View Full Version : Aviação: Portugal vai comprar mais 100 aviões nos próximos 20 anos, prevê Airbus

traveler
May 28th, 2008, 12:40 AM
Aviação: Portugal vai comprar mais 100 aviões nos próximos 20 anos, prevê Airbus
Portugal vai necessitar de mais de uma centena de aviões comerciais nos próximos 20 anos, equivalente a um investimento de 10 milhões de dólares (6,34 milhões de euros), previu hoje o fabricante aeronáutico europeu Airbus.

[27-05-2008] [ Lusa/Sol ]

Portugal vai necessitar de mais de uma centena de aviões comerciais nos próximos 20 anos, equivalente a um investimento de 10 milhões de dólares (6,34 milhões de euros), previu hoje o fabricante aeronáutico europeu Airbus.

Num estudo de prospecção sobre o mercado português, a Airbus prevê que metade destes novos aviões servirá para responder ao crescimento do tráfego português, que a construtora prevê que seja de cinco por cento por ano até 2028.

A restante frota que a Airbus prevê vender em Portugal destina-se à substituição de aviões antigos.

A puxar o crescimento do tráfego aéreo em Portugal estará o sector do turismo, que desde 1988 tem crescido 3 por cento ao ano, superando oito milhões de dólares (5,07 milhões de euros) anuais, estima a Airbus.

Pelas contas da Airbus, o tráfego aéreo em Portugal cresceu 74 por cento desde 2000, impulsionado pela vertente internacional, com destaque para a América Latina e a África.

Actualmente, no mercado português estão em utilização 63 aviões da Airbus, o que representa um aumento de 89 por cento desde 1990.

José Alberto
May 29th, 2008, 03:02 AM
Espero ver um (pelo menos) A380 com matrícula CS-T-- :)

fred_mendonca
May 29th, 2008, 06:56 PM
Boa notícia!

Só uma correção, o investimento é de 10 mil milhões de dólares ou 6,34 mil milhões de euros.

Pelha
May 30th, 2008, 09:03 PM
Espero ver um (pelo menos) A380 com matrícula CS-T-- :)

Era uma coisa bonita de se ver realmente.. a Emirates bem que podia dar um à TAP assim no Natal ou isso lol.. os gajos são malucos compraram logo 58 unidades.. aquilo para eles é o mesmo que ir ali ao supermercado e comprar um grade de minis.. :lol:

Rodalvesdepaula
May 30th, 2008, 09:35 PM
E aqui, a TAM vai ser uma das primeiras operadoras do novo Airbus A350 (ela é uma das maiores operadoras de jatos Airbus da América). Recentemente, ela comprou alguns Boeing 767 ex-Alitalia e vai receber um Boeing 777-300 novinho em folha. A TAM já pensa em comprar um A380 dentro de alguns anos.

fred_mendonca
May 30th, 2008, 10:25 PM
A TAP também vai ser das primeiras a operar o A350.

Domicilium
May 31st, 2008, 01:13 AM
A TAM podia era melhorar a pintura dos seus aviões pois o serviço a bordo tenho ouvido falar bem

Lino
May 31st, 2008, 01:13 PM
A comida também poderia ser melhorzinha... quando fui aos Açores comemos uma sanduíche... :ohno:

José Alberto
May 31st, 2008, 02:11 PM
Era uma coisa bonita de se ver realmente.. a Emirates bem que podia dar um à TAP assim no Natal ou isso lol.. os gajos são malucos compraram 58 unidades.. aquilo para eles é o mesmo que ir ali ao supermercado e comprar um grade de minis.. :lol:

Fernando Pinto disse há tempos numa entrevista que o A380 é "interessante" para algumas rotas da TAP. É um pequeno sinal.

Domicilium
May 31st, 2008, 03:06 PM
Fernando Pinto disse há tempos numa entrevista que o A380 é "interessante" para algumas rotas da TAP. É um pequeno sinal.

interessante para daqui a alguns anos pois entre o maior avião da TAP (A340-300) e o A380 ainda existem algumas alternativas como o A340-500/600 e B777 e B747 e a TAP nunca mostrou interesse nelas

Domicilium
May 31st, 2008, 03:07 PM
A comida também poderia ser melhorzinha... quando fui aos Açores comemos uma sanduíche... :ohno:

com queijo terra nostra presumo :)

fred_mendonca
May 31st, 2008, 05:28 PM
O A340-500/600 é muito grande para além de ser um quadri-reactor o que encarece a sua operação.

Domicilium
May 31st, 2008, 07:23 PM
O A340-500/600 é muito grande para além de ser um quadri-reactor o que encarece a sua operação.

sim é muito grande, menos para o fernando pinto que já anda a piscar o olho ao A380 :lol:

NewTomorrow
June 1st, 2008, 03:56 AM

eu acho que os A380 virão so com o Novo Aeroporto de Lisboa , eu acho que a Portela não tem estrutura para receber o A380

http://www.cardatabase.net/modifiedairlinerphotos/photos/big/00006525.jpg

Pelha
June 1st, 2008, 04:42 AM

Porventura uma futura ligação a Pequim lá para 2014.. ou até uma rota Lisboa/Macau/Pequim.. ainda outras rotas passíveis de uma suposta utilização de um A380.. Lisboa/Luanda.. Lisboa/S. Paulo.. pronto acordei.. venham os A350.. :happy:

Rodalvesdepaula
June 1st, 2008, 02:43 PM
Porventura uma futura ligação a Pequim lá para 2014.. ou até uma rota Lisboa/Macau/Pequim.. ainda outras rotas passíveis de uma suposta utilização de um A380.. Lisboa/Luanda.. Lisboa/S. Paulo.. pronto acordei.. venham os A350.. :happy:

Acredito mais num provável uso no A380 na rota Lisboa-Rio de Janeiro. O aeroporto internacional de Guarulhos (São Paulo) é um pouco pequeno para receber estes "mamutes aéreos"; e o governo hesita em começar a ampliar o aeroporto...

