View Full Version : Reabertura da BR 364 começa nesta terça-feira
dricobel April 22nd, 2008, 11:42 PM http://i279.photobucket.com/albums/kk154/drico-bel2/br364-capa1111.jpg RIO BRANCO - Com o objetivo de ligar Sena Madureira a Feijó, no verão, o Governo do Estado, inicia nesta terça-feira, 22, a reabertura da BR 364. Pelo décimo ano consecutivo o governo realiza a ação para tirar do isolamento os moradores da região.
De acordo com o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre, o processo será feito pelas cinco empresas vencedoras das licitações para a construção da BR-364 de Sena Madureira a Feijó (Canter, JM, Construmil, Etam e Fidens), onde cada uma deverá assegurar a trafegabilidade em seu trecho. Este trabalho coincide com a mobilização dos equipamentos e a instalação dos canteiros de obras. O trabalho foi dividido em três frentes de serviço. A primeira reabre o trecho de Sena ao rio Purus; a segunda frente atua do rio Purus ao igarapé Jurupari e a terceira fica encarregada do trecho do igarapé Jurupari a Feijó.
Interligação Sena/Feijó
Cerca de 300 trabalhadores atuarão no trabalho sendo utilizados 84 equipamentos, além de quatro balsas que entram em funcionamento nos rios Purus, Envira, Tarauacá e Juruá.
Marcus Alexandre destaca ainda que até o dia 14 de maio o acesso a Manuel Urbano estará reaberto. A interligação Sena/Feijó se dará na data prevista de 25 de junho. "Trabalhando em três frentes e com cinco empresas, esperamos conseguir concretizar a reabertura uma semana antes do habitual", disse o diretor-presidente do Deracre.
Para o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhes, a reabertura deste trecho da BR 364 diminui as dificuldades das comunidades dos Vales do Purus e Juruá. "A reabertura significa o rompimento do isolamento das pessoas", enfatizou o secretário de articulação, Carlos Alberto.
Fonte: /foto: Agência Acre - SK
BR 364 April 23rd, 2008, 01:35 AM Duas dúvidas:
1. Esse trecho Sena/Feijó será pavimentado ou vão apenas torná-lo trafegável até o próximo período de chuvas? Como é que funciona isso?
2. Além desse trecho, existe algum outro trecho sem asfalto entre Cruzeiro e Rio Branco? Ou só falta esse trecho pras duas ficarem inteligadas por asfalto?
HSilva April 23rd, 2008, 04:50 AM Duas dúvidas:
1. Esse trecho Sena/Feijó será pavimentado ou vão apenas torná-lo trafegável até o próximo período de chuvas? Como é que funciona isso?
2. Além desse trecho, existe algum outro trecho sem asfalto entre Cruzeiro e Rio Branco? Ou só falta esse trecho pras duas ficarem inteligadas por asfalto?
Até onde sei Sena Madureira/Feijó é o pior trecho dessa rodovia, foi aberto pelo exército na década de setenta e nunca houve tentativa de pavimentação (até o atual governo) nem manutenção que permitisse o tráfego no período chuvoso. O solo é argiloso e o leito da rodovia está em trechos alagadiços pelos inúmeros rios e igarapés da região. Esse "barro mole" que forma o solo da região costuma ser chamado de "tabatinga", é uma argila de cor clara e "liguenta", inclusive a população local usa esse barro para fazer o velho "fogão de barro", parece aquela argila para fazer cerâmica/artesanato. Pavimentar essa estrada está sendo considerada uma operação de guerra. A logística consiste em estocar parte do material a ser usado na construção como brita, cimento, cascalho, areia, maquinários... no período de inverno (chuvoso) para começar os trabalhos no período do verão (seco). Em outros trechos, parte desse material veio de Porto Velho e Manaus pelo rio Madeira ou outros grandes rios (Juruá, Purus...) por balsas até chegar em rios menores, ser transferido para embarcações menores e chegar as cidades próximas aos canteiros de obras. Tudo isso tem que ser feito nos meses de pico das chuvas quando os rios permitem o tráfego das balsas, depois tudo precisa ser usado nos poucos meses que não chove quando é possível tocar as obras. Qualquer atraso nesse "esquema" , já era... Em épocas passadas toneladas de cimento "pedraram" por não terem sido usadas a tempo, barcas ficaram encalhadas porque os rios baixaram, maquinário ficaram no meio do caminho... o dinheiro tem que ser liberado no ano anterior ao início da obra, ou seja tudo precisa ser muito bem planejado. Apesar desse trecho ser considerado o mais difícil, há uma vantagem em relação a outros trechos, pois há asfalto de Rio Branco à Sena Madureira (margem do Rio Purus), assim uma carreta de brita que vem de Porto Velho pode ir rapidamente até Sena e lá deve ser usada outra logística para os canteiros de obras mais distantes. Não há pedra ou outro material que dê resistencia ao piso da estrada na região, em boa parte dos trechos já pavimentados, foi misturado cimento ao cascalho para dá alguma resistência. Agora imagina o custo da pavimentação dessa estrada por cada quilômetro! Há quem defenda que em vez da pavimentação seria menos dispendioso fazer uma ferrovia; há quem diga que quando a pavimentação terminar já vai precisar ser refeita! Jornais daqui divulgaram ano passado que nos anos setenta o exército enterrou troncos de árvores para tentar dá sustentação ao piso da rodovia, que anos depois, apodreceram e aí ...imagina o que aconteceu. O ex governador Jorge Viana que começou a pavimentação a partir de Cruzeiro do Sul em direção à Rio Branco disse certa vez que para pavimentar essa estrada "tinha que dá uma de doido"! Que a pavimentação vai sair até 2010 como o governo anuncia, eu acredito que vai, agora quanto tempo vai durar... Imaginem o estrago que uma carreta ou caminhão bem pesado passando nessa estrada no período de chuva vai fazer no pavimento. De Cruzeiro do Sul à Feijo já foi tudo ou quase tudo pavimentado e já há trecho precisando de recuperação.
Davizão AC April 23rd, 2008, 05:17 AM Bom, o HSilva já falou tudo. Atualmente o único trecho ainda não pavimentado é entre Sena Madureira e Feijó.
Vale comentar também que fomos abençoados com talvez o pior solo do mundo :D heheh
como o HSilva falou, é aquele barro grudento mesmo, vc pega neles e parece aquelas "geleínhas" que há alguns anos era comum ver crianças brincando com elas
Rafael_Rosato April 23rd, 2008, 09:19 AM Gente, Cruzeiro do Sul tem ligação por terra com o Peru?? :D
HSilva April 23rd, 2008, 04:26 PM Gente, Cruzeiro do Sul tem ligação por terra com o Peru?? :D
Não! Na década de oitenta havia um projeto de ligação do Acre com o pacífico que seria por Cruzeiro do Sul, inclusive o Sarney se encontrou aqui em Rio Branco com o presidente do Peru na época, o Alan Garcia, que hoje é presidente de novo do Peru (é isso mesmo?!!!), mas tudo ficou só nas intenções mesmo. E depois, todo mundo viu que era mais viável a saída por Assis Brasil via BR-317
Alexandre Lima April 28th, 2008, 11:27 PM Que ótima notícia!!!
Nosso Norte precisa mesmo melhorar a sua infra-estrutura!!!:)
Rafael_Rosato April 29th, 2008, 03:11 AM Não! Na década de oitenta havia um projeto de ligação do Acre com o pacífico que seria por Cruzeiro do Sul, inclusive o Sarney se encontrou aqui em Rio Branco com o presidente do Peru na época, o Alan Garcia, que hoje é presidente de novo do Peru (é isso mesmo?!!!), mas tudo ficou só nas intenções mesmo. E depois, todo mundo viu que era mais viável a saída por Assis Brasil via BR-317
:okay: ... acho tão pertinho, merecia uma ligação por terra! :yes:
HSilva April 29th, 2008, 03:55 AM :okay: ... acho tão pertinho, merecia uma ligação por terra! :yes:
Pertinho é sim, mas o impacto seria muito grande. Seria necessário "rasgar" a floresta em uma área totalmente inexplorada, em área montanhosa, protegida por parque nacional, o Parque Nacional da Serra do Divisor, área com tribos indígenas isoladas, enfim, o estrago seria grande, muito grande, as reações então...
Davizão AC April 29th, 2008, 04:11 AM Pertinho é sim, mas o impacto seria muito grande. Seria necessário "rasgar" a floresta em uma área totalmente inexplorada, em área montanhosa, protegida por parque nacional, o Parque Nacional da Serra do Divisor, área com tribos indígenas isoladas, enfim, o estrago seria grande, muito grande, as reações então...
Aproveitando a discussão... HSilva, você sabe se Pucallpa, que é a cidade peruana de médio porte mais próxima de Cruzeiro do Sul, tem ligação com a capital do Peru? acompanhei a estrada, que é pavimentada inclusive, pelo google earth partindo da cidade, mas acabei perdendo ela de vista nas montanhas.
Rafael_Rosato April 29th, 2008, 04:21 AM Pertinho é sim, mas o impacto seria muito grande. Seria necessário "rasgar" a floresta em uma área totalmente inexplorada, em área montanhosa, protegida por parque nacional, o Parque Nacional da Serra do Divisor, área com tribos indígenas isoladas, enfim, o estrago seria grande, muito grande, as reações então...
Uma rodovia que simplismente passa por uma região de proteção ambiental não faz estes estragos... como eu ja falei e citei casos aqui no Parana, em Rondônia, na Venezuela, em Roraima, em Goias... onde rodovias passavam por regiões que simplismente não poderiam ser devastadas, não existe nada nestes trechos, nem fazendas, nem postos, nem comercio, nem vilas, nem comunidades, nem nada...
Se é area de Proteção, é melhor ainda, ninguem vai poder fazer nada na região da estrada, se fizer vai ser considerado crime :)
BR 364 April 29th, 2008, 06:00 AM ^^ No estado de SP eu passei por uma rodovia que corta um parque florestal, próximo à cidade de Teodoro Sampaio (não lembro o nome do parque, Serra de alguma coisa). A área é totalmente preservada, achei até estranho ver aquilo em pleno estado de SP. O interessante é que todas as áreas antes e depois do parque estão totalmente desmatadas, só dentro do parque está preservada. Exceto a faixa que foi aberta pra passar a estrada, claro. Ah, a rodovia, de acordo com o meu Guia 4 Rodas, é a SP-613.
HSilva April 30th, 2008, 02:44 AM Aproveitando a discussão... HSilva, você sabe se Pucallpa, que é a cidade peruana de médio porte mais próxima de Cruzeiro do Sul, tem ligação com a capital do Peru? acompanhei a estrada, que é pavimentada inclusive, pelo google earth partindo da cidade, mas acabei perdendo ela de vista nas montanhas.
Eu não sei e também gostaria de saber, o que eu li é que Pucallpa é uma região relativamente isolada do Peru. Aqui sempre houve aqueles boatos de vôos ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa e de lá à Lima, talvez por isso, não sei... Quanto aos comentários que estradas não degradam áreas de reservas, eu discordo. Sempre existirão impactos, não só aqueles relacionados à derrubada da floresta nas margens da rodovia, principalmente na nossa região onde a (falta) fiscalização é um grande problema como todo mundo sabe. E quanto a São Paulo, lá é diferente por todo um contexto local, por exemplo, há mais fiscalização e é mais fácil realizá-la do ponto de vista operacional, até porque lá as reservas de florestas são poucas e muito menores em áreas que as áreas de florestas tropicais que representam a amazônia, sendo que há muita pressão para preservar e, consequentemente, fiscalizar nessas regiões.
Rafael_Rosato April 30th, 2008, 04:58 AM ^^ Mas pra constrir uma estrada, vão ser abertas uma linha no meio da mata, nd alem disso...
Tbm sou da opinião que não aguento nem consigo imaginar que um estado(nação) tenha capacidade de simplismente não manter uma area de preservação ambiental protegida... Impedir o desenvolvimento, integração comercial com um país visinho, e tudo mais, por causa da incompetencia de alguns é demais pra mim...
... *hoje vivemos uma tendencia contra o desmatamento, ele não ta caindo nos ultimos anos por acaso não, diferente da mentalidade que houve no país até os anos 90 mais ou menos... alguem tem que fazer alguma coisa direito... não é muito impedir simplismente que desmatem...
Em RO mesmo(pq eu conheço de perto e so pra citar um exemplo), quantas vezes madereiros ilegais foram presos pq estava destruindo areas de proteção ambiental, muitas vezes distante de uma boa estrada... la foi dividido oq é pra ser desmatado e oq é pra ser preservado... desde a decada de 90(96 + ou -) dpois do boom do desmatamento que o estado não tem uma grande aumento na área desmatada(é so comparar com os dias atuais... é praticamente o mesmo mapa)...
Mesmo assim existem casos e casos eu sei... areas de proteção ambiental, com ou sem estradas, estão sujeitas ao cumprimento ou não da lei!!!!!! Se é crime, é so punir os responsáveis e recuperar a area, não é coisa de outro mundo, no Brasil mesmo existem muitos casos bem sucedidos disto e eu até citei alguns lugares onde eu mesmo estive e ví!!!!!
Desculpe qlquer coisa, mas é oq eu penso :yes:
BR 364 April 30th, 2008, 05:39 AM ^^ Eu acho que a existência de uma estrada até facilita a fiscalização. Mas pra isso a fiscalização tem que funcionar também. Querer que o desmatamento diminua sem fiscalização é o mesmo que deixar um carro aberto com a chave na ignição no centro de uma grande cidade e não querer que ninguém roube o carro. :dunno:
Por falar em carro, uma coisa que me chamava a atenção em Curitiba é como o povo era educado em termos de seguir regras e normas. Pois bem, nos três anos em que eu morei em Curitiba, eu estacionei em local proibido duas vezes. Sabe quantas vezes eu fui multado? Duas vezes! Por isso nunca houve uma terceira vez. Moral da história: o que educa o povo é a certeza da punição. Por isso que em PVH neguinho larga o carro em qualquer lugar, porque ele sabe que não acontece nada. Com o desmatamento é a mesma coisa, só fazem coisa errada porque sabem que não vai dar em nada. Se houvesse fiscalização e punição, o povo seria muito "educado" abientalmente falando. Agora vamos abrir mão do nosso direito de ir e vir, e de uma série de novas perspectivas de desenvolvimento que novas estradas podem abrir pra nossa região, porque o governo quer proteger a floresta sem gastar nada?
Rondon May 1st, 2008, 01:20 AM ^^ Sai pra lá incompetência :D:D:D
HSilva May 1st, 2008, 04:59 AM É fato, cada um tem sua visão e modelo de desenvolvimento versus preservação. O custo de um e o custo do outro.
|
|