View Full Version : Pesquisa avalia que as mangueiras não são adequadas para arborização

dricobel
April 15th, 2008, 04:03 PM
Ao contrário do que muitos podem pensar, a mangueira não é uma espécie nativa da região. Elas são da Índia e não são adequadas para arborização, pois possuem um sistema radicular muito agressivo, que atrapalha as calçadas e os frutos são pesados. A avaliação é do pesquisador Rafael Salomão, da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ele está estudando mais de 170 espécies, entre nativas, introduzidas e exóticas, para analisar quais delas são as mais adequadas para o uso na arborização de vias em Belém. O pau-preto (Cenostigma tocantinum ), e a sibipiruna (Caesalpinia peltophoroide) estão entre as espécies que seriam indicadas para o plantio na capital paraense. É o que revela reportagem da Agência Museu Goeldi, que segue abaixo.

A arborização de grandes centros urbanos é fundamental para oferecer serviços ecológicos, como sombra e frutos para os pássaros, além de se prestar à reconstituição de ambientes naturais degradados. Mas apenas o plantio de árvores não representa um projeto de arborização. É necessário que sejam observadas as particularidades da cidade na qual se pretende realizá-lo, as condições de cada bairro, ruas e calçadas, e ainda a fiação elétrica. É preciso também que sejam feitos estudos preliminares de qual espécie pode se adequar melhor ao espaço urbano.

Planejar a arborização de Belém é diferente de planejar a de São Paulo ou a de Porto Alegre. “O item fundamental que temos que pensar é o do conforto térmico para os cidadãos. Belém é uma cidade que na maior parte do ano tem o clima quente. Então temos que usar espécies que produzam sombra”, diz o pesquisador Rafael Salomão, da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi. “Não é adequado para a cidade espécies de palmeiras, por exemplo. Sou contra o uso dessa espécie para arborização, pois elas não suavizam o calor”, diz Salomão.

As mais adequadas

O pesquisador está estudando mais de 170 espécies, entre nativas, introduzidas e exóticas, para analisar quais delas são as mais adequadas para o uso na arborização de vias em Belém. Ele observa características como porte (altura, diâmetro), volume da copa, floração, folhagem, valor legal, se produz frutos comestíveis, em quanto tempo ela cresce, fitossandidade (se ela é suscetível a doenças), tamanho da folha, caducifolia (perda de folhas durante parte do ano), intensidade de frutificação, peso do fruto, sistema radicular e longevidade.

“Não é interessante que tenhamos uma árvore que em determinada parte do ano perca as folhas, por que não terá mais sombra. Nem espécies que tenham frutos muito pesados, que ao caírem podem atingir pessoas e veículos, ou folhas muito grande, que entopem esgotos e bueiros”, completa o pesquisador. De acordo com essas características, ele atribuiu pesos para as que mais se ajustassem a arborização de vias públicas sob fiação elétrica e assim fez um ranking das espécies. O pau-preto (Cenostigma tocantinum ), e a sibipiruna (Caesalpinia peltophoroide) estão entre as espécies que seriam indicadas para o plantio em Belém.

O pesquisador explica ainda que não é necessário dar preferência ao uso de espécies nativas, em detrimento de algumas introduzidas ou exóticas que se adaptam e são melhores que certas espécies da região. “A sipibiruna é uma espécie nativa da Mata Atlântica, pode-se mostrar apropriada para Belém. Ela tem uma copa ampla, não tem frutos pesados e apresenta folhas pequenas que se mantém durante o ano inteiro, além de ter uma floração muito bonita e crescimento rápido”.

Um detalhe importante que precisa ser avaliado para se plantar árvores na cidade é a fiação elétrica. Os galhos podem causar problemas aos fios se não forem adequadamente cortados. Por conseguinte, o serviço de energia elétrica precisará ser interrompido para as devidas reparações. Para que isso não ocorra é importante observar se a arborização está sendo feita em praças ou bosques, onde o ideal para árvores de grande porte, em vias estreitas ou em vias largas, se ficará sob a rede elétrica e o tamanho das calçadas. “A manutenção das árvores e a poda também são fundamentais para que o projeto de arborização urbana se conserve. O corte dos galhos não pode ser feito de qualquer maneira”, diz o Dr. Leandro Ferreira, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do MPEG.

Mangueiras

Essa espécie começou a ser plantada há mais de 60 anos na cidade. Ao contrário do que muitos que têm afeto pela árvore podem pensar, essa não é uma espécie nativa. “As mangueiras são da Índia e não são adequadas para arborização. Elas possuem um sistema radicular muito agressivo, que atrapalha as calçadas e os frutos são pesados”, diz Dr. Ferreira. Mas existe uma grande resistência por parte da população quando se fala nas mangueiras. “As pessoas não podem analisar pelo lado emocional, mas sim pelo lado técnico”.

Uma das soluções apontadas por Ferreira para que haja um esclarecimento e uma compreensão sobre tema da arborização de Belém é a de que o assunto seja debatido e que se estabeleça um diálogo entre sociedade, Rede Celpa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e instituições de pesquisa como o MPEG. “Promover um seminário seria ideal. Assim poderíamos mostrar como outras espécies são mais adequadas, como a Mangueira Anã, que é menor que a mangueira comum e produz frutos menores,” recomenda Leandro Ferreira.

Fonte: Pará Negócios

Marcelo Massulo
April 15th, 2008, 09:45 PM
Sou leigo no assunto, mas realmente as Mangueiras apresentam mesmo estes problemas de enraizamento, queda de frutos (o teto do carro que o diga :lol:) e também acho que atinjem um porte muito grande para uma área urbana.