Aqui no Brasil, acredito que só dois aeroportos têm condições de receber o A380: o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (com duas pistas de mais de 3500 metros e um terminal subutilizado), e o Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas (que passará por uma profunda ampliação nos próximos anos).

NewTomorrow
June 2nd, 2008, 03:23 AM

Lisboa/Pequim não sei se seria viavel agora Lisboa/Luanda, Lisboa/Maputo , Lisboa/São Paulo, Lisboa /Rio de Janeiro acho que seria viavel

CS-TOA
June 2nd, 2008, 03:32 PM
Acredito mais num provável uso no A380 na rota Lisboa-Rio de Janeiro. O aeroporto internacional de Guarulhos (São Paulo) é um pouco pequeno para receber estes "mamutes aéreos"; e o governo hesita em começar a ampliar o aeroporto...

Aqui no Brasil, acredito que só dois aeroportos têm condições de receber o A380: o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (com duas pistas de mais de 3500 metros e um terminal subutilizado), e o Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas (que passará por uma profunda ampliação nos próximos anos).

O A380 já esteve em Guarulhos o ano passado. :)

Filipe Santos
June 2nd, 2008, 08:44 PM
CS-TOA, enquanto perito em aviação, o que acha deste previsão de um incremento de aeronaves até 2028?

José Alberto
June 3rd, 2008, 02:35 PM
interessante para daqui a alguns anos

Naturalmente. Não é para a Portela.

pois entre o maior avião da TAP (A340-300) e o A380 ainda existem algumas alternativas como o A340-500/600

Portela :ohno:

e B777 e B747 e a TAP nunca mostrou interesse nelas

São Boeing. Se a TAP tivesse optado pelo 787 talvez fosse possível ver um 747-400 daqui por uns anos.

Mas mais do que a "capacidade do avião", acho que a frota de longo curso da TAP ainda é curta para aquilo que se pretende, mas LPPT não dá para mais :ohno:

CS-TOA
June 3rd, 2008, 07:41 PM
CS-TOA, enquanto perito em aviação, o que acha deste previsão de um incremento de aeronaves até 2028?

Não sou um perito em aviação, mas é provável que sim. Há coisa de meia dúzia de anos (nem tanto) a frota da TAP era metade do que é agora.

sotavento
June 4th, 2008, 04:28 AM
Naturalmente. Não é para a Portela.

Portela :ohno:

São Boeing. Se a TAP tivesse optado pelo 787 talvez fosse possível ver um 747-400 daqui por uns anos.

Mas mais do que a "capacidade do avião", acho que a frota de longo curso da TAP ainda é curta para aquilo que se pretende, mas LPPT não dá para mais :ohno:

LPPT não dá pa mais ???

É começarem a fazer nportela o mesmo que se faz nos outros aeroportos ditos GRANDES ... a media de movimentos na Portela e´de "apenas" 360/400 por dia o ano inteiro (só em junho e agosto e´que sobe aos 420) ... e metade desses movimentos são de A320 e A319 minusculos (da propria tap sua maioria) ... tambem só existem uams 9 mangas ... etc etc etc ... aquilo ainda tem muito por aonde crescer ... Basta vêr que Standstead com aproximadamene 1/5 do espaço de estacionamento da Portela tem o mesmo trafego anual ... aliás ... com as mesmas condições do AFSC tem o trafegda Portela ... só mostra como temos todos mentalidade pequenina neste pais ... depois devemos ir construir um Oslox2 ali no NAL ... uma coisa do tamanho de heathrow para ficar colapsada com 1/4 do trafego deste. :bash:

E alem da Portela ainda existem o AFSC , Faro (e mais algum que inventem prai) ...

sotavento
June 4th, 2008, 04:30 AM
Lisboa/Pequim não sei se seria viavel agora Lisboa/Luanda, Lisboa/Maputo , Lisboa/São Paulo, Lisboa /Rio de Janeiro acho que seria viavel

^^ rotas com uns miseros 100.000/200.000 passageiros proano e jogas-lhes logo com um A380 em cima ??? :bash:

Já agora Lisboa-dubai-China(?) e NYC(JFK?)-Lisboa-dubai-HK não ??? :bash:

sotavento
June 4th, 2008, 04:30 AM

^^ rotas com uns miseros 100.000/200.000 passageiros proano e jogas-lhes logo com um A380 em cima ??? :bash:

Filipe Santos
June 4th, 2008, 03:17 PM
Não sou um perito em aviação, mas é provável que sim. Há coisa de meia dúzia de anos (nem tanto) a frota da TAP era metade do que é agora.

Mas do que vi, daqui é o mais parecido com tal!

LPPT não dá pa mais ???

É começarem a fazer nportela o mesmo que se faz nos outros aeroportos ditos GRANDES ... a media de movimentos na Portela e´de "apenas" 360/400 por dia o ano inteiro (só em junho e agosto e´que sobe aos 420) ... e metade desses movimentos são de A320 e A319 minusculos (da propria tap sua maioria) ... tambem só existem uams 9 mangas ... etc etc etc ... aquilo ainda tem muito por aonde crescer ... Basta vêr que Standstead com aproximadamene 1/5 do espaço de estacionamento da Portela tem o mesmo trafego anual ... aliás ... com as mesmas condições do AFSC tem o trafegda Portela ... só mostra como temos todos mentalidade pequenina neste pais ... depois devemos ir construir um Oslox2 ali no NAL ... uma coisa do tamanho de heathrow para ficar colapsada com 1/4 do trafego deste. :bash:

E alem da Portela ainda existem o AFSC , Faro (e mais algum que inventem prai) ...

Sim, e agora vamos por voos no Porto e em Faro só porque não cabem em Lisboa...

E o que tem para crescer, vai crescer até 2010.... mas não é com qualidade!

scan
June 4th, 2008, 03:55 PM

E qual é o mal de por voos no Porto e em Faro so porque não cabem em Lisboa??

Isso é que está bem...descentralizar!!!

CS-TOA
June 4th, 2008, 03:57 PM
Colocar tráfego no Porto seria um erro, assim como foi um erro a expansão megalómana do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Era preciso de facto uma remodelação do terminal e expandi-lo, mas devia ter sido por módulos. Neste momento está sub-sub-sub-aproveitado, com a maioria dos stands vazios, mangas quase sempre desocupadas e check-ins sem ser usados.

Para transferir uma operação de Lisboa para o Porto, implicaria deslocar não apenas os aviões, mas como pessoal de cabine e técnico que estão na base de Lisboa, mais a manutenção. Isso traria custos muito elevados e sinceramente acho que seria impossíveis. Não estou a ver grande parte das pessoas com vida feita em Lisboa, mudarem para o Porto só porque a TAP diz que sim.
Lisboa foi um aeroporto mal feito desde raiz e o facto de terem autorizado a construção à sua volta também não ajudou e não há nada que ajude a mudar isso, apenas remendar por alguns anos.
O outro dia fui para o Rio de Janeiro (voo que sai às 9:40) e enquanto estava na sala de embarque, estava um A321 da TAP, um Fokker 100 da PGA, um A320 da Vueling e um A320 da Air France parados à espera de stand para estacionar. Tempo = Dinheiro.
É óbvio que há horas onde o Aeroporto fica mais vazio, mas são horas que não compensa voar, porque ninguém voa aquelas horas (fim da manhã e tarde).

É impossível a comparação entre Lisboa e Stansted (ou Gatwick), visto que são aeroportos que o número de movimentos/hora é bem mais elevado e o facto de terem muitas mangas possibilita o turnaround mais rápido do avião em relação a um avião que fique na placa com escadas.

scan
June 4th, 2008, 04:02 PM
Colocar tráfego no Porto seria um erro, assim como foi um erro a expansão megalómana do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Era preciso de facto uma remodelação do terminal e expandi-lo, mas devia ter sido por módulos. Neste momento está sub-sub-sub-aproveitado, com a maioria dos stands vazios, mangas quase sempre desocupadas e check-ins sem ser usados.

Para transferir uma operação de Lisboa para o Porto, implicaria deslocar não apenas os aviões, mas como pessoal de cabine e técnico que estão na base de Lisboa, mais a manutenção. Isso traria custos muito elevados e sinceramente acho que seria impossíveis. Não estou a ver grande parte das pessoas com vida feita em Lisboa, mudarem para o Porto só porque a TAP diz que sim.

Essa é a mentalidade que não deveria existir neste país!! Quer dizer que todas as pessoas têm é de ir morar e trabalhar para Lisboa porque quem está em Lisboa não se pode deslocar! Esta é a mentalidade de que Portugal é Lisboa e o resto!
:down:

CS-TOA
June 4th, 2008, 04:07 PM
Sim, scan... sim... é isso mesmo. Tudo o que disseres! :) Já não há paciência para os coitadinhos e necessitados deste país.

scan
June 4th, 2008, 04:10 PM
Sim, scan... sim... é isso mesmo. Tudo o que disseres! :) Já não há paciência para os coitadinhos e necessitados deste país.

Pois não...Portugal é um país de gente rica. É por isso... :bash:

Filipe Santos
June 4th, 2008, 06:05 PM
Essa é a mentalidade que não deveria existir neste país!! Quer dizer que todas as pessoas têm é de ir morar e trabalhar para Lisboa porque quem está em Lisboa não se pode deslocar! Esta é a mentalidade de que Portugal é Lisboa e o resto!

Não sei se reparou mas Lisboa é a capital de Portugal... Qual é a lógica de não aumentar o aeroporto da maior cidade, só porque as duas outras grandes cidades têm aeroportos menos cheios?
Agora uma pessoa que queira ir para Madrid, tem de ir para Barcelona?
Uma pessoa que queira ir para Roma, tem de ir para Milão?
Uma pessoa que queira ir para Londres, tem de ir para Manchester?
Uma pessoa que queira ir para LISBOA, tem de ir para o PORTO?!

no sense...

Filipe Santos
June 4th, 2008, 06:19 PM
E scan, só para ver que Porto não dá para substituir Lisboa, aqui ficam alguns numeros do mês que passou:

Porto - Newark 47%
Lisboa - Newark 76%

Newark - Porto 68%
Newark - Lisboa 86%

Porto - São Paulo 57%
Lisboa - São Paulo 72%

São Paulo - Porto 76%
São Paulo - Lisboa 82%

Porto - Rio de Janeiro 39%
Lisboa - Rio de Janeiro 58%

Rio de Janeiro - Porto 66%
Rio de Janeiro - Lisboa 75%

Porto - Caracas 58% (passageiros transportados: 761)
Lisboa - Caracas 45% (...................................: 2370)

Caracas - Porto 91% (....................................: 1193)
Caracas - Lisboa 72% (....................................: 3780)

Destes não tenho valores de Lisboa, mas só para ficar aqui também:
Porto - Salvador 36%
Salvador - Porto 46%

Apenas os de Caracas superam a percentagem de Lisboa, mas foram feitos em avioes mais pequenos (A310 vs A330)... De resto os numeros são miseráveis, com algumas pequenas excepçoes: Rio-Porto e São Paulo-Porto são menos maus...

scan
June 4th, 2008, 07:25 PM
Já agora, porque é que eu sendo do Porto se quero ir pra qualquer lado tenho de ir a Lisboa? Não tenho os mesmos direitos que as pessoas que moram na capital de Portugal? Não sou portugues como todos os outros? Não pago os mesmos impostos de todos os outros?

fred_mendonca
June 4th, 2008, 07:31 PM
Se calhar o melhor era a TAP ter os mesmos destinos em Lisboa e no Porto e depois dava prejuízo e quem pagava eram os contribuintes.

Filipe Santos
June 4th, 2008, 07:50 PM
Já agora, porque é que eu sendo do Porto se quero ir pra qualquer lado tenho de ir a Lisboa? Não tenho os mesmos direitos que as pessoas que moram na capital de Portugal? Não sou portugues como todos os outros? Não pago os mesmos impostos de todos os outros?

Por alguma coisa existe uma capital!
O pais não pode ter tudo em duplicado!
Olha agora, sempre que a TAP queria abrir um novo destino tinha de o abrir em todos os aeroportos portugueses...
Era giro ver um Corvo-Shanghai!

E aposto que se uma rota em Lisboa der prejuizo, você é dos primeiros a acusar... mas se uma rota no Porto der prejuizo lá vem com o discurso de "somos todos portugueses... Nao tenho de ir do Porto para Lisboa..."

Arpels
June 4th, 2008, 07:55 PM
sim mas monopolizar tb não deverá ser o lema não? é uma questão de estudo de mercado, isso é feito em vários paises onde a concorrencia entre aeroportos é indiferente ao facto de a cidade ser capital ou não, nem as empresas vão nessas conversas, ou não deviam ir:?

sotavento
June 4th, 2008, 08:31 PM
Mas do que vi, daqui é o mais parecido com tal!

Comecem por mandar de volta os voos que nunca de lá deveriam ter saido ... depois enfiem lá aqueles que OBRIGAM a quem partedo Porto e Faro a fazer escala em lisboa ... e vais a ver que já andas no bom sentido. :ohno:

Lisboa foi um aeroporto mal feito desde raiz e o facto de terem autorizado a construção à sua volta também não ajudou e não há nada que ajude a mudar isso, apenas remendar por alguns anos.
O outro dia fui para o Rio de Janeiro (voo que sai às 9:40) e enquanto estava na sala de embarque, estava um A321 da TAP, um Fokker 100 da PGA, um A320 da Vueling e um A320 da Air France parados à espera de stand para estacionar. Tempo = Dinheiro.
É óbvio que há horas onde o Aeroporto fica mais vazio, mas são horas que não compensa voar, porque ninguém voa aquelas horas (fim da manhã e tarde).

É impossível a comparação entre Lisboa e Stansted (ou Gatwick), visto que são aeroportos que o número de movimentos/hora é bem mais elevado e o facto de terem muitas mangas possibilita o turnaround mais rápido do avião em relação a um avião que fique na placa com escadas.

^^ Tipicamente á tuga ... não se "justifica" gastar dinheiro porquedepois se utiliza tudo o que se precisaria de gastar dinheiro como desculpa para "ah e tal .. não dá".

não há mangas ... metam-nas ... é RIDICULO que tenham feito um terminal 2 que é um barracão sem qualquer razão de existir ou ter sido construido um aborto daqueles num aeroporto com 14M de passageiros por ano ...

placas de estacionamento para uns 10 aviões ???tudo com mangas ??? não ... vamos encavalitar um barraco na 2ª circular (se calhar com custos superiores aos de terem feito a coisa bem feita) ...

A placa triangular entre as pistas é um mar de terreno desperdiçado em termos de operacionalidade ... :ohno:

Ao fim de uns 40 anos lá alguem se lembrou de meter o raio duma taxiwayzita/desvio no sitio aonde 90% dos aviões para e volta para trás ... :lol:

3/4 do terreno á volta das pistas continua desaproveitado ... mangas ???que é isso ... queremos é autocarros caetanos a pastelar. :bash:

sotavento
June 4th, 2008, 08:36 PM

AFSC tem o "caixote" do terminal construido e 1/2 das mangas ... piada ??? tem TANTAS mangas como lisboa ... segundo consta cada micro upgrade em lisboa custou tanto como a totalidade das obras do AFSC ...

esta mania da malta da aviação que só o aeroporto encostado a cascais é que conta e o resto não interessa é gira ... já fez com que acabasse a TAP Regional ... já quase mataram o AFSC e Faro e insistem ... agora cheirou-lhes a megalomania nova ali pros lados de alcochete e venha lá mais pra nós e o resto que se lixe. :ohno:

Privatizar a ANA e dar gestão regional aos aeroportos ??? sim ... começem com a Portela POR FAVOR!!!

^^ quanto menos o estado despesista lá mexer melhor. :ohno:

Filipe Santos
June 4th, 2008, 08:45 PM
sim mas monopolizar tb não deverá ser o lema não? é uma questão de estudo de mercado, isso é feito em vários paises onde a concorrencia entre aeroportos é indiferente ao facto de a cidade ser capital ou não, nem as empresas vão nessas conversas, ou não deviam ir:?

E a TAP com a PGA já têm varios voos do Porto, incluindo internacionais...

Comecem por mandar de volta os voos que nunca de lá deveriam ter saido ... depois enfiem lá aqueles que OBRIGAM a quem partedo Porto e Faro a fazer escala em lisboa ... e vais a ver que já andas no bom sentido. :ohno:

^^ Tipicamente á tuga ... não se "justifica" gastar dinheiro porquedepois se utiliza tudo o que se precisaria de gastar dinheiro como desculpa para "ah e tal .. não dá".

não há mangas ... metam-nas ... é RIDICULO que tenham feito um terminal 2 que é um barracão sem qualquer razão de existir ou ter sido construido um aborto daqueles num aeroporto com 14M de passageiros por ano ...

placas de estacionamento para uns 10 aviões ???tudo com mangas ??? não ... vamos encavalitar um barraco na 2ª circular (se calhar com custos superiores aos de terem feito a coisa bem feita) ...

A placa triangular entre as pistas é um mar de terreno desperdiçado em termos de operacionalidade ... :ohno:

Ao fim de uns 40 anos lá alguem se lembrou de meter o raio duma taxiwayzita/desvio no sitio aonde 90% dos aviões para e volta para trás ... :lol:

3/4 do terreno á volta das pistas continua desaproveitado ... mangas ???que é isso ... queremos é autocarros caetanos a pastelar. :bash:

Tipica conversa de quem do assunto percebe perto de nada...

Filipe Santos
June 4th, 2008, 08:48 PM
AFSC tem o "caixote" do terminal construido e 1/2 das mangas ... piada ??? tem TANTAS mangas como lisboa ... segundo consta cada micro upgrade em lisboa custou tanto como a totalidade das obras do AFSC ...

esta mania da malta da aviação que só o aeroporto encostado a cascais é que conta e o resto não interessa é gira ... já fez com que acabasse a TAP Regional ... já quase mataram o AFSC e Faro e insistem ... agora cheirou-lhes a megalomania nova ali pros lados de alcochete e venha lá mais pra nós e o resto que se lixe. :ohno:

Privatizar a ANA e dar gestão regional aos aeroportos ??? sim ... começem com a Portela POR FAVOR!!!

^^ quanto menos o estado despesista lá mexer melhor. :ohno:

Secalhar a "malta da aviação" percebe mais do assunto do que você...

E, sei que as verdades custam, mas o Aeroporto de Lisboa é o MAIS IMPORTANTE, e é nele que neste momento se deve investir mais... A TAP está a montar um hub de ligaçao ao Brasil, e esse hub é em LISBOA!
Um facto: Os voos do Porto para o Brasil estão uma mer**... Querem mais voos para quê, se não conseguem manter os que têm?

CS-TOA
June 4th, 2008, 08:50 PM
Gosto muito de dizer, que uma das minhas qualidades é não falar sobre barcos quando não percebo nada de barcos. ;)

sotavento
June 5th, 2008, 11:11 PM
Gosto muito de dizer, que uma das minhas qualidades é não falar sobre barcos quando não percebo nada de barcos. ;)

:lol:

Rodalvesdepaula
June 5th, 2008, 11:27 PM
O A380 já esteve em Guarulhos o ano passado. :)

Realmente, o A380 fez um vôo de demonstração sobre a cidade de São Paulo e teve um pouco de dificuldades para operar no aeroporto de Guarulhos. Aliás, este aeroporto precisa urgentemente de uma ampliação, mas o governo ainda não começou as obras. Como disse, acredito que o Aeroporto Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Viracopos (Campinas) sejam os mais adequados parta receber o "superjumbo" (como foi apelidado aqui); Campinas já recebe jatos cargueiros gigantescos, como o Antonov AN-124 que faz a rota Brasil-Rússia.

E foi um A340 da TAP que pousou fora da pista no aeroporto de Guarulhos, há dois anos atrás. O comandante achou que o taxiway fosse uma das pistas de pouso de Guarulhos.

sotavento
June 5th, 2008, 11:44 PM
Se calhar o melhor era a TAP ter os mesmos destinos em Lisboa e no Porto e depois dava prejuízo e quem pagava eram os contribuintes.

