View Full Version : EMTU faz pesquisa sobre qualidade do transporte público

Evandro
April 26th, 2008, 02:34 AM
25.04.2008

EMTU faz pesquisa sobre qualidade do transporte público

A EMTU, empresa responsável pelo transporte público intermunicipal na Grande São Paulo, ouviu mais de 18 mil passageiros e registrou as reclamações e opiniões.

Com o resultado, criou um índice de qualidade que vai de zero a dez para as melhores e as piores empresas de ônibus que fazem o trajeto entre as cidades da região metropolitana.
Com uma frota de mais de 11 anos de uso, a empresa EAOSA, que opera em Mauá, na Grande São Paulo ficou em último lugar na pesquisa que aponta a qualidade do transporte público entre os municípios.

“O banco é duro, rasgado, tudo imundo, sujeira, eles não limpam isso daqui”, diz Helena Andrade, doméstica.

A linha é uma das piores segundo os passageiros e os próprios funcionários da empresa. A gente entrou no ônibus para ver como é a situação lá dentro.

O motorista garante que o ônibus demora só um pouco, mas os passageiros discordam. “Sai do serviço à tarde e fica no ponto, 40 minutos, ás vezes 1h e 10, um sufoco”, reclama Maria das Graças Soares, diarista.

Na pesquisa, a EMTU levou em conta a qualidade dos ônibus, a pontualidade e a satisfação do passageiro nas quarenta empresas que operam na Grande São Paulo.

Na EAOSA, 25 mil passageiros são transportados por dia. “Direto a gente fica assim. Tem que sentar até no colo do motorista. Está uma pouca vergonha esse ônibus”, afirma Neide de Oliveira, doméstica.

Uma das principais reclamações é a falta de conforto. Encontramos um ônibus biarticulado com a sanfona rasgada e quando chove a água entra e molha todo mundo.

Em outro ônibus, microônibus, que faz Mauá - Santo André, os atrasos são rotina. “Esse mês eu bati o recorde de atraso. Não tem que mais justificar com o meu patrão”, reclama uma passageira.

Algumas passageiras fazem o trajeto sentadas no motor. “É meu lugar aqui já. Quando eu entro. Tem pessoas que nem entram, não conseguem”, conta outra passageira.

A Unileste, que faz o transporte entre Poá, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos foi considerada a melhor delas. Levou nota 7,68, mas para alguns passageiros, a nota poderia ser ainda maior.

“Eu dou nota 10, porque inclusive os motoristas, os funcionários da empresa, eles são muito educados, cumprem horário”, garante o passageiro.

A EMTU constatou que os problemas mais graves estão nas empresas que são permissionárias. Ou seja não, que não têm um contrato de longo prazo com metas a cumprir.

“As permissionadas têm um contrato antigo, que não lhes dá a segurança necessária para investimentos. Estes contratos de permissão deverão ser substituídos por contratos de concessão”, afirma José Ignácio de Almeida, diretor presidente da EMTU.

Essa substituição será feita no começo do ano que vem. Depois disso, as empresas poderão ser punidas.

A empresa "EAOSA" disse que comprou 15 veículos novos e que começou a investir na renovação da frota, este ano.

Fonte: http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,LPO0-6146-20080425-320751,00.html

O SPTV só comprovou o que todo mundo da Grande SP já sabia... a EAOSA é a empresa de ônibus mais podre da RMSP... :ohno: