocado aqui se vc clicar no link da erro, ai eu so separei a primeira parte, depois acho q é estatisticas e frota por municipio uma coisa assim.
Sharkinho December 15th, 2009, 04:08 AM Estava lendo os comentários dos colegas e vamos colocar os pontos nos "i" em relação a frota de JF comparada a outras cidades de MG e do interior de SP.
Na cidade de Juiz de Fora, como já foi dito em post anteriores, há eficiente transporte Público. A maioria dos bairros são bem atendidos em relação a onibus e taxis. Onde eu moro, no bairro Alto dos Passos, passa onibus de 30 em 30 segundos (sem brincadeira, é verdade). Claro que tem outros bairros que demoram um pouco mais, caso de 10, 15 20 minutos. O interessante é que circulam onibus por toda a cidade e oferecem comodidade a população.
Vamos comparar agora a Ribeirão Preto, cidade do mesmo porte que JF. Morei lá 2 anos e infelizmente na cidade há carencia de transporte publico. Vamos detalhar. Há bairros na cidade que passa onibus em 1 e 1 hora. Taxi então amigo, esqueca. Uma vez fui chamar um taxi para o bairro Jardim Paulista e demorou cerca de 40 minutos rsrsrs! Brincadiera isso viu. Depois mudei de bairro, um pouco mais longe, para o bairro Jardim Palmares e acabei desistindo de taxi porque não há taxi, ou melhor, pouquissimos taxis para uma cidade tão esticada como é RP.
Nessas cidades, os moradores pobres ou ricos necessitam se locomover. E eles não vao se locomover por onibus ou taxis porque a situação não é das melhores. O pobre lá é obrigado a comprar um carro ou uma mota. Alias, RP tem muitas motos comprovando que a população prefere comprar um automovel do que utilizar o tranporte publico ineficiente. Creio que Uberlandia seja o mesmo. fui algumas vezes lá mas não andei de onibus na cidade. rsrsrs!
Para finalizar vamos falar sobre o emplacamento dos automoveis. Estava lendo que o pessoal de Uberlandia prefere emplacar carros em Goias. Nada mais justo visto que, o IPVA de MG é o mais caro do brasil. O mesmo acontece na regiao de JF. Muitos preferem emplacar os carros no estado do RJ, SP entre outros. Posso citar meu exemplo, já que na minha familia possuimos 2 carros, sendo um emplacado no RJ e outro no RS, Porto Alegre. IPVAs baraterrimos. Mamão com açucar =)
Agora, dá para perceber porque a frota de JF é baixa comparada a outras cidades de MG. Resumindo. População prefere emplacar carros em outros estados e transporte publico eficiente. Abraços.
Sharkinho December 15th, 2009, 04:51 AM Acabei esquecendo de contar uma historinha.
Estava em Ribeirão e peguei um taxi (do Jardim Paulista até Ribeirania (COC)), depois de muito tempo. Já estava bem irritado pela demora do taxi e no decorrer do caminho eu disse para o taxita. Poxa amigo, demorou hein. E aí ele comecou a se explicar, que estava não sei onde e bla bla blá. No final eu disse que na cidade não possuia muitos taxis para o tamanho da cidade e aí o cara ficou louco. Disse que tinha muitos taxis na cidade rsrsrs. Quase me bateu.
Moral da historia. Provavelmente o carinha, ou melhor, o taxista nunca saiu de Ribeirão para poder afirmar do jeito que ele fez que a cidade tem muitos taxis. Para ele, é normal aquela quantidade de taxis ou a demora mesmo. Ele já convive com essa situação desde que nasceu. Não tinha como eu mudar o pensamento dele ali ou seja qualquer outra pessoa. Para ele, Ribeirão estava bem servido daquele jeito. Agora para mim, que veio de uma cidade com bastante taxi e ainda frequentando a cidade do RJ (que taxi lá é igual mato, tem em tudo quanto é lugar, se voce espirrar já aparece um taxi rsrsrs) não é normal. A cidade precisava ou precisa de uma reformulação no transporte publico.
Eu posso escrever aqui porque convivi com as duas realidades. Posso compara-las claramente.
Para finalizar, o mesmo fato aconteceu comigo em JF só que com duas cariocas. Eu estava indo para a rodoviaria de onibus, quando em um certo ponto, entraram duas cariocas. Elas conversando em um volume um pouco mais alto, dizendo que não havia muitos taxis em JF e bla bla bla. Na hora pensei. Realmente para elas, em JF há poucos taxis comparado ao RJ que realmente há muitos. Elas foram criadas no RJ, vivenciando aquele certo "tumulto" e estavam esperando que encontraria o mesmo fluxo de taxi ou onibus em JF. O mesmo aconteceu comigo em RP. O negocio é saber distinguir essas coisas para não fazer feio que nem o taxista de Ribeirão rsrsrs.
Bruno Bus December 29th, 2009, 01:33 AM http://img706.imageshack.us/img706/9305/evolu.png (http://img706.imageshack.us/i/evolu.png/)
lucasluzmg December 29th, 2009, 05:37 AM credo...Uberaba ta quase alcançando JF...não é carro d+ isso não hein?
Leojf December 29th, 2009, 07:14 AM credo...Uberaba ta quase alcançando JF...não é carro d+ isso não hein?
Isso ai ñ é o número de carros e sim o total de veiculos. Ja na parte em q Uberaba ta quase alcançando JF pode até ser, mas ñ em número de carros pq ai JF tem 14.652 e Uberaba 78.334 diferença de 36.318. Oq faz no total a diferença são as motos Uberaba com 38.106 e JF com 22.473 diferença de 15.633. Aqui a grande maioria prefere carro.
Norton_adm December 29th, 2009, 03:01 PM Setembro de 2009
Nº UF MUNICIPIO TOTAL
Acima de 100.000 Veículos
1º..........MG..........BELO HORIZONTE...........1.196.407
2º..........MG..........UBERLANDIA....................272.850
3º..........MG..........CONTAGEM.....................209.611
4º..........MG..........JUIZ DE FORA..................162.328
5º.........MG..........UBERABA......................139.800
6º..........MG..........MONTES CLAROS..............123.090
7º..........MG..........BETIM............................102.816
50.000 Até 99.999 Veículos
8º..........MG..........IPATINGA.........................96.206
9º..........MG..........DIVINOPOLIS.....................87.517
10º........MG..........GOV. VALADARES...............85.339
11º........MG..........SETE LAGOAS....................72.918
12º........MG..........POCOS DE CALDAS.............69.105
13º........MG..........PATOS DE MINAS...............62.746
14º........MG..........RIB. DAS NEVES.................55.918
15º........MG..........POUSO ALEGRE..................50.695
Varginha + de 50.000 Veículos
16º........MG..........VARGINHA.........................50.442
Setembro de 2008
Nº..........UF..........MUNICIPIO TOTAL
Acima de 100.000 Veículos
1º..........MG..........BH....................1.109.67
2º..........MG..........UBERLANDIA..........248.015
3º..........MG..........CONTAGEM...........191.497
4º..........MG..........JUIZ DE FORA........150.917
5º.........MG..........UBERABA............129.526
6º..........MG..........MONTES CLAROS....113.012
50.000 Até 99.999 Veículos
7º..........MG..........BETIM....................92.920
8º..........MG..........IPATINGA.............88.134
9º..........MG..........DIVINOPOLIS........81.593
10º........MG..........GOV.VALADARES...80.460
11º........MG..........SETE LAGOAS.......66.576
12º........MG..........POC. DE CALDAS...64.118
13º........MG..........PATOS DE MINAS..57.489
14º........MG..........RIB. DAS NEVES....50.589
15º........MG..........POUSO ALEGRE.....46.427
16º........MG..........VARGINHA............46.379
RANKING NA VARIAÇÃO DE CRESCIMENTO
Variação em % Set. 2008/Set. 2009
1º..........BETIM................9,62.....(+09.896)
2º..........RIB. DAS NEVES...9,53.....(+05.329)
3º..........UBERLANDIA........9,10.....(+24.835)
4º..........SETE LAGOAS......8,70.....(+06.342)
5º..........CONTAGEM..........8,64.....(+18.114)
6º..........POUSO ALEGRE.....8,42.....(+04.268)
7º..........IPATINGA............8,39.....(+08.072)
8º..........PATOS DE MINAS..8,38.....(+05.257)
9º..........MONTES CLAROS..8,19.....(+10.078)
10º........VARGINHA............8,05.....(+04.063)
11º.......UBERABA............7,35....(+10.274)
12º........BELO HORIZONTE...7,25.....(+86.728)
13º........POCOS DE CALDAS.7,22.....(+4.987)
14º........JUIZ DE FORA........7,03.....(+11.411)
15º........DIVINOPOLIS.........6,77.....(+5.924)
16º........GOV.VALADARES....5,72.....(+4.879)
POPULAÇÃO
1º.....BELO HORIZONTE...2.452.617
2º.....UBERLANDIA............634.345
3º.....CONTAGEM.............625.393
4º.....JUIZ DE FORA..........526.706
5º.....BETIM....................441.748
6º.....MONTES CLAROS......363.227
7º.....RIB. DAS NEVES.......349.307
8º....UBERABA...............296.261
9º.....GOV.VALADARES.......263.274
10º...IPATINGA.................244.508
11º...SETE LAGOAS...........225.358
12º...DIVINOPOLIS............216.099
13º...POCOS DE CALDAS....151.449
14º...PATOS DE MINAS......139.841
15º...POUSO ALEGRE.........127.974
16º...VARGINHA................121.785
HABITANTE POR CARROS
Pos. Cidade..................População 2009
1º.....BELO HORIZONTE....2.452.617........2,05
2º....UBERABA................296.261........2,12
3º.....POCOS DE CALDAS.....151.449........2,19
4º.....PATOS DE MINAS.......139.841........2,23
5º.....UBERLANDIA..............634.345........2,32
6º.....VARGINHA.................121.785........2,41
7º.....DIVINOPOLIS.............216.099........2,47
8º.....POUSO ALEGRE..........127.974........2,52
9º.....IPATINGA.................244.508........2,54
10º...MONTES CLAROS.......363.227........2,95
11º...CONTAGEM...............625.393........2,98
12º...GOV.VALADARES........263.274........3,09
13º...SETE LAGOAS............225.358........3,09
14º...JUIZ DE FORA............526.706........3,24
15º...BETIM......................441.748........4,30
16º...RIB. DAS NEVES.........349.307........6,25
Julio Rocha December 29th, 2009, 06:08 PM ^^
Não seria habitantes por carro?
lucasluzmg December 29th, 2009, 06:49 PM Isso ai ñ é o número de carros e sim o total de veiculos. Ja na parte em q Uberaba ta quase alcançando JF pode até ser, mas ñ em número de carros pq ai JF tem 14.652 e Uberaba 78.334 diferença de 36.318. Oq faz no total a diferença são as motos Uberaba com 38.106 e JF com 22.473 diferença de 15.633. Aqui a grande maioria prefere carro.
tá...deu pra entender minha indagação, diferença na frota total x pop. cidade. Pra uma cidade do porte de Uberaba é muita coisa... e no meu ponto de vista isso não é vantagem ALGUMA, até porque demonstra claramente o gap da falta de um transporte publico de qualidade na cidade.
brunoad December 29th, 2009, 08:31 PM ^^
vc tem razão quanto ao transporte publico de (pessima) qualidade aqui em Uberaba, porém pense comigo, sera q um cidadão acostumado aos moldes de nossa sociedade, deixaria de obter um carrou ou uma moto para andar de coletivo ?
