View Full Version : Bancada do Amazonas no Congresso Federal discute alternativas para municípios amazonenses que perderam parte dos seus territórios para o Acre

Manauense
April 8th, 2008, 02:48 PM
Aristide Furtado
Especial para A CRÍTICA.
Direto da redação, em Manaus (AM).

Mais do que recuperar os 1.184 quilômetros quadrados de terras perdidos para o Acre, a bancada do Amazonas no Congresso precisa discutir a superação do abandono e da falta de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios amazonenses como Boca do Acre, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna e Pauni, que perderam parte dos seus territórios para o Estado acreano.

O debate sobre esse tema promete apimentar a reunião da bancada federal que acontece amanhã. A pauta central do encontro é a mobilização política em favor de uma emenda à Constituição que garanta a atual área territorial do Amazonas. Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou recurso do Governo e cedeu ao Acre parte das terras amazonenses.

O deputado federal Francisco Praciano (PT), um dos defensores da ampliação do debate, propõe a realização de um plebiscito para consultar a opinião dos moradores dos municípios afetados pela perda de área. "O problema central não é a perda de território e de receita. Temos que ver o que é melhor para essa população do ponto de vista, econômico, social e cultural", fala o parlamentar petista.

Praciano critica a preocupação dos prefeitos de Boca do Acre, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna e Pauni centrada, segundo ele, somente no dinheiro que vão perder do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a diminuição do número de habitantes.

Nas contas do coordenador da bancada amazonense, deputado Átila Lins (PMDB), Envira e Guajará serão os que mais vão ter prejuízos econômicos. "De Envira serão comunidades inteiras que passarão a ser acreanas. Isso terá um impacto direto na alíquota do FPM. Guajará, por sua vez, pode perder áreas onde existem fazendas de gado, que são importantes para a economia local", diz Átila Lins. "Esses municípios têm um bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? Eles podem ser administrados só a partir de Manaus? Me parece que têm mais relações com o Acre do que com o Amazonas," indaga Francisco Praciano, para quem a dependência econômica dos municípios do interior pode ser superada com a descentralização administrativa do Governo Estadual.

A idéia, explica Praciano, é dividir o Estado em regiões administrativas. Cada administração regional teria a tarefa de elaborar e colocar em prática políticas de desenvolvimento dos municípios levando em conta as suas vocações econômicas. "O governador Eduardo Braga não criou a Região Metropolitana de Manaus. Pode fazer isso para minorar as distâncias em relação aos municípios", diz Praciano.

Átila também é defensor das regiões administrativas como meio de garantir maior atenção aos problemas dos municípios. "A Constituição dá regalias na priorização de recursos orçamentários para essas regiões", diz o deputado. Ele acentua que a distância de Manaus faz com que municípios como Boca do Acre busquem assistência em Rio Branco, no Acre. "Guajará e Ipixuna são separados de Cruzeiro do Sul por uma rodovia. Poderia ser criada uma região administrativa naquela área", propõe.

Fonte: Jornal A CRÍTICA.
Manaus, Estado do Amazonas, 6 de abril de 2008.

BR 364
April 8th, 2008, 03:03 PM
Pelo que eu entendi, o que a matértia diz não é beeeem o que tá no título. A preocupação maior demonstrada no texto é a de levar desenvolvimento aos municípios do sudoeste do estado (o que a meu ver tá corretíssimo), mas não necessariamente a de recuperar a área perdida. Mas se for essa mesmo a intenção, acho que a bancada do Amazonas tem mesmo que defender os interesses do estado, mas por outro lado precisam ver se vale a pena entrar em conflito com o Acre por causa daquele território.

Belcity
April 8th, 2008, 04:04 PM
Pelo que eu entendi, o que a matértia diz não é beeeem o que tá no título. A preocupação maior demonstrada no texto é a de levar desenvolvimento aos municípios do sudoeste do estado (o que a meu ver tá corretíssimo), mas não necessariamente a de recuperar a área perdida. Mas se for essa mesmo a intenção, acho que a bancada do Amazonas tem mesmo que defender os interesses do estado, mas por outro lado precisam ver se vale a pena entrar em conflito com o Acre por causa daquele território.

realmente esse não é o titilo original do jornal:D
o titulo original é:
"Bancada do Amazonas no Congresso Federal discute alternativas para municípios amazonenses que perderam parte dos seus territórios para o Acre."

