View Full Version : Subprefeitura da Lapa quer desocupar áreas do Playcenter! Ajudem a salvar o parque!
SJC.capitalist April 28th, 2008, 07:59 PM Subprefeitura pede área do Playcenter de volta
A Subprefeitura da Lapa (zona oeste de São Paulo) pediu ao Playcenter - o mais tradicional parque de diversões do Estado - a desocupação de duas ruas inteiras e do trecho de uma terceira.
Hoje, essas vias estão cobertas por áreas do parque e, segundo a administração regional, devem ser devolvidas em cinco dias. Segundo a subprefeitura, como as vias são um espaço público, elas não podem ser ocupadas pelo parque.
A via que pode causar maior impacto para o Playcenter é a rua Quirino dos Santos. Ela atravessa o parque entre a marginal Tietê e a rua Rubens Porta Nova. A rua Osmar Rosa é hoje utilizada como entrada do estacionamento. Segundo o Playcenter, parte da administração também funciona lá. A terceira área é um quarteirão da rua Walfrido de Grammont entre a Rubens Meireles e a Quirino dos Santos.
O Playcenter informou que irá recorrer da decisão da subprefeitura pois, segundo a empresa, há um termo de cooperação assinado com a administração para usar as áreas até 2009.
Confira as ruas (em amarelo) que cortam o Playcenter no mapa a seguir:
http://i185.photobucket.com/albums/x269/SJC_capitalist/play.jpg
Retirado de: CBMR
Fonte: Folha
Enviado por: Dih
Mapa: Google Earth (Enviado por: Filipe Defácio)
Abaixo-Assinado em prol do parque!!!
Como todos já sabem, a Subprefeitura da Lapa (zona oeste de São Paulo) pediu ao Playcenter a desocupação de duas ruas inteiras e do trecho de uma terceira. Hoje, essas vias estão cobertas por áreas do parque e, segundo a administração regional, devem ser devolvidas esta semana. Segundo a subprefeitura, como as vias são um espaço público, elas não podem ser ocupadas pelo parque.
A equipe do Gigafoto do Playcenter criou um abaixo-assinado virtual que está sendo divulgado em comunidades do Orkut, fotologs e, a partir de agora, no nosso site. São 35 anos de história que não podem ser apagados por um motivo tão banal como esse.
Lembramos que, recentemente, tentaram fazer a mesma coisa com o Coney Island / Astroland e um abaixo-assinado ajudou a salvar este parque americano... Então, vamos nos unir e ajudar o nosso Playcenter também!
Contamos com a ajuda de todos! Divulgue para os seus contatos!
Abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/webroot/abaixoassinados/642
Fonte: CBMR
Escrito por: Marcio Marques
Colaboração: Caio Kowaleska, Denis Pessoa e Filipe Defácio
OBS: Pessoal, ajudem!!! O Playcenter faz parte de São Paulo, tirar o parque ou diminuí-lo ainda mais, é como se tirassem uma parte da cidade! O Playcenter é São Paulo e São Paulo é Playcenter! Devemos ajudar o parque pioneiro no seu ramo no país! Vamos lá! Ajudem! Por Favor!
Assinem! Eu já assinei!
caco April 28th, 2008, 10:37 PM Depois da inauguração do Hopi Hari (que pertence ao mesmo grupo), o Playcenter nunca mais foi o mesmo.
SJC.capitalist April 28th, 2008, 10:43 PM ^^ O Parque recuperou-se da dívida, depois que o dono comprou o parque de volta, nesse ano o parque sofreu uma grande reforma, iria trazer até uma nova montanha-russa, porém existe uma lei que proíbe importação de equipamentos acimas de 20 anos de uso!
Mas agora vem isso, mas, sabe o que é pior? É que a ONG que fez a "denuncia" diz como se essas ruas existissem solucionaria todo problema de trânsito da cidade! Ridículo, à mais de 30 anos, nínguem falou sobre isso e esses terreno estão legalizados, o parque pagou toda a sua dívida.
Ligeirinho April 29th, 2008, 01:58 PM Vou ser bem sincero, mas eu gostaria muito que ninguém se incomodasse com o que eu vou falar agora. É uma opinião pessoal, que tal como a do capitalist, deve ter respeito. ;)
Bem, nunca fui no Playcenter, mas sempre vi o crescimento do parque e reparei que hoje o mesmo não tem mais espaço físico para crescer mais. Ele está estagnado com a Marginal Tietê (infelizmente poluída) de um lado, a Marquês de São Vicente do outro lado, e as ruas laterais, junto com alguns córregos retificados.
Sempre admirei o Playcenter, mesmo nunca ter ido nele, pois é uma boa opção de lazer para uma população que precisa de algo para relaxar e se divertir, diferente dos passeios padrões em um parque florestal ou casa de cultura. Playcenter no Brasil é um pioneirismo que muitos poucos até hoje não conseguiram superar.
Mas penso que o local dele hoje não dá mais para nada, e que seria bom para todos se o Playcenter fosse para outro local, maior e mais confortável.
Vocês me perguntam: mas por que? Vou tentar explicar.
Como eu disse no começo, o Playcenter está estagnado lá na Barra Funda. No meio da poluição visual, sonora e odorífera da Marginal do Tietê, próxima a um trânsito infernal, com filas quase intermináveis para acessar muitos de seus atrativos.
Crescer mais do que ele poderá crescer não tem como. Mas existem outras áreas em São Paulo que poderiam muito bem receber o Playcenter, isso quer seja na zona Norte, Sul, Leste ou Oeste. Menos no Centro.
O Playcenter atual poderia continuar, só que menor. Ou não.
Talvez, trocando o Playcenter de lugar, as pessoas poderiam ganhar uma qualidade a mais na hora de estar no novo local. Primeiro, pois com um maior espaço, poderá haver maiores opções de brinquedos, e com isso menores filas. Haveria mais espaço para circulação de pessoas, e consequentemente um maior conforto e segurança.
Poderíamos considerar o Hopi Hari uma opção de "tentativa de novo Playcenter", mas o que mata é a distância...
É isso, é só uma opinião pessoal. Se o Playcenter continuar no local atual, que a prefeitura e o mesmo entrem em um acordo amigável. Mas espero sinceramente que eles pensem um pouco melhor e vejam outras opções, mais livres do trânsito e mais livres do excesso de poluição. :D
netraider April 29th, 2008, 03:49 PM Concordo com você, Ligeirinho.
Os tempos mudaram e a cidade mudou demais desde a inauguração do parque. Esse parque não condiz mais com um parque de diversões de qualidade nos padrões do mundo de hoje, ainda mais no meio da megalópole.
Não sei como ele continua rentável, pois caiu muito a demanda e o perfil do público que o freqüenta também mudou muito. O parque é cortado por córregos fétidos, os brinquedos deixam a desejar e o conforto e beleza do parque também. Tenho vergonha ao ler guias que o listam como uma boa opção de lazer na cidade.
Eu acho que é saudosismo demais tentar evitar esse objetivo da subprefeitura, eu acho que esse parque deveria morrer ou pelo menos cair fora desse local, onde outras opções de uso do terreno poderiam ser pensadas.
SJC.capitalist April 29th, 2008, 04:37 PM Vou ser bem sincero, mas eu gostaria muito que ninguém se incomodasse com o que eu vou falar agora. É uma opinião pessoal, que tal como a do capitalist, deve ter respeito. ;)
Bem, nunca fui no Playcenter, mas sempre vi o crescimento do parque e reparei que hoje o mesmo não tem mais espaço físico para crescer mais. Ele está estagnado com a Marginal Tietê (infelizmente poluída) de um lado, a Marquês de São Vicente do outro lado, e as ruas laterais, junto com alguns córregos retificados.
Sempre admirei o Playcenter, mesmo nunca ter ido nele, pois é uma boa opção de lazer para uma população que precisa de algo para relaxar e se divertir, diferente dos passeios padrões em um parque florestal ou casa de cultura. Playcenter no Brasil é um pioneirismo que muitos poucos até hoje não conseguiram superar.
Mas penso que o local dele hoje não dá mais para nada, e que seria bom para todos se o Playcenter fosse para outro local, maior e mais confortável.
Vocês me perguntam: mas por que? Vou tentar explicar.
Como eu disse no começo, o Playcenter está estagnado lá na Barra Funda. No meio da poluição visual, sonora e odorífera da Marginal do Tietê, próxima a um trânsito infernal, com filas quase intermináveis para acessar muitos de seus atrativos.
Crescer mais do que ele poderá crescer não tem como. Mas existem outras áreas em São Paulo que poderiam muito bem receber o Playcenter, isso quer seja na zona Norte, Sul, Leste ou Oeste. Menos no Centro.
O Playcenter atual poderia continuar, só que menor. Ou não.
Talvez, trocando o Playcenter de lugar, as pessoas poderiam ganhar uma qualidade a mais na hora de estar no novo local. Primeiro, pois com um maior espaço, poderá haver maiores opções de brinquedos, e com isso menores filas. Haveria mais espaço para circulação de pessoas, e consequentemente um maior conforto e segurança.
Poderíamos considerar o Hopi Hari uma opção de "tentativa de novo Playcenter", mas o que mata é a distância...
É isso, é só uma opinião pessoal. Se o Playcenter continuar no local atual, que a prefeitura e o mesmo entrem em um acordo amigável. Mas espero sinceramente que eles pensem um pouco melhor e vejam outras opções, mais livres do trânsito e mais livres do excesso de poluição. :D
Ok, é sua opinião! :) É claro que vamos respeitar!
Mas, olha, não tem como o Playcenter saír dali, é inviável o parque mudar para outro lugar, porque:
1° Demoraria muito tempo para desmontar e remontar os brinquedos, principalmente as montanhas-russas e brinquedos aquáticos.
2° Eles teriam que construir toda uma estrutura nova, sendo que eles acabaram de reformar quase que o parque todo, isso demoraria muito e sairia muito caro. Ex: Banheiros, praça de alimentação, piso, tudo, desde encanamento à instalação elétrica!
E quase nenhum parque tem dinheiro suficiente para isso, para um deslocamento como esse!
3° O preço para o transporte dos brinquedos seria exorbitante, completamente inviável, os impostos por tudo isso no Brasil são muito altos!
4° O parque entraria em uma nova crise, que levaria-o à falência!
É por isso que não dá, entende?
E se o parque não conseguir uma ação e for realmente dividido, o mesmo tem uma grande possibilidade de fechar as portas, igual ao Tivoly Park no rio, que teve que mudar de lugar para a reurbanização da lagoa, com isso o parque no seu novo terreno durou quase nada!
SJC.capitalist April 29th, 2008, 05:09 PM Concordo com você, Ligeirinho.
Os tempos mudaram e a cidade mudou demais desde a inauguração do parque. Esse parque não condiz mais com um parque de diversões de qualidade nos padrões do mundo de hoje, ainda mais no meio da megalópole.
Não sei como ele continua rentável, pois caiu muito a demanda e o perfil do público que o freqüenta também mudou muito. O parque é cortado por córregos fétidos, os brinquedos deixam a desejar e o conforto e beleza do parque também. Tenho vergonha ao ler guias que o listam como uma boa opção de lazer na cidade.
Eu acho que é saudosismo demais tentar evitar esse objetivo da subprefeitura, eu acho que esse parque deveria morrer ou pelo menos cair fora desse local, onde outras opções de uso do terreno poderiam ser pensadas.
Mas, nenhum parque brasileiro exceto o Beto Carrero World tem um padrão internacional, a situação financeira do Hopi Hari é a pior de todos os parques, pior do que a antiga dívida que o Playcenter tinha!
Quando o Hopi Hari e o Playcenter foram vendidos, os novos donos (que ainda são os donos do HH) levaram o Playcenter a quase falência, o preço foi reduzido e um certo público dominou o parque e endividou o HH até o pescoço, essa dívida do HH dura até hoje, são + ou - 300 milhões de reais, porém o Playcenter foi comprado de volta pelo seu fundador, com isso ele desfez de uma parte do parque para diminuir o custo e começou a melhorar os brinquedos, uns dois anos atrás o Play sanou toda a sua dívida e desde lá está sendo reformado, nesse ano por exemplo, o parque fechou pela primeira vez em toda a sua existência para uma reforma total na infra-estrutura, reformaram quase que todos os brinquedos (só você ir ver na marginal a Boomerang de cor nova), fizeram jardins, plantaram arvores, mobiliário, colocaram novos brinquedos, reformaram os antigos e trocaram quase que todo o piso do parque, o mesmo está praticamente novo, eles iam trazer até uma montanha-russa nova, porém existe uma lei que impede produtos acima de 20 anos de uso (coisa insignificante para um MR que pode ser completamente reformada).
Concluindo, o parque está quase todo reformado, esse público que você fala, vem diminuindo muito, pois uma grande parcela de quem vai ao HH e vê a deteriorização do parque prefere ir apenas no Play e essas pessoas são o antigo público do Play.
E falar que o Playcenter é uma porcaria é realmente não estar informado, e como falei antes é completamente inviável o parque mudar de lugar, no Brasil há provas que isso não funciona, no caso o Tivoly Park do Rio de Janeiro.
Ah! O parque é muito rentável, sim, já faz (acho) que uns 3 anos que o parque está lucrando, existe outra coisa, o Playcenter não é tematizado, por isso, o seu padrão de beleza não é igual ao HH que é tematizado.
E sobre essas ruas, parece que o parque tem/tinha um acordo com a prefeitura para uso desses terrenos até 2009, depois seria feito um novo acordo, porém, existe uma ONG que fez essa suposta "denúncia", falando que aquelas pequenas ruas iriam ajudar a diminuir o trânsito de São Paulo, algo sem sentido, que tem fins eleitoreiros, isso, sim!
Eu não estou critiando você, eu apenas falei o que sei, tá?
Eu respeito a sua opinião, não me leve no mau sentido! :)
SJC.capitalist April 29th, 2008, 05:32 PM Aqui tem o link do Blog do Playcenter, quem quiser ver como que o parque está:
http://playcenter2008.gigafoto.com.br/
Tlag April 29th, 2008, 05:39 PM Tb não concordo de o parque sair dali, pq sair? Fora que a localização é perfeita. O que mais me admiria é que justamente os que nunca foram no parque é que são contra sua localização. A Barra funda é totalmente integrada ao metrô e CPTM, existem shoppings e a infra estrutura do parque melhorou 1000%, fiquei triste quando ele diminuiu e perdeu alguns brinquedos, se ele diminuir mais, acho que ele acaba de vez, seria triste!
O rio tietê está poluido mas está recebendo investimentos para isso mudar e outra, o que o rio tem a ver com isso?
Daqui a pouco vcs vão querer mandar o Playcenter pra Berrini , poderiam por ele no lugar da favela, o que vcs acham?
SJC.capitalist April 29th, 2008, 05:49 PM ^^ Concordo!
Eu ainda não entendo o porque dessas ruas! O parque é cercado por 4 grandes vias, fora o metrô e CPTM, essas ruas não farão diferença para o trânsito!
Ah! Tlag, se o parque não for despejado, num futuro próximo, uma parte daquela área pode ser reativada com novos brinquedos! Mas, não por agora!
Não esqueça de assinar!
Obrigado!
Andre_RP April 29th, 2008, 10:00 PM O playcenter é nostálgico, lembra infância e pipoca doce!
A localização é única, perfeita! Não deve sair, e ao contrário disso tudo a subprefeitura tem é que liberar mais terreno para ampliação!
bs.eduardo April 30th, 2008, 05:19 AM 1° Demoraria muito tempo para desmontar e remontar os brinquedos, principalmente as montanhas-russas e brinquedos aquáticos.
(...)
3° O preço para o transporte dos brinquedos seria exorbitante, completamente inviável, os impostos por tudo isso no Brasil são muito altos!
Mas o Playcenter já teve uma versão "itinerante" e relativamente grande. Lembro-me bem do Playcenter instalado na Lagoa do Taquaral em Campinas e o parque tinha um número considerável de atrações e foi montado e desmontado bem rápido.
SJC.capitalist April 30th, 2008, 06:06 AM ^^ Mas, nesse caso, os brinquedos são intinerantes, de fácil montagem e desmontagem, já no parque mesmo, tem o Splash, Waimea, Boomerang, Turbo Drop(elevador) e outros que levam muito tempo para desmontar e remontar, além do custo, né? Precisa-se pagar pela montagem/desmotagem e transporte!
Ligeirinho April 30th, 2008, 07:26 PM Ok, é sua opinião! :) É claro que vamos respeitar!
Mas, olha, não tem como o Playcenter saír dali, é inviável o parque mudar para outro lugar, porque:
1° Demoraria muito tempo para desmontar e remontar os brinquedos, principalmente as montanhas-russas e brinquedos aquáticos.
2° Eles teriam que construir toda uma estrutura nova, sendo que eles acabaram de reformar quase que o parque todo, isso demoraria muito e sairia muito caro. Ex: Banheiros, praça de alimentação, piso, tudo, desde encanamento à instalação elétrica!
E quase nenhum parque tem dinheiro suficiente para isso, para um deslocamento como esse!
4° O parque entraria em uma nova crise, que levaria-o à falência!
É por isso que não dá, entende?
E se o parque não conseguir uma ação e for realmente dividido, o mesmo tem uma grande possibilidade de fechar as portas, igual ao Tivoly Park no rio, que teve que mudar de lugar para a reurbanização da lagoa, com isso o parque no seu novo terreno durou quase nada!
Quanto a isso tudo, concordo contigo. Toda mudança é uma dor de cabeça e um custo enorme, sem contar o fato também que há brinquedos que tem peças montadas minuosamente e com precisão milimétrica. Um erro, e poderiamos ter acidentes graves.
Concordo também que o ponto de referência dela é perfeito, tal como dito pelo Tlag.
Bem, mas há o fato de que quem está exigindo o terreno é a Prefeitura, e a mesma poderia aproveitar e "doar" um novo terreno, caso ela queira mesmo que o Playcenter saía dali.
Não precisaria fazer o Playcenter longe do centro. Há muitas áreas disponíveis e enormes suficientes para abrigar os atuais brinquedos e os novos também.
Bem, mas espero que este problema seja resolvido sem muitos atritos. O Kassab quando implica com algo, ele faz de tudo para chegar ao bom senso, senão hoje o "Cidade Limpa" seria na verdade uma "Cidade sem nada"...
Gutovsky April 30th, 2008, 11:20 PM Seria legal ver a Lapa se desenvolver, e o Playcenter ficar rodeado de edifícios comerciais e residenciais!
Ligeirinho May 1st, 2008, 02:52 AM ^^ Díficil. A área é mais voltada para industrias, acho bem mais provável ela se rodear de empresas de logística.
SJC.capitalist May 1st, 2008, 03:32 AM Gente, as coisas estão melhores, um funcionário do Playcenter disse que o parque tem seus recursos e já vem tomando tais providências há muito tempo sobre isso, e como disse, existe um acordo até 2009, até lá o parque vê o que faz, porém ainda existe o risco de despejamento, mas se isso realmente ocorrer o parque terá tempo para a desmontagem.
Qualquer notícia eu posto aqui.
Ligeirinho May 2nd, 2008, 04:52 PM ^^ Boa notícia. Como eu disse antes, espero que a prefeitura e o grupo Playcenter se acertem. Sem dor de cabeça para ambos.
RRC May 4th, 2008, 03:48 AM O Playcenter faz parte da minha infância, grandes lembranças de lá, mas sinceramente, o parque da minha infãncia ja se foi há muito tempo... acabar com a Montanha Encantada e o Teleférico foram os tiros fatais .
Eu nã entendo como o Brasil, um país tão grande, tem tão poucos parques de diversão de porte, quando eu era criança vinha gente até de outros estados para o Playcenter!
Evandro May 4th, 2008, 06:23 AM O Playcenter faz parte da minha infância, grandes lembranças de lá, mas sinceramente, o parque da minha infãncia ja se foi há muito tempo... acabar com a Montanha Encantada e o Teleférico foram os tiros fatais .
Eu nã entendo como o Brasil, um país tão grande, tem tão poucos parques de diversão de porte, quando eu era criança vinha gente até de outros estados para o Playcenter!
Também tive o privilégio de brincar nestas duas atrações quando eu era pequeno, uma coisa que eu nunca esqueço... ^^
A última vez em que eu fui ao Playcenter foi há uns 12 anos atrás, no tempo em que eu era adolescente... já não era mais a mesma coisa. :(
SJC.capitalist May 4th, 2008, 07:24 PM O Playcenter faz parte da minha infância, grandes lembranças de lá, mas sinceramente, o parque da minha infãncia ja se foi há muito tempo... acabar com a Montanha Encantada e o Teleférico foram os tiros fatais .
É simples explicar o por quê RRC, os impostos para a importação de Rides(brinquedos em geral) são muito caros, com isso não atrai investidores, porém já tivemos uma época, que podemos chamar de Boom, foi nos anos 90, quando a maior parte dos parques que temos hoje foram inaugurados, contudo, uma grande crise com o dólar no começo do novo século levou a ruínas esses parques, principalmente o Terra Encantada no Rio de Janeiro, que fora projetado para ser o mais moderno da Amárica Latina e acabou apenas com uma montanha-russa com 8 inversões de inovador (que na época era a com maior número de inversões no mundo, só existe 4 desse modelo no mundo), o Hopi Hari também sofreu e sofre uma crise por causa disso.
Todo mundo fala que o Playcenter piorou, mas a culpa não fora do dono, ele não poderia prever uma crise tão grande que o obrigasse a vender todos os seus parques (Playcenter-São Paulo, Hopi Hari e Playcenter-Recife/Olinda), a empresa que comprou o Playcenter Recife/Olinda foi a Mirabilândia, dono do maior parque italiano e um dos melhores da Europa, graças a isso e parque sempre manteu-se estável e lucrativo desde sua venda.
Contudo não aconteceu o mesmo com o HH e Playcenter São Paulo, que foram comprados por uma empresa só, dos dois, o Playcenter fora o que mais sofreu, seu ingresso foi diminuído a preços baratíssimos, que acabou trazendo um público indesejado ao antigo público, com isso o Playcenter entrou de vez em decadência, sem lucro e só prejuízo, investimentos novos não aconteciam, nem dinheiro para reforma dos antigos tinha, a situação apenas piorou, até um dia, o antigo dono e fundador do parque o comprou de volta, com uma dívida grande e sem dinheiro, ele foi obrigado a desocupar uma parte do terreno do parque e devolver outra a prefeitura.
Após um bom tempo tentando sanar a dívida do parque, o mesmo obtém lucro, agora, com a dívida quitada e lucro o parque poderia prosperar novamente, desde então o Playcenter vem sofrendo grandes reformas estruturais, este ano, pela primeira vez o parque foi fechado por um mês para uma reforma completa, quase todos os brinquedos foram reformados e modernizados e quase todo o piso foi trocado, desde lá, novos brinquedos foram colocados, foi criado tambem novos jardins em cada atração e o plantio de árvores no parque todo, eles pretendem que o parque vire um grande bosque no futuro, o parque está voltando a ser o que era, seu antigo público está voltando, um exemplo da trasformação é a Monga que voltou ao parque e daqui para frente a intenção é apenas melhorar, até uma nova montanha-russa ia ser comprado, porém foi impedido.
Como o dono disse, é uma questão de tempo para o parque reativar aquela antiga área, ainda mais agora que o parque vem lucrando anualmente.
Ao contrário do Hopi Hari que ainda tem uma dívida de 300 milhões de reais, o mesmo está a venda por 2 reais(se eu não me engano), isso mesmo, porém você tem 300 milhões de reais de dívida, muito mais do que o parque vale, não existe risco do parque fechar, porém crescimento não terá tão breve.
A montanha-encanta e o teleférico estão no Beto-Carrero funcionando a todo vapor e em breve a antiga tornado do Playcenter será ativada no Beto Carrero junto com a nova montanha invertida vinda do Japão.
SJC.capitalist May 4th, 2008, 07:40 PM Agora com a estabilidade da economia e ascensão da classe-média, o brasileiro terá novamente dinheiro para o entretenimento, a prova é o grande boom de shoppings no país e viagens ao exterior, não falta muito para que isso atinge o seguimento de parques de diversão.
Um exemplo de crescimento é o Beto Carrero World, que inaugurará a primeira montanha-russa invertida fixa do Brasil e dinheiro para uma nova ainda, fora outras duas de médio porte em reforma nos galpões do parque. O BTW também inaugurará um novo parque no tema do Animal Kingdown da Disney, o Aventura Radical, esse parque terá um safari através de uma grande linha de trem e outras atrações, ainda não sabe-se se será no começo uma área do BTW e depois vire um parque separado, ou já será inaugurado como um novo parque, fora o resort da rede Bourdon e um autódromo que será construído junto com o governo do estado de SC, no futuro o BTW será definitivamente o maior complexo de lazer da américa latina e um dos maiores do mundo.
|
|