A tap tem lucros ??? por acaso até tem

Por outro lado ... só as receitas operacionais da TAP davam para pagar POR ANO um NAL , uma TTT ou uma linha de TGV.

quanto aos destinos ... a diferença é que a nivel EUROPEU tens muitos mais destino a partir DO PORTO do que de lisboa (graças as low cost) ... só que tens umas enormes lacunas em relação aos destinos BASICOS (Roma , Milão , Munique , Amesterdão) a partir do porto.

Tipica conversa de quem do assunto percebe perto de nada...

^^ Tipica conversa de quem engole as patacoadas dos "entendidos" e depois nega os outros sem saber quais as suas fontes de informação ou habilitações. :bash:

Eu não pesco nada de aviação ??? tá bem ... :bash:

sotavento
June 5th, 2008, 11:50 PM
Secalhar a "malta da aviação" percebe mais do assunto do que você...

E, sei que as verdades custam, mas o Aeroporto de Lisboa é o MAIS IMPORTANTE, e é nele que neste momento se deve investir mais... A TAP está a montar um hub de ligaçao ao Brasil, e esse hub é em LISBOA!
Um facto: Os voos do Porto para o Brasil estão uma mer**... Querem mais voos para quê, se não conseguem manter os que têm?

confundes "importancia" com "base instalada" ... há um par de anos nem tinhas uma coisa a que chamasse "aeroporto" no resto do pais a não ser a Portela.

Enquanto a Portela Rebentou pelas costuras, os outros começaram agora a se emancipar e a crescer ... basta ver o AFSC com crescimentos acima dos 20% e SEM que a tap lá enfie um HUB ou uma amostra de ligações condignas com algum destino alem de cidades/aeroportos secundárias na europa... e nada tem isto a ver com a Portugália operar ou não a partir de lá de cima.

Basta ver os voos Porto-Lisboa , Porto-Londres , Porto-Paris e Porto-Madrid para perceber que existe ali um buraco em termos de ligações de longo curso (maior no AFSC e menor na Portela mas existente)

Se passasses algum tempo no meio da malta da aviação em portugal perceberias melhor aonde param as modas. :lol:

NewTomorrow
June 6th, 2008, 03:23 AM
interessante para daqui a alguns anos pois entre o maior avião da TAP (A340-300) e o A380 ainda existem algumas alternativas como o A340-500/600 e B777 e B747 e a TAP nunca mostrou interesse nelas

A Tap teve 4 B747 os 1º 2 chegaram em 1972 e os seguintes em 1974 e 1975

http://i129.photobucket.com/albums/p221/felixri11/felixri12/747TAP.jpg
http://i129.photobucket.com/albums/p221/felixri11/felixri12/747TAP-1.jpg

NewTomorrow
June 6th, 2008, 03:34 AM

também achava que era um barraco mais já vi imagens de outros terminais 2 e 3 pela Europa fora e mudei de opinião porque são muito parecidos com o terminal 2 da Portela

NewTomorrow
June 6th, 2008, 03:36 AM

tens de olhar para o Futuro com o Crescimento de Angola cada vez mais portuguese viajaram para lá e vice versa .

Lisboa Dubai é locura não a procura que chegue para encher 1/4 do avião

José Alberto
June 6th, 2008, 04:12 AM
Grande reviravolta deu o tópico!

Eu também o que percebo de aviação é o que leio dos entendidos e o que vejo quando estou ao pé dos aviões.

sotavento
June 6th, 2008, 05:00 AM
tens de olhar para o Futuro com o Crescimento de Angola cada vez mais portuguese viajaram para lá e vice versa .

Lisboa Dubai é locura não a procura que chegue para encher 1/4 do avião

Portugal china tambem éra loucura e não existia mercado e já tens o terminal de contentores de sines a funcionar ... a CP não tem vagões para transportar tanto contentor ... e Beja já tem as obras a meio.

Não existiu NUNCA JAMAIS 1 amostra de voo extremo.oriente-lisboa nos moldes em que a aviação moderna se rege ... lisboa fica na encruzilhada das americas/africa e europa ... dubai fica na encruzilhada da europa com a asia , africa e oceania ... era uma ligação escelente a todos os niveis.

E se começares a contar a malta que voa de uns lados pros outros verificas que muita gente agradecia que tivessem alternativas a heathrow e outros aeroportos nas ligações americas-oriente. :cheers:

Querem o HUB em lisboa mas depois tem uma palete de destinos minuscula. :ohno:

sotavento
June 6th, 2008, 05:02 AM
também achava que era um barraco mais já vi imagens de outros terminais 2 e 3 pela Europa fora e mudei de opinião porque são muito parecidos com o terminal 2 da Portela

O problema não é o interior do edifico mas o que este não tem do lado de fora ...

O barraco de Standsted é do tamanho do lobie da area de partidas da portela ... depois o resto é que encosta a portela a um canto. :bash:

José Alberto
June 6th, 2008, 01:12 PM
Querem o HUB em lisboa mas depois tem uma palete de destinos minuscula. :ohno:

...talvez porque as actuais condições não permitam uma malha de rotas maior.

Filipe Santos
June 6th, 2008, 03:24 PM
^^ Tipica conversa de quem engole as patacoadas dos "entendidos" e depois nega os outros sem saber quais as suas fontes de informação ou habilitações. :bash:

Eu não pesco nada de aviação ??? tá bem ... :bash:

As suas fontes são o que? 24 horas?

Eu tenho boas fontes, e de certeza que são melhores que as suas, pelas estupidezes que você diz!!
E eu não engulo patacoadas de "entendidos"... Eu aprendo com quem realmente sabe, e o CS-TOA realmente sabe, e imensamente mais do que você...

Pessoas que só dizem asneira, e continuam a dizer, nem resposta merecem...

JMFA
June 6th, 2008, 04:14 PM
bem!! estou pasmado! há quem seja o maior entendido e com as máximas habilitações em todo o tipo de ferrovia, rodovia, aviação, de certeza em transporte marítimo, conhece a fundo todas as cidades do país (e estrangeiro) e todos os seus problemas, recita de cor todas as 3659 maneiras de os resolver, "passa" tempo no meio dessa malta toda, tem amigos deputados, e há que dúvide destas super capacidades de falar de tudo.... são mesmo pessoas com mau fundo...

sotavento
June 7th, 2008, 01:25 AM
As suas fontes são o que? 24 horas?

Eu tenho boas fontes, e de certeza que são melhores que as suas, pelas estupidezes que você diz!!
E eu não engulo patacoadas de "entendidos"... Eu aprendo com quem realmente sabe, e o CS-TOA realmente sabe, e imensamente mais do que você...

Pessoas que só dizem asneira, e continuam a dizer, nem resposta merecem...

As minhas fontes ??? provavelmente as mesmas que o CS-TOA na area da aviação ... o meio é pequeno. :bash:

Aprendes com quem "realmente sabe" ... depois andas a dizer asneiradas na mesma. :lol:

A grande diferença é que enquanto em Lisboa vão de férias aos brasis e vem os brasileiros fazer os trabalhos que não dão aos portugueses ... no AFSC usam-se as low cost para irem os portugueses para o estrangeiro trabalhar por falta de investimento no norte ... claramente a malta da "aviação" é que é a dona e sabedora da verdade.

Há mais trafego Porto-Madrid (exodo claro) do que de Lisboa para os HUBs de S.Paulo e Rio ... e viva o desfazamento da realidade de quem decide.

bem!! estou pasmado! há quem seja o maior entendido e com as máximas habilitações em todo o tipo de ferrovia, rodovia, aviação, de certeza em transporte marítimo, conhece a fundo todas as cidades do país (e estrangeiro) e todos os seus problemas, recita de cor todas as 3659 maneiras de os resolver, "passa" tempo no meio dessa malta toda, tem amigos deputados, e há que dúvide destas super capacidades de falar de tudo.... são mesmo pessoas com mau fundo...

tu e eu temos uma diferença ... eu "só falo do que conheço" e se desconheço procuro-me informar ... e nunca na vida iria dizer algo tão estupido como "sou o dono da verdade" ... estamos sempre a aprender algo novo todos os dias nisto dos transportes e obras publicas e o que é verdade absoluta hoje amanha é relativa e no outro dia pode nem ter valor algum.

Tu por outro lado presumes que és o dono da verdade e negas tudo o que não vai de acordo ás tuas espectativas pré formadas... ou seja ... és burro e ficas contente. :bash:

E não precisas de ser o "maior" em nenhuma das areas ... basta-te saberes aonde procurar as fontes de conhecimento adequadas para te tirarem as duvidas que possas têr ... e ai posso-me gabar (coisa que não gosto de fazer) de ter um leque de "fontes" e "conhecimentos" do mais alto nivel tecnico a nivel de transportes. :cheers:

A diferença principal é que tu negas o que eu digo e gabas-te de não ligar ao que eu te digo e sabes tudo e coisa e tal (depois fazes perguntas que um puto da 4ª classe insider como tu faria não em publico mas aos conhecimentos) ... eu por outro lado limito-me a responder aqui a questões colocadas pelos users num forum de arranhaceus que por mero acaso tem umas secções secundárias dedicadas a transportes e obras publicas .. se dizem coisas de jeito que não sabia considero-me sortudo porque aprendi algo novo e se dizem algo errado e que eu saiba corrigir a informação avanço com os dados que tenha á mão ... e depois avanço com umas utupias para melhorar algumas coisas (realizaveis apenas se não estivessemos em portugal claro) ... grande diferença de comportamento já vistes. :cheers:

:ohno:

Filipe Santos
June 7th, 2008, 01:32 AM
As minhas fontes ??? provavelmente as mesmas que o CS-TOA na area da aviação ... o meio é pequeno. :bash:

Aprendes com quem "realmente sabe" ... depois andas a dizer asneiradas na mesma. :lol:

A grande diferença é que enquanto em Lisboa vão de férias aos brasis e vem os brasileiros fazer os trabalhos que não dão aos portugueses ... no AFSC usam-se as low cost para irem os portugueses para o estrangeiro trabalhar por falta de investimento no norte ... claramente a malta da "aviação" é que é a dona e sabedora da verdade.

As mesmas que o CS-TOA não são de certeza, porque o CS-TOA não vejo dizer barbaridades...

E não sei se sabe, mas mais de 50% do tráfego entre Lisboa e o Brasil, são estrangeiros que vêm na rede europeia da TAP, deixam dinheiro em Portugal e depois vão para o Brasil, e vice-versa...

Só um conselho, já que não vou discutir mais consigo (não discuto assuntos sérios, com pessoas que falam do que não sabem): Fale daquilo que percebe, e não mande postas de pescada sobre aviação, se não percebe patavina sobre o que se fala...

sotavento
June 7th, 2008, 04:35 PM
As mesmas que o CS-TOA não são de certeza, porque o CS-TOA não vejo dizer barbaridades...

E não sei se sabe, mas mais de 50% do tráfego entre Lisboa e o Brasil, são estrangeiros que vêm na rede europeia da TAP, deixam dinheiro em Portugal e depois vão para o Brasil, e vice-versa...

Só um conselho, já que não vou discutir mais consigo (não discuto assuntos sérios, com pessoas que falam do que não sabem): Fale daquilo que percebe, e não mande postas de pescada sobre aviação, se não percebe patavina sobre o que se fala...

^^ o CS-TOA ???diz umas quantas ... agora se eu digo barbaridades vossa excelencia leva a taça ,a bicicleta , a casa e sei lá mais o quê:

E outras que tais ... depois vem desconversar quando lhe rebatem a argumentação. :ohno:

Ou seja ... Portala HUB x2 ... resto do pais não interessa porque lisboa é mais importante ... e com isto quem ganha é Barajas ... :lol:

e claramente quem vem Europa-Brasil largam todos uma nota preta em Lisboa ...

sugiro que começe a googlar por ai

Até a TACV já anda a planear o BIPASS de lisboa e anda a criar um HUB brasil-c.verde-europa com destino aos "hubs do costume". :ohno:

Rake de Rama
June 7th, 2008, 04:42 PM
Boa notícia!

Só uma correção, o investimento é de 10 mil milhões de dólares ou 6,34 mil milhões de euros.

exacto... tb reparei nisso, 10 milhoes nem da para mandar cantar o director da airbus... :lol:

Filipe Santos
June 8th, 2008, 01:18 AM
Até a TACV já anda a planear o BIPASS de lisboa e anda a criar um HUB brasil-c.verde-europa com destino aos "hubs do costume". :ohno:

Sim, e é por causa do hub já existente em Lisboa, que a TACV está em tão má situação, que imensos voos chegam a Fortaleza com 20 pessoas (num 757!)

andre_carneiro
June 10th, 2008, 09:00 PM

Ao dizeres isto estás a dizer tb que é absurdo o investimento megalómano, esse sim no NAL! 3 ou 4 mil milhoes de € é uma despesa necessária e 300-400 milhões é um desperdicio? Absurdo quando OPO tem maior população abrangida. :dunno:

Lol... Quantas pessoas fazem o contrario só porque, nao a tap mas outras empresas e até o governo, dizem que em lisboa é que está o emprego? Dualidade de critérios...

Foi construido que nos anos 50-60??? Lisboa tinha de crescer, acho é que já nem devia ter sido construido nessa zona...

andre_carneiro
June 10th, 2008, 09:07 PM
Acho que principalmente em vez de como se diz aqui a TAP se mudar para o AFSC, porque não distribuir melhor os voos? Pq tem voos diarios para varios sitios a partir de LIS e do porto nem há ligação? Acho que é nesse sentido que se podia investir... pq n distribuir!? :dunno:

andre_carneiro
June 10th, 2008, 09:13 PM
Por alguma coisa existe uma capital!
O pais não pode ter tudo em duplicado!
Olha agora, sempre que a TAP queria abrir um novo destino tinha de o abrir em todos os aeroportos portugueses...
Era giro ver um Corvo-Shanghai!

E aposto que se uma rota em Lisboa der prejuizo, você é dos primeiros a acusar... mas se uma rota no Porto der prejuizo lá vem com o discurso de "somos todos portugueses... Nao tenho de ir do Porto para Lisboa..."

:lol::hilarious:rofl::baaa:

sotavento
June 10th, 2008, 10:51 PM
^^ Não ligues ... é só mais um com perolas regionalistas. :bash:

scan
June 11th, 2008, 02:49 PM
Ironia do destino!!!!

Entao o AFSC passa a ser o "HUB" que tanto se fala ja que os abastecimentos foram cancelados na Portela devido à paralização dos transportes terrestres. :hahaha:

realmente para alguma coisa existe uma capital... :hilarious:

andre_carneiro
June 11th, 2008, 03:01 PM
Ironia do destino!!!!

Entao o AFSC passa a ser o "HUB" que tanto se fala ja que os abastecimentos foram cancelados na Portela devido à paralização dos transportes terrestres. :hahaha:

realmente para alguma coisa existe uma capital... :hilarious:

Este barracão sempre serve para alguma coisa :lol:

fred_mendonca
June 11th, 2008, 03:27 PM
Até tem uma ligação directa à refinaria. E ainda se queixam do centralismo! :D

CS-TOA
June 11th, 2008, 03:56 PM
É a sorte do Porto, a bela ligação por pipeline... :D

(Guardem 10 tons de Jet A1 para mim amanhã... :lol: )

Arpels
June 12th, 2008, 01:37 AM
leva bidons e funil CS :yes::D

xyzclone
June 9th, 2010, 01:30 AM
Aviação: Portugal vai comprar mais 100 aviões nos próximos 20 anos, prevê Airbus

[27-05-2008] [ Lusa/Sol ]

Pelas contas da Airbus, o tráfego aéreo em Portugal cresceu 74 por cento desde 2000, impulsionado pela vertente internacional, com destaque para a América Latina e a África.

Onde está escrito AL e África, le-se Brasil e África.
Podem voar para cá!!!!!!! Venham redescobrir a terrinha!

oqMrZ83T4FI