View Full Version : IC16 - A16 | Sintra - CREL
Pelha May 12th, 2008, 11:45 PM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/accbf482.jpg
Empreitada tinha início previsto até ao segundo semestre do ano. Após conclusão, o IC 16 irá garantir uma ligação alternativa entre Lisboa e Cascais, desviando parte do trânsito que circula nas zonas do IC19 em território do concelho de Sintra.
As obras do IC 16 arrancam amanhã para completar os troços que ligarão os concelhos de Sintra, Lisboa, Mafra e Cascais. A nova via, composto hoje por dois segmentos de estrada entre Sintra e Mafra e entre Amadora e Pontinha irá formar um tridente que deverá desviar parte do trânsito que circula no IC19.
O executivo da Câmara Municipal de Sintra exerceu esforços de negociação para antecipar a data efectiva de início das obras, cujo início estava previsto para o segundo semestre de 2008.
Os novos troços irão completar o IC16, com vista a compor um percurso com início entre o complexo do Estádio da Luz e o Centro Comercial Colombo, ligando o nó de Benfica ao nó da Pontinha, Amadora e CREL, A1 e A8, recebendo em Mira-Sintra o trânsito proveniente da Estrada Nacional 9 (Mafra/Malveira), com passagem pelo Telhal, Montelavar, Pêro Pinheiro, Algueirão-o-Velho e Lourel, até Sintra.
A nova via irá continuar a ligação até Cascais, através de acessos ligados a partir do IC19, Estrada Nacional 9 e Estrada nacional 247, passando pelo Linhó e Alcabideche.
De acordo com relatório da Direcção Geral de Território e Transportes (DGTT) a nova via deverá desviar parte do trânsito que circula no IC19 – que servia em 1998 a circulação de mais de 100 mil veículos.
rpc08 May 12th, 2008, 11:50 PM o IC 16 irá garantir uma ligação alternativa entre Lisboa e Cascais, desviando parte do trânsito que circula nas zonas do IC19 em território do concelho de Sintra.
Sinceramente, pela observação do mapa, não percebo como poderá servir de alternativa no trajecto Lisboa-Cascais...:nuts:
Viriatuus May 12th, 2008, 11:50 PM Só uma pergunta inocente de quem não é de Lisboa. A que propósito não fazem o novo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora? Para obrigar as pessoas a dar a volta ao blhar grande pela CREL? Com que objectivo?
Viriatuus May 12th, 2008, 11:55 PM Para desanuviar o trânsito quer para Cascais quer para Sintra o melhor seria retomarem o projecto do final dos anos 60, início dos 70 do século passado que previa a construção duma ferrovia intermédia entre a linha de Cascais e a de Sintra. Mais difícil era fazer com que os respectivos habitantes deixassem de utilizar o automóvel para passa a andar de comboio...
Barragon May 13th, 2008, 12:40 AM é uma estupidez... então tem que se pagar aqueles poucos KM da CREL :bash:
O BClubedeCampo está ali a estorvar
Barragon May 13th, 2008, 12:42 AM O EIA anda por aí...
de qualquer forma o Cacém vai levar uma circular da cidade... que vai escoar o trânsito bem melhor.
daniel322 May 13th, 2008, 12:47 AM será que amanhã o título continua igual? :D
Sky11 May 13th, 2008, 02:56 AM A que propósito não fazem o novo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora?
é uma estupidez... então tem que se pagar aqueles poucos KM da CREL :bash:
O BClubedeCampo está ali a estorvar
Pelo que sei, este traçado foi o escolhido pois das alternivas possíveis, esta é muito mais próxima do IC19 e em consequência da Mega-Hiper-Urbe que constitui a linha de Sintra. A outra opção (mais afastada da Urbe) e passando ainda por fora do Clube de Golf de Belas tinha impactos ambientais mais fortes (áreas quase rurais) e não ajudaria tanto a ser uma alternativa ao IC19.
Eu diria mais, se tivesse sido escolhida a opção mais "rural", estavam lançados os dados para fodexxx mais uma parte da AML. Seria mais um pasto fertil para os Patos.....
Assim, a A16 / IC16 fica de facto descontinua e terá um pequeno troço de uns 3 km comum à CREL.
Quer a A16 quer aquele troço da CREL são a pagar. Quem não quiser / puder pagar tem o IC19 à disposição :D
Ricardo Fig May 13th, 2008, 10:57 AM Ora..pagar 50 ou 40 centimos duas vezes ao dia... durante 22 dias.... alternativa ao IC19? Não me parece... vai ficar tudo na mesma :ohno:
Por esse valor, se juntar o combustivel, manutenção e parques, torna-se (bem) mais economico utilizar transportes
Barragon May 13th, 2008, 12:37 PM Pois.. é mesmo por isso..
Para mim o melhor era mesmo acabarem a CRIL
El_Prozac May 13th, 2008, 08:06 PM Esta auto-estrada não vai servir ninguém. A volta é muito grande e é paga. São mais alguns milhões (a juntar aos kms de auto-estradas em portugal onde passam meia dúzia de pessoas por dia) que vão ser gastos desnecessariamente.
O único troço da A16 que poderá ser útil é entre o IC19 e a A5. Mas de qualquer modo vai ser paga até à quinta de beloura e havendo a N9 com 2 faixas sem nunca haver muito trânsito, prevejo mais um troço vazio.... Não sei se olharam o projecto para o percurso entre o autodromo e o Cascaishopping mas aquilo vai ficar uma dupla auto-estrada nessa zona!! :nuts: A N9 duplicada vai circular paralela à A16 (com 3) até ao centro comercial (para continuar a fazer ligação a este) com uma mega rotunda que ligue tudo entre a prisão e o autódromo.
Quanto mais estradas fizerem nesta zona pior... O alargamento para 3 faixas do IC19 na zona do cacém não resolveu nada... Melhorou nos primeiros tempos mas já se formam congestionamentos todos os dias... Enquanto não se aperceberem que tem de haver uma rede coordenada de caminhos de ferro com, por exemplo, uma linha suburbana entre a linha de Sintra e Cascais (apesar de achar que seja um pouco dificil nessa zona...) e outra paralela à A8 (muito mais simples) o transito em Lisboa irá continuar a ser caótico e provavelmente piorar... O transporte individual tem de ser desincentivado e não é isso que se vê...
Viriatuus May 13th, 2008, 09:13 PM Duplo
Viriatuus May 13th, 2008, 09:14 PM El_Prozac
...uma linha suburbana entre a linha de Sintra e Cascais...
Atrás já tinha ventilado essa hipótese:
Para desanuviar o trânsito quer para Cascais quer para Sintra o melhor seria retomarem o projecto do final dos anos 60, início dos 70 do século passado que previa a construção duma ferrovia intermédia entre a linha de Cascais e a de Sintra
E por falar nesta questão onde pára este projecto?
Barragon May 13th, 2008, 09:20 PM Mandem e-mails..
rpc08 May 13th, 2008, 09:22 PM Outra dúvida: o troço Sintra-Cascais desta A 16 (ou IC 30) não era para fazer parte da futura grande circular de Lisboa, a A 18, que ligaria Cascais ao Carregado, substituindo a ligação IC 11 Torres Vedras-Carregado?
El_Prozac May 13th, 2008, 09:22 PM Não tinha reparado. Querem mais propostas de linhas de comboios? Uma entre a estação de Cascais e a Portela de Sintra e outra entre Paço de Arcos, passando pelo Taguspark e terminando no cacém (destruindo o aborto que é o SATUO). (Estas podiam ser em Metro Ligeiro).
Outra sugestão, para além e uma linha nova paralela à A8 até Torres Vedras e ligando à linha do Oeste, duplicava-se também a linha do Oeste desde Meleças, com variantes, passando por Pero Pinheiro, Malveira, Mafra e criando um ramal até à Ericeira.
E pronto criava-se assim um segundo anel ferroviario suburbano na AML.
Sugestões para auto-estradas? Criava-se uma segunda circular externa ligando o troço do IC30 já construido (que vai ser arranjando para a A16) àquele troço de via rápida já feito perto de pero pinheiro e continuava-se até à A21. Chegava, sobrava e não era preciso construir mais nada de autoestradas por esta zona....
fred_mendonca May 13th, 2008, 09:30 PM O eixo Paço de Arcos - Cacém bem que precisava. É um dos mais movimentados!
El_Prozac May 13th, 2008, 09:43 PM O eixo Sintra-Cascais/Estoril também é muito procurado. Tem bastante trânsito (sem fazer grandes engarrafamentos) e a Scotturb opera aí ao máximo com várias carreiras. São 2 para Rio de Mouro passando em Mem Martins (que juntas fazem uma frequência de 15 minutos em hora de ponta até ao cascaishopping) mais 2 para Sintra (também fazem uma frequência de 30 minutos). Isto, para os parâmetros da Scotturb (que parece só prestar atenção à zona de Cascais), é bastante bom...
Barragon May 13th, 2008, 09:50 PM Outra dúvida: o troço Sintra-Cascais desta A 16 (ou IC 30) não era para fazer parte da futura grande circular de Lisboa, a A 18, que ligaria Cascais ao Carregado, substituindo a ligação IC 11 Torres Vedras-Carregado?
Pois.. eu não percebo esta gente.
Viriatuus May 13th, 2008, 10:07 PM ^^
Bem vindo ao clube dos cépticos...:lol:
Sky11 May 13th, 2008, 10:13 PM Esta auto-estrada não vai servir ninguém. A volta é muito grande e é paga. São mais alguns milhões (a juntar aos kms de auto-estradas em portugal onde passam meia dúzia de pessoas por dia) que vão ser gastos desnecessariamente.:lol: Olha que não. Quem conhece a linha de Sintra sabe perfeitamente que não será assim. Este traçado passa sempre a norte de zonas hiper-povoadas como Massamá, Cacém e Algueirão. E bem perto dessas zonas. Por isso é que foi escolhido este traçado e não o que desembocava directamente no nó de Belas da CREL. Está tudo nos mapas dos EIA. Conta com um TMD de pelo menos 30.000 carros logo na abertura.
Quanto mais estradas fizerem nesta zona pior... O alargamento para 3 faixas do IC19 na zona do cacém não resolveu nada... Melhorou nos primeiros tempos mas já se formam congestionamentos todos os dias... Tens toda a razão. É a automobilização total.
Enquanto não se aperceberem que tem de haver uma rede coordenada de caminhos de ferro com, por exemplo, uma linha suburbana entre a linha de Sintra e Cascais (apesar de achar que seja um pouco dificil nessa zona...) e outra paralela à A8 (muito mais simples) o transito em Lisboa irá continuar a ser caótico e provavelmente piorar... O transporte individual tem de ser desincentivado e não é isso que se vê...Totalmente de acordo.
Outra dúvida: o troço Sintra-Cascais desta A 16 (ou IC 30) não era para fazer parte da futura grande circular de Lisboa, a A 18, que ligaria Cascais ao Carregado, substituindo a ligação IC 11 Torres Vedras-Carregado?E será. O troço do IC30 desde Cascais a Sintra será prolongado para norte até à zona de Torres Vedras. Em Torres Vedras surgirá uma nova AE até ao Carregado.
El_Prozac May 13th, 2008, 10:38 PM :lol: Olha que não. Quem conhece a linha de Sintra sabe perfeitamente que não será assim. Este traçado passa sempre a norte de zonas hiper-povoadas como Massamá, Cacém e Algueirão. E bem perto dessas zonas. Por isso é que foi escolhido este traçado e não o que desembocava directamente no nó de Belas da CREL. Está tudo nos mapas dos EIA. Conta com um TMD de pelo menos 30.000 carros logo na abertura.
Pois passa sempre a norte... sempre em zonas praticamente rurais... Passa a norte do Algueirão, o único bairro bastante populoso aí e que teria mais tendencia a usar a A16 é o bairro da Cavaleira. E actualmente as pessoas dessa zona seguem para o IC30 que é gratis e iam direitos para a IC19. Garanto-te que a avenida principal de Mem Martins (que é actualmente o único acesso do Algueirão para o IC19 já que só há uma única passagem pela linha de comboio) vai ficar ainda mais impossível de circular assim que tornarem pago todo o acesso a Lisboa a Norte da linha de comboio ;)
E eles não mudaram o traçado devido ao Belas Clube de Campo?
Sky11 May 14th, 2008, 05:23 PM ^^Quais zonas rurais???? Não passa no meio da Urbe, isso não (como o actual IC19) mas passa bem próximo do limite norte de Algueirão, Cacém e Massamá.
Agora não tenho aqui o EIA mas vê-se bem nos mapas que o traçado escolhido está quase pegado a estas localidades. Depois de 2 anos em obras, os patos bravos vão vender milhares de casas em tudo o que é terreno entre o IC16 e a actual malha urbana. Daqui por uns 5-8 anos não vai haver "espaço rural" entre o IC16 e o IC19.
O taçado abandonado (ainda mais a norte) não foi escolhido pois não "absorvia" tanto tráfego ao IC19, iria - esse sim - passar em muitos terrenos agricolas. Teria como vantagem dar sequencia natural ao actual IC16 entre a CRIL (Alfornelos) e a CREL (Belas). Ou seja, não teria na CREL um troço comum. Pelo que sei o Belas Clube de Campo seria contornado por norte.
Reflex May 14th, 2008, 06:12 PM Boas noticias, não estava à espera que começassem tão cedo!:okay:
Tenho ideia de que não é preciso entrar na CREL: a ideia que parece lógica é que este novo troço tenha correspondência ao actual (que começa em Alfornelos e termina no nó da CREL em Belas) e que portanto não seja preciso entrar na CREL, bastando para tal apanhar a CRIL e depois o IC16 no nó de Alfornelos. Ou estou enganado? (a verdade é que nesse mapa não está em lado nenhum o actual traçado do IC16 que já existe e referi em cima...)
Sky11 May 14th, 2008, 07:49 PM Tenho ideia de que não é preciso entrar na CREL: a ideia que parece lógica é que este novo troço tenha correspondência ao actual (que começa em Alfornelos e termina no nó da CREL em Belas) e que portanto não seja preciso entrar na CREL, bastando para tal apanhar a CRIL e depois o IC16 no nó de Alfornelos. Ou estou enganado? (a verdade é que nesse mapa não está em lado nenhum o actual traçado do IC16 que já existe e referi em cima...)Pois. Estás enganado. E olha que o actual IC16 está no mapa (do lado direito a azul e marcado como A16 - ligando a CRIL em Alfornelos à CREL).http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/accbf482.jpg
O traçado que tu referes como sendo a ideia lógica foi preterido.
sotavento May 14th, 2008, 11:24 PM O traçado começa ali entre MonteAbraão e Belas , passa a norte de Mira Sintra e Meleças e depois via ligar a outra ponta do Algueirão ... se há coisa que o IC16 é URBANO uma vez quecontorna por norte as MESMAS localidades que o IC19 contorna por sul. :lol:
Quanto á questão das portagens ... como é na "provincia" uma qualquer MANIF depois faz com que vire SCUT. :bash:
Sky11 May 15th, 2008, 02:11 AM se há coisa que o IC16 é URBANO uma vez quecontorna por norte as MESMAS localidades que o IC19 contorna por sul.Ora nem mais.
30.000 TMD no mínimo e logo na abertura, El Prozac. Os próprios EIA admitem 26.000 no ano da abertura (2010) nos troços mais próximos a Lisboa. Eu elevo para 30.000.
sotavento May 16th, 2008, 04:02 AM ^^ Devo-me ter enganado a escrever então ... nunca na vida poderias estar a concordar comigo. :ohno:
Mas aquele troço ali via dar muito jeito a muita gente que passa ali na zona.
Barragon May 16th, 2008, 04:06 AM Também achei estranho :lol: Sky andas a perder qualidades
Sky11 May 16th, 2008, 04:37 PM ^^ Devo-me ter enganado a escrever então ... nunca na vida poderias estar a concordar comigo. :ohno:Essa é boa!!! Fui eu que escrevi primeiro (post #21 - em resposta ao El Prozac) que o troço da A16 seria bem perto da Mega-Urbe. logo apostaria em 30.000 TMD. Tu é que concordaste comigo no post #26.
E eu concordo muitas vezes contigo. Aliás são mais as que concordo do que o inverso. :lol:
Tu (Sotavento) é que és o forumer do Contra 2007 (e eu votei em ti). :rofl:
Ricardo Fig May 18th, 2008, 11:11 PM ...será que é desta que fazem então um nó decente entre a estrada nacional e o IC16!?
...é que ficando como está...é uma miséria! Ao menos tirem os obstaculos de betão que estão entre o final do IC16 e a nacional, para não obrigar o pessoal a ir dar uma volta enorme.
Ricardo Fig May 18th, 2008, 11:13 PM E outra, quero ver onde vão fazer o nó de ligação entre o novo troço e a CREL, e se é desta que finalmente Massamá Norte / Belas vão ter a tão prometida entrada directa para a CREL...!
Ricardo Jorge May 19th, 2008, 01:55 PM Só uma pergunta inocente de quem não é de Lisboa. A que propósito não fazem o novo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora? Para obrigar as pessoas a dar a volta ao blhar grande pela CREL? Com que objectivo?
Aquela zona de Belas é muito verdinha e bonitinha :)
Para desanuviar o trânsito quer para Cascais quer para Sintra o melhor seria retomarem o projecto do final dos anos 60, início dos 70 do século passado que previa a construção duma ferrovia intermédia entre a linha de Cascais e a de Sintra. Mais difícil era fazer com que os respectivos habitantes deixassem de utilizar o automóvel para passa a andar de comboio...
Linha do Vale do Jamor. Pretendia continuar o antigo Ramal do Estádio Nacional até à curva de Tercena. Assim rezam as crónicas.
Eu acho que seria bastante invasivo para o complexo desportivo do Jamor. Encaixar em Tercena sim, mas vindo de Oeste do estádio.
Sky11 May 19th, 2008, 05:16 PM quero ver onde vão fazer o nó de ligação entre o novo troço e a CREL, e se é desta que finalmente Massamá Norte / Belas vão ter a tão prometida entrada directa para a CREL...!Os mapas que estão no EIA são totalmente claros quanto aos traçados.
O nó da A16 com a CREL é feito mesmo "em cima" da área de serviço CREL-SUL e tem sucessivos nós de acesso. Belas e Massamá terão acesso à CREL mas via A16.
Pelha May 20th, 2008, 11:16 PM Para desanuviar o trânsito quer para Cascais quer para Sintra o melhor seria retomarem o projecto do final dos anos 60, início dos 70 do século passado que previa a construção duma ferrovia intermédia entre a linha de Cascais e a de Sintra. Mais difícil era fazer com que os respectivos habitantes deixassem de utilizar o automóvel para passa a andar de comboio...
Sim, esse projecto de facto existiu.. talvez com o utópico futuro metro de superfície da margem norte.. :| :lol:
Ora..pagar 50 ou 40 centimos duas vezes ao dia... durante 22 dias.... alternativa ao IC19? Não me parece... vai ficar tudo na mesma :ohno:
Por esse valor, se juntar o combustivel, manutenção e parques, torna-se (bem) mais economico utilizar transportes
O IC16 deve tirar cerca de 20 por cento do tráfego, das sobrecarregadas A5 e IC19 e ainda uma redução de tempos de percurso em cerca de 50 por cento relativamente ao IC19, isto segundo os estudos MOPTC é claro.. sinceramente parece me ser uma bela alternativa ainda que a pagar.
sotavento May 21st, 2008, 12:53 AM Aquela zona de Belas é muito verdinha e bonitinha :)
Linha do Vale do Jamor. Pretendia continuar o antigo Ramal do Estádio Nacional até à curva de Tercena. Assim rezam as crónicas.
Eu acho que seria bastante invasivo para o complexo desportivo do Jamor. Encaixar em Tercena sim, mas vindo de Oeste do estádio.
^^ A oeste do estádio ??? nunca na vida ... saindo da cruz quebrada e passando detrás das piscinas e depois deveria passar DEBAIXO da entrada do estádio (sendo assim pouco ou nada invasivo) ... e dai seguia para queijas , Barcarena e Massamá.
Entre o prolongamento da CREL e o estádio e uma zona verde ... e´favor não pensar sequer em ir partir ali aquilo... ai ai ai :bash:
Barragon May 22nd, 2008, 12:12 PM Obras da nova auto-estrada para Sintra devem avançar durante os próximos dias
22.05.2008
Enquanto decorre o alargamento para três vias do congestionado IC19, concessionária do futuro IC16/A16 prepara-se para avançar com alternativa
As obras de construção do IC16/A16, a futura auto-estrada com portagem que ligará a Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL) ao Lourel, devem arrancar dentro de dias, informou fonte da concessionária. A Câmara de Sintra deve também reunir-se em breve com a empresa para negociar as medidas a adoptar no alargamento do IC30, entre Lourel e Ranholas.
A Estradas de Portugal, segundo uma fonte oficial, já autorizou a Lusolisboa - empresa controlada pela Mota-Engil à qual foi atribuída a Concessão da Grande Lisboa -, a avançar com a construção do IC16/A16. A nova auto-estrada, com uma extensão de cerca de 9,6 km, desenvolve-se a partir de um novo nó a construir na CREL, na zona de Monte Abraão/Massamá, e termina no Lourel, já perto da Portela de Sintra.
Uma porta-voz da Lusolisboa admitiu que "decorrem trabalhos preparatórios" e as obras devem avançar nos próximos dias. O vereador das Obras Municipais, Luís Duque, confirmou que estão a ser montados estaleiros e que os trabalhos devem iniciar-se em breve. O autarca acrescentou que a Câmara de Sintra está a proceder a realojamentos, mas sem precisar o número de fogos. A declaração de impacte ambiental, subscrita pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, aponta para a necessidade de solução para duas habitações afectadas, "considerando que a mera indemnização não permitirá reverter as condições de exclusão social patentes". As obras deverão ter cuidados especiais na proximidade de habitações do bairro da Chutaria. O nó da CREL foi desviado da implantação prevista devido a uma urbanização no corredor antes estudado.
O traçado, com três vias em cada sentido, afecta o conjunto megalítico das Antas de Belas, monumento nacional, principalmente a anta da Estria. Como compensação prevê-se uma ligação pedonal com a anta de Monte Abraão. Os impactes sobre o património envolvem ainda o Aqueduto da Mata (com uma solução que não afecta a estrutura) e a Quinta do Molhapão, que apesar de classificada pode ver deslocado o portão. A obra deve ficar pronta no final de 2009.
Em breve deve também avançar o alargamento do IC30, entre Lourel e Ranholas, de duas para três vias em cada sentido (com possibilidade de quarta), ligando a futura alternativa com portagem ao IC19 e ao novo troço do IC30 entre Ranholas e Alcabideche (A5). Esta nova via, também com três vias para cada lado, será paga e atravessará a urbanização da Beloura. Luís Duque assegura que entre Lourel e Ranholas continuará a não se pagar e que, durante as obras, a circulação deve ser condicionada apenas com a supressão temporária de uma via.
Fonte: Público
Pelha September 1st, 2008, 04:04 AM IC16 EM BOM RITMO
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/IC16_granja02.jpg
Estão em ritmo acelerado as obras de construção do IC16, entre Lourel e Belas/Monte Abraão.
Com um investimento na ordem dos 140 milhões de euros (se somarmos o valor para a construção do IC30), esta infra-estrutura rodoviária constituirá uma importante via de ligação a Lisboa, assumindo-se como importante alternativa ao IC19 pelo qual passam cerca de 116 mil viaturas.
Com concurso lançado em 2005 pelo governo liderado por Durão Barroso, este eixo com uma extensão de cerca 9.6 quilómetros será composto por 6 faixas de rodagem e pelos nós do Lourel, de Sacotes, do Telhal e de Agualva Cacém, ligando-se depois à CREL (Belas/Monte Abraão) junto ao actual posto de combustível.
Se durante décadas o desenvolvimento de Sintra esteve assente no corredor rodoviário designado por IC19, os impactos que esta auto-estrada terá para o município são por demais evidentes.
Mas, se os cerca de 480 mil habitantes vêem reconhecido os problemas de mobilidade do maior concelho do país, é essencialmente para o mundo das empresas que os benefícios serão decisivos, permitindo maior celeridade na circulação de matérias-primas e produtos.
A somar às vantagens para o actual tecido empresarial instalado, esta nova via constituirá um elemento de atracção para a fixação de novas empresas, com efeitos positivos na criação de emprego.
É certo que no plano da circulação não resolve tudo, mas é inquestionável que se assume como uma excelente oportunidade para Sintra e para os sintrenses.
fred_mendonca September 1st, 2008, 12:26 PM :applause:
sjay September 1st, 2008, 12:58 PM olha o ic16 vai-me retirar aquele atalho para qd quero ir para o norte de sintra (para os lados de pero pinheiro).
Ia por Belas, passava o quartel e ia sair a Pero Pinheiro.
ADL2040 September 2nd, 2008, 04:45 PM Fotos da A 16 (IC 16) tiradas à poucos dias.
Vista geral do local onde será construído o nó A 16/ A 9 CREL.
O nó será em torno das áreas de serviço que estão na foto.
Já há marcas no terreno, mas ainda não começaram as movimentações de terra.
http://img157.imageshack.us/img157/8397/a16idanha01ei4.jpg
Uma vista mais próxima do local. Esta auto-estrada é a A 9 CREL.
http://img57.imageshack.us/img57/7175/a16idanha02ye0.jpg
As próximas quatro fotos são do local onde será a portagem de plena via, junto a Idanha.
As movimentações de terra já começaram, como se pode observar.
http://img505.imageshack.us/img505/277/a16idanha03lx0.jpg
http://img505.imageshack.us/img505/9720/a16idanha04da4.jpg
http://img505.imageshack.us/img505/5366/a16idanha05bh1.jpg
http://img369.imageshack.us/img369/3995/a16idanha06ph3.jpg
Vista geral do local onde será o nó de Idanha.
http://img369.imageshack.us/img369/7394/a16idanha07hv6.jpg
Um zoom.
http://img369.imageshack.us/img369/8099/a16idanha08me7.jpg
Aqui virá dar uma parte deste nó, junto a esta área industrial do Cacém.
http://img141.imageshack.us/img141/8877/a16idanha09lf5.jpg
A A 16 em construção, em direcção ao Lourel, vista do mesmo sítio.
http://img141.imageshack.us/img141/9803/a16idanha10kw3.jpg
Só tirei estas fotos.
