View Full Version : Juiz de Fora - Obras do novo shopping começam em breve, inauguração prevista para 2010
Driano MG May 30th, 2008, 05:22 AM Notícia do Tribuna de Minas, 30/05/08
Na Zona Norte
Obras de novo shopping começam no próximo semestre
O shopping da Zona Norte de Juiz de Fora será lançado comercialmente no início do segundo semestre. A expectativa da TencoCBL, que assina o empreendimento, é que as obras comecem em seguida, ainda este ano. Serão investidos R$ 85 milhões na construção do complexo, que terá 140 lojas, praça de alimentação e cinco salas de cinema. A fase atual, segundo o empresário Eduardo Gribel, é de ajustes no projeto e negociação com as seis lojas âncora. “Estamos superando agora uma etapa de acertos na documentação e, por isso, não fixamos datas mais precisas, mas toda esta fase estará vencida ainda neste semestre.”
O empreendimento será construído em área de 20 mil metros quadrados, na Avenida Brasil, onde está localizado hoje o Exposhop, que será demolido. Segundo Gribel, o shopping juizforano - cujo nome, por questões estratégicas, ainda é mantido em sigilo - faz parte de um grupo de cinco grandes investimentos que a TencoCBL fará, este ano, em municípios com o mesmo perfil de Juiz de Fora, em estados diversos. “Nosso foco está nas grandes cidades do interior”, explica. A estimativa inicial é que 1.400 postos de trabalho sejam abertos na cidade depois da inauguração do shopping, prevista para 2010. Durante as obras, devem ser criados dois mil empregos.
A inauguração do Independência Shopping, há pouco mais de um mês, não prejudica o projeto, na avaliação de Gribel, já que os empreendimentos são “complementares”. “Trabalhamos com públicos diferentes, com lojas que se completam, não há concorrência direta.” O novo shopping, segundo o empresário, será voltado, principalmente, para o público da Zona Norte. Gribel evita falar em classes de consumo, mas diz que o empreendimento terá perfil mais popular que o Independência, que atende principalmente às classes A e B. Para ele, o fato de a cidade ter recebido um shopping, este ano, deve contribuir para a aceitação do novo complexo. “O Independência Shopping já mostrou à população que é possível ter todo tipo de loja e serviço em um mesmo lugar. Isso é bom, porque cria o hábito e eleva o potencial para novos investimentos.”
Negociação
Gribel não informou detalhes sobre a negociação com as âncoras, mas disse que esta fase deve estar encerrada quando for feito o lançamento do empreendimento, no segundo semestre. Ele adiantou, apenas, que uma das empresas interessadas é voltada para o setor de material de construção e decoração.
A TencoCBL é uma parceria entre o grupo americano CBL e a Tenco Realty, empresa mineira que há seis anos atua na construção, desenvolvimento e administração de shoppings no Brasil, como o Pier XXI, em Brasília, e o Itaú Power Shopping, em Contagem.
itabirinha-MG May 30th, 2008, 06:15 AM otima noticia, Juiz de Fora ta bombando
Leojf May 30th, 2008, 09:45 AM Vai ser um bom shopping tirando pela idéia do itaú power shopping em contagem e ñ seria interessante concorrer com o IS mesmo, acho q a ideia é trazer as grandes lojas q ainda ñ tem na cidade e abrir lojas satelites mais "simples" do q as do IS, isso sim é complementar. E a região ñ é tão pobre assim ñ, alem de estar numa via de grande circulação aonde passa gente da cidade toda e outras cidades.
guzzz May 30th, 2008, 12:35 PM Juiz de Fora largando na frente de Uberlândia. Parabéns a cidade!:)
Faz parte de um grupo de cinco grandes investimentos que a TencoCBL fará, este ano, em municípios com o mesmo perfil de Juiz de Fora, em estados diversos. “Nosso foco está nas grandes cidades do interior”, explica.
Tomara que um desses venha para cá, Uberlândia ta precisando e é uma grande cidade do interior, assim como Juiz de Fora!
Lucianors May 30th, 2008, 12:49 PM Dá-lhe Juiz de Fora, simplesmente impressionante, pouco depois da inauguração do Independência já anunciam outro. Tô bobo.
Leojf June 1st, 2008, 07:10 AM Cada hora sai uma notícia
"Exposhop nega acordo para shopping
A direção do Exposhop negou ontem que tenha fechado acordo para a construção de um shopping na área onde fica hoje o centro de eventos, na Avenida Brasil. Segundo a administradora Ana Cristina Villela, as negociações foram iniciadas com a TencoCBL, mas o acordo não foi fechado. Ela destacou que o Exposhop não será demolido e afirmou que há eventos agendados até 2009, não havendo alterações nessa agenda.
Na quinta, o empresário Eduardo Gribel, da TencoCBL, anunciou, para o segundo semestre, as obras do shopping no Exposhop, que, segundo ele, seria demolido. Ontem, através de sua assessoria, informou que, de fato, a documentação não foi assinada, mas afirmou que trabalha para que essas pendências sejam resolvidas em breve. "
Driano MG June 1st, 2008, 07:08 PM ^^
Tá tudo mto confuso ainda, mas se aquele terreno ao lado da rodoviária for da TencoCBL, eu continuo apostando nele.
Leojf June 2nd, 2008, 04:42 AM Eu procurei a reportagem completa no dia do anúncio em novembro, mas ñ encontrei. Oq eu lembro é q o terreno ao lado seria construido um condominio residencial e aonde hj se encontra o bretas e o exposhop, seria o shopping para ser lançado comercialmente em fevereiro, mas com ñ houve e ñ tem nd certo mesmo, eles podem mudar de ideia e fazer nesse terreno mesmo.
Lucianors June 2nd, 2008, 01:23 PM Será que a novela (mexicana) do novo shopping em Uberlândia vai se repetir em Juix de Fora ???
Lost Cosmonaut June 2nd, 2008, 01:40 PM Acho que Juiz de Fora não comporta(ou precisa) de outro shopping de grande porte.
Jfar_pçs June 2nd, 2008, 02:46 PM Observe que a primeira notícia tem fonte: "Notícia do Tribuna de Minas, 30/05/08". Então o Leojf apareceu com outra contradizendo a primeira que parece ter sido tirada de algum meio de comunicação que ele não citou mas que certamente é oficial. Difícil imaginar como um empresário anuncia um investimento deste porte sem estar com a documentação devidamente assinada... isto é muito arriscado pois deixar uma noticia desta "vazar" antes da assinatura já tem a força de melar uma negociação... então, para o próprio empresário ter anunciado significa que a negociação deve (ou deveria) estar muito adiantada... bem, vamos esperar e torcer pra que, se for pra ser bom pra cidade, vingue!
Lucianors June 2nd, 2008, 02:50 PM Acho que Juiz de Fora não comporta(ou precisa) de outro shopping de grande porte.
Não sei, se Uberlândia já comporta tranquilamente mais um, acho que Juiz de Fora comportaria também, são cidades de mesmo porte e tamanho. Agora, não moro aí, só digo isso por suposição.
Lost Cosmonaut June 2nd, 2008, 05:53 PM Não sei, se Uberlândia já comporta tranquilamente mais um, acho que Juiz de Fora comportaria também, são cidades de mesmo porte e tamanho. Agora, não moro aí, só digo isso por suposição.
Uberlândia tem uma renda maior que JF.
Xitao de Ituiutaba June 2nd, 2008, 06:18 PM Juiz de Fora comporta sim. É muito dinâmica, muito movimentada e com forte influência aos arredores. JF é referência no interior de Minas, porte de metrópole, mais um shopping só a consolidaria como tal.
Driano MG June 2nd, 2008, 06:32 PM Como disse, está mto no início ainda, especulações sempre acontecem, eu particularmente não fiquei sabendo desse pronunciamento da direção do Exposhop negando a demolição, mas acredito que a TencoCBL é uma empresa séria não anunciaria isso sem que as coisas já estivessem bem encaminhadas.
O primeiro anúncio desse shopping aconteceu em novembro de 2007 http://www.acessa.com/cidade/arquivo/jfhoje/2007/11/28-shopping/
Depois disso só agora vieram essas reportagens como a que postei do Tribuna de Minas confirmando o início do projeto.
Driano MG June 2nd, 2008, 06:38 PM Acredito que Juiz de Fora comporta sim um outro grande shopping, até pq esse seria mais voltado as classes B e C, não concorrendo diretamente com o IS mas complementando-o.
Esse é o local onde se pretende construir, reparem que a empresa tem outro gde terreno ao lado da rodoviária.
http://i271.photobucket.com/albums/jj127/fly_jf/terreno-1.jpg
Lucianors June 2nd, 2008, 07:03 PM Repito: se Uberlândia comporta, acho que Juiz de Fora também.
guzzz June 2nd, 2008, 08:58 PM ^^^^Lucianors, 100 mil habitantes é muita coisa para se arredondar, Uberlândia tem mais de 600 mil habitantes e Juiz de Fora 500 mil habitantes. 100 mil habitantes é uma Araguari!
Lucianors June 2nd, 2008, 10:27 PM ^^^^Lucianors, 100 mil habitantes é muita coisa para se arredondar, Uberlândia tem mais de 600 mil habitantes e Juiz de Fora 500 mil habitantes. 100 mil habitantes é uma Araguari!
Eu compreendo sua visão Guzzz, realmente existe diferença, mas 100.000 habitantes não é um número suficiente pra dizer que Udia comporta mais um shopping e Juiz de Fora não, fosse uns 300.000 eu concordaria. Outra coisa, lembro que no ano 2000 Udia atingia seus 500.000 habitantes e já era quase unanimidade entre a população que a cidade já comportava outro shopping. Juiz de Fora está na mesma situação hoje, porém numa época de economia mais aquecida, acho que as duas mereceriam novos malls, Udia só está é um pouco defasada, como esteve Juiz de Fora até a recente inauguração do Independência.
sbarbosa June 2nd, 2008, 10:32 PM ^^
sem contar que JF está numa região mais densa, com distâncias menores enter JF e as cidades vizinhas, do que no caso de Uberlândia.
Lucianors June 2nd, 2008, 10:50 PM ^^
sem contar que JF está numa região mais densa, com distâncias menores enter JF e as cidades vizinhas, do que no caso de Uberlândia.
Sim, isso contribui de modo decisivo. A meu ver Juiz de Fora polariza tanto quanto Uberlândia ou até mais, é incrível o enorme número de cidades em seu entorno e a pouca distância destas com J.F. Um grande número de pessoas a frequentam quase que diariamente em busca de serviços diversos. Claro que Udia também sofre isso, mas a Zona da Mata é incomparavelmente mais densa e Juiz de Fora é o pólo sem concorrência da região.
Driano MG June 3rd, 2008, 01:38 AM ^^
Isso é verdade, ainda não existe oficialmente uma região metropolitana em JF, porém isso já funciona na prática. Um exemplo é o município de Matias Barbosa (13 mil habitantes) a 20 Km de JF, criou o Park Sul, nas margens da BR 040, atraindo empresas e incrementando os cofres da prefeitura de lá. Detalhe o Park Sul praticamente é conurbado com o último bairro da Zona Sul de Juiz de Fora.
Mtos municípios no entorno utilizam transportes coletivos na ligação com a cidade, JF recebe mtos trabalhadores, estudantes, pessoas que vem fazer compras, resolver assuntos burocráticos todos os dias dessas várias cidades do entorno.
guzzz June 3rd, 2008, 05:28 AM Sim, isso contribui de modo decisivo. A meu ver Juiz de Fora polariza tanto quanto Uberlândia ou até mais, é incrível o enorme número de cidades em seu entorno e a pouca distância destas com J.F. Um grande número de pessoas a frequentam quase que diariamente em busca de serviços diversos. Claro que Udia também sofre isso, mas a Zona da Mata é incomparavelmente mais densa e Juiz de Fora é o pólo sem concorrência da região.
Muitos não lembram que Juiz de Fora está distante cerca de 100Km da 26º maior cidade do mundo, com seus 11 milhões de habitantes da RM. Já Uberlândia, todas as cidades que tem mais de 1 milhão, estão todas distantes!
Leojf June 3rd, 2008, 08:26 AM Isso de estar perto do Rio ñ vejo como uma grande dificuldade e ñ são 100km são 186km, e vem gente até de petropolis pra ca, muita gente deixa de ir ao Rio pela violência, e 100km daqui é Ubá, Barbacena.E falando na renda so pra efeito de comparação o IDH-M de 2000 coloca o indice de renda de jf maior de q o de Uberlândia 0,781 e 0,768 respectivamente, o de 2008 eu ja ñ sei . Um PIB de uma cidade alto ñ necessariamente reflete em habitantes com renda alta, o caso de Contagem e Betim 0,714 e 0,66 e pra mostrar como as 2 cidades são parecidas o IDH de jf em 2007 0,832 e Uberlândia 0,833 2006, fonte Wikipédia
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).htm
A pesquisa do IPC Target mostrou 39,5% na participação dos domicílios urbanos em jf são da classe A e B e no caso desse novo shopping B e C são 75,4%
http://www.tribunademinas.com.br/080531/economia/eco10.php
A notícia q eu postei "Exposhop nega acordo para shopping" tb foi do mesmo jornal so q do dia seguinte
http://www.tribunademinas.com.br/080531/economia/eco30.php
E mais 85 milhões ñ são pouca coisa pra se investir sem a certeza de retorno, essas empresas fazem pesquisa de mercado antes, no mais o shopping so vai ser inaugurado em 2010 até la de 513 aplicado a taxa de crescimento de 1996/2000 teremos aproximadamente 533 mil hab., isso so falando de jf.
Juiz de Fora comporta outro shopping sim
Lucianors June 3rd, 2008, 01:25 PM Muitos não lembram que Juiz de Fora está distante cerca de 100Km da 26º maior cidade do mundo, com seus 11 milhões de habitantes da RM. Já Uberlândia, todas as cidades que tem mais de 1 milhão, estão todas distantes!
Pois é Guzzz, mas essa proximidade com o Rio me faz admirar ainda mais Juiz de Fora. Como é que uma cidade tão próxima de um centro como o Rio consegue tamanho crescimento, mais de meio milhão de habitantes e tanto desenvolvimento. Crescer sendo capital (como BH) ou sendo entroncamento rodoviário e eixo logístico (como Uberlândia) é fácil pra caramba né, é mais do que obrigação, vergonha seria se não crescessem. Mas no caso de Juiz de Fora, tinha tudo pra ser "engolida" pelo Rio e não foi isso que ocorreu. E a proximidade com a capital fluminense também dá uma certa influência e base cultural a Juiz de Fora, o que faz dela, a meu ver, a única cidade não caipira do interior de Minas.
guzzz June 3rd, 2008, 03:10 PM ^^^^Lucianors, primeiramente, o que vc diz sobre "caipira", na minha concepção, são pessoas de má formação, que falam errado, fora isso, sotaque e cultura não diz se um povo, ou um local é "caipira", toda cidade tem seu sotaque e cultura, São Paulo tem o seu, Brasília tb, a cidade puxa o r com um tom mais aberto, e todas as cidades do Brasil, sejam elas as maiores metrópoles do mundo. Então, "caipira" não significa o que vc diz ser.
Em segundo lugar, o crescimento de Uberlândia foi devido a empresários locais, então, Juiz de Fora obteve a mesma chance (não significa que a cidade não está crescendo)!
sbarbosa June 3rd, 2008, 03:30 PM comentário desnecessário, lucianors... como se "caipira" fosse um adjetivo depreciativo...
Driano MG June 3rd, 2008, 03:53 PM Muitos não lembram que Juiz de Fora está distante cerca de 100Km da 26º maior cidade do mundo, com seus 11 milhões de habitantes da RM. Já Uberlândia, todas as cidades que tem mais de 1 milhão, estão todas distantes!
Só um comentário, de centro a centro são cerca de 180 KM.
TIGER-38 June 3rd, 2008, 04:43 PM JF acredito que comporta tranquilamente outro grande shopping! Londrina tem 500.000 habitantes e já vai reinaurugar o maior shopping do sul do Brasil e o 2o. maior do interior brasileiro com 320 lojas e 16 ancoras apartir de Outubro deste ano e tem + 2 grandes em construção, um com 31.000m2 ABL na zona norte da cidade e outro com 35.500m2 Area Bruta Locavel sendo 80.000 de área construida em 2 pisos de lojas próximo ao centro! Isso sem contar que a cidade já possui o Royal Plaza Shopping na área central , 4 pisos de com 110 lojas! Uberlândia com mais de 600.000 habitantes já tá mais na hora de construir outro shopping! Uberlandia e JF comporta sim! Minha opinião! :)
Lucianors June 3rd, 2008, 11:05 PM comentário desnecessário, lucianors... como se "caipira" fosse um adjetivo depreciativo...
Não foi com essa intenção, me referia à cultura caipira, que Juiz de Fora tem muito pouco. Acho que ela tem uma caracteristica mais cosmopolita, mais ao estilo de uma grande capital, só isso. Nada contra o caipira, até porquê sou um exemplar da raça. :lol::lol::lol:
camillovs June 3rd, 2008, 11:40 PM Microregião de Uberlândia: 818.395 habts composto por 10 municípios
Microregião de Juiz de Fora: 724.276 habts composto por 33 municípios
Realmente a região de Juiz de Fora é mais densa, 32 cidades a sua volta.
Vargas June 4th, 2008, 12:23 AM Eu nao entendo pq comparar JF com Udi num assunto sobre mais um shopping pra JF!! Sao duas realidades completamente distintas pra serem comparadas.
E como o Driano ja disse, sera um shopping voltado paras as classes B e C, diferente do Independencia. Mesmo se fosse um shopping voltado pra classe A, acredito q teria demanda sim, pq a populacao de JF ta no mesmo nivel de cidades q ja tem mais de um shopping voltado para a classe A como Ribeirao Preto, por exemplo.
Lucianors June 4th, 2008, 02:10 AM comentário desnecessário, lucianors... como se "caipira" fosse um adjetivo depreciativo...
Nem pensar, me refiro à cultura caipira, o que Juiz de Fora não tem, me parece uma cidade cosmopolita, com aspecto cultural típico de capital. E não tenho nada contra caipira, até porque sou um. :lol::lol::lol:
Driano MG June 4th, 2008, 07:08 AM Microregião de Uberlândia: 818.395 habts composto por 10 municípios
Microregião de Juiz de Fora: 724.276 habts composto por 33 municípios
Realmente a região de Juiz de Fora é mais densa, 32 cidades a sua volta.
Isso sem contar o tamanho:
Microrregião de Uberlândia: 18.789,594 km² - Udia: 4.115,822 km²
Microrregião de Juiz de Fora: 8.923,426 km² - JF: 1.436,850 km²
A microrregião de JF tem um pouco mais que o dobro do tamanho da cidade de Uberlândia, concentrando mais de 30 cidades num raio de até 60KM.
guzzz June 4th, 2008, 07:27 PM edit!
camillovs June 4th, 2008, 08:10 PM Isso sem contar o tamanho:
Microrregião de Uberlândia: 18.789,594 km² - Udia: 4.115,822 km²
Microrregião de Juiz de Fora: 8.923,426 km² - JF: 1.436,850 km²
A microrregião de JF tem um pouco mais que o dobro do tamanho da cidade de Uberlândia, concentrando mais de 30 cidades num raio de até 60KM.
Qual atividade que sustenta a economia da microregião de Juiz de Fora, não só de Juiz de Fora, mas tb das pequenas cidades em volta????
Lucianors June 4th, 2008, 08:52 PM Algo sobre a mesorregião polarizada por Juiz de Fora:
Mesorregião da Zona da Mata
Fonte: Wikipédia.
Zona da Mata
Estado Minas Gerais
Mesorregiões limítrofes Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste de Minas, Vale do Rio Doce, Sul Fluminense, Centro Fluminense, Noroeste Fluminense e Sul Espiritossantense
Características geográficas
Área 35.747,729 km²
População 2.145.945 hab. est. 2005
Densidade 60,0 hab./km²
Indicadores
IDH médio 0,762 PNUD/2000
PIB R$ 10.924.012.370,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 5.204,94 IBGE/2003
A mesorregião da Zona da Mata é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais, formada por 142 municípios agrupados em sete microrregiões. Situa-se na porção sudeste do estado, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Na economia da Zona da Mata destacam-se as indústrias, a criação de gado leiteiro e plantações de cana-de-açúcar, café, milho e feijão. A região é servida por importantes rodovias federais, tais como BR-040, BR-116, BR-262 e BR-267. A região também é cortada pelas antigas ferrovias Central do Brasil e E.F. Leopoldina.
Maiores cidades
Juiz de Fora - 517.029 habitantes
Muriaé - 95.548 habitantes
Ubá - 94.228 habitantes
Manhuaçu - 71.658 habitantes
Viçosa - 70.404 habitantes
Cataguases - 68.298 habitantes
Ponte Nova - 57.344 habitantes
Leopoldina - 52.798 habitantes
Santos Dumont - 48.137 habitantes
Fonte: IBGE/2007
Não sabia que a Zona da Mata era tão populosa, mais de 2 milhões de habitantes tendo Juiz do Fora como pólo incontestável, é muita coisa.
guzzz June 4th, 2008, 08:56 PM ^^^^Driano, só Uberlândia (608 mil habitantes) e Araguari (106 mil habitantes), distântes cerca de 28Km uma da outra, já da 714 mil habitantes, quase a micro região de Juiz de Fora inteira!
Driano MG June 4th, 2008, 11:27 PM Qual atividade que sustenta a economia da microregião de Juiz de Fora, não só de Juiz de Fora, mas tb das pequenas cidades em volta????
As pequenas cidades do entorno vivem mesmo só do comércio, criação de gado leiteiro, agricultura e extração mineral (calcário, granito e areia). Dependem exclusivamente de JF, mtas pessoas trabalham e voltam para suas cidades no final do expediente, a ligação é feita por ônibus urbanos até.
Algumas cidades como Santos Dumont e Matias Barbosa aproveitaram a proximidade para atrair indústrias tb. E no caso de São João Nepomuceno a cidade já era um polo têxtil aqui na Zona da Mata.
^^^^Driano, só Uberlândia (608 mil habitantes) e Araguari (106 mil habitantes), distântes cerca de 28Km uma da outra, já da 714 mil habitantes, quase a micro região de Juiz de Fora inteira!
O detalhe é como a área dos munícipios aí são enormes comparadas com os da Zona da Mata, além de terem a topografia plana que favorece a agricultura.
Acho que a duplicação da 050 pode atrair empresas na margem da rodovia, podendo no futuro ter a união de Araguari e Udia, qual região de Uberlândia cresce mais rapidamente, é na direção de Araguari ou Uberaba?
JF não tem uma cidade com mais de 100 mil tão próxima, num raio de 30 km só 3 cidades com mais de 10 mil: Bicas (13.638) Matias Barbosa (13.205) e Santos Dumont (45.922) mais umas 10 com menos de 5 mil habitantes (Goianá, Guarará, Coronel Pacheco, Chácara...)
Um detalhe é que Três Rios, Paraíba do Sul e Levy Gasparian no estado do Rio somam mais de 120 mil e estão a aproximadamente 50 Km de JF e não fazem parte da microrregião, porém têm JF como referência.
Lucianors June 5th, 2008, 05:58 PM Tenho uma amiga natural de Mar de Espanha, aí na Zona da Mata, ela me disse que Juiz de Fora é a capital incontestável da Zona da Mata, inclusive chegando a influenciar cidades como Barbacena e São João Del Rey, além de Ubá, que tem um grande pólo moveleiro.
