View Full Version : Belém acorda envolta em frio e nevoeiro

dricobel
April 15th, 2008, 08:05 PM
Clima
Baixa temperatura, umidade alta e ventos calmos são causa do fenômeno

http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/nevoeiro.jpg Belém amanheceu sob um forte nevoeiro ontem. Por volta das seis horas da manhã, a visibilidade ficou reduzida por cerca de meia hora e os motoristas tiveram que acender os faróis para evitar acidentes. Segundo informações do 2º Distrito de Meteorologia, esta é a segunda vez que ocorre o fenômeno na cidade este ano.
De acordo com José Raimundo Souza, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia no Pará, o nevoeiro é resultado da combinação de ventos calmos, declínio de temperatura e umidade alta. 'Não é todos os dias que ocorre em Belém, mas é um fenômeno normal, tanto em épocas chuvosas como em outros períodos do ano', observa.
Ele afirma ainda que a fumaça também pode fazer com que as nuvens cheguem até o solo, resultando em nevoeiros. 'A combinação de ventos calmos com umidade alta e fumaça resulta em nevoeiros, mais comuns em estradas', diz.
Além dos nevoeiros, o coordenador ressalta que a névoa úmida também é um fenômeno comum. 'A diferença está na visibilidade, porque o nevoeiro pode ser muito ou pouco denso. Quando é muito forte, pode impedir até pousos e decolagens de aviões.'
Ainda segundo o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia no Pará, o nevoeiro que cobriu Belém na manhã de ontem foi considerado fraco. 'A visibilidade ficou em torno de mil metros, que não é considerada baixa o suficiente para impedir pousos e decolagens', diz.
Ele afirma que os nevoeiros são mais comuns na região Sul e em São Paulo, mas que ocorrem também nas outras regiões do País. 'Não é comum, mas é normal ocorrer tanto nevoeiros quanto névoas úmidas em Belém, basta que se tenha a combinação desses três fatores: ventos calmos, alta umidade e declínio de temperatura', garante.

Fonte: Portal ORM

Sr. Jirau
April 15th, 2008, 09:31 PM
:lol::lol::lol::lol::lol:

FRIO E NEVOEIRO??

Nevoeiro foi, mas frio jamais.. Belém amanheceu com temperatura mínima de 24ºC hoje! :) Normal para a cidade em qualquer época do ano.

dricobel
April 15th, 2008, 09:44 PM
^^

É também não sei de onde tiraram esse frio, se fosse durante a noite seria outra história, já que quase toda noite está chovendo.
Essa foi reportagem foi referente ao dia de ontem.

ssc.fernandes
April 15th, 2008, 09:52 PM
pow...nem vi isso! moro no 15 andar!! a visão deveria ser otima..pena que acordei quase meio dia. hahahahaa

dricobel
April 15th, 2008, 09:59 PM
^^

vida boa em :lol:

TiagoSS
April 15th, 2008, 10:10 PM
Putz! Pensei que iria encontrar imagens e artigo da baixíssima temperatura, ou ainda, da neve em Belém,. Algo entorno de 7°C ou abaixo de 0°C. kkkkkkkk. QUe decepção! Não vi frio nenhum numa temperatura de 24°. Só se for em Belém!?:D

dricobel
April 15th, 2008, 10:35 PM
^^

deixa os 24°c mesmo :lol:

O Natalense
April 15th, 2008, 10:40 PM
24º C em Belém ?
Morreram quantos de hipotermia ?

:D Olha, quem fala !

Bucs
April 15th, 2008, 10:50 PM
:hahaha: Pô, Drico! Eu achando que uma frente fria tinha varado o Equador...

Mas... Isso é nevoeiro ou nuvem baixa? Parece mais nuvens baixas.

dricobel
April 15th, 2008, 10:54 PM
^^

:lol:

não chega a ser a região serrana do Rio :), mas tem lá sua nevua :lol:

Esse fenômeno é decorrente da grande umidade!

Manauense
April 15th, 2008, 11:00 PM
Se em Belém as pessoas sentiram frio com 24º, então a população de Manaus já deve ter morrido com hipotermia, pois hoje a temperatura mínima da capital amazonense foi de 22º (quanto frio, hein?!) :lol:

Bucs
April 15th, 2008, 11:01 PM
^^ Sim, hoje mesmo, quando olhei pela janela logo cedo, estava uma névoa muito densa. Mal conseguia ver as montanhas.

dricobel
April 15th, 2008, 11:03 PM
24º C em Belém ?

as vezes durante a noite :), de dia é um inferno :cool:

Bucs
April 15th, 2008, 11:05 PM
Se em Belém as pessoas sentiram frio com 24º, então a população de Manaus já deve ter morrido com hipotermia, pois hoje a temperatura mínima da capital amazonense foi de 22º (quanto frio, hein?!) :lol:

22°C, jura? A mínima aqui foi de 19°C.

Visconde de Mauá tem previsão pra 7°C/21°C em pleno abril. :D
Nova Friburgo 6°C/20°C,

dricobel
April 15th, 2008, 11:09 PM
Se bem que olhando a reportagem, lá não cita a tempatura, foi o forista Amazon-Man quem citou a temperatura de 24°c de hoje, essa reportagem é de hoje, porém referente ao dia de ontem.

PedroLacerda
April 15th, 2008, 11:13 PM
Aff!!
hahaha
e eu acordo com 24°C e chuva e um abafado horrivel ¬¬"

Sublime
April 15th, 2008, 11:13 PM
só para informacao- a menor temperatura registrada em belem foi de 17,6 não sei informar o ano e nem o mes .

dricobel
April 15th, 2008, 11:15 PM
Acho que ninguem leu a reportagem :ohno:

Bucs
April 15th, 2008, 11:22 PM
^^ A tendência é esfriar mais pro fim do mês.

http://img365.imageshack.us/img365/218/belemhl7.png

:D
http://img225.imageshack.us/img225/8751/riodejaneirook4.png

dricobel
April 15th, 2008, 11:24 PM
^^

Aonde você conseguiu essa tabela Terrormachine?

sera uma queda brusca na temperatura :lol::lol:, belenenses preparem seu agasalhos :lol::lol:

Bucs
April 15th, 2008, 11:26 PM
^^ Agroclima, é um canal do Climatempo. Eles costumam errar um bocado, entretanto. :lol:

13°C pra cá em abril e 21°C aí.

dricobel
April 15th, 2008, 11:31 PM
^^

notei :lol:

Alexandre Lima
April 15th, 2008, 11:32 PM
22° é friíssimo para os padrões de Manaus. Talvez é como se fosse os 12° que faz aqui em GYN na é poca do frio, já que a temperatura mínima normal é em torno de 18-20°.

Talvez em Belém a sensação térmica seja semelhante a de Manaus!!!

Bucs
April 15th, 2008, 11:34 PM
A menor registrada em abril aqui foi de 15,9°C em 2000.

Manauense
April 15th, 2008, 11:46 PM
Previsão do tempo para Belém-PA

--------------------------------------------------------------------------

Quarta, 16 de abril de 2008

NUBLADO A ENCOBERTO COM CHUVA.

TEMPERATURA: ESTÁVEL MAX.: 30°C MIN.: 23°C
VENTO DIREÇÃO: NE-E
INTENSIDADE: CALMOS/FRACOS
NASCER DO SOL: 06:11h - OCASO DO SOL: 18:16h

Quinta, 17 de abril de 2008

ENCOBERTO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA.

TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 30°C MIN.: 23°C
NASCER DO SOL: 06:11h - OCASO DO SOL: 18:15h

Sexta, 18 de abril de 2008

NUBLADO A ENCOBERTO COM CHUVA.

TEMPERATURA: ESTÁVEL MAX.: 30°C MIN.: 23°C
NASCER DO SOL: 06:11h - OCASO DO SOL: 18:15h

Fonte:
http://www.inmet.gov.br/html/prev_tempo.php?lnk=../prev_clima_tempo/capitais_p.html

dricobel
April 15th, 2008, 11:51 PM
nesse momento chove muito em Belém!!! Tenho que sair para faculdade e estou preso no trabalho, por causa da chuva :ohno:

Raul Neto
April 16th, 2008, 12:03 AM
Adoro Belém, mas bem que poderia ser mais fresca, uns dez graus a menos por uma parte do ano ajudavam muito. Das vezes que visitei a capital paraense tudo me agradou, menos o calor, o calor, o calor inclemente e em qualquer época do ano.

dricobel
April 16th, 2008, 12:05 AM
^^

é questão de costume neto, nada que um ar condicionado não resolva :lol:

Sr. Jirau
April 16th, 2008, 12:15 AM
Para não restar mais dúvidas: Aqui vão os históricos de temperatura e mais algumas variáveis do tempo do METAR nos dias 14 e 15 deste mês em Belém.

Para quem não sabe ou não acredita, é super normal acontecer neblina com uma noite quente, onde a temperatura do ar possa estar em 24ºC por exemplo. Aqui no aeroporto é muito comum acontecer nevoeiros por lá, inda mais nos meses chuvosos, pois o mesmo se localiza perto do Rio Madeira, daí de noite com o céu claro e com a alta umidade, é possível observar ao horizonte na direção do rio o nevoeiro se formando e quando o vento sopra na direção noroeste/oeste é fatal! O nevoeiro invade a pista do aeroporto e, caso as cabeçeiras das mesmas não tenham visibilidade mínima para pouso e decolagem de aviões o aeroporto é fechado! Detalhe, nevoeiro aqui também não é muito frequente na cidade, mas no aeroporto é uma coisa super normal! O nevoeiro invade o mesmo e se dissipa por lá na maioria das vezes.

Semana passada mesmo, estava eu lá com meu colega que trampa lá de madrugada, nunca imaginaria formar neblina naquele calor que fazia aquela noite.. de repente, lá pelas quase 3 da madrugada, vem do nada a neblina. Por sorte nesse dia, a neblina não oi intensa, então pousaram e decolaram aviões normalmente. Fazia 24ºC também.

Bom, vamos as fotos das provas;
Observem o traçejado vermelho:

BELÉM, DIA 14-05-2008
http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/belem14.jpg

BELÉM, DIA 15-05-2008
http://i2.photobucket.com/albums/y41/Diego1985/belem15.jpg

Bucs
April 16th, 2008, 12:19 AM
Adoro Belém, mas bem que poderia ser mais fresca, uns dez graus a menos por uma parte do ano ajudavam muito. Das vezes que visitei a capital paraense tudo me agradou, menos o calor, o calor, o calor inclemente e em qualquer época do ano.

Depende. Dez graus na média anual?! Se sim, seria tão fria quanto Curitiba no inverno.

De onde você é, Raul? Você é daqui do Rio, não?!

ssc.fernandes
April 16th, 2008, 01:40 AM
^^

vida boa em :lol:

hahahahaha...realmente é!
mais é pq xego todo dia tarde da FACULDADE e vou dormi lá p/ 2 da manha...ai fik complicado acorda haahahah
:lol::lol:

CH
April 16th, 2008, 02:50 AM
24º C em Belém ?

Eu sou um que morro de hipotermia quando a temperatura está abaixo dos 25ºC.
Fico me tremendo de frio e me empacoto todo.
hehehe

odilsons
April 16th, 2008, 04:09 AM
Para os paraense esse período de chuvas é chamado de inverno. Na realidade nós não temos inverno, nem as quatro estações do ano bem definidas como ocorre no sul do Brasil. Temos um período chuvoso que amenizam um pouco o calor, mas não chega a fazer frio. Com as chuvas, cai um pouco a temperatura máxima para 28 e 29ºC. A mínima, aqui em Belém, sempre foi de 22, 23, 24ºC. Agora o pessoal do sul reclama do calor da nossa terra e diz que gosta mais do frio. Se gostasse mesmo do frio não se protegia dele, usando roupas e cobertores grossas, aquecedor em casa, água quente para tomar banho, etc. Na realidade ninguem gosta nem de calor e nem de frio.

dricobel
April 16th, 2008, 01:50 PM
Fotos feitas hoje pela manhã as 06:20hs, quando eu saia para o trabalho, bairro da Cidade Nova - Ananindeua na Região Metropolitana de Belém.

Tv. WE 21 Cidade Nova 5
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/Imagem002.jpg

Av. SN 17 , sentido Arterial 18
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/Imagem003.jpg

Av. SN 17, próximo ao Shopping Formosa
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/Imagem004.jpg

Av. SN 17 Cidade Nova 4
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/Imagem005.jpg

Tv WE 21 Cidade Nova 5
http://i245.photobucket.com/albums/gg55/Drico-bel/Imagem006.jpg

Sr. Jirau
April 16th, 2008, 02:11 PM
^^

Belo nevoeiro, heim!! :D
Bem denso! Valew pelas fotos! :okay:

sdçs..

dricobel
April 16th, 2008, 02:19 PM
^^

Tá mais para umidade :lol:

Raul Neto
April 16th, 2008, 02:53 PM
Depende. Dez graus na média anual?! Se sim, seria tão fria quanto Curitiba no inverno.

De onde você é, Raul? Você é daqui do Rio, não?!
Moro no Rio mas fui criado em São Paulo. No caso de Belém, o calor é diferente não sei porque. É como alto verão o ano inteiro, já estive em Belém em três ocasiões e o calor é igual, muito, muito abafado. Não chega a ser Manaus, que é de matar, mas é muito quente, há momentos que desanima caminhar. Uma pena pois a cidade é muito linda, apesar de não ter praias urbanas, prefiro-a à Fortaleza. Na verdade, não gosto nada de calor, para mim 25º é o máximo que considero razoável.

dricobel
April 16th, 2008, 03:12 PM
^^

você esteve aqui em que época do ano Raul?

Bucs
April 16th, 2008, 03:37 PM
Moro no Rio mas fui criado em São Paulo. No caso de Belém, o calor é diferente não sei porque. É como alto verão o ano inteiro, já estive em Belém em três ocasiões e o calor é igual, muito, muito abafado. Não chega a ser Manaus, que é de matar, mas é muito quente, há momentos que desanima caminhar. Uma pena pois a cidade é muito linda, apesar de não ter praias urbanas, prefiro-a à Fortaleza. Na verdade, não gosto nada de calor, para mim 25º é o máximo que considero razoável.

Lá é 'pior' porque é extremamente úmido.

E haha... :D

http://img178.imageshack.us/img178/1958/wtf2zs0.png

Marcelo Massulo
April 16th, 2008, 03:45 PM
Para os paraense esse período de chuvas é chamado de inverno. Na realidade nós não temos inverno, nem as quatro estações do ano bem definidas como ocorre no sul do Brasil. Temos um período chuvoso que amenizam um pouco o calor, mas não chega a fazer frio. Com as chuvas, cai um pouco a temperatura máxima para 28 e 29ºC. A mínima, aqui em Belém, sempre foi de 22, 23, 24ºC. Agora o pessoal do sul reclama do calor da nossa terra e diz que gosta mais do frio. Se gostasse mesmo do frio não se protegia dele, usando roupas e cobertores grossas, aquecedor em casa, água quente para tomar banho, etc. Na realidade ninguem gosta nem de calor e nem de frio.

Odilson,

Escreveste um comentário bem sensato. As temperaturas de Belém não são tão elevadas. O que mata é a sensação térmica que é a combinação de temperatura alta (32ºC e 33ºC) com elevada umidade. E as mínimas sempre giram em torno de 22º a 25º dependendo da época do ano.

É muito comum associar o frio a desenvolvimento e a civilidade, então todos gostam de dizer que em suas cidade faz frio. Qual o problema de conviver com o calor?

Basta se adequar usando roupas apropriadas e utilizar ventilador e ar condicionado.

Concordo contigo que ninguém gosta de frio ou calor excessivos, mas quem mora em cidades frias utiliza esse argumento de uma forma meio "eu sou superior" :ohno:

dricobel
April 16th, 2008, 03:50 PM
^^

Complementando o que você disse. O que pode ser quente para pessoas de algumas regiões, pode ser frio para nós. Afinal são regiões com climas diferentes.
Isso é questão de costume!

Rafael_Rosato
April 16th, 2008, 08:38 PM
Uma pergunta... não é comum nevoeiros em Belem não?? Até onde eu sei, não precisa ser frio pra ter...
(o povo aqui se empolgou no clima :lol:)

Adoro nevoeiros... em Pvh eu morava na zona sul, e um temponinho em direção a leste/norte... dava pra ver o centro com o nevoeiro cobrindo os prediozinhos :D, achava o maximo(qndo pegavamos a estrada, chavamos de serração) eu chamo de neblina :D (se não me engano é tudo a mesma coisa) ... aqui me empolgo igual... tbm me empolgo quando tem geada :crazy: ...

Sr. Jirau
April 16th, 2008, 10:24 PM
^^

Exatamente.. que nem falei pra ti num post passado, não precisa do frio não para ter neblina.. basta ter bastante umidade e céu claro com pouco ou nenhum vento.

sdçs..

Alexandre Lima
April 16th, 2008, 11:20 PM
Adoro nevoeiros e o friozinho que vem junto!!!

Aqui em Gyn é comum no inverno!!!:)

dricobel
April 17th, 2008, 03:28 AM
Aqui no Pará creio que a cidade mais fria seja a Vila de Carajás, fica no alto da serra :)

odilsons
April 18th, 2008, 03:28 AM
Aqui no Pará um lugar que cheguei a sentir frio de madrugada foi na cidade de Peixe-boi no Nordeste do Pará, isso na década de 60. Atualmente com o desmatamento por que passou todo o Nordeste paraense, talvez as coisas tenham mudado.

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 05:04 AM
^^ Entregou a idade neh :lol: ...

Manauense
April 18th, 2008, 06:31 AM
Aqui no Pará creio que a cidade mais fria seja a Vila de Carajás, fica no alto da serra :)

No Amazonas eu senti muito frio em Boca do Acre (cidade que fica muito próxima da divisa do Amazonas com o Acre), no ano de 2001. Houve uma frente fria que atingiu o sul da Amazônia, provocando que as temperaturas despencassem. Adorei sentir frio no meio da Amazônia! :lol:

Sr. Jirau
April 18th, 2008, 06:36 AM
^^

Foi essa Frente Fria que trouxe as temperaturas mais baixas em Porto Velho nessa década até agora. Nesse dia aí fez mínima de 13ºC e máxima de 16ºC aqui, um espetáculo! Da minha vida, só perde pra 94, quando fez 11ºC aqui. :)

sdçs..

Rafael_Rosato
April 18th, 2008, 06:38 AM
^^ então foi essa de 94 meeesmo... eu era pequenininho... mas foi um friu tão grande... So lembro do frio e eu embaixo dos cobertores :yes:

odilsons
April 19th, 2008, 05:08 AM
^^ Entregou a idade neh :lol: ...

É! Entreguei a idade cronológica! Eu não me preocupo em esconder minha idade! O importante para mim é estar bem de saúde e comigo mesmo. O tempo, assim como detona muitas pessoas físicamente e emocionalmente (o que não é o meu caso); nos deixa mais preparado para enfrentar as adversidades da vida. Comigo o tempo tem sido camarada!

dricobel
April 19th, 2008, 05:12 AM
^^

disse tudo! :)

Rafael_Rosato
April 19th, 2008, 07:22 AM
É! Entreguei a idade cronológica! Eu não me preocupo em esconder minha idade! O importante para mim é estar bem de saúde e comigo mesmo. O tempo, assim como detona muitas pessoas físicamente e emocionalmente (o que não é o meu caso); nos deixa mais preparado para enfrentar as adversidades da vida. Comigo o tempo tem sido camarada!

Adoro gente assim :yes: ... que sabe usar a idade(cronologica) a seu favor e não contra... :D

Falou tudo mesmo!

Bucs
April 19th, 2008, 07:29 AM
:lol: O povo sentindo frio na Amazônia. :okay:

Rafael_Rosato
April 19th, 2008, 07:50 AM
^^ tem lugares que faz frio sim tah!!! :tongue:

fialho
April 19th, 2008, 08:36 AM
^^

E mais do que no Rio. :poke:

Davizão AC
April 19th, 2008, 08:42 AM
^^

É verdade, pelo menos o frio que faz aqui em Rio Branco é maior que no Rio de Janeiro. Já comparei a temperatura daqui com a de lá em várias friagens ao longo dos anos e sempre a temperatura daqui fica 1 ou mais graus a menos.

