View Full Version : Conclusão da CRIL

Pages : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 [19] 20 21 22

Lss911
March 14th, 2011, 03:11 AM
http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/zAcessolocaldireccaoDamaiaBuraca.jpg

Túnel a céu aberto???

Para mim parece-me muito bem! Vivi nesta rua nesses prédios horrorosos e haviam muitas barracas neste local e a estrada estava totalmente degradada! Melhorou e muito!

Xico205
March 14th, 2011, 04:24 AM
Para mim parece-me muito bem! Vivi nesta rua nesses prédios horrorosos e haviam muitas barracas neste local e a estrada estava totalmente degradada! Melhorou e muito!

:applause:

RoadsterRunner
March 14th, 2011, 11:48 AM
É sempre bom saber as opiniões de quem efectivamente conhece, e sobretudo conhecia, esta zona.

;)

gigilamoroso
March 14th, 2011, 05:17 PM
http://i903.photobucket.com/albums/ac234/rccr/zAcessolocaldireccaoDamaiaBuraca.jpg

Túnel a céu aberto???

é impressão minha ou o passeio da esquerda estreita gradualmente conforme a parte a céu aberto se alarga até ficar estreito demais para um deficiente fisico como os postes de iluminação. Ou se calhar não é um verdadeiro passeio ou é da perspectiva da foto?

Jotinha
March 14th, 2011, 06:06 PM
É sempre bom saber as opiniões de quem efectivamente conhece, e sobretudo conhecia, esta zona.

;)

Exacto.

Conheço grande parte da envolvente da obra e acho que está tudo muito melhor. Se podia estar ainda melhor? Talvez. Mas o que ficou já é bastante bom.

Xico205
March 14th, 2011, 06:25 PM
Exacto.

Conheço grande parte da envolvente da obra e acho que está tudo muito melhor. Se podia estar ainda melhor? Talvez. Mas o que ficou já é bastante bom.

Tambem há que ver que o dinheiro gasto com a obra foi até ao momento muito. Não vivemos num país milionário para ter gasto ainda mais.

AZT2009
March 14th, 2011, 07:34 PM
Esta obra estava incluida na Concessão da Grande Lisboa?

Wolf2009
March 14th, 2011, 10:09 PM

Na marquise town...:lol:

Wolf2009
March 14th, 2011, 10:13 PM

Tambem há que ver que o dinheiro gasto com a obra foi até ao momento muito. Não vivemos num país milionário para ter gasto ainda mais.

Quando vier o balanço final caí o carmo e a trindade.^^:lol:

Lampiao2000
March 15th, 2011, 12:47 AM
Excelentes updates que tenho visto.
Deixo-vos algumas tiradas há 2 fins-de-semana.

http://img17.imageshack.us/img17/6259/dsc0319edited.jpg

http://img846.imageshack.us/img846/9638/dsc0320edited.jpg

http://img156.imageshack.us/img156/8537/dsc0322edited.jpg

http://img856.imageshack.us/img856/5213/dsc0323edited.jpg

http://img816.imageshack.us/img816/580/dsc0324edited.jpg

http://img141.imageshack.us/img141/4541/dsc0325edited.jpg

http://img97.imageshack.us/img97/7091/dsc0326edited.jpg

http://img14.imageshack.us/img14/5051/dsc0327edited.jpg

http://img219.imageshack.us/img219/4656/dsc0328edited.jpg

gigilamoroso
March 15th, 2011, 12:53 PM
boas!

O que é aquela "via ràpida" que se vê nas primeiras fotos, com separador, sinalização em portico e :
- sinaisitos de limite de velocidade a 50 km/h que são uma piada quando se vê o perfil desta via em nada urbana; de certeza que as velocidades praticada serão mais perto dos 100 do que 50
- passeios em certas partes, em que se veêm peões e onde pessoalmente não me sentiria seguro em là caminhar
?

Serà o tal IC16 ou é uma via de ligação urbana?

Xico205
March 15th, 2011, 01:47 PM
Pode-se considerar que é uma via urbana.

battle_stuff
March 15th, 2011, 02:05 PM
Excelentes updates que tenho visto.
Deixo-vos algumas tiradas há 2 fins-de-semana.

http://img141.imageshack.us/img141/4541/dsc0325edited.jpg

No nó de Pina Manique colocaram várias placas a dizer IC17-CRIL TÚNEL FECHADO (tapadas com panos) em todas as direcções que vão dar ao túnel, nunca percebi o porquê delas existirem uma vez que assim que a CRIL abrir ao transito vai implicar que o túnel também o seja.
Estas placas que se vêm em sentido contrário lá à distância também têm a mesma indicação ou são já as placas definitivas a indicar IC19 e Algés?

Luís Raposo Alves
March 15th, 2011, 02:30 PM
Fechar o túnel não custa o mesmo que deixá-lo aberto, obviamente. Além do evidente gasto com a estrutura de suporte aos tectos, é preciso contar com todo um sistema de ventilação, que não é propriamente barato..

Exacto.

A obra não está atrasada. Está praticamente tudo feito, sendo que o que está a atrasar é a conclusão dos sistemas de vigilância e controlo de velocidade, dentro dos túneis. Depois disso, fica a faltar a aprovação das entidades de segurança.

Mas estás já a contar com o acesso à A16?

Luís Raposo Alves
March 15th, 2011, 02:33 PM
mas sim, esta obra era essencial, disso não há dúvidas! aguardo ansiosamente pela inauguração. eu não tirei mais fotos porque agora optei por não ter carro, mas estou como vontade de ver essa zona outra vez!

Jotinha
March 15th, 2011, 05:19 PM
boas!

O que é aquela "via ràpida" que se vê nas primeiras fotos, com separador, sinalização em portico e :
- sinaisitos de limite de velocidade a 50 km/h que são uma piada quando se vê o perfil desta via em nada urbana; de certeza que as velocidades praticada serão mais perto dos 100 do que 50
- passeios em certas partes, em que se veêm peões e onde pessoalmente não me sentiria seguro em là caminhar
?

Serà o tal IC16 ou é uma via de ligação urbana?

Não é nenhuma via rápida. É a estrada que substitui a antiga Estrada da Correia, que liga a Pontinha a Alfornelos. O limite de 50 km/h é perfeitamente adequado ao sítio, apesar de ter duas vias em cada sentido.

Exacto.

Mas estás já a contar com o acesso à A16?

O acesso à A16 está parado e duvido que fique concluído em breve. Refiro-me apenas ao IC17.

Reflex
March 19th, 2011, 10:43 PM
Na 5ª feira andava 2 trabalhadores de volta dos pórticos junto ao nó de Alfornelos. Mais um sinal que a conclusão se aproxima!:okay:

Wolf2009
March 20th, 2011, 05:50 PM
O que falta fazer depois da Conclusão da CRIL nesta concessão?

RoadsterRunner
March 20th, 2011, 09:27 PM
O que falta fazer depois da Conclusão da CRIL nesta concessão?

A Cril após a conclusão deste troco fica terminada.
Mas se quiseres ser utópico, fica a faltar a ligação Alges-Costa da Caparica :-)

J.Silva
March 21st, 2011, 12:40 AM
Mas se quiseres ser utópico, fica a faltar a ligação Alges-Costa da Caparica :-)

No dia que for decidido fazer isso, aponto antes para a hipotese Crel-Trafaria!

Xico205
March 21st, 2011, 12:43 AM
Fica muito mais longe isso!

Nephasto
March 21st, 2011, 11:25 AM
O acesso à A16 está parado e duvido que fique concluído em breve. Refiro-me apenas ao IC17.

O que é exactamente esse acesso?
A A16 é a nova AE CREL-Sintra, certo? É suposto no futuro sofrer alterações (extensões), essa AE?

RoadsterRunner
March 21st, 2011, 11:33 AM
No dia que for decidido fazer isso, aponto antes para a hipotese Crel-Trafaria!

Não.
A ideia será a de ligar a CRIL à CRIPS.
Mas isto creio que já cá não estarei para a ver ...
:lol:

Xico205
March 21st, 2011, 02:44 PM
...e ainda contas viver pelo menos 50 anos. :cheers:

RoadsterRunner
March 21st, 2011, 04:00 PM
...e ainda contas viver pelo menos 50 anos. :cheers:

:shifty:
Vamos ver ...

fred_mendonca
March 21st, 2011, 04:32 PM
A Lusoponte já manifestou interesse em executar essa ligação visto que o eixo mais congestionado é o de Almada-Lisboa. Não irá demorar assim tanto tempo.

Wolf2009
March 21st, 2011, 07:21 PM

Estou a falar da concessão da Grande Lisboa, também já se ouviu falar na Qtt.
Isto faria uma verdadeira circular regional.^^

Wolf2009
March 21st, 2011, 07:23 PM
A Lusoponte já manifestou interesse em executar essa ligação visto que o eixo mais congestionado é o de Almada-Lisboa. Não irá demorar assim tanto tempo.

^^:banana:

Reflex
March 21st, 2011, 08:58 PM

O problema é que, para o bem e para o mal, "tempo é dinheiro"...:hahano:

AZT2009
March 21st, 2011, 09:08 PM
Tendo eu 21 anos devo assistir à inauguração da QTT num futuro a medio/longo prazo.

Arucard
March 21st, 2011, 10:06 PM
Esta quarta travessia é frequentemente associada a um túnel rodoviário, dado a presença do porto de cereais da Trafaria (que pode receber posteriormente mais um cais para outras valências :nuts:), de modo a não perturbar o tráfego marítimo.
Mas quatro quilómetros desde Algés até à Trafaria, com ligação à Costa da Caparica, será um túnel rodoviário um bocado ambicioso! ;)

bsmart
March 22nd, 2011, 12:28 AM
Boa Note a tod@s que escrevem e lêem este fórum nomeadamente este tópico.
Hoje ao final da tarde ao passar sobre a ponte que liga a Pontinha (Bomba de combustível da Total / Escola eb2 3 da Pontinha - Rotunda de Acesso ao Dolce Vita Tejo / Bombeiros V. Pontinha) sobre o IC17. Reparei que estavam a ocorrer trabalhos no nó da pontinha do IC17. Quem circulava no IC17 CRIL [Sentido Odivelas saída do IC16] estavam a circular na berma na via de emergência. O piso estava a ser lavado e os jerseys tinha sido retirados ou desviados (não vi bem). Mas por o que me apercebi devem estar a preparar a plena via da CRIL para seguir em frente como previsto.

TeKnO_Lx
March 22nd, 2011, 02:00 AM

mas a Lusoponte é pública certo?

Xico205
March 22nd, 2011, 02:03 AM
Esperemos que sim. :banana:

Parabens pela participação.:cheers:

fred_mendonca
March 22nd, 2011, 02:04 AM
A Lusoponte é privada.

RoadsterRunner
March 22nd, 2011, 11:31 AM
Boa Note a tod@s que escrevem e lêem este fórum nomeadamente este tópico.
Hoje ao final da tarde ao passar sobre a ponte que liga a Pontinha (Bomba de combustível da Total / Escola eb2 3 da Pontinha - Rotunda de Acesso ao Dolce Vita Tejo / Bombeiros V. Pontinha) sobre o IC17. Reparei que estavam a ocorrer trabalhos no nó da pontinha do IC17. Quem circulava no IC17 CRIL [Sentido Odivelas saída do IC16] estavam a circular na berma na via de emergência. O piso estava a ser lavado e os jerseys tinha sido retirados ou desviados (não vi bem). Mas por o que me apercebi devem estar a preparar a plena via da CRIL para seguir em frente como previsto.

Foi pena não ter lido o teu post ontem.
Hoje de manhã fiquei parado mais de meia hora para ir do Odivelas Park até entrar no IC16 !
Completamente intolerável estas situações, que já não são virgens pois todos se lembram de façanha idêntica no nó de Pina Manique !
Não houve qualquer aviso de supressões de vias aos automobilistas !
Nem via site, nem via orgãos de comunicação social, nem via paineis informativos da própria CRIL !
:mad::mad2::wallbash::rant::bleep::soapbox::no:
Ao menos nos paineis da própria CRIL para que as pessoas pudessem optar por subir o IC22 !
:mad::mad2::wallbash::rant::bleep::soapbox::no:
Este tipo de atitudes tem de ser responsabilizadas por quem as comete.
São milhares de pessoas prejudicadas com acções completamente irresponsáveis deste tipo !

Wolf2009
March 22nd, 2011, 06:28 PM
Esta quarta travessia é frequentemente associada a um túnel rodoviário, dado a presença do porto de cereais da Trafaria (que pode receber posteriormente mais um cais para outras valências :nuts:), de modo a não perturbar o tráfego marítimo.
Mas quatro quilómetros desde Algés até à Trafaria, com ligação à Costa da Caparica, será um túnel rodoviário um bocado ambicioso! ;)

Nunca me tinha reparado nisso, mas deve ser ponte.

Xico205
March 22nd, 2011, 09:09 PM
Fala-se em tunel, não em ponte.

Wolf2009
March 23rd, 2011, 04:30 PM
Fala-se em tunel, não em ponte.

Então fiz confusão.
Mas ponte deve ser mais barato mas deve ser impossível devido aos silos de cereais ou então desloca-se os silos.
Então não vai levar componente ferroviária e mesmo que fosse ponte dúvido que levasse.^^
Havia aqui no forúm quem andasse a dizer isso, mas devia julgar que era ponte.

AG239
March 24th, 2011, 05:07 PM

Não...a conclusão do IC16 também está intregrada na adjudicação da última fase da CRIL. Mas parece que não será inaugurada ao mesmo tempo...:ohno:

RoadsterRunner
March 24th, 2011, 05:30 PM
Não...a conclusão do IC16 também está intregrada na adjudicação da última fase da CRIL. Mas parece que não será inaugurada ao mesmo tempo...:ohno:

IC 16 e IC 17(CRIL) são coisas diferentes apesar de em algumas situações partilharem empreitadas.
Daí a confusão.

Nephasto
March 24th, 2011, 06:00 PM
^^Mas o que é exactamente essa conclusão do IC16?
Já está em obras?

RoadsterRunner
March 24th, 2011, 06:16 PM
^^Mas o que é exactamente essa conclusão do IC16?
Já está em obras?

Eu acho que o AG se está a referir à parte que está por concluir do IC16 que vai desde o nó com a CRIL para dentro de Lisboa até ás imediações da 2ª circular, creio.
Segue um link com fotografias.

http://infocril.estradasdeportugal.pt/index.php/multimedia/63-imagens-agora

Link mapa:

http://www.cm-sintra.pt/%5Canexo%5CMapa%20de%20Sintra%20e%20concelhos%20lim%C3%ADtrofes.pdf

RoadsterRunner
March 24th, 2011, 06:36 PM
A internet é uma coisa fabulosa, pois encontram-se coisas como o link que vou deixar em baixo.
Não é por acaso que Vascos Graças Mouras e "pandilhas seguidoras" querem acabar com o livre acesso à internet para os cidadãos da UE.
Todo o artigo é interessante e dá para ver o que as coisas mudam com o passar do tempo, não só o projecto mas também os intervenientes que por aqui aparecem.
Embora o destaque tenha de ir para este parágrafo :

"Atrasada já 15 anos na sua construção, a CRIL estará concluída em 2005, garantiu o primeiro-ministro Durão Barroso, ao anunciar que as obras no troço que falta, Buraca/Pontinha iniciar-se-ão este ano, depois de lançado o concurso para a sua execução."

Dá para termos uma ideia do quanto é preciso aldrabar para se chegar a Presidente da UE.
Segue o artigo completo, que apesar de não ser rigoroso (practicamente em nada), data de 2003:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/tunel-poupa-moradias-de-benfica

Nephasto
March 24th, 2011, 06:40 PM
^^Ok, obrigado. Se bem que o troço entre a CRIL e a 2ª circular já está quase todo feito, e tem um cariz meio urbano.

De qq maneira, esta parte do IC16 não vai ser inaugurada ao mesmo tempo que a CRIL?

pedrodepinto
March 24th, 2011, 06:55 PM
Todo o artigo é interessante e dá para ver o que as coisas mudam com o passar do tempo, não só o projecto mas também os intervenientes que por aqui aparecem.

Na verdade, é um artigo bem interessante :hahano:!

Xico205
March 24th, 2011, 07:35 PM
Mas são nestes politicos mediocres que os portugueses votam e aplaudem.^^

RoadsterRunner
March 24th, 2011, 08:30 PM
^^Ok, obrigado. Se bem que o troço entre a CRIL e a 2ª circular já está quase todo feito, e tem um cariz meio urbano.

De qq maneira, esta parte do IC16 não vai ser inaugurada ao mesmo tempo que a CRIL?

Era suposto que sim, mas como pessoalmente não tenho seguido este troço no local, não sei dizer como as coisas estão.

RoadsterRunner
March 24th, 2011, 08:32 PM
Mas são nestes politicos mediocres que os portugueses votam e aplaudem.^^

E que querem dar como referências e exemplos a seguir, à juventude ...
:no:

AG239
March 25th, 2011, 11:40 AM
IC 16 e IC 17(CRIL) são coisas diferentes apesar de em algumas situações partilharem empreitadas.
Daí a confusão.

Sim, são diferentes. Mas integram a mesma empreitada :

Objectivos:

- Conclusão do sublanço entre o Nó da Buraca e o Nó da Pontinha, do IC 17 (CRIL) / extensão de 3,6 Km;

- Conclusão do troço do IC 16 (Radial da Pontinha) entre o Nó de Benfica e o Nó da Pontinha / extensão de 0,8 Km;

- Assegurar a execução da plena via e ligações à superfície, através dos Nós da Buraca (IC 19), Rotundas do Patriarcado, Nó da Damaia, Nó das Portas de Benfica, Nó das Pedralvas, Nó de Alfornelos, Nó de Benfica e Nó da Pontinha (IC 17 / IC 16);

in www.infocril.com

Será que é o IC16 que está a atrasar a abertura da CRIL? Mas não me parece, porque penso que as obras ali estão estagnadas há meses...

RoadsterRunner
March 25th, 2011, 11:49 AM
Será que é o IC16 que está a atrasar a abertura da CRIL? Mas não me parece, porque penso que as obras ali estão estagnadas há meses...

Em concreto, o que é que falta fazer nesse troço do IC16, ou seja, falta apenas alcatroar ou faltam ainda obras de arte ?
É que se for apenas o alcatroar que falta, as máquinas já estão no nó da CRIL com o IC16, e assim que o nó estiver pronto é provável que sigam para o que falta do IC16.

AG239
March 25th, 2011, 11:59 AM
Do que se vê do final do IC, falta pavimentar. Mas mais para a frente não consigo ver se ainda está atrasado ou não...

Isa1Moniz
March 25th, 2011, 12:08 PM
No IC 16 falta a construção do 2º túnel e alcatroar.Já existem os sinais luminosos junto da Rotunda de Benfica para entrada/saída da IC-16.

battle_stuff
March 26th, 2011, 12:19 AM
A partir do nó de Pina Manique já é possível ver as luzes do túnel todas ligadas, bem como a delimitação de faixas de rodagem mesmo à saida do túnel. Será que esperam pelo 25 de Abril para abrir ou ainda é para antes?

Mr Baggins
March 27th, 2011, 02:09 PM
Segundo informação oficial que recolhi junto das estradas de portugal, a ligação IC16-Rotunda da Pontinha não vai ser concluída para já, porque o projecto teve de ser reformulado e não há data prevista para a sua conclusão ou sequer seguimento das obras.

Relativamente ao final actual do IC17, também eu me sinto prejudicado pelo encerramento das vias para aceder ao IC16, bem como no sentido contrário ao passarem de 2 para 1 via o acesso do IC16 ao IC17 formam-se filas intermináveis. Espero que esteja para muito breve a abertura da via, senão isto vai ser o caos autentico

Nephasto
March 27th, 2011, 03:50 PM
^^Quer dizer que aquele pequeno troço do IC16 está completamente parado? Sem data prevista para se retomarem as obras?
Qual foi o problema exactamente? O que alteraram, e o que falta fazer?

RoadsterRunner
March 27th, 2011, 05:48 PM
Segundo informação oficial que recolhi junto das estradas de portugal, a ligação IC16-Rotunda da Pontinha não vai ser concluída para já, porque o projecto teve de ser reformulado e não há data prevista para a sua conclusão ou sequer seguimento das obras.

Relativamente ao final actual do IC17, também eu me sinto prejudicado pelo encerramento das vias para aceder ao IC16, bem como no sentido contrário ao passarem de 2 para 1 via o acesso do IC16 ao IC17 formam-se filas intermináveis. Espero que esteja para muito breve a abertura da via, senão isto vai ser o caos autentico

Efectivamente desconheço o que se passa com esse troco do ic16.
Quanto aos caos do Transito da CRIL, eu passei a ir pelo ic22, o que alem de aumentar a distancia, são mais 1,20 euros por dia em portagens.
:bash:

Mr Baggins
March 27th, 2011, 11:01 PM
Efectivamente desconheço o que se passa com esse troco do ic16.
Quanto aos caos do Transito da CRIL, eu passei a ir pelo ic22, o que alem de aumentar a distancia, são mais 1,20 euros por dia em portagens.
:bash:

Pois, também já pensei nisso, o que vale é que perco apenas uns 5 a 10m na fila de trânsito e pagar mais 1,2€ de portagens, além dos Km acrescidos, nem pensar. Já basta pagar 1€ por dia numa estrada que devia ser gratuita. Não alimento o bolso de «chupistas»

Mr Baggins
March 27th, 2011, 11:33 PM
Já me inscrevi no carpool portugal a ver se encontro alguém com percurso idêntico para poupar uns tostões, que isto não está fácil. com a abertura da CRIL poupo nas portagens e em 6km diários, o que dará à volta de 1.10€ por dia de poupança...nada de especial, mas sempre é dinheiro na carteira ao fim do mês

Já agora, alguém sabe porque é que o troço final do IC16, por cima do acesso da crel, está encerrado no sentido odivelas-belas e aberto no sentido inverso?

RoadsterRunner
March 28th, 2011, 11:03 AM
in Diario Economico:

http://economico.sapo.pt/noticias/conclusao-da-cril-poupa-28-milhoes-anuais-a-utilizadores_114454.html

"Almerindo Marques, pediu um estudo para avaliar o impacto da abertura da CRIL no tráfego das ligações mais próximas.
.Empresa tem ligação quase concluída, após um investimento de 181 milhões de euros.

A conclusão da CRIL, prevista para o próximo mês de Abril - ao fim de mais de 40 anos de recuos e paragens- vai permitir uma poupança de 28 milhões de euros por ano na área metropolitana da capital. Um estudo encomendado pela Estradas de Portugal (EP), a que o Diário Económico teve acesso, calcula, segundo os padrões internacionais, que seja esse o montante total de poupança gerado pelos ganhos de tempo nas deslocações dos particulares e das empresas na área metropolitana de Lisboa com a nova ligação.

Essa não foi a única conclusão do estudo feito pela TIS - Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, liderada pelo especialista em transportes José Manuel Viegas. Medido em tempo, a conclusão da CRIL irá proporcionar uma poupança de 4.000 horas de trajectos em cada dia. A velocidade média também deverá aumentar cerca de 11% face ao que se regista actualmente.
"

AG239
March 28th, 2011, 11:38 AM
Já agora, alguém sabe porque é que o troço final do IC16, por cima do acesso da crel, está encerrado no sentido odivelas-belas e aberto no sentido inverso?

Talvez porque se estivesse aberto, a maioria das pessoas iria por aí em vez de pagar portagem na CREL...:ohno:

TeKnO_Lx
March 28th, 2011, 11:47 PM
a abertura tava marcada para Abril, mas agora com estas novidades de novo governo, é possível que se retarde, apesar de que só falta "agendar a data de inaguração" (segundo site do TIS). mas de resto o Sócrates tem tudo o interesse em inaugurar esta obra antes das eleicoes

pedrodepinto
March 29th, 2011, 03:18 PM
É verdade :yes:! Além disso, antes de Junho deve estar a postos!

AG239
March 30th, 2011, 12:22 PM
Hoje havia sinalização vertical nova, junto à saída para Alfornelos. Além disso, os plásticos negros que tapavam as indicações ainda fechadas, foram removidos.

tipsarevic
March 30th, 2011, 03:20 PM
Deve abrir nos próximos dias

RoadsterRunner
March 30th, 2011, 03:51 PM
Hoje havia sinalização vertical nova, junto à saída para Alfornelos. Além disso, os plásticos negros que tapavam as indicações ainda fechadas, foram removidos.

Como é que está o nó da CRIL para o IC16 em Alfornelos na direcção Sacavém - Belas ?
Ainda se passa apenas por uma via ou já está pronto ?

Mr Baggins
March 30th, 2011, 09:35 PM
Continua apenas uma via aberta...e muitas filas de transito!

Viva_a_Historia
March 31st, 2011, 12:13 PM
Passei pela CRIL ontem no sentido Algés-Benfica. É impressão minha ou o piso é feito de cimento?

RoadsterRunner
March 31st, 2011, 12:17 PM
Passei pela CRIL ontem no sentido Algés-Benfica. É impressão minha ou o piso é feito de cimento?

Não é impressão.
É mesmo assim.
E na CRIL norte também existem troços assim, tal como na CREL(pelo menos era)) e a própria A5 também foi assim até ao Estádio Nacional.

Xico205
March 31st, 2011, 02:11 PM
E a A8, e a A22.

Viva_a_Historia
March 31st, 2011, 07:22 PM
Não é impressão.
É mesmo assim.
E na CRIL norte também existem troços assim, tal como na CREL(pelo menos era)) e a própria A5 também foi assim até ao Estádio Nacional.

Pelo menos sempre é mais confortável que o piso em cimento das auto-estradas da República Checa.

TeKnO_Lx
April 1st, 2011, 12:04 PM
EP gasta 100 mil euros em cerimónia de inauguração da CRIL
1 de Abril, 2011por Graça Rosendo

A empresa Estradas de Portugal (EP) está a preparar a realização de uma cerimónia de inauguração da CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa) que pode custar quase cem mil mil euros, incluindo IVA. A EP, em declarações ao SOL a este propósito, garante que a referida despesa «será realizada com rigor e sobriedade».
O evento foi anunciado para este mês, não tendo ainda data exacta para acontecer. Mas os planos da cerimónia estão a ser preparados há já algum tempo e incluem o lançamento de cinco mil balões, a colocação de publicidade em três jornais de circulação nacional, a produção de um filme para exibir na cerimónia e a publicação de um livro. No total, e segundo documentos a que o SOL teve acesso, a inauguração da CRIL pode vir a custar 78.371,28 euros, a que acresce a taxa de 23% de IVA.

Só os cinco mil balões brancos, que se prevê serem lançados na cerimónia, custam 2.750 euros, e os 150 estandartes (onde terão «maior visibilidade os logos da CRIL, da EP e das Câmaras da Amadora, Lisboa e Odivelas»), ficam por 4.506 euros. Isto enquanto o aluguer dos autocarros «para as entidades oficiais e convidados fazerem o percurso da inauguração» está calculado em 600 euros. A cerimónia propriamente dita, incluindo «todos os pressupostos habituais das inaugurações» (que não são esclarecidos no «plano de comunicação» interno a que o SOL teve acesso), terá um custo de 23.516,50 euros. Tudo acrescido de IVA.

No mesmo documento, fala-se ainda na produção de 500 exemplares de uma brochura - que «inclui USD modelo cartão de créditos» e respectiva pasta - para ser distribuida na inauguração, que custará à EP 4.450 euros. Já os 120 mil folhetos com informação sobre a CRIL, para distribuir à população e ibncluir nos jornais regionais e de distribuição gratuita, custará mais de nove mil euros (mais IVA).

O «plano de comunicação» interno da Estradas de Portugal prevê ainda a colocação de publicidade no Correio da Manhã, Diário de Noticias e Diário Económico - ou seja, mais 9.196 euros. E a produção de um filme «de 4 a 5 minutos para apresentação na inauguração», cujo valor foi calculado em 6.250 euros (sem IVA). Segundo o documento a que o SOL teve acesso, este filme «terá como informação principal mostrar os benefícios/vantagens da conclusão do troço da CRIL».

Por fim, a maior fatia de toda esta despesa está destinada à publicação de um livro com a história da construção da CRIL - de que serão editados dois mil exemplares - e que custará à EP um total de 42 mil euros (incluindo o IVA).

Confrontada pelo SOL, a Estradas de Portugal explicou que «dada a enorme relevância da obra, é expectável que a abertura seja acompanhada de uma cerimónia, à semelhança de todas as outras situações em inauguração de novas obras». E acrescentou: «Considerando o enorme interesse público em torno da abertura, a EP tem em curso um Plano de Comunicação para divulgação da abertura da CRIL».

A empresa esclarece ainda que «dispõe de uma verba no financiamento da obra destinada à sua promoção e divulgação, contando para tal com fundos previamente definidos». E que «estão enunciadas diversas possibilidades, que foram, em tempos oportuno, avaliadas e orçamentadas e que poderão vir a ser utilizadas, caso se revele necessário».

Por fim, assegura que «não há ainda um a estimativa (de custos) definida», garantindo: «As despesas serão realizadas com rigor e sobriedade».

graca.rosendo@sol.pt

Tags: CRIL, Empresas Públicas, Estradas de Portugal, Sociedade

isto é verdade??

RoadsterRunner
April 1st, 2011, 12:08 PM
:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious

Só faltou porem o Alves como mestre de cerimónia ...

:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious

Isa1Moniz
April 1st, 2011, 01:24 PM
Bom, não esqueçam que a notícia foi publicada no dia 1 de Abril, dia das mentiras....será verdade?

Xico205
April 1st, 2011, 04:02 PM
Andam a dizer que os grafitis legais da CRIL custaram à Estradas de Portugal 70 mil euros.

Ricardo_PT
April 1st, 2011, 04:14 PM
A questão é: "Quanto receberam os graffiters desses 70mil€?"

6oncalo
April 1st, 2011, 05:23 PM
Noticias e boatos com a data de hoje não são de fiar...

sosimple
April 1st, 2011, 06:33 PM
14:32 Sexta feira, 1 de Abr de 2011
Lisboa, 01 abr (Lusa) -- O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações destacou hoje a importância da inauguração da CRIL ao fim de 40 anos, que está prevista para breve, não comentando o eventual custo que está orçamentado para essa cerimónia.

Questionado sobre o eventual custo de 100 mil euros previsto para a inauguração da CRIL, notícia avançada hoje pelo jornal Sol, António Mendonça escusou-se a comentar o montante.

"O que é importante é a inauguração da CRIL. Ao fim de 40 anos temos uma obra terminada que vai provocar uma verdadeira revolução no sistema de trânsito", disse ainda o ministro, acrescentando que "a CRIL vai simplificar toda a circulação e vai ter impactos económicos na região de Lisboa".
fonte:http://aeiou.visao.pt/estradas-governo-destaca-inauguracao-da-cril-ao-fim-de-40-anos-sem-comentar-custos=f596993

Grande lata! Inaugurar algo ao fim de 40 anos não deve ser motivo de orgulho...

Lampiao2000
April 1st, 2011, 11:43 PM
Mais um prego no caixão do mesmo.

djou23
April 2nd, 2011, 04:37 AM
fónixe...

lmpanp
April 2nd, 2011, 05:40 AM
Grande lata! Inaugurar algo ao fim de 40 anos não deve ser motivo de orgulho...
Pois não!
Mas pior é que ele não dá uma para a caixa e só diz baboseiras já que, como a CRIL não começou a ser construída há 40 anos, jamais demorou a concluir esse tempo. :bash:

visconde
April 3rd, 2011, 03:03 AM
100 mil euros para inaguracao?

viva a crise.

Isa1Moniz
April 4th, 2011, 12:57 PM
http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/pt/informacoes/526-esclarecimento-cril

sosimple
April 4th, 2011, 04:40 PM
Pois não!
Mas pior é que ele não dá uma para a caixa e só diz baboseiras já que, como a CRIL não começou a ser construída há 40 anos, jamais demorou a concluir esse tempo. :bash:

40 anos deve ter sido quando o Marcelo caetano se lembrou de por ali a estrada...

Xico205
April 5th, 2011, 02:43 AM
O tunel brevemente a inaugurar já tem os paineis electrónicos a funcionar. Mandam cá uma luz. :banana:

TeKnO_Lx
April 5th, 2011, 11:31 AM
Conclusão da CRIL retira 48 mil carros de Lisboa (COM VÍDEO)
Termina sexta-feira a construção dos últimos 3,6 quilómetros da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). A abertura da via, este mês, irá retirar do interior da capital 48 mil veículos. Destes, 38 mil circulam actualmente na 2ª Circular, sete mil no Eixo Norte-Sul e três mil na Calçada de Carriche.

A conclusão da obra permite percorrer os 21 quilómetros da CRIL, entre Algés e Sacavém, em 13 minutos. Ou seja, menos de metade do tempo necessário para ligar as duas localidades através do centro de Lisboa numa viagem junto ao rio Tejo. Uma terceira alternativa, igualmente mais demorada, passa por atravessar a capital pela 2ª Circular.
A conclusão da obra ocorre vinte anos depois do início da construção do primeiro lanço, entre o Alto do Duque e o nó da Buraca. O anteprojecto da via foi lançado em 1969. Os 117 milhões de euros necessários para construir a CRIL implicam um desvio de cinco por cento face ao custo inicialmente previsto. A obra é também acabada dois anos depois do previsto. Uma parte importante do atraso resulta da necessidade de desalojar 1600 famílias. Rui Dinis, administrador da Estradas de Portugal, recordou ontem que a data da última demolição, por decisão do tribunal, foi em 6 de Dezembro de 2010. "Seria sempre impossível terminar a obra antes desta data", referiu.
A CRIL integra sete nós, sendo que o acesso da 2ª Circular em direcção a Algés – uma só faixa – é aquele que irá apresentar maiores problemas de tráfego. O último troço da CRIL engloba a construção do túnel de Benfica, o maior complexo do País, com uma extensão de 1,5 quilómetros e quatro faixas em cada sentido.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/conclusao-da-cril-retira-48-mil-carros-de-lisboa-com-video

com video

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 11:41 AM
A inauguração da CRIL merece uma "gravatinha" e um brinde, não acham ?

:eat:
:cheers1:

pedrodepinto
April 5th, 2011, 11:42 AM
Eu acho que sim :laugh:!

Xico205
April 5th, 2011, 01:25 PM
Por mim é na boa. :lol:

AG239
April 5th, 2011, 01:26 PM
Idem...:cheers:

visconde
April 5th, 2011, 02:37 PM
aaaaaaahhhhhhh, tambem queria uma gravatinha daquelas de ficar cheio até ao dia seguinte :lol:

finalmente isto ta para acabar, parecia que nunca mais

e nem vou poder fazer isso em bicicleta antes da abertura como queria, buh :(

Isa1Moniz
April 5th, 2011, 04:52 PM
aaaaaaahhhhhhh, tambem queria uma gravatinha daquelas de ficar cheio até ao dia seguinte :lol:

finalmente isto ta para acabar, parecia que nunca mais

e nem vou poder fazer isso em bicicleta antes da abertura como queria, buh :(

Deixa lá, assim inauguras com um automóvel..... eléctrico de preferência.:banana::banana::banana:

Isa1Moniz
April 5th, 2011, 04:54 PM
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/conclusao-da-cril-retira-48-mil-carros-de-lisboa-com-video

oops, já estava publicado pelo TeKno Lx ...

seattle92
April 5th, 2011, 05:00 PM
Os 117 milhões de euros necessários para construir a CRIL implicam um desvio de cinco por cento face ao custo inicialmente previsto.

Só????? Não acredito :lol:

AG239
April 5th, 2011, 05:04 PM
Só????? Não acredito :lol:

Tempos de vacas magras...:lol:

lukin
April 5th, 2011, 05:42 PM
Apesar de ficar pronta na sexta só deve ser inaugurada mais próximo das eleições.... :ohno:

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 05:49 PM
Como é que está o desvio para o IC16 em Alfornelos, de quem vem de Odivelas ?
Continua só com 1 via ou já estão as 2 abertas ?

Vallkynn the 1st
April 5th, 2011, 07:28 PM
As abéculas decidiram impedir o acesso à radial de Benfica com traços contínuos para quem vem do IC19 para Lisboa, que estupidez monumental!:bash:

visconde
April 5th, 2011, 08:46 PM
ainda tenho curiusidade para ver como vai ficar o nó de pina manique depois de tudo concluido.. sera que ainda vai ficar a fazer de tampao para quem vem do ic19?

Mr Baggins
April 6th, 2011, 12:39 AM
ainda tenho curiusidade para ver como vai ficar o nó de pina manique depois de tudo concluido.. sera que ainda vai ficar a fazer de tampao para quem vem do ic19?

Espero que não, pois conto passar a usá-lo ao fim do dia para ir para casa...a ver vamos..

Lss911
April 6th, 2011, 01:56 AM
Vai facilitar muito as nossas vidas! Passarei a utilizar a CRIL!

Vallkynn the 1st
April 6th, 2011, 10:42 AM

O tampão devia-se ao cruzamento de quem vinha da A5 para a 2ª circular com quem vinha do IC19 para a radial. Parece que a solução adoptada foi a mais ******* de todas, ou seja, quem vem do IC19 deixa de poder entrar na radial e o tampão despareceu para surgir mais à frente junto ao estádio da luz, como não podes virar para radial . levas com o tampão na mesma mas mais à frente :bash:

AG239
April 6th, 2011, 10:59 AM
:wtf:

Agora não dá para apanhar a radial vindo do IC19...???

Há muito que não utilizo o IC19, mas na semana passada tive de ir por lá e vi que haviam trabalhos entre o acesso do IC17 para a 2ªcircular, precisamente nessa zona. Mas é provisório ou é para ficar assim...?

lvieira11
April 6th, 2011, 11:38 AM
O tampão devia-se ao cruzamento de quem vinha da A5 para a 2ª circular com quem vinha do IC19 para a radial. Parece que a solução adoptada foi a mais ******* de todas, ou seja, quem vem do IC19 deixa de poder entrar na radial e o tampão despareceu para surgir mais à frente junto ao estádio da luz, como não podes virar para radial . levas com o tampão na mesma mas mais à frente :bash:

Eu penso que estejas enganado, pois o traço continuo foi colocado sim mas apenas para as duas faixas à esquerda, no entanto a terceira faixa que antes ficava suprimida pelo que me apercebi deixou de o estar e é ela que te permite ir para a radial de benfica. Pelo menos foi com essa sensação que fiquei. Alias achei estranho na semana passada deixar de haver transito no final do IC 19 as 18:30 e não percebia porque.

