View Full Version : [BH] CBTU inaugura Estação de Integração Vilarinho

Tiago Costa
April 20th, 2008, 02:27 PM
CBTU inaugura Estação de Integração Vilarinho

18/04/2008

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inaugura amanhã (17/04), às 15:00h, o Terminal de Integração Vilarinho, maior obra do sistema intermodal de transporte coletivo (metrô/ônibus) operado pela Companhia, em cinco Estados do País, e a primeira do gênero a ter a administração integrada em parceria com a iniciativa privada. Todo o complexo arquitetônico da estação está orçado em R$ 112 milhões, dos quais R$ 33,3 milhões já foram investidos pelo Governo Federal.

A expectativa é de que o número de passageiros na nova estação de integração chegue a 14 mil usuários/dia, elevando o total de embarques diários do metrô para cerca de 180 mil. Atualmente, a estação Vilarinho opera com uma demanda de cerca de 20 mil usuários/dia. Estima-se que em plena operação a movimentação de passageiros em Vilarinho seja de, aproximadamente, 100 mil usuários/dia, incluindo os embarques operados via ônibus.

Incorporando a política de redução do tráfego de veículos privados e de ônibus em circulação nos corredores das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e área central de Belo Horizonte, a estação vai ocasionar a redução de cerca de oito mil viagens/dia de ônibus, provocando a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera e a melhoria da qualidade de vida e das condições dos usuários do transporte coletivo urbano.

O sistema "park and ride", que utiliza o conceito de estacionamento integrado, vai incentivar a população a deixar o veículo estacionado numa das vagas disponíveis e utilizar o transporte coletivo ônibus/metrô para os demais deslocamentos.

O Terminal

Com mais de 62,7 mil metros quadrados e capacidade para movimentação diária de mais de 400 ônibus/hora, o Terminal de Integração Vilarinho está situado no vetor Norte de Belo Horizonte e tem amplas possibilidades de acesso pelas avenidas Cristiano Machado, Dom Pedro I e Vilarinho. O empreendimento fica próximo à Linha Verde e ao Centro Administrativo do Estado, este último, em implantação no antigo Jockey Serra Verde, com previsão de inauguração em 2011, e que vai concentrar mais de 27 mil pessoas, entre funcionários e prestadores de serviço. Quando em plena operação, a estação de integração deve beneficiar uma população estimada em mais de um milhão de pessoas em sua área de abrangência.

O novo terminal atenderá diretamente pelo menos 18 bairros da capital mineira e oito municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, entre eles: Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Confins e Matozinhos.

Todo o empreendimento da Estação de Integração Vilarinho está licenciado ambientalmente e o terreno, com mais de 81,4 mil m², está enquadrado como Zona de Grandes Equipamentos, como prevê o Plano Diretor de Belo Horizonte, o que o torna apto a receber expressivos empreendimentos dos mais variados gêneros e portes.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=5929

Inconfidente
April 20th, 2008, 02:29 PM
:nocrook:
Meio do ano vou lá!

JPBrazil
April 20th, 2008, 03:54 PM
^^

Passa nas obras do novo centro administrativo e tira umas fotos pra gente lá :okay:

Inconfidente
April 22nd, 2008, 03:11 AM
^^ Não exagera né. O novo CE vai ser mais longe... :(

Bruno BHZ
April 22nd, 2008, 03:13 AM
Magavilha!!

Acho que agora minha empregada vai fazer "baldeação" nessa estação aí.

Poxa, eu quero ver é o shopping que vão fazer em cima inagurado logo!!

observador_bh
April 22nd, 2008, 05:18 AM
Magavilha!!

Acho que agora minha empregada vai fazer "baldeação" nessa estação aí.

Poxa, eu quero ver é o shopping que vão fazer em cima inagurado logo!!

Se souberem direcionar, este shopping tem tudo para "bombar" em vendas, atendendo à população flutuante que virá com o Centro Administrativo.
Além de vir a ser o centro de compras mais próximo, muitos funcionários utilizarão sistema de transporte coletivo para chegar ao CAE e com certeza farão baldeação nessa estação.

dfbm
April 22nd, 2008, 05:38 AM
^^

Concordo.

O interessante é que mesmo assim a licitação se arrastou um tempão por causa de falta de interessados.

Landerson Egg
May 3rd, 2008, 11:54 PM
passei por lá 3 dias depois da inauguração e nada de ônibus nas plataformas de integração!?!?!?

Astronauta
May 4th, 2008, 12:48 AM
^^ Não exagera né. O novo CE vai ser mais longe... :(
O Novo CA não é longe nada :rant: :lol:
Mas eu tenho umas fotinhos bem ruinzinhas dos guindastes e fundações, tô pensando se vou ter coragem de parar lá e conseguir fotos decentes. É bem interessante aquele 'canteirão' que virou o Serra Verde.

Citação de um popular no ônibus:

"Tá vendo aquela obra ali? Vai ser a sede do governo. Mas não vão tirar o laguinho, pois é onde o governador vai passear de jet ski...." :lol: