View Full Version : Calatrava e RAVE acordam expansão da Gare do Oriente
MarcoSousa April 16th, 2008, 04:48 PM O arquitecto espanhol Santiago Calatrava estará amanhã em Lisboa para formalizar o contrato para a expansão da Gare do Oriente, soube o Jornal de Negócios.
Calatrava irá reunir-se com a RAVE - Rede de Alta Velocidade para assinar o acordo que lhe permitirá começar a trabalhar no alargamento da Gare do Oriente, preparando-a para receber a linha de Alta Velocidade.
A RAVE e o Governo estavam apenas à espera da decisão final sobre a terceira travessia do Tejo, agora prevista para o eixo Chelas-Barreiro, para avançar com o projecto, que irá transformar a Gare do Oriente na estação central do TGV em Lisboa. Ainda não são conhecidos detalhes do novo projecto, que irá expandir a obra que Santiago Calatrava desenhou para a Expo 98 e que foi executada entre 1993 e 1998.
Era, aliás, quase indispensável que fosse Calatrava a desenhar o alargamento da Gare do Oriente, visto que o projecto tem direitos de autor.
Quarta, 16 Abril 2008
MarcoSousa April 16th, 2008, 04:49 PM Com esta noticia, acho que a estação central em Chelas é para esquecer.
JMFA April 16th, 2008, 04:55 PM ... há mais de um ano que estava assente que a gare AV seria no Oriente, já foi diversas vezes assumido publicamente .. Só mudaria se a CIP "fizesse" um estudo ;)
Reflex April 16th, 2008, 06:49 PM ...esta deve ter sido a obra mais "caida do céu" que o Calatrava teve na vida.
"Ó Calatrava, pá, temos um novo projecto para ti. Quer dizer, não é bem novo... que se lixe, alargas-nos ou não a Gare do Oriente?"
"Por supuesto...":banana:
Sky11 April 16th, 2008, 06:54 PM Finalmente Lisboa (ou será Loures?) vai ter a sua estação central! :banana:
Barragon April 16th, 2008, 07:42 PM Será que inviabiliza a construção de uma estação em Chelas? Aquela zona necessita..
Reflex April 16th, 2008, 10:36 PM Julgo que a estação de Chelas só seria construida se fosse para o TGV...
Mr Strangelet April 16th, 2008, 10:37 PM Ha dois threads a discutir o mesmo assunto :?
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=19729354#post19729354
Marco Bruno April 17th, 2008, 10:59 PM Finalmente Lisboa (ou será Loures?) vai ter a sua estação central! :banana:
ainda é Lisboa... se bem que ao lado da "fronteira"
traveler April 18th, 2008, 12:54 AM Concurso para expansão da Estação do Oriente lançado em 2009
2008/04/17 19:55Redacção / Lusa/SPPAAAA
Obras estão avaliadas em 82 milhões de euros
O concurso público internacional para a expansão da Estação do Oriente, uma obra que representa um investimento de 82 milhões de euros, será lançado no segundo semestre de 2009, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas.
«O concurso público internacional para a intervenção na Estação do Oriente será lançado no segundo semestre de 2009», afirmou Mário Lino, durante a assinatura do contrato entre a RAVE e o arquitecto espanhol Santiago Calatrava, para a ampliação e adaptação daquela infra-estrutura à alta velocidade ferroviária, avança a «Lusa».
Na ocasião, o ministro explicou que o contrato assinado hoje estabelece um prazo de 15 meses para a elaboração do projecto, que inclui a realização do estudo prévio, do projecto-base e do projecto de execução.
A elaboração do projecto, a cargo do arquitecto espanhol Santiago Calatrava, está orçada em 6,4 milhões de euros, cerca de «oito por cento» do montante global estimado para esta obra, que ascende a 82 milhões de euros, um valor que «já tem em conta expropriações».
A obra, adiantou Mário Lino, que terá um prazo de execução de 40 meses, estará concluída em 2013, transformando a Gare do Oriente numa «estação virada para o futuro».
Permite fazer «check-in»
O ministro disse que as obras ampliação servirão «para introduzir pequenas melhorias ao nível do conforto dos cidadãos e das acessibilidades rodoviárias à estação», que serve «2,7 milhões de pessoas».
As obras de alargamento prevêem também a construção de um terminal de passageiros para os comboios de alta velocidade e de outro, destinado à ligação ao novo aeroporto por meio de «shuttle» e com serviço de «check-in» avançado.
Deste modo, os passageiros chegados à Gare do Oriente que se dirijam para o aeroporto poderão fazer o «check-in» logo na própria estação ferroviária.
A intervenção criará também com novas zonas de bilheteira, novos «lounges» e proporcionará a requalificação da zona comercial exclusiva da estação e a sua adaptação às necessidades dos utentes.
Estas obras tornarão a Gare do Oriente no «grande» interface de transportes de Lisboa, capaz de suportar a rede ferroviária tradicional, a rede de alta velocidade-com os seus múltiplos destinos como Madrid, novo aeroporto, Porto-e o metropolitano, além da capacidade de distribuição pelos transportes terrestres.
Barragon April 18th, 2008, 12:37 PM Santiago Calatrava promete resolver problemas
18.04.2008
Gare foi projectada para tirar partido da luz de Lisboa e da proximidade do rio
As palavras de Santiago Calatrava, escritas a negro na parede branca do piso inferior da gare, prenunciavam a ambição: "A Estação do Oriente gera cidade à sua volta." Ontem, após assinar o contrato para adaptar a sua obra emblemática da Expo-98 à alta velocidade, o arquitecto admitiu a emoção do regresso a Lisboa e de encontrar a sua gare "tão vivida e com tanta gente". A meio de uma tarde com o céu carregado de chuva que não parava de cair, o movimento na estação repartia-se entre os acessos às plataformas, aos estabelecimentos e a uma pequena feira do livro.
Calatrava recordou o êxito da Exposição Mundial de Lisboa, que reabilitou um terreno industrial degradado e mostrou-se agradado com a oportunidade de adaptar a sua obra para a alta velocidade. E garantiu que fará tudo o que for possível para corrigir os problemas sentidos pelos utentes, quando são obrigados a permanecer ao vento, ao frio e à chuva à espera dos comboios. O projecto, para a Comissão de Utentes da Linha de Sintra, é "esteticamente bem conseguido mas sem as necessárias condições de conforto e, por isso, desumanizado".
O arquitecto diz que Lisboa é uma das cidades que mais admira e explicou ter procurado, para a gare, tirar partido da luz da cidade e da proximidade do Tejo. Os espaços de espera ficaram reservados para os pisos inferiores. Mas, Calatrava, à margem da cerimónia, escusou-se a comparações com outras estações e prometeu acabar com as correntes de ar. L.F.S.
Fonte: Público
Reflex April 18th, 2008, 01:19 PM Então mas agora 10 anos depois é que se preocupa com as corrente de ar? Não havia maneira de o ter previsto logo desde o inicio??
Rexluso May 14th, 2008, 11:41 AM Gare do Oriente: Calatrava prepara ampliação
Inaugurada há 10 anos, por ocasião da Expo 98, a Gare do Oriente é uma das maiores do mundo e vai ser agora ampliada pelo seu autor, Santiago Calatrava, para receber a ligação de alta velocidade.
Apesar das críticas ao conforto do espaço, que o arquitecto agora promete corrigir, o interface de transporte da Gare do Oriente foi considerado, em 2001, o mais seguro da Europa, pela revista «ProTeste», órgão oficial da DECO.
A conclusão foi tirada de um estudo sobre 30 interfaces com comboios, metro e autocarros de 10 países comunitários, efectuado pela DECO em parceria com outras organizações de consumidores, com o apoio da Comissão Europeia.
A Estação do Oriente recebeu o Prémio Brunel Madrid 98, que destaca as melhores realizações na área da arquitectura, engenharia e construção ferroviária e premeia projectos de design ferroviário.
No dia da inauguração, 19 de Maio de 2008, foi classificada pelo Governo de António Guterres como um símbolo de modernidade, uma catedral, um dos monumentos de Lisboa.
Pouco tempo passado sobre a inauguração, o deputado comunista João Amaral pedia explicações sobre o «brutal aumento de custos» da obra, afirmando que entre as previsões iniciais e os custos finais houve uma duplicação na ordem dos 35 milhões de contos.
A Gare do Oriente foi também notícia por ter «metido água» poucos dias após a abertura.
A 24 de Maio, o jornal Público noticiava que a água havia jorrado a cântaros no átrio do Metro e que se mantinha uma infiltração, na sequência da chuva que caíra por aqueles dias.
Numa visita recente à zona oriental da cidade, os vereadores da CDU eleitos para a Câmara de Lisboa criticaram a ausência de planeamento urbanístico, perante a falta de ligação entre a Quinta das Laranjeiras e a Gare do Oriente, que se faz de forma improvisada através de uma vereda.
Os moradores, por seu lado, exigem mais segurança.
O Parque das Nações tem como espaço comercial de relevo o Centro Vasco da Gama, onde se destaca o furto simples no interior das lojas, espaço esse que é contíguo à Gare do Oriente, «local onde normalmente os grupos (frequentadores dos espaços de diversão nocturna) usufruem dos serviços de transporte público, provocando desacatos e furtos aos demais passageiros», segundo a PSP.
A Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações estende as críticas à Gare do Oriente, que classifica como «um mero apeadeiro de caminho de ferro».
«Apesar de ter sido concebida para ser a Grande Estação Intermodal de Lisboa, reunindo todas as condições para o efeito, nomeadamente a possibilidade de ser realizado o check-in para passageiros do Aeroporto de Lisboa, é um mero apeadeiro de luxo», disse à agência Lusa na semana passada o presidente da associação, José Manuel Moreno.
A Gare do Oriente ganhou forma com a realização da EXPO 98 e a necessidade de reconversão urbana, bem como de facultar o acesso àquela zona da cidade.
O nome da gare foi escolhido em 1993. «Pode ser a nossa Torre Eifel», titulava então o extinto jornal «A Capital», citando o comissário Cardoso e Cunha.
Diário Digital / Lusa
Barragon May 14th, 2008, 11:44 AM Vamos lá ver o que vai sair dali...
encarnado May 14th, 2008, 07:17 PM Resta saber o que vai sair dalí e o que vao ter que fazer porque aquilo não está preparado para expansão alguma.
Barragon May 15th, 2008, 12:33 PM Calatrava vai propor duas novas avenidas tangentes à Estação do Oriente
15.05.2008
O arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que será responsável pelo projecto de ampliação e adaptação da Gare do Oriente, em Lisboa, à alta velocidade, vai propor a construção de duas novas avenidas, uma a norte e outra a sul da infra-estrutura.
"Quero construir duas avenidas, tangentes à estação. Pelo menos, é o que vou propor. A tendência nas estações modernas é, primeiro que tudo, facilitar as acessibilidades", avançou Calatrava, em entrevista à agência Lusa em Nova Iorque.
Afirmando que as obras de ampliação representam "uma oportunidade de preencher a total capacidade urbana da estação", o autor do projecto original da estação, inaugurada em 1998, diz que "é necessário torná-las [as estações] mais confortáveis, o que pode ser facilmente resolvido simplificando a orientação e aumentando a sensação de segurança. Tem de se permitir o acesso visual a tudo e que as pessoas vejam o que se passa lá fora", explicou.
Neste âmbito, Calatrava anuncia novas soluções, como "os dispositivos electrónicos que veiculam as informações e orientam os passageiros, aumentando a sua sensação de segurança, que são importantíssimos".
Apesar de defender que a Gare do Oriente precisará de poucas alterações, porque os principais conceitos já existem e funcionam, Calatrava confessa que detectou pequenas falhas e adianta que as autoridades portuguesas lhe pediram mais conforto: "Solicitaram pequenas alterações, quase todas relacionadas com o conforto do espaço. Falou-se na questão das salas de espera e protecções para o vento."
Segundo Calatrava, a estação de Lisboa "é das maiores do mundo, recebe cerca de 75 milhões de passageiros por ano, número comparável ao da Estação Grand Central, em Nova Iorque". Com o TGV e o shuttle para o novo aeroporto, sublinha o arquitecto, o Parque das Nações ficará ainda mais movimentado. "Prevê-se um total de mais de 90 milhões de utilizadores.
Temos de arranjar forma de facilmente apanharem o comboio, de entrarem e saírem da estação sem complicações.", refere, acrescentando que, no aspecto da orientação, a estação de Lisboa é um bom exemplo: "Em cima apanham-se os comboios, em baixo está o metro. E no meio, ao nível do chão, está-se praticamente na rua."
Do ponto de vista urbanístico, Calatrava garante que a estação é um milagre. "Quando fui à zona pela primeira vez só havia destroços e ruínas da Petrogal. Trabalhei com erva quase até ao pescoço. Para mim já tinha sido milagre ver a Expo "98", afirma.
Mas ao regressar dez anos depois diz que ficou fascinado com "uma zona cheia de gente vivendo, trabalhando e circulando por ali. É uma parte da cidade que se consolidou em apenas dez anos, e que lhe pertence. Acho que a estação foi um elemento capital neste processo." Lusa
Público
Ricardo Jorge May 15th, 2008, 03:26 PM Ou seja: ele não está muito interessado em fazer uma nova cobertura e tirar de lá as «palmeiras» de aço, que ele queria pintar de verde e tudo, com uma cobertura de cola e vidro partido, estilo Kickboxer.
Continua a insistir na tecla «das salas de espera» no piso inferior...
Já se sabe como são estes «arquitectos» académicos, modernaços, muito chiques e visionários.
_Rick_ May 15th, 2008, 03:41 PM Perdoem-me a pergunta. Provavelmente é muito estupida. Mas ..........
tangencialmente a sul da estação (onde ele diz que quer fazer uma avenida para melhorar os acessos) já não existe uma pequena coisa chamada avenida de Berlim que só por acaso até vai ter ao aeroporto e à 2a circular?
Que nova avenida é que eles estão a falar?? Curiosamente a Norte da estação também está uma rua que de avenida apenas lhe falta o nome (e que não dá para prolongar porque se teria de mandar abaixo casas). Não percebo estas "novas" avenidas que ele vai propôr.
É que por acaso eu até julgava que com esta nova expansão para Ocidente, a gare do Oriente até ia ficar rodeada completamente por avenidas:
Sul: Avenida de Berlim
Norte: Via recíproca (que não é avenida no nome mas parece no aspecto)
Este: Avenida D. João II
Oeste: Avenida Infante D Henrique
Algo está a escapar-me :uh:
Arpels May 15th, 2008, 03:44 PM Ou seja: ele não está muito interessado em fazer uma nova cobertura e tirar de lá as «palmeiras» de aço, que ele queria pintar de verde e tudo, com uma cobertura de cola e vidro partido, estilo Kickboxer.
Continua a insistir na tecla «das salas de espera» no piso inferior...
Já se sabe como são estes «arquitectos» académicos, modernaços, muito chiques e visionários.
toda a parte traseira a bem dizer não :sly: tb não consigo ver o cenário Rick poderá ser essa alargada mais?
_Rick_ May 15th, 2008, 04:04 PM Há troços da avenida de Berlim que deviam ser alargados realmente :yes:. E olhando para o mapa nem era dificil. Só se for isso que ele quer dizer. Intervencionar também essa avenida toda. Se bem que essas zonas já estão fora da Gare do Oriente mas se for isso é bem visto da parte dele. Mas não são "novas" avenidas.
encarnado May 15th, 2008, 11:34 PM Este calatrava está é doido.
Onde é que vai por as avenidas? Do lado do Tejo está tudo cheio de predios.
Se ele quer meter a porcaria da gare do oriente no meio de uma rotunda, não precisa ter trabalho. Já está dentro de uma rotunda... quadrada!
pauloluso May 17th, 2008, 02:19 AM Realmente, não se percebe muito bem o que ele quer fazer, só se o homem ainda está a pensar que tem o espaço que tinha quando começou a obra:nuts:
Esta frase também fiquei admirado
Segundo Calatrava, a estação de Lisboa "é das maiores do mundo, recebe cerca de 75 milhões de passageiros por ano, número comparável ao da Estação Grand Central, em Nova Iorque". Com o TGV e o shuttle para o novo aeroporto, sublinha o arquitecto, o Parque das Nações ficará ainda mais movimentado. "Prevê-se um total de mais de 90 milhões de utilizadores.
Há assim tanta gente a passar pela gare?:eek:
_Rick_ May 17th, 2008, 03:25 AM Quando li também fiquei a olhar mas depois pensei: "deve ser somando todos os transportes".
Se somares os comboios urbanos, com os de longo curso, com os passageiros do terminal rodoviário, com os passageiros da estação de metro............então acredito que dê os tais 75 mil.
pauloluso May 17th, 2008, 01:10 PM Quando li também fiquei a olhar mas depois pensei: "deve ser somando todos os transportes".
Se somares os comboios urbanos, com os de longo curso, com os passageiros do terminal rodoviário, com os passageiros da estação de metro............então acredito que dê os tais 75 mil.
Sim. É capaz. Faz todo o sentido.
Puro_pt May 18th, 2008, 05:25 AM Resta saber o que vai sair dalí e o que vao ter que fazer porque aquilo não está preparado para expansão alguma.
Eu já vi... E já me benzi...
NewTomorrow May 18th, 2008, 08:38 AM alguem coloque fotos areas da envolvencia da Gare do oriente para ver o que da para fazer
encarnado May 27th, 2008, 11:38 AM Eu já vi... E já me benzi...
Onde??
Ricardo Jorge May 27th, 2008, 05:47 PM Correntes-de-ar... com ou sem vento, por muitas voltas que dê, se não se remover aquela tolice e não for colocada uma cobertura, aquilo sempre será frio e chuvoso.
O Cala-trava (nome que lhe ficaria bem assim) deve ter feito o curso num país onde nunca chove nem faz frio, tipo Egipto.
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/22639.jpg
Não só pelo motivo «palmeiras» mas porque podes deixar um prédio por acabar, sem janelas, sem reboco, para ficar mais barato. Também fazem sem cobertura e sem a última placa porque pode dar jeito para ampliar no fuituro :|
encarnado May 28th, 2008, 07:46 PM Não dá para remover as "palmeiras" da noite para o dia. Elas fazem parte da estrutura da catenaria.
Um completo redesenho do terminal de autocarros também era bem vindo. Tem menos protecção que nas gares ferroviarias.
serial_man May 28th, 2008, 09:32 PM Estou completamente chocado com o que estou aqui a ler.
Mas quem são alguns de vocês (não todos!) para criticar um dos maiores génios de sempre da arquitectura e engenharia mundial?! :bash:
Quem vos ouve falar, pensa que estão a falar dum qualquer badameco sem obra feita pelos 4 cantos do Mundo! Têm que me mostrar o vosso portfolio para eu apreciar tamanhas obras...
Deviam era lavar a boquinha antes de pronunciar o nome de Santiago Calatrava e agradecerem-lhe por termos uma obra como a Estação do Oriente no nosso país que tantos elogios recebeu vindos do estrangeiro!
Isto há com cada um :ohno:
Mr Strangelet May 28th, 2008, 09:54 PM Perdoem-me a pergunta. Provavelmente é muito estupida. Mas ..........
tangencialmente a sul da estação (onde ele diz que quer fazer uma avenida para melhorar os acessos) já não existe uma pequena coisa chamada avenida de Berlim que só por acaso até vai ter ao aeroporto e à 2a circular?
Que nova avenida é que eles estão a falar?? Curiosamente a Norte da estação também está uma rua que de avenida apenas lhe falta o nome (e que não dá para prolongar porque se teria de mandar abaixo casas). Não percebo estas "novas" avenidas que ele vai propôr.
É que por acaso eu até julgava que com esta nova expansão para Ocidente, a gare do Oriente até ia ficar rodeada completamente por avenidas:
Sul: Avenida de Berlim
Norte: Via recíproca (que não é avenida no nome mas parece no aspecto)
Este: Avenida D. João II
Oeste: Avenida Infante D Henrique
Algo está a escapar-me :uh:
Exactamente
Acho que ele ja nem se lembra bem da obra :lol:
Se fosse uma avenida a oeste, ainda compreendia, agora a norte, e a sul, elas ja la estao :dunno:
"transformando a Gare do Oriente numa «estação virada para o futuro». " E frases dete tipo tembem me irritam profundamente...entao a porra da estaçao com 10 anos de idade, nao devia ainda estar actualizada?? Ou nos por ca somos tao visionarios que as coisas ao fim de 10 anos se tornam obsoletas?? Pelamordedeus...:rant:
encarnado May 29th, 2008, 01:11 AM Estou completamente chocado com o que estou aqui a ler.
Mas quem são alguns de vocês (não todos!) para criticar um dos maiores génios de sempre da arquitectura e engenharia mundial?! :bash:
Quem vos ouve falar, pensa que estão a falar dum qualquer badameco sem obra feita pelos 4 cantos do Mundo! Têm que me mostrar o vosso portfolio para eu apreciar tamanhas obras...
Deviam era lavar a boquinha antes de pronunciar o nome de Santiago Calatrava e agradecerem-lhe por termos uma obra como a Estação do Oriente no nosso país que tantos elogios recebeu vindos do estrangeiro!
Elogios do estrangueiro de quem não usou aquela porcaria de estação em dia de chuva e vento. :ohno:
Há por aí apeadeiros com melhores condições para o passagueiro. :yes:
Eu posso dizer que estive lá, sim molhei-me mesmo na mais central das gares.
Pessoas com guarda-chuvas abertos à espera do comboio numa zona coberta... não é o mesmo que ter um guarda-chuva aberto dentro de casa? :ohno:
E o terminal de autocarros? Há ali alguma protecção contra as intemperides? Não! :bash:
Eu diria sim, é uma grande obra arquitetonica sim, se não tivesse o uso que lhe deram, se a deixassem como uma estatua/edificio de escritorios, era de certeza uma grande obra arquitetonica.
sotavento May 29th, 2008, 03:50 AM Estou completamente chocado com o que estou aqui a ler.
^^ Tens 1 tipo que NÃO FEZ nada de jeito em LISBOA ...
O resto ... pdoe ter os maiores prémios ... ams a GARE DO ORIENTE É UM ATENTADO á "usabilidade" dos UTENTES QUE A TEM QUE USAR DIARIAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:bash:
Andas a limpar o rabinho ás pessoas erradas. :lol:
Lisboa-Norte e´isto ... linha 1 aonde só cabem 2 carruagens (o IC de guimarães elva 14 carruagens aos FDS) , chove na gare e o resto do ano apanahs com o sol de manha á noite ... e eáodne param TODOS os rapidos para norte. :cheers:
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/station/Lisboa/Oriente/214_126.jpg
^^ Madrid tem 2 estaç~eos terminais (Atocha e chamartin) com 16+20 gares (mais de metadededicadas a´alta velocidade) ... Lisboa Oriente é a linha 1 pros rapidos pra norte e linha 4 pros rapidos para sul .. para todos os efeitos em termos de alta velocidade aquilo e´um APEADEIRO. :lol:
NewTomorrow May 29th, 2008, 08:02 AM Estou completamente chocado com o que estou aqui a ler.
este povo é contra tudo o que fizerem em Portugal criticam o que não sabem so por criticar .
A membros do Forum que nem sabem quem é o Calatrava pensam que é mais um arquitecto que so ganhou essa obra porque enfiou uma cunha porque é familia de alguem do Governo. :cheers:
_Rick_ May 29th, 2008, 08:56 AM Tudo o que vocês dizem do Calatrava ser um grande arquitecto internacional é verdade. E acho a gare do Oriente um belo exemplar de modernidade em Lisboa.
No entanto os juizes finais sobre a FUNCIONALIDADE (não somente estética) de uma estação são sempre os utentes dessa obra. Em última análise são eles que sofrem diariamente com as eventuais falhas de cada projecto. E os utentes queixam-se e com alguma razão. Levar com chuva e ventos agrestes em cima é uma queixa a ter em conta.
Até o próprio Calatrava disse que ia tentar remediar esses defeitos. Ou seja até o próprio senhor admite que são falhas.
Algumas pessoas criticam demais realmente...........mas também não podemos ir pela mentalidade que o Calatrava pelo nome está acima de criticas e que portanto deviamos todos dizer que aquilo é perfeito e não tem defeito nenhum que alguma vez se possa apontar. Se as pessoas não tivessem refilado disso, ele agora não teria dito que vai tentar resolver a questão :okay:
Ricardo Jorge May 29th, 2008, 05:07 PM Mas quem são alguns de vocês (não todos!) para criticar um dos maiores génios de sempre da arquitectura e engenharia mundial?! :bash:Eu sei que sou um dos "alguns" a que te referes, e ele pode ser um génio, mas eu posso perfeitamente brincar com ele, porque ele também brincou com o erário público para fazer uma obra esteticamente interessante, mas absolutamente desadequada ao propósito.
Quem vos ouve falar, pensa que estão a falar dum qualquer badameco sem obra feita pelos 4 cantos do Mundo! Têm que me mostrar o vosso portfolio para eu apreciar tamanhas obras...Há muitos bons arquitectos que fazem obras badamecas. Ele também tem os seus momentos badamecos. Aliás, na minha humilde badameca opinião, os grandes artistas da «elite» moderna passam muito tempo a fazerem badamequices.
(Tipo esta, por exemplo: )http://farm3.static.flickr.com/2033/2432510682_1443920bf0.jpg
Deviam era lavar a boquinha antes de pronunciar o nome de Santiago Calatrava e agradecerem-lhe por termos uma obra como a Estação do Oriente no nosso país que tantos elogios recebeu vindos do estrangeiro!Lavo a boca para dizer "Santiago Calatrava" ? E que mais? Levanto a mão direita hirta e estendida e digo "Sieg Heil" quando vir a foto dele?
E quando as pessoas que vêm nas composições maiores descerem fora da estação em cima das pedras do balastro? que faz ele? diz que a beleza não se compadece com comboios longos... para meros mortais?
Ou quando as pessoas subirem dos pisos intermédios e apanharem com uma molha e irem a cheirar a cão molhado para dentro dos comboios? Onde está ele para eu levantar o braço?
Ah pois há... oh se há.
Ricardo Jorge May 29th, 2008, 05:27 PM este povo é contra tudo o que fizerem em Portugal criticam o que não sabem so por criticar.
A Gare do Oriente é um desperdício de betão que custou mais um bocadinho da Arrábida em Sesimbra nas pedreiras do Zé Galo. Só se pedia que os sacrifícios valessem a pena.
Queres ver do céu (http://maps.google.com/maps?t=h&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.45332,-9.083719&spn=0.029776,0.058365&z=14)? Tens aqui a «fonte» da Gare do Oriente, da Ponte Vasco da Gama, etc. (porque o betão não nasce em plantações).
10 anos depois alguém teve a coragem de dar o toque ao artista... oh Calatrava... a tua estação é muito bonita... mas é um bibelô...
1. Na Gare do Oriente conseguiu-se a arte de gastar kilo-toneladas de betão... para resultar em 8 escassos cais de partida/chegada.
2. A Gare do Oriente não tem espaço físico para comboios com mais de 290 metros... (1 locomotiva e 9 carruagens)... bem... Estás a ver uma composição com 14 carruagens por exemplo?
14 - 9 = 5
As pessoas das últimas 5 dão um salto de (quanto é que um comboio tem de altura?) para as pedras... e toca a andar aos tropeções com as malas até ao cais... (cais que tem a altura do comboio, evidentemente)...
Então quem é que fala sem saber o quê?
Ricardo Jorge May 29th, 2008, 05:46 PM http://farm4.static.flickr.com/3021/2534253750_7a05ded4c5_o.jpg
sotavento May 29th, 2008, 07:06 PM este povo é contra tudo o que fizerem em Portugal criticam o que não sabem so por criticar .
A membros do Forum que nem sabem quem é o Calatrava pensam que é mais um arquitecto que so ganhou essa obra porque enfiou uma cunha porque é familia de alguem do Governo. :cheers:
^^ Equem seriam esses membros do Forum ??? :lol:
Por acaso até já conhecia o homem de muito antes de ele ter criado a GIL (agora Oriente) ... e se até ele reconhece os ERROS operacionais da Gare do Oriente vossemecês só tem é que se render ás evidencias. :bash:
sotavento May 29th, 2008, 07:13 PM http://farm4.static.flickr.com/3021/2534253750_7a05ded4c5_o.jpg
Oh altissima sumidade ... essa area do quadradinho vermelho é aonde CAEM os passageiros da 1ª CLASSE dos IC's ao tentarem subir para as carruagens de 1ª CLASSE.
[/ignored mode OFF]
^^ Se fosse a[I] ralé dos que andam em 2ª ainda se compreendia ... agora as sumidades ( há quem os chame de nulidades mas enfim) carruagens de 1ª serem servidas pelo balastro ???
:lol:
E ninguem em portugal critica SÓ po criticar ... critica-se é o que se FAZ MAL FEITO ... lá que deposi no final se venha a constatar que se criticou tudo devido a que NADA SE FEZ BEM ... e´daqueles azares da vida. :ohno:
E em termos de obras ferroviárias ... ouviu-se em tempos relatos de que tinham construido uma coisa q.q. bem construida algures pra região norte ... mas depois ruiu. :lol:
pauloluso May 29th, 2008, 07:55 PM O homem tem é que plantar mais arvores para cobrir a area toda e impedir a chuva de entrar na estação.
A parte do comboio, que fica fora da estação é que não acho que seja a culpa do pobre arquitecto (só vendo o projecto inicial).
Estava previsto os combois terem tantas carruagens que ficassem de fora ou foi erro no caderno de encargos da CP?
Penso que ele fez a medida que lhe pediram.
Do terminal de autocarros, não notei nada de especial em relação a outros terminais do mesmo tipo. Parece-me bem espaçoso.
Quanto a mim, o que convém melhorar é mesmo:
- Reduzir as ventanias e chuvadas que se apanha no "apeadeiro" da CP.(Será possivel sem desfigurar a estação?)
- Aumentar o cumprimento do cais para satisfazer a necessidade dos comboios em circulação.
-Acrescentar um acesso para quem vem de Moscavide que aquela encosta é um bocado dificil de subir com as malas as costas.
encarnado May 29th, 2008, 10:20 PM este povo é contra tudo o que fizerem em Portugal criticam o que não sabem so por criticar .
O não sabem é de ter usado a estrutura não é?
Quem não a usa é que pensa que é muito boa.
O calatrava não é um Deus, não "comanda" nenhuma religião e eu não tenho que o seguir.
Por mim até podia ter sido uma criança a fazer aquilo. Estou-me nas tintas se é um arquitecto de renome ou não. A mim interessa-me funcionalidade. A Gare do Oriente como gare de comboios não serve.
Até a estação do metro é duvidosa porque ou caminhas meia gare para chegares à composição do metro ou desenbocas no meio da multidão na primeira carruagem. Não há escadas para o meio da gare! Só há às pontas. :ohno:
encarnado May 29th, 2008, 10:25 PM http://farm4.static.flickr.com/3021/2534253750_7a05ded4c5_o.jpg
Desse lado (Sul) é o lado que costuma atrasar o comboio. Quando o "pica" não aparece dá para pular para o balastro e subir para o comboio (se se conseguir). Se aparecer o "pica"... enchente de pessoal na ultima porta à ponta da gare porque este não deixa ninguem saltar da gare (o que acho muito bem).
Do lado Norte... é onde se desce para o balastro.
encarnado May 29th, 2008, 10:32 PM O homem tem é que plantar mais arvores para cobrir a area toda e impedir a chuva de entrar na estação.
Acho que isso não é solução. Haverá sempre canais de vento dado a obrigatoriedade daquelas avenidas.
A parte do comboio, que fica fora da estação é que não acho que seja a culpa do pobre arquitecto (só vendo o projecto inicial).
Estava previsto os combois terem tantas carruagens que ficassem de fora ou foi erro no caderno de encargos da CP?
Penso que ele fez a medida que lhe pediram.
Quando a estação foi feita, já havia comboios compridos.
Não me parece que tenha sido imposta algum comprimento de gares.
Do terminal de autocarros, não notei nada de especial em relação a outros terminais do mesmo tipo. Parece-me bem espaçoso.
Espaçoso é... lugares sentados para se esperar o autocarro é que... não há que cheguem. E não há abrigo para as intemperides. Vais para o tunel ou ficas à chuva.
Quanto a mim, o que convém melhorar é mesmo:
- Reduzir as ventanias e chuvadas que se apanha no "apeadeiro" da CP.(Será possivel sem desfigurar a estação?)
- Aumentar o cumprimento do cais para satisfazer a necessidade dos comboios em circulação.
-Acrescentar um acesso para quem vem de Moscavide que aquela encosta é um bocado dificil de subir com as malas as costas.
A encosta está à espera que se defina onde vai passar o TGV.
Eu estou para ver como vai ser...
Rodalvesdepaula May 29th, 2008, 10:58 PM Bem, sobre a Gare do Oriente, posso dizer o seguinte:
1) A estação realmente é um marco da arquitetura portuguesa, mas este pé-direito (altura interna entre o solo e o teto de um edifício) muito alto parece mesmo atrapalhar os utentes nos dias chuvosos e no Inverno, pois não dá a devida proteção contra o vento e a chuva para quem está dentro da estação. Mesmo assim, acho a estação maravilhosa, com um conjunto arquitetônico bonito, mas não totalmente funcional;
2) Pela vista aérea, a estação parece não comportar comboios muito longos. Para a demanda atual, até que não é problema, visto que Portugal não é um país muito populosos. Mas, quando o TAV Madri-Lisboa começar a operar, esta estrutura provavelmente não dará conta da demanda, já que os comboios de alta velocidade, em geral, são bastante longos, chegando a ter duas composições engatadas juntas;
3) O terminal rodoviário me pareceu ser um pouco simples demais. Não sei como é lá dentro, mas parece que não há nenhuma infra-estrutura para os utentes dos autocarros na região das paragens das viaturas. Seria mais inteligente se o terminal fosse assim:
Um prédio central dotado de bilheterias das empresas, bares, lanchonetes, bases da polícia, um pequeno comércio e área de espera, tudo isto acima do nível do solo; e plataformas de estacionamento dos autocarros à 45º nas laterais do terminal. As plataformas seriam semelhantes à estas da foto abaixo, tirada no terminal do Rio de Janeiro:
http://it.geocities.com/mpolosix/mpolosix-p200-026-07160.jpg
E também deve-se manter Santa Apolónia como terminal dos comboios suburbanos, Intercidades e Alfa Pendular, deixando a Oriente como terminal somente do TAV e dos trens internacionais Lusitânia e Sud-Express.
Marco Bruno May 29th, 2008, 11:15 PM sobre a gare do oriente encontro 2 defeitos:
- pouca protecção da chuva e do vento nas plataformas superiores.
- maus acabamentos construtivos em certas partes (culpa do constructor, alias os contructores são peritos em aldrabice)
sobre o restante:
a estação (alias as estações) ao ser lançada a concurso de certeza que referia os requisitos necessários, como comprimento das plataformas, dimensões, número de linhas, etc logo o arquitecto não tem culpa de ser mais ou menos comprida do que as necessidades actuais.
o interface com os autocarros parece tratar-se ao nível urbano, isto é servir a cidade, pois uma das ideias iniciais, após a estação estar construída era fazer um terminal de lisboa totalmente novo nos terrenos do actual AKI, terminal esse que se encontra provisório em sete-rios.
a estação de metro não é do Calatrava, aliás foi ideia dele que a estação ficasse por baixo da gare, pois a ideia do Metro era coloca-la nuns terrenos adjacentes mais a norte. A opção do Calatrava parece-me bem mais sensata.
Tirando o defeito da proteção da chuva em dias ventosos, a estação é no geral práctica e fácil de usar. Eu passo lá diariamente.
NewTomorrow May 30th, 2008, 02:50 AM CONSTRUTORAS INTERESSADAS NA EXPANSÃO DA GARE DO ORIENTE.
As construtoras Somague, Soares da Costa, Edifer e Teixeira Duarte estão interessadas no concurso público para a expansão e adaptação da Gare do Oriente à alta velocidade, que será lançado no segundo semestre de 2009.
A Somague está interessada no concurso por duas razões principais: porque já esteve envolvida no projecto inicial da Gare do Oriente e porque este empreendimento [ampliação da estação] está inserido na alta velocidade, em que a Somague também está interessada, disse à agência Lusa fonte oficial da construtora.
Temos capacidade para concorrer sozinhos, mas não sabemos se o caderno de encargos aponta para outra coisa. Vamos esperar por 2009, disse a mesma fonte quando questionada sobre a possibilidade de avançar para o projecto em consórcio.
O ministro das Obras Públicas anunciou na quinta-feira que o concurso público internacional para a expansão da Estação do Oriente, uma obra que representa um investimento de 82 milhões de euros, será lançado no segundo semestre de 2009.
Na cerimónia de assinatura do contrato com o arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que ficará responsável pela execução do projecto, Mário Lino disse que a obra terá um prazo de execução de 40 meses, devendo estar concluída em 2013.
A ampliação e adaptação da Gare do Oriente à alta velocidade ferroviária também interessa à Edifer, que liderou o consórcio responsável pela construção da estação, inaugurada em 1998, aquando da Expo98.
A Gare do Oriente está no nosso portfolio e faremos todo o possível para participar nestas novas obras, disse à Lusa fonte oficial da construtora, afirmando ser prematuro adiantar mais pormenores.
A construção da Gare do Oriente ficou a cargo do consórcio ACE, liderado pela Edifer, que também integrava a Soconstrói, a Bento Pedroso Construções, a Somague e a Acciona.
Também a Soares da Costa vê com bons olhos o concurso para ampliação da Gare do Oriente.
Obviamente que estamos interessados na ampliação da Gare do Oriente como em todo o pacote da alta velocidade, disse fonte oficial da Soares da Costa, afirmando ser necessário conhecer e avaliar a dimensão do projecto para falar em consórcio.
A intervenção, que tornará a Gare do Oriente no grande interface de transportes de Lisboa, capaz de suportar a rede ferroviária convencional, a rede de alta velocidade, o metropolitano e de dar acesso aos autocarros e aos táxis, também está na mira da Teixeira Duarte.
Estamos interessados e vamos seguramente concorrer, disse à Lusa fonte oficial da Teixeira Duarte, sublinhando que a construtora tem estado presente em todos os concursos para obras relevantes em Portugal.
Temos vários parceiros em várias frentes e agora vamos avaliá-los, afirmou a mesma fonte, precisando que a formação de um consórcio depende da definição do caderno de encargos, que determinará as valias que a empresa procurará obter junto de outros parceiros para que possa concorrer.
A ampliação da Estação do Oriente para acolher a alta velocidade ferroviária vai obrigar ao alargamento da estação no sentido transversal para a criação de duas novas plataformas, três novas linhas e ao prolongamento das plataformas de 300 para 415 metros.
As obras de alargamento prevêem também a construção de um terminal de passageiros para os comboios de alta velocidade e de outro, destinado à ligação ao novo aeroporto por meio de 'shuttle' e com serviço de 'check-in' avançado.
Deste modo, os passageiros chegados à Gare do Oriente que se dirijam para o aeroporto poderão fazer o 'check-in' logo na própria estação ferroviária.
A intervenção criará também com novas zonas de bilheteira, novos 'lounges' e proporcionará a requalificação da zona comercial exclusiva da estação e a sua adaptação às necessidades dos utentes.
Fonte: Agência LUSA
pauloluso May 30th, 2008, 03:42 AM A ampliação da Estação do Oriente para acolher a alta velocidade ferroviária vai obrigar ao alargamento da estação no sentido transversal para a criação de duas novas plataformas, três novas linhas e ao prolongamento das plataformas de 300 para 415 metros.
Fonte: Agência LUSA
Pelo menos o problema do cumprimento dos cais já deve ficar resolvido.
Ricardo Jorge May 31st, 2008, 08:34 PM Mesmo assim, acho que 600 metros é que deveria ser o comprimento dos cais.
415m é mesmo à medida para os comboios de 14 unidades...
Gostava de saber quem não se lembrou disso há 15 anos, se quem propôs o projecto, se quem o fez, ou quem o levou a cabo.
Ricardo Jorge May 31st, 2008, 08:45 PM Bem, sobre a Gare do Oriente, posso dizer o seguinte:
2) Pela vista aérea, a estação parece não comportar comboios muito longos. Para a demanda atual, até que não é problema, visto que Portugal não é um país muito populosos.
??? Então mas, e os comboios que circulam em Portugal e que sempre foram maiores que esta Gare do Oriente? Não é problema?? Então mas se já antes da Gare do Oriente eram maiores que ela, como é? Desde o primeiro ano de inauguração que há comboios onde as pessoas têm de se atirar para o balastro... isto não é uma especulação, é um facto. Nós utilizamos a Gare do Oriente e sabemos, não é uma realidade estranha. É um objecto cheio de defeitos de raiz.
Mas, quando o TAV Madri-Lisboa começar a operar, esta estrutura provavelmente não dará conta da demanda, já que os comboios de alta velocidade, em geral, são bastante longos, chegando a ter duas composições engatadas juntas;
Mas desde o primeiro dia que ela não dá conta. Não leste o thread todo, pois não? :(
Rodalvesdepaula June 1st, 2008, 12:45 AM Mas desde o primeiro dia que ela não dá conta. Não leste o thread todo, pois não? :(
Só dei uma lida bem rápida, Ricardo. Ainda estou aprendendo um pouco mais sobre a infra-estrutura de Portugal, no qual eu tenho interesse. Eu já sabia que a Gare do Oriente não daria conta da demanda; quando começar a operar o TAV Madri-Lisboa, aí que a estação "irá explodir de vez".
Então, acho que o Oriente deveria ser bem maior do que é hoje. Ela até é pequena para a demanda de passageiros que vão e voltam de Lisboa todos os dias, sobretudo os utentes dos suburbanos da CP. Mas, eu não gostei do Terminal Rodoviário, que achei simples demais e parece não ter uma infra-estrutura adequada para quem espera o autocarro nas plataformas; este terminal deveria ter sido ser melhor planejado, pois os portugueses também viajam muito de autocarro e uma estação mais funcional favoreceria o uso do interface (ou "integração") comboio-autocarro.
encarnado June 1st, 2008, 02:41 AM Hoje (ontem) passei por lá. Amanhã (hoje) meto umas fotos do télélé.
encarnado June 2nd, 2008, 09:26 AM Terminal BUS:
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2008a.jpg
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2008b.jpg
Existe o tunel e o passadisso superior. Ir pelo alcatrão é mais a direito.
