napolit
April 9th, 2008, 07:06 PM
Bem-vindos. Este thread é para falar sobre os dados estatísticos oferecido por a ONU sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH) de Portugal e do resto do mundo.
|
View Full Version : Indice de desenvolvimento humano napolit April 9th, 2008, 07:06 PM Bem-vindos. Este thread é para falar sobre os dados estatísticos oferecido por a ONU sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH) de Portugal e do resto do mundo. napolit April 9th, 2008, 07:09 PM Acho que as pessoas nao vivem num pais como Portugal, desenvolvem a sua vida em determinados lugares desse pais (ou de outros), e a visao que têm do mundo, da situaçao económica, social, da situaçao da educaçao, a saúde, etc de pessoas de diferentes partes do mundo ou de um mesmo pais sao diferentes, e por isso é bem interessante nao só analizar o IDH de Portugal, mas também o das regioes do estado português. Por isso mostro-vos aqui a informaçao que encontrei sobre os diferentes concelhos de Portugal no ano 2004 (espero que nao seja falsa a informaçao e sejam utilizados os mesmos parámetros e análises que os que fazem a ONU): http://www.ige.min-edu.pt/site_actividadev2/documentos/mapa.pdf Fiquei surprendido com a "boa situaçao" (já sei que isto é relativo) de Trás-os-Montes e das Beiras (pensava que ia ter um índice muito mais baixo), e também fiquei surprendido com o baixo índice dos municipios do Baixo Alentejo (Serra de Monchique), e de outros do Alentejo, especialmente daqueles pertinho da Serra de Sao Mamede. PD Estes dados é só sobre a Portugal continental. coimbra April 9th, 2008, 07:45 PM Pois, isto sem conhecer os critérios não vale nada, qualquer discussão vai sempre ser conjectural. Não consegues descobrir o que é que este mapa significa? napolit April 9th, 2008, 07:55 PM É análogo ao IDH mas com menos parámetros (nao sei se conheces as tabelas da IDH, sao mais de 100 páginas de dados): http://www2.eeg.uminho.pt/economia/nipe/docs/2004/NIPE_WP_2_2004.pdf HugoK April 12th, 2008, 02:02 PM O nosso primeiro ministro chama-se Sócrates, logo por aì se vê que somos grandes humanistas :lol: Bluesence April 12th, 2008, 11:51 PM Factores que influenciam o IDH: --> PIB per capita --> Taxa de Afabetização --> Esperança média de vida pedrodepinto May 4th, 2008, 12:43 PM Portugal está em 29.º com menos de 0,9... Karlussantus May 4th, 2008, 03:57 PM Portugal está em 29.º com menos de 0,9... Penso que já não estamos tão bem classificados... Em 2004 (28), 2005 (29), mas penso que entretanto alguns paises nos passaram. Se não estou em erro chegamos a estar em 2003 colados a Israel, mas dispararam e agora já estão bem longe de nós. Chipre, Eslovenia, Coreia do Sul, ultrapassaram-nos também em 2004 se não estou em erro. O que me impressiona em Portugal é a Economia, os novos paises que recebem os fundos de convergencia, e que tinham PIBs per capita ligeiramente inferiores, cresceram 7 a 13% ao ano... e ultrapassaram Portugal em PIB per capita em apenas 2 a 4 anos de UE. Portugal consegue estar quase estagnado... :( pedrodepinto May 4th, 2008, 04:28 PM Eu não sei ao certo se a classificação que referi se refere a 2006 ou 2007, mas lembro-me de ter comentado a posição portuguesa com um professor quando os dados saíram. O problema é que não guardei o ficheiro no computador e agora não o encontro na Internet :(... PedroGabriel May 7th, 2008, 02:36 AM bastante interessante. O entroncamento é o concelho mais desenvolvido de Portugal. eheheh quem diria o nosso luxemburgo. lol pena serem dados com 4 anos... MedCage1 May 7th, 2008, 05:25 AM Interesante q o local com menor IDH de portugal ( COVA DA BEIRA) 0,871 é bem maior q o mais alto Estado brasileiro q é Brasilia 0,844. Mas isso é normal. O maior IDH do Brasil é de São caetano do Sul cidade com 145mil habitantes em SP com 0,919.