View Full Version : Açores | Ligações marítimas entre as Ilhas
Barragon April 19th, 2008, 01:54 PM As ligações marítimas de passageiros entre as ilhas açorianas arrancam segunda-feira, com a primeira viagem deste ano do navio Ilha Azul entre as ilhas de São Miguel e Terceira.
Na apresentação da Operação 2008, o presidente da empresa pública Atlânticoline adiantou que ao Ilha Azul junta-se o Expresso Santorini, a partir de 16 de Junho, passando as ligações marítimas entre o arquipélago a ser efectuadas com duas embarcações, até 30 de Setembro.
"Trata-se de um procedimento habitual, já que numa primeira parte existe um só navio que começa a operar antes das Festas do Santo Cristo, que se realizam em Ponta Delgada, e depois o reforço do serviço a partir de 16 de Junho", explicou António Raposo. O responsável da Atlânticoline adiantou ainda que a antecipação das ligações marítimas este ano visa proporcionar a ida até à ilha de São Miguel de quem pretenda participar nas festas do Santo Cristo, que decorrem no último fim-de-semana deste mês.
"Tentamos recriar este serviço de transportes públicos muito importante para os Açores, também com outros períodos específicos, como as comemorações do Dia da Autonomia, Festa do Emigrante e Maré de Agosto", disse.
António Raposo referiu ainda o reajustamento dos horários este ano, tentando ir ao encontro de "pequenos reparos" verificados em 2007, no que se refere ao cumprimento das partidas e chegadas dos portos.
Publico/Lusa
:applause:
Луиc April 21st, 2008, 03:59 PM Ligações marítimas apenas entre Maio e Finais de Setembro?
Barragon April 21st, 2008, 04:26 PM Pois, é para experimentação... sabes bem que no inverno as águas são agitadas.
Луиc April 21st, 2008, 04:45 PM Nos países Nórdicos também o é...
tcpor April 21st, 2008, 05:01 PM Nos países Nórdicos também o é...
Pois, mas nos países nórdicos também há (muito) maior número de passageiros que nos Açores.
Muito se critica... :ohno:
É uma boa ideia, sim senhor. :applause:
Луиc April 21st, 2008, 08:13 PM não mistures ideias
NewTomorrow April 22nd, 2008, 01:27 AM acho que ha uma empressa de emigrantes no Canada que também esta interesada nas ligações entre ilhas
Raistaparta May 14th, 2008, 10:38 PM Olá a todos, é o meu 1º post neste excelente fórum.
Não entendo bem esta notícia, já há muito que existe ligação marítima entre ilhas, nomeadamente nos grupos central e ocidental.
Barragon May 15th, 2008, 01:12 AM ^^ Bem vindo a este excelente fórum :D continua com essa boa participação :cheers1:
é uma pergunta pertinente ... já que vim a saber que essas ligações ja existem ..
És dos Azores?
JMFA May 15th, 2008, 03:40 PM arrancam este ano!... todos os anos por esta altura deve sair uma noticia parecida! ;)
não sei porque não exploram o ano todo, mas deve ser por não ser comercialmente rentável...
Arpels May 15th, 2008, 03:52 PM boa boa, embora já haja carreiras a anos entre algumas ilhas (Pico/Faial - S. Jorge/Pico - Terceira/Graciosa), precisam é de novos barcos e espirito empresarial para fazer concorrencia ás ligações aereas principalmente porque navegar em certas condições como as veses estas ilhas tem não é brinquedo, nos Açores fiz a Ligação Madalena/Horta e vai lá vai, e estava bom tempo...
Raistaparta May 15th, 2008, 08:30 PM ^^ Bem vindo a este excelente fórum :D continua com essa boa participação :cheers1:
é uma pergunta pertinente ... já que vim a saber que essas ligações ja existem ..
És dos Azores?
Olá e obrigado :cheers1:
Não sou dos Açores mas vou lá regularmente em trabalho mas também não me importava de ser:D
Rodalvesdepaula May 15th, 2008, 10:47 PM Saudações, Raistaparta! Seja bem vindo ao Fórum Português, um dos melhores de todo o SSC. Tu é de qual lugar de Portugal, cara?
Sobre o tópico: seria possível criar uma linha de ferryboat entre Açores (ilha de São Miguel) e Lisboa (ou Sétubal), possibitando assim o acesso de turistas com seus automóveis para as ilhas na alta temporada?
Barragon May 16th, 2008, 11:00 AM Não era rentável Rodrigo :ohno:
Eles pensaram realizar apenas o serviço de mercadorias (com um limite mínimo de passageiros) entre os Açores, Madeira, Canárias e Contenente, mas não sei mais notícias.
NewTomorrow May 19th, 2008, 07:08 AM Eu coloquei este post em Março , mais acho que fica bem aqui
Ferry para a Atlântico Line (açores)
http://bp2.blogger.com/_sJyEnaNZHVI/R8REPyK9-yI/AAAAAAAADF0/G7ilG2IsTUE/s400/navio_258_profile_cor.jpg
Este navio e o que se vai seguir no estaleiro (construção 259), são unidades construídas à medida para as ligações inter-ilhas no Arquipélago dos Açores, por iniciativa do Governo Regional respectivo cujo partido de Governo fez uma aposta política nesta actividade.
Serão navios destinados a proporcionar um serviço público sazonal subsídiado ao mais alto nível. A sua operação tem em vista a promoção da mobilidade e o desenvolvimento das relações sociais e comerciais entre as 9 ilhas açoreanas. Parte da população, nomeadamente estudantes e jovens, poderão viajar entre as Ilhas por preços simbólicos de €1.
http://bp1.blogger.com/_sJyEnaNZHVI/R8REHiK9-xI/AAAAAAAADFs/lq6BMZ-AwWc/s400/navio_258_profile.jpg
Em construção, nº258, no estaleiro de Viana do Castelo.
Comprimento total 97 m
Boca 18 m
Pontal ao convés principal 7 m
Calado 4,6 m
Velocidade de cruzeiro 19 nós
Sistema de propulsão Diesel Eléctrico com propulsores azimutais (o que lhe permite operacionalidade nos diversos Portos dos Açores) 2 motores com 2 linhas de veios e hélices de passo variável
Passageiros 750 Tripulação 40
Viaturas 140
Classificação Lloyd´s Register of Shipping “Classe conforto” – PCAC 33 Lloyd´s Register of Shipping
:cheers:
NewTomorrow May 19th, 2008, 07:19 AM Saudações, Raistaparta! Seja bem vindo ao Fórum Português, um dos melhores de todo o SSC. Tu é de qual lugar de Portugal, cara?
Sobre o tópico: seria possível criar uma linha de ferryboat entre Açores (ilha de São Miguel) e Lisboa (ou Sétubal), possibitando assim o acesso de turistas com seus automóveis para as ilhas na alta temporada?
o Ferry seria rentavel se deixasem transportar carga rodada , a carga rodada é muito mais barata de transportar , e os ferrys são mais rapidos que os os navios de carga
NewTomorrow July 10th, 2008, 05:28 AM Quarta-feira, 2 de Julho de 2008
Transporte marítimo inter-ilhas: barcos privados ainda estão à espera de resposta do Governo Regional
http://canadamar.com/sitebuilder/images/full_view-384x221.png
"O Governo Regional não me dá respostas”. As declarações são de João Amaral, responsável pela empresa CanadaMar, proferidas [na passada quinta-feira, dia 26 de Junho] em sessão pública. Em causa está um novo projecto de transportes marítimos “inter-ilhas” que há um ano e meio o empresário emigrante está a tentar implementar nos Açores.
João Amaral espera há quatro meses por uma resposta oficial do executivo, depois de ter a confirmação da Associação para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA) que os documentos exigidos para obter as devidas licenças estavam já entregues ao responsável pela pasta da Economia. A urgência da resposta, segundo o empresário natural de São Jorge, relaciona-se com o investimento dos barcos.
“Deviam ser breves na resposta devido aos elevados custos que este projecto suporta. Eu não estou a pedir nada que seja do Governo Regional, qualquer português tem direito ao subsídio da União Europeia”, defende. Para além daqueles incentivos comunitários, contabilizados a 70 por cento, e uma vez que o projecto integra também capitais próprios, a 30 por cento, o empresário refere que “este obstáculo governamental torna-se confuso”.
“Vou gastar menos do que o Governo Regional gasta actualmente com os barcos em serviço nos mares dos Açores e vou pôr as ilhas a funcionar”. E continua: “Apesar de [ter vivido] 40 anos no Canadá, eu nasci aqui e sei o que falta a estas ilhas. E o que falta não é programar uma viagem a uma [outra] ilha daqui a uma semana, mas sim uma pessoa poder deslocar-se de manhã [a essa outra ilha], fazer [lá] a sua vida, e regressar ao fim do dia [à sua ilha de origem]”.
