View Full Version : 90 cursos de instituições de ensino superior de Goiás ficaram entre os 440 melhores do Brasil

Cruvinel
April 12th, 2008, 08:46 PM
Cidades

90 cursos entre os melhores

Matheus Álvares Ribeiro
matheusalvares@dm.com.br
Da Editoria de Cidades

Noventa cursos de instituições de ensino superior de Goiás ficaram entre os 440 melhores do Brasil, segundo a avaliação do Guia do Estudante, que divulga anualmente o ranking das melhores universidades do País. As universidades públicas saíram na frente, com 60 cursos em destaque. A primeira colocada foi a Universidade Federal de Goiás (UFG), a única do Estado a ter cursos com o conceito máximo (5). Os critérios de seleção englobam elementos como infra-estrutura (quatidade de professores e estrutura física), integração dos cursos de graduação com a pós-graduação, além de avaliação do ensino, pesquisa e extensão das intituições.

Na classificação do Centro-Oeste, a UFG ficou atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB). Segundo a pró-reitora de Graduação da Federal, Sandramara Matias Chaves, o resultado da universidade é reflexo do investimento na qualidade do ensino na UFG. “Eu acredito que isto é fruto de um trabalho que investe na qualidade da educação”, avalia. Ao todo, três cursos obtiveram o conceito máximo na avaliação do Guia. Enfermagem, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária foram os únicos do Estado a conseguir a nota máxima.

“Um outro fato que possibilitou este quadro é a qualificação de nossos professores”, lembra a pró-reitora. A universidade possui atualmente cerca de 1,6 mil professores, do quais 60% têm doutorado. Com a adesão ao Reuni, programa do governo federal voltado para a expansão da Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), outras 500 vagas para o corpo docente da UFG serão abertas. “Isto beneficiará não só a graduação, como a pesquisa, já que estes novos professores desenvolverão projetos dentro da universidade”, explica a pró-reitora.

O diretor da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcelo Medeiros, acredita que o trabalho interdisciplinar, só possível graças à participação de outras faculdades e institutos, tenha sido um dos fatores que contribuíram para o bom desempenho do curso. Há também o quadro de professores da unidade, em que 98% são doutores. “Tudo isso interfere na qualidade do ensino”, pondera.

privadas

Das intituições privadas, a Universidade Católica de Goiás (UCG) foi a melhor colocada. O reitor Wolmir Amado creditou o desempenho da UCG aos seus quase 50 anos de tradição. “A universidade forma gerações e, com o tempo, vai agregando valores.” A UCG teve 17 cursos bem conceituados, dos quais sete receberam conceito 4. “Nos últimos quatro anos, procuramos melhorar a universidade em diversos sentidos”, explicou o reitor, referindo-se a três metas que julga mais importantes para o crescimento. A primeira é a reforma estrutural, que consiste na adequação dos prédios e criação de laboratórios. “Este ano, estamos com uma média de um novo laboratório inaugurado a cada mês.”

A segunda reforma foi a qualificação dos mais de 100 gestores da instituição. “A gestão da universidade não se concentra apenas nas mãos do reitor e pró-reitores, mas na dos diretores de departamentos”, pondera. A terceira mudança foi a adequação da grade curricular às exigências do mercado. “Pegamos o que há de melhor em cada profissão e colocamos em nossa grade”, afirma.

A instituição também opera sob regime de contratação de professores que atuam em tempo integral na universidade. Atualmente, 80% do corpo docente da UCG trabalha sob este regime, que, naturalmente, dobra os vencimentos. “Somos hoje a 3ª universidade particular do País em quantidade de professores em tempo integral.”

Lista Completa dos cursos de Goiás, Pg. 13:

http://www2.dm.com.br/digital/index.php?edicao=7463

Pesquisadorbsb
April 12th, 2008, 09:11 PM
^^ Nossa até nisso o Eixo GYN-ANA-BSB está se despontando, eu não sei como é a classificação do mercado universitário de GYN, mas o mercado de BSB é considerado o 4o maior do Brasil, isso isoladamente.

Mas se acrescentar GYN, com certeza a região ficaria em 3o.

Cruvinel
April 12th, 2008, 10:57 PM
Eu não sei sobre o mercado, mas, como já foi dito outras vezes, é muito ruim Goiás ter apenas uma universidade federal... e uma estadual... o restante são só privadas e caras... a católica, (que dizem ser a segunda melhor católica do país, o que eu discordo, pq já estudei lá e o ensino é fraco), só tem estrutura física externa... até igreja moderna a UCG tem.... ensino mesmo é uma enganação... eles tem pesquisas sobre cerrado e coisa e tal... até na Bahia eles tem um núcleo de pesquisa... mas agora to fazendo uma pós na uni-anhanguera e vejo o quanto ela é melhor que a UCG... tanto em ensino como em estrutura interna e custo-benefício...

Já a federal é ótima em ensino... tem muitos doutores... mas é aquela coisa né... poucos professores se destacam e motivam os alunos... a estrutura é igual a de todas as universidades públicas... tá lá a estrutura... tudo velho mas ainda tá lá... o que me revolta na ufg são os cursos de mestrado e doutorado... são poucos e a maioria dos cursos são para a área de humanas... enquanto o mundo investe em pós-graduações nas áreas econômico-administrativa, científica e biológica, no Brasil as universidades públicas ainda enxergam o mundo nos anos 60... só história, sociologia, geografia, filosofia... e matemática, letras e tudo mais tem prioridade... medicina eu não sei se tem pós na federal, (o TKR deve saber melhor)... mas os MBA's a ufg não tem como prioridade... ficam a cargo de instituições privadas e caríssimas... Acho que é assim na maioria das universidades públicas do país... nisso o Brasil só perde espaço para países como a Índia que tem muitos pesquisadores e futuros grandes administradores...

danieldefranca
April 12th, 2008, 11:18 PM
^^ você esqueceu que a CEFET tb é federal e tem curso superior

Cruvinel
April 12th, 2008, 11:22 PM
^^ você esqueceu que a CEFET tb é federal e tem curso superior

mas aí é curso técnico...

danieldefranca
April 13th, 2008, 12:34 AM
mas aí é curso técnico...

tem superior também

salengasss
April 13th, 2008, 01:53 AM
Nem CEFET Brasília tem!!!!!! :bash:

E alguém sabe a cerca do aumento dos cursos da Faculdade Distrital daqui de BSB!? Falaram que teria o Curso de Enfermagem na Samamba..... ;)

Pesquisadorbsb
April 13th, 2008, 06:40 AM
^^ Até agora nada Sale, sem noticias por enquanto.

WP Gyn
April 13th, 2008, 06:46 AM
Nossa!!! 20% dos melhores cursos superiores do Brasil estão em Goiás???

Muito Bom, Daqui a 2 anos estarei tentando uma vaga em um destes.

salengasss
April 13th, 2008, 08:54 PM
^^ Até agora nada Sale, sem noticias por enquanto.

Governo só fica no papo..... nem o CEFET a gente não ouve falar; sei que serão em torno de 5 unidades de CEFET, né Pesquisa!?