View Full Version : Representante de prefeitos contesta contagem do IBGE

Daniela_Artur
April 18th, 2008, 01:38 PM
Representante de prefeitos contesta contagem do IBGE
17/04/2008 às 17:50

O secretário municipal de Finanças Públicas de Manaus, Onildo Elias de Castro, contestou, nesta quinta-feira (17), a contagem populacional em municípios feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento realizado no ano passado indicou uma população de pouco mais de 1,6 milhão de habitantes na capital do Amazonas, mas o secretário afirmou que a cidade registrou um aumento no número das pessoas matriculadas em escolas, das vacinações e das ligações elétricas, entre outros itens, "o que aponta para uma população maior do que a verificada pelo IBGE".

Elias de Castro fez essa declaração durante audiência pública realizada por duas comissões do Senado: a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Ele participou da reunião como representante da Frente Nacional de Prefeitos.

A contagem populacional vem assumindo um caráter polêmico, pois o número de habitantes é um dos critérios usados na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O secretário de finanças de Manaus adiantou que a prefeitura já solicitou uma recontagem, pois, segundo ele, a população local estaria próxima de dois milhões de habitantes.

Os argumentos do secretário são semelhantes aos apresentados, há cerca de três semanas, pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Na ocasião, o senador cogitou a possibilidade de ter havido equívocos no levantamento do IBGE, observando que o órgão constatou queda populacional em municípios onde outros indicadores demonstrariam tendência de crescimento.

No entanto, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, argumentou que, se por um lado, cerca de 400 municípios terão seus repasses do FPM reduzidos este ano pela diminuição da população, por outro lado, aproximadamente 1.600 passarão a receber mais recursos do fundo pelo aumento populacional registrado.

Nunes também comentou que, atualmente, a principal causa, tanto do aumento como da redução nas populações municipais, são os movimentos migratórios, "e não elevados números de nascimentos ou óbitos". Ressaltou ainda que cerca de 81% dos municípios brasileiros "são dependentes dos recursos do FPM".

Já o prefeito de Governador Mangabeira (BA), Antonio Pimentel Pereira, que representou a Confederação Nacional dos Municípios na audiência, defendeu que os royalties provenientes da exploração do petróleo e gás sejam distribuídos para outros municípios do país. Segundo observou, essas receitas estão concentradas nas prefeituras do Rio de Janeiro.

BR 364
April 18th, 2008, 03:24 PM
Acho que o IBGE deveria logo aumentar em 20% a população de todos os municípios do Brasil. Assim todos ficariam felizes e a participação percentual de cada município no total do país continuaria a mesma. :lol:

Daniela_Artur
April 18th, 2008, 05:04 PM
Eu acho mesmo que o IBGE errou na contagem da populaçao de Manaus, devemos estar já com 2 milhoes de habitantes tranquilos.

Jorge Luís
April 18th, 2008, 05:14 PM
De novo!

a equação diferencial que explica o crescimento populacional é a equação diferencial do Modelo de Malthus, criada para responder duas perguntas:

1-) Qual será a população de um certo local ou meio-ambiente daqui em alguns anos?

2-) como podemos projetar os recursos deste local ou deste meio-ambiente para que não ocorra a extinção de uma ou de várias espécies?

a teoria é dada por dN/dT, é proporcional à população presente. Em outras palavras:

N=N(t)mede a população... sendo assim temos:

dN/dt=k.N

onde k é uma constante(cálculo diferencial e integral). Então fica simples verificar que se k> 0, nós teremos crescimento e se k< 0, teremos decaimento.

Esta equação linear tem solução:

N(t)=No e^kt(exponencial elevado a constante vezes o tempo), onde No é a população inicial, isto é N(0) = No. Podemos concluir que:

1-) Se K>0 a população cresce e continua a expandir para o infinito.

2-) se K<0, a população se reduzirá e tenderá a 0, o que significa que ocorrerá a extinção da população.

Existe outro método também o de Verhulst onde o crescimento é dado pela seguinte equação:

dN/dt=kN (1-N/L) Juro que vou explicar esse método mais tarde.

..

Ou seja, esta equação é utilizada no mundo inteiro para realizar a contagem populacional, com certeza é impossível contabilizar um por um o valor numérico de uma população, toda e qualquer contagem tem erro! Mesmo sendo do IBGE ou do Centro de Geografia de NY usam a mesma fórmula e sempre julgando com a base de erro, numa desprezando este percentual.. se for por isso SP já tem mais de não sei quantos milhões de habitantes, assim como tanto para menos! Nenhuma contagem é perfeita, todo mundo sabe disso :okay:

Daniela_Artur
April 18th, 2008, 05:20 PM
De novo!

a equação diferencial que explica o crescimento populacional é a equação diferencial do Modelo de Malthus, criada para responder duas perguntas:

1-) Qual será a população de um certo local ou meio-ambiente daqui em alguns anos?

2-) como podemos projetar os recursos deste local ou deste meio-ambiente para que não ocorra a extinção de uma ou de várias espécies?

a teoria é dada por dN/dT, é proporcional à população presente. Em outras palavras:

N=N(t)mede a população... sendo assim temos:

dN/dt=k.N

onde k é uma constante(cálculo diferencial e integral). Então fica simples verificar que se k> 0, nós teremos crescimento e se k< 0, teremos decaimento.

Esta equação linear tem solução:

N(t)=No e^kt(exponencial elevado a constante vezes o tempo), onde No é a população inicial, isto é N(0) = No. Podemos concluir que:

1-) Se K>0 a população cresce e continua a expandir para o infinito.

2-) se K<0, a população se reduzirá e tenderá a 0, o que significa que ocorrerá a extinção da população.

Existe outro método também o de Verhulst onde o crescimento é dado pela seguinte equação:

dN/dt=kN (1-N/L) Juro que vou explicar esse método mais tarde.

