View Full Version : Inaugurada primeira fábrica estatal de preservatidos do Brasil


Davizão AC
April 12th, 2008, 03:25 AM
Texto reduzido

O Governo do Acre inaugurou nesta segunda-feira, em Xapuri, a Natex, a primeira fábrica do mundo a utilizar látex de seringal nativo para produção de preservativos sexuais masculinos. Seringueiros, trabalhadores rurais, lideranças políticas de várias cidades do Vale do Acre, deputados, prefeitos, vereadores compareceram para prestigiar a cerimônia, que sela um novo tempo para o extrativismo na Amazônia.



Parceiros da Natex

Ministério da Saúde (através da Funasa/FAR-Manguinhos e programa DST/Aids); Ministério da Ciência e Tecnologia;

Ministério da Integração Nacional;

Ministério do Meio Ambiente;

Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (através da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Suframa);

Ministério de Minas e Energias (por meio do Programa Luz Para Todos);

Conselho Nacional dos Seringueiros;

Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Xapuri (Amorex);

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri;

Cooperativa Agro-extrativista de Xapuri; BID;

Inal;

Blowtex.

Natex: preservativos com custo mais barato

O preservativo acreano alcança o mercado com cerca de 10% a menos de custo de produção e descobriu-se, depois de muitos experimentos, que a rentabilidade do látex nativo é até 8% superior a do látex de cultivo. Além disso, os testes revelaram também que no látex nativo a presença de minerais é 50% menor que no látex de cultivo, o que amplia a resistência da camisinha.

Convênios asseguram assistência técnica e pesquisa de novos produtos

O governador Binho Marques e o diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), César Dotto, assinaram dois convênios com o Ministério da Saúde: um de cooperação e assistência técnica e outro para desenvolvimento de novos produtos, no valor total de R$ 22 milhões.

Na oportunidade, Binho anunciou a potencialização das Zonas Especiais de Desenvolvimento (ZEDs) até 2010, ano que o Acre estará consolidado como o melhor lugar para se viver na Amazônia. As ZEDs são reflexo da Florestania e da política de desenvolvimento comunitário deflagrada por Binho em todo o Estado: "o Chico Mendes não via apenas um seringal, mas via um seringal com escola, saúde e qualidade de vida", afirmou, sempre evocando os princípios do líder ecologista cujo assassinato completa 20 anos em 2008.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, representou o ministro José Gomes Temporão, que não pôde comparecer à cerimônia devido a problemas em família. "Este é um momento de amor, que une todos os acreanos", disse Penna.

Marina conhece as dificuldades da vida na floresta e vê naquele empreendimento uma possibilidade real de desenvolvimento humano. Além disso, afirmou ela, a experiência ajudará a combater doenças não somente no Brasil mas no mundo inteiro.

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre

http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/images/stories/easygallery/resized/443/1207661267_inaugurada_fabrica_de_preservativo_em_xapuri_03.jpg

http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/images/stories/easygallery/resized/443/1207661268_inaugurada_fabrica_de_preservativo_em_xapuri_09.jpg

http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/images/stories/easygallery/resized/443/1207661269_inaugurada_fabrica_de_preservativo_em_xapuri_10.jpg

http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/images/stories/easygallery/resized/443/1207661271_inaugurada_fabrica_de_preservativo_em_xapuri_28.jpg

http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3502&Itemid=277

salengasss
April 12th, 2008, 04:23 AM
Camisinha Made in Acre?!? Show...... tomara que seja um sucesso! :)

Pesquisadorbsb
April 12th, 2008, 05:35 AM
^^ Mas como os preservativos não vão ser vendidos, eu quero ver quando vai chegar aqui perto de minha casa, pois justamente atrás do Teatro dos Bancários, tem um posto de saúde.

Isso é claro se a distribuição for gratuíta, ou se vai restringir apenas ao carnaval.

Daniela_Artur
April 12th, 2008, 06:22 AM
Ótimo para o Acre parabéns!

salengasss
April 12th, 2008, 03:32 PM
^^ Mas como os preservativos não vão ser vendidos, eu quero ver quando vai chegar aqui perto de minha casa, pois justamente atrás do Teatro dos Bancários, tem um posto de saúde.

Isso é claro se a distribuição for gratuíta, ou se vai restringir apenas ao carnaval.

Tá doidim pra usar já hein amigão!? :lol: :lol:

Manauense
April 12th, 2008, 05:35 PM
Acre => Produção de látex => Fábrica de Preservativos
Excelente iniciativa! :)

Rondon
April 12th, 2008, 05:45 PM
Opa :D
Legal :D:D:D

lord_froog
April 12th, 2008, 08:34 PM
Tá doidim pra usar já hein amigão!? :lol: :lol:

Ele tá doidinho pra usar e fazer uma economia...:lol:

fialho
April 12th, 2008, 08:52 PM
Pelas características do projeto, por visar o desenvolvimento sustentável, espero realmente que dê certo. A Amazônia precisa de mais projetos como este, pra não ser tão dependente de atividades que causam grandes danos à floresta.

Rondon
April 12th, 2008, 11:53 PM
Foto minha tirada no meio do ano passado
http://i100.photobucket.com/albums/m20/tiagopvh/DSC00504-1.jpg

:D

Davizão AC
April 13th, 2008, 12:39 AM
Agora vão poder fazer aquelas piadinhas com a gente à vontade

Alexandre Lima
April 14th, 2008, 05:06 PM
Pelas características do projeto, por visar o desenvolvimento sustentável, espero realmente que dê certo. A Amazônia precisa de mais projetos como este, pra não ser tão dependente de atividades que causam grandes danos à floresta.

Falou minha língua, mano!!!

Excelente iniciativa!!!
O Acre está de Parabéns!!!