Mas estas árvores já fazem parte do cenário de Belém e sou absolutamente a favor da manutenção, replantio e plantio de novas mudas de Mangueiras :)

dricobel
April 15th, 2008, 09:47 PM
^^

concordo com você, as mangueiras já fazem parte do cotidiano de Belém :)

ssc.fernandes
April 15th, 2008, 09:58 PM
^^

fazem parte da nossa historia.

Alexandre Lima
April 17th, 2008, 06:12 PM
Gosto de ipês e flamboyants!!!

São lindo!!!:yes:

A maior burrada que fizeram em Manaus foi o plantio das palmeiras, caríssimas, não embelezaram tanto a cidade e não amizaram o calor. Prefiro ipês!!!

Rafael_Rosato
April 17th, 2008, 06:51 PM
^^ Ipes estão sendo plantados em PVH :D

Mas as mangueiras como disseram, ja fazem parte do patrimonio de Belem(alem de lindas :D)... acho que elas podem ser toleradas sim, mas a arborização de novas areas pode ser substituida por outras especies mais adequadas...

Rondon
April 17th, 2008, 10:42 PM
Gosto de ipês e flamboyants!!!

São lindo!!!:yes:

A maior burrada que fizeram em Manaus foi o plantio das palmeiras, caríssimas, não embelezaram tanto a cidade e não amizaram o calor. Prefiro ipês!!!

Ipê florido numa cidade realmente é bem bonito :D

Sr. Jirau
April 18th, 2008, 01:01 AM
Eu prefiro Araucárias!! :D

Mas não viveriam aqui... e, acho que não são árvores adequadas pra arborização também!

sdçs..

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:00 AM
^^ Eu amo Araucarias, mas elas não servem muito pra fazerem sombras... tbm acho que não sobrevivem aí na região(se bem que alguns pinheiros sobrevivem... tinhamos dois no jardim de Casa :D enfeitavamos eles pro natal)

dricobel
April 18th, 2008, 05:12 AM
^^

aqui próximo de belém existe uma espécie de pinheiro que é bem a cara so sul do Brasil, elas são bem altas também

aqui uma fotos feitas por mim a caminho de castanhal, a imagem não ficou muito boa pois o carro estava em movimento, mas se tem noção de alguma coisa.

1
http://i249.photobucket.com/albums/gg239/drico-bel1/DSC02303.jpg

2
http://i249.photobucket.com/albums/gg239/drico-bel1/DSC02302.jpg

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:17 AM
^^ isso não é eucalipto?? (não sei se é o nome mesmo, mas não são pinheiros, sei que arvore é essa... existem varias fazendas que colocam eles na frente... lembro de umas 3 no Candeias("metropolitana" de Pvh), umas no norte de Santa Catarina e outras espalhadas no interior de RO, Mt e GO)

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:25 AM
^^ Sim... pelas fotos são eucaliptos mesmo :yes: (eu tava certo :D)

dricobel
April 18th, 2008, 05:29 AM
^^

cara são pinheiros mesmo, nada de eucalipto. o jamba que é de castanhal pode responder melhor!

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:40 AM
^^ pelas fotos parecem MUITO eucaliptos... até a posição deles, o jeito que foram plantados... mas td bem, chama esse home ae pra tirar a duvido :okay:

Inconfidente
April 18th, 2008, 05:42 AM
Uai e não são mesmo. Uma árvore de raiz radial quebra calçadas e pavimentos em todas as direções. As ideais são as espécies de raiz axial, que crescem quase que inteiramente para baixo.

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:44 AM
^^ complico tudo :nuts: ... eu chamava isso de eucalipto ou de algo parecido... procurei na internet e vi que eram sim(vi fotinhas :D)

dricobel
April 18th, 2008, 05:45 AM
Uai e não são mesmo. Uma árvore de raiz radial quebra calçadas e pavimentos em todas as direções. As ideais são as espécies de raiz axial, que crescem quase que inteiramente para baixo.

povo que plantou as manguerias a mais de 100 anos, não imaginou que as mangueiras fossem causar transtornos e que também fossem crescer tanto. :)

JaMBa
April 18th, 2008, 05:46 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Rapá num entendo muito de pau não ... mas são pinheiros, a foto está horrível e pra quem nunca viu pode se confundir mesmo, desde que eu me entendo de gente essa plantação ja existia na beira da rodovia, eu ja tenho 27 anos então essa plantação ja deve ter bem mais de 30.

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:46 AM
^^ aie gente vcs estão falando do que?? dos Eucaliptos(pinheiros :D) ou das Mangueiras(eu ja comentei sobre elas :D)

Inconfidente
April 18th, 2008, 05:50 AM
povo que plantou as manguerias a mais de 100 anos, não imaginou que as mangueiras fossem causar transtornos e que também fossem crescer tanto. :)

Sim, claro. Aqui em BH tem alguns lugares que plantaram uma árvore que chama Gameleira. Elas fazem um estrago que só vendo.

dricobel
April 18th, 2008, 05:50 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Rapá num entendo muito de pau não ... mas são pinheiros, a foto está horrível e pra quem nunca viu pode se confundir mesmo, desde que eu me entendo de gente essa plantação ja existia na beira da rodovia, eu ja tenho 27 anos então essa plantação ja deve ter bem mais de 30.

credu, já meterem até o pau no meio, que horror !!!!

dricobel
April 18th, 2008, 05:51 AM
Sim, claro. Aqui em BH tem alguns lugares que plantaram uma árvore que chama Gameleira. Elas fazem um estrago que só vendo.

de vez enquando um dessas centenarias dispenca, o estrago é bem feio!!! :ohno:

Sr. Jirau
April 18th, 2008, 05:57 AM
Aqui em Porto Velho existe um local onde nasceu e cresceu uma Araucária Angustifalia. Deve ser a única da cidade e uma das únicas da Região Norte.

