View Full Version : Governo de RO divulga Nota Oficial sobre o caso TAG Trade Imports

BR 364
April 15th, 2008, 06:04 AM
NOTA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

Em face de notícias veiculadas pela mídia nacional, mostrando o governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, seu filho Ivo Júnior Cassol e seu sobrinho Alessandro Cassol Zabott, reunidos com empresários sob investigação da Polícia Federal é preciso, para que se restabeleça a verdade, esclarecer o seguinte:

A – Em nenhum momento a sentença do juiz que pediu a prisão de Ivo Júnior Cassol foi concludente, mas apontava apenas para a “probabilidade” da culpa do filho do governador. Em outros trechos ele usa termos como “indícios de possível associação estável” e “ configurando provavelmente uma quadrilha”. E foi com base nesses termos condicionantes e prováveis que a prisão foi decretada. O processo é o de número 2008.50.01.002183-3 da 1ª Vara Federal Criminal, de Vitória, no Espírito Santo, e pode ser acessada pela internet.

B – Ao contrário do que foi dito, o governador Ivo Cassol não se deslocou para o Rio de Janeiro para recebê-los. Ele já se encontrava na cidade em gozo de suas férias e os recebeu, porquanto eles, os empresários, tinham interesse em montar uma fábrica de motocicletas na cidade de Guajará-Mirim. Mas os empresários da TAG Trade Imports não foram os únicos a serem recebidos pelo governador: representantes de outras indústrias, também interessadas em vir para Rondônia, igualmente foram recebidos por ele.
E qual detentor de cargo executivo negar-se-ia a receber representantes de grupos empresariais interessados em investir em seu Estado?

C – A Lei No. 1558 de Incentivos Tributários do Governo de Rondônia, foi criada em 2005 para incentivar empresários locais e de outros pontos do país a investir em Rondônia, ampliando empresas já existentes ou gerando novos estabelecimentos comerciais e industriais.

D – A concessão de incentivos tributários, que pode beneficiar empresários de todos os portes com até 85% de abatimento no recolhimento de seus tributos é analisada e liberada pelo Conder – Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia – órgão consultivo da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social, Seapes. Nenhuma decisão monocrática é válida ou forte o suficiente para conceder incentivos.

E – Apenas entre 25 de agosto de 2006 e 27 de setembro de 2007 o Estado de Rondônia concedeu incentivos a 107 empresas, de todos os portes e setores, gerando 13.465 novos empregos e canalizando para Rondônia investimentos superiores a setecentos e dois milhões de reais! Sem a concessão desses benefícios essas empresas teriam se instalado em outros Estados.

F – Nesse mesmo período em que as 107 empresas citadas acima receberam os incentivos, outras vinte e três foram reprovadas, dezenove precisam regularizar sua documentação para obtê-los e dezesseis abriram mão deles, em função de optarem por incentivos nacionais (Simples).

G – Os mesmos critérios rígidos de análise, usados para a concessão dos incentivos tributários industriais são aplicados quando se concede o incentivo comercial, mas as fontes concessoras são distintas. Enquanto o incentivo industrial é analisado e liberado pela Seapes, através do Conder, o incentivo comercial é analisado e liberado pela Secretaria de Finanças.

H – Tais incentivos, tanto industriais ou comerciais, são concedidos por praticamente todos os Estados do Brasil, que tem suas normas e regras aprovadas pelas Assembléias Legislativas. Das vinte e sete unidades da Federação, apenas uma não se utiliza desse artifício.

I – Tal disputa pelas empresas e pela conseqüente geração de emprego, renda e tributos ficou conhecida como “Guerra Fiscal” e alguns Estados chegam a isentar os empresários em até 99 % de suas cargas tributárias. Sem fazer uso desses mecanismos, o Estado de Rondônia não teria como competir na atração dessas plantas industriais e comerciais e, consequentemente, gerado milhares de empregos.

J – Fala-se da TAG Trade Imports – e ela precisa efetivamente ser responsabilizada por seus erros. Ela precisa pagar pela sonegação que gerou. Mas não cabe ao Estado de Rondônia fiscalizá-la para saber se os carros importados foram subfaturados ou não. Isso é de responsabilidade e competência da Receita Federal. Ao Governo do Estado cabe fiscalizar os pagamentos dos impostos que lhe são devidos. E isso o Governo de Rondônia fez, com todo o rigor.

Concluindo, é preciso dizer que o programa de incentivos continua, tanto em seu lado comercial quanto industrial, pois é um programa legal, operado por pessoas dignas e destinado às empresas sérias.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

http://www.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=2866&tipo=Mais%20Noticias

-----------------------------------------------------

Comentário: Não sou partidário do governador Ivo Cassol, tampouco simpatizante, inclusive não votei nele, mas achei importante divulgar esta nota para que tenhamos conhecimento do outro lado da questão, já que a nossa imprensa (brasileira) tem por hábito divulgar os fatos apenas sob o ponto de vista que seja mais conveniente aos seus interesses.

fialho
April 15th, 2008, 06:31 AM
Este caso teve repercussão nacional, BR? Se teve, acho que ando mesmo um pouco desligado do que anda acontecendo por aí, porque não lembro de ter ouvido falar.

E desculpa por mudar o assunto, mas li dia desses uma reportagem da Isto É que me chamou a atenção, falando sobre um suposto grupo de guerrilheiros em Rondônia, treinados pelas FARC. Talvez a matéria seja sensacionalista, mas pareceu algo grave e que não está recebendo a devida atenção dos órgãos de justiça e do governo.

Recebi um e-mail com um link para uma matéria a respeito. (http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2327&Itemid=232)

Rondon
April 15th, 2008, 07:10 AM
^^ Também ouvi falar disso nos meios de comunicação daqui, mas não posso lhe informar de mais detalhes, pois onde isso está supostamente acontecendo é uma região de disputa de terras, e aí, falam tudo, ou aumentam tudo, ou até INVENTAM tudo (não estou brincando, tudo que eu estou falando é verdade).

--------------------------------------

O sobrinho e o filho do governador já estão soltos.

uennes
April 15th, 2008, 08:21 AM
saiu até no fantastico ontem ;P

BR 364
April 15th, 2008, 08:17 PM
Este caso teve repercussão nacional, BR? Se teve, acho que ando mesmo um pouco desligado do que anda acontecendo por aí, porque não lembro de ter ouvido falar.

E desculpa por mudar o assunto, mas li dia desses uma reportagem da Isto É que me chamou a atenção, falando sobre um suposto grupo de guerrilheiros em Rondônia, treinados pelas FARC. Talvez a matéria seja sensacionalista, mas pareceu algo grave e que não está recebendo a devida atenção dos órgãos de justiça e do governo.

Recebi um e-mail com um link para uma matéria a respeito. (http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2327&Itemid=232)

Eheh... é, sem dúvida é bem sensacionalista a matéria. Bem no estilo daqueles e-mails que dizem que os gringos estão invadindo a Amazônia... :lol:

Olha, eu ouvi falar algo a respeito, mas em Campo Novo, não em Buritis. Mas de qualquer forma, são duas cidades próximas. Aliás, estas duas cidades estão na região polarizada por Ariquemes e a repercussão disso aqui na cidade é mínima, então acredito que haja uma boa dose de sensacionalismo e exagero aí sim. Isso tá me parecendo nada mais do que um braço armado do MST, o que não deixa de ser um assunto delicado. Aliás, o que falta pro MST ser enquadrado no conceito de "grupo terrorista"? Pra mim não falta mais nada... :dunno:

fialho
April 15th, 2008, 09:29 PM
^^

Mas BR, a diferença desta pros "hoax" que circulam por e-mail é que esta parece ter mesmo embasamento, com fotos, relatos verídicos de autoridades sobre a situação, e publicada em uma revista que tem a responsabilidade pelo conteúdo que publicou, não é mero boato. :poke:

:lol:

Com Lula no poder, o MST vai continuar deitando e rolando. Só espero que não se tornem uma "FARC" brasileira enquanto o governo fecha os olhos pro que eles fazem.

BR 364
April 15th, 2008, 11:26 PM
Sim, eu quis dizer que a forma como escreveram ficou parecendo um daqueles e-mails apocalípticos. :lol: Ademais, o fato de uma revista assumir a autoria da matéria não torna incontestável o seu teor.

Eu acho que o MST já é quase uma FARC brasileira, com o agravante de não ser considerada como tal pelas autoridades.

Rafael_Rosato
April 16th, 2008, 08:29 PM
Eu vi passando no jornal e no fantastico, mas vi direito do que se trata!!! ;p