Rafael_Rosato
April 19th, 2008, 08:51 AM
^^ tbm ja fiz isso :nuts: :lol: comparando mais com Pvh, tbm com Rio Branco... (qndo nao aparece no jornal a temperatura de Pvh, eu olho a de Rio Branco... mas primeiro olho pra Curitiba :D dpois pra Pvh)

Na verdade, depende da massa de ar frio, se ela for mair pro litoral, no Rio ela vem mais forte, se for mais pro interior do continente, ela vai mais forte pra Ro, Ac, Mt... (a diferença é sempre pouca, acredito que a proporção das massas polares q vão pro continente prevalecem... nao sei)

Mas se tratando de calor, acho que pelo menos o sul da amazonia é fraquinho perto do Rio :yes:

Nunez
April 19th, 2008, 08:55 AM
Que lindo!! Difícil ver isso por aqui. Um amigo meu me disse que esses dias estavam amanhecendo assim... Vou começar a acordar 6h hehehe

Nunez
April 19th, 2008, 09:03 AM
...

fialho
April 19th, 2008, 09:49 AM
É verdade, pelo menos o frio que faz aqui em Rio Branco é maior que no Rio de Janeiro. Já comparei a temperatura daqui com a de lá em várias friagens ao longo dos anos e sempre a temperatura daqui fica 1 ou mais graus a menos.

Pois é, não tenho dados oficiais, mas já passei longos períodos no Rio, boa parte deles em épocas de frio, e meu comentário foi baseado nisso.

dricobel
April 19th, 2008, 05:29 PM
Que lindo!! Difícil ver isso por aqui. Um amigo meu me disse que esses dias estavam amanhecendo assim... Vou começar a acordar 6h hehehe

fiz fotos essa semana, estão na página 2 :)

Nunez
April 19th, 2008, 06:23 PM
^
Pois é, eu tava me referindo às fotos hehe! :D

Rondon
April 19th, 2008, 06:26 PM
Um lugar que vc solta aquela fumaça pela boca quando está frio é Vilhena... me faz lembrar dos filmes...

Bucs
April 19th, 2008, 06:31 PM

^^ tem lugares que faz frio sim tah!!! :tongue:

^^

Assumerei que esteja falando do Estado do Rio de Janeiro.

^^ Então tá okay. Frio na amazônia chega perto disso? :nuts:

-13,5°C
http://aventure-se.ig.com.br/galerias/0001-0100/23/242-foto.jpg
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia147.png
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia142.jpg
http://img386.imageshack.us/img386/5394/itatiaiageada500bv6.jpg
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia142-1.jpg
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia146.png
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia60.png
http://img504.imageshack.us/img504/2493/neve2vr1.jpg
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia33.png

:nocrook::nocrook::nocrook: Hehe.

Mas sério, cara... Você quer comparar uma cidade de 6 milhões de habitantes como uma ilha de calor desse tamanho com Porto Velho? Se for assim, PHV é mais fria que São Paulo também. :lol: PHV tem a média anual de 25°C contra 23°C do Rio. Portanto, não. Porto Velho não é mais amena que o Rio. A mínima absoluta, a nível do mar no Rio é de 4°C, 1°C no ADBV e negativa na Floresta da Tijuca. A diferença são nas médias máximas. O Rio, por ser mais temperado, registra temperaturas absolutas mais extremas. POA, por exemplo, registra acima dos 40°C quase todo ano. E outra, Vilhena tá a 600m de altitude e ainda tem um clima equatorial.

Eu registrei 7,8°C aqui na ZO ano passado. Qual foi a menor temperatura aí?

Um lugar que vc solta aquela fumaça pela boca quando está frio é Vilhena... me faz lembrar dos filmes...

:lol: Até aqui no Rio isso acontece. É o choque entre o ar quente e o ar frio.

Rondon
April 19th, 2008, 06:33 PM
^^ Mas quem falou de Porto Velho?

Pode conferir, eu falei de Vilhena, município situado a cerca de 700 km de Porto Velho, com população de 70 mil habitantes e 800 milhões de PIB. É um dos municípios mais altos de Rondônia, o que lhe garante um clima "mais ameno"

E eu nem editei...

Rondon
April 19th, 2008, 06:35 PM
http://www.google.com//mapdata?Point=b&Point.latitude_e6=4284135737&Point.longitude_e6=4231677011&Point.iconid=4294967295&Point=e&latitude_e6=4284135737&longitude_e6=4231677011&zl=12&w=304&h=156&cc=BR&min_priority=1

Rondon
April 19th, 2008, 06:38 PM
Terrormachine, vc está se enrolando todo...

Eu não me referi ao Rio, eu estou pouquíssimo interessado em fazer comparações, eu postei agora neste thread pq as pessoas estavam falando dos lugares que fazem frio (quem está se referindo ao Rio são os acreanos)

Rondon
April 19th, 2008, 06:43 PM
Será que um dia vou ver o Pão de Açúcar ou o Corcovado coberto de neve, que nem os Andes???

:D:D:D:D:D

Tô brincando hein :D

CH
April 19th, 2008, 06:52 PM
@Terrormachine: Não pelo fato de estar frio...mas nós estamos acustumados a uma temperatura e um pouco mais alta, relativamente por aqui uns 32ºC é ótimo pra quem mora em Belém, pra mim, baixou dos 25ºC eu tô me tremendo de frio, é questão de custume mesmo, nada de extraordinário.

Bucs
April 19th, 2008, 06:57 PM
^^ Mas quem falou de Porto Velho?

Pode conferir, eu falei de Vilhena, município situado a cerca de 700 km de Porto Velho, com população de 70 mil habitantes e 800 milhões de PIB. É um dos municípios mais altos de Rondônia, o que lhe garante um clima "mais ameno"

E eu nem editei...

Terrormachine, vc está se enrolando todo...

Eu não me referi ao Rio, eu estou pouquíssimo interessado em fazer comparações, eu postei agora neste thread pq as pessoas estavam falando dos lugares que fazem frio (quem está se referindo ao Rio são os acreanos)

Não, Rondon, eu falava do fialho. Eu sei que você não comparou. :okay: Relaxa! Foi mal se pareceu que era com você.

Será que um dia vou ver o Pão de Açúcar ou o Corcovado coberto de neve, que nem os Andes???

:D:D:D:D:D

Tô brincando hein :D

Haha, ué, Miami já nevou. :nocrook:

@Terrormachine: Não pelo fato de estar frio...mas nós estamos acustumados a uma temperatura e um pouco mais alta, relativamente por aqui uns 32ºC é ótimo pra quem mora em Belém, pra mim, baixou dos 25ºC eu tô me tremendo de frio, é questão de custume mesmo, nada de extraordinário.

Eu sei, CH! É que o cara quis comparar uma cidade no meio do clima equatorial na Amazônia com uma outra de 6 milhões de habitantes e numa latitude 22°S. :okay:

Rondon
April 19th, 2008, 07:00 PM
É, Terror, eu também achei que vc tinha me confundido :D
huahauahauahau

Bucs
April 19th, 2008, 07:01 PM
^^ O cara quer comparar PHV e Rio Branco com o Rio. Dizendo que sentiu mais frio em Rio Branco que no Rio. :nuts: Eu tô querendo saber quais foram as mínimas absolutas nessas duas cidades ano passado. Alguém saberia?!

fialho
April 19th, 2008, 07:03 PM

Mas sério, cara... Você quer comparar uma cidade de 6 milhões de habitantes como uma ilha de calor desse tamanho com Porto Velho? Se for assim, PHV é mais fria que São Paulo também. :lol: PHV tem a média anual de 25°C contra 23°C do Rio. Portanto, não. Porto Velho não é mais amena que o Rio. A mínima absoluta, a nível do mar no Rio é de 4°C, 1°C no ADBV e negativa na Floresta da Tijuca. A diferença são nas médias máximas. O Rio, por ser mais temperado, registra temperaturas absolutas mais extremas. POA, por exemplo, registra acima dos 40°C quase todo ano. E outra, Vilhena tá a 600m de altitude e ainda tem um clima equatorial.

Não falava do estado, e sim da capital. Também não quis promover uma disputa de qual cidade faz mais frio - meio bobo, não? - , o sentido da minha frase é fácil de perceber, mas como parece que não foi entendido, ressalto: muitas vezes, faz mais frio em cidades da Amazônia do que na cidade do Rio de Janeiro. Você comentou com surpresa o fato de fazer frio na Amazônia, estamos mostrando que não é pra tanto, é algo comum.

Bucs
April 19th, 2008, 07:13 PM
muitas vezes, faz mais frio em cidades da Amazônia do que na cidade do Rio de Janeiro.

Não é disputa, fialho. Eu só gostaria de esclarecer. Quais e quando, exatamente? Você diz em médias mínimas ou temperaturas absolutas? Eu gostaria de saber quais cidades na Amazônia têm uma média inferior a da cidade do Rio de Janeiro.

Eu repito, a menor registrada por mim ano passado foi de 7,8°C e gostaria de saber a menor em Rio Branco.

Mínimas registradas hoje nas capitais:

PORTO ALEGRE 7,2 °C
CURITIBA 7,6 °C
RIO DE JANEIRO 8,7 °C
SAO PAULO 9,4 °C
BELO HORIZONTE 10,6 °C
FLORIANOPOLIS 11,4 °C
CAMPO GRANDE 11,7 °C
BRASILIA 12,1 °C
RIO BRANCO 14,4 °C
VITORIA 15,5 °C
GOIANIA 16,3 °C
PORTO VELHO 16,6 °C
TERESINA 18,7 °C
CUIABA 19,2 °C
NATAL 19,4 °C
SALVADOR 19,5 °C
ARACAJU 20,8 °C
MANAUS 20,9 °C
RECIFE 21,1 °C
JOAO PESSOA 21,1 °C
BELEM 21,5 °C
FORTALEZA 22,8 °C
BOA VISTA 23,2 °C
SAO LUIS 23,2 °C
MACAPA 23,5 °C
PALMAS 24,0 °C

- INMET

:okay:

fialho
April 19th, 2008, 07:20 PM
^^

Terror, a questão das médias quem pode lhe responder é o Davi, ele que fez esta citação. Dê uma olhada, você está confundindo todo mundo. Meu comentário foi baseado na percepção que tive dos dias de frio na cidade do Rio de Janeiro, não em registros de mínimas absolutas.

dricobel
April 19th, 2008, 07:45 PM
nada é impossivel, que lembra o ano em que nevou no Marrocos, em pleno deserto??

Bucs
April 19th, 2008, 07:48 PM
nada é impossivel, que lembra o ano em que nevou no Marrocos, em pleno deserto??

^^ E já nevou em Hong Kong. :D

Só que um tinha o Canadá logo acima (Miami, no caso) e o outro tem logo a Sibéria despejando frio. As nossas vêm lá da Antártica e até chegar aqui, já enfraqueceram muito. E outros milhões de fatores como umidade, pressão atmosférica, ventos e principalmente, a falta de temperaturas negativas.

Marrocos:
http://www.liste-tourisme-maroc.com/blog/lago-tisli-imilchil-2.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6f/Ifrane_snow.jpg/350px-Ifrane_snow.jpg

Austrália:
http://www.smh.com.au/ffximage/2007/04/13/the_best300,0.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1378/1114510073_59386f01ef.jpg

Quênia:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/07/Krapf_rognon_and_glacier_after_snowstorm.jpg/800px-Krapf_rognon_and_glacier_after_snowstorm.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/73/Pt_Thomson_Batian_Nelion_Mt_Kenya.JPG/800px-Pt_Thomson_Batian_Nelion_Mt_Kenya.JPG

Indonésia:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Puncak_Jaya_icecap_1936.jpg

Neve é muito mais comum na Austrália, Marrocos, Argélia, México, Colômbia, Venezuela do que no Brasil.

dricobel
April 19th, 2008, 07:52 PM
^^

não esqueça a cordilheira dos andes ao lado de estados com AC, RO e AM.

dricobel
April 19th, 2008, 07:55 PM
olhem essa reportagem

Uma curta chuva de granizo, acompanhada de vento forte, assustou os moradores do conjunto Catalina, no bairro do Benguí, no final da tarde de sexta-feira (31). De acordo com o centro de Meteorologia do Pará, é a primeira vez que é registrado este ano.

Segundo o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia, José Raimundo Abreu de Sousa, as nuvens cumulonimbus provavelmente deram origem às pedras de granizo que caíram durante cinco minutos na área do Benguí. Essas nuvens têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 23 quilômetros de altitude, sendo a média entre 9 e 12 km.

'As nuvens são formadas por gotas d’água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo que chegam a 20 centímetros', explicou.

De acordo com José Raimundo, a chuva de granizo não é um evento comum em Belém, mas já foi registrada outras vezes no Estado. 'Já aconteceu em outros anos na região, o mais recente foi em Ananindeua, onde houve até destelhamentos', disse o especialista.

Em outubro de 2005, São Félix do Xingu, município do sul do Pará, sofreu com o fênomeno. O granizo acompanhado de ventos intensos deixou vários imóveis destelhados e muita gente chegou a se machucar com a chuva, que durou quase uma hora.

'Mas os moradores não devem se assustar, porque o fênomeno acontece em pequena escala', completou Raimundo, explicando que Belém tem uma temperatura média de 30 graus, o que permite o descongelamento das pedras e faz com que elas cheguem à superfície em tamanho reduzido.

Fenômeno – O granizo é uma precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igual ou superior a 5mm.

O sólido é formado nas nuvens do tipo 'cumulonimbus', as quais se desenvolvem verticalmente e podem atingir alturas de até 1.600m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se ao atingirem as regiões mais elevadas.

O granizo, também conhecido por 'saraivada', é a precipitação de pedras de gelo, normalmente de forma esferóide, com diâmetro igual ou superior a 5mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Podem subdividir-se em dois tipos principais:

- gotas de chuvas congeladas ou flocos de neve quase inteiramente fundidos e recongelados;

- grânulos de neve envolvidos por uma camada delgada de gelo.

Os granizos grandes podem estragar plantações, furar tetos, amassar carros e quebrar pára-brisas. O recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, durante uma tempestade que matou 792 pessoas. As pedras de gelo pesavam quase 5kg e caiam com velocidades próximas de 150 metros por segundo. Ninguém soube explicar o evento, que ainda hoje é objeto de análise entre os especialistas.

http://www.radioliberal.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=283391

Redação Online / Foto de capa meramente ilustrativa

Bucs
April 19th, 2008, 08:01 PM
^^ Granizo não tem nada a ver com frio, Drico. Aqui chove granizo no verão. A última foi em 2006.

Lembra neve. :okay:
q-JBaFUkp7E

dricobel
April 19th, 2008, 08:03 PM
^^

é gelo também :nuts:

Davizão AC
April 19th, 2008, 08:03 PM
Não é disputa, fialho. Eu só gostaria de esclarecer. Quais e quando, exatamente? Você diz em médias mínimas ou temperaturas absolutas? Eu gostaria de saber quais cidades na Amazônia têm uma média inferior a da cidade do Rio de Janeiro.

Eu repito, a menor registrada por mim ano passado foi de 7,8°C e gostaria de saber a menor em Rio Branco.

O que me causa estranheza é o fato de você comentar sobre as pessoas sentirem frio em plena amazônia, sinal que você desconhece que na região sul da amazônia costumeiramente faz frio, não é nada de anormal. Todo ano durante o outono e inverno praticamente toda vez que chega frente fria no sul do país chega aqui também. E como o FIalho postou, não estamos aqui falando de mínimas absolutas - em Rio Branco já fez até 6ºC-. Não é comum fazer essa temperatura tão baixa aqui, mas também no Rio de Janeiro não é diferente. Agora, é muito comum sim todo os anos termos dias com temperatura abaixo de 18ºC e isso pra mim é frio, quer dizer que no Rio de Janeiro não é não? Agora, 25º C para nós daqui do Acre não é frio não, pois essa é justamente a média térmica anual do estado. Agira como o CH bem falou, lá pro pessoal de belém isso jé é considerado frio pra eles pois eles estão acostumados com temperaturas bem mais altas. O inverso pode acontecer também, uma pessoa do sul do país ficar se derretendo em Belém com uma temperatura de 28ºC enquanto que para o pessoal nativo de lá está normal. :okay:

Bucs
April 19th, 2008, 08:16 PM
^^

é gelo também :nuts:

Granizo é formado por poeira também, Drico. Não tem a ver com temperatura do ar do local em que cai o granizo. Tanto é que derrete logo quando cai.

O que me causa estranheza é o fato de você comentar sobre as pessoas sentirem frio em plena amazônia, sinal que você desconhece que na região sul da amazônia costumeiramente faz frio, não é nada de anormal.

Não, eu acompanho e sei que o sul da amazônia faz 'frio'.

Todo ano durante o outono e inverno praticamente toda vez que chega frente fria no sul do país chega aqui também.

Você quer dizer periodo de seca e chuva, certo? :cheers:

E como o FIalho postou, não estamos aqui falando de mínimas absolutas - em Rio Branco já fez até 6ºC-. Não é comum fazer essa temperatura tão baixa aqui, mas também no Rio de Janeiro não é diferente.

Como poderia afirmar? É bem costumeiro baixar dos 15°C aqui e muitas vezes baixa dos 10°C. Você é quem está mostrando total falta de informação ao imaginar que o Rio de Janeiro fica no nordeste e que as temperaturas são iguais o ano todo. Se 18 graus de latitude não fazem diferença, eu jogo tudo que eu sei (não é muito) sobre meteorologia e climatologia no lixo.

Agora, é muito comum sim todo os anos termos dias com temperatura abaixo de 18ºC e isso pra mim é frio, quer dizer que no Rio de Janeiro não é não?

Bom... Não, não necessariamente. De novo, O Rio de Janeiro não é Recife, Fortaleza ou João Pessoa. As pessoas estão acostumadas a dizer que carioca se veste todo de casaco de lã quando faz 18°C. Porém, esses 18°C aqui sentem como 14°C, 13°C e até menos, se bobear. Por exemplo, a sensação térmica em plena COPACABANA chegou a 3°C positivos ano passado.

Enfim, segue as médias máx./mín. do ADBV, aqui na capital em 2000.

30,4°C - 20,6°C
30,0°C - 20,2°C
29,0°C - 19,3°C
29,9°C - 19,9°C
27,2°C - 15,9°C
25,2°C - 15,0°C
22,5°C - 13,5°C
25,0°C - 15,0°C
25,1°C - 16,3°C
28,3°C - 18,7°C
27,7°C - 18,8°C
30,0°C - 20,0°C

Sensações Térmicas Minimas no Estado do Rio de Janeiro HOJE:
Fonte: Inmet

Na CAPITAL:

Estação de Copacabana(Forte Copacabana/Inmet):
Sensação Térmica chegou a 3,0°C

Estação de Marambaia:
Sensação Térmica chegou a 3,0°C

Estação de Jacarepaguá:
Sensação Térmica chegou a 4,0°C

Estação da Lagoa Rodrigo de Freitas:
Sensação Térmica chegou a 4,0°C

Estação da Escola Naval:
Sensação Térmica chegou a 5,0°C

Estação da Vila Militar:
Sensação Térmica chegou a 6,0°C

Estação do Maracanã:
Sensação Térmica chegou a 7,0°C

GRANDE RIO

Estação de Niterói:
Sensação Térmica chegou a 5,0°C

PETROPOLIS:

Estação do Pico do Couto:
Sensação Térmica chegou a -17,0°C
No momento(17:10) a sensação térmica lá é de -14,0°C na Rajada de Vento!!! he he he

TERESOPOLIS:

Estação de Teresópolis (Na Cidade):
Sensação Térmica chegou a -2,0°C

Vai lá... a nível do mar. Latitude 22°

:banana: :banana: :banana:

Post original:
http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=2180&start=920

odilsons
April 19th, 2008, 08:49 PM
Na Amazônia há locais que chegam a fazer frio! Por que não? Embora esteja em plena zona intertropical, que de um modo geral vai fazer com que as temperaturas sejam elevadas; há outros fatores que vão influênciar como altitude e a umidade. Muita gente pensa que a Amazônia toda é uma planície. Na realidade a verdadeira planície aparece somente ao longo do rio Amazonas. Grande parte da nossa região é constituída de planaltos. O planalto das Guianas, ao norte, se estendendo pelo AP, PA, RR e AM (onde está o ponto mais alto do Brasil - o pico da Neblia, com 3014m) e o planalto Central (que se estende pelo TO, PA, MT, RO e pequena parte do AM). Nos pontos mais elevados da região as temperaturas tendem a sem menores. Nos lugares onde a umidade e, consequêntemente a nebulosidade é menor, as temperaturas tendem a cair mais rapidamente a noite, tendo amplitudes térmicas diárias e anuais maiores, como é o caso de RR, TO, sul do Pará, RO e AC. Já em Belém que, em grande parte do ano é bastante nublada, há um maior equlíbrio térmico, ou seja as amplitudes térmicas diárias e anuais são bem menores (as diárias não ultrapassam 10ºC e as anuais não ultrapassa 1ºC), com as tempraturas a noite não caindo tão acetuadamente como nas áreas anteriores citadas acima. A ausência de umidade no deserto de Saara, por exemplo, faz com que haja grande amplitude térmica diária, com máxima chegando aos 50ºC e mínima de madruganda, chegando a 0ºC.

fialho
April 19th, 2008, 08:53 PM
Terror, só pra constar, não estou questionando os dados - se são oficiais, não há o que questionar - e não sei como é feito o cálculo pra se chegar à esta sensação térmica, mas eu estava no Rio no dia 29 de julho do ano passado, curiosamente em Copacabana, mais especificamente próximo ao forte, durante boa parte do dia e da noite, e de forma alguma o frio que senti correspondeu à uma temperatura tão baixa (3,0º C).

dricobel
April 19th, 2008, 08:54 PM
Na Amazônia há locais que chegam a fazer frio! Por que não? Embora esteja em plena zona intertropical, que de um modo geral vai fazer com que as temperaturas sejam elevadas; há outros fatores que vão influênciar como altitude e a umidade. Muita gente pensa que a Amazônia toda é uma planície. Na realidade a verdadeira planície aparece somente ao longo do rio Amazonas. Grande parte da nossa região é constituída de planaltos. O planalto das Guianas, ao norte, se estendendo pelo AP, PA, RR e AM (onde está o ponto mais alto do Brasil - o pico da Neblia, com 3014m) e o planalto Central (que se estende pelo TO, PA, MT, RO e pequena parte do AM). Nos pontos mais elevados da região as temperaturas tendem a sem menores. Nos lugares onde a umidade e, consequêntemente a nebulosidade é menor, as temperaturas tendem a cair mais rapidamente a noite, tendo amplitudes térmicas diárias e anuais maiores, como é o caso de RR, TO, sul do Pará, RO e AC. Já em Belém que, em grande parte do ano é bastante nublada, há um maior equlíbrio térmico, ou seja as amplitudes térmicas diárias e anuais são bem menores (as diárias não ultrapassam 10ºC e as anuais não ultrapassa 1ºC), com as tempraturas a noite não caindo tão acetuadamente como nas áreas anteriores citadas acima. A ausência de umidade no deserto de Saara, por exemplo, faz com que haja grande amplitude térmica diária, com máxima chegando aos 50ºC e mínima de madruganda, chegando a 0ºC.

