Ricardo_PT
November 1st, 2010, 12:36 AM
Qual é a actual finalidade deles?
|
View Full Version : Conclusão da CRIL Ricardo_PT November 1st, 2010, 12:36 AM Qual é a actual finalidade deles? Xico205 November 1st, 2010, 12:38 AM O Governo deve estar a estudar uma maneira de portajá-los outra vez! ^^ ambiente2008 November 2nd, 2010, 06:18 PM As Câmaras da Amadora e de Lisboa devem dar graças a Deus por esses castelinhos tão amados pelas duas autarquias não terem sido destruídos pelas obras da CRIL. Os primeiros projectos da EP previam a sua destruição, já que essas construções não se encontram protegidas por qualquer legislação. Não apresentam qualquer valor arquitectónico, apenas etnográfico. Não fosse a Avaliação de Impacte Ambiental a impor a sua preservação e estariam destruídos actualmente. Reflex November 3rd, 2010, 02:25 AM Não sabia. No entanto era giro perguntar onde raio andaram as duas câmaras nas últimas décadas em que os edificios (e principalmente a envolvente próxima) apresentavam um grau de decadência confrangedor... Xico205 November 3rd, 2010, 02:30 AM Ao principio ignoravam o território fronteiriço até que foram construidas barracas. Lisboa aproveitou para então a partir daí dizer onde deixava de ser Lisboa (onde começavam as barracas) e a Amadora que era comunista com muito orgulho assumiu as barracas como suas. Dêem é vivas ás barracas. Foram elas as responsaveis pelo limite das fronteiras. :banana: RoadsterRunner November 3rd, 2010, 11:28 AM As Câmaras da Amadora e de Lisboa devem dar graças a Deus por esses castelinhos tão amados pelas duas autarquias não terem sido destruídos pelas obras da CRIL. Os primeiros projectos da EP previam a sua destruição, já que essas construções não se encontram protegidas por qualquer legislação. Não apresentam qualquer valor arquitectónico, apenas etnográfico. Não fosse a Avaliação de Impacte Ambiental a impor a sua preservação e estariam destruídos actualmente. Os primeiros projectos eram os dos viadutos, que os habitantes locais "vetaram" de imediato, tal como a destruição dos Castelinhos. Nesta altura as comissões de moradores não estavam manipuladas politicamente. RoadsterRunner November 3rd, 2010, 11:29 AM Ao principio ignoravam o território fronteiriço até que foram construidas barracas. Lisboa aproveitou para então a partir daí dizer onde deixava de ser Lisboa (onde começavam as barracas) e a Amadora que era comunista com muito orgulho assumiu as barracas como suas. Dêem é vivas ás barracas. Foram elas as responsaveis pelo limite das fronteiras. :banana: A fronteira sempre foi a Estrada Militar. E os Castelinhos sempre foram de Benfica, logo Lisboa. Isa1Moniz November 3rd, 2010, 12:29 PM As Câmaras da Amadora e de Lisboa devem dar graças a Deus por esses castelinhos tão amados pelas duas autarquias não terem sido destruídos pelas obras da CRIL. Os primeiros projectos da EP previam a sua destruição, já que essas construções não se encontram protegidas por qualquer legislação. Não apresentam qualquer valor arquitectónico, apenas etnográfico. Não fosse a Avaliação de Impacte Ambiental a impor a sua preservação e estariam destruídos actualmente. Da minha parte obrigado por essa avaliação do Impacte Ambiental.:) No entanto,eu acho que os castelinhos deviam ter valor arquitectónico,depois de bem arranjados e pintados e ajardinado em seu redor,vão dar uma beleza especial aquela rotunda.... Isa1Moniz November 3rd, 2010, 12:38 PM Ao principio ignoravam o território fronteiriço até que foram construidas barracas. Lisboa aproveitou para então a partir daí dizer onde deixava de ser Lisboa (onde começavam as barracas) e a Amadora que era comunista com muito orgulho assumiu as barracas como suas. Dêem é vivas ás barracas. Foram elas as responsaveis pelo limite das fronteiras. :banana: Comunista nunca seria em toda a minha vida:bash: nem que prometam "mundos e fundos" ....:nuts: Reflex November 3rd, 2010, 04:40 PM Bom, os limites concelhios terão mudado ao longo dos tempos, porém os castelinhos marcavam exactamente os limites de Lisboa (tal como em outros sitios... por exemplo aquela espécie de muralha no fundo da Calçada de Carriche; também existia aí uma espécie de "posto fronteiriço" como os castelinhos, mas funcionava numa casa vulgar), ou seja, teoricamente estarão na fronteira. Porém, como era um posto para taxas produtos vindos de fora de Lisboa (e portanto o principal beneficiado pela sua construção seria a própria Lisboa), parece ser lógico que quem os construiu terá sido Lisboa num terreno da própria cidade. Agora se os limites fronteiros de concelho mudaram entretanto e se a Amadora aumentou de terreno em direcção a Lisboa, isso já não sei. Mas a lógica parece ditar que os castelinhos seriam actualmente lisboetas. Farim November 7th, 2010, 03:24 PM Alguem sabe o que vai ser a construção de forma circular ? http://img89.imageshack.us/img89/905/pb060095.jpg (http://img89.imageshack.us/my.php?image=pb060095.jpg) Fará parte do Parque Urbano da Venda Nova Sul? Nao me recordo de nenhuma noticia sobre terem sido aprovados 4 ME para este fim . . . http://img2.imageshack.us/img2/882/pb070096.jpg (http://img2.imageshack.us/my.php?image=pb070096.jpg) Fonte: Diario de Noticias, 5 de Abril de 2007 http://img152.imageshack.us/img152/2461/pb070100.jpg (http://img152.imageshack.us/my.php?image=pb070100.jpg) Fonte: Diario de Noticias, 5 de Abril de 2007 Barragon November 7th, 2010, 03:44 PM deve ser um lago :dunno: Saloio November 7th, 2010, 04:08 PM http://img89.imageshack.us/img89/905/pb060095.jpg (http://img89.imageshack.us/my.php?image=pb060095.jpg) Que estrutura é aquela ali do lado esquerdo da fotografia por cima da via? :ohno: Não me agrada nem muito, nem pouco. Não me agrada nada.:mad2: visconde November 7th, 2010, 04:32 PM Que estrutura é aquela ali do lado esquerdo da fotografia por cima da via? :ohno: Não me agrada nem muito, nem pouco. Não me agrada nada.:mad2: sim, porque todas essas estruturas sao para portagens ^^ not. fred_mendonca November 7th, 2010, 04:43 PM Isso deve ser para montarem um daqueles painéis de informação. pauloluso November 7th, 2010, 05:20 PM Eu já estou como o Saloio. Acredito que possam dizer o dito por não dito e colocar portagens na CRIL. fred_mendonca November 7th, 2010, 05:28 PM Duvido muito. A CRIL está paga logo não há necessidade de arrecadar receitas para transferir para as concessionárias. Além disso, as portagens electrónicas necessitam de três pórticos. Só estou a ver ali um. Reflex November 7th, 2010, 05:32 PM Isso deve ser para montarem um daqueles painéis de informação. Também acho. Já se via muitos destes pórticos antes da instalação dos de portagens nas scut. Mas isso é simples, basta pegar numa foto de um pórtico desses dos painéis de sinalização e comparar com o desta foto. Wolf2009 November 7th, 2010, 05:32 PM Não vejo câmaras! Mas dúvido que as metam! A não ser que estejam a ver os efeitos positivos a nível da mobilidade causados pela introdução das portagens no norte a nível dos transportes. AG239 November 7th, 2010, 05:56 PM São pórticos para informações...basta ver os que existem em estradas não portajadas. Lampiao2000 November 7th, 2010, 08:49 PM Vocês não percebem mesmo nada, então não se está mesmo a ver que aquilo é uma ponte pedonal, só falta a instalação das escadas de um dos lados e da rampa para os deficientes. rpc08 November 7th, 2010, 09:34 PM Hã? Aquilo é claramente um pórtico para colocar um placard electrónico :lol: Lampiao2000 November 7th, 2010, 11:26 PM Hã? Aquilo é claramente um pórtico para colocar um placard electrónico :lol: Não é nada, não é nada :lol: Isa1Moniz November 8th, 2010, 12:33 PM Que estrutura é aquela ali do lado esquerdo da fotografia por cima da via? :ohno: Não me agrada nem muito, nem pouco. Não me agrada nada.:mad2: Do lado direito da foto aquelas estruturas são para reservatório de água,(penso que deve ser,para depósito das àguas da chuva,para fins de rega e para os bombeiros no caso de incêndio,) se repararem no projecto da CRIL, junto da futura IC-16(Azinhaga dos Besouros) está projectado uma estrutura exactamente igual e diz " reservatório de água". quanto áquele círculo,acho que já faz parte da zona verde,sei que vai passar por cima do túnel uma estrada que vai ligar a Rotunda das Pedralvas à Rotunda da Escola de Alfornelos, mas tanto pode ser uma outra rotunda para fazer ligação à Rotunda das Portas de Benfica,como algo decorativo da zona verde, talvez um lago,que por acaso até ficava ali muito bem...:) Isa1Moniz November 8th, 2010, 12:43 PM Do lado direito da foto aquelas estruturas são para reservatório de água,(penso que deve ser,para depósito das àguas da chuva,para fins de rega e para os bombeiros no caso de incêndio,) se repararem no projecto da CRIL, junto da futura IC-16(Azinhaga dos Besouros) está projectado uma estrutura exactamente igual e diz " reservatório de água". quanto áquele círculo,acho que já faz parte da zona verde,sei que vai passar por cima do túnel uma estrada que vai ligar a Rotunda das Pedralvas à Rotunda da Escola de Alfornelos, mas tanto pode ser uma outra rotunda para fazer ligação à Rotunda das Portas de Benfica,como algo decorativo da zona verde, talvez um lago,que por acaso até ficava ali muito bem...:) Quanto à estrutura metálica acho que deve ser para colocar imformação, e controladores de velocidade.... Isa1Moniz November 8th, 2010, 01:01 PM Uma coisa que ainda também não percebi... em relação à Rotunda de Benfica,no meio da Rotunda vêem-se os carros a circularem lá em baixo e no projecto dão a entender que a Rotunda é toda fechada por cima e com uma estrutura qualquer decorativa, vá lá uma pessoa perceber estes projectos....é como o grande jardim por cima da futura IC-16,afinal já não é 1 jardim porque em vez de se ter 2 túneis grandes, têm dois mini-túneis (que neste caso ainda é só 1)....:lol: tipsarevic November 8th, 2010, 02:47 PM A estrutura metálica é para painel de informações electronico. lmpanp November 8th, 2010, 08:01 PM Mas qual é o "medo" dessa estrutura? É certo e sabido que ali vai haver velocidade controlada. E portagens sempre se falou nisso - é uma concessão. fred_mendonca November 8th, 2010, 10:06 PM Não me lembro de terem falado de portagens na CRIL. De qualquer forma, o objectivo da concessão relativamente à CRIL é apenas de exploração e conservação, sem portagem. AG239 November 8th, 2010, 10:31 PM Concessão a quem? A CRIL não é da Estradas de Portugal, ou seja, do Estado? Saloio November 8th, 2010, 11:21 PM Uma coisa parece certa. Se algum dia o pessoal da Praça do Município se lembrar de avançar com o pagamento de taxas aos veículos que queiram entrar em Lisboa a determinadas horas, tal como em Londres, a CRIL estará mesmo a jeito para marcar esse controlo. E da maneira que isto está, os tipos à procura de todas as desculpas e mais algumas para nos meterem a mão no bolso e sacarem mais algum.:ohno: fred_mendonca November 8th, 2010, 11:23 PM Concessão a quem? A CRIL não é da Estradas de Portugal, ou seja, do Estado? Sim, mas a conservação e exploração foi concedida à Ascendi, no âmbito da Concessão de Grande Lisboa, por um prazo de 5 anos. AG239 November 9th, 2010, 11:49 AM Sim, mas a conservação e exploração foi concedida à Ascendi, no âmbito da Concessão de Grande Lisboa, por um prazo de 5 anos. Não sabia, obrigado! :okay: Isa1Moniz November 9th, 2010, 04:50 PM Fará parte do Parque Urbano da Venda Nova Sul? Nao me recordo de nenhuma noticia sobre terem sido aprovados 4 ME para este fim . . . http://img2.imageshack.us/img2/882/pb070096.jpg (http://img2.imageshack.us/my.php?image=pb070096.jpg) Fonte: Diario de Noticias, 5 de Abril de 2007 Foi por eu saber deste projecto que decidi viver na Colina do Sol...:banana:mas já lá vão quase 4 anos e aonde é que estão estes jardins?????:ohno: djou23 November 10th, 2010, 04:27 AM Duvido muito. A CRIL está paga logo não há necessidade de arrecadar receitas para transferir para as concessionárias. Além disso, as portagens electrónicas necessitam de três pórticos. Só estou a ver ali um. ui, tanta estrada paga que se está a pagar outra vez... RoadsterRunner November 10th, 2010, 10:25 AM :lol: Tentativa de incediar a thread com uma especulação absurda ? djou23 November 10th, 2010, 05:21 PM :lol: Tentativa de incediar a thread com uma especulação absurda ? não, longe disso... é apenas uma constatação... xpto November 10th, 2010, 07:34 PM A EP – Estradas de Portugal, S.A, no âmbito da empreitada do IC17 CRIL – Sublanço Buraca / Pontinha, informa que para proceder à montagem de pórticos e outros equipamentos no Nó da Buraca, serão efectuados alguns condicionamentos e cortes de tráfego, de acordo com os seguintes períodos: Dia 11-11-2010 entre as 22h00 e as 01h00. Corte do ramo de acesso da rotunda das Forças Armadas Portuguesas ao IC 19, no sentido Lisboa. A alternativa será entrar no IC 19 pelo Nó da Damaia. Dia 12-11-2010 entre as 01h30 e as 04h30. Supressão da via da direita do Ramo do Nó da Buraca que faz a ligação ao IC 19 (sentido Lisboa-Sintra) com o IC 17 CRIL (sentido Buraca-Algés). Os trabalhos estarão devidamente sinalizados e acompanhados pela PSP. Solicitamos desde já a vossa melhor compreensão, prometendo ser breves, efectuando todos os esforços no sentido de minimizar os eventuais incómodos que estes trabalhos possam causar. Xico205 November 10th, 2010, 10:13 PM ui, tanta estrada paga que se está a pagar outra vez... Podes crer.. ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, CREL, etc... ^^ Xico205 November 10th, 2010, 10:13 PM não, longe disso... é apenas uma constatação... De facto! :) AG239 November 10th, 2010, 10:32 PM Podes crer.. ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, CREL, etc... ^^ E a A16, que pago todos os dias...mas que me permite sair tarde e chegar cedo! :cheers: Dava era jeito acabarem a CRIL e o último troço do IC16, sempre poupava mais uns minutos! Xico205 November 10th, 2010, 10:33 PM Está quase. :lol: AG239 November 10th, 2010, 10:41 PM Está quase há uma porrada de tempo...:lol: E o que mais me convém, que é o fecho do IC16, está parado! :bash: Xico205 November 10th, 2010, 10:46 PM Porquê? para acelerar a inauguração da CRIL? ^^:lol: pai nosso November 11th, 2010, 09:41 AM in "Público" Estradas de Portugal à procura de 20 artistas para decorar muros da CRIL com graffiti A banda desenhada é o tema da intervenção, que vai ganhar forma em Benfica, Damaia e Alfornelos A Estradas de Portugal (EP) está à procura de graffiters com ideias originais para transformar em "galerias de arte" quatro muros da CRIL, no troço que está em construção entre a Buraca e a Pontinha. A intenção é formar uma composição evocativa dos 20 anos do Festival de Banda Desenhada da Amadora. Para tal a empresa lançou um concurso de ideias, aberto à participação de maiores de 18 anos, que podem candidatar-se a título individual ou organizados em grupos. As propostas para graffitar os espaços disponibilizados pela EP podem ser entregues até 29 de Novembro, juntamente com um portfolio de trabalhos já realizados. Os referidos muros, localizados em Benfica, Damaia e Alfornelos, "vão ser previamente preparados com motivos de fundo que servirão como elemento organizador das imagens", dizo regulamento do concurso, publicado no site da empresa. Depois caberá a cada um dos artistas seleccionados preencher um dos 20 rectângulos (de três metros de largura por um metro de altura) que vão ficar em branco. Pintura em Dezembro Os "motivos de fundo" vão ser executados pelo Colectivo Cultural GRRAU (Grafismo, Reabilitação e Renovação pela Arte Urbana), o mesmo que há cerca de um ano decorou três muros do IC19. Segundo a directora do gabinete de ambiente da EP, os trabalhos de limpeza das paredes da CRIL que vão ser transformadas já começaram, seguindo-se a intervenção daquele colectivo e finalmente a dos vencedores do concurso de ideias. Este último acto está marcado para o fim-de-semana de 4 e 5 de Dezembro, mas a arquitecta Cristina Martins admite que possa vir a ser alterado se as condições meteorológicas a isso obrigarem. Com esta iniciativa, fruto de uma parceria com a Câmara da Amadora, a EP ambiciona como se lê no regulamento do concurso "criar espaços que proporcionem um "diálogo" diferente com os utentes da estrada e com a população da envolvente urbana". Ao mesmo tempo pretende-se mostrar que "há uma forma mais ordenada" de os artistas deixarem a sua marca no espaço público do que os graffiti desconexos que enchem as barreiras acústicas e os muros das vias rodoviárias. Um dos elementos do júri que vai avaliar as propostas é o artista plástico Eduardo Nery. Isa1Moniz November 11th, 2010, 10:56 AM Podes crer.. ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, CREL, etc... ^^ Essa maneira de falar,é mesmo de quem não sabe do que está a falar.... Então as pontes já estão pagas? pois estão, e depois? não precisam de manutenção? não precisam de vistorias para ver a corrosão dos materiais, substituição de parafusos,e quem faz isso? não é necessário intervenção humana?maquinaria para esse fim?pois... e as estradas? também não precisam de manutenção?mas quando vez uns buraquitos aqui e aquli reclamas que te estraga o carro, pois é ..... tudo isso tem custos ..... Isa1Moniz November 11th, 2010, 11:07 AM in "Público" Estradas de Portugal à procura de 20 artistas para decorar muros da CRIL com graffiti A banda desenhada é o tema da intervenção, que vai ganhar forma em Benfica, Damaia e Alfornelos A Estradas de Portugal (EP) está à procura de graffiters com ideias originais para transformar em "galerias de arte" quatro muros da CRIL, no troço que está em construção entre a Buraca e a Pontinha. A intenção é formar uma composição evocativa dos 20 anos do Festival de Banda Desenhada da Amadora. Para tal a empresa lançou um concurso de ideias, aberto à participação de maiores de 18 anos, que podem candidatar-se a título individual ou organizados em grupos. As propostas para graffitar os espaços disponibilizados pela EP podem ser entregues até 29 de Novembro, juntamente com um portfolio de trabalhos já realizados. Os referidos muros, localizados em Benfica, Damaia e Alfornelos, "vão ser previamente preparados com motivos de fundo que servirão como elemento organizador das imagens", dizo regulamento do concurso, publicado no site da empresa. Depois caberá a cada um dos artistas seleccionados preencher um dos 20 rectângulos (de três metros de largura por um metro de altura) que vão ficar em branco. Pintura em Dezembro Os "motivos de fundo" vão ser executados pelo Colectivo Cultural GRRAU (Grafismo, Reabilitação e Renovação pela Arte Urbana), o mesmo que há cerca de um ano decorou três muros do IC19. Segundo a directora do gabinete de ambiente da EP, os trabalhos de limpeza das paredes da CRIL que vão ser transformadas já começaram, seguindo-se a intervenção daquele colectivo e finalmente a dos vencedores do concurso de ideias. Este último acto está marcado para o fim-de-semana de 4 e 5 de Dezembro, mas a arquitecta Cristina Martins admite que possa vir a ser alterado se as condições meteorológicas a isso obrigarem. Com esta iniciativa, fruto de uma parceria com a Câmara da Amadora, a EP ambiciona como se lê no regulamento do concurso "criar espaços que proporcionem um "diálogo" diferente com os utentes da estrada e com a população da envolvente urbana". Ao mesmo tempo pretende-se mostrar que "há uma forma mais ordenada" de os artistas deixarem a sua marca no espaço público do que os graffiti desconexos que enchem as barreiras acústicas e os muros das vias rodoviárias. Um dos elementos do júri que vai avaliar as propostas é o artista plástico Eduardo Nery. PAI NOSSO!!!!!!!!! Falas pouco, mas quando falas...são coisas muito interessantes!!!!!!! Que óptima notícia:banana: Finalmente a Câmara Municipal da Amadora, está a fazer coisas boas,(obrigado Raposo,estou a gostar deste Presidente da Câmara) e das Estradas de Portugal Fim das barracas (quase....) fim dos graffitis de m......:banana::banana::banana: AG239 November 11th, 2010, 11:09 AM Essa maneira de falar,é mesmo de quem não sabe do que está a falar.... Então as pontes já estão pagas? pois estão, e depois? não precisam de manutenção? não precisam de vistorias para ver a corrosão dos materiais, substituição de parafusos,e quem faz isso? não é necessário intervenção humana?maquinaria para esse fim?pois... e as estradas? também não precisam de manutenção?mas quando vez uns buraquitos aqui e aquli reclamas que te estraga o carro, pois é ..... tudo isso tem custos ..... Essa conversa é que é mesmo de quem não sabe o que está a falar... A Ponte Vasco da Gama foi construída pela Lusoponte, sem custos para o Estado, com a condição de que a sua concessão fosse dada aquela empresa, junto com a exploração da Ponte 25 de Abril, por 40 anos. RoadsterRunner November 11th, 2010, 11:20 AM 5 milhões de euros/mês dá para muita manutenção (ponte 25 Abril) :lol:, que o diga o Ferreira do Amaral que faz questão de manter em impecável estado de manutenção os seus brutais aumentos anuais ao seu já fabuloso salário, isto para não fala na manutenção das suas despesas profissionais crescentes. Xico205 November 11th, 2010, 02:04 PM E os aumentos de portagem superiores à inflação! ^^ E quando o Iva subiu para os 21%, a portagem subiu cinco centimos quando o aumento real do Iva se traduzia apenas num centimo! (Um arredonda-se para baixo, não 5 para cima.:bash:) Wolf2009 November 11th, 2010, 07:43 PM Dava era jeito acabarem a CRIL e o último troço do IC16, sempre poupava mais uns minutos! Olha que toda a gente vai com essa ideia e acabas é por perder minutos... :lol: xpto November 11th, 2010, 08:47 PM essa da manutenção é gira é.... como se fim do contrato o bem revertesse ao estado... AG239 November 11th, 2010, 10:15 PM Olha que toda a gente vai com essa ideia e acabas é por perder minutos... :lol: Não...se for toda a gente por aí, posso ir por uma de duas alternativas, que então ficariam desafogadas! :banana: Isa1Moniz November 15th, 2010, 11:20 AM Alguém já viu como está a ficar o murão da Rotunda de Alfornelos? Já começaram a pintar...e está a ficar bem bonito? alguém pode lá ir tirar uma foto?:) J.Silva November 15th, 2010, 03:25 PM Alguém já viu como está a ficar o murão da Rotunda de Alfornelos? Já começaram a pintar...e está a ficar bem bonito? alguém pode lá ir tirar uma foto?:) ui.. tão rápido? como estamos em Portugal, ainda vão impugnar isso...lol algum chico esperto revoltado! Isa1Moniz November 15th, 2010, 04:04 PM ui.. tão rápido? como estamos em Portugal, ainda vão impugnar isso...lol algum chico esperto revoltado! :lol::lol::lol: Não digas isso nem a brincar.... Mas está a ficar bastante engraçado...vamos ver se aqueles das "letras arabiscadas"não vão estragar o trabalho dos outros:bash: Isa1Moniz November 15th, 2010, 04:12 PM De facto não percebo.... as pinturas eram para se iniciarem em Dezembro... Mas ainda bem que começaram mais cedo, assim vale a pena, não é?:) AG239 November 15th, 2010, 10:40 PM Alguém já viu como está a ficar o murão da Rotunda de Alfornelos? Já começaram a pintar...e está a ficar bem bonito? alguém pode lá ir tirar uma foto?:) Hoje de manhã tinha o Hulk sem cabeça...:lol: RoadsterRunner November 16th, 2010, 10:22 AM Hoje de manhã tinha o Hulk sem cabeça...:lol: Finalmente "arte" nas estradas portuguesas ... :lol::rofl::hilarious xpto November 16th, 2010, 04:43 PM umas fotos. o avanço das obras é visivel. o tunel está concluido (e era o grande motivo de atraso, parece-me) http://img25.imageshack.us/img25/9237/16112010085.jpg (http://img25.imageshack.us/i/16112010085.jpg/) http://img209.imageshack.us/img209/5654/16112010086.jpg (http://img209.imageshack.us/i/16112010086.jpg/) http://img710.imageshack.us/img710/1980/16112010087.jpg (http://img710.imageshack.us/i/16112010087.jpg/) penso, sem certeza, que o interior do túnel já tem alcatrão. RoadsterRunner November 16th, 2010, 04:51 PM Obrigado pelas fotos. Tenho de passar por lá, pois não estou a perceber esses semáforos. xpto November 16th, 2010, 05:00 PM os semaforos são na nova rotunda, construida por cima do túnel RoadsterRunner November 16th, 2010, 05:02 PM os semaforos são na nova rotunda, construida por cima do túnel Sim. Mas não estou a perceber o porquê da sua existência. Tenho de ir ao local ver. Xico205 November 17th, 2010, 02:45 AM Em vez de funcionar por prioridades vai funcionar por semáforos. Ou então estão sempre intermitentes como os da rotunda de Alfornelos. Eles devem-nos ter posto à cautela não sabendo calcular ainda o volume de tráfego. djou23 November 17th, 2010, 03:34 AM Podes crer.. ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, CREL, etc... ^^ entre outras... AG239 November 17th, 2010, 11:46 AM Em vez de funcionar por prioridades vai funcionar por semáforos. Ou então estão sempre intermitentes como os da rotunda de Alfornelos. Eles devem-nos ter posto à cautela não sabendo calcular ainda o volume de tráfego. Já têm tempo para saber o volume de tráfego que há e a asneira que fizeram com os seméforos nessa rotunda. Já aqui o disse, mas aquele troço está aberto há já alguns meses e nada fazem... O maior fluxo vem da CRIL e aumentará mais com a sua conclusão. Na saída para a rotunda só há uma faixa...quem vem da Falagueira tem duas, bem como quem vem da Pontinha. O escoamento da saída da CRIL é a conta-gotas, porque quando o semáforo fica intermitente ainda se apanha quem vem do lado da Pontinha e tem de se dar prioridade. Há ainda os miúdos da escola a atravessar nas passadeiras...:bash: A propósito, o Hulk já tem cabeça...acho que está verde pela situação absurda dos semáforos daquela rotunda! :ohno: Xico205 November 17th, 2010, 01:15 PM O Hulk :lol: RoadsterRunner November 17th, 2010, 01:29 PM Eu não sei como está isso em Alfornelos e agradeço dese já ao AG por ter aqui descrito a situação. A minha questão surgiu apenas e só pelo facto de eu pensar que semáforos e rotundas não combinam. Tenho mesmo de ir lá ver o que é que andam a fazer nesse aspecto. Jotinha November 17th, 2010, 04:12 PM Sim, as duas rotundas de Alfornelos passaram a ter semáforos e a coisa está longe de resultar. Ainda por cima, no caso da rotunda de Alfornelos, sentido CRIL-Alfornelos, o semáforo fica vermelho, para quem vem da CRIL, durante demasiado tempo e a fila torna-se enorme. Wolf2009 November 17th, 2010, 04:42 PM penso, sem certeza, que o interior do túnel já tem alcatrão. Sim jparece que já tem: http://img25.imageshack.us/img25/9237/16112010085.jpg Boas fotos. As obras estão a avançar bem. Para quando se prevê a abertura ao público? Isa1Moniz November 17th, 2010, 06:54 PM Hoje passei junto da Rotunda de Alfornelos e as pinturas estão a ficar bastante engraçadas até acho que os automobilistas andam mais devagar para apreciarem......:) Por baixo da Rotunda de Benfica também estão a pintar os muros com vários tons de azul, até que enfim que se vêem pinturas de jeito, deviam de mandar fazer assim em tudo que é muro e acabar de vez com os graffitis que só dá aspecto de "chungaleira"... Os acessos entre a Pontinha (metro), por baixo da Rotunda das Pedralvas até à Rotunda das Portas de Benfica,só falta fazerem os traços no chão:banana: Wolf2009 November 17th, 2010, 07:11 PM Por baixo da Rotunda de Benfica também estão a pintar os muros com vários tons de azul, até que enfim que se vêem pinturas de jeito, deviam de mandar fazer assim em tudo que é muro e acabar de vez com os graffitis que só dá aspecto de "chungaleira"... x2 Os acessos entre a Pontinha (metro), por baixo da Rotunda das Pedralvas até à Rotunda das Portas de Benfica,só falta fazerem os traços no chão:banana: Então deve abrir em breve, certo? Isa1Moniz November 17th, 2010, 07:21 PM O Hulk :lol: Estás a rir-te de quê? Os muros estão a ser transformados em galerias de arte!!!! A intenção é formar uma composição evocativa dos 20 anos do Festival de Banda Desenhada da AMADORA. Estas pinturas estão a ser executadas pelo Colectivo Cultural GRRAU (Grafismo,Reabilitação e Renovação pela Arte Urbana) aliás, são os mesmos que há cerca de um ano decoraram os três muros da IC -19 . As fotos de um desses muros, por acaso já foram publicadas aqui no forum não sei em que página, quando se começou com a polémica dos graffitis,lembras-te? vou ver se as descubro... Isa1Moniz November 17th, 2010, 07:28 PM Bem bonitos, todos em tons de verde... http://3.bp.blogspot.com/_r4ZL7qCHSk0/Sw8AwsrzcrI/AAAAAAAAAaA/3Wx8FcJUSAQ/s1600/DSC00316.JPG + http://grrau.blogspot.com/ descobri!!!!! Isa1Moniz November 17th, 2010, 07:46 PM x2 Então deve abrir em breve, certo? Não sei! No site das Estradas de Portugal, dizem que a Conclusão é no final deste ano.... O Ministro das Obras Públicas (jamais...) disse que a Conclusão da Cril era no final do Verão, mas não são os ministros que lidam com obras não é.... Por isso só acredito no que as Estradas de Portugal dizem, porque eles é que estão no terreno e percebem de obras, por isso, vamos aguardar ...que remédio....também depende do tempo, se chover muito,complica tudo,não se pode usar alcatrão(?)não se pode pintar os traços no chão, etc,etc. AZT2009 November 17th, 2010, 09:15 PM Quais as zonas que já estão concluídas? Xico205 November 18th, 2010, 12:38 AM Quais as zonas que já estão concluídas? Toda a CRIL excepto o tunel entre Alfornelos e a Buraca. Xico205 November 18th, 2010, 12:39 AM Eu não sei como está isso em Alfornelos e agradeço dese já ao AG por ter aqui descrito a situação. A minha questão surgiu apenas e só pelo facto de eu pensar que semáforos e rotundas não combinam. Tenho mesmo de ir lá ver o que é que andam a fazer nesse aspecto. Então e na Rotunda do Marquês de Pombal, tens a mesma opinião? :lol: visconde November 18th, 2010, 01:50 AM esses grafitis nao podem ser perigosos? ja estou a ver o pessoal a olhar para o lado e esquecer-se da estrada :P Xico205 November 18th, 2010, 03:16 AM Nesse caso, uma gaja boa a atravessar a rua tambem é perigoso. :lol: ...conforme aconteceu a este desgraçado: KDuRPnCbaTI RoadsterRunner November 18th, 2010, 10:41 AM Então e na Rotunda do Marquês de Pombal, tens a mesma opinião? :lol: Por acaso até tenho. Bastava dar acessos desnivelados aos peões para tirar os semáforos. E acabar o tunel do Marquês, claro. AG239 November 18th, 2010, 10:52 AM Então e na Rotunda do Marquês de Pombal, tens a mesma opinião? :lol: Em avenidas urbanos lógico que tem de haver semáforos. Mas em locais de escoamento de vias com muito trânsito é pior...os carros vão ficar acumulados na própria via, por não ter saída fluída para a rotunda. :ohno: esses grafitis nao podem ser perigosos? ja estou a ver o pessoal a olhar para o lado e esquecer-se da estrada :P Oh Visconde, com o tempo que se espera com aquele semáforo intermitente e sem conseguir passar nenhum carro, dá para ver bem os desenhos! :lol: Hoje já estavam completos dois tigres...:) Isa1Moniz November 18th, 2010, 10:57 AM Nesse caso, uma gaja boa a atravessar a rua tambem é perigoso. :lol: ...conforme aconteceu a este desgraçado: KDuRPnCbaTI :lol::lol::lol: ás vezes mais vale "uma gaja não ser tão boa assim"...para ter admiradores destes.....:bash: Isa1Moniz November 18th, 2010, 11:08 AM Até porque umas entremeadas,uns couratos, e uma pipa de vinho deve satisfazer plenamente este Senhor.... e depois admiram-se de terem AVC (acidente vascular cerebral):ohno: AG239 November 18th, 2010, 11:51 AM Por acaso até tenho. Bastava dar acessos desnivelados aos peões para tirar os semáforos. E acabar o tunel do Marquês, claro. Isso já existe...as entradas do metropolitano! :banana: visconde November 18th, 2010, 01:47 PM Em avenidas urbanos lógico que tem de haver semáforos. Mas em locais de escoamento de vias com muito trânsito é pior...os carros vão ficar acumulados na própria via, por não ter saída fluída para a rotunda. :ohno: Oh Visconde, com o tempo que se espera com aquele semáforo intermitente e sem conseguir passar nenhum carro, dá para ver bem os desenhos! :lol: Hoje já estavam completos dois tigres...:) haha, ok, nao sei bem onde estao, nao vejo a CRIL ha 2 meses :banana: amanha leva camera, quero fotos dos rabiscos :nuts: 6oncalo November 18th, 2010, 01:59 PM Isso já existe...as entradas do metropolitano! :banana: É verdade, mas para o lado do parque Eduardo VII não existe saída! (ou entrada) :lol: AG239 November 18th, 2010, 03:18 PM amanha leva camera, quero fotos dos rabiscos :nuts: Por acaso era para trazer hoje, mas adormeci a atrasei-me! :lol: 6oncalo, não sejas desmancha-prazeres...:tongue: :lol: Xico205 November 18th, 2010, 03:20 PM :lol: Isa1Moniz November 18th, 2010, 05:22 PM haha, ok, nao sei bem onde estao, nao vejo a CRIL ha 2 meses :banana: amanha leva camera, quero fotos dos rabiscos :nuts: É na Rotunda de Alfornelos naquele muro que vai até á Rotunda da Escola de Alfornelos (Falagueira?) e também nos muros por baixo da Rotunda de Benfica.... os outros não sei. Não são nada rabiscos, vais gostar, vais ver....está a ficar até muito bem desenhado:) RoadsterRunner November 18th, 2010, 05:31 PM É verdade, mas para o lado do parque Eduardo VII não existe saída! (ou entrada) :lol: Por acaso até tem, não está é aberta ao publico. ;) xpto November 20th, 2010, 02:43 AM A EP – Estradas de Portugal, S.A, no âmbito da empreitada do IC17 CRIL – Sublanço Buraca / Pontinha, informa que para a continuidade dos trabalhos de acabamentos da ligação da futura Rotunda da Damaia à Rotunda das Portas de Benfica e conclusão do Canal Técnico ao Posto Técnico nº 3, irá proceder à alteração do acesso à Estrada A-da-Maia, actualmente com entrada pela Rotunda de Portas de Benfica pelo extremo Nascente, passando o mesmo a ser efectuado pelo acesso à futura Rotunda da Damaia, ficando esta igualmente aberta ao trânsito. Esta alteração será implementada 2ª feira, dia 22 de Novembro, pelas 15 horas. AG239 November 20th, 2010, 02:05 PM Aqui ficam então as tais pinturas. Fotos de ontem de manhã, com chuva... http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270246.jpg http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270247.jpg http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270248.jpg Para a semana tiro mais, se o tempo ajudar! :cheers: rpc08 November 20th, 2010, 02:15 PM Está giro...mas não sei porquê parece-me que não vão durar muito tempo... E as obras, é impressão minha ou não passam do mesmo? Barragon November 20th, 2010, 02:28 PM Até que têm andado ultimamente :yes: Gostei das pinturas ... veremos ! Ricardo_PT November 20th, 2010, 02:33 PM Lindo mural, mas, os direitos de autor do Hulk... Xico205 November 20th, 2010, 04:51 PM Muito giro, espero que não se ponham a fazer teags e grafitis foleiros por cima desses. Ás vezes acontece. Os produtores do Hulk não sabem que a Amadora existe, por isso não descobrem. :lol: Farim November 20th, 2010, 09:40 PM 1 - Pórtico Colocaram Painéis Informativos no Pórtico . . . http://img227.imageshack.us/img227/2391/dsc00108bs.jpg (http://img227.imageshack.us/my.php?image=dsc00108bs.jpg) 2 - Hulk - Foto com Sol :) http://img42.imageshack.us/img42/2327/dsc00107h.jpg (http://img42.imageshack.us/my.php?image=dsc00107h.jpg) Ricardo_PT November 21st, 2010, 12:18 AM Onde estão os meninos contra a CRIL???? pauloluso November 21st, 2010, 02:12 AM Esse arranjo no meio da rotunda também parece bem giro. gigilamoroso November 21st, 2010, 05:03 PM [http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270247.jpg Vejamos os pormenores : - notem os lancis todos tortos no rebaixamento do passeio junto à passadeira. - notem também que jà faltam pedras na calçada portuguesa junto àquela tampa no passeio ; no mesmo sitio, a mesma tampa està toda torta. Acabamentos à portuguesa, pelo menos para os peões. Barragon November 21st, 2010, 05:21 PM que exagero. RoadsterRunner November 21st, 2010, 05:41 PM É sempre bom saber que existe quem esteja atento a todos os pormenores desta obra. Oxalá fizessem o mesmo com todas as outras. As pinturas até estão engraçadas, mesmo não sendo a meu gosto, esperemos que durem. Ainda não fui ver a questão dos semáforos ... Wolf2009 November 21st, 2010, 06:46 PM É sempre bom saber que existe quem esteja atento a todos os pormenores desta obra. Oxalá fizessem o mesmo com todas as outras. As pinturas até estão engraçadas, mesmo não sendo a meu gosto, esperemos que durem. Ainda não fui ver a questão dos semáforos ... Parece que o governo ficou farto e dicidiu fazer ele as pinturas.:lol: xpto November 21st, 2010, 11:50 PM fico muito feliz com a rapidez com que a camara da amadora tratou de arranjar tema para as pinturas. tomara que fossem tão rápidos com a facilitação da execução da cril............. Ricardo_PT November 22nd, 2010, 01:39 AM [http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270f7.jpg Vejamos os pormenores : - notem os lancis todos tortos no rebaixamento do passeio junto à passadeira. - notem também que jà faltam pedras na calçada portuguesa junto àquela tampa no passeio ; no mesmo sitio, a mesma tampa està toda torta. Acabamentos à portuguesa, pelo menos para os peões. Repara na areia no chão e nas grades ao fundo. Isa1Moniz November 22nd, 2010, 11:55 AM [http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9270247.jpg Vejamos os pormenores : - notem os lancis todos tortos no rebaixamento do passeio junto à passadeira. - notem também que jà faltam pedras na calçada portuguesa junto àquela tampa no passeio ; no mesmo sitio, a mesma tampa està toda torta. Acabamentos à portuguesa, pelo menos para os peões. O rebaixamento do passeio junto à passadeira é propositado, porque, sabes, as mulheres é que normalmente têm que levar os carrinhos de bebés, a sacada das compras,(que felizmente já existe carrinhos com rodas) e alguém pensou que seria muito útil,junto das passadeiras fazerem um declive...Também no caso de alguém com deficiência que utilize cadeira de rodas, também é bastante funcional....não será? Está até muito bem, em relação ao que se reporta a peões, passeios largos e declives em quase todas as passadeiras ... Em relação à falta de pedras(calçada portuguesa),por acaso na zona de Alfornelos, até têm sido bastante cuidadosos nesse campo ...acredito que em breve estará solucionado. De facto existem pessoas só para colocar defeitos:ohno: Isa1Moniz November 22nd, 2010, 12:14 PM Muito giro, espero que não se ponham a fazer teags e grafitis foleiros por cima desses. Ás vezes acontece. Os produtores do Hulk não sabem que a Amadora existe, por isso não descobrem. :lol: Não sei não, no final do muro está uma grande área pintada a branco, ou foi engano na pintura, ou já ouve alguém que foi lá pintar sem autorização....Mas as pinturas tiveram que parar,porque ainda não parou de chover:ohno: E no muro lateral que vai dar acesso (a pé) à Rotunda das Pedralvas já estão também a pintar,acho que têm autorização, mas são com letras, que pessoalmente não aprecio:nuts: Isa1Moniz November 22nd, 2010, 02:42 PM [QUOTE=Farim;67488475]1 - Pórtico Colocaram Painéis Informativos no Pórtico . . . http://img227.imageshack.us/img227/2391/dsc00108bs.jpg (http://img227.imageshack.us/my.php?image=dsc00108bs.jpg) Farim vais ficar com umas vistas espectaculares.... quem via isso cheio de construção clandestina e perspectiva-se um belo jardim.....:banana: Isa1Moniz November 22nd, 2010, 04:34 PM [QUOTE=SR-71;32228550]Uma capital europeia não pode ter essas habitações. Ainda bem que está a ser feita uma limpeza (e segundo o Google Earth muita coisa fica por fazer). http://img5.imageshack.us/img5/3864/p2080333pd0.jpg Ainda existem casas iguais a esta na estrada militar para demolir,porque não querem sair....até terem condições.... Coitadinhos....mas conseguiam ter carros melhor que o meu....felizmente acabou-se com a mama para muita gente.... Wolf2009 November 22nd, 2010, 06:47 PM [QUOTE=SR-71;32228550]Uma capital europeia não pode ter essas habitações. Ainda bem que está a ser feita uma limpeza (e segundo o Google Earth muita coisa fica por fazer). http://img5.imageshack.us/img5/3864/p2080333pd0.jpg Ainda existem casas iguais a esta na estrada militar para demolir,porque não querem sair....até terem condições.... Coitadinhos....mas conseguiam ter carros melhor que o meu....felizmente acabou-se com a mama para muita gente.... Essa vê-se mesmo que era barraca. Wolf2009 November 22nd, 2010, 06:51 PM [QUOTE=Farim;67488475]1 - Pórtico Colocaram Painéis Informativos no Pórtico . . . http://img227.imageshack.us/img227/2391/dsc00108bs.jpg (http://img227.imageshack.us/my.php?image=dsc00108bs.jpg) Farim vais ficar com umas vistas espectaculares.... quem via isso cheio de construção clandestina e perspectiva-se um belo jardim.....:banana: Esses garfitis é que não! Olha o mundo da marquises...:lol: O jardim vai ser junto ao circulo que estão a construir? Jardim ou parque urbano? Como vão as obras no tal "parque urbano"? Isa1Moniz November 22nd, 2010, 08:22 PM Esses garfitis é que não! Olha o mundo da marquises...:lol: O jardim vai ser junto ao circulo que estão a construir? Jardim ou parque urbano? Como vão as obras no tal "parque urbano"?[/QUOTE] Pois,estes graffitis não... mas são estes graffitis que estão a inundar Lisboa e arredores,infelizmente.... Não gozes com as marquises se faz favor.... é assim a vida do pobre.... É parque urbano, aliás vão surgir uma série de parques urbanos, logo que a cril esteja concluida..... RoadsterRunner November 22nd, 2010, 09:09 PM Essa "barraca" era das melhores que por ali existiam ... Wolf2009 November 22nd, 2010, 09:13 PM Esses garfitis é que não! Olha o mundo da marquises...:lol: O jardim vai ser junto ao circulo que estão a construir? Jardim ou parque urbano? Como vão as obras no tal "parque urbano"? Pois,estes graffitis não... mas são estes graffitis que estão a inundar Lisboa e arredores,infelizmente.... Não gozes com as marquises se faz favor.... é assim a vida do pobre.... É parque urbano, aliás vão surgir uma série de parques urbanos, logo que a cril esteja concluida.....[/QUOTE] Mas existe um parque urbano maior que os outros, certo? Eu não estou a gozar com os pobres, essas marquises podiam era não existir. Ou então pintem os prédios para ficar mais bonito! Mas com o parque urbano ninguém vai reparar nelas. AG239 November 22nd, 2010, 10:15 PM Eu não estou a gozar com os pobres, essas marquises podiam era não existir. Ou então pintem os prédios para ficar mais bonito! Mas com o parque urbano ninguém vai reparar nelas. A maior parte das administrações de condomínios anda atrás daqueles que não pagam...assim não há verbas para pintar os prédios. :ohno: Isa1Moniz November 23rd, 2010, 10:17 AM A maior parte das administrações de condomínios anda atrás daqueles que não pagam...assim não há verbas para pintar os prédios. :ohno: Não, estás enganado... o pagamento dos condomínios não são para pintar os prédios, isso é á parte... Normalmente o condomínio é para despesas com luz e limpeza da escada,manutenção de elevadores (sim, porque quando é necessário reparações estás a pagar á parte) No caso de pinturas no prédio e se fores proprietário, tens de pagar á parte... no meu caso pago todos os meses 38,00€ só para o condomínio e 2,50€ ao Banco pela transferência.....( só para manutenção de elevadores,luz automática da escada e limpeza das escadas e acho que mais nada,o resto está sempre a sair do bolso....)Não é fácil.... Isa1Moniz November 23rd, 2010, 10:25 AM http://img2.imageshack.us/img2/882/pb070096.jpg (http://img2.imageshack.us/my.php?image=pb070096.jpg) Fonte: Diario de Noticias, 5 de Abril de 2007 Em resposta ás dúvidas do Wolf 2009 se reparares aqui no projecto o Parque Urbano maior será o Parque Urbano de Alfornelos (depois da IC16 estar concluida) Isa1Moniz November 23rd, 2010, 10:46 AM Na foto do Farim pertence ao troço entre as Portas de Benfica, Bairro das Pedralvas (sítio da foto) e Venda Nova - com 4,01 ha de área O maior é no troço IC 16 na Azinhaga dos Besouros com 12,25 ha de área agora já percebeste? AG239 November 23rd, 2010, 11:30 AM Não, estás enganado... o pagamento dos condomínios não são para pintar os prédios, isso é á parte... Normalmente o condomínio é para despesas com luz e limpeza da escada,manutenção de elevadores (sim, porque quando é necessário reparações estás a pagar á parte) No caso de pinturas no prédio e se fores proprietário, tens de pagar á parte... no meu caso pago todos os meses 38,00€ só para o condomínio e 2,50€ ao Banco pela transferência.....( só para manutenção de elevadores,luz automática da escada e limpeza das escadas e acho que mais nada,o resto está sempre a sair do bolso....)Não é fácil.... Tu é que estás enganada...o valor de quotização é obrigado a prever, pelo menos, 10% para um fundo de reserva, com o objectivo de custear obras de conservação. Agora, se os condomínios não cumprem a lei ou se têm um fundo de reserva infimo, claro que têm de meter mais dinheiro aquando das obras. Isto para não falar de que não paga... Isa1Moniz November 23rd, 2010, 01:29 PM Tu é que estás enganada...o valor de quotização é obrigado a prever, pelo menos, 10% para um fundo de reserva, com o objectivo de custear obras de conservação. Agora, se os condomínios não cumprem a lei ou se têm um fundo de reserva infimo, claro que têm de meter mais dinheiro aquando das obras. Isto para não falar de que não paga... Pois.... se calhar é.... mas como a maioria no meu prédio não pagam..." quem se lixa é o mexilhão". No prédio onde vivo,ao fim de 2 anos tive de pagar 700 e tal Euros de reparação de elevadores,só me apetece bater á parta dos caluteiros e dizer...."pago o condomínio ó parasita da sociedade" mas, não posso....:) Isa1Moniz November 23rd, 2010, 01:39 PM Passei hoje novamente na Rotunda de Alfornelos e já existem mais uns desenhos no muro e está a ficar giro. Afinal a mancha branca que existia era para fazer outro "boneco"....:banana: e a chuva não para, nunca mais está pronto...:ohno: Wolf2009 November 23rd, 2010, 06:02 PM Na foto do Farim pertence ao troço entre as Portas de Benfica, Bairro das Pedralvas (sítio da foto) e Venda Nova - com 4,01 ha de área O maior é no troço IC 16 na Azinhaga dos Besouros com 12,25 ha de área agora já percebeste? Sim! Isa1Moniz November 24th, 2010, 04:54 PM Venho dar os meus parabéns aos pintores do painel da Rotunda de Alfornelos, em especial ao que pintou o Hulk e ao dos tigres. E da Rotunda de Benfica o Batman (ainda incompleto)também está com grande profissionalismo, e obrigado também á Câmara Municipal da Amadora e Estradas de Portugal, por esta iniciativa , a qual irá dar muito mais prazer na condução por estas estradas. Assim deixaremos de ver aqueles graffitis sem nexo, e talvez comecem a perceber que, pinturas .... só para quem sabe..... :) Wolf2009 November 24th, 2010, 07:33 PM Venho dar os meus parabéns aos pintores do painel da Rotunda de Alfornelos, em especial ao que pintou o Hulk e ao dos tigres. E da Rotunda de Benfica o Batman (ainda incompleto)também está com grande profissionalismo, e obrigado também á Câmara Municipal da Amadora e Estradas de Portugal, por esta iniciativa , a qual irá dar muito mais prazer na condução por estas estradas. Assim deixaremos de ver aqueles graffitis sem nexo, e talvez comecem a perceber que, pinturas .... só para quem sabe..... :) Em alguns lugares já começaram a aparecer garfitis nojentos espero que desapareçam. Isa1Moniz November 25th, 2010, 11:34 AM Em alguns lugares já começaram a aparecer garfitis nojentos espero que desapareçam. Sabes qual é mal? é deixarem entrar em Portugal tudo o que é m.....os nossos jovens licenciados imigram e vem para Portugal "pé de chinelo".... Wolf2009 November 25th, 2010, 05:02 PM Sabes qual é mal? é deixarem entrar em Portugal tudo o que é m.....os nossos jovens licenciados imigram e vem para Portugal "pé de chinelo".... Concordo em pleno.:banana: lukin November 25th, 2010, 07:23 PM Tento acompanhar este forum com a regularidade que o tempo me perimte. Não costumo participar porque não vivo na zona da CRIL e não consigo acompanhar as obras nem tirar fotos. No entanto gostaria de perguntar aos senhores moderadores se o forum é para debater a CRIL. Isto porque com os comentários racistas e xenófobos que vejo aqui mais parece mais parece um forum de extrema direita nazi. Não devem faltar por aí foruns para destilar esse ódio a quem é diferente. Por favor ide pregar para outra freguesia... Isa1Moniz November 25th, 2010, 07:43 PM Tento acompanhar este forum com a regularidade que o tempo me perimte. Não costumo participar porque não vivo na zona da CRIL e não consigo acompanhar as obras nem tirar fotos. No entanto gostaria de perguntar aos senhores moderadores se o forum é para debater a CRIL. Isto porque com os comentários racistas e xenófobos que vejo aqui mais parece mais parece um forum de extrema direita nazi. Não devem faltar por aí foruns para destilar esse ódio a quem é diferente. Por favor ide pregar para outra freguesia... Se isto fossem comentários racistas e xenófobos se calhar já não estavas em Portugal,isto é um facto realista..... Estás tão ofendido(a) porquê? vivias naquelas barracas á espera de casa? ou andas a graffitar paredes ás escondidas? lukin November 25th, 2010, 07:57 PM Por acaso não sou apreciador de grafities, não tolero é intolerantes. E deixo aqui um link para ti, inscreve-te, se é que já não pertences: http://www.pnr.pt/ Na Alemanha este tipo de partidos da ideologia que defendes foi abolido, sabes porquê? E acabou a conversa contigo porque há um determinado nível abaixo do qual eu não desço e esta thread é para debater a CRIL. Peço desculpa aos outros participantes do forum pelo off topic. Isa1Moniz November 25th, 2010, 09:20 PM Por acaso não sou apreciador de grafities, não tolero é intolerantes. E deixo aqui um link para ti, inscreve-te, se é que já não pertences: http://www.pnr.pt/ Na Alemanha este tipo de partidos da ideologia que defendes foi abolido, sabes porquê? E acabou a conversa contigo porque há um determinado nível abaixo do qual eu não desço e esta thread é para debater a CRIL. Peço desculpa aos outros participantes do forum pelo off topic. Não gostas de graffitis porque são intolerantes? não percebo porquê,vivemos num país democrático.... Não estou interessada em pertencer ao partido, mas do pouco que li, até que dizem algumas verdades....dizem,ou não dizem? Na Alemanha o que foi abolido, não tem nada a ver com o que aqui se disse... Eu também não estava a falar contigo, tu é que vieste meter-te porque certamente não és Português e não estás a sofrer na pele, o desemprego,a retirado do abono familiar, a subida dos impostos,ter filhos a estudar e a incerteza de ter um futuro digno, a incerteza de ter reforma na velhice, porquê? Não é para responderes porque também não estou interessada em falar mais contigo. Voltando á Cril, já viram os Graffitis do Batman? não está espectacular? Wolf2009 November 25th, 2010, 09:24 PM Por acaso não sou apreciador de grafities, não tolero é intolerantes. E deixo aqui um link para ti, inscreve-te, se é que já não pertences: http://www.pnr.pt/ Na Alemanha este tipo de partidos da ideologia que defendes foi abolido, sabes porquê? E acabou a conversa contigo porque há um determinado nível abaixo do qual eu não desço e esta thread é para debater a CRIL. Peço desculpa aos outros participantes do forum pelo off topic. A maioria do que foi dito é verdade existem é raras excepções. Isa1Moniz November 25th, 2010, 09:38 PM A maioria do que foi dito é verdade existem é raras excepções. Até que foi bom dar a conhecer o PNR, talvez alguns portugueses adiram ao partido e se acabe com esta imigração descontrolada.... toniho November 25th, 2010, 09:50 PM e se acabe com esta imigração descontrolada.... LOL. Realmente a ignorância não tem limites. xpto November 26th, 2010, 12:57 AM eu não quero saber dos grafitis para nada. quero é isto feito. Isa1Moniz December 3rd, 2010, 03:28 PM http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fcoimbraterraportuguesa.blogspot.com%2F2010%2F09%2Fmais-beneficios-do-multiculturalismo-e.html&ei=Bv74TJC0GpDCswa-qpDFAw&usg=AFQjCNHF1F95nOCrbKt9EeW5Fu5zYXO9AA Isa1Moniz December 3rd, 2010, 03:35 PM http://www.google.pt/search?q=CONCLUS%C3%83O+CRIL&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=BpC&sa=G&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=s&prmd=nfd&source=univ&tbs=nws:1&tbo=u&ei=9v_4TO7yDIn5sgazsbzCAw&oi=news_group&ct=title&resnum=4&ved=0CEAQqAIwAw Wolf2009 December 3rd, 2010, 08:53 PM Moradores dizem que obras da CRIL estão a afectar habitações e exigem reunião com a câmara Os moradores de Santa Cruz de Benfica acusam a Câmara de Lisboa de “abandonar os seus munícipes” ao ignorar os impactos da obra final da CRIL, que, segundo os habitantes, está a afectar a “estabilidade estrutural das habitações”. Destak/Lusa | destak@destak.pt De acordo com o representante da comissão de moradores Jorge Alves, vários proprietários de moradias contíguas ao local onde está a ser construído o sublanço Buraca – Pontinha da CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) queixam-se de que a cedência dos terrenos tem provocado abatimentos e rachas nas paredes, inclusive com mais um centímetro. Ana Paula, que reside a menos de 40 metros das obras, na Rua Comandante Augusto Cardoso, contou à agência Lusa que as fissuras começaram a surgir nas paredes da sua casa em 2009. Entretanto, chegou a estar sem água num anexo devido a um “abatimento do terreno em cerca de 20 centímetros”, a ver os candeeiros a abanar, como num “autêntico tremor de terra”, e a ter loiça partida. Já apresentou uma queixa, contactou a Estradas de Portugal e o empreiteiro, a Bento Pedroso, mas “a resposta foi de que as obras não têm nada a ver com as fissuras”. Ainda assim, diz que alguns vizinhos estão numa situação “muito pior”. Para tentar encontrar uma solução e salvaguardar os interesses dos habitantes, a comissão de moradores quer ter, com urgência, uma reunião com a autarquia, que pedirá hoje ao presidente António Costa numa reunião descentralizada do executivo. Jorge Alves defende que a Câmara de Lisboa tem uma grande responsabilidade, até porque a obra teve o aval do antigo presidente Carmona Rodrigues (PSD). Agora, com o PS na presidência, o representante considera que o executivo de António Costa se isentou das suas obrigações: “Embora consciente de que este projeto era uma aberração, aceitou-o como um facto consumado”. A comissão não entende como o município não atua, “desculpando-se de esta ser uma obra do Governo”, quando um dos seus vereadores, Fernando Nunes da Silva (independente eleito na lista do PS), considerou o projeto “um crime”. Na opinião de Jorge Alves, “se um responsável político diz que todo o processo é um crime” então é necessário que a câmara tome uma posição. “Caso isso não aconteça vamos avançar com queixas-crime”, adiantou. Sun_Tze December 3rd, 2010, 10:40 PM Até que foi bom dar a conhecer o PNR, talvez alguns portugueses adiram ao partido e se acabe com esta imigração descontrolada.... E acreditas mesmo que a malta que faz grafitti's é estrangeira? Ah portugues, tão burro que és... 90% dos mesmos são brancos de familias SEMPRE portuguesas. Excepção a regra que eu conheça, é o Colman que nasceu em Angola, e hoje deixou-se do graffiti "ilegal"... pai nosso December 4th, 2010, 10:41 AM in "Público" Moradores queixam-se da CRIL e a câmara sente-se ludibriada A conclusão da Circular Regional Interior de Lisboa continua a gerar críticas, mas a autarquia, apesar de visada, mostra-se solidária com quem se diz lesado O movimento criado pelos moradores do Bairro de Santa Cruz de Benfica, que uniu vozes contra a qualidade do projecto de conclusão da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), sente-se abandonado pela autarquia na sua luta contra o que reiterou serem continuadas ilegalidades e mentiras do dono da obra, a Estradas de Portugal. Usaram-se frases fortes na 54.ª reunião descentralizada da Câmara de Lisboa, quinta-feira à noite, em Benfica, na Escola Secundária José Gomes Ferreira. Mas se os vereadores rejeitaram responsabilidades no processo, também se mostraram solidários com a luta dos cidadãos. O vice-presidente da câmara, Manuel Salgado, não poderia ter sido mais cáustico: "Fomos ludibriados." O autarca não quis deixar de rematar o assunto CRIL com a garantia de que o executivo da câmara não se demitirá de tentar minimizar o impacte negativo da obra, "sem prejuízo das questões judiciais em curso". Isto depois de ter admitido que a câmara foi "ludibriada neste processo pela Estradas de Portugal": "Há dois anos, as imagens que nos mostraram não eram estas, o que é um logro." Jorge Alves, da Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica, que há muito luta contra o que diz ser um péssimo projecto de fecho da CRIL, recordou o que disse o primeiro-ministro, José Sócrates, no lançamento da obra - "um projecto ambientalmente pioneiro e um excelente projecto rodoviário" -, e lamentou que "o que já está bem à vista é exactamente o contrário". E atacou: "A CML tem grande responsabilidade em todo este processo. [Depois de Carmona Rodrigues, que deu o aval a este projecto] o actual executivo da CML, apesar de todos os alertas, e consciente que este projecto era uma aberração, aceitou-o como consumado (...), desculpando-se de ser esta uma obra do Governo. Abandonou os munícipes. Deixou-os entregues a todo o tipo de atropelos por parte do dono da obra." O vereador Nunes da Silva também está contra o (actual) projecto, mas sublinhou que o trabalho realizado pelas câmaras de Lisboa e da Amadora não tem correspondência com o que foi apresentado pelo Governo e pela obra já realizada. "Denunciámos, chamámos a atenção à empresa pela vergonha que se estava ali a passar. O problema é que os técnicos da Estradas de Portugal nunca aceitaram as propostas do movimento de contestação ao projecto da CRIL. Mas mudou o presidente da empresa, perdeu-se o historial do processo e alterou-se o projecto que estava acordado." O vereador José Sá Fernandes acrescentou que "a obra viola a declaração de impacte ambiental": "A matéria está a ser discutida em tribunal, mas a imagem que foi vendida não corresponde à realidade. Há aqui um engano, e grave." RoadsterRunner December 4th, 2010, 11:42 AM O sr Alves a apontar baterias contra o Socrates e o PSD, que novidade ... terá algo a ver com o seu desfile com bandeiras do BE ? :lol: A mudança do presidente da EP deveu-se ao facto do "esquecimento" relativo ao caneiro de Alcântara ? É uma maravilha a responsabilização das pessoas nos cargos públicos. "Fizeste trampa da grossa ? Demite-te que orientamos-te um tacho noutro sitio qualquer.". À boa maneira portuguesa. O Sá Fernandes está a roer-se todo por ainda não ter conseguido fazer o que fez no Tunel do Marquês, ou seja, adiar a obra por mais uns bons anos e causar vários milhões de prejuizo ao Estado português. É sempre bom lembrar que os milhões de prejuizo que o Sá Fernandes causou sem que lhe fossem atribuidas responsabilidades por isso, davam para a conclusão do Túnel do Marquês, que como se sabe ainda não está concluído. rpc08 December 4th, 2010, 02:26 PM "Notícia" de ontem: Fonte: estradas.pt Na próxima madrugada, de sexta-feira dia 3 de Dezembro para