View Full Version : Indústrias de brinquedos criarão pólo na Bahia

Cerrado
April 23rd, 2008, 01:57 PM
23/04/2008

A forte concorrência dos chineses deve levar os maiores fabricantes nacionais de brinquedos a criar um pólo de produção no Nordeste, região que ainda distribui incentivos fiscais. A Bahia, de acordo com estudo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), é forte candidata a sediar fábricas de brinquedos nos próximos três anos, período estimado para o amadurecimento do projeto.

Segundo o presidente da Abrinq, Synesio Batista da Costa, o que a indústria nacional está buscando é vantagem competitiva para disputar com os brinquedos importados da China. O país asiático já responde por 70% dos brinquedos vendidos em todo o mundo _ um mercado de US$68,3 bilhões. De acordo com a Abrinq, os brinquedos chineses importados legalmente já detêm fatia superior a 50% do mercado nacional.

Atualmente, 80% das empresas do setor estão concentradas no estado de São Paulo (280, das 318 firmas existentes). A criação do pólo no Nordeste, estima a Abrinq, poderá significar a extinção de cerca de 18 mil postos de trabalho, dos 23 mil existentes hoje no estado. “Como está não dá mais, a decisão (de mudar para o Nordeste) é técnica”, afirmou Costa. Em 2007, a indústria mundial de brinquedos apresentou queda de 5% no faturamento, ou cerca de US$4 bilhões, por causa dos problemas ocorridos com produtos que deram origem a recalls em vários países. Por aqui, segundo Costa, os três recalls feitos pela Mattel e os dois da Gulliver assustaram os consumidores, causando um prejuízo estimado em cerca de R$300 milhões. Para 2008, a Abrinq estima que o faturamento do setor deverá ficar em torno de R$2,5 bilhões, uma alta de 8% em relação ao ano passado. Desse total, R$ 940 milhões virão de produção nacional, e R$1,572 de importações. (AG)

Fonte:A Tarde

NassauJr
April 23rd, 2008, 04:44 PM
Pelo que eu saiba, PE e CE, juntamente com a BA estão nos planos. Um desses estados abrigará a fábrica, mas nada ainda está definido. :okay:

---------------
Indústria nacional de brinquedos estuda pólo em
Pernambuco, Ceará ou Bahia

Em três anos, segundo o presidente da Abrinq, Synesio Batista da Costa, os principais fabricantes nacionais de brinquedos devem se mover para pólo produtivo no Ceará, Pernambuco ou Bahia. :|

A previsão foi feita hoje, na abertura da Abrin - Feira Nacional de Brinquedos, no
Expo Center Norte, em São Paulo. De acordo com o presidente da Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synesio Batista da Costa, o que se busca é uma vantagem competitiva para a indústria disputar com os importados da China.

"Cerca de 80% da produção da indústria está em São Paulo, mas em três anos os
principais fabricantes devem puxar os demais para o Nordeste. Como está não dá mais, a decisão é técnica", disse o presidente da Abrinq.

Ele observou que a indústria movimenta US$ 68,3 bilhões por ano no mundo, e que no último balanço apresentou queda de 5%. O negócio no Brasil, segundo ele, representará em 2008 algo como R$ 2,5 bilhões. "São cerca de 10 mil lojistas e 30 milhões de crianças atendidas, das 55 milhões existentes."

Nos últimos três anos, a indústria brasileira de brinquedos manteve estável a
produção e o faturamento. Em 2006, as vendas do setor foram de R$ 1.678 bilhão,
resultado muito próximo aos R$ 1.315 bilhão do ano anterior. Em 2007, o crescimento foi de apenas 2% e atingiu R$ 2.234 bilhões.

Atualmente, o mercado de brinquedos reúne 318 indústrias, que geram 22.640 empregos diretos para suprir um mercado estimado em 35 milhões de consumidores de 0 a 14 anos, mais de 60% das crianças do País inteiro. Somando ao varejo - cerca de 15 mil pontos de venda.
_______________--

O que está acontecendo aqui a final? :|

Cerrado
April 23rd, 2008, 04:47 PM
Mais fábricas de brinquedos para a Bahia para se juntar as três já existentes em Lauro de Freitas.