Renan MG June 6th, 2008, 02:46 AM Tomara que esse shopping não vire uma novela !!!
Uberlândia vai ganhar sim um outro shopping excelente, tenho certeza. E JF comporta outro shopping center, isso seria ótimo pois o grande calçadão iria diminuir ainda mais (a partir daí, as pessoas da zona norte passariam a fazer suas comprar no novo shopping).
Leojf June 6th, 2008, 07:31 AM A influência aqui é muito grande,toda a zona da mata, campo das vertentes e arrisco a dizer q vai até Conselheiro Lafaiete (claro q a de BH é bem maior), o centro fluminense e uma pequena parte do sul da minas
guzzz June 6th, 2008, 03:33 PM Acho que a duplicação da 050 pode atrair empresas na margem da rodovia, podendo no futuro ter a união de Araguari e Udia, qual região de Uberlândia cresce mais rapidamente, é na direção de Araguari ou Uberaba?
A duplicação da BR 050 traria mais integração entre Uberlândia e Araguari (28km), e a construção de algo nas margens dessa rodovia não seria possível devido ao relevo, que dificultará até a duplicação (abriu licitação já) cheio de morros e penhascos. Por esse motivo, é para o lado de Uberaba, a região sul de Uberlândia que mais cresce, mais plana, inclusive esse novo shopping que já rendeu bastante e os condomínios fechados, que alguns estão prontos e outros em construção.
JF não tem uma cidade com mais de 100 mil tão próxima, num raio de 30 km.
Aqui em Uberlândia, a cidade mais próxima é Araguari, cerca de 28Km daqui, com 106 mil habitantes, polarizada totalmente por Uberlândia, devido a proximidade. Se estivesse em outro local, longe de Uberlândia, como Patos de Minas, que é influenciada por Uberlândia só que a cidade tem identidade própria e influencia pequenos municipios da sua região, seria uma cidade polo.
Como eu disse, juntando as duas cidades, Udia com 608 mil habitantes e Araguari com 106 mil habitantes, já dá uma população de 714 mil habitantes, 40% da população do Triângulo!
Driano MG June 6th, 2008, 09:35 PM ^^
Não sabia desse detalhe do terreno até Araguari, realmente dificulta mesmo a expansão assim.
lfernand June 10th, 2008, 02:45 PM Isso de estar perto do Rio ñ vejo como uma grande dificuldade e ñ são 100km são 186km, e vem gente até de petropolis pra ca, muita gente deixa de ir ao Rio pela violência, e 100km daqui é Ubá, Barbacena.E falando na renda so pra efeito de comparação o IDH-M de 2000 coloca o indice de renda de jf maior de q o de Uberlândia 0,781 e 0,768 respectivamente, o de 2008 eu ja ñ sei . Um PIB de uma cidade alto ñ necessariamente reflete em habitantes com renda alta, o caso de Contagem e Betim 0,714 e 0,66 e pra mostrar como as 2 cidades são parecidas o IDH de jf em 2007 0,832 e Uberlândia 0,833 2006, fonte Wikipédia
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).htm
A pesquisa do IPC Target mostrou 39,5% na participação dos domicílios urbanos em jf são da classe A e B e no caso desse novo shopping B e C são 75,4%
http://www.tribunademinas.com.br/080531/economia/eco10.php
A notícia q eu postei "Exposhop nega acordo para shopping" tb foi do mesmo jornal so q do dia seguinte
http://www.tribunademinas.com.br/080531/economia/eco30.php
E mais 85 milhões ñ são pouca coisa pra se investir sem a certeza de retorno, essas empresas fazem pesquisa de mercado antes, no mais o shopping so vai ser inaugurado em 2010 até la de 513 aplicado a taxa de crescimento de 1996/2000 teremos aproximadamente 533 mil hab., isso so falando de jf.
Juiz de Fora comporta outro shopping sim
A distância de Juiz de Fora ao Rio é 155km, do mirante até o entrocamento da Avenida Brasil com a BR-040. São medições da Concer que administra a rodovia até esse trecho.
Driano MG June 13th, 2008, 02:03 AM A distância de Juiz de Fora ao Rio é 155km, do mirante até o entrocamento da Avenida Brasil com a BR-040. São medições da Concer que administra a rodovia até esse trecho.
Sim, mas de centro a centro (Pque Halfeld/Candelária) são 180 KM.
Leojf June 25th, 2008, 10:09 AM Revivendo o assunto eu achei um trecho com o anúncio feito em novembro sobre a construção desse shopping
"O novo shopping center será construído no terreno que hoje engloba o Supermercado Bretas e o Exposhop e, além do novo espaço, a empresa pretende lançar, no entorno, um projeto residencial. Segundo Gribel, a Tenco já vinha estudando a possibilidade de investir em Juiz de Fora. O empresário explicou que havia uma preocupação em função da existência do Independência Shopping. “No entanto, a pesquisa comprovou que o negócio proposto, além de viável, completa as operações do Independência”, explicou. “Nossa proposta de negócio complementa a do Independência e, com isto, partimos para o projeto que será lançado em fevereiro. Teremos no shopping operações complementares e começaremos com 140 pontos comerciais, sendo alguns deles de grandes empresas”
Essa era a idéia orginal, agora é aguardar e ver no q vai dar.