sábado dia 4 de Dezembro, será oficialmente aberta ao tráfego a Rotunda do Nó da Damaia. Com esta abertura ao tráfego, e no sentido de serem compatibilizados os sentidos de tráfego dos arruamentos circundantes, é também alterado o sentido do trânsito na Estrada-A-Da-Maia, passando a ter o sentido Nascente - Poente ao invés do anterior Poente - Nascente. Mais se informa que, das ligações previstas, fica apenas a faltar os acessos ao túnel de Benfica e à Av. Alves Redol a partir da Rotunda do Nó da Damaia. Luís Raposo Alves December 4th, 2010, 02:28 PM afinal quando é que é inaugurada? xpto December 5th, 2010, 01:45 AM já devia ter aberto a dia 19, como estava no site afinal... Isa1Moniz December 9th, 2010, 04:30 PM onclusão das demolições no Bairro de Santa Cruz de Benfica A EP – Estradas de Portugal, S.A, no âmbito da empreitada do IC17 CRIL – Sublanço Buraca / Pontinha, informa que ficou hoje concluída a demolição das últimas moradias da CRIL, no Bairro de Santa Cruz, situação fundamental para a conclusão da obra, execução dos arranjos paisagísticos finais e equipamentos de mobilidade urbana, bem como a consolidação dos logradouros das restantes moradias. Recordamos que o projecto de expropriações foi aprovado em 2007 mas que a conclusão destas demolições, fundamentais para a conclusão da obra, teve que ser precedido de uma decisão judicial, só agora obtida. A conclusão do último troço da CRIL - Sublanço Buraca/Pontinha, encontra-se já na sua fase final estando prevista para muito breve a abertura total desta via que irá melhorar os acessos de toda a Área Metropolitana de Lisboa constituindo uma solução viária para 2 milhões de utilizadores.:banana::banana::banana::banana::banana::banana: fred_mendonca December 9th, 2010, 05:20 PM Deve ser a prenda de natal! :lol: TEXANO December 9th, 2010, 07:11 PM Não sei se já foram colocadas aqui mas no site Infocril estão imagens do interior do Túnel da Venda Nova (em acabamentos) e de outros locais da obra. Ver em Fotos Actuais. Wolf2009 December 9th, 2010, 07:52 PM Boas notícias. RoadsterRunner December 9th, 2010, 10:28 PM Onde é que anda o ADL ? Há muito tempo que não aparece. RoadsterRunner December 9th, 2010, 10:41 PM Ora aqui está a perigosissima curva que o sr Alves tanto contestou por ser muito apertada/pronunciada e um verdadeiro atentado à segurança rodoviária ... Túnel da Venda Nova, imagem retirada do site Infocril http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/TunelVendaNova.jpg :lol: Mas pronto, temos de reconhecer que não é a recta da meta do Autódromo de Monza ... :lol: pauloluso December 10th, 2010, 12:32 AM Fogo. Já tem graffitis e ainda nem entrou ao serviço.:bash: Barragon December 10th, 2010, 11:24 AM A bossa do camelo comparada a essa não é nada :lol: Maxair December 10th, 2010, 05:26 PM Ok, pode não ser a bossa do camelo, mas temos de ver que está na AML, tem 3 vias em cada faixa, vai ter grande TMD e utilização constante das 3 vias durante largos períodos do dia. Infelizmente, prevejo aqui um foco de acidentes. Xico205 December 10th, 2010, 06:07 PM A Segunda Circular tem uma curva maior, mais faixas e trafego mais intenso. TEXANO December 10th, 2010, 06:31 PM A Segunda Circular tem uma curva maior, mais faixas e trafego mais intenso. A 2ª Circular é um atentado à segurança rodoviária: - Zonas de 5 vias que se reduzem subitamente para 3 (do nó do Eixo NS para o Campo Grande) sem qq sinalização. - Curva da Encarnação - Crateras em todo o percurso - Falta de manutenção de sinalização horizontal A CRIL mesmo com "bossas" em comparação com "esta" 2ª Circular é uma recta... Xico205 December 10th, 2010, 06:38 PM Referia-me à curva de Benfica e não há da Encarnação. :) Wolf2009 December 10th, 2010, 07:30 PM Onde é que anda o ADL ? Há muito tempo que não aparece. E onde anda aquele user que no Verão acompanhava a obra diariamente? Wolf2009 December 10th, 2010, 07:31 PM Fogo. Já tem graffitis e ainda nem entrou ao serviço.:bash: Deve ser alguém que viu o Sócrates indignado na outra vez. pauloluso December 10th, 2010, 09:39 PM E onde anda aquele user que no Verão acompanhava a obra diariamente? Não estiveste atento. Estava cá de ferias e regressou a casa. Xico205 December 10th, 2010, 09:41 PM Está na Holanda. TEXANO December 11th, 2010, 04:21 AM Referia-me à curva de Benfica e não há da Encarnação. :) Essa é outra... gigilamoroso December 11th, 2010, 03:54 PM embora concorde com certos argumentos do tal Alves, esse da "curva perigosa" para mim não é argumento que se possa defender. Com efeito, não se pode exigir que uma via rapida urbana inderida num tecido urbano densamente construido seja constituida apenas de rectas : é normal que haja um certo "ziguezaguear" ; além disso uma circular sem curvas...enfim : não pode ser circular!! Ha é que pôr os limites de velocidade adequados (80 km/h nestes troços?) e radares como na bossa do camelo. Agora, visto que até aqui hà quem jà se tenha gabado de andar a 140 km/h e mais nos troços com limite de 80 km/h nas vias rapidas da AML, não se deve admirar do resultado. Wolf2009 December 12th, 2010, 03:22 PM Ora aqui está a perigosissima curva que o sr Alves tanto contestou por ser muito apertada/pronunciada e um verdadeiro atentado à segurança rodoviária ... Túnel da Venda Nova, imagem retirada do site Infocril http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/TunelVendaNova.jpg :lol: Mas pronto, temos de reconhecer que não é a recta da meta do Autódromo de Monza ... :lol: Alguém pode por aqui o site das fotos? Xico205 December 12th, 2010, 04:27 PM Tu queres a papinha toda feita! Se já sabes qual é o site, procura. Wolf2009 December 12th, 2010, 06:20 PM Tu queres a papinha toda feita! Se já sabes qual é o site, procura. :lol: É este: http://infocril.estradasdeportugal.pt/ Xico205 December 12th, 2010, 07:03 PM Passei à bocado nos novos acessos à CRIL na Damaia e estavam a pintar mais graffitis legais. :banana: Luís Raposo Alves December 13th, 2010, 04:02 AM 2ª circular perigosa?!! onde?!?! tenham paciência, por amor de deus! pauloluso December 13th, 2010, 04:54 AM 2ª circular perigosa?!! onde?!?! tenham paciência, por amor de deus! Aqui, acho eu (http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.770479,-9.124088&spn=0.000734,0.001206&t=h&z=20&layer=c&cbll=38.770395,-9.124107&panoid=MPI53F8ccyKKFOrUcuhU3Q&cbp=12,23.95,,0,27.53) É um bocado sensível por causa daquele declive acentuado rapido. Se houver engarrafamento a seguir a lomba, não tens visibilidade. E ainda tem uns quantos crateras na via central mal reparados. (http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=h&layer=c&cbll=38.771345,-9.123906&panoid=B7w12WxGPcG9z1LrZupH9w&cbp=12,23.95,,0,27.53&ll=38.771257,-9.123924&spn=0.000734,0.001206&z=20):bash: 6oncalo December 13th, 2010, 08:20 AM Para mim o pior da 2ª circular é não ter sinalização horizontal em condições, em zonas de 4 faixas... visconde December 14th, 2010, 02:11 AM o que me atrofia mais na 2a circular é o no de pina manique que ha anos que esta com riscos amarelos e que para quem vai na faixa da direita é sempre um atrofio com os carros que saem da cril para entrar na 2a. ai vou sempre pela faixa da esquerda para nao me chatear .. nao percebo porque ainda nao arranjaram essa zona, aquela reducao de 3 para 2 faixas no fim do IC19 faz filas enormes, ja deviam posto aquilo bem ^^ e claro e as zonas de 4 faixas sem um unico risco, e as saidas/entradas sem faixa de aceleracao tambem sao engracadas Luís Raposo Alves December 14th, 2010, 02:34 AM o que mais me assusta na 2ª circular é saída zona junto às torres de lisboa no sentido benfica-aeroporto. uma pessoa pode espetar com o carro aí e descer pela ravina abaixo! de resto, acho uma via pacífica, também não é para andar a altas velocidades. Xico205 December 14th, 2010, 01:35 PM Pois, de facto faz falta nessa saida uma protecção de plastico do muro de cimento em V. visconde December 14th, 2010, 07:04 PM tambem nao gosto da entrada depois do tunel do aeroporto alem de juntarem duas entradas em uma o que atrofia sempre, nao ha espaco para entrar :P mas pronto, aquilo é uma "avenida" como tal e normal nao ter faixa de aceleracao que saida é essa nas torres de lisboa^? no maps parece normal. http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=torres+de&sll=38.75666,-9.167919&sspn=0.018473,0.038581&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=p&split=1&radius=1.25&hq=torres+de&hnear=&ll=38.757564,-9.174657&spn=0,0.038581&z=15&layer=c&cbll=38.757553,-9.174478&panoid=x1OjVi1zZybhHdrkjOeE3A&cbp=12,130.88,,0,9.98 edit: esta saida para a expo nao sei porque tambem me atrofia: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=torres+de&sll=38.768573,-9.131355&sspn=0.008365,0.038581&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=p&split=1&layer=c&cbll=38.765702,-9.126882&panoid=GpPjtkDxcENu0uZiI-onUA&cbp=11,58.81,,0,8.13&radius=1.25&hq=torres+de&hnear=&ll=38.765695,-9.126892&spn=0.008365,0.038581&z=15 nao tem nada de mais, mas como nao esta sinalizada (faltam aquelas setinhas pretas e amarelas que metem no V das saidas), quando se vai e nao se conhece nao é facil apercebemos logo que ali ha a saida, nem que ha aquela "lingua" de terreno no meio da estrada.. agora ja e normal, mas as primeiras vezes que ia ali atrofiava sempre lol Maxair December 14th, 2010, 08:52 PM O tópico da "Conclusão" da Cril já vai em 209 páginas :lol::lol::lol: E como está o do "Início da Cril?" :lol: Xico205 December 14th, 2010, 10:20 PM tambem nao gosto da entrada depois do tunel do aeroporto alem de juntarem duas entradas em uma o que atrofia sempre, nao ha espaco para entrar :P mas pronto, aquilo é uma "avenida" como tal e normal nao ter faixa de aceleracao que saida é essa nas torres de lisboa^? no maps parece normal. http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=torres+de&sll=38.75666,-9.167919&sspn=0.018473,0.038581&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=p&split=1&radius=1.25&hq=torres+de&hnear=&ll=38.757564,-9.174657&spn=0,0.038581&z=15&layer=c&cbll=38.757553,-9.174478&panoid=x1OjVi1zZybhHdrkjOeE3A&cbp=12,130.88,,0,9.98 É esta: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=torres+de&sll=38.75666,-9.167919&sspn=0.018473,0.038581&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=p&split=1&radius=1.25&hq=torres+de&hnear=&layer=c&cbll=38.756852,-9.180341&panoid=QwfIOJKoGC2oyDaWg1V0pQ&cbp=12,85.88,,1,9.98&ll=38.756894,-9.180193&spn=0,0.038409&z=15 A que puseste é a do eixo norte sul, a unica entrada e saida decente da Segunda Circular. sybrenp December 14th, 2010, 11:01 PM Alguem sabe como é que está o tunel entre Pontinha e Alfornelos que eu costumava fotografar? :) tipsarevic December 14th, 2010, 11:07 PM Quando abre esta estrada ? Alguém sabe ???????? lukin December 15th, 2010, 12:50 AM esta saida para a expo nao sei porque tambem me atrofia: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=torres+de&sll=38.768573,-9.131355&sspn=0.008365,0.038581&ie=UTF8&t=h&rq=1&ev=p&split=1&layer=c&cbll=38.765702,-9.126882&panoid=GpPjtkDxcENu0uZiI-onUA&cbp=11,58.81,,0,8.13&radius=1.25&hq=torres+de&hnear=&ll=38.765695,-9.126892&spn=0.008365,0.038581&z=15 nao tem nada de mais, mas como nao esta sinalizada (faltam aquelas setinhas pretas e amarelas que metem no V das saidas), quando se vai e nao se conhece nao é facil apercebemos logo que ali ha a saida, nem que ha aquela "lingua" de terreno no meio da estrada.. agora ja e normal, mas as primeiras vezes que ia ali atrofiava sempre lol Já passei por cima desse separador à uns anos valentes. A meu favor posso dizer que era de noite e eu era um jovem com a carta à pouco tempo. :angel: AG239 December 15th, 2010, 10:38 AM Alguem sabe como é que está o tunel entre Pontinha e Alfornelos que eu costumava fotografar? :) Está mais ou menos na mesma. Foste embora e os tipos também...:ohno: RoadsterRunner December 15th, 2010, 10:41 AM Alguem sabe como é que está o tunel entre Pontinha e Alfornelos que eu costumava fotografar? :) No site Infocril tens lá umas fotos. Isa1Moniz December 15th, 2010, 11:16 AM Alguem sabe como é que está o tunel entre Pontinha e Alfornelos que eu costumava fotografar? :) Olá, já chegaste? ou ainda estás no estrangeiro? Pois... está na mesmíssima coisa, só dá para andar a pé,ainda está interdito ao automóvel, e na IC-16 está também tudo parado.:ohno: Isa1Moniz December 15th, 2010, 11:25 AM Passei à bocado nos novos acessos à CRIL na Damaia e estavam a pintar mais graffitis legais. :banana: E os da Rotunda da Alfornelos já viste como estão a ficar? estão com um profissionalismo espectacular, e no muro a seguir (por baixo da Rotunda de Benfica) também estão muito bem desenhados.:banana: AG239 tu é que podias tirar umas fotos aqui para o pessoal ver(vá lá,plise,plise...) :) Wolf2009 December 15th, 2010, 04:45 PM Não estiveste atento. Estava cá de ferias e regressou a casa. Estou a pensar numa marquise de ouro para ele, mas não sei o nome dele. Ricardo_PT December 15th, 2010, 07:15 PM Estou a pensar numa marquise de ouro para ele, mas não sei o nome dele. sybrenp Wolf2009 December 15th, 2010, 07:29 PM sybrenp Pela primeira vez obrigado hiper clone:lol: visconde December 15th, 2010, 08:13 PM Já passei por cima desse separador à uns anos valentes. A meu favor posso dizer que era de noite e eu era um jovem com a carta à pouco tempo. :angel:~ pois a primeira vez que conduzi ali lembro-me que nao estava a ver aquela coisa e so ja em cima a vi.. felizmente tive tempo para meter-me na faixa certa, mas de noite facilmente se entra ali adentro lukin December 20th, 2010, 12:00 AM Já repararam nos placares amarelos novos que estão no nó da buraca? Ainda estao tapados, mas já dá para ver que por exemplo para quem da 2ª circular, tem uma saída para a direita (para a CRIL nova) com sinal de transito proíbido e a dizer Tunel Fechado. Será temporario até abril a CRIL? xpto December 24th, 2010, 01:01 AM Conclusão da CRIL cada vez mais perto Os trabalhos de conclusão do último troço da CRIL decorrem em muito bom ritmo e encontram-se já na sua fase final, sendo que a data de abertura ao tráfego da totalidade do troço do IC17 / CRIL – Buraca – Pontinha, será anunciada muito em breve. Relativamente ao progresso da empreitada estão já concluídas todas as vias de circulação, à superfície como no interior dos túneis, faltando apenas a colocação da última camada de pavimento na plena via da CRIL na zona do Nó da Buraca, numa extensão de cerca de 500 metros e em alguns dos Ramos do Nó da Pontinha, a executar em data próxima à inauguração. Com a abertura ao tráfego, no passado dia 4 de Dezembro, do Nó da Damaia, todas as ligações rodoviárias à superfície ficaram concluídas. As aberturas ao tráfego ocorreram faseadamente ao longo de 2009 e em 2010, com a antecipação parcial de