O que quero dizer tbm, é que o poder de compra do cidadão conta bastante tbm, se ele tem poder de compra para obter um veiculo imagino que pouquissimos pensariam "ah vou deixar de comprar meu veiculo para andar de busão, ate porque o transporte coletivo em minha cidade eh eficiente e me atende"...
lucasluzmg December 29th, 2009, 09:37 PM ^^
Uberaba ta no "break-even point" de seu desenvolvimento. Imagino que pelo tamanho da cidade no sentido de área urbana, seria muito mais interessante incentivar a revitalização do centro, a fim de torná-lo mais atraente e minimizar os impactos causados pela expansão "especulatória" da mancha urbana. E sinceramente, caso morasse em Uberaba "bão" e caso a cidade oferecesse transporte publico de qualidade (e digo mais, vejo Uberaba com potencial de cidade européias, do tipo, ciclovias entre outros) com ctz utilizaria sim. Acho que muita gente confunde entre "ter o veiculo" e "ser o veiculo".
e se vc for levar para o lado da " renda per capita" todas cidades desenvolvidas do hemisferio norte não andariam...
brunoad December 29th, 2009, 10:24 PM ^^ concordo com vc, so q a grande maioria (infelizmente) nao pensa como vc, eu mesmo nao trocaria nunca meu carro pra pegar uma ciclovia ou metrô, ou onibus com sistema eficiente, e imagino que somente aqueles que ganham da empresa transporte gratuito deixariam de ir com seu proprio veiculo, penso ainda mais nesse tempo de chuva, ter que esperar num ponto de onibus ou ter que voltar do serviço de bicicleta.... realmente nao, mas qm sabe eu mudo de ideia :D
DANIEL LANNA December 31st, 2009, 01:37 AM Olha gente,uma coisa e verdade, o IPVA em Minas Gerais, e muito caro e ainda tem a taxa do itamar, essas altas taxas fazem muitos proprietários de veiculos e frotistas do estado emplacarem seus automoveis em outros estados, Realmente Minas perde muita arrecadação com isso, nossa aqui em Juiz de Fora e normal ver carros , caminhões e ônibus de empresas sediadas na cidade, porém com placa de outras cidades , e impressionante o número, alguns ex: tem uma grande transportadora de produtos quimicos da cidade e uma empresa de auto socorro que tem práticamente toda sua frota emplacada no RJ,..rs.. parece mentira, mas não é, olha que nem filial tem lá como fazem não sei...outra coisa interessante muita gente de Juiz de Fora, muita gente mesmo, tira carteira de motorista em Três Rios.... vai entender.dizem que e mais fácil...realmente deve ser....reparem tb essas empresas que locam veiculos emplacam tudo em Curitiba...acredito que esses números não condizem com a real frota do municipio digo o mesmo também por Uberlândia, tb vejo muitos veiculos de empresas de Ubl com placas de outro estado, acredito que Juiz de Fora e Uberlândia são super prejudicadas com isso, lembrei aqui nem as Ambulâncias da Unimed Juiz de Fora tem placa daqui..rs.. e engraçado isso né....placas mais batidas em J.Fora, Três Rios, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Curitiba...tem uma empresa daqui tb que toda sua frota foi emplacada no Recife, como não sei...qualquer dia tiro umas fotos e posto pra vcs....rs...abraços
DANIEL LANNA December 31st, 2009, 01:53 AM No estado do RJ o IPVA e muito mais barato....talvez o fato de Juiz de Fora ta colada ao RJ explique essa falsa migração de carros, digo falsa pq na verdade os veiculos são de Juiz de Fora , mas são computados como se fossem do RJ ou outros estados..rs..e brincadeira né, Ubl tb por ser próxima a Góias sofre o mesmo...gente isso e fato basta andar pelas vias de Juiz de Fora e Ubl e comprovar isso.........
Sharkinho January 4th, 2010, 02:45 AM Daniel,
Minha carteira de motorista é de Três Rios kkkkkkkk
Mas agora a coisa apertou lá. Depois que saiu uma reportagem no Jornal Nacional sobre a facilidade de tirar o documento lá varias auto escolas estão sendo investigadas. To até com medo de perder a minha carteira rsrsrsrs.
Na verdade eu fui apenas 4 vezes lá. Na primeira vez voce já faz a matricula,e exames e a prova escrita. Muito rapido rsrsrs. Depois é 2 dias de aulas praticas só para constar e na 4 vez voce faz a prova e já leva a carteira rsrsrsrs. O tempo para tirar a carteira depende, pois alguns enrolam e tiram em 2 meses e outros como eu, tirei apenas em 1 mes rsrsrsrs. Podia encurtar mais, mais eu estava enrolado e acabei enrolando um pouquinho rsrsrs.
Norton_adm January 4th, 2010, 03:23 PM ^^
Uberaba ta no "break-even point" de seu desenvolvimento. Imagino que pelo tamanho da cidade no sentido de área urbana, seria muito mais interessante incentivar a revitalização do centro, a fim de torná-lo mais atraente e minimizar os impactos causados pela expansão "especulatória" da mancha urbana. E sinceramente, caso morasse em Uberaba "bão" e caso a cidade oferecesse transporte publico de qualidade (e digo mais, vejo Uberaba com potencial de cidade européias, do tipo, ciclovias entre outros) com ctz utilizaria sim. Acho que muita gente confunde entre "ter o veiculo" e "ser o veiculo".
e se vc for levar para o lado da " renda per capita" todas cidades desenvolvidas do hemisferio norte não andariam...
Lucas
Existe sim um projeto de revitalização do centro da cidade e entorno, mas isso não sai antes do projeto Água Viva, que consiste em rasgar todas as avenidas da Cidade afim de acabar com as enchentes. Somente depois disso com o Projeto de Ivan de La Roque... será possível construir os terminais de ônibus (corredores) nas avenidas (aos moldes dos Terminais da João Naves), Faixas para ciclista entre outras coisas para tentar minimizar o já caótico trânsito da cidade.
Só depois disso vai ser possível transitar com mais tranquilidade na cidade e ter um transporte público mais eficiente... Mas isso só daqui no mínimo 5 anos...
Até láh.... só Deus sabe o que vai acontecer
Norton_adm August 31st, 2010, 08:22 PM Veículos Abril 2010
1º BELO HORIZONTE--1.253.773
2º UBERLANDIA-------289.103
3º CONTAGEM--------221.062
4º JUIZ DE FORA-----169.286
5º UBERABA----------146.323
6º MONTES CLAROS--129.078
7º IPATINGA---------100.708
8º BETIM------------108.837
9º DIVINOPOLIS-------91.177
10ºGOV. VALADARES--88.372
Habitantes Estimativa 2009
1º BELO HORIZONTE...2.452.617
2º UBERLANDIA............634.345
3º CONTAGEM..............625.393
4º JUIZ DE FORA..........526.706
5º BETIM....................441.748
6º MONTES CLAROS......363.227
7º RIB. DAS NEVES.......349.307
8º UBERABA.................296.261
9º GOV.VALADARES.......263.274
10ºIPATINGA................244.508
H/V
Belo Horizonte---1,96
Uberaba---------2,02
Uberlândia-------2,20
Ipatinga---------2,43
Montes Claros---2,81
Contagem-------2,83
Gov. Valadares---2,98
Juiz de Fora 3,11
Betim 4,06
Norton_adm November 19th, 2010, 04:04 PM Veículos Agosto 2010
01º BELO HORIZONTE--1.291.208
02º UBERLANDIA--------.299.374
03º CONTAGEM----------227.928
04º JUIZ DE FORA-------.173.660
05º UBERABA------------.150.671
06º MONTES CLAROS-----133.217
07º BETIM---------------113.234
08º IPATINGA------------103.588
09º DIVINOPOLIS----------93.736
10º GOV. VALADARES------90584
11º SETE LAGOAS---------79376
12º POCOS DE CALDAS----.73774
13º PATOS DE MINAS------67727
14º RIBEIRAO DAS NEVES--.62159
15º POUSO ALEGRE--------.55527
17º SANTA LUZIA----------52.903
30º IBIRITÉ----------------36.111
Habitantes CENSO 2010
01º BELO HORIZONTE...2.293.136
02º UBERLANDIA............583.040
03º CONTAGEM..............580.336
04º JUIZ DE FORA..........500.561
05º BETIM....................367.568
06º MONTES CLAROS......360.199
07º RIB. DAS NEVES.......292.948
08º UBERABA.................292.779
09º GOV.VALADARES.......257.007
10º IPATINGA................228.155
11º SETE LAGOAS..........211.311
12º DIVINÓPOLIS...........209.552
13º SANTA LUZIA..........200.675
14º IBIRITÉ..................157.108
15º POÇOS DE CALDAS...151.335
16º PATOS DE MINAS.....136.892
18º POUSO ALEGRE........128.367
H/V
01º Belo Horizonte---1,78
02º Uberaba---------1,94
03º Uberlândia-------1,95
04º Patos de Minas--.2,02
05º Poços de Caldas-.2,05
06º Ipatinga---------2,20
07º Divinópolis-------2,23
08º Pouso Alegre----.2,31
09º Contagem-------2,83
10º Sete Lagoas----.2,66
11º Montes Claros---2,70
12º Gov. Valadares--2,98
13º Juiz de Fora-----2,88
14º Betim-----------3,25
15º Santa Luzia-----3,79
16º Ibirité----------.4,35
17º Rib. das Neves--4,71
_ - Apenas na 1ª Lista
_ (italico) - Apenas na 2ª Lista
Verde - Menos de 2 carros/Hab
Vermelho Mais de 3 Carros/Hab
Vargas November 19th, 2010, 04:19 PM Como assim...Ribeirão das Neves tem 4 veículos por habitante??? Não seria o inverso???
Norton_adm November 19th, 2010, 04:37 PM Exatamente.... Na hora da edição eu inverti....
Já foi corrigido!
:cheers:
GIM November 20th, 2010, 03:22 PM Belo Horizonte com 1,78 veiculo por habitantehttp://www.skyscrapercity.com/images/smilies/shake.gif: sem metro decente (i-ou melhor sem metro!), sem um sistema de ônibus decente, sem um planejamento eficaz e eficiente e em prática do transporte urbano enfim: estamos caminhando para um caos em determinados períodos do dia!
Landerson Egg November 21st, 2010, 01:19 AM GIM, concordo em partes com você, 28km de metrô é insuficiente para a terceira maior região metropolitana do país, no entanto, o que falta é vontade política, projeto e planejamento tem, basta ver o plano diretor do metrô-BH, mas as obras da linha 2 não poderiam ficar paradas.
Quanto a lista, somei a frota das cidades citadas da grande BH, são 1.783.000 veículos, isso, sem contar outras importantes cidades da RMBH ( Sabará, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa...)
Alguém tem os dados dessas cidades da RMBH? ( Sabará, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa...)
E por que Sabará não entrou na lista? ela tem mais de 130.000 habitantes!!
Landerson Egg November 21st, 2010, 01:34 AM Somei a população dessas cidades, são: 3.891.771 habitantes, isso em apenas 6 cidades da RMBH:ohno: sem contar as outras 28 cidades que pertencem a RMBH
Norton_adm November 22nd, 2010, 02:09 PM GIM, concordo em partes com você, 28km de metrô é insuficiente para a terceira maior região metropolitana do país, no entanto, o que falta é vontade política, projeto e planejamento tem, basta ver o plano diretor do metrô-BH, mas as obras da linha 2 não poderiam ficar paradas.