RoadsterRunner
April 6th, 2011, 12:10 PM
Eu penso que estejas enganado, pois o traço continuo foi colocado sim mas apenas para as duas faixas à esquerda, no entanto a terceira faixa que antes ficava suprimida pelo que me apercebi deixou de o estar e é ela que te permite ir para a radial de benfica. Pelo menos foi com essa sensação que fiquei. Alias achei estranho na semana passada deixar de haver transito no final do IC 19 as 18:30 e não percebia porque.

Boa.

Agora é só por ali brigadas durante os primeiros 3 meses a tirar cartas a quem pisar os traços continuos (mais a respectiva coima paga na altura) e deixa de existir aquele engarrafamento estúpido que na sua esmagadora maioria se deve à falta de civismo dos condutores.

visconde
April 6th, 2011, 01:55 PM
ah, ja nao suprimem a faixa da direita do IC19?
suponho que assim ja nao acumule ali tanta gente...

sybrenp
April 6th, 2011, 02:03 PM
Vou lá em finais de junho fazer fotos :D

Vallkynn the 1st
April 6th, 2011, 02:45 PM

Bom , a terceira faixa continua suprimida ........... hoje vou ver como está aquilo, tenho que lá passar todos os dias, infelizmente.......

JMGP
April 6th, 2011, 05:15 PM
Também me pareceu ontem que só vira para a radial quem vier na cril sentido Algés - Benfica, se viermos do IC 19 não conseguimos virar porque existem traços contínuos.

Honestamente até pensei para mim quando passei: " devo ter visto mal " mas agora com a confirmação de mais um colega desta situação.... acho que vi bem.

Qual é a alternativa de ir para a radial de quem vem do IC 19?

Mr Baggins
April 6th, 2011, 10:28 PM
Passei por lá hoje e posso confirmar que já foi reaberta a 3ª faixa no sentido Sintra-Lisboa, e que é por esta, e só por esta, que se acede à Radial de Benfica para quem circula neste sentido. As duas faixas mais à esquerda são exclusivamente para seguir em frente para a 2ª circular.

quem vem da CRIL tem, se não estou em erro, 2 faixas ao entrar na 2ª circular/IC 19, o que facilita.

O trânsito hoje estava uma beleza, há muito tempo que não passava ali ao fim do dia com tanta ligeireza!

Vallkynn the 1st
April 7th, 2011, 12:33 AM
Passei por lá hoje e posso confirmar que já foi reaberta a 3ª faixa no sentido Sintra-Lisboa, e que é por esta, e só por esta, que se acede à Radial de Benfica para quem circula neste sentido. As duas faixas mais à esquerda são exclusivamente para seguir em frente para a 2ª circular.

quem vem da CRIL tem, se não estou em erro, 2 faixas ao entrar na 2ª circular/IC 19, o que facilita.

O trânsito hoje estava uma beleza, há muito tempo que não passava ali ao fim do dia com tanta ligeireza!

Confirmo, a faixa da direita é a única que permite o acesso à radial para quem vem do IC19. A sinalização do pavimento foi alterada.

visconde
April 7th, 2011, 10:09 AM
ok, isso tem logica, assim evita os caramelos que vao na esquerda e se lembram de virar à ultima da hora.

resta ver como vai ficar isso à hora de ponta... se deixar de ter transito entao os meus amigos que vao de carro vao começar a ganhar-me de manhã quando vou de comboio :(

Jotinha
April 7th, 2011, 11:39 AM
Sinceramente, acho que a solução adoptada para o cruzamento do IC19 com a Radial de Benfica foi a melhor possível.

Está tudo bem sinalizado, por isso é só manterem-se à direita e saírem para a Radial.

Claro que, na prática, as coisas não serão tão lineares. Mas a culpa é dos condutores, já que nem sabe circular pela direita e haverá sempre gajos a mamar as três faixas e traços contínuos.

Vallkynn the 1st
April 7th, 2011, 12:43 PM
ok, isso tem logica, assim evita os caramelos que vao na esquerda e se lembram de virar à ultima da hora.

resta ver como vai ficar isso à hora de ponta... se deixar de ter transito entao os meus amigos que vao de carro vao começar a ganhar-me de manhã quando vou de comboio :(

Não te iludas, se aquela zona ficar descongestinada algures à frente há-de ficar congestionado:banana: Quanto aos teus amigos, acho que estão sempre a perder, a começar pelo bolso:lol:

AG239
April 7th, 2011, 12:45 PM
Mas quem vem do IC19 tem sempre de apanhar com os que vêm da CRIL. Claro que com a abertura total, o fluxo será muito menor que actualmente e foi certamente a pensar nisso que essa alteração foi feita.

JMGP
April 7th, 2011, 12:48 PM
Assim já faz todo o sentido.

Por mim está comprado (pelo menos no papel, no dia a dia logo se ve)

Reflex
April 7th, 2011, 07:39 PM
Então e aquela questão de quem vem da 2ª circular e quer apanhar a CRIL em direcção a Benfica? Já resolveram essa questão ao nível do problema causado pelo fim da Radial de Benfica ser logo em cima da entrada na CRIL?

Reflex
April 7th, 2011, 07:43 PM
Entretanto conheço uma pessoa que mora junto ao novo traçado da CRIL que me disse que tinha ouvido que a abertura seria a 15 ou 17...

RoadsterRunner
April 8th, 2011, 10:26 AM
Então e aquela questão de quem vem da 2ª circular e quer apanhar a CRIL em direcção a Benfica? Já resolveram essa questão ao nível do problema causado pelo fim da Radial de Benfica ser logo em cima da entrada na CRIL?

Há espaço suficiente.
Agora é que parece que não porque puseram umas divisórias provisórias (aqueles blocos de plástico cheios de água), mas quando abrir a CRIL tal divisória deixará de existir dando assim espaço mais do que suficiente.

RoadsterRunner
April 8th, 2011, 12:35 PM
Parece que esta 6ª acabam as obras e começam os testes.
Vamos ver se daqui por 2 semanas abre ao público.

TeKnO_Lx
April 8th, 2011, 12:43 PM
CRIL fica hoje concluída 20 anos depois de começar a ser construída
08 de Abril de 2011, 10:34
Vinte anos depois de começar a ser construída, a CRIL fica hoje concluída, com o fim das obras do troço Buraca-Pontinha. A via vai permitir desviar diariamente do centro de Lisboa cerca de 100 mil automóveis.

No total, a Circular Regional de Lisboa (CRIL) irá ficar com 21 quilómetros entre Sacavém e Algés, atravessando, ao longo de sete nós, os concelhos de Loures, Odivelas, Lisboa, Amadora e Oeiras.

Apesar de já estar pronto, o último troço da CRIL, que tem 3,6 quilómetros, só irá abrir ao trânsito daqui por duas semanas, depois de estarem concluídos os testes de segurança e a vistoria técnica do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), adiantou à agência Lusa Rui Nélson Dinis, administrador das Estradas de Portugal (EP).

“Iniciámos os ensaios aos túneis na segunda-feira, mas só vão estar concluídos no final da próxima semana. Sabemos que este último troço é muito aguardado, mas só poderá ser aberto depois de ser feita uma vistoria final”, explicou.

Segundo o responsável, a conclusão da CRIL permite fechar a malha viária da Grande Lisboa e redistribuir o tráfego na capital, aliviando outras vias, como a 2º circular e o Eixo Norte-Sul.

A conclusão deste último troço, entre a Buraca (Amadora) e a Pontinha (Odivelas), estava já prevista há dois anos, mas “problemas com expropriações de terrenos” atrasaram a obra. No total, foram desalojadas 1600 f amílias, um processo que custou cerca de 72,7 milhões de euros.

“Prevemos um alívio diário no trânsito na ordem dos 100 mil veículos, assim como uma redução em 4 mil horas do período de congestionamento" Rui Nélson Dinis, Estradas de Portugal

A obra foi sempre muito contestada, sobretudo pelos moradores e comerciantes de Santa Cruz de Benfica (Lisboa) e da Damaia (Amadora), que se queixaram do impacto ambiental e de assentamentos em moradias provocadas pelas escavações.

Numa visita guiada à agência Lusa ao troço recém-construído, José Luís Faleiro, um dos engenheiros responsáveis pela obra, reconheceu que a empreitada se tornou “bastante complexa e obrigou a exigências técnicas nunca antes vistas em Portugal”.

“Sabíamos que estávamos a executar trabalhos numa zona de forte ocupação demográfica, onde existem linhas férreas e dois aquedutos, que tínhamos de salvaguardar. Houve casos em que a parede do túnel ficou a um palmo da estrutura de fundação dos edifícios. E no caso do Aqueduto das Águas Livres uma parte ficou suspensa como se fosse um candeeiro, mas totalmente intacto”, contou.

José Faleiro referiu ainda que os túneis da Venda Nova e de Benfica, onde não será permitido andar a mais de 70 quilómetros por hora, estão equipados com um sistema tecnológico integrado que permite, entre outras coisas, contabilizar o número de veículos que circulam naquela via, assim como bloquear o acesso aos túneis em caso de emergência.

A Estradas de Portugal prevê que este último troço tenha um custo total na ordem dos 114 milhões de euros.

@Lus

visconde
April 9th, 2011, 10:45 PM
232 paginas depois, obra concluida!

Barragon
April 10th, 2011, 01:31 PM
Último troço da CRIL em Lisboa está pronto mas só será inaugurado em duas semanas

http://www.publico.pt/Local/ultimo-troco-da-cril-em-lisboa-esta-pronto-mas-so-sera-inaugurado-em-duas-semanas_1489079

Barragon
April 10th, 2011, 01:32 PM
Calma... ainda faltam duas semanas :lol: só quando eu for lá estrear é que está aberta :lol:

1600 famílias??? como é possível??? vivia tanta gente em barracas?

Xico205
April 10th, 2011, 03:23 PM

Não estás bem a ver o que era aquilo. Um continuo de barracas de Algés à Pontinha (só para excluir a Urmeira e o Bº Padre Cruz). E duvido que este numero contemple o Prior Velho, Camarate e Sacavem.

Wolf2009
April 10th, 2011, 05:19 PM
Calma... ainda faltam duas semanas :lol: só quando eu for lá estrear é que está aberta :lol:

Moras num país onde o povo vota neste e naquele estavas à espera de quê?
Só tu para ficares supreendido.^^
Não, só está aberta quando alguém antes de ti for lá com uma máquina fotográfica.^^:lol:
Melhor dizendo para o ssc esteve sempre aberta.
Estavam era por sua conta e risco, não estava era em condições para circulação rodoviária só se fossem a pé.:lol:

Wolf2009
April 10th, 2011, 05:34 PM
Temos que ver que ainda vão haver mais umas páginas até à inauguração e caso não falte ninguém importante se não lá vão adiar isto outra vez.:lol:
Já agora não faltava o ic16 ou lá o que era?^^
Amanhã entramos em countdown.:cheers:

Wolf2009
April 10th, 2011, 06:13 PM
Não estás bem a ver o que era aquilo. Um continuo de barracas de Algés à Pontinha (só para excluir a Urmeira e o Bº Padre Cruz). E duvido que este numero contemple o Prior Velho, Camarate e Sacavem.

Margem norte power on.(excepto Lisboa e Oeiras)

Barragon
April 10th, 2011, 07:10 PM
Estava a falar do troço a ser inaugurado... sei que havia barracas ali ao pé das portas de Benfica, mas duvido que fossem 1600 famílias.

pifas
April 11th, 2011, 02:23 AM
Estava a falar do troço a ser inaugurado... sei que havia barracas ali ao pé das portas de Benfica, mas duvido que fossem 1600 famílias.

E az. dos besouros

não foram só as casas pré fabricadas da est. da circunvalação que foram abaixo .

Xico205
April 11th, 2011, 02:32 AM
Foram abaixo os seguintes bairros de acordo com o troço a inaugurar: Fontainhas, Estrela de Africa, Estrada Militar e Azinhaga dos Besouros.

Xico205
April 11th, 2011, 02:34 AM

Eu acredito, mas penso que as 1600 familias inclui toda a CRIL. Até o prédio da Venda Nova que foi demolido junto ao novo viaduto da CRIL.

RoadsterRunner
April 11th, 2011, 10:37 AM

Olha eu digo, "só" ?!
É dificil para quem não conheceu a zona de acreditar, mas é verdade.

pai nosso
April 11th, 2011, 10:59 AM
Reportagem da RTP do Telejornal de 10-04-2011

http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=432461&&headline=20&visual=9&tm=8&

AG239
April 11th, 2011, 11:25 AM
ABRE NO DOMINGO!