..

Ou seja, esta equação é utilizada no mundo inteiro para realizar a contagem populacional, com certeza é impossível contabilizar um por um o valor numérico de uma população, toda e qualquer contagem tem erro! Mesmo sendo do IBGE ou do Centro de Geografia de NY usam a mesma fórmula e sempre julgando com a base de erro, numa desprezando este percentual.. se for por isso SP já tem mais de não sei quantos milhões de habitantes, assim como tanto para menos! Nenhuma contagem é perfeita, todo mundo sabe disso :okay:

Mas um erro de 300 mil foi um erro fatal do IBGE, Jorginho:lol:.

Rondon
April 18th, 2008, 05:30 PM
[B][SIZE="4"][COLOR="Purple"]

O levantamento realizado no ano passado indicou uma população de pouco mais de 1,6 milhão de habitantes na capital do Amazonas, mas o secretário afirmou que a cidade registrou um aumento no número das pessoas matriculadas em escolas, das vacinações e das ligações elétricas, entre outros itens, "o que aponta para uma população maior do que a verificada pelo IBGE".

Isso tem uma explicação bem simples... se tem cada vez mais pessoas estudando, pessoas se qualificando, é claro que essas pessoas vão viver melhor, e vivendo melhor vão procurar matricular seus filhos em escolas (ao invés de botá-los pra trabalhar), vão vaciná-los (pq sabendo mais sobre saúde logicamente vão procurar se cuidar) ou vão poder pagar a conta de luz no final do mês (ao invés do rabichos e gatos)

Não estamos vivendo mais na década de 70 ou 80. Quem cresce muito populacionalmente está atraindo mão-de-obra desqualificada, e isso é a pior coisa que existe...

Manaus é um exemplo marcante, pq atrai pessoas do interior do Amazonas e do Oeste do Pará, e em menor grau, do Nordeste (e o mais engraçado, essas pessoas não tem qualificação). Tirando essas regiões, ninguém de outras regiões do Brasil migram pra Manaus (são valores ínfimos), pq não tem necessidade. Agora, por exemplo, se essas regiões citadas por mim começam a melhorar seus índices sócio-econômicos, o que vai acontecer?

Simples, não se verão mais obrigados a ter que migrar... e Manaus não vai crescer a taxas alucinantes...

Rondon
April 18th, 2008, 05:46 PM
^^ E o mesmo acontece com Belém (interior do Pará e Maranhão), Macapá (interior do Pará) e as capitais do Nordeste (interior dos seus Estados)...

Crescem populacionalmente em cima da mão-de-obra desqualificada proveniente destas regiões...

Rondon
April 18th, 2008, 11:01 PM
Um dia desses estava lendo um livro que falava que se não me engano, no Censo de 1991, alguns municípios do Pará apresentaram taxas de crescimento inesperadamente altíssimas... os pessoal do IBGE achou muito estranho, e mandou fazer uma recontagem... dito e feito... os números estavam superfaturados...

lucas_PMW
April 18th, 2008, 11:50 PM
Em Palmas há mais de 100mil imoveis segundo a prefeitura mais de 90 mil automoveis, e o IBGE diz que a cidade tem 169mil habitantes
a contagem foi muito mal feita!

Rondon
April 18th, 2008, 11:53 PM
^^ Na verdade, são 179 mil habitantes em Palmas (+10 mil :D)
E há ressalvas na quantidade de veículos, pq Palmas tem o IPVA mais barato, e isso estimula as pessoas de outros Estados a emplacarem aí...

lucas_PMW
April 19th, 2008, 12:00 AM
^^ Na verdade, são 179 mil habitantes em Palmas (+10 mil :D)
E há ressalvas na quantidade de veículos, pq Palmas tem o IPVA mais barato, e isso estimula as pessoas de outros Estados a emplacarem aí...

Mesmo assim depois do censo a compania de água disse que a cidade tem no minimo 214 mil habitantes pelo tanto de residencias que ela atende e a compania de energia disse que tem no minimo 250 mil

dricobel
April 19th, 2008, 12:02 AM
^^

você é de Palmas Lucas?

lucas_PMW
April 19th, 2008, 12:05 AM
^^

você é de Palmas Lucas?

Sim!

Rondon
April 19th, 2008, 12:10 AM
^^ Pois é Lucas, aí vc me pegou...

Como é que a companhias de águas e de eletricidade conseguem chegar a esse tanto de residências (ou de pessoas atendidas) e o censo não consegue?

O que estaria impedindo que os técnicos do IBGE chegassem as casas e fizessem as entrevistas?

Outra coisa: Palmas tem 120 mil eleitores... uma população de 180 mil pra esse tanto de eleitorado não chega a ser anormal...

Rondon
April 19th, 2008, 12:15 AM
E se não me engano, Palmas também teve um crescimento bem alto entre 2000 e 2007

lucas_PMW
April 19th, 2008, 12:26 AM
^^ Pois é Lucas, aí vc me pegou...

Como é que a companhias de águas e de eletricidade conseguem chegar a esse tanto de residências (ou de pessoas atendidas) e o censo não consegue?

O que estaria impedindo que os técnicos do IBGE chegassem as casas e fizessem as entrevistas?

Outra coisa: Palmas tem 120 mil eleitores... uma população de 180 mil pra esse tanto de eleitorado não chega a ser anormal...

A questão do numero de eleitores n sei te explicar.

Agora a questão do IBGE não chegar nas casas pode ter uma explicação, na cidade grande parte da população está na cidade somente para trabalhar e a maioria das pessoas vão só e sem a familia e moram sozinhas, e como todo mundo trabalha durante o dia e o IBGE só fazia as vizitas durante o dia não achavam ninguem nas casas!