Segue a foto da árvore sulista em Porto Velho :D :

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/AraucariaPVH014.jpg

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/AraucariaPVH012.jpg

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/AraucariaPVH002.jpg

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/AraucariaPVH001.jpg

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/SSCPVH2057.jpg

JaMBa
April 18th, 2008, 05:59 AM
Já pensou se o Antonio Lemos tivesse plantado Jaqueiras em vez de mangueiras ... o estrago iria ser pior ... kkkkkkkkk

As mangueiras nem fazem tanto estrago assim .. o povo de Belém já é tão acostumado que nem reclama quando compra um carro zero e no mesmo dia ja encontra ele amassado por uma manga ... hauhauahuha

dricobel
April 18th, 2008, 05:59 AM
@Amazon-Man

ela cresce mais do que esse tamanho?

por aqui ainda não vi!

dricobel
April 18th, 2008, 06:01 AM
Já pensou se o Antonio Lemos tivesse plantado Jaqueiras em vez de mangueiras ... o estrago iria ser pior ... kkkkkkkkk

As mangueiras nem fazem tanto estrago assim .. o povo de Belém já é tão acostumado que nem reclama quando compra um carro zero e no mesmo dia ja encontra ele amassado por uma manga ... hauhauahuha

qundo cai uma mang tudo bem, e quando é a própria mngueira :ohno:

Inconfidente
April 18th, 2008, 06:05 AM
de vez enquando um dessas centenarias dispenca, o estrago é bem feio!!! :ohno:

Não, esse estrago qualquer árvore vai causar um dia mesmo. Eu estou falando é da circunferência do tronco que demanda muito espaço e das raízes que se espalham para tudo quanto é lado mesmo.

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 06:10 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkk

:lol: mas parecem eucaliptos sim... o problema eh que nao to conseguindo postar fotos de eucaliptos pra vcs verem... mas qlquer pesquisa simples da pra ver como eles são... (pelas fotos isso eh eucalipto sisi) ... descobri ate que são originarios da Australia :D

(aaah gente, eu olho, olho e olho as fotos... as folhas não são de pinheiros... parecem eucaliptos... os galhos e a forma como foram plantadas tbm)

JaMBa
April 18th, 2008, 06:18 AM
Bom se eucaliptos tiverem forma de árvores de natal eu me calo .... mas que são pinheiros, são pinheiros :D

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 06:19 AM
Aqui em Porto Velho existe um local onde nasceu e cresceu uma Araucária Angustifalia. Deve ser a única da cidade e uma das únicas da Região Norte.

Segue a foto da árvore sulista em Porto Velho :D :
...

http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/AraucariaPVH001.jpg

Em casa(qndo morava em Pvh), tinhamos 3 tipos de pinheiros... gostava de todos... algumas especie se deram bem por la... mas não sei se as Araucarias sobreviveriam...
... é interessante quando vamos pro litoral(clima tropical), a vegetação muda, e as Araucarias simplismente desaparecem, e a floresta(mata Atlantica se nao me engano) toma conta da paisagem...

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 06:23 AM
Bom se eucaliptos tiverem forma de árvores de natal eu me calo .... mas que são pinheiros, são pinheiros :D

Faça uma pequena pesquisa... sobre Eucaliptos... em qlquer site pra procurar imagens, e ve como eles são... lembram mesmo arvores de Natal, mas da pra ver a diferença :yes: (eu pelo menos ja sei :D ate pouco tempo atraz nao sabia diferenciar)

Manauense
April 18th, 2008, 06:24 AM
Pode até ser que as mangueiras não sejam as árvores mais adequadas à arborização, mas não consigo imaginar Belém sem mangueiras, que são parte da identidade visual da histórica metrópole da Amazônia. :)
Sou apaixonado pela Avenida Nazaré, que, na minha opinião, é muitíssimo charmosa.

Sr. Jirau
April 18th, 2008, 06:42 AM
@Amazon-Man

ela cresce mais do que esse tamanho?

por aqui ainda não vi!

Cresce sim! :D

Elas ficam enormes, com mais de 5 metros de altura creio, as mais velhas, mas essa daqui de PVH já tá nesse tamanho desde quando a vi, há uns dois anos atrás e bati essas fotos.

As que crescem a tamanhos maiores são as do sul pois lá elas além da chuva, tem também o frio de que tanto necessitam para crescer e ter o formato de coifa perfeita.

sdçs..

Sr. Jirau
April 18th, 2008, 06:44 AM
Em casa(qndo morava em Pvh), tinhamos 3 tipos de pinheiros... gostava de todos... algumas especie se deram bem por la... mas não sei se as Araucarias sobreviveriam...
... é interessante quando vamos pro litoral(clima tropical), a vegetação muda, e as Araucarias simplismente desaparecem, e a floresta(mata Atlantica se nao me engano) toma conta da paisagem...

Nascer elas nascem sim, senão essa da foto não estaria viva até hoje aqui. O problema aqui é o clima, e devido a ele não ser o ideal, elas só crescem a um determinado tamanho e ficam com os galhos meio pensos e caídos, reflexo da falta do frio.

sdçs..