Comboios compridos:
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2003a.jpg
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2003b.jpg
Sexta-feira, IC para Guimarães...
Ricardo Jorge June 2nd, 2008, 04:02 PM http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2003b.jpg
Sexta-feira, IC para Guimarães...
:naughty: olha a zona especial «Calatrava»... é ali que descem os meros mortais que não compreendem os desígnios do Grande Mestre :naughty:
Marco Bruno June 2nd, 2008, 11:27 PM :naughty: olha a zona especial «Calatrava»... é ali que descem os meros mortais que não compreendem os desígnios do Grande Mestre :naughty:
mais quais desígnios? o comprimento das plataformas existentes corresponde ao programa do concurso. Quem lançou a obra é que deveria saber o número de linhas necessárias e respectivo comprimento.
exemplo:
Amanhã lançam o concurso do aeroporto de alcochete e colocam no programa: espaço para 30 aviões jumbo, etc etc. Imaginemos que todos os arquitectos respondem ao pedido, tendo as propostas espaço para 30 a 35 aviões jumbo. Só que passados uns anos precisam de espaço para 50 aviões jumbo, então decidem culpar o arquitecto... :nuts:
Rodalvesdepaula June 2nd, 2008, 11:49 PM Terminal BUS:
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2008a.jpg
http://www.encarnado.com/ssc/ssc_oriente2008b.jpg
Existe o tunel e o passadisso superior. Ir pelo alcatrão é mais a direito.
Notei que falta uma infra-estrutura adequada para os utentes do terminal rodoviário. Não vi sanitários tampouco facilidades como lanchonetes, terminais Multibanco, telefones públicos e bebedouros. Se não me engano, aí param também os autocarros vindo de outras regiões do País (exceto os da Rede Expressos, que tem terminal na Sete Rios, perto do Zoo). O terminal rodoviário poderia ter sido melhor planejado, pois parece que os utentes não tem conforto na hora de chegar ou sair de Lisboa via Oriente. Para se ter uma idéia, o Terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, até parece um enorme centro de compras (que chamamos de Shopping Center), com direito a até lanchonetes de marcas famosas e todo o conforto para os utentes que deixam ou chegam à cidade.
Este link abaixo é de um forista do SSC brasileiro e mostra o Terminal rodoviário Tietê, de São Paulo. Espero que usem para pegar sugestões de melhorias no terminal rodoviário da Gare do Oriente e também para o de Sete Rios, que parece ser meio simples também, como vi na Net:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=423765
_Rick_ June 3rd, 2008, 12:43 AM ^^ Rodrigo dei uma olhada a essa estação e não tem nada a ver.
A Gare do Oriente não tem esses serviços todos de autocarros para cidades distantes.
Embora tenha alguns autocarros........a Gare do Oriente (a nível rodoviário) está focada em servir para transporte dentro de Lisboa e não para outras cidades longe.
A rede de expressos nacional opera em Sete Rios. A Gare do Oriente, apesar da fama, a nível rodoviário pouco mais é que uma mega paragem de autocarros da cidade.
pauloluso June 3rd, 2008, 01:23 AM Este link abaixo é de um forista do SSC brasileiro e mostra o Terminal rodoviário Tietê, de São Paulo. Espero que usem para pegar sugestões de melhorias no terminal rodoviário da Gare do Oriente e também para o de Sete Rios, que parece ser meio simples também, como vi na Net:
Este terminal que falas é mais ou menos o que existe em Sete Rios, só que a nossa também tem ligação com a rede de Comboios CP e Fertagus como ainda para o Metro .
:D
Rodalvesdepaula June 3rd, 2008, 01:33 AM ^^ Rodrigo dei uma olhada a essa estação e não tem nada a ver.
A Gare do Oriente não tem esses serviços todos de autocarros para cidades distantes.
Embora tenha alguns autocarros........a Gare do Oriente (a nível rodoviário) está focada em servir para transporte dentro de Lisboa e não para outras cidades longe.
A rede de expressos nacional opera em Sete Rios. A Gare do Oriente, apesar da fama, a nível rodoviário pouco mais é que uma mega paragem de autocarros da cidade.
Hum, entendi. Mas, então, seria viável construir um terminal para autocarros de longo percurso no Oriente, visto que a Gare fica na saída da cidade e com fácil acesso à Ponte Vasco da Gama (caminho para o Sul e Leste do País) e à auto-estrada A1 (para Coimbra e Porto), aos moldes do Tietê? A localização da estação da Rede Expressos é boa até, próxima à estrada E1 (eixo Norte-Sul) e da Ponte 25 de Abril, mas vi no Google Earth que não tem mais espaço para se expandir. Ainda mais, acho que os utentes mereciam um terminal de autocarros moderno e funcional como o Tietê.
Ah, e o Tietê tem conexão com o metrô de São Paulo e fica bem ao lado da via de acesso às rodovias que atendem à cidade. É o segundo maior terminal rodoviário do mundo.
Barragon June 3rd, 2008, 01:50 AM Antigamente não havia gares... saltava-se do comboio. O Sr. Santiago quis trazer essas memórias para o século XXI :)
NewTomorrow June 3rd, 2008, 01:51 AM Notei que falta uma infra-estrutura adequada para os utentes do terminal rodoviário. Não vi sanitários tampouco facilidades como lanchonetes, terminais Multibanco, telefones públicos e bebedouros. Se não me engano, aí param também os autocarros vindo de outras regiões do País (exceto os da Rede Expressos, que tem terminal na Sete Rios, perto do Zoo). O terminal rodoviário poderia ter sido melhor planejado, pois parece que os utentes não tem conforto na hora de chegar ou sair de Lisboa via Oriente. Para se ter uma idéia, o Terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, até parece um enorme centro de compras (que chamamos de Shopping Center), com direito a até lanchonetes de marcas famosas e todo o conforto para os utentes que deixam ou chegam à cidade.
Este link abaixo é de um forista do SSC brasileiro e mostra o Terminal rodoviário Tietê, de São Paulo. Espero que usem para pegar sugestões de melhorias no terminal rodoviário da Gare do Oriente e também para o de Sete Rios, que parece ser meio simples também, como vi na Net:
ve estas foto
http://k53.pbase.com/u12/andreantunes/large/38372654.IMG_3686.jpg
http://ayedavanita.files.wordpress.com/2008/01/dsc06167.jpg
http://ayedavanita.files.wordpress.com/2008/01/dsc06159.jpg
http://ayedavanita.files.wordpress.com/2008/01/dsc06111.jpg
tudo o que dizes que uma rodoviaria tem de ter a Estação do oriente tem
Barragon June 3rd, 2008, 01:52 AM xixi é no Vasco da Gama :lol:
Rodalvesdepaula June 3rd, 2008, 01:58 AM Hum, interessante, NewTomorrow! Então, os serviços ficam dentro da Estação do Oriente. Obrigado pelas fotos, amigos! Mas, vejo que este terminal rodoviário ainda pode ser melhorado e modernizado, para atender cada vez melhor os utentes.
Barragon June 3rd, 2008, 01:59 AM Irá ser Rodrigo. Basta ver o nome do thread e as notícias iniciais :yes:
Terá que levar uma expansão para o TGV etc.
NewTomorrow June 3rd, 2008, 02:01 AM xixi é no Vasco da Gama :lol:
esta ligado a Estação do Oriente
_Rick_ June 3rd, 2008, 02:02 AM Que o terminal podia ser ali em vez de Sete Rios isso podia :yes:
Sete Rios não é o local ideal. Ao menos ali estava perto da ponte Vasco da gama para ir para Sul e para Este e tem a A1 para ir para Norte. Sempre poupava uns minutos (e combustivel).
Barragon June 3rd, 2008, 02:09 AM esta ligado a Estação do Oriente
Mesmo por isso que disse... mesmo assim existem wc na própria estação e nos cafés da mesma.
pauloluso June 3rd, 2008, 02:09 AM Ideias para o futuro da gare do Oriente.
Encontrei este thread aberto onde se compara duas gares do nosso arquitecto Calatrava. Acho que estão lá umas idéias para resolver os pequenos problemas da Gare do Oriente.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=231316
Repararam nas partes vidradas que poderiam eventualmente ser adaptadas a gare do oriente para cortar o vento e a chuva?
encarnado June 3rd, 2008, 11:05 AM ^^ Rodrigo dei uma olhada a essa estação e não tem nada a ver.
A Gare do Oriente nao tem autocarros para todos os destinos, tem para alguns. "Hoje" não há espaço para mais autocarros de longo curso. Quem sabe se com as obras veem mais operadoras.
Ricardo Jorge June 3rd, 2008, 11:34 AM Amanhã lançam o concurso do aeroporto de alcochete e colocam no programa: espaço para 30 aviões jumbo, etc etc. Imaginemos que todos os arquitectos respondem ao pedido, tendo as propostas espaço para 30 a 35 aviões jumbo. Só que passados uns anos precisam de espaço para 50 aviões jumbo, então decidem culpar o arquitecto... :nuts:
Óbvio que estou a curtir com a cena... :) mas sem fugir à realidade!
Assim que lá chegou o 1º Sud-Expresso em 1998, verificou-se logo o caricato de que falamos. De quem foi a culpa?
Não posso deixar de suspeitar que ele ou o gabinete dele tenha responsabilidade. Em Portugal, os comboios maiores que a estação são mais velhos do que ela!!
E quem tem a culpa de a estação ser bela (discutível) mas desacolhedora e desconfortável? Não foram caprichos do arquitecto?
Rodalvesdepaula June 3rd, 2008, 08:53 PM A Gare do Oriente nao tem autocarros para todos os destinos, tem para alguns. "Hoje" não há espaço para mais autocarros de longo curso. Quem sabe se com as obras veem mais operadoras.
Nas fotos que vi aqui no thread, vi um Irizar PB que parecia ser de uma empresa estrangeira parado na Gare do Oirente; em suas janelas, estava escrito "Lisbonne-Madrid". E visitei também um fotopic com fotos de autocarros portugueses na Gare do Oriente: além de empresas metropolitanas, como a Rodoviária de Lisboa e a Vimeca; vi alguns autocarros de longo percurso de empresas como a Rodonorte, a EAVT, a Intercentro e a IASA (espanhola).
Considero a Gare do Oriente um lugar ideal para centralizar todas as linhas de autocarro de longo percurso que atendem Lisboa. Com a ampliação da Gare para atender o TAV, certamente o terminal rodoviário será ampliado; mas, o que sugiro é que o terminal rodoviário tenha a sua própria infra-estrutura de apoio aos utentes, pois me parece que os utentes hoje tem que entrar na Gare do Oriente (no setor ferroviário) para ir ao banheiro, telefonar ou comer algo. Suponhamos que uma pessoa esteja esperando o seu autocarro na extremidade do terminal rodoviário do Oriente; daí, bate aquela vontade de ir ao banheiro ou comer algo, e faltam dez minutos para a partida do autocarro, e descobre que tem que ir até a Gare do Oriente (setor ferroviário) para fazer as suas necessidades... Era isto que eu estava dizendo anteriormente: deveria-se instalar mais banheiros, telefones e lanchonetes na região das plataformas de paragem dos atuocarros.
Se eu disse algo errado, já peço desculpas... Não conheço Lisboa pessoalmente, mas adoro esta cidade e tenho conhecimentos em transporte rodoviário e ferroviário, e estou aqui para dar sugestões que vejo aqui no Brasil para os nossos irmãos portugueses.
sotavento June 3rd, 2008, 11:40 PM Notei que falta uma infra-estrutura adequada para os utentes do terminal rodoviário. Não vi sanitários tampouco facilidades como lanchonetes, terminais Multibanco, telefones públicos e bebedouros. Se não me engano, aí param também os autocarros vindo de outras regiões do País (exceto os da Rede Expressos, que tem terminal na Sete Rios, perto do Zoo). O terminal rodoviário poderia ter sido melhor planejado, pois parece que os utentes não tem conforto na hora de chegar ou sair de Lisboa via Oriente. Para se ter uma idéia, o Terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, até parece um enorme centro de compras (que chamamos de Shopping Center), com direito a até lanchonetes de marcas famosas e todo o conforto para os utentes que deixam ou chegam à cidade.
^^ Rodrigo dei uma olhada a essa estação e não tem nada a ver.
Hum, entendi. Mas, então, seria viável construir um terminal para autocarros de longo percurso no Oriente, visto que a Gare fica na saída da cidade e com fácil acesso à Ponte Vasco da Gama (caminho para o Sul e Leste do País) e à auto-estrada A1 (para Coimbra e Porto), aos moldes do Tietê? A localização da estação da Rede Expressos é boa até, próxima à estrada E1 (eixo Norte-Sul) e da Ponte 25 de Abril, mas vi no Google Earth que não tem mais espaço para se expandir. Ainda mais, acho que os utentes mereciam um terminal de autocarros moderno e funcional como o Tietê.
Ah, e o Tietê tem conexão com o metrô de São Paulo e fica bem ao lado da via de acesso às rodovias que atendem à cidade. É o segundo maior terminal rodoviário do mundo.
^^ Era para responder passo a passo aos seus posts mas o melhor e´"resumir" tudo junto.
Voçê está 100% enganado quanto á Gare do Oriente e á sua capacidade e equipamentos.
A Gare do Oriente tem 5 niveis distintos (em altura)
Superior (2º piso acima do nivel terreo) = 8 linhas de comboio com respectivas gares
Superior (1º piso acima do nivel terreo) = 2 atrios de bilheteiras e salas de espera da ferrovia , tem pelo menos 1 ou 2 WC's ali ... (debaixo das palmeiras/gares do comboio) e um corredor com as bilheteiras dos BUS (o centro da espinha ali na imagem e úma enorme passadeira com bilheteiras)
http://www.gasolim4.blogger.com.br/Lx%20Est%20CF%20do%20Oriente%2008c.jpg
http://perdidonafunda.files.wordpress.com/2006/09/attesa1.JPG?w=453&h=345
http://mnesis.no.sapo.pt/oriente3.jpg
Piso terreo = lojas DEBAIXO das bilheteiraS/gares/palmeiras e paragens de TAXI e BUS (interurbanos e locais/urbanos) ... inclusivamente debaixo das gares tem paragem de BUS:
http://lh3.google.com/_pHTe4PYUKqg/Rw1S3BGWxSI/AAAAAAAAJlc/jlVKyHJ0qmU/s800/POR046.jpg
http://www.parquedasnacoes.pt/images/estacao_oriente01_3.gif
Atrio central no piso terreo ... lojas de ambos os lados (tem bancos e casa de frango assado , farmácia e tudo mais) ... atras de nós (na imagem) fica o shoping (como se pdoe vêr pela imagem):
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq038/038_02_01.jpg
http://farm1.static.flickr.com/46/111475834_734f3830c2.jpg?v=0
^^ Notar que o tunel do piso inferior entra pelo shopping adentro. :lol:
Piso inferior (1º piso abaixo do chão) = mais lojas e restaurantes debaixo das gares ... e um TUNEL debaixo do centro da espinha ... estacionamento (2 andares com mais de 2000 lugares para etacionar) , ESQUADRA DE POLICIA , wc's (que eu em lembre existem eplo menos 2 WC's ali) :P
http://www.fotodependente.com/data/media/53/Gare_do_Oriente_-_FotoDependente.jpg
nota:ali aquelas escadas ao centro dão pro metro ... as das alterais a meio e´o acesso ao nivel superior d estacionamento e em cima dão pras paradas de BUS (uma escada em cada aldo tem um WC) :P
Piso do fundo ... estação de metropolitano (tem um nivel intermedio (por cima das linhas do metro) aonde ficam as bilheteiras do ML e + uns quiosques (vendem revistas e café)
e claro ... do lado do rio o TUNEL do piso -1 dá DIRECTAMENTE pro centro comercial (shopingue) ...
sotavento June 3rd, 2008, 11:47 PM Mesmo assim, acho que 600 metros é que deveria ser o comprimento dos cais.
415m é mesmo à medida para os comboios de 14 unidades...
Gostava de saber quem não se lembrou disso há 15 anos, se quem propôs o projecto, se quem o fez, ou quem o levou a cabo.
Não podem circular comboios com mais de 14 carruagesn (16 em casos excepcionais) logo são uns 390m
Os AVE da renfe tem TODOS em média 200m de comprimento ... e as linhas de AV ibericas tem sido planeadas para duplas de comboios com 400m no total. :cheers:
sidenote: os TGV da Media distancia (e os meio bala e afins(como chamam os brasileiros)) tem uns 100/110m de compriemnto (excepto os patinhos talgo 130 que tem 180m)
sotavento June 3rd, 2008, 11:57 PM sobre a gare do oriente encontro 2 defeitos:
- pouca protecção da chuva e do vento nas plataformas superiores.
- maus acabamentos construtivos em certas partes (culpa do constructor, alias os contructores são peritos em aldrabice)
sobre o restante:
a estação (alias as estações) ao ser lançada a concurso de certeza que referia os requisitos necessários, como comprimento das plataformas, dimensões, número de linhas, etc logo o arquitecto não tem culpa de ser mais ou menos comprida do que as necessidades actuais.
o interface com os autocarros parece tratar-se ao nível urbano, isto é servir a cidade, pois uma das ideias iniciais, após a estação estar construída era fazer um terminal de lisboa totalmente novo nos terrenos do actual AKI, terminal esse que se encontra provisório em sete-rios.
a estação de metro não é do Calatrava, aliás foi ideia dele que a estação ficasse por baixo da gare, pois a ideia do Metro era coloca-la nuns terrenos adjacentes mais a norte. A opção do Calatrava parece-me bem mais sensata.
Tirando o defeito da proteção da chuva em dias ventosos, a estação é no geral práctica e fácil de usar. Eu passo lá diariamente.
O terminal BUs nunca esteve planeado ir para a Gare do Oriente ... ninguem perguntou aos operadores rodoviários se lá queriam ir para a PERIFERIa de lisboa. :bash:
As duvidas sempre foram entre o arco do cego e sete rios ...
Que o terminal podia ser ali em vez de Sete Rios isso podia :yes:
Sete Rios não é o local ideal. Ao menos ali estava perto da ponte Vasco da gama para ir para Sul e para Este e tem a A1 para ir para Norte. Sempre poupava uns minutos (e combustivel).
^^ tu não andas de BUS pois não ???
Entre S.Rios e o oriente é tipo ... menos 1/2 hora com os sacos ás costas ???
^^ Porque será que quase ninguem vai apanhar o bus ao oriente mesmo ???
sotavento June 4th, 2008, 12:06 AM Bem, sobre a Gare do Oriente, posso dizer o seguinte:
2) Pela vista aérea, a estação parece não comportar comboios muito longos. Para a demanda atual, até que não é problema, visto que Portugal não é um país muito populosos. Mas, quando o TAV Madri-Lisboa começar a operar, esta estrutura provavelmente não dará conta da demanda, já que os comboios de alta velocidade, em geral, são bastante longos, chegando a ter duas composições engatadas juntas;
3) O terminal rodoviário me pareceu ser um pouco simples demais. Não sei como é lá dentro, mas parece que não há nenhuma infra-estrutura para os utentes dos autocarros na região das paragens das viaturas. Seria mais inteligente se o terminal fosse assim:
Um prédio central dotado de bilheterias das empresas, bares, lanchonetes, bases da polícia, um pequeno comércio e área de espera, tudo isto acima do nível do solo; e plataformas de estacionamento dos autocarros à 45º nas laterais do terminal. As plataformas seriam semelhantes à estas da foto abaixo, tirada no terminal do Rio de Janeiro:
http://it.geocities.com/mpolosix/mpolosix-p200-026-07160.jpg
E também deve-se manter Santa Apolónia como terminal dos comboios suburbanos, Intercidades e Alfa Pendular, deixando a Oriente como terminal somente do TAV e dos trens internacionais Lusitânia e Sud-Express.
O SUD ou continua a seguir pela beira alta ou vira TGV via Madrid ... o Lusitania ACABA no dia em que o TGV entrar ao serviço. :bash:
Os rapidos Lisboa-Porto continuam a seguir pela linha do norte (pelo menos até 2017 que e´quando dizem que a Lisboa-Porto vai ser construida)
Marco Bruno June 4th, 2008, 12:32 AM Hum, entendi. Mas, então, seria viável construir um terminal para autocarros de longo percurso no Oriente, visto que a Gare fica na saída da cidade.
uma das ideias iniciais era construir um terminal para autocarros de longo curso, frente à gare do oriente. Até fizeram concurso, mas depois a ideia não foi avante, não sei as razões.
terminal de onibus
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros001.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros002.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros003.jpg
edifícios de escritórios
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros009.jpg
Marco Bruno June 4th, 2008, 12:46 AM xixi é no Vasco da Gama :lol:
a gare do oriente tem wc junto às bilheteiras, ainda a pouco fui la fazer uma mija...
encarnado June 4th, 2008, 11:09 AM Eiiiisshhhh
3 UTE 2100 ali na gare...
Barragon June 4th, 2008, 11:11 AM Fizeste bem.
De qualquer forma, para aquele terreno ao lado vimos no SIL que iria ser feito outro projecto...
Rodalvesdepaula June 4th, 2008, 09:13 PM uma das ideias iniciais era construir um terminal para autocarros de longo curso, frente à gare do oriente. Até fizeram concurso, mas depois a ideia não foi avante, não sei as razões.
terminal de onibus
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros001.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros002.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros003.jpg
edifícios de escritórios
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Est_autocarros009.jpg
Belíssimo terminal, Marco! Ele iria ficar parecido com a Gare de Kyoto, no Japão, onde o prédio é todo envidraçado. Se comparar com o terminal da Sete Rios (Rede Expressos), será a mudança da "água para o vinho". Pode ser que este Centro de Camionagem (que chamamos aqui de "Estação Rodoviária Intermunicipal") saia do papel com a ampliação do Oriente, pois certamente os utentes do TAV irão pegar um autocarro para as cidades próximas e querem uma estrutura completa e moderna. Uma das coisas mais chatas em uma cidade é a necessidade de tomar um metropolitano, um autocarro ou um táxi para trocar de estação (ex.: da Gare do Oriente até o terminal de Sete Rios), demandando tempo e correndo o risco de perder o autocarro ou o comboio na outra estação por causa de problemas no trânsito no percurso entre as estações.
CS-TOA June 4th, 2008, 09:23 PM Projecto preliminar do MOPTC:
http://farm4.static.flickr.com/3147/2551934548_631dfa42c5_o.jpg
Rodalvesdepaula June 4th, 2008, 09:33 PM Projecto preliminar do MOPTC:
http://farm4.static.flickr.com/3147/2551934548_631dfa42c5_o.jpg
Hum, então o TAV vai parar ao lado das plataformas atuais (no TAV brasileiro, os comboios vão parar no subterrâneo na Estação da Luz, a principal de São Paulo) e o novo terminal rodoviário de longo percurso não sairá do papel. E a Sete Rios ainda terá alguns anos a mais de vida... :(
CS-TOA June 4th, 2008, 09:46 PM Edição de imagem feita à pressa, de como ficará a nova gare...
http://farm4.static.flickr.com/3040/2551160351_94fac3bf1e_o.jpg
Sky11 June 5th, 2008, 12:20 AM ^^Bom trabalho CS. Só ainda não percebi como as linhas de AV vão caber imediatamente a norte da Gare e até ao viaduto de Moscavide (fica uns 800 metros a seguir). Só demolindo alguns edificios, não?
Incluindo a piscina nova em 1º plano:
http://i301.photobucket.com/albums/nn65/sky11_bucket/AV.jpg
Barragon June 5th, 2008, 12:57 AM Bons renders TOA :yes:
Realmente não sei como irão fazer... mas aposto que o TGV para no Oriente e não vai para norte... :lol:
Sky11 June 5th, 2008, 02:02 AM :ohno:
pauloluso June 5th, 2008, 02:07 AM :ohno:
Só enterrando:goodnight. Daí para a frente ainda se complica mais. Não estou a ver outra solução.
Barragon June 5th, 2008, 02:08 AM Se aqui no Barreiro querem enterrar... ali também é solução :lol:
Vai lá a Zaragoza ver como está o TGV...
pauloluso June 5th, 2008, 02:15 AM Se aqui no Barreiro querem enterrar... ali também é solução :lol:
Lembrei-me agora do TGV que passa em Roissy-Charles de Gaulle. Só tem a parte da estação visivel. O resto é tudo enterrado.
Aquela de Zaragossa, acabei de ver. Passa no meio da cidade, a linha toda enterrrada depois da estação Delicias.
http://maps.live.com/default.aspx?v=2&FORM=LMLTCP&cp=qy8pzkgxqygw&style=b&lvl=1&tilt=-90&dir=0&alt=-1000&scene=22147320&phx=0&phy=0&phscl=1&encType=1
encarnado June 5th, 2008, 02:55 AM Só enterrando:goodnight. Daí para a frente ainda se complica mais. Não estou a ver outra solução.
/me assobia...
Enterrado nao vai ser. Não há espaço para a rampa.
encarnado June 5th, 2008, 02:58 AM Vão continuar com as palmeiras? Então não iam resolver os problemas da gare do oriente?
Já me está a parecer que fica na mesma... Espero que esses "renders" sejam de um powerpoint mal amanhado.
Ricardo Jorge June 6th, 2008, 01:49 AM E pronto, lá vão levar os expressos para o fim do mundo... (espero que se esqueçam deles em Sete Rios durante muito tempo :P )
A Gare do Oriente é tudo menos central... devia era ser túnel desde a Picheleira até ao Aeroporto da Portela e fazerem lá a Gare Central...
sotavento June 6th, 2008, 02:13 AM ^^Bom trabalho CS. Só ainda não percebi como as linhas de AV vão caber imediatamente a norte da Gare e até ao viaduto de Moscavide (fica uns 800 metros a seguir). Só demolindo alguns edificios, não?
Incluindo a piscina nova em 1º plano:
http://i301.photobucket.com/albums/nn65/sky11_bucket/AV.jpg
Actualmente a saida norte do Oriente é assim em moscavide:
(gareO)[R1][R2](gareC)[L1][L2](gareE)
e Vai ficar assim:
[AV1][AV2][R1][R2][L1](GareE)[L2]
AV = alta velocidade
R = rapidas
L = lentas
De notar que á direita da Gare Este já existe o espaço previsto para uma linha adicional ... limitam-se a cortar as restantes gares e a expremer tudo ... sendo que apenas fica 1 gare para os urbanos (em ilha).
Logo ali acima só precisam de ligar a AV aonde actualmente é a linha 1
Sky11 .. .se reparares be mali ainda tens as 8 linhas da estação ... eles limitam-se a alargar o funil a sul (junto á piscina nem devem mexer ... tem uns 200m e só tem que enfiar ali 3 linhas ... espaço com fartura) ... e depois alargam-se as gares á fartazana para sul da estação. :lol:
O mais giro é que isto está previsto passarem ali em Moscavide pelo canal actual ... e passar em sacavem já colados á A1.
^^ Se fosse eu duplicava o numero de linhas do Oriente com +6/8 linhas de topo voltadas a sul e +2/3 de passagem.
Vai ser giro tentarem gerir o aumento de rotas dos urbanos e depois descobrirem que para ligações a SUL só tem mesmo 2/3 linhas uteis. :bash:
^^ Actualmente em 8 linhas sáo 2 para rapidos , 2 para manobras e rapidos para sul , 2 para regionais e 2 para urbanos ... com apenas mais 3 linhas nem se conseguem mexer tal é a quantidade de trafego que irá lá cair a mais no Oriente daqui a 5 anos. :ohno:
sotavento June 6th, 2008, 02:14 AM Hum, então o TAV vai parar ao lado das plataformas atuais (no TAV brasileiro, os comboios vão parar no subterrâneo na Estação da Luz, a principal de São Paulo) e o novo terminal rodoviário de longo percurso não sairá do papel. E a Sete Rios ainda terá alguns anos a mais de vida... :(
^^ O "novo" terminal de longo curso é o de sete rios ... ali nunca estever previsto da parte dos operadores rodoviarios uma "central de camionagem" ... porque de "central" o Oriente não tem nada.
pauloluso June 6th, 2008, 02:27 AM Revi o documento. Afinal, já está explicada a solução encontrada no documento da Rave.
http://www.rave.pt/LinkClick.aspx?fileticket=I0CLme8ZXIA%3d&tabid=180&mid=814&forcedownload=true
encarnado June 6th, 2008, 09:42 AM Ora deixa lá tecer uns comentarios a este "brilhante" PDF...
-pag 3 -> 5 linhas de AV? O maximo de uso que já vi na actual "AV" foi um maximo de 4 linhas. Estão a esperar assim TANTO trafego?? 415m? Não será pouco? Com a crise do petroleo eu metia no minimo 500m.
-pag 4 -> Estou a ver bem uma rua a atravessar o actual terminal bus?
-pag 5 -> os CTT vão perder area, um centro de distribuição cus porcos e o Sacavenense 1 campo a menos (e eu até acho que é o relvado e não o pelado).
-pag 6 -> lá se vai a zona verde da "zona"...
-pag 8 -> moscavide está no meio das 6 vias... já está a contradizer o desenho da pagina 3.
Perdi-me nas paginas dos "esquemas". Um gajo olha para isto e fica com os olhos em bico... Já deu para perceber que vão furar Sacavém...
Eu acho que o apeadeiro de Moscavide nem 5 anos tem e já o vão partir novamente!
Bluesence June 6th, 2008, 10:18 AM Edição de imagem feita à pressa, de como ficará a nova gare...
http://farm4.static.flickr.com/3040/2551160351_94fac3bf1e_o.jpg
A cobertura vai ser aumentada? Então vão ter que destruir parte da estação :?
encarnado June 6th, 2008, 12:07 PM Só parte do passadisso superior do terminal de bus e possivelmente reforçar toda a zona do parque subterraneio afectada pela ampliação.
Os topos das gares idem.
As palmeiras eu cortava-as. Nunca gostei daquela cobertura.
JMFA June 6th, 2008, 02:46 PM Ora deixa lá tecer uns comentarios a este "brilhante" PDF...
-pag 3 -> 5 linhas de AV? O maximo de uso que já vi na actual "AV" foi um maximo de 4 linhas. Estão a esperar assim TANTO trafego?? 415m? Não será pouco? Com a crise do petroleo eu metia no minimo 500m.
-pag 4 -> Estou a ver bem uma rua a atravessar o actual terminal bus?
-pag 5 -> os CTT vão perder area, um centro de distribuição cus porcos e o Sacavenense 1 campo a menos (e eu até acho que é o relvado e não o pelado).
-pag 6 -> lá se vai a zona verde da "zona"...
-pag 8 -> moscavide está no meio das 6 vias... já está a contradizer o desenho da pagina 3.
Perdi-me nas paginas dos "esquemas". Um gajo olha para isto e fica com os olhos em bico... Já deu para perceber que vão furar Sacavém...
Eu acho que o apeadeiro de Moscavide nem 5 anos tem e já o vão partir novamente!
pag 3 - o lay-out tipo de uma estação AV são 2 linhas directas 2 desviadas e 2 plataformas. não te esqueças que, neste caso, esta estação vai ser estação terminal do Lisboa-Madrid e estação de passagem para o Lisboa-Porto.. 415m é para comboios AV duplos (200m+200m);
pag 4 - deve ser a tal avenida que o calatrava quer por tangente à estação;
pag 5e6 - certamente que não será por isto que é uma má solução;) ;
pag 8 - de facto....
Marco Bruno June 7th, 2008, 04:44 PM As palmeiras eu cortava-as. Nunca gostei daquela cobertura.
LOL, as "palmeiras" são imagem de marca da estação, que já é uma obra de referência em todo o mundo.
Apesar dos "defeitos" não se pode chegar a uma obra destas e retirar pura e simplesmente o que foi feito, alterando todo o conceito original. Retirar as palmeiras é o mesmo que destruir por completo a imagem da gare do oriente.
beto_chaves June 7th, 2008, 09:01 PM LOL, as "palmeiras" são imagem de marca da estação, que já é uma obra de referência em todo o mundo.
Eu costumo chamar-lhe "plantação de couves metálicas" :nuts:
JohnnyMass June 10th, 2008, 01:31 PM As palmeiras eu cortava-as. Nunca gostei daquela cobertura.
não são palmeiras, são arcos góticos.
pauloluso June 10th, 2008, 01:34 PM não são palmeiras, são arcos góticos.
Eu também diria "plantação de couves galegas":rofl: identidade cultural oblige:nuts:
beto_chaves June 10th, 2008, 03:23 PM Eu também diria "plantação de couves galegas":rofl: identidade cultural oblige:nuts:
^^
:rofl::rofl::rofl:
sotavento June 10th, 2008, 06:03 PM pag 3 - o lay-out tipo de uma estação AV são 2 linhas directas 2 desviadas e 2 plataformas. não te esqueças que, neste caso, esta estação vai ser estação terminal do Lisboa-Madrid e estação de passagem para o Lisboa-Porto.. 415m é para comboios AV duplos (200m+200m);
pag 4 - deve ser a tal avenida que o calatrava quer por tangente à estação;
pag 5e6 - certamente que não será por isto que é uma má solução;) ;
pag 8 - de facto....
Da outra ponta da LAV são umas 20 linhas (Chamartin) :bash:
Chamartim + Atocha = umas 40 linhas.
sotavento June 10th, 2008, 07:37 PM Se aqui no Barreiro querem enterrar... ali também é solução :lol:
O TGV não "passa" dentro de Zaragoza ... tens é um ramalzito que SAI fora da lina de AV e vai passar dentro da cidade.
E a estação de Zaragoça é o verdadeiro pavilhão gimnodesportivo. :cheers:
JMFA June 17th, 2008, 10:25 AM a Ligação Lisboa- Madrid terminará na estação de Atocha (e não chamartin) com 8 vias.
sotavento June 20th, 2008, 01:12 AM ^^ Sim ... claro ... não se sabe aonde vai "aterrar" a linha e vai tudo para as 15 ATULHADAS linhas de atocha AVE. :ohno:
Mas tambem não nos interessa para nada aonde vai "aterrar" o TGV em Madrid uma vez que ambas as estações centrais vão estar interligadas ... com atocha a ser ampliada com +4 vias passantes para o AVE (ligadas ao tunel para chamartin) ... mas entre ambas tem umas 40 linhas disponiveis. :cheers:
Atocha tem uns 150/200 comboios AVE e 1500 cercanias/urbanos POR DIA!!! está a rebentar pelas costuras.
E Madrid vai futuramente ter uma nova estação central (A sul) em Abroñigal. :cheers:
E como nota de rodapé ... em Chamartin estao a preparar "metade" das vias da estação para comboios de AV ... e uma das ligações prevista é ao PORTO (via galiza) ... portantos. :lol:
Portugese July 6th, 2008, 04:51 PM ainda não tem imagens do novo projecto???
j0ny September 13th, 2008, 07:14 PM eu tenho um video da expansao da gare, so k nao sei como e k ponho aki.
alguem me pode ajudar?
Marco Bruno September 13th, 2008, 07:30 PM eu tenho um video da expansao da gare, so k nao sei como e k ponho aki.
alguem me pode ajudar?
colocaste no youtube?
Portvscalem September 13th, 2008, 07:32 PM ^^ Sim ... claro ... não se sabe aonde vai "aterrar" a linha e vai tudo para as 15 ATULHADAS linhas de atocha AVE. :ohno:
Mas tambem não nos interessa para nada aonde vai "aterrar" o TGV em Madrid uma vez que ambas as estações centrais vão estar interligadas ... com atocha a ser ampliada com +4 vias passantes para o AVE (ligadas ao tunel para chamartin) ... mas entre ambas tem umas 40 linhas disponiveis. :cheers:
Atocha tem uns 150/200 comboios AVE e 1500 cercanias/urbanos POR DIA!!! está a rebentar pelas costuras.
E Madrid vai futuramente ter uma nova estação central (A sul) em Abroñigal. :cheers:
E como nota de rodapé ... em Chamartin estao a preparar "metade" das vias da estação para comboios de AV ... e uma das ligações prevista é ao PORTO (via galiza) ... portantos. :lol:
Porto via-galiza...... é quase como fazer madrid lisboa via faro.....
a alta velocidade não beneficia o porto como um nó europeu de transportes, coisa que o aeroporto e o porto tentam fazer....
e as estradas é a mema coisa.....
interior!!!! interior não é bragança... é madrid, valladolid, salamanca, oviedo, bilbao, europa!!!
o porto precisava de mais radiais... ferro e rodoviárias... aqui é tudo norte sul....
2 AE po sul, 2 AE po norte.... caminho de ferro po sul, por norte....
para o interior???? existe.... suburbanos, e AE´s tão curtas que o seu cariz pouco mais é que metropolitano....
engraçado é que a sul, tudo bem temos lisboa...a norte vigo....
mas a maioria das grandes cidades da península até andam a este do porto....
o porto deveria pensar na sua posição num contexto peninsular, e não apenas da fachada atlântica da península ibérica.
lisboa por exemplo deveria conectar-se a sevilha....
e imagens da expansão, ainda não existem????
j0ny September 13th, 2008, 07:35 PM nao, nao coloquei no youtube
j0ny September 13th, 2008, 07:37 PM to agora a tentar por o video no youtube
j0ny September 13th, 2008, 08:04 PM aqui esta:
http://br.youtube.com/watch?v=mwD7gttXnnw
mwD7gttXnnw
Marco Bruno September 13th, 2008, 10:19 PM Está porreiro o vídeo, mas mostra pouco sobre as alterações, excepto claro na alteração/ampliação da cobertura.
pensava que a cobertura seria ampliada na sua totalidade, e não apenas em 1 dos lados, ficando em forma de T visto do céu.
Marco Bruno September 13th, 2008, 10:21 PM notei que a estrutura da pala da frente virada para o actual AKI tb está diferente, mais elegante!
Gostei de ver todo aquele arvoredo ao redor nos actuais terrenos semi-baldios :lol:
pauloluso September 13th, 2008, 10:31 PM Não mostra mesmo grande coisa! :ohno:
E o shuttle para o Aeroporto? O Aki não deveria ir abaixo para se construida a expansão?
Marco Bruno September 13th, 2008, 10:37 PM O Aki não deveria ir abaixo para se construida a expansão?
sim, esse sai
aqui está o PDF com o plano de urbanização previsto para a envolvente da gare do oriente:
http://www.rave.pt/Portals/0/ApresentacoesPublicas/04_BAU_LIS_OR_Summary_080905.pps.pdf
Marco Bruno September 13th, 2008, 11:04 PM j0ny, editei o teu post para colocar a imagem do vídeo
j0ny September 14th, 2008, 12:38 AM ^^ Obrigado :D
pauloluso September 14th, 2008, 12:44 AM Este link tem mais informação
http://www.rave.pt/LinkClick.aspx?fileticket=4iFkTasfUkk%3d&tabid=303&mid=1588&forcedownload=true
Já se consegue perceber alguns detalhes, como por exemplo: como vai ficar a rua da Centieira que fica encostada entre a estação do Oriente e a Epal.
MarcoSousa September 15th, 2008, 03:17 AM O video é engraçado até parece que o cimento vai ficar pintado de branco :D Deve ter sido este video que a malta que mando construir a estaçao viu: " Que espanto uma estaçao toda branca e luminosa" depois é que viram que aquilo ia ficar tudo em cimento :D
emarques September 15th, 2008, 07:30 PM Eu costumo chamar-lhe "plantação de couves metálicas" :nuts:
não são palmeiras, são arcos góticos.
Eu também diria "plantação de couves galegas":rofl: identidade cultural oblige:nuts:
Eu gosto de chamar-lhes "inúteis". Ou "aquela merda".
Barragon September 15th, 2008, 07:39 PM Belo video :okay: thks
A forma de T que ficará não é muito grave já que o t fica comprido.
Marco Bruno September 15th, 2008, 11:24 PM O video é engraçado até parece que o cimento vai ficar pintado de branco :D Deve ter sido este video que a malta que mando construir a estaçao viu: " Que espanto uma estaçao toda branca e luminosa" depois é que viram que aquilo ia ficar tudo em cimento :D
já ouvi falar que a ideia inicial era fazer em betão branco, ou então com um tom mais claro, mas dp optaram pelo mais barato...
Marco Bruno September 15th, 2008, 11:26 PM já vi que nenhum de vocês viu o PDF com o PU da envolvente... :D
ninguém se pronunciou sobre as várias torres que aparecem nos cortes...
Barragon September 16th, 2008, 12:06 AM Qual é o pdf Marco ? ..
Marco Bruno September 16th, 2008, 12:09 AM http://www.rave.pt/Portals/0/ApresentacoesPublicas/04_BAU_LIS_OR_Summary_080905.pps.pdf
Barragon September 16th, 2008, 12:13 AM No site da CML ainda noa está nada.
Marco Bruno September 16th, 2008, 12:15 AM esse tirei do site da RAVE
Barragon September 16th, 2008, 12:27 AM Exacto :yes: está excelente... as torres do PDN deveriam ter ficado logo assim... espaçadas e com bons espaços verdes entre elas. Já meto aqui a proposta...
Grande Busquets :D
Barragon September 16th, 2008, 12:29 AM http://img242.imageshack.us/img242/364/puepdnfs0.jpg
pauloluso September 16th, 2008, 01:34 AM já vi que nenhum de vocês viu o PDF com o PU da envolvente... :D
ninguém se pronunciou sobre as várias torres que aparecem nos cortes...
Eu até li o pdf, mas a essencia que me ficou é que vão colocar mais árvores nas ruas e plantar uns bosques nos lados da estação.
Aquilo é só gatafunhos sem legendas.:nuts:
sotavento September 16th, 2008, 01:53 PM O video é engraçado até parece que o cimento vai ficar pintado de branco :D Deve ter sido este video que a malta que mando construir a estaçao viu: " Que espanto uma estaçao toda branca e luminosa" depois é que viram que aquilo ia ficar tudo em cimento :D
já ouvi falar que a ideia inicial era fazer em betão branco, ou então com um tom mais claro, mas dp optaram pelo mais barato...
^^ Quando é pra pintar de branco RARAMENTE pintam logo ... deixam sempre o cimento (a respirar?) um tempo antes de pintarem ... pelo menos é o que costuma fazer a REFER. :cheers:
emarques September 16th, 2008, 03:12 PM Será que já respirou o suficiente? :D
|
|