Muito boa explicação odilsons :)

Bucs
April 19th, 2008, 08:56 PM
se são oficiais, não há o que questionar

Isso foi postado no dia 29 de julho. São dados do dia anterior. Mas o que exatamente fazia perto do Forte de Copacabana à noite?! :|

PORTO ALEGRE 7,2 °C
CURITIBA 7,6 °C
RIO DE JANEIRO 8,7 °C
SAO PAULO 9,4 °C
BELO HORIZONTE 10,6 °C
FLORIANOPOLIS 11,4 °C
CAMPO GRANDE 11,7 °C
BRASILIA 12,1 °C
RIO BRANCO 14,4 °C
VITORIA 15,5 °C
GOIANIA 16,3 °C
PORTO VELHO 16,6 °C
TERESINA 18,7 °C
CUIABA 19,2 °C
NATAL 19,4 °C
SALVADOR 19,5 °C
ARACAJU 20,8 °C
MANAUS 20,9 °C
RECIFE 21,1 °C
JOAO PESSOA 21,1 °C
BELEM 21,5 °C
FORTALEZA 22,8 °C
BOA VISTA 23,2 °C
SAO LUIS 23,2 °C
MACAPA 23,5 °C
PALMAS 24,0 °C

- INMET

Mesmo assim, eu registrei, dias depois dessa tabela aí, 7,8°C na Zona Oeste e sim, sentia como 2°C positivos com rajadas de vento. Esse não é oficial, foram medidos por mim e meu termômetro abrigado. Enfim, esses do INMET são mais que oficiais, é o principal orgão do país. Vai ver, você estava muito bem agasalhado! :okay: Porém, concordas que sentiu frio, correto?

É muito fácil, quando se tem uma temperatura de 8°C, a sensação baixar dos 5°C. Um ventinho de 14km/h ou 4m/seg já faz o trabalho. Ainda mais perto da orla onde ventos são bem freqüentes. :okay:

http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=/html/clima/sensacao_termica/index.html

CH
April 19th, 2008, 09:06 PM
Terror, só pra constar, não estou questionando os dados - se são oficiais, não há o que questionar - e não sei como é feito o cálculo pra se chegar à esta sensação térmica, mas eu estava no Rio no dia 29 de julho do ano passado, curiosamente em Copacabana, mais especificamente próximo ao forte, durante boa parte do dia e da noite, e de forma alguma o frio que senti correspondeu à uma temperatura tão baixa (3,0º C).

No dia do meu aniversário! :colgate:

fialho
April 19th, 2008, 11:36 PM
Isso foi postado no dia 29 de julho. São dados do dia anterior. Mas o que exatamente fazia perto do Forte de Copacabana à noite?! :|

Mesmo assim, eu registrei, dias depois dessa tabela aí, 7,8°C na Zona Oeste e sim, sentia como 2°C positivos com rajadas de vento. Esse não é oficial, foram medidos por mim e meu termômetro abrigado. Enfim, esses do INMET são mais que oficiais, é o principal orgão do país. Vai ver, você estava muito bem agasalhado! :okay: Porém, concordas que sentiu frio, correto?

É muito fácil, quando se tem uma temperatura de 8°C, a sensação baixar dos 5°C. Um ventinho de 14km/h ou 4m/seg já faz o trabalho. Ainda mais perto da orla onde ventos são bem freqüentes. :okay:

http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=/html/clima/sensacao_termica/index.html

Bom, não entendi o porquê da curiosidade, mas já que lhe interessa, no dia 29 estava perto do forte com alguns amigos, havia ocorrido um show da banda deles na tarde deste dia na Praça das Medalhas (http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/institucional/noticias/arquivos/acre_traz_banda_de_rock_para_a_praca_das_medalhas.html) - por isto lembrei da data -, fomos andar pela praia e ficamos próximos ao forte durante parte da noite. E, sim, ventava por lá. Mais alguma pergunta? :lol:

Se os dados não foram do dia 29, ok. No dia 28, se não me falha a memória, choveu bastante e circulei pouco pela cidade. Mas eu posso lhe assegurar que não estava tão bem agasalhado - estava apenas com uma daquelas capas azuis distribuídas à colaboradores do Pan - e nem de longe percebi uma temperatura que pudesse corresponder a menos de 10º durante todo o período que estive na cidade. Mas tudo bem, acredito que você e outros possam ter sentido, foi apenas uma observação.

Rafael_Rosato
April 19th, 2008, 11:44 PM
Como eu fui o primeiro a citar PVH :D :

Eu falei da cidade do Rio :D

^^ Então tá okay. Frio na amazônia chega perto disso? :nuts:

-13,5°C

Bom em Vilhena ja fez 0º C cidade a 600 metros de altitude... mas qnto sera q fez na Serra dos Pacaas a mais de 1mil metros(chegando cerca de 1mil e 100) de altitude na epoca??

Quanto sera as minimas em lugares com mais de 2mil e 500 metros de altitude no AM e em RR??(não sei :lol:) ...

*Comparar uma região ENORME como a amazonia com a cidade o estado do RJ e pior ainda, com a cidade... é um meio sem nexo...

Mas sério, cara... Você quer comparar uma cidade de 6 milhões de habitantes como uma ilha de calor desse tamanho com Porto Velho? Se for assim, PHV é mais fria que São Paulo também. :lol:

Exatamente... alem do mais, o municipio de Pvh tem mais de 34mil Km²... existe uma consideravel variação de altitude, influencia de frentes frias, e ate de clima...

*Eu não disse que Pvh é mais fria...

PHV tem a média anual de 25°C contra 23°C do Rio. Portanto, não. Porto Velho não é mais amena que o Rio.

Li em lugares na internet em que a temperatura media anual de Pvh é de ate 28º C ... confio mesmo nos dados dos mapas, livros e informações que eu obtive em Pvh mesmo, em colegios e tbm na federal de RO... Temperatura media anual de 24ºC (nao faz mt diferença)

... em RO na ordem... região sul e mais alto do estado, media de 22ºC(mais frio q no rio), região central media de 23ºC... região norte, 24ºC... a região da Serra dos Pacaas não possui municipio, mas o clima eh sim mais baixo do que em Vilhena... o estado de RO não tem altitudes muito altas, são consideradas medias...

A questão é, um dia amanhece mais frio no Rio, no mesmo dia as maximas ficam proximas(ou mais altas) das de Pvh, no maximo no dia seguinte... e na maior parte do ano as maximas ficam sempre mais altas... as minimas semelhantes ou um pouco mais baixas no Rio, as vezes um pouco mais baixas em Pvh...

... a amplitude termica da cidade do Rio é maior do que a de Pvh... isso eh fato! Não da pra comparar...

*Ja vi algumas maximas do rio, ate uns 7(media) graus mais altas do que em Pvh :yes:(uns 38 graus do Rio e uns 29 em Pvh... isso ja ocorreu, eu ja vi :D) isso sem a influencia de alguma massa de ar frio... mas nunca vi o contrario... mas por estas minimas do Rio q vc me disse, o mesmo pode ocorrer ao contrario sim... minimas do Rio com até 6 graus(no maximo) abaixo das minimas de Pvh...

Nunca duvidei do frio que faz na cidade do Rio... mas ele eh passageiro :yes: com a amplitude da cidade, no mesmo dia ja esquenta consideravelmente... pq duvido MESMO que o Rio tenha maximas em torno de 14/15/16º... mas Pvh ja teve maximas de 16º :yes: (eu duvido, mas nao tenho certeza, que fique bem claro!)

A mínima absoluta, a nível do mar no Rio é de 4°C, 1°C no ADBV e negativa na Floresta da Tijuca. A diferença são nas médias máximas. O Rio, por ser mais temperado, registra temperaturas absolutas mais extremas. POA, por exemplo, registra acima dos 40°C quase todo ano.

como eu disse, não duvido do frio que faz no Rio...
E sim... mas em Pvh não faz tanto calor... e outra... como vc deve ter percebido, no Rio a amplitude termica eh bem maior... ou seja, no mesmo dia em que amanhece com estas temperaturas super baixas, em muitos tbm faz calor... agora ja viu como se comporta uma frente fria na amazonia??

Eu disse que em relação de frio, depende do comportamento da massa de ar frio, algumas são mais fortes o interior do continente e outras mais no litoral leste do país...

E outra, Vilhena tá a 600m de altitude e ainda tem um clima equatorial.

Clima Tropical, igual o do Centro-Oeste, não o do nordeste!!!!!

:lol: Até aqui no Rio isso acontece. É o choque entre o ar quente e o ar frio.

Falando nisso... alem da umidade natural da Amazonia, em Pvh as chuvas chegam tbm pelas massas de ar frio e deste choque de regiões quentes e frias... a Zona de convergencia do Atlantico Sul :D logo, Pvh com menor variação de temperatura do que o Rio!

Bucs
April 19th, 2008, 11:48 PM
Se os dados não foram do dia 29, ok. No dia 28, se não me falha a memória, choveu bastante e circulei pouco pela cidade. Mas eu posso lhe assegurar que não estava tão bem agasalhado - estava apenas com uma daquelas capas azuis distribuídas à colaboradores do Pan - e nem de longe percebi uma temperatura que pudesse corresponder a menos de 10º durante todo o período que estive na cidade. Mas tudo bem, acredito que você e outros possam ter sentido, foi apenas uma observação.

RIO DE JANEIRO – Céu nublado, garoa fina, vento forte e pessoas encolhidas nas arquibancadas. Este foi o cenário em que se realizaram as provas da natação desta quinta-feira no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá. Além de não empolgar a torcida, o frio não foi bem recebido pela maioria dos atletas.

“Senti muito frio antes de entrar na piscina e também estava nervosa”, revelou a brasileira Tatiane Sakemi, sexta colocada na final dos 100 metros nado peito. Já a medalhista de prata nos 100 metros nado costas, Fabíola Molina afirmou que também teve problemas com a temperatura fora da água. “O frio é desconfortável na hora que você está aquecendo. Sinto mais frio porque sou um pouco mais magra que as outras. Mas estava preparada para superar as condições externas.”

[...]

Não foram só os brasileiros que se prepararam para contratempos com relação às condições climáticas Os norte-americanos não se deixaram levar pela fama da ensolarada ‘cidade maravilhosa’ e vieram para os Jogos Pan-Americanos muito bem organizados neste sentido.

“Estávamos preparadas para o clima, pois sabíamos que era inverno aqui no Brasil. Então trouxemos muitos agasalhos, parcas e capas de chuva para nos protegermos.

Scott Clary, prata na prova dos 200 metros nado costas afirmou que prefere o clima frio ao calor. “Eu gosto desse clima (frio), acho que é o melhor ambiente para uma competição. Morando no sul da Califórnia, você acaba se cansando do calor.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/esportes/pan2007/2007/07/19/frio_no_rio_de_janeiro_incomoda_mas_nao_surpreende_nadadores_930580.html

dricobel
April 19th, 2008, 11:49 PM
o povo aqui gosta muito de clima :)

Bucs
April 19th, 2008, 11:51 PM
Nunca duvidei do frio que faz na cidade do Rio... mas ele eh passageiro :yes: com a amplitude da cidade, no mesmo dia ja esquenta consideravelmente... pq duvido MESMO que o Rio tenha maximas em torno de 14/15/16º... mas Pvh ja teve maximas de 16º :yes: (eu duvido, mas nao tenho certeza, que fique bem claro!)

Rafael, eu concordo com a maioria das coisas que disse e vou só responder essa aqui. O Rio teve uma máxima de 11°C em julho de 2000. A mínima foi de 6°C. :okay:

Bucs
April 19th, 2008, 11:57 PM
"RIO - A temperatura na cidade do Rio de Janeiro voltou a bater recorde de frio do ano, na madrugada desta terça-feira. Os termômetros marcaram 8,7 graus na Vila Militar, na Zona Norte do Rio, segundo o Climatempo. Na segunda-feira, a mínima foi de 9,5 graus no Alto da Boa Vista ."

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/07/31/297050106.asp

. :okay:

fialho
April 19th, 2008, 11:59 PM
RIO DE JANEIRO – Céu nublado, garoa fina, vento forte e pessoas encolhidas nas arquibancadas. Este foi o cenário em que se realizaram as provas da natação desta quinta-feira no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá. Além de não empolgar a torcida, o frio não foi bem recebido pela maioria dos atletas.

“Senti muito frio antes de entrar na piscina e também estava nervosa”, revelou a brasileira Tatiane Sakemi, sexta colocada na final dos 100 metros nado peito. Já a medalhista de prata nos 100 metros nado costas, Fabíola Molina afirmou que também teve problemas com a temperatura fora da água. “O frio é desconfortável na hora que você está aquecendo. Sinto mais frio porque sou um pouco mais magra que as outras. Mas estava preparada para superar as condições externas.”

[...]

Não foram só os brasileiros que se prepararam para contratempos com relação às condições climáticas Os norte-americanos não se deixaram levar pela fama da ensolarada ‘cidade maravilhosa’ e vieram para os Jogos Pan-Americanos muito bem organizados neste sentido.

“Estávamos preparadas para o clima, pois sabíamos que era inverno aqui no Brasil. Então trouxemos muitos agasalhos, parcas e capas de chuva para nos protegermos.

Scott Clary, prata na prova dos 200 metros nado costas afirmou que prefere o clima frio ao calor. “Eu gosto desse clima (frio), acho que é o melhor ambiente para uma competição. Morando no sul da Califórnia, você acaba se cansando do calor.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/esportes/pan2007/2007/07/19/frio_no_rio_de_janeiro_incomoda_mas_nao_surpreende_nadadores_930580.html

E? Isso mostra o quê, além do fato óbvio e incontestável de que fazia frio, especialmente pra quem ia entrar numa piscina e estava com trajes adequados pra isso? :lol:

Mas tudo bem, Terror, meu relato já foi feito e não entendo o que você quer provar buscando uma notícia como essa.

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 12:35 AM
Rafael, eu concordo com a maioria das coisas que disse e vou só responder essa aqui. O Rio teve uma máxima de 11°C em julho de 2000. A mínima foi de 6°C. :okay:

So pra finalizar... uma vez aí que o Rio é mais ameno que Pvh...

Só que ria lembrar de algumas questões:

*Desconsidere as temperaturas mais baixas do Rio e iguale as mais baixas de Pvh... acha que a temperatura media do Rio continuaria a mesma??

Resumindo, eu so quero dizer que Pvh pode não ter temperaturas tão baixas quanto as do Rio... mas não vamos ser ipocritas, todos sabemos que o frio não predomina em nenhuma das duas cidades!!!!
Não considero mesmo o Rio mais ameno que Pvh(justamente por causa das maximas)... ou contrario, não me dou nem ao trabalho uma vez q nem conheço o Rio, so tenho informções de internet, livros... essas coisas...
Eu ja considero temperaturas amenas MUITO presentes em boa parte do ano em Pvh...

*Quando eu morava la, super evitava sair na rua sem carro, no periodo de 12h as 14h... pq o sol era forte, não nescessariamente o ar quente!!!!!!

So pra lembrar tbm oq eu não falei, em alguns pontos mais frios do estado de RO, as medias anuais chegam a 21 graus... no Alto da Serra dos Pacaas, fica abaixo disso...

Lembrando tbm: Pvh é simplismente A CIDADE MAIS QUENTE DO ESTADO DE RONDÔNIA!

Eu acho mesmo o clima das duas cidades diferentes e dificil de comparar... mas uma ultima observação:

Em Pvh as temperaturas tem variedades mais ou menos assim:
Mim 11 max 16(frios mais fortes)
Mim 14/15 max 18/19
Mim 18 max 24
Mim 19 max 25/26
Mim 20 max 27
Mim 20 max 29
Mim 21 max 29
Mim 22 max 30
Mim 23 max 32 (dias mais quentes... alguns mais quentes existem... em RO ouve um problema chamado queimadas e ilhas de calor... o ideial seria maximas em até 32º mesmo... mas com isso os recordes foram de 38º [o mesmo de Curitiba] e em alguns pontos isolados do estado de até 40 graus [vírgula]alguma coisa...)

Eu sei que no Rio as temperaturas tem uma variedade maior que isso :yes: e as maximas e recordes de varias cidades do sudeste e sul, passam bastante disso!

Rondon
April 20th, 2008, 01:01 AM
Vcs vão fazer uma tese de doutorado sobre clima? :D

Sr. Jirau
April 20th, 2008, 01:12 AM
^^

Tamo chegando lá!
O clima é um assunto que me fascina!

A discussão está boa mas esse tópico não é o ideal pra ela.. se pudéssemos criar um outro...

sdçs..

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 01:24 AM
* Gente fiz umas correções nos meus dois ultimos comentarios!!! Meu pc deu pau na hora, não deu pra arrumar no mesmo instantes...

Bucs
April 20th, 2008, 01:39 AM
Lembrando tbm: Pvh é simplismente A CIDADE MAIS QUENTE DO ESTADO DE RONDÔNIA!

É, eu concordo. Rio é uma das mais quentes do Estado. Devíamos comparar a mais fria de RO com a mais fria do RJ? :D

Vilhena x Nova Friburgo seria mais justo. :okay:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=604862

-3°C no centro ano passado.

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 01:58 AM
^^ Por qual motivo, causa ou circunstancias eu faria isso??

Acabei de falar que comparações com duas regiões predominantemente quentes, mas com variações de temperaturas diferentes, são um pouco(não totalmente) sem nexo... dependendo do ponto abordado...

Não sei se Vilhena é a mais fria do estado... pode até ser a sede municipal mais fria(não tenho certeza)... mas não é a região mais fria...
Mesmo assim... o estado de Rondônia, não é um estado onde cidades são predominantemente frias... Vilhena por exemplo, é considerada uma cidade de temperaturas amenas, e não frias!

Eu disse que Pvh é a mais quente de RO, pq eu estava falando das temperaturas de Pvh, não tenho acesso e nem fontes confiaveis de todas as temperaturas de todos as cidades de RO... (se ate as de Pvh ja são precarias)

Outra coisa, eu acho um pouco dmais querer comparar uma cidade Serrana com latitude consideravelmente mais ao sul com cidades de RO, que tem a vantagem de estarem na região mais amena de uma região de grande umidade, e de estarem na região mais "alta" do interior do continente(onde predominam planicies) exatamente na mesma direção da Argentina...

Mas se quiser fazer comparações... considere, as variações anuais, temperaturas maximas e minimas, as temperaturas predominantes, medias maximas e minimas(alguns municipios da região de Vilhena sem altitude tem medias minimas anuais de 18º , maximas de alguns não chega a 30!)

Com toda comparação que quiser, uma coisa eh fato... em RO tem sim cidades com temperaturas amenas... NENHUMA tem temperatura predominantemente fria como Curitiba!

exemplos:

Curitiba só é considerada mais fria que Poa, pq não esquenta tanto quanto Poa...

... outra, uma amiga q mora aqui em Curitiba, ela é de Cascavel e morou em Vilhena... ela mesmo disse que em Vilhena o clima eh agradavel, ja Cascavel, todos sabem que é quente e tbm que faz bastante frio... mas eaí?! Quem é mais fria? Cascavel certo! e quem é a mais quente? Tbm Cascavel, certo!!!!
(peguei o exemplo dela pra justificar a comparação com Cascavel, poderia ter comparado com qlquer cidade do norte/noroeste/oeste paranaense, que tem fama de serem quentes, mas q todos sabem que fazem bastante frio com a presença das massas de ar polar)

Eu acompanho as noticias de temperaturas do oeste paranaense... la realmente(com excessão dos dias frios) as maximas são semelhantes ou maiores do que as de Pvh e sempre menores do que as de Vilhena!

Outro, os desertos são mais quentes e mais frios do que a maioria das cidades brasileiras, e estão loclizados na região por onde passa os tropicos de Capricornio e Cancer...

Não me leve a mal, nao to te recriminando por querer comparar... acho até validas por questão de conhecimento... pra mim seria interessante pq nao conheco o RJ... so quero deixar clarro as informações que deixei de RO... e o motivo pelo qual acho errado(NESTE CASO) considerar o estado X mais frio ou mais quente q o estado Y simplismente por algumas temperaturas apresentadas... deixando claro as diferenças e particularidades dos dois climas... de duas regiões predominantemente quentes(com excessão as Serras de RO e do RJ, nas de RO pelo menos alguns lugares acredito que predominam temperaturas amenas, e não quentes)

Bucs
April 20th, 2008, 09:04 PM
^^ Por qual motivo, causa ou circunstancias eu faria isso??

Só por isso aqui:

^^

Quem começou as comparações, não fui eu. E depois, eu acho saudável. Ninguém se exaltou aqui.

Outra coisa, eu acho um pouco dmais querer comparar uma cidade Serrana com latitude consideravelmente mais ao sul com cidades de RO, que tem a vantagem de estarem na região mais amena de uma região de grande umidade, e de estarem na região mais "alta" do interior do continente(onde predominam planicies) exatamente na mesma direção da Argentina...

Não tem como comparar o frio das serras de Rondônia com as serras do Estado do Rio de Janeiro. Nossas serras sentem como -14°C, -17°C no inverno. É só ver as sensações térmicas que postei. As serras aqui negativam sempre. E temos um dos recordes de frio e neve do País. -15°C (uns afirmam -17°C, porém, isso é a TEMPERATURA DO AR e não sensação térmica) com 1m de acumulação de neve nas Agulhas Negras. Acredito que poucos de vocês, nortistas, sabem disso.

Mas se quiser fazer comparações... considere, as variações anuais, temperaturas maximas e minimas, as temperaturas predominantes, medias maximas e minimas(alguns municipios da região de Vilhena sem altitude tem medias minimas anuais de 18º , maximas de alguns não chega a 30!)

Com toda comparação que quiser, uma coisa eh fato... em RO tem sim cidades com temperaturas amenas... NENHUMA tem temperatura predominantemente fria como Curitiba!

Ok. O Alto Itatiaia tem uma temperatura média anual de 8,5°C. É, junto com o MI, o ponto mais frio do país. Mas falaremos de cidades. As médias anuais de Friburgo e Teresópolis giram em torno de 16°C. Se consideras Curitiba fria, então terá de considerar ambas frias também. Aliás, Teresópolis é mais amena no verão. 'Perde' pra Curitiba nas médias mínimas de julho. :okay: Acredito que, poucos de vocês, nortistas, sabem disso.

de duas regiões predominantemente quentes(com excessão as Serras de RO e do RJ, nas de RO pelo menos alguns lugares acredito que predominam temperaturas amenas, e não quentes)

Eu afirmo que faz frio nas serras do RJ. Friburgo batendo -3°C, Itatiaia batendo -6°C, Visconde de Mauá fazendo -2°C, Petrópolis fazendo -3°C no Couto... São todos dados do INMET do ano passado. :okay:

Temos campos nativos floresta de arucárias pelo sul e centro do Estado. Aliás, um rapaz postou a foto de uma angustifolia em Rondônia e ela não estava tão saudável assim. Na cidade do Rio, temos araucárias a nível do mar e na Floresta da Tijuca há angustifolias de mais de 30 anos. Introduzidas aqui há uns 200. Todas estão muito bem. Há araucárias em, pasmém, São Gonçalo. Acredito que, poucos de vocês, nortistas, sabem disso. :okay:

Galeria de algumas em paisagens do RJ.

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/vale_viagem1.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/regiaovm9.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/RJ-visconde-maua-396x250.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/S6000141.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/Cod-06-20a-Visc20de20Maua-Araucaria.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/valenca/_resized_visconde_de_maua_10.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/valenca/DSCF2570.jpg

http://img390.imageshack.us/img390/8222/araucariafriburgozt6.png

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/dvs.png

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo40.jpg

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Resende18.jpg

http://farm2.static.flickr.com/1090/974229709_ac243163ae.jpg?v=0

http://farm1.static.flickr.com/67/214578507_0e93ae4334.jpg?v=0

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Petrpolis167.png

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo41.jpg

http://farm1.static.flickr.com/43/91378759_2967abf72d.jpg?v=0

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo114.jpg

http://farm2.static.flickr.com/1167/976006730_1b77615461.jpg?v=0

http://farm1.static.flickr.com/152/397199757_3ff39d4af1.jpg?v=0

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Petrpolis51.png

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Resende29.png

http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Petrpolis42.png

http://img338.imageshack.us/img338/8033/226374500024e430eec6to8.jpg

http://i217.photobucket.com/albums/cc200/ticosk8/sertaodoshortelas.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2259/2376364163_7d8b2a79e1_b.jpg

Só pra atiçar um pouco mais, uma foto de duas senhoras andando pelo Rio de Janeiro:

http://i270.photobucket.com/albums/jj113/terrormachinerj/CentroAntigo124.jpg

:D

Que fique claro que estou comparando temperaturas absolutas pois se formos comparar médias, dificilmente algum município (dito, ameno) de RO seria mais frio que algum das Serras do Rio. O Estado todo é muito montanhoso. Temos ainda Paty do Alferes (Avelar é a nossa estação mais fria no INMET), Petrópolis, Resende, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Cantagalo, Varre-Sai (quarto município mais alto e perto da divisa com o Espírito Santo, temperatura beira 0°C). Só, por favor, não sejam alienados o bastante para acharem que o Estado do Rio de Janeiro é justamente como a Cidade do Rio de Janeiro.

Bom, já fiz minha parte. Eu já postei aqui que, uma cidade, a nível do mar, nessa latitude, sente como 3°C no inverno. Nosso recorde de frio (que se tenha registrado) é de apenas 4°C a nível do mar, 1°C no ADBV e negativos na Floresta da Tijuca. Há relatos de geadas no Jardim Botânico estragando os exemplares exóticos de Dom João VI. Por isso da estufa quentíssima que temos lá construída por ele.

Por fim, sugiro e os convido, todos vocês, nortistas, a visitarem meus threads de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Além das nevascas em Itatiaia e a colônia finlandesa em pleno "infernal" Rio de Janeiro. :okay:

Friburgo
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo04.png
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo02.png
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/NovaFriburgo03.png

Terê
8°C ao meio-dia. :D
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Terespolis37.jpg
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Terespolis07.jpg
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Terespolis15.png
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Terespolis33.png
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/imagem2.jpg

Cidade Imperial
http://i245.photobucket.com/albums/gg68/hawkcosmo/Petrpolis206.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg68/hawkcosmo/Petrpolis08.png
http://i245.photobucket.com/albums/gg68/hawkcosmo/Petrpolis210.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg68/hawkcosmo/Petrpolis02.gif

E se vocês, moradores do Acre e de Rondônia preferirem praias, nós temos também:

Algumas de Arraial do Cabo:

http://vidadecamaleao.files.wordpress.com/2007/08/arraial-do-cabo-1.jpg

http://www.leoni.art.br/diario/md/arraial_do_cabo1_1168679707.jpg

http://www.listing.com.br/images/anuncio-201.jpg

http://farm1.static.flickr.com/41/74422595_9baedc08dd.jpg?v=1149248024

http://farm2.static.flickr.com/1305/1060794160_9cb91e3e5a.jpg?v=0

http://img136.imageshack.us/img136/3443/grutaqd5.png

:nocrook: Paz, pessoal... só tô mostrando as belezas já tão faladas do meu Estado (que não é só praia) pros amigos do norte do País!

CH
April 20th, 2008, 10:45 PM
Hoje de manhã geou na Ilha do Marajó!

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 11:36 PM
Só por isso aqui:

:lol: Tu é mt engraçado!!! :D (foi divertida a discussão)

Quem começou as comparações, não fui eu. E depois, eu acho saudável. Ninguém se exaltou aqui.

Tbm acho saldavel e interessante... mas dentro da racionalidade, tem coisas que fica dificil comparar...
*Você SEMI-começou :D (to sendo sincero :D) ... eu tbm acho saldavel... mas como eu disse, Rondônia faz um certo frio, PONTO! em alguns lugares como na região de Vilhena o clima é considerada ameno, e não frio... nem por isso RO vai ser mais quente do que o Rio e outros estados do país...

Não tem como comparar o frio das serras de Rondônia com as serras do Estado do Rio de Janeiro. Nossas serras sentem como -14°C, -17°C no inverno. É só ver as sensações térmicas que postei. As serras aqui negativam sempre. E temos um dos recordes de frio e neve do País. -15°C (uns afirmam -17°C, porém, isso é a TEMPERATURA DO AR e não sensação térmica) com 1m de acumulação de neve nas Agulhas Negras. Acredito que poucos de vocês, nortistas, sabem disso.

Viu, como vc sabe que não da pra comparar... só uma coisa... não tenho informações das temperaturas da região mais fria do estado, mas não pense que é o mesmo frio que faz em Vilhena, é bemmmm mais :yes:

Ok. O Alto Itatiaia tem uma temperatura média anual de 8,5°C. É, junto com o MI, o ponto mais frio do país. Mas falaremos de cidades. As médias anuais de Friburgo e Teresópolis giram em torno de 16°C. Se consideras Curitiba fria, então terá de considerar ambas frias também. Aliás, Teresópolis é mais amena no verão. 'Perde' pra Curitiba nas médias mínimas de julho. :okay: Acredito que, poucos de vocês, nortistas, sabem disso.

MUITO se engana... eu sabia que a região serrana do RJ é fria sim :yes: afinal, alem de ter altitude, tem uma latitude bem mais ao sul, proxima do tropico de Capricornio ;) ... só desconhecia detalhes...

Eu afirmo que faz frio nas serras do RJ. Friburgo batendo -3°C, Itatiaia batendo -6°C, Visconde de Mauá fazendo -2°C, Petrópolis fazendo -3°C no Couto... São todos dados do INMET do ano passado. :okay:

Acredito :yes:

Temos campos nativos floresta de arucárias pelo sul e centro do Estado. Aliás, um rapaz postou a foto de uma angustifolia em Rondônia e ela não estava tão saudável assim. Na cidade do Rio, temos araucárias a nível do mar e na Floresta da Tijuca há angustifolias de mais de 30 anos. Introduzidas aqui há uns 200. Todas estão muito bem. Há araucárias em, pasmém, São Gonçalo. Acredito que, poucos de vocês, nortistas, sabem disso. :okay:

Eu seeei que as Araucarias são nativas da America do Sul, estão presentes nas regiões mais frias do país... A região serrana do RJ não é desconhecida como vc pensa não... até nas novelas elas aparecem :yes:

Em Rondônia muitos gostam de ter pinheiros, angustifolias, essas coisas... elas são plantadas no estados, por gosto mesmo... aquela não parecia bem cuidada, assim como qlquer arvore... pra falar a verdade as plantas dos jardins de RO na maioria das vezes não são nativas...
Acho que é questão de cuidado e bom censo... algumas especies não sobrevivem ou não se desenvolvem, outras alem de sobreviver, com cuidado ficam lindas :yes: ... quando eu morava la, tinhamos 3 especies diferentes, TODAS lindas :D
Mesmo aqui em Curitiba existem este tipo de arvore muitas vezes nativa, mas que estão feias!!!

Ja que vc gosta de nos mostrar o teu estado... vou falar um pouco do meu:
Meu estado não é so floresta, floresta e floresta... começando que as proprias floresta do estado possuem variações(não lembro de cabeça quais, nem os nomes especificos...) ... Rondônia tbm tem consideraveis regiõs de cerrado, e algumas de campos... sem falar na região do vale do Guapore, que é área de transição entre a Amazonia e o Pantanal, daí vc tem uma noção da importancia ecologica do lugar...
... considere a Amazonia como a região de maior biodiversidade do planeta, daí vc considera uma lugar onde existe areas de transição entre a Amazonia e o cerrado, a Amazonia e o Pantanal, a Amazonia e campos abertos...
Não tenho conhecimento de todas as especies nativas do estado... mas a variedade é muito grande... não so pelo encontro de importantes ecossistemas mas tbm por variações no clima...

Só pra atiçar um pouco mais, uma foto de duas senhoras andando pelo Rio de Janeiro:

Interessante as fotos... mas frio na Amazonia não é tão incomum como vc imagina(ou imaginava), as cidades da amazonia brasileira podem não ter temperaturas tão baixas como as temperaturas do Sul e regiões serranas do sudeste... como eu falei... se em Pvh ja aparece um frio consideravel a 100 metros de altitude e ao norte do estado de RO, vc deve imaginas que na Serra dos Pacaas a mais de mil metros e no centro-sul do estado, é mais frio(só pra citar extremos)... só isso que eu queria q vc entendesse... pq vc vei falando que tinha gente que sentia frio na Amazonia, e tem mesmo, e não é por "jequisse" NÂO... além de fazer frio REAL em alguns lugares... em Belem por exemplo, qlquer pessoa desprotegida(sem roupas quentes) no meio de uma tempestade(pode ser em um abrigo) com ventos fortes e super umidos na pela sentiria um pouco de frio e incomodo...

Que fique claro que estou comparando temperaturas absolutas pois se formos comparar médias, dificilmente algum município (dito, ameno) de RO seria mais frio que algum das Serras do Rio. O Estado todo é muito montanhoso. Temos ainda Paty do Alferes (Avelar é a nossa estação mais fria no INMET), Petrópolis, Resende, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Cantagalo, Varre-Sai (quarto município mais alto e perto da divisa com o Espírito Santo, temperatura beira 0°C). Só, por favor, não sejam alienados o bastante para acharem que o Estado do Rio de Janeiro é justamente como a Cidade do Rio de Janeiro.

Como eu disse, a região serrana do RJ é mais conhecida do que todo o estado de RO, que por sinal é riquissimo, em varios sentidos, e desconhecido pelos brasileiros...

Outra coisa... as cidades "serranas" de RO tem altitude médiana, e não elevadas... as regiões mais elevadas não possuem sedes municipais... Eu não duvidei aqui que as regiões serranas do RJ são mais frias, mesmo pq as de RO no maximo tem temperatura predominante anual considerada moderada/amena...

Bom, já fiz minha parte. Eu já postei aqui que, uma cidade, a nível do mar, nessa latitude, sente como 3°C no inverno. Nosso recorde de frio (que se tenha registrado) é de apenas 4°C a nível do mar, 1°C no ADBV e negativos na Floresta da Tijuca. Há relatos de geadas no Jardim Botânico estragando os exemplares exóticos de Dom João VI. Por isso da estufa quentíssima que temos lá construída por ele.

Em RO não temos altitudes no nivel do mar, as planicies variam entre 90 e 200 metros, os planaltos, acima de 500 metros(ou algo assim)...
Na região mais quente do estado(a parte mais ao norte e mais baixa), ja fez 10 graus :yes: Interessante neh, pra um estado de baixa latitude... o frio recorde das demais regiões foi daí pra baixo, e a variação é muito consideravel, grande mesmo :D...

Por fim, sugiro e os convido, todos vocês, nortistas, a visitarem meus threads de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Além das nevascas em Itatiaia e a colônia finlandesa em pleno "infernal" Rio de Janeiro. :okay:

Eu conheço alguns :D, não sei se vc lembra, ja até comentei acho... e pra ser bem sincero, tenho vontade de conhecer Petrópolis...

:nocrook: Paz, pessoal... só tô mostrando as belezas já tão faladas do meu Estado (que não é só praia) pros amigos do norte do País!

Eu to na paz :D ... eu só não entendi vc querer comparar RO que não é um estado frio(mas que as vezes faz um frio sim :yes: e que no maximo tem a região mais alta completamente desconhecida por todos, mas que nela não encontramos cidades... com regiões realmente frias (esse foi meu questionamento)
... no incios compararam apenas a cidade do Rio com a superhiperultramega região chamada Amazonia(que não é só brasileira) ... a Amazônia é ENORME, é tem uma variedade incrivel de paisagens, biodiversidade, colonização, populações, culturas, econimias e até de climas... como eu disse, esse tipo de comparação não tem muito sentido...
... daí vc foi mais racional e quiz comparar cidades do RJ com as de RO... mesmo assim não tem muita logica tbm, justamente porque as de RO não são frias, algumas amenas... eu só não falei pelas cidades do RJ pq eu não conheço apenas tenho uma ideia sobre elas...

Rondon
April 20th, 2008, 11:44 PM
Acho que na Serra de Pacaás faz deve fazer muito frio...

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 11:50 PM
^^ eu tiro por Vilhena, em algumas regiões chega a ter quase o dobro de altitude de Vilhena... ví algumas POUCAS repostagens que mostravam POUKISSIMAS coisas sobre a região... morro de curiosidades de conhecer o lugar...

Rondon
April 20th, 2008, 11:53 PM
^^ Frio não é exclusividade do sudeste :D

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 12:07 AM
^^ :yes: ... falando nisso... aqui ta fazendo um friozinho tããão baum :)

PauloVini
April 21st, 2008, 12:34 AM
os cara tem sorte de mora num lugar q faz calor o ano todo
aki ta frio
eh foda
prefiro calor

Bucs
April 21st, 2008, 12:37 AM
os cara tem sorte de mora num lugar q faz calor o ano todo
aki ta frio
eh foda
prefiro calor

Não entendi. Assumo que more em algum lugar no extremo sul da América do Sul, Antártica, Groenlândia, meio-oeste ou norte dos Estados Unidos, Alaska, Canadá, norte da Escandinávia, Ásia Central, Sibéria ou quem sabe, no interior da Mongólia, Himalaias ou China...

Hed
April 21st, 2008, 01:02 AM
POA, por exemplo, registra acima dos 40°C quase todo ano.
Acabei de descobrir que moro no Saara!

BR 364
April 21st, 2008, 01:04 AM
Acho que na Serra de Pacaás faz deve fazer muito frio...
É uma pena que não tenhamos nenhuma cidade nas regiões altas do estado (Serra dos Pacaás Novos e Chapada dos Parecis), são regiões de proteção ambiental, cheias de restrições e de difícil acesso. Além disso, quase não se fala, não se divulga, não se pesquisa e não se informa nada sobre essas regiões. Elas são um verdadeiro mistério até pra nós que vivemos aqui. Eu mesmo só conheço pelo Google Earth, nem fotos decentes de lá eu consigo achar. Vilhena é a cidade mais alta do estado, com 600 metros de altitude. Entretanto temos regiões com mais de 1.100 metros de altitude onde não há nenhuma cidade. :(

Serra dos Pacaás Novos no Google Earth:

http://img.photobucket.com/albums/v245/BR364/3D/PacaasNovos.jpg

Bucs
April 21st, 2008, 01:06 AM
Acabei de descobrir que moro no Saara!

Acabei de descobrir que precisa de aulas de interpretação de texto!

BR 364
April 21st, 2008, 01:09 AM
Por falar em frio na Amazônia, qual será a temperatura na região do Pico da Neblina?

http://img.photobucket.com/albums/v245/BR364/3D/PicodaNeblina.jpg

Bucs
April 21st, 2008, 01:25 AM
^^ Não é nem de longe um dos pontos mais frios do país.

"A temperatura nas áreas até os 700m são de aproximadamente, em todo o ano de 32°C ao dia e à noite as temperaturas são de 21°C, nas áreas de 750m a 2000m as temperaturas são de 26°C (dia) e 17°C (noite), e nas áreas de altitude superior a 2000m, as temperaturas são de 20°C ao dia e 7°C à noite."

Apenas 7°C à noite no inverno.

Não chega nem perto disso:

Média de 2000 no Alto Itatiaia a ~2.400m
http://img291.imageshack.us/img291/8277/climaitatiaia2000ey0.png

Esse ano, uma temperatura de 10°C foi observada em janeiro no Alto Itatiaia. O Pico das Agulhas Negra fica a ~2.700m. :okay:

São Joaquim, Santa Catarina (para comparação):
http://img255.imageshack.us/img255/761/climasjo2ll6.png

BR 364
April 21st, 2008, 01:33 AM
^^ Que não é um dos pontos mais frios do país é meio óbvio, até porque essa região fica muito próxima da Linha do Equador.

Mas por esse quadro que vc postou aí, a temperatura lá é uma delícia, variação entre 1,5ºC e 17,5ºC.

Bucs
April 21st, 2008, 01:35 AM
^^ Que não é um dos pontos mais frios do país é meio óbvio, até porque essa região fica muito próxima da Linha do Equador.

Mas por esse quadro que vc postou aí, a temperatura lá é uma delícia, variação entre 1,5ºC e 17,5ºC. Acho que é o melhor clima da Terra. :lol:

Essa tabela é do Alto Itatiaia-RJ. São médias de máximas e mínimas e não absolutas. A média anual gira em torno de 8,5°C. 7°C em 2000. :okay:

BR 364
April 21st, 2008, 01:43 AM
^^ Ah tá... é que nós estávamos falando do Pico da Neblina, nunca que eu ia imaginar que esse quadro era de outro lugar... :D

Bom, sendo assim a Serra dos Pacaás Novos deve ser mais fria que o Pico da Neblina então. Vc tem as temperaturas de lá também?

Bucs
April 21st, 2008, 01:47 AM
^^ Eu achei isso:

"O Parque Nacional de Pacaás Novos"

"O clima é quente e úmido, do tipo equatorial, com dois a três meses secos. O período chuvoso vai de novembro a março, quando se concentram 70% da precipitação anual, que é de 2.000 a 2.500 mm. O inverno (junho, julho, agosto) corresponde à estação seca. A temperatura média é de 25 ºC."

Acredito que isso seja na parte baixa do parque.

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 01:59 AM
^^ acho que nem na parte de baixo :yes: como eu disse... ja encontrei que a temperatura media de Pvh na internet chega aos 28º ... em muitos lugares li escrito que a temperatura media da amazonia varia de 25 a 27 graus a media anual... daí tem gente ADORA generalizar, e diz que a temperatura média é a mesma em todo a região amazonica... a região não é a mais quente do estado pra estar com media de 25 graus no ano... a região é de preservação ambiental, muito mais alta do que Vilhena e é uma das regiões onde as frentes frias são mais fortes no estado!

Bucs
April 21st, 2008, 02:01 AM
daí tem gente ADORA generalizar, e diz que a temperatura média é a mesma [...]

Você vem falar comigo de generalização?! :D Se fosse por conta desse mesmo povo que ama generalizar, o Rio seria 45°C o ano todo. :okay:

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 02:02 AM
^^ por que eu não poderia falar de pessoas que fazem generalizações???

... e desde quando eu fiz a generalização de que no Rio é quente o ano todo?? alem de citar as variações da temperatura da cidade, eu falei a pouco que sabia que a região serrana do Rio(não com os detalhes que vc sabe, mas superficialmente)

... e eu não tava me referindo a vc... e sim do autor de quem escreveu o que vc postou :okay:

BR 364
April 21st, 2008, 02:04 AM
^^ Mas pode ser na parte baixa mesmo. Esse texto se refere ao parque e não à serra. Esse parque é enorme, abrange a serra e algumas áreas de planície também. Agora, a temperatura na serra com certeza é mais baixa que a de Vilhena, a única dúvida é quão mais baixa ela seria.

Bucs
April 21st, 2008, 02:05 AM
^^ por que eu não poderia falar de pessoas que fazem generalizações???

... e desde quando eu fiz a generalização de que no Rio é quente o ano todo?? alem de citar as variações da temperatura da cidade, eu falei a pouco que sabia que a região serrana do Rio(não com os detalhes que vc sabe, mas superficialmente)

... e eu não tava me referindo a vc... e sim do autor de quem escreveu o que vc postou :okay:

^^ Não, Rafael. Eu não dizia você. Eu disse que eu sei bem o que é a generalização e que o Estado do Rio, como um todo, sofre muito com ela. Você é outro nível, é bem informado e, aparentemente, gosta um bocado de meteorologia. :okay:

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 02:07 AM
^^ a Minha posição é uma... a Amazonia, não é uma coisa só... mas um enorme e até incalculavel(hoje) mistura de diversidades em todos os sentidos...

... e é nesta tecla que eu vou bater sempre que me deparar com alguem que desconhece a região mas que esteja a fim de conhece-la, e sair da ignorancia sobre ela...

Bucs
April 21st, 2008, 02:12 AM
^^ Relaxa, Rafael. Não era contigo, cara. :okay:

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 02:13 AM
^^ Não, Rafael. Eu não dizia você. Eu disse que eu sei bem o que é a generalização e que o Estado do Rio, como um todo, sofre muito com ela. Você é outro nível, é bem informado e, aparentemente, gosta um bocado de meteorologia. :okay:

Adorei o elogio :D (Gracias)... mas pode ter certeza que o Rio apesar dos pesares, é MUITO divulgado, e esta generalização não vai passar de piadinhas ou pessoas sem compromisso com a verdade, numa conversa descontraida ou sei la oq...

Agora, procure saber oq as pessoas pensam sobre a amazonia...

... so por curiosidade pra termos noção do tamanho da diversidade da regão... imagine uma ETNIA indigena(existem varias)... agora imagine grupos indigenas dentro desta etnia, existem tribos com culturas diferentes e que se odeiam... e nos homens brancos e considerados "civilizados" achamos que tudo eh a mesma coisa... agora imagine que as gritantes diferenças são maiores, entre as pessoas que migraram de toda parte do Brasil e do mundo pra Amazonia... os diferentes tipos de colonização, economia, estilo de vida... isso sim é um absurdo de generalização

BR 364
April 21st, 2008, 02:28 AM
^^ Eu acho que o próprio estado do Rio pode ser considerado um ótimo exemplo disso que vc tá dizendo. O estado do Rio tem 43 mil km2 e veja quantas diferenças de uma região pra outra do estado! A Amazônia tem mais de 5 milhões de km2, só o município de Altamira tem 159 mil km2 (quase quatro vezes o tamanho do estado do Rio). E mesmo assim, as pessoas falam "a Amazônia isso", "a Amazônia aquilo", como se fosse tudo uma coisa só... :lol:

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 02:29 AM
^^ Mas pode ser na parte baixa mesmo. Esse texto se refere ao parque e não à serra. Esse parque é enorme, abrange a serra e algumas áreas de planície também. Agora, a temperatura na serra com certeza é mais baixa que a de Vilhena, a única dúvida é quão mais baixa ela seria.

Eu falo assim... duvido que tenham feito um estudo profundo sobre a região... acho que pegaram uma temperatura media que eles achavam que poderia ser da região e jogaram la... mesmo com uma certa margem de erro, ela não seria absurda a diferença... não tiveram nem o trabalho de lembrar a variação da altitude do parque...

BR 364
April 21st, 2008, 02:32 AM
^^ O pior é que o mais provável é isso mesmo... :D

Bucs
April 21st, 2008, 02:45 AM
Adorei o elogio :D (Gracias)... mas pode ter certeza que o Rio apesar dos pesares, é MUITO divulgado, e esta generalização não vai passar de piadinhas ou pessoas sem compromisso com a verdade, numa conversa descontraida ou sei la oq...

Agora, procure saber oq as pessoas pensam sobre a amazonia...

... so por curiosidade pra termos noção do tamanho da diversidade da regão... imagine uma ETNIA indigena(existem varias)... agora imagine grupos indigenas dentro desta etnia, existem tribos com culturas diferentes e que se odeiam... e nos homens brancos e considerados "civilizados" achamos que tudo eh a mesma coisa... agora imagine que as gritantes diferenças são maiores, entre as pessoas que migraram de toda parte do Brasil e do mundo pra Amazonia... os diferentes tipos de colonização, economia, estilo de vida... isso sim é um absurdo de generalização

Você tá certíssimo. E cara, eu adoro a Amazônia justamente pela diversidade. Eu sou suspeito pra falar. :D

^^ Eu acho que o próprio estado do Rio pode ser considerado um ótimo exemplo disso que vc tá dizendo. O estado do Rio tem 43 mil km2 e veja quantas diferenças de uma região pra outra do estado!

Sim, temos frio, montanhas, neve, geada, neblina, sincelo contrastando com calor, sol, céu extremamente azul, praias de águas límpidas... :cheers:

Hed
April 21st, 2008, 03:50 AM
Acabei de descobrir que precisa de aulas de interpretação de texto!
Aprende a escrever que eu terei boa vontade em interpretar.

Rafael_Rosato
April 21st, 2008, 12:08 PM
^^ Relaxa, Rafael. Não era contigo, cara. :okay:

(eu não tinha visto que vc ja tinha respondido naquele momento... queria apontar a setinha do meu comentario, pro meu proprio comentario anterior =x ) :okay:

Você tá certíssimo. E cara, eu adoro a Amazônia justamente pela diversidade. Eu sou suspeito pra falar. :D

Jordan Valle
April 22nd, 2008, 12:37 AM
Eiii, para tudo!

O cara tá colocando dados de frio dum pico de uma serra Estado do RJ. Quem vive num lugar desses? Os mais de 6000 milhões de habitantes da cidade do Rio de Janeiro vivem praticamente ao nível do mar, onde temos dados de estações meteorológicas dos aeroportos do galeão e tom Jobim, que retraram melhor a realidade que os cariocas convivem em episódios de frio. Definitivamente em 2007 não fez 7 graus na zona urbana do RJ. Isso já fez sim, mas só em anos de extremo frio, como 2000 por exemplo.

No geral, os eventos de frio do RJ muito se assemelham aos registrados no Acre, como foi colocado pelo Fialho. As vezes ocorre de esfriar no Acre e não esfriar no RJ. às vezes ocorre o contrário. Mas comparando com Porto Velho por ex, é notório que esfria mais na capital fluminense do que na Rondoniense. PVh como foi dito, é a cidade mais quente de Rondônia, por estar bem ao norte do Estado. Neve e geada??? só nos picos mais altos do estado do RJ. Eu nao descartaria a possibilidade de geadas também em picos da serra dos Pacaás em RO.

A título de curiosidade, semana passada Rio Branco foi atingida por uma frente fria, que derrubou a temperatura para 18°C, no centro da cidade. Na cidade do RJ não fez menos que 18 graus também.

Rafael_Rosato
April 22nd, 2008, 12:41 AM
^^ em Pvh tbm 18! :yes:

Mas isso é verdade... por isso eu falei da falta de fundamento das comparações... no caso: cidades do Rio e Pvh... a cidade do Rio, em epocas de frio consegue algumas minimas em "raros" momentos, mais baixo do que as temperaturas mais frias e minimas de Pvh, mesmo assim, no mesmo dia, normalmente em Pvh as maximas(dos dias frios) são mais baixas... e as as maximas da cidade do Rio, costumam ser maiores do que as de Pvh na maior parte do ano!!

(falei tudo isso antes, so resumi agora)

dricobel
April 22nd, 2008, 12:42 AM
Algum colega do Acre, sabe dizer a quantos quilômetros o estado fica da Cordilheira dos Andes e se está sujeito a receber influência dessa região? :)

Rafael_Rosato
April 22nd, 2008, 12:49 AM
^^ a influencia é não é muita... faz frio em RO e AC, pq os estados ficam dentro do continente, na mesma direção da Argentina, e são regiões mais altas do centro do continente, onde predominam planicies( planicies da região central da Argentina, da bacia do Parana, Pantanal, Amazonia e Rio Orinoco)... a cordilheira dos Andes "entorta" as massas de ar frio pro oeste!

(é oq eu sei superficialmente sobre o assunto)

*A cordilheira enche os Rios da Amazonia com o degelo :yes: ... ajuda na umidade da região :D

Jordan Valle
April 22nd, 2008, 12:53 AM
Algum colega do Acre, sabe dizer a quantos quilômetros o estado fica da Cordilheira dos Andes e se está sujeito a receber influência dessa região? :)

Depende da região do Estado, no oeste, 300 km após a fronteira já começa a subida pros andes. Já no Leste, de Assis Brasil até o início da subida, vão aí uns 350km...

A cordilheira exerce bastante influência no clima do Acre, principalmente nos Eventos de frio, pois as massas de ar frio que atingem o continente sulamericano conseguem chegar com força até o Acre justamente porque os andes formam um corredor natural, impedindo a dissipaçao mais rápida do ar polar, que entra em território acreano e às vezes passa dias estacionado aqui, porque não tem como se dissipar. Os Andes também influenciam as chuvas, que muitas vezes vem mais frias do que o normal quando as nuvens vem das montanhas. É justamente por isso que Rio Branco é a capital mais fria do norte do país :)

dricobel
April 22nd, 2008, 12:57 AM
^^

Valeu pela explicação Jordan :)

Rafael_Rosato
April 22nd, 2008, 12:57 AM
^^
^^ foi quase a mesma coisa que eu falei :) , mas esse corredor é formado pelos andes a oeste e pelos planaltos brasileiros a leste!!

(com relação a umidade que vem dos andes eu não sabia mesmo!)

Manauense
April 22nd, 2008, 04:29 AM
Por falar em frio na Amazônia, qual será a temperatura na região do Pico da Neblina?

http://img.photobucket.com/albums/v245/BR364/3D/PicodaNeblina.jpg

Um coronel do CMA (Comando Militar da Amazônia), em entrevista ao canal AmazonSat no ano de 2007, disse que no Pico da Neblina a temperatara raramente ultrapassa 18 graus Celsius e o Pico, freqüentemente, está sujeito a geadas.
Há indícios de que já houve precipitação de neve na Serra do Imeri (no noroeste do Estado do Amazonas), mas não há imagens do "acontecimento". Tentei achar o link da entrevista, mas não consegui.

Rondon
April 22nd, 2008, 06:05 AM
Cruzeiro do Sul tem uma topografia um pouco mais acidentada (com morros)... dizem que é por influência dos Andes...

Bucs
April 22nd, 2008, 09:19 PM
Na cidade do RJ não fez menos que 18 graus também.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007.../297050106.asp

Definitivamente em 2007 não fez 7 graus na zona urbana do RJ. Isso já fez sim, mas só em anos de extremo frio, como 2000 por exemplo.

PORTO ALEGRE 7,2 °C
CURITIBA 7,6 °C
RIO DE JANEIRO 8,7 °C
SAO PAULO 9,4 °C
BELO HORIZONTE 10,6 °C
FLORIANOPOLIS 11,4 °C
CAMPO GRANDE 11,7 °C
BRASILIA 12,1 °C
RIO BRANCO 14,4 °C
VITORIA 15,5 °C
GOIANIA 16,3 °C
PORTO VELHO 16,6 °C
TERESINA 18,7 °C
CUIABA 19,2 °C
NATAL 19,4 °C
SALVADOR 19,5 °C
ARACAJU 20,8 °C
MANAUS 20,9 °C
RECIFE 21,1 °C
JOAO PESSOA 21,1 °C
BELEM 21,5 °C
FORTALEZA 22,8 °C
BOA VISTA 23,2 °C
SAO LUIS 23,2 °C
MACAPA 23,5 °C
PALMAS 24,0 °C

- INMET

"RIO - A temperatura na cidade do Rio de Janeiro voltou a bater recorde de frio do ano, na madrugada desta terça-feira. Os termômetros marcaram 8,7 graus na Vila Militar, na Zona Norte do Rio, segundo o Climatempo. Na segunda-feira, a mínima foi de 9,5 graus no Alto da Boa Vista ."

O cara tá colocando dados de frio dum pico de uma serra Estado do RJ. Quem vive num lugar desses? Os mais de 6000 milhões de habitantes da cidade do Rio de Janeiro vivem praticamente ao nível do mar

600 mil habitantes vivem só nas serras (Friburgo-Terê-Petrópolis. Sem contar os municípios menores). E se eu não me engano, é maior que qualquer cidade do teu Estado. Duas vezes. :)

315 mil habitantes no Noroeste Fluminense. 472 mil habitantes no Centro Fluminense. 1 milhão vivem no Sul Fluminense.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=564038
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=604498

Neve e geada??? só nos picos mais altos do estado do RJ. Eu nao descartaria a possibilidade de geadas também em picos da serra dos Pacaás em RO.

Geada aqui só nos picos mais altos do Estado? :lol:

Isso, pra mim, é ignorância na sua forma mais pura. Obrigado.

Se dê, ao menos, o trabalho de ler o thread inteiro antes de vomitar asneiras. Ao menos os meus posts. Eu já mostrei que fez 8°C registrados pelo INMET aqui, ano passado. Em área URBANA, sim! No Forte de Copacabana sentiu como 3°C. Eu registrei 7,8°C em área URBANA em Jacarepaguá. Dizer que o Rio de Janeiro não faz 18°C? :lol: Ignorância! Esse ano fez 17,7°C na Vila Militar, no verão. :okay: E os dados que coloquei (assim como as fotos) não são de picos e sim cidades de altitude não tão elevadas. Petrópolis, meu amigo, tem 300 mil habitantes. E há registros de geada a nível do mar no Jardim Botânico. :okay:

Você vai contra tudo isso? Leia o thread antes de responder. Ajuda. :okay:

Rafael_Rosato
April 23rd, 2008, 09:15 AM
^^ De quando foi essa minima registrada nas capitais??

Bucs
April 23rd, 2008, 09:48 AM
^^ De quando foi essa minima registrada nas capitais??

30 e 31 de julho do ano passado.

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=14557658&postcount=1065

Rafael_Rosato
April 23rd, 2008, 10:42 AM
^^ Só confirma oq eu disse :D, tudo depende da massa de ar frio... As temperaturas mais baixas de Cuiaba por exemplo, são bem menores que isso, menores do que Rio Branco, Pvh e Rio... as de Goiania mais baixas do que Vitoria, e por ai vai...

Bucs
April 23rd, 2008, 12:02 PM
^^ Só confirma oq eu disse :D, tudo depende da massa de ar frio... As temperaturas mais baixas de Cuiaba por exemplo, são bem menores que isso, menores do que Rio Branco, Pvh e Rio... as de Goiania mais baixas do que Vitoria, e por ai vai...

Sim, mas isso é óbvio, Rafael. Curitiba e POA mesmo registram muito menos que isso. Só que esse tal de Jordan chegou aqui e afirmou que o Rio não fez 7°C em área urbana e eu mostrei que fez 8°C registrado pelo INMET e 7°C registrados por mim com um ABRIGADO. Aguardo a resposta dele.

flaino
April 23rd, 2008, 02:00 PM
eu vi esses dias o frio...

nao tava frio nao 24 graus :P tava fresco por causa do vento.

fialho
April 23rd, 2008, 10:15 PM
Sim, mas isso é óbvio, Rafael. Curitiba e POA mesmo registram muito menos que isso. Só que esse tal de Jordan chegou aqui e afirmou que o Rio não fez 7°C em área urbana e eu mostrei que fez 8°C registrado pelo INMET e 7°C registrados por mim com um ABRIGADO. Aguardo a resposta dele.

Essa discussão já perdeu o sentido. Se você, respaldado pelo INMET, diz que houve esta temperatura, está certo e acabou.

Pra comprovar tuas afirmações, vou até mostrar uma foto minha em julho de 2007, na Groenlând.., digo, no Rio de Janeiro.

http://img228.imageshack.us/img228/2466/iglu2tp6.jpg

Não apareço na foto porque estava frio demais e não tive coragem de sair do Iglu. :D

Bucs
April 23rd, 2008, 10:28 PM
^^ Pois é! Vão querer negar o que o INMET registrou? E não só pelo INMET, CPTEC, Climatempo e 6 milhões de pessoas que aqui estavam. Diferente de um ponto isolado no meio de uma serra em Rondônia. :| Já falaram de neve no Pico da Neblina aqui. :|

E depois, eu já esperava esse tipo de piadinha. Então eu digo:

Inverninho básico na Amazônia - Gélidos 10°C a uns 7.000m de altitude:

http://static.flickr.com/101/298337154_3815c40c22.jpg

:) Convido-os de novo:

E se puderem, conheçam Visconde de Mauá. -4°C em maio do ano passado. :okay:
Petrópolis, (a mais quente das nossas serras) é mais fria que qualquer cidade do norte do País. Petrópolis tem 300 mil habitantes e ao contrário do que o Jordan disse, não fica num ponto isolado no alto de uma serra.

Por fim, digo que o único que tem noção de alguma coisa aqui é o Rafael. Pois ele é sensato. Não levem como ofensa, pessoal! Acho que é só falta de informação mesmo. Eu só não esperava isso do povo do norte do país. Povo sempre muito simpático. Mas ok, saibam que todos que vierem pra cá ou migrarem serão bem recebidos de qualquer forma. :okay: Acho que o pessoal do AC tá longe demais de tudo. Talvez seja por isso. :)

fialho
April 23rd, 2008, 11:19 PM
^^

Terror, relaxe. Foi uma ironia, assim como a sua. De amnésia eu acho que você não sofre, mas de qualquer forma vou colar novamente o teu primeiro comentário neste thread, onde você claramente debocha do fato de comentarem sobre o frio na região:

E no teu caso é pior, não dá nem pra dizer que foi por falta de informação, até porque você parece mesmo ser um sujeito bem informado. Apesar de que, confesso, estou começando a desconfiar que perdeu algumas aulas de Geografia ou que nunca saiu do Rio de Janeiro, após ter lido sua penúltima frase no post acima. Talvez seja por isso. :)

Mas enfim, se fica ofendido com piadinhas sobre o assunto, não seja o primeiro a fazê-las.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 12:31 AM
^^ Pois é! Vão querer negar o que o INMET registrou? E não só pelo INMET, CPTEC, Climatempo e 6 milhões de pessoas que aqui estavam. Diferente de um ponto isolado no meio de uma serra em Rondônia. :| Já falaram de neve no Pico da Neblina aqui. :|

E depois, eu já esperava esse tipo de piadinha. Então eu digo:

Inverninho básico na Amazônia - Gélidos 10°C a uns 7.000m de altitude:

Petrópolis, (a mais quente das nossas serras) é mais fria que qualquer cidade do norte do País. Petrópolis tem 300 mil habitantes e ao contrário do que o Jordan disse, não fica num ponto isolado no alto de uma serra.

Por fim, digo que o único que tem noção de alguma coisa aqui é o Rafael. Pois ele é sensato. Não levem como ofensa, pessoal! Acho que é só falta de informação mesmo. Eu só não esperava isso do povo do norte do país. Povo sempre muito simpático. Mas ok, saibam que todos que vierem pra cá ou migrarem serão bem recebidos de qualquer forma. :okay: Acho que o pessoal do AC tá longe demais de tudo. Talvez seja por isso. :)

Só umas correções :D

* O planalto de RO é compreendido pela Chapada dos Parecis, que se começa desde a região da cidade de Guajara(Cidade na fronteira "centro-norte" do estado com a Bolivia) até o MT... altitudes entre 300 e 700 metros... Vilhena fica neste planalto a mais de 600 metros...
A tal Serra dos Pacaas, tem latitude semelhante a de Vilhena e altitudes acima de 1000 metros, chegando a mais de 1100... é uma região relativamente grande, acredito que tenha o tamanho semelhante do DF ou maior... porém com ja foi dito, não existe cidades nesta região... que é reserva ambiental... existem pessoas que fazem trilhas e esportes afins na região... tbm pesquisadores, enfim...
Talvez podemos ter uma ideia comparando com as temperaturas de Vilhena... dizem que a cada certa altitude, cai um graus C a temperatura... proporcionalmente...
(falei pra vc conhecer melhor :D ... eu sempre tive vontade de acampar, fzer trilha... na serra)

* Como eu disse a Amazonia em mt grande... inverninho basico a 500~600 metros de RO tbm fazem ~ 10ºC

* a 7000 metros de altitude mesmo na amazonia, as temperaturas são quase sempre negativas :yes: (veja as cidades andinas)

* Não duvido que Petropoles seja mais fria do q qlquer cidade da Amazonia... agora, lembresse, que só RO é bem maior do que o RJ e tem 52 municipios... a região amazonica possue poucas cidades e muitas terras... as maioria das cidades ficam proximas de grandes rios e em planicies...

* Obrigado dnovo :D... mas tem mt gente por aqui que tem a cabeça no lugar :yes:

* Bom, o AC esta proximo de RO, relativamente proximo de Manaus e Cuiaba... proximo de La Paz e de cidades que estão entre as principais cidades peruanas... :D

* Se se interessar em saber mais sobre a região, pode perguntar :D ... ela é interessantissima... mesmo apaixonado pelo sul, não esqueço de RO, da amazonia, do CO... (to planejando uma viagem pra Pvh :yes: este ano)

Jordan Valle
April 24th, 2008, 12:46 AM

600 mil habitantes vivem só nas serras (Friburgo-Terê-Petrópolis. Sem contar os municípios menores). E se eu não me engano, é maior que qualquer cidade do teu Estado. Duas vezes. :)

315 mil habitantes no Noroeste Fluminense. 472 mil habitantes no Centro Fluminense. 1 milhão vivem no Sul Fluminense.

Geada aqui só nos picos mais altos do Estado? :lol:

Isso, pra mim, é ignorância na sua forma mais pura. Obrigado.

Se dê, ao menos, o trabalho de ler o thread inteiro antes de vomitar asneiras. Ao menos os meus posts. Eu já mostrei que fez 8°C registrados pelo INMET aqui, ano passado. Em área URBANA, sim! No Forte de Copacabana sentiu como 3°C. Eu registrei 7,8°C em área URBANA em Jacarepaguá. Dizer que o Rio de Janeiro não faz 18°C? :lol: Ignorância! Esse ano fez 17,7°C na Vila Militar, no verão. :okay: E os dados que coloquei (assim como as fotos) não são de picos e sim cidades de altitude não tão elevadas. Petrópolis, meu amigo, tem 300 mil habitantes. E há registros de geada a nível do mar no Jardim Botânico. :okay:

Você vai contra tudo isso? Leia o thread antes de responder. Ajuda. :okay:

hHAHAHA, me fez rir com tuas palavras. Coleguinha, economize nas suas agressões verbais. Então quer dizer que fez 8°C na praia de Cobacana no RJ? hiihhiih mente mais...... Fez 8 sim, isso eu nao neguei, nem desconfio desses dados. Mas sabe-se que o alto da boa vista como o próprio nome ja diz, é um local bem ALTO, que não condiz com a realidade que vivem os 6 milhoes de habitantes da CAPITAL do RJ e não do Estado, como você "inocentemente" :lol: compreendeu. Pesquisa aí quantos metros localiza-se esssa estaçao meteorológica, já que estás tão interessado no assunto.

Amigo, se até em São Paulo é difícil fazer 8 graus em zona urbana, imagine na cidade do Rio. JA FALEI PRA VOCE FAZER O FAVOR DE VER DADOS DE LOCAIS COMO O AEROPORTO DO GALEAO, TOM JOBIM... ok?

Quanto a essa tabelinha aí colocada por vc, retirada do inmet, porque você só coloca esse dia? Justo esse dia? Cadê os outros, mostre-me logo o mês inteiro, porque vai q outro dia desses aí fez os 8 graus em Rio Branco ou Vilhena por ex. Tu vai querer se basear em apenas 1 dia? hahahaha! faça-me rir mais um pouco então.....

Quanto os 18 graus, até nisso tu se incomodou, eu falei 18 graus semana passada. Se fez menos que isso esse ano, no verão ou no escambal, não interessa, falei da semana passada :nuts:!!!! Ficou claro?

Ahh, boa sorte pra vc quando esfriar no RJ de novo, providencie luvas, sobretudos, aquecedor e equipamentos para esquiar no pão de açucar e aí no alto da boa vista.....hhauahuahu. E não esquece de divulgar na imprensa também pros cariocas se prepararem porque vai esfriar mais no RJ do que em SP e boa parte do país.

Obs.: Desculpem amigos belensens, ficou linda Belém envolvida por um nevoeiro, mas eu precisava falar isso pro nosso colega carioca :banana:.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 01:00 AM
^^ Aie verdade Belem com nevoeiro, deve ter ficado linda, assim como em dias chuvosos... (adoro chuvas)

Bucs
April 24th, 2008, 01:01 AM
hHAHAHA, me fez rir com tuas palavras. Coleguinha, economize nas suas agressões verbais.

Sorte tua estarmos num fórum. E você longe da civilização.

Então quer dizer que fez 8°C na praia de Cobacana no RJ? hiihhiih mente mais......

Sim.

Pesquisa aí quantos metros localiza-se esssa estaçao meteorológica, já que estás tão interessado no assunto.

http://img176.imageshack.us/img176/3429/fortecopmx4.png

Nenhuma estação do INMET está localizada no Alto da Boa Vista.

Ahh, boa sorte pra vc quando esfriar no RJ de novo, providencie luvas, sobretudos, aquecedor e equipamentos para esquiar no pão de açucar e aí no alto da boa vista.....hhauahuahu. E não esquece de divulgar na imprensa também pros cariocas se prepararem porque vai esfriar mais no RJ do que em SP e boa parte do país.

Nah, se eu quiser frio de verdade, eu subo a serra.

Terê, nossa segunda cidade mais quente da serra. 8°C ao meio-dia. Nesse dia, fez 4°C às 4 da tarde.
http://i305.photobucket.com/albums/nn217/skyku2/Terespolis37.jpg

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=495779

:)

Repito, você é completamente ignorante sobre o Rio de Janeiro. Posso parar ou você já cansou de soar como uma criancinha?

Rio Branco numa manhã de inverno. Pra não perder a piada. :)
http://www.lucascorato.com/blog/wp-content/uploads/2007/03/autumn_lane_in_winter.jpg

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 01:12 AM
^^ eei... sem querer ser chato... mas eu não confio nesses termometros de rua... aqui em Curitiba ja vi -17ºC em um... outro marcava em uma noite de friozinho normal 33ºC ...
Eu me destraio olhando os termometros e pensando: "este esta mais ou menos certo, aquele está errado!"

Bucs
April 24th, 2008, 01:15 AM
^^ eei... sem querer ser chato... mas eu não confio nesses termometros de rua... aqui em Curitiba ja vi -17ºC em um... outro marcava em uma noite de friozinho normal 33ºC ...
Eu me destraio olhando os termometros e pensando: "este esta mais ou menos certo, aquele está errado!"

São os famosos 'maluquinhos'. Porém, esse dia, Terê registrou negativas nos arredores da cidade. Inverno de 2004, se eu não me engano. Os 4°C às 16hrs foi registrado, também, pelo INMET. :okay:

Jordan Valle
April 24th, 2008, 01:31 AM
lalalala......... me disse a localização da estação de Copa, mas a do INMET que é bom nada ein.... e a altitude também! De clima meu amigo, quem entende aqui sou eu. Me digas quem é você para querer me dar aula sobre isso? És formado em alguma área afim?

8°C no termômetro, como já falaram são os famosos maluquinhos. Vai saber se realmente tava 8 graus mesmo nesse local? Aqui mesmo em Rio Branco temos um maluquinho.

Selva? Vc insiste em dizer que moro numa selva. Isso só demonstra a sua ignorância quanto ao seu próprio país que vive. Isso sim é lamentável. Neve em RB? Só nos meus sonhos, e nas suas ironias. Teresópolis é fria sim, faz 8 e até menos, mas não estamos falando do interior do RJ e sim da capital. Ou estávamos neh... bom, parei por aqui. Fique você com seu frio que eu fico com a minha selva neh... hahuauhahuahuahua!

Bucs
April 24th, 2008, 01:40 AM
lalalala......... me disse a localização da estação de Copa, mas a do INMET que é bom nada ein.... e a altitude também!

Você só pode estar de sacanagem. Isso é um printscreen de uma estação automática do site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). :wtf:

De clima meu amigo, quem entende aqui sou eu.

:lol: Eu tô vendo.

8°C no termômetro, como já falaram são os famosos maluquinhos. Vai saber se realmente tava 8 graus mesmo nesse local?

Falando sobre Teresópolis? Se sim, nesse mesmo dia o INMET registrou 4°C às 16hrs, se dê o trabalho de ler, Jordan! P*rra! :okay:

Aqui mesmo em Rio Branco temos um maluquinho.

Jura? Surpreso que tenhas um PC. :)

Selva? Vc insiste em dizer que moro numa selva.

Ironia, meu caro! Desinformado é você que acha que o Rio de Janeiro é 40 graus o ano todo e vem aqui dizer que 'entende de meteorologia e climatologia'.

Teresópolis é fria sim faz 8 e até menos,

Ah, agora é? Tem certeza que Terê não é um pico desabitado? Teresópolis não é nem a mais fria cidade do interior do RJ. Friburgo fez -3°C no centrão ano passado. Na mesma época.

fialho
April 24th, 2008, 01:47 AM
Sorte tua estarmos num fórum. E você longe da civilização.

É.. tava demorando pra demonstrar aquela arrogância misturada com ignorância que infelizmente ainda é característica de uma grande parcela da população carioca. Ou melhor, já havia demonstrado ao dizer que o Acre está longe de "tudo", possivelmente imaginando que "tudo" é onde você mora e os lugares próximos, demonstrando total desprezo pelos estados e países que fazem fronteira com o Acre. Aliás, havia demonstrado ainda antes, já no primeiro comentário no thread, ao desdenhar do frio na Amazônia, mesmo tendo um suposto conhecimento sobre o tema debatido aqui.

Por que é sorte dele estarmos num fórum? Se a discussão fosse ao vivo, você o agrediria? Parabéns, você acaba de mostrar pra todos aqui uma característica lamentável da sua personalidade.

Se não sabe discutir como um "cidadão civilizado", como tenta parecer, não desça o nível, Terror. Quem demonstra infantilidade com esse tipo de agressão verbal acrescida de ameaça é você.

Bucs
April 24th, 2008, 01:56 AM
...

Jura? Surpreso que tenhas um PC. :)

Acho que o pessoal do AC tá longe demais de tudo. Talvez seja por isso.

Ironia, meu caro!

-

Eu só não esperava isso do povo do norte do país. Povo sempre muito simpático. Mas ok, saibam que todos que vierem pra cá ou migrarem serão bem recebidos de qualquer forma.

Agora...

É.. tava demorando pra demonstrar aquela arrogância misturada com ignorância que infelizmente ainda é característica de uma grande parcela da população carioca.

Responderia a altura mas seria banido. Eu diria o que eu acho mas, de novo, seria banido. Eu encerro minha participação nesse thread e espero que seja punido por isso. Já é tão nítido a postura dos acreanos (assim como a maioria dos brasileiros) em relação ao Rio de Janeiro.

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 01:56 AM
Terror;

Acho que o que o Jordan quis dizer, foi que não é que ele duvide dos 8ºC aí, mas sim que essa temperatura seja algo frequente, tá ligado?? Que não é uma coisa constante e, tu, por outro lado, parece que quis mostrar que essa temperatura é algo normal aí.

É o que percebi...
sdçs..

Bucs
April 24th, 2008, 02:00 AM
Terror;

Acho que o que o Jordan quis dizer, foi que não é que ele duvide dos 8ºC aí, mas sim que essa temperatura seja algo frequente, tá ligado?? Que não é uma coisa constante e, tu, por outro lado, parece que quis mostrar que essa temperatura é algo normal aí.

É o que percebi...
sdçs..

Definitivamente em 2007 não fez 7 graus na zona urbana do RJ.

Agora ele não duvida mesmo. E eu nunca disse que era freqüente descer dos 8°C durante TODO o inverno e sim em alguns dias de inverno todos os anos. Diferente dele que AFIRMOU que não fez. Agora, ele e outros quiseram impor aqui, sem dados, se baseando em sei lá o quê, que o clima aqui é igual ao de Recife, Fortaleza, Natal... Quem entende um pingo de meteorologia, sabe que isso não é verdade.

fialho
April 24th, 2008, 02:05 AM
-
Responderia a altura mas seria banido. Eu diria o que eu acho mas, de novo, seria banido. Eu encerro minha participação nesse thread e espero que seja punido por isso. Já é tão nítido a postura dos acreanos (assim como a maioria dos brasileiros) em relação ao Rio de Janeiro.

Francamente, acho que você não responderia à altura com medo de ser banido, não responderia à altura simplesmente porque já demonstrou que não é capaz disso.

E sim, você diz que é ofensa minha, mas confirma a minha opinião sobre grande parcela da população do Rio - bom ressaltar que não são todos - com tua postura neste thread.

Se não é perceptível pra você a veracidade do que estou dizendo e é mais confortável dizer que trata-se de mera ofensa, faça uma pequena pesquisa. Pode ser pela internet mesmo. Vá numa comunidade carioca do Orkut, por exemplo, e veja a opinião da maior parte dos membros quando se fala sobre o Acre.

Eu conheço a sua cidade, conheço melhor que muitos cariocas, e portanto sei do que falo. Quer ter a mesma moral pra falar do Acre como eu falo do Rio? Então saia um pouco do seu estado, venha aqui, ou ao menos pare de querer ver o mundo por fotos no SSC e vá conhecer os estados "longe de tudo" pessoalmente pra poder opinar.

Patrick-RJ
April 24th, 2008, 02:33 AM
É.. tava demorando pra demonstrar aquela arrogância misturada com ignorância que infelizmente ainda é característica de uma grande parcela da população carioca.

Puxa, entrei num thread sobre o frio em Belém e a primeira coisa que leio é esse comentário. :ohno:

Se quiser rebater alguém da minha cidade, tome mais cuidado pra não ofender de tabela a cidade inteira... criticou tanto o comentário do outro e fez pior.

Patrick-RJ
April 24th, 2008, 02:36 AM
E sim, você diz que é ofensa minha, mas confirma a minha opinião sobre grande parcela da população do Rio - bom ressaltar que não são todos - com tua postura neste thread.

Ainda repete essa asneira! :ohno:

Cadê a moderação pra conduzir o thread novamente a seu assunto principal?

fialho
April 24th, 2008, 02:39 AM
^^

Desculpe se pareceu ofensivo pra você, Patrick. Mas deixei bem claro que é uma grande parcela, mas que não são todos. E perdoe a sinceridade, mas eu conheço o povo do Rio. Tem muita gente assim. Posso ser criticado por expor isso aqui, mas falo com conhecimento de causa. Se quiser, siga a dica que dei pro Terror, faça uma pequena pesquisa, pergunte aos seus conhecidos o que pensam sobre o Acre e não se surpreenda com as respostas.

Manauense
April 24th, 2008, 03:12 AM
Em 2001, durante uma viagem de trabalho ao Acre e cidades do sudoeste amazonense, eu senti muito frio em Rio Branco e também na cidade de Boca do Acre (AM), ocasião em que uma frente fria derrubou as temperaturas Amazônia meridional. Naquela mesma época, lembro que a temperatura em Manaus (AM) também ficou muito agradável, com termômetros marcando menos de 20 graus.
No Estado do Rio, no inverno de 2005, passei uns dias em um sítio localizado no município de Itatiaia (sul fluminense), onde a temperatura à noite ficava em torno de 7 graus.

Bucs
April 24th, 2008, 03:20 AM
No Estado do Rio, no inverno de 2005, passei uns dias em um sítio localizado no município de Itatiaia (sul fluminense), onde a temperatura à noite ficava em torno de 7 graus.

Itatiaia na parte baixa. 400m, certo? Você diz que ficou em um sítio. 7°C é a máxima nos dias de inverno na parte alta. As médias de julho na parte alta são de 12°C/1°C :okay:

-13,5°C.

Manauense
April 24th, 2008, 03:22 AM
Itatiaia na parte baixa. 400m, certo? Você diz que ficou em um sítio. 7°C é a máxima nos dias de inverno na parte alta. As médias de julho na parte alta são de 12°C/1°C :okay:

-13,5°C.

Sim, era em uma região baixa. O sítio ficava próximo da Via Dutra, às margens de uma estradinha vicinal.

Patrick-RJ
April 24th, 2008, 03:40 AM
^^

Desculpe se pareceu ofensivo pra você, Patrick. Mas deixei bem claro que é uma grande parcela, mas que não são todos. E perdoe a sinceridade, mas eu conheço o povo do Rio. Tem muita gente assim. Posso ser criticado por expor isso aqui, mas falo com conhecimento de causa. Se quiser, siga a dica que dei pro Terror, faça uma pequena pesquisa, pergunte aos seus conhecidos o que pensam sobre o Acre e não se surpreenda com as respostas.

Não pareceu ofensivo, foi ofensivo. Não duvido que as pessoas tenham uma idéia errada sobre o Acre, mas isso não quer dizer que são ignorantes. Se for assim, todos os estados têm visões estereotipadas sobre os outros e, portanto, poderíamos extender sua conclusão ao país inteiro. Garanto que, se eu fizer essa pesquisa, a mesma conclusão que eu tirarei aqui tirarei em outros estado. O problema, então, não é especificamente com o Rio de Janeiro.
Pra se chegar a uma conclusão sobre ignorância nos estados brasileiros, é mais eficaz se basear em índices de escolaridade, e aí o Rio é um dos estados melhores colocados no país, o que, infelizmente, ainda não quer dizer grande coisa.
Proponho que termine aqui essa discussão e voltemos ao assunto do thread.

fialho
April 24th, 2008, 03:50 AM
^^

Ok, Patrick, concordo com o seguimento do thread. Mas apenas uma última observação, que acho necessária. A ignorância à qual eu me referi é justamente esta em relação aos outros estados. Ela existe, e existe também em outros lugares, é claro. Não disse o contrário. Agora sempre notei que há uma grande incidência deste tipo de ignorância entre a população do Rio. É uma constatação. Mas considerar o meu comentário ofensivo é apenas uma questão de má interpretação do que foi dito, especialmente quando é motivado por comentários esdrúxulos de um conterrâneo que quer transformar tudo em uma guerra entre estados.