:banana::pepper::banana:

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=46955014-963A-4E60-9589-8C9C3E85524A&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011

RoadsterRunner
April 11th, 2011, 11:33 AM
Reportagem da RTP do Telejornal de 10-04-2011

http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=432461&&headline=20&visual=9&tm=8&

Mais uma vez a comunicação social a cometer falso jornalismo ao tentar efectuar sensacionalismo através de várias mentiras ditas pelos intervenientes da sua peça.
Realço que pelo facto de a RTP ser um orgão de comunicação gerido por dinheiros públicos, tal reportagem atinge ainda níveis mais graves de desinformação para a opinião pública.

Analisemos então as declarações uma a uma.

1º Vitor Farola de Alfornelos diz que os bairros vão ficar isolados e que as relações vão ser cortadas.
Concluimos então que, segundo a opinião deste senhor, que as populações de Alfornelos preferiam estar rodeadas de bairros de barracas e que os mesmos não eram responsáveis pelos cortes de comunicação entre bairros (que curiosamente ele não refere quais são), ou seja, em vez de beneficiar de passagens superiores ou inferiores relativamente à CRIL entre os bairros, era preferível passar pelo meio dos bairros de barracas com esgotos a céu aberto e ser todo roubado.
Enfim, é a opinião deste senhor.

2º Um morador da Damaia não identificado refere que a CRIL corta o acesso dos moradores da Damaia ao Bairro de Santa Cruz, e que por via desse facto que os mesmos deixaram de ter direito à cidadania.
O que este sr diz é uma completa mentira, eu próprio já aqui coloquei fotografias onde se podem ver os acessos existentes para peões, inclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida, precisamente nesta zona.

3º António Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia da Damaia diz que por causa da CRIL as pessoas da Damaia vão ter de andar mais 3 ou 4 quilómetros para levar as crianças à escola.
Uma mentira absolutamente descarada e irresponsável, pois tal como já referi anteriormente, já aqui coloquei fotografias desses mesmos acessos com a agravante de os acessos que hoje existem serem muito mais seguros para as crianças do que o que existia anteriormente, onde existiam passadeiras rodeadas de cruzamentos mal sinalizados e com elevado volume de tráfego.

4º Elsa Casqueiro, moradora da Damaia refere que nunca houve tantos assaltos nesta zona como os que existem desde o início das obras da CRIL.
É simplesmente incrivel o que esta senhora afirma, uma mentira absolutamente gritante e estúpida, pois todos os moradores da zona foram vitimas durante largos anos de assaltos e ofensas à integridade fisica pelos então moradores dos bairros de barracas que por ali existiam antes do início das obras da CRIL.

Uma reportagem que não é séria, pois isto não é jornalismo, é sensacionalismo, uma peça completamente parcial onde não se ouve uma única opinião contrária/diferente às daqueles que aparecem na peça e que curiosamente é a opinião da esmagadora maioria dos habitantes da zona !!

sosimple
April 11th, 2011, 12:32 PM
Há jornalismo e há a estupidez...

Xico205
April 11th, 2011, 01:17 PM
E há os dois à mistura a contribuir para a desinformação publica. :bash:

tipsarevic
April 11th, 2011, 01:21 PM
Abertura ao tráfego da CRIL

A EP - Estradas de Portugal, S.A. vem comunicar que, de acordo com os planos definidos, o novo troço da CRIL será aberto ao tráfego no próximo dia 17 de Abril.

No dia 16 de Abril toda a extensão da obra, ainda encerrada ao tráfego automóvel, será aberta ao público a partir das 11:00h, com a realização de uma prova desportiva popular (corrida e caminhada), aberta a todos os que queiram participar.

in: Estradas de Portugal Website

TeKnO_Lx
April 11th, 2011, 01:48 PM
corrida? eu quero ir!

Wolf2009
April 11th, 2011, 05:50 PM
Mais uma vez a comunicação social a cometer falso jornalismo ao tentar efectuar sensacionalismo através de várias mentiras ditas pelos intervenientes da sua peça.
Realço que pelo facto de a RTP ser um orgão de comunicação gerido por dinheiros públicos, tal reportagem atinge ainda níveis mais graves de desinformação para a opinião pública.

Analisemos então as declarações uma a uma.

1º Vitor Farola de Alfornelos diz que os bairros vão ficar isolados e que as relações vão ser cortadas.
Concluimos então que, segundo a opinião deste senhor, que as populações de Alfornelos preferiam estar rodeadas de bairros de barracas e que os mesmos não eram responsáveis pelos cortes de comunicação entre bairros (que curiosamente ele não refere quais são), ou seja, em vez de beneficiar de passagens superiores ou inferiores relativamente à CRIL entre os bairros, era preferível passar pelo meio dos bairros de barracas com esgotos a céu aberto e ser todo roubado.
Enfim, é a opinião deste senhor.

2º Um morador da Damaia não identificado refere que a CRIL corta o acesso dos moradores da Damaia ao Bairro de Santa Cruz, e que por via desse facto que os mesmos deixaram de ter direito à cidadania.
O que este sr diz é uma completa mentira, eu próprio já aqui coloquei fotografias onde se podem ver os acessos existentes para peões, inclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida, precisamente nesta zona.

3º António Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia da Damaia diz que por causa da CRIL as pessoas da Damaia vão ter de andar mais 3 ou 4 quilómetros para levar as crianças à escola.
Uma mentira absolutamente descarada e irresponsável, pois tal como já referi anteriormente, já aqui coloquei fotografias desses mesmos acessos com a agravante de os acessos que hoje existem serem muito mais seguros para as crianças do que o que existia anteriormente, onde existiam passadeiras rodeadas de cruzamentos mal sinalizados e com elevado volume de tráfego.

4º Elsa Casqueiro, moradora da Damaia refere que nunca houve tantos assaltos nesta zona como os que existem desde o início das obras da CRIL.
É simplesmente incrivel o que esta senhora afirma, uma mentira absolutamente gritante e estúpida, pois todos os moradores da zona foram vitimas durante largos anos de assaltos e ofensas à integridade fisica pelos então moradores dos bairros de barracas que por ali existiam antes do início das obras da CRIL.

Uma reportagem que não é séria, pois isto não é jornalismo, é sensacionalismo, uma peça completamente parcial onde não se ouve uma única opinião contrária/diferente às daqueles que aparecem na peça e que curiosamente é a opinião da esmagadora maioria dos habitantes da zona !!

:ohno:

pifas
April 12th, 2011, 03:36 AM
Foram abaixo os seguintes bairros de acordo com o troço a inaugurar: Fontainhas, Estrela de Africa, Estrada Militar e Azinhaga dos Besouros.

Em fontaínhas ainda ficaram casas , mas além desses bairros , alguns prédios também foram a baixo.

Ali nas portas de benfica , havia lá uma curva apeertada , onde havia uma casa de esquentadores , etc , isso foi tudo a baixo.

Barragon
April 12th, 2011, 10:45 AM
Deviam ir mais umas quantas abarracadas que ficaram de pé.

Isa1Moniz
April 12th, 2011, 10:58 AM
Abertura ao tráfego da CRIL

A EP - Estradas de Portugal, S.A. vem comunicar que, de acordo com os planos definidos, o novo troço da CRIL será aberto ao tráfego no próximo dia 17 de Abril.

No dia 16 de Abril toda a extensão da obra, ainda encerrada ao tráfego automóvel, será aberta ao público a partir das 11:00h, com a realização de uma prova desportiva popular (corrida e caminhada), aberta a todos os que queiram participar.

in: Estradas de Portugal Website

Gostava de participar e de saber onde começa.BURACA OU PONTINHA?

Nephasto
April 12th, 2011, 12:49 PM
Como vai ficar o troço que falta concluir do IC16?
O nó entre a CRIL e o IC16 vai ficar incompleto.

De qq maneira, a rotunda onde acabará o IC16 já vai ficar a funcionar em pleno?
:cheers:

Barragon
April 12th, 2011, 01:12 PM
Já está há algum tempo a funcionar em pleno :yes:

Isa1Moniz
April 12th, 2011, 03:34 PM
Passe um dia em família na CRIL- AMADORA

Para assinalar o último troço da CRIL - A Estradas de Portugal em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, vai abrir à população toda a extensão da obra,no próximo sábado,dia 16 de Abril,um dia antes da abertura ao tráfego.
Um dia em família na CRIL é o mote desta iniciativa que convida todos a participarem num dia diferente, com o ponto alto na realização de uma prova desportiva popular (corrida e caminhada),aberta a todos os que queiram participar. O ponto de encontro está marcado para as 11 horas no Nó da DAMAIA.
Ao longo de todo o dia também não vão faltar actividades de animação para os mais novos,com a realização de actividades radicais dentro do túnel, no troço entre a BURACA e a DAMAIA.

a pé de bicicleta ou mesmo de patins,apareça e participe neste evento de dimensão nacional.

Wolf2009
April 12th, 2011, 08:25 PM
:yes:

Deves estar à espera para seres dos primeiros a estrear o troço da CRIL.

Reflex
April 13th, 2011, 08:18 PM
Estive a ver o desenho do traçado da CRIL que está no infocril e fiquei com umas dúvidas:
1- é correcto que quem vem de Algés não tem como sair no nó da Damaia? (terá que sair no das Portas de Benfica, fazer a rotunda e voltar para trás?)
2 - é correcto que quem vem de Sacavém não tem como sair no nó das Portas de Benfica? (terá que sair no da Damaia, fazer a rotuna e voltar para trás...?)

É que tenho ideia de ter, numa foto das obras aqui postada, visto uma saida, de quem vem de Sacavém, no nó das Portas de Benfica, mas isso não surge no desenho...:dunno:

Mr Baggins
April 13th, 2011, 11:12 PM
Estive a ver o desenho do traçado da CRIL que está no infocril e fiquei com umas dúvidas:
1- é correcto que quem vem de Algés não tem como sair no nó da Damaia? (terá que sair no das Portas de Benfica, fazer a rotunda e voltar para trás?)
2 - é correcto que quem vem de Sacavém não tem como sair no nó das Portas de Benfica? (terá que sair no da Damaia, fazer a rotuna e voltar para trás...?)

É que tenho ideia de ter, numa foto das obras aqui postada, visto uma saida, de quem vem de Sacavém, no nó das Portas de Benfica, mas isso não surge no desenho...:dunno:

Creio que em ambos os casos estás correcto, essa é a leitura que tenho de passar no local. Penso que será para não sobrecarregar de entradas e saídas os nós, sendo os dois praticamente lado a lado

Xico205
April 13th, 2011, 11:31 PM
No entanto a circulação à superficie aparenta estar apta a dispersar o transito dos nós.

bsmart
April 14th, 2011, 12:50 AM
Olá pessoal. Sou novo aqui no fórum, embora já tenha-me registado a imenso tempo costumo acompanhar quando tenho algum tempo alguns dos Threads aqui do fórum.

Hoje de tarde reparei que o 1º pórtico da estrada ainda fechada (para quem vem de Odivelas em direcção ao nó da pontinha no IC17) estava cheio de “i’s” “i” tipo daquele género i’s de informação. Nos últimos dias tenho reparado que o 2º pórtico mais lá ao longe (pk reparo nisso ao passar na ponte sobre o IC17 que liga a Pontinha a Rotunda de Santo Eloy/Bombeiros Voluntários da Pontinha)
Este tá todo aceso. Quem vem do IC16 para a Cril/Alfornelos passa por baixo desse pórtico que esta situado entre Alfornelos e a Brandoa ligeiramente antes do viaduto junto a bomba de gasolina de Alfornelos. Na semana passada ao passar no IC19 no nó do Pina Manique/Buraca reparei nos mesmos i’s a entrada do túnel. (quem viu o link reportagem colocado a uns post’s atrás sabe do que estou a falar)

Reflex
April 14th, 2011, 03:30 AM
Sim, os pórticos junto ao nó da Buraca também estão assim. Há outros que dizem "painel em teste". Confesso que não percebo o porquê disso tudo, mas provavelmente fará parte dos testes aos mesmos.

O que me deixou incrédulo é já existir um painel (não luminoso) na saída do IC22 para o IC17, perfeitamente destapado, que alegramente diz "IC17 CRIL Algés" com um simbolo com um barquinho ao lado. Acho que deveria ter mais cuidado e só o destaparem no Domingo sob pena de dar uma indicação errada ao condutor.:(

RoadsterRunner
April 14th, 2011, 10:33 AM

É isso mesmo.
Houve o cuidado de tentar não sobrecarregar a CRIL com várias entradas e saidas num curto espaço de forma a melhorar a fluidez de trânsito.
Os acessos à superficie encarregam-se disso.

tipsarevic
April 14th, 2011, 12:43 PM
É já dia 17 !!

Isa1Moniz
April 14th, 2011, 02:44 PM
http://infocril.estradasdeportugal.pt/index.php/noticias/129-seja-o-primeiro-percorrer-a-a-cril

Barragon
April 14th, 2011, 05:11 PM
:pepper: quem quer ir?

Estava a pensar combinar um périplo fotográfico :pepper:

RoadsterRunner
April 14th, 2011, 05:18 PM
in JN.

""Egoísmo" privado nas expropriações da CRIL custou milhões aos portugueses

O presidente demissionário das Estradas de Portugal, Almerindo Marques, criticou, quinta-feira, o "egoísmo" de alguns moradores junto à CRIL, cuja expropriação dos seus terrenos custou "milhões" ao erário público

A dois dias da inauguração da abertura do sublanço entre o nó da Buraca e o nó da Pontinha, da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), o responsável lamentou o "egoísmo que custou bastante ao cidadão português".

"Houve exageros de uma minoria do absoluto direito de propriedade privada face ao valor relativo do direito colectivo", criticou o presidente, salientando que decorrem ainda processos em tribunal, embora alguns já tenham terminado "com a vitória da EP".

"Custou alguns milhões. Cada dia em que se param as obras, há um exército de pessoas e de máquinas que ficam ociosas", acrescentou.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, sublinhou que a nova obra permite reduzir 36 mil viaturas diários, ou seja menos 20%, no tráfego da segunda circular.

Paulo Campos congratulou-se com o final da obra "40 anos depois" do seu início, por não ter existido derrapagem financeira, já que o projecto inicial previa um custo de 111 milhões de euros e a construção acabou por custar 114 milhões de euros.

Comentando notícias sobre eventuais 100 mil euros na inauguração deste troço, o governante sublinhou ter sido uma "informação interna, usada abusivamente, mas salientou que é necessário informar a população da obra.

"As pessoas merecem ser informadas", defendeu.

Já José Faleiro, engenheiro das EP responsável pelo projeto, explicou que foram realojadas 23 famílias e várias dezenas indemnizadas, entre a estrada da Correia e a Azinhaga dos Besouros.

No total, o secretário de Estado referiu que foram realojadas 1600 famílias.

A suspensão do caneiro de Alcântara no tecto do túnel de Benfica, assim como o reforço em 700 toneladas para suportar a estrutura do aqueduto das Águas Livres e das Francesas foram outras das intervenções destacadas.

A obra envolveu arranjos paisagísticos, requalificações urbanas, nomeadamente de duas escolas, e até um concurso de grafittis, cujos vencedores encheram de desenhos muros e tiveram direito a uma formação.

Outra das dificuldades a resolver foram equipamentos de serviços, como condutas de água ou de gás de alta pressão.

A proximidade da via de um prédio de 11 andares também obrigou a intervenções profundas que repetiram retiradas dos moradores entre as 8 e as 20 horas, por quatro vezes.

No novo túnel serão usados novos sistemas eletrónicos, como contador de tráfego, controladores de altura para evitar a entrada de veículos demasiado altos e de velocidade, barras fixas para parar viaturas, vídeo vigilância, mecanismos de socorro em caso de incêndio, saídas pedonais laterais.

As rotundas construídas neste troço, dada a sua dimensão, têm semáforos para facilitar a circulação.

No sábado está prevista uma caminhada na zona, a partir das 11 horas, um dia antes da abertura à circulação rodoviária."

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1830496&page=-1

Ainda há dúvidas porque é que sempre houve alguém tão empenhado em atrasar a obra o mais possível ?

RoadsterRunner
April 14th, 2011, 05:20 PM

Sabes que estarei por lá.

:okay:

Isa1Moniz
April 14th, 2011, 05:20 PM

Eu vou:banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::cheers:

Xico205
April 14th, 2011, 05:32 PM
Finalmente vão conhecer a Isa. :lol:

RoadsterRunner
April 14th, 2011, 05:46 PM
E tu também ...

Barragon
April 14th, 2011, 05:59 PM
Ah pois vais :D

pauloluso
April 14th, 2011, 08:39 PM
Só agora é que avisam. Gostava tanto de fazer este troço de bicicleta!
Pena que já tenho coisas marcadas para este dia.:mad2:

Xico205
April 14th, 2011, 09:00 PM
Acho que ainda não é desta. :lol: Tenho coisas marcadas para Sabado de manhã. :banana:

No entanto se houver alteração de planos em cima da hora em comunico por telemovel.

bsmart
April 14th, 2011, 09:15 PM
http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.767491,-9.206017&spn=0.002434,0.004823&t=f&z=18&ecpose=38.76744596,-9.20601698,443.62,0,0.774,0

pifas
April 14th, 2011, 09:40 PM

Eu quero ir

vamos nessa

bsmart
April 14th, 2011, 10:00 PM
No Link que coloquei no anterior post está a ponte fechada ao trânsito sobre o IC16, que já foi falada aqui há muito tempo atrás.
Queria deixar aqui uma breve história mais pormenorizada da mesma. Esta ponte abriu ao público (para trânsito pedonal) em 1996 (não tenho a certeza mas possivelmente no 2º semestre desse ano pelo que me lembro). A Escola que esta ali é chama-se Escola Eb 2 3 da Pontinha (mais conhecida por Gonçalves Crespo). A Azinhaga dos Besouros começa +- ai a porta dessa escola faz uma curva de 90º junto a Bomba da Total (antiga Galp)/Fim da Rua de Santo Eloy e dai segue até a farmácia até a outra ponte que vocês sabem e que não vou falar agora. A Escola tem como Morada da Azinhaga dos besouros.
Do início da ponte até a porta da escola a estrada estava e está alcatroada. Do portão da Escola até ao entroncamento cá em cima junto a total estava em paralelos. (isto em 1996)
Também não tenho a certeza da data precisa, mas sei que no ano de 1997 ou 1998.
A Câmara municipal da Amadora abriu essa ponte ao trafego, sendo possível durante poucos dias ir da Bomba Total (Na época Galp) da Pontinha a Alfornelos. Isto foi muito pouco tempo, dado que eles ião substituir os paralelos por alcatrão (entre a Portão da Escola e a Total).
Resultado cortaram a estrada dias depois, passando o acesso a escola por parte dos carros e as industrias ao lado da escola a ser feito através ponte que esta fechada na actualidade. Durante o tempo das obras foi esse o acesso a escola. Em dada altura da obra a escola ficou sem acesso de carros (ao parque) tendo-se utilizado o portão pedonal ao lado do jardim; as industrias passara ter acesso por cima.

Quando as obras finalizaram voltaram a fechar a ponte colocando os jerseys de betão em ambos os lados da ponte. Voltou tudo a ser como antes
Um dos argumentos para ponte estar fechada é o facto da estrada que liga o portão de entrada da escola/ ponte a Bomba da Total não ser adequada a quantidade de trânsito que poderia a vir a passar por lá em conjunto com o trafego elevado de peões (alunos da escola etc). Embora passem por lá pesados para as indústrias ao lado (agora menos porque algumas empresa fecharam). Na época diziam que tinha de fazer uma rua mais larga etc.
Na actualidade a escola recebeu obras recentemente (no ano passado) e durante as obras a escola ficou sem parque de estacionamento no interior temporariamente. Por causa disso os jerseys de betão foram retirados e colocados no meio da ponte, funcionado a ponte como estacionamento. Agora na actualidade não sei se ficou assim ou se colocaram novamente no sítio inicial.
Recuando novamente a 1996 convém recordar que as únicas ligações rodoviárias entre a Amadora e Odivelas (Sem IC17) eram a estrada da correia junto a estação de metro da Pontinha e entre o Casal da Mira e a Presa/Vale Pequeno.
Quando o IC17 abriu entre Odivelas e Alfornelos muitos de vocês devem-se recordar do trânsito enorme e filas entre o IC17, Rua dos Capitães de Abril em Alfornelos, nessa altura ainda não existia a saída do Odivelas Parque. Se a Ponte estive-se aberta parte desse trafego com destino a Pontinha corria o risco de vir a passar por ai.

Desculpem meter só o link no post anterior (ainda estou a familiarizar com o escrever, colocar links ou fotos no forum)

bsmart
April 14th, 2011, 10:06 PM
Eu em princípio vou.

Eles dizem no site da CRIL: “… com encontro na zona das Portas de Benfica …”

Como nem toda gente aqui do fórum se conhece, sugeria caso estejam de acordo escolherem um sítio com precisão na rotunda das portas de Benfica. Onde todos os user’s que forem se possam-se encontrar a determinada hora.

Farim
April 14th, 2011, 10:15 PM
Eu vou de certeza! :cucumber:

Barragon
April 14th, 2011, 11:22 PM
Boa :okay: tou capaz de deixar o carro ao pé da tua casa Farim

Barragon
April 14th, 2011, 11:25 PM
Temos então que combinar um local afastado da confusão, um pouco antes das 11:00

sybrenp
April 15th, 2011, 12:43 AM
Quem me dêr poder ir lá.. a minha obra favorita, e nem vou poder estar na abertura :cry:

Barragon
April 15th, 2011, 01:10 PM
Alguém avança com um local para nos encontrarmos?

Isa1Moniz
April 15th, 2011, 01:19 PM
Finalmente vão conhecer a Isa. :lol:

E querem que leve um cartaz,uma bandeira ou uma bruta mini-saia?:lol::lol::lol:

Barragon
April 15th, 2011, 01:20 PM
pode ser ambas as três coisas.

Isa1Moniz
April 15th, 2011, 01:24 PM
pode ser ambas as três coisas.

Então já sabem quando virem uma gaja muito boa:lol::lol::lol: com um cartaz e uma bandeira sou eu:banana::banana::banana:

Barragon
April 15th, 2011, 01:27 PM
:pepper: boua boua

Isa1Moniz
April 15th, 2011, 01:28 PM
só é pena é os gajos da ESTRADAS DE PORTUGAL já se querem cortado com o lançamento dos balões:bash: só correr? e depois como faço com a mini-saia e o cartaz e a bandeira?:nuts::ohno: :lol::lol::lol::lol:

RoadsterRunner
April 15th, 2011, 01:46 PM
Então já sabem quando virem uma gaja muito boa:lol::lol::lol: com um cartaz e uma bandeira sou eu:banana::banana::banana:

Quero ver isso ...

:sly:

Ricardo_PT
April 15th, 2011, 03:02 PM
Há gajas no SkyscraperCity :shocked::uh::goodnight:runaway::eek2::sly::eek::goodbye::omg:

Isa1Moniz
April 15th, 2011, 03:57 PM
Há gajas no SkyscraperCity :shocked::uh::goodnight:runaway::eek2::sly::eek::goodbye::omg:

Sim,porquê? tens algo contra????????:bash:que eu saiba a CRIL não vai ser só utilizada por machos.....
Nós também temos direito,não vivemos no Afeganistão....graças a DEUS :banana::banana::banana:

Isa1Moniz
April 15th, 2011, 04:09 PM
Ou lhe da uso, ou então parece-me que vai começar a ganhar teias de aranha! :p

Bem dizia o J.SILVA, se não desse uso à bicicleta hoje já tinha aranhas,ratos,e provavelmente ferrugenta....:lol::lol::lol:

Barragon
April 15th, 2011, 04:11 PM
Então mas ainda ninguém disse o ponto de encontro? :(

Um café qualquer na estrada de Benfica?

Mr Baggins
April 15th, 2011, 04:15 PM
Eu nao posso la estar, mas têm o Scala logo ali junto as portas, na venda nova.

Ricardo_PT
April 15th, 2011, 04:21 PM
Sim,porquê? tens algo contra????????:bash:que eu saiba a CRIL não vai ser só utilizada por machos.....
Nós também temos direito,não vivemos no Afeganistão....graças a DEUS :banana::banana::banana:

Eu pensei que o LRA fosse a única gaja no fórum. :banana:

ambiente2008
April 15th, 2011, 04:44 PM
in JN.

""Egoísmo" privado nas expropriações da CRIL custou milhões aos portugueses

O presidente demissionário das Estradas de Portugal, Almerindo Marques, criticou, quinta-feira, o "egoísmo" de alguns moradores junto à CRIL, cuja expropriação dos seus terrenos custou "milhões" ao erário público

A dois dias da inauguração da abertura do sublanço entre o nó da Buraca e o nó da Pontinha, da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), o responsável lamentou o "egoísmo que custou bastante ao cidadão português".

"Houve exageros de uma minoria do absoluto direito de propriedade privada face ao valor relativo do direito colectivo", criticou o presidente, salientando que decorrem ainda processos em tribunal, embora alguns já tenham terminado "com a vitória da EP".

"Custou alguns milhões. Cada dia em que se param as obras, há um exército de pessoas e de máquinas que ficam ociosas", acrescentou.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, sublinhou que a nova obra permite reduzir 36 mil viaturas diários, ou seja menos 20%, no tráfego da segunda circular.

Paulo Campos congratulou-se com o final da obra "40 anos depois" do seu início, por não ter existido derrapagem financeira, já que o projecto inicial previa um custo de 111 milhões de euros e a construção acabou por custar 114 milhões de euros.

Comentando notícias sobre eventuais 100 mil euros na inauguração deste troço, o governante sublinhou ter sido uma "informação interna, usada abusivamente, mas salientou que é necessário informar a população da obra.

"As pessoas merecem ser informadas", defendeu.

Já José Faleiro, engenheiro das EP responsável pelo projeto, explicou que foram realojadas 23 famílias e várias dezenas indemnizadas, entre a estrada da Correia e a Azinhaga dos Besouros.

No total, o secretário de Estado referiu que foram realojadas 1600 famílias.

A suspensão do caneiro de Alcântara no tecto do túnel de Benfica, assim como o reforço em 700 toneladas para suportar a estrutura do aqueduto das Águas Livres e das Francesas foram outras das intervenções destacadas.

A obra envolveu arranjos paisagísticos, requalificações urbanas, nomeadamente de duas escolas, e até um concurso de grafittis, cujos vencedores encheram de desenhos muros e tiveram direito a uma formação.

Outra das dificuldades a resolver foram equipamentos de serviços, como condutas de água ou de gás de alta pressão.

A proximidade da via de um prédio de 11 andares também obrigou a intervenções profundas que repetiram retiradas dos moradores entre as 8 e as 20 horas, por quatro vezes.

No novo túnel serão usados novos sistemas eletrónicos, como contador de tráfego, controladores de altura para evitar a entrada de veículos demasiado altos e de velocidade, barras fixas para parar viaturas, vídeo vigilância, mecanismos de socorro em caso de incêndio, saídas pedonais laterais.

As rotundas construídas neste troço, dada a sua dimensão, têm semáforos para facilitar a circulação.

No sábado está prevista uma caminhada na zona, a partir das 11 horas, um dia antes da abertura à circulação rodoviária."

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1830496&page=-1

Ainda há dúvidas porque é que sempre houve alguém tão empenhado em atrasar a obra o mais possível ?

Essa declaração do Sr. Presidente da EP, S.A. é apenas uma diarreia cerebral.

Se a Estradas de Portugal, S.A. tivesse actuado de forma diferente em todo o processo da CRIL teriam sido poupados milhões ao estado. Não foram os moradores (que defenderam os seus legítimos direitos até às últimas consequências) que encareceram a obra.

(antes que venham com críticas aos meus comentários, saibam que conheço muito bem o processo administrativo de aprovação da CRIL)

Mas o sr. Almerindo (Homem renascentista que entende de tudo... Televisão, Educação, Banca, Estradas ...) poderia ter abdicado do seu "egoísmo que custou bastante ao cidadão português" e renunciado ao seu ordenado milionário (assim como do resto do conselho de administração) e apenas ganhar o que ganham os directores-gerais que pertencem à função Pública...

De salientar que do conselho de administração faz parte uma "menina" de 31/32 anos que concerteza tem uma larga experiência profissional para em tão tenra idade pertença a esse conselho....

Há gente que não tem qualquer noção do ridículo, e nem tem vergonha das declarações estúpidas que faz.

Barragon
April 15th, 2011, 06:07 PM
Eu nao posso la estar, mas têm o Scala logo ali junto as portas, na venda nova.

hum... também não é mau pensado. Vamos lá ver o que a malta decide.

Xico205
April 15th, 2011, 09:28 PM
Só vou se a Isa fôr. :banana:

Xico205
April 15th, 2011, 09:29 PM

Não ligues, ele é uma bicha doida. É transformista e por ele o Mundo era só homens. :banana:

Barragon
April 15th, 2011, 09:51 PM
Encontramo-nos no Millenium das Portas de Benfica

Ricardo_PT
April 15th, 2011, 10:49 PM
Encontramo-nos no Millenium das Portas de Benfica

Amanhã está fechado, só o podemos assaltar na segunda. :bash:

Xico205
April 15th, 2011, 11:46 PM
Quem quiser ir daqui do forum, esteja no Millenium então.

Quem vai? (é para amanhã se saber quem falta).

Lampiao2000
April 16th, 2011, 12:48 AM
Amigos, desculpem, estou fora. Gostava muito de ir, será uma oportunidade única. Situação de saúde da minha mulher obriga-me a ficar em casa no fim-de-semana.

Tirem muitas fotos!

Xico205
April 16th, 2011, 01:33 AM
Um motivo bastante válido. As melhoras dela. Abraço

Xico205
April 16th, 2011, 04:11 AM
Não poderei estar presente na inauguração pedonal da CRIL no Sabado; mas no Domingo tenciono inaugurá-la de carro. :banana:

Espero que o pessoal que vai se divirta. :cheers:

Reflex
April 16th, 2011, 04:20 AM
Tinha pensado inicialmente ir, mas afinal não vai ser possível. Mas força no passeio e especialmente nas fotos!!:D

Mas quero ver se domingo passo lá de carrinho...:)

Barragon
April 16th, 2011, 04:38 AM
Grandes cortes :lol:

Amanhã as 11:00 ou um pouco antes no Millenium.

RoadsterRunner
April 16th, 2011, 09:14 AM
Essa declaração do Sr. Presidente da EP, S.A. é apenas uma diarreia cerebral.

Se a Estradas de Portugal, S.A. tivesse actuado de forma diferente em todo o processo da CRIL teriam sido poupados milhões ao estado. Não foram os moradores (que defenderam os seus legítimos direitos até às últimas consequências) que encareceram a obra.

O que é que entendes por legítimos direitos ?
Anexação de espaços públicos para fins privados ?
Privação de melhores acessibilidades para centenas de milhar de cidadãos (e todas as suas consequências) para o bem estar de ... meia dúzia ?
É que repara, nesta questão existem casos e casos, e não é minimamente correcto pô-los todos no mesmo saco.
Tal como não é correcto o que certos moradores fizeram para adiar o mais possível a conclusão desta obra extremamente necessária. Ainda para mais com a enxorrada de mentiras com que inundaram a comunicação social.

(antes que venham com críticas aos meus comentários, saibam que conheço muito bem o processo administrativo de aprovação da CRIL)

Mas o sr. Almerindo (Homem renascentista que entende de tudo... Televisão, Educação, Banca, Estradas ...) poderia ter abdicado do seu "egoísmo que custou bastante ao cidadão português" e renunciado ao seu ordenado milionário (assim como do resto do conselho de administração) e apenas ganhar o que ganham os directores-gerais que pertencem à função Pública...

Pelo menos demitiu-se.
E a culpa do seu fabuloso ordenado é de quem o nomeou para lá.

De salientar que do conselho de administração faz parte uma "menina" de 31/32 anos que concerteza tem uma larga experiência profissional para em tão tenra idade pertença a esse conselho....

Essas situações devem de ser divulgadas, principalmente ao nível dos nomes, porque enquanto assim não for, é informação estéril.

Há gente que não tem qualquer noção do ridículo, e nem tem vergonha das declarações estúpidas que faz.

O que é facto é que concluiram esta obra enquanto todos os outros nada fizeram relativamente a esta situação.

cardu
April 16th, 2011, 09:33 AM
bom dia, amanhã domingo depois das 16 horas já será possível utilizar o novo troço da cril?

Eu não sei qual a hora exacta em que vai abrir ao trânsito daí a minha questão.

cardu
April 16th, 2011, 09:38 AM
. sem querer repeti o post, mas não sei apagar esta mensagem.... peço desculpa

Aspire
April 16th, 2011, 10:25 AM
O que é que entendes por legítimos direitos ?
Anexação de espaços públicos para fins privados ?
Privação de melhores acessibilidades para centenas de milhar de cidadãos (e todas as suas consequências) para o bem estar de ... meia dúzia ?
É que repara, nesta questão existem casos e casos, e não é minimamente correcto pô-los todos no mesmo saco.
Tal como não é correcto o que certos moradores fizeram para adiar o mais possível a conclusão desta obra extremamente necessária. Ainda para mais com a enxorrada de mentiras com que inundaram a comunicação social.

Esse espaço antes de ser público era privado. O direito a propriedade privada é um direito fundamental das sociedades modernas, e como tal o mecanismo das expropiações existe para que os privados recebam um justo valor pelas mesmas. Coisa que não tem acontecido em Portugal em muitos processos de expropiação. Como por exemplo no caso da construção do CCB.

Lampiao2000
April 16th, 2011, 01:53 PM
Um motivo bastante válido. As melhoras dela. Abraço

Obrigado Xico!

Reflex
April 16th, 2011, 02:01 PM
bom dia, amanhã domingo depois das 16 horas já será possível utilizar o novo troço da cril?

Eu não sei qual a hora exacta em que vai abrir ao trânsito daí a minha questão.
Também não sei e era interessante saber, sob pena de querermos lá passar e ainda a encontrarmos fechada...:(

Alguém sabe?

alentejolover
April 16th, 2011, 02:12 PM
Folclore na inauguração :lol:

alentejolover
April 16th, 2011, 02:13 PM
As melhoras rápidas para a tua mulher, Lampião...

Lampiao2000
April 16th, 2011, 04:16 PM
As melhoras rápidas para a tua mulher, Lampião...

:)

AZT2009
April 16th, 2011, 05:14 PM
Amanhã vamos ver se isto complica ou descomplica o trafego.

Alguém aqui do forúm vai para lá guardar lugar amanhã para ser o primeiro a circular de automovel?

Xico205
April 16th, 2011, 05:25 PM
Eu circulei de bicicleta hoje à tarde :cheers:

Isa1Moniz
April 16th, 2011, 05:28 PM
Folclore na inauguração :lol:

Mas é que houve mesmo....e também a tocar bombo....foi para o Ministro das Obras Públicas dar a entrevista à SIC descançado,enquanto o pessoal olhava para o folclore e para os Bombos lá estava do outro lado o Ministro das Obras Públicas, o Almerindo Marques, o Faleiro da E.P.,mas não vi o Sócrates:ohno:onde estaria ele?

Isa1Moniz
April 16th, 2011, 05:31 PM
Eu circulei de bicicleta hoje à tarde :cheers:

Pois... e eu á tua espera^^ para me dares boleia:lol::lol::lol:

Luís Raposo Alves
April 16th, 2011, 05:53 PM
q merda! n sabia desta coisa de ir a pé pela cril fora... se soubesse tinha ido também :(

Lampiao2000
April 16th, 2011, 06:17 PM
Acho que vi o Barra a pedir um autógrafo ao Sócrates.

Reflex
April 16th, 2011, 06:46 PM
Não terá sido ao contrário?:lol:

Ricardo_PT
April 16th, 2011, 06:51 PM
Foi o ministro das obras públicas que pediu um autógrafo ao Barragon. :lol:

Maxair
April 16th, 2011, 07:05 PM
Fui correr para lá esta tarde e gostei do que vi.

Achei piada aos velhotes a dizer que faltam passeios para circular lá dentro :lol::lol::lol:

E quem é que pagou ao rancho e aos escuteiros para estarem lá com t-shirts da EP? :nuts:

O mais importante é que está feita e amanhã vou de Sacavém a Algés de carro enquanto me belisco e pergunto-me se será mesmo verdade!

Barragon
April 16th, 2011, 07:10 PM
Hoje andei por lá com a minha comitiva :lol: a ver se meto as fotos ainda hoje!

Barragon
April 16th, 2011, 07:12 PM
Acho que vi o Barra a pedir um autógrafo ao Sócrates.

Não terá sido ao contrário?:lol:

Foi o ministro das obras públicas que pediu um autógrafo ao Barragon. :lol:

toniho
April 16th, 2011, 07:55 PM
Paleio estou a ver muito, fotos é que nada...:ohno:

Reflex
April 16th, 2011, 08:01 PM
Pois...:rant:

Barragon
April 16th, 2011, 08:04 PM
As 1ªas fotos quase a sair :)

fred_mendonca
April 16th, 2011, 08:08 PM
Tenho de ver se passo por lá para ver como ficou. Estou também com alguma curiosidade para ver quais serão os efeitos no tráfego de outras vias.

Barragon
April 16th, 2011, 08:15 PM
CRIL - Inauguração

16.04.2011

Portas de Benfica

http://img854.imageshack.us/img854/5149/img2794o.jpg

http://img835.imageshack.us/img835/5018/img2795z.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/1639/img2796sx.jpg

http://img33.imageshack.us/img33/3306/img2797m.jpg

Nó das Pedralvas

http://img571.imageshack.us/img571/6184/img2798c.jpg

Nó da Damaia

http://img852.imageshack.us/img852/928/img2800u.jpg

Pedralvas

http://img571.imageshack.us/img571/4493/img2801l.jpg

Avenida Elias Garcia - Venda Nova

http://img219.imageshack.us/img219/1585/img2802c.jpg

Rua das Fontainhas - Venda Nova

http://img96.imageshack.us/img96/6106/img2803c.jpg

http://img847.imageshack.us/img847/6459/img2804s.jpg

Nó da Damaia

http://img705.imageshack.us/img705/7162/img2805a.jpg

http://img855.imageshack.us/img855/9913/img2806n.jpg

http://img27.imageshack.us/img27/5039/img2807mz.jpg

http://img251.imageshack.us/img251/4997/img2808d.jpg

http://img69.imageshack.us/img69/3998/img2809fu.jpg

http://img850.imageshack.us/img850/6035/img2810j.jpg

http://img96.imageshack.us/img96/4170/img2811i.jpg

http://img193.imageshack.us/img193/3854/img2812r.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/8944/img2813dl.jpg

http://img33.imageshack.us/img33/2528/img2814g.jpg

http://img831.imageshack.us/img831/3668/img2815sr.jpg

Continua...

cardu
April 16th, 2011, 08:18 PM
boas, já existe uma hora oficial de abertura da via ao transito automóvel durante o dia de amanhã??

alentejolover
April 16th, 2011, 08:20 PM
Tá giro...:)

rpc08
April 16th, 2011, 08:25 PM
Só faltou darem uma pintura a uma das Portas de Benfica...

Mas de resto está bastante bem. Espero pelas próximas :)

RoadsterRunner
April 16th, 2011, 08:28 PM
Esse espaço antes de ser público era privado. O direito a propriedade privada é um direito fundamental das sociedades modernas, e como tal o mecanismo das expropiações existe para que os privados recebam um justo valor pelas mesmas. Coisa que não tem acontecido em Portugal em muitos processos de expropiação. Como por exemplo no caso da construção do CCB.

1º Se reparaste no quote que fizeste ao meu post, está lá isto :

"É que repara, nesta questão existem casos e casos, e não é minimamente correcto pô-los todos no mesmo saco."

2º Existiram efectivamente casos que foram para tribunal por causa de terrenos que não eram privados, ou seja, tinham sido anexados por privados sem qualquer tipo de autorização.
Convém também referir que, a esmagadora maioria dos casos que foram a tribunal, a decisão foi favorável à EP.

Barragon
April 16th, 2011, 08:35 PM
Continuando:

Nó da Damaia

http://img852.imageshack.us/img852/1108/img2816j.jpg

Edifícios da Venda Nova

http://img850.imageshack.us/img850/562/img2817a.jpg

Final da Estrada de A-da-Maia

http://img695.imageshack.us/img695/4451/img2818w.jpg

Antigo possível acesso do Bairro de Santa Cruz à CRIL

http://img820.imageshack.us/img820/6700/img2819vw.jpg

http://img862.imageshack.us/img862/754/img2820l.jpg

Túnel do Bairro de Santa Cruz

http://img16.imageshack.us/img16/1787/img2822we.jpg

http://img822.imageshack.us/img822/2418/img2823rb.jpg

http://img854.imageshack.us/img854/152/img2826l.jpg

Avenida Alves Redol - Damaia de Baixo

http://img860.imageshack.us/img860/9879/img2824m.jpg

http://img705.imageshack.us/img705/9089/img2825k.jpg

http://img851.imageshack.us/img851/6862/img2827y.jpg

http://img402.imageshack.us/img402/4259/img2828x.jpg

http://img715.imageshack.us/img715/2088/img2829e.jpg

Rua Garcia de Orta - Damaia de Baixo

http://img535.imageshack.us/img535/7914/img2830e.jpg

Rua de Goa - Damaia de Baixo

http://img233.imageshack.us/img233/8195/img2831f.jpg

Traseira da Estrada da A-da-Maia

http://img545.imageshack.us/img545/9922/img2832o.jpg

Continuação...

RoadsterRunner
April 16th, 2011, 08:36 PM
http://img831.imageshack.us/img831/3668/img2815sr.jpg

Esta imagem é verdadeiramente elucidativa, é uma prova irrefutável, decisiva e totalmente esclarecedora, de que o tão badalado, por anos a fio na comunicação social(!), movimento dos moradores do Bairro de Stª Cruz era uma autêntica falácia !!!
Foi este movimento que privou os moradores do Bairro de Stª Cruz de um acesso rodoviário directo à rotunda da Damaia e à Estrada de A-da-Maia.
Na altura devida, alertei até aqui no fórum, que esta situação iria ser bastante penalizadora para os moradores do Bairro.
Infelizmente foi sem surpresa que vi os moradores do Bairro entristecidos por terem sido enganados pelas pessoas que estavam à frente do tal movimento.

Barragon
April 16th, 2011, 08:52 PM
Continuação:

Acesso da Estrada da A-da-Maia às Portas de Benfica

http://img651.imageshack.us/img651/5504/img2834e.jpg

Nó da Damaia

http://img847.imageshack.us/img847/6397/img2835b.jpg

Sentido Damaia - Buraca

http://img15.imageshack.us/img15/7192/img2836o.jpg

Sentido Damaia - Pedralvas

http://img847.imageshack.us/img847/8776/img2841w.jpg

Sentido Damaia - Buraca

http://img232.imageshack.us/img232/7952/img2844p.jpg

Sentido Buraca - Damaia

http://img696.imageshack.us/img696/6830/img2848v.jpg

http://img852.imageshack.us/img852/7443/img2849c.jpg

Protestos do BE :lol:

http://img593.imageshack.us/img593/9491/img2851d.jpg

Sentido Damaia - Buraca

http://img854.imageshack.us/img854/7323/img2853l.jpg

http://img225.imageshack.us/img225/9471/img2855dv.jpg

http://img42.imageshack.us/img42/1341/img2860x.jpg

Nó da Buraca

http://img508.imageshack.us/img508/4951/img2864ph.jpg

http://img843.imageshack.us/img843/1293/img2865z.jpg

http://img861.imageshack.us/img861/5979/img2866.jpg

Continua...

alentejolover
April 16th, 2011, 08:54 PM
A rodovia com a pior paisagem urbana em sua volta...:lol:

Barragon
April 16th, 2011, 09:00 PM
Antes estava bem pior :lol:

RoadsterRunner
April 16th, 2011, 09:02 PM
Ficaram boas as fotos.

:okay:

Nem se nota o "Parkinson" ...

Barragon
April 16th, 2011, 09:07 PM
:lol: mesmo assim tive que apagar muitas tremidas

pauloluso
April 16th, 2011, 09:09 PM
Já está toda grafitada!:lol:

Excelente. Cheira a novo. Obrigado por partilhares.

Barragon
April 16th, 2011, 09:14 PM
Nem imaginas o quão grafitada está perto de Alfornelos...

rpc08
April 16th, 2011, 09:31 PM
http://img15.imageshack.us/img15/7192/img2836o.jpg

O que é que está a dizer neste sinal por debaixo da indicação de túnel? Categoria :?

http://img232.imageshack.us/img232/7952/img2844p.jpg

Saída 1? Ai a sinalização :nuts:

Está tudo muito bonito, mas infelizmente acho que daqui a alguns meses já está tudo grafitado...

Barragon
April 16th, 2011, 09:33 PM
Continuação:

Início do Túnel - Direcção Damaia

http://img132.imageshack.us/img132/403/img2867d.jpg

http://img251.imageshack.us/img251/6097/img2870q.jpg

http://img163.imageshack.us/img163/4781/img2872w.jpg

http://img545.imageshack.us/img545/4878/img2876x.jpg

http://img842.imageshack.us/img842/4497/img2877j.jpg

http://img192.imageshack.us/img192/9546/img2879q.jpg

http://img130.imageshack.us/img130/6784/img2881h.jpg

http://img695.imageshack.us/img695/6674/img2882jq.jpg

http://img121.imageshack.us/img121/5614/img2883jh.jpg

Edifícios da Damaia

http://img718.imageshack.us/img718/1528/img2884p.jpg

http://img600.imageshack.us/img600/7363/img2885x.jpg

http://img98.imageshack.us/img98/4861/img2886a.jpg

Nó da Damaia/Portas de Benfica

http://img688.imageshack.us/img688/1459/img2887l.jpg

http://img20.imageshack.us/img20/9578/img2888nv.jpg

http://img822.imageshack.us/img822/9718/img2889ew.jpg

http://img713.imageshack.us/img713/1281/img2891k.jpg

Por baixo das Portas de Benfica

http://img690.imageshack.us/img690/5234/img2890s.jpg

http://img25.imageshack.us/img25/7663/img2892u.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/3951/img2893o.jpg

Subindo até ao Nó das Pedralvas

http://img121.imageshack.us/img121/6730/img2894cm.jpg

Continua...

Barragon
April 16th, 2011, 09:35 PM
Também questionei a categoria dos túneis :dunno:

alentejolover
April 16th, 2011, 09:39 PM
Barra, foste de fato de treino?:rofl:

Barragon
April 16th, 2011, 09:45 PM
Fui fui... parecia um atleta :lol:

toniho
April 16th, 2011, 09:48 PM
Categoria dos túneis:

Categoria de túnel A:
Nenhuma restrição ao transporte de mercadorias perigosas;
Categoria de túnel B:
Restrição ao transporte das mercadorias perigosas susceptíveis de provocar uma explosão muito
importante;
Categoria de túnel C:
Restrição ao transporte das mercadorias perigosas susceptíveis de provocar uma explosão muito
importante, uma explosão importante ou uma fuga importante de matérias tóxicas;
Considera-se que preenchem este critério:
- as mercadorias perigosas submetidas a restrição em túneis de categoria B; e
- as mercadorias perigosas que figuram a seguir: (...)
Categoria de túnel D:
Restrição ao transporte de mercadorias perigosas susceptíveis de provocar uma explosão muito importante,
uma explosão importante ou uma fuga importante de matérias tóxicas ou um incêndio importante;
Considera-se que preenchem este critério:
- as mercadorias perigosas submetidas a restrição em túneis de categoria C, e
- as mercadorias perigosas que figuram a seguir: (...)
Categoria de túnel E:
Restrição ao transporte de todas as mercadorias perigosas excepto os N°s ONU 2919, 3291, 3331,
3359 e 3373.

Barragon
April 16th, 2011, 09:57 PM
Continuando:

Subindo para a Rotunda das Pedralvas

http://img97.imageshack.us/img97/2423/img2895mn.jpg

http://img69.imageshack.us/img69/923/img2896e.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/396/img2897cs.jpg

http://img688.imageshack.us/img688/3305/img2899kw.jpg

http://img853.imageshack.us/img853/5223/img2900m.jpg

http://img847.imageshack.us/img847/7280/img2902t.jpg

http://img153.imageshack.us/img153/8158/img2903q.jpg

http://img8.imageshack.us/img8/2188/img2904v.jpg

http://img233.imageshack.us/img233/6034/img2905re.jpg

http://img59.imageshack.us/img59/3391/img2906p.jpg

http://img819.imageshack.us/img819/3246/img2907w.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/6784/img2908a.jpg

http://img825.imageshack.us/img825/1214/img2910c.jpg

Nó de Alfornelos

http://img215.imageshack.us/img215/6941/img2909c.jpg

http://img713.imageshack.us/img713/4979/img2911r.jpg

http://img854.imageshack.us/img854/8287/img2912o.jpg

Alfornelos

http://img846.imageshack.us/img846/4077/img2913t.jpg

http://img860.imageshack.us/img860/5126/img2914m.jpg

Continua...

Barragon
April 16th, 2011, 09:58 PM
As restantes meto mais logo :okay:

alentejolover
April 16th, 2011, 10:01 PM
Tambem "vou" levar com umas barreiras anti-som :ohno:

pedrodepinto
April 16th, 2011, 10:21 PM
Excelentes fotos :yes:!
Esses graffitis continuam uma praga :nuts:!

fred_mendonca
April 16th, 2011, 10:28 PM
Excelentes fotos! :applause:

Parece-me que ficou bastante bem e contribuir para dar alguma estruturação à rede viária.

Mr Baggins
April 16th, 2011, 10:35 PM
Parece que ficou boa a obra. Amanhã já a vou estrear em parte, e a partir de dia 26 será o meu trajecto habitual, assim espero!!

Grandes fotos!

cardu
April 16th, 2011, 10:53 PM
que vergonha de país,.,... não há um único site que diga a que horas abre a cril ao transito automóvel....

amanhã queria passar lá depois das 16 horas mas estou a ver que chego lá e tenho que apanhar a crel ou segunda circular.

Reflex
April 16th, 2011, 10:57 PM
Boas fotos!:okay:

Dos que por lá andaram... há alguma zona em que vos pareça perigosa? Pelas imagens diria que não há nada de especial, tenho só algumas dúvidas no túnel sob as Portas de Benfica (sentido Algés-Sacavém), em que há uma pequena via de aceleração para os que entram na CRIL que acaba por ser comum à via de desaceleração para os que querem sair para a rotunda da Pontinha. De resto, nas fotos não vi curvas apertadíssimas como os profetas da desgraça falaram nem nada de particularmente anormal...