NassauJr
April 23rd, 2008, 04:49 PM
^^
Manipulação de informações não vale! :okay:

Cerrado
April 23rd, 2008, 04:55 PM
Em nenhum momento manipulei a notícia, se observar verás que a redação é diferente da que o senhor postou indevidamente acima, foi citado o interesse de se implantar fábricas de brinquedos na Bahia, a notícia não fala que será só no estado, nem fala que outros não estão para receber também, portanto leia com atenção, pois o meu interesse é postar notícias do meu estado que é o que interessa a nós baianos, do seu você posta, por favor não venha criar polêmica que é uma coisa que eu evito o máximo, que aliás tem certos threads que eu nem comento para evitar isso, ok caro forista.

Obs. O senhor deveria ter criado um thread para postar a notícia de seu estado, não utilizado o thread que abrir para noticiar a possibilidade de ser criado um pólo de brinquedos na Bahia, considerei uma falta de respeito. Contenha-se rapaz, será que a sua ficha ainda não caiu!

conquistense
April 23rd, 2008, 06:34 PM
rapaz, acho q virá pra Ba...

MasterPE
April 23rd, 2008, 06:47 PM
^^

Olhando por um lado , vão desempregar nordestinos em SP.

Por outro a receita muda de eixo ,apesar dos enormes incentivos fiscais .

.

NassauJr
April 23rd, 2008, 07:02 PM
Em nenhum momento manipulei a notícia, se observar verás que a redação é diferente da que o senhor postou indevidamente acima, foi citado o interesse de se implantar fábricas de brinquedos na Bahia, a notícia não fala que será só no estado, nem fala que outros não estão para receber também, portanto leia com atenção, pois o meu interesse é postar notícias do meu estado que é o que interessa a nós baianos, do seu você posta, por favor não venha criar polêmica que é uma coisa que eu evito o máximo, que aliás tem certos threads que eu nem comento para evitar isso, ok caro forista.

Obs. O senhor deveria ter criado um thread para postar a notícia de seu estado, não utilizado o thread que abrir para noticiar a possibilidade de ser criado um pólo de brinquedos na Bahia, considerei uma falta de respeito. Contenha-se rapaz, será que a sua ficha ainda não caiu!

Eu acho que esta "seção", "secção" ou "sessão" é pública; aberta à Região Nordeste. Não agi faltando respeito... A minha ficha? Ela caiu há muito tempo, ou tu achas se isso não tivesse acontecido eu teria te alertado sobre o "equívoco" do tema desta notícia? Se ainda é uma possibilidade, isso implica dizer que há cogitações, não certezas, portanto, o correto seria: "Indústrias de brinquedo PODERÃO criar pólo na BAHIA. E se o teu estado conseguir... Ótimo! Infelizmente, a fonte a qual você "pegou" a matéria não agiu de forma correta. Inclusive, hoje, eu já tinha postado esta matéria (apresentando os 3 estados envolvidos) dentro do "News do Leste", por isso notifiquei, copiei e colei aqui. :okay: Se há uma ficha para "cair" esta é a sua, RAPAZ!

Ap_Recife
April 23rd, 2008, 07:07 PM
Também não entendi onde se encaixa a "falta de respeito" em se corrigir uma notícia.

O título do thread está errado. Onde tem "criarão pólo" deveria ter "poderão criar pólo". Afinal de contas, o local ainda não foi escolhido, dentro da notícia isso tá claro.
Nada mais justo que se corrija. Mesmo se isso fosse na parte de notícias exclusivas da Bahia não vejo pq não corrigir. Esse thread está em "Notícias da Região" e a região em questão é o nordeste, não só a Bahia.

Não entendo pq Cerrado ficou tão indignado. Se essa notícia interessa só à Bahia, pq não a colocou dentro do news da BA??? Se está aqui fora, é pra ser vista, comentada e até corrigida por quem chegar a ler, ora.

BrunoInteriorano
April 23rd, 2008, 07:08 PM
Seja pra onde for, sendo no NE já é uma grande coisa....
se for no interior da Bahia então, melhor ainda!!

Ap_Recife
April 23rd, 2008, 07:10 PM
Seja pra onde for, sendo no NE já é uma grande coisa....
se for no interior da Bahia então, melhor ainda!!

Disse tudo.:okay:

MasterPE
April 23rd, 2008, 07:11 PM
Pessoal que coisa irrelevante, uma notícia não vai influenciar em nada uma instalação de qualquer ind.

Vamos irrelevar as coisas.........

Considero a Bahia favorita pela localização , mais pode dá até no Ceará.

.

Cerrado
April 23rd, 2008, 07:14 PM
Olha eu não estou a fim de confusão, por favor não insista, se não gostou da matéria passe um e-mail para o jornal reclamando, não venha querer criar criar caso com quem nunca teve o menor relacionamento aqui no fórum.

Cerrado
April 23rd, 2008, 07:16 PM
Pessoal que coisa irrelevante, uma notícia não vai influenciar em nada uma instalação de qualquer ind.

.
O problemas MasterPE é que esse rapaz veio me acusar de manipular a notícia.

Ap_Recife
April 23rd, 2008, 07:17 PM

.

Localização?? Dentre os estados referidos o que tem localização estratégica no NE é Pernambuco, ou vc não sabe dissso??? Se a intenção for distribuir os brinquedos pelo NE, Pernambuco é a melhor opção, sem sombra de dúvidas.

NassauJr
April 23rd, 2008, 07:24 PM
^^
Neste caso, Ap, acredito que ele se referiu em relação à região Nordeste e Sudeste, pois a Bahia fica mais próxima do "Eixo-Sul", então neste aspecto tem localização privilegiada. Por outro lado, se o interesse for estritamente atingir o mercado consumidor nas cidades nordestinas, ou até mesmo exportação para a Europa e África, Pernambuco é o privilegiado, ou até mesmo o Ceará. :okay:

Cerrado
April 23rd, 2008, 07:24 PM
Também não entendi onde se encaixa a "falta de respeito" em se corrigir uma notícia.

O título do thread está errado. Onde tem "criarão pólo" deveria ter "poderão criar pólo". Afinal de contas, o local ainda não foi escolhido, dentro da notícia isso tá claro.
Nada mais justo que se corrija. Mesmo se isso fosse na parte de notícias exclusivas da Bahia não vejo pq não corrigir. Esse thread está em "Notícias da Região" e a região em questão é o nordeste, não só a Bahia.

Não entendo pq Cerrado ficou tão indignado. Se essa notícia interessa só à Bahia, pq não a colocou dentro do news da BA??? Se está aqui fora, é pra ser vista, comentada e até corrigida por quem chegar a ler, ora.
Olha Ap sei que o título deveria ser mais claro, mas quem lê a matéria vê logo que a Bahia está entre os estados que pode ser escolhida para sediar fábricas de brinquedos, o que eu não gostei do seu colega foi ele me acusar de manipulador, citei a fonte, ele poderia muito bem ter participado sem causar problemas e sem me ofender, coisa que nunca fiz em thread de ninguem, muito menos nos dele.

NassauJr
April 23rd, 2008, 07:27 PM
^^
:angel:

Ap_Recife
April 23rd, 2008, 07:28 PM
Olha Ap sei que o título deveria ser mais claro, mas quem lê a matéria vê logo que a Bahia está entre os estados que pode ser escolhida para sediar fábricas de brinquedos, o que eu não gostei do seu colega foi ele me acusar de manipulador, citei a fonte, ele poderia muito bem ter participado sem causar problemas e sem me ofender, coisa que nunca fiz em thread de ninguem, muito menos nos dele.

Entendo.:okay:

tonyssa
April 23rd, 2008, 08:47 PM
Essas disputas bairristas estão ficando ridículas. É bizarro abrir um thread e se deparar como discussões como essas acima.