alguns troços, sempre que o decurso da obra o permitiu e de modo a disponibilizar o mais rapidamente possível aos utentes esta importante infra-estrutura. Também os trabalhos de construção civil estão finalizados, tendo a betonagem da última laje de cobertura do Túnel de Benfica ocorrido no passado dia 17 de Setembro, concluindo assim o fecho dos túneis desta empreitada. Neste momento decorrem os trabalhos finais de colocação do revestimento das paredes do túnel e de instalação dos sistemas de drenagem e canal técnico rodoviário. Os trabalhos de requalificação dos espaços urbanos e arranjos paisagísticos exteriores decorrem em conformidade com a calendarização específica determinada para a sua execução e estarão concluídos em breve. É importante salientar que apenas no passado dia 6 de Dezembro foi possível proceder à última demolição de quatro moradias no Bairro de Sta. Cruz, casas estas que constituíam importantes condicionantes à conclusão da obra naquela zona. Fica assim ultrapassado o último obstáculo físico à conclusão das obras. Ainda que o projecto de expropriações tenha sido aprovado em 2007, a conclusão destas demolições, fundamentais para a conclusão da obra, teve que ser precedida de morosos processos judiciais conducentes à efectivação das ordens de ocupação dos imóveis, sendo que último destes processos judiciais só terminou no início do corrente mês de Dezembro. Esta situação, que não impediu a conclusão dos túneis, tornara-se crítica por estar a impedir a conclusão das áreas adjacentes, designadamente ao túnel de Benfica. Neste momento encontram-se em franco desenvolvimento os trabalhos de montagem dos sistemas de controlo nos Túneis de Benfica e da Venda Nova, que integram inúmeros equipamentos electromecânicos associados a sistemas de gestão remota. Após a conclusão da instalação destes equipamento seguir-se-á uma fase de testes e ensaios, para validação monitorização do seu funcionamento. Apesar de estar já programada e definida a conclusão de todos os trabalhos da obra, a data para a abertura ao tráfego da totalidade do troço Buraca – Pontinha do IC17 / CRIL depende, naturalmente, da conclusão da fase de validação dos equipamentos instalados e dos resultados obtidos nos referidos testes, razão pela qual ainda não pôde ainda ser anunciada. A Estradas de Portugal está já muito perto de concluir uma das mais importantes obras da engenharia rodoviária nacional e criar mais e melhores condições de segurança e mobilidade em toda a Área Metropolitana de Lisboa. Esta é uma via que irá constituir uma solução viária para melhorar as condições de circulação, mobilidade e segurança de cerca de 2 milhões de pessoas, na área da grande Lisboa, promovendo um maior desenvolvimento e progresso económico-social e melhorando grandemente a qualidade de vida dos utentes e das populações. RoadsterRunner December 24th, 2010, 10:20 AM É importante salientar que apenas no passado dia 6 de Dezembro foi possível proceder à última demolição de quatro moradias no Bairro de Sta. Cruz, casas estas que constituíam importantes condicionantes à conclusão da obra naquela zona. Fica assim ultrapassado o último obstáculo físico à conclusão das obras. Ainda que o projecto de expropriações tenha sido aprovado em 2007, a conclusão destas demolições, fundamentais para a conclusão da obra, teve que ser precedida de morosos processos judiciais conducentes à efectivação das ordens de ocupação dos imóveis, sendo que último destes processos judiciais só terminou no início do corrente mês de Dezembro. Esta situação, que não impediu a conclusão dos túneis, tornara-se crítica por estar a impedir a conclusão das áreas adjacentes, designadamente ao túnel de Benfica. Se a EP respondesse na mesma moeda, colocaria os respectivos pedidos de indemnização ás pessoas em causa, o que a meu ver, seria a acção justa a tomar. São milhões de pessoas prejudicadas por causa de 4 ou 5 ! Esta é uma via que irá constituir uma solução viária para melhorar as condições de circulação, mobilidade e segurança de cerca de 2 milhões de pessoas, na área da grande Lisboa, promovendo um maior desenvolvimento e progresso económico-social e melhorando grandemente a qualidade de vida dos utentes e das populações. :yes: xpto December 24th, 2010, 12:15 PM atenção que o texto não é meu, é do infocril. esqueci-me de por a fonte Saloio December 24th, 2010, 06:44 PM Sou daqueles que acha que a CRIL, sem dúvida, faz falta há muito tempo. No entanto, acho que a mesma já vem fora do tempo. Actualmente receio bem que venha a ser insuficiente. Por isso pergunto: e depois da CRIL estar concluída? Para que outra solução ou via se deverá avançar? Xico205 December 24th, 2010, 11:12 PM Para o estreitamento da Segunda Circular. :nuts::bash: dvf December 26th, 2010, 11:02 AM Sou daqueles que acha que a CRIL, sem dúvida, faz falta há muito tempo. No entanto, acho que a mesma já vem fora do tempo. Actualmente receio bem que venha a ser insuficiente. Por isso pergunto: e depois da CRIL estar concluída? Para que outra solução ou via se deverá avançar? O eixo rodoviário mais importante a seguir à CRIL será mm a TTT. Xico205 December 26th, 2010, 10:07 PM O eixo rodoviário mais importante a seguir à CRIL será mm a TTT. Que aparentemente não vai ser feita. fred_mendonca December 26th, 2010, 10:15 PM Se o PSD for para o Governo ainda fazem 1º o túnel Algés-Trafaria. :lol: Isa1Moniz December 27th, 2010, 01:37 PM Se o PSD for para o Governo ainda fazem 1º o túnel Algés-Trafaria. :lol: Essa é mesmo uma piada política....promessas.... já paga direitos de autor....:lol::lol::lol: Isa1Moniz December 27th, 2010, 01:39 PM Então e a conclusão da IC-16? fica para o rol dos esquecidos ou quê?:nuts: AG239 December 27th, 2010, 04:03 PM Estradas de Portugal abandona ligação ao bairro Santa Cruz à CRIL A Estradas de Portugal decidiu aceder ao pedido da Câmara de Lisboa para não construir a ligação do bairro de Santa Cruz de Benfica à Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). Segundo uma carta da Estradas de Portugal à Provedoria de Justiça, a propósito de uma queixa apresentada em novembro do ano passado pela Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica, perante o pedido da Câmara de Lisboa reforçado em julho, a empresa decidiu reformular a área "para a integrar em termos paisagísticos". Na carta, a que a Lusa teve acesso, a Estradas de Portugal diz que a autarquia já havia manifestado o desejo de não ver construída esta ligação e recorda que alertou para a importância que ela assumia "na articulação entre os dois concelhos" (Amadora e Lisboa). No pedido, que formalmente seguiu em julho para a Estradas de Portugal, a Câmara de Lisboa lembra a necessidade de "não promover tráfego de atravessamento numa área residencial". Além de pedir que o projeto para aquela zona da cidade seja "totalmente reformulado", a autarquia solicita "a implantação de um novo espaço verde de proximidade na referida área de intervenção". "Esta nova proposta permite potenciar a qualidade de vida neste bairro minimizando os impactes urbanísticos, ambientais e sociais que a construção desta infraestrutura indispensável à mobilidade da nossa Área Metropolitana causou", explica a Câmara de Lisboa. Esta é a segunda ligação a ser posta de parte pela Estradas de Portugal. A primeira - da Estrada dos Salgados - foi abandonada "por imposição das câmaras de Lisboa e da Amadora", refere a carta enviada à Provedoria a que a Lusa teve acesso. Segundo uma informação divulgada pela Estradas de Portugal a semana passada, os trabalhos de conclusão do último troço da CRIL "decorrem em muito bom ritmo" e estão já "na sua fase final", estando para breve o anúncio da abertura ao tráfego da totalidade do troço IC17/CRIL - Buraca - Pontinha. A CRIL desenvolve-se a Norte e no limite da cidade de Lisboa, nos concelhos de Oeiras, Amadora e Odivelas, estendendo-se desde Algés, a Poente, até à Ponte Vasco da Gama, a Nascente. O sublanço Buraca/Pontinha, em fase de construção, tem uma extensão de 3,6 quilómetros. http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Estradas+de+Portugal+abandona+ligacao+ao+bairro+Santa+Cruz+a+CRIL.htm Wolf2009 December 27th, 2010, 07:49 PM Sou daqueles que acha que a CRIL, sem dúvida, faz falta há muito tempo. No entanto, acho que a mesma já vem fora do tempo. Actualmente receio bem que venha a ser insuficiente. Por isso pergunto: e depois da CRIL estar concluída? Para que outra solução ou via se deverá avançar? Eu também acho. Eu acho que a próxima obra para resolver essa situação é a QTT. Que deve fazer a ligação da CRIL à CRIPS. Antes desta poderá ser a TTT que "aparentemente" não vai ser feita nos tempos mais próximos. Em relação à Margem sul a próxima obra devia ser a extensão do IC21 até Sesimbra. Aqui fica o thread para quem não conhece o projecto do IC21: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1281535 pai nosso December 28th, 2010, 10:46 AM in "Público" Imagens da CRIL divulgadas pela EP Moradores criticam resposta do provedor A Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica, em Lisboa, reforçou junto do provedor de Justiça o pedido de apuramento de responsabilidades quanto à divulgação de imagens da construção da CRIL que consideram "manipuladas" e "distorcidas da realidade". Em reacção à resposta do provedor à denúncia que lhe foi dirigida, os moradores enviaram-lhe uma carta, citada pela Lusa, onde afirmam que ela "limita-se a transmitir posições da EP e da CML quanto a eventuais alterações na obra, sem se pronunciar sobre a matéria objecto de pronúncia", uma alegada manipulação das imagens que a EP mostrou à população. A resposta à queixa apresentada ao provedor de Justiça, Alfredo de Sousa, em Novembro do 2009, foi recebida apenas no Verão e, dizem os moradores, "não corresponde, sequer, à matéria em causa na denúncia", pelo que reiteram, em nova carta enviada na semana passada à Provedoria de Justiça, que se sentem enganados: "Em vez dos jardins e passeios pedonais visíveis nas fotomontagens, nasceu um caixote de betão junto às casas." Isa1Moniz December 28th, 2010, 12:37 PM Estradas de Portugal abandona ligação ao bairro Santa Cruz à CRIL A Estradas de Portugal decidiu aceder ao pedido da Câmara de Lisboa para não construir a ligação do bairro de Santa Cruz de Benfica à Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). Segundo uma carta da Estradas de Portugal à Provedoria de Justiça, a propósito de uma queixa apresentada em novembro do ano passado pela Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica, perante o pedido da Câmara de Lisboa reforçado em julho, a empresa decidiu reformular a área "para a integrar em termos paisagísticos". Na carta, a que a Lusa teve acesso, a Estradas de Portugal diz que a autarquia já havia manifestado o desejo de não ver construída esta ligação e recorda que alertou para a importância que ela assumia "na articulação entre os dois concelhos" (Amadora e Lisboa). No pedido, que formalmente seguiu em julho para a Estradas de Portugal, a Câmara de Lisboa lembra a necessidade de "não promover tráfego de atravessamento numa área residencial". Além de pedir que o projeto para aquela zona da cidade seja "totalmente reformulado", a autarquia solicita "a implantação de um novo espaço verde de proximidade na referida área de intervenção". "Esta nova proposta permite potenciar a qualidade de vida neste bairro minimizando os impactes urbanísticos, ambientais e sociais que a construção desta infraestrutura indispensável à mobilidade da nossa Área Metropolitana causou", explica a Câmara de Lisboa. Esta é a segunda ligação a ser posta de parte pela Estradas de Portugal. A primeira - da Estrada dos Salgados - foi abandonada "por imposição das câmaras de Lisboa e da Amadora", refere a carta enviada à Provedoria a que a Lusa teve acesso. Segundo uma informação divulgada pela Estradas de Portugal a semana passada, os trabalhos de conclusão do último troço da CRIL "decorrem em muito bom ritmo" e estão já "na sua fase final", estando para breve o anúncio da abertura ao tráfego da totalidade do troço IC17/CRIL - Buraca - Pontinha. A CRIL desenvolve-se a Norte e no limite da cidade de Lisboa, nos concelhos de Oeiras, Amadora e Odivelas, estendendo-se desde Algés, a Poente, até à Ponte Vasco da Gama, a Nascente. O sublanço Buraca/Pontinha, em fase de construção, tem uma extensão de 3,6 quilómetros. http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Estradas+de+Portugal+abandona+ligacao+ao+bairro+Santa+Cruz+a+CRIL.htm Afinal parece que graças ao "Sr. Alves" vai resolver-se em parte o problema do Bairro de Santa Cruz....Felizmente estão neste momento pessoas na Câmara de Lisboa e Amadora, que pensam também no ser humano e não só no automóvel.... As Estradas de Portugal fizeram um belo trabalho em toda a totalidade do troço da CRIL,mas na zona do Bairro de Santa Cruz,valha-nos Deus.... Precisa-mos todos de espaços verdes,para apanhar-mos ar puro e movimentar o corpo,a população está a ficar obesa,precisamos de andar de bicicleta,apostem mais em ciclovias....:) RoadsterRunner December 28th, 2010, 12:57 PM Estradas de Portugal abandona ligação ao bairro Santa Cruz à CRIL A Estradas de Portugal decidiu aceder ao pedido da Câmara de Lisboa para não construir a ligação do bairro de Santa Cruz de Benfica à Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). Segundo uma carta da Estradas de Portugal à Provedoria de Justiça, a propósito de uma queixa apresentada em novembro do ano passado pela Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica, perante o pedido da Câmara de Lisboa reforçado em julho, a empresa decidiu reformular a área "para a integrar em termos paisagísticos". Na carta, a que a Lusa teve acesso, a Estradas de Portugal diz que a autarquia já havia manifestado o desejo de não ver construída esta ligação e recorda que alertou para a importância que ela assumia "na articulação entre os dois concelhos" (Amadora e Lisboa). No pedido, que formalmente seguiu em julho para a Estradas de Portugal, a Câmara de Lisboa lembra a necessidade de "não promover tráfego de atravessamento numa área residencial". Além de pedir que o projeto para aquela zona da cidade seja "totalmente reformulado", a autarquia solicita "a implantação de um novo espaço verde de proximidade na referida área de intervenção". "Esta nova proposta permite potenciar a qualidade de vida neste bairro minimizando os impactes urbanísticos, ambientais e sociais que a construção desta infraestrutura indispensável à mobilidade da nossa Área Metropolitana causou", explica a Câmara de Lisboa. Esta é a segunda ligação a ser posta de parte pela Estradas de Portugal. A primeira - da Estrada dos Salgados - foi abandonada "por imposição das câmaras de Lisboa e da Amadora", refere a carta enviada à