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 06:54 AM
^^ ja não entendo tanto assim deles... mas com carinho eles ficam lindos e enormes :D

(em Pvh um visinho, do meu condominio, tinha simplismente uma cerca viva de pinheiros.. lindo, verdinho... ja fazia uns 3 ou 4 anos que tinham plantado, hoje, deve ter uns 6 ou 7 anos ja...)
Os de casa eram lindos :D ... tinha um pequenininho e redondinho tbm, que não "crescia"(crescia pouco), mas ele eh pequenininho mesmo...

manga
April 18th, 2008, 07:13 AM
MANGUEIRAS URGENTES PARA BELÉM!!!

dricobel
April 18th, 2008, 02:37 PM
Não, esse estrago qualquer árvore vai causar um dia mesmo. Eu estou falando é da circunferência do tronco que demanda muito espaço e das raízes que se espalham para tudo quanto é lado mesmo.

Isso é verdade, que diga as calçadas da cidades, sofrem bastante! :ohno:

dricobel
April 18th, 2008, 02:41 PM
Faça uma pequena pesquisa... sobre Eucaliptos... em qlquer site pra procurar imagens, e ve como eles são... lembram mesmo arvores de Natal, mas da pra ver a diferença :yes: (eu pelo menos ja sei :D ate pouco tempo atraz nao sabia diferenciar)

Vou ver se consigo fotos bem nitidas desses pinhreiros e posto aqui, vamos tirar as dúvidas!!!

Eu conheço eucalipto e na real, não tem nada a ver com esses pinheiros, a não ser a altura e o formato da árvore :)

dricobel
April 18th, 2008, 02:42 PM
Cresce sim! :D

Elas ficam enormes, com mais de 5 metros de altura creio, as mais velhas, mas essa daqui de PVH já tá nesse tamanho desde quando a vi, há uns dois anos atrás e bati essas fotos.

As que crescem a tamanhos maiores são as do sul pois lá elas além da chuva, tem também o frio de que tanto necessitam para crescer e ter o formato de coifa perfeita.

sdçs..

na frente de casa tinha um pinheiro, mas como começou a crescer muito tivemos que cortar :ohno:

Rondon
April 18th, 2008, 03:34 PM
Aquilo nas fotos do Drico é Eucalipto... tem aqui perto de Porto Velho, como o Rafael mencionou, um hotel fazenda que a entrada tem um monte desses enfileirados...

dricobel
April 18th, 2008, 03:47 PM
^^

:no: :gaah:

eu conheço eucalipto, aqui ali é pinheiros mesmo, vou conseguir mais nitidas fotos dessa região e posto aqui! :)

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 07:59 PM
^^ eu agradeceria :D (mas parece eucaliptos :lol: :poke:)

Rondon
April 18th, 2008, 08:22 PM
^^ Lá em Vilhena, por exemplo, tinha umas plantação de pinheiros as margens da 364 pra quem vem pra Porto Velho, mas eles eram baixos e cor verde mais clara (não esses pinheiros cor verde escuro)

Na minha antiga casa aqui em PVH também tinha um pinheiro :D

dricobel
April 18th, 2008, 08:31 PM
^^ eu agradeceria :D (mas parece eucaliptos :lol: :poke:)

ta certo, vou arrumar essa bendita foto :lol:

também pode ser uma espécie de pinheiro propicio a região amazônica

falando em pinheiro, tenho uns parentes que são de POA, uma vez trouxeram pinhão "acho que esse é o nome correto" depois de cozidas são bem gostosas! :)

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 10:34 PM
^^ Lá em Vilhena, por exemplo, tinha umas plantação de pinheiros as margens da 364 pra quem vem pra Porto Velho, mas eles eram baixos e cor verde mais clara (não esses pinheiros cor verde escuro)

Na minha antiga casa aqui em PVH também tinha um pinheiro :D

Sabe na zona sul, na Jatuarana proxima a BR... tem um negocio de cavalos, não sei oq é... ao lado de um grande condominio popular de prediozinhos... Tem um monte de pinheiros(desses de natal mesmo) grandes la :yes:

Rondon
April 18th, 2008, 10:52 PM
^^ Eu sei, do lado dos condomínios da Caixa

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 11:58 PM
^^ O Propio :D

odilsons
April 19th, 2008, 09:58 PM
A árvore em questão é um pinheiro! Aqui em Belém ainda encontramos nos jardins de algumas casas. Esse pinheiro é semelhante as coníferas do norte da Europa e sul do Canadá. Aqui em Belém, apesar do calor, eles se desenvolveram bem! No Natal são decorados com lâmpadas coloridas. Há também aqui em Belém pinheiros com uma copa mais aredondada!

CH
April 19th, 2008, 11:29 PM
São Pinheiros...conheço eucalipto, inclusive tem plantações de eucalipto em Colares e em Paragominas, e são beeem diferente dessas arvores lá de Castanhal.

JaMBa
April 20th, 2008, 12:10 AM
Pronto .. falei com quem entende de paus ahuahauhauah

Não é nem Pinheiros nem eucaliptos, são pinus. :D

dricobel
April 20th, 2008, 12:14 AM
^^

esclarecido

Naipesky
April 20th, 2008, 12:20 AM
Hehe, botei "pinheiros" + "Castanhal" no google e achei uma foto bem melhor tirada pelo próprio Drico:

http://i249.photobucket.com/albums/gg239/drico-bel1/pinheiros.jpg
Como visível, aquelas folhas não são eucalíptos, e, que eu me lembre (embora não apareça nas fotos), os troncos são escuros.

As mangueiras são bonitas, mas para ser adequadas, não podiam ter frutos e nem raízes altas. :tongue3:

dricobel
April 20th, 2008, 12:23 AM
^^

valeu naipesky :banana: :cheers:

tirem as dúvidas :)

dricobel
April 20th, 2008, 12:32 AM
Hehe, botei "pinheiros" + "Castanhal" no google e achei uma foto bem melhor tirada pelo próprio Drico:

Como visível, aquelas folhas não são eucalíptos, e, que eu me lembre (embora não apareça nas fotos), os troncos são escuros.