Triangulense June 25th, 2008, 01:33 PM Opa! Tomara que esse novo shopping em JF vingue!
^^
Não sabia desse detalhe do terreno até Araguari, realmente dificulta mesmo a expansão assim.
Driano,
Uberlândia e Araguari são duas cidades relativamente planas, porém, no trecho entre elas existe uma depressão enorme, onde corre o Rio Araguari. Essa depressão é dificil de ser vista através do Google Earth, ou por fotos aéreas. Só quem passa por ela, tem noção de sua profundidade, a qual acredito que deve chegar a 1 Km, visualmente falando.
Driano MG June 25th, 2008, 03:17 PM "O novo shopping center será construído no terreno que hoje engloba o Supermercado Bretas e o Exposhop e, além do novo espaço, a empresa pretende lançar, no entorno, um projeto residencial. Segundo Gribel, a Tenco já vinha estudando a possibilidade de investir em Juiz de Fora. O empresário explicou que havia uma preocupação em função da existência do Independência Shopping. “No entanto, a pesquisa comprovou que o negócio proposto, além de viável, completa as operações do Independência”, explicou. “Nossa proposta de negócio complementa a do Independência e, com isto, partimos para o projeto que será lançado em fevereiro. Teremos no shopping operações complementares e começaremos com 140 pontos comerciais, sendo alguns deles de grandes empresas”
Essa era a idéia orginal, agora é aguardar e ver no q vai dar.
Pois é, mas quem tava movendo mais isso era o Bejani, agora com ele preso vai saber como vai andar isso. :ohno:
Opa! Tomara que esse novo shopping em JF vingue!
Driano,
Uberlândia e Araguari são duas cidades relativamente planas, porém, no trecho entre elas existe uma depressão enorme, onde corre o Rio Araguari. Essa depressão é dificil de ser vista através do Google Earth, ou por fotos aéreas. Só quem passa por ela, tem noção de sua profundidade, a qual acredito que deve chegar a 1 Km, visualmente falando.
Poxa deve ser legal essa região então, tipo um grand canyon.
Leojf June 27th, 2008, 03:57 AM Acho q ñ, esses investimentos são da iniciativa privada oq acontecia era q o ex-prefeito pegava uma "carona" nos anúncios desses investimentos.
Henrique.arq July 8th, 2008, 03:12 AM Lá vem o pessoal com esse papo de "será que Juiz de Fora Comporta..."
o pessoal aqui parece que esquece da massa que vem das cidades vizinhas comprar aqui. Conheço muito bem Recreio, Lepoldina, Cataguases e todas aquelas cidadezinhas daquele canto e tenho certeza de que todas as lojinhas dessas cidades são abastecidas por viagens de seus donos à Juiz de Fora.
Esse Shopping vai se dar muito bem, e arrisco dizer que se abrirem mais um próximo a BR, vai lucrar também.
Driano MG July 8th, 2008, 06:02 AM Lá vem o pessoal com esse papo de "será que Juiz de Fora Comporta..."
o pessoal aqui parece que esquece da massa que vem das cidades vizinhas comprar aqui. Conheço muito bem Recreio, Lepoldina, Cataguases e todas aquelas cidadezinhas daquele canto e tenho certeza de que todas as lojinhas dessas cidades são abastecidas por viagens de seus donos à Juiz de Fora.
Esse Shopping vai se dar muito bem, e arrisco dizer que se abrirem mais um próximo a BR, vai lucrar também.
Sim essas cidades do entorno dependem exclusivamente de JF, aliás não só dessa parte mas tb do estado do Rio: Três Rios/Paraíba do Sul, Valença...
Eu acho que se esse shopping realmente vingar vai se dar mto bem, do lado da rodoviária qse na boca da Zona Norte, região mto populosa e tal, e pela proposta de atender as classes B e C acho que vai funcionar como o Norte Shopping do Rio, lá em Del Castilho, bons serviços e lojas numa região suburbana de classe média.
O projeto original do Alphaville previa um shopping do lado da BR próximo ao Conex, porém ele está parado por terem feito um projeto ambiental bizarro inclusive ocupando área de preservação permanente. :ohno:
onofrewl@uol.com.br July 20th, 2008, 07:12 PM Sim essas cidades do entorno dependem exclusivamente de JF, aliás não só dessa parte mas tb do estado do Rio: Três Rios/Paraíba do Sul, Valença...