Imagine que eu diga: "O Brasil tem uma grande parcela de analfabetos". Você pode até achar ofensivo a primeira vista, mas vai refletir e ver que é verdade, e não há porque rebater, é um fato. É muito diferente de dizer "só existem analfabetos no Brasil!", aí sim eu estaria sendo ofensivo e ignorante. Ofensivo eu não fui em meus posts, ofensivo é quem diz que não há civilização em um estado, porque aí não estamos falando de algo verídico.

dricobel
April 24th, 2008, 03:57 AM
Colegas não era esse o objetivo do tópico!

Não imaginei que fosse criar tanto atrito!

BR 364
April 24th, 2008, 05:00 AM
^^ Pois é...

E essa discussão toda por causa de frio? Desde quando frio é vantagem? Se frio fosse alguma vantagem, os países andinos seriam primeiro mundo e Kuala Lumpur seria uma vila... :lol:

dricobel
April 24th, 2008, 05:03 AM
^^

na boa, prefiro o calor da nossa região amazonica :)

também gosto de regiões serranas com frio, mas para umas férias....

Bucs
April 24th, 2008, 05:08 AM
^^ Pois é. Eu comentei sobre o frio na Amazônia e fizeram questão de mostrar que "faz frio" no Acre e em Rondônia.

dricobel
April 24th, 2008, 05:10 AM
^^

quando eu for a região serra do rio quero que você me passe um tur Terrormachine :)

Bucs
April 24th, 2008, 05:14 AM
^^

quando eu for a região serra do rio quero que você me passe um tur Terrormachine :)

:bowtie:, Drico! Tá mais que convidado para conhecer as serras do RJ (e todo o litoral, dá uma olhada em Arraial do Cabo no flickr.com), pode ter certeza que será muito bem tratado por todos! Ao contrário do que o fialho disse, ninguém aqui trata, de graça, nortistas (ou sulistas, nordestinos...) com arrogância.

Eu nem comentei. Mas cara, você tem culpa 0 nisso aqui. Os ânimos sempre se alteram quando pinta essa assunto entre pessoas que gostam de meteorologia. Tô acostumado! :nuts:

Sobre o thread, eu já comentei no início dele sobre o nevoeiro em Belém contrastando com a paisagem da cidade das mangueiras. :okay:

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:18 AM
^^

E desde quando calor é mais vantagem que frio?? Não que o frio seja melhor, mas calor excessivo também é podre demais.. é necessário um equilíbrio aí :D Isso baseando-se no gosto da maioria das pessoas, creio, sei que existem pessoas que amam o frio extremo e outras o calor extremo, mas penso que a grande maioria gosta do meio termo.

A discussão não está centrada somente no frio de um modo geral, mas sim com relação a que cidade faz mais frio ou recebe mais frio.

sdçs..

Patrick-RJ
April 24th, 2008, 05:19 AM
^^

Ok, Patrick, concordo com o seguimento do thread. Mas apenas uma última observação, que acho necessária. A ignorância à qual eu me referi é justamente esta em relação aos outros estados. Ela existe, e existe também em outros lugares, é claro. Não disse o contrário. Agora sempre notei que há uma grande incidência deste tipo de ignorância entre a população do Rio. É uma constatação. Mas considerar o meu comentário ofensivo é apenas uma questão de má interpretação do que foi dito, especialmente quando é motivado por comentários esdrúxulos de um conterrâneo que quer transformar tudo em uma guerra entre estados.

Imagine que eu diga: "O Brasil tem uma grande parcela de analfabetos". Você pode até achar ofensivo a primeira vista, mas vai refletir e ver que é verdade, e não há porque rebater, é um fato. É muito diferente de dizer "só existem analfabetos no Brasil!", aí sim eu estaria sendo ofensivo e ignorante. Ofensivo eu não fui em meus posts, ofensivo é quem diz que não há civilização em um estado, porque aí não estamos falando de algo verídico.

Li e, apesar de ter minhas ressalvas, não comentarei para dar seguimento ao tema do tópico.

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:19 AM
^^ Pois é. Eu comentei sobre o frio na Amazônia e fizeram questão de mostrar que "faz frio" no Acre e em Rondônia.

E pra quê essas aspas no "faz frio"??

sdçs..

BR 364
April 24th, 2008, 05:20 AM
^^

na boa, prefiro o calor da nossa região amazonica :)

também gosto de regiões serranas com frio, mas para umas férias....
^^ Tem muita gente que gosta, e é pura questão de gosto. Minha mãe é nascida e criada na Serra do Caparaó, em MG, pertinho do Pico da Bandeira. Todas as fotos da infância e da adolescência dela o povo aparece todo empacotado. Ou seja, é acostumadíssima com temperaturas baixas. Entretanto ela ama o calor de PVH e não gosta de frio de jeito nenhum.

Eu particularmente gosto mais do frio. Mas o frio só é bom até certo ponto. Até uns 10ºC é legal, mas abaixo disso se torna bem desagradável. Sei disso porque morei 3 anos em Curitiba. Uma coisa é vc pegar um friozão violento de vez em quando, nas férias ou num final de semana. Outra coisa é vc conviver com frio diariamente. É horrível, se vc se mexe um pouquinho na cama, a parte onde vc não estava deitado tá gelada. Vc encosta na parede, tá gelada. Vc põe o pé no carpete (carpete, hein, imagina se fosse cerâmica) o chão tá gelado. A roupa que vc veste tá gelada. Vc vai abrir a porta, a maçaneta tá gelada. Água? Deus me livre chegar perto!

Eheh... frio intenso é muito legal, muito bonito, todo mundo fica elegante e coisa e tal, mas... tô fora. :D

Mas de calor eu não gosto também não. Pra mim, ficando entre 10 e 25 graus, tá bom. :)

Bucs
April 24th, 2008, 05:23 AM
^^

E desde quando calor é mais vantagem que frio?? Não que o frio seja melhor, mas calor excessivo também é podre demais.. é necessário um equilíbrio aí :D Isso baseando-se no gosto da maioria das pessoas, creio, sei que existem pessoas que amam o frio extremo e outras o calor extremo, mas penso que a grande maioria gosta do meio termo.

A discussão não está centrada somente no frio de um modo geral, mas sim com relação a que cidade faz mais frio ou recebe mais frio.

sdçs..

Disse tudo! Equilíbrio vocês vão encontrar fácil aqui no Estado do Rio. É um dos estados mais diversificados (se não o mais) do Brasil.

1 metro de neve na região das serras de Itatiaia e Resende e no Pico das Agulhas Negras.
http://i185.photobucket.com/albums/x112/bucsanszki1/Itatiaia142.jpg

Mar límpido de Arraial do Cabo.
http://farm1.static.flickr.com/41/74422595_9baedc08dd.jpg?v=1149248024

Bucs
April 24th, 2008, 05:24 AM
E pra quê essas aspas no "faz frio"??

sdçs..

É que depois que enfrenta um inverno em Calgary (-33°C) você acha 6°C, uma vez na vida outra na morte, uma piada. :lol:

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:28 AM
^^

Ahuahauhaua!!
Terror;

Mas o equilíbrio o qual me referi foi dentro de uma cidade por exemplo!! Sei que se eu subir no Itatiaia ou for à Teresópolis vou ficar incomodado, pois nestes lugares predomina o frio eterno!!

Agora, na zona urbana do Rio mesmo, no centro da cidade, existe o calor e existe o frio, separados por meses nas atuações das mp's.

Se eu fosse escolher um lugar no Brasil para morar com o melhor clima pra mim, este lugar seria ou São Joaquim ou Campos do Jordão!! Aí sim, no verão estas duas belíssimas cidades conseguem ter uma média de temperatura muito boa pra se viver! :)

sdçs..

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:29 AM
É que depois que enfrenta um inverno em Calgary (-33°C) você acha 6°C, uma vez na vida outra na morte, uma piada. :lol:

Entendi!

Ou seja, o frio no Brasil tornou-se uma piada pra ti, né?? :lol::cheers:

sdçs..

Bucs
April 24th, 2008, 05:34 AM
Entendi!

Ou seja, o frio no Brasil tornou-se uma piada pra ti, né?? :lol::cheers:

sdçs..

Que nada! Pra mim, lugares ditos quentes fazendo frio é sensacional. Eu busco as mínimas absolutas em tudo quanto é canto, fuço por dados oficiais e extra-oficiais (inclusive no coração da Amazônia e no NE). Aliás, ninguém aqui comentou sobre Eirunepé, AM. :okay: Se você for ver meus threads no BAZ, você vai ver que já achei fotos de neve em Resende até hoje desconhecidas, araucárias no RJ, uma suposta 'neve' em Petrópolis (:lol:), angustifolias em Angra dos Reis...

Confesso que busco mais por mínimas no RJ e no sul mas não ignoro as outras regiões. Ainda mais RO que tem um potencial pra frio em comparação com os outros estados do norte.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 05:36 AM
Ah gente... a região tem clima predominantemente quente, sim(todo mundo ta careca de saber) mas é um calorzinho baum :) ... em alguns lugares predominam temperaturas amenas, e não frias... em outros poucos de maior altitude pode predominar temperaturas frias, PONTO!

*Pelo menos o frio que faz na região, pode ser considerado frio para os padrões brasileiros... o suficiente pra usar roupas mais quentes! Assim como dias chuvosos e com ventos fortes, incomoda se a pessoa não estiver protegida, sentimos frio, por causa do vento e umidade (sensação termica... o vento bate na pele e perdemos calor)

No meu caso, não suporto ficar exposto ao sol, sem protetor e por mt tempo... alem de super facilidade de me queimar, eu tenho uma super facilidade de suar... fora isso, aturo numa boa um calorzinho... mas é so questão de cuidado, afinal somos seres humanos, devemos estar adaptados as condições climaticas de cada lugar!

Imaginem aqui, eu indo pra faculdade ano passado de manhã cedo, e fora do onibus temperaturas em torno de -2ºC a 0ºC ... eu tava com uma roupa quente(logico), mas saí com o onibus fechado, começei a suar (o.O) ... e de que adiantou o frio??

Nasci e cresci em Pvh, o clima não era um problema pra mim, tbm pq eu tomava certos cuidados, era adaptado...
Aqui, tbm tomo cuidados pro meu bem estar(ex.: aqui o clima muda mt rapido, é aconselhavel andarmos sempre com guarda-chuva e com casaco, em dias de sol, tbm uso protetor solar)...
Quando fui a Venezuela, na região andina, tbm consegui me adaptar e não ter problemas com o clima... é so questão de cuidado...
Em cidade praiana, nem preciso falar tbm neh!
... Adaptação não é nada de outro mundo, é mt rapido!(instantanea mesmo... ainda mais dentro do Brasil) Todo ser humano vive em qlquer lugar habitavel se tomar certos cuidados... mas daí cada um tem suas preferencias neh!

ticosk8
April 24th, 2008, 05:40 AM
Que nada! Pra mim, lugares ditos quentes fazendo frio é sensacional. Eu busco as mínimas absolutas em tudo quanto é canto, fuço por dados oficiais e extra-oficiais (inclusive no coração da Amazônia e no NE). Aliás, ninguém aqui comentou sobre Eirunepé, AM. :okay: Se você for ver meus threads no BAZ, você vai ver que já achei fotos de neve em Resende até hoje desconhecidas, araucárias no RJ, uma suposta 'neve' em Petrópolis (:lol:), angustifolias em Angra dos Reis...

Confesso que busco mais por mínimas no RJ e no sul mas não ignoro as outras regiões. Ainda mais RO que tem um potencial pra frio em comparação com os outros estados do norte.

TERRORMACHINE, como que se cadastra no Brasil Abaixo de Zero, o meu login nunca é ativado!:bash:

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:41 AM

Tu só podia ser do BAZ.:lol: Qual o teu nick lá?? Como tu sabe que eu também participo de lá??

Sabia que tem uma Araucária Angustifolia aqui em PVH? Já fiz um thread ano retrasado sobre ela lá. Tirei uma foto, o Bettega na época a examinou e confirmou mesmo! :D

sçds..

Bucs
April 24th, 2008, 05:43 AM
TERRORMACHINE, como que se cadastra no Brasil Abaixo de Zero, o meu login nunca é ativado!:bash:

Tico, eu não sei. Eu me cadestrei faz um tempinho já e foi tranqüilo. Acho que meu cadastro foi muito mais demorado aqui no SSC do que no BAZ. Tenda criar uma outra conta com um outro e-mail. Eu aconselho o yahoo ou o gmail mesmo. O Amazon Man também é cadastrado lá, ele participa mais, creio eu.

Mas tente fazer outro login com um outro e-mail.

Bucs
April 24th, 2008, 05:46 AM
Tu só podia ser do BAZ.:lol: Qual o teu nick lá?? Como tu sabe que eu também participo de lá??

Sabia que tem uma Araucária Angustifolia aqui em PVH? Já fiz um thread ano retrasado sobre ela lá. Tirei uma foto, o Bettega na época a examinou e confirmou mesmo! :D

sçds..

Haha, e tu achas que eu não vi teu thread? Eu mesmo já comentei sobre essa araucária em PHV em duas ocasiões aqui no SSC. E você respondeu nas duas ocasiões. :lol:

Mr.Bucsanszki lá!

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 05:48 AM
Ahaha, então de Boa! :okay:

@Tico:

Creio que pra se cadastrar hoje no BAZ, é só avisando o Luiz, adminastrador do site.
Me passe seu e-mail por aqui, e seu nick, eu tenho o MSN dele e o aviso caso estiver on-line ainda.

sdçs..

ticosk8
April 24th, 2008, 05:48 AM
Tico, eu não sei. Eu me cadestrei faz um tempinho já e foi tranqüilo. Acho que meu cadastro foi muito mais demorado aqui no SSC do que no BAZ. Tenda criar uma outra conta com um outro e-mail. Eu aconselho o yahoo ou o gmail mesmo. O Amazon Man também é cadastrado lá, ele participa mais, creio eu.

Mas tente fazer outro login com um outro e-mail.

valew pela dica:)

Febo
April 24th, 2008, 05:51 AM
É questao de costume mesmo! Olha...aqui em Córdoba, se a mínima for de 24 graus, todos MORREM de calor! Eu já moro aqui há 15 anos, e se mínima nao baixar de 20, nao durmo confortável.
1º de janeiro foi o dia mais quente do ano, com mínima de 23 graus...eu chegava da boite, sufocado....cheguei em casa, joguei minha roupa mal entrei na porta, e fui correndo debaixo do chuveiro com água fresca, ajoelhado vomitando TUDO enquanto sentia a agua fria nas costas...:puke:

Ahh, Deus, nao sei como suportam taanto calor o ano inteiro em Belém ou Manaus, por exemplo.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 05:53 AM
^^ Com ar condicionado nas casas, comercios, carros, escritorios, escolas, universidades... com roupas leves, protetor solar, e bebendo bastante liquido ;)

*So um detalhe: regiões equatoriais, não cosumam ser tão quentes qnto regiões mais secas no verão... temperaturas proximas de 40 graus por exemplo, são raras!

Bucs
April 24th, 2008, 05:55 AM
É questao de costume mesmo! Olha...aqui em Córdoba, se a mínima for de 24 graus, todos MORREM de calor! Eu já moro aqui há 15 anos, e se mínima nao baixar de 20, nao durmo confortável.
1º de janeiro foi o dia mais quente do ano, com mínima de 23 graus...eu chegava da boite, sufocado....cheguei em casa, joguei minha roupa mal entrei na porta, e fui correndo debaixo do chuveiro com água fresca, ajoelhado vomitando TUDO enquanto sentia a agua fria nas costas...:puke:

Ahh, Deus, nao sei como suportam taanto calor o ano inteiro em Belém ou Manaus, por exemplo.

Mas você é de onde, Febo?

Bucs
April 24th, 2008, 05:56 AM
*So um detalhe: regiões equatoriais, não cosumam ser tão quentes qnto regiões mais secas no verão, por exemplo! Temperaturas proximas de 40 graus por exemplo, são raras!

Ah! Mas e a umidade?!?

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 05:57 AM
^^ oq tem ela??

Bucs
April 24th, 2008, 05:58 AM
^^ oq tem ela??

Calor + umidade = :ohno:

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 06:01 AM
^^ Com ar condicionado nas casas, comercios, carros, escritorios, escolas, universidades... com roupas leves, protetor solar, e bebendo bastante liquido ;)

*So um detalhe: regiões equatoriais, não cosumam ser tão quentes qnto regiões mais secas no verão... proximas de 40 graus por exemplo, são raras!

Depende, Rosato!

Pode não fazer 40ºC com tempo seco, mas em compensação, tem-se uma umidade lascada de terrível!! Você não soa direito devido a ela, e sente uma sensação de abafamento horrível demais!

Já no seco, você tem 40ºC, mas sente-se embaixo de uma árvore bem grande ou em um lugar arejado e se aquete, verás que a sensação de calor será menos intenso do que o abafamento.

Aqui muitas vezes chove no fim da tarde, aquelas pancadas básicas devido ao calor e a alta umidade... PRA QUÊ!! Acabou o dia pra mim, o suor que mal sai fica impregnando na roupa.. uma sensação podre demais, dá um mal-estar muito ruim, aí no caso, só ar condicionado mesmo pra suportar.

sdçs..

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:04 AM
Que eu saiba sensação termica esta relacionada diretamente ao vento... e a umidade facilita na transpiração... daí a sensação de calor maior(quando suado)!

Costumo sentir mais calor em tempo seco :nuts:

Eu sou do tipo de gente, que transpira muito facil, preciso de muita agua... lugares secos, me incomodam mais, preciso de mais agua ainda...

Bucs
April 24th, 2008, 06:08 AM
^^ Vento e UR. Do que adianta ventar se o ar tá quente? Mas clima seco é horrível, concordo.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:09 AM
^^ ele bate na pele e agente perde calor :D de qlquer forma, o vento não vai tão quente quando o de um secador de cabelo ou mesmo de um aquecedor!

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 06:12 AM
Eu prefiro mil vezes um calor de 40ºC à sombra do que 33ºC úmidos e quentes!! É o fim!!

sdçs..

Bucs
April 24th, 2008, 06:13 AM
Eu prefiro mil vezes um calor de 40ºC à sombra do que 33ºC úmidos e quentes!! É o fim!!

sdçs..

Sim, por isso que o NE, geralmente, tem um clima insuportável no auge do verão. Até mesmo pra carioca acostumado com verões quentes.

Engraçado que 40°C aqui é um dia de verão e olhe lá também. Assim como os 7°C no inverno. Aliás, faz tempo que o Rio não registra +40°C.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:14 AM
Ah, so mais um detalhe... quando tempo ta fechado, e está caindo goticulas de agua(garoa, chuvisco... essas coisas, não chuva) mesmo quente, estas goticulas juntas com o vento na pele, ajudam a diminuir a sensação termica!

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:15 AM

sdçs..

Prefiro 33º na sombra não correndo nem praticando esporte... clima mais seco me da sensação de falta de ar, garganta seca, pele rachada...

Bucs
April 24th, 2008, 06:18 AM
Prefiro 33º na sombra não correndo nem praticando esporte... clima mais seco me da sensação de falta de ar, garganta seca, pele rachada...

Mas quanto mais seco? Mais seco em relação a umidade de cidades como Recife, Belém, Manaus no verão... Não seco como Brasília, por exemplo. Nunca fica tão seco aqui assim.

Sr. Jirau
April 24th, 2008, 06:19 AM
Sim, por isso que o NE, geralmente, tem um clima insuportável no auge do verão. Até mesmo pra carioca acostumado com verões quentes.

Então eu prefiro o NE no verão do que o N na mesma estação! :cheers:

sdçs..

Bucs
April 24th, 2008, 06:22 AM
Então eu prefiro o NE no verão do que o N na mesma estação! :cheers:

sdçs..

Bom, é. Não sei! Em Belém e Manaus você não tem muito pra onde correr. Acho que é calor até pro pessoal de lá.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:24 AM
Mas quanto mais seco? Mais seco em relação a umidade de cidades como Recife, Belém, Manaus no verão... Não seco como Brasília, por exemplo. Nunca fica tão seco aqui assim.

Ah, um pouco seco ja me incomoda... independente da cidade aqui as vezes ta seco, as vezes umido... prefiro mesmo quando o ar esta relativamente mais umido!!