As mangueiras são bonitas, mas para ser adequadas, não podiam ter frutos e nem raízes altas. :tongue3:

putz nem lembra dessa foto, acho que foi de um thread q fiz em janeiro

Rondon
April 20th, 2008, 12:44 AM
Mistério desfeito :D

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 01:30 AM
Preciso ver mais nitidas... ainda to na duvida... Pinheiros não tem "folhas" de verdade, e sim uns "tripinhas" verdes... nas fotos parecem eucaliptos ainda :D

*Não perdi a duvida mesmo... (espero nao terem perdido a paciencia cmgo :D)

dricobel
April 20th, 2008, 02:56 AM
^^

vou ver se consigo uma mais nitida, mas essa ai tá na cara :lol:

Rondon
April 20th, 2008, 03:04 AM
Eucaliptos
http://www.mfrural.com/usuarios/wiliambatista/Monte-Eucalipto-w.jpg
http://www.bracelpa.org.br/images/eucalipto/euca001.jpg
http://www.terrastock.com.br/images/full/B2577.JPG
http://www.youngreporters.org/IMG/101-0103_IMG-2.jpg

Pinus
http://img.quebarato.com.br/photos/big/4/2/42A42_1.jpg
http://www.gazetadelimeira.com.br/gazetinha/imagem_noticias.php?codigo=48
http://www.hear.org/starr/hiplants/images/600max/starr_060604_8146_pinus_taeda.jpg

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 03:05 AM
^^
^^ ta nããão... :yes: eu quase postei fotos de eucaliptos com mais "cara" de pinheiros... mas nao consegui postar :(

*Rondon, as fotos são OTIMAS... Gente... reparem, se estar arvores tiverem folhinhas, elas são Eucaliptos mesmo... os Pineiros "não tem folhas" as folhas, imitam galhinhos verdes, de algumas especies são mais cumpridinhos, finos e moles, em outras são mais durinhos...

Na terceira foto do Rondon dá pra ver como eles ficam, qndo estão bem adultinhos... e da pra ver os galhos secos de baixo, que eram verdes qndo eles estavam crescendo... nas 4ª foto da pra ver como eles são na fase de crescimento... a mesma que eu acredito que esteja esses do PA(se forem eucaliptos mesmo) mas tem mt mato na foto, queria mostrar eles plantadinhos como no PA...

dricobel
April 20th, 2008, 03:11 AM
as ultima foto que o rondon postou é bem identica a da minha foto as margens da rodovia br 316 :)

Rondon
April 20th, 2008, 03:11 AM
Realmente, eu nunca vi pinheiro com folhas...

dricobel
April 20th, 2008, 03:13 AM
^^

eu também não! :lol:

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 03:14 AM
as ultima foto que o rondon postou é bem identica a da minha foto as margens da rodovia br 316 :)

... e é justamente a foto que mais lembra os eucaliptos :lol::lol: por isso a confusão... a grossura do tronco e por causa das folinhas e alturas, foi oq me levou a achar que eram eucaliptos...

dricobel
April 21st, 2008, 03:12 AM
vi uma cena triste hoje no bairro de nazaré, duas mangueiras centenarias sendo arrancadas pela concessionaria de energia local :ohno:
uma pena :ohno:

Bucs
April 24th, 2008, 01:28 PM
Pessoal, isso é claramente eucalipto.

vi uma cena triste hoje no bairro de nazaré, duas mangueiras centenarias sendo arrancadas pela concessionaria de energia local :ohno:
uma pena :ohno:

Isso é um absurdo! :ohno:

dricobel
April 24th, 2008, 01:43 PM
^^

não é eucalipto, agora é questão de honra, vou providenciar uma foto bem nitida para que se acabem as dúvidas :)

de vez enquando derrubam árvores centenaria :ohno:

Bucs
April 24th, 2008, 02:11 PM
^^

não é eucalipto, agora é questão de honra, vou providenciar uma foto bem nitida para que se acabem as dúvidas :)

Drico, você pode ter se confundido. Se você arrumar fotos melhores, posta aqui pra gente. Pra ficar claro, tire fotos das folhas em agulha e das pinhas. De longe, realmente parecem eucaliptos.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9a/Pinus_banksiana_drawing.png/488px-Pinus_banksiana_drawing.png

dricobel
April 24th, 2008, 02:18 PM
^^

desde criança passo por ali, não iria me confundir. conheço eucalipto e pinheiro, existe uma boa diferença :)

Bucs
April 24th, 2008, 02:26 PM
^^

desde criança passo por ali, não iria me confundir. conheço eucalipto e pinheiro, existe uma boa diferença :)

Eu acredito em você. Não é essa a questão, Drico. Mas os únicos pinheiros que eu conheço que se adaptariam ao clima, são os pinheiros da Sumatra. E eles não se parecem nada com esses da foto. Eu não conheço esse tipo aí da foto, se realmente forem pinheiros. Por isso que eu gostaria de ver fotos de mais de perto das pinhas e das 'agulhas' e você vai matar a curiosidade de todo o SSC. :D É que, nos pinheiros, as agulhas nascem por todo o tronco e nessas fotos, a 'folhagem' parece nascer da metade pra cima.

A árvore em questão é um pinheiro! Aqui em Belém ainda encontramos nos jardins de algumas casas. Esse pinheiro é semelhante as coníferas do norte da Europa e sul do Canadá. Aqui em Belém, apesar do calor, eles se desenvolveram bem! No Natal são decorados com lâmpadas coloridas. Há também aqui em Belém pinheiros com uma copa mais aredondada!

