View Full Version : A expansão dos shoppings cariocas

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 05:31 AM
Mega-reportagem da Veja Rio sobre os shoppings cariocas:
dados, reformas, expansões e outras novidades!

Rumo às compras

Para cativar 1 milhão de consumidores
que diariamente circulam por suas quase
6 000 lojas, os 31 shoppings cariocas estão
investindo 550 milhões de reais em reformas
e obras de expansão. Em troca, esperam
faturar 8 bilhões em 2008

Sofia Cerqueira e Alessandra Medina

Fernando Lemos
http://vejabrasil.abril.com.br/ehoje/Image/rio-de-janeiro/230408/cidade1.jpg
BarraShopping: 35 milhões de reais em obras que incluíram clarabóias para trazer luz natural

A carioca Ana Paula Peixoto, de 33 anos, passa os dias batendo perna nos corredores do NorteShopping, o maior complexo de consumo da cidade, com 240 000 metros quadrados de área construída. Não carrega sacolas de compras. Com o olhar treinado de quem já trabalhou nos hotéis Copacabana Palace e Caesar Park, observa se há manchas no chão, lâmpadas queimadas, paredes sujas e falta de papel nos banheiros. Ela foi contratada no início do mês para ser governanta de mall. A função, recém-criada e inspirada na área hoteleira, é só uma das inovações de um mercado que não pára de investir em serviços, ampliar seus domínios e atrair cada vez mais consumidores. "Nosso setor está em franco crescimento", atesta Marcelo Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). "Os shoppings nunca estiveram tão capitalizados e a economia, tão favorável."

Fernando Lemos
http://vejabrasil.abril.com.br/ehoje/Image/rio-de-janeiro/230408/cidade2.jpg
Jardins floridos: aberto em 1982, o Fashion Mall faz reformas e investe em paisagismo

Essa pujança pode ser medida em números. Dos 367 shoppings no país, 31 ficam na cidade do Rio de Janeiro, com 1,8 milhão de metros quadrados construídos, 5 980 lojas, 1 218 bares e restaurantes e 130 das 168 salas de cinema da capital. A cada dia, eles atraem em torno de 1 milhão de pessoas. Em 2007, faturaram 7 bilhões de reais. É muito dinheiro. Como comparação, no ano passado a arrecadação da prefeitura, incluindo impostos e repasses de verba, ficou em 10 bilhões de reais. De acordo com a Abrasce, as vendas cresceram 16% no ano passado. E, pela disposição dos centros de compras em promover melhorias, o vaivém tende a aumentar. Entre expansões e reformas, os principais shoppings cariocas estão investindo cerca de 550 milhões de reais – o equivalente a duas vezes o que o governo do estado deve gastar para ligar a Estação Cantagalo, em Copacabana, à Praça General Osório, em Ipanema.

Fernando Lemos
http://vejabrasil.abril.com.br/ehoje/Image/rio-de-janeiro/230408/cidade5.jpg
Expansão para baixo: o Shopping Tijuca construiu um novo andar no subsolo

O boom de investimentos e mudanças nos paraísos do consumo tem explicação. Nos últimos dois anos, vários empreendedores de shoppings abriram capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), captando 7,5 bilhões de reais. Algumas empresas se associaram a grupos estrangeiros. Um exemplo é a BRMalls, que comprou a Ecisa Engenharia e se uniu ao Grupo GP e ao fundo americano Equity Internacional. Hoje tem 31 shoppings, seis deles no Rio, entre os quais o NorteShopping e o Fashion Mall. "O setor, antes muito familiar, está mais profissional e com dinheiro em caixa", diz o presidente da BRMalls, Carlos Medeiros. "O mercado impõe uma modernização constante. Quem não acompanha está morto", afirma Antonio Horacio, superintendente do Nova América, em Del Castilho. Administrado pelo grupo Ancar, que se juntou à canadense Ivanhoe Cambridge, o shopping investirá 50 milhões de reais em obras de expansão. "Com todo mundo se mexendo, não adianta só pensar na infra-estrutura, num mix de lojas completo e na segurança", observa o presidente da Abrasce, à frente também da Ancar Gestão, que cuida de onze shoppings pelo país, entre eles os Rio Design Barra e Leblon. "É preciso oferecer algo mais."

Fernando Lemos
http://vejabrasil.abril.com.br/ehoje/Image/rio-de-janeiro/230408/cidade4.jpg
Com ares de Rio antigo: o Nova América vai ampliar área externa para bares e restaurantes

Os shoppings, um tipo de estrutura criada na década de 50 nos subúrbios americanos, hoje têm múltiplo uso. Além de centros de comércio, viraram enormes complexos de serviço e entretenimento. Segundo pesquisa da Abras-ce, 86% deles têm cinemas; 68%, jogos eletrônicos; 53%, parques internos; e 15%, boliches. A Associação de Shoppings também traçou um perfil de seus freqüentadores: no Rio, 58% dos clientes são mulheres e o tempo médio de permanência neles é de 73 minutos (veja quadro abaixo). O público acompanhou, nos últimos anos, a mudança na sua arquitetura. Em 1980, quando foi inaugurado o Rio Sul, considerado o primeiro shopping da cidade nos moldes atuais, a estrutura era a de uma caixa de concreto, com sinalização deficiente, raríssimos espaços para descanso e corredores sem iluminação natural. A idéia era que o consumidor perdesse a noção do tempo e gastasse, gastasse... "Hoje eles são arejados, com materiais claros, letreiros em três idiomas e paisagismo", ressalta Liliane Dutra, superintendente do shopping em Botafogo, que está investindo 55 milhões de reais em obras de revitalização.

Serviços exclusivos e atenção aos detalhes estão em alta. "Temos uma agenda de eventos de moda, criamos uma fragrância e lançamos uma trilha sonora especial para o shopping", enumera Mônica Orcioli, superintendente do Shopping Leblon. O caçula do setor no Rio, aberto em 2006, pertence à holding Alliansce, que se uniu ao grupo americano General Growth Properties. Após um investimento de 300 milhões de reais, a expectativa era que ele, em três anos, atraísse 600 000 pessoas por mês. "Em um ano alcançamos esse número", vibra a superintendente. Ali, seguindo uma tendência no segmento, os funcionários que lidam com o público foram treinados por uma empresa do ramo hoteleiro. Nos shoppings Rio Design, vários profissionais fizeram um curso dado por professores de uma faculdade de turismo. O Fashion Mall, a exemplo do NorteShopping, está contratando uma governanta de mall.

O estado do Rio, com 49 centros de comércio e lazer, ocupa o segundo lugar no país em número de shoppings – atrás de São Paulo, com 122 unidades. Até o fim de 2009, serão entregues mais três: um em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; outro em Macaé, no norte do estado; e um terceiro em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Sem falar de projetos em curso para Campos e Sulacap, na Zona Oeste. É realmente um mundo cada vez maior.

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 05:36 AM
Continuação...

Números do gigantismo

Há 367 shoppings no país, 31% a mais do que em 2000. Até o fim do ano, serão abertos mais quinze. Em 2007, eles faturaram 58 bilhões de reais.

No estado do Rio existem 49 shoppings. Só na capital são 31, que atraem 29 milhões de pessoas por mês e geram 80 000 empregos diretos.

O faturamento desse comércio no município atingiu 7 bilhões de reais no ano passado.

Os shoppings cariocas, que juntos ocupam 1,8 milhão de metros quadrados de área construída, reúnem 5 980 lojas, 1 218 bares e restaurantes e 130 salas de cinema.

No estado há três novos complexos em construção, em Macaé, Duque de Caxias e Cabo Frio.

58% do público carioca que vai a esses lugares são mulheres, 37% têm entre 20 e 29 anos e 51% concluíram o ensino médio.

64% dos clientes visitam um shopping semanalmente; 30%, quinzenalmente ou mensalmente; e 6%, de forma eventual.

Fazer compras é a motivação principal de 40% das pessoas que entram em um centro comercial. Outros 20% vão para passear; 11%, em busca de serviços; 10%, para pagar contas; 7%, por causa da praça de alimentação; 6%, para encontrar pessoas; e 3%, para lazer.

O tempo médio de permanência é de 73 minutos.

Os meios de transporte mais usados são ônibus e metrô, que conduzem 40% dos clientes. Outros 30% chegam de carro ou moto; 27%, a pé; e 3%, de outras formas.

Fonte: abrasce (associação Brasileira de Shopping Centers)

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 06:04 AM
Notem as "novidades"

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejarj/230408/cidade6a.jpg
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejarj/230408/cidade6b.jpg
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejarj/230408/cidade6c.jpg
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejarj/230408/cidade6d.jpg

zeh
April 20th, 2008, 03:38 PM
^^ bem nao li tudo, depois leio... mas já viram o tal hotel do Rio Sul que eu havia mostrado um tempo atrás...

andre2907
April 20th, 2008, 05:02 PM
Engraçado esse negócio de 'serviços adicionais' do Shopping Tijuca mencionando o Outback quando, de fato, o Shopping Leblon e o Barra Shopping também o tem. Sem falar que Outback não é serviço adcional até onde eu sei ._.

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 06:34 PM
Hummm... esse tópico era pra estar em notícias. Agora que vi que coloquei no lugar errado. Se der pra algum moderador mudar, agradeço.

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 06:35 PM
^^ bem nao li tudo, depois leio... mas já viram o tal hotel do Rio Sul que eu havia mostrado um tempo atrás...

Se esse hotel for mesmo construido, será uma marco arquitetônico para o Rio. Não há na cidade nenhum outro edifício com arquitetura tão moderna.

Patrick-RJ
April 20th, 2008, 06:36 PM
Alguém sabe que projetos são esses pra Sulacap e Campos?

zeh
April 20th, 2008, 07:41 PM
Se esse hotel for mesmo construido, será uma marco arquitetônico para o Rio. Não há na cidade nenhum outro edifício com arquitetura tão moderna.

espero que saia logo, fiquei triste em ver que não ha data para conclusao... Mas a obra tem licença...

Luiz Bazuca
April 20th, 2008, 08:36 PM
Para mim o Rio Sul é de longe o melhor shopping do Rio de Janeiro! Ficaria demais o hotel ali do lado.

RioSampa
April 20th, 2008, 11:11 PM
O Sulacap Shopping será ao lado do Carrefour e o de Campos será um Iguatemi.

GustavoMG
April 20th, 2008, 11:16 PM
vou te contar a verdade, uma das coisas que mais gosto no Rio são os shoppings! huahauhauahu

WallyP
April 20th, 2008, 11:18 PM
Adoro o comércio de rua do Rio, é um dos pontos fortes da cidade, tanto o de luxo quanto o popular. Infelizmente o carioca, principalmente do subúrbio e da Barra, adora um shopping. É tudo uma questão cultural e pessoal. Eu não gosto, mas as vezes preciso ir no shopping comprar alguma coisinha.
Quero logo um render bacana desse hotel do Rio Sul..ai ai ai...Como o terreno é relativamente pequeno, ele deve ir mais pra vertical né...ui. Moderninho e altinho, seria excelente.

Luiz Bazuca
April 20th, 2008, 11:39 PM
^^

Eu também sou muito mais o comércio de rua, acho os Shoppings até bregas, cinema de shopping então é triste... Mas tem gente que gosta. Vou muito pouco, esse ano só fui uma, quando fui comprar um tênis :lol:
Acho que a galera da Zona Sul vai pouco ao shopping devido ao estilo de vida, é bom andar por essas ruas, encontrar os amigos, parar no bar e beber uma cerveja. Acho que o clima praiano leva uma descontração às ruas que não vemos em outras cidades.

Patrick-RJ
April 21st, 2008, 06:09 AM
O Sulacap Shopping será ao lado do Carrefour e o de Campos será um Iguatemi.

Valeu pela informação!

E valeu aos moderadores por terem movido o thread!

BR-RJ
April 22nd, 2008, 03:22 AM
O Norte Shopping está maravilhoso, apesar de um certo preconceito por parte de moradores de pontos nobres da cidade por ser no subúrbio(bairro do Cachambi), é de longe o com mais opções de lazer e serviços, além das mais variadas lojas.Talvez só possa rivalizar com o Barra Shopping.O Rio Sul é perfeito para comer, mas para lazer acho muito sem graça.O Shopping Leblon é vazio, só madames ricas frequentam, se resume à boutiques de luxo, uma praça de alimentação fraca e o cinema.O Nova América apesar de um pouco pequeno, é muito aconchegante e tem boas opções.Palavra de um frequentador assíduo de shopping hehehe!!

Patrick-RJ
April 22nd, 2008, 06:04 AM
O Norte Shopping está maravilhoso, apesar de um certo preconceito por parte de moradores de pontos nobres da cidade por ser no subúrbio(bairro do Cachambi), é de longe o com mais opções de lazer e serviços, além das mais variadas lojas.Talvez só possa rivalizar com o Barra Shopping.O Rio Sul é perfeito para comer, mas para lazer acho muito sem graça.O Shopping Leblon é vazio, só madames ricas frequentam, se resume à boutiques de luxo, uma praça de alimentação fraca e o cinema.O Nova América apesar de um pouco pequeno, é muito aconchegante e tem boas opções.Palavra de um frequentador assíduo de shopping hehehe!!

Gosto do Norte Shopping, apesar de ser da ZS. Realmente é ótimo, tanto pra comer, quanto pra lazer e diversão. Acho que falta só dar uma reformada na parte mais antiga dele.O Rio Sul, o que gosto é o formato dele, acho bem prático... ótimo pra compras!

lord_froog
April 22nd, 2008, 06:08 AM
Os shoppings estõa se matando por clientes e gastando muito!!
ötimo para nos!!
Valeu pelo thread Patrick

Patrick-RJ
April 22nd, 2008, 06:12 AM
Os shoppings estõa se matando por clientes e gastando muito!!
ötimo para nos!!
Valeu pelo thread Patrick

De nada... disponha! :)

GustavoMG
April 22nd, 2008, 06:07 PM
Não estou entendendo essa resistência toda com os shoppings. Realmente é mais harmônico e charmoso o comércio de rua de Ipanema e Leblon, mas os shopping são extremamente convenientes. Há ESTACIONAMENTO (coisa rara nos bairros comerciais mais requisitados das grandes cidades brasileiras PRINCIPALMENTE no Rio), segurança e o conforto de ter todo um mix de lojas para te atender. Em cidades como o Rio, que são muito quentes, um shopping é mil maravilhas. Ao invés de ficar andando nas ruas com um calor batendo quase 40ºC nos quentes dias de verão, você passeia pelos corredores com ar condicionado dos shoppings. Fora violência, por mais que na zona sul do Rio seja menor, andar com compras caras na rua, você ainda corre o risco de ser assaltado.
Fazer atividades ao ar livre no Rio, PRA MIM, só para lazer (correr, nadar, tomar sorvete), pois o resto fazer qualquer coisa no calorão dessa cidade (assim como qualquer outra cidade de clima quente) é um BOSTA!!

GustavoMG
April 22nd, 2008, 06:08 PM
PS: Fora que os Shoppings do Rio são os mais estilosos.... Se os cariocas vissem os shoppings de BH infartariam, pois são bem ao estilão americano mesmo (exceto pátio savassi)

GilsonBarros
April 22nd, 2008, 09:53 PM
Ficou de fora desta reportagem a expansão do West Shopping em Campo Grande
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADW5x-B1_-Rvxa4wsnsEekizVh3v6Ii7fZ5vBKrCsCuS9sz-77Tntw5_VZJooyUwafk8aPrG_qrx23ZBMATjwkZAJtU9VCddd4Eh--bJtgWjwzqwQM2bNmbFA.jpg

Por falta de espaço no prédio principal, novos prédios estão sendo construídos em frente. Eles abrigarão : estacionamento, um home center. E ainda todo um setor de entretenimento gigantesco com mega boliche e cinemas stadium.

Patrick-RJ
April 22nd, 2008, 11:13 PM
^^
Legal! Valeu pela contribuição! :okay:

Danollive
April 23rd, 2008, 12:54 AM
Não estou entendendo essa resistência toda com os shoppings. Realmente é mais harmônico e charmoso o comércio de rua de Ipanema e Leblon, mas os shopping são extremamente covenientes. Há ESTACIONAMENTO (coisa rara nos bairros comerciais mais requisitados das grandes cidades brasileiras PRINCIPALMENTE no Rio), segurança e o conforto de ter todo um mix de lojas para te atender. Em cidades como o Rio, que são muito quentes, um shopping é mil maravilhas. Ao invés de ficar andando nas ruas com um calor batendo quase 40ºC nos quentes dias de verão, você passeia pelos corredores com ar condicionado dos shoppings. Fora violência, por mais que na zona sul do Rio seja menor, andar com compras caras na rua, você ainda corre o risco de ser assaltado.
Fazer atividades ao ar livre no Rio, PRA MIM, só para lazer (correr, nadar, tomar sorvete), pois o resto fazer qualquer coisa no calorão dessa cidade (assim como qualquer outra cidade de clima quente) é um BOSTA!!

concordo com vc.

WallyP
April 23rd, 2008, 09:40 PM
Acho que não ando nessa cidade então.
Adoro andar nas ruas, nunca tive problemas Pra mim isso é exagero e frescura, me desculpe.
No verão realmente, nos dias mais quentes, realmente as vezes é incomodo, mas felizmente não são todos dias que fazem esse calor de rachar no verão. Hoje mesmo o tempo está lindo, um solzão, e suuuuper fresquinho...digno de parar pra comer no cone ali em Ipanema, e ficar de bobeira.

Dreh
April 23rd, 2008, 11:04 PM
Prefiro mil vezes fazer compras nas lojas de rua. Em shopping é tudo muito novinho, moderninho, parece tudo de plástico, até a diversão é meio que plastificada. Não existe aquele lugar clássico e aquela loja histórica que é praticamente patrimônio da cidade.
Apesar do crescimento dos shoppings, o comércio de rua é e sempre será parte do estilo de vida carioca. As lojas estão se multiplicando pelas principais vias comerciais da cidade. Tanto as sofisticadas quanto as populares. E o mais impressionante é que até mesmo as lojas populares estão estilosas. Outro dia eu estava observando a Av. Nsa. Sra. de Copacabana. As lojas estão todas sendo reformadas com letreiros e decorações novas. Sem contar o comércio do centro do Rio, de Ipanema e Leblon. Todos muito fortes e variados. Acha-se de tudo. As ruas vivem lotadas de gente comprando e a cidade cada vez mais viva.

zeh
April 25th, 2008, 07:14 PM
Pra que amendoeiras pelas ruas... Para que servem as ruas...

GustavoMG
April 26th, 2008, 03:36 AM
Acho que não ando nessa cidade então.
Adoro andar nas ruas, nunca tive problemas Pra mim isso é exagero e frescura, me desculpe.
No verão realmente, nos dias mais quentes, realmente as vezes é incomodo, mas felizmente não são todos dias que fazem esse calor de rachar no verão. Hoje mesmo o tempo está lindo, um solzão, e suuuuper fresquinho...digno de parar pra comer no cone ali em Ipanema, e ficar de bobeira.
ja fui no Rio no inverno e realmente é BEM agradável. na verdade fui em setembro numa frente fria fortíssima que teve ai, senti ate um friozinho, mas na maioria das vezes o Rio é muito quente pra quem é de fora. vcs cariocas atté que se acostumam com o calor, por isso as vezes dias quentes para mineiros e paulistas podem ser ate frescos para cariocas, mas no geral a maior partye do tempo é BEM quente e úmido

WallyP
April 26th, 2008, 04:12 AM
hahahahah..o nordeste deve ser insuportável pra vocês vindo de clima temperado.

WallyP
April 26th, 2008, 07:29 AM
Ahhh nem é tanto assim vai....no inverno o Rio tem até máximas menores que BH.

http://img131.imageshack.us/img131/9660/tempowc9.jpg

Isso deve dar no máximo uns 3ºc de diferença de temperatura. Isso nem dá pra sentir direito, bah.
Dá muito bem pra passear na rua com uns 23ºc...

Bruno BHZ
April 26th, 2008, 08:21 AM
Ahhh nem é tanto assim vai....no inverno o Rio tem até máximas menores que BH.

http://img131.imageshack.us/img131/9660/tempowc9.jpg

Isso deve dar no máximo uns 3ºc de diferença de temperatura. Isso nem dá pra sentir direito, bah.
Dá muito bem pra passear na rua com uns 23ºc...

Ah, mas umidade também influi bastante na sensação de calor

Essa sua tabela meio "arredondada demais" me despertou certa curiosidade e fui conferir no http://www.cptec.inpe.br, que tem dados mais certinhos...

Bem, pelos registros de lá:

- Em média a temperatura mínima em Belo Horizonte é 4,3ºC abaixo da carioca. A menor diferença é de 2,7ºC em outubro. E em 5,3ºC em maio, junho e julho - BH entre 13,3 e 15ºC, Rio entre 18ºC e 20ºC.

- A média das máximas do Rio é praticamente a mesma de BH: apenas 0,11ºC superior. A máxima do Rio é de 0,5º a 1,5º mais alto durante o ano todo, exceto na primavera, quando fica de 1ºC a 2ºC abaixo, o que acaba compensando.

-----------------
O que EU achei depois de dar essa "pesquisada".
É claro que BH tem um clima bem mais fresco, mas a diferença é mais durante fim de tarde, a noite, de manhã (ou seja, na mínima), do que durante o dia.

Realmente em cerca de metade do ano a média das máximos do Rio é beeeem agradável, não passando de 26 e pouco! Agora, claro, o Rio é mais úmido, o que muda bastante a percepção de calor, o que importa mesmo, na verdade. Aí tem uns dias de verão bem insuportáveis. Isso já impressiona ainda mais os visitantes, que normalmente vão lá nessa época.

Na média do ano as máximas foram iguais, praticamente, mas BH fica acima na primavera - o rio ainda fresco (25-26) e BH num 26,5ºC-27,5ºC só "gostosinho". E o Rio desfaz a diferença justamente no verão, indo para 30ºC enquanto BH está no já quente 28ºC. Deve ser por isso que pega essa imagem de calorzão. Na verdade a média das máximas do Rio só passa de 28 uns 4 meses por ano.

Eu achei as mínimas do Rio um pouco mais altas do que eu esperava, pensei que desciam mais no inverno. Por outro lado, eu não sabia que essas máximas mais agradáveis se extendiam tanto, pela primavera toda! Enfim, como o papo era sobre andar a pé de dia, acho que o GustavoMG deu a sua costumaz exagerada...

WallyP
April 26th, 2008, 08:56 AM
ahahahhah...eu não entendi nada Bruno..hahaha
enfim
Essa tabela aí eu vi em algum site e postei. Nem entendo disso. Só postei pq nem vi tanta diferenças de temperatura, exceto pelo fato das noites de bh serem consideravelmente mais frescas, até pela altitude.
=P Eu também acho exagero essa coisa de não andar á pé durante o dia.

Bruno BHZ
April 26th, 2008, 09:10 AM
:nuts: :laugh:

Eu tinha juntado os dados no excel, mas fiquei com preguiça de formatar, colocar de forma entendível, dar print-screen, recortar a parte interessante, salvar, hospedar... Preferi "descrever" algumas partes que achei interessantes... hehehehe É, fica mais "complicado" mesmo :X é a preguiça :cheers:

Patrick-RJ
April 26th, 2008, 04:55 PM
Adoro o outono aqui. Os últimos dias têm sido lindos, lindos, lindos... sol, mas fresquinho, com uma brisinha gostosa. Excelente pra passear nas ruas da cidade! :)

GilsonBarros
April 26th, 2008, 10:39 PM
Em compensação os últimos invernos, tem tido 'VERANICO",,, fazendo um calor desgraçado e ar super seco!

WallyP
April 26th, 2008, 11:10 PM
Eu tenho achado as noites bem agradáveis nos últimos invernos...temperaturas abaixo de 10ºc vem se tornando cada vez mais comum nos invernos.

GustavoMG
April 28th, 2008, 03:34 AM
ahahahhah...eu não entendi nada Bruno..hahaha
enfim
Essa tabela aí eu vi em algum site e postei. Nem entendo disso. Só postei pq nem vi tanta diferenças de temperatura, exceto pelo fato das noites de bh serem consideravelmente mais frescas, até pela altitude.
=P Eu também acho exagero essa coisa de não andar á pé durante o dia.

POR FAVOR, não me dizer que o Rio não é MUUUUITO mais quente do que BH!!! As duas cidade encontram-se em latitudes próximas e BH esta a´partir de 850m de altitude!!! Primeiro que a média no inverno de BH é de 13º de mínima de 24ºC máxima. não 14 e 25 como vc colocou. A nossa média do VERAO de temperaturas mínimas é equivalente as médiad de INVERNO no RIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Num vem com essa não . Não admitir que o Rio ´pe quente (n tem problema NENHUM NISSO) é BURRICE. Fora que seus dados não são confiáveis, pega lá no INMET ou Weather channel que tem os dados mensais do INMET. OUtra obs, é que o RIo possui VARIAS estações, portanto essa média de mínimas é da região MAIS FRIA da cidade (Alto da boa vista) Que por acaso nesse local as temperaturas FICAM longe das experimentadas pelos cariocas da zona sul, centro, barra, subúrbio e etc...

GustavoMG
April 28th, 2008, 03:35 AM
PS: A umidade FAZ TODA A DIFERENÇA! As vezes ta 27ºC em BH e vc ta de boa, outras vezes faz 25ºC no Rio e vc MORRE de calor!

GustavoMG
April 28th, 2008, 03:39 AM
Média do mês de JULHO no RIo (mais frio):
Máximas de 26ºC e mínimas de 18ºC.
Média do mês de dezembro em BH (inicio do verão)
Máximas de 27ºC e mínimas de 18º!
FONTE: WEATHERCHANNEL
http://br.weather.com/weather/climatology/BRXX0201 (Rio de Janeiro)
http://br.weather.com/weather/climatology/BRXX0033 ( Belo Horizonte)
longe de estar nas zonas temperadas, mas a média anual de BH é a média do mês mais frio do RIo (o que MUITO bom, pois no inverno o RIO é agradabilíssimo! Assim como BH é o ANO TODO!

GustavoMG
April 28th, 2008, 03:41 AM
Adoro o outono aqui. Os últimos dias têm sido lindos, lindos, lindos... sol, mas fresquinho, com uma brisinha gostosa. Excelente pra passear nas ruas da cidade! :)

CONCORDO! Outono e inverno no geral

WallyP
April 28th, 2008, 03:52 AM
ai meus deus......desculpa, me perdoe, eu imploro! Não me bata.

GustavoMG
April 28th, 2008, 04:13 AM
ai meus deus......desculpa, me perdoe, eu imploro! Não me bata.

tudo bem!

Tico_ES
April 29th, 2008, 04:12 PM
Eu me amarro no Rio Sul e no Fashion Mall...esse hotel no Rio Sul é show!

Quente ou frio, inverno ou verão! Bora TORRAR! Hahahahaha

Patrick-RJ
April 30th, 2008, 05:34 AM
^^
Pro Rio Sul ficar perfeito, só falta eles construirem logo os novos cinemas. Esses velhos são TERRÍVEIS!