Assim, o estudo económico elaborado à volta das duas embarcações adianta que o barco que assegura as viagens a todo o arquipélago dos Açores e aquele que navega apenas pelo Grupo Central, ambos orçados em 22 milhões de euros, “só no primeiro ano garante 400 mil euros de lucro”. Porém, o terceiro barco que servirá somente as ilhas de Santa Maria e São Miguel, “dará lucro depois de passados os primeiros quatro anos de actividade”. Perante esta “contrapartida”, João Amaral garante que “assume todos os custos após aquele período inicial de tempo”, justificando que mesmo assim o projecto “torna-se mais barato que os 60 mil euros gastos pelo Governo Regional nos actuais transportes marítimos”.
Quanto ao valor total, os três barcos envolvem um investimento de cerca de 29 milhões de euros. Se esta iniciativa se concretizar, o empresário emigrante no Canadá garante que em dois meses poderá colocar em prática nos Açores o projecto dos transportes marítimos “inter-ilhas”, “com tripulação inicialmente de fora e três meses depois de cá das ilhas”, caso contrário, ou seja, se a resposta do executivo for negativa, João Amaral irá recorrer a “outras ajudas nomeadamente ao Tribunal Europeu”.
Notícia: jornal «A União».
Barragon July 10th, 2008, 01:13 PM Sempre a mesma coisa :ohno:
Arpels July 10th, 2008, 01:38 PM sempre entraves, um ou dois meses para analisarem e decidirem era mais k suficiente, depois querem que os emigrantes voltem e invistam :bash:
NewTomorrow November 26th, 2008, 07:04 AM Na sequência das declarações do presidente do conselho de administração dos Estaleiros de Viana do Castelo
PSD/A quer relatório sobre erros no navio Atlântida
http://www.jornaldamadeira.pt/fotos/14_110174.jpg
A exigência da documentação surge na sequência das declarações do presidente do conselho de administração dos Estaleiros de Viana do Castelo, para quem o processo de construção do navio "é uma história muito triste" e que "o projectista fez um mau trabalho e uma série de disparates".
O PSD/Açores exigiu ontem que o governo regional divulgue o relatório completo dos Estaleiros de Viana do Castelo em que são identificados os erros do projecto de construção do navio “Atlântida”.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado social-democrata Jorge Macedo solicitou, igualmente, o "documento completo" dos estaleiros com as alterações propostas para "remediar os «disparates»' e a falta de estabilidade em avaria" do navio.
A exigência da documentação feita pelo parlamentar do PSD/Açores surge na sequência das declarações do presidente do conselho de administração dos Estaleiros de Viana do Castelo, que afirmou, em Outubro, na comissão parlamentar de Defesa da Assembleia da República, que o processo de construção do navio "é uma história muito triste" e que "o projectista fez um mau trabalho e uma série de disparates".
"Este é o corolário de uma sequência de episódios nebulosos e nunca explicados, que já consumiram 50 milhões de euros, envelope financeiro anexo à maior trapalhada da história da Autonomia, o transporte marítimo de passageiros e viaturas", afirmou Jorge Macedo.
Para o deputado social-democrata, "o silêncio do governo regional, perante tanta incompetência e negligência, não é admissível numa democracia adulta".
Jorge Macedo pretende, também, que o executivo justifique a escolha dos Estaleiros de Viana do Castelo, "que já tinham demonstrado evidente incapacidade na construção dos patrulhões para a Marinha".
O parlamentar do PSD/Açores desafiou, ainda, o governo regional a explicar "como é que só agora, com o navio quase pronto, é que tenham sido detectados os «disparates»".
Jornal da Madeira
Arpels November 26th, 2008, 12:55 PM nada funciona neste pais á primeira, ele é entraves politicos, na qualidade das infraestruturas etc etc etc :ohno:
Wej December 4th, 2008, 11:12 AM Pois, é para experimentação... sabes bem que no inverno as águas são agitadas.
E antes do 25 de Abril também eram, mas o transporte marítimo foi destruído pelos revolucionários de Abril sob o argumento de que o transporte aéreo o tinha destronado, e no entanto as carreiras de Ferrys continuam a existir em toda a europa com grande sucesso, especialmente em países com regiões insulares.
