View Full Version : Conclusão da CRIL

Pages : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20 21 22

Sky11
July 2nd, 2010, 01:17 PM
Ah bom.... afinal há uma solução possível....

Pois já o disse, eu sei que é mais caro. Mas mais caro quanto? sabem?
E sobretudo mais caro quando? A curto prazo certamente! E a médio e longo prazo?

Alguem consegue medir o impacto desta obra a longo prazo na cidade? Alguem se deu ao trabalho?

Vistas curtas! Welcome to Portugal.

Porque será que em Madrid optaram pela M-30....?
Porque será que optamos por ter sanitas nos wc de casa....? era mais barata sem sanitas.

Agora que até existem sistemas de portagens cobradas através de pórticos (sistema a ser aplicado nas ex-SCTUs) até se podia cobrar portagem neste troço da CRIL.

Por exemplo:
Custo desta CRIL = 200.000.000€
Custo da minha CRIL = 300.000.000€
Diferença = 100.000.000€
TMD previsto = 100.000 veiculos / dia ou cerca de 30.000.000 / ano

Se cobrar €0,50 por veiculo, temos uma receita de 15.000.000€ / ano
Ou seja, em apenas 7 anos, tens a diferença paga pelos utilizadores....

Ou então cobra só €0,25 e demora 14 anos... se calhar seria a melhor solução e custaria menos aos utilizadores....

E só estou a falar de uma solução que pagaria o custo directo da obra....
O que me parece pela generalidade dos comentários que leio aqui é que ninguem conta com os beneficios indirectos que uma obra bem feita traria para a cidade, em termos de urbanismo, de qualidade de vida, de ambiente, etc etc etc...

RoadsterRunner
July 2nd, 2010, 01:28 PM

E sobretudo mais caro quando? A curto prazo certamente! E a médio e longo prazo?

Alguem consegue medir o impacto desta obra a longo prazo na cidade? Alguem se deu ao trabalho?

Porque será que optamos por ter sanitas nos wc de casa....? era mais barata sem sanitas.

Agora que até existem sistemas de portagens cobradas através de pórticos (sistema a ser aplicado nas ex-SCTUs) até se podia cobrar portagem neste troço da CRIL.

Por exemplo:
Diferença = 100.000.000€

Ou então cobra só €0,25 e demora 14 anos... se calhar seria a melhor solução e custaria menos aos utilizadores....

O que me parece pela generalidade dos comentários que leio aqui é que ninguem conta com os beneficios indirectos que uma obra bem feita traria para a cidade, em termos de urbanismo, de qualidade de vida, de ambiente, etc etc etc...

É assim.
Eu vejo as coisas pelo lado real.
Gostava imenso de saber como é que chegaste a esse valor de 300 milhões de euros.

Sky11
July 2nd, 2010, 01:35 PM
^^Em Madrid calcularam o custo e fizeram a obra....
Em Lisboa fazemos merda....

300.000.000€ chegam para fazer um tunel continuo de 3 km.... e atenção que 1/3 desta obra (na zona da Falagueira) podia ser feito a céu aberto (e depois tapado) o que é muito mais barato.

O que acho muito estranho é mesmo a falta de informação. Em Madrid esses custos estão publicados e são de facto astronómicos. Em Lisboa, nunca vi uma estimativa desses custos... Será que seria menos de 200.000.000€ ? Se calhar até seria!!!!

Muita coisa mal contada nesta obra!

Xico205
July 2nd, 2010, 02:39 PM
Não consigo perceber que desvantagens é que a CRIL pode trazer a longo prazo!!!

O muro em frente ás casas está do outro lado da rua, não está um metro à frente. Tambem os moradores da Rua Morais Soares têm o muro do cemitério em frente e não se queixam. Eu prefiro ter um muro em frente que um prédio...

RoadsterRunner
July 2nd, 2010, 02:55 PM

300.000.000€ chegam para fazer um tunel continuo de 3 km.... e atenção que 1/3 desta obra (na zona da Falagueira) podia ser feito a céu aberto (e depois tapado) o que é muito mais barato.

O que acho muito estranho é mesmo a falta de informação. Em Madrid esses custos estão publicados e são de facto astronómicos. Em Lisboa, nunca vi uma estimativa desses custos... Será que seria menos de 200.000.000€ ? Se calhar até seria!!!!

Muita coisa mal contada nesta obra!

Ah, falamos então da tal "alternativa" dos moradores do bairro de stªa cruz, mais concretamente do sr Alves ...
Enfim, tal já foi debatido aqui vezes sem conta, basta-te leres os posts onde tal foi abordado para ficares esclarecido.
Quanto aos custos, passariam de 200 milhões para qualquer coisa do género entre os 3000 e os 4000 milhões, e isto a preços calculados já há uns anos.
Mas isso são trocos, certo ?

Wolf2009
July 2nd, 2010, 06:44 PM
É que foi só isso que eu disse....

Quero lá saber se antes era pior.... ou se era zona de guerra....
Eu acho esta CRIL uma vergonha....

Eu conheço bem cidades tão diversas como Madrid, Paris, Berlim, Copenhaga, Viena, Berna (só para referir capitais) e não vejo nada tão merdoso como esta CRIL.....

Está melhor que antes? sim.
A CRIL era precisa? sem duvida

Agora que esta CRIL é uma obra terceiro mundista, sub-urbana no pior sentido, criminosa para o urbanismo, sem qualquer respeito pelos habitantes que moram perto, isso.... não tenho a mínima duvida.

E sou totalmente imune a comentários do género "ah são casas ilegais", "as pessoas já sabiam que ia ali passar uma auto-estrada", "são pretos" :ohno:

Haja respeito pelas pessoas.... e pelo futuro da cidade.

CRIL sim mas não esta merda!

Isso é o que as pessoas dizem agora quando virem que a CRIL é uma mais valia a nível de mobilidade, acessos e talvez espaços verdes calam-se logo.

Xico205
July 2nd, 2010, 07:11 PM
Isso é o que as pessoas dizem agora quando virem que a CRIL é uma mais valia a nível de mobilidade, acessos e talvez espaços verdes calam-se logo.

Não ligues a uma conversa de velho do Restelo!

rpc08
July 2nd, 2010, 08:30 PM
Se podia ter ficado melhor em termos de traçado? Sem dúvida. Se ficava melhor a zona envolvente pela alternativa melhor em termos de traçado? Não, isso significava que se mantinha tudo urbanisticamente na mesma. Por isso eu até acho que esta foi a melhor opção, porque se fez um "dois em um" que, convenhamos, não seria feito com a outra escolha.

Para além do mais, não se sabia aos anos que a CRIL ia passar por ali? Então porque é que se construiu lá?

Xico205
July 2nd, 2010, 08:38 PM
Se podia ter ficado melhor em termos de traçado? Sem dúvida. Se ficava melhor a zona envolvente pela alternativa melhor em termos de traçado? Não, isso significava que se mantinha tudo urbanisticamente na mesma. Por isso eu até acho que esta foi a melhor opção, porque se fez um "dois em um" que, convenhamos, não seria feito com a outra escolha.

Para além do mais, não se sabia aos anos que a CRIL ia passar por ali? Então porque é que se construiu lá?

:applause:

pauloluso
July 2nd, 2010, 11:12 PM

Sky, olha que como já te tinha citado, em Nice, por exemplo, acabaram um troço de AE urbana (http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Impasse+du+Square+Magnan&daddr=43.672142,7.218649&hl=pt-PT&geocode=FZqzmgIdRIduAA%3B&mra=mi&mrsp=1,0&sz=17&sll=43.672303,7.220668&sspn=0.005572,0.009645&ie=UTF8&t=h&z=17) semelhante a CRIL e que esteve parado (também durante dezenas de anos) e fizeram o mesmo ou talvez até pior nalgumas zonas.

Seguindo o teu raciocínio, pergunto porque é que eles, os franceses que dizemos ser uma referencia em termos de rodovias, não fizeram este troço em túnel?
E no caso que estou a falar, não são zonas degradadas, mas zonas muito sensiveis a nivel de barulho, poluição visual e atmosférica.
Estamos a falar da segunda cidade turística de França.

Wolf2009
July 3rd, 2010, 12:11 PM

Concordo contigo, mas esperemos que a obra fique concluída para vermos o resultado final.
A alternativa a esta CRIL era fazer a mesma só em túnel?
Já agora será que o problema do caneiro era ultrapassado?
Ficaria a Cril com a mesma altura?

RoadsterRunner
July 3rd, 2010, 02:11 PM
A alternativa a esta CRIL era fazer a mesma só em túnel?
Já agora será que o problema do caneiro era ultrapassado?
Ficaria a Cril com a mesma altura?

Isso nunca foi alternativa real, ou seja, assim que foi feita uma estimativa dos custos, estes revelaram-se ser tão astronómicos que nem sequer se pôs mais essa questão.
Essa é uma boa pergunta, é que mesmo pondo a hipótese da existência de fundos ilimitados, isso significaria que os tuneis da CRIL teriam de ficar a uma profundidade bem maior do que os actuais de forma a não alterar o curso do caneiro, embora este tivesse de ser intervencionado na mesma para prevenir fugas. A questão da maior profundidade dos tuneis teria como obstáculo a altura a que está o nó de Pina Manique, pois significaria uma rampa bastante pronunciada nessa zona talvez até superior à inclinação do Tunel do Marquês.
Não percebo a tua ultima pergunta. A que altura é que te referes ?

Barragon
July 3rd, 2010, 02:16 PM
Deve estar relacionado com a cota a que ficaria o túnel.

Possivelmente o túnel ficaria à mesma altura naquela zona... a não ser que tivesse uma inclinação maior... mas depois só iria sair na Pontinha e não teria nó nenhum.

Wolf2009
July 3rd, 2010, 03:14 PM
Isso nunca foi alternativa real, ou seja, assim que foi feita uma estimativa dos custos, estes revelaram-se ser tão astronómicos que nem sequer se pôs mais essa questão.
Essa é uma boa pergunta, é que mesmo pondo a hipótese da existência de fundos ilimitados, isso significaria que os tuneis da CRIL teriam de ficar a uma profundidade bem maior do que os actuais de forma a não alterar o curso do caneiro, embora este tivesse de ser intervencionado na mesma para prevenir fugas. A questão da maior profundidade dos tuneis teria como obstáculo a altura a que está o nó de Pina Manique, pois significaria uma rampa bastante pronunciada nessa zona talvez até superior à inclinação do Tunel do Marquês.
Não percebo a tua ultima pergunta. A que altura é que te referes ?

Já foi esclarecida a pergunta.
Falou da altura dos tais muros que incomodam muita gente no forúm e fora do mesmo.
Ainda não viram o resultado final e já estão incomodados.
O parque urbano vai ser por cima do túnel?

RoadsterRunner
July 4th, 2010, 10:25 AM
Em parte, sim.

Xico205
July 4th, 2010, 11:59 AM
Embora a obra ainda não tenha acabado, eu dou vivas ao resultado final da CRIL. Por mim está optimo. O ideal era a zona envolvente da Damaia ir abaixo, mas como isso é utópico...

pedrodepinto
July 4th, 2010, 05:01 PM
mas isso nao apaga o facto de terem enganado toda a gente com renders que nao correspondem à realidade.

Toda a gente não :lol:.. Havia já quem calculasse que os renders não seriam cumpridos ou que o resultado final não seria o que os moradores desejariam!

Jotinha
July 5th, 2010, 04:03 PM
Em Alfornelos, por exemplo, os renders têm correspondido à realidade.

Curiosamente, os moradores do Bairro de Santa Cruz diziam que a CRIL ia ter curvas muito perigosas, sendo que uma delas era no viaduto sobre a Avendia Ruy Luiz Gomes, em Alfornelos. Ora, esse é o acesso que já se encontra aberto e onde já tive oportunidade de passar a 140 km/h, sem qualquer problema...

RoadsterRunner
July 5th, 2010, 04:41 PM
É mais uma das razões a juntar ao facto de a CRIL ter de ser concluida o mais rapidamente possivel.
Alguns tem a capacidade de visualizar certas alarvidades que foram ditas, outras como não o são, deixam-se levar nesse tipo de conversas.
Eu tenho a certeza de que quando estiver tudo pronto que a esmagadora maioria dos que estiveram contra vão cair em si perante as evidências, agora o que eu não acredito é que sejam capazes de o demonstrar publicamente.

Sky11
July 5th, 2010, 08:05 PM
Não ligues a uma conversa de velho do Restelo!Podes discordar da minha opinião. Tens esse direito.
Parece-me pouco civilizado é que aches que tens o direito de fazer essa observação a quem tem uma opinião diferente da tua.

E digo-te mais: velhos do Restelo são os que não fazem nada ou estão sempre do contra. Neste caso não fazer nada significa fazer da forma usual: à bruta sem qualquer consideração pelas pessoas e pelo futuro a médio e longo prazo da cidade.

A minha ideia está muito além de fazer 3.600 metros á bruta.... fazer à bruta é fácil.... é à bruta.... é à velhos do Restelo.

Fazer bem.... isso só está ao alcance de alguns. Não vou repetir os excelentes exemplos que já citei e conheço pessoalmente. Mas para fazer bem é preciso estudar, conhecer, visitar, ter sensibilidade, etc... Coisas que os brutos não fazem nem sabem.... coitados, são brutos!

Xico205
July 6th, 2010, 01:41 AM
Não acho nada que a CRIL esteja feita à bruta. Acho que está muito bem feita até.

Tanto em espaços exteriores nas envolventes como na própria CRIL, acho que está tudo muito bom dadas as limitações pré-existentes.:banana:

pedrodepinto
July 6th, 2010, 01:52 PM
Eu tenho a certeza de que quando estiver tudo pronto que a esmagadora maioria dos que estiveram contra vão cair em si perante as evidências, agora o que eu não acredito é que sejam capazes de o demonstrar publicamente.

Eu não sou um desses... Também elogio as obras quando são bem feitas ;)!

Sky11
July 6th, 2010, 01:57 PM
Esta discussão nunca irá a lado nenhum enquanto insistirem em colocar as coisas como "antes" vs "esta CRIL".
Assim é muito fácil concordar que "esta CRIL" é melhor do que "antes". Até eu concordo com isso. Eu sou pró-CRIL.

Coloquem a discussão em "Esta CRIL" vs "Outra CRIL"...

Xico205
July 6th, 2010, 02:12 PM
E porque não, este Portugal VS Portugal utópico? :banana:

AG239
July 6th, 2010, 11:31 PM
Coloquem a discussão em "Esta CRIL" vs "Outra CRIL"...

Se para fazer "esta" foram não sei quantos anos, para fazer "outra", quantos mais seriam?

dvf
July 7th, 2010, 10:48 AM
As forças anti-progresso fazem-se sentir em todas as obras de Portugal. A CRIL tinha de avançar.

pedrodepinto
July 7th, 2010, 03:27 PM
Mas quem é que está aqui a dizer que a CRIL não tinha de avançar?

Isa1Moniz
July 9th, 2010, 04:53 PM

Mas estás a ligar? só viram as estradas feitas em Portugal,e habituados aquela paisagem das barracas,tudo para além disso está perfeito....

Isa1Moniz
July 9th, 2010, 04:59 PM

Por exemplo:
Diferença = 100.000.000€

Pois...mas para o Português... pagar.... não.

Isa1Moniz
July 9th, 2010, 05:13 PM
Não consigo perceber que desvantagens é que a CRIL pode trazer a longo prazo!!!

O muro em frente ás casas está do outro lado da rua, não está um metro à frente. Tambem os moradores da Rua Morais Soares têm o muro do cemitério em frente e não se queixam. Eu prefiro ter um muro em frente que um prédio...

Já ouviste falar de poluição ambiental?o que será?
Na rua Morais Soares não incomoda o muro,nem os mortos (a mim fazia-me impressão...) mas não queiras comparar o fluxo automóvel da cidade,para o fluxo que será na CRIL,e aquele fuminho que sai do escape...é tóxico....ou para ti não é?porque achas que temos a alteração climática e com tendências a agravar-se cada vez mais...? porque a maioria pensa como tu...infelizmente

RoadsterRunner
July 9th, 2010, 05:20 PM
O que é que polui mais ?
Milhares de carros num pára-arranca sistemático em semáforos, cruzamentos, rotundas, passadeiras, ou circulando a velocidade moderada sem interrupções ?
Se souberes respoder a isto tens resposta à tua questão da poluição.

visconde
July 9th, 2010, 09:17 PM
O que é que polui mais ?
Milhares de carros num pára-arranca sistemático em semáforos, cruzamentos, rotundas, passadeiras, ou circulando a velocidade moderada sem interrupções ?
Se souberes respoder a isto tens resposta à tua questão da poluição.
isso nao é assim tao simples..
ja devias saber que novos acessos = mais carros...

RoadsterRunner
July 9th, 2010, 09:22 PM

Vão ser mais do dobro ?
Mesmo quando forem o dobro, nessa altura os veiculos emitem muito menos poluição devido ás novas normas antipoluição.
Logo, nem nessa altura.

rpc08
July 9th, 2010, 10:02 PM

A questão que está aqui é: ou se fazia esta ou se emperrava esta para se fazer outra. Obviamente que, como estamos em Portugal, a outra ia demorar um monte de anos mais a fazer...

Já ouviste falar de poluição ambiental?o que será?

E a outra CRIL não traria também o mesmo impacto? Se calhar não o traria em tão grande magnitude por não passar pelo meio da zona urbana, mas haver haveria sempre.

AG239
July 9th, 2010, 10:06 PM
A questão que está aqui é: ou se fazia esta ou se emperrava esta para se fazer outra. Obviamente que, como estamos em Portugal, a outra ia demorar um monte de anos mais a fazer...

E durante esse monte de anos, mais construção se faria e mais entraves haveria a uma solução que fosse de encontro a todas as opiniões...

RoadsterRunner
July 9th, 2010, 10:11 PM
E a outra CRIL não traria também o mesmo impacto? Se calhar não o traria em tão grande magnitude por não passar pelo meio da zona urbana, mas haver haveria sempre.

Traria ainda mais, visto que ao não providenciar os tão necessários acessos á zona urbana de elevada densidade habitacional, os veiculos continuariam a ter de andar ás voltinhas em cruzamentos, semáforos, rotundas por ruas cheias de peões.

J.Silva
July 9th, 2010, 11:15 PM

Lembrei-me agora do novo parque no metro do senhor roubado!
Dia -1: Parque antigo lotadissimo....
Dia 0: Inauguração do parque novo....
Dia 1: Parque antigo e parque novo ambos lotadissimos!

Se o senhor roubado tivesse mil lugares de estacionamento era mil que enchia, o povo deixava de vir de bus para ir ate ao metro de carro.

Para resolver isto tudo, o concelho de Lisboa nao podia ter estradas abertas ao trafego! So BUS, metro e bicicletas.

visconde
July 10th, 2010, 12:23 AM
Vão ser mais do dobro ?
Mesmo quando forem o dobro, nessa altura os veiculos emitem muito menos poluição devido ás novas normas antipoluição.
Logo, nem nessa altura.
e se houvessem menos carros, ainda menos emitia :P
mas tambem isso pouco interessa

só sei que esta estrada, tal como todas as estradas que se fazem, durante uns meses vai ser "a estrada que vai acabar com o transito no sitio X", daqui a um tempo (meses, anos) volta tudo ao mesmo e começam logo à procura de nova alternativa para acabar com o transito na nova estrada.. À decadas que é assim e nao vai mudar

RoadsterRunner
July 10th, 2010, 09:31 AM
e se houvessem menos carros, ainda menos emitia :P
mas tambem isso pouco interessa

só sei que esta estrada, tal como todas as estradas que se fazem, durante uns meses vai ser "a estrada que vai acabar com o transito no sitio X", daqui a um tempo (meses, anos) volta tudo ao mesmo e começam logo à procura de nova alternativa para acabar com o transito na nova estrada.. À decadas que é assim e nao vai mudar

Prever que no futuro existirão menos carros é utópico, pelo menos num futuro próximo.
Eu considero que existirão melhorias significativas nas zonas residenciais envolventes á via e também nos sobrelotados eixos viários para os quais a CRIL será alternativa.
Além disso, não podemos ver esta situação como única para a resolução dos problemas de trânsito, temos de ter uma visão mais abrangente do que irá acontecer nos próximos anos, tais como, por exemplo, melhorias nos TP (Linha de Sintra/Cintura/Cascais, prolongamentos ML).
Temos tambem de ter em conta a redução de emissões dos veiculos no futuro, bem como as prováveis portagens a implementar à entrada das zonas urbanas.
É preciso notar que hoje em dia, levar o carro para o emprego no centro de Lisboa, é um luxo, pois caso não se possua lugar de estacionamento, gasta-se mais diáriamente por um lugar de estacionamento do que em combustível. E esta situação agrava-se de ano para ano, tal como o preço dos combustíveis.

Xico205
July 10th, 2010, 02:00 PM
A Segunda Circular vai continuar a ter transito, uma vez que lhe vão tirar pelo menos duas faixas em cada sentido!!!^^

dvf
July 10th, 2010, 05:00 PM

E de onde tiraste essa conclusão?

dvf
July 10th, 2010, 05:01 PM

Sim, chama-se desenvolvimento humano e crescimento das metrópoles.

dvf
July 10th, 2010, 05:02 PM
A Segunda Circular vai continuar a ter transito, uma vez que lhe vão tirar pelo menos duas faixas em cada sentido!!!^^

Onde?

Xico205
July 10th, 2010, 05:20 PM
Em praticamente todo o percurso. Dizem que vai haver excesso de oferta!!!:nuts:

dvf
July 10th, 2010, 06:43 PM
Em praticamente todo o percurso. Dizem que vai haver excesso de oferta!!!:nuts:

Sabes onde se pode ver esse tal projecto?

visconde
July 10th, 2010, 08:54 PM
hum?
duas faixas em cada sentido é metade das faixas 2a circular, isso é impossivel :lol:

que raio de projecto era esse? alguem pode ter tido essa ideia, mas isso nunca seria aprovado lol

quanto muito arranjavam forma de meter uma BUS ou assim, e mesmo assim ja seria algo "dramatico" :P

djou23
July 10th, 2010, 11:11 PM
não falaram há tempos em urbanizar os terrenos ao lado da segunda circular?...

Xico205
July 12th, 2010, 02:48 AM
Penso que o projecto que existe é ajardinar esses terrenos e aproveitá-los para práticas desportivas.

O projecto, penso que até o vi neste forum, mas não me lembro do thread.

RoadsterRunner
July 12th, 2010, 11:02 AM
O que se fala há já algum tempo é que querem fazer da 2ª circular uma avenida urbana, com largos espaços para peões e de lazer.
Isso de diminuir o nº de vias nunca ouvi falar excepto quando se falou da implementação de eléctricos rápidos, mas aqui não seriam suprimidas vias de trânsito, ficariam 2 dedicadas aos elétricos.
De quelquer das formas, existe ainda bastante espaço para a implementação dos tais passeios e zonas de lazer em redor da actual 2ª circular.
Mas não creio que vá avante isso da diminuição das vias de trânsito, por moticos óbvios.

Xico205
July 12th, 2010, 11:41 AM
Da Câmara Municipal de Lisboa eu já espero tudo!:bash:

AG239
July 12th, 2010, 01:22 PM
Falou-se na eventual eliminação de faixas na Segunda Circular, mas penso que só depois de passar algum tempo após a abertura da CRIL é que se fará um estudo mais aprofundado do tráfego de ambas as vias, para se perceber se isso será ou não viável.

visconde
July 12th, 2010, 02:12 PM
reducão de faixas nunca irá ser aprovado.

Xico205
July 12th, 2010, 03:41 PM
Em várias ruas de Lisboa reduziram. Na R. Ramalho Ortigão por exemplo. Já na Estrada da Luz, entre a Av. Lusiada e a R. Xavier Araujo acabaram com o estacionamento para se ganhar uma faixa de rodagem. Em minha opinião nem faz assim tanta falta, é mais uma manobra da CML para obrigar os automobilistas a estacionar no parque da EMEL debaixo do viaduto da Av. Lusiada.

visconde
July 12th, 2010, 06:42 PM
Em várias ruas de Lisboa reduziram. Na R. Ramalho Ortigão por exemplo. Já na Estrada da Luz, entre a Av. Lusiada e a R. Xavier Araujo acabaram com o estacionamento para se ganhar uma faixa de rodagem. Em minha opinião nem faz assim tanta falta, é mais uma manobra da CML para obrigar os automobilistas a estacionar no parque da EMEL debaixo do viaduto da Av. Lusiada.
rua ramalho ortigão nao é a segunda circular , aquilo é uma rua residencial lol
ai reduziram as faixas para transformar o bairro numa zona 30 e evitar o trafego de atravessamento. mais que duplicaram o estacionamento (passou de lateral para em espinha), e aumentaram passeios. ficou muito bom.

hoje passei na 2a circular às 15h , no sentido aeroporto->Benfica estava uma faixa em obras, era fila desde o colombo até ao radar do aeroporto .. felizmente ia no sentido contrario, depois na volta fui por outro lado :D

Xico205
July 12th, 2010, 06:45 PM
A segunda circular é só desniveis no pavimento e riscos apagados!!! Cada vez que chove lá vão os riscos do pavimento pelo cano abaixo!!! :bash:

visconde
July 12th, 2010, 06:49 PM
A segunda circular é só desniveis no pavimento e riscos apagados!!! Cada vez que chove lá vão os riscos do pavimento pelo cano abaixo!!! :bash:
na 2a circular é tudo mau.

btw, o radar antes do estadio do benfica está avariado?
pelo menos o placar que diz "RADAR 80" à meses que nao diz nada...

Barragon
July 12th, 2010, 07:50 PM
Ainda há radares? é que tenho passado lá sempre a 100 :lol:

J.Silva
July 12th, 2010, 09:28 PM

x2!!
e na avenida de ceuta a mesma coisa... la o 50 nunca mais!! :p

Xico205
July 12th, 2010, 09:32 PM
Ainda bem que acabaram com essa porcaria toda. Eu à cautela ainda abrando.

RoadsterRunner
July 12th, 2010, 09:58 PM
x2!!
e na avenida de ceuta a mesma coisa... la o 50 nunca mais!! :p

Passas a 100 km/h naquelas lombas ?

:lol:

Xico205
July 12th, 2010, 10:03 PM
Cuidado na Av. de Ceuta sentido sul, que costumam esconder o radar móvel logo no principio da avenida, atras das arvores do lado direito, e mais à frente têm o escritório montado...:lol:

Na Av. Marechal Gomes da Costa costumam meter radar à saída do tunel, sentido Parque das Nações.

RoadsterRunner
July 12th, 2010, 10:05 PM
Aquilo é que vai ser facturar quando os ligarem outra vez.
Começam a chegar a casa em cascata ...

Xico205
July 12th, 2010, 10:06 PM
Os correios batem record de cartas entregues! :lol::bash:

E a policia bate record de cartas tiradas. :lol::nuts:

J.Silva
July 13th, 2010, 12:34 AM
Passas a 100 km/h naquelas lombas ?

ohh na av. de ceuta nao! que parto o carro todo...
mas na 2a circular... hehe

J.Silva
July 13th, 2010, 12:36 AM
Os correios batem record de cartas entregues! :lol::bash:

E a policia bate record de cartas tiradas. :lol::nuts:

policia....MUNICIPAL!

os radares são lucros camararios!

Xico205
July 13th, 2010, 12:45 AM
Os municipais tambem podem tirar cartas? Ou só multar?

J.Silva
July 13th, 2010, 09:47 PM
Os municipais tambem podem tirar cartas? Ou só multar?

Os de Lisboa e Porto sim.
Os restantes no resto do país não!
Isto porque os primeiros, ingressaram da PSP, foram os primeiros a nivel nacional.
Apartir daí pegou moda (lucro) e com as requisiçoes de varias cidades nacionais começou-se a formar os primeiros cursos de Policias Municipais.
è uma coisa recente, aos poucos vão ganhando autoridade e autonomia.

Xico205
July 13th, 2010, 10:31 PM
Então não posso estrabuxar com eles! :bash:

O radar da Segunda Circular junto ao radar do aeroporto ainda está a funcionar (aquele que fica à saida da área de serviço da Repsol).

RoadsterRunner
July 13th, 2010, 11:01 PM
Os da radial de Benfica também.

:yes:

Reflex
July 14th, 2010, 01:27 AM
Eu mesmo que quisesse não consigo, porque não dá para ir a mais de 50kms/h com o tráfego (vá lá, hoje consegui fazer uma meritória média de 70...:D)

Barragon
July 14th, 2010, 01:30 AM
Dá facilmente para ir a 80 90 100 nas horas vagas.

AG239
July 14th, 2010, 09:24 PM
Os de Lisboa e Porto sim.
Os restantes no resto do país não!
Isto porque os primeiros, ingressaram da PSP, foram os primeiros a nivel nacional.
Apartir daí pegou moda (lucro) e com as requisiçoes de varias cidades nacionais começou-se a formar os primeiros cursos de Policias Municipais.
è uma coisa recente, aos poucos vão ganhando autoridade e autonomia.

J.Silva, desculpa lá, mas és agente da autoridade? É que já não é a primeira vez que demonstras conhecimentos deste nível...

Mas se sim, fica-te mal infringir as regras na segunda circular...:lol:

Xico205
July 15th, 2010, 01:12 AM
O J. Silva não é do transito. É dos bairros dos xungas.:bash::lol:

AG239
July 15th, 2010, 12:07 PM
Seja lá de onde for...tem de dar o exemplo! :lol:

Isa1Moniz
July 15th, 2010, 02:25 PM
Onde anda o pessoal das obras?
O IC 16 está parado outra vez....meteram o "alcatrão" junto da Rotunda de Benfica,apenas com alguns metros, e agora não se vê por lá ninguém...:bash:por este andar nem no final deste ano...:ohno:
Está mesmo bom,para os "escurinhos" fazerem novamente as" barraquinhas"....

b4
July 15th, 2010, 02:47 PM
^^Ainda bem que avisas, aproveito que as chapas de zinco estão em promoção e saio de casa dos meus pais aos 18 anos. É o sonho de qualquer escurinho...

Xico205
July 15th, 2010, 02:50 PM
:lol::banana:

AG239
July 15th, 2010, 03:16 PM
^^Ainda bem que avisas, aproveito que as chapas de zinco estão em promoção e saio de casa dos meus país aos 18 anos. É o sonho de qualquer escurinho...

:hilarious

J.Silva
July 15th, 2010, 05:00 PM
J.Silva, desculpa lá, mas és agente da autoridade? É que já não é a primeira vez que demonstras conhecimentos deste nível...

Mas se sim, fica-te mal infringir as regras na segunda circular...:lol:

É afirmativo, PSP!
E quanto a isso, até que se prove o contrario sou sempre inocente!
Como os radares estão estragados...
In dubio pro reo!!! hehe

E não sou da divisão transito, apesar de tambem ter formação na área! :p
Não é para mim aquilo... muitas lamentações e 'facadas nas costas por parte dos automobilistas' hehe

pauloluso
July 15th, 2010, 05:07 PM
Por falar em radares, há semanas que alguém pintou os vidros dos radares da Av EUA.
É assim tão complicado mudar um vidro para repor os radares a funcionar?:no:

Isa1Moniz
July 15th, 2010, 05:21 PM
^^Ainda bem que avisas, aproveito que as chapas de zinco estão em promoção e saio de casa dos meus pais aos 18 anos. É o sonho de qualquer escurinho...

Exactamente... e reproduzires-te como ratos,e viveres de subsídios...pois, só que a mama está a acabar-se... mas pode ser que ainda vás a tempo...força...
:lol::lol::lol:

Isa1Moniz
July 15th, 2010, 05:33 PM
É afirmativo, PSP!
E quanto a isso, até que se prove o contrario sou sempre inocente!
Como os radares estão estragados...
In dubio pro reo!!! hehe

E não sou da divisão transito, apesar de tambem ter formação na área! :p
Não é para mim aquilo... muitas lamentações e 'facadas nas costas por parte dos automobilistas' hehe

Sr.PSP...explica aí o que é "facadas nas costas por parte dos automobilistas"?

AG239
July 15th, 2010, 06:32 PM
É afirmativo, PSP!

Temos então de ter cuidado com os comentários, senão ainda vai alguém dentro...:lol:

b4
July 15th, 2010, 06:33 PM
Exactamente... e reproduzires-te como ratos,e viveres de subsídios...pois, só que a mama está a acabar-se... mas pode ser que ainda vás a tempo...força...
:lol::lol::lol: Mas só se tu fores a mãe dos meus ratinhos, ficarei muito orgulhoso se os meus filhos forem tão preconceituosos e retrógrados como tu... :lol:
Cura-te !

J.Silva
July 15th, 2010, 07:08 PM
Sr.PSP...explica aí o que é "facadas nas costas por parte dos automobilistas"?

oh cara Isa,
Não me diga que depois de ouvir algo do género: vai ser autuada!
Nunca pensou ou disse baixinho... " FO**/("% PU/(%/$% ESTE BO/() DO CAR*/( "
Então pronto, não nasci para criar embirrações com o povo. Transito não é para mim...

AG239
July 15th, 2010, 07:10 PM
Mas só se tu fores a mãe dos meus ratinhos, ficarei muito orgulhoso se os meus filhos forem tão preconceituosos e retrógrados como tu... :lol:
Cura-te !

:hilarious x2

J.Silva
July 15th, 2010, 07:11 PM
Temos então de ter cuidado com os comentários, senão ainda vai alguém dentro...:lol:

Já vi tanta coisa, que posso dizer: Ninguem vai dentro neste país!!

AG239
July 15th, 2010, 07:39 PM
^^ É a essa a ideia que muitas vezes tenho...vinda de quem está por dentro, confirma-se então! :ohno:

AG239
July 15th, 2010, 07:48 PM
Por falar em radares, há semanas que alguém pintou os vidros dos radares da Av EUA.
É assim tão complicado mudar um vidro para repor os radares a funcionar?:no:

Não são apenas esses...há mais e parece que já houve outros que entretanto foram arranjados!

http://tv2.rtp.pt/noticias/?article=63627&visual=3&layout=10

Xico205
July 15th, 2010, 07:53 PM
Hoje o telejornal da Sic está a fazer uma reportagem sobre os radares de Lisboa. Foram quase todos vandalisados em Novembro de 2009 mas agora vão ser arranjados alguns. Não são todos porque não há verbas. Alguns vão ser mudados de sitio e vai haver novos. Ainda bem que dizem que não há verbas para os arranjar assim, mal alguns sejam arranjados torna-se a vandalisar e fica o problema resolvido. :banana:

AG239
July 15th, 2010, 07:54 PM
^^ Também vi essa reportagem hoje, mas não consegui encontrar no site da SIC, que está lento que se farta...:bash:

Xico205
July 15th, 2010, 07:55 PM
oh cara Isa,
Então pronto, não nasci para criar embirrações com o povo. Transito não é para mim...

E os xungas dos bairros tratam-te bem?

Só trata bem a policia quem é vitima de crime.

Xico205
July 15th, 2010, 07:56 PM
Já vi tanta coisa, que posso dizer: Ninguem vai dentro neste país!!

Infelizmente...:bash:

Xico205
July 15th, 2010, 07:57 PM
^^ É a essa a ideia que muitas vezes tenho...vinda de quem está por dentro, confirma-se então! :ohno:

Ainda no outro dia quando me roubaram a bicicleta e fiz queixa na esquadra, dizia-me o chefe: As pessoas queixam-se do estado do país, mas a culpa é delas. Votam! :lol:

Dizia ele: se a abstenção for de 100% o regime tinha que mudar por falta de interesse dos cidadãos, mas as pessoas que se queixam da politica tambem são filiadas nos partidos, têm os seus interesses, por isso não se queixem, porque estão a contribuir para este estado de coisas.

Xico205
July 15th, 2010, 08:00 PM
Mas só se tu fores a mãe dos meus ratinhos, ficarei muito orgulhoso se os meus filhos forem tão preconceituosos e retrógrados como tu... :lol:
Cura-te !

:applause::rofl:

Xico205
July 15th, 2010, 08:01 PM

O J. Silva já tinha dado a entender a profissão que tem pelos comentários que vai fazendo. :banana:

Na net quando se escreve algo, tem que se ter em atenção que vai ser lido por muita gente que nós não imaginamos. Ainda por cima este forum é aberto a não registados!

b4
July 15th, 2010, 08:23 PM
oh cara Isa,

E os xungas dos bairros tratam-te bem?

Só trata bem a policia quem é vitima de crime.

É verdadeiro, mas lamentável, que assim seja quando milhares de policias arriscam a vida para garantir a nossa segurança, independentemente de terem meios suficientes ou não.
Não vou dizer que nunca censurei os seus actos ou que nunca fui maltratado por um polícia sem qualquer motivo aparente, porém é completamente descabido, desvalorizar o trabalho de todas as forças policiais por um ou outro incidente.

RoadsterRunner
July 15th, 2010, 09:25 PM
Ainda hoje vi a BT a fazer uma boa acção.
Iam na A2 a "escoltar" um cão pela berma da autoestrada, muito provavelmente até que este saisse desta.
Estas acções promovem e muito a boa imagem da BT, que tão carenciada está.

RoadsterRunner
July 15th, 2010, 09:39 PM
Pessoalmente da BT, só tenho uma situação em que pensei aquilo que o J.Silva escreveu :lol:, e embora fosse ilegal (por muito pouco que fosse, isso é inegável), tinha uma excelente atenuante pois na altura desta situação estava a caminho precisamente da resolução desta.
Mas pronto, puto novo (guarda), de motão, quiz apresentar serviço.
E como acabei por não ter de pagar a multa ...
E esta foi a excepção à regra, pois de todas as outras vezes, tudo correu como deveria de correr, ou seja, com normalidade.

J.Silva
July 16th, 2010, 03:08 AM
[QUOTE=Xico205;60371967]:lol:
E os xungas dos bairros tratam-te bem?QUOTE]

Não! nada mesmo...
Mas quem comete crimes, pode ser tratado de forma diferente de quem apenas comete contra-ordenações!

Quanto aos policias no geral, bem a família é grande +/- 20mil e como em todas as profissões há bons e maus profissionais. A ideia que tenho e conhecendo também maus policias, é que aos poucos esta a mudar! Aquela ideia do policia de bigode, barrigudo e arrogante esta a acabar...
Cada vez mais somos licenciados, fisicamente bem preparados etc. no entanto a própria instituição já não cativa como antigamente, as condições oferecidas são muita das vezes precárias e são muitos os que optam por desistir ou então cair num marasmo que aliado a estar longe da família até pode levar ao suicídio!
Já agora, alguém sabia que a PSP é a instituição do país (profissão) com o maior número de suicídios por ano?
Não quero estar a alongar-me, até para não fugir à temática do thread, só quem conhece a PSP por dentro, ou alguém da instituição sabe da realidade, fora isso só o facto de aqui dizer que sou policia já criou em muitos dos users certamente um sentimento de repugnância, ou ate de um certo distanciamento.
È normal, já fui um cidadão comum e apontar o dedo é fácil, criticar, achar que sabemos tudo, até espicaçar ou se possível enxovalhar o policia...
Mas não é facil!

Xico205
July 16th, 2010, 04:19 AM
Eu sabia disso dos suicidios. É o estar longe de casa e o conviver diariamente com o pior da sociedade. Muitas das coisas que os policias convivem no dia-a-dia o comum do cidadão não faz ideia. Histórias tristes e deprimentes, sebem que tambem há dias ás mil maravilhas certamente. Os policias são ao mesmo tempo excelentes sociólogos, a profissão faz com que conheçam muito bem a sociedade e os diferentes tipos de pessoas uma vez que é transversal a todos.

Eu costumo dizer que as pessoas que melhor conhecem uma sociedade são os policias e os motoristas de transportes publicos, pois são as profissões que mais de perto convivem com todo o tipo de gente, a todo o tipo de horas em todo o tipo de locais.

Nada tenho contra os policias, tenho até muito respeito, sempre que necessitei dum policia, tive sorte de apanhar bons profissionais. Uma vez que me assaltaram o carro e o ladrão foi apanhado, quando chegou o dia do julgamento passei a manhã inteira no tribunal com os policias notificados para testemunhas, e foi uma manhã engraçada a ouvir histórias da policia no corredor do tribunal, e coitados, depois duma noitada de trabalho estavam de directa e só saimos do tribunal quase ás 14H, embora tenhamos sido notificados para lá estar ás 9:30H.

RoadsterRunner
July 16th, 2010, 09:50 AM
O maior problema reside no facto de as pessoas só se lembrarem ou comentarem o que foi mal feito, e isso penso não ser exclusivo relativamente aos policias, mas relativamente a tudo, bem à moda portuguesa.
Uma má experiência é relembrada vezes sem conta ao passo que todas as outras boas vão para um saco de esquecimento e não são referidas uma única vez.

Isa1Moniz
July 16th, 2010, 10:59 AM
Cura-te !

Lamento,mas não poderei ser a mãe dos teus ratinhos,porque a "fábrica" já faliu,e para além disso não gostava de servir só para "máquina reprodutora..."

Ainda bem que vais ficar orgulhoso dos teus filhos serem preconceituosos e retrógados( como a maioria das pessoas, neste campo)ao menos admitem a realidade...

Obrigado por me desejares cura,mas não estou doente.

b4
July 16th, 2010, 11:05 AM
Ainda bem que vais ficar orgulhoso dos teus filhos serem preconceituosos e retrógados( como a maioria das pessoas, neste campo)ao menos admitem a realidade...

Com certeza que essa será uma realidade vivida noutra dimensão, que 99% das pessoas não conseguem ver...
Se me disseres, que existem algumas situações como que descreveste em 1º lugar, admito.
O que é preocupante é generalizares, quando é impossível que conheças a totalidade dos indivíduos a que te referes.
Outro problema é não mostrar o devido respeito pelas pessoas. Deves ser menos arrogante.

Para mim esta conversa, acaba por aqui, afinal este é o tópico da CRIL

Isa1Moniz
July 16th, 2010, 11:06 AM
oh cara Isa,

:lol: já sim senhora...
tem toda a razão. Mas tenho muito respeito e consideração pelos Srs.Agentes da Autoridade. Devia haver muitos mais, para transmitirem respeito e obdiência
nalgumas localidades....

Isa1Moniz
July 16th, 2010, 11:33 AM
Com certeza que essa será uma realidade vivida noutra dimensão, que 99% das pessoas não conseguem ver...
Se me disseres, que existem algumas situações como que descreveste em 1º lugar, admito.
O que é preocupante é generalizares, quando é impossível que conheças a totalidade dos indivíduos a que te referes.
Outro problema é não mostrar o devido respeito pelas pessoas. Deves ser menos arrogante.

Para mim esta conversa, acaba por aqui, afinal este é o tópico da CRIL
Peço desculpa, de voltar ao tema,pela última vez, mas não generalizei,apenas referia-me ás pessoas que constroem barracas e querem viver à custa de quem trabalha...sim porque para terem as regalias que têm, o "Portuga" tem que pagar mais impostos....era a esses que me referia...
Assunto encerrado....

Ricardo_PT
July 16th, 2010, 01:32 PM
Calem-se e metam fotos! :bash:

Isa1Moniz
July 16th, 2010, 04:24 PM
Vai ser implementada uma alteração ao tráfego automóvel e circulação pedonal,a partir da próxima 3ª feira, dia 20 de Julho, pelas 16,00 horas. Serão abertas,mas pontualmente condicionadas, as Vias que permitem a circulação rodoviária no sentido das Portas de Benfica para a Damaia com ligação à Rua das Fontainhas, Rua Garcia da Orta e Estrada Militar da Damaia.
O sentido do trânsito na Estrada Militar da Damaia e na Rua Garcia de Orta será alterado. Os automobilistas deverão ter atenção ao sentido do trânsito que será ao contrário do que actualmente se encontra.

Luís Raposo Alves
July 17th, 2010, 12:36 AM
este thread quando abriu era muito bom, depois passou para bom, depois para médio, ficou mau e agora é péssimo.

há uma coisa que se chama máquina fotográfica, sabiam?

Barragon
July 17th, 2010, 12:41 PM
Algo que a sua excelência também tem :D

Isa1Moniz
July 20th, 2010, 03:12 PM
Calem-se e metam fotos! :bash:

Mais fotos para quê? está tudo praticamente na mesma....

Ricardo_PT
July 20th, 2010, 03:36 PM
Só de pensar que isto era obra para estar "pronta" em Setembro de 2009. :lol:

pedrodepinto
July 21st, 2010, 01:22 AM
...e nem deverá estar concluída em Setembro de 2010 :lol:!

AG239
July 21st, 2010, 10:46 AM
Mas em Setembro de 2011 já deverá estar! :banana:

pedrodepinto
July 21st, 2010, 03:00 PM
Se tudo correr bem à partida estará :D!

Farim
July 25th, 2010, 02:30 PM
http://img827.imageshack.us/img827/5981/dsc00093ob.jpg (http://img827.imageshack.us/my.php?image=dsc00093ob.jpg)

http://img245.imageshack.us/img245/4747/dsc00094k.jpg (http://img245.imageshack.us/my.php?image=dsc00094k.jpg)

http://img40.imageshack.us/img40/4154/dsc00097qf.jpg (http://img40.imageshack.us/my.php?image=dsc00097qf.jpg)

http://img69.imageshack.us/img69/1465/dsc00092ym.jpg (http://img69.imageshack.us/my.php?image=dsc00092ym.jpg)

Jotinha
July 25th, 2010, 04:15 PM
Estes túneis parecem-me muito atrasados.