Não peguei dias secos em Manaus, não conheço Belem nem Recife(ja estive no aeroporto so)...
Dias secos em Pvh tbm me incomodava... mais do que dias umidos (sou quase um peixe :lol: )
O seco de Brasilia me incomodava :yes: mas tbm ja peguei dias umidos em Bsb...
Um pouco seco, eu ja não gosto, suporto(com agua, protetor labial, tomando banho, as vezes ate hidratante...) mas não é a minha preferencia não!

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:25 AM
Aturo melhor o calor de Manaus do que o de Curitiba :yes:

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:30 AM
Oq caracteriza o verão do NE?! (é seco?)

Bucs
April 24th, 2008, 06:36 AM
Oq caracteriza o verão do NE?! (é seco?)

Mas NE nunca é seco (eu falava do litoral). Umidade média é de ~85% em algumas capitais, se não estou enganado. A temperatura nunca se eleva justamente por isso.

Agora, imagine 40°C com uma UR acima dos 95%. :D

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:41 AM
^^ dispenso 40 graus com ou sem 95% :D

E acredito que com 40º e com 95%, vai cair uma puta chuva e a temperatura cair tbm...

*Iteressante... justamente nas regiões mais umidas, a temperatura não sobe tanto!

Não me incomodo mesmo com a umidade, pq ela só é chata quando estamos suados... a facilidade é maior... mas fora isso, é uma blz :D

ticosk8
April 24th, 2008, 06:42 AM
Ahaha, então de Boa! :okay:

@Tico:

Creio que pra se cadastrar hoje no BAZ, é só avisando o Luiz, adminastrador do site.
Me passe seu e-mail por aqui, e seu nick, eu tenho o MSN dele e o aviso caso estiver on-line ainda.

sdçs..

Agora que eu vi seu post!

meu e-mail: ticosk88@hotmail.com
meu nick: ticosk8

valew:okay:

Febo
April 24th, 2008, 06:46 AM

*So um detalhe: regiões equatoriais, não cosumam ser tão quentes qnto regiões mais secas no verão... temperaturas proximas de 40 graus por exemplo, são raras!

hehe, vc nao pode falar muito, em Curitiba é o único lugar onde nao faz o CALORAOO!:tongue3:
Tem razao quanto às temperaturas mais altas....talvez aqui(que temos clima templado) as temperaturas mais altas no verao chegam às vezes a 40, só que as mínimas nao sao tao altas...entao, apesar de ter sentido um calor terrível de dia, da pra dormir de noite(quase sempre).

Mas você é de onde, Febo?

Eu moro em Córdoba, Argentina agora.:okay: Eu morei no Rio quando pequeno, mas sinceramente, nao sei se suportaria viver por exemplo, no Maracana. Isto é, evitando o máximo possível o uso de ar condicionado.

Agora quando eu estive em fevereiro -pleno verao- na última vez, fiquei na Barra...ai o calor nao se sente taaaanto, era só um pouqinho de ventilador ou ar durante alguns momentos, poucos dias, e pronto! Bom....também nao cheguei numa onda de calor, né!

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 06:51 AM
hehe, vc nao pode falar muito, em Curitiba é o único lugar onde nao faz o CALORAOO!:tongue3:
Tem razao quanto às temperaturas mais altas....talvez aqui(que temos clima templado) as temperaturas mais altas no verao chegam às vezes a 40, só que as mínimas nao sao tao altas...entao, apesar de ter sentido um calor terrível de dia, da pra dormir de noite(quase sempre).

Eu moro em Córdoba, Argentina agora.:okay: Eu morei no Rio quando pequeno, mas sinceramente, nao sei se suportaria viver por exemplo, no Maracana. Isto é, evitando o máximo possível o uso de ar condicionado.

Agora quando eu estive em fevereiro -pleno verao- na última vez, fiquei na Barra...ai o calor nao se sente taaaanto, era só um pouqinho de ventilador ou ar durante alguns momentos, poucos dias, e pronto! Bom....também nao cheguei numa onda de calor, né!

... realmente não fez muito calor... mas em 2007 o calor foi forte sim, chegou até a 38ºC!!!!
Alem de Curitiba, acho que Brasilia tbm tem um verão bem ameno...

Outra coisa, nasci e cresci em Porto Velho(sul da amazonia), la é quente... não tanto quando em outros lugares do país... mas o frio de la é bem pouco!

Acho que quem mora no Rio, mora igual em Manaus e Belem... na verdade qlquer ser humano consegue morar la!

(*conheci mt argentino de Cordoba em Floripa :)... me disseram que faz bastante calor no verão mesmo)

Bucs
April 24th, 2008, 07:22 AM
Acho que quem mora no Rio, mora igual em Manaus e Belem... na verdade qlquer ser humano consegue morar la!

Mas o clima do Rio é completamente diferente do de Manaus e Belém em todas as épocas do ano. O clima daqui podia ser comparado com o de Niterói (ao lado, óbvio), e o resto das cidades litorâneas no sul do Estado. Ou mais longe um pouco, comparando com o clima de Vitória (embora eu ache que Vitória tem mais o clima de cidades como Campos dos Goytacazes, Macaé...). Aqui é totalmente seco no inverno. Manaus e Belém (assim como as capitais do NE) chovem muito a essa época do ano. A cidade do Rio é a capital menos chuvosa do País e Belém é a mais. Fora as médias de temperatura, as absolutas, as variações, a amplitude...

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 07:29 AM
^^ Sim, mas tbm não é coisa do outro mundo... Quem vivem em uma, vive igual na outra... sem ter que passar por adaptações

Bucs
April 24th, 2008, 07:52 AM
^^ Sim, mas tbm não é coisa do outro mundo... Quem vivem em uma, vive igual na outra... sem ter que passar por adaptações

Cara, mas o inverno do Rio é frio pro pessoal de Manaus e Belém. Com 15°C, 14°C, 13°C... Acho mais fácil os cariocas se adaptarem lá no verão do que eles aqui no inverno.

Bucs
April 24th, 2008, 07:59 AM
Aliás, aqui eu tenho as médias de 2000 no Alto da Boa Vista com uma altitude média de ~300m (a cada 200 metros de altitude a temperatura diminui um grau). Retiradas do SIMERJ.

30,4°C - 20,6°C
30,0°C - 20,2°C
29,0°C - 19,3°C
29,9°C - 19,9°C
27,2°C - 15,9°C
25,2°C - 15,0°C
22,5°C - 13,5°C
25,0°C - 15,0°C
25,1°C - 16,3°C
28,3°C - 18,7°C
27,7°C - 18,8°C
30,0°C - 20,0°C

Podem esperar, pois esse inverno promete. :banana: Temos grandes chances de ter um evento como o de 2000 no sul e sudeste... :D

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 08:08 AM
^^ a adaptação seria usar um casaco, um moleton... algo do tipow por cima da camiseta, quando frio... nd dmais!

Acredito que todo Manauense e Belenense(ta certo?) tbm tem alguma coisa mais quente dentro do armario, afinal, grande parte da população ja deve ter saido de suas cidades...

Tbm existe o fato de que o ar condicionado é bem popular pra bandas de la...
Em Pvh mesmo(qndo nao estava frio), eu ia pro colegio e sempre levava um casaquinho ou moleton cmg... o ano todo... estudava de manha... muitas vezes tava geladinho, e tbm minha sala de aula era mt gelada... super comum!

Quando vim pra Curitiba, senti muita falta do ar condicionado... do barulho dele principalmente... o ar condicionado imita meu quarto em noite fria com janela fechada... em noites menos frias eu durmo com a janela um aberta... em raras noites "quentes" eu sinto dificuldades pra dormir aqui :( e dpois que durmo, jogo o cobertor longe :D (so consigo dormir com algum cobertor)

Em Pvh eu dormia com mais cobertores do que aqui(confesso que ja cheguei a dormir com o ar condicionado ligado junto com o ventilador, só pra ficar mais frio o quarto, dai dormia com até 3 cobertores)... aqui eu uso 1 normalmente!

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 08:20 AM
Aliás, aqui eu tenho as médias de 2000 no Alto da Boa Vista com uma altitude média de ~300m (a cada 200 metros de altitude a temperatura diminui um grau). Retiradas do SIMERJ.

...

Podem esperar, pois esse inverno promete. :banana: Temos grandes chances de ter um evento como o de 2000 no sul e sudeste... :D

Se for isso, a Serra dos Pacaas tem temperatura media anual en torno de 18ºC ~ 19ºC(a mesma de Curitiba se não me engano) e deve ter um recorde de uns -4ºC!

Esse alto do Boa Vista fica no Rio mesmo?
Estas temperaturas são de quando?

Bucs
April 24th, 2008, 08:41 AM
Se for isso, a Serra dos Pacaas tem temperatura media anual en torno de 18ºC ~ 19ºC(a mesma de Curitiba se não me engano) e deve ter um recorde de uns -4ºC!

Média anual de Curitiba é de 16,x°C. A mesma que Teresópolis e Friburgo. Petrópolis tem a média anual em torno de 17,x°C. O Alto Itatiaia tem a média em torno de 8,5°C medida a ~2.400m. :D

Bom, o recorde mínimo não temos como ter certeza com essa fórmula.

Esse alto do Boa Vista fica no Rio mesmo?
Estas temperaturas são de quando?

É um bairro na zona norte do Rio. Essas médias são de 2000.

"Seu clima ameno em comparação com o resto da cidade (é considerado o bairro mais frio do Rio) se deve ao fato de estar situado a uma altitude média de 300 metros acima do nível do mar e por ser rodeado pela Mata Atlântica. Tais amenidades tornaram o Alto da Boa Vista destino de residência de uma classe alta emergente durante as décadas de 50 e 60 do século XX."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_da_Boa_Vista

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 08:58 AM
Média anual de Curitiba é de 16,x°C. A mesma que Teresópolis e Friburgo. Petrópolis tem a média anual em torno de 17,x°C. O Alto Itatiaia tem a média em torno de 8,5°C medida a ~2.400m. :D

Bom, o recorde mínimo não temos como ter certeza com essa fórmula.

É um bairro na zona norte do Rio. Essas médias são de 2000.

"Seu clima ameno em comparação com o resto da cidade (é considerado o bairro mais frio do Rio) se deve ao fato de estar situado a uma altitude média de 300 metros acima do nível do mar e por ser rodeado pela Mata Atlântica. Tais amenidades tornaram o Alto da Boa Vista destino de residência de uma classe alta emergente durante as décadas de 50 e 60 do século XX."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_da_Boa_Vista

Eu sabia que era algo assim... sabia que não era 17º a media aqui, e sim 18 ou 16 ... (numero par)
Eu tinha certeza dessas:
Temp. média no verão 21ºC (estranho, mas td bem)
Temp. média no inverno 13ºC

O record eu chutei comparando com o recorde de 0ºC de Vilhena :D

Bucs
April 24th, 2008, 09:05 AM
Temp. média no verão 21ºC (estranho, mas td bem)
Temp. média no inverno 13ºC

Como assim? Médias dos três meses de inverno e verão ou médias de fevereiro e julho só? Eu acho que a última opção, certo? Se sim, são médias do mês inteiro e não médias máximas e mínimas do mês. As médias mínimas de CWB de julho é de 8°C e das máximas em fevereiro é de 26°C.

O record eu chutei comparando com o recorde de 0ºC de Vilhena :D

Eu sempre ouvi que a mínima absoluta de RO era de 0°C. Justamente essa em Vilhena. Pouca gente sabe dos -15°C que fizeram na Região das Agulhas Negras é uma das mais baixas temperaturas já registradas no País e o povo custa a acreditar que no Rio faria uma temperatura tão baixa assim.

Ano passado, eu monitorei e "registrei" algumas negativas pelo Estado:

Itatiaia, -6°C (Alto Itatiaia)
Resende, -4°C (Visconde de Mauá)
Nova Friburgo, -3°C e -1°C (Ambas no Centro)
Rio Claro, -2°C (Na Região do Sertão das Hortelãs)

INMET e CPTEC. Essa de Rio Claro foi o ticosk8 que me informou.

Entretando, a mínima no centro de Terê foram ridículos 5°C positivos. :( Mas esse ano eu espero um inverno como o de 2000. :D Geada cobrindo todas as Serras do Rio e chegando quase no Noroeste Fluminense. Inverno inesquecível. Máximas de 11°C pra cidade do Rio e mínimas de 6°C. :D

http://img170.imageshack.us/img170/1796/aalv6.png

Vídeo completo:
GRgS21VILlY

Mudando o assunto um pouco, uma coisa que não foi dita melhor aqui é a continentalidade de RO. O Estado do Rio tá todo muito próximo do mar.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 09:35 AM
Como assim? Médias dos três meses de inverno e verão ou médias de fevereiro e julho só? Eu acho que a última opção, certo? Se sim, são médias do mês inteiro e não médias máximas e mínimas do mês. As médias mínimas de CWB de julho é de 8°C e das máximas em fevereiro é de 26°C.

Bom, os dados que eu sei são estes, ví em varios lugares... mas vou te mostrar o link do site da prefeitura de Curitiba... são medias de todo o verão e todo o inverno sim!

Eu sempre ouvi que a mínima absoluta de RO era de 0°C. Justamente essa em Vilhena. Pouca gente sabe dos -15°C que fizeram na Região das Agulhas Negras é uma das mais baixas temperaturas já registradas no País e o povo custa a acreditar que no Rio faria uma temperatura tão baixa assim.

Ano passado, eu monitorei e "registrei" algumas negativas pelo Estado:

Itatiaia, -6°C (Alto Itatiaia)
Resende, -4°C (Visconde de Mauá)
Nova Friburgo, -3°C e -1°C (Ambas no Centro)
Rio Claro, -2°C (Na Região do Sertão das Hortelãs)

INMET e CPTEC. Essa de Rio Claro foi o ticosk8 que me informou..

Então... Vilhena por ser a cidade mais alta e por ser uma das cidades mais ao sul do estado... é correto afirmar isso, Mas como eu falei, a região da serra, tem quase o dobro da altitude, mas não possue nenhuma cidade, logo a minima recorde de la não foi registrada!

Mas eu sempre imaginei que as regiãos altas do Sudeste fossem tão frias qndo as do Sul, justamente pq as maiores altitudes do país estão no sudeste...

Entretando, a mínima no centro de Terê foram ridículos 5°C positivos. :( Mas esse ano eu espero um inverno como o de 2000. :D Geada cobrindo todas as Serras do Rio e chegando quase no Noroeste Fluminense. Inverno inesquecível. Máximas de 11°C pra cidade do Rio e mínimas de 6°C. :D

Pq tão euforico com o inverno deste ano?? Eu gostei foi do verão este ano, super agradavel com poucos dias realmente quentes :D

Mudando o assunto um pouco, uma coisa que não foi dita melhor aqui é a continentalidade de RO. O Estado do Rio tá todo muito próximo do mar.

Então... na minha epoca de colégio, eu lembro que a maritimidade influenciava na umidade da região... a umidade segurava a temperatura e a temperatura nem subia nem caia muito... ao contrario da continentalidade, onde a temperatura sobe mais e cai mais...
Porém, em RO existe uma alta umidade(amazonia neh, preciso nem falar)... imitaria uma maritimidade... Alem da umidade natural da amazonia, as chuvas do estado tbm vem do sul, e tbm daquele fenomeno da zona de convergencia do atlantico sul... apenas no meio do ano, com a umidade mais baixa, o estado passa a ter caracteristicas da continentalidade, por isso as temperaturas são mais baixas e mais altas no meio do ano, e menos baixas e menos altas no restante do ano :D... os prefessores sempre usavam o exemplo de Cuiaba pra falar da continentalidade!

Cara, mas o inverno do Rio é frio pro pessoal de Manaus e Belém. Com 15°C, 14°C, 13°C... Acho mais fácil os cariocas se adaptarem lá no verão do que eles aqui no inverno.

Mas foi isso que eu falei... quem mora no Rio, consegue morar igual em Manaus e Belem...

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 09:43 AM
Amei o video!!! Tão lindo as massas de ar polar chegando em RO! :D

*Aqui o link que te falei de Curitiba, no final vc encontra uns dados sobre a cidade, incluindo as medias do verão e do inverno:
http://www.curitiba.pr.gov.br/Cidade.aspx?idf=145&servico=39

Este, traz mais informações (Clique em: Curitiba > Aspectos Fisicos > Clima):
http://ippucnet.ippuc.org.br/Bancodedados/Curitibaemdados/Curitiba_em_dados_Pesquisa.asp

Bucs
April 24th, 2008, 09:58 AM
Bom, os dados que eu sei são estes, ví em varios lugares... mas vou te mostrar o link do site da prefeitura de Curitiba... são medias de todo o verão e todo o inverno sim!

Sim, se fala do verão e do inverno como um todo, eu nem duvido.

Mas eu sempre imaginei que as regiãos altas do Sudeste fossem tão frias qndo as do Sul, justamente pq as maiores altitudes do país estão no sudeste...

Sim e temos uma latitude bem considerável também. O Estado do Rio, por exemplo, vai de 22°S até 23°S.

Pq tão euforico com o inverno deste ano?? Eu gostei foi do verão este ano, super agradavel com poucos dias realmente quentes :D

Amei o video!!! Tão lindo as massas de ar polar chegando em RO!

Agora sabe o motivo da minha euforia! :D Justamente pelo verão ter sido um dos mais amenos dos últimos tempos. :cheers:

Então... na minha epoca de colégio, eu lembro que a maritimidade influenciava na umidade da região... a umidade segurava a temperatura e a temperatura nem subia nem caia muito... ao contrario da continentalidade, onde a temperatura sobe mais e cai mais...

Sim.

Porém, em RO existe uma alta umidade(amazonia neh, preciso nem falar)... imitaria uma maritimidade... Alem da umidade natural da amazonia, as chuvas do estado tbm vem do sul, e tbm daquele fenomeno da zona de convergencia do atlantico sul... apenas no meio do ano, com a umidade mais baixa, o estado passa a ter caracteristicas da continentalidade, por isso as temperaturas são mais baixas e mais altas no meio do ano, e menos baixas e menos altas no restante do ano :D... os prefessores sempre usavam o exemplo de Cuiaba pra falar da continentalidade!

Eu também sempre vejo Cuiabá como exemplo. No mais, você sabe qual é a UR média de RO durante o ano? Desce de 70% ou não? Rio Branco chega a ficar bem seco.

Rafael_Rosato
April 24th, 2008, 10:31 AM
Eu também sempre vejo Cuiabá como exemplo. No mais, você sabe qual é a UR média de RO durante o ano? Desce de 70% ou não? Rio Branco chega a ficar bem seco.

Putz... assim de cabeça não sei... teria que fazer uma pesquisa!

Bucs
April 29th, 2008, 04:51 PM
Só pra deixar os acreanos e os demais que gostam de meteorologia atualizados:

Algumas mínimas registradas pelas as automáticas do INMET esse ano. Lembrando que Nova Friburgo, Petrópolis, Alto Itatiaia, São José do Vale do Rio Preto, Varre-Sai, Miguel Pereira e os demais municípios mais frios do Estado não têm estações automáticas.

Na capital:
01. Alto Da Boa Vista (~300m): 15,5°C
02. Vila Militar (nível do mar): 16,5°C
03. Jacarepaguá (nível do mar):18,7°C

No estado:
01. Couto (Região Serrana): 07,7°C
02. Teresópolis (Região Serrana): 10,6°C
03. Resende (Vale do Paraíba): 13,8°C
04. Valença (Vale do Paraíba): 14,2°C
05. Duque de Caxias (RMRJ): 15,1°C
06. Niterói (RMRJ): 18,5°C

Lembrando que o Alto Itatiaia já registrou 10°C em janeiro desse ano. :okay:

Médias máx./mín. no inverno lá no alto:

Jun 14°C/1°C
Jul 12°C/1°C
Ago 13°C/1°C

:cheers:

fialho
April 29th, 2008, 06:10 PM
^^

Loucura é algo que assusta. Nem discuto mais. :lol:

Só uma observação..
O thread é sobre a baixa temperatura e o nevoeiro que Belém teve em um determinado dia. Tudo bem que saiu dos trilhos e rendeu uma discussão mais abrangente, mas subi-lo novamente após vários dias só pra postar a temperatura de cidades do RIO é, no mínimo, falta de bom senso..

Fabius_
April 29th, 2008, 06:35 PM
^^
Nada que um thread sobre questões climáticas (diferente daquele do Boteco) não resolva.

Alfredocgf
November 8th, 2011, 05:14 PM
Atualizando o tópico, alguém tem dados atualizados das temperaturas registradas em Belém? E qual foi a menor temperatura registrada? E o dia mais frio da história de Belém? Alguém sabe qual foi?

Belcity
November 8th, 2011, 09:56 PM
:lock:

Gabriel AC
November 9th, 2011, 12:13 AM
:lock:

Tópico Fechado, peço que o usuário faça tal questionamento no Carapanã no Ar.