Rondon
April 19th, 2008, 12:30 AM
^^ Aqui em casa, por exemplo, fizeram a entrevista a noite...

lucas_PMW
April 19th, 2008, 12:32 AM
^^ Aqui em casa, por exemplo, fizeram a entrevista a noite...

Em Palmas o IBGE ia somente entre 8 da manha e 6 da tarde!

Rondon
April 19th, 2008, 12:36 AM
^^ Mas isso era no começo... depois que começaram a ver que não encontravam ninguém nas casas pra puder fazer a entrevista, eles passavam em horários alternativos

Foi em todo Brasil assim...

Rondon
April 19th, 2008, 12:38 AM
Lucas, fizeram a entrevista na sua casa?

BR 364
April 19th, 2008, 03:26 AM
Tô dizendo, é melhor aumentar a população de todos os municípios em 20%, que aí ninguém mais reclama. :lol:

Na minha casa houve entrevista em todos os censos e contagens. Inclusive na contagem de 1996 fui eu que respondi, porque eu morava sozinho em Curitiba. Em 1991 minha mãe respondeu, em 2000 minha irmã e em 2007 minha esposa. O de 1980 eu não me lembro quem respondeu, porque eu só tinha 2 anos... :D

Sério, não sei porque algumas pessoas se preocupam tanto com esse número. Pra mim, se a população de uma cidade é maior do que a divulgada, isso significa que a renda per capita é mais baixa que a divulgada, o número de veículos por habitante é menor do que o divulgado, ou seja, a cidade é na verdade mais pobre do que se imagina.

dricobel
April 19th, 2008, 04:32 AM
Sim!

Saudades de Palmas, morei de 2001 a 2002 na bela capital tocantinense.... Deixei amigos ai :), bem que poderias fazer umas fotos :)

grande abraço!

Rafael_Rosato
April 19th, 2008, 08:13 AM
IBGE errão sim... mas o qnto não se sabe neh... é so esperar 2010... Deveria haver contade geral num intervalo de tempo menor!

Eu acho mesmo que o IBGE errou na contagem da populaçao de Manaus, devemos estar já com 2 milhoes de habitantes tranquilos.

Acho que ainda não...

Rondon
April 19th, 2008, 05:12 PM
^^ Manaus só alcançou 2 milhões se o interior do AM e o Oeste do PA estão em condições paupérrimas de desenvolvimento...

Rondon
April 19th, 2008, 05:26 PM
Tô dizendo, é melhor aumentar a população de todos os municípios em 20%, que aí ninguém mais reclama. :lol:

Na minha casa houve entrevista em todos os censos e contagens. Inclusive na contagem de 1996 fui eu que respondi, porque eu morava sozinho em Curitiba. Em 1991 minha mãe respondeu, em 2000 minha irmã e em 2007 minha esposa. O de 1980 eu não me lembro quem respondeu, porque eu só tinha 2 anos... :D

Sério, não sei porque algumas pessoas se preocupam tanto com esse número. Pra mim, se a população de uma cidade é maior do que a divulgada, isso significa que a renda per capita é mais baixa que a divulgada, o número de veículos por habitante é menor do que o divulgado, ou seja, a cidade é na verdade mais pobre do que se imagina.

Realmente, é verdade...

ssc.fernandes
April 20th, 2008, 04:41 AM

^^^^ [2x]

Rondon
April 20th, 2008, 05:13 AM
Fazendo as contas

Belém: 1,704,000
Boa Vista: 297,600
Macapá: 412,800
Manaus: 1,975,200
Porto Velho: 442,800
Rio Branco: 348,000
Palmas: 214,800

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 05:15 AM
^^ Que contas são essas???

Rondon
April 20th, 2008, 05:16 AM
Aumentando 20% da população como o BR falou :D

Rafael_Rosato
April 20th, 2008, 05:18 AM
^^ :lol::lol:... pensei que vc tinha considerado a taxa de crescimento anual das capitais, no periodo de 2000 pra ca :) (ou algo parecido, vai saber)

gsouza
April 20th, 2008, 06:02 AM
ANO____POP. BRASIL___CRESC. EM %
1940____41.236.315____
1950____51.944.397____2,06
1960____70.070.457____2,59
1970____93.139.037____2,48
1980___119.002.706____2,17
1991___146.825.475____1,72
1996___157.070.163____1,63
2000___169.799.170____1,87

E qual a mais certa???
A de 2006 apontando um crescimento de 1,51%
ou a de 2007 apontando 1,10%??????

gsouza
April 20th, 2008, 06:04 AM
Eu prefiro acreditar na estimativa 2006. É muito mais fácil cair de 1,87 para 1,51 do que de 1,87 para 1,10. :D

Rondon
April 20th, 2008, 04:59 PM
Então pq de 1996 pra 2000 houve um aumento do crescimento populacional se nos outros períodos foi constatado um declínio gradativo?

Será que houve erros na contagem de 1996?

Rondon
April 20th, 2008, 05:06 PM
^^ E o mais interessante... o crescimento observado em 2000 é superior ao crescimento observado quase 10 anos antes, em 1991...

gsouza
April 20th, 2008, 07:58 PM
Então pq de 1996 pra 2000 houve um aumento do crescimento populacional se nos outros períodos foi constatado um declínio gradativo?

Será que houve erros na contagem de 1996?

Eu tbm achei muito estranho, ainda mais sabendo que houve censo em 96 e 00.

abrandao
April 22nd, 2008, 06:43 AM
É verdade.
Esse "censo" de 2007 foi furado!!!
Tenho certeza absoluta, por exemplo, de que São Luís e Maceió já ultrapassaram a casa do primeiro milhão de habitantes.

Rondon
April 22nd, 2008, 04:38 PM
^^ E o que ninguém consegue me responder... o que prejudicou a contagem?
Seria a bagunça dessas cidades, seria a violência, o que seria?
Seria uma tentativa sórdida de diminuir o repasse do FPM? Mas pra prejudicar justamente o Nordeste?

Vamos lembrar também que São Luís e Maceió são regiões metropolitanas, que as cidades do entorno crescem e absorvem mais gente que a cidade principal...

Rondon
April 22nd, 2008, 05:42 PM
Olha só que coisa interessante:

Vcs sabiam que Porto Velho tem mais eleitores que o Estado de Roraima inteiro?

Porto Velho: 248.435
Roraima: 237.748

Só que na contagem, a população do Estado de Roraima é maior que a de Porto Velho
Será que foi algum erro do IBGE?

Rondon
April 22nd, 2008, 05:45 PM
Vcs sabiam que o eleitorado do Interior de Rondônia tem quase o mesmo número de eleitores que há no Interior do Estado do Amazonas?

Só que em população o Interior do Amazonas tem quase meio milhão na frente do Interior de Rondônia...

Isso seria motivo para uma Recontagem?

Rafael_Rosato
April 22nd, 2008, 05:54 PM
^^ Sabia de nada disso não... curioso mesmo :yes:

Rondon
April 22nd, 2008, 08:23 PM
Curioso né, eu poderia simplesmente dizer que o IBGE errou, pq aqui tem mais eleitores e talz...

Só que temos que lembrar de uma coisa... a população de Porto Velho é "mais velha" que a população de Roraima e a população do Interior de Rondônia é "mais velha" que a população do Interior do Amazonas...

O que eu quero dizer com mais velha: existe uma quantidade de pessoas menor aqui com idades inferiores a 16 ou 18 anos (portanto, inaptas a votar)

Rondon
April 22nd, 2008, 08:29 PM
^^ Provas:

População de Porto Velho com idades entre 0 e 14 anos: 104 mil pessoas
População de Roraima com idades entre 0 e 14 anos: 131 mil pessoas

População do Interior de Rondônia com idades entre 0 e 14 anos: 322 mil pessoas
População do Interior do Amazonas com idades entre 0 e 14 anos: 628 mil pessoas

Fonte: IBGE

Rondon
April 22nd, 2008, 09:36 PM
Consegui :D

Pessoas menores de 14 anos em Manaus: 482 mil pessoas
Pessoas menores de 19 anos em Manaus: 637 mil pessoas

População total da cidade: 1.646.000

Diminuindo :D

População acima de 14 anos: 1.164.000
População acima de 19 anos: 1.009.000

Eleitorado de Manaus em Março de 2008: 1.047.000

Conclusão: o eleitorado ficou dentro da faixa de população apta a votar... a Contagem não teve problemas em Manaus...

Rondon
April 22nd, 2008, 09:43 PM
^^ Por via das dúvidas...

Eleitorado de Manaus em Outubro de 2007 (quando foram divulgados os dados da Contagem)

1.025.042

BR 364
April 22nd, 2008, 09:46 PM
^^ Cara, nunca tinha feito essas comparações. Muito interessante! :)

Ah, a data de referência da contagem é 01/04/2007.

Rondon
April 22nd, 2008, 09:50 PM
^^ É verdade, mas eles realmente terminaram de contar em Outubro, quando foi divulgado no diário oficial

Alexandre Lima
April 22nd, 2008, 11:38 PM
Consegui :D

Pessoas menores de 14 anos em Manaus: 482 mil pessoas
Pessoas menores de 19 anos em Manaus: 637 mil pessoas

População total da cidade: 1.646.000

Diminuindo :D

População acima de 14 anos: 1.164.000
População acima de 19 anos: 1.009.000

Eleitorado de Manaus em Março de 2008: 1.047.000

Conclusão: o eleitorado ficou dentro da faixa de população apta a votar... a Contagem não teve problemas em Manaus...

Interessante!!!

Não desejo que Manaus seja a maior cidade do Norte, ou do Brasil inteiro logo, mas sim que ela seja a melhor em qualidade de vida. Prefereria que ainda tivéssemos 1,4 milhão de habitantes!!!

ssc.fernandes
April 23rd, 2008, 02:13 AM
verdade^^
eu tambem não queria que a GRANDE BELEM tivesse mais de 2 milhões de abitantes.
e o pior, é que a uma grande movimentação de pessoas das cidades que fazem parte da RM p/ BELÉM.

dricobel
April 23rd, 2008, 03:14 AM
:|

vamos deixar as comparações de lado fernades!

ssc.fernandes
April 23rd, 2008, 04:23 AM
Mais eu não quiz comparar nada não!
só concordei com oque o ALEXANDRE disse, e relacionei com belem.

Rondon
April 24th, 2008, 04:59 PM
^^ É verdade, mas eles realmente terminaram de contar em Outubro, quando foi divulgado no diário oficial

Desculpa, cometi um erro...

Os dados finais foram divulgados em Novembro, quando foram enviados para o TCU.

Mas isso não vai alterar nada o que eu disse... :D:D:D

Rondon
April 24th, 2008, 11:43 PM
Pois é, fiz a comparação entre o Eleitorado de Outubro de 2007 com os resultados da Contagem 2007 (usando apenas a população com idade igual ou superior a 20 anos), excluindo Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém (já que estes não participaram da contagem...)

Resultado: o número de eleitores é bastante próximo ao número de pessoas com idade igual ou superior a 20 anos, em todos os Estados!

Alexandre Lima
April 27th, 2008, 12:51 AM
Mais eu não quiz comparar nada não!
só concordei com oque o ALEXANDRE disse, e relacionei com belem.

Verdade!:okay:

Manauense
April 27th, 2008, 07:50 PM
O crescimento populacional de Manaus desperta toda sorte de sentimentos nas pessoas: espanto por parte de alguns, críticas pelo crescimento desordenado e até uma certa dose de ciúme por parte de alguns grupos... :lol:
Morri de rir quado li os comentários de alguns foristas em um outro tópico (que já está fechado pela moderação do SSC), onde alguns emitiram opinião sobre o crescimento populacional de Manaus:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=348181&page=4
Parece que só Manaus tem desigualdade social e problemas urbanos.

Alexandre Lima
April 27th, 2008, 09:38 PM
^^
É o que até hoje não consegui entender!!!:dunno:

Rondon
April 28th, 2008, 02:57 AM
^^ Nem lembrava mais desse tópico que vc postou Manauense...

Engraçado é o seguinte: vc me pega um tópico de Maio de 2006, há quase 2 anos atrás, pra me jogar na cara algumas afirmativas minhas?

Pois é, e será que nesses 2 anos meu discurso não pode ter mudado. Observa bem, minha conta é de Abril de 2006, quer dizer, quando eu entrei aqui, no máximo eu poderia ser alguém bem imaturo, que sai dizendo o que pensa e proferindo besteiras, não é?

Será que eu tenho esse comportamento hoje?
Quando vc entrou aqui no SSC, vc mesmo me disse que mudou a sua opinião radicalmente sobre o que vc pensava sobre o Norte, não é?

Hoje eu só afirmo algo com provas, baseado em evidências... eu não falo nada sem ter alguma coisa que eu possa provar ou não ter um pouco de conhecimento daquilo.

Manauense
April 28th, 2008, 03:35 AM
^^
Já te enviei uma PM, I-M-P-L-I-C-A-N-T-E! :bash:

Daniela_Artur
April 28th, 2008, 05:53 AM
Engraçado o CH dizer que Manaus tem um dos piores indices de renda do País.:lol::lol::lol:

Rondon
April 28th, 2008, 07:39 AM
@Manauense:

Se vc observar, vai ver bem que desde aquela época eu relacionava o crescimento de Rondônia e Porto Velho mais ao estilo do Mato Grosso do que propriamente ao estilo do Amazonas, só que por falta de informação não compreendia que Rondônia tem características mais semelhantes ao Centro-Oeste do que propriamente aos Estados do Norte...

Daniela_Artur
April 28th, 2008, 06:16 PM
@Manauense:

Se vc observar, vai ver bem que desde aquela época eu relacionava o crescimento de Rondônia e Porto Velho mais ao estilo do Mato Grosso do que propriamente ao estilo do Amazonas, só que por falta de informação não compreendia que Rondônia tem características mais semelhantes ao Centro-Oeste do que propriamente aos Estados do Norte...

Eu acho as Cidades de Rondônia parecidas com as cidades de Roraima, mas precisamente com a capital Boa Vista, nada ver com o centro oeste:).

Rafael_Rosato
April 28th, 2008, 06:56 PM
^^ Com Boa Vista????? Porque???? o.O
Conheci Boa Vista... não lembra o interior, no maximo alguma coisa semelhante a Pvh(na verdade apeas uma avenida me lembrou um pouco uma de Pvh, só)...
Agora, eu conheci o interior de RO, MT e GO... o desatento nem nota a mudança de de estado qndo faz a viagem de RO pra GO!!!
Alem disso os dados socioeconomicos tbm se assemelham mt ao Centro-Oeste... (por fotos o interior do MS tbm me lembra o de RO)

Rondon
April 28th, 2008, 08:26 PM
Eu acho as Cidades de Rondônia parecidas com as cidades de Roraima, mas precisamente com a capital Boa Vista, nada ver com o centro oeste:).

Rondônia é um caso a parte pois é um Estado que tem muitas relações com a região Centro-Oeste. A cultura, a economia, os dados sócio-econômicos, a forma de ocupação (a mesma que aconteceu no MT e MS, através de imigrantes vindos do Centro-Sul)... até a distribuição espacial das cidades e atividades econômicas são diferentes do resto da Região Norte (onde os Estados tem economias mais concentradas nas capitais, incluindo aí Roraima e Boa Vista)

E isso nem Boa Vista e nem Roraima tem...

Rondon
April 28th, 2008, 08:47 PM
Mas se vc estiver julgando só aparência, isso é um conceito muito subjetivo...

Rafael_Rosato
April 28th, 2008, 09:03 PM
^^ Mesmo por aparencia... nem a arquitetura e nem o urbanismo de Boa Vista não lembra o das citys do interior de RO :yes:
Talvez o desenho da cidade(as rondonianas são mais quadradinhas, Boa Vista é um leque) e o pouco numero de predios... mas Boa Vista tem mais de 250mil habitantes com dois predios em construção... e em Ji-Parana com metade disso ja tem predios, completamente proporcional a quantidade de predios e o numero de habitantes das cidades do CO
Agora olhe os threads das cidades do Centro-Oeste... repare no estilo das casas e do comercio deles...
Eu tava vendo um thread de uma cidade do MS, não tinha como não lembrar de cidades como Ariquemes e Vilhena...

Alexandre Lima
April 28th, 2008, 10:32 PM
Engraçado o CH dizer que Manaus tem um dos piores indices de renda do País.:lol::lol::lol:

Um dos piores da América Lanita!!!:lol::lol::lol:

Poderia até ser... a anos-luz atrás. hoje, os investimentos na capital amazonense comprovam que a história é outra!!!

Fala sério... aquele tópico era uma M*!!! Tacaram o pau desnecessariamente em Manaus!!!:ohno:

Daniela_Artur
April 29th, 2008, 12:58 AM

Poderia até ser... a anos-luz atrás. hoje, os investimentos na capital amazonense comprovam que a história é outra!!!

Fala sério... aquele tópico era uma M*!!! Tacaram o pau desnecessariamente em Manaus!!!:ohno:

É que Manaus incomoda muita gente, porque será:cheers:.

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 03:08 AM

Não é nem o pior do AM, menos ainda do norte, muito menos ainda do Brasil, da America Latina estão nem se fala... acho que nem a anos luz atraz, definitivamente!

BR 364
April 29th, 2008, 04:14 AM
^^ Mas lá naquele tópico o CH não falou de renda, falou de distribuição de renda. Nesse ponto o Brasil está muito mal a nível mundial, portanto se a cidade estiver entre as piores do Brasil neste quesito, é possível que esteja entre as piores do mundo sim. Não estou dizendo que ela está, mas SE estiver entre as piores do Brasil em distribuição de renda, é bem possível que esteja entre as piores do mundo também. Agora, em PIB per capita eu sei que é a primeira do N/NE e uma das primeiras do país também.

------------------------------------------------------

Quanto às compraçãoes entre RO e o Centro-Oeste, eu acho legal que quem tem o CO como referência diz que RO parece o CO. Quem tem o Norte como referência, dia que RO parece com o N. Isso ocorre porque RO tem elementos das duas regiões. A região de PVH e Guajará-Mirim é 100% Norte. Já a região sul do estado (de Vilhena até Cacoal) é 100% Centro-Oeste. O resto é faixa de transição. Isso em termos de vegatação e clima, porque no aspecto humano, a "divisa" fica entre Ariquemes e PVH.

Quanto à aparência das cidades do interior, é muito mais Centro-Oeste do que Norte. A comparação com Boa Vista é interessante, porque eu não conheço a cidade pessoalmente, mas pelas fotos que eu vejo me parece uma cidade do Centro-Oeste também. Só faltaram os prédios pra ficar mais parecida. :D

Manauense
April 29th, 2008, 04:27 AM
Eu acho Boa Vista relativamente parecida com algumas cidades de Rondônia, principalmente com Vilhena e Cacoal. A semelhança está no traçado e até em algumas construções. Eu também acho a paisagem natural do norte/noroeste de Roraima parecida com a do Centro-Oeste. É como se fosse um pedacinho do Centro-Oeste com pouca população.

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 05:03 AM
^^ Mas lá naquele tópico o CH não falou de renda, falou de distribuição de renda. Nesse ponto o Brasil está muito mal a nível mundial, portanto se a cidade estiver entre as piores do Brasil neste quesito, é possível que esteja entre as piores do mundo sim. Não estou dizendo que ela está, mas SE estiver entre as piores do Brasil em distribuição de renda, é bem possível que esteja entre as piores do mundo também. Agora, em PIB per capita eu sei que é a primeira do N/NE e uma das primeiras do país também.

------------------------------------------------------

Quanto às compraçãoes entre RO e o Centro-Oeste, eu acho legal que quem tem o CO como referência diz que RO parece o CO. Quem tem o Norte como referência, dia que RO parece com o N. Isso ocorre porque RO tem elementos das duas regiões. A região de PVH e Guajará-Mirim é 100% Norte. Já a região sul do estado (de Vilhena até Cacoal) é 100% Centro-Oeste. O resto é faixa de transição. Isso em termos de vegatação e clima, porque no aspecto humano, a "divisa" fica entre Ariquemes e PVH.

Quanto à aparência das cidades do interior, é muito mais Centro-Oeste do que Norte. A comparação com Boa Vista é interessante, porque eu não conheço a cidade pessoalmente, mas pelas fotos que eu vejo me parece uma cidade do Centro-Oeste também. Só faltaram os prédios pra ficar mais parecida. :D

Aproveitandooo :)

Primeiro, concordo contigo, mas nunca Manaus é a mais desigual do AM... e por ai vai... algumas cidades praticamente toda a renda se concentram em poukissimas pessoas, as vezes em um unica familia, estas extremas no Brasil, acredito que estejam entre as mais do mundo :yes:

---------------------------------------- :D

Então, vai me responder um negocio...
Da ultima vez que eu fui em Guajará Mirim, percebi que aquela região(o "norte" de RO, Guajara e Noma Mamore) estava seguindo os mesmo passos das outras cidades de RO... em Nova Mamore, lembro varias obras, mt coisa relacionada a agropecuaria (fiquei tão feliz, pq a região era tão abandonada!!!) confirma a minha impressão??
*Assim como oq eu acho que esta acontecendo com Candeias... antes me parecia(quando eu era pequenininho) uma tipica cidade nortista(principalmente o norte do MT e sul do PA), mas mesmo nos primeiros anos, a cidade se transformou, pra mim tanto ela qnto Itapuã(cidade bem abandonadinha mas com um area rural linda e desenvolvida) ja seguem o estilo RO e CO...

... em Pvh acho uma caso a parte, super cosmopolita, mas com muitas tendencias iguis a do interior[indentidade RO :D)... agora, além de Jaci-Parana e a Ponta do Abunã(onde percebi forte presença da pecuaria... Pvh tem o maior rebalho do estado hoje :D), as demais comunidades e distritos, são super semelhantes as das demais do restante da região norte...

Quando a Boa Vista, como eu falei, aquela avenida principal realmente me lembrou a Jorge Teixeira( até algumas outras avenidas do interior, uma de Rolim de Moura e aquela Capitão Silvio[acho] de Ariquemes)... o outro fato tbm foi a grande quantidade de grandes terrenos na cidade, lembrando Pvh tbm... assim como o Manauense falou, o traçado das cidades(mesmo BV com aquele leque) tbm lembram.... fora isso, nem as casas, nem os pontos comerciais, o urbanismo, as tendencias arquitetonicas, as areas e predios publicos, nada disso lembrou o estilo RO!!
Mas achei interessante algumas cidades por onde passei no interior... mesmo sendo muito pacadas, pareciam sobreviver de atividades relacionadas a agropecuaria!!! Certamente se mais movimentadas e desenvolvidas e menos pacatas, seriam mt semelhantes as cidades de RO e do CO(se bem que podemos encontrar algumas semelhanças hoje alem destas)...

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 05:10 AM
Eu acho Boa Vista relativamente parecida com algumas cidades de Rondônia, principalmente com Vilhena e Cacoal. A semelhança está no traçado e até em algumas construções. Eu também acho a paisagem natural do norte/noroeste de Roraima parecida com a do Centro-Oeste. É como se fosse um pedacinho do Centro-Oeste com pouca população.

Nossa tbm achei isso da paisagem, so que diferente tbm... alguma coisa fora do Brasil :nuts: achei muito linda a região... lembro de regiões que lembravam o pantanal, o cerrado(e tem cerrado tbm em RR)...

BR 364
April 29th, 2008, 06:16 AM
@ Rafael: A avenida de Ariquemes a que vc se referiu é quase isso, é Capitão Sílvio (e não Silva). :)

Olha, aquela região da UFRO pra frente (Guajará, Nova Mamoré e distritos de PVH) eu não posso dizer nada muito atual porque faz muito tempo que eu não vou pra aqueles lados. Tem uns 10 anos que eu não vou pra Guajará. Fui pra Rio Branco em 2003, mas a viagem foi toda de madrugada, então não deu pra ver nada (acho até que eu fui dormindo :D). Mas o que vc disse faz sentido, porque aquela região tem passado por um processo de desmatamento muito intenso. Esse é o lado negativo da coisa, aquilo que vira notícia. Então acredito que o lado positivo (esse que não vira notícia) seja isso aí que vc tá dizendo, além do fato de que PVH hoje tem o maior rebanho bovino do estado, o qual se encontra hoje justamente naquela região de Jaci-Paraná e Abunã.

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 06:27 AM
^^ u.u Orbigado mesmo!! ja fiz a correção... :okay:

Alexandre Lima
April 29th, 2008, 04:15 PM

Eu me referia justamente à distribuição de renda, nem vi que no post da Dani, estava faltando o termo "distribuição". Manaus pode até ter tido, à época do inchaço populacional, um dos piores índices de renda do MUNDO, mas a partir do fim da década de 90 a situação começou a mudar... e dizer isso em meados de 2006 é ignorância. Se Manaus ainda tivesse àquela época um dos piores índices de distribuição de renda da AL, não justificaria o aumento do PIB de serviços, que hoje se iguala ao da Indústria, já no ano de 2005. PIB serviços=Comércio->Sobrevive com a renda da população->que pra comprar, tem que ter uma renda pelo menos razoável->Logo, melhor distribuída.

Hoje em dia, nenhum economista adota mais o termo PIB per capita, pois é muito subjetivo e quase nunca reflete a verdadeira realidade. E mesmo em Renda per capita, Manaus tem uma das maiores do Brasil, da última vez que vi, estava em torno dos US$1.500,00

Rondon
April 29th, 2008, 09:46 PM
Olha, naquela viagem que eu fiz para a Bolívia, eu passei pela Ponta do Abunã... aquela região me fez lembrar em muitos aspectos a região CO ou mesmo Rondônia na época de sua ocupação. Quando bati o olho em Vista Alegre do Abunã foi como lembrar do MT...

O Rafael também falou algo interessante: Nova Mamoré também é um município, assim como a região da Ponta do Abunã e Jaci-Paraná, que tem características bem semelhantes com a região CO, tanto economicamente, tanto socialmente (e mais, é uma região também de ocupação bem recente)

Engraçado que está apenas 30 km de Guajará-Mirim, mas é totalmente diferente...

Rondon
April 29th, 2008, 09:49 PM
Eu me referia justamente à distribuição de renda, nem vi que no post da Dani, estava faltando o termo "distribuição". Manaus pode até ter tido, à época do inchaço populacional, um dos piores índices de renda do MUNDO, mas a partir do fim da década de 90 a situação começou a mudar... e dizer isso em meados de 2006 é ignorância. Se Manaus ainda tivesse àquela época um dos piores índices de distribuição de renda da AL, não justificaria o aumento do PIB de serviços, que hoje se iguala ao da Indústria, já no ano de 2005. PIB serviços=Comércio->Sobrevive com a renda da população->que pra comprar, tem que ter uma renda pelo menos razoável->Logo, melhor distribuída.

Hoje em dia, nenhum economista adota mais o termo PIB per capita, pois é muito subjetivo e quase nunca reflete a verdadeira realidade. E mesmo em Renda per capita, Manaus tem uma das maiores do Brasil, da última vez que vi, estava em torno dos US$1.500,00

Tem umas tabelas perdidas por aí que tem a renda de diversas Cidades e Estados em 2006...
Parece que a renda de Manaus foi de 11 bilhões

Rafael_Rosato
April 29th, 2008, 10:48 PM
Olha, naquela viagem que eu fiz para a Bolívia, eu passei pela Ponta do Abunã... aquela região me fez lembrar em muitos aspectos a região CO ou mesmo Rondônia na época de sua ocupação. Quando bati o olho em Vista Alegre do Abunã foi como lembrar do MT...

O Rafael também falou algo interessante: Nova Mamoré também é um município, assim como a região da Ponta do Abunã e Jaci-Paraná, que tem características bem semelhantes com a região CO, tanto economicamente, tanto socialmente (e mais, é uma região também de ocupação bem recente)

Acho Guajara muito historica, e bem tipica cidade de fronteira integrada a visinha de outro país!!!! Unica no estado! :yes:

Rondon
April 29th, 2008, 11:24 PM
Encontrei os dados referentes a renda...

"Dados obtidos através da publicação Atlas do Mercado Brasileiro.
IPC constitui-se no consumo/gastos das famílias brasileiras, excluindo-se os investimentos financeiros, ativos, poupança, etc.
Inclui as compras, aquisições imóveis, veículos, multas, etc."