Baianóide
April 24th, 2008, 05:46 AM
Cerrado, infelizmente ás vezes não devemos postar no Notícias da Região, todos aqui estão cientes de que você é um dos foristas com maior nível em todo o fórum, e tem uma credibilidade ímpar, maior mesmo que até algumas pessoas que têm maior influência no fórum. Não deixaremos que ninguém tente prejudicar com birrinhas e infaltilidade a imagem e a credibilidadde dessa forista que orgulha a todos nós baianos, já que defende nosso estado sem criar climas indevidos e de forma diplomática; Cerrado sempre é sério, sempre é competente. Nunca vi cerrado fazendo indiretas, nunca vi cerrado provocando ninguém, se alguém tem culpa nessa notícia é o jornal A Tarde. Antes de ofenderem essa pessoa, mandeim uma carta para a redação do jornal. CERRADO NÃO TEM NADA A VER COM A NOTÍCIA, ELE SÓ POSTOU-A AQUI, SE QUEREM BRIGAR, CRIAR BIRRA, CRIAR QUALQUER COISA, CRIEM COM O JORNAL A TARDE. Não consegui ficar calado com tamanha injutiça, podem me ofender, podem ofener outros foristas da terra, mas Cerrado não, esse nunca fez mal a ninguém, esse tem atitude diplomática modelo para até mesmo moderador. E antes que invetem algo, eu não estou citando ninguém aqui. Pois muita gente enxrega as coisas de uma forma errada. Depois que Roque foi expulso daqui, parece que querem criar novos mártirtes, até ter a intenção de todos os baianos banidos. Mas podem ter certeza que nós somos tão fortes quanto nosso estado.

Antes de qualquer coisa, eu gosto muito de Pernambuco, porque de qualquer forma 50% de meu sangue vem daí. Não posso cuspir no prato que eu comi, eu gosto muito do estado de minha mãe E sobre a notícia, que venha indústrias para toda a região. Como eu sempre digo, nós não somos inimigos, inimigo da gente está mais abaixo, e unidos criaremos uma região mais forte. Não adianta um estado rico e os outros morrendo de fome. Porque a imagem nordeste é vendida junta. Olhem aqui no fórum, quando falam da gente, falam Nordeste, já perceberam ? Então que trabalhemos juntos, os 9, não 1 ou 2. Bahia, Ceará e Pernambuco deveria torcer para que essas indústrias de baixo valor agregado vão para Piauí, Maranhão, Sergipe e Alagoas, estados relativamente pobres que precisam muito disso, muito mais que a gente.

NassauJr
April 24th, 2008, 04:09 PM
^^
Se ele colocar o link da TARDE com a matéria e o título (colocado no thread) referente, eu retiro o termo "MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÕES" e peço desculpas. Postem o link, só assim descobriremos se houve "má" intenção ou não. :okay:

GLeal_SSA
April 24th, 2008, 04:45 PM
Bem, acho que vc poderia ter perguntado a ele antes de julgar de manipulador. Achar que ele pegou a notícia e mudou é, no mínimo, má-fé.

CanudosWar
April 24th, 2008, 05:18 PM
falta de respeito

NassauJr
April 24th, 2008, 07:24 PM
^^
Estou esperando o link. Depois conversamos. :okay:

Cerrado
April 24th, 2008, 07:46 PM
Vai esperar sentado pois não tenho nada para provar a você e ponto final.

Hall_CG
April 24th, 2008, 07:55 PM
Essa é uma ótima notícia. Torço para que dê certo... :D

NassauJr
April 24th, 2008, 08:20 PM
Vai esperar sentado pois não tenho nada para provar a você e ponto final.

Então ratifico minhas palavras do início. Quem deve não teme, amigo. :okay:

jmascena
April 24th, 2008, 08:32 PM
Ótima notícia para o NE!

Como disse Baianóide, tá na hora de mais estados do NE receberem investimentos de peso, mas mesmo que não seja dessa vez os efeitos positivos serão sentidos nos estados vizinhos também. Temos que pensar no NE como um todo! Pode até ser que o pólo seja criado em mais de um estado.

Com relação à polêmica criada por conta do título, acho que não deve ser esse o foco da discussão. Achei esse link aqui do Correio da Bahia, que tem no título NE e não BA e o texto é igual ao que Cerrado postou:

http://www.correiodabahia.com.br/economia/noticia.asp?codigo=152201

Pode ter havido algum equívoco, mas isso não invalida a excelente perspectiva da vinda de um pólo de brinquedos para o NE.

NassauJr
April 24th, 2008, 09:07 PM
J, valeu pela busca, mas não está igual. A palavra NORDESTE no lugar de BAHIA faz toda diferença, e é justamente nessa diferença que eu "impliquei", além do subtítulo da matéria. :okay: Se o título da matéria da A TARDE foi exatamente este que você achou do Correio da Bahia, simplesmente confirmou a minha suspeira: manipulação, na tentativa explícita de demonstrar superioridade.

http://i260.photobucket.com/albums/ii2/jrrecados/NET.jpg

Fim de papo! :okay: