View Full Version : (BA) Salvador | Comércio | Hilton Hotel

v-Vow
April 18th, 2008, 03:06 AM
http://img89.imageshack.us/img89/3558/hiltonkn3.jpg

Hotel Business constituído de 170 (cento e setenta) unidades hoteleiras, distribuídas num conjunto de edificações composto de uma torre de 13 pavimentos mais 3 casarões tombados no bairro do Comércio, nas proximidades do Mercado Modelo. Com ampla infra-estrutura de serviços:

-Centro de Convenções
- Restaurante
- Lojas
- SPA
- Fitness
- Piscina com bar e hidromassagem

Data: 2007
Cliente: IMOCOM Grupo
Local: Salvador-Ba

Imagens do local:

http://img520.imageshack.us/img520/4282/zcomercio280208021ho8.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/7066/hiltonvitsamk6.jpg

Tito
April 18th, 2008, 03:16 AM
Bonita a torre principal mas não achei que ficou harmônico com o ambiente em seu entorno. Ele vai ficar mesmo com 10 metros a mais que o gabarito?

v-Vow
April 18th, 2008, 03:25 AM
Bonita a torre principal mas não achei que ficou harmônico com o ambiente em seu entorno. Ele vai ficar mesmo com 10 metros a mais que o gabarito?

O PDDU para essa zona permite até 51m ,pelo meu cálculo a torre do Hilton vai ter 42m, era possivel ainda acrescentar 3 pavimentos.

Cerrado
April 18th, 2008, 03:26 AM
A torre vai ficar muito bonita, vai dar uma nova cara ao local.

CARIOCAemSSA
April 18th, 2008, 03:28 AM
Eu gostei da torre, mas acho que ela precisaria ser um pouquinho mais baixa para respeitar a escala da região... Vamos ver qual será o fim desta história!!!

CARIOCAemSSA
April 18th, 2008, 03:30 AM
É possível ver na perspectiva a passarela que liga a torre nova ao casarão azul... Adoraria ver esses casarões novinhos em folha!

Ginasta_PR
April 18th, 2008, 04:01 AM
lindo, vai dar um toque novo ao lugar!

Deco
April 18th, 2008, 04:16 AM
Lindo mesmo, mas ainda vamos ver essa discussão do gabarito.

E uma dúvida: no local onde ele está, há um casarão meio acabado. Ele será posto no chão?

CARIOCAemSSA
April 18th, 2008, 04:18 AM
^^

É o que parece! Na verdade malmente existe a fachada/ casca deste casarão... Ele será demolido porque foi alegado que ele não tem nenhum valor histórico (o que não sei se é verdade)...

Vittariano
April 18th, 2008, 04:20 AM
Acho que a interferência na paisagem será positiva! Gostei, dará um ar moderno ao local!

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 04:32 AM
^^ Olha como eu falei, as pessoas falando mau do projeto, e sequer precisou ultrapassar os 51 metros, pelo menos já é o primeiro passado para revitalização de todo entorno do hotel.

Tito
April 18th, 2008, 05:01 AM
O PDDU para essa zona permite até 51m ,pelo meu cálculo a torre do Hilton vai ter 42m, era possivel ainda acrescentar 3 pavimentos.

Ah, então resolveram não aumentar muito a altura... Espero que depois de pronto fique muito bom e ajude na revitalização de toda aquela região! ;)

SJC.capitalist
April 18th, 2008, 05:06 AM
Nossa! Ficou muito bom! Agora sai, hein!
Realmente ajudará muito a revitalizar o local!

BrunoInteriorano
April 18th, 2008, 05:08 AM
Esse prédio é uma honra!!:master:

eu AMO essa região de Salvador só que as construções estão em sua maioria precisando de uma melhorada...
espero que esse prédio seja o ponta-pé inicial para a revitalização dessa área :banana:

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 05:14 AM
^^ Uai com certeza rapaz vai dar uma boa revitalizada, até mesmo pq, vai valorizar muito a região.

Baianóide
April 18th, 2008, 05:43 AM
Vai mudar e muito o aspecto do Comércio, sem esses empreendimentos âncoras, o bairro já está melhorando, quando esse hotel, o outro, o terminal do Porto, o Trapiche Barnabé e outros projetos estiverem prontos, o bairro vai ganhar um dinamismo de primeiro mundo. A localização é privilegiada para empreendimentos hoteleiros, um bairro com ruas organizadas, ao lado do porto, ao lado do Elevador Lacerda e Pelourinho, e justamente a meio caminho e mais do que fácil acesso ao Dique do Tororó, Igreja do Bonfim e Ribeira e ao Farol da Barra, e também avenidas largas ligando o bairro ao aeroporto, rodoviária e a BR-324. Vocês vão ver esse bairro totalmente melhor daqui a 5 anos. O Hilton, por sinal belíssimo vai ser um dos pontapés iniciais, vai dotar Salvador de mais um local turístico.

XxX_Apple_XxX
April 18th, 2008, 06:02 AM
parece mto bonito!

Bruno BHZ
April 18th, 2008, 06:09 AM
Gostei da proposta, mas essa história que o prédio novo entra no lugar de uma "fachada sem valor histórico", não sei não...

FlicK
April 18th, 2008, 11:05 AM
Gostei do projeto em si e da harmonia com o contexto, já que foi projetado COLADO nas divisas e respeita e se adapta ao prédio vizinho. Genial, algo raramente visto no Brasil, onde as laterais cegas de divisa são maioria nestes casos.

Será sem dúvidas uma vitrine para a região, dando um belo UP na vista do Comércio, deixando esta zona turística de Salvador ainda mais bonita.

Só achei estranha aquela mansarda que será colocada no prédio antigo, tendendo à uma descaracterização do patrimônio. :ohno:

CanudosWar
April 18th, 2008, 11:12 AM
o predio é interessante.....no entanto,o melhor da situação é a revitalização na area

Fabius_
April 18th, 2008, 02:41 PM
Muito bom, dadas as condições e o contexto no qual se insere.

PedroLacerda
April 18th, 2008, 05:06 PM
que bonito!
tomara que de um up no comercio!

Marcus_CG
April 18th, 2008, 06:25 PM
Mto bonito

carlos lessa
April 18th, 2008, 07:53 PM
O Edf. é muito bonito, porém, esperava mais arrojo de um projeto para a "grife" Hilton.

Thacio
April 18th, 2008, 08:14 PM
eu gostei, muito bom pro comércio, a região precisa de novos investimentos...

Soteros
April 18th, 2008, 08:15 PM
Não só o achei muito bonito, como necessário para consolidar a revitalização da área. Ficou muito bem posicionado e o contraste do novo com o antigo,que eu temia que não ficasse bom, me surpreendeu ficando muito natural... ponto especial para a revitalização, e desta vez permanente, de mais três belos casarões.

Julio_Geografia
April 18th, 2008, 09:16 PM
Muito bom o prédio, espero que outras construtoras consigam derrubar uma porção daqueles prédios, teoricamente brancos, hoje desbotados, para construir bons prédios. Ótimo preservar aqueles casarões, esses sim tem uma importância arquitetônica para a região. Ah, será que a Paris vai à Salvador inaugurar?

Leonardo López
April 18th, 2008, 09:29 PM
esperava mais...
mas de qualquer forma gostei do projeto
espero que depois do Hilton essa região passe por uma revitalizada

Robervalda Souza
April 18th, 2008, 09:50 PM
O projeto é bom, gente, mas tá muito alto!! Isso é um absurdo!! Espero que não seja aprovado, salvo se diminuir um pouco!!

GLeal_SSA
April 18th, 2008, 09:55 PM
Rpz.. quem viver verá o comércio daqui há 10, 15 anos.
Se pegar a moda de revitalizar casarões para servir como lojas, cafés, pousadas.. vai ficar perfeito!

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 10:43 PM
O projeto é bom, gente, mas tá muito alto!! Isso é um absurdo!! Espero que não seja aprovado, salvo se diminuir um pouco!!

^^ Não tem nada haver, está na altura permitida, que sequer utilizaram os 51 metros que havia sido aprovado, agora o projeto foi autorizado, e as obras muito em breve vão acontecer.

O local vai ganhar outra vida e incentivar os outros prédios a fazerem o mesmo, e eu vou além, pode até acontecer algumas demolições naquela região ou mesmo uns retrofits. O detalhe que todos os prédios ao redor do Hilton Salvador tem praticamente o mesmo número de andares entre 12 a 13 pavimentos.

GLeal_SSA
April 18th, 2008, 11:09 PM
Imaginem as lojinhas alí no terreo desses prédios restaurados. Restaurantes.
Pessoas com visão e coragem fazem coisas assim.
Se eu tivesse mt $$ teria comprado varios desses casarões, principalmente os que tem alí embaixo do elevador lacerda, onde tem as lojas de pesca e tal.

Mascate
April 18th, 2008, 11:14 PM
Bonito, vai dar um up grade nessa região.

Mangueboy
April 19th, 2008, 12:40 AM
Um prédio em si ficou bonito, talvez fique desarmônico, mas pode dá uma grande revitalizada na área. Tem vezes que o contraste do antigo com o moderno fica um espetáculo.

Vamos esperar para vê.

D'Neto
April 19th, 2008, 12:43 AM
Lindo!

tonyssa
April 19th, 2008, 01:07 AM
O prédio é muito bonito, mas o ponto principal do projeto é a revitalização do secular bairro do Comercio.

FlicK
April 19th, 2008, 01:13 AM
Ninguém comentou sobre a implantação de mansardas naquele prédio antigo!? :(

hugoslz
April 19th, 2008, 01:19 AM
Gostei muito.
Adoro esses contrastes de predios antigos com novos acho que dao um ar interessante.

urbanrecycle
April 19th, 2008, 01:22 AM
Eu odiei não pela altura mas pela arquitetura, parce uma b.ceta aquele desenho no meio

tonyssa
April 19th, 2008, 01:22 AM
Ninguém comentou sobre a implantação de mansardas naquele prédio antigo!? :(
^^
Acho que deve ter sido algum equívoco no render, pois acho que aqueles casarões são tombados e não podem ser descaracterizados. Tomara que minha suposição esteja correta. :)

Medradao
April 19th, 2008, 01:33 AM
Coincidentemente hoje mesmo participei de uma audiência pública no anexo da câmara de vereadores que discutia alguns aspectos do PDDU (presidida pela vereadora Olivia Santana) dentre as questões abordadas foram levantadas justamente varias críticas a este hotel Hilton, segundo o informado este predio ultrapassaria a altura da encosta, o que descaracterizaria aquela região, prejudicando a vista para o mar e acabando com a histórica relação cidade alta/baixa.
Acho que esta questão ainda vai dar muito "pano pra manga" e este hotel não vai sair tão cedo....

Pesquisadorbsb
April 19th, 2008, 01:38 AM
^^ Acho que não descarecteriza, pois todos os prédios do entorno tem o mesmo número de andares, e até mesmo, o prédio fica justamente no meio dos prédios. E se o todo o colegiado do PDDU aprovou a construção, não vai ser apenas a presidente a vetado.

Pois a presidente vetar, o veto pode ser derrubado.

CARIOCAemSSA
April 19th, 2008, 02:06 AM
^^

Se o prédio ultrapassar a encosta, a região vai ficar descarecterizada sim! Espero que o hotel seja construído, mas não com a altura proposta...

snowb
April 19th, 2008, 02:26 AM
ii...ja vi que não sairá do papel.

pedrovitoria
April 19th, 2008, 03:33 AM
Parece bom, só que não se integra bem as costruções antigas do centro de Salvador.

BrunoInteriorano
April 19th, 2008, 04:07 AM
alguém se habilitaria a pegar uma foto vista do mar e dar uma idéia da altura?? :D

Baianóide
April 19th, 2008, 04:11 AM
Coincidentemente hoje mesmo participei de uma audiência pública no anexo da câmara de vereadores que discutia alguns aspectos do PDDU (presidida pela vereadora Olivia Santana) dentre as questões abordadas foram levantadas justamente varias críticas a este hotel Hilton, segundo o informado este predio ultrapassaria a altura da encosta, o que descaracterizaria aquela região, prejudicando a vista para o mar e acabando com a histórica relação cidade alta/baixa.
Acho que esta questão ainda vai dar muito "pano pra manga" e este hotel não vai sair tão cedo....

Eu particularmente não gosto de Olívia Santana.

Cerrado
April 19th, 2008, 04:24 AM
Eu não sei quem é pior, se ela, Lidice ou João Henrique!:lol:

tonyssa
April 19th, 2008, 04:13 PM
Eu não sei quem é pior, se ela, Lidice ou João Henrique!:lol:
^^
Ou a gangue toda junta! :ohno:

GLeal_SSA
April 19th, 2008, 06:05 PM

Se for quem eu to pensando, eu prefiro conversar com minha prima de 5 anos. Não gosto de gente que só segue cartilha, gosto de gente com a cabeça aberta, gente do mundo!

zeh
April 19th, 2008, 08:33 PM
Não gosto da torre... Acho seu modelo ultrapassado, barato e gratuito... Os 3casarões como hotel bastava... Isso sim um bom trabalho...

Uma coisa fique clara... não sou contra a torre neste local, visto que existem outras muito piores... Mas como projeto de um grupo hoteleiro grande, o edifício é ridiculo...

zeh
April 19th, 2008, 08:36 PM
Gostei do projeto em si e da harmonia com o contexto, já que foi projetado COLADO nas divisas e respeita e se adapta ao prédio vizinho. Genial, algo raramente visto no Brasil, onde as laterais cegas de divisa são maioria nestes casos.

Será sem dúvidas uma vitrine para a região, dando um belo UP na vista do Comércio, deixando esta zona turística de Salvador ainda mais bonita.

Só achei estranha aquela mansarda que será colocada no prédio antigo, tendendo à uma descaracterização do patrimônio. :ohno:

não dá pra saber se a mansarda era original, só se o pessoal de Salvador confirmar... O edifício é eclético é provável que a tenha... O Hilton aproveita assim e mete ali mais quartos... Mas Rodrigo, se for o caso de descaracterização, ela até pode nao ser maléfica... Mas como nao conheço a região e o render é pessimo, fica dificil...

zeh
April 19th, 2008, 08:38 PM
^^
Acho que deve ter sido algum equívoco no render, pois acho que aqueles casarões são tombados e não podem ser descaracterizados. Tomara que minha suposição esteja correta. :)

são tombados pelo IPHAN? Se for acredito no trabalho de proteção deles... agora outros orgãos...

v-Vow
April 19th, 2008, 08:57 PM
Respondendo algumas dúvidas do pessoal:

- Nenhum dos casarões são tombados pelo IPHAN,o azul é simplesmente um marco,pois tem sua fachada em azulezos portugueses.
- Por sinal já esta em processo de tombamento o casarão azul pelo IPHAN,desde fevereiro.
- Tombado mesmo é o entorno do Hilton,o Mercado Modelo,o Elevador Lacerda e a escarpa com o centro histórico no alto.
- As mansardas são todas novas,essa foto da década de 70 responde a duvida.

http://img166.imageshack.us/img166/9902/antigadc4.jpg

zeh
April 19th, 2008, 09:50 PM
^^ obrigado

Tito
April 20th, 2008, 12:06 AM
Mais uma foto do Comércio visto da Praça da Sé:

http://i222.photobucket.com/albums/dd59/titogarcez/DSC08022comassinatura.jpg

Deco
April 21st, 2008, 08:25 PM
Agora...

Eu pensei que esse prédio do Hilton seria construído "dentro" de um casarão antigo, restaurando a fachada, como acontece em certos locais da Europa.

Alguém tem foto pra mostrar a que eu me refiro? Eu não encontrei na internet!

ESMAwar
April 21st, 2008, 08:47 PM
Salvador com segundo poló turistico do
Brasil já estava nessitando de uma unidade da
maior rede hoteleira do mundo!

Claudio Lacerda
April 22nd, 2008, 12:08 AM
o predio é interessante.....no entanto,o melhor da situação é a revitalização na area

Conheço a região e concordo que o melhor seria revitalizar sim. Este prédio está totalmente fora do contexto, apesar de achá-lo bonitinho. Aquela região está completamente abandonada. Que vergonha!!!:mad:

CARIOCAemSSA
April 22nd, 2008, 12:47 AM
^^

O que você está falando não é bem verdade! A região está a cada dia melhor. Todo dia um casarão antigo é restaurado e alguma melhoria é implementada. O bairro está longe de ser uma maravilha, mas está longe de ser um trambolho abandonado!

RodrigoVix
April 22nd, 2008, 01:19 AM
Achei um belo projeto, vai ficar lindo!

Claudio Lacerda
April 22nd, 2008, 05:03 AM
Tá abandonado sim, neste rítmo somente no próximo século poderá estar tudo restaurado. É só subir pelo elevador Lacerda (meu sobrenome :))e poderá ver a porcaria e o abadono que impera, um horror e falta de respeito com este patrimônio brasileiro visto lá de cima. ::soapbox:)

craudio
April 22nd, 2008, 03:13 PM
Vai mudar a cara do Comércio (eu acho),adorei a restauração dos casarões e aquelas passarelas ligando-os por cima da rua,mas não gostei muito do prédio.

Mesmo assim acho muito válido por explorar uma área não tão valorizada da cidade,espero que saiam mais projetos para essa região.

NassauJr
April 22nd, 2008, 04:42 PM
O mais interessante deste empreendimento é a revitalização destes casarões seculares. :okay:

lidiab
April 22nd, 2008, 06:43 PM
Em alguns casos, eu acho interessante o casamento entre arquitetura contemporânea e antiga. Mas neste caso, o edíficio quis ser mais que o entorno. Acredito que poderia ser mais baixo e estar mais bem composto com os casarões históricos que também fazem parte do projeto. Digo isso porque, a primeira vista, achei que o projeto do hotel se tratava somente do Edifício, e só depois de ler, entendi que os casarões também faziam parte, ou seja, não vi unidade e sequer uma relação entre eles.
Outra coisa, sou a favor da valorização desta região para o turismo, mas em primeiro, da valorização do patrimônio histórico. Uma não impede a outra, pelo contrário, ajuda. Mas, ao meu ver, este hotel não está ajudando.

FlicK
April 22nd, 2008, 08:50 PM
não dá pra saber se a mansarda era original, só se o pessoal de Salvador confirmar... O edifício é eclético é provável que a tenha... O Hilton aproveita assim e mete ali mais quartos... Mas Rodrigo, se for o caso de descaracterização, ela até pode nao ser maléfica... Mas como nao conheço a região e o render é pessimo, fica dificil...

É um eclético mais próximo do colonial, com certeza não tinha mansardas... Na minha opinião, esta mansarda é uma descaracterização.

Will_NE
April 22nd, 2008, 11:40 PM
Muito lindo! Vai ser um impulso e tanto para a revitalização do Comércio!