Provedoria a que a Lusa teve acesso. Segundo uma informação divulgada pela Estradas de Portugal a semana passada, os trabalhos de conclusão do último troço da CRIL "decorrem em muito bom ritmo" e estão já "na sua fase final", estando para breve o anúncio da abertura ao tráfego da totalidade do troço IC17/CRIL - Buraca - Pontinha. A CRIL desenvolve-se a Norte e no limite da cidade de Lisboa, nos concelhos de Oeiras, Amadora e Odivelas, estendendo-se desde Algés, a Poente, até à Ponte Vasco da Gama, a Nascente. O sublanço Buraca/Pontinha, em fase de construção, tem uma extensão de 3,6 quilómetros. http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Estradas+de+Portugal+abandona+ligacao+ao+bairro+Santa+Cruz+a+CRIL.htm Estive por lá e verifiquei isso mesmo. O Bº Stª Cruz (a parte oeste ao Parque Silva Porto também conhecido por Mata de Benfica) vai ficar isolado num canto, tipo "gueto", ou seja, vai ficar apenas com o prejuizo de ter uma via destas a passar numa das extremidades do Bairro sem ter acesso directo ao mesmo, o que na prática vai resultar exactamente no oposto que o sr Alves apregoa que é no movimento pendular dos veiculos através do Bairro para aceder à CRIL. Gostaria também que alguém me mostrasse outro local, sem ser no topo do túnel da CRIL, onde se possa criar um espaço verde nesta zona. Duvido bastante que esta seja a vontade da maioria dos moradores do Bairro, pois em altura de crise levar ainda com outra "machadada" destas em termos de valorização das suas propriedades, não deve de ser fácil de "encaixar" ... sosimple December 29th, 2010, 01:23 PM Não há novidades da abertura da CRIL? Wolf2009 December 30th, 2010, 05:53 PM Alteração em Benfica não atenua queixas sobre impactos “aberrantes” 29 | 12 | 2010 09.59H Os moradores de Santa Cruz de Benfica (Lisboa) dizem que a decisão “positiva” de não construir uma ligação da CRIL ao bairro não apaga os impactos ambientais “aberrantes” da obra e exigem “coragem” para tentar corrigir os erros. Destak/Lusa | destak@destak.pt O anúncio de que a Estradas de Portugal desistiu de criar aquela ligação do último troço da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL/IC17), na sequência de um pedido da câmara, foi recebido com satisfação no bairro residencial. Jorge Alves, da comissão de moradores, explica que o recuo evita a existência de maior tráfego numa área sustentada num lençol freático (e por isso sem estrutura para suportar uma grande carga de trânsito) e onde muitas pessoas andam a pé. Além disso, a saída/entrada da via ficaria mesmo junto a uma escola. O representante diz, contudo, que esta é uma pequena vitória numa luta que os habitantes esperam tornar um “exemplo” no setor das obras públicas e que está a ser travada em tribunal, para pedir a nulidade da declaração de impacto ambiental que permitiu avançar com o troço Buraca-Pontinha, ainda a ser construído pelo Governo. Na Rua Comandante Augusto Cardoso, paralela a uma parte da via em túnel que se mantém sem cobertura, são visíveis alguns dos motivos das preocupações: um longo muro de betão como vista, quintais que foram reduzidos e estão colados a essa “barreira” e, sobretudo, muitas fissuras nas casas, inclusive com mais de um centímetro. Os serviços camarários detetaram que as escavações têm motivado “assentamentos em moradias”, presumivelmente devido ao rebaixamento do nível freático que os trabalhos terão provocado. João Fernandes, proprietário do número 42, teve de pedir um empréstimo bancário para fazer obras, depois de as paredes ganharem grandes rachas e de uma vistoria dos bombeiros detetar um assentamento no chão da sala. “Não podia estar à espera de que a Estradas de Portugal e a construtora Bento Pedroso assumissem as obras. Pelo menos não podia estar à espera pela conclusão da CRIL”, conta à Lusa, adiantando que recebeu recentemente uma carta a dizer que as empresas iriam assumir danos, mas “só no final da obra e em relação a danos visíveis”. João Fernandes pede intervenção da autarquia, da qual os moradores esperam também apoio a propósito dos mais de 300 metros de túnel que vão ficar a céu aberto, provocando “uma concentração de gases e de ruído que vai ultrapassar os níveis legais permitidos”, como admitem pareceres técnicos de entidades públicas. Se nada for feito para resolver estes problemas até à abertura do troço, a comissão vai promover medições e avançar com uma providência cautelar. “A Estradas de Portugal tem de perceber que o que está aqui à vista já não é possível de esconder com imagens ou fotomontagens. Há que ter a coragem de tentar corrigir o que está mal feito e, se possível, responsabilizar alguém”, afirma Jorge Alves. ^^ RoadsterRunner December 30th, 2010, 08:20 PM Mais uma vez torno a referir que considero uma aberração confundirem os moradores do Bº Stª Cruz com a comissão do sr Alves. "Jorge Alves, da comissão de moradores, explica que o recuo evita a existência de maior tráfego numa área sustentada num lençol freático (e por isso sem estrutura para suportar uma grande carga de trânsito) e onde muitas pessoas andam a pé." Mais uma das suas fabulosas falácias, pricipalmente agora que o caneiro de Alcântara foi intervencionado e desviado da zona em questão ... "Além disso, a saída/entrada da via ficaria mesmo junto a uma escola." Como sempre esteve e onde nunca existiram problemas por causa disso. "O representante diz, contudo, que esta é uma pequena vitória numa luta que os habitantes esperam tornar um “exemplo” no setor das obras públicas e que está a ser travada em tribunal, para pedir a nulidade da declaração de impacto ambiental que permitiu avançar com o troço Buraca-Pontinha, ainda a ser construído pelo Governo. Uma pequena vitória ? Que vitória ? Privar os moradores do Bairro do acesso à CRIL ? Na Rua Comandante Augusto Cardoso, paralela a uma parte da via em túnel que se mantém sem cobertura, são visíveis alguns dos motivos das preocupações: um longo muro de betão como vista, quintais que foram reduzidos e estão colados a essa “barreira” e, sobretudo, muitas fissuras nas casas, inclusive com mais de um centímetro. Voltamos aos quintais reduzidos, e voltam a não referir que esses quintais tinham sido alongados para cima de terrenos camarários, e que logo, não foram efectivamente reduzidos. "Os serviços camarários detetaram que as escavações têm motivado “assentamentos em moradias”, presumivelmente devido ao rebaixamento do nível freático que os trabalhos terão provocado. João Fernandes, proprietário do número 42, teve de pedir um empréstimo bancário para fazer obras, depois de as paredes ganharem grandes rachas e de uma vistoria dos bombeiros detetar um assentamento no chão da sala. "Não podia estar à espera de que a Estradas de Portugal e a construtora Bento Pedroso assumissem as obras. Pelo menos não podia estar à espera pela conclusão da CRIL”, conta à Lusa, adiantando que recebeu recentemente uma carta a dizer que as empresas iriam assumir danos, mas “só no final da obra e em relação a danos visíveis”. Novamente aqui parece que a porca vai voltar novamente a torcer o rabo. Antes de mais, sou totalmente favorável ao facto de a EP ter de proceder a intervenções nas casas referidas se existem danos causados pelas obras na CRIL. Agora acho muito estranho a CML vir apoiar estes proprietários visto que fizeram intervenções ilegais nas suas moradias, algumas apresentam hoje um piso a mais do que originalmente (por exemplo), e creio que vai ser complicado a estes proprietários provarem que os danos se devem à EP. "João Fernandes pede intervenção da autarquia, da qual os moradores esperam também apoio a propósito dos mais de 300 metros de túnel que vão ficar a céu aberto, provocando “uma concentração de gases e de ruído que vai ultrapassar os níveis legais permitidos”, como admitem pareceres técnicos de entidades públicas. Agora também se dedicam á futurologia. O que eu já vi foi uma pequena central que foi construída para suportar todo o material eléctrico dos túneis, principalmente sistemas de ventilação. São também já visíveis as barreiras acústicas. Se nada for feito para resolver estes problemas até à abertura do troço, a comissão vai promover medições e avançar com uma providência cautelar. “A Estradas de Portugal tem de perceber que o que está aqui à vista já não é possível de esconder com imagens ou fotomontagens. Há que ter a coragem de tentar corrigir o que está mal feito e, se possível, responsabilizar alguém”, afirma Jorge Alves. Mais uma tentativa de continuar a prejudicar os futuros milhões de utentes. E como é que o sr Alves propõe que se façam as correcções (e que correcções?) ? Deixando a obra como está sem que seja aberta ao público ? Porque é que ele em vez de andar constantemente a responsabilizar governos e EP (entidades sem rosto) não põe em tribunal o então responsável da EP (que se demitiu) que se "esqueceu" da existência do caneiro de alcântara ? Será porque tal não lhe trará dividendos politicos ? Para quando um verdadeiro trabalho jornalístico, verdadeiramente isento e que procure efectivamente a opinião dos moradores da zona, ácerca de todas estas questões ? É que tal nunca foi feito por qualquer orgão de comunicação social ! Wolf2009 December 30th, 2010, 08:36 PM Mais uma vez torno a referir que considero uma aberração confundirem os moradores do Bº Stª Cruz com a comissão do sr Alves. "Jorge Alves, da comissão de moradores, explica que o recuo evita a existência de maior tráfego numa área sustentada num lençol freático (e por isso sem estrutura para suportar uma grande carga de trânsito) e onde muitas pessoas andam a pé." Mais uma das suas fabulosas falácias, pricipalmente agora que o caneiro de Alcântara foi intervencionado e desviado da zona em questão ... "Além disso, a saída/entrada da via ficaria mesmo junto a uma escola." Como sempre esteve e onde nunca existiram problemas por causa disso. "O representante diz, contudo, que esta é uma pequena vitória numa luta que os habitantes esperam tornar um “exemplo” no setor das obras públicas e que está a ser travada em tribunal, para pedir a nulidade da declaração de impacto ambiental que permitiu avançar com o troço Buraca-Pontinha, ainda a ser construído pelo Governo. Uma pequena vitória ? Que vitória ? Privar os moradores do Bairro do acesso à CRIL ? Na Rua Comandante Augusto Cardoso, paralela a uma parte da via em túnel que se mantém sem cobertura, são visíveis alguns dos motivos das preocupações: um longo muro de betão como vista, quintais que foram reduzidos e estão colados a essa “barreira” e, sobretudo, muitas fissuras nas casas, inclusive com mais de um centímetro. Voltamos aos quintais reduzidos, e voltam a não referir que esses quintais tinham sido alongados para cima de terrenos camarários, e que logo, não foram efectivamente reduzidos. "Os serviços camarários detetaram que as escavações têm motivado “assentamentos em moradias”, presumivelmente devido ao rebaixamento do nível freático que os trabalhos terão provocado. João Fernandes, proprietário do número 42, teve de pedir um empréstimo bancário para fazer obras, depois de as paredes ganharem grandes rachas e de uma vistoria dos bombeiros detetar um assentamento no chão da sala. "Não podia estar à espera de que a Estradas de Portugal e a construtora Bento Pedroso assumissem as obras. Pelo menos não podia estar à espera pela conclusão da CRIL”, conta à Lusa, adiantando que recebeu recentemente uma carta a dizer que as empresas iriam assumir danos, mas “só no final da obra e em relação a danos visíveis”. Novamente aqui parece que a porca vai voltar novamente a torcer o rabo. Antes de mais, sou totalmente favorável ao facto de a EP ter de proceder a intervenções nas casas referidas se existem danos causados pelas obras na CRIL. Agora acho muito estranho a CML vir apoiar estes proprietários visto que fizeram intervenções ilegais nas suas moradias, algumas apresentam hoje um piso a mais do que originalmente (por exemplo), e creio que vai ser complicado a estes proprietários provarem que os danos se devem à EP. "João Fernandes pede intervenção da autarquia, da qual os moradores esperam também apoio a propósito dos mais de 300 metros de túnel que vão ficar a céu aberto, provocando “uma concentração de gases e de ruído que vai ultrapassar os níveis legais permitidos”, como admitem pareceres técnicos de entidades públicas. Agora também se dedicam á futurologia. O que eu já vi foi uma pequena central que foi construída para suportar todo o material eléctrico dos túneis, principalmente sistemas de ventilação. São também já visíveis as barreiras acústicas. Se nada for feito para resolver estes problemas até à abertura do troço, a comissão vai promover medições e avançar com uma providência cautelar. “A Estradas de Portugal tem de perceber que o que está aqui à vista já não é possível de esconder com imagens ou fotomontagens. Há que ter a coragem de tentar corrigir o que está mal feito e, se possível, responsabilizar alguém”, afirma Jorge Alves. Mais uma tentativa de continuar a prejudicar os futuros milhões de utentes. E como é que o sr Alves propõe que se façam as correcções (e que correcções?) ? Deixando a obra como está sem que seja aberta ao público ? Porque é que ele em vez de andar constantemente a responsabilizar governos e EP (entidades sem rosto) não põe em tribunal o então responsável da EP (que se demitiu) que se "esqueceu" da existência do caneiro de alcântara ? Será porque tal não lhe trará dividendos politicos ? Para quando um verdadeiro trabalho jornalístico, verdadeiramente isento e que procure efectivamente a opinião dos moradores da zona, ácerca de todas estas questões ? É que tal nunca foi feito por qualquer orgão de comunicação social ! Vira o disco e toca o mesmo.^^:lol: sosimple December 31st, 2010, 02:49 PM Andam a procrastinar a CRIL RoadsterRunner December 31st, 2010, 03:30 PM Amanha poderemos falar em 5 décadas ... Isa1Moniz January 3rd, 2011, 11:06 AM Para um trabalho jornalístico, convêm os Srs. jornalistas esclarecerem certas pessoas que "COMISSÃO DE MORADORES" quer dizer que existe "UM PORTA VOZ" sobre a opinião dos moradores.... ou seja,por exemplo, o caso do "Sr Alves".... RoadsterRunner January 3rd, 2011, 11:15 AM Para um trabalho jornalístico, convêm os Srs. jornalistas esclarecerem certas pessoas que "COMISSÃO DE MORADORES" quer dizer que existe "UM PORTA VOZ" sobre a opinião dos moradores.... ou seja,por exemplo, o caso do "Sr Alves".... Também peca por defeito. O sr Alves é porta voz de uma comissão de moradores que representa uma pequena parte dos moradores do Bº Stª Cruz. Facilmente encontram-se ruas inteiras nessa mesma zona do Bairro que não concordam minimamente com as alarvidades que o sr Alves anda há anos a dizer ... Xico205 January 3rd, 2011, 05:51 PM Também peca por defeito. O sr Alves é porta voz de uma comissão de moradores que representa uma pequena parte dos moradores do Bº Stª Cruz. Facilmente encontram-se ruas inteiras nessa mesma zona do Bairro que não concordam minimamente com as alarvidades que o sr Alves anda há anos a dizer ... :applause: Isa1Moniz January 3rd, 2011, 06:55 PM Hoje fui ver como está a decorrer, em termos paisagísticos, no Bairro de Santa Cruz,e estão a colocar umas ervas trepadeiras no "Muro da Vergonha",pelo menos dá para disfarçar o "betão" ,foi uma boa ideia Xico205 January 3rd, 2011, 07:04 PM Até porque o muro não é vergonha nenhuma. AG239 January 3rd, 2011, 11:19 PM Para um trabalho jornalístico, convêm os Srs. jornalistas esclarecerem certas pessoas que "COMISSÃO DE MORADORES" quer dizer que existe "UM PORTA VOZ" sobre a opinião dos moradores.... ou seja,por exemplo, o caso do "Sr Alves".... E são representativos da maioria dos moradores? É que já tive uma manifestação à porta do meu local de trabalho a dizer "trabalhadores em luta", quando 100% dos trabalhadores da empresa assinaram um documento a confirmar que não se reviam naquela posição... Xico205 January 4th, 2011, 01:33 AM Os sindicatos andam a recrutar pessoas sabe-se lá onde para irem para a porta de empresas onde são estranhas, fazerem uma manifestação e dizer mentiras!!! Neste video à porta da Rodoviaria de Lisboa isso é mais que evidente: http://www.youtube.com/watch?v=L6PVT51VoxY&playnext=1&list=PL7CDE16335BB26073&index=2 O próprio sindicalismo bateu no fundo. ^^:nuts: Isa1Moniz January 4th, 2011, 04:51 PM E são representativos da maioria dos moradores? É que já tive uma manifestação à porta do meu local de trabalho a dizer "trabalhadores em luta", quando 100% dos trabalhadores da empresa assinaram um documento a confirmar que não se reviam naquela posição... Não sei se é representativo dos moradores todos, como é lógico, mas no meu ver os que moram nas vivendas são os mais prejudicados,não por ficarem sem os quintais mas por ficarem com aquelas aberturas do túnel a fazer efeito chaminé,e ficarem mesmo junto ao muro da CRIL Do outro lado,os prédios altos,apesar de terem o muro em frente, existe um espaço razoável entre o muro e os prédios e com aquelas ervas trepadeiras,está a ficar bem melhor.... No entanto, verifiquei um parque para estacionanento,por cima do muro.... então não era para espaços verdes? cada vez percebo menos.... Isa1Moniz January 4th, 2011, 04:55 PM Os sindicatos andam a recrutar pessoas sabe-se lá onde para irem para a porta de empresas onde são estranhas, fazerem uma manifestação e dizer mentiras!!! Neste video à porta da Rodoviaria de Lisboa isso é mais que evidente: http://www.youtube.com/watch?v=L6PVT51VoxY&playnext=1&list=PL7CDE16335BB26073&index=2 O próprio sindicalismo bateu no fundo. ^^:nuts: também estou de acordo contigo, e não é a fazer-se greve que se resolvem certas situações.... é o país que temos.... Wolf2009 January 4th, 2011, 05:47 PM também estou de acordo contigo, e não é a fazer-se greve que se resolvem certas situações.... é o país que temos.... off tópico Se não fosse o sindicato o governo fazia tudo o que queria de vocês. Tem que haver sempre alguém a pressionar quando as coisas correm mal. Para vocês os patrões é que são uns fixes. AG239 January 5th, 2011, 11:46 AM off tópico Se não fosse o sindicato o governo fazia tudo o que queria de vocês. Tem que haver sempre alguém a pressionar quando as coisas correm mal. Para vocês os patrões é que são uns fixes. Os governos fazem o que querem quando têm mairias absolutas conferidas em eleições democráticas. Quando têm maiorias relativas, têm de fazer acordos com as minorias. Há também o Conselho Económico e Social, que junto Governo, Sindicatos e Associações Patronais. Os patrões podem não ser fixes. Os meus são, felizmente. Mas sendo ou não fixes, são os patrões que pagam os ordenados. E os sindicatos vivem à custa desses ordenados...o Carvalho da Silva até fez a licenciatura e o doutoramento depois de ser dirigente sindical! pedrodepinto January 5th, 2011, 01:13 PM O último troço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, vai entrar em funcionamento em Abril deste ano, depois de vários adiamentos, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações durante uma visita às obras de construção. Os 3,7 quilómetros de rodovia que vão ligar a Buraca à Pontinha tinham conclusão prevista para há mais de um ano e segundo a última estimativa, avançada em Outubro passado pelas Estradas de Portugal, o troço deveria abrir no início de 2011. Hoje, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, acompanhado pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou que a abertura irá ocorrer em Abril próximo. Fonte: Público, 05/01/11 AG239 January 5th, 2011, 03:37 PM Finalmente uma data! Mas, não sendo crível que se faça a conclusão do IC16, que pertence à mesma empreitada, o estrangulamento que já existe no nó de Alfornelos vai ficar ainda pior! :ohno: A menos que alterem aquela aberração do semáforo...:bash: pedrodepinto January 5th, 2011, 03:52 PM Para esse presumo que ainda não haja data... Xico205 January 5th, 2011, 05:18 PM Os governos fazem o que querem quando têm mairias absolutas conferidas em eleições democráticas. Quando têm maiorias relativas, têm de fazer acordos com as minorias. Há também o Conselho Económico e Social, que junto Governo, Sindicatos e Associações Patronais. Os patrões podem não ser fixes. Os meus são, felizmente. Mas sendo ou não fixes, são os patrões que pagam os ordenados. E os sindicatos vivem à custa desses ordenados...o Carvalho da Silva até fez a licenciatura e o doutoramento depois de ser dirigente sindical! :applause: Wolf2009 January 5th, 2011, 09:44 PM Os governos fazem o que querem quando têm mairias absolutas conferidas em eleições democráticas. Quando têm maiorias relativas, têm de fazer acordos com as minorias. Há também o Conselho Económico e Social, que junto Governo, Sindicatos e Associações Patronais. Os patrões podem não ser fixes. Os meus são, felizmente. Mas sendo ou não fixes, são os patrões que pagam os ordenados. E os sindicatos vivem à custa desses ordenados...o Carvalho da Silva até fez a licenciatura e o doutoramento depois de ser dirigente sindical! Depois perdem a maioria por causa dessas alarvidades. Wolf2009 January 5th, 2011, 09:46 PM O último troço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, vai entrar em funcionamento em Abril deste ano, depois de vários adiamentos, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações durante uma visita às obras de construção. Os 3,7 quilómetros de rodovia que vão ligar a Buraca à Pontinha tinham conclusão prevista para há mais de um ano e segundo a última estimativa, avançada em Outubro passado pelas Estradas de Portugal, o troço deveria abrir no início de 2011. Hoje, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, acompanhado pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou que a abertura irá ocorrer em Abril próximo. Fonte: Público, 05/01/11 :applause: RoadsterRunner January 6th, 2011, 12:39 PM Hoje vem no CM que a velocidade nos túneis será limitada a 70 km/h. Se tal acontecer, está portanto dentro daquilo que eu previa e deita por terra todas as alarvidades ditas pelo sr Alves bem como inúmeros orgãos de comunicação social com especial destaque para as publicações especializadas em automóveis como foi o caso da Autohoje e os seus célebres e absurdos "estudos" ... Barragon January 6th, 2011, 03:37 PM 70 kmh nos túneis = 120 kmh à segurança Wolf2009 January 6th, 2011, 06:12 PM Hoje vem no CM que a velocidade nos túneis será limitada a 70 km/h. Se tal acontecer, está portanto dentro daquilo que eu previa e deita por terra todas as alarvidades ditas pelo sr Alves bem como inúmeros orgãos de comunicação social com especial destaque para as publicações especializadas em automóveis como foi o caso da Autohoje e os seus célebres e absurdos "estudos" ... Quem é anti sempre o será. É a mesma coisa que tu gostares de esparguete e ele de batatas. Até podem estar sempre a falar do mesmo que a vossa opinião nunca irá mudar. Xico205 January 6th, 2011, 07:05 PM Quem é anti sempre o será. É a mesma coisa que tu gostares de esparguete e ele de batatas. Até podem estar sempre a falar do mesmo que a vossa opinião nunca irá mudar. :applause: Infelizmente é isso mesmo. ^^ xpto January 6th, 2011, 09:44 PM 70 km/h não será pouco? RoadsterRunner January 6th, 2011, 09:44 PM Quem é anti sempre o será. É a mesma coisa que tu gostares de esparguete e ele de batatas. Até podem estar sempre a falar do mesmo que a vossa opinião nunca irá mudar. Gosto mais de batatas do que de esparguete ... :lol: RoadsterRunner January 6th, 2011, 09:56 PM 70 km/h não será pouco? Tendo em conta o troço em questão (é em túnel e são bastantes os acessos) e o facto de o troço entre Alfornelos e o nó da A8 ter um limite de velocidade de 80 km/h, parece-me razoável. Eu pessoalmente nunca esperei que fosse algo acima dos 80 km/h, visto que o eixo norte-sul, radial de Benfica, e a 2ª circular (por enquanto) tem limites de 80 km/h, são a céu aberto e (excepto a 2ª circular) tem bermas. O eixo norte-sul, nas curvas de Campolide, tem um limite de velocidade de 60 km/h. A radial de Benfica é toda a 80 km/h pois é practicamente uma recta paralela à linha do comboio e não é permitido o acesso a peões. Mas temos de ter em conta que isto é mais uma estimativa, por isso vamos aguardar para ver, sendo que os 70 km/h acertam mesmo no meio da minha estimativa (entre os 60 km/h e os 80 km/h). Xico205 January 6th, 2011, 11:23 PM 70 é pouco assim como 120 tambem é pouco para a cada vez maioria dos carros e condições das auto-estradas. Mas se depois houver acidentes culpam as velocidades, as autoridades optam por pôr estes limites legais que poucos cumprem. rpc08 January 6th, 2011, 11:58 PM 80 km/h é o limite em qualquer túnel de uma auto-estrada em Portugal, 70 num túnel com curvas e com acessos não me parece nada mal. ;) Lampiao2000 January 7th, 2011, 12:27 AM O último troço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, vai entrar em funcionamento em Abril deste ano, depois de vários adiamentos, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações durante uma visita às obras de construção. Os 3,7 quilómetros de rodovia que vão ligar a Buraca à Pontinha tinham conclusão prevista para há mais de um ano e segundo a última estimativa, avançada em Outubro passado pelas Estradas de Portugal, o troço deveria abrir no início de 2011. Hoje, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, acompanhado pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou que a abertura irá ocorrer em Abril próximo. Fonte: Público, 05/01/11 Vai ser a 1 de Abril. :lol: Xico205 January 7th, 2011, 12:32 AM Vai ser a 1 de Abril. :lol: :lol: b4 January 7th, 2011, 12:59 AM :hilarious Já foi a data prevista durante várias décadas. xpto January 7th, 2011, 01:03 AM acho 1 de abril o melhor dia:lol: esclarecido quanto à velocidade pedrodepinto January 7th, 2011, 03:58 PM De facto, é uma excelente data :lol:! visconde January 7th, 2011, 09:28 PM a nao ser que metam radares ninguem vai baixar dos 100/120 para os 70 so porque se acabou a vista :P RoadsterRunner January 7th, 2011, 09:47 PM a nao ser que metam radares ninguem vai baixar dos 100/120 para os 70 so porque se acabou a vista :P Claro que os túneis vão ter radares. Até já li algures em tecnologia de ponta a laser e indetectáveis por qualquer scanner (tipo gps). Alguma vez iam desperdiçar esta fonte de receita ? :lol: Xico205 January 7th, 2011, 11:09 PM Claro que os túneis vão ter radares. Até já li algures em tecnologia de ponta a laser e indetectáveis por qualquer scanner (tipo gps). Alguma vez iam desperdiçar esta fonte de receita ? :lol: Chulos! :bash: pedrodepinto January 8th, 2011, 01:20 AM Mais vale cobrar aí do que noutros lados... Xico205 January 8th, 2011, 02:23 AM Olha que não sei..:ohno: pedrodepinto January 8th, 2011, 02:17 PM Se introduzissem portagens seria pior :lol:! visconde January 9th, 2011, 01:20 AM Claro que os túneis vão ter radares. Até já li algures em tecnologia de ponta a laser e indetectáveis por qualquer scanner (tipo gps). Alguma vez iam desperdiçar esta fonte de receita ? :lol: qual e a logica de gastar €€€ em radares indetectaveis se ha sempre um aviso antes num painel gigante a dizer que ha radar ? :lol: a nao ser que estejam a planear meter radares sem aviso, mas duvido muito.. RoadsterRunner January 9th, 2011, 02:25 AM qual e a logica de gastar €€€ em radares indetectaveis se ha sempre um aviso antes num painel gigante a dizer que ha radar ? :lol: a nao ser que estejam a planear meter radares sem aviso, mas duvido muito.. Porque podem ser vários, não apenas um em cada sentido, como por exemplo na Radial de Benfica em que todos abrandam para passar no radar, mas assim que o passam toca de pisar no acelerador ... rpc08 January 9th, 2011, 03:01 AM qual e a logica de gastar €€€ em radares indetectaveis se ha sempre um aviso antes num painel gigante a dizer que ha radar ? :lol: a nao ser que estejam a planear meter radares sem aviso, mas duvido muito.. Parece-me uma boa lógica. É eficaz porque assim quase toda a gente desacelera junto ao radar, contribuindo para a diminuição da sinistralidade nesse ponto, e depois porque os que arriscam apanham uma "bolada" na caixa de correio...:lol: É preciso é saber colocar o radar numa posição estratégica. A mim admira-me como é que em Portugal nunca se investiu muito nisso... visconde January 9th, 2011, 11:51 AM Parece-me uma boa lógica. É eficaz porque assim quase toda a gente desacelera junto ao radar, contribuindo para a diminuição da sinistralidade nesse ponto, e depois porque os que arriscam apanham uma "bolada" na caixa de correio...:lol: É preciso é saber colocar o radar numa posição estratégica. A mim admira-me como é que em Portugal nunca se investiu muito nisso... o problema e que alguns radares so estao em posicao estrategica para a multa, e nao para acidentes. o da 2a circular depois da descida e o de 50 do tunel do marques que tenho de ir mais tempo a olhar para o velocimetro que para a estrada nao sao muito bons :\ e ir toda a gente a 100/120 e baixar de repente para os 80 porque ha radar tambem nao é muito bom.. visconde January 9th, 2011, 11:53 AM Porque podem ser vários, não apenas um em cada sentido, como por exemplo na Radial de Benfica em que todos abrandam para passar no radar, mas assim que o passam toca de pisar no acelerador ... na radial e em todos :lol: mas entao tas a dizer que metiam o aviso no inicio do tunel, e que ao longo de todo o tunel ha radar? nao sei nao.. dizem que aquilo é tao caro, que nao creio que vao meter 4 ou 5 radares juntos no mesmo tunel.. melhor separa-los pela cidade que dá mais €€ :P |