View Full Version : BH - Pintura de casas valoriza comunidade do aglomerado Santa Lúcia

snt3000
April 1st, 2008, 05:07 AM
Congresso internacional cita ação em aglomerado de BH

Iniciativa de escola uniu população em torno da valorização da comunidade

CAROLINA COUTINHO

Pintar as casas e os postes de luz do aglomerado Santa Lúcia, na região Centro- Sul de Belo Horizonte, de amarelo, azul, rosa, laranja, verde, branco e lilás, não só alegrou a vida da comunidade local como também se tornou um exemplo de cidadania. O projeto Colorindo meu Caminho, implantado em abril de 2007 pela Escola Municipal Ulisses Guimarães, tinha, inicialmente, a intenção de deixar mais bonito e alegre o trajeto dos estudantes até a escola.

Porém, a iniciativa contagiou os moradores e os uniu em torno de um mesmo objetivo: valorizar a comunidade onde vivem.

O projeto e seus efeitos foram reconhecidos pela Associação Internacional de Cidades Educadores (Aice) como exemplo de educação, integração social e cidadania e será exibido na décima edição do Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece em São Paulo, de 24 a 26 de abril, com a participação de 12 países. De acordocom Vera Lúcia Salvatore, membro do comitê organizador do congresso, o que mais chamou a atenção no Colorindo meu Caminho foi sua capacidade de estar alinhado aos princípios das cidades educadoras. "Os pré-requisitos para uma atividade ou projeto ser reconhecido pela Aice giram em torno de sua capacidade de estimular a identidade e diversidade de um local, transformar espaços e dinâmicas urbanas, estabelecer parcerias e ser relevante no contexto social", explica Vera Lúcia.

A vice-diretora da Escola Municipal Ulisses Guimarães, Zanira Silva Duarte, disse que os alunos passaram a preservar muito mais o ambiente onde moram. Cerca de 300 crianças participaram do Colorindo meu Caminho. A escola, de acordo com Zanira, também teve o papel fundamental de fornecer o material necessário para a pintura das casas, como tinta e pincéis. As casas que não tinham reboco também ganharam novo acabamento. Areia e cimento foram doados pela instituição de ensino.

"Primeiro fizemos um trabalho de conscientização comas crianças. Depois, passamos a envolver os moradores no projeto, que tinham que dar permissão para que seus imóveis fossem pintados." Todo mundo se envolveu e a mão-de-obra ficou a cargo dos próprios moradores das casas, um ajudando o outro em sistema de mutirão. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o projeto, que faz parte do programa Escola Integrada, do governo municipal, deverá ser expandido para outros locais.

Realizado pela primeira vez numa cidade da América Latina, o congresso internacional em São Paulo vai mostrar também outras cem experiências.

Raio X
O aglomerado Santa Lúcia
4 pontos compõem o aglomerado: Morro do Papagaio, Barragem Santa Lúcia, Vila Esperança e Vila Estrela

33 mil é a população estimada do aglomerado, localizado na região Centro-Sul da capital, em meio a uma região nobre da cidade

3.650 é o número de residências existentes no aglomerado, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte

1.300 alunos estão matriculados na Escola Municipal Ulisses Guimarães, responsável por implantar o projeto Colorindo o Meu Caminho

Cor agradou a toda a família de estudante

A casa do estudante Luiz Henrique Mendes da Silva, 16, foi pintada de verde-claro. Seu pai foi o responsável por escolher atonalidade. Segundo o menino, a cor agradou a toda a família. “Antes desse projeto, minha casa não tinha nem reboco. Acho que não só o caminho da escola ficou mais alegre, mas também nossa vida,” disse .

A estudante Júlia da Silva, 8, também está satisfeita. “Minha casa era branca, mas estava feia. Agora é rosa”, comemora.

José Laerte Lopes, 48, morador do aglomerado, também teve a casa pintada. O maior benefício, segundo ele, foi a diminuição da discriminação. “Acho que essa alegria e capricho com as casas nos tornou mais bem-vis- Projeto. Colorindo meu Caminho foi implantado em abril de 2007 pela Escola Municipal Ulisses Guimarães tos na cidade”, disse. (CCo)

Publicado em: 31/03/2008

O Tempo (http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=877&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=74862&IdTipoNoticia=1)

Bruno BHZ
April 1st, 2008, 05:34 AM
33 mil a população
3600 residências...

OK... Ou um, ou outro...9 pessoas por casa não dá!!! Será que estão superestimando a população de favelados da cidade?

Estou achando que o resultado dessa pintura de casas ficou aquém do esperado, continua feio, as esquadrias, telhas de amianto, reboco não uniforme, etc, mantém o aspecto tosco de tudo.

snt3000
April 1st, 2008, 12:11 PM
Tira uma fotinha pra 'nóis' ! Eu queria ver o resultado.

muckie
April 4th, 2008, 08:18 PM
um charme a mais

Inconfidente
April 4th, 2008, 11:27 PM
Olha, realmente o aspecto ficou bem melhor. Mas ainda assim, gostaria que a favela fosse substituída por um bairro.

Astronauta
April 6th, 2008, 01:16 AM
Tira uma fotinha pra 'nóis' ! Eu queria ver o resultado.

No link da reportagem tem uma:

http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20080331/foto_30032008185908.jpg

Me lembra aquele episódio dos Simpsons no Rio, que menciona as favelas coloridas.... :ohno: Mas ao menos não é aquele mar de casas laranja-tijolo. É claro, sempre pode ser melhor, como residências de verdade...

Inconfidente
April 6th, 2008, 02:27 PM
^^ Essa parte não está muito boa não. Bom mesmo é justamente na parte que dá para a BR-356. Porque será, né... :lol:

Tico_ES
April 30th, 2008, 05:06 PM
Aqui em Vitória tb temos várias dessas favelas pintadas (um dos projetos chama-se 'Vitória das Cores'). Eu, pessoalmente, não gosto. Pra mim tem que ter muito mais que isso. Sempre rola parceria entre o governo municipal, alguma institiução de ensino e o "4º poder"...daí :ohno:

De "embelazamento" pra mim nao tem nada