Ricardo_PT
July 25th, 2010, 04:17 PM
Não estão nada, vão estar prontos em Setembro (de 2011 ou de 2012).

sybrenp
July 25th, 2010, 04:30 PM
Boas noticias: No dia 16 de julho comecou a destruicao do tal 'muro da vergonha'. Infelizmente nao estive la no momento historico mas estive la hoje para fazer fotos. E esta mais avancado que eu pudesse imaginar! Uma grande mudanca para a pessoas da Pontinha e Alfornelos :D
http://img295.imageshack.us/img295/384/cimg4687.jpg
http://img84.imageshack.us/img84/364/cimg4670.jpg
http://img837.imageshack.us/img837/5682/cimg4671.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/8186/cimg4672t.jpg
http://img153.imageshack.us/img153/1973/cimg4675a.jpg
http://img708.imageshack.us/img708/9521/cimg4680.jpg
Ah, e um destes dias vou fazer mais fotos ao resto da CRIL, hoje nao tive tempo :cheers:

RoadsterRunner
July 25th, 2010, 05:11 PM
São notórios os avanços relativamente ao ultimo set de fotos do ADL, nomeadamente na zona entre as Portas de Benfica e a Buraca (boas fotos Farim), tal como na zona da Pontinha/Alfornelos como se pode ver pelas boas fotos do Sybrenp.
Visto isto, não estou assim tão pessimista como outros participantes do forum.

:okay:

pedrodepinto
July 25th, 2010, 06:33 PM
Finalmente o muro foi abaixo :banana:!

AG239
July 25th, 2010, 07:02 PM
Boas fotos Farim e Sybrenp! :applause:

Notam-se efectivamente alguns progressos em relação ao último update, mas há ainda muita coisa por fazer! Continuemos a aguardar...

fred_mendonca
July 25th, 2010, 07:19 PM
Bons updates! :applause:

visconde
July 25th, 2010, 09:52 PM
nao percebi, que parte do muro veio abaixo?

mas o muro nao fazia parte da obra?

6oncalo
July 25th, 2010, 10:02 PM

São muros diferentes :nuts: este já existia e separava Alfornelos da Pontinha e vai abaixo. O outro das manifestações é em Santa Cruz de Benfica (acho que é assim) e Buraca ou Damaia e é devido à cril passar em viaduto elevado junto aos prédios... Já estou bem confuso acerca dos locais

Wolf2009
July 25th, 2010, 10:08 PM
Notam-se progressos!

sybrenp
July 25th, 2010, 11:08 PM
E mais umas fotozinhas que fiz hoje na parte que je esta' aberta ao trafego. Daqui a uns dias vou la a pe para fazer mais fotos da CRIL e do IC16 :)
http://img715.imageshack.us/img715/9994/cimg4716e.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/9158/cimg4704e.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/4286/cimg4705.jpg
http://img818.imageshack.us/img818/3347/cimg4706.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/3296/cimg4707.jpg
http://img5.imageshack.us/img5/3048/cimg4708q.jpg
http://img191.imageshack.us/img191/2705/cimg4711.jpg
http://img175.imageshack.us/img175/1521/cimg4712.jpg
http://img101.imageshack.us/img101/820/cimg4713.jpg
http://img59.imageshack.us/img59/5193/cimg4714a.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/9429/cimg4715.jpg

Isa1Moniz
July 26th, 2010, 11:06 AM

Este muro que veio abaixo não é o "muro da vergonha". O "muro da vergonha" pertence á obra e está na zona de Santa Cruz de Benfica.

Este estava localizado entre Alfornelos e a Pontinha (onde existiam as barracas da Azinhaga dos Besouros) próximo do metro da Pontinha,e era um muro antigo.

RoadsterRunner
July 26th, 2010, 11:36 AM
Boas fotos Sybrenp.

:okay:

Jotinha
July 26th, 2010, 01:09 PM
Quando era mais novo, fui muitas vezes à rua que acaba nesse tal muro e sempre achei que aquilo era uma vergonha.

A rua já não é propriamente bonita e aquela coisa de betão ainda lhe dava um pior aspecto, quase a roçar o bairro degradado. Isto para não falar de que não cabeça de ninguém ter um muro a separar duas freguesias.

sybrenp
July 27th, 2010, 12:33 AM
Realmente e' uma grande coisa que foi abaixo o Beco. Se houver avancos ate ao dia 12 vos mostro aqui, ja que passo la praticamente todos os dias.. ;)

rpc08
July 28th, 2010, 06:41 PM
http://img715.imageshack.us/img715/9994/cimg4716e.jpg

A ver se consigo compreender esta fantástica sinalização...A A1 e a A8 são auto-estradas, o IC17-CRIL não é uma auto-estrada e o IC22, estando assinalado a azul mas sem o respectivo símbolo, pode concluir-se que não é uma coisa nem outra...

Sinalização e nomenclatura portuguesas no seu melhor :nuts:

Barragon
July 29th, 2010, 01:07 AM
Belas fotos :yes:

sybrenp
July 29th, 2010, 01:58 AM
O seu update dia a dia desde a Pontinha :):

http://img34.imageshack.us/img34/1361/cril2.jpg

http://img295.imageshack.us/img295/5318/cril21.jpg

http://img714.imageshack.us/img714/9926/cril22.jpg

http://img802.imageshack.us/img802/4809/cril23.jpg

http://img101.imageshack.us/img101/3663/cril24.jpg

http://img228.imageshack.us/img228/5215/cril25.jpg

http://img29.imageshack.us/img29/3724/cril26.jpg

http://img828.imageshack.us/img828/452/cril27.jpg

Nota bem que ja colocaram os supportes para a estrada que vai estar por cima do tunel (os pilares ja estavam la pela outra vez, o resto nao). Esta a correr muito bem :)

Sky11
July 29th, 2010, 03:41 AM
http://img34.imageshack.us/img34/1361/cril2.jpgSegundo me parece esta é a ligação entre a Pontinha e Alfornelos aproveitando uma rua que não tinha saída e que terminava num muro digno da Palestina e da faixa de Gaza...

Por cima deste novo tunel passará o IC16....

Que viaduto é aquele que está a ser construído por cima do IC16 ao nível do 4º andar destes lindos edificios?

Xico205
July 29th, 2010, 04:02 AM
É o IC16. :banana:

Xico205
July 29th, 2010, 04:04 AM
A ver se consigo compreender esta fantástica sinalização...A A1 e a A8 são auto-estradas, o IC17-CRIL não é uma auto-estrada e o IC22, estando assinalado a azul mas sem o respectivo símbolo, pode concluir-se que não é uma coisa nem outra...

Sinalização e nomenclatura portuguesas no seu melhor :nuts:

De facto Odivelas deveria estar a branco. :bash:

sybrenp
July 29th, 2010, 09:56 AM
Eu admiro me e' que o IC16 passa la tao alto.. nao podia ser mesmo por cima do tunel..? Mas pronto, daqui a uns dias vou la ver do outro lado para ver como e' que esta o resto da obra.. e se houver updates deste lado claro que tambem o digo ;)

RoadsterRunner
July 29th, 2010, 11:06 AM
Boas fotos Sybrenp.

Efectivamente parece que as obras estão finalmente a avançar a um bom ritmo.
:)

dvf
July 29th, 2010, 11:35 AM
Que viaduto é aquele que está a ser construído por cima do IC16 ao nível do 4º andar destes lindos edificios?

Pois, também gostava de saber.

Barragon
July 29th, 2010, 12:45 PM
Excelente :applause:

AG239
July 29th, 2010, 01:13 PM
Afinal já percebemos o porquê do atraso nas obras deste troço final do IC16...estavam à espera que o Sybrenp viesse de férias, para nos ir pondo ao corrente da evolução dos trabalhos! :lol:

Muito bem! :applause:

Por cima deste novo tunel passará o IC16....

O viaduto é que é o IC16! O facto de estar mais alto deverá ter a ver com a cota do percurso, para não andar a subir e a descer, já que vai ligar à rotunda de Benfica, que também fica acima da antiga Estrada Militar.

Sky11
July 29th, 2010, 02:03 PM
O viaduto é que é o IC16!Enfim.....

Como dirá a maioria.... é melhor que o que lá estava antes (Azinhaga os Besouros....)

Mas não me conformo nada com isto.....
3º mundo..........
:puke:

Pelha
July 29th, 2010, 02:22 PM
Realmente podiam ter pensado numa solução bem mais razoável, assim até parece um túnel com aileron..

Xico205
July 29th, 2010, 02:29 PM
Por cima do tunel passa a Azinhaga dos Besouros, em viaduto passa o IC16. Que mal há nisto?!!! :nuts:

RoadsterRunner
July 29th, 2010, 03:36 PM

Esta foto, que sendo do IC16 não tem nada a ver com a CRIL, é no entanto elucidativa no intuito de se imaginar como ficaria a CRIL entre Pina Manique e o Cemitério de Benfica (pelo menos !!) caso não fosse construída tal como está a ser agora (tuneis).
:doh:

Sky11
July 29th, 2010, 04:38 PM
Por cima do tunel passa a Azinhaga dos Besouros, em viaduto passa o IC16. Que mal há nisto?!!! :nuts:Um viaduto de uma AE a passar ao nível de 4º andar de prédios de habitação...
Não percebes o que está mal nisto?

dvf
July 29th, 2010, 04:59 PM
Nos planos do IC-16 que andavam a circular existia alguma indicação que seria em viaduto? E se é em viaduto, porque estão a fazer um túnel para ligar Alfornelos à Pontinha? O que vai ser por cima?

rpc08
July 29th, 2010, 06:15 PM
De facto Odivelas deveria estar a branco. :bash:

Não. O IC22 tem placas azuis, e na altura em que foi construído foi-lhe atribuída a classificação de via rápida que ainda hoje se mantém na sinalética:

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/ic22.jpg
Fonte: Google Maps

No entanto, essa classificação já não existe. Era dada às auto-estradas não portajadas, como o IP2 (Castelo Branco-Fundão, agora A23) ou o IP5 (Barra-Albergaria, agora A25). Ou seja, estas vias passaram a ser auto-estradas. No entanto, o IC22, bem como as restantes vias com perfil de auto-estrada da região de Lisboa, passaram a ser catalogadas como "vias reservadas ao tráfego automóvel", descendo de categoria quando deveriam ter subido - são tão auto-estradas como as outras.

Assim sendo, a sinalização deveria ser semelhante a esta:

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/23.jpg

RoadsterRunner
July 29th, 2010, 06:24 PM
^^

A cor desse sinal está correcta, a designação da CRIL é que está mal, pois é IC17 - CRIL.
O sinal de Via reservada a automóveis e motociclos é o seguinte:

http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/Viareservadaautomoveisemotociclos.jpg

fred_mendonca
July 29th, 2010, 06:41 PM
A diferença é que nessas estradas a velocidade máxima é 100 km/h.

rpc08
July 29th, 2010, 07:03 PM
^^

A cor desse sinal está correcta, a designação da CRIL é que está mal, pois é IC17 - CRIL.
O sinal de Via reservada a automóveis e motociclos é o seguinte:

http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/Viareservadaautomoveisemotociclos.jpg

Não necessariamente. A CRIL está integrada na Rede Nacional de Auto-Estradas como sendo a auto-estrada A 36. E é isso que eu não compreendo, porque é que não se considera uma auto-estrada quando satisfaz os "requisitos". É que, mesmo vendo por este prisma:

A diferença é que nessas estradas a velocidade máxima é 100 km/h.

A VCI no Porto é limitada a 100 km/h (90 km/h nalguns troços) e, ainda que nem sempre seja chamada de A 20, está sinalizada como sendo auto-estrada.

alentejolover
July 29th, 2010, 07:34 PM
Quando eu for PM,o rpc será o meu Ministro das Estradas.

RoadsterRunner
July 29th, 2010, 11:05 PM
Não necessariamente. A CRIL está integrada na Rede Nacional de Auto-Estradas como sendo a auto-estrada A 36. E é isso que eu não compreendo, porque é que não se considera uma auto-estrada quando satisfaz os "requisitos".

Se um dia a CRIL vir efectivamente a ser considerada autoestrada, não sei.
Sei que no presente é considerada um IC (ver site Estradas de Portugal), tendo ao longo do seu trajecto diferentes limites de velocidade, por exemplo, 50, 80, 90 km/h.
Sei que a IC19 e o IC20 são considerados como vias reservadas a automóveis e motociclos, tendo tambem vários limites de velocidade, por exemplo, 50, 80, 100 km/h.
Temos bastantes casos de inconguências destas, dos quais destaco a Av. General Norton de Matos(2ª circular), que fica dentro de uma localidade, tem passeios de um lado e doutro, e no entanto tem como limite de velocidade 80 km/h.
Temos ainda uma rotunda em Setúbal que é a única no País onde quem circule dentro dela, tem um sinal de cedência de passagem.
Enfim, cada caso é um caso, e efectivamente o melhor é considerarmos isto mesmo, pois além do mais, são as regras que estão em vigor.

sybrenp
July 30th, 2010, 01:34 AM
Update 29 Julho - Pontinha

http://img205.imageshack.us/img205/4262/cril3.jpg

http://img203.imageshack.us/img203/1787/cril31.jpg

http://img641.imageshack.us/img641/2827/cril32.jpg

http://img826.imageshack.us/img826/4342/cril33.jpg

http://img837.imageshack.us/img837/2683/cril34.jpg

Ate amanha! :cheers:

Xico205
July 30th, 2010, 03:20 AM
Um viaduto de uma AE a passar ao nível de 4º andar de prédios de habitação...
Não percebes o que está mal nisto?

Bastante afastada diga-se. :banana: A uma distância equivalente ao que o Eixo Norte Sul passa dos predios do Lumiar, ainda paras mais com bandas sonoras, que mal tem mesmo?

Xico205
July 30th, 2010, 03:22 AM
Nos planos do IC-16 que andavam a circular existia alguma indicação que seria em viaduto? E se é em viaduto, porque estão a fazer um túnel para ligar Alfornelos à Pontinha? O que vai ser por cima?

Provavelmente uma área de lazer ajardinada. Antes isso que uma via rápida que é muito mais sensato passar em viaduto. :banana:

Xico205
July 30th, 2010, 03:24 AM
Se um dia a CRIL vir efectivamente a ser considerada autoestrada, não sei.
Sei que no presente é considerada um IC (ver site Estradas de Portugal), tendo ao longo do seu trajecto diferentes limites de velocidade, por exemplo, 50, 80, 90 km/h.
Sei que a IC19 e o IC20 são considerados como vias reservadas a automóveis e motociclos, tendo tambem vários limites de velocidade, por exemplo, 50, 80, 100 km/h.
Temos bastantes casos de inconguências destas, dos quais destaco a Av. General Norton de Matos(2ª circular), que fica dentro de uma localidade, tem passeios de um lado e doutro, e no entanto tem como limite de velocidade 80 km/h.
Temos ainda uma rotunda em Setúbal que é a única no País onde quem circule dentro dela, tem um sinal de cedência de passagem.
Enfim, cada caso é um caso, e efectivamente o melhor é considerarmos isto mesmo, pois além do mais, são as regras que estão em vigor.

Assim como há imensas ruas e caminhos publicos que entroncam com a rua principal e lhes falta lá o sinal de cedência de passagem. :bash:

Sky11
July 30th, 2010, 03:30 AM
Bastante afastada diga-se. :banana: A uma distância equivalente ao que o Eixo Norte Sul passa dos predios do Lumiar, ainda paras mais com bandas sonoras, que mal tem mesmo?Ah ok...
És dos que aceitas uma bosta só porque noutro sítio há merda ...
Ok, bom proveito :cheers:

Xico205
July 30th, 2010, 03:30 AM
Não acho que seja merda. Até acho muito bem feito. :banana:

RoadsterRunner
July 30th, 2010, 10:40 AM
Sybrenp, o teu acompanhamento diário à obra é um espectáculo.
:cheers:

Barragon
July 30th, 2010, 10:48 AM
esse viaduto é surreal...

RoadsterRunner
July 30th, 2010, 10:51 AM
A ver se para a semana consigo finalmente fazer uma ronda completa ás obras da CRIL.

sybrenp
July 30th, 2010, 10:51 AM
Sybrenp, o teu acompanhamento diário à obra é um espectáculo.

Obrigadinho! Claro que nao posso acompanhar a obra enteira todos os dias mas vou tirar um dia para fotografar as otras partes da obra. Mas ainda bem que gostam :)

Wolf2009
July 30th, 2010, 12:12 PM
Bom trabalho!

Wolf2009
July 30th, 2010, 12:14 PM
A ver se para a semana consigo finalmente fazer uma ronda completa ás obras da CRIL.

Força nisso!

Jotinha
July 30th, 2010, 02:14 PM
O resultado é estranho, de facto. Havendo o viaduto, não percebo bem a história do túnel do IC16.

De qualquer forma, espero que, no final, arranjem a ligação entre Alfornelos e a Pontinho, que aqueles muro têm um péssimo aspecto.

AG239
July 30th, 2010, 02:19 PM
Provavelmente uma área de lazer ajardinada. Antes isso que uma via rápida que é muito mais sensato passar em viaduto. :banana:

Mas se for uma área ajardinada, qual o porquê do túnel Alfornelos-Pontinha não ser fechado por cima, mas ter apenas aquelas vigas cruzadas? :dunno:

Xico205
July 30th, 2010, 03:21 PM
É fechado, só não é em todo o tunel. Há vários motivos para assim ser e ainda bem que assim é: fica mais barato, fica mais arejado e fica mais seguro a peões, uma vez que o tunel é mais curto e diminui-se a sensação de insegurança que um tunel maior propicía.

AG239
July 30th, 2010, 03:25 PM
É fechado, só não é em todo o tunel. Há vários motivos para assim ser e ainda bem que assim é: fica mais barato, fica mais arejado e fica mais seguro a peões, uma vez que o tunel é mais curto e diminui-se a sensação de insegurança que um tunel maior propicía.

De acordo...mas o que está por cima fica descontinuado e terá de ser vedado, muito especialmente se for uma área de lazer.

Xico205
July 30th, 2010, 03:31 PM
E deverá sê-lo, tal como acontece por exemplo no tunem da Av. da Republica. É pouco provavel que alguem vá a correr e sem querer caia para um buraco com acesso ao tunel.

AG239
July 30th, 2010, 03:36 PM
Claro que se for assim será vedado e ninguém lá irá cair, mas o que não acho lógico é que fique um parque descontinuado por um buraco vedado. No exemplo que deste, é um passeio largo; numa área de lazer não fica lá muito bem...

Xico205
July 30th, 2010, 04:28 PM
Está numa ponta da área de lazer.

jpfg
July 30th, 2010, 05:39 PM
Está numa ponta da área de lazer.

além disso afasta as pessoas da área de lazer dos logradouros das vivendas vizinhas, não invadindo a privacidade delas...

Xico205
July 30th, 2010, 07:24 PM
além disso afasta as pessoas da área de lazer dos logradouros das vivendas vizinhas, não invadindo a privacidade delas...

Quais vivendas?

sybrenp
August 1st, 2010, 01:33 AM
Por razoes tecnicas foram adiados os updates diaros da Pontinha. Serao colocadas as fotos os mais breve posivel. Agredecemos a sua comprehencao.

sybrenp
August 1st, 2010, 03:26 AM
Os problemas tecnicos (cardreader que nao funcionava) foram ja resolvidos, o que significa que posso colocar aqui o update em relacao a CRIL. E desta vez tambem subi ate ao lado da ex-parede. Diferencas: Ja estao a colocar parte do tabuleiro para a IC16 por cima do tunel :D

Update 31 julho - Pontinha

http://img441.imageshack.us/img441/9581/cril4.jpg

http://img9.imageshack.us/img9/8882/cril41.jpg

http://img815.imageshack.us/img815/6586/cril42.jpg

http://img337.imageshack.us/img337/8827/cril43.jpg

http://img168.imageshack.us/img168/4577/cril44.jpg

http://img508.imageshack.us/img508/3408/cril45.jpg

http://img685.imageshack.us/img685/8557/cril46.jpg

http://img706.imageshack.us/img706/8651/cril47.jpg

http://img641.imageshack.us/img641/9558/cril48.jpg

http://img146.imageshack.us/img146/1230/cril49.jpg

http://img814.imageshack.us/img814/6567/cril410.jpg

Wolf2009
August 1st, 2010, 10:58 AM
Boas fotos.

J.Silva
August 1st, 2010, 01:27 PM
Belo uptade! :p
Aquele viaduto onde passará a estrada da azinhaga dos besouros vindo desde a rotunda de benfica, pelo que comprovo, será assim alta devido ás terras encostadas aos edificios rondar mais ou menos o 4piso.
Agora pergunto eu, porque nao mover as terras ate que a estrada pudesse passar a par do IC16, imediatamente acima do tunel, conforme o ic16?!
Aquilo cria uma imagem (qualidade de vida) assim um tanto ao quanto duvidosa... ao contrario do outro na Damaia em que não dava mesmo para alterar, este caso nao me parece assim muito dificil!

Jotinha
August 1st, 2010, 03:47 PM
Continua a ver-se terra por todo o lado. Apesar de a obra ter tido um avanço considerável, não me parece que esteja acabada ainda em 2010.

Esta nova ligação entre Alfornelos e a Pontinha vai melhorar bastante o trânsito entre as duas freguesias e evitar que muita gente tenha de passar pela Rotunda de Benfica e dar aquela volta ao parque da Carris.

Lampiao2000
August 1st, 2010, 04:39 PM
Cá para mim o Sybrenp trabalha nas obras da CRIL, e foi destacado para aquele viaduto. :lol:

Bom trabalho, continua com os updates! :)

sybrenp
August 1st, 2010, 09:13 PM
O update do dia 1 de agosto:

http://img291.imageshack.us/img291/3037/cril5.jpg

http://img137.imageshack.us/img137/2707/cril51t.jpg

http://img638.imageshack.us/img638/7146/cril52.jpg

(Felizmente :P) nao trabalho nas obras da CRIL mas o meu 'hotel' e' practicamente na mesma rua. Por isso passo la sempre ao fim do dia :)

pauloluso
August 2nd, 2010, 12:07 AM
Realmente. Acho que vais ter de adiar a tua viagem de regresso par poder continuar a tua reportagem.:lol:

AG239
August 2nd, 2010, 03:27 PM
^^ Pois...se o Sybrenp se vai embora, ainda param as obras por não terem quem faça a vistoria diária! :lol:

sybrenp
August 2nd, 2010, 07:24 PM
E mais fotozinhas, tiradas aproximadamente uma hora atras :)

http://img265.imageshack.us/img265/9334/cril6.jpg

http://img828.imageshack.us/img828/3897/cril61.jpg

http://img825.imageshack.us/img825/9905/cril62.jpg

http://img580.imageshack.us/img580/6033/cril63.jpg

http://img718.imageshack.us/img718/1372/cril64.jpg

sybrenp
August 2nd, 2010, 07:27 PM
Realmente. Acho que vais ter de adiar a tua viagem de regresso par poder continuar a tua reportagem.:lol:

Quem me der, quem me der.. Infelizmente tenho que voltar a universidade a semana depois do meu regresso :ohno:

Lampiao2000
August 2nd, 2010, 08:10 PM
Os gajos (trabalhadores) já te conhecem :lol:

sybrenp
August 2nd, 2010, 08:17 PM
E' verdade, sou aquel gajo maluco que se poe sempre em cima de umas caixas para poder ver as obras :lol:

Rui_Magalhaes
August 3rd, 2010, 01:07 AM
Obra linda :)

sybrenp
August 3rd, 2010, 11:11 PM
Hoje aproveitei e fui dar um passeio par dar o vosso update do lado de Alfornelos :) :

http://img198.imageshack.us/img198/8465/cril7.jpg

http://img529.imageshack.us/img529/9715/cril71.jpg

http://img576.imageshack.us/img576/8515/cril72.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/1108/cril73.jpg

Ah, posso vos informar que vou dar o meu passeio grande a CRIL no proximo domingo :cheers:

Barragon
August 4th, 2010, 02:41 AM
Ah está explicado.... o IC16 passa por baixo e a azinhaga por cima :D

Jotinha
August 4th, 2010, 11:49 AM
Pois, também me parece que o viaduto faz a vez da antiga estrada. Assim, fica a fazer mais sentido.

RoadsterRunner
August 4th, 2010, 09:26 PM
Grande Sybrenp.

Eu até interrompo as férias para vir ver os teus updates.

Muito boas as fotos do lado oposto (Alfornelos), pois permitiu responder a várias questões que surgiram aqui na thread.
Parece-me que o que para um lado é um 4º andar, no lado oposto será ainda cave, mas posso estar errado.
No entanto, convém relembrar que isto é referente ao IC16 e não à CRIL.

AG239
August 4th, 2010, 10:32 PM
No entanto, convém relembrar que isto é referente ao IC16 e não à CRIL.

É IC16 mas é a mesma empreitada da conclusão da CRIL. Assim, se não estiver concluído ao mesmo tempo, não poderão dar a obra por terminada.

Reflex
August 8th, 2010, 02:54 AM
Foi dada alguma justificação para o facto de não haver uma ligação com o novo troço por parte de quem vem do IC17 (de Odivelas portanto...)?

Barragon
August 8th, 2010, 01:08 PM
Como Ref?

Isa1Moniz
August 8th, 2010, 09:41 PM
Foi dada alguma justificação para o facto de não haver uma ligação com o novo troço por parte de quem vem do IC17 (de Odivelas portanto...)?

Não percebemos nada do que queres dizer...troca lá isso por miúdos....

Xico205
August 8th, 2010, 11:29 PM
O Reflex pergunta se alguem sabe porquê que não deixam passar quem vem de Odivelas pelo IC17 para o troço recentemente inaugurado e obrigam a entrar no IC16 sentido Belas.

Reflex
August 9th, 2010, 04:31 AM
Isso...:D

AG239
August 9th, 2010, 11:11 AM
O troço IC16-CRIL, na realidade, é apenas a via de aceleração/desaceleração entre a entrada proveniente do IC16 e a saída para a rotunda de Alfornelos. Todas as 3 faixas da CRIL estão bloqueadas.

Possivelmente, está assim para evitar o cruzamento de veículos num curto e estreito espaço. Mas, se é mesmo assim, muito pior está o sentido oposto, Alfornelos-Odivelas, onde quem quer sair para o IC16 tem de cruzar duas faixas movimentadas num espaço mínimo!

Reflex
August 9th, 2010, 09:56 PM
Eu julgo que deverá ser por uma questão de segurança, não dava simplesmente para meter os carros vindos de Odivelas e de Belas numa só faixa. Mas mesmo assim, ainda havia cerca de um quilómetro para contornar a situação. Como o volume de tráfego para já não é muito, podiam perfeitamente optar por pôr também só uma faixa a partir de Odivelas e as duas se tornarem uma lá mais para junto do nó de Alfornelos. Agora assim há muita gente que vindo de Odivelas, prefere apanhar o eixo norte-sul do que ter que ir ao Dolce Vita dar a volta para apanhar a CRIL...

AG239
August 9th, 2010, 11:19 PM
E olha que ainda engrossa com quem vem do IC16 para Odivelas...faço o novo troço desde que abriu e assim de cabeça posso arriscar que em 50 veículos, 1 vai para Alfornelos. Penso que muitos não sabem os novos acessos ou preferem o trajecto habitual. Independentemente do destino final, para muita gente seria preferível fazer Alfornelos-Pontinha-Carnide-2ªCircular em vez de IC16-CRIL-Senhor Roubado-Calçada de Carriche-Eixo NS-2ªCircular/Campo Grande. De qualquer forma, por mim que continuem assim, tenho menos trânsito...

Reflex
August 9th, 2010, 11:29 PM
Sim, porque já passei no novo troço (nos 2 sentidos) uma meia dúzia de vezes e só me lembro de ver carros a circularem comigo 2 vezes... Ainda hoje por lá passei (Alfornelos-Pontinha) e não havia nenhum!

sybrenp
August 10th, 2010, 12:18 AM
Desculpem la que ja nao postei updates da obra ha tantos dias, mas nao tive acesso a internet durante uns dias.. mas claro que nao parei tirar as fotos :)
Parece que estao a comecar a fazer a estrada em si.

http://img96.imageshack.us/img96/9734/cril9.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/1060/cril91.jpg

http://img17.imageshack.us/img17/7840/cril92.jpg

http://img836.imageshack.us/img836/5879/cril93.jpg

Isa1Moniz
August 10th, 2010, 11:06 AM
Sim, porque já passei no novo troço (nos 2 sentidos) uma meia dúzia de vezes e só me lembro de ver carros a circularem comigo 2 vezes... Ainda hoje por lá passei (Alfornelos-Pontinha) e não havia nenhum!

E eu no fim-de-semana passado,fui fazer a experiência A1/CRIL/ALFORNELOS,e achei tudo muito confuso,fui parar ao Dolce Vita Tejo,(não sei se me enganei)
e não existe qualquer indicação para voltar para ALFORNELOS, a minha sorte foi ter feito a Rotunda logo a seguir ao Centro Comercial e só depois é que está sinalizado....
Por enquanto acho que não compensa,ir pela CRIL,quem vem da A1.Ainda vale a pena seguir sempre em frente,ir pela 2ª Circular e entrar junto ao Centro Comercial Colombo...

Xico205
August 10th, 2010, 12:31 PM
Depende o transito.

Fizeste o que te foi possivel dado que a ligação Odivelas-Alfornelos está fechada conforme dissemos.

Barragon
August 10th, 2010, 12:38 PM
É normal... as mulheres têm um sentido de orientação rudimentar :lol: :jk:

AG239
August 10th, 2010, 12:46 PM
^^ Olha que o Barra ainda te mete de brig...

sybrenp
August 10th, 2010, 12:56 PM
Acho que vou ter que parar de fazer fotos deste obra.. Esta noite tive um sonho em que eu cria fazer fotos do tunel mas nao pude por causa de um profesor horrivel da minha escola antiga que me proibia fazer fotos.. :nuts: A unica coisa boa era que o tunel ja estava muito mais avancado que na realidade :lol: Mas de qualquer forma nao vou poder fazer fotos hoje como nao vou la, amanha ja vou fazer (pela ultima vez :ohno: )

Jotinha
August 10th, 2010, 01:04 PM
Pelas fotos, o túnel parece é estreito.

Quanto a ir da CRIL para Alfornelos, é a coisa mais simples do mundo. É só ir pela primeira saída do IC16 e dar a volta, seguindo as placas que dizem IC17.

Só compensa usar este caminho quando está trânsito na 2ªCircular, pois já sabemos que a volta pela CRIL é consideravelmente maior.

Wolf2009
August 10th, 2010, 02:42 PM
Bom update, já se notam mais progressos na obra.

AG239
August 10th, 2010, 02:48 PM
Sybrenp, não te vás embora senão os tipos param com as obras! :lol:

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 11:45 AM
É normal... as mulheres têm um sentido de orientação rudimentar :lol: :jk:

Sim tens razão. E também muito mais cuidadosas que os homens... até porque para vocês homens sinónimo de boa condução é acelarar:bash:
Por algum motivo, as mortes nas estradas,segundo as estatísticas, são homens ao volante.... já sei!!! ia uma mulher à frente na sua orientação rudimentar!!!
Poupa-me....

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 12:17 PM
Pelas fotos, o túnel parece é estreito.

Quanto a ir da CRIL para Alfornelos, é a coisa mais simples do mundo. É só ir pela primeira saída do IC16 e dar a volta, seguindo as placas que dizem IC17.

Só compensa usar este caminho quando está trânsito na 2ªCircular, pois já sabemos que a volta pela CRIL é consideravelmente maior.

O túnel é estreito,mas deve ser o suficiente,atendendo que é "mais uma" ligação entre Alfornelos e Pontinha.
Em relação ao trajecto da CRIL para Alfornelos é fácil como dizes.A minha confusão foi à saída do Dolce Vita Tejo (sentido IC-16 BELAS) não existe por aí uma placa a dizer ALFORNELOS ou PONTINHA ou AMADORA ,eu não a vi.
Sempre vivi em Lisboa, e apenas à 4 anos vivo em ALFORNELOS, por isso não conheço ainda muito bem a zona da AMADORA...
Qualquer dos modos,acho mais fácil A1/2ªCírcular/Alfornelos do que A1/CRIL/ALFORNELOS,(sem ser nas horas de ponta, claro...):)

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 12:23 PM
Acho que vou ter que parar de fazer fotos deste obra.. Esta noite tive um sonho em que eu cria fazer fotos do tunel mas nao pude por causa de um profesor horrivel da minha escola antiga que me proibia fazer fotos.. :nuts: A unica coisa boa era que o tunel ja estava muito mais avancado que na realidade :lol: Mas de qualquer forma nao vou poder fazer fotos hoje como nao vou la, amanha ja vou fazer (pela ultima vez :ohno: )

:lol:Não passou apenas dum sonho....:lol:
Também não necessitas de tirar fotos todos os dias,basta de vez em quando,e quando se justifique....
E porquê a última vez? vais deixar o teu "hotel"? quando voltares cá estaremos à tua espera....:banana: combinado?:lol:

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 12:51 PM
Belo uptade! :p
Aquele viaduto onde passará a estrada da azinhaga dos besouros vindo desde a rotunda de benfica, pelo que comprovo, será assim alta devido ás terras encostadas aos edificios rondar mais ou menos o 4piso.
Agora pergunto eu, porque nao mover as terras ate que a estrada pudesse passar a par do IC16, imediatamente acima do tunel, conforme o ic16?!
Aquilo cria uma imagem (qualidade de vida) assim um tanto ao quanto duvidosa... ao contrario do outro na Damaia em que não dava mesmo para alterar, este caso nao me parece assim muito dificil!
Achas alto? não é nada....
Se perguntares a certas pessoas se acham alto,dizem-te já que estás a ver mal..
Claro que está alto,então se olhares de Alfornelos (junto da Igreja) para a Pontinha só se vêem os últimos andares!!!!
Só acho uma coisa boa,assim já não constroem mais barracas na "Azinhaga dos Besouros" bem,já não digo nada,assim até dá para pendurar a roupinha pela ponte fora...apanha mais ar....

Barragon
August 11th, 2010, 12:52 PM
:lol: olha que conheço mulheres que criticam as outras mulheres a conduzir... sejamos imparciais e ponhamos os feminismos e orgulhos de lado.

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 12:58 PM
Ah está explicado.... o IC16 passa por baixo e a azinhaga por cima :D

Por baixo é a ligação entre Alfornelos e Pontinha.O 1º Tabuleiro é a IC-16 e o
2º tabuleiro(mais alto) é a Azinhaga dos Besouros

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 01:07 PM
:lol: olha que conheço mulheres que criticam as outras mulheres a conduzir... sejamos imparciais e ponhamos os feminismos e orgulhos de lado.
Sim isso é verdade,muitas mulheres fazem burrice,assim como existem homens também a fazer....mas sabes bem que são muito mais responsáveis na condução..admite:)

Barragon
August 11th, 2010, 01:09 PM
Quem? :lol: os homens pois.

Isa1Moniz
August 11th, 2010, 01:43 PM

:lol: tu és terrível...

está bem, tu ficas na tua e eu na minha....

Xico205
August 11th, 2010, 01:50 PM

:cheers::lol:

sybrenp
August 14th, 2010, 01:45 AM
Ultimo Update - 12 de agosto

Snif... ja deixei a patria, ja estou a 1800 km de esta obra que acompanhei diariamente durante mais de duas semanas.. O meu contributo entao vai acabar aqui :ohno: Eu gostei muito de o fazer, eu acho isto uma obra excelente e e' uma boa sensacao que eu pude contribuir finalmente de jeito neste forum com fotos de obras :)
Mas claro que antes de voltar ao pais que me deu logo as boas vindas com um lindo friozinho e um chuveiro fiz uma ultima reportagem.. E porque foi a ultima tive que fazer o passeio maior que costume claro. Por isso subi umas escadinhas para um lugar onde da para ver perfeitamente as obras. E como havia um buraco nas grades aproveitei tambem para ver as obras de mais perto :D

Aqui vem:

http://img72.imageshack.us/img72/4491/cril10.jpg (http://img72.imageshack.us/i/cril10.jpg/)

http://img148.imageshack.us/img148/4994/cril101.jpg (http://img148.imageshack.us/i/cril101.jpg/)

http://img821.imageshack.us/img821/5670/cril102.jpg (http://img821.imageshack.us/i/cril102.jpg/)

http://img687.imageshack.us/img687/8789/cril103.jpg (http://img687.imageshack.us/i/cril103.jpg/)

http://img517.imageshack.us/img517/9074/cril104.jpg (http://img517.imageshack.us/i/cril104.jpg/)

http://img85.imageshack.us/img85/9894/cril105.jpg (http://img85.imageshack.us/i/cril105.jpg/)

http://img412.imageshack.us/img412/8694/cril106.jpg (http://img412.imageshack.us/i/cril106.jpg/)

http://img185.imageshack.us/img185/4079/cril107.jpg (http://img185.imageshack.us/i/cril107.jpg/)

http://img541.imageshack.us/img541/1444/cril108.jpg (http://img541.imageshack.us/i/cril108.jpg/)

http://img210.imageshack.us/img210/9971/cril109.jpg (http://img210.imageshack.us/i/cril109.jpg/)

http://img19.imageshack.us/img19/541/cril1010.jpg (http://img19.imageshack.us/i/cril1010.jpg/)

http://img413.imageshack.us/img413/4140/cril1011.jpg (http://img413.imageshack.us/i/cril1011.jpg/)

http://img411.imageshack.us/img411/8070/cril1012.jpg (http://img411.imageshack.us/i/cril1012.jpg/)

http://img6.imageshack.us/img6/8228/cril1013.jpg (http://img6.imageshack.us/i/cril1013.jpg/)

http://img191.imageshack.us/img191/5535/cril1014.jpg (http://img191.imageshack.us/i/cril1014.jpg/)

E pronto, ja esta'.. Ate as proximas, obras de Portugal! :)

RoadsterRunner
August 14th, 2010, 11:21 AM
Obrigado Sybenp.

Excelentes reportagens.

Temo que agora os trabalhadores não se sintam pressionados pelo "fiscal que andava por ali a tirar fotografias" e que comecem a desleixar-se.

A obra tem avançado bem ultimamente.
Tenho de ver se consigo passar no troço Buraca-Portas de Benfica.

Wolf2009
August 14th, 2010, 11:56 AM
Boas fotos.

pauloluso
August 14th, 2010, 01:20 PM
Pois é. Muito obrigado pelos pontos de situação quase diários.:applause:

AG239
August 14th, 2010, 01:47 PM
Bom trabalho Sybrenp! :applause:

Esperemos que quando regressares já possas transitar por aquele troço! :cheers:

Barragon
August 16th, 2010, 02:23 AM
Paradito :)

Excelente reportagem :applause: estás de parabéns

dvf
August 17th, 2010, 11:16 AM
Obrigado sybrenp pelas fotos ao longo destas semanas.

Isa1Moniz
August 18th, 2010, 12:46 PM
Vejo tudo ainda muito atrasado....
Estou deserta para ver a IC-16 concluída,para começarem com o Parque Urbano de Alfornelos.:banana:
Já tenho a bicicleta....

J.Silva
August 18th, 2010, 01:18 PM
Estou deserta para ver a IC-16 concluída,para começarem com o Parque Urbano de Alfornelos.:banana:
Já tenho a bicicleta....

Ou lhe da uso, ou então parece-me que vai começar a ganhar teias de aranha! :p

Wolf2009
August 18th, 2010, 03:17 PM
Já tenho a bicicleta....

Eu também gostava de ver a CRIL concluída para ver o resultado final e para ver esse parque, uma vez que parques desse gênero têm imenso sucesso.

Isa1Moniz
August 19th, 2010, 12:00 PM
Ou lhe da uso, ou então parece-me que vai começar a ganhar teias de aranha! :p

:lol:Isso é verdade, Sr. PSP....
Ainda hoje cerca das 10 horas da manhã passei pela Rotunda de Benfica e olhei para as obras da IC-16 e não havia nem um trabalhar....:ohno:

Xico205
August 19th, 2010, 01:30 PM
Dois estão de férias, três estão de baixa, um tirou uma licença sem vencimento, um foi ao banco e três foram ás finanças tratar de assuntos.:)

AG239
August 19th, 2010, 02:55 PM
Pois...o Sybrenp foi embora e agora ninguém trabalha, por falta de fiscalização! Eu bem tinha previsto isso...:bash:

Isa1Moniz
August 19th, 2010, 03:14 PM
Dois estão de férias, três estão de baixa, um tirou uma licença sem vencimento, um foi ao banco e três foram ás finanças tratar de assuntos.:)
Também me parece...
Não esquecer que já existem placas junto das *obras de arte* Estradas de Portugal /2009
O ano da conclusao da obra consta como terminada em 2009, agora pode ir devagariiiiiiiiiiinho...:)

alfornelos city
August 19th, 2010, 11:08 PM
Estou apreensivo com a parte já construida da Cril na direcção Alfornelos - Odivelas perto do dolce vita onde se faz o desvio para o IC16 existe pouco espaço, palpita-me que vai ser uma zona negra de acidentes!:ohno:

AG239
August 20th, 2010, 10:19 AM
^^ Já disse isso várias vezes aqui...no percurso que faço do trabalho para casa prefiro ir por dentro da Pontinha.

Isa1Moniz
August 20th, 2010, 10:55 AM
Estou apreensivo com a parte já construida da Cril na direcção Alfornelos - Odivelas perto do dolce vita onde se faz o desvio para o IC16 existe pouco espaço, palpita-me que vai ser uma zona negra de acidentes!:ohno:

Também achei isso:bash:

Isa1Moniz
August 20th, 2010, 11:06 AM
A Finlândia quer construir primeira "autoestrada verde" do mundo:)

A Finlândia quer construir a primeira "autoestrada verde" do mundo, com estações de serviço equipadas com electricidade e biocombustível produzidos através dos recursos locais,incluindo detritos. Se tudo se desenrolar como previsto, a construção da estrada deverá começar no outono de 2011 para estar concluída em 2016, com um custo de 700 milhões de euros.
notícia de hoje dia 20.08.10

Bom,certamente não têm em seu redor as barracas e os lixos tóxicos (como certas pessoas dizem) porque senão copiavam o projecto da nossa CRIL :ohno:

Isa1Moniz
August 20th, 2010, 11:12 AM
e 10 foram refrescar-se com umas cervejitas:cheers:

Xico205
August 20th, 2010, 03:19 PM
Se tivesses formação em ordenamento do território sabias que as pré-existências são o que mais condiciona uma obra.

Wolf2009
August 20th, 2010, 03:48 PM

A Finlândia quer construir a primeira "autoestrada verde" do mundo, com estações de serviço equipadas com electricidade e biocombustível produzidos através dos recursos locais,incluindo detritos. Se tudo se desenrolar como previsto, a construção da estrada deverá começar no outono de 2011 para estar concluída em 2016, com um custo de 700 milhões de euros.

Bom,certamente não têm em seu redor as barracas e os lixos tóxicos (como certas pessoas dizem) porque senão copiavam o projecto da nossa CRIL :ohno:

Boa iniciativa.

RoadsterRunner
August 23rd, 2010, 10:13 AM

A iniciativa filandesa é de louvar.
Seria interessante saber a extensão da mesma bem como a sua localização para se fazer uma análise mais detalhada.
Que nome se dá a grandes quantidades de amianto (entre outros) a céu aberto ?

Isa1Moniz
August 26th, 2010, 04:40 PM
http://www.google.pt/url?q=http://tv1.rtp.pt/noticias/%3Farticle%3D359124%26headline%3D20%26tm%3D6%26visual%3D9&sa=X&ei=i3t2TNj6LeON4gaZ3eGnBg&ved=0CFQQuAIwBg&usg=AFQjCNE0o_dL2J2kAvZ7GtMBF71PnQ4k-A

Isa1Moniz
August 26th, 2010, 04:45 PM
Se a crise aperta....
Espero que a IC-17 e IC-16 sejam concluídas... vejo tudo tão parado....

Barragon
August 26th, 2010, 08:52 PM
A CRIL não tem nada a ver com isso.

Isa1Moniz
August 27th, 2010, 04:49 PM
Hoje de manhã andavam a instalar a rega automática (penso eu, com tantos metros de mangueira)na Rotunda de Benfica,se ficar tão bonita como a Rotunda de Alfornelos...:)
Bem precisa de verde aquela zona da Rotunda de Benfica,só se vê terra por todo o lado. E aquelas barracas da estrada militar quando será que vão abaixo também? dá cá um mau aspecto....:bash:

Xico205
August 28th, 2010, 05:00 AM
Não vão! Não afectam a CRIL!:lol:
...mas ainda há quem pense que as barracas foram abaixo por boa vontade da CMA?!!!

dvf
August 29th, 2010, 11:42 AM
...mas ainda há quem pense que as barracas foram abaixo por boa vontade da CMA?!!!

Por ser uma obra regional, não vejo porque razão a CMA deveria ter "boa vontade", ainda para mais tendo em conta a falta de justiça de distribuição de verbas na AML (a favor da cidade de Lisboa).

Contudo:

De acordo com Paula Simões, as juntas e a câmara sentem "um profundo desconforto, e até desconfiança, com a forma como a Câmara da Amadora tratou deste assunto, adquirindo "um número indeterminado" de fogos no concelho de Sintra para realojar famílias que residiam em habitações precárias no traçado do troço da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) actualmente em construção entre as Portas de Benfica e Pedralvas. Desde logo, sublinha, porque a autarquia vizinha nem sequer informou a Câmara de Sintra sobre as suas intenções.

http://www.publico.pt/Local/camara-de-sintra-pede-explicacoes-sobre-realojamentos-da-amadora-no-seu-concelho_1442435