View Full Version : Radioatividade em Monte alegre (PARÁ)

Grande Manaus
April 24th, 2008, 07:48 PM
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=10256

nen estuda radiação natural de Monte Alegre

Técnicos da Comissão estarão na cidade paraense de 9 a 13 de junho

Os níveis de radiação natural em Monte Alegre, município localizado no Baixo Amazonas, interior do Pará, são semelhantes aos registrados em várias outras cidades do Brasil e do Mundo e não podem ser considerados a causa de um suposto aumento dos casos de câncer na região.

Há vários anos os moradores convivem com o medo de que o urânio do subsolo de Monte Alegre emita um nível de radiação capaz de provocar a doença.

Um estudo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que comparou as medidas da radioatividade natural da cidade com recomendações internacionais do setor nuclear, mostra que não há motivos para a preocupação existente.

Uma equipe do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Cnen no RJ, estará em Monte Alegre de 9 a 13 de junho. Os técnicos vão realizar novas medidas da radiação, apresentar as conclusões e discutir o assunto com a população.

O urânio é uma fonte radioativa natural da crosta terrestre, assim como o tório e o potássio, e o homem sempre conviveu com níveis naturais de radiação decorrentes destes elementos. Daí a origem do termo radioatividade natural.

Há regiões que apresentam uma maior concentração de urânio. É o que ocorre a 20 quilômetros do centro de Monte Alegre, em uma área abrangendo a comunidade Inglês de Souza.

Casas, ruas, calçadas e outras obras da cidade utilizaram rochas e terra do local. Foi o que bastou para se alimentar a idéia de que os habitantes vêm sendo vítimas fatais da radiação.

Idéia que foi referendada por algumas interpretações de dados geradas a partir de diferentes estudos já realizados. Em 1995, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou um importante levantamento em 1.600 casas e instituições públicas da cidade.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=10256

Grande Manaus
April 24th, 2008, 07:51 PM
pedras jacarés - É relacionado com o elemento radioativo Urânio ???

Família atribui morte a pedras usadas no piso

DA ENVIADA A MONTE ALEGRE (PA)
Kellen Silva Rodrigues, 16, morreu de tumor ósseo maligno e metástase pulmonar em setembro de 1999, cerca de três meses após a descoberta da doença.
Para a mãe da estudante, Sara da Silva Rodrigues, 41, a morte está relacionada às pedras jacaré, que revestiam o piso da casa onde a família vivia.
Em 1996, de acordo com Sara, a família foi visitada por técnicos da Cnen, que realizaram medições técnicas e a orientaram a manter a casa sempre ventilada.
Segundo a mãe, os técnicos deram o conselho, mas não explicaram o motivo da preocupação. "Saíram da minha casa dizendo que não era para se incomodar, porque o governo federal ia tomar providências", afirma.
Sara diz que só mais tarde soube a gravidade da ameaça a que estava exposta a família. "Eu só fui alertada sobre a radiação por uma médica de Santarém, quando minha filha já estava doente." Ela afirma que telefonou no mesmo dia para o marido, que decidiu retirar todo o piso da casa.
Ação na Justiça
A família de Kellen quer entrar na Justiça para pedir indenização. Sua principal alegação num eventual processo será a de que a família ficou exposta à radiação por não ter sido informada dos riscos.
"Nós moramos 12 anos com essas pedras. Eu não sabia dos riscos. Eu tenho como provar que sabiam que minha casa corria risco. Sabiam da radiação, eles tinham os estudos todos. Eles são responsáveis", diz Sara. (FS)

Rondon
April 24th, 2008, 10:00 PM
^^ Vai depender do tipo de rocha matriz do minério de Urânio...

Grande Manaus
April 24th, 2008, 11:51 PM
O Minério existe na formação rochosa conhecida popularmente como "pedra jacaré " isso em Monte alegre...

Rondon
April 25th, 2008, 12:11 AM
Então está relacionado

Alexandre Lima
April 27th, 2008, 12:06 AM
Que bizarro!!!:runaway:

Grande Manaus
April 28th, 2008, 03:41 PM
O que mais impressiona é que essas pedras são encontradas também na região do tarumâ aqui em Manaus ...antigamente algumas lojas de materias de construção ,vendiam a referida " pedra Jacaré " ou melhor Urânio ...

Jorge Luís
April 28th, 2008, 04:51 PM
Oba, vou criar um gerador particular que funcione a urânio 238 ..pra ver se a conta de luz da minha casa diminui :D

juniorzzi
April 28th, 2008, 05:18 PM
Ixe...
Guarapari também tem níveis elevados de radioatividade por causa da
grande quantidade de tório em suas Areias Monazíticas!
Mas pelo que eu sei, ela faz bem!

Jorge Luís
April 28th, 2008, 09:54 PM
Tório? não tem graça brincar com tório..o máximo que se produz artesanalmente com este elemento é H2SO4. :lol::lol:

Alexandre Lima
April 28th, 2008, 11:10 PM
Oba, vou criar um gerador particular que funcione a urânio 238 ..pra ver se a conta de luz da minha casa diminui :D

Ô lôco, meu!!!:shocked:

Faz aí, então, e depois me diz o resultado!!!:lol: