View Full Version : São Gabriel da Cachoeira AM - Extremo Noroeste do Brasil !

DEBAREMBAR
April 17th, 2008, 03:46 PM
Localizada às margens do Rio Negro, a Cidade é porta de entrada para o Parque Nacional do Pico da Neblina. O municipio de 40.000 Hab. é considerado ponto extratégico pelo Governo Federal, e por essa razão é classificada como Área de Segurança Nacional. Por ter enorme curiosidade sobre essa Região, resolvi postar este Thread. Espero que gostem !

- Distância da Capital (Manaus) : 860 Km (via fluvial )
- IDH - 0,567

01-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel2.jpg

02-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel1.jpg

03-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel11.jpg

04-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel6.jpg

05-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel7.jpg

06-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel5.jpg

07-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel4.jpg

08-
http://i221.photobucket.com/albums/dd268/DEBAREMBAR/saogabriel8.jpg

:):cheers:

Rondon
April 17th, 2008, 04:08 PM
Belas fotos Debarembar :D
Acho muito bonita aquela montanha em forma de mulher deitada. Se não em engano, São Gabriel da Cachoeira tem uma proporção de indígenas em sua população total altíssima

dricobel
April 17th, 2008, 04:18 PM
Gostei da natureza do lugar, muito bonito mesmo..... A cidade aparenta ser agradavel.

Valeu...

Nunez
April 17th, 2008, 04:22 PM
Esse sim deve ser um lugar bem isolado hehehe, e belo!!
Excelentes essas fotos! Um dia vou lá :D

De cima a cidade não tem muito jeito de cidadezinha brasileira. Lembra aqueles vilarejos do interior de outros países sul-americanos.

Valeu :)

Alexandre Lima
April 17th, 2008, 04:30 PM
Uau!!!!

Belas fotos!!!
A cidade aé que é bonitinha ao nivel da rua!!!
Acho lindo é a natureza em volta, como a corredeira, as serras e principalmente a Bela Adormecida e o Pico da Neblina!!!

Muito bom!!!
Parabéns!!!

Manauense
April 17th, 2008, 04:36 PM
Eu costumo dizer que São Gabriel da Cachoeira tem uma das paisagens mais belas do mundo! As fotos não conseguem reproduzir nem 1% da beleza do município.
Com uma lancha (ou de canoa), é possível chegar no pé de várias serras, todos com paisagem exuberante. Há quem faça trilha nos morros que circundam a cidade.
Os dias costumam ser quentes e as noites muito agradáveis. O sobrevôo de helicóptero que fiz na região de São Gabriel foi uma das mais avassaladoras experiências que já tive na vida. O visual é fantástico: lagos, rios, serras, floresta, cerradão, campos naturais...
A população, de maioria indígena, é hospitaleira e muito amistosa.
No Município de São Gabriel há vários tipos de paisagem: serras (Bela Adormecida, Imeri) com cumes famosos (Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico Guimarães Rosa), praias de areia muito alva, cachoeiras, imensos lagos, floresta de terra firme, campinarana do Rio Negro (espécio de cerrado amazônico, também chamado de cerradão) e manchões de campos naturais, que "brotam" como oásis no meio da floresta.
Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a Amazônia mostra todo o seu esplendor e biodiversidade.:)

du_
April 17th, 2008, 04:47 PM
Sempre tive vontade de conhecer S. Grabriel mas ainda não tive oportunidade de ir.

Acho muito bonita aquela montanha em forma de mulher deitada. Se não em engano, São Gabriel da Cachoeira tem uma proporção de indígenas em sua população total altíssima

É verdade, a população de S. Gabriel é na maioria indígena, o Nheengatu é lingua oficial junto com o Português no município.

Alexandre Lima
April 17th, 2008, 07:05 PM
Eu costumo dizer que São Gabriel da Cachoeira tem uma das paisagens mais belas do mundo! As fotos não conseguem reproduzir nem 1% da beleza do município.
Com uma lancha (ou de canoa), é possível chegar no pé de várias serras, todos com paisagem exuberante. Há quem faça trilha nos morros que circundam a cidade.
Os dias costumam ser quentes e as noites muito agradáveis. O sobrevôo de helicóptero que fiz na região de São Gabriel foi uma das mais avassaladoras experiências que já tive na vida. O visual é fantástico: lagos, rios, serras, floresta, cerradão, campos naturais...
No Município de São Gabriel há vários tipos de paisagem: serras (Bela Adormecida, Imeri) com cumes famosos (Pico da Neblina, Pico 31 de Março, Pico Guimarães Rosa), praias de areia muito alva, cachoeiras, imensos lagos, floresta de terra firme, campinarana do Rio Negro (espécio de cerrado amazônico, também chamado de cerradão) e manchões de campos naturais, que "brotam" como oásis no meio da floresta.
Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a Amazônia mostra todo o seu esplendor e biodiversidade.:)

:drool:
Que sonho!!!
Quero fazer esse passeio também!!!

BR 364
April 17th, 2008, 09:51 PM
Essa é uma das cidades mais isoladas do Brasil (se não for a mais isolada), mas nem por isso deixa de ser encantadora.

O entorno natural é belíssimo, como se pode ver nas imagens (a através de testemunhos como o do Manauense) e a cidade em si até que é simpática. Embora perceba-se uma certa ausência de planejamento urbano e infra-estrutura, o aspecto da cidade até que é agradável, bem melhor do que o de muitas cidades menos isoladas e mais planejadas.

Há alguns anos atrás eu postei aqui no SSC algumas fotos de São Gabriel garimpadas na net, mas acho que elas estavam bastante desatualizadas, porque passavam uma impressão bem ruim da cidade. Essas que o Debarembar postou estão infinitamente melhores, passam uma imagem bem mais positiva da cidade.

Manauense
April 18th, 2008, 04:22 AM
^^
Amigo BR, a cidade de São Gabriel é realmente bastante simples, mas é organizadinha e limpa. Não é planejada, contudo é agradável. Distante?! Sim, muito distante dos grandes centros. Isolada?! Talvez... Depende do referencial. Vivi intensamente os 4 dias que passei em São Gabriel. Imperdíveis as praias e corredeiras. O povo é nota 10! É um Brasil distante e diferente, mas não menos brasileiro. :)
Quem puder, recomendo uma viagem a SGC. É um paraíso equatorial, encravado em um ponto remoto da nossa gigantesca Amazônia.

Cerrado
April 19th, 2008, 02:41 AM
Lindas fotos, a região é maravilhosa.
Achei a cidade bastante simpática e arrumadinha.

Grande Manaus
April 21st, 2008, 05:24 PM
Na Região de São Gabriel da Cachoeira ,predomina no leito do rio as corredeiras e a famosa cachoeira de São Gabriel ...em determinadas datas fica impossivel navegar naquela parte do rio negro .
Ali fica as cabeceiras do Rio negro ..onde as fortes chuvas determinam se haverá cheia ou não nessa época ....

Grande Manaus
April 21st, 2008, 05:27 PM
Em São Gabriel da Cachoeira existe a maior jazida de Nióbio do mundo
e também um pouco distante da sede do município ,existe a região dos 06 lagos , que é uma área de preservação ambiental protegida pelo Exército Brasileiro....

Grande Manaus
April 21st, 2008, 05:32 PM
Que vontade de ir nesse lindo lugar perdido em algum lugar do Rio negro , mas precisamente quase no começo do Rio ...
Lindas praias ....Montanhas e o ponto mais alto que é o pico da Neblina
meu tio é um dos fiscais do IBAMA e trabalha na região ha mais de 20 anos ...ele conta que na região de 06 lagos é algo alucinante e muito silencioso ...,minerais e a cor da água azul marinho e verde bem claro ...

Grande Manaus
April 21st, 2008, 05:37 PM
Segundo me informou os lagos parecem uma cratera parecidos como um vulcão ...algo surreal !!! o lugar é um dos poucos lugares da densa floresta onde tem a proteção 24 horas e fica sob a guarda do Exército e do IBAMA...poucos ali conseguem autorização para visitar o local..

Fotos ? somente áreas é possivel obter com sobrevoo ..as fotos da região dos 06 lagos é uma verdadeira reliquia ...

Kelsen
April 21st, 2008, 06:14 PM
Sensacional, adorei!

A cidade parece ser muito bonita!

Davizão AC
April 21st, 2008, 06:24 PM
Sem dúvida uma das cidades da amazônia com a melhor paisagem natural. Acho muito bonito ver uma região de floresta com montanhas

jblue
April 21st, 2008, 08:13 PM
Sem dúvida a melhor paisagem do Amazonas... Uma visão idílica.
Pena que a cidade de SGC é bastante longe de Manaus. O acesso é caro por via aérea, e de barco leva-se alguns dias.

RodrigoVix
April 21st, 2008, 10:05 PM
Que lugar!!!
Deve ser muito bom ficar nas areias deste rio e apreciar a bela natureza em sua volta.

odilsons
April 21st, 2008, 10:27 PM
A região onde fica São Gabriel é muito bonita! A última foto está magnífica!

Alexandre Lima
April 22nd, 2008, 05:05 PM
Que vontade de ir nesse lindo lugar perdido em algum lugar do Rio negro , mas precisamente quase no começo do Rio ...
Lindas praias ....Montanhas e o ponto mais alto que é o pico da Neblina
meu tio é um dos fiscais do IBAMA e trabalha na região ha mais de 20 anos ...ele conta que na região de 06 lagos é algo alucinante e muito silencioso ...,minerais e a cor da água azul marinho e verde bem claro ...

Segundo me informou os lagos parecem uma cratera parecidos como um vulcão ...algo surreal !!! o lugar é um dos poucos lugares da densa floresta onde tem a proteção 24 horas e fica sob a guarda do Exército e do IBAMA...poucos ali conseguem autorização para visitar o local..

Fotos ? somente áreas é possivel obter com sobrevoo ..as fotos da região dos 06 lagos é uma verdadeira reliquia ...

Deu até água na boca!!!:drool:

Consegue umas fotos pra nós desses lagos!!!

EricoWilliams
April 22nd, 2008, 08:11 PM
Bonita paisagem :)

juniorzzi
April 24th, 2008, 12:59 AM
Eu já estudei alguma coisa em relação a esta cidade..
Mas nem lembro...
Gostei dela!
Aqueles gramados a beira do rio dão um toque a mais no visual!
Belissimo entorno natural!!
:D

Grande Manaus
April 24th, 2008, 06:16 PM
O Morro dos Seis Lagos é um acidente geográfico bastante peculiar na planície amazônica. Trata-se de uma formação rochosa de 16km2 e quase 300 metros de altura. Os lagos são isolados hidricamente do resto da bacia amazônica e cada um tem uma cor, devido a diferentes componentes químicos. Além disto, o Morro é rico em nióbio, um metal raro e caro, utilizado pela indústria aeronáutica
fica distante ha 70km da sede do Municipio de São gabriel da Cachoeira

Alexandre Lima
April 25th, 2008, 04:27 PM
Relocado:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=20056349#post20056349

Alexandre Lima
April 25th, 2008, 04:38 PM
Relocado:

Alexandre Lima
April 25th, 2008, 04:55 PM
Relocado:

April 26th, 2008, 05:22 AM
Não pensava que São Gabriel da Cachoeira fosse tão organizada.

Tread show.

Alexandre Lima
April 26th, 2008, 10:02 PM
Edit:

Wrong post!

Manauense
April 27th, 2008, 06:36 PM
Eu sobrevoei a região dos seis lagos!!! :banana::banana::banana:

Grande Manaus
April 28th, 2008, 02:23 PM
E meio dificil mas posso conseguir umas fotos da região dos seis lagos ..

Alexandre Lima
April 28th, 2008, 05:16 PM
^^
Legal!!!:banana:
Vi essa região pelo GE... é muito interessante!!!:)

Marquês de Caravelas
May 1st, 2008, 03:10 PM
Maravilha

May 1st, 2008, 05:04 PM
Gostos destas cidades isoladas do Amazonas !

Fabius_
May 1st, 2008, 06:15 PM
É um lugar que apresenta todos os clichês da Amazônia: rios enormes de largos, floresta densa, isolamento...

Mas que clichês! :D
Impressiona a beleza do lugar, os bancos de areia, tudo o mais...bela contribuição, Deba! :okay:

DEBAREMBAR
May 1st, 2008, 07:15 PM

Gostei da natureza do lugar, muito bonito mesmo..... A cidade aparenta ser agradavel.

Valeu...

Esse sim deve ser um lugar bem isolado hehehe, e belo!!
Excelentes essas fotos! Um dia vou lá :D

De cima a cidade não tem muito jeito de cidadezinha brasileira. Lembra aqueles vilarejos do interior de outros países sul-americanos.

Valeu :)

Uau!!!!

Belas fotos!!!
A cidade aé que é bonitinha ao nivel da rua!!!
Acho lindo é a natureza em volta, como a corredeira, as serras e principalmente a Bela Adormecida e o Pico da Neblina!!!

Muito bom!!!
Parabéns!!!

Sempre tive vontade de conhecer S. Grabriel mas ainda não tive oportunidade de ir.

É verdade, a população de S. Gabriel é na maioria indígena, o Nheengatu é lingua oficial junto com o Português no município.

Essa é uma das cidades mais isoladas do Brasil (se não for a mais isolada), mas nem por isso deixa de ser encantadora.

O entorno natural é belíssimo, como se pode ver nas imagens (a através de testemunhos como o do Manauense) e a cidade em si até que é simpática. Embora perceba-se uma certa ausência de planejamento urbano e infra-estrutura, o aspecto da cidade até que é agradável, bem melhor do que o de muitas cidades menos isoladas e mais planejadas.

Há alguns anos atrás eu postei aqui no SSC algumas fotos de São Gabriel garimpadas na net, mas acho que elas estavam bastante desatualizadas, porque passavam uma impressão bem ruim da cidade. Essas que o Debarembar postou estão infinitamente melhores, passam uma imagem bem mais positiva da cidade.

Lindas fotos, a região é maravilhosa.
Achei a cidade bastante simpática e arrumadinha.

Na Região de São Gabriel da Cachoeira ,predomina no leito do rio as corredeiras e a famosa cachoeira de São Gabriel ...em determinadas datas fica impossivel navegar naquela parte do rio negro .
Ali fica as cabeceiras do Rio negro ..onde as fortes chuvas determinam se haverá cheia ou não nessa época ....

Sensacional, adorei!

A cidade parece ser muito bonita!

Sem dúvida uma das cidades da amazônia com a melhor paisagem natural. Acho muito bonito ver uma região de floresta com montanhas

Sem dúvida a melhor paisagem do Amazonas... Uma visão idílica.
Pena que a cidade de SGC é bastante longe de Manaus. O acesso é caro por via aérea, e de barco leva-se alguns dias.

Que lugar!!!
Deve ser muito bom ficar nas areias deste rio e apreciar a bela natureza em sua volta.

A região onde fica São Gabriel é muito bonita! A última foto está magnífica!

Bonita paisagem :)

Eu já estudei alguma coisa em relação a esta cidade..
Mas nem lembro...
Gostei dela!
Aqueles gramados a beira do rio dão um toque a mais no visual!
Belissimo entorno natural!!
:D

Não pensava que São Gabriel da Cachoeira fosse tão organizada.

Tread show.

Eu sobrevoei a região dos seis lagos!!! :banana::banana::banana:

Maravilha

Gostos destas cidades isoladas do Amazonas !

É um lugar que apresenta todos os clichês da Amazônia: rios enormes de largos, floresta densa, isolamento...

Mas que clichês! :D
Impressiona a beleza do lugar, os bancos de areia, tudo o mais...bela contribuição, Deba! :okay:

:):cheers:Muito obrigado pela visita e pelas informaçoes adicionais. Trata-se de uma Região de infinita beleza.:)

Vittariano
May 5th, 2008, 05:01 AM
Gostei muito das fotos. A cidade me surpreendeu! A amazônia sempre surpreende tbm...

Rodriogs
May 5th, 2008, 05:59 PM
Eu também gostei muito. Imaginava a cidade bem pior.