Tabela da Região Norte
http://i210.photobucket.com/albums/bb116/felaiolelsa/Digitalizar0008.jpg

Tem mais informações na página 23 do Tabelas, Dados, Mapas...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=217913&page=23

Rondon
April 29th, 2008, 11:25 PM
^^ Outra observação, isso não encerra a discussão sobre renda... agora faltam os dados sobre a distribuição... só que não sei onde encontrar...

Rondon
April 29th, 2008, 11:27 PM
Acho Guajara muito historica, e bem tipica cidade de fronteira integrada a visinha de outro país!!!! Unica no estado! :yes:

Costa Marques também está mais para uma Nova Mamoré... agora Pimenteiras já é bem pequenininha (já fui lá)

BR 364
April 30th, 2008, 04:40 AM
Interessante, eu achava que Nova Mamoré era uma mini Guajará. Não tão "mini" assim, já que Nova Mamoré já tem mais da metade da população de Guajará.

Eu acho legal que Guajará-Mirim preserve os seus traços amazônicos originais (étnicos, sócio-culturais, etc.) porque é a única ciade de Rondônia que ainda guarda as características originais que o estado tinha antes da grande onda imigratória dos anos 70 e 80. Embora eu goste de Rondônia do jeito que é hoje, acho importante não perder o contato com o passado e com as origens.

Rafael_Rosato
April 30th, 2008, 05:01 AM
^^ Eu acho muito... oq eu ja tinha dito :D
Sério, a integração com a visinha d outro país é muito forte... muitos bolivianos moram na cidades... coisa parecida assim eu só ví em Bal Camboriu e em Floripa com a grande quantidade de argentinos...
... eu falo de vc andar na rua e se deparar com pessoas falando espanhol, ir em algum cormercio e o comerciante, ser boliviano... e etc...

Ja Nova Mamore, oq eu sei dela... é que ela eh muito diferente de Guajara... tipo, ela é novinha, e Guajara historica...

BR 364
April 30th, 2008, 06:15 AM
^^ Ah sim, isso eu já imaginava. Mas eu achava que era parecida com Guajará no aspecto sócio-econômico e cultural.

Falando dessa coisa da integração com a Bolívia, eu me lembrei de um cara que eu conheci lá em Guajará uma vez que simplesmente não sabia qual era o idioma dele, porque ele era nascido em Guajará, mas era filho de boliviana com brasileiro (ou vice-versa), já tinha morado nas duas cidades (Guajará e Guayara) e falava o português e o espanhol com a mesma naturalidade e sem sotaque nenhum. Imagino que lá existam muitos como ele, que não sabem dizer se são mais brasileiros ou mais bolivianos. Deve ser bem interessante vc ter dupla nacionalidade não só no papel, mas na prática também. :D

Alexandre Lima
April 30th, 2008, 05:17 PM
Encontrei os dados referentes a renda...

"Dados obtidos através da publicação Atlas do Mercado Brasileiro.
IPC constitui-se no consumo/gastos das famílias brasileiras, excluindo-se os investimentos financeiros, ativos, poupança, etc.
Inclui as compras, aquisições imóveis, veículos, multas, etc."

Tabela da Região Norte
http://i210.photobucket.com/albums/bb116/felaiolelsa/Digitalizar0008.jpg

Tem mais informações na página 23 do Tabelas, Dados, Mapas...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=217913&page=23

Mas esses dados aí, não são de renda per capita!!!
Nem entendi esses números!!! Como poderia Manaus ter uma RPC de R$11mi???:?

Rafael_Rosato
April 30th, 2008, 06:34 PM
^^ parece PIB per capita!! Ou algo relacionado ao PIB :nuts: Não sei mesmo...

Mas acho que ele ta diretamente proporcional ao tamanho do PIB na maioria dos casos!!

BR 364
April 30th, 2008, 07:15 PM
Mas esses dados aí, não são de renda per capita!!!
Nem entendi esses números!!! Como poderia Manaus ter uma RPC de R$11mi???:?
Essa é a renda total da cidade. Pra saber a renda per capita é só dividir esse valor pela população da cidade.

Rafael_Rosato
April 30th, 2008, 08:10 PM
^^ Interessante... Gostei da renda de Pvh... pelo menos nesta tabela é uma das melhores :D

Alexandre Lima
April 30th, 2008, 08:25 PM
Essa é a renda total da cidade. Pra saber a renda per capita é só dividir esse valor pela população da cidade.

Não! Eu andei pesquisando, e esses números são do consumo total. Notem que ao lado aparece %. Esse % representa o IPC do lugar. Nada a ver com renda.

Se fosse assim, Manaus teria mais de R$6.000,00 de RPC, e todos sabemos que não é isso. O conceito de Renda per capita é a média de renda (salário, renda autonoma, aposentadoria, pensão, etc.) por pessoa. É a partir daí, que faz-se a distribuição de renda, separando-se as faixas salariais (de renda) pela determinada população que a recebe.;)

Alexandre Lima
April 30th, 2008, 08:26 PM
^^
Eis aí a diferença absoluta entre PIB per capita e RPC. Esse último é dá uma melhor noção da qualidade de vida da população.

Rondon
April 30th, 2008, 08:48 PM
^^ Realmente, vc tem razão. Esses são dados sobre o consumo (e pra consumir tem que ter renda - veja que estão excluídos dos números ativos financeiros, poupança, etc), e como frisei bem, não encerram a discussão sobre a renda, pois lá os dados não nos oferecem nada sobre a renda per capita...

Vale lembrar que esses números correspondem a um período de 1 (hum) ano

Rondon
April 30th, 2008, 08:51 PM
Esses dados nos subsidiam a ter uma idéia de como é a riqueza de cada local, mas não a sua distribuição