o Amazonas tem mesmo q tentar recuperar seus territorios perdidos, mas será q vale a pena para o estado?
se tiver envolvido riquezas minerais ate pode ser justificada

Manauense
April 8th, 2008, 04:15 PM
@BR

O título tosco da notícia é minha culpa! A matéria é apenas intitulada como "Tema do dia" no Jornal A CRÍTICA. :lol::lol::lol::bash::bash::bash:
Eu tratei de "dar um nome" à matéria em questão, para o tópico não ficar sem um título. Contudo, como li duas reportagens de jornais diferentes, acabei trocando as bolas, pois o título deste tópico condizia mais com o texto de uma outra matéria, onde foi dito que alguns parlamentares amazonenses pretendem "reverter" a "suposta perda de terras para o Acre" por meio de uma Emenda Constitucional. Na mesma reportagem, outros parlamentares defendem que o mais importante é atender efetivamente às necessidades da população daquelas regiões, o que pode ser feito tanto pelo Amazonas como pelo Acre.
...
É incrível que os poltícos amazonenses só agora tenham percebido que o sudoeste do Estado precisa de mais atenção. Passaram mais de dois séculos para descobrir o óbvio. :ohno:

Manauense
April 8th, 2008, 05:12 PM
Já pedi a um dos moderadores a retificação do título. :)

Rondon
April 9th, 2008, 01:23 AM
Parece que 7 mil habitantes que moravam nesta região que antes pertencia ao AM agora pertencem ao AC

Belcity
April 9th, 2008, 04:48 AM
Alguem saberia me dizer se foi respeitado o limite desses municipios quando eles passaram a fazer parte do Acre?

BR 364
April 9th, 2008, 05:35 AM
Não foram os municípios que passaram para o Acre, apenas parte deles.

Aqui tem o novo mapa do Acre:
http://bp0.blogger.com/_QLpEuns8fn4/R_p3p4nFNgI/AAAAAAAAB8k/e7iIElMDsfw/s1600-h/mapa1.jpg

Alexandre Lima
April 10th, 2008, 04:43 PM
Acho que pro Amazonas em si, não irá fazer muita diferença; mas para os municípios afetados, causará um rombo enorme para suas enonomias, por causa do FPM e de repasses proporcionais à população dos municípios.

Mas se de repente encontram um campo de petróleo nessas terras...:D

Rondon
April 11th, 2008, 01:20 AM
Não sabia que existe estrada entre Cruzeiro do Sul e Ipixuna...

Manauense
April 11th, 2008, 02:02 AM
Não sabia que existe estrada entre Cruzeiro do Sul e Ipixuna...

Eu sabia da ligação rodoviária entre Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará (AM), mas com Ipixuna (AM) é novidade para mim. :)
As cidades de Cruzeiro do Sul e Guajará são separadas por apenas 16 quilômetros.

Rondon
April 11th, 2008, 03:00 AM
Meu pai já fez esta viagem :D

Terra Nova
April 11th, 2008, 08:08 PM
Eu sabia da ligação rodoviária entre Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará (AM), mas com Ipixuna (AM) é novidade para mim. :)
As cidades de Cruzeiro do Sul e Guajará são separadas por apenas 16 quilômetros.

Já estive em Cruzeiro do Sul/AC por duas vezes e deu pra notar a proximidade que há -cultural e geográfica - entre as duas cidades. Como é maior e mais desenvolvida, Cruzeiro do Sul exerce bastante influência sobre Guajará, que inclusive é um município bem mais novo.

BR 364
April 12th, 2008, 01:48 AM
Mâncio Lima e Rodrigues Alves (ambas no Acre) também ficam ali bem próximas. Ao todo são quatro cidades bem próximas ali naquela região, e todas são interligadas por estradas asfaltadas (de acordo com o Guia 4 Rodas).

Manauense
April 12th, 2008, 02:03 AM
Mâncio Lima e Rodrigues Alves (ambas no Acre) também ficam ali bem próximas. Ao todo são quatro cidades bem próximas ali naquela região, e todas são interligadas por estradas asfaltadas (de acordo com o Guia 4 Rodas).

Legal. Eu não sabia da existência de tais ligações.

Rondon
April 12th, 2008, 05:46 PM
Realmente BR, existem vários municípios que ficam bem próximos de Cruzeiro do Sul