Penso que o resto do trajecto também esteja em construção.
rpc08 September 2nd, 2008, 04:51 PM Pelo menos nesta zona já trabalharam um bocado :cheers:
Obrigado :okay:
Barragon September 2nd, 2008, 05:29 PM Obrigado pelas fotos :yes: estão excelentes.
NewTomorrow September 3rd, 2008, 06:25 AM edit
Pelha September 7th, 2008, 12:40 AM Obras do IC16/A16 dividem Algueirão-Mem Martins
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/capa.jpg
As localidades de Coutinho Afonso e das Raposeiras vão ficar mais afastadas do centro da freguesia durante vários meses. As obras para a construção do IC16/A16 assim o exigem e obrigam ao corte da Estrada Municipal 608. Os moradores das localidades que serão afectadas estão revoltados com a situação porque, devido ao corte da estrada terão que fazer mais 10 km para chegar a Mem Martins.
CONSTRUÇÃO IMPORTANTE MAS PROBLEMÁTICA
O futuro IC16/A16 vai ligar Sintra à CREL, num traçado que será de extrema importância, servindo como uma nova ligação a Lisboa em alternativa ao IC19. Todavia, esta construção implica a construção de um túnel por baixo da Estrada Municipal 608, na zona do Monte Maria Dias. Como o túnel será construído em galeria aberta implica o corte da Estrada Nacional por um período nunca inferior a seis meses, o que causará sérios problemas à população desta localidade.
BLOCO DE ESQUERDA PEDE ESCLARECIMENTOS
O Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo e à Câmara Municipal de Sintra relativamente ao corte da Estrada Nacional 608. Embora reconheça a importância da conclusão do IC16/A16 para a população sintrense e para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa, o Bloco de Esquerda não aceita nem compreende que a população seja lesada devido aos prazos que o governo estipulou para a conclusão da obra. A conclusão das obras está prevista para Setembro de 2009, tempo de eleições, o que o Bloco de Esquerda acredita ser algo "estratégico".
POPULAÇÃO REVOLTADA
Os moradores de Cortegaça, Raposeiras e Coutinho Afonso estão revoltados com a situação principalmente pelo facto da Estrada Municipal 608 ser a principal via de acesso ao Algueirão e a Mem Martins. O corte desta via vai provocar uma sobrecarga ainda maior da recta da Granja, via já bastante saturada. Segundo Fernando Figueira do Bloco de Esquerda e morador nas Raposeiras "existe uma réstia de esperança que o projecto final não seja assim. O presidente da Câmara, Fernando Seara vai ter uma reunião com os responsáveis da obra no dia 5 de Setembro e veremos a que conclusões chegam". Também o presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Manuel do Cabo já visitou o local e, segundo Fernando Figueira "foi estudada uma solução alternativa para que a população destas localidades não tenha que fazer 10 km em vez dos habituais três para chegar a Mem Martins, mas parece que não existe viabilidade para tal". Esta construção implicará não só a população como também o comércio, "existem donos de cafés em Cortegaça que dizem que vão fechar por falta de clientes, afirmou Fernando Figueira ao CORREIO DA CIDADE. Entretanto, foi elaborado um abaixo-assinado pelas populações das Raposeiras, Coutinho Afonso e Cortegaça, com o apelo de não serem prejudicadas pelo traçado desta via.
Pelha October 10th, 2008, 08:09 PM Bloco de Esquerda preocupado com IC16
Achados arqueológicos durante obras da A16 na zona do Telhal preocupam Bloco de Esquerda. Deputada Helena Pinto questionou o Governo no parlamento e quer “estudo mais apurado e demorado” dos vestígios. Análise científica dos achados arqueológicos pode comprometer final da obra em Setembro de 2009.
O Bloco de Esquerda está preocupado com os achados arqueológicos encontrados nas obras da A16, na zona do Telhal em Sintra. Helena Pinto, deputada dos bloquistas, questionou o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o destino a dar aos vestígios arqueológicos.
Para a deputada, a conclusão da A16, prevista para Setembro de 2009, “não poderá ser feita ignorando um conjunto de vestígios, cujo estudo mais apurado se revela vital para o conhecimento da história da região”. Helena Pinto quis saber quais os planos do Governo para a obra.
Segundo a deputada, “a comunidade arqueológica mostra-se preocupada com a metodologia seguida nas escavações e há quem aponte o dedo à destruição parcial de sepulturas”.
Os vestígios arqueológicos encontrados datam das ocupações romana e islâmica da Península Ibérica, entre os séculos VI e X.
Para o responsável do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo, os vestígios formam "um conjunto potencial e visivelmente muito importante, quer pela utilidade funcional, que compreende habitações, necrópole e silos, quer pela sua extensão, com numerosos elementos de construção".
De visita ao local, um grupo de catedráticos de arqueologia, terá defendido a necessidade de serem desenvolvidas escavações exaustivas antes do avanço do asfalto, havendo apelos para que seja dado mais tempo à intervenção arqueológica. reforço dos meios para que os vestígios sejam escavados antes de serem enterrados.
A escória bloquista volta a atacar.. deviam ser aniquilados, gentalha nojenta!
rpc08 October 10th, 2008, 09:04 PM :rant: Mas porque é que os achados arqueológicos calham sempre nos sítios em que passam as auto-estradas? Mais um tempão de atraso...
Pelha October 26th, 2008, 04:05 PM PCP questiona Governo sobre obras da A16
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/8320e082.jpg
Obras apressadas na A16 podem destruir património arqueológico, sepulturas islâmicas já terão sido parcialmente afectadas por máquinas das obras de construção da futura auto-estrada de Sintra na zona da casa de saúde do Telhal
Comunistas questionam ministro da Cultura sobre destino a dar aos achados arqueológicos na zona do Telhal, em Sintra. Deputados João Oliveira e Bruno Dias querem conhecer resultados das reuniões entre Câmara Municipal de Sintra, Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, IGESPAR e proprietários da obra.
O PCP quer saber qual o destino a dar aos achados arqueológicos descobertos na zona do Telhal, Sintra, durante as obras de construção da A16. A bancada parlamentar comunista questionou o ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, sobre a realização de estudos junto dos achados e a destruição dos mesmos provocada pela construção de pilares do viaduto no local.
João Oliveira e Bruno Dias, deputados do PCP, quiseram saber, no parlamento, se o Governo “equaciona o reforço de meios humanos e materiais disponíveis ao nível da equipa de arqueologia” para garantir a “preservação dos achados e a continuação da obra”. Os comunistas quiseram ainda saber quais os resultados das reuniões realizadas entre responsáveis da Câmara Municipal de Sintra, do Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, da equipa de arqueólogos no local, do IGESPAR e do dono da obra.
O concelho de Sintra tem actualmente 207 sítios arqueológicos identificados que se encontram registados na Base de Dados Endovélico, que é gerida pelo Iintsituto de Gestão do Património Arqueológico (IGESPAR). Durante a realização do Recape do Estudo de Impacte Ambiental do IC16 (foi identificado pela equipa de arqueologia, em 2007, um sítio arqueológico que ficou designado por sítio do Telhal.
A base de dados, disponível na Internet, indica que foram realizadas sondagens de escavação arqueológica que comprovaram a existência de um sítio arqueológico do período tardo-romano.
Segundo o vice-presidente do IGESPAR, Prof. Dr. João Pedro Ribeiro, em declarações ao jornal “Público” os vestígios detectados no decurso da obra “possuem uma dimensão mais importante do que o previsto”.
As soluções são várias e passam, por exemplo, pelo aumento do vão do viaduto, ou pela escavação minuciosa dos espaços cuja destruição não seja possível evitar. “Não estamos perante uma estação arqueológica perdida, pelo contrário, existe mais que uma possibilidade de a preservar”, disse. O grupo parlamentar do PCP pediu entretanto esclarecimentos ao Governo sobre “que medidas extraordinárias tenciona adoptar para garantir a preservação do património para além das escavações que estão a ser feitas”, mas ainda não obteve resposta.
alentejolover October 26th, 2008, 04:11 PM Suburbs lol
NewTomorrow November 18th, 2008, 09:03 AM edit
emarques November 18th, 2008, 02:31 PM :rant: Mas porque é que os achados arqueológicos calham sempre nos sítios em que passam as auto-estradas? Mais um tempão de atraso...
Hipótese: há vestígios arqueológicos por toda a parte, mas só se encontram quando se começa a abrir buracos.
Luís Raposo Alves November 18th, 2008, 02:56 PM Outra dúvida: o troço Sintra-Cascais desta A 16 (ou IC 30) não era para fazer parte da futura grande circular de Lisboa, a A 18, que ligaria Cascais ao Carregado, substituindo a ligação IC 11 Torres Vedras-Carregado?
Sim, e continua a ser. Mas isso é outro projecto que não tem a ver com este.
E nesta questão da A16, aquilo que está a meter confusão a muita gente é porque é que não fazem esta autoestrada no seguimento do actual IC16.
mas a questão que se deveria colocar deveria ser outra que é "porque é que deram o mesmo nome de A16 e não outro", uma vez que é outra autoestrada.
Portanto, a questão é: "porqué é que se chama também A16" e não "porque é que não é o prolongamento no IC16?"
emarques November 18th, 2008, 03:10 PM Sim, e continua a ser. Mas isso é outro projecto que não tem a ver com este.
E nesta questão da A16, aquilo que está a meter confusão a muita gente é porque é que não fazem esta autoestrada no seguimento do actual IC16.
mas a questão que se deveria colocar deveria ser outra que é "porque é que deram o mesmo nome de A16 e não outro", uma vez que é outra autoestrada.
Portanto, a questão é: "porqué é que se chama também A16" e não "porque é que não é o porlongamento no IC16?"
A A-27 é entre Viana do Castelo e a A-3, enquanto que o IC-27 é lá para os lados de Vila Real de Sto António... Lá porque uma auto-estrada e um itinerário complementar têm o mesmo número, não quer dizer que tenham de ser a continuação um do outro.
Por acaso aí ficam perto uma da outra.
Fern November 18th, 2008, 03:35 PM A A16 tem um perfil diferente do IC16? E' que caso nao tenha so faria sentido dar o mesmo nome 'a via. Sendo uma auto-estrada deveria chamar-se A16 visto que presumo que ja estava contemplada no PRN ha muitos anos.
Luís Raposo Alves November 18th, 2008, 06:51 PM A A-27 é entre Viana do Castelo e a A-3, enquanto que o IC-27 é lá para os lados de Vila Real de Sto António... Lá porque uma auto-estrada e um itinerário complementar têm o mesmo número, não quer dizer que tenham de ser a continuação um do outro.
Por acaso aí ficam perto uma da outra.
Não, emarques, aqui querem colocar tudo com o nome A16. a questão é precisamente essa. Não fica um IC16 e uma A16! Fica tudo A16! é a mesma autoestrada, mas interrompida na zona da CREL.
Luís Raposo Alves November 18th, 2008, 07:09 PM Fern e emarques, a situação actual é a seguinte: Existe uma estrada com o nome IC16 que vai da Pontinha à CREL. Este IC tem o perfil de autoestrada.
Entretanto, está prevista a construção de uma autoestrada chamada A16, que engloba este IC16. Portanto, o IC16 no futuro fará parte de uma autoestrada maior (com mais quilómetros) , chamada A16.
Acontece que o traçado da A16 é um pouco estranho, (no 1º post está lá o mapa da futura A16) pois contempla um troço Cascais/Sintra, o troço Sintra/CREL, e o actual troço do IC16. Vou designar por troços 1, 2 e 3 respectivamente.
O 1º troço, Cascais/Sintra, penso que também já está em construção entre a zona de Alcabideche e o CascaiShopping. Também já vi movimento de terras na zona da Penha Longa. É um troço circular a Lisboa e que é suposto fazer parte de um eixo circular passando por Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras e Alenquer/Carregado.
O 2º troço, Sintra/CREL, é o que começou a construção há pouco tempo. É radial a Lisboa. Portanto, terminado o 1º troço, circular, é feita uma curva de 90 graus para entrar neste troço, passando a ser radial.
O 3º troço, CREL/Pontinha, já existe e é o actual IC16, passando no futuro a fazer parte da tal A16. Acontece que este troço não é o prolongamento natural do 2º troço. Apesar dos dois desembocarem na CREL, fazem-no em locais diferentes.
Posta esta situação, o que eu não entendo é porque é que decidem dar o nome de A16 ao conjunto dos troços, quando ao fim e ao cabo são 3 autoestradas distintas.
o 1º troço, Cascais/Sintra, seria uma autoestrada circular com um numero diferente de 16. O 2º troço poderia ser, eventualmente, a A16, que é radial.
O 3º troço, seria outra radial diferente, que se poderia chamar IC16 ou Aqualquer coisa.
O que não faz sentido é dar A16 ao conjunto dos 3 troços.
MarcoSousa November 19th, 2008, 02:59 AM Uma coisa que nunca percebi, é porque que a malta, que está a trabalhar nas obras, nao se cala e não diz nada sobre os achados arquiologicos.
Eu sou totalmente a favor que eles digam, quando acham qq coisa.
Mas é estranho, bastava rebentar com aquilo com um buldozer e ninguem sabia de nada, e lá continuavam a obra.
emarques November 19th, 2008, 03:04 AM Acho que (felizmente), a obra é acompanhada.
Pelha November 19th, 2008, 03:18 AM Mas é estranho, bastava rebentar com aquilo com um buldozer e ninguem sabia de nada, e lá continuavam a obra.
Os construtores bem que tentaram fazê-la pela calada, foram parcialmente muitas sepulturas destruídas..
NewTomorrow November 19th, 2008, 04:34 AM edit
Sky11 November 20th, 2008, 03:15 AM deve haver trabalhadores do contra (comunas , verdes , querqus), que adoram chibar-se para ir contra o patrãoNa Madeira, nada disto acontece. Não há comunas nem verdes nem Quercus, logo não há trabalhadores do contra. Aliás a palavra "contra" nem existe na Madeira. Patrão só há um portante tásse bem.
NewTomorrow November 20th, 2008, 04:43 AM edit
sotavento November 20th, 2008, 06:00 AM :rant: Mas porque é que os achados arqueológicos calham sempre nos sítios em que passam as auto-estradas? Mais um tempão de atraso...
^^ Os achados arqueologicos calham SEMPRE que abrires um buraco no chao. :lol:
sotavento November 20th, 2008, 06:05 AM Sim, e continua a ser. Mas isso é outro projecto que não tem a ver com este.
Portanto, a questão é: "porqué é que se chama também A16" e não "porque é que não é o prolongamento no IC16?"
Talvez porque se o IC16 seguisse em frente passaria no meio de NENHURES até ao outro lado ??? :ohno:
Atendendo a que a zona a norte de Belas é a area mais problematica em termos de relevo do terreno e a CREL já ali tem montes de viaductos para quê duplicar o numero de viaductos se depois não existiria trafego ???
^^ O ic16 prolongoado iria ter 3km de barrancos a separa-lo do trafego potencial ... :bash:
sotavento November 20th, 2008, 06:10 AM Fern e emarques, a situação actual é a seguinte: Existe uma estrada com o nome IC16 que vai da Pontinha à CREL. Este IC tem o perfil de autoestrada.
Entretanto, está prevista a construção de uma autoestrada chamada A16, que engloba este IC16. Portanto, o IC16 no futuro fará parte de uma autoestrada maior (com mais quilómetros) , chamada A16.
Acontece que o traçado da A16 é um pouco estranho, (no 1º post está lá o mapa da futura A16) pois contempla um troço Cascais/Sintra, o troço Sintra/CREL, e o actual troço do IC16. Vou designar por troços 1, 2 e 3 respectivamente.
O 1º troço, Cascais/Sintra, penso que também já está em construção entre a zona de Alcabideche e o CascaiShopping. Também já vi movimento de terras na zona da Penha Longa. É um troço circular a Lisboa e que é suposto fazer parte de um eixo circular passando por Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras e Alenquer/Carregado.
O 2º troço, Sintra/CREL, é o que começou a construção há pouco tempo. É radial a Lisboa. Portanto, terminado o 1º troço, circular, é feita uma curva de 90 graus para entrar neste troço, passando a ser radial.
O 3º troço, CREL/Pontinha, já existe e é o actual IC16, passando no futuro a fazer parte da tal A16. Acontece que este troço não é o prolongamento natural do 2º troço. Apesar dos dois desembocarem na CREL, fazem-no em locais diferentes.
Posta esta situação, o que eu não entendo é porque é que decidem dar o nome de A16 ao conjunto dos troços, quando ao fim e ao cabo são 3 autoestradas distintas.
o 1º troço, Cascais/Sintra, seria uma autoestrada circular com um numero diferente de 16. O 2º troço poderia ser, eventualmente, a A16, que é radial.
O 3º troço, seria outra radial diferente, que se poderia chamar IC16 ou Aqualquer coisa.
O que não faz sentido é dar A16 ao conjunto dos 3 troços.
É ???
Faz um Z apenas ... a CREL faz um percurso muito mais estranho (se não se tiver em atenção o perfil do terreno por aonde esta passa) ... a CRIL aprece um chapeu/frigideira e não uma circular ... a A5 vai aos essses dum lado e do outro parecem degraus ...
E convem referir que o IC16 actual tem 2 e não 1 troços construidos ... perpendiculare sentre si. :lol:
Luís Raposo Alves November 20th, 2008, 08:23 PM Achas que o traçado da CRIL é como o do IC16? sais da CRIL para entrares noutra autoestrada para depois voltares a entrar outra vez!? isto por duas vezes...
a CRIL tem a forma circular, que forma é que tem? (os chapéus e as frigideiras por acaso também são circulares)
a A5 e a CREL têm traçados contínuos no seu percurso, obviamente que têm curvas, como qualquer auto-estrada.
E tu percebeste muito bem o que eu quis dizer na minha mensagem...
Sky11 November 21st, 2008, 12:53 AM E para teu conhecimento a varias obras paradas aquiObrigado pelo esclarecimento. Em troca também te dou a conhecer o seguinte: horigem não tem "h" e há tem de ter "h". É tipo um apendice aerodinamico....
Sky11 November 21st, 2008, 12:55 AM E tu percebeste muito bem o que eu quis dizer na minha mensagem...O Sotavento não precisa de perceber para ser do contra. Tá no sangue dele. Até é giro divagar com ele. :lol:
Pelha November 21st, 2008, 12:59 AM Obrigado pelo esclarecimento. Em troca também te dou a conhecer o seguinte: horigem não tem "h" e há tem de ter "h". É tipo um apendice aerodinamico....
:hilarious
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 04:04 AM Pelha, estás-te a rir, mas devias ter colocado outro título ao thread... não devias ter colocado a palavra amanhã! assim parece sempre q é só amanhã a obra vai começar.
sotavento November 21st, 2008, 04:35 PM Achas que o traçado da CRIL é como o do IC16? sais da CRIL para entrares noutra autoestrada para depois voltares a entrar outra vez!? isto por duas vezes...
a CRIL tem a forma circular, que forma é que tem? (os chapéus e as frigideiras por acaso também são circulares)
a A5 e a CREL têm traçados contínuos no seu percurso, obviamente que têm curvas, como qualquer auto-estrada.
erm ... LOL ??? :ohno:
Quem chega ali ao estádio acha a A5 direitinha ... quem passa debaixo do acesso á padre cruz/c.carriche ou vira pro tunel da CRIL acha a mesma "direitinha" e circular ... ou então não. :bash:
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 05:01 PM ^^
Pronto, tens razão. O IC16 ou a futura A16 é a autoestrada mais direita dessas todas e sem interrupções.
A_Voz_Da_Figueira November 21st, 2008, 05:17 PM ^^
Pronto, tens razão. O IC16 ou a futura A16 é a autoestrada mais direita dessas todas e sem interrupções.
agora já não. vão fazer um variante para a Madeira:lol:
sotavento November 23rd, 2008, 08:53 PM ^^
^^ Nunca passastes na IC16 então ... :bash:
Se aquilo ao contornar os Moinhos da funcheira é uma montanha russ aqual é o problema que tens com o usar-se um troço da A9/CREL que por acaso até é meio-paralelo á portagem da IC!6 ??? :lol:
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 06:31 AM http://img354.imageshack.us/img354/7800/ic16gd2.jpg
Pelha December 1st, 2008, 06:43 AM :master:
E do IC30 também tens?
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 07:30 AM http://img241.imageshack.us/img241/2396/ranlin1cx1.jpg
http://img355.imageshack.us/img355/9715/ranlin2et5.jpg
http://img241.imageshack.us/img241/782/ranlin5fm3.jpg
http://img355.imageshack.us/img355/4652/ranlin3hn7.jpg
http://img241.imageshack.us/img241/6606/ranlin4xy8.jpg
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 07:33 AM Pelha, toma lá!
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 07:40 AM DO AUTÓDROMO ATÉ ALCABIDECHE (QUE NÃO ESTÁ NO MAPA) SEGUE PRATICAMENTE O TRAÇADO DA EN9 SINTRA-CASCAIS.
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 07:48 AM Não sei se vocês repararam , mas a autoestrada ATRAVESSA EXACTAMENTE A MEIO os campos de golfe da quinta da beloura.
:lol::lol:
Trajno December 1st, 2008, 12:09 PM Porque é que esta via irá ter duas praças de portagem? Uma junto à CREL (que já é portajada) e outra junto ao nó de sacotes???
fred_mendonca December 1st, 2008, 06:27 PM Em Alcabideche as obras estão a avançar a todo o vapor.
sotavento December 3rd, 2008, 06:14 PM Achas que o traçado da CRIL é como o do IC16? sais da CRIL para entrares noutra autoestrada para depois voltares a entrar outra vez!? isto por duas vezes...
Sais da VG e apanhas uma long a subida até ao tunel ... sais do tunel e tens 2 vias distintas ... depois entras numa AE diferente (sem saires da CRIL em nome) depois mais á frente essa dita AE vira para lisboa e segues pela direita (ainda chamando-se CRIL) e depois chegas a outro nó ... futuramente vais continuar embrulhado ate Alges.
ná ... afinal é sempre a direito ... nem comento sobre o quao a direito é o caminho inverso. :lol:
O Sotavento não precisa de perceber para ser do contra. Tá no sangue dele. Até é giro divagar com ele. :lol:
Olha ... vai tu!!!! :cheers:
Luís Raposo Alves December 4th, 2008, 03:07 PM Pah, essa conversa já era... ainda bates nessa tecla?
A_Voz_Da_Figueira December 4th, 2008, 07:09 PM deixa-o falar...:lol: ele é assim e sempre será...:lol:
NewTomorrow December 5th, 2008, 02:39 AM sera que voces os dois são gemeos ?
sotavento December 5th, 2008, 12:45 PM deixa-o falar...:lol: ele é assim e sempre será...:lol:
^^ No dia em que disseres alguma coisa de jeito avisa. :bash:
Pah, essa conversa já era... ainda bates nessa tecla?
^^Este nem tem cura possivel ... SPAMMMMER :cheers:
sotavento December 5th, 2008, 12:46 PM Pah, essa conversa já era... ainda bates nessa tecla?
Pois era ... já era de há 2 dias quando comentastes o post ... e estavas a criticar mesmo o quê. :lol:
Luís Raposo Alves December 5th, 2008, 04:01 PM ^^ No dia em que disseres alguma coisa de jeito avisa. :bash:
:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 5th, 2008, 04:56 PM ^^ No dia em que disseres alguma coisa de jeito avisa. :bash:
eu digo para deixares o LRA falar, para não lhe ligares e é assim que me respondes:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 5th, 2008, 04:57 PM sera que voces os dois são gemeos ?
olha outro:lol:
NewTomorrow December 26th, 2008, 02:39 AM Alguem tem fotos ou sabe alguma coisa?
Barragon December 26th, 2008, 03:21 PM O IC16 é outra CRIL, também irá reorganizar/reabilitar uma zona esquecida por deus de seu nome Cacém :D
Luís Raposo Alves December 26th, 2008, 03:39 PM O cacém não tem barracas.
pedro_sousa December 26th, 2008, 04:17 PM O cacém não tem barracas.
Também não é um concelho.
Barragon December 26th, 2008, 08:27 PM Mas o Cacém necessita de uma reabilitação nas zonas periféricas.
Luís Raposo Alves December 27th, 2008, 02:10 AM Acho que pior do que a zona envolvente da CRIL é impossível!
NewTomorrow December 27th, 2008, 02:53 AM e alguem tem fotos?
Pelha February 1st, 2009, 06:11 AM O ritmo de construção deste IC16 é impresionante, claramente para ser concluído antes das legislativas..
Barragon February 1st, 2009, 02:10 PM Boa :yes: não tens fotos pelhita? como vai a circular do cacém?
Luís Raposo Alves February 2nd, 2009, 12:29 AM qual é a circular do cacém?
Pelha February 12th, 2009, 10:39 PM Boa :yes: não tens fotos pelhita? como vai a circular do cacém?
Não tenho fotos infelizmente.. a CC está em construção mas não sei de mais nada.
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/ic16-1.jpg
ADL2040 April 26th, 2009, 08:28 PM Umas fotos da construção da A 16 na área do nó A 16/A 9 e do nó de Idanha.
Junto à A 9 CREL.
http://img512.imageshack.us/img512/1535/a16idanha01resize.jpg
Passagem superior no local da portagem de plena via.
http://img15.imageshack.us/img15/5904/a16idanha06resize.jpg
Super vigas.
http://img527.imageshack.us/img527/2369/a16idanha12resize.jpg
Vista geral.
http://img15.imageshack.us/img15/8959/a16idanha14resize.jpg
A 9 CREL onde o nó com a A 16 está a ser construído.
Ao fundo vê-se o túnel de Carenque.
http://img208.imageshack.us/img208/1857/a16idanha20resize.jpg
http://img522.imageshack.us/img522/3630/a16idanha21resize.jpg
http://img135.imageshack.us/img135/9350/a16idanha22resize.jpg
Na praça de portagem já há pavimentação.
http://img13.imageshack.us/img13/2514/a16idanha29resize.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/1715/a16idanha31resize.jpg
No mesmo local olhando em direcção ao Cacém
http://img151.imageshack.us/img151/7702/a16idanha35resize.jpg
Um zoom.
http://img522.imageshack.us/img522/3203/a16idanha36resize.jpg
Área do nó de Idanha.
http://img522.imageshack.us/img522/6052/a16idanha43resize.jpg
Visto um pouco de mais perto.
http://img15.imageshack.us/img15/8317/a16idanha44resize.jpg
Barragon April 26th, 2009, 08:36 PM Bom update.
A_Voz_Da_Figueira April 26th, 2009, 08:50 PM boas fotos...
Luís Raposo Alves April 26th, 2009, 09:08 PM :applause:
EXCELENTES FOTOS ADL2040
rpc08 April 26th, 2009, 09:27 PM Já vai adiantado, mas para estar terminado no fim de Setembro...upa upa...acho bastante difícil...
Pelha April 26th, 2009, 09:52 PM Entre Lourel e o Telhal as obras vão já mais adiantadas..
O nó de Idanha vai ser enorme..
http://img204.imageshack.us/img204/3655/33132633.png (http://img204.imageshack.us/my.php?image=33132633.png)
Luís Raposo Alves April 27th, 2009, 01:02 AM De qualquer maneira, são autoestradas a mais, a região de Lisboa é a 2ª região mais autoestradizada da europa. só a alemanha nos ultrapassa. quando é que acaba esta febre das AE?!
TeKnO_Lx April 27th, 2009, 01:35 PM é o que dá votos..
JohnRadio April 28th, 2009, 12:27 AM De qualquer maneira, são autoestradas a mais, a região de Lisboa é a 2ª região mais autoestradizada da europa. só a alemanha nos ultrapassa. quando é que acaba esta febre das AE?!
Muitas regiões da Europa têm até mais investimento rodoviário: mas é em túneis urbanos, pontes, avenidas de ligação.... E isso não entra nas estatísticas de comparação.
JohnRadio April 28th, 2009, 12:28 AM Eu não conheço bem a região, mas acho que devião ter "alargado um pouco" mais e fazer a ligação com a IC-19.
emarques April 28th, 2009, 12:35 AM Sempre quero ver se a Aenor vai praticar os mesmos preços que nas concessões que já tem.
Ricardo Fig April 28th, 2009, 01:26 AM ...o nó é grande, mas quem estiver ali na Idanha e Belas, como é que entra na CREL?
Sky11 April 28th, 2009, 02:28 AM ...o nó é grande, mas quem estiver ali na Idanha e Belas, como é que entra na CREL?Naquele nó não entra, só no próximo.
Ricardo Fig April 28th, 2009, 12:19 PM Tristeza... tanta obra aqui à volta, e para quem vive aqui vai ser quase inútil... :bash:
Pelha April 28th, 2009, 01:56 PM http://img141.imageshack.us/img141/9774/a16t.jpg (http://img141.imageshack.us/my.php?image=a16t.jpg)
Na verdade, o IC19, IC30, IC16, vai funcionar como uma espécie de circular de Algueirão-Mem Martins.. que brutalidade de rede viária!
Sky11 April 28th, 2009, 02:07 PM Tristeza... tanta obra aqui à volta, e para quem vive aqui vai ser quase inútil... :bash::lol:
Vê no mapa do Pelha. O nó seguinte é logo a seguir.
Ricardo Fig April 29th, 2009, 12:47 AM :lol:
Vê no mapa do Pelha. O nó seguinte é logo a seguir.
Desconhecia o mapa ^^
O acesso vai ficar ali junto ao McDonalds de Colaride, menos mal...! :cheers:
sotavento April 29th, 2009, 02:00 PM De qualquer maneira, são autoestradas a mais, a região de Lisboa é a 2ª região mais autoestradizada da europa. só a alemanha nos ultrapassa. quando é que acaba esta febre das AE?!
Nada a vêr ... estatisticas totalmente deturpadas.
As "avenidas principais" na AML são:
N6 aka marginal
A5
A8
IC16
IC19
IC17 aka CRIL
A9 aka CREL
A1
IC2
IC20
... mais nada num raio de 25km do nucleo
Madrid que é bem menor (muito menos dispersa) tem umas 15 ou 16 radiais ... e umas 4 ou 5 circulares.
Paris tem prai umas 10/12 ... só que a 30km do centro q.q. ruela ainda é uma avenida de 4/6 faixas ...
Londres então nem vale a pena falar ... é só casario até 30/40km do centro. :lol:
Luís Raposo Alves April 29th, 2009, 03:59 PM Nada a vêr ... estatisticas totalmente deturpadas.
N6 aka marginal
A5
A8
IC16
IC19
IC17 aka CRIL
A9 aka CREL
A1
IC2
IC20
Madrid que é bem menor (muito menos dispersa) tem umas 15 ou 16 radiais ... e umas 4 ou 5 circulares.
Paris tem prai umas 10/12 ... só que a 30km do centro q.q. ruela ainda é uma avenida de 4/6 faixas ...
Londres então nem vale a pena falar ... é só casario até 30/40km do centro. :lol:
Eu não uso nenhuma dessas, devo ir pelo ar.
A2, A12, A13, A10, IC21, IC32... essas são o quê?!?! :bash:
mais as Atrintas e as da zona de mafra, etc, etc.. :bash:
Naoum April 30th, 2009, 01:22 PM Eu não percebi muito bem as razões apresentadas para a nova via. O antigo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora me parecia mais coerente. Parece que este projecto está sentado entre duas cadeiras e é fruto do compromisso.
A fim de aliviar o tráfego na A19, porque não pensaram no desenvolvimento dos transportes pùblicos através de uma nova linha em direccão de Sintra (Metro Ligeiro ,...) ? Aqui estamos simplesmente no processo de ajudar a A19. Tudo isto é completamente estúpido e, infelizmente, na tradição portuguesa. :down:
TeKnO_Lx April 30th, 2009, 01:40 PM vai ser paga certo?
Luís Raposo Alves April 30th, 2009, 01:57 PM Eu não percebi muito bem as razões apresentadas para a nova via. O antigo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora me parecia mais coerente. Parece que este projecto está sentado entre duas cadeiras e é fruto do compromisso.
A fim de aliviar o tráfego na A19, porque não pensaram no desenvolvimento dos transportes pùblicos através de uma nova linha em direccão de Sintra (Metro Ligeiro ,...) ? Aqui estamos simplesmente no processo de ajudar a A19. Tudo isto é completamente estúpido e, infelizmente, na tradição portuguesa. :down:
Foda-se!!! qual metro ligeiro!?!
com a população toda existente na linha de sintra, nem os combóios pesados numa via quadruplicada são suficientes, achas que um metro ligeiro ia servir de alguma coisa?!?
o melhor é mais uma linha de comboio suburbana
Naoum April 30th, 2009, 02:25 PM OK LRA; Tu conheces bem a situação actual e sabes bem que novas AE não é a melhor solução. No meu post, eu não fechei todas as possibilidades de transportes públicos. Disse exatamente "metro ligeiro,...". Pensava precisamente no RER da região de Paris que é metade metro e metade comboio.
Viriatuus April 30th, 2009, 03:38 PM Naoum:
O antigo trajecto no enfiamento da A16 a norte da Amadora me parecia mais coerente. Parece que este projecto está sentado entre duas cadeiras e é fruto do compromisso.
Pergunta aos especialistas das descontinuidades, ou seja ao Barragon ou ao Sky. O projecto é tão ao jeito deles que não dá para acreditar que não haja o dedo de algum deles por aqui...
Naoum May 1st, 2009, 01:50 PM Certo !
Luís Raposo Alves May 1st, 2009, 02:50 PM OK LRA; Tu conheces bem a situação actual e sabes bem que novas AE não é a melhor solução. No meu post, eu não fechei todas as possibilidades de transportes públicos. Disse exatamente "metro ligeiro,...". Pensava precisamente no RER da região de Paris que é metade metro e metade comboio.
x2
mas o RER não é metro ligeiro! é um comboio pesado
Naoum May 1st, 2009, 07:16 PM A Rede Express Regional (RER) da região ILE DE FRANCE é constituida por a RATP (metro classico) e por a SNCF (caminhos de ferro). O material circulante é especifico a essa rede (muitas vezes em dois andares).
Império-CostaAzul May 2nd, 2009, 02:34 AM RER A - RATP +SNCF
RER B - idem
RER C -SNCF
RER D - SNCF
O RER é um comboio com bastante capacidade que une as cidades e departamentos de l'ile de france. Ao entrar em Paris torna-se subterraneo (como o metro mas so com 3 ou 4 estações cada linha dentro de Paris) unindo todas as gares e aeroportos. Não utiliza nunca a linha do metro porque é um comboio, so é subterraneo em Paris para facilitar o escoamento de pessoas e evitar de passar em linha exterior no centro da cidade.
Alias... sempre defendi uma coisa do género para Lisboa que bem precisa
Pelha May 2nd, 2009, 03:51 AM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/nots_3541.jpg
Consulta Pública da variante à EN9 decorre até 5 de Junho
O estudo de avaliação de impacte ambiental (EIA) do projecto da variante à EN9, a futura estrada entre o Lourel e Fervença, está em consulta pública até dia 5 de Junho.
O projecto, consiste na construção de uma variante à actual EN9 entre o Nó de Lourel (IC16) e o Nó de Fervença, (Via de Cintura da Área Metropolitana de Lisboa - Norte) numa extensão de cerca de 2,6 quilómetros.
O proponente é a Câmara Municipal de Sintra (CMS), através do Departamento de Obras Municipais, que tem como objectivos:
• Captar o actual tráfego de passagem da EN9, numa zona com características marcadamente industriais, criando uma alternativa de circulação rodoviária com maior segurança e fluidez;
• Melhorar a acessibilidade rodoviária local e regional;
• Interligar os actuais IC16 e Via de Cintura da Área Metropolitana de Lisboa - Norte, em melhores condições de segurança, de circulação e de velocidade, dando continuidade ao perfil transversal de 2x2 vias com separador central, dessas vias existentes, uniformizando as características geométricas do traçado;
• Impedir os acessos directos à via, tal como é feito actualmente na EN9.
Uma grande grande noticia.. quem conhece a zona decerto saberá do que falo..
Sky11 May 2nd, 2009, 03:56 AM Uma grande grande noticia.. quem conhece a zona decerto saberá do que falo..Sem dúvida...
Tens algum link?
Sabes se para norte (até Mafra) há planos?
Naoum May 2nd, 2009, 10:13 AM RER A - RATP +SNCF
RER B - idem
RER C -SNCF
RER D - SNCF
O RER é um comboio com bastante capacidade que une as cidades e departamentos de l'ile de france. Ao entrar em Paris torna-se subterraneo (como o metro mas so com 3 ou 4 estações cada linha dentro de Paris) unindo todas as gares e aeroportos. Não utiliza nunca a linha do metro porque é um comboio, so é subterraneo em Paris para facilitar o escoamento de pessoas e evitar de passar em linha exterior no centro da cidade.
Isso mesmo ! A mesma soluçao poderia ser adotada para uma cidade como Lisboa.
emarques May 2nd, 2009, 12:13 PM RER A - RATP +SNCF
RER B - idem
RER C -SNCF
RER D - SNCF
Isso mesmo ! A mesma soluçao poderia ser adotada para uma cidade como Lisboa.
Realmente, porque é que Lisboa não tem linhas de comboio radiais a acabar em estações no centro da cidade ou a atravessá-la de um lado a outro?!
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/mapa_cp_lisboa_2008-1.gif
Naoum May 2nd, 2009, 12:52 PM mapa particularmente sugestivo!
El_Prozac May 2nd, 2009, 01:06 PM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/nots_3541.jpg
O estudo de avaliação de impacte ambiental (EIA) do projecto da variante à EN9, a futura estrada entre o Lourel e Fervença, está em consulta pública até dia 5 de Junho.
O projecto, consiste na construção de uma variante à actual EN9 entre o Nó de Lourel (IC16) e o Nó de Fervença, (Via de Cintura da Área Metropolitana de Lisboa - Norte) numa extensão de cerca de 2,6 quilómetros.
O proponente é a Câmara Municipal de Sintra (CMS), através do Departamento de Obras Municipais, que tem como objectivos:
• Captar o actual tráfego de passagem da EN9, numa zona com características marcadamente industriais, criando uma alternativa de circulação rodoviária com maior segurança e fluidez;
• Melhorar a acessibilidade rodoviária local e regional;
• Interligar os actuais IC16 e Via de Cintura da Área Metropolitana de Lisboa - Norte, em melhores condições de segurança, de circulação e de velocidade, dando continuidade ao perfil transversal de 2x2 vias com separador central, dessas vias existentes, uniformizando as características geométricas do traçado;
• Impedir os acessos directos à via, tal como é feito actualmente na EN9.
Uma grande grande noticia.. quem conhece a zona decerto saberá do que falo..
Isto sim tem razão de ser e não a A16 como já referi diversas vezes. Depois é só estender a via rápida até à A21. A ponte/viaduto sobre o vale de Cheleiros, quando for feita, vai ser imponente de certeza. :D
Pelha May 2nd, 2009, 05:00 PM Sem dúvida...
Tens algum link?
Sabes se para norte (até Mafra) há planos?
A21 | Sintra/Mafra (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=817492)
A nova via, como o JR avançou em primeira mão em Fevereiro de 2008, vai abranger a auto-estrada construída pelo município de Mafra e, no concelho de Sintra, o troço já construído da Via de Cintura, entre Fervença e Montelavar. Em termos de obra nova, a concessão vai contemplar a construção da Variante à Estrada Nacional 9, entre Lourel e Fervença, e a ligação entre Montelavar e a A21, no denominado Nó da Ventureira, junto à localidade de Igreja Nova (concelho de Mafra).
Reflex May 3rd, 2009, 12:24 AM A ponte/viaduto sobre o vale de Cheleiros, quando for feita, vai ser imponente de certeza. :D
Li algures que poderia ser o mais alto de Portugal, alguém confirma?
Sky11 May 3rd, 2009, 12:29 AM ^^Não confirmo nem desminto.
Agora a sério: talvez.
Sky11 May 3rd, 2009, 01:21 AM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/nots_3541.jpg
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Public/irc/aia/aiapublico/library?l=/aia2026_variante_vcaml/resumo_no_tcnico&vm=detailed&sb=Title
Pelha May 3rd, 2009, 04:02 PM Li algures que poderia ser o mais alto de Portugal, alguém confirma?
Confirmo, aliás até já o disse várias vez aqui no fórum.
Bem que podiam fazer uma coisa parecida ao Viaduto de Millau, a altura até nem deve ser muito diferente!
http://farm4.static.flickr.com/3008/2615219332_b26fb440d4.jpg?v=0
JohnRadio May 5th, 2009, 08:20 PM o Socrates disse hoje que as obras estão 3 meses adiantados.
Maxair May 5th, 2009, 08:22 PM Eleições aceleram ligação do IC16 a Sintra
As obras do IC16 tinham como previsão de conclusão o mês de Dezembro mas cartazes ao longo da via informam de nova data: Setembro. A via, que seria alternativa ao IC19, vai ser portajada e não tem ligações à congestionada estrada que percorre toda a linha de Sintra. Hoje, o ministro das Obras Pública visita a Concessão da Grande Lisboa, onde se inclui o IC16, futura A16.
O corrupio de camiões e máquinas escavadoras é constante ao longo dos 11 quilómetros que separam a CREL, junto a Massamá Norte, do início do IC30, no Lourel, às portas de Sintra. Neste trajecto ganha forma o último troço do IC16, uma promessa eleitoral antiga, cuja conclusão foi antecipada devido ao calendário eleitoral. De 31 de Dezembro, a data prevista no contrato de concessão, o fim da obra saltou para 30 de Setembro, a data anunciada nos cartazes colocados em pontos estratégicos da futura via.
Os trabalhos começam cedo e não deixam ninguém dormir. "Nem queira saber, as picaretas fazem um barulho infernal logo às sete da manhã. Até à polícia fomos, mas disseram-nos que têm uma autorização", reclama uma moradora do bairro da Anta, em Agualva, que prefere o anonimato. Com a maioria das pontes e viadutos em avançado estado de construção, os trabalhos centram-se nas três faixas de rodagem em cada sentido e nos sete nós de ligação.
O grupo Aenor, ao qual pertence a concessionária Lusolisboa, não respondeu ao DN em tempo útil, mas declarações recentes de Jorge Coelho confirmam "pressões do Governo e das autarquias de Sintra e Cascais" para ter a obra pronta mais cedo. Curiosamente, o actual presidente da comissão executiva da Mota-Engil, a empresa responsável pela obra e também a maior accionista da Aenor, é o mesmo responsável que em 2001, enquanto ministro do Equipamento, prometeu descongestionar o IC19 com a adjudicação do IC16.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra também não avança datas, mas assume "sempre ter pressionado todos para o alargamento do IC19 e o avanço do IC16, uma alternativa rápida para o desenvolvimento logístico, comercial e industrial e para a capacidade de atractividade turística" de Sintra. "Sempre reivindiquei melhores acessibilidades", afirma Fernando Seara.
A conclusão antecipada da obra não surpreende a Comissão para a Mobilidade Sustentável no Concelho de Sintra (CMSCS), ex-comissão de utentes do IC19. "Se houver condições, quanto mais rápido melhor. Mas temos de ter a certeza de que as obras estão a ser feitas como deve ser e não de forma apressada para cumprir uma promessa eleitoral que deve ter mais de 15 anos", afirma Guadalupe Gonçalves. A Comissão teme, no entanto, que as portagens previstas para a A16 reduzam o efeito de descongestionamento do IC19.
Este troço vai permitir a conclusão da radial da Pontinha, o outro nome dado ao IC16, cujos primeiros quatro quilómetros abriram em 1998, entre a Pontinha (CRIL) e a CREL. No entanto, este segmento não tem ligação directa ao anterior, sendo necessário percorrer três quilómetros na CREL. Os dois troços do IC16 constituem a primeira parte da auto-estrada A16, que englobará ainda o IC30, também em construção entre Ranholas, Sintra e Alcabideche, Cascais (ver infografia).
A auto-estrada pretende ser uma via radial alternativa ao IC19, com o qual cruzará no nó de Ranholas, o local onde ocorrem condicionamentos de tráfego praticamente diários. Segundo o Governo, a A16 vai permitir "a redução de emissão poluentes e a redução em cerca de 20% do tráfego em vias que se encontram saturadas como a A5 (auto-estrada de Cascais) e o IC19, onde circulam 120 mil veículos por dia". As novas vias deverão também reduzir a sinistralidade, os congestionamentos e os tempos de acesso a Lisboa em cerca de 50 por cento.
Para as freguesias de Sintra, é uma obra ansiada. "Devia ter sido feita há muito tempo, porque faz muita falta à cidade e ao concelho e irá permitir descongestionar os acessos locais e o IC19", diz Rui Castelhano, presidente da Junta de Agualva.
O futuro IC 16 faz parte da concessão da Grande Lisboa, cujas obras o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, visita hoje.
Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1221782
Sky11 May 5th, 2009, 09:44 PM Bem que podiam fazer uma coisa parecida ao Viaduto de Millau, a altura até nem deve ser muito diferente!
Que exagero. Não há comparação possível. Se tiveres uns 80-100 metros em Cheleiros já ficarei admirado.
Pelha May 5th, 2009, 10:01 PM Que exagero. Não há comparação possível. Se tiveres uns 80-100 metros em Cheleiros já ficarei admirado.
Olha que não..
Margem Norte do Rio Lisandro (Cheleiros e Igreja Nova ao fundo).. achas mesmo que isto é só 100 metros de altitude?
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/1861598206_7797c78dfe_o.jpg
Mas sim tens razão, é uma enormidade comparar com viaduto de Millau.
Sky11 May 6th, 2009, 12:12 AM ^^Pois, fui lá ver..... (ao Google Earth) e o Rio passa a 50 mts do nível do mar, o local do nó com a A21 a 175 mts e o nó final da actual variante a Montelevar a 170 mts. À Zé Cagalhão, verificando as alturas entre os 2 nós e Cheleiros e passando a AE por onde passar, o viaduto deverá ter uns 150 mts de altura face ao nível do mar, logo terá no máximo uns 100 mts face ao Rio.
Não é bem o Millau mas será de facto muito imponente.
Já agora Pelha, tens noção do traçado? Só sei onde começa e onde acaba.
Portugese May 6th, 2009, 05:32 PM ^^Pois, fui lá ver..... (ao Google Earth) e o Rio passa a 50 mts do nível do mar, o local do nó com a A21 a 175 mts e o nó final da actual variante a Montelevar a 170 mts. À Zé Cagalhão, verificando as alturas entre os 2 nós e Cheleiros e passando a AE por onde passar, o viaduto deverá ter uns 150 mts de altura face ao nível do mar, logo terá no máximo uns 100 mts face ao Rio.
Não é bem o Millau mas será de facto muito imponente.
Já agora Pelha, tens noção do traçado? Só sei onde começa e onde acaba.
A A16 e o viaduto que vai passar vão 3x3 faixas de cada lado?
Luís Raposo Alves May 9th, 2009, 02:32 PM A A16 e o viaduto que vai passar vão 3x3 faixas de cada lado?
3x3?!?!
isso não existe!
2x3, ou seja, duas faixas com 3 vias cada uma!
Portugese May 9th, 2009, 09:51 PM 3x3?!?!
isso não existe!
2x3, ou seja, duas faixas com 3 vias cada uma!
desculpa eu cria dizer 2x3 desculpa mas vais ser de qual formato então?
Ricardo Fig May 9th, 2009, 10:45 PM Os suportes da cobertura da praça de portagem da CREL já estão montados, avança a bom ritmo!
A_Voz_Da_Figueira May 10th, 2009, 12:27 AM essa parte não devia ser necessária mas enfim.
Reflex May 10th, 2009, 12:29 AM Em que local representado na foto é que o viaduto vai passar?
O mais alto viaduto português é o do IC8 (Pedrogão Grande) com c.170metros de altura... Pelos vistos assim vai continuar...
rpc08 May 10th, 2009, 12:34 AM desculpa eu cria dizer 2x3 desculpa mas vais ser de qual formato então?
Posso estar enganado mas não se justifica mais que 2x2, creio que o tráfego de Mafra para Sintra e Lisboa não é assim tão significativo...tem bastante mais tráfego a A8 que serve de alternativa à N9 enquanto não está feita esta AE e não está em 3+3...
Luís Raposo Alves May 10th, 2009, 01:22 PM desculpa eu cria dizer 2x3 desculpa mas vais ser de qual formato então?
pronto, pornto, eu desculpo.
Naoum May 10th, 2009, 01:31 PM LRA a tua bondade natural vai te perder :lol:
A_Voz_Da_Figueira May 10th, 2009, 09:06 PM pronto, pornto, eu desculpo.
tanta bondade LRA, nem pareces tu...
Ricardo Fig June 30th, 2009, 11:09 PM Já está montado um dos viadutos do nó da CREL, as obras tem avançado a aparento bom ritmo. O nó da Venda Seca também tem o viaduto e as rotundas já concluídas.
rcalmeida August 17th, 2009, 11:46 PM bem,eu moro mesmo aqui ao pé deste nó.
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/16gd3.jpg?t=1250545448
rebentaram uma colina quando podium ter feito o nó ao lado:nuts:
tenho de tirar umas fotos.aquilo está uma confusão...
rcalmeida August 17th, 2009, 11:48 PM alguém tem fotos ali da zona da Crel e de Belas?:?
PS:300 posts!
Ricardo Fig August 18th, 2009, 12:40 PM O nó da CREL está a avançar a olhos vistos... já está alcatroado na maioria dos locais,
Agora..só uma questão quanto às portagens. Quem sai da CREL e quem entra de Belas/Idanha com destino a Sintra, tem de passar pela praça de portagem, no entanto.. os nós de Massamá Norte e da Venda Seca são meros acessos sem qualquer controlo de entradas e saidas.
Como é que vai ser feito o controlo? Que portagens vão ser cobradas?
dvf August 18th, 2009, 12:44 PM A parte do IC-16 entre o nó da CREL e o seu fim na Pontinha não vai ter portagens, pois não?
gigilamoroso August 18th, 2009, 10:43 PM Nada a vêr ... estatisticas totalmente deturpadas.
N6 aka marginal
A5
A8
IC16
IC19
IC17 aka CRIL
A9 aka CREL
A1
IC2
IC20
decerto não se deve tratar do paris onde resido hà décadas ; ora vejamos :
paris-cidade tem 2,1 milhões de habitantes (lisboa : 500 000?) / 11 milhões com a area metropolitana isto é tanto como portugal todo (lisboa : 2,5 milhões?)
a area metropolitana de paris tem 3 circulares :
- uma via rapida de circunvalação (30 km) que marca o limite administrativo da cidade de paris : caracteriza-se por um perfil 2x3 e 2X4 vias
- uma auto-estrada circular na primeira coroa urbana da area metropolitana com perfil 2x2 ou 2X3 : ainda não està acabada falta um troço que andam a fazer em tunel portajado
- um auto-estrada circular na segunda coroa urbana que està longe muito longe de estar acabada pois faltam muitos troços : perfil 2X2 - 2X3
quanto às radiais : vejo 9 auto-estradas e vias rapidas radiais sendo que algumas nao chegam à primeira circular.
isto, relembremos, para uma area metropolitana com 11 milhões de habitantes.
planos para alargar estas auto-estradas : poucos / planos para construir novas : nenhuns / planos para desenvolver os transportes publicos : muitos
a 30 km do centro ? uma ruela é uma ruela, avenidas auto-estradas e vias rapidas : poucas ou nenhumas.
Tuneis rodoviarios tipo Marquês dentro de Paris? Fizeram-se nos anos 60-70 agora todos os peritos em trafego e segurança rodoviaria consideram que foi um erro tremendo : o municipio està a desmanchà-los e voltar aos cruzamentos de nivel reduzindo o numero de vias.
A area metropolitana de Lisboa tem excesso de auto-estradas? Acho que hà poucas duvidas que fazem-se auto-estradas desnecessarias, a maior piada de sempre sendo a terceira travessia do tejo com mais uma auto-estrada em 2X3 vias, à qual se pode acrescentar a ponte vasco da gama que serà alargada par 2X4 vias, a ponte 25 abril com 2X3 vias e futuramento pois os boys do betão e politicos não vão desistir uma quarta travessia algès trafaria em 2X3 vias. Guardando apenas as travessias existentes e que se vão realizar (excluindo então algès trafaria) temos uma oferta Lisboa <----> margem sul de : 2x(3+3+4) = 2X10 vias. para um cidade de 500 000 habitantes e uma area metropolitana de ? 2,5 milhões.
excesso de auto-estradas? não sei...se calhar...
Mateus_ August 19th, 2009, 09:02 PM é por estas e por outras que o transito em Paris é um inferno depois das 7h30 da manhã e a noite : Périphérique congestionado (menos em Agosto! uf!), A86, A12, A13 igual. A4 tambem, A6 ... tambem! A A1 cada vez mais (desenvolvimento da zona do Stade de France).
Transportes publicos : RER A, B e D a rebentarem pelas costuras, Metro cada vez pior (problemas tecnicos, carruagens cheias), buses aleatorios... Enfim, o meu dia-a-dia!
Projectos de AE's em Paris : Projecto de prolongamento da A12. Acabamento da A86 e da A104.
rcalmeida August 23rd, 2009, 01:07 AM FOTOS:
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1807.jpg?t=1250982257
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1710.jpg?t=1250982293
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1711.jpg?t=1250982329
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1705.jpg?t=1250982365
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1757.jpg?t=1250982412
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1754.jpg?t=1250982449
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1753.jpg?t=1250982479
peço desculpa pela qualidade:(
amanhã vou tirar à zona mais importante:Sintra-Lourel:cheers:
Barragon August 23rd, 2009, 02:57 AM Essas fotos são de que traçado?
Sky11 August 23rd, 2009, 03:15 AM A parte do IC-16 entre o nó da CREL e o seu fim na Pontinha não vai ter portagens, pois não?Não. Tal como está agora.
Portagem haverá no novo troço do IC16 e na troço da CREL comum ao IC16.
Pelha August 23rd, 2009, 05:33 AM Essas fotos são de que traçado?
São fotos são de Ranholas até ao tribunal da comarca da Grande Lisboa.
Barragon August 23rd, 2009, 02:06 PM :okay:
Luís Raposo Alves August 23rd, 2009, 02:16 PM Eu ontem andei no troço Beloura/Hospital de Cascais e não vi nenhuma praça de protagem em construção! :ohno:
Ricardo_PT August 23rd, 2009, 11:04 PM Eu ontem andei no troço Beloura/Hospital de Cascais e não vi nenhuma praça de protagem em construção! :ohno:
Esta aqui
http://img19.imageshack.us/img19/5411/ic16.jpg
A praça das portagens já está pronto ontem quando por la passei (14:00) até já tinham as luzes instaladas.
rcalmeida August 23rd, 2009, 11:14 PM entao nao viram a 3ªfoto?tá lá a portagem.
Reflex August 23rd, 2009, 11:20 PM Então deve ser mesmo ainda para Setembro...:)
Pelha August 23rd, 2009, 11:33 PM Então deve ser mesmo ainda para Setembro...:)
Sim, antes das eleições legislativas e relembro que será concessionada pela Aenor, logo será do interesse a abertura o mais rápido possível por parte desta empresa privada, um património parado não gera receitas, pelo que deverá ser rentabilizado ao máximo.
fred_mendonca August 23rd, 2009, 11:36 PM Mais uma obra da Mota Engil.
Luís Raposo Alves August 24th, 2009, 01:01 AM A CRIL e a A16 eram as obras de vias de comunicação mais importantes do governo de José Sócrates.
Reflex August 24th, 2009, 01:06 AM Pois, o problema é que o sr.Engenheiro corre o risco de não estar já presente quando o último troço da CRIL for finalmente inaugurado...:hahano:
Barragon August 24th, 2009, 01:51 PM :lol: alguma vez
rcalmeida August 25th, 2009, 02:37 PM fotos do troço Sintra-Lourel:okay:
sentido Sintra-Lourel:
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1809.jpg?t=1251203402
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1810.jpg?t=1251203430
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1811.jpg?t=1251203460
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1812.jpg?t=1251203486
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1813.jpg?t=1251203513
sentido Lourel-Sintra:
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1840.jpg?t=1251203557
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1841.jpg?t=1251203582
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1842.jpg?t=1251203607
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1843.jpg?t=1251203632
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1844.jpg?t=1251203656
desculpem a qualidade e a experiência...não sou como o Barra:D
rcalmeida August 25th, 2009, 02:51 PM http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/tumore.jpg?t=1251204543
a vermelho o troço Sintra-Lourel já com alteraçôes.
a preto o troço Ranholas-Sintra.
está horrível:(
Pelha August 25th, 2009, 03:34 PM http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/tumore.jpg?t=1251204543
a vermelho o troço Sintra-Lourel já com alteraçôes.
a preto o troço Ranholas-Sintra.
está horrível:(
:lol:
Deixa lá, o que conta é a intenção.
Boa reportagem.. ;)
Nunca mais metem é a iluminação.. aquilo fica um perigo à noite! :bash:
rcalmeida August 25th, 2009, 03:56 PM obrigado ;)
para quem passa lá quase todos os dias,é fácil,mas já faziam esse favor:bash:
rcalmeida August 26th, 2009, 01:36 PM ng comenta?
Barragon August 26th, 2009, 06:39 PM As fotos são do troço já existente certo?
rcalmeida August 26th, 2009, 07:27 PM sim,são do troço Lourel-IC19/Ranholas;)
dvf August 26th, 2009, 08:31 PM Excelente fotos.
rcalmeida August 26th, 2009, 08:53 PM obrigado!:)
estão a melhorar.
Lss911 August 27th, 2009, 05:45 PM Ontem passei por aqui!
- Já há troços definitivos e com pintura a branco
- Há portagem desde Ranholas no sentido Cascais que passa à frente do autódromo e liga à A5 mais à frente
- O antigo troço do IC que ligava até Mafra como estrada passa a ser secundário e funciona como saída da nova AE, o rumo natural passa a ser com continuação paralela à IC19 a norte.
- A nova AE é larga tem 3 vias em cada faixa e será bastante confortável na condução!
rcalmeida August 27th, 2009, 06:08 PM sim,já tá bastante adiantado:yes:
rpc08 August 31st, 2009, 11:49 PM Não dou mais de um mês para que esteja inaugurado este troço, tal como o do IC30 até Cascais. Já foram avançadas datas de inauguração?
btw, obrigado pelos updates :)
Ontem passei por aqui!
- O antigo troço do IC que ligava até Mafra como estrada passa a ser secundário e funciona como saída da nova AE, o rumo natural passa a ser com continuação paralela à IC19 a norte.
Provavelmente será utilizado também quando arrancarem as obras para a ligação Sintra-Mafra, podem até ser aproveitados os primeiros quilómetros... ;)
Lss911 September 1st, 2009, 11:58 PM Realmente dava imenso jeito essa ligação com 2 faixas e 4 vias! Aquilo tem trânsito que nunca mais acaba!
Mas...
A largura não é suficiente e terão que entrar nos terrenos dos armazéns e lojas existentes à beira-estrada.
Existem várias saídas que têm de ser mantidas, nesse caso talvez a solução pudesse ser algo do género EN242 que tem variante São Marcos/Oeiras com 2 faixas e 4 vias interrompidas por algumas rotundas! Mas será que isso não manteria o trânsito?...Não sei.
AG239 September 2nd, 2009, 01:13 PM Sou novo aqui...descobri este site quando procurava informações sobre o IC16 / A16 e agredeço a todos o material publicado.
Passo regularmente perto das obras entre Agualva e Belas. Para quem conhece a zona, posso informar que uma entrada fica entre Lopas e Venda Seca (+- 800 mts da rotunda ao cimo da Av.Bons Amigos) e está praticamente pronta.
Há outro acesso no final da Av. das Industrias, no alto de Colaride, através de uma rotunda. Mas aqui, quem vem do Cacém estará a andar para trás...
Na Idanha, o pórtico das portagens em plena via já está instalado.
:)
Barragon September 2nd, 2009, 10:41 PM Bem vindo AG e obrigado pelas informações :okay:
rcalmeida September 7th, 2009, 05:20 PM bem vindo :cheers1:
não conheço essa zona,mas parece que também já tá avançada:yes:
rcalmeida September 7th, 2009, 05:21 PM EDIT
Barragon September 8th, 2009, 02:21 AM Passei lá hoje :D está a ficar bonito
rcalmeida September 8th, 2009, 02:02 PM qual troço ?
Lss911 September 9th, 2009, 02:01 AM Mais um sítio pelo qual passei, neste caso ontem! Está praticamente concluído e já estão nos pormenores! A continuação do troço para a nova AE a Norte da IC19 será aberta quando tudo o resto estiver pronto(?)! Para Sul rumo à A5 não sei, mas já lá estão as portagens e deve ser para muito breve!
rcalmeida September 9th, 2009, 06:08 PM Mais um sítio pelo qual passei, neste caso ontem! Está praticamente concluído e já estão nos pormenores! A continuação do troço para a nova AE a Norte da IC19 será aberta quando tudo o resto estiver pronto(?)! Para Sul rumo à A5 não sei, mas já lá estão as portagens e deve ser para muito breve!
o troço Ranholas-Lourel já antes pertencia ao IC 30,vai ser um troço gratuito,foi apenas alargado e de certeza abre daqui a poucos dias (sem certezas);)
Lss911 September 9th, 2009, 07:49 PM Pois eu sei...refiro-me à continuação que passa a ser para a nova AE a norte da IC19 e à continuação no sentido oposto de Ranholas a Cascais!
rcalmeida September 9th, 2009, 08:16 PM nao sei como vao as obras aí.:( há umas semanas passei no futuro nó de Sacotes,e já estava praticamente pronto.:yes:
rcalmeida September 11th, 2009, 10:51 PM já está tudo pronto no troço Lourel-Ranholas ! só falta abrir!vou colocar algumas fotos:yes:
rcalmeida September 11th, 2009, 10:54 PM http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1986.jpg?t=1252702304
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1987.jpg?t=1252702325
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1988.jpg?t=1252702350
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1991.jpg?t=1252702375
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1992.jpg?t=1252702398
rcalmeida September 11th, 2009, 10:54 PM desculpem a má qualidade :(
rcalmeida September 11th, 2009, 11:26 PM BÓNUS:
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1983.jpg?t=1252704312
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1984.jpg?t=1252704333
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP1990.jpg?t=1252704360
rcalmeida September 12th, 2009, 02:05 AM eDIT
Barragon September 12th, 2009, 02:20 AM Excelentes fotos :yes:
rcalmeida September 13th, 2009, 02:00 AM obrigado Barra :okay:
AG239 September 13th, 2009, 08:37 PM Passei este fim de semana em alguns locais entre Algueirão e Idanha e posso informar que :
O nó de Sacotes está pronto, com placas colocadas, acessos obstruídos e informações de acesso à A16 tapadas;
A entrada/saída para/de Mira Sintra será feito através de acesso para a estação de comboios de Meleças. Ficará próximo de Mira Sintra, mas sem acesso directo a este bairro. Por outro lado, servirá de acesso também a Meleças, Rio de Mouro e Rinchoa. Aqui, este acesso está ainda apenas parcialmente asfaltado.
O nó de Venda Seca / Agualva está também praticamente concluído. Aqui falta sobretudo a sinalização informativa;
O acesso para o Alto de Colaride está um pouco mais atrasado, assim como o nó da Idanha. Isto apenas nos acessos, porque a estrada propriamente dita está asfaltada
Tenho algumas fotos deste locais, mas como sou novato aqui, não sei como colocá-las... :ohno:
rcalmeida September 13th, 2009, 09:10 PM obrigado pelas informações :okay:e bem vindo.
para colocar imagens,vê este tópico :http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=153693&page=3
rcalmeida September 14th, 2009, 04:25 PM mais umas fotos :D
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP2004.jpg?t=1252938204
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP2005.jpg?t=1252938239
http://i697.photobucket.com/albums/vv331/estersaud/IMGP2006.jpg?t=1252938264
Barragon September 14th, 2009, 06:52 PM Estás lá sempre :lol:
rcalmeida September 14th, 2009, 07:06 PM moro ao lado :D
Luís Raposo Alves September 15th, 2009, 01:52 AM mostras as fotos, mas não dizes onde é! quem olha para aí não faz a mínima ideia de onde seja! :bash:
Lss911 September 15th, 2009, 02:00 AM A zona fotografada é no troço Ranholas-Lourel já próximo desta última localidade.
A última foto mostra o aspecto da saída da nova AE que vai dar ao antigo troço do IC que foi secundarizado! Na saída do Lourel há agora também 2 largas...rotundas!
AG239 September 15th, 2009, 05:46 PM obrigado pelas informações :okay:e bem vindo.
para colocar imagens,vê este tópico :http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=153693&page=3
Obrigado pela ajuda! Aqui ficam então as fotos...
Vista do viaduto do nó da Venda Seca, no sentido de Belas. A AE corta ao meio o Bairro da Anta, que a CM Sintra e a JF Agualva afirmam ter pressionado a Aenor para que fosse feito um túnel entre as duas fases do bairro. Existem não um mas dois túneis, sendo que o segundo é por cima da estrada entre Agualva e Idanha.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9130469.jpg
Mesmo local. Ao fundo, vê-se uma estrada - ligação à zona Industrial de Colaride. Em último plano estão os prédios de Massamá Norte.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9120467.jpg
Vista no sentido Sintra, junto ao final de Mira-Sintra.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9120468.jpg
Acesso ao Nó de Mira Sintra, ainda um pouco atrasado, apesar de já ter candeeiros e placas. Qum sair de Mira Sintra para apanhar a A16 tem de andar para trás, desde o local da foto anterior até à estação de Meleças. Tem de passar antes pela rotunda junto ao Colégio Vasco da Gama, que em horas complicadas já é intransitável agora, sem AE. Penso que quem quiser ir para Lisboa, será mais vantajoso entrar no acesso da Venda Seca/Agualva.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9130472.jpg
Sarta September 15th, 2009, 10:02 PM Boa noite a todos, deixem lá ver no que é que esta obra me poderá beneficiar, a mim e mais uns quantos, moro no Cacem, trabalho em Frielas, atravesso o Cacem, Idanha, Belas, N250, IC16, IC17, A8 e saio em Frielas, isto tudo sem portagens. Com esta nova alternativa, entro no nó do Cacem, pago, IC17, pago, saio no IC16, desço para o IC17 e A8... não estou a ver no que poderemos beneficiar. Quando quiser ir para as Praias, IC19 IC30 sem pagar, pelo novo IC16/A16 é a pagar.
Lss911 September 16th, 2009, 03:00 AM A única vantagem que vejo é que trânsito não deverá haver! Por isso é que escolho, quando quero ir por exemplo à Malveira, ir pela A9 e não pela IC19, Eixo Norte-Sul e A8 ainda que pague!
Luís Raposo Alves September 16th, 2009, 03:03 AM HÁ AUTOESTRADAS A MAIS :bash:
Sarta September 16th, 2009, 10:51 AM O que me faz assim um pouco de confusão foi porque é que o traçado novo do IC16 não foi ligar ao antigo "provisorio" e a funcionar IC16, se calhar foi que para o ligar teria que passar num certo local que não seria conveniente, ali entre a Carregueira e a Serra de Casal de Cambra:nuts:
AG239 September 16th, 2009, 11:01 AM Boa noite a todos, deixem lá ver no que é que esta obra me poderá beneficiar, a mim e mais uns quantos, moro no Cacem, trabalho em Frielas, atravesso o Cacem, Idanha, Belas, N250, IC16, IC17, A8 e saio em Frielas, isto tudo sem portagens. Com esta nova alternativa, entro no nó do Cacem, pago, IC17, pago, saio no IC16, desço para o IC17 e A8... não estou a ver no que poderemos beneficiar. Quando quiser ir para as Praias, IC19 IC30 sem pagar, pelo novo IC16/A16 é a pagar.
Também utilizo esse trajecto, com a desvantagem de querer ir para Carnide e depois para Av.Roma. Como o IC16 não tem saída para a Pontinha, apesar de também se chamar "Radial da Pontinha", tenho de andar para trás e entrar por Odivelas (Senhor Roubado). Mesmo assim compensa mais que atravessar o Cacém para apanhar o IC19. Com a conclusão da CRIL e a ligação com o IC16, deixarei de ter de ir por Odivelas.
Com a A16, mesmo pagando portagem, o tempo que se demorará a chegar ao troço do actual IC16 deve ser muito menor que por Idanha e Belas. É em linha praticamente recta e a alternativa é às voltinhas... Actualmente, em meses sem férias (em hora considerada de ponta), temos fila da Idanha até ao cruzamento dos fofos de Belas e trânsito lento na subida e curvas da N250, especialmente se apanharmos um camião à frente.
Claro que temos de esperar pelos valores, que esperamos não sejam como na A21. Mas menos quilómetros, menos tempo, menos trânsito e menos consumo devem compensar o valor a pagar.
Sarta September 16th, 2009, 12:14 PM Também utilizo esse trajecto, com a desvantagem de querer ir para Carnide e depois para Av.Roma. Como o IC16 não tem saída para a Pontinha, apesar de também se chamar "Radial da Pontinha", tenho de andar para trás e entrar por Odivelas (Senhor Roubado). Mesmo assim compensa mais que atravessar o Cacém para apanhar o IC19. Com a conclusão da CRIL e a ligação com o IC16, deixarei de ter de ir por Odivelas.
Com a A16, mesmo pagando portagem, o tempo que se demorará a chegar ao troço do actual IC16 deve ser muito menor que por Idanha e Belas. É em linha praticamente recta e a alternativa é às voltinhas... Actualmente, em meses sem férias (em hora considerada de ponta), temos fila da Idanha até ao cruzamento dos fofos de Belas e trânsito lento na subida e curvas da N250, especialmente se apanharmos um camião à frente.
Claro que temos de esperar pelos valores, que esperamos não sejam como na A21. Mas menos quilómetros, menos tempo, menos trânsito e menos consumo devem compensar o valor a pagar.
Como te compreendo, a procissão que se gera nesse trajecto, especialmente até aos fofos, aquilo é o que se chama uma curva a 90' e o pessoal a parar para dar prioridade (sabe-se lá porquê) a quem vem do lado do Sabugo. Faltará mesmo saber quais os valores que iremos pagar.
AG239 September 16th, 2009, 12:29 PM Sarta, uma dica que não sei se conheces...nos fofos, se virares à esquerda para o sentido Sabugo e entrares à direita como se fosse para o adro da Igreja, sobes a ruela que fica à esquerda da mesma e vais dar à rotunda de acesso à N250. Não é grande ajuda, mas evita a outra procissão entre os fofos e a dita rotunda...
Sarta September 16th, 2009, 01:24 PM Sarta, uma dica que não sei se conheces...nos fofos, se virares à esquerda para o sentido Sabugo e entrares à direita como se fosse para o adro da Igreja, sobes a ruela que fica à esquerda da mesma e vais dar à rotunda de acesso à N250. Não é grande ajuda, mas evita a outra procissão entre os fofos e a dita rotunda...
Lol, sei sim, o mesmo se processa ao contrario, subir ao cemiterio e depois desçer para os fofos, costuma compensar alguns bons minutos em hora de ponta.
Ricardo Fig September 17th, 2009, 01:25 AM Bem... confesso que esperei muito por esta conclusão...
Regra geral, faço a Crel entre o Ic19 e a saida da Pontinha todos os dias... vindo de Massamá, o que significa que faço kms a andar em sentido oposto só para entrar na Crel.
Com este novo troço posso subir a Colaride e entrar ai para a A9... veremos é os valores da portagem, se por um lado faço menos kms na Crel, tenho de pagar o IC16...
De qualquer das maneiras, foi colocada hoje a sinalização das saídas na A9, assim como alcatroado o que faltava dos acessos.
Ricardo Fig September 17th, 2009, 07:33 PM Sintra
Agualva-Cacém
http://img242.imageshack.us/img242/5692/001cn.jpg
..quantidade de IC's e AE's!
http://img7.imageshack.us/img7/7862/002kdc.jpg
... só faltam as marcações
http://img27.imageshack.us/img27/3143/003ck.jpg
rcalmeida September 17th, 2009, 10:50 PM mostras as fotos, mas não dizes onde é! quem olha para aí não faz a mínima ideia de onde seja! :bash:
desculpa aí LRA :(
as fotos são do troço do antigo IC30,Ranholas-Lourel :okay:
rcalmeida September 17th, 2009, 10:51 PM Sintra
Agualva-Cacém
http://img242.imageshack.us/img242/5692/001cn.jpg
... só faltam as marcações
http://img27.imageshack.us/img27/3143/003ck.jpg
obrigado!e boas fotos!:)
pensei que essa zona estivesse mais atrasada.
rcalmeida September 17th, 2009, 10:57 PM Obrigado pela ajuda! Aqui ficam então as fotos...
Vista do viaduto do nó da Venda Seca, no sentido de Belas. A AE corta ao meio o Bairro da Anta, que a CM Sintra e a JF Agualva afirmam ter pressionado a Aenor para que fosse feito um túnel entre as duas fases do bairro. Existem não um mas dois túneis, sendo que o segundo é por cima da estrada entre Agualva e Idanha.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9130469.jpg
Mesmo local. Ao fundo, vê-se uma estrada - ligação à zona Industrial de Colaride. Em último plano estão os prédios de Massamá Norte.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9120467.jpg
Vista no sentido Sintra, junto ao final de Mira-Sintra.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9120468.jpg
Acesso ao Nó de Mira Sintra, ainda um pouco atrasado, apesar de já ter candeeiros e placas. Qum sair de Mira Sintra para apanhar a A16 tem de andar para trás, desde o local da foto anterior até à estação de Meleças. Tem de passar antes pela rotunda junto ao Colégio Vasco da Gama, que em horas complicadas já é intransitável agora, sem AE. Penso que quem quiser ir para Lisboa, será mais vantajoso entrar no acesso da Venda Seca/Agualva.
http://i983.photobucket.com/albums/ae314/ag239/P9130472.jpg
boas fotos:yes:essa zona já vai adiantada:shocked:
Pelha September 19th, 2009, 03:04 AM Já estão ligadas as luzes no troço entre Lourel até Mira/Sintra assim como as luzes das portagens. :)
Sky11 September 19th, 2009, 03:09 AM Já estão ligadas as luzes no troço entre Lourel até Mira/Sintra assim como as luzes das portagens.Aiiiiiii que emoção Pelha........ :lol:
ADL2040 September 23rd, 2009, 02:32 PM A 16 junto a Mira Sintra onde se localiza o nó com a futura circular Poente do Cacém.
Fotos de ontem.
Olhando em direcção à A 9 CREL.
Neste local serão construídas duas áreas de serviço.
http://img23.imageshack.us/img23/3643/015fk.jpg
http://img22.imageshack.us/img22/8383/018le.jpg
Um zoom nas distâncias.
http://img22.imageshack.us/img22/1055/016ej.jpg
Sinalização no sentido de Sintra. Neste nó a A 16 passa de três para duas vias por sentido.
http://img197.imageshack.us/img197/3307/017mz.jpg
Vista geral em direcção a Sintra.
http://img29.imageshack.us/img29/535/019qws.jpg
http://img7.imageshack.us/img7/7039/021jx.jpg
JoniP September 23rd, 2009, 03:33 PM Sintra
Realmente parece-me um bocado exagerado! Óbvio que a CREL como circular que é interliga com diversas radiais mas coloca-las todas é um bocado estranho!
Lss911 September 23rd, 2009, 04:28 PM Excelentes fotos! Muito obrigado pelo up-date! Previsão de abertura?
Trajno September 23rd, 2009, 11:09 PM já só deve ser inaugurada depois das eleições
rcalmeida September 23rd, 2009, 11:22 PM já abriu completamente o troço Ranholas-Lourel :banana:
rcalmeida September 23rd, 2009, 11:23 PM obrigado pelas fotos ADL :yes:nao conhecia essa zona.
Lss911 September 24th, 2009, 12:47 AM Ah já abriu finalmente, amanhã vou passar por lá (faço-o 2/3 vezes por semana x 2)!
JMFA September 24th, 2009, 12:03 PM .. uma pergunta de quem não conhece bem essa zona... ranholas-lourel não era já uma auto-estrada / via rápida? qual a alteração?
Barragon September 24th, 2009, 12:08 PM :applause: que belas fotos
Barragon September 24th, 2009, 12:09 PM .. uma pergunta de quem não conhece bem essa zona... ranholas-lourel não era já uma auto-estrada / via rápida? qual a alteração?
Umas pinturas :lol:
JMFA September 24th, 2009, 12:10 PM a sério?
rcalmeida September 24th, 2009, 01:06 PM .. uma pergunta de quem não conhece bem essa zona... ranholas-lourel não era já uma auto-estrada / via rápida? qual a alteração?
sim era o IC30 ;:yes: foi apenas alargado de 2 para 3 faixas.
JMFA September 24th, 2009, 01:08 PM Ok! obrigado.
Lss911 September 25th, 2009, 01:21 AM .. uma pergunta de quem não conhece bem essa zona... ranholas-lourel não era já uma auto-estrada / via rápida? qual a alteração?
Tinha somente 2 vias em cada faixa! Aumentaram para 3 vias e há diferenças de inclinação no traçado curvado (aumento da mesma) para permitir velocidade superior (passa a 120Km/h) em maior segurança!
JMFA September 25th, 2009, 11:31 AM há diferenças de inclinação no traçado curvado (aumento da mesma) = aumento da sobre-elevação
rcalmeida September 25th, 2009, 11:40 AM sim o piso nao ficou direito:yes:
Lss911 September 26th, 2009, 02:48 AM Passei por lá ainda há pouco no troço Lourel Ranholas e aquilo está praticamente concluído! Pormenores nos acessos e já está! As portanges estão prontas também!
Durante a tarde passei no outro troço já aberto perto do Cascaishopping e também as partes ainda vedadas estão já prontas! Será que estão a aguardar que passem as eleições?
O que posso dizer é que é uma via excelente e de grande utilidade!
battle_stuff September 26th, 2009, 03:09 PM Alguém consegue actualizar o estado do nó de Mira Sintra? Pelas ultimas fotos aqui colocadas parecia ser o mais atrasado visto que, apesar de ter sinalização vertical, ainda faltava pavimentar um dos sentidos do acesso.
Saloio September 27th, 2009, 01:45 PM A partir de dia 30 já vai ser possível percorrer toda a A16.
Mediante o pagamento de uma determinada taxa de valor ainda desconhecido, claro!
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=As-obras-do-IC16-vao-ficar-prontas-tres-meses-antes-do-previsto.rtp&article=217875
Ricardo_PT September 27th, 2009, 09:10 PM O socras sempre vai la inaugura-la
|
|