Até muito recentemente foi inaugurado um trajecto de Ferry entre o Algarve, Funchal e Canárias infelizmente por um armador espanhol. Se é rentável para eles porque razão não o é para nós? Por cá só se pensa em TGVs e aeroportos continentais.
Wej December 4th, 2008, 11:16 AM nada funciona neste pais á primeira, ele é entraves politicos, na qualidade das infraestruturas etc etc etc :ohno:
Penso ter sido boa opção o navio ser encomendado a um estaleiro nacional, o que me surpreende são esses supostos problemas até porque a tecnologia de construção naval é algo partilhado a nível internacional e não será muito diferente contruir um navio cá ou noutro local qualquer.
Arpels December 4th, 2008, 04:54 PM sim, isso não está em causa, mesmo vindo de outro pais podia ter problemas, contudo, este impasse de espera de decisão governamental já mais k devia estar resolvido e os erros do projectista idem idem...
NewTomorrow December 5th, 2008, 12:21 AM E antes do 25 de Abril também eram, mas o transporte marítimo foi destruído pelos revolucionários de Abril sob o argumento de que o transporte aéreo o tinha destronado, e no entanto as carreiras de Ferrys continuam a existir em toda a europa com grande sucesso, especialmente em países com regiões insulares.
Até muito recentemente foi inaugurado um trajecto de Ferry entre o Algarve, Funchal e Canárias infelizmente por um armador espanhol. Se é rentável para eles porque razão não o é para nós? Por cá só se pensa em TGVs e aeroportos continentais.
Aqui na Madeira ainda temos as Ligações com o Porto Santo em Ferry
Esta ligação é feita por um Ferry de uma Companhia Madeirense (Porto Santo Line) foi comprado novo a uns 5 anos atras .
Este Ferry foi feito em Viana do Castelo e não da muito problemas , todos os anos faz uma revisão no Continente.
A uns messes atras apareceu uma noticia de um 2º Companhia de ferry para fazer a ligação Funchal/Portimão/Funchal , teria capitais Madeirenses e também estaria Ligado a Filha do presidente de Angola , seria uma ligação em FastFerry do tipo que a FredOlsen utiliza em Canarias .
O Armador Canario Armas quer daqui a uns 2 anos ligar toda a Macaronesia por Ferry,
Ele já esta presente em CaboVerde, Canarias e Madeira so falta Açores.
Haveria uma ligação Canarias/Funchal/PontaDelgada/Funchal/Portimão/Funchal/PontaDelgada/Funchal/Canarias .
Eu acho que seria excelente para todos os ilheus
Wej December 9th, 2008, 04:43 PM Pois, mas nos países nórdicos também há (muito) maior número de passageiros que nos Açores.
Muito se critica... :ohno:
É uma boa ideia, sim senhor. :applause:
Pois, e os Açoreanos só viajam nos meses de Verão, por serem poucos, os nordicos, como são muitos viajam o ano todo :-P
Wej December 9th, 2008, 04:49 PM Aqui na Madeira ainda temos as Ligações com o Porto Santo em Ferry
Esta ligação é feita por um Ferry de uma Companhia Madeirense (Porto Santo Line) foi comprado novo a uns 5 anos atras .
Este Ferry foi feito em Viana do Castelo e não da muito problemas , todos os anos faz uma revisão no Continente.
A uns messes atras apareceu uma noticia de um 2º Companhia de ferry para fazer a ligação Funchal/Portimão/Funchal , teria capitais Madeirenses e também estaria Ligado a Filha do presidente de Angola , seria uma ligação em FastFerry do tipo que a FredOlsen utiliza em Canarias .
O Armador Canario Armas quer daqui a uns 2 anos ligar toda a Macaronesia por Ferry,
Ele já esta presente em CaboVerde, Canarias e Madeira so falta Açores.
Haveria uma ligação Canarias/Funchal/PontaDelgada/Funchal/Portimão/Funchal/PontaDelgada/Funchal/Canarias .
Eu acho que seria excelente para todos os ilheus
A ligação à filha do presidente de Angola era dispensável, tendo em conta à custa do que vai ser feito a fracção do investimento da parte dessa senhora.....