Quanto a lista, somei a frota das cidades citadas da grande BH, são 1.783.000 veículos, isso, sem contar outras importantes cidades da RMBH ( Sabará, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa...)
Alguém tem os dados dessas cidades da RMBH? ( Sabará, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa...)
E por que Sabará não entrou na lista? ela tem mais de 130.000 habitantes!!
Sabará não entrou na lista, porque o objetivo era mostrar as 15 maiores frotas do estado, não sendo nescessariamente as 15 maiores cidades do estado! Tanto que se observar vai ver que separei as duas últimas cidades das duas listas e suas respectivas posição em cada "ranking"
Julio Rocha November 22nd, 2010, 03:44 PM Velocidade média nos horários de pico cai a cada ano em BH
Paulo Henrique Lobato ("") - Estado de Minas
Publicação: 22/11/2010 06:20 Atualização: 22/11/2010 07:40
http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2010/11/22/193789/20101122064414298725i.jpg
Rua Niquelina, na Região Leste de BH, é a campeã da morosidade: ridículos 13,42 km/h no início da manhã
A explosão da frota de Belo Horizonte na última década – o número de veículos saltou de 655 mil, em 2000, para quase 1,3 milhão, em 2010 – levou o trânsito da cidade planejada pelo engenheiro Aarão Reis (1853/1936) a recuar ao tempo das carroças. Levantamento da BHTrans em importantes corredores mostra que a velocidade média, no horário de pico da manhã, é um grande teste de paciência para motoristas e passageiros. O resultado são longas filas de congestionamentos, cruzamentos fechados, buzinaços e, claro, tempo – muito tempo mesmo – perdido a caminho do trabalho ou da escola.
A empresa municipal levantou o vaivém de carros em 17 vias. O maior martírio é enfrentado pelos que trafegam na estreita Rua Niquelina, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste, onde a velocidade média é de 13,42 km/h. A situação é crítica até mesmo em pistas construídas para evacuar o trânsito rapidamente, como na Via Expressa, que corta bairros da Região Oeste e Noroeste, com média de 24,5 km/h. A planilha da BHTrans foi elaborada em 2009 e leva em conta apenas a circulação de automóveis.
Veja as fotos do trânsito em algumas vias de BH
(http://www.em.com.br/app/galeria-de-fotos/2010/11/21/interna_galeriafotos,855/transito-saturado.shtml)“A velocidade média vem reduzindo ano a ano”, constatou o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas. Ele atribui o resultado ao aumento estrondoso da frota, que cresce num ritmo bem mais acelerado que o da população. Hoje, há um veículo para cada 1,7 habitante da capital – enquanto a frota é de quase 1,3 milhão, a população soma 2.258.096 pessoas, segundo dados preliminares do Censo 2010, divulgados neste mês pelo IBGE. Em 2000, a relação era de um carro para cada 3,4 habitantes.
Saiba mais...
Por enquanto, BH não vai adotar rodízio de placas (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/22/interna_gerais,193811/por-enquanto-bh-nao-vai-adotar-rodizio-de-placas.shtml)[/URL] (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/22/interna_gerais,193811/por-enquanto-bh-nao-vai-adotar-rodizio-de-placas.shtml)
PBH acredita que BRT vai sanar lentidão no trânsito (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/22/interna_gerais,193809/pbh-acredita-que-brt-vai-sanar-lentidao-no-transito.shtml)
No entanto, a quantidade de veículos emplacados na cidade não é a única responsável pelo caos. A rápida verticalização do município em áreas cujo sistema viário é deficiente contribui para as retenções. É o caso dos bairros Santo Antônio, na Região Centro-Sul, e Buritis, na Oeste, onde sair de casa é um tormento na parte da manhã. A morosidade do poder público em desengavetar projetos viários prioritários, principalmente a expansão do metrô, pode, literalmente, parar o trânsito da cidade nos próximos anos.
O alerta vem do professor Ronaldo Gouvêa, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG e ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “A tendência, algum dia, é a do trânsito parar. Não se pode ir contra a lei da física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. É preciso mais investimentos em transporte público”, defende o especialista. A planilha da BHTrans serve como estudo importante para mostrar à União a importância de o projeto da expansão do metrô ser retirado com urgência da gaveta.
A construção dos ramais 2 (Barreiro/Área Hospitalar) e 3 (Pampulha/Savassi) do trem metropolitano é essencial para convencer motoristas a deixarem os carros na garagem. Mas a megaobra não sairá do papel tão cedo: a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o projeto executivo da linha 2 ainda não foi concluído e o da 3 sequer tem data para começar. “Dizem que o metrô é caro, mas não fazem a conta de quanto a sociedade pagará, no futuro, com as horas perdidas nos congestionamentos”, alerta Gouvêa.
Alternativa
A falta de otimismo para a ampliação do metrô obrigou a prefeitura a pensar num plano B. A saída foi elaborar projeto para implantar três ramais BRT (Bus Rapid Transit), sistema com eficiência semelhante ao do trem metropolitano: os ônibus trafegam em faixas exclusivas, e o embarque e o desembarque ocorrem em miniestações. Porém, todo o BRT só entrará em operação em dezembro de 2013. Até lá, os moradores continuarão reféns do tráfego.
Nem mesmo corredores planejados por Aarão Reis escapam das retenções. Na Avenida Afonso Pena, a velocidade média é de 32 km/h para quem segue em direção ao Bairro Mangabeiras. Se vivo fosse, o famoso engenheiro se assustaria com o atual tráfego da cidade, pois trecho do relatório assinado por ele, dois anos antes da inauguração da cidade (1897), deixou claro sua preocupação com o vaivém de carros.
“Às ruas, a largura de 20 metros, necessária para a conveniente arborização, a livre circulação dos veículos, o tráfego dos carros (…). Às avenidas, fixei a largura de 35 metros, suficiente para dar-lhes a beleza e o conforto que deverão, de futuro, proporcionar à população (…)”. Aarão Reis jamais imaginaria que BH chegaria aos 113 anos com uma frota tão grande. Tampouco que a cidade teria muitas vias consideradas estreitas diante do excesso de carros.
“As baixas velocidades médias apontadas pela BHTrans são de percurso: incluem os tempos de parada. O cenário se consolida em razão da capacidade viária, sempre atingida, no horário de pico, em praticamente todos os corredores. Podemos explicá-lo em razão do tempo que os carros ficam parados nas filas, aguardando semáforos ou interseções que atendam o fluxo possível”, afirma o engenheiro Frederico Rodrigues, diretor executivo da Imtraff Consultoria e Projetos de Engenharia e um dos maiores especialistas no estado.
Doutorando na área, ele é autor de uma pesquisa que apurou uma oscilação de mais de 60% na velocidade média pontual quando comparadas à circulação dos veículos no horário de pico e fora dele. “Imagine 300 passageiros de um Boeing que desejam sair do avião ao mesmo tempo. Haverá aglomeração de pessoas nas portas, as quais têm limite de vazão. O mesmo ocorre com o trânsito. Na pesquisa, verifiquei que a velocidade média pontual em BH varia mais de 60% ao longo do dia, isto é, em picos e entre picos, quando a diferença do número de veículos em circulação é gritante”.
Fonte:
[url]http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/22/interna_gerais,193789/velocidade-media-nos-horarios-de-pico-cai-a-cada-ano-em-bh.shtml
Julio Rocha November 22nd, 2010, 03:52 PM Culpa das financeiras ... rs
uwh3_tE_VG4
GIM November 22nd, 2010, 11:18 PM Culpa das financeiras ... rs
uwh3_tE_VG4
Hoje por volta das 16 horas tava um trânsito pesado no trecho que fiz: Hospital Mater Dei-Av. Amazonas-Av;Bias Fortes-Av.Brasil-Av.Contorno-Av.Andradas (mais light) até o São Geraldo onde moro...imagino com os próximos anos...e saio pouquissimo no meu carro.
Julio Rocha November 22nd, 2010, 11:38 PM ^^
Raramente eu utilizo transporte público em BH, é muito desconfortável e demorado.
Para ir para a UFMG só o tempo que espero no ponto de ônibus eu vou e volto pra casa. :lol:
Não é brincadeira não, eu tenho um horário atípico. Em média o ônibus demora 40 mins pra passar (a empresa jura que são 20) e gasto 15mins no trajeto. A passagem custa R$2,30, mesmo preço que pago no litro de gasolina, que dá o trajeto e ainda sobra pra mais um ou dois km's. E nem preciso caminhar.
Norton_adm November 23rd, 2010, 01:26 PM Em Uberaba foi elaborado um projeto de mobilidade Urbana, por Jaime Lenner, que já está sendo implantado para dar agilidade no trânsito da cidade qe cada dia piora.
A população não está gostando, mas não a outra solução. Entre as ações do projeto e a agilidade do transporte publico que passa por intesa modificação. Em breve será contruido terminais de ônibus e corredores exclusivos.
Trânsito na rua Medalha Milagrosa muda em dia de festa
A Prefeitura vai estrear as mudanças no trânsito em vias no São Benedito e Mercês neste sábado (27), mesmo dia da grande festa em torno de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que historicamente atrai centenas de milhares de fies à região.
No ano passado a chuva atrapalhou a concentração dos devotos na cidade, mesmo assim muitos vieram de longe em 17 ônibus fretados – sem contar aqueles que se dirigiram ao santuário em veículo próprio. A programação para a data inclui a celebração de nove missas, a partir das 6h até as 19h, com encerramento das atividades às 20h.
As alterações atingirão em cheio a rua Onofre da Cunha Rezende (assim denominada no São Benedito)/Medalha Milagrosa (no bairro Mercês) – onde está localizada a igreja –, que passará a ser de mão única da rua Dom Luiz Maria de Santana, sentido rua Ituiutaba. Caberá à rua Novo Horizonte fazer a ligação entre os bairros, no sentido inverso, desde a Major Eustáquio até a rua Antônio Rodrigues Braga, cruzando a avenida Santos Dumont, onde a PMU já instalou um semáforo. Quem chega ao final da Novo Horizonte, no bairro Irmãos Soares (Alto Mercês), poderá optar pela conversão à esquerda, rumo à Medalha Milagrosa, ou à direita, para a avenida da Saudade.
Ainda no São Benedito/Vila Maria Helena, outras mudanças à vista, também no sábado (27). A rua Cruzeiro do Sul será de mão única sentido Onofre da Cunha Rezende/Rafa Cecílio, assim como a Visconde do Rio Branco, da Onofre da Cunha Rezende até a Veríssimo. Nas ruas Boa Esperança, Angélica e Princesa do Sertão, mais alterações no trânsito, que exigirão atenção dos motoristas. Na primeira, a mão de direção será única a partir da rua Ituiutaba até a Santos Dumont; na segunda, desde a Terezinha Campos Waack até a Onofre da Cunha Rezende; e, por fim, a circulação de veículos na Princesa do Sertão terá sentido único da Onofre da Cunha Rezende até a Terezinha Campos Waack.
Mais. O pacote de mudanças no trânsito da cidade atingirá ainda, neste sábado, a rua Afonso Rato, que passará a ser de mão única da rua Antônio Pedro Naves, sentido Cândida Mendonça Bilharinho. Na avenida Nenê Sabino, a PMU inaugura o semáforo no cruzamento com a Coronel Antônio Rios. Outras alterações estão previstas para a região e serão concluídas até o fim do ano.
http://jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,37525
lfernand November 27th, 2010, 04:05 PM Alguém teria os dados das frotas das cidades só de carros, sem contar outros tipos de veículos?
Leojf November 29th, 2010, 05:13 AM Se contarmos carros , no caso so automoveis com dados de ago. de 2010, os 10 primeiros ficariam assim:
1- Belo Horizonte - 909370
2- Uberlândia -157680
3- Contagem -141498
4- Juiz de Fora -121094
5-Uberaba - 83716
6-Betim - 69280
7-Ipatinga - 61130
8-Montes Claros - 56650
9- Divinopolis - 53713
10Poços de Caldas - 48445
Landerson Egg November 30th, 2010, 12:52 AM Se contarmos carros , no caso so automoveis com dados de ago. de 2010, os 10 primeiros ficariam assim:
2- Uberlândia -157680
3- Contagem -141498
4- Juiz de Fora -121094
5-Uberaba - 83716
6-Betim - 69280
7-Ipatinga - 61130
8-Montes Claros - 56650
9- Divinopolis - 53713
De acordo com os dados acima postado pelo Leojf, a relação car/hab por cidade fica assim:
01º BELO HORIZONTE...2,52
02º POÇOS DE CALDAS...3,12
03º UBERABA............3,50
04º UBERLANDIA.......3,70
05º IPATINGA................3,73
06º DIVINÓPOLIS...........3,90
07º CONTAGEM.............4,10
08º JUIZ DE FORA..........4,13
09º BETIM....................5,30
10º MONTES CLAROS......6,35
lfernand November 30th, 2010, 04:10 PM Se contarmos carros , no caso so automoveis com dados de ago. de 2010, os 10 primeiros ficariam assim:
2- Uberlândia -157680
3- Contagem -141498
4- Juiz de Fora -121094
5-Uberaba - 83716
6-Betim - 69280
7-Ipatinga - 61130
8-Montes Claros - 56650
9- Divinopolis - 53713
Valeu :).
lucasluzmg November 30th, 2010, 05:42 PM De acordo com os dados acima postado pelo Leojf, a relação car/hab por cidade fica assim:
01º BELO HORIZONTE...2,52
02º POÇOS DE CALDAS...3,12
03º UBERABA............3,50
04º UBERLANDIA.......3,70
05º IPATINGA................3,73
06º DIVINÓPOLIS...........3,90
07º CONTAGEM.............4,10
08º JUIZ DE FORA..........4,13
09º BETIM....................5,30
10º MONTES CLAROS......6,35
Já fez com o anuncio primario do Censo?
Julio Rocha November 30th, 2010, 08:46 PM IPVA tem redução de 7%, mas arrecadação com o tributo aumenta 15% em Minas
Pedro Rocha Franco (gerais.em@uai.com.br) -
Publicação: 30/11/2010 14:02 Atualização: 30/11/2010 15:14
Apesar de a Secretaria Estadual de Fazenda (SEF) confirmar nesta terça-feira redução média de 7% em relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automores (IPVA), a arrecadação com o tributo deve aumentar 15%. O motivo é o crescimento da frota de veículos em Minas. No último ano, enquanto o valor venal dos automóveis caiu, o número de carros registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) subiu de 5,8 milhões para 6,3 milhões, ou seja crescimento equivalente a 8,62% no total de emplacados tributáveis.
Os proprietários de veículos têm 15 dias úteis para entrar com pedido de revisão da base de cálculo. Em Belo Horizonte, a unidade fazendária funciona na Rua Rio de Janeiro, 341. No requerimento deve ter o nome do interessado, endereço atualizado, Renavam, placa do veículo, o motivo de discordância e cópia do Certificado e Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de duas publicações especializadas de dezembro. Mas só serão considerados pedidos com diferenças superiores a 10%, na comparação entre os valores da tabela e das revistas e jornais.
Confira a tabela com a lista de carros e valores dos impostos (http://www.uai.com.br/ipva/2011.xls)
A primeira parcela vence em 17 de janeiro para veículos com placa de final 1. As demais seguem escala de vencimento até 28 de janeiro, de acordo com o último número da placa. Caso escolha por pagar à vista todo o imposto, o contribuinte tem desconto de 3%. Carros movidos a álcool têm redução de 30%. Mas também é dada a opção de se dividir em até três meses consecutivos, sendo obrigatório valor mínimo de R$ 90 para cada parcela.
O pagamento pode ser feito num dos seis bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil), podendo ser efetuado tanto nas agências quanto na internet. Basta informar o número do Renavam. Como em anos anteriores, não será enviada guia para a casa dos contribuintes.
As alíquotas do IPVA variam de 1% a 4%, de acordo com o tipo de veículo. O percentual mais alto é cobrado para automóveis, veículos de uso e misto e utilitários, enquanto o mais baixo é de veículos de locadoras, ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator.
A taxa de licenciamento terá aumento de 9,2%, passando de R$ 56,97 para R$ 62,17, tendo como base o Índice Geral de Preços (IGP-DI). O pagamento tem de ser feito até 31 de março do ano que vem. Em caso de atraso, está prevista multa de 0,15% ao dia, até 30 dias depois do vencimento. Depois disso, a multa tem progressão a cada mês, sendo de 9% até o sexagésimo dia e 12% daí em diante. A estimativa é que a Secretaria Estadual de Fazenda arrecade mais de R$ 400 milhões com a taxa.
http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2010/11/30/195518/20101130145029682468i.jpg
Confira a tabela de vencimento do IPVA
Fonte:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/30/interna_gerais,195518/ipva-tem-reducao-de-7-mas-arrecadacao-com-o-tributo-aumenta-15-em-minas.shtml
lucasluzmg December 1st, 2010, 03:43 AM ^^
o que beleza, dia 27 meu vencimento... #fail
Julio Rocha December 2nd, 2010, 02:09 PM Vistoria para controle de poluentes vai pesar no bolso dos motoristas mineiros
Luciane Evans (lucianeevans.mg@diariosassociados.com.br) -
Publicação: 02/12/2010 06:35 Atualização: 02/12/2010 09:08
http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2010/12/02/195852/20101202065217703862e.jpg
Os motores a diesel, que equipam modelos mais pesados e antigos, serão os primeiros a passar por inspeção
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) deu o primeiro passo para controlar a poluição do ar no estado, com a criação do Plano de Controle Veicular de Minas Gerais (PCPV- MG), que estabelece uma série de ações de gestão e controle da emissão de poluentes por veículos automotores, mas a decisão vai resultar em mais de uma taxa, de R$ 60, aos proprietários. Publicado no Diário Oficial, o documento responsabiliza a frota de 6,3 milhões de veículos mineiros pela emissão de poluentes atmosféricos que comprometem a qualidade do ar e dispõe que, a partir de 2012, os carros serão submetidos a um raio X ambiental. Os reprovados não receberão o licenciamento e não poderão circular até se adequar às normas.
A inspeção veicular vai pesar no bolso dos donos de veículos. Além do IPVA, do seguro obrigatório e da taxa de licenciamento (esta com aumento de 9,2% em janeiro), vão pagar mais R$ 60. Apesar de o programa começar pelos veículos a diesel, os carros a gasolina, álcool e a gás também serão avaliados e pagarão, anualmente, taxa de R$ 60. “A vistoria para controle de poluentes é extremamente necessária, mas o serviço será feito por empresas terceirizadas. O ideal seria o estado, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), ficar responsável pelo serviço. Além do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa de licenciamento e seguro obrigatório, teremos que arcar com esse custo”, diz José Aparecido Ribeiro, especialista em trânsito, transporte e assuntos urbanos e presidente da organização não governamental Sos Mobilidade Urbana.
Minas Gerais, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem a segunda maior frota do país, se aproximando de 7 milhões. Fica atrás apenas de São Paulo, que, em setembro, contava com 21 milhões. Os veículos, segundo estudos da Feam, são os maiores vilões da poluição atmosférica nos grandes centros mineiros. Em BH, 1,2 milhão deles respondem por 98% dos poluentes emitidos. Contagem e Betim, na região metropolitana, também têm sua parcela de culpa. Somadas, as três cidades detêm 24,2% de toda a frota do estado.
Segundo a gerente de Gestão da Qualidade do Ar da Feam, Elisete Gomides, o plano, feito pela primeira vez em Minas, vai funcionar como instrumento de gestão ambiental e é uma determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução 418/2009. “Nele, analisamos se haverá ou não a necessidade de implantar um programa de inspeção e constatamos que seria essencial. As frotas estão crescendo em Minas e é preciso haver um controle da emissão de poluentes. Os maiores problemas estão em Betim, Contagem e BH, que estão próximos entre si e isso é prejudicial. Em Betim e em Contagem, para piorar a situação, além dos carros, há a poluição das indústrias e siderúrgicas”, afirma.
De acordo com Elisete, as três cidades, em 2012, serão as primeiras a receber os centros de inspeção veicular. Ela explica que a ideia é começar a vistoria pelos veículos a diesel, pois são mais antigos, pesados e de uso intenso. A proposta é que, aos poucos, toda a frota seja vistoriada. “O processo de implantação de centros de inspeção não é tão simples. Depois da publicação do plano de controle, teremos um ano e meio para finalizar o programa”, salientou. Ela explica que a proposta é fazer uma parceria com o Detran-MG, para que, durante a inspeção, outros componentes também sejam avaliados.
“Será reprovado o veículo que estiver fora dos padrões, com índice de poluentes maior do que o permitido, com idade avançada, vazamento de óleo, defeitos no motor e problemas que afetam o meio ambiente. A aprovação é um pré-requisito para a liberação da taxa de licenciamento de um veículo”, afirma a gerente, esclarecendo que os reprovados não poderão circular. Segundo ela, em BH, Betim e Contagem, o motorista terá 30 dias para resolver o problema.
A inspeção será mensal, de acordo com o final da placa. “A taxa de inspeção, de cerca de R$ 60, será cobrada anualmente junto com o IPVA. Mas o custo será direcionado aos veículos leves. Aos demais ainda não sabemos”, explica. Até que seja implantado o programa, a Feam terá que criar a lei de inspeção veicular. O programa será semelhante ao de São Paulo e Rio de Janeiro. “O Detran-MG fará uma inspeção de segurança, averiguando freios, por exemplo. Certamente, vai diminuir o número de acidentes e os carros antigos vão parar de rodar. Com menos poluição, vamos reduzir as doenças respiratórias, ou seja, é um ciclo de bons resultados.”
Cuidados
Elisete orienta o motorista a ter cuidado com o carro para que ele não seja culpado pela poluição atmosférica em Minas. Um deles, segundo ela, é a revisão periódica. “Os novos motores são menos poluentes. Os donos de veículos devem estar atentos a qualquer problema e cuidar bem deles, além de maior segurança no trânsito é um ganho para nossos pulmões.”
Fonte:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/12/02/interna_gerais,195852/vistoria-para-controle-de-poluentes-vai-pesar-no-bolso-dos-motoristas-mineiros.shtml
Julio Rocha December 2nd, 2010, 02:15 PM ^^
Já não bastar ter o IPVA mais caro do Brasil. Eu não acho justo pagar por essa inspeção, isso é dever do estado. Assim como a fiscalização da poluição sonora. O que tem de motocicleta que faz um barulho descomunal, afff.
