View Full Version : (DF) Brasília | Esplanada dos Ministérios | Anexo III do Palácio Itamaraty | Oscar Niemeyer

krypton
April 18th, 2008, 03:38 AM
E aí, pessoal???

No Itamaraty se comentava há muito tempo sobre a necessidade de se construir um 3o. anexo para o Ministério. Parece, enfim, que chegou a hora!

Para os que não conhecem, o Itamaraty é formado por 3 edifícios: o Palácio propriamente dito, de frente à Esplanada; o Anexo I, prédio longo e comprido de 8 andares (vulgo "Submarino Amarelo" por causa dos brise-soleil amarelos - mas ninguém o chama assim!!!); e o Anexo II, prédio com 3 andares como círculos concêntricos em níveis diferentes (vulgo "Bolo de Noiva" - e todos o chamam assim!!!).

Muito se especulou sobre onde ficaria o Anexo III. Era natural pensar que ele ficaria no terreno logo atrás do Bolo de Noiva. No entanto, tais perspectivas foram frustradas quando a Via Engenharia anunciou a construção do Via Office ali atrás, conjunto de prédios de escritórios (que se pode ver neste thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=544962)

Ontem, de repente, passava eu por um corredor do Anexo I quando eu vi, do nada, uma maquete, que dizia "Anexo III do Palácio Itamaraty". Obviamente eu pensei só no SSC na hora heheh, e tirei umas fotos com meu celular pra postar aqui. Ele vai ser construído, na verdade, ao lado do Bolo de Noiva, onde hoje fica o estacionamento do MRE (que, imagino, vai ganhar um novo estacionamento subterrâneo!). Parece um pouco os anexos do STF, pela forma curva, que faz um diálogo interessante com as construções anteriores, como que "abraçando" o Bolo de Noiva e relendo a linguagem do Anexo I.

Queria frisar que não encontrei em NENHUM outro lugar informações relativas a essa nova obra do Niemeyer: seja na Web, seja no próprio Itamaraty. Portanto, não sei se é apenas um projeto ou se vai ser construído mesmo. Assim que eu obtiver informações novas, posto aqui! :okay:

Vamos às fotos! (peço perdão pela qualidade)

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1508.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1509.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1510.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1511.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1512.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1513.jpg

http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1514.jpg

O interessante é que todo o conjunto vai representar fases sucessivas da arquitetura de Niemeyer: o Palácio e anexo I, anos 60-70; o Bolo de Noiva, anos 80-90; e o Anexo III, anos 2000 ;)

Cerrado
April 18th, 2008, 03:42 AM
Bonito e moderno, a cara de Brasília.

FlicK
April 18th, 2008, 03:48 AM
Provavelmente será EXCELENTE como os outros do complexo.

Vittariano
April 18th, 2008, 04:23 AM
Tbm gostei! Vai ficar muito bonito!

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 04:33 AM
^^ Nossa um belo achado, pois eu já estava na captura desse projeto, eu já tinha conhecimento do mesmo, mas pelo que percebi, eles vão dar um retrofit no bolo de noiva?

krypton
April 18th, 2008, 04:38 AM
^^ Não, na verdade o Bolo de Noiva ficará como está, não tem nada de novo no projeto, e nem tem porque retrofitá-lo porque ele está relativamente bem conservado. O que muda é o desaparecimento do estacionamento lateral (que, espero, será subterrâneo) e a construção do anexo curvo no lugar dele, acompanhando as linhas do Bolo de Noiva, como que abraçando-o. Note que há uma pontezinha ligando o fundo do Bolo ao novo anexo.

BrunoInteriorano
April 18th, 2008, 04:43 AM
isso me lembrou uma tampa de panela :nuts:

CARIOCAemSSA
April 18th, 2008, 04:44 AM
ótimo

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 04:44 AM
^^ Uma coisa que está me deixando incucado, aonde vão ficar os carros? Se eles vão acabar com o estacionamento, o povo vai querer estacionar em algum lugar, sem contar é claro, no volume de carros do novo prédio. Oscar Oscar, véio gagá, somente pensa na estética, mas em matéria de funcionalidade e acessibilidade nota ZERO.

krypton
April 18th, 2008, 04:48 AM
^^ Ué, vc nao leu o que eu escrevi ali em cima?? O estacionamento vai ser subterrâneo, muito melhor! Elimina esses horríveis estacionamentos asfaltados intermináveis ;)

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 05:09 AM
^^ Acho que vc não entendeu minha colocação, será que terá vagas de carro para tudo que está sendo previsto? E eu acho que o projeto sequer vai ser aprovado pelo Detran.

Pois graças a DEUS saiu uma lei que todos os projetos, inclusive do Oscar Niemeyer vai ter que ter aprovação do Detran, e pelo que vejo vai ser totalmente barrado a construção do prédio, pois se encontra num local saturado.

Fabius_
April 18th, 2008, 01:35 PM
Seja como for, o projeto do centenário arquiteto comunista está muito adequado e bonito.
Ninguém melhor que Niemeyer para fazer uma extensão da obra de Niemeyer.

salengasss
April 18th, 2008, 01:46 PM
^^ Acho que vc não entendeu minha colocação, será que terá vagas de carro para tudo que está sendo previsto? E eu acho que o projeto sequer vai ser aprovado pelo Detran.

Pois graças a DEUS saiu uma lei que todos os projetos, inclusive do Oscar Niemeyer vai ter que ter aprovação do Detran, e pelo que vejo vai ser totalmente barrado a construção do prédio, pois se encontra num local saturado.

Rapaz.... mas precisa fazer esse anexo! Não está tendo lugar pro povo trabalhar não!!!!!!! O Bolo de Noiva já saturou a milanos! :cheers:

du_
April 18th, 2008, 02:41 PM
na medida o anexo III, gostei.

Marcio4Ever
April 18th, 2008, 04:22 PM
Olha, ficou bonitinho, não acho nada de inovador, pra ser sincero, muito parecido com quase todos os projetos dele, mas é Brasília, dia o negócio funcionou.

b.rhow
April 18th, 2008, 04:23 PM
Gostei !

FredBH
April 18th, 2008, 06:22 PM
o prédio curvo parece com o do futuro centro administrativo de Minas

Arquivista
April 18th, 2008, 07:23 PM
^^ Uma coisa que está me deixando incucado, aonde vão ficar os carros? Se eles vão acabar com o estacionamento, o povo vai querer estacionar em algum lugar, sem contar é claro, no volume de carros do novo prédio. Oscar Oscar, véio gagá, somente pensa na estética, mas em matéria de funcionalidade e acessibilidade nota ZERO.

Deve ter algum mega-super-ultra-estacionamento subterrâneo

Julio_Geografia
April 18th, 2008, 09:22 PM
Parece fantástico, como a maioria das obras de Brasília.

Pesquisadorbsb
April 18th, 2008, 09:51 PM
^^ O importante é que todas as grandes obras do famoso pseudo arquiteto ON vão sofrer reformas, principalmente os palácios.

Robervalda Souza
April 18th, 2008, 09:54 PM
Mais uma obra prima para Brasília.

zeh
April 18th, 2008, 10:04 PM
lindissimo, gostei mesmo... depois dizem que o ON, esquece...

Marcus_CG
April 18th, 2008, 11:13 PM
Gostei

klmozauto
April 18th, 2008, 11:32 PM
só não gostei da carinha de feliz ali no meio, aliás, odeio o Niemeyer :T

Pesquisadorbsb
April 19th, 2008, 12:27 AM
^^ Mas essa carinha está pronto a muitos anos.

tonyssa
April 19th, 2008, 12:50 AM
Com certeza ficará lindo!

Pesquisadorbsb
April 19th, 2008, 01:07 AM
^^ Pelo menos vão acabar com os locais ermos no Setor de Administração Federal Sul, pois com todas as obras que eu conheço, praticamente esse setor vai colar lá perto do shopping Pier 21, aí eu quero ver o MP ou IPHAN proibir a construção de estacionamentos naquela região.

hugoslz
April 19th, 2008, 01:40 AM
Hm...parece bom.

KASchramm
April 19th, 2008, 01:42 AM
Gostei também.

Mkmillenium
April 19th, 2008, 04:08 PM
me pareceu um 'apito' de juiz, agora nao sei se vem cartao amarelo ou vermelho mesmo...:lol:

Arquivista
April 20th, 2008, 02:23 AM
http://i70.photobucket.com/albums/i94/kryptonium/Anexo%20III/17-04-08_1514.jpg

Andei dando outra olhada nesse projeto do anexo. Esse ultimo prédio (com curvatura) será quase igual ao do TST e do TSE(que se não me engano, é assim também) :ohno: muito sem criatividade

krypton
April 20th, 2008, 02:29 AM
Pois é, não é criativo, mas na verdade, mais que parecer com o TST, ele se parece é com o próprio Anexo I: na verdade, ele é um Anexo I curvado, apenas. Tem os mesmos brise-soleil, os mesmos vidros, talvez até o mesmo comprimento. Essa adaptação curva foi feita para ele seguir a volumetria arredondada do Bolo de Noiva e aproveitar melhor o terreno.

cara.bsb
April 20th, 2008, 04:00 AM
^^ Eles são iguais aos anexos do TCU, possuem volumetria e altura bastante semelhantes, mas lá são dois anexos e a fachada possui brise verde (bastante agradável). Vejam:

http://www2.tcu.gov.br/pls/portal/docs/PAGE/TCU/CONHECA_TCU/VISITE_TCU/TOUR_FOTOGRAFICO/TOUR_IMAGENS/Visao%20panoramica%20da%20sede%20do%20TCU.jpg

Gostei do projeto, é simples e semelhante a outros prédios da cidade, cumprindo bem a sua função de ser um prédio funcional e discreto, para não roubar o destaque dos prédios principais. Eu adoro os tribunais superiores, justamente por serem elegantes e imponentes, com suas fachadas de vidro e curvadas, o que se repete, em menor escala, neste anexo. Enfim, essa área está formando um conjunto harmônico e interessante.
Só espero que os brises sejam melhores do que os do Anexo I, os quais estão feios e dão um aspecto ruim ao prédio, gosto bastante dos que foram usados no Anexo IV (??) da Câmara.

Pesquisadorbsb
April 20th, 2008, 04:01 AM
^^ Na verdade todos os anexos dessa região são curvos, vide o TCU, entre outros. Eu não achei que seja falta de criatividade, mas sei aproveitamento do terreno. Detalhe estão fazendo o anexo III do TCU identico ao demais.

lord_froog
April 20th, 2008, 06:06 AM
Anexo III do TCU? Essa é aquela obra atras do STF??
Gosto do estilo, como bem já foi dito pelo cara.bsb, eles matém uma harmonia com as construções ao redor, aproveitando melhor o terreno e ainda não roubando a deixa dos prédios principas...

Jorge Luís
April 20th, 2008, 06:15 AM
concreto..concreto....concreto...

vamos ver depois de pronto

:D