NewTomorrow January 28th, 2009, 07:51 AM Consegui estas fotos da Construçao nos Estaleiros de Viana do Castelo do Novo Ferry Atlantida que vai operar nas Ilhas Açorianas apartir de Junho
http://i40.tinypic.com/15hmo2.jpg
http://i40.tinypic.com/2vlm9ao.jpg
Segundo o blog as fotos sao do ano passado, por isso ja deve estar mais adiantado
(Fotos Blog Sergio@Cruisers)
leoferreira12 January 30th, 2009, 12:14 AM Porreiraço, deviam era apostar mais na construcção de navios em portugal, em especial na Lisnave que necessita de ser recuperada. esse navio parece-me grandito e bom, parabéns aos Açores...
NewTomorrow January 30th, 2009, 01:15 AM Posso estar enganado mais nao deve ser muito maior que o Ferry Madeirense LoboMarinho
que faz a ligaçao Funchal/Porto Santo
Que tambem foi feito nos Estaleiros de Viana do Castelo
http://bp3.blogger.com/_sJyEnaNZHVI/SHS0pUy0YKI/AAAAAAAAET8/fFmc-vhQxq8/s400/Lobo_Marinho.jpg
emarques January 30th, 2009, 01:25 AM Porreiraço, deviam era apostar mais na construcção de navios em portugal, em especial na Lisnave que necessita de ser recuperada. esse navio parece-me grandito e bom, parabéns aos Açores...
A Lisnave não constrói, mas é porque não quer, preferem trabalhar no mercado das reparações. Não é que faça muita diferença em termos de viabilidade das empresas, os ENVC também não se pode dizer que vendam saúde financeira. Têm é melhores probabilidades de ver notícias mais ou menos positivas nos meios de comunicação. Ninguém liga quando a Lisnave assina um contrato para reparar um navio qualquer, enquanto que ser contratado para construír traineiras cinzentas... hã, patrulhas oceânicos, desculpem, enganei-me... ou ferrys inter-ilhas dá cachet.
NewTomorrow January 30th, 2009, 04:30 AM A Lisnave não constrói, mas é porque não quer, preferem trabalhar no mercado das reparações. Não é que faça muita diferença em termos de viabilidade das empresas, os ENVC também não se pode dizer que vendam saúde financeira. Têm é melhores probabilidades de ver notícias mais ou menos positivas nos meios de comunicação. Ninguém liga quando a Lisnave assina um contrato para reparar um navio qualquer, enquanto que ser contratado para construír traineiras cinzentas... hã, patrulhas oceânicos, desculpem, enganei-me... ou ferrys inter-ilhas dá cachet.
Algum problema com os Ferrys das Ilhas ?
Achas que eles nao tem direito ater este tipo de transporte, ou pensas que estes ferrys sao do Governo Regional.
Sabias que estes dois ferrys saos maiores Navios de passageiros que a industria Portuguesa fez neste ultimos 30 anos para o Mercado domestico
emarques January 30th, 2009, 11:03 AM Algum problema com os Ferrys das Ilhas ?
Achas que eles nao tem direito ater este tipo de transporte, ou pensas que estes ferrys sao do Governo Regional.
Sabias que estes dois ferrys saos maiores Navios de passageiros que a industria Portuguesa fez neste ultimos 30 anos para o Mercado domestico
Mas eu disse mal dos ferrys? :weird: Só disse que ser o construtor deles dá prestígio, enquanto fazer reparações em cargueiros não aparece nas notícias...
NewTomorrow February 27th, 2009, 01:56 AM http://i42.tinypic.com/30vjfcj.jpg
http://i40.tinypic.com/2mh8n81.jpg
Dimensões do ferry Atlântida: Comprimento 96,94 x Boca 18,00 x Calado Máximo: 5,00 m
Capacidade de Passageiros: 750
Camarotes: 27
Capacidade de viaturas:140
(Fotos e Texto Blog FarinhaFerry)
emarques February 27th, 2009, 02:25 AM Vi o Atlântida através dos portões dos ENVC este fim de semana, acho que está a andar, pareceu-me que se nota alguma diferença mesmo para essa foto do dia 13.
O que não ata nem desata são os NPO...
NewTomorrow February 27th, 2009, 03:09 AM A Parte de transporte de Carga rodada e automoveis parece-me pequena , o Lobo Marinho daqui da Madeira ´e muito maior
PulseFighter February 27th, 2009, 10:19 AM A Lisnave não constrói, mas é porque não quer, preferem trabalhar no mercado das reparações. Não é que faça muita diferença em termos de viabilidade das empresas, os ENVC também não se pode dizer que vendam saúde financeira. Têm é melhores probabilidades de ver notícias mais ou menos positivas nos meios de comunicação. Ninguém liga quando a Lisnave assina um contrato para reparar um navio qualquer, enquanto que ser contratado para construír traineiras cinzentas... hã, patrulhas oceânicos, desculpem, enganei-me... ou ferrys inter-ilhas dá cachet.
Se não quer faz muito mal pois a construção de novos navios dá grande publicidade e prestígio o que também se traduz de forma positiva no mercado das reparações.
Trabalhar apenas no mercado das reparações revela falta de ambição e competências, além de não trazer qualquer inovação. :ohno:
NewTomorrow March 12th, 2009, 07:53 AM http://1.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/SbhDfO1W7gI/AAAAAAAAIuQ/5-BbPR8DHCA/s400/4atl%E2%82%AC.jpg
Parece que a problemas
(Foto Via Blog Sergio@Cruisers)
emarques March 12th, 2009, 11:57 AM A Parte de transporte de Carga rodada e automoveis parece-me pequena , o Lobo Marinho daqui da Madeira ´e muito maior
A "garagem" do Lobo Marinho costuma andar muito cheia?
Parece que a problemas
Detalhes?
NewTomorrow March 13th, 2009, 02:53 AM A "garagem" do Lobo Marinho costuma andar muito cheia?
Detalhes?
Tirando cimento e combustiveis tudo passa pelo LoboMarinho
podes ter a certeza que o Barco nunca vai vazio.
e ao contrario do Novo Ferry Açoriano , neste entra uma trela
http://www.dnoticias.pt/diario/fotos/140308/dn0401070701.jpg
NewTomorrow March 15th, 2009, 03:31 AM hoje no telejornal da sic mostraram uma reportagem sobre o Ferry Atlantida e os problemas que tem tido a sua construçao
é uma pena, sera que este Novo ferry fosse privado daria tantos problemas ?
O Lobo Marinho da Madeira foi feito no mesmo lugar e nao deu tantos problemas
Arpels March 15th, 2009, 10:10 PM ya tambem fiz essa analogia, coisa estranha!!
NewTomorrow March 16th, 2009, 03:08 AM este governo Açoriano ´e vadio, em vez de incentivar o transporte em carga rodada entre ilhas , que baixaria os custos dos produtos nao , faz um ferry onde nao entra um atrelado com um contentor.
.
NewTomorrow March 16th, 2009, 03:26 AM Quarta-feira, 11 de Março de 2009
Atlântida falha teste de mar.
http://2.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/SbhDWB-bfCI/AAAAAAAAIuI/bO66uigxl5I/s400/1++atl%E2%82%AC.jpg
As inspecções detectaram um problema de estabilidade no navio e para resolver, se adicionou 300 toneladas de lastro e um cinturão á volta do navio que alteram a velocidade, que não chega á prescrita no contrato e aumenta o calado de 4,5 para 5 mts, o que criará problemas nos portos de Santa Maria e São Jorge.Tudo envolto em grande segredo e escassa informação oficial.
http://4.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/Sbg9RuiLNgI/AAAAAAAAIt4/-f0Gipvyj8k/s400/3+atl.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/Sbg9EuUma8I/AAAAAAAAItw/Br41Tbhy2p0/s400/2+atl.jpg
Depois de um atraso consideravel ( nove meses ) os estaleiros de Viana do Castelo entregará o ferry á Atlanticoline com uma penalização económica que não cobre sequer o aluguer dos navios que efectuaram o serviço de sustituição nos Açôres.Tudo isto caso consiga superar as provas de mar, dado que as efectuadas na segunda-feira dia 9 tiveram resultado negativo devolvendo o navio ao porto por não obter os 18-19 nós previstos por falhas nas máquinas.
http://1.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/SbhDfO1W7gI/AAAAAAAAIuQ/5-BbPR8DHCA/s400/4atl%E2%82%AC.jpg
(Texto e Fotos via Blog Sergio@Cruisers)
NewTomorrow March 17th, 2009, 09:13 AM Ferry falha testes
'Atlântida' deveria ter sido entregue ao armador Atlânticoline em Maio de 2008
Data: 16-03-2009
http://www.dnoticias.pt/diario/fotos/160309/dn0401070101.jpg
O novo navio ferry 'Atlântida', do armador açoriano Atlânticoline, S.A., está de novo envolto em polémica, depois de o mesmo ter falhado os testes de mar realizados na passada segunda-feira.
Com efeito, este navio que está ser construído de raiz nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), não passou na prova de mar que ocorreu ao largo de Viana do Castelo, desta feita, ao que tudo indica, devido à falha de um gerador. O navio, que deveria atingir a velocidade de 19 nós, apenas conseguiu navegar a cerca de 13 nós, menos seis do que os projectados.
Encomendado no ano de 2006 pelo armador Atlânticoline aos ENVC, o ferry deveria ter sido entregue em Maio do ano passado (adiado depois para Setembro de 2008) mas as falhas graves verificadas no decorrer dos primeiros testes de mar (realizados no Verão de 2007), nomeadamente ao nível da sua estabilidade em avaria, obrigaram a correcções, as quais levaram ao aumento do lastro do navio. Esta poderá ser uma das razões que também contribuíram para o facto de o navio não ter conseguido atingir a velocidade contratada.
Segundo conseguimos apurar, as várias alterações efectuadas no navio terão provocado, igualmente, uma redução na sua lotação, o que a confirmar-se, o 'Atlântida' poderá apenas transportar cerca de 500 passageiros, menos 250 do que os propostos no projecto inicial.
Sem capacidade de carga rodada
Se, na prática, as falhas detectadas resultaram em sucessivos atrasos na entrega do navio ao armador, outras questões são colocadas ao nível do projecto bem como das alterações efectuadas. Com efeito, para além do facto de o navio poder ficar impedido de praticar alguns portos dos Açores - devido ao aumento do seu calado em cerca de meio metro -, a questão do combustível escolhido também não é pacífica. Na realidade, a decisão da utilização do gasóleo, em vez do IFO 380, irá aumentar os custos da operação. A título de exemplo, recorde-se que o ferry 'Lobo Marinho' utilizou inicialmente gasóleo, uma situação que foi alterada há dois anos, passando os seus motores, desde então, a carburar com IFO 380.
Por fim , de referir que este ferry não está preparado para receber trelas/contentores, uma situação que poderá ser entendida como de proteccionista ao transporte de carga em navios porta-contentores.
DNoticias Madeira
Mathmos July 15th, 2009, 03:35 PM Estás enganado "NewTomorrow", se não sabias deverias ter pesquisado, o ferry da Porto Santo line (Lobo Marinho) foi construído em vários Países: O casco do Lobo Marinho foi construído num estaleiro naval militar na Russia, com o mesmo material e soldadura com que são feitos os navios de guerra Russos, só depois foi rebocado para os estaleiros navais de Viana do Castelo. Já os interiores foram construídos em Itália e o motor na Alemanha, só a montagem destes últimos e tudo o resto é que foi realizado nos estaleiros navais de Viana do Castelo tal como as vistorias e manutenção anuais (contratualizadas).
Carlosmoya July 25th, 2009, 06:47 PM olha olha... os Açores a fazerem-se ver! muito bem!
para quando ligações assim aqui no continente? (por terra claro) excepto Lisboa, porque a capital já um Portugal à parte!
cump ;)
pai nosso August 11th, 2012, 11:21 AM in "Jornal de Notícias"
Estaleiros de Viana: Trabalhadores apelam a boicote de produtos dos Açores
A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) apelou hoje ao boicote dos produtos dos Açores face ao novo concurso internacional lançado pelo Governo Regional para fretar navios, quando o "Atlântida" continua ancorado.
"Esses senhores [Governo Regional dos Açores] não precisam de nada do continente. O boicote serve para não andarem a gozar com os impostos dos portugueses", afirmou hoje António Costa, coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) dos ENVC.
Após rescindir o contrato com os ENVC, por uma diferença de um nó na velocidade máxima do ferryboat "Atlântida", a Atlânticoline gastou 21 milhões de euros no fretamento de dois navios ao armador grego Hellenic Seaways para as ligações sazonais inter-ilhas, durante três anos, até 2012.
azoresshop August 12th, 2012, 03:29 PM ^^ Vai servir de muito vai... :lol: Os portugueses sem saberem, estão a consumir a produtos dos Açores nas marcas brancas.
|
|