Eu acho que se esse shopping realmente vingar vai se dar mto bem, do lado da rodoviária qse na boca da Zona Norte, região mto populosa e tal, e pela proposta de atender as classes B e C acho que vai funcionar como o Norte Shopping do Rio, lá em Del Castilho, bons serviços e lojas numa região suburbana de classe média.
O projeto original do Alphaville previa um shopping do lado da BR próximo ao Conex, porém ele está parado por terem feito um projeto ambiental bizarro inclusive ocupando área de preservação permanente. :ohno:
Sim, qualquer consideração sobre a área de influência de jf deve levar em consideração os municípios fluminenses de três rios, paraíba do sul e levy gasparian, que ademais são os mais importantes de sua esfera de influência...
Curioso é que três rios se encontra praticamente equidistante entre jf e petrópolis, mas sua população usa muito mais os serviços da cidade mineira, o que pode ser notado até pela frequência nos horários de ônibus...
Já valença se encontra muito mais na área de influência de vr do que de jf...
Driano MG July 20th, 2008, 10:42 PM ^^
Realmente Valença e Vassouras são mais influenciadas por VR, porém mtas pessoas de lá costumam vir a JF fazer compras ou estudar tb.
Alessandro jf July 25th, 2008, 02:39 PM Concordo que juiz de fora comporta outro shopping sim,alem de atender a nossa populacao,vai atender tbm a zona da mata ,sul de minas e norte do rj,sou vendedor e dj e lido com muitas pessoas todo dia e digo a vcs que juiz de fora recebe muitas pessoas dessas regioes que citei todos os meses,aqui tem potencial para outro shopping sim.
Robin Udi July 25th, 2008, 06:23 PM Concordo que juiz de fora comporta outro shopping sim,alem de atender a nossa populacao,vai atender tbm a zona da mata ,sul de minas e norte do rj,sou vendedor e dj e lido com muitas pessoas todo dia e digo a vcs que juiz de fora recebe muitas pessoas dessas regioes que citei todos os meses,aqui tem potencial para outro shopping sim.
Não tenha dúvidas que JF realmente comportaria outro shopping, afinal, das cidades com mais de 500 mil habts hj no país, TALVEZ só Feira de Santana não comportaria um 2º shopping.
Inconfidente July 25th, 2008, 08:18 PM Mais um? Que ótimo, Juiz de Fora vai ficar melhor ainda! :okay:
Leojf July 27th, 2008, 05:44 AM Não tenha dúvidas que JF realmente comportaria outro shopping, afinal, das cidades com mais de 500 mil habts hj no país, TALVEZ só Feira de Santana não comportaria um 2º shopping.
Concordo com vc.
Tico_ES August 20th, 2008, 09:07 PM tem algum render?
Leojf August 21st, 2008, 12:19 AM Ainda ñ, ela esta na faze de negociações ainda.
Rcrd August 21st, 2008, 09:24 PM Mesmo se nao comportar 100% hoje como se disse, daqui pouco tempo comporta.
A cidade além de tudo eh servida pela BR 040 ligando 3 dos maiores pibs do pais (Rio/BH/BSB).
Tem tudo pra decolar!
Paulinhofsa September 22nd, 2008, 05:08 AM Quem acha Feira não comporta um segundo Shopping, hum, bom, até eu que moro aqui achava isso, mas a cidade nos ultimos anos está crescendo muito, e logo deverá ter um grande shopping :))
Abraços a todos
Paulinhofsa September 22nd, 2008, 05:08 AM Double post :D
Leojf September 24th, 2008, 02:22 AM Mesmo pq um shopping (médio p/ grande porte) sendo lançado hj, so ficaria pronto em 2010. Até la muita coisa mudou
Robin Udi September 24th, 2008, 05:00 AM Quem acha Feira não comporta um segundo Shopping, hum, bom, até eu que moro aqui achava isso, mas a cidade nos ultimos anos está crescendo muito, e logo deverá ter um grande shopping :))
Abraços a todos
Posso estar enganado, mas eu torço pra que receba muitos investimentos, a sua cidade realmente é muito grande. :okay:
cityGYN May 30th, 2009, 03:53 PM UBERLÃNDIA TEM SEMPRE ESSA MANIA FEIA DE ACHAR QUE É SUPERIOR À JUIZ DE FORA...
ACHA QUE PODE TER UM NOVO SHOPPING E JUIZ DE FORA NÃO PODE?
PELO AMOR DE DEUS....
CIDADEZINHA QUE SE ACHA ESSA...
:ohno::ohno:
lucasluzmg June 1st, 2009, 03:48 AM ^^
:ohno:
Valter June 1st, 2009, 04:25 AM ^^
Pra mim qualquer estupidez dessa é o Arthur até que me provem o contrário.
pseudo viajante July 10th, 2009, 08:07 PM Alguem tem noticias de como estão os planos para o shopping? Ou será que esfriou por causa da crise?
|
|