( dados publicanos no ano d 2000, referentes a 1999.) e o Menor na pequena cidade de Manari (PE) 0,467. Sendo q os 3 estados Brasileiras mais bem colocados São: 1 Distrito Federal 0,844 2 Santa Catarina 0,822 3 São Paulo 0,820 Piores colocados: 25 Piauí 0,656 26 Alagoas 0,649 27 Maranhão 0,636 TODOS DADOS REFERENTES AO ANO 2000. MedCage1 May 7th, 2008, 05:28 AM O governo acredita q cada estado deve ter aumentado +- 0,5 desde então.... Mesmo assim isso mostra o contraste de 2 mundos, uns muito ricos e outros miseraveis. Já em portugal a desigualdade é pequena mostrando um otimo bem estar social e distribuicao de renda. MedCage1 May 7th, 2008, 05:34 AM Tem alguma coisa errada nesse documento, pois tem uma tabela q mostra portugal em 1999 com idh d 0,905 sendo q hoje ta com 0,897?? diminuiu??? Barragon May 7th, 2008, 10:57 AM Sim. _Rick_ May 7th, 2008, 01:06 PM ^^Por acaso isso é uma coisa que nunca percebi muito bem. Como é que pode ter diminuido?? Qual dos parâmetros baixou?? PIB per capita??? Esperança média de vida??? Nível de educação ??? Enfim.........não percebo. :dunno: Supostamente pelo que sabemos estes todos subiram mas o índice desceu. :uh: De qualquer maneira, embora este índice seja um bom indicador, eu comecei a ser muito mais critico quando reparei numa certa coisinha (escrita na wiki mas parece estar correcta pelo que vi). É esta linda frase: Many high-income countries, having attained high levels of literacy, no longer collect basic literacy statistics and thus are not included in the UIS data. In calculating the HDI, a literacy rate of 99.0% is assumed for high-income countries that do not report adult literacy information. Tudo muito engraçado. Mas o problema é que a larga maioria dos países ditos desenvolvidos não junta estes dados. O que é que acontece? Países da EU que realmente juntam (como Italia, Grécia, Chipre e Portugal) estão abaixo dos tais 99.0% passando para baixo da tabela. Será que todos os países que não reunem estão acima dos 99.0??? Queremos portanto acreditar que sim e que a lista dos seguintes países têm exactamente 99.0 de literacia apenas porque são High-Income (tal como nós, Itália, Grécia, etc): Australia, Austria, Belgium, Canada, Czech Republic, Denmark, Finland, France, Germany, Iceland, Ireland, Japan, Korea, Luxembourg, Netherlands, New Zealand, Norway, Slovakia, Spain, Sweden, Switzerland, United Kingdom, United States Atenção. Este é um problema nosso. E até acredito que estejamos abaixo destes países. Mas honestamente não acredito que estejam todos acima dos 99.0. Principalmente com as levas de imigrantes recente. Por exemplo na Suécia é bem sabido que muitos destes imigrantes têm problemas de literacia. Daí os programas que têm desenvolvido para ensinar pelo menos as crianças (algumas delas nunca foram sequer à escola). E olhem que eles já são uma parte significativa da população lá. Imagino que o mesmo se passe noutros países em que não existam os apoios que existem na Suécia (baixando a percentagem de literacia). Obviamente que isto origina dualidade de critérios. Se nós não tivessemos dados de literacia, assumiam que temos 99.0%. Obviamente que isto não deve mudar assim tanto as coisas. Mas levanta a questão da exactidão comparativa entre estes indicadores. Barragon May 7th, 2008, 01:09 PM O IDH não tem de facto alguns items que poderiam ser preponderantes, assim como apresenta alguns cuja apreciação é insuficiente e necessitam de alguma reformulação. É o que eu acho e o que me parece. _Rick_ May 7th, 2008, 01:32 PM Sim. Uma coisa que acho importantíssima e que não é contabilizada é o nível de saneamento (como é contabilizado nessa tabela que o Napolit colocou do IDS). Basicamente em termos de conforto e saúde eles reduzem simplesmente a esperança média de vida. Acho essa análise incompleta. Até mesmo porque certas raças parecem ter naturalmente esperanças de vida ligeiramente maiores que outras (em condições idênticas de estilo de vida). PedroGabriel May 7th, 2008, 08:00 PM diminuiu por causa do mau momento económico, o país chegou a estar em recessão durante uns meses, apenas por isso. gostava de dados mais actualizados, pois mesmo aqui no norte muita coisa mudou na relação de força entre municípios. Mas estes já são bastante bons! PedroGabriel May 7th, 2008, 08:09 PM O governo acredita q cada estado deve ter aumentado +- 0,5 desde então.... Mesmo assim isso mostra o contraste de 2 mundos, uns muito ricos e outros miseraveis. Já em portugal a desigualdade é pequena mostrando um otimo bem estar social e distribuicao de renda. 0,5 é muito, não acredito nisso. 0,5 = 50% de aumento em apenas 8 anos.... muitos rebentariam a escala. :lol: pedrodepinto May 7th, 2008, 10:20 PM diminuiu por causa do mau momento económico, o país chegou a estar em recessão durante uns meses, apenas por isso. gostava de dados mais actualizados, pois mesmo aqui no norte muita coisa mudou na relação de força entre municípios. Mas estes já são bastante bons! Mesmo em 2003 tiveste um PIB per capita de -0,8%... MedCage1 May 8th, 2008, 05:36 AM quis dizer 0,05!!!hehehe!! Tom_Lisboa May 24th, 2008, 08:35 PM O PIB per capita portugues aumentou consideravelmente, a expectativa de vida e a alfabetização também, trelamente não entendo porque o país decresceu em valores do IDH, o que éum vexame, não lembro-me de NENHUM país onde o IDH diminuiu, isso mostra decadencia da qualidade de vida de um país, numa era onde todos crescem muito. Portugal a 15 anos atras era a Irlanda, Gracia, Espanha da Europa, agora tamos mais pra um paísinho mediocre do Leste Europeu, o que é muito triste. Ainda da pra reverter essa situação, há países que consiguiram aumentar muitos pontos no IDH, é o caso da Espanha, que hj é maior que Alemanha, Luxemburgo, destre outros. ´Mas, É PRECISO MUDAR. E AGORA! _Rick_ May 25th, 2008, 07:16 PM É preciso mudar realmente..............mas não vai mudar dum momento para o outro. Uma das coisas que puxa bastante o IDH português para baixo é o grau de literacia. Apesar de as estatisticas dos graus de literacia para os jovens serem de mais de 99.5% (segundo a CIA), no global estamos apenas a 94%. São pessoas mais velhas que não se educam e não vêm razão para ir para a escola aprender agora. De notar tambem que Portugal é dos poucos países europeus que ainda segue esta estatistica. Os outros deixaram de o fazer. Para efeitos de contas a larga maioria usa 99.0% como dado assumido. Não se sabe se esta correcto ou não...........mas é o que eles fazem. Os países que ainda acompanham estes indicadores (Itália, Grécia, Malta, Portugal por exemplo) estão todos abaixo dos 99.0% Logo aí ............só quando esta população mais velha morrer é que podemos talvez equipararmo-nos a esses valores. Isso não acontece de um momento para o outro. Tom_Lisboa May 25th, 2008, 07:40 PM Ia mas o IDH constitui-se de muitos indices, nao apenas este, o q me estranha, eh q portugal atingiu um PIB per capita de 23000 US$, quase 2000 US$ a mais q o ano anterior. E ainda conseguimos decair, algum(ns) dos indices devem ter despencado muito para que isso possa ter acontecido, sói não vejo qual. IMPÉRIO-BR May 25th, 2008, 07:47 PM Portugal está bem no ranking de países mais seguros do mundo. http://img384.imageshack.us/img384/7302/gra1kd8.jpg http://img120.imageshack.us/img120/2366/gra2bf6.jpg http://img384.imageshack.us/img384/305/gra3fx6.jpg[IMG] [IMG]http://img384.imageshack.us/img384/305/gra3fx6.jpg http://img384.imageshack.us/img384/419/gra4sp2.jpg http://img177.imageshack.us/img177/9593/gra5ac5.jpg http://img384.imageshack.us/img384/1441/gra6dg7.jpg Tom_Lisboa May 25th, 2008, 07:51 PM Esse ranking não é dos mais seguros do mundo, e sim dos mais pacificos :) Mateus_ May 25th, 2008, 07:55 PM ^^ Que engloba tambem a segurança interna do pais. O que significa que um pais pacifico é seguro. Telmo_Maia_Portugal May 25th, 2008, 07:58 PM Maia 0.932 nada mau :D Tom_Lisboa May 25th, 2008, 07:59 PM Qual o maior IDH portugues? alguem tem uma lista? Bluesence May 27th, 2008, 12:28 AM Qual o maior IDH portugues? alguem tem uma lista? Já andou por aí um thread com os IDHs de todos os concelhos do país... PedroGabriel May 27th, 2008, 12:43 AM Qual o maior IDH portugues? alguem tem uma lista? É o Entroncamento com 0.943, explicações para isso é que é um municipio pequeno, cruzado por ferrovias, logo ligado a essa industria. PedroGabriel May 27th, 2008, 12:48 AM IDH Faro 0,917 Póvoa de Varzim 0.924 em 2004, tsc, a Povoa tava tao parada... _Rick_ May 27th, 2008, 12:57 AM Isso é de IDS. São o que estão no início deste thread. Não é bem o mesmo que IDH. IDH: Esperança média de vida; Nível de educação PIB per capita IDS: Esperança média de vida Nível de educação Conforto e Saneamento Os ultimos dados que encontro de IDH por regiões em Portugal já são de 1999. A região mais elevada era a Grande Lisboa com 0.938 e a mais baixa o Baixo Alentejo com 0.862. A média nacional era de 0.905. Por NUTS II: Lisboa e Vale do Tejo 0.925 Açores 0.903 Algarve 0.900 Norte 0.899 Centro 0.894 Madeira 0.889 Alentejo 0.872 (acho muito estranho isto dos Açores mas é o que eles dizem que era em 1999 :dunno:) Isto deve ter alterado muito entretanto Dados: aqui (http://www.igeo.pt/atlas/Cap3/Cap3d_5.html) PedroGabriel May 27th, 2008, 01:17 AM http://www.igeo.pt/atlas/Images/Cap3/cap3d_p189d.jpg |