E sinceramente, isso só pode ser brincadeira. :dunno: :lol:

Alguém me diz onde isso:

Se parece com isso:
http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/taiga.jpg

Por favor, Drico, não me odeie! :D Não vou estragar teu thread! :bow:

dricobel
April 24th, 2008, 02:33 PM
^^

tá certo, vou tirar essa foto :)

não esquenta terror!!!

Bucs
April 24th, 2008, 02:40 PM
^^

tá certo, vou tirar essa foto :)

não esquenta terror!!!

:banana: Eu não tô duvidando, eu só não conheço mesmo esses pinheiros. Eu gostaria de dar uma pesquisada.

Tira de mangueiras centenárias também. Aproveita e tira umas de Belém e monte um thread novo. :D:D:D

dricobel
April 24th, 2008, 02:47 PM
^^

todos são threads recentes de belém feitos por mim!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609570

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=603519

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=599128

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=606646

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=592114

abraços

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 03:57 PM
^^ Olha... tbm não vou ser chato... não duvido que vc conheça pinheiros e tal... Mas pelas fotos, não consigo mesmo ver pinheiros!!!!

Porem eles confundem mesmo, qndo eu era menor, meu pai me ensinou a diferenciar... ouve casos aqui proximo em SC e em RO em que eu me confundi muito, mesmo ao vivo tive que olhar bem pra poder diferenciar...

Eu sei que tem gente que tem pinheiros na região... em Pvh mesmo, existe até cerca viva de pinheiros, mt bonitos por sinal... mas eles precisam de um cuidado especial, e mesmo assim, na maioria das vezes não se desenvolvem como aqui no sul!
Ja falei aqui no thread... na minha casa em Pvh tinhamos 3 tipos diferentes... eles era justamente os que tinhamos mais cuidado... o mais diferente(delicado, pequeno e redondinho) só pegava a luz do sol na parte da manhã, e tbm recebia cuidados como terra, e agua...
O problema da região, acredito que não seja exatamente o calor, pq aqui no sul eles aguentam temperaturas de até 40 graus... mas sim o sol forte da região!!!!
Como eu falei, acredito sim que tenha em Belem... tiro por base Pvh e outras cidades de RO, onde eu tbm vi... em Manaus não lembro de nenhum, mas acredito que alguem ja tenha plantado na cidade tbm... Belem eu ja não conheço, mas duvido muito que não tenha em Belem, vcs mesmo confirmaram que tem!!!! Portanto, não me leve a mal, por gentileza :D

dricobel
April 24th, 2008, 04:09 PM
só volto a me pronunciar quando eu postar fotos desses benditos pinheiros :lol:

JaMBa
April 24th, 2008, 06:08 PM
Égua esse assunto ainda não morreu ... ja falei que não são pinheiros, muito menos eucaliptos, são Pinus. :gaah:

Iguais a esses .. sem tirar nem por

http://i63.photobucket.com/albums/h137/joaobbb/pinus.jpg

Rondon
April 24th, 2008, 06:35 PM
Foi a foto que eu postei...

dricobel
April 24th, 2008, 06:47 PM
^^

pinheiro e pinus não é tudo da mesma familia?

dricobel
April 24th, 2008, 06:49 PM
Eu acredito em você. Não é essa a questão, Drico. Mas os únicos pinheiros que eu conheço que se adaptariam ao clima, são os pinheiros da Sumatra. E eles não se parecem nada com esses da foto. Eu não conheço esse tipo aí da foto, se realmente forem pinheiros. Por isso que eu gostaria de ver fotos de mais de perto das pinhas e das 'agulhas' e você vai matar a curiosidade de todo o SSC. :D É que, nos pinheiros, as agulhas nascem por todo o tronco e nessas fotos, a 'folhagem' parece nascer da metade pra cima.

E sinceramente, isso só pode ser brincadeira. :dunno: :lol:

Alguém me diz onde isso:

Se parece com isso:
http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/taiga.jpg

Por favor, Drico, não me odeie! :D Não vou estragar teu thread! :bow:

a primeira imagem foi feita por mim Terrormachine, fica entre Belém e Castanhal!

Rondon
April 24th, 2008, 09:31 PM
^^

pinheiro e pinus não é tudo da mesma familia?

Pinus, se não me engano, é um gênero (lembrando das aulas de biologia no ensino médio :D:D:D)
Já pinheiro é um nome mais comum que procura reunir todas essas árvores com características semelhantes... é um nome popular

Alexandre Lima
April 27th, 2008, 12:50 AM
Agora eu até eu fiquei na dúvida!!!!:?

dricobel
April 28th, 2008, 03:00 AM
aproveitando que fiz fotos para um futuro thread, passei em frente e sede da agência de desenvolvimento da amazônia na almirante barroso e registrei algumas fotos de uma espécie de pinheiro bem comum na região de belém.

Uma de longe
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/p4.jpg
uma da copa
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/p3.jpg
uma do tronco
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/p2.jpg
e outra do que poderiamos chamar de folha :lol:
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/p1.jpg

espero que a dúvida acabe

paysandu
April 28th, 2008, 03:32 AM
Eu também acho que as mangueiras não são as árvores ideais para arborização urbana, pois destroem a calçada com suas raízes enormes e destroem quem estiver embaixo com suas poderosas manga...
Mas se não fossem as pessoas visionárias que plantaram (a mais de 100 anos) esse arsenal de mangueiras em Belém, não teríamos hoje esse túnel de sombra nas principais ruas da nossa cidade, e além do que els são lindas.
É uma pena que hoje, só vemos as pessoas cortando as mangueiras e ninguém planta elas novamente. Eu acho que deveríamos plantar novos corredores de mangueiras na cidade para em breve (uns 50 anos) teremos novas agradáveis ruas para passear e morar.

Alexandre Lima
April 28th, 2008, 10:40 PM
@Drico

Esses são claramente pinheiros, mas... E aqueles???:lol:

dricobel
April 28th, 2008, 10:43 PM
^^

são da mesma espécie, a diferença foi que as fotos ei tirei na estrada com carro em movimento, e essa eu tirei abaixo do pinheiro.

Alexandre Lima
April 28th, 2008, 11:32 PM
^^
:okay:

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 03:05 AM
^^

são da mesma espécie, a diferença foi que as fotos ei tirei na estrada com carro em movimento, e essa eu tirei abaixo do pinheiro.

Mas é que justamente naquelas fotos não parecem pinheiros :nuts:

Jorge Luís
April 29th, 2008, 05:06 AM
São pinheiros geneticamente modificados.

pela a ação do calor :D:D:D:D:D:D:D:D

dricobel
April 29th, 2008, 02:00 PM
Mas é que justamente naquelas fotos não parecem pinheiros :nuts:

se um dia vieres por aqui, você mesmo tire as suas dúvidas :D

praticamente impossivel pegar um bom ângulo com carro em movimento!

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 10:54 PM
^^ To ligado... um dia eu passo por ai!!!!! :okay:

dricobel
April 27th, 2009, 03:31 PM
Passei hoje pela manhã na praça da república, e fiquei revoltado em ver como a prefeitura de belém faz a poda das mangueiras, praticamente eles cortam toda a copa das árvores, em algumas eles deixam apenas o tronco :ohno:

Lucas Barros
April 28th, 2009, 11:38 PM
Um estudo afirma que se tivesse mangueiras na cidade desde a Governador , Avenida Nazaré , Bras , Generalissimo até nas passagens que nem tem no mapa , sabe o que ia acontecer com a cidade ?

R= A Temperatura da cidade ia diminuir em 6 Graus.

luisaugusto
April 28th, 2009, 11:59 PM
^^
Direto do tunel do tempo! (thread)
:D

Scantlebury2
April 29th, 2009, 12:18 AM
A notícia é boa. Mas pelo menos eu não gostaria de ver o centro de Belém com outras árvores que não sejam mangueiras. Seria como se perdessemos identidade

cissa
April 29th, 2009, 01:13 AM
Eu também acho que as mangueiras não são as árvores ideais para arborização urbana, pois destroem a calçada com suas raízes enormes e destroem quem estiver embaixo com suas poderosas manga...
Mas se não fossem as pessoas visionárias que plantaram (a mais de 100 anos) esse arsenal de mangueiras em Belém, não teríamos hoje esse túnel de sombra nas principais ruas da nossa cidade, e além do que els são lindas.
É uma pena que hoje, só vemos as pessoas cortando as mangueiras e ninguém planta elas novamente. Eu acho que deveríamos plantar novos corredores de mangueiras na cidade para em breve (uns 50 anos) teremos novas agradáveis ruas para passear e morar.

Assino embaixo, apesar de ser de Manaus. Mesmo aqui, onde existem mangueiras, existem problemas com a queda dos frutos. Porém, acho que os benefícios da árvore são muito maiores que seus possíveis malefícios. Por exemplo, para evitar problema com queda de frutos, é possível instalar aquelas redes de proteção embaixo das copas (já vi bastante gente fazendo isso aqui), e pra evitar a quebra da calçada, basta planejar um bom espaço em volta da árvaore numa calçada larga. Tudo isso pelo enorme benefício visual e término que essa árvore proporciona.

Outra opção de árvore que faz bastante sombra e não tem frutos é o tal "chapéu-de-sol", e também o jambeiro, que é grande, faz sombra e tem um fruto relativamente leve (e delicioso).

dricobel
April 29th, 2009, 04:43 AM

mas a prefeitura de belém faz isso, toda mangueira retirada, uma nova é plantada!

Scantlebury2
April 29th, 2009, 04:59 AM
^^

Pior! Por onde ando vejo mangueiras pequenas. Alí na Bernal do Couto, por exemplo, tem várias que foram plantadas recentemente

luisaugusto
April 29th, 2009, 05:27 AM
Assino embaixo, apesar de ser de Manaus. Mesmo aqui, onde existem mangueiras, existem problemas com a queda dos frutos. Porém, acho que os benefícios da árvore são muito maiores que seus possíveis malefícios. Por exemplo, para evitar problema com queda de frutos, é possível instalar aquelas redes de proteção embaixo das copas (já vi bastante gente fazendo isso aqui), e pra evitar a quebra da calçada, basta planejar um bom espaço em volta da árvaore numa calçada larga. Tudo isso pelo enorme benefício visual e término que essa árvore proporciona.

Outra opção de árvore que faz bastante sombra e não tem frutos é o tal "chapéu-de-sol", e também o jambeiro, que é grande, faz sombra e tem um fruto relativamente leve (e delicioso).

Hum...
Só de pensar em jambo me dá água na boca, muito saboroso o fruto!
Falando em manga, um dia uma caiu, se eu tivesse meio metro a frente era certeiro na minha cabeça...

Belcity
April 29th, 2009, 05:42 AM
^^uma vez eu vi uma manga cair numa poça de lama e espirrar pra tudo que é lado atingindo uma moça q tava toda de branco:lol:

dricobel
April 29th, 2009, 02:35 PM
em época de chuva, ei evito me abrigar em locais aonde tem mangueiras de grande porte... não seria nada agradavel ver uma mangueira cair sobre mim :D

Drigo CR
April 29th, 2009, 04:40 PM
uma vez no CIRiO de Nazaré...eu tava na praça Frei Caetano Brandão

a Manga caiu bem...mais bem perto da minha cabeça...ela bateu proximo ao meu pé

cissa
April 29th, 2009, 07:04 PM
Quando eu morava em SP tinha um amigo que morava na Lapa, e na frente da casa dele tinha uma árvore de jaca (jaqueira?), cuja vaga adjacente estava sempre vazia. Imagina cair uma jaca em cima do carro?

dricobel
April 29th, 2009, 07:25 PM
^^

prejuizo na certa! ainda mais pelas proporções da fruta :lol:

Lucas Barros
April 29th, 2009, 07:37 PM
Mas com as mangueiras não se sente calor no Bairro de Nazare.

Scantlebury2
April 30th, 2009, 12:16 AM
uma vez no CIRiO de Nazaré...eu tava na praça Frei Caetano Brandão

a Manga caiu bem...mais bem perto da minha cabeça...ela bateu proximo ao meu pé

Já caiu uma bem do meu lado. Chega eu gelei :D

Acho que todo mundo aqui já tem algum caso pra contar sobre as mangueirosas :D

flaino
April 30th, 2009, 02:44 PM
Mangueiras estou a favor! :)

dricobel
May 8th, 2009, 03:08 PM
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou ontem, a primeira operação de poda com um novo equipamento chamado Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA). De acordo com o titular da Semma, José Carlos Lima - que acompanhou o trabalho dos servidores da secretaria com o PTA - a utilização do maquinário 'atende a preocupação dos servidores do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) de conciliar o trabalho de poda em árvores localizadas nas praças e outros locais da cidade, com o menor transtorno e incômodo possível à população', pois, de acordo com o secretário, 'o PTA pode atingir uma altura de até 40 metros e se desloca em espaços em que os caminhões Munck e Sky não conseguem'.

As primeiras árvores onde os agentes de poda, os 'podadores' da Semma, trabalharam com o PTA, foram uma samaumeira e uma mangueira localizadas na avenida Generalíssimo Deodoro, entre as avenidas Nazaré e Brás de Aguiar. Para o engenheiro agrônomo Paulo Porto, chefe da Divisão de Poda do DAVP, a experiência foi satisfatória e o saldo, positivo.

'Esta é mais uma forma de exercermos a nossa atividade, que muitas vezes exige o desligamento da energia elétrica e o máximo de segurança dos nossos servidores, de maneira que os moradores de Belém tomem o mínimo de conhecimento e não se sintam, mesmo que temporariamente, prejudicados nas suas tarefas diárias, sobretudo nos dias úteis. O PTA visa a auxiliar na poda e vai ser mais um aliado no nosso trabalho', define Porto.

www.orm.com.br

Scantlebury2
May 16th, 2009, 03:02 PM
Ouvi dizer esses dias que a árvore encontrada em maior quantidade em Belém é o Ficus, não as mangueiras, e que tem até lei já querendo acabar com o plantio dessas árvores porque as raízes destroem calçadas, tubulações...Lá do lado da minha casa mesmo tinha uma na calçada do vizinho e a raíz estava saindo por debaixo da minha casa.

http://images.teamsugar.com/files/users/6/61259/47_2007/ficus%20benjamina%20033.preview.jpg

Scantlebury2
May 16th, 2009, 03:04 PM
O que tem muito aqui também é castanhola/castanheira

http://www3.moe.edu.sg/edumall/tl/digital_resources/geog/images/sea%20almond.jpg

dricobel
May 16th, 2009, 03:05 PM
Ouvi dizer esses dias que a árvore encontrada em maior quantidade em Belém é o Ficus, não as mangueiras, e que tem até lei já querendo acabar com o plantio dessas árvores porque as raízes destroem calçadas, tubulações...Lá do lado da minha casa mesmo tinha uma na calçada do vizinho e a raíz estava saindo por debaixo da minha casa.

http://images.teamsugar.com/files/users/6/61259/47_2007/ficus%20benjamina%20033.preview.jpg

na frente da minha casa tinha uma dessas, como cresceu muito, mandamos tirar!

Sr.França
May 16th, 2009, 09:19 PM
^^ Ouvi dizer que a chegada deste tipo de árvore aqui foi semelhante a história que contam sobre a chegada daqueles caramujos africanos que são umas pragas. Os moluscos chegaram por engano, pois pensavam que era uma espécie comestível, tipo o escargot. Despresíveis, foram jogados fora no meio e a partir daí foram se reproduzindo.

Com esta espécie de planta aconteceu algo semelhante. Trouxeram a figueira que não "dá frutos"(Ficus Bejamina-a planta da foto) em vez da fiqueira que dá frutos(Ficus Carica).

Eu sei isso, mas não sei se são verdades ou lendas, iguais as amazônicas.

Ap_Recife
May 16th, 2009, 09:28 PM
As mangueiras podem não ser adequadas para arborização, mas que dão um fruto delicioso, isso elas dão.:lol:

dricobel
May 17th, 2009, 04:01 AM
^^

verdade! :)

Farol da Barra
May 18th, 2009, 07:06 AM
Achei bem interessante a matéria sobre arborização nas cidades.

dricobel
June 17th, 2009, 05:24 PM
Uma vez vi um vídeio ilustrando as ruas de Belém sem a mangueiras, seria desastroso!

Sr.França
June 17th, 2009, 05:59 PM
^^ Nossa. Não consigo nem imaginar as tradicionais ruas de Belém sem a sua ornamentação.

Lucas Barros
June 18th, 2009, 02:22 AM
Seria uma cidade sem a beleza das mangueiras