E farol desregulado e desalinhado, carro sem o sistema de ajuste eletrônico com aquelas malditas lâmpadas azuis. Eu NUNCA fui parado em uma blitz, isso é um absurdo, principalmente porque eu preocupo com essas coisas.
Landerson Egg December 4th, 2010, 01:54 AM Já fez com o anuncio primario do Censo?
Eu fiz de acordo com os números do Censo do post #182 do Norton_adm:
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=67412943&postcount=182
Se puder poste os números oficiais do censo.
Norton_adm December 15th, 2010, 05:42 PM Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio da Seção de Educação no Trânsito e Estatísticas, apontam crescimento no volume de veículos que compõem a frota de Uberaba.
Números baseados em informações do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, o Detran–MG, mostram que de 2004 até o ano 2010, 57.524 novos veículos foram incluídos no município.
O estudo dividiu os levantamentos em três grupos, sendo automóveis, motocicletas e outros. Em 2004, o número de automóveis era de 58.871. No ano seguinte, saltou para 62.371, e em 2010 o registro deflagrou 85.388 automóveis.
Quanto ao montante de motocicletas, em 2004 havia 16.479; em 2006, foram contabilizadas 22.116; neste ano, já somam 34.103. No que diz respeito a outros, incluindo caminhões, ônibus e tratores, no ano de 2004 o apontamento é de 21.409; em 2010 foram registrados 34.792.
A variação ressalta que o aumento de veículos em Uberaba se deu em ritmo acelerado e seria o equivalente a quase dois carros por habitante, partindo do pressuposto de que o município tem hoje 296 mil habitantes, conforme pesquisa feita pelo IBGE, no Censo 2010. Atualmente, são 154.283 veículos circulando pelas ruas e estradas dentro dos limites uberabenses.De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Ricardo Sarmento, essa evolução da frota municipal faz parte de uma política de Governo do PT, que eliminou 8% das tarifas cobradas pelo imposto sobre produtos industrializados (IPI) e autorizou a ampliação de financiamentos cujo número de parcelas, que era de no máximo 36, saltou para 100. Sarmento reforçou que a possibilidade de adesão ao crédito chegou a outras classes sociais e, em Uberaba, a prefeitura trabalha com uma campanha de modificação do trânsito para acompanhar o compasso apressado do desenvolvimento da frota. “Nós queremos abrir espaço para circulação de veículos”, finalizou.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,1,GERAL,38742
DanielHemerson December 16th, 2010, 01:21 AM 2 carros por habitante? não seria o inverso?
Leojf December 17th, 2010, 01:32 AM E tb ñ seriam carros, seriam veículos
lucasluzmg December 20th, 2010, 03:49 PM Frota de Uberlândia cresce mais que população nos últimos 10 anos
Na década, o número de veículos aumentou 84,7%, enquanto a população cresceu 19,7% Walace Torres | Editor
Atualizada: 20/12/2010 - 09h44min
Média (0 votos)
Alterar o tamanho
do texto
Em um futuro não muito distante, as máquinas poderão superar os homens e mulheres em Uberlândia. Pelo menos em termos quantitativos. Em se tratando de veículos de duas, três e quatro rodas, o ritmo de crescimento na última década registrou uma aceleração impressionante, se comparada com a evolução da população no mesmo período. Foram quatro vezes mais.
Dados do Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) de Uberlândia mostram que o crescimento da frota veicular do município entre os anos de 2000 e 2010 foi de 84,73%.
Nesse mesmo período, a população de Uberlândia cresceu 19,77%, segundo o Censo do IBGE. Há dez anos, a cidade tinha uma frota de 168.121 veículos e uma população de 501.214 habitantes. A relação era de 2,98 habitantes por veículo registrado na cidade. Uma década depois, essa mesma proporção é de 1,92. A frota atual, até dados de novembro, é de 310.585 veículos para uma população de 600.285 habitantes.
Em relação à frota veicular, a categoria que mais cresceu foi a de motocicletas. Em 2000, havia 12,29 habitantes para cada motocicleta registrada em Uberlândia. Hoje, essa relação caiu pela metade – são 6,5 habitantes por motocicletas. A quantidade de veículos dessa categoria, que abrange além de motocicleta, as motonetas, os quadriciclos, os side-car e os triciclos, mais que dobrou em dez anos. O número saltou de 40.782 para 92.163 unidades, o que representa um aumento de 125,98%.
Considerando apenas a categoria automóveis, que contempla ainda camionetas e utilitários, o crescimento entre 2000 e 2010 foi de 57,67%. No ano 2000, Uberlândia tinha 4,65 habitantes por automóvel registrado (107.716 no total). Hoje, são 3,53 pessoas por unidade (169.836).
Cidade precisa reorganizar dos Espaços Urbanos
Denise Labrea “Ritmo de crescimento da frota em Uberlândia é preocupante”
A reorganização dos espaços urbanos, no sentido de reduzir o máximo possível a quantidade de viagens, é a principal discussão que precisa ser feita no momento, segundo a professora do Instituto de Geografia da UFU Denise Labrea Ferreira. Segundo ela, com a melhora do poder aquisitivo e da capacidade de endividamento, mais pessoas passaram a ter a possibilidade de adquirir um veículo. “Antes via-se muitas bicicletas num canteiro de obras, hoje a gente percebe a presença de muitos carros”, disse. “Tanto a frota cresce proporcionalmente mais que a população, como os acidentes crescem porcentualmente mais que a frota”.
Para Labrea, o ritmo de crescimento da frota em Uberlândia é preocupante. “Se não for pensado agora, teremos uma deseconomia urbana. Tanto pelo estresse das viagens, pelo número de acidentes, como pelo tempo de deslocamento.”
A especialista em trânsito aponta que, com o aumento da frota, é preciso se pensar em melhorias no transporte e na infraestrutrura para reduzir o número de veículos no sistema viário. Ela cita como exemplo novos loteamentos que devem ser planejados de forma a oferecer o máximo de serviços próximos. “Se para tudo que a pessoa precisa, como ir ao comércio, levar os filhos na escola, ir ao trabalho, ela tiver que se deslocar [com o veículo], a cidade não aguenta”, afirmou.
UBERLÂNDIA
EVOLUÇÃO DA FROTA VEICULAR
Ano veículos habitantes*
2000 168.121 501.214
2001 171.829 510.331
2002 177.838 519.611
2003 183.354 529.061
2004 188.838 538.690
2005 203.992 548.496
2006 215.809 558.478
2007 231.980 568.648
2008 256.484 579.000
2009 282.857 589.548
2010 310.585 600.285
*No período de 2001 a 2008, o IBGE fez apenas estimativa da população; em 2009, projeção; e nos anos de 2000 e 2010 houve censos
VEÍCULOS
EVOLUÇÃO POR CATEGORIAS
Ano automóveis motocicletas
2000 107.716 40.782
2001 115.037 37.169
2002 105.735 42.022
2003 108.629 44.114
2004 111.392 46.290
2005 118.194 52.600
2006 122.784 58.523
2007 128.458 67.195
2008 139.300 77.720
2009 154.811 84.789
2010 169.836 92.163
Fontes: Detran-MG e Settran
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/12/20/50584/frota_de_uberlandia_cresce_mais_que.html
Certo ou errado, esse censo de Uberlândia vai mudar muito numero urbanistico estratégico...
Norton_adm December 20th, 2010, 05:57 PM http://i53.tinypic.com/2z5lpua.jpg
No ranking dos municípios mineiros com maior número de veículos por habitantes, Belo Horizonte aparece em primeiro lugar, Uberaba em segundo, Poços de Caldas em terceiro, Patos de Minas em quarto, Uberlândia aparece em sexto e Araguari na sétima posição.
Com o aumento do número de veículos na cidade, a população tem considerado a situação como uma "bomba relógio", devido ao caos que está provocando no tráfego.
Segundo dados apresentados pelo chefe da Seção de Educação no Trânsito pertencente à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Hélio dos Reis Santos, em 2004 a composição da frota do município de Uberaba eram de 58.871 já em 2010 são 85.388 tendo um aumento de 45%. Em 2004 eram 6.635 caminhonetes e neste ano teve um crescimento de 52%. Em 2004 haviam 3.174 caminhões e hoje transitam 4.011, 27% a mais. Em 2004 circulavam 2.358 camionetas e atualmente são 3.492, um aumento de 48%. "Os números assustadores são os de motos, em 2004 haviam 16.479 motos pela cidade hoje são 34.421, tendo um aumento de 109%. O número de ônibus em 2004 eram 540 hoje são 891, 65% de crescimento. Outros veículos eram 8.702 hoje são 16.004 sendo 84% de crescimento. O total de veículos em todas as categorias em 2004 eram de 96.759 e hoje são 155.283, um aumento de 60% de veículos circulando pela cidade", alerta Hélio.
Santos argumenta que quase a metade dos domicílios brasileiros dispõe de automóveis ou motocicletas para atender o deslocamento dos seus moradores. "Vale lembrar que destes números não fazem parte os veículos irregulares. O percentual de lares com carro ou moto passou de 45,2% em 2008 para 47% no ano passado. Os dados fazem parte do comunicado nº 73 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos resultados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)", relata.
A educadora trânsito e estatísticas da Settrans, Dalci Borges, ressalta que existe um número muito maior de motos circulando. "Como educadora, digo que o aceleramento do crescimento do números de veículos é um dos agentes causadores de congestionamentos no trânsito, mas o principal agente é o cidadão que é intolerante e desrespeitoso às leis e aos outros participantes do trânsito, gerando principalmente stress e violência. Enquanto não entendermos que somos todos responsáveis pela convivência harmoniosa no espaço público, o índice de acidentes e mortes no trânsito vai continuar subindo", finaliza.
Sandro Neves
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=40673
Landerson Egg December 24th, 2010, 02:21 PM Frota de Uberlândia cresce mais que população nos últimos 10 anos
Na década, o número de veículos aumentou 84,7%, enquanto a população cresceu 19,7% Walace Torres | Editor
Atualizada: 20/12/2010 - 09h44min
Média (0 votos)
Alterar o tamanho
do texto
Em um futuro não muito distante, as máquinas poderão superar os homens e mulheres em Uberlândia. Pelo menos em termos quantitativos. Em se tratando de veículos de duas, três e quatro rodas, o ritmo de crescimento na última década registrou uma aceleração impressionante, se comparada com a evolução da população no mesmo período. Foram quatro vezes mais.
Dados do Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) de Uberlândia mostram que o crescimento da frota veicular do município entre os anos de 2000 e 2010 foi de 84,73%.
Nesse mesmo período, a população de Uberlândia cresceu 19,77%, segundo o Censo do IBGE. Há dez anos, a cidade tinha uma frota de 168.121 veículos e uma população de 501.214 habitantes. A relação era de 2,98 habitantes por veículo registrado na cidade. Uma década depois, essa mesma proporção é de 1,92. A frota atual, até dados de novembro, é de 310.585 veículos para uma população de 600.285 habitantes.
Em relação à frota veicular, a categoria que mais cresceu foi a de motocicletas. Em 2000, havia 12,29 habitantes para cada motocicleta registrada em Uberlândia. Hoje, essa relação caiu pela metade – são 6,5 habitantes por motocicletas. A quantidade de veículos dessa categoria, que abrange além de motocicleta, as motonetas, os quadriciclos, os side-car e os triciclos, mais que dobrou em dez anos. O número saltou de 40.782 para 92.163 unidades, o que representa um aumento de 125,98%.
Considerando apenas a categoria automóveis, que contempla ainda camionetas e utilitários, o crescimento entre 2000 e 2010 foi de 57,67%. No ano 2000, Uberlândia tinha 4,65 habitantes por automóvel registrado (107.716 no total). Hoje, são 3,53 pessoas por unidade (169.836).
Cidade precisa reorganizar dos Espaços Urbanos
Denise Labrea “Ritmo de crescimento da frota em Uberlândia é preocupante”
A reorganização dos espaços urbanos, no sentido de reduzir o máximo possível a quantidade de viagens, é a principal discussão que precisa ser feita no momento, segundo a professora do Instituto de Geografia da UFU Denise Labrea Ferreira. Segundo ela, com a melhora do poder aquisitivo e da capacidade de endividamento, mais pessoas passaram a ter a possibilidade de adquirir um veículo. “Antes via-se muitas bicicletas num canteiro de obras, hoje a gente percebe a presença de muitos carros”, disse. “Tanto a frota cresce proporcionalmente mais que a população, como os acidentes crescem porcentualmente mais que a frota”.
Para Labrea, o ritmo de crescimento da frota em Uberlândia é preocupante. “Se não for pensado agora, teremos uma deseconomia urbana. Tanto pelo estresse das viagens, pelo número de acidentes, como pelo tempo de deslocamento.”
A especialista em trânsito aponta que, com o aumento da frota, é preciso se pensar em melhorias no transporte e na infraestrutrura para reduzir o número de veículos no sistema viário. Ela cita como exemplo novos loteamentos que devem ser planejados de forma a oferecer o máximo de serviços próximos. “Se para tudo que a pessoa precisa, como ir ao comércio, levar os filhos na escola, ir ao trabalho, ela tiver que se deslocar [com o veículo], a cidade não aguenta”, afirmou.
UBERLÂNDIA
EVOLUÇÃO DA FROTA VEICULAR
Ano veículos habitantes*
2000 168.121 501.214
2001 171.829 510.331
2002 177.838 519.611
2003 183.354 529.061
2004 188.838 538.690
2005 203.992 548.496
2006 215.809 558.478
2007 231.980 568.648
2008 256.484 579.000
2009 282.857 589.548
2010 310.585 600.285
*No período de 2001 a 2008, o IBGE fez apenas estimativa da população; em 2009, projeção; e nos anos de 2000 e 2010 houve censos
VEÍCULOS
EVOLUÇÃO POR CATEGORIAS
Ano automóveis motocicletas
2000 107.716 40.782
2001 115.037 37.169
2002 105.735 42.022
2003 108.629 44.114
2004 111.392 46.290
2005 118.194 52.600
2006 122.784 58.523
2007 128.458 67.195
2008 139.300 77.720
2009 154.811 84.789
2010 169.836 92.163
Fontes: Detran-MG e Settran
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/12/20/50584/frota_de_uberlandia_cresce_mais_que.html
Certo ou errado, esse censo de Uberlândia vai mudar muito numero urbanistico estratégico...
Mais de 90 mil motos é quase o dobro de Contagem.
fumarato March 20th, 2011, 04:16 PM Pela imagen de Uberaba da pra ter um pouco de noção de como está o trânsito nessa cidade. IMPOSSÍVEL TRAFEGAR PELO CENTRO E ALGUNS BAIRROS!!!
Socorro! :bash:
DANIEL LANNA May 14th, 2011, 03:51 PM Dados sobre a frota pode ser relativo, as maiores locadoras de veiculos do país emplacam seus carros em Curitiba, porém esses veiculos não circulam em Curitiba, Minas Gerais tb e muito prejudicada com isso, cidades como Uberlândia e Juiz de Fora poderiam ter números maiores se fosse levado em conta e evasão de emplacamentos, ou seja os veiculos rodam nas ruas da cidade, porém não estão nos números do detram/mg, em Uberlândia sei que muita gente emplaca os carros em cidades do estado de Góias, ja aqui em Juiz de Fora e muito comum as pessoas emplacarem seus automoveis no Estado do Rio de Janeiro, principalmente Duque de Caxias, Três Rios,e Paraiba do Sul, porém isso ja esta mudando tb, agora o pessoal está preferindo emplacar seus automoveis em cidades capixabas, o que tem de carro aqui com placa de Guarapari, Marataizes..rs... o pessoal diz que faz isso pq lá as taxas de IPVA são bem menores do que as de Minas Gerais, infelizmente eles tem razão nosso IPVA e muito caro..
Julio Rocha May 16th, 2011, 04:42 PM Tuk-tuk: da Índia para as ruas de Minas
Com espaço para até 3 pessoas, triciclo também usado na Tailândia e Peru pode aliviar transporte público no Estado
Augusto Franco - Repórter - 16/05/2011 - 04:06
http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/tuk-tuk-1.280375!/image/1169801005.jpg_gen/derivatives/landscape_250/1169801005.jpg
Até mesmo nas praias, o tuk-tuk pode garantir um bom desempenho
http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/triciclo-1.280374!/image/1169801005.jpg_gen/derivatives/landscape_250/1169801005.jpg
Triciclos têm baixo custo e podem ser usados nos aglomerados urbanos
Tuk-tuk na Índia, riquixá na Tailândia, cocotaxi ou torito no Peru. O nome, invariavelmente curioso, batiza pequenos triciclos com capacidade para até três pessoas e pode se tornar familiar para moradores de Belo Horizonte e de Minas Gerais nos próximos meses. A iniciativa de difundir o modelo é da Sertãobras, organização não-governamental mineira que defende também o queijo artesanal.
A ideia é que as motinhas adaptadas ou triciclos produzidos em série cheguem para complementar o transporte público, levando pessoas às suas casas em locais onde os ônibus e metrôs não chegam. Também que virem moda em cidades de pequeno porte, onde as linhas regulares são ineficientes ou simplesmente não existem. "É uma alternativa de baixo custo, que pode levar as famílias ou pequenas cargas de maneira mais segura que as motos", destaca Leonardo Dupin, da Sertãobras.
O modelo também foi defendido pelo professor Roberto Monte-Mor, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), ligado à UFMG. O professor coordenou as discussões para a elaboração do Plano Diretor para Desenvolvimento (PDDI). Segundo ele, os veículos seriam uma forma de a população ir das grandes estações de trem ou ônibus até suas casas.
Em vilas e favelas, o modelo tem a vantagem de passar por vias estreitas carregado com até três pessoas ou com carga. O professor defende que, para aglomerados urbanos do porte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nenhum modelo sozinho é capaz de resolver a questão da mobilidade. "Temos que pensar o transporte dentro de um modelo multimodal. Metrô para grandes cargas, ônibus para médias, e outras soluções, inclusive os tuk-tuks, mototaxis e bicicletas nas pontas", destaca.
Para tentar difundir a ideia, a Sertãobras apoiou o projeto Viaje por un SoL, do cineasta Eryk Rocha. Desde o início deste mês, o site da ONG (www.sertaobras.org.br) vem divulgando 12 pequenos vídeos - um por semana - sobre os carrinhos no Peru. Os vídeos são amostras de um documentário de 52 minutos para a televisão, atualmente em fase de pós-produção. As filmagens aconteceram em dezembro de 2010. A equipe de filmagem percorreu a capital, Lima, e as cidades de Sechura, Bagua, Tarapoto, Iquitos e Pucallpa, reunindo mais de 60 horas de material bruto.
Filho do cineasta Gláuber Rocha, Eryk nasceu em Brasília, em 1978, e viveu em vários países da América Latina. Estudou cinema na Escola San Antonio de Los Baños, em Cuba, onde realizou "Rocha que voa" (2002), seu primeiro longa-metragem. Atualmente, exibe nos festivais o filme "Transeunte", seu primeiro longa-metragem de ficção. O filme ganhou o prêmio da crítica no festival de Brasília 2010, além do prêmio de melhor ator e melhor desenho sonoro, e tem estreia programada para junho de 2011.
Antes de chegarem às ruas, no entanto, os carrinhos terão que passar por estradas sinuosas, a principal delas o Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com informações do Denatran, atualmente não existe regulamentação para este tipo de triciclo no Brasil. Em linhas gerais, a lei determina que triciclos e quadriciclos só podem rodar fora de vias públicas - ou seja, locais como praias e fazendas.
A outra possibilidade é que motocicletas recebam as carrocinhas adaptadas. Nestes casos, a mudança deve ser feita em oficinas credenciadas pelos Detrans nos estados e depois passar por vistorias. É o que já acontece, por exemplo, com triciclos que circulam pelas ruas. Na vistoria, equipamentos de segurança, como bancos e extintores de incêndio, são avaliados, e a categoria do documento é alterada.
Fonte:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/tuk-tuk-da-india-para-as-ruas-de-minas-1.280376
Julio Rocha May 16th, 2011, 04:49 PM Realmente o cocotaxi lembra um coco.
http://blicu.com/wp-content/uploads/2009/01/cocotaxi-cuba.jpg
Eu acho a ideia até válida. Mas deviam fazer um modelo melhorzinho. Muito feio, essas motos adaptadas então são horríveis.
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=59727927&postcount=4977
http://www.stylepark.com/db-images/cms/article/img/v297684_958_480_424-7.jpg
lucasluzmg May 16th, 2011, 07:37 PM Isso é feio d+, creeedo hahaha
bjsilva May 26th, 2011, 02:48 AM 15 maiores frotas em abril de 2011:
BELO HORIZONTE - 1366572
UBERLANDIA - 319872
CONTAGEM - 241162
JUIZ DE FORA - 183046
UBERABA - 159634
MONTES CLAROS - 141800
BETIM - 124135
IPATINGA - 110265
DIVINOPOLIS - 98855
GOVERNADOR VALADARES - 94842
SETE LAGOAS - 85817
POCOS DE CALDAS - 77795
PATOS DE MINAS - 71284
RIBEIRAO DAS NEVES - 67574
POUSO ALEGRE - 59085
fonte: http://www.denatran.gov.br/frota.htm
As posições permanecem inalteradas. Uberaba como sempre, impressionante. Ipatinga tcomeçando a dar um gas a frente de GV e Divinopolis.
Norton_adm May 26th, 2011, 06:18 PM Uberaba cada vez mais aumentando sua frota... cada dia tá pior viu levando em consideração que a cidade é muito concentrada, fica difícil dirigiar no hipercentro e região central da cidade.
Cada vez mais encostando em Juiz de Fora.
Tudo que é contrução grande é Feita na Região central da cidade, nada é feito muito longe da área central.
Entre dois a três anos a área central vai ganhar um Novo Shopping com 10 torres sendo 5 de apartamentos e hoteis.
Hospital Regional e hipermercados. Imagina como vai ficar o trânsito nessa região...
Sem contar o que já foi construído e por ai vai... Quero só ver o que vai virar..
bjsilva May 27th, 2011, 12:02 AM Uberaba cada vez mais aumentando sua frota... cada dia tá pior viu levando em consideração que a cidade é muito concentrada, fica difícil dirigiar no hipercentro e região central da cidade.
Cada vez mais encostando em Juiz de Fora.
Tudo que é contrução grande é Feita na Região central da cidade, nada é feito muito longe da área central.
Entre dois a três anos a área central vai ganhar um Novo Shopping com 10 torres sendo 5 de apartamentos e hoteis.
Hospital Regional e hipermercados. Imagina como vai ficar o trânsito nessa região...
Sem contar o que já foi construído e por ai vai... Quero só ver o que vai virar..
Norton , quem dera minha cidade , Ipatinga, tivesse a mesma "pujança" econômica que as cidades do triangulo... Uberaba e Uberlândia "cheiram investimento".
O trânsito aqui está caótico. A frota cresce numa média um pouco superior ao resto da região leste. Existe ainda a frota flutuante das BRS 381 e 458, e das vizinhas Coronel Fabriciano e Timoteo, que juntas possuem 180 mil habitantes.
Apesar da boa infra-estrutura viária em algumas regiões, a maioria das avenidas da cidade são bem pequenas e com piso antigo, precisando refazer... Enquanto o triangulo cresce e se desenvolve, aqui assistimos ao entra e sai de prefeitos, corrupção e desvio de verba pública... Obras na cidade, nenhuma...
Dias melhores ainda virão para Ipatinga e Governador Valadares. Quem sabe depois da duplicação da 381.
Norton_adm May 27th, 2011, 04:59 PM Uberaba ficou por mais de uma década estagnada. Basta eleger um prefeito "sério" e comprometido com o desenvolvimento. hehehe
Uberaba conseguiu isso a 8 Anos com o Pref. Anderson Adauto que é bem progressista. Depois dele posso enumerar uma lista de investimentos qe Uberaba conquistou nesse período que se somado dá o tríplo de decadas passadas.. enfim...
Tais investimentos trazem também consequências, que no caso é o Trânsito caótico que a cidade se encontra...
Todo o transito da cidade está sendo reformulado.. a população chia tem hora, mas tem que fazer, agora não tem como pensar como cidade pequena mais...
Catrumano May 27th, 2011, 09:44 PM A frota de Montes Claros é significativa, o problema é que a maior parte é de Motocicletas. Ô cidade pra ter moto!:nuts:
Daniel Brunelli May 29th, 2011, 09:59 AM Pessoal, fiz uma comparação entre algumas cidades do mesmo porte das mineiras para ter uma noção.
cidades - Nº de Habitantes - N de veículos - HAB. / veículos
1ª Campo Grande-MS - 786.797 - 401.548 - 1.95 - 18ª
2ª São B. do Campo-SP - 765.463 - 457.898 - 1.67 - 7ª
3ª Santo André-SP - 676.407 - 425.461 - 1.58 -4ª
4ª São J. dos campos-SP - 629.921 - 326.089 - 1.93 - 17ª
5ª Ribeirão Preto-SP - 604.682 - 406.929 - 1.48 -3ª
6ª Uberlândia-MG - 604.013 - 319.872 - 1.888 - 16ª
7ª Contagem-MG - 603.442 - 241.152 - 2.50 - 25ª
8ª Sorocaba-MG - 586.625 - 334.095 - 1.75 11ª
9ª Feira de Santana-BA - 556.642 - 167.501 - 3.32 - 29ª
10ª Cuibá-MT - 551.095 - 276.068 - 1.99 - 20ª
11ª Juiz de Fora-MG - 516.247 - 183.046 - 2.82 - 26ª
12ª Joinville-SC - 515.288 - 287.997 - 1.78 - 12ª
13ª Londrina-PR - 506.701 - 299.139 - 1.69 - 8ª
14ª Niteroi-RJ - 487.562 - 212.807 - 2.29 - 24ª
15ª Campos Goytacazes-RJ- 463.731 - 142.695 - 3.24 - 28ª
16ª Caxias do Sul-RS - 435.564 - 242.736 - 1.79 - 13ª
17ª São J. do R. Preto-SP- 408.258 - 289.664 - 1.40 - 1ª
18ª Piracicaba-SP - 364.571 - 226.574 - 1.60 - 5ª
19ª Montes Claros-MG - 361.915 - 141.800 - 2.55 - 26ª
20ª Maringá-PR - 357.077 - 246.673 - 1.44 - 2ª
21ª Baurú-SP - 343.937 - 207.821 - 1.65 - 6ª
22ª Anápolis-GO - 334.613 - 177.660 - 1.883 - 15ª
23ª Pelotas-RS - 328.275 - 149.500 - 2.19 - 23ª
24ª Vitória-ES - 327.801 - 165.228 - 1.98 - 19ª
25ª Canoas-RS - 323.827 - 147.740 - 2.19 - 22ª
26ª Franca-SP - 318.640 - 13ª 185.563 - 1.71 - 9ª
27ª Ponta Grossa-PR - 311.611 - 145.901 - 2.13 - 21ª
28ª Uberaba-MG - 295.988 - 159.634 - 1.85 - 14ª
29ª Cascavel-PR - 286.205 - 165.083 - 1.73 - 10ª
São José do Rio Preto foi a cidade que tem mais veiculo por habitante! 1.40
Uberaba foi a cidade mineira mais bem colocada em 14ª colocada! 1.85
Juiz de Fora foi a cidade mineira com menos veiculo por habitante! 2.82
A cidade com menos veiculo por habitante foi Feira de Santana! 3.32
Vemos que as cidades mineiras ainda são pobres se comparadas com cidades de SP e PR!
* A unica cidade do nordeste que coloquei foi Feira de Santana, porque o índice cairá muito, então coloquei as cidades médias mais importantes.
Vamos aumentar essa lista, se alguém quiser melhora-la, agradeço!!!
Daniel Brunelli May 29th, 2011, 11:46 AM Agora uma comparação entre habitante por automóvel
São José do Rio Preto - 2.48
Ribeirão Preto - 2.50
Maringá - 2.63
Londrina - 2.84
Uberaba - 3.34
Uberlândia - 3.59
Juiz de Fora - 4.07
Montes Claros - 6.01
Uma vergonha Minas estar tão atrasada assimm!!!!
Leojf May 31st, 2011, 06:24 AM [QUOTE=Norton_adm;78479020]
Cada vez mais encostando em Juiz de Fora.QUOTE]
Ñ ta ñ. So de curiosidade eu fiz umas contas, e de 2008 para 2011 a diferença aumentou 1872 veículos.
Rdx MG May 31st, 2011, 06:45 AM Agora uma comparação entre habitante por automóvel
Ribeirão Preto - 2.50
Maringá - 2.63
Londrina - 2.84
Uberaba - 3.34
Uberlândia - 3.59
Juiz de Fora - 4.07
Montes Claros - 6.01
Minas é mais pobre, queria o quê?
Julio Rocha May 31st, 2011, 11:32 PM PAIXÃO »
O caça-carrões
Fã de automóveis exclusivos, estudante fotografa superesportivos de marcas como Ferrari e Porsche, que rodam em cidade do interior. Conteúdo é compartilhado na web
Bruno Freitas (brunofreitas.mg@diariosassociados.com.br) - Estado de Minas
Publicação: 31/05/2011 16:53 Atualização:
http://imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2011/05/31/43932/20110531165435114681i.jpg
Nas horas de folga, Igor tira o celular do bolso e flagra os bólidos estacionados nas ruas de Itaúna; para não ter problemas, o adolescente altera letras e números das placas dos carros
De Itaúna, MG - Situada na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, Itaúna, a 80 quilômetros de Belo Horizonte, não figura entre os municípios que mais emplacam carros zero quilômetro no estado. Além disso, nem sequer tem concessionária de marca importada. Mas as ruas da cidade de 85 mil habitantes têm se tornado uma vitrine de superesportivos que, entre outros, inclui BMW M6 Coupé, Mercedes-Benz SL 63 AMG, Nissan 370Z e Porsche 911. Um verdadeiro salão do automóvel a céu aberto para o estudante Igor Henrique Herculano. Apaixonado por modelos exclusivos, o adolescente de 15 anos tem como hobby fotografar os carrões da cidade. Com um celular na mão, Igor produz as imagens na rua e quando chega em casa publica e comenta as fotos num blog que criou, o Itaúna Super Carros. “Decidi criar o blog com o propósito de mostrar que uma cidade pequena como Itaúna tem mais carros exclusivos do que muitas cidades maiores de Minas Gerais. Inclusive há modelos aqui em Itaúna que são raríssimos de ver nas ruas, como Ferrari 458 Itália e Porche 911 GT2 RS”, explica.
http://imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2011/05/31/43932/20110531165511826679i.jpg
458 Itália é uma das Ferraris de Itaúna
Do início do blog, em outubro de 2010, até a última postagem, Igor calcula já ter publicado mais de 20 carrões da cidade. Trabalho que apesar de não ter muito tempo na web, já lhe rendeu reconhecimento. “A primeira foto que fiz foi de um Porsche 911 Carrera. Tempos depois fui abordado pelo dono do Porsche, que disse que tinha visto um vídeo que fiz do carro dele no YouTube. Outro dia o proprietário de uma BMW Z4 SDrive 23i chegou perto de mim na rua e contou que o filho dele já havia visto meu blog. Perguntei se ele gostava das fotos e o dono do BMW me respondeu que eram muito boas. Foi muito legal. Ele até me levou para dar uma voltinha no carro”, comemora o adolescente, que diz nunca ter tido problemas ao fotografar os bólidos nas ruas e, além do blog, mantém uma galeria de fotos no site Flickr e vídeos no YouTube.
Confira a galeria completa com as fotos dos carrões de Itaúna! (http://www.vrum.com.br/app/301,4/2011/05/31/interna_galeriadefotos,1118/carroes-de-itauna.shtml)
GALERIA E VÍDEO Entre os carros publicados pelo estudante na galeria do Flickr estão modelos mais comuns de ver nas ruas brasileiras, como Audi A4, BMW Série 3, Chevrolet Camaro, smart fortwo, Range Rover e Porsche Cayenne. Curiosamente, é na galeria do Flickr que Igor recebe maior número de comentários nas fotos. “Tenho mais comentários na galeria do que no blog. Além disso, outros colegas que também fotografam carros exclusivos em Brasília, Belo Horizonte e Curitiba por hobby comentam nas postagens que faço”, revela. Por outro lado, um visitante do YouTube já chegou a duvidar da veracidade de um dos vídeos que Igor postou no site. “Filmei a Ferrari 458 Itália acelerando numa avenida de Itaúna e um usuário do site comentou alegando que o carro era uma réplica, devido à baixa qualidade do vídeo. O som comprova que se trata de uma autêntica Ferrari e, portanto, ficou desmentido”, conta Igor.
http://imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2011/05/31/43932/20110531165610851955u.jpg
Blog na internet mostra os carrões da cidade do interior de Minas Gerais
COLEÇÃO O fato de haver tantos carrões circulando nas ruas em um município de interior poderia soar como disputa de imagem entre os moradores mais ricos da cidade. Para Igor, no entanto, a variedade no emplacamento de modelos raros se reflete na paixão por carros. “Acho que as pessoas de Itaúna estão comprando carros caros porque gostam mesmo de automóveis. Tem proprietário aqui que tem mais de um modelo superesportivo. É o caso do dono da Ferrari 458 Itália, que também tem uma Ferrari Califórnia”, diz o estudante, que só lamenta ainda não ter conseguido clicar modelos antigos da cidade, pois geralmente rodam à noite.
http://imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2011/05/31/43932/20110531165650622502i.jpg
Um Dodge Challenger estacionado na frente de um Mercedes E350 Coupé
SITES
Blog: itaunasupercarros.blogspot.com (http://itaunasupercarros.blogspot.com/)
Galeria no Flickr: www.flickr.com/photos/itaunaexotics (http://www.flickr.com/photos/itaunaexotics)
Fonte:
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2011/05/31/interna_noticias,43932/o-caca-carroes.shtml
lucasluzmg June 1st, 2011, 02:12 AM Minas é mais pobre, queria o quê?
IPVA alto. Maioria dessas cidades possui muitos carros de aluguel emplacados na própria cidade. Cidades fronteiriças como Udi, Ura e JF possuem uma boa parte dos seus veículos de movimentação diárias emplacados em estados vizinho. To com preguiça de pesquisar, mas acho que aqui no thread mesmo mostra que mais 30mil, ou seja, 8 a 10% (acho que o numero é maior) do total de veículos que circulam diariamente em Uberlândia são emplacados em Goiás. Eu mesmo tenho carro com placa de lá, mas possuo imóvel no estado. As vantagens são incríveis.
Norton_adm June 1st, 2011, 02:27 PM Aqui em Uberaba calcula-se que 10% da Frota seja do Estado de Sp ou Goias... Algo em torno de 15mil veículos... Agora pensa...
Truta_RP June 1st, 2011, 10:23 PM Agora uma comparação entre habitante por automóvel
Ribeirão Preto - 2.50
Maringá - 2.63
Londrina - 2.84
Uberaba - 3.34
Uberlândia - 3.59
Juiz de Fora - 4.07
Montes Claros - 6.01
Que sexy minha cidade :cheers:
Mas enfim, achei estranho,tendo em vista que Uberlândia e Uberada tem ''bagagem'' pra ter numeros próximos ao das cidades paranaenses.
bjsilva June 2nd, 2011, 06:38 PM IPVA alto. Maioria dessas cidades possui muitos carros de aluguel emplacados na própria cidade. Cidades fronteiriças como Udi, Ura e JF possuem uma boa parte dos seus veículos de movimentação diárias emplacados em estados vizinho. To com preguiça de pesquisar, mas acho que aqui no thread mesmo mostra que mais 30mil, ou seja, 8 a 10% (acho que o numero é maior) do total de veículos que circulam diariamente em Uberlândia são emplacados em Goiás. Eu mesmo tenho carro com placa de lá, mas possuo imóvel no estado. As vantagens são incríveis.
Que eu saiba, procedimentos assim (residente num estado possuindo carro de outro estado) não são permitidos pelos órgãos fazendários dos estados, pois o IPVA não será convertido para a cidade onde você usa toda a infra-estrutura urbana para trafegar. De qualquer forma, mesmo a maioria deles sendo de aluguel, não é vantagem nenhuma pra uma cidade como Uberaba, ter mais 12 mil "flutuantes" de outros estados usando suas vias. Não sei, mas se você mora mesmo em Uberlândia, e anda com esse carro, tome cuidado com as blitz. Talvez essa prática seja comum por aí, e a polícia faça vistas grossas, mas aqui em Ipatinga, pintou na esquina com carro do ES ou BA, é certeiro da blitz pedir pra vc parar.
lucasluzmg June 2nd, 2011, 06:51 PM Não são permitidos a partir do momento que vc não possui imóvel, renda ou afim em no outro estado. Como disse to com preguiça, mas é só pesquisar aqui no thread mesmo que vai ver reportagem do Jornal Correio sobre os órgãos fazendários caindo em cima de pessoas que supostamente emplacavam seus carros em Goiás, mas não possuíam imóveis (ou algo relacionado) no dito estado. E é uma grande porcentagem. Agora, sinceramente, que o governo Mineiro fique atento e ao invés de executar o livre arbítrio do cidadão, ofereça oportunidades de isenção nesse IPVA caríssimo do estado. Afinal, possuímos mais malha viária, mas nosso numero de veículos (e arrecadação) é infinitamente maior que um estado como Goiás.
bjsilva June 2nd, 2011, 06:59 PM Não são permitidos a partir do momento que vc não possui imóvel, renda ou afim em no outro estado. Como disse to com preguiça, mas é só pesquisar aqui no thread mesmo que vai ver reportagem do Jornal Correio sobre os órgãos fazendários caindo em cima de pessoas que supostamente emplacavam seus carros em Goiás, mas não possuíam imóveis (ou algo relacionado) no dito estado. E é uma grande porcentagem. Agora, sinceramente, que o governo Mineiro fique atento e ao invés de executar o livre arbítrio do cidadão, ofereça oportunidades de isenção nesse IPVA caríssimo do estado. Afinal, possuímos mais malha viária, mas nosso numero de veículos (e arrecadação) é infinitamente maior que um estado como Goiás.
Realmente, o IPVA de minas é muito caro, mas de malha viária ainda estamos muito longe de estados como SP. Uberlândia é uma exceção a essa regra, visto sua ligação com São Paulo, que é ótima. Por outro lado, aqui no leste de minas, só as cidades de Ipatinga e Governador Valadares possuem juntas, mais de 200 mil veículos, que arrecadam horrores de IPVA, mas somos obrigados a conviver com a rodovia da morte (381).
lucasluzmg June 2nd, 2011, 07:06 PM ^^
Sem contar que as grandes rodovias do estado são federais. A impressão que fica é que vc paga o IPVA mais caro do Brasil e não recebe nada em retorno, especificamente aqui na região. Agora o que o pessoal anda fazendo realmente é ilegal, cadastram seus veículos em endereços "laranjas" em estados como SP ou GO e usufruem da malha viária urbana em MG. Concordo que é errado, mas acho que tem que ter uma movimentação do governo estadual pra no mínimo "competir" com promoções, isenções etc em bolsões fronteiriços com esses estados. E não apenas no quesito IPVA, mas como ICMS e outras tributações.
Daniel Brunelli June 19th, 2011, 05:55 AM Maiores frotas em maio de 2011:
BELO HORIZONTE - 1.366.572 - 1.377,357
UBERLANDIA - 319.872 - 322.240
CONTAGEM - 241.162 - 243.300
JUIZ DE FORA - 183.046 - 184.487
UBERABA - 159.634 - 161.104
MONTES CLAROS - 141.800 - 142.622
BETIM - 124.135 - 125.152
IPATINGA - 110.265 - 111.214
DIVINOPOLIS - 98.855 - 99.601
GOVERNADOR VALADARES - 94.842 - 95.289
SETE LAGOAS - 85.817 - 86.674
POCOS DE CALDAS - 77.795 - 78.233
Uberaba teve um aumento na frota de veículos maior que Juiz de Fora
Daniel Brunelli July 13th, 2011, 01:20 PM editt.
Daniel Brunelli July 13th, 2011, 01:22 PM Maiores frotas em junho de 2011:
BELO HORIZONTE - 1.366.572 - 1.377,357 - 1.388.961 (+ 11.604)
UBERLANDIA - 319.872 - 322.240 - 325.104 (+ 2.864)
CONTAGEM - 241.162 - 243.300 - 245.342 (+ 2.042)
JUIZ DE FORA - 183.046 - 184.487 - 185.489 (+ 1.002)
UBERABA - 159.634 - 161.104 - 162.353 (+ 1.249)
MONTES CLAROS - 141.800 - 142.622 - 143.344 (+ 0.722)
BETIM - 124.135 - 125.152 - 125.519 (+ 0.367)
IPATINGA - 110.265 - 111.214 - 112.072 (+ 0.858)
DIVINOPOLIS - 98.855 - 99.601 - 100.322 (+ 0.721)
GOVERNADOR VALADARES - 94.842 - 95.289 - 95.587 (+ 0.298)
SETE LAGOAS - 85.817 - 86.674 - 87.551 (+ 0.877)
POCOS DE CALDAS - 77.795 - 78.233 - 79.207 (+ 0.974)
Norton_adm July 15th, 2011, 01:54 AM A espectativa é que a frota de Uberaba chegue em Dezembro a 170.000
Muita coisa.. rsss
Daniel Brunelli July 16th, 2011, 02:49 PM Se Uberlândia for nesse ritmo, irá alcançar a média de Ribeirão, Londrina e São José do Rio Preto bem rápido!!!
O crescimento da frota de Uberlândia da duas e meia de Uberaba, deve passar Uberaba na média de habitantes por carro até o final do ano.
Driano MG July 16th, 2011, 04:06 PM ^^
Só lembrando que esse total da frota é geral, incluindo caminhões, ônibus, tratores, etc.
Tanto Uberaba, Uberlândia e Montes Claros tem um número de motos e motonetas mto superior ao de JF.
Norton_adm March 8th, 2012, 06:58 AM Veículos Jan 2011
1º BELO HORIZONTE --1.341.648
2º UBERLANDIA -------312.896
3º CONTAGEM --------235.863
4º JUIZ DE FORA -----179.543
5º UBERABA ----------156.428
6º MONTES CLAROS --138.533
7º BETIM ------------118.611
8º IPATINGA ---------107.796
9º DIVINOPOLIS -------96.916
10º GOV. VALADARES --93.400
Veículos Jan 2012 - Crescimento 11/12
1º BELO HORIZONTE --1.442.566 - 7,00%
2º UBERLANDIA -------343.289 - 8,85%
3º CONTAGEM --------258.985 - 8,93%
4º JUIZ DE FORA -----194.368 - 7,63%
5º UBERABA ----------170.695 - 8,36%
6º MONTES CLAROS --152.910 - 9,40%
7ºBETIM ------------133.478 - 11,14%
8º IPATINGA ---------116.976 - 7,85%
9º DIVINOPOLIS -------105.182 - 7,86%
10º GOV. VALADARES --99.304 - 5,95%
Habitantes Estimativa 2011
1º BELO HORIZONTE ...2.385.639
2º UBERLANDIA ............611.903
3º CONTAGEM ..............608.714
4º JUIZ DE FORA ..........520.810
5º BETIM ....................383.570
6º MONTES CLAROS ......366.134
7º UBERABA .................299.360
8º GOV.VALADARES .......264.960
9º IPATINGA ................241.538
10º DIVINÓPOLIS .......215.246
H/V
Belo Horizonte---1,65
Uberaba---------1,75
Uberlândia-------1,78
Divinópolis 2,04
Ipatinga---------2,06
Montes Claros---2,39
Contagem-------2,35
Gov. Valadares---2,67
Juiz de Fora 2,68
Betim 2,87
Norton_adm March 8th, 2012, 07:04 AM BETIM, MONTES CLAROS e CONTAGEM com crescimento de de 11,14% - 9,40% - 8,93% respectivamente.
Norton_adm March 8th, 2012, 07:07 AM Belo Horizonte (1,65), Uberaba (1,75) e Uberlândia (1,78) respectivamente.
Uberaba pelo seu porte, surpreende muito, e os motoristas não agradecem.
Vithor Augusto March 8th, 2012, 04:38 PM Eu não fico feliz com esses dados não. Quanto mais carros, mais engarrafamentos(coisa que quase inexiste em Uberlândia).
bjsilva March 12th, 2012, 03:30 AM Ipatinga tá bem nessa estatística, o que mostra as boas condições de consumo dos moradores da cidade. Apesar de ter uma boa infra-estrutura viária com várias vias largas, algumas medidas estão sendo tomadas para melhorar as condições no trânsito. Várias obras de novas avenidas, viadutos, já estão em andamento ou ainda vão começar na